sábado, agosto 04, 2018

MEC garante que pagamento de bolsas da Capes não será suspenso.

O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota, que o pagamento das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não será suspenso. A nota divulgada na noite dessa sexta-feira (3), diz ainda que “a valorização da educação é uma das prioridades do governo federal que, em dois anos, adotou medidas importantes para o setor, como a Lei do Novo Ensino Médio e a homologação da Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental”.

O MEC também informa que “os ministros da Educação, Rossieli Soares, e do Planejamento, Esteves Colnago, discutiram medidas estruturantes para a área da educação em seus diferentes níveis, bem como o orçamento para o próximo ano” e que “as equipes dos dois ministérios têm realizado frequentes reuniões para tratar do tema”. Ontem, os dois ministérios anunciaram que vão apresentar ao presidente Michel Temer, na próxima semana, estudo sobre recursos para Capes.

A mobilização ocorre após o presidente do Conselho Superior da Capes, Abílio Baeta Neves, ter enviado carta ao ministro da Educação afirmando que “foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019 que representa um corte significativo em relação ao próprio orçamento de 2018, fixando um patamar muito inferior ao estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Caso seja mantido esse teto, os impactos serão graves para os Programas de Fomento da Agência”.

Entre as consequências, apontada na carta da Capes está a suspensão de bolsas de 93 mil pesquisadores e de alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) a partir de agosto de 2019. O Conselho da Capes também previu o corte dos pagamentos de outros 105 mil bolsistas que trabalham e pesquisam com educação básica. A carta circulou nas redes sociais e serviços de mensagens instantâneas e provocou mobilização nas comunidades científica, tecnológica e acadêmica.

Ontem, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mais de 30 entidades representativas publicaram carta aberta ao presidente Michel Temer para expressar apoio à manifestação do Capes.

Zenaide tem candidatura ao Senado oficializada pelo PHS.

Faltando 64 dias para eleição, o Partido Humanista da Solidariedade – PHS oficializou neste sábado (4), durante sua convenção em Natal, a candidatura da deputada federal Zenaide ao Senado, no pleito de 7 de outubro. Zenaide, 64 anos, natural de Jardim de Piranhas (Região Seridó), está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. Formada em medicina, a candidata entrou na política concorrendo na última eleição ao cargo de deputada federal, sem antes assumir nenhum cargo parlamentar. Durante seu mandato defendeu os direitos da população e conquistou a admiração de muitos eleitores, inclusive aqueles que irão apoia-la pela primeira vez em 2018.

Com a participação de centenas de lideranças e correligionários, a Convenção do PHS reuniu uma multidão que apoia a candidatura de Zenaide ao Senado. Em seu discurso, ela fez questão de lembrar que sua luta é pelo povo. “Hoje, em meu primeiro mandato como representante potiguar no legislativo, continuo seguindo fielmente as minhas convicções e ideologias. Com a certeza de que posso contribuir ainda mais com a minha gente. Lutando por mais recursos para o meu estado. Combatendo aqueles que atacam os direitos do trabalhador, do idoso, do jovem, das mulheres, dos deficientes. Dos injustiçados! Porque assim como Fátima, não sou de me calar.. Sou de realizar. Jamais trocarei o grito dos excluídos pelo silêncio dos poderosos”, declarou.

Zenaide completou: “Sou candidata porque não aguento mais ver milhões de trabalhadores desempregados, madrugando nas filas de emprego, em busca de uma oportunidade que lhes dê, ao menos, as mínimas condições de sobrevivência. E de sustentar os seus. E que assistiram perplexos, os seus direitos serem sequestrados por essa reforma trabalhista tirana, opressiva e abusiva que eu votei contra”.

Na câmara federal, Zenaide atuou nas comissões da mulher, das pessoas com deficiência, da seguridade social e família e tantas outras comissões especiais; foi relatora e propositora de inúmeros projetos de lei; destinou recursos para a saúde do Rio Grande do Norte e para o abastecimento de água no interior do Estado.

A senadora e pré-candidata ao governo Fátima Bezerra (PT) participou da Convenção do PHS e foi bastante elogiada e aplaudida. “Com minha companheira Fátima à frente do Governo do RN e Alexandre Motta ao meu lado, e os deputados federais e estaduais da nossa coligação, PHS, PT e PCdoB tenho certeza de que iremos muito mais além”, destacou Zenaide.

Zenaide esteve na Convenção do PCdoB, antes de ir para a Convenção do PHS. Após a convenção do seu partido, a candidata seguiu para a Convenção do PT.

Inaugurado centro de língua coreana em Brasília.

Graças a uma parceria dos governos coreano e brasileiro, a Universidade de Brasília (UnB) instalou o Instituto Rei Sejong, um centro de promoção da língua e da cultura da Coreia do Sul. O nome do instituto é uma homenagem ao monarca responsável pela criação do alfabeto coreano, o hangul.

Neste semestre, apenas os estudantes da UnB terão acesso a turmas de nível básico da língua coreana, por 15 semanas. Mas o instituto deve oferecer, no ano que vem, cursos de língua coreana para toda a comunidade de forma gratuita.

"Temos percebido, a cada ano, um interesse maior dos brasileiros em aprender o nosso idioma e se aproximar da nossa cultura. Esse instituto deixará nossos países ainda mais próximos”, disse o embaixador sul-coreano no Brasil, Chan-Woo Kim.

Com o ensino da língua coreana, "a UnB amplia sua internacionalização" e se aproxima de outras culturas, tornando-se uma instituição em sintonia com o que há de melhor em tecnologia e educação em todo o mundo, disse a reitora Márcia Abrahão. 

A cerimônia de instalação do Instituto Rei Sejong ocorreu nesta sexta-feira (3), no Instituto Central de Ciências da UnB. 

Segundo o embaixador Chan-Woo Kim, linguistas acreditam que o hangul (alfabeto coreano) é o método sonhado “por todos os idiomas”. Ele lembrou que o Rei Sejong aplicou esse método em 1446 para permitir que a língua coreana fosse conhecida por toda a população do país. “Consequentemente, os estrangeiros também podem aprender facilmente o idioma", disse.

Líder nas pesquisas, Fátima Bezerra homologa candidatura ao Governo do Estado.

