sábado, janeiro 15, 2022

Liga Inglesa atende Arsenal e adia clássico contra Tottenham.

O clássico do Arsenal contra o Tottenham Hotspur, do norte de Londres, no domingo (16), foi adiado porque o elenco do Arsenal está afetado por infecções de Covid-19, lesões e jogadores afastados na Copa das Nações Africanas, informou a Premier League neste sábado (15).

O Arsenal "com relutância" pediu à liga na sexta-feira (14) para adiar o clássico, citando o número de jogadores indisponíveis no momento.

"Com o Arsenal tendo menos jogadores do que o necessário para a partida (13 jogadores de linha e um goleiro), o conselho aceitou o pedido do clube (para um adiamento)", disse a Premier League em comunicado.

Vinte e uma partidas da Premier League foram adiadas em pouco mais de um mês desde o aumento dos casos de covid-19 causado ​​pela variante Ômicron.

Estudo identifica enzimas que sobem em casos de traumatismo craniano.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e publicado na revista científica Neurological Sciences, da Sociedade Italiana de Neurologia, identificou a elevação de algumas enzimas em situações onde ocorre trauma craniano. Dessa forma, se confirmado o estudo, será possível identificar o grau de intensidade desse tipo de trauma em pacientes e, dependendo do nível indicado, identificar as situações em que seja necessária a realização de exame tomográfico.

De acordo com o neurocirurgião Rodrigo Faleiro, um dos pesquisadores que participaram do estudo, estando a enzima em níveis normais, a tendência é de que o trauma seja “de baixa intensidade”, não sendo então necessário fazer a tomografia.

“Apenas com um exame de sangue, você pode determinar se o trauma foi importante ou não”, explica o neurocirurgião, referindo-se à pesquisa que foi conduzida pelo grupo de estudo de lesões encefálicas traumáticas de Minas Gerais, que reúne pesquisadores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; da Santa Casa de Belo Horizonte; e do Hospital João XXIII. Segundo a UFMG, a investigação é inédita em humanos. Até então tinha sido feita apenas em animais.

Faleiro, que é médico do Hospital João XXIII, explica que esse exame pode ser usado em situações onde atletas tenham apresentado concussão durante atividade esportiva, como uma partida de futebol. “[Nessa situação,] podemos dosar a enzima. Se ela estiver aumentada, levaria à necessidade de afastamento. E se estiver normal, o jogador poderia continuar na competição”, disse ele ao citar um exemplo prático de aplicação do objeto de estudo.

O médico, no entanto, pondera que esta é apenas uma das perspectivas que o estudo abre. “Ainda está um pouco longe de se incorporar na rotina do hospital, mas, se em algum momento, o exame de sangue mostrar um custo-benefício interessante, isso pode ser usado na triagem dos pacientes”, complementou o neurologista referindo-se aos caminhos que a pesquisa abre para novas abordagens de traumatismo cranioencefálico.

Philippe Coutinho estreia com gol e salva Aston Villa contra United.

Convocado pelo técnico Tite na última quinta-feira (13) para os jogos da seleção brasileira contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, Philippe Coutinho precisou de apenas 14 inutos em campo para dar uma resposta a quem questionava sua presença no escrete canarinho.

Coutinho estreou neste sábado (15) pelo Aston Villa em partida contra o Manchester United, pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, e foi fundamental para arrancar o empate de 2 a 2. Os Red Devils venciam por 2 a 0 quando o brasileiro entrou em campo, aos 22 minutos do segundo tempo. Aos 31 minutos, ele recebeu passe, tabelou com com Chukwuemeka e, quando dominou, Fred tentou o corte. A bola sobrou nos pés de Ramsey, que diminuiu. Aos 36 minutos, foi a vez de Ramsey avançar pela esquerda e tocar para Coutinho fazer o dele e deixar tudo igual no Villa Park.

Com o resultado, o Manchester United soma 32 pontos e ocupa a sétima posição. Já o Aston Villa quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas, chegou a 23 pontos e, momentaneamente, está na 13a colocação.

A partida marcou o retorno de Philippe Coutinho ao futebol inglês. Ele pertence ao Barcelona, mas foi emprestado ao Aston Villa até o meio de 2022. Contratação mais cara da história da equipe catalã, o meio-campista não repetiu a excelente fase da época de Liverpool. Acabou sendo emprestado para o Bayern de Munique, retornou ao Barça, sofreu com lesões, e não estava sendo aproveitado entre os titulares.

