terça-feira, março 03, 2020

Coronavírus no RN: 5 suspeitos, 4 descartados e 4 excluídos.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgou ontem segunda-feira (02), o boletim atualizado dos casos de infecção humana pelo Covid-2019 (novo coronavírus) no Rio Grande do Norte, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Até o momento, o estado contabiliza cinco casos suspeitos, quatro descartados e quatro excluídos.

Dos cinco casos suspeitos, quatro são de indivíduos residentes em Natal e um em Parnamirim. Os casos aguardam confirmação laboratorial, estando um deles sob investigação no Laboratório Central do RN (Lacen-RN), cujo prazo de análise pode durar até 72 horas. As amostras coletadas nos quatro casos suspeitos restantes foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, com prazo de até sete dias para liberação dos resultados.

O protocolo define que a coleta é feita após o primeiro relato dos sintomas, e uma análise inicial é realizada no Lacen-RN. Caso seja detectado outro vírus respiratório, diferente do coronavírus, o caso é considerado descartado. Em caso de resultado negativo ou inconclusivo para influenza, a amostra é enviada para o laboratório de referência nacional, o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Os cinco pacientes suspeitos apresentam vínculo epidemiológico. Todos seguem em estado geral bom, em isolamento domiciliar, medida recomendada para casos sem complicações clínicas, conforme Protocolo Clínico Estadual e Nacional.

No RN, o Hospital Giselda Trigueiro e o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes são unidades de referência para os casos que necessitem de internação.

Beneficiários dos programas sociais vão passar por atualização cadastral.

O Ministério da Cidadania deu início à ação de atualização cadastral de 2020 do Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada.

Neste ano, a Averiguação Cadastral será mensal. Todos os meses será realizado um novo cruzamento do Cadastro Único com outros registros administrativos e, assim, a lista de famílias do processo será atualizada. Para dar mais efetividade ao processo, serão utilizadas bases de dados mais recentes na comparação com as informações do Cadastro Único e serão adotadas regras que levam em conta a variação de renda familiar.

Vendas de imóveis novos crescem 9,7% em 2019.

O mercado imobiliário esteve mais aquecido em 2019. Dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria de Construção,  a CBIC, mostram um crescimento de 9,7% na venda de imóveis novos em 2019.

O número de lançamentos imobiliários, de imóveis na planta, também aumentou em mais de 15% no mesmo período. Foi o melhor resultado dos últimos quatro anos.

Lula recebe título de cidadão honorário de Paris.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Paris, nesta segunda-feira, em um ato em que ele disse estar disposto a lutar para "reconquistar" a democracia no Brasil.

Em sessão solene, TJRN dá posse a nove juízes substitutos.

O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte ganhou nesta segunda-feira (2) o reforço de nove juízes substitutos. Aprovados no concurso da magistratura homologado em fevereiro de 2016, os novos magistrados foram empossados em sessão solene realizada no Pleno do Tribunal de Justiça, conduzida pelo desembargador João Rebouças, presidente do TJRN. Eles participarão do 4º Curso de Formação Inicial de Magistrados, realizado pela Escola da Magistratura (Esmarn), e em seguida atuarão em comarcas do interior do estado.

Na presença dos desembargadores que compõem o Pleno do TJRN, familiares, amigos e autoridades, tomaram posse hoje como juízes substitutos os nomeados: Simielle Barros dos Santos; Wilson Neves de Medeiros Júnior; João Makson Bastos de Oliveira; Ruth Araújo Viana; Nilberto Cavalcanti de Souza Neto; Rachel Furtado Nogueira Ribeiro Dantas; Silmar Lima Carvalho; Pablo de Oliveira Santos; e Mayana Nadal Santana Andrade.

Remédio contra asma pode ser eficaz contra novo coronavírus.

Médicos japoneses afirmaram que um remédio contra asma parece ser eficaz na redução de sintomas em pacientes de coronavírus que desenvolveram pneumonia.

Uma equipe médica do Hospital Ashigarakami, na província de Kanagawa, tratou pacientes que ficaram doentes a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess. Ela anunciou os resultados de seus estudos no site na internet da Associação Japonesa para Doenças Infecciosas.

Segundo o documento, três pacientes foram tratados com um remédio contra asma chamado Ciclesonida, um esteroide inalável que inibe o sistema imunológico.

A equipe médica declarou que todos os pacientes tinham mais de 65 anos de idade e respiravam por aparelhos, mas que não se encontravam em estado grave.

A pesquisa mostrou que os pacientes foram tratados com a Ciclesonida, em 20 de fevereiro, e suas condições de saúde melhoraram em cerca de dois dias. Uma mulher de 73 anos teria recebido alta.

Os médicos disseram que o remédio foi empregado depois de terem sido informados a seu respeito pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.

Eles afirmaram que o remédio chega aos pulmões, onde o vírus se multiplica. Portanto, ele pode ser eficaz na redução de inflamações no local.

A equipe planeja investigar a eficácia do tratamento, em conjunto com outras instituições médicas porque ela cuidou somente de um pequeno número de pacientes.

Acidente em mina mata homem e deixa outro ferido no interior do RN.

Um homem morreu e outro ficou ferido após um acidente em uma mina, nesta segunda-feira (2), na cidade de Parelhas, que fica no Seridó potiguar. As vítimas, identificadas como José Amaro Diniz e Jakson Azevedo da Silva, caíram quando estavam sendo levantadas por uma plataforma.

O acidente aconteceu em uma mina de turmalina, explorada pela empresa Pedra Azul Mineradora. José Amaro não resistiu aos ferimentos, enquanto Jakson foi socorrido com algumas fraturas pelo seu corpo.

Chove em 90 cidades paraibanas e Aesa registra reabastecimento de açudes.

Entre as manhãs de domingo e desta segunda-feira (2), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registrou chuvas em 90 municípios paraibanos. Em algumas cidades choveu forte, o que ajudou no reabastecimento de açudes.

O reservatório Epitácio Pessoa, popularmente conhecido como Boqueirão, ganhou 6 milhões de metros cúbicos e agora está com quase 107 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 22,91% de sua capacidade máxima.

De acordo com o levantamento feito pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, o açude Gurjão, localizado na cidade de mesmo nome, recebeu uma recarga de 707 mil metros cúbicos. No município do Congo, a barragem Cordeiro ganhou 577 mil metros cúbicos. Em Cajazeiras, Lagoa do Arroz recebeu um aporte de 513 mil metros cúbicos.