Líder nas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado, a senadora Fátima Bezerra (PT) teve a sua candidatura homologada neste sábado (4), em Natal.

Em seu discurso, ela ressaltou feitos de sua trajetória política e dirigiu críticas ao governador Robinson Faria (PSD).

“Quero conclamar todos e todas, independentemente de sigla partidária, que querem ver o RN liberto, a suar a camisa e lutar muito. Nós vamos ousar para tirar o RN desse desgoverno em que ele vive”, discursou Fátima.

A convenção de Fátima começou ainda pela manhã, na sede do América Futebol Clube. No ato, também foi homologada a candidatura do médico Alexandre Motta (PT) para o Senado Federal. Procurador estadual e presidente do PCdoB no Estado, Antenor Roberto será o vice de Fátima.

O PHS fez uma convenção própria, na parte de cima do América, antes de se juntar ao ato do PT, quando oficializou a candidatura a senadora da deputada federal Zenaide Maia (PHS). Ela completa a chapa majoritária da coligação “Frente Popular.

A primeira suplente de Alexandre Motta é a jornalista Jana Sá (PCdoB). O segundo nome ainda está em discussão. A Assessoria de Zenaide Maia disse que os suplentes dela ainda não estão definidos. O prazo para a escolha se encerra amanhã (5).

O PT tenta reconquistar cadeira na Câmara dos Deputados, ocupada por Fátima até 2015. O deputado estadual Fernando Mineiro e a vereadora de Natal Natália Bonavides são as grandes apostas da legenda para a disputa.

Para estadual, a coligação abarca os deputados Souza (PHS) e Carlos Augusto Maia (PCdoB). Ambos tentam reeleição. O ex-prefeito de Parnamirim Maurício Marques (PHS) também está na disputa por assento no plenário da Assembleia Legislativa.

Eleições: RN terá sete chapas na disputa pelo governo estadual.

O Rio Grande do Norte terá este ano de 2018, o total de sete chapas disputando o governo estadual. Um número superior ao que teve registro em 2014, último pleito. Foram cinco chapas àquele ano.

Neste sábado (4), haverá formalização da chapa senadora Fátima Bezerra (PT)-Antenor Roberto (PCdoB), no Clube América.

Ainda neste dia, outra chapa a ser apresentada oficialmente será a que envolve Carlos Eduardo Alves-Kadu Ciarlini (PP), em evento no Palácio dos Esportes.

Já amanhã, no auditório do Hotel Holiday Inn será a vez da chapa do governador Robinson Faria (PSD) com Benes Leocádio (PTC). Essa foi a última chapa a ser anunciada, com divulgação do vice à noite passada.

Outras quatro chapas já foram fechadas em convenções:
Breno Queiroga (Solidariedade)-Sérgio Leocádio (PSC)
Dário Barbosa (PSTU)-Socorro Ribeiro (PSTU)
Carlos Alberto Medeiros (PSOL)-Aparecida Dantas (PSOL)
Freitas Júnior (REDE)-Flávio Rebouças (REDE).

Meia tonelada de cocaína é encontrada em ônibus com religiosos .

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal apreenderam na madrugada deste sábado (4) 519,2 quilos de cocaína e 57,5 quilos de crack em Cascavel, na região oeste do Paraná.

As drogas estavam em um ônibus de turismo que partiu de Foz do Iguaçu (PR) transportando 22 passageiros para uma convenção religiosa em Florianópolis, em Santa Catarina. A placa do ônibus fretado é de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

A droga foi encontrada durante a fiscalização da PRF. Ela estava em um fundo falso do veículo, localizada debaixo do assoalho próximo ao sanitário do ônibus.

Segundo a PRF, o motorista e os passageiros foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Cascavel, para onde também foi levada a droga apreendida.

Janaína Paschoal recusa convite para ser vice-presidente de Bolsonaro.

A advogada Janaína Paschoal anunciou, na manhã deste sábado, 4, na sua página do microblog Twitter que não aceitou o convite para ser vice-presidente na chapa do deputado Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República.

Divulgado resultado do I Concurso de Redação das Escolas do Estado. Três estudantes de Touros entre os dez.

A Secretaria de Educação e cultura do Estado, acaba de divulgar o resultado do Concurso do Concurso ‘Tudo Começa Aqui!’,  I Concurso de Redação das Escolas do Estado do Rio Grande do Norte.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 10 de agosto, às 9h30, no Centro de Convenções de Natal.

O município de Touros se destaca com três estudantes e seus respectivos orientadores conquistado três colocações entre os classificados no Ensino Fundamental.

PRF apreende armamentos e maconha no oeste do Paraná.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite dessa sexta-feira (3), por volta das 21h, quatro fuzis, 1.992 munições e 413 quilos de maconha em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.

Conforme a PRF, os três fuzis apreendidos são do modelo AK-47, calibre 7,62 milímetros e fabricação russa. O quarto fuzil é de fabricação norte-americana, calibre 5,56 milímetros e da marca Col. Todo material foi encaminhado à Polícia Federal.

A droga e as armas estavam no contêiner de uma carreta, escondidas de baixo de sacos de farinha de trigo. O motorista, de 43 anos, foi preso em flagrante e disse que levava a carga para Santos, em São Paulo.

A apreensão ocorreu na estrada, em frente à unidade operacional da PRF na BR-277, a rodovia que corta todo o estado e liga Foz do Iguaçu ao porto de Paranaguá. Além do consumo interno de drogas e armamentos, o Brasil é considerado como rota de passagem de drogas que seguem para outros continentes a partir de portos, como os de Santos e de Paranaguá.

Papa recebe mãe de Marielle Franco.

O Papa Francisco recebeu na quinta-feira, 2, no Vaticano, Marinette Silva, mãe da ativista e vereadora brasileira Marielle Franco, assassinada no Rio em 14 de março. De acordo com a família, não foi o primeiro contato entre os dois. Dias após a morte, o pontífice teria ligado para Marinette, após receber uma carta da filha da vereadora do PSOL, Luyara. O contato teria sido intermediado, conforme a mídia italiana, pelo ativista argentino Gustavo Vera e pelo jornalista argentino Lucas Schaerer, da ONG Alameda.

