sábado, junho 25, 2016

Ciclovias deverão ser ampliadas em Natal/RN.

A Prefeitura do Natal continua buscando soluções para ampliar os espaços para as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. Na manhã de ontem sexta-feira (24), o prefeito Carlos Eduardo reuniu-se com auxiliares e com representantes de movimentos de ciclistas para discutir propostas que possibilitem a expansão desses espaços. A audiência resultou na decisão da Prefeitura de regulamentar a Lei CicloNatal.

Aprovada pela Câmara Municipal, a Lei CicloNatal (n° 349/2011) estabelece diretrizes para que a prática ciclística seja incorporada à política municipal de mobilidade. Presente à reunião, a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, informou que a regulamentação da lei começará a ser implantada no mês de junho. Também ficou acertado na reunião que a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) designará técnicos para ir em breve a São Paulo conhecer o modelo cicloviário adotado naquela cidade. A capital paulista se tornou referência no país com o plano cicloviário que implantou.

O prefeito Carlos Eduardo lembrou que sua gestão vem registrando avanços com a implantação de faixas para ciclistas em corredores importantes da cidade. Em mais de três anos, a Prefeitura sinalizou mais de cinco quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Hoje possuem áreas próprias para uso de bicicletas avenidas como Prudente de Morais, Omar O´Grady, Ayrton Senna, Rafael Fernandes (também conhecida como Avenida do Contorno) e o Viaduto do Baldo. Além disso, a cidade ganhou a ciclovia entre as praias do Meio e do Forte, junto com a recente reurbanização feita naquele trecho da orla. Via PnoAR.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO REALIZAM ATO EM FRENTE AO MEC.

educacao publica eu apoio facebook post2
No próximo dia 29 de junho, os trabalhadores em educação estarão reunidos em uma grande mobilização, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Ministério da Educação, em Brasília. O ato, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é em defesa da democracia, da educação pública e dos direitos dos trabalhadores em educação. 

Além disso, os profissionais protestam contra a plataforma do governo interino de Michel Temer, pautada no programa “Uma Ponte para o Futuro” que representa uma ameaça concreta ao direito à educação pública e às conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação na última década. Entre as medidas previstas estão, o fim da vinculação de impostos e contribuições para as políticas sociais; o fim das receitas do petróleo para a educação e a saúde; privatização da educação básica e superior; a ameaça ao piso do magistério e à política salarial dos servidores públicos e o fim da aposentadoria especial do magistério.

Apoiam o evento a União Nacional dos Estudantes (Une), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (Mieib).

Detentos matam colega de cela e mandam foto para mãe da vitima pelo Whatsapp.

Na tarde de ontem sexta-feira (24), detentos mataram um colega de cela na Cadeia Pública de Caraúbas, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte e a mãe do detento foi informada por telefone.
Os detentos da cela 5 do Pavilhão “A”, ligaram para a mãe de Wanderson Bruno Martins de Freitas, conhecido como “Wandinho”, natural de Caicó, informando que iam matar seu filho.

A mãe ouviu do outro lado os gritos do filho. Logo após cometerem o crime na cela, colocaram o corpo no banheiro da Quadra e enviaram uma foto pelo Aplicativo WhatsApp de Vandinho morto para a mãe, que ao receber a foto foi hospitalizada, na cidade de Caicó, onde reside.

Agentes Penitenciários e a Policia Militar encontram-se no local e aguardam a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, para recolher o cadáver. Via Fim da Linha.

Brasileiros consomem 1 milhão de pizzas por dia.

Paixão nacional, a pizza está presente no lar dos brasileiros, seja em uma comemoração, no domingo, e até na rotina semanal. Segundo levantamento realizado pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo – considerada como a segunda cidade que mais consome pizza no mundo – fica atrás apenas de Nova Iorque.

Mesmo com a crise econômica, a pizza ainda é a opção mais barata para quem quer economizar, “O consumo de pizza é crescente, pois é uma refeição que possui um custo benefício melhor, em comparação a outros produtos”, diz Cedric Manzini, Presidente da APUESP. “Uma pizza que custa em média 30 – 40 reais, pode ser compartilhada entre 4 e 5 pessoas, já um hambúrguer, por exemplo, que custa em média 20 – 30 reais só é consumido por apenas uma pessoa”, finaliza.

Segundo o levantamento, a previsão das vendas de Pizza, salão e delivery, para o segundo semestre de 2016 aponta um aumento de 10%, em relação a 2015.

No Brasil, existem 36 mil pizzarias em funcionamento – sendo 11 mil no estado de São Paulo. É um setor que gera 360 mil postos de trabalho, com faturamento em torno de 22 bilhões de reais por ano. Via PnoAR.

“Esquenta” volta a ser exibido no mês de outubro.

Quando a Globo anunciou que o “Esquenta” ficaria alguns meses fora da grade de programação, muitos acreditaram que a atração não voltaria mais ao ar. Os boatos que surgiram davam conta de o programa, apresentado por Regina Casé, seria extinto devido a baixa audiência.

O fato é que a emissora, mais uma vez, resolveu negar essa informação e garantiu que o programa volta ao ar no segundo semestre deste ano. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, do “UOL”, a previsão é que a atração comece a ser exibida a partir do mês de outubro.

A emissora informa oficialmente que as gravações serão reiniciadas entre julho e agosto. Dentre as novidades do programa, um quadro em que Regina vai até a casa do telespectador. O programa voltará a grade após a primeira temporada do “Tamanho Família”, apresentado por Márcio Garcia.

Sistema prisional potiguar registra nova fuga e mais uma morte de preso.

A noite desta sexta-feira (24) foi movimentada no sistema prisional potiguar. Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), um detento escapou pela porta da frente do Centro de Detenção Provisória de Candelária, na Zona Sul de Natal, e um outro detento foi encontrado morto, dependurado pelo pescoço em uma das celas do CDP de Parnamirim, que fica na região Metropolitana da capital. Em ambos os casos, sindicâncias serão instauradas para apurar as eventuais responsabilidades. Diretor da Coape, Zemilton Silva contou ao G1 que a fuga no CDP de Candelária aconteceu por volta das 20h30. O detento que escapou foi identificado como Luciano Amaral Bezerra, de 42 anos, mais conhecido como ‘toupeira’. Preso por tráfico de drogas, ele trabalhava na limpeza da unidade. “Após uma faxina, ele foi levar o lixo para fora e não voltou”, relatou.

Quanto a responsabilidades pela fuga, Zemilton ressaltou que a equipe de plantão deverá ser ouvida durante a sindicância, pois mesmo sendo considerado de confiança, “o preso jamais deveria ter deixado a unidade sem supervisão”.
 
Já no CDP de Parnamim, a morte do preso foi registrada por volta das 21h, momento em que o corpo de Igor Alves da Silva, de 18 anos, foi encontrado dependurado pelo pescoço. Zemilton explicou que somente a perícia da polícia técnica porderá atestar se o detento tirou a própria vida ou se foi vítima de um homicídio. De acordo com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o preso tinha marcas de unhas no pescoço. Via g1/RN.