A convocação de Coutinho por Tite foi bastante questionada nos últimos dias, principalmente pela falta de ritmo de jogo e por não estar em sua melhor forma física. O técnico, no entanto, aposta no jogador, um dos principais na campanha de classificação para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O Brasil enfrenta o Equador no dia 27 de janeiro, em Quito; e o Paraguai, dia 1º de fevereiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Ministro do Turismo testa positivo para a covid-19.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, informou neste sábado (15) que testou positivo para a covid-19. O anúncio foi feito em sua conta no Twitter. Ele disse ainda que está assintomático e que seguirá o protocolo de recuperação do Ministério da Saúde e também de seu médico particular.

Gilson Machado integra uma longa lista de ministros do atual governo que já testaram positivo para o vírus. Antes dele, 15 colegas do primeiro escalão do governo já haviam contraído a doença. O caso mais recente foi o da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Já tiveram covid-19 os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Marcelo Queiroga (Saúde), Tereza Cristina (Agricultura), Bruno Bianco (AGU), Fábio Faria (Comunicações), Braga Netto (Casa Civil), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Milton Ribeiro (Educação), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Roberto Campos Neto (Banco Central).

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também já contraíram a doença.

Brasil registra 175 óbitos e 48,5 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (15).

– O país registrou 175* óbitos nas últimas 24h, totalizando 620.971 mortes;

– Foram 48.520* novos casos de coronavírus registrados, no total 22.975.723;

*Sem dados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e do Distrito Federal.

Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 148 e a média móvel de casos em 68.028, a 2ª maior desde o dia 22 de junho de 2021.

O ministério da Saúde calcula que mais de 21,5 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Tenista Bia Haddad conquista título de duplas no WTA 500 de Sidney.

Atual número um do Brasil, a tenista paulista Bia Haddad faturou o título de duplas no WTA 500 de Sidney (Austrália) ao lado da cazaque Anna Danilina, após vitória de virada sobre a alemã Vivan Heisen, em parceria com Panna Udvardy, da Hungria. Haddad e Danilina ganharam a final neste sábado (15) por 2 sets a 1 (parciais de 4/6, 7/5 e 10/8), após partida de 1h31 de duração.

A conquista de Haddad em Sidney foi a mais importante da brasileira em duplas. Por duas vezes, Haddad levantou a taça no WTA 250 de Bogotá: em 2017, ao lado da argentina Nadia Podoroska; e em 2015 ao lado da compatriota Paula Gonçalves. Na próxima segunda-feira (17) a brasileira estreia no Aberto da Austrália, em Melbourne, primeiro Grand Slam da temporada 2022.

"Esse título representa que estou no caminho certo e que cada vez mais venho evoluindo o meu autocontrole e também crescendo no desenvolvimento pessoal. A dupla com a Anna surgiu de última hora, eu jogaria com a Podoroska no Australian Open {Abertp da Austrália] e ela acabou machucando o abdômen. Já aproveitei e chamei a Anna pra jogar em Sydney também e acabamos conseguindo criar uma energia bem bacana nos jogos”, disse a paulista após levantar o troféu.

A conquista de Haddad em Sidney foi a mais importante da brasileira em duplas. Por duas vezes, Haddad levantou a taça no WTA 250 de Bogotá: em 2017, ao lado da argentina Nadia Podoroska; e em 2015 ao lado da compatriota Paula Gonçalves. Na próxima segunda-feira (17) a brasileira estreia no Aberto da Austrália, em Melbourne, primeiro Grand Slam da temporada 2022.

Antes da final em Sidney, a parceria Brasil-Cazaquistão já havia eliminado as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara, e dupla Canadá-México formada por Gabriela Dabrowski e Giuliana Olmos.

Ministro da Saúde defende aplicação de dose de reforço contra covid.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de um ato de vacinação e testagem para covid-19 na manhã de hoje (15), em João Pessoa. Queiroga, que é médico de formação, posou para fotógrafos vacinando uma moradora da região e exaltou a terceira dose da vacina no reforço à imunização.

“É necessário aplicar a dose de reforço para que o organismo esteja preparado para se defender no caso de variante. O governo tem feito essas ações de maneira reiterada”, ressaltou o ministro. Ele também defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) como responsável pela redução nos números de mortes em relação ao ano passado. “Nós tivemos uma quebra expressiva no número de óbitos, e isso se deve à força do Sistema Único de Saúde”.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 162 milhões de pessoas vacinadas com uma dose e 135 milhões de pessoas já vacinadas com as duas doses do imunizante, ou com a dose única, no caso da vacina Janssen. Já as doses adicionais e de reforço aplicadas até agora no país somam 16,7 milhões.