“Foi um encontro muito bonito e emocionante, apesar da dor que sinto”, disse Marinette, na Fundação Lelio and Lisli Basso, em Roma, onde ocorreu a reunião e ativistas do movimento pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se reuniram. “Desejava muito esse encontro para dizer a ele pessoalmente o que vivo”, continuou a mãe de Marielle, segundo o “La Stampa”. Católica fervorsa, ela destacou Francisco como um “líder” verdadeiro para o momento atual. Como se tratou de um ato privado do pontífice, assim como já havia ocorrido com o telefonema, não foram divulgadas informações pelo Vaticano.

Marinette ainda entregou ao papa uma camiseta com imagens da filha. Por sua vez, Francisco afirmou que vem acompanhando informações a respeito e vê com “preocupação” casos como o da ativista.

Mais de quatro meses após o assassinato de Marielle e do seu motorista, Anderson Gomes, a polícia ainda investe na pista de que ela e seu motorista foram mortos por milicianos. Essa linha de investigação tem por base o depoimento de uma testemunha-chave que teria apontado como mandantes Curicica e o vereador Marcello Siciliano (PHS). A suspeita é de que Marielle estaria contrariando interesses de ambos na zona oeste carioca.

A defesa de Curicica e de Siciliano nega que eles tenham qualquer relação com a morte da vereadora. E alega que a tal testemunha-chave é, na verdade, um desafeto dos dois.

Felipão exalta penta em 2002 e provoca Tite: ‘A última derrota não foi comigo’.

O técnico Luiz Felipe Scolari chegou ao Palmeiras na sexta-feira (3) e teve, claro, de responder diversas perguntas relacionadas ao último trabalho no comando da seleção brasileira Ao longo dos quase 40 minutos de entrevista coletiva, o novo treinador alviverde afirmou que a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa de 2014, não pode apagar o êxito que teve pela conquista da de 2002, principalmente por ter sido a última conquista da seleção em Mundiais.

O treinador afirmou que por onde passa, sempre é mais reconhecido e cumprimentado pelo resultado do título do que pela derrota há quatro anos. Felipão relembrou que é o último treinador a ter vencido uma Copa do Mundo com o Brasil e afirmou que pelo lado negativo, não é o responsável pela derrota mais recente – no caso a eliminação na Rússia diante da Bélgica, nas quartas de final.

“No último campeonato mundial do Brasil eu estava lá. A última derrota não foi comigo, não sou o último derrotado no Mundial. Já passou”, disse Felipão, em um recado indireto a Tite. Os dois se conhecem desde os tempos de Caxias do Sul (RS) na década de 1970, mas a relação entre ambos se deteriorou a partir de 2010. Ambos chegaram a trocar farpas no ano seguinte, durante clássico pelo Campeonato Paulista, e depois não tiveram mais proximidade.

Felipão reconheceu ser difícil esquecer a goleada de 2014, porém lembrou ter terminado o Mundial em quarto lugar e garantiu ser ainda muito querido pelos torcedores. “Acho eu, que pelo relacionamento que tenho vivido desde 2014, sou lembrado muito com muito carinho pelos torcedores que fiz na minha carreira e como pessoa, não só por um resultado negativo. Um resultado negativo não mascara 99 positivos”, explicou.

Depois da Copa de 2014, o treinador teve uma passagem de oito meses pelo Grêmio e no último trabalho permaneceu por dois anos e meio na China, onde ganhou sete títulos em 11 possíveis. Felipão disse ter aprendido muito na passagem pelo Guangzhou Evergrande, principalmente pelo contato com a cultura chinesa e pelo desafio de trabalhar em um país diferente.

Por isso, ele explicou voltar ao Palmeiras com tranquilidade e sem receios ou traumas pelo resultado na Copa de 2014. “Não foi normal aquela derrota (7 a 1), mas aconteceu. Não posso ficar pensando nisso, como não penso em 2002. Não perdi sozinho em 2014, não ganhei sozinho em 2002. Ganhamos nós, perdemos nós”, afirmou. “A mim qualquer situação não me chateia em nada: 7 a 1, 0 a 0, 5 a 1 não me afeta em nada. Não vou ficar remoendo isso”, completou.

Mega-Sena acumulada pode pagar hoje prêmio de R$ 30 milhões.

A Mega-Sena pode pagar neste sábado (4), o prêmio de R$ 30 milhões a quem acertar sozinho as seis dezenas do prêmio principal.

O sorteio do concurso 2.065 será às 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte que está em Catalão, em Goiás.

Aplicado na poupança, o prêmio pode render R$ 111 mil mensais, segundo a Caixa.

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em to o país.

Casal do crime é preso com arsenal e carro roubado.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, nessa sexta-feira (3), no km 80 da BR-101 Norte, em Natal, um homem de 37 anos e a companheira dele.

Durante a abordagem, os policiais solicitaram que o condutor de um HB 20 de cor branca descesse do veículo. Nesse momento, os PRFs perceberam um volume suspeito na cintura dele. De imediato verificaram que se tratava de uma arma.

Este foi imediatamente imobilizado e na sequência foi encontrado sob sua camisa, uma pistola calibre . 40, quatro carregadores municiados, além de seis munições fora dos carregadores.

Prosseguindo com a fiscalização, os agentes constataram ainda que o condutor possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Na checagem da documentação do carro, verificou-se que o documento apresentado era falso e que o mesmo havia sido roubado recentemente no bairro de candelária, em Natal.

Na bolsa da passageira foram encontradas duas munições intactas, sendo uma de fuzil cal. 5.56 e outra de pistola. 40. Ao todo, foram apreendidas 51 munições com o casal.

Diante do flagrante os dois foram encaminhados à Delegacia de plantão da zona Norte de Natal para o procedimentos cabíveis.

Falta de higiene bucal pode causar parto prematuro, alertam especialistas.

Ser mãe faz parte do sonho da maioria das mulheres e, quando chega o tão esperado momento de planejar a vinda do filho, o primeiro passo é visitar o ginecologista para desvendar os “segredos” da maternidade.

O problema é que elas esquecem que a saúde bucal também merece atenção especial e que a falta de cuidados com os dentes pode acarretar parto prematuro, quadros de pré-eclâmpsia (pressão alta) e até prejuízos ao bebê.