RN já tem confirmado mais de 7,5 mil casos de dengue em 2016.

ddd
O mais recente Boletim Epidemiológico divulgado pelo Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aponta que no Rio Grande do Norte foram notificados 52.750 casos suspeitos de dengue em 2016, até a semana epidemiológica número 23 (término em 11/06/2016).

Os números representam uma incidência acumulada de 1.634,04/100.000 hab e de acordo com o PECD houve um aumento importante no percentual quando comparado com o mesmo período de 2015, quando foram notificados 24.553 casos suspeitos e incidência de 760,58/100.000 hab.

Dos casos notificados, 7.523 (14,26%) foram confirmados, 7.440 para dengue, 72 como dengue com sinais de alarme e 11 como dengue grave. Em 2015 no mesmo período foram confirmados 5.389 (21,95%), para dengue foram 5.332, dengue com sinais de alarme foram 48 e 9 como dengue grave.

Em 2016, 122 (73,1%), dos municípios apresentam uma alta incidência acumulada de dengue, que são municípios que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes. 31 (18,6%) com média incidência, 13 (7,8%) com baixa incidência e 1 município (0,6%) silencioso, ou seja, não notificou nenhum caso suspeito de dengue nesse período.

A SESAP-RN alerta para a importância de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificar todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito de doenças de notificação compulsória definidas pelo Ministério da Saúde através da Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016.

Simulado online do Enem está disponível a partir de hoje.

A partir de hoje (25), estudantes de todo o país poderão fazer gratuitamente o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na plataforma Hora do Enem. As provas podem ser acessadas até as 20h do dia 3 de julho.

Qualquer interessado que estiver se preparando para o Enem poderá participar. Basta se cadastrar no site horadoenem.mec.gov.br. Os alunos da rede pública que não tiverem acesso à internet poderão fazer o simulado em sua própria escola, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Além de poder conferir a nota imediatamente após o término da prova, o estudante também poderá checar se conseguiu atingir a nota de corte do curso ou universidade desejada.

Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará então um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer.

Este é o segundo simulado online. Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional do Hora do Enem, realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido entre os dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% dos alunos que fizeram a prova estudam na rede pública de ensino.

Pelo menos mais dois serão feitos até a data do Enem, previstos para os dias 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. O último exame será no mesmo formato do Enem e terá dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.

Realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Hora do Enem oferece aos alunos cadastrados uma plataforma de estudos personalizada. Além de poder testar seus conhecimentos em simulados, os estudantes têm acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas, exercícios comentados por professores e possibilidade de criar um cronograma de estudos online.

Desenvolvida pela Geekie Games, a plataforma também está disponível na Google Play paradownload em smartphones Android.

Pão recheado.

Ingredientes para a massa.
1/2 kg de farinha de trigo
1 pc de fermento biológico seco
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
4 colher (sopa) óleo
1 ovo
água morna

Ingredientes para o recheio.
250 g de presunto
150 g queijo muçarela
3 tomates fatiados
orégano
gema para pincelar

Modo de prepara.
Em um recipiente, coloque a farinha, fermento, sal, açúcar, óleo, ovo e misture bem. Aos poucos, coloque a água. Vá amassando e sovando a massa até dar o ponto. Deixe descansar por 2 horas. Com um rolo, estique a massa. Coloque uma camada de presunto, tomate e queijo. Polvilhe o orégano. Enrole a massa e feche as pontas. Faça uns cortes na massa.
 
Pincele a gema. Leve ao forno por 50 minutos até dourar.a

Gilberto Gil recebe alta em SP após uma semana internado.

O cantor Gilberto Gil recebeu alta na tarde desta sexta-feira (24), após permanecer sete dias internado para dar continuidade a um tratamento de insuficiência renal, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

"A todos que enviaram mensagens carinhosas, muito obrigado. Já estamos a caminho de casa. #AqueleAbraço", escreveu o cantor no Instagram.

Segundo a assessoria do artista, ele embarca para o Rio ainda nesta noite e "irá passar o aniversário em casa". Gil completa 74 anos neste domingo (26). O tratamento é realizado mensalmente na capital paulista e não há informações de quanto tempo durará.

Ele foi internado no dia 17 de junho, e a expectativa era que recebesse alta em poucos dias. Ainda de acordo com a assessora do cantor, Gil apresentou uma reação a um medicamento e, por isso, precisou ficar mais tempo no hospital.

O cantor está sendo tratado pela equipe do cardiologista Roberto Kalil Filho e do nefrologista Paulo Ayrosa Galvão.

sexta-feira, junho 24, 2016

Prefeito anuncia cancelamento do concurso da saúde de Natal/RN.

O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) anunciou, na tarde desta sexta-feira (24), o cancelamento do concurso público promovido pela Prefeitura de Natal para a Saúde. As provas foram realizadas no último domingo (19). Os vários problemas na aplicação resultaram no cancelamento.

“Diante das irregularidades insanáveis confirmadas pela comissão do concurso público da saúde, determinamos a anulação do concurso. Novo certame será realizado em data a ser definida. Nossa determinação é garantir a lisura do concurso. Não compactuamos com o erro”, comunicou o prefeito.

ABC convoca torcida para assistir partida contra o Remo no Frasqueirão.

O ABC anunciou nesta sexta-feira (24) que vai transmitir a partida contra o Remo-PA, neste sábado (25), às 18 horas, no estádio Frasqueirão. A entrada custa apenas R$ 5 para quem não for sócio. O sócio-torcedor tem acesso sem pagar.

“Junte a família, chame os amigos e venha torcer pelo Clube do Povo! Os bares estarão abertos e prontos para recebê-lo”, convocou através das redes sociais. A cerveja custará R$ 3.

Na Série C, o ABC é o sexto colocado, com sete pontos. Em caso de vitória, o clube pode entrar no G4 do grupo A.

Ator de 'Vamp' é encontrado na Zona Sul do Rio.

O ator Aleph del Moral, de 39 anos, que ficou conhecido por interpretar o personagem Rubinho na novela “Vamp” (1991) da TV Globo, foi reconhecido por uma secretária, enquanto estava sentado em uma calçada perto de uma igreja no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta sexta-feira. Ele estava desaparecido desde último dia 9 de junho.

Lucimery Fernandes estava acompanhada de um amiga a caminho de uma missa na Igreja São João Batista, quando viu o ator. A secretária, que soube do desaparecimento de Aleph pelo EXTRA, contou que elas o abordaram e conversaram.

— Minha amiga contou que ele estava sendo procurado pela família. Mas ele não lembrava que tinha mãe. O engraçado é que ele sabia o próprio nome, que era ator, que já tinha feito novelas e filmes. Ele falou que já tinha trabalhado na TV Globo. A gente ofereceu ajuda, mas ele ficou com medo e foi embora, na direção da praia — contou a secretária, que conseguiu fotografar o ator.

Fiern conclui Mais RN e descreve plano de desenvolvimento.

