A Coca-Cola, a Ambev e a PepsiCo
anunciaram nesta quarta-feira, 22, que a partir de agosto as empresas
deixarão de vender refrigerante a cantinas de escolas com crianças de
até 12 anos e oferecerão apenas água mineral, suco, água de coco e
bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.
As companhias afirmaram em comunicado
que a estratégia faz parte de uma “mudança no portfólio de bebidas para
escolas em todo o País”. Segundo as três empresas, a venda de produtos
nos colégios terá foco em hidratação e nutrição a fim de contribuir para
uma alimentação mais equilibrada.
“A obesidade é um problema complexo,
causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu
papel de ser parte da solução”, declararam a Ambev, a Coca e Pepsi. “No
momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a
orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12
anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de
consumo.”
As empresas disseram que a mudança foi
baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e
nutrição, “além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das
crianças”.
Distribuição
O comunicado informou que a política
valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de
seus distribuidores. “Em relação às demais, aquelas que se abastecem em
outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por
exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio
da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.”
As três companhias declararam que estão
em contato com Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e
Bebidas Não Alcoólicas (Abir) para que essas diretrizes de venda de
bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.
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