Provavelmente, você ficou surpreso com a relação de saúde bucal e gravidez, o que não é de se espantar. Especialistas alertam que a maioria das mulheres desconhece a importância do pré-natal odontológico.

Dia Nacional: Brasil tem mais de 3,2 milhões de profissionais de educação no mercado de trabalho.

A educação é fundamental para o desenvolvimento do país e pilar para o crescimento de todas as profissões. Há quatro anos, o país comemora, em 6 de agosto, o Dia Nacional dos Profissionais de Educação, instituído pela Lei 13.054/2014.

Para analista de Políticas Sociais do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho, Mariana Eugênio, os profissionais da educação têm um papel decisivo na formação de outros profissionais e influenciam direta e indiretamente a dinâmica do mercado de trabalho. “Os dados revelam o espaço que esses profissionais têm no mercado brasileiro, em especial as mulheres, que são a grande maioria”, afirma.

No Brasil, existem 3.294.788 profissionais atuando na área, de acordo com a última Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de 2016. São 3,1 milhões de professores, 66,5 mil coordenadores pedagógicos, 38,9 mil orientadores educacionais, 37,2 mil diretores escolares e 27,4 mil supervisores de ensino.

sexta-feira, agosto 03, 2018

Intenção de voto diminui quando candidatos fogem de debates.

Uma pesquisa de opinião pública divulgada ontem quinta-feira (2/8) pelo Instituto Paraná Pesquisas, revela que para 49,8% da população brasileira, o fato de um candidato não participar de debates eleitorais diminui a intenção em votar nele.

Deste total, 50,5% são mulheres, com idades entre 16 e 24 anos e possuem graduação no ensino superior. Economicamente ativas, são maioria nas regões sul e nordeste.

Já para 46,2% dos eleitores, esse fato não altera a percepção ou intenção de voto. Deste total a maioria dos votos é masculino, representando 47%,8%. São homens moradores da região norte e centro-oeste, que possuem entre 45 a 59 anos. Economicamente ativos, o grupo possui graduação no ensino médio.

Mega Sena pode pagar R$ 30 milhões neste sábado.

A Mega-Sena acumula novamente e pode pagar, neste sábado (04), o prêmio de R$ 30 milhões ao apostador que acertar os seis números da sorte. O concurso 2.065 será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da CAIXA que está em Catalão (GO).

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá aproximadamente R$ 111 mil em rendimentos mensais. O valor também seria suficiente para adquirir 10 apartamentos de luxo, nas melhores localizações do país, mobiliados e com carro na garagem.

Mãe de Bin Laden fala sobre o filho pela 1ª vez desde o 11 de setembro.

Um bom menino que se envolveu com as pessoas erradas. É assim que Alia Ghanem, 70 anos, descreve o filho, Osama Bin Laden, líder da rede Al Qaeda e mente por trás dos ataques às torres gêmeas nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Da Arábia Saudita, Ghanem falou ao jornal britânico The Guardian, sua primeira manifestação pública sobre o primogênito, morto por agentes americanos no Paquistão em 2009.

Segundo a matriarca do clã Bin Laden, hoje em seu segundo casamento, Bin Laden começou a mudar quando começou a cursar economia na Universidade King Abdulaziz, que fica na cidade saudita de Jedá que está localizada na costa do Mar Vermelho e a pouco mais de 1.000 quilômetros da capital Riade.

“Ele se tornou um homem diferente”, contou ela, “ele foi um bom menino até conhecer algumas pessoas que fizeram uma espécie de lavagem cerebral quando ele estava com 20 e poucos anos. Como se fosse um culto”, explicou sobre o período em que Bin Laden conheceu seu mentor espiritual, Abdullah Azzam, da Irmandade Muçulmana. “Pedi que se afastasse dessas pessoas, mas ele jamais admitiu o que estava fazendo, me amava muito”, relembrou.

A entrevista concedida por Ghanem foi acompanhada pela família. Em determinado momento, um dos irmãos de Bin Laden, Hassan, falou sobre suas atividades terroristas. “Sinto orgulho dele, é meu irmão mais velho. Mas não sinto como homem. Alcançou o estrelato global e foi tudo para nada”, lamentou. “Ficamos muito chateados. Não queria que nada disso tivesse acontecido”, continuou a mãe, sobre quando perceberam o que o primogênito se tornou.

Bin Laden deixou a Arábia Saudita no início dos anos 80 para lutar contra a ocupação russa no Afeganistão. A última vez que o viram foi em 1999, um ano antes da onda de atentados da Al Qaeda que deixaram quase 3 mil mortos em diferentes regiões dos Estados Unidos e episódio que marcou do início da chamada “guerra contra o terror” promovida pelo governo americano mundo afora.

Quando Ghanem deixou o cômodo, outro irmão de Bin Laden, Ahmad, notou que a mãe continua em negação sobre o tema. “Ela recusa culpá-lo”, disse ele. Sobre os eventos nos EUA, Ahmad disse ter ficado em choque completo quando ouviu as notícias e que imediatamente suspeitou do envolvimento de Bin Laden. “Nos sentimos envergonhados e sabíamos que toda a família sofreria duras consequências”, disse.

A conversa com a família Bin Laden aconteceu depois de o príncipe herdeiro do trono saudita e novo líder do país, Mohammed bin Salman, 32 anos, ter autorizado. De acordo com o The Guardian, oficiais acompanharam a entrevista, que se restringiu a aspectos pessoais de Bin Laden, sem tocar em pontos incômodos para o reino. Entre eles, o envolvimento com fundamentalistas no Afeganistão e acusações de que o líder da Al Qaeda teve apoio para conduzir os ataques nos EUA. Dos 19 envolvidos neste episódio, 15 eram sauditas.

IFRN divulga edital para 3.148 vagas dos cursos integrados ao Ensino Médio.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o edital do Exame de Seleção 2019. O processo seletivo é para preencher 3.148 vagas, distribuídas em 82 cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos turnos matutino e vespertino, em 20 campi espalhados pelo Rio Grande do Norte.

Voltado para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental, 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas por meio do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).

Após vitória na estreia em casa, Bulls Potiguares encara Tropa Campina na Paraíba.