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) concluiu o Mais RN, que faz um diagnóstico sobre a situação econômica do Estado e descreve um plano de desenvolvimento e promoção de investimentos para os próximos vinte anos. O projeto foi criado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB), durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN em 2013, tendo sido financiado pela iniciativa privada.

“O Rio Grande do Norte tem, com o Mais RN, um projeto de desenvolvimento. A FIERN, junto com um grupo de empresários, trouxe esse programa, com todo um levantamento e diagnóstico sobre a economia do Estado, aproveitando os planos feitos até hoje, as informações disponíveis, os estudos e compilando neste novo projeto. Foram identificadas as principais matrizes para o nosso crescimento. Temos assim as soluções em diferentes áreas, na educação, na formação profissional, as oportunidades de negócios, as necessidade de infraestrutura, enfim um guia que pensa o RN nas próximas duas décadas e serve de norte para o Poder Público e a iniciativa privada”, destacou Amaro Sales, presidente da Federação.

Para o deputado federal Rogério Marinho, “o Mais RN irá revolucionar a economia potiguar. O Rio Grande do Norte carecia de um plano de desenvolvimento econômico pensado a curto, médio e longo prazo. Com esse estudo, nosso estado terá a integração de sua economia com projetos que garantirão o crescimento sustentável e competitivo”. Via PnoAr.

Quina de São João pode pagar R$ 140 milhões nesta sexta-feira.

O sorteio especial da “Quina de São João” pode pagar ao acertador das cinco dezenas cerca de R$ 140 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF). O sorteio será realizado em Campina Grande-PB, às 20 horas.

A aposta simples, com cinco números, custa R$ 1,50 e pode ser feita até as 19 horas em qualquer lotérica do país.

De acordo com a Caixa, quem acertar sozinho e quiser aplicar o valor em poupança vai ter retorno de R$ 915 mil por mês. Ou ainda comprar mais de 200 carros de luxo.

Começam hoje as inscrições para o Fies.

Os interessados em financiar o ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se inscrever a partir desta sexta-feira (24) até o dia 29, no portal do Fies. Serão oferecidos 75 mil financiamentos. As vagas estão disponíveis para consulta, na internet.

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.

Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.

O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.

O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

RN é o único estado do Nordeste com acréscimo de voos internacionais.

Desde o ano passado companhias aéreas têm cancelado sistematicamente dezenas de voos internacionais. Neste mês de junho a queda foi generalizada nas cinco regiões do Brasil, se comparado ao mesmo período do ano passado. E na contramão da crise, Natal é a única cidade nordestina e uma das três do Brasil a registrar aumento da malha aérea internacional.

Enquanto a média no Nordeste foi de queda de 24,52% no número de voos internacionais, Natal subiu 30,77%. Além de Natal, apenas Belém (PA) e Florianópolis (SC) também aumentaram os voos estrangeiros. Se considerada a variação do semestre no Nordeste, a média geral foi de 6,04% negativo, enquanto Natal teve acréscimo de 28,89%, se comparado ao primeiro semestre de 2015.

A estatística é do portal Panrotas e foi divulgada essa semana pelo Conselho de Turismo do Nordeste (CTI Nordeste), e leva em consideração, também, o número de assentos. Na região Nordeste, Natal também foi única cidade a computar aumento, com 23,22% superior a junho de 2015, sendo a média geral do Nordeste para o mês, 20,23% negativo. No semestre foram 6.854 assentos superiores a 2015. Esse acréscimo representa em torno de R$ 17 milhões na economia do RN.

“No turismo nada acontece por acaso. Não basta ser um destino vendável ou acreditar que belezas naturais e riqueza cultural manterão o fluxo turístico desejável. É preciso estratégia, ousadia e investimento. E foram essas diretrizes que nosso governador Robinson Faria adotou para a pasta desde o início de sua gestão”, apontou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar. Via PnoAR.

Romário é acusado de vender voto contra Dilma por deputada do PSDB.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) é conhecida como uma das principais militantes na causa dos deficientes dentro da Câmara dos Deputados, e não ficou nenhum pouco satisfeita com a nomeação da ex-deputada Rosinha de Adefal para a Secretaria da Pessoa com Deficiência. A nomeação feita pelo presidente interino, Michel Temer, foi oficializada na última segunda-feira (20) no Diário Oficial da União. E, para a parlamentar tucana, um nome foi decisivo nessa escolha: o senador Romário (PSB-RJ).

Mara Gabrilli apontou a "venda" do voto de Romário na votação do impeachment no Senado Federal contra a presidente Dilma Rousseff como um acordo com Michel Temer para que Adefal ficasse com a vaga. A tucana falou com todas as palavras: "Romário trocou o voto do impeachment por este cargo", segundo o colunista do O Globo, Lauro Jardim. 

A deputada ainda completou dizendo que o que Romário fez é o "jogo mais podre da política", e criticou o Baixinho por se fazer de honesto, mas, por debaixo dos panos, ter ido ao Planalto negociar seu voto em favor de um cargo. A tucana afirma que o senador carioca foi ao Palácio do Planalto e pediu o cargo, em troca, prometeu que daria seu voto a favor de Temer quando chegasse a hora no Senado. Segundo ela, a indicação de Rosinha Adegal seria uma "recompensa".

As críticas de Gabrilli não ficaram apenas no senador. A tucana também atacou o presidente interino, dizendo que, se Michel Temer tem essa prática, ele mostra "pouca sensibilidade" com a causa de pessoas com deficiência.

Hospital Regional de João Câmara/RN recebe equipamento de tecnologia de ponta.

O Laboratório do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, de João Câmara, recebeu ontem quinta-feira(23) um equipamento de tecnologia de ponta que realiza coagulograma completo. O coagulograma adquirido permitirá ainda fazer o monitoramento terapêutico de pacientes portadores de distúrbios da coagulação sanguínea, distúrbios  cardíacos.

O aparelho de coagulograma é um sistema ótico monocanal para determinação dos parâmetros básicos da cascata de coagulação. Permite  fazer avaliação dos parâmetros de hemostasia, processo bioquímico que protege o corpo da perda de sangue, proveniente de dano vascular.

O equipamento possibilita o Hospital Regional de João Câmara detectar problemas de coagulação em pacientes que necessitam se submeter a procedimentos cirúrgicos bem como o acompanhamento de pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. Via Assis Silva.

UFRN sediará encontro sobre cultura hebraica.

O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza nos dias 4 e 5 de julho o I Encontro de Língua e Cultura Hebraica. O evento acontece no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). As inscrições são gratuitas e acontece no local, das 9h às 9h30.

O evento tem o objetivo de introduzir a história e o desenvolvimento da língua hebraica e dos textos clássicos ao público geral, incentivar estudos sobre a língua e a cultura dentro da academia e apresentar aspectos da história e da cultura judaica na contemporaneidade.

Próteses não devem ser lavadas no chuveiro.

Só quem passou um período sem algum ou todos os dentes na boca sabe qual é a sensação de poder sorrir com orgulho por causa de uma prótese dentária. No entanto, o sucesso do novo sorriso não depende só do trabalho do dentista, não. Saber higienizar e cuidar bem da prótese faz toda a diferença. Afinal, ela não é eterna e precisa de uma manutenção bem cuidadosa. 