O Bulls Potiguares estreou em grande estilo na Brasil Futebol Americano (BFA), ao vencer o Natal Scorpions, seu grande rival, por 49 a 27, na Arena das Dunas. Para tentar embalar na competição, a equipe natalense vai a Campina Grande neste domingo (05), para enfrentar o Tropa Campina Unifacisa, no estádio Amigão, às 15 horas.

Para este confronto, o Head Coach Heitor Medeiros acredita que a viagem curta, sendo para um estado vizinho, favorece a equipe em alguns sentidos.

“Como se trata de um esporte amador, quanto maior a viagem, mais caro para os atletas. Dessa forma, a gente acaba contando com quase todo o elenco, pelo fato de conseguirem pagar essa viagem. Além disso, a viagem curta não deve influenciar em um desgaste físico, pensando no resultado final da partida”, afirmou Heitor.

Este será o primeiro jogo de Heitor Medeiros como Head Coach do Bulls Potiguares. No último domingo (29), Rafael Natan deixou o comando da equipe por problemas pessoais. Até então Coordenador Ofensivo, Heitor se diz preparado para o desafio, mesmo aos 21 anos.

“Esses cinco anos dentro do esporte me trouxeram bastante experiência de jogo e no tratamento com os atletas. O benefício de ser uma pessoa jovem, com vontade e determinação para fazer coisas diferentes, acho que o time necessita disso”, ressaltou.

O Bulls Potiguares viaja no início da manhã do domingo (05) para Campina Grande.

Em 2017, o Bulls recebeu o Tropa na Arena das Dunas, e acabou vencendo o jogo por 49 a 6.

Polícia Civil cumpre mandado e prende suspeito por estupro de vulnerável em Maxaranguape/RN.

Policiais civis das Delegacias Municipais de Extremoz e Maxaranguape deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira (03), a um mandado de prisão em desfavor de Agripino Estevam de Barros Filho, suspeito pela prática do crime de estupro de vulnerável.

De acordo com as investigações, o suspeito teria molestado uma criança de dez anos, no interior de uma escola no município de Maxaranguape. É a segunda situação em que Agripino é investigado por crimes desta natureza. Em 2017, quando trabalhava como porteiro na mesma escola, foi indiciado por importunação ofensiva ao pudor.

A Polícia Civil enfatiza que a colaboração da população, por meio de informações, é de fundamental importância para o esclarecimento e combate a este tipo crime.

UTIs do interior do RN são fiscalizadas pelo CRM, Justiça Federal e MP.

Os leitos de UTIs, inaugurados recentemente no Seridó e no Oeste potiguar, receberam a fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN nesta quinta e sexta-feira (03). Durante vistoria nos hospitais de Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros, a equipe do CREMERN esteve acompanhada de uma inspeção judicial, com representantes da Justiça Federal e Ministério Público. O Secretário Estadual de Saúde, Dr. Pedro Cavalcanti, também esteve presente em todas as visitas.
 
A finalidade de cada vistoria foi verificar como estão funcionando os leitos das UTIs e averiguar a necessidade de possíveis adequações para o pleno funcionamento. Os dez leitos do Hospital Regional de Currais Novos foram inaugurados, porém ainda não estão em funcionamento devido à insuficiência de recursos humanos. A previsão é que, através de um concurso público e/ou a contratação de terceirizados, passe a funcionar em breve.
 
Em Caicó, os dez leitos do Hospital Regional do Seridó estão funcionando normalmente. O CREMERN constatou a falta do procedimento de hemodiálise a beira do leito para o paciente agudo. A Sesap já está ciente e  providenciando. Em Pau dos Ferros, o Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade, também está com os 10 leitos de UTI em pleno funcionamento.
 
A inspeção judicial aconteceu em decorrência da Ação Civil Pública ajuizada pelo CREMERN, que resultou na instalação dos 30 leitos de UTIs nas cidades citadas, dentro de um plano de regionalização da assistência ao paciente crítico.

Mais de 180 mil crianças devem receber vacinas contra a pólio e sarampo no RN.

A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira, 6 de agosto, e vai até o dia 31 de agosto. No Rio Grande do Norte, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 188,8 mil pessoas.

O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país. A madrinha da campanha deste ano é a Xuxa, eterna rainha dos baixinhos.

Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. Todas as crianças de um ano a menores de cinco do país devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal.

A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos, público mais suscetíveis às doenças e suas complicações. Para atender a esse público, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados do país já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Para o estado do Rio Grande do Norte foram distribuídas 476,8 mil doses das três vacinas.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país e para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Nos estados que registraram casos de sarampo, a vacinação foi antecipada como medida de bloqueio para interromper a circulação do vírus. Em Roraima, a campanha iniciou em março e envolveu pessoas de 6 meses a 49 anos. Já em Manaus (AM), aconteceu em abril e o público vacinado foi de 6 meses a 29 anos de idade. E, em Rondônia, a vacinação está em andamento para crianças de 6 meses a menores de cinco anos. Durante a mobilização nacional, esses estados devem convocar novamente as crianças de um a menores de cinco anos para receber a imunização.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

Base curricular do ensino médio está em consulta em todo o país.

A proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada pelo governo para estabelecer uma diretriz para os currículos pedagógicos do país, está em consulta pública nesta quinta-feira (2) em escolas de vários estados. Em algumas escolas, as aulas foram suspensas para garantir a participação dos professores e gestores no processo de debate e revisão da BNCC.

A expectativa inicial do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) era de que o chamado Dia D mobilizaria as 28 mil escolas do país e cerca de 509 mil professores para a consulta pública e envio de sugestões de mudanças da BNCC.

Segundo o Consed, até o início da tarde, cerca de 20 mil escolas haviam baixado o material de apoio disponível no portal do conselho para balizar a consulta pública. Ainda não há um balanço de quantas escolas responderam ao formulário disponibilizado no portal.

Os estados de Goiás, da Bahia, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal vão realizar as discussões em outros dias. A data-limite para envio das contribuições é 10 de agosto.

“O Dia D é um momento de consulta a todas as escolas que oferecem ensino médio para que os professores, em suas áreas de conhecimento, possam analisar as competências e habilitadas da BNCC e avaliar se a base está compatível com aquilo que ele acredita que é importante”, disse a presidente do Consed, Célia Motta, no dia da convocação da data.

Pesquisa Consult/BG/98 – Estimulada: Fátima lidera com 28,06%; Carlos Eduardo 16,53% e Robinson 9,59%.

Na corrida para o Governo do Estado, a pesquisa do Instituto Consult mostrou que a senadora Fátima Bezerra está na liderança com 28,06% das intenções de voto do eleitorado potiguar na pesquisa estimulada, que é aquela em que os entrevistados têm acesso a uma lista com todos os nomes.

Em seguida aparecem o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves com 16,53% e o governador Robinson Faria com 9,59%. O percentual de indecisos foi 9,82% e o dos que afirmaram não votar em qualquer dos nomes postos foi 33,35%. Os demais nomes não somaram 1%.

A pesquisa do Instituto Consult e divulgada pelo Blog do BG ouviu 1700 pessoas entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Ela foi calculada com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09397/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07984/2018.

A estratificação da amostra ocorreu com relação as variáveis sexo, informado pelo TRE, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino, e 47% do eleitorado do sexo masculino, e sobre estimativa das idades, sendo 17% dos eleitores até 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 24% de 45 a 59 anos, e 17% com mais de 59 anos.

ABC treina na Arena das Dunas e se prepara para partida contra o Naútico.

O ABC treinou ontem quinta-feira (2) na Arena das Dunas para a partida de vida ou morte contra o Náutico/PE, neste sábado (4), às 16h, na Arena Pernambuco. A partida será válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

O técnico Ranielle Ribeiro conversou com o elenco antes da atividade, depois separou os times e comandou um mini-coletivo em campo reduzido. O técnico aproveitou para acertar o posicionamento, corrigir detalhes e fazer testes na formação principal.

No final, alguns jogadores complementaram a movimentação com um trabalho de finalização. O volante Victor Feitosa e o atacante Jorge Eduardo continuam em processo de transição e participaram de um treino físico em separado.

A boa notícia foi o retorno do atacante Luan Santos aos treinamentos, mas realizou uma atividade leve. O goleiro Rodrigo Carvalho, que passou por cirurgia no ombro, os laterais Vitinho e Alan Cardoso seguem entregues ao Departamento Médico, em tratamento.

Após o treinamento, o grupo retornou ao CT e foi liberado para o descanso. O elenco volta aos trabalhos no turno da manhã desta sexta-feira (3), a partir das 8h30, no Frasqueirão e viaja no período da tarde a Recife.

Mulheres que fizeram aborto relatam momentos de medo e desespero

Em um país marcado por abismos socioeconômicos, uma questão polêmica de saúde pública, como o aborto, acaba revelando privilégios. No Brasil, onde a interrupção da gravidez só é permitida em casos específicos, abortos seguros são prerrogativa de mulheres ricas que podem arcar com preços cobrados por médicos ou clínicas ilegais espalhadas pelo país.

As mulheres pobres, em geral, recorrem a métodos perigosos em casa ou em clínicas de péssima qualidade. Muitas delas morrem devido a hemorragias graves causadas por procedimentos mal feitos. Também são elas as mais atingidas pela criminalização da prática.

De acordo com a publicação 20 anos de Pesquisa Sobre Aborto do Brasil, do Ministério da Saúde, a criminalização do aborto atinge especialmente mulheres jovens, desempregadas ou em situação informal, negras, com baixa escolaridade, solteiras e moradoras de áreas periféricas.

Levantamento conduzido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro no ano passado, mostrava que ao menos 42 mulheres que fizeram aborto no estado, entre 2005 e 2017, foram processadas e respondiam a processo criminal. A maioria delas era negra, pobre, tinha entre 22 e 25 anos e já era mãe.

Entre 2006 e 2015, o Ministério da Saúde contabilizou 770 óbitos de mulheres por complicações após procedimentos de aborto. De acordo com a pasta, o aborto é a quarta causa de mortalidade materna no país. Especialistas acreditam que esses números sejam ainda maiores.

De acordo com o Código Penal, o aborto é crime no Brasil, com pena de um a três anos, salvo em situações em que há risco de vida para a mulher ou para o bebê, em casos de estupro e de anencefalia do feto. A partir de hoje (3), a questão da criminalização do aborto estará em debate durante audiências públicas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Polícia prende acusado de matar irmãs; uma delas estava grávida de oito meses.


Agentes da Delegacia de Homicídios de Mossoró prenderam na tarde desta quinta-feira, 2, Robson Francisco Silva dos Santos, de 26 anos de idade, principal acusado da morte das irmãs Sheylla Mendonça Bezerra, 19, que estava grávida de oito meses, e Samira Mendonça Bezerra, 23. O bebê que tinha 36 semanas não sobreviveu.

O acusado foi preso na casa dos pais no bairro Belo Horizonte, zona sul da cidade. A prisão foi feita pela equipe dos delegados Rafael Arraes e Liana Aragão, por ordem da Justiça.

O crime aconteceu na noite do último sábado, 28, no bairro Alto da Conceição, zona sul. Sheylla e Samira estava no apartamento onde moravam quando foram surpreendidas pelo assassino. As duas foram mortas com tiros na cabeça. A mãe das vítimas, Sônia Maria Mendonça, de 50 anos, foi atingida por disparos ne raspão na cabeça e só escapou porque fingiu que estava morta.

Homem ateia fogo na casa de ex e tem 90% do corpo queimado em MT.

Um homem de 26 anos teve cerca de 90% do corpo queimado após atear fogo na casa da ex-namorada dele, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, por não aceitar o fim do relacionamento. A vítima, de 21 anos, não ficou ferida porque não estava na casa no momento do crime.

O caso ocorreu na última terça-feira (31), na Rua Gramado do Bairro Rota do Sol. Ao registrar a ocorrência na Polícia Civil de Sorriso, a jovem afirmou que teme pela vida dela ao ver o que o ex-companheiro, identificado Jerson Timothio Pereira, estava disposto a fazer.

Consta no boletim de ocorrência que a mulher já havia procurado a polícia dois dias antes do fato para pedir medidas protetivas, alegando que o ex-namorado estaria fazendo ameaças e se recusava a sair da casa onde moravam.