Apesar de hoje em dia já existirem outras opções para repor os dentes, como os implantes osseointegrados, muitas pessoas ainda optam pelas dentaduras por preferência, grana ou indicação do profissional. Se esse é o seu caso, se liga nesses cuidados fundamentais para que o seu sorriso tenha qualidade por muito mais tempo.  

Mas e a boca?
Além dos cuidados com a prótese em si, não se pode deixar de ter atenção com a limpeza da boca. Mesmo pessoas que não têm nenhum dente devem limpar os tecidos bucais usando escovas ultramacias, gaze, limpador de língua e antissépticos bucais. “Essa limpeza regular ajuda a evitar infecções na mucosa bucal, como a candidíase, e infecções à distância, como pneumonias aspirativas e endocardite infecciosa”, diz a especialista.

Justiça decreta prisão de três acusados de estupro coletivo no Rio.

A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva de três acusados de participar do estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos, na comunidade da Barão, na zona oeste da cidade. Raí de Souza, Raphael Assis Duarte Belo e Moisés Camilo Lucena tiveram a prisão decretada pela 2ª Vara Criminal Regional de Jacarepaguá. 
 
Eles são acusados do crime de estupro de vulnerável. Raí de Souza e Raphael Belo também respondem pelo crime de filmar cena pornográfica envolvendo adolescente. Raí ainda é acusado de divulgar essas imagens. 
 
O inquérito em relação a Lucas Perdomo Duarte Santos foi arquivado. A denúncia em relação a Sérgio Luiz da Silva Júnior foi rejeitada. Com isso, sua prisão temporária foi revogada. O processo contra Marcelo Miranda da Cruz Correa e Michel Brasil da Silva ficará a cargo da Justiça Federal.

Duplo homicídio na festa junina de João Câmara/RN repercute na mídia estadual.

Repercute na imprensa estadual o duplo homicídio ocorrido na  madrugada desta sexta-feira (24) durante a festa junina que estava acontecendo na rua 29 de outubro em João Câmara.  Ainda não se sabe a motivação do crime sem o autor ou autores. O caso será investigado pela Polícia civil.

Uma das vítimas foi identificada pela equipe do Instituto Técnico e cientifico de Polícia – ITEP, como  Ronaldo Firmino da Silva, de 24 anos de idade. A outra vítima ainda deu entrada no ITEP sem identificação conforme Boletim de Registro de óbitos do órgão. Via Assis Silva.

RN é o maior gerador de energia eólica do Brasil, aponta IBGE.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. É o que aponta o estudo ‘Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o estado é responsável por mais de 30% da energia eólica produzida no país. O estudo também revela que o RN também é o maior produtor de petróleo de toda a região nordeste.

Segundo o IBGE, a região nordeste é responsável pela maior parte da produção eólica no país. O RN, com 31,3% é seguido pelo Ceará (23,4%) e o interior da Bahia (16,9%). Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (23), apesar de ter crescido 461% entre 2010 e 2014, a energia eólica representa apenas 2,1% da matriz energética brasileira.

Wilma poderá apoiar candidatura de Rosalba em Mossoró/RN.

O Partido Trabalhista do Brasil pode caminhar junto ao Partido Progressista em Mossoró. A aliança foi discutida na manhã desta quinta-feira, 24, entre a presidente estadual do PTdoB, Wilma de Faria, e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que trabalha uma coligação na capital do Oeste tendo como pré-candidata à prefeitura sua mulher, a ex-governadora Rosalba Ciarlini.

“Foi um diálogo muito positivo. Estamos dando prosseguimento a conversas iniciadas pelo diretório de Mossoró e foi muito bom, porque há interesse de ambas as partes”, observou a ex-governadora.

Carlos Augusto também aposta na aliança. “Gostei muito da conversa que tivemos. Vocês não vão ter melhores parceiros nessas eleições do que nós”, reforçou.

Participaram também da reunião o presidente municipal do PTdoB e pré-candidato a vereador, Franklin Robson, o vice-presidente estadual da legenda, Décio Santiago, entre outros companheiros da sigla.

Ex-adversárias políticas, Wilma e Rosalba caminham para deixar as divergências de lado.

Parentes procuram por ator de ‘Vamp’ que desapareceu no Rio.

Parentes e amigos estão a procura do ator Aleph del Moral, de 39 anos, que ficou conhecido por interpretar personagem Rubinho na novela “Vamp” (1991) da TV Globo. Ele desapareceu após sair de casa para dar um passeio no Sana, vilarejo do distrito de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, onde mora com a mãe. A irmã do ator, a funcionária pública Durga del Moral, de 35 anos, conta que está preocupada com a segurança do irmão, que sofre de esquizofrenia e pode estar morando nas ruas.

Segundo Durga, o ator, que está afastado da profissão, saiu de casa no último dia 9 de junho para não mais ser visto pelos parentes. Ela acredita que o irmão possa estar circulando pelas ruas de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, onde foi visto recentemente.

— Ele logo novo apresentou sinais de esquizofrenia, que foi se agravando com o tempo. Ele saiu de casa normalmente, como sempre sai, para dar uma volta, mas não retornou. Meu irmão já sumiu várias vezes, mas o problema é que da ultima vez ele ficou sete meses fora de casa e foi encontrado em São Paulo. Ele tinha todos os hábitos de quem vive nas ruas quando foi achado. Por isso, estamos muito preocupados porque é muito difícil encontrar alguém nesse país tão grande — explica Durga, que tem esperança de se reencontrar com o irmão em breve. — Tivemos noticias que ele foi visto na Praça São Salvador (em Laranjeiras), mas minha mãe foi pra lá, procurou toda a semana e nada. Ela é idosa e está muito triste.

A irmã diz ainda que Aleph usa um medicamente antipsicótico, mas quando desaparece para de usar a medicação.

quinta-feira, junho 23, 2016

Tráfico de drogas praticado por réu primário não é crime hediondo, define STF.

Após a mudança de entendimento de três ministros, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira, 23, que tráfico de drogas praticado por réu primário, sem antecedentes criminais, não é crime hediondo. Edson Fachin, que havia pedido vista para analisar o assunto, foi o primeiro a mudar seu voto. No julgamento anterior, realizado no início do mês, ele havia defendido que a prática era de máxima gravidade. Também voltaram atrás e mudaram de entendimento os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber. Mantiveram o voto e ficaram vencidos os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello.

O julgamento sobre o tema começou em junho de 2015. A ação tratava de um caso com repercussão geral, ou seja, com validade para outras ações semelhantes, em que duas pessoas sem antecedentes foram presas em Mato Grosso do Sul transportando 55 embalagens com 772 quilos de maconha.

A lei brasileira considera o tráfico de drogas um crime hediondo ou seja, sem direito a pagamento de fiança e com progressão de pena mais lenta que o tempo estabelecido para os crimes comuns. A Lei de Drogas, no entanto, abrandou as normas para o que chama de tráfico privilegiado, definindo que réu primário, de bons antecedentes e que não se dedique a atividades criminosas nem integre organização criminosa, tenha pena reduzida.

Além de serem inafiançáveis, os crimes hediondos devem ter penas cumpridas inicialmente em regime fechado, e a progressão de regime só pode acontecer após o cumprimento de dois quintos da pena, se o réu for primário, e de três quintos, se for reincidente.

Nas sessões anteriores que trataram do tema, a relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, votou para não se aplicar aos casos do chamado tráfico privilegiado as consequências penais dos crimes hediondos. Fachin, no entanto, havia se manifestado contra esse entendimento e a Corte já havia formado maioria nesse sentido.

No início do mês, quando o julgamento voltou à pauta, uma intervenção do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, fez Fachin abrir mão do próprio voto divergente e pedir vista. Na ocasião, Lewandowski trouxe ao debate dados estatísticos sobre o aumento da população carcerária do País.

O presidente do STF voltou a destacar esse assunto durante o seu voto nesta quinta-feira. Ele ressaltou que, hoje, a grande maioria das mulheres presas está nessa situação por conta de envolvimento em tráfico de drogas e que, muitas vezes, elas são usadas apenas como “mulas” no processo.

Justiça derruba restrição do uso de aviões da FAB por Dilma Rousseff.

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul autorizou a presidente afastada Dilma Rousseff a usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) fora do trajeto entre Porto Alegre e Brasília. Em decisão publicada na tarde desta quinta-feira (23), a juíza Daniela Cristina de Oliveira Pertile, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, acolheu ação de Dilma pedindo a ilegalidade de um parecer da Casa Civil que a proibia, entre outras coisas, do uso de aeronaves cedidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) se não fosse para até a capital gaúcha, onde reside.

A magistrada concordou com o direito ao deslocamento de Dilma a Porto Alegre e aos locais que ela considerar necessários à sua defesa no processo de impeachment, destacando a necessidade de segurança pessoal, o que impossibilitaria o uso de aviões comerciais. No entanto, determinou que a presidente afastada faça o ressarcimento dos gastos com as viagens, conforme artigo 76 da Lei n° 9.504/97.

A ação pedia ainda que não haja restrições do uso das residências oficiais, e que não ocorresse alteração da nomenclatura do nome do gabinete pessoal da presidente da República. Além disso, pedia que não ocorresse redução de sua equipe.

"Ao dispor sobre o uso de residência oficial, transporte aéreo e manutenção da equipe de servidores, é óbvio que o Senado Federal não autorizou o exercício arbitrário de tais prerrogativas, pois, como é comum ao Estado de Direito, estas deverão ser exercidas nos limites da legalidade, dos direitos e garantias constitucionais e dos princípios que emanam de todo o nosso sistema jurídico", escreveu a juíza em seu despacho.

O parecer da Casa Civil é assinado pelo subchefe de Assuntos Jurídicos, Gustavo do Vale Rocha. A Casa Civil explicou que, por estar afastada de suas funções presidenciais, Dilma não tem compromissos oficiais que demandem o deslocamento em aviões da FAB. Explicou, ainda, que o uso está autorizado nos deslocamentos de Brasília a Porto Alegre porque familiares de Dilma residem na capital gaúcha.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o governo vai, inicialmente, acatar a decisão da Justiça, mas ainda não conhece o inteiro teor. Segundo a assessoria, só depois de ter acesso à decisão completo que o governo analisará se cabe algum recurso.

Pesquisa da UFRN pode criar inseticidas para combate ao Aedes aegypti.

O laboratório de Entomologia Médica, área que estuda insetos transmissores de doenças aos humanos, do Departamento de Microbiologia do Centro de Biociências da UFRN, realizou uma pesquisa que pode gerar novos inseticidas para o combate ao Aedes aegypti: são as sementes de seis espécies de plantas da família Febaceae, uma das maiores da botânica. Os resultados são oriundos da dissertação de mestrado apresentada neste ano , por Juliana Macêdo Chagas, do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFRN, com orientação da professora doutora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

A escolha de pesquisar o potencial inseticida de plantas se deu por essas serem uma alternativa menos tóxica aos produtos químicos comumente utilizados para a batalha contra o Aedes aegypti. As sementes analisadas são das espécies Clitoria fairchildiana (clitória); Adenthera pavonina (carolina); Prosopis juliflora (algaroba); Leucaena leucocephala (leucena); Delonix regia (flamboyant); e Canavalia ensiformis (feijão de porco), todas facilmente encontradas na região de Mata Atlântica do país.

Dessas, a que mais apresentou eficácia foi a Clitoria fairchildiana, conhecida popularmente como clitória. Nos testes feitos, a semente da clitória conseguiu eliminar o mosquito em todas as suas fases (ovo, larva, pupa e adulta) e apresentou características de repelente, afastando a fêmea dos líquidos que continham seu extrato.

Tchau querida.


Inscrições para cursos de idiomas no Senac estão abertas.

O Senac abriu matrículas para os cursos de inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e libras, nos municípios de Natal, Macaíba, Mossoró e Assú. Os interessados podem acessar as opções disponíveis em cada cidade e realizar cadastro por meio do site www.rn.senac.br/idiomas.

Há mais de 15 anos ofertando cursos de idiomas no Rio Grande do Norte, a instituição é referência na área, contando com carga horária diferenciada e instrutores certificados internacionalmente. Somente em 2015, foram contabilizadas mais de 7.400 matriculas no segmento.

O Senac dispõe de cursos em diversos níveis, desde o básico ao avançado, para diferentes perfis: adolescentes, estudantes universitários, empresários, dentre outros. As aulas para o segundo semestre terão início no dia 25 de julho.

O teste de nivelamento, que identifica o nível de conhecimento do aluno em determinado idioma, ocorre nas unidades do Senac de Natal e Mossoró, no período de 18 a 22 de julho.

O jogador Jobson é preso suspeito de estuprar quatro adolescentes no interior do PA

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, dia 23, em cumprimento a mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça de Conceição do Araguaia, no Sudeste paraense, o atacante Jobson. O ex-jogador do Botafogo é suspeito de estuprar quatro adolescentes que residem no município. Ele foi preso pela equipe de policiais na sua chácara, localizada na cidade de Couto Magalhães, Oeste do Tocantins. 

Jobson também é suspeito de um quinto caso de estupro, que ainda está sendo investigado pela polícia. Ao ser preso, o atleta não ofereceu resistência e foi levado em uma viatura policial até a delegacia de Conceição do Araguaia, inicialmente, para prestar depoimento. Em seguida, será apresentado ao juiz responsável pelo mandado de prisão.

Segundo nota divulgada pela assessoria da Polícia Civil do Pará, o inquérito policial foi instaurado há uma semana, depois que uma das vítimas, uma garota de 13 anos, denunciou que fotos suas em situações pornográficas estavam circulando em grupos de rede social. Ainda segundo a vítima, o jogador teria aliciado a menor em Conceição do Araguaia para levá-la até sua chácara, no Tocantins, junto com outras três adolescentes. Lá, as vítimas teriam sido embriagadas e entorpecidas para, em seguida, serem abusadas sexualmente. 