De acordo com a jovem, após pedir proteção à polícia, uma oficial de Justiça esteve na residência para intimar o ex-companheiro. Jerson teria ficado transtornado com a situação e tentado agredir a oficial.

Posteriormente, após conversar com a oficial, ele teria concordando em deixar o local, seguindo para a casa de um irmão. Porém, na noite do mesmo dia, Jerson retornou ao local e os vizinhos viram o momento em que ele entrou na residência da ex e ateou fogo.

O fogo destruiu parte da garagem da casa e alguns móveis, mas foi controlado por um vizinho até a chegada do Corpo de Bombeiros.
 
Nesse intervalo, o fogo acabou atingindo o suspeito, que foi visto pelos vizinhos correndo para fora da casa e rolando pelo asfalto, a fim de apagar as chamas que tomavam conta do corpo dele.

Jerson foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Sorriso, onde segue internado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
 
A Polícia Civil deve investigar o caso. Via G1.

PSG treina na China, e Neymar e Thiago Silva estão prontos para jogar.

Diante de um modesto grupo de torcedores, nesta sexta-feira, o Paris Saint-Germain fez seu último treino preparatório para a Supercopa da França, no sábado, contra o Monaco. E a atividade contou com a participação normal de três brasileiros do elenco: Neymar, Marquinhos e Thiago Silva estão prontos e podem entrar em campo no fim de semana.

O técnico Thomas Tüchel, que fará sua estreia na equipe francesa, comemorou tê-los à disposição. Mas não indicou se os colocará em campo e por quanto tempo.

— Estou muito feliz com o retorno dos nossos brasileiros. Mas não vamos correr riscos para que eles joguem. Precisamos garantir que eles estejam aptos — explicou Tüchel. — Tenho uma ideia do que vou fazer contra o Monaco, mas não vou contar. Eles podem jogar, mas não sei por quanto tempo.

Thiago Silva, que deu entrevista ao lado do treinador, reconheceu que não estará 100% fisicamente para o jogo deste fim de semana. Mas comemorou a chegada de Tüchel e se disse à vontade com o novo sistema defensivo do time, agora com três zagueiros:

— Estou contente com o novo trabalho. O mais importante é que compreendemos tudo o que o técnico quer passar. Já joguei (com três zagueiros) no Juventude, no Brasil, e pode funcionar muito bem.

Polícia prende traficantes com quase 150 pedras de crack em Mossoró/RN.

Os policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró, região Oeste do estado, prenderam na tarde desta quinta-feira (2) dois traficantes no bairro de Belo Horizonte.

Os suspeitos foram identificados como Kaio Cesar de Lima e Jefferson Herculano Alves Brandão. A dupla foi detida no momento em que os policiais da DEFUR faziam investigações na região.

Os policiais constataram uma movimentação em uma residência e tentaram a abordagem. Ao perceber a ação, os ocupantes do imóvel tentaram fugir, mas foram capturados. Na casa foram encontradas 144 pedras de crack, trouxas de maconha, material utilizado para fracionar e vender drogas e dinheiro fracionado.

Os dois foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) onde foram autuados por tráfico de drogas.

Roberta Miranda é atração nacional em festa brega em Macau/RN.

A cidade de Macau, distante há 178 quilômetros da capital, entra na contagem regressiva para a 20ª edição do Mega Brega. A festa tradicional na região Salineira vai acontecer neste sábado, dia 04 de agosto, a partir das 22 horas, no Clube da Praia de Camapum, distante dois quilômetros do centro da cidade.

No festival consagrado como uma das maiores festas da música romântica no Estado, se apresentam nomes como Roberta Miranda, atração de renome nacional, o cantor e compositor Leonardo Sullivan e ainda, Cyro Papinha, Carlos André, Hermênia Costa, Alymar Farias e Karla Patrícia.

“Vamos fazer o maior Mega Brega da história. A expectativa é a melhor possível”, declara o empresário Elton Adriani, promotor do evento, onde são esperadas mais de 6 mil pessoas. Em 19 edições, já passaram pelo palco do Mega Brega, artistas de grande expressão na música romântica, a exemplo de Elymar Santos, Fernando Luiz e Núbia Lafayette.

Imunidade à dengue ajuda a proteger fetos do zika, aponta estudo.

A reação do corpo para se proteger do vírus da dengue também pode servir de escudo contra o zika durante a gravidez, segundo cientistas americanos.

Em experimentos com ratas, eles observaram que os fetos de cobaias que tiveram dengue e, depois, foram infectadas pelo zika ficaram livres de problemas de má-formação cerebral, como a microcefalia. Para os pesquisadores, isso ocorreu graças a uma resposta imune desencadeada nas fêmeas na primeira infecção. As descobertas, publicadas na última edição da revista Nature Communications, poderão ajudar na criação de vacinas mais eficazes contra o zika vírus.

Receita Federal em Natal abre processo seletivo para peritos.

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal publicou, nesta sexta-feira (3), edital de processo seletivo de peritos do nível superior para atuação no Rio Grande do Norte. O credenciamento é sem vínculo empregatício com a Receita Federal do Brasil

Há 45 oportunidades disponíveis para candidatos das seguintes áreas de especialização: Arqueação de Embarcação (8), Engenharia Civil (2), Engenharia Elétrica (4), Engenharia Eletrônica (4), Engenharia da Computação (4), Engenharia Química (4), Engenharia Mecânica (4), Engenharia dos Materiais (3), Engenheiro Geológico (3), Engenheiro Metalúrgico (3), Engenharia de Petróleo (3) e Engenheiro Aeronáutico (3).

Os interessados podem efetuar inscrição até o dia 16 de agosto, das 9h às 11h30, em formulário disponível na Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Natal, localizada no Porto de Natal, à Avenida Hildebrando de Góis, nº 220, Ribeira, em Natal – RN. Telefone: (84)3201-5885 ou 3201-0752.

Como meio de avaliação dos inscritos neste Processo Seletivo, serão observados os seguintes critérios classificatórios de pontuação: tempo de atuação como perito credenciado pela unidade local; tempo de experiência como empregado ou autônomo na área específica; e participação em cursos diretamente relacionados com a área de atuação.