Ainda de acordo com as denúncias, uma das menores chegou a telefonar para o jogador, dizendo que iria denunciá-lo, e ele, em seguida, teria feito ameaças à garota.
 
- Ele aliciava as garotas para fazer festas com bebidas e drogas e as levava para sua chácara ou para outros lugares. São quatro adolescentes, uma vai completar 13 anos, a outra já tem 13 anos completos e as outras duas têm 14 anos completos – afirmou o delegado Rodrigo da Motta, em nota da Polícia Civil.

Polícia mata atirador em cinema na Alemanha; nenhuma pessoa ficou ferida.

A polícia alemã matou o homem que abriu fogo dentro de um cinema na cidade alemã de Viernheim, ao sul de Frankfurt. Ao contrário dos primeiros relatos, o ataque não deixou feridos.

Segundo o ministro do Interior do Estado de Hesse, Peter Beuth, o homem mascarado entrou no cinema e disparou cerca de quatro tiros. Ele então andou dentro do complexo, localizado em um shopping da cidade.

Ainda não se sabe a identidade ou os motivos do atirador, ou mesmo se as balas que estavam dentro da arma eram de verdade. As pessoas que foram inicialmente afirmadas como “feridas” seriam na verdade aquelas que teriam inalado gás lacrimogênio disparado pela própria polícia, de acordo com informações do jornal El País.

Jovem é achado morto em cisterna onde corpo de amigo foi encontrado.

Um jovem de 20 anos, que estava desaparecido desde o dia 18 de junho, foi encontrado morto dentro de uma cisterna de 20 metros no bairro de Rosa Neto, no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O resgate do corpo foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Porto Seguro no final da tarde de ontem quarta-feira (22).

O rapaz foi encontrado na mesma cisterna onde um amigo dele, um adolescente de 14 anos, foi achado morto no dia 19 de junho. Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem de 20 anos demorou um pouco mais para ser localizado porque estava soterrado.

O adolescente de 14 anos foi encontrado com diversas marcas de tiros. Já o jovem de 20 anos foi localizado em estado avançado de decomposição. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro.

UFRN oferta vagas para mestrado profissional em Engenharia de Software.

Estão abertas, até o dia 6 de julho, as inscrições para o curso de mestrado profissional em Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São oferecidas vagas nas linhas de pesquisa: Engenharia de Sistemas Web e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Entre as 20 vagas disponíveis, oito são destinadas a servidores da área de TI do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), duas a servidores da UFRN e dez serão destinadas a funcionários de empresas atuantes no setor de Tecnologia da Informação, mediante convênio específico a ser firmado com a universidade.

As inscrições devem ser feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). De acordo com o edital, somente serão homologadas as inscrições no processo seletivo de profissionais vinculados a empresas públicas ou privadas que tenham manifestado interesse oficialmente em estabelecer convênio com a UFRN para custeio do curso.

O processo seletivo acontece entre os dias 7 e 13 de julho com prova escrita, entrevista técnica e análise da proposta de Intervenção. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 14 de julho.

Outras informações podem ser conferidas no edital de seleção ou pelo telefone: (84) 3342-2216, ramal 114.

Doutorado em Biotecnologia recebe inscrições até esta segunda-feira.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Centro de Biociências realiza processo seletivo para admissão de novos alunos em de doutorado. As inscrições vão até o dia 27 de junho.

O Programa tem como objetivo formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior no campo da Biotecnologia, além de incentivar pesquisas na área sob perspectiva multi e interdisciplinar, produzir, difundir e aplicar conhecimentos da Biotecnologia na realidade econômica e cultural da região Nordeste.

Dividido em quatro áreas de concentração, o programa oferece as seguintes opções: Biotecnologia em Saúde, Biotecnologia em Recursos Naturais, Biotecnologia em Agropecuária e Biotecnologia Industrial.

São 133 vagas, sendo dez reservadas para alunos estrangeiros, avaliados individualmente pela coordenação do PPGB-Renorbio com critérios específicos. As vagas serão distribuídas de acordo com a instituição nucleadora e com a área de concentração em que há orientadores habilitados.

As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico, no site do programa. Em seguida, o candidato deve encaminhar, até o último dia do prazo de inscrição, a documentação para a Secretaria do Ponto Focal Estadual à qual o aluno está vinculado.

Demitido da Globo, Pedro Cardoso desabafa: “Tiveram desprezo do meu trabalho”.

Foram 34 anos Pedro Cardoso nas telinhas, 13 deles foram com personagem Agostinho Carrara de “A Grande Família”, na TV Globo. Depois do fim do seriado, Cardoso contou como foi sua saída emissora em entrevista à rádio Jovem Pan.

“Quando terminou ‘A Grande Família’, eu apresentei dois projetos. Um foi exibido no ‘Fantástico’. Era um quadro de improviso, mas não gostaram. Talvez porque brigava com o mundo do faz de conta que a televisão propõe”, contou.

Insatisfeito do tratamento da emissora com o seu trabalho, Cardoso desabafa: “Eu achava que a TV Globo me ofereceria um horário para eu desenvolver um projeto autoral. Tiveram o mais absoluto desprezo pelo meu trabalho lá dentro”.

Pesquisadores descobrem anticorpos capazes de ‘neutralizar’ zika vírus.

Pesquisadores europeus anunciaram nesta quinta-feira que descobriram “poderosos” anticorpos que são capazes de “neutralizar” o zika vírus, uma descoberta que abre caminho para uma vacina contra esse vírus que está relacionado a uma série de problemas cerebrais.

Em testes realizados em laboratório, os anticorpos permitiram “neutralizar” o zika e o vírus da dengue, “o que poderia levar ao desenvolvimento de uma vacina universal” que protegeria contra as duas doenças, indicaram os pesquisadores na revista Nature.

Após gravar cena atores de “Os Dez Mandamentos” estão com alergia.

Na última terça-feira (21/06) a terra se abriu na novela “O Dez Mandamentos” e engoliu grande parte do elenco, a cena que foi bastante elogiada pela crítica também conseguiu fazer a trama bater recorde de audiência e encostar na Globo no horário em que foi exibida.

Porém as cenas não foram nada fáceis de serem feitas, isso porque as chuvas de maio e junho, que não estavam previstas, estão atrapalhando o andamento dos trabalhos. Segundo informa a colunista Patrícia Kogut a equipe teve que fazer o deserto dentro de um estúdio, os atores tiveram que usar máscaras e só tiraram na hora de gravar.

Mesmo com os cuidados grande parte do elenco ficou com alergia, vale lembrar que a cena da terra se abrindo era uma das mais esperadas da segunda temporada. “Os Dez Mandamentos” já está em reta final e seu último capítulo será exibido dia 4 de Julho, o horário será ocupado por “A Terra Prometida” que terá a missão de manter ou elevar os resultados de Moisés.

Detran/RN inicia novo teste prático de direção veicular em veículos adaptados.

São 51 veículos para Natal e Mossoró, sendo 18 motocicletas, dois caminhões, dois ônibus, duas carretas e 27 carros (dois desses adaptados para pessoas com deficiência física). O contrato prevê ainda mais três vans equipadas com a estrutura similar de monitoramento que as sedes de Natal e Mossoró possuem, uma maneira de também realizar testes móveis pelo interior do Estado.

A partir de agora os candidatos a motorista vão utilizar veículos adaptados com equipamentos que monitoram todo o percurso e as ações no momento do exame.

Os veículos possuem computador de bordo e sensores internos para detectar, por exemplo, se o condutor ajustou os retrovisores e está fazendo uso do cinto de segurança. Cada carro possui ainda quatro câmeras instaladas para registrar o desempenho dos candidatos: uma fica no para-choque traseiro, uma no retrovisor direito e há também duas câmeras no interior do veículo: uma voltada para o candidato e outra filmando o percurso.

Os dados da Telemetria captados na hora do teste prático são enviados automaticamente para o sistema de avaliação, permitindo que os examinadores definam prontamente as ações do motorista e o resultado do teste. Dessa forma, se julgar necessário, o condutor pode solicitar ao Detran todos os registros do teste de direção.

Com o novo sistema, os testes de direção para as categorias A e B já estão sendo marcados diretamente na sede do Detran/RN, no setor de Habilitação, sala 2, guichê 7. Em 15 dias, também poderão ser agendadas as categorias C, D e E. Atualmente, a sede em Natal realiza diariamente uma média de 180 exames práticos. Com a implantação do monitoramento, os candidatos têm conseguido agendar os testes cada vez mais rápido, até para o mesmo dia, dependendo da oferta de vagas.

Para o diretor-geral, Marco Medeiros, a principal mudança desse novo sistema será a transparência em todo o exame. “Estamos investindo em tecnologia para proporcionar mais transparência e segurança para os usuários e o resultado disso são testes mais rápidos, em que os motoristas poderão ter total acesso dos registros do seu desempenho”, explicou Marco Medeiros. Via PnoAR.

Atirador é morto após atacar cinema na Alemanha.

Um atirador mascarado foi morto pela polícia após atacar um complexo de cinemas no sudoeste da Alemanha, segundo o ministro do Interior do país, Peter Beuth.

Ele informou que policiais invadiram o local em Viernheim, cidade próxima a Frankfurt, após terem sido informados dos disparos.

"A polícia pensou que o atirador mantinha reféns e, por causa disso, ele foi morto", acrescentou Beuth.

Ao menos 20 pessoas teriam ficado feridas, muitas delas por causa do uso de gás lacrimogênio em um ambiente fechado.

Não está claro se alguma pessoa foi alvejada pelo atirador.

O dramático resgate de menino sob escombros após bombardeio na Síria.

Equipes de resgate correram contra o tempo para resgatar um menino sob escombros após um bombardeio em Aleppo, maior cidade da Síria. 

Ahmad, de 11 anos, ficou preso em meio aos destroços de um prédio atingido por um ataque aéreo.

Os profissionais envolvidos na operação pediram a ele que recitasse versos do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, para mantê-lo acordado.

Depois de uma hora, ele foi retirado dos escombros.

Mas pai, mãe, irmã, irmão e avó de Ahmad morreram no ataque.

Nos últimos dois meses, mais de 600 pessoas foram mortas em Aleppo, apesar das tentativas de um cessar-fogo. Via g1.

Prefeitura de Guamaré/RN antecipa vencimentos de junho e paga 50% do 13º salário.

O equilíbrio das finanças públicas com o planejamento tem garantido benefícios aos servidores do município de Guamaré que recebem nesta quinta-feira, 23, o salário de junho, acrescido da primeira parcela do 13º salário, que por lei pode ser pago pelas prefeituras até o dia 30 de novembro.

A valorização do servidor municipal em Guamaré acontece no momento em que o município atravessa uma crise com a frustração de receitas e mesmo assim, a prefeitura não tem recuado nos investimentos planejados para a educação, saúde, infraestrutura e outras áreas importantes.

A antecipação dos salários de junho com a primeira parcela do 13º salário chega numa boa hora e vai fomentar a economia do município. “Atravessamos a crise sem abrir mão de compromissos, porque contamos com uma equipe comprometida com resultados e que trabalha a partir de um planejamento estratégico, de forma que as quedas de arrecadação não afetem as metas traçadas”, disse o prefeito Hélio Miranda.

PF apreende armas e documentos durante operação Marlin, em Natal/RN.

Duas armas foram apreendidas pela Polícia Federal durante a Operação Marlin, deflagrada na Grande Natal, nesta quinta-feira (23). O armamento, de acordo com a PF, estava na residência do principal alvo da ação – um servidor do Ministério da Agricultura, cujo nome está sendo preservado enquanto as investigações estão em andamento.

O delegado regional de combate ao crime organizado, Paulo Henrique, que contou detalhes da ação. As armas aprendidas são “uma espingarda .22 e um revólver .38. Elas tinham registro, mas com o prazo de validade vencidos”.

Além dos armamentos, a PF apreendeu “basicamente documentos, justamente o objeto buscado para corroborar com os indícios que temos de lavagem de dinheiro”, contou o delegado.

Quanto ao investigado, Paulo Henrique conta que ele não teve a prisão decretada. “Ainda está em investigação, não foi pedido prisão e nem foi feito o indiciamento dele”, detalhou. Via PnoAR.

Time mossoroense de basquete feminino é campeão do JUVERNS.

O Colégio Mater Christi de Mossoró é o campeão de basquete feminino dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNS 2016), categoria 12 a 14 anos. A equipe mossoroense venceu o Colégio das Neves pelo placar de 24 a 12 na final realizada na quarta-feira (22), no ginásio do DED, em Natal, e vai representar o Rio Grande do Norte na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, no mês de setembro, em João Pessoa-PB.

O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França e o adjunto João Pessoa prestigiaram a final do basquete feminino, no ginásio do DED, assim como o chefe de gabinete Cezar Nunes e o coordenador dos JUVERNS, o professor da equipe da SEEL, Fábio Bezerra. As fases finais das modalidades coletivas, de 12 a 14 anos, prosseguem até o dia 31 de julho. A fase final da categoria 15 a 17 anos começa no dia 16 de julho (individual) e 22 de julho (coletiva).

Os JUVERNS 2016 – Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e Educação. Tendo como participantes as escolas da rede pública e privada do Estado, sendo considerada como a seletiva estadual nas modalidades coletivas e individuais de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os selecionados irão representar o Estado na etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano ocorrem em João Pessoa. Via PnoAR.

Potiguar está desaparecido há 11 dias no mar; família suspeita de homicídio.

A família do pescador potiguar Alevildo dos Santos Gama, de 32 anos, está procurando por ele, que está desaparecido há 11 dias. Ele saiu para pescar com quatro homens paraibanos em uma embarcação chamada 'Andrezinho 1º' e não voltou. A família suspeita que ele tenha sido assassinado.