Pesquisa Consult/BG/98 – Senado: Garibaldi lidera com 20% seguido de Styvenson com 15,06% e Zenaide com 9,06%.

No pleito desse ano, os eleitores terão a opção de votar em dois senadores. Por isso, a pesquisa do Instituto Consult, encomendada pelo Blog do BG foi as ruas para saber da preferência dos eleitores quanto ao voto para o Senado Federal.

Em primeiro lugar aparece o senador Garibaldi Alves Filho com 20,06%. Em segundo aparece o capitão Styvenson Valentim com 15,06%. Em terceiro a deputada Zenaide Maia com 9,06%. Seguida por Geraldo Melo com 6,71%, Antônio Jácome com 2,29% e Magnólia Figueiredo 2,29%. Os demais nomes não somaram 1%. Total de brancos e nulos foi de 32,12%. Total de indecisos foi de 10,29%.

A pesquisa do Instituto Consult e divulgada pelo Blog do BG ouviu 1700 pessoas entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Ela foi calculada com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09397/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07984/2018.

A estratificação da amostra ocorreu com relação as variáveis sexo, informado pelo TRE, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino, e 47% do eleitorado do sexo masculino, e sobre estimativa das idades, sendo 17% dos eleitores até 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 24% de 45 a 59 anos, e 17% com mais de 59 anos.

Projeto de Lei determina que Hino de Natal/RN seja toque das escolas do Município.

A Câmara de Natal aprovou, nesta quinta-feira (02), o Projeto de Lei 276/17, que determina que o som do toque de entrada e/ou saída das escolas públicas municipais seja o Hino do Município.

O Projeto de Lei aprovado foi uma proposição da vereadora Ana Paula Araújo, do PSDC. Atualmente, as escolas do Município usam o toque de sirene como sinal de início e fim das aulas.

O Hino de Natal foi oficializado pela Prefeitura Municipal em 2001. A letra e também a melodia são assinadas pelo professor Waldson José Bastos Pinheiro.

Matemático do Irã furtado no Rio receberá outra medalha Fields.

O matemático iraniano Caucher Birkar receberá uma nova medalha Fields, depois que a original, recebida na última quarta-feira (1º), desapareceu logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

A Polícia Civil trata o caso como furto e já identificou dois suspeitos de terem levado a medalha, que custa R$ 15 mil. A nova medalha será entregue em uma nova cerimônia de premiação, em horário, data e local a serem definidos.

A medalha Fields é considerada o Prêmio Nobel da Matemática, entregue de quatro em quatro anos a quatro cientistas de até 40 anos que se destacaram nessa área do conhecimento.

De etnia curda, Birkar nasceu no Irã e se mudou para a Inglaterra em 2000, onde pediu asilo político. Ele  atua como pesquisador da Universidade de Cambridge.

Pesquisa Consult/BG/98: Fátima tem 8,24%; Carlos Eduardo 4,59% e Robinson 2,47% na espontânea.

A pesquisa do Instituto Consult também percorreu o estado para saber do eleitorado potiguar a preferência dele para governador de forma espontânea, ou seja, com os entrevistados falando o primeiro nome que lhes vêm à cabeça, sem acesso a qualquer lista com nomes.

Nesse cenário, Fátima Bezerra aparece em primeiro com 8,24% das intenções de voto. A frente de Carlos Eduardo Alves com 4,29%, que aparece empatado tecnicamente com Robinson Faria (2,47%). De forma espontânea, 61,53% se declararam indecisos. Os demais nomes não somaram 1%, cada.

A pesquisa do Instituto Consult e divulgada pelo Blog do BG ouviu 1700 pessoas entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Ela foi calculada com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09397/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07984/2018.

A estratificação da amostra ocorreu com relação as variáveis sexo informado pelo TRE, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino, e 47% do eleitorado do sexo masculino, e sobre estimativa das idades, sendo 17% dos eleitores até 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 24% de 45 a 59 anos, e 17% com mais de 59 anos.

Eleições: Hoje tem divulgação de pesquisa da Consult/BG.

Faltando dois dias para o término do prazo para realização das convenções para escolha e homologação de candidaturas, o Instituto Consult/BlogdoBG divulga uma nova pesquisa sobre as eleições no Rio Grande do Norte.

A divulgação está prevista para o meio dia. Será o terceiro levantamento do instituto. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas de diversas regiões do Estado.

Adolescente conta que foi estuprada por dois homens a caminho da escola.

Foto ilustrativa.
Uma adolescente de 15 anos contou que foi estuprada por dois homens por mais de cinco horas. O fato, conforme a vítima, aconteceu no bairro do Geisel, Zona Sul de João Pessoa. A jovem teria sido abordada pelos suspeitos por volta das 7h30 quando seguia para a escola.

Ela contou que os homens a colocaram em um carro e a levaram para um matagal na mesma região. A menina só teria sido liberada por volta do meio-dia. Depois de contar o que houve aos familiares, a vítima foi levada para o Hospital Arlinda Marques, onde permanece internada.

O caso está sendo investigado pela delegada Joana D’Arc. “Ainda não tomei o depoimento da adolescente, pois ela está internada. No entanto, ela informou o local para onde foi levada e os policiais foram até lá, mas ainda não conseguiram identificar nada que ajude na investigação”, explicou. Via Portal T5.

PF cumpre três mandados de prisão no Rio dentro da Lava Jato.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) cumprem hoje três mandados de prisão temporária contra suspeitos de lavagem de dinheiro através de uma joalheria no Rio de Janeiro. Um dos alvos é o banqueiro Eduardo Plass, que foi presidente do Banco Pactual e é sócio majoritário do TAG Bank, no Panamá, e da gestora de recursos Opus.

A chamada Operação Hashtag é um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio. Segundo o MPF, o esquema consistia no recebimento de dinheiro em espécie por diretores de uma joalheria em Ipanema, na zona sul do Rio, e na posterior transferência de valores para uma empresa offshore de fachada.

Essa empresa, por sua vez, enviava o dinheiro para outra empresa offshore de fachada que, por fim, encaminhava os valores para a holding do mesmo grupo da joalheria.