De acordo com Manoel Agenilson, irmão do pescador, Alevildo estava pescando no dia 11 na praia de Acaú, na Paraíba. "Mas o desaparecimento aconteceu em Cabedelo", disse. Ainda segundo o irmão, os pescadores deram duas versões sobre o ocorrido. "A primeira é de que todos estavam dormindo e, quando acordaram, meu irmão não estava mais no barco. E a segunda é que ele teria discutiro com alguém do bar e pegou uma boia e se jogou em alto mar sozinho", disse.

A Capitania dos Portos da Paraíba informou que as buscas foram encerradas. Nascido em Touros, Alevildo dos Santos Gama estava morando em Maceió há um ano. Ele tem uma filha de 10 anos. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Cabedelo. Via g1/RN.

Sisu: instituições de ensino começam a convocar estudantes em lista de espera.

Os candidatos em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão a ser convocados pelas instituições de ensino a partir de desta quinta-feira (23). Os estudantes devem ficar atentos e acompanhar a convocação na instituição para a qual se candidataram.

O Sisu seleciona candidatos às vagas em universidades federais e estaduais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Puderam participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem de 2015 e não tiraram 0 na redação.

O prazo para se inscrever na lista de espera terminou no úlimo dia 17. Puderam participar tanto os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular quanto aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato.

Nesta edição foram ofertadas 56.422 vagas, em 65 instituições públicas de ensino superior.a

Atlético-MG domina Corinthians, vence no Mineirão e esfria estreia de Cristóvão Borges.

Dono de um dos elencos mais fortes do país, o Atlético-MG começa a respirar no Campeonato Brasileiro depois de um início bastante irregular. Na estreia do técnico Cristóvão Borges no Corinthians, o Galo dominou o adversário durante boa parte do jogo e venceu por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela décima rodada. Fred, em lance irregular, e Cazares, após falha grotesca do zagueiro Pedro Henrique, marcaram. Lucca descontou nos minutos finais para os paulistas.

Foragido de operação que investiga propina a Eduardo Campos é achado morto em motel.

O empresário Paulo César de Barros Morato, único foragido da Operação Turbulência, deflagrada pela Polícia Federal, foi encontrado morto na noite de quarta-feira (22) em um motel em Olinda (PE). A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco.

A operação investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro em Pernambuco e Goiás e que teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010 e que teria relação com campanhas eleitorais do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, morto em um acidente de avião em 2014.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte de Morato. A PF acompanha o caso, mas a responsabilidade da investigação é da Polícia Civil. “Se, porventura durante o percurso das investigações, alguma circunstância aponte vínculos ou tenha ligação com os fatos que estão sendo apurados dentro da Operação Turbulência poderemos entrar no caso”, informou a PF em nota.

De acordo com um funcionário do motel que pediu para não ser identificado, o empresário entrou no local por volta de 11h40. A equipe do estabelecimento começou a suspeitar de que algo estava errado por causa da demora em sair, porque as ligações feitas para o quarto não eram atendidas e por um mau cheiro vindo de dentro do local. A Polícia Militar foi chamada e arrombou a porta, encontrado Morato sem vida na cama. O funcionário relatou ainda que ele vestia calça jeans e estava sem camisa e que não havia marcas de sangue visíveis.

Na terça-feira (21), a PF cumpriu quatro das cinco prisões preventivas decretadas na operação: Apolo Santana Vieira, Eduardo Freire Bezerra Leite e João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, líderes da organização, e Arthur Roberto Lapa Rosal, investigado com testa de ferro do grupo, assim como o empresário encontrado morto.

De acordo com as investigações, Morato se apresentava como dono da empresa Câmara e Vasconcelos Locações e Terraplenajem, apontada como de fachada pela Operação Turbulência. A organização foi uma das compradoras do avião usado por Eduardo Campos na campanha presidencial.

A mesma empresa recebeu mais de R$ 18 milhões da empreiteira OAS, proveniente de pagamento por serviços de locação e terraplanagem que teriam sido realizados nas obras de Transposição do Rio São Francisco.

Procura por pílulas abortivas cresce 50% no Brasil por medo de zika.

Temendo os efeitos do vírus da zika em seus fetos, gestantes da América Latina procuram cada vez mais pílulas abortivas disponibilizadas na internet, encontradas em uma agência de assistência sem fins lucrativos, de acordo com novo estudo. No Brasil, a procura aumentou em 50% entre novembro de 2015 e março de 2016.

A pesquisa, publicada ontem quarta-feira (22) no periódico científico "The New England Journal of Medicine", é a primeira a medir a reação das mulheres grávidas aos alertas do vírus da zika, em nações onde o aborto é limitado ou proibido. Detectado pela primeira vez no Brasil no ano passado, o surto atual é ligado a mais de 1.600 casos de microcefalia, uma malformação craniana.

No país, o aborto é ilegal exceto em casos de estupro, quando a vida da mãe corre perigo ou a criança se encontra doente demais para sobreviver. Os pedidos pelas pílulas aumentaram, também, em outros locais da América Latina: 35,6% em El Salvador; 36,1% na Costa Rica; 38,7% na Colômbia; 75,7% em Honduras; 93,3% na Venezuela e 107,7% no Equador.

No momento em que o zika se dissemina pela América Latina, vários países, como El Salvador, vêm aconselhando as mulheres a evitar uma gravidez, mesmo que o acesso a métodos contraceptivos ou ao aborto seja restrito. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também advertiu casais que moram em áreas com transmissão do vírus a cogitarem adiar gestações.

quarta-feira, junho 22, 2016

Por contas na Suíça, Cunha se torna réu no STF pela 2ª vez.

Em julgamento nesta quarta-feira (22) da denúncia contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pelo suposto recebimento de propina em contas secretas na Suíça, o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu ação penal e tornou o deputado réu pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e falsidade ideológica com fins eleitorais.

Por unanimidade, os onze ministros da Corte aceitaram a denúncia. Esta é a segunda ação em que Cunha se torna réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A decisão do Supremo pode reduzir o apoio político a Cunha, que tenta escapar de um processo de cassação na Câmara que também trata das contas suíças do deputado.

O Supremo analisou hoje a denúncia da Procuradoria-Geral da República de que Cunha teria utilizado contas na Suíça para receber propina relativa à aquisição, pela estatal brasileira, de um campo de petróleo na costa do Benin, na África, em 2011, por US$ 34 milhões.

As investigações apontaram que uma conta ligada a Cunha teria recebido 1,3 milhão de francos suíços após o negócio ser fechado, o equivalente à época a 1,5 milhão de dólares. O repasse foi feito, segundo a Lava Jato, por João Augusto Rezende Henriques, operador que representaria os interesses do PMDB no esquema.

"Está documentalmente provado, e esse processo foi transferido da Suíça para a Justiça brasileira, de que as contas são de titularidade do acusado e que a origem dos recursos, ao menos nesse juízo de recebimento de denúncia, é absolutamente espúria", disse o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.