Taxa de transmissão da covid ultrapassa pico da pandemia no Brasil.

A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus ultrapassou o pico da pandemia no Brasil, iniciando a terceira onda no país, afirmam especialistas. O Rt no Brasil atingiu hoje a marca de 1,53, contra um índice de 1,29 em 16 e 17 de março do ano passado, momento crítico da segunda onda do coronavírus.

Os dados foram coletados a pedido do UOL pela Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia das universidades estaduais USP e Unesp.

Os pesquisadores consideram que essa taxa precisa ficar abaixo de 1 para que a pandemia esteja controlada. Quando ela chega a 1, cada pessoa pode contaminar uma outra. Se for maior do que isso, cada doente poderá transmitir o coronavírus para mais de uma pessoa.

“Com um Rt em 1,53, 100 infectados podem contaminar 153 pessoas”, explica a pós-doutoranda da USP e uma das coordenadoras da Info Tracker, a professora da Unesp Marilaine Colnago.

Caixa libera saque do FGTS para afetados pelas chuvas.

Os trabalhadores de 15 municípios da Bahia e de Minas Gerais que tiveram suas casas afetadas pelas fortes chuvas desde o fim de 2021 poderão solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida, anunciada neste sábado (14.jan.2022) pela Caixa Econômica Federal, atende a Lei Federal 10.878/200.

Segundo o banco, o morador das zonas afetadas poderá solicitar o resgate até 15 de março pelo aplicativo FGTS ou em uma agência Caixa. O banco informa também que há um limite máximo de saque, sendo de R$ 6.220.

No entanto, a Caixa faz 1 ressalvas sobre o saque do benefício: o trabalhador não pode ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

A Lei a tratar sobre o fundo, assegura o direito ao saque de parcela em caso de “necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”.

Covid-19: Anvisa deve aprovar venda de autotestes no Brasil.

A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve aprovar a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil até a próxima terça-feira (18).

De acordo com o Globonews, os técnicos adiantaram um trabalho burocrático e de regulamentação, antes da chegada formal dos documentos do Ministério da Saúde sobre autotestes.

Por causa da variante Ômicron, a agência entende que a solução em vigência no Brasil, que proíbe o autoteste, tem que ser revista a partir de políticas formuladas pelo Ministério da Saúde.

COVID: RN possui 60 leitos críticos e 69 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h55 deste sábado (15).

Neste período, havia 7 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e outros 5 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 60 leitos críticos e outros 69, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 35,4%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 35,4%, registrada no início da tarde deste sábado (15). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 65.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 40% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 34,3% e a Região Seridó tem 13,3%.

Até o momento desta publicação são 60 leitos críticos (UTI) disponíveis e 46 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 69 disponíveis e 19 ocupados.

Outros 24 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 27 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, a Sesap informou no dia 6 de janeiro que disponibilizou leitos da rede Covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para Covid-19, resguardando as medidas de biossegurança para evitar contaminação.

Lei autoriza uso medicinal de cannabis para tratamentos de saúde no Rio Grande do Norte.

Uma lei publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (15) autoriza o tratamento de saúde com o uso de cannabis e derivados no Rio Grande do Norte.

A publicação também trata do incentivo à pesquisa sobe o uso medicinal e a divulgação de informações para população e profissionais da saúde.

A publicação diz que a lei visa “garantir o direito à saúde mediante o acesso a tratamentos eficazes de doenças e condições médicas, de quem deles precisarem”, assim como também “promover a educação em saúde, com base em evidências científicas atualizadas” e “incentivar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico”.

RN registra 02 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 46.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (15). São 394.011 casos totalizados. Na sexta (14) eram contabilizados 393.965, ou seja, 46* novos casos em comparação com o dia anterior, todos confirmados nas últimas 24 horas.

*Segundo a Sesap, o sistema E-SUS está fora do ar, por isso uma baixa considerável nos casos confirmados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.599 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN, ambos em Natal. Na sexta (14), eram 7.593 mortes. A Sesap registrou outros quatro (04) após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.460.

Recuperados são 380.278. Casos suspeitos somam 116.672 e descartados são 838.068. Estimativa de casos em acompanhamento: 6.314.

Governo do RN passa a exigir passaporte vacinal para acesso de servidores e da população aos órgãos públicos.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio das secretarias da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead), publicou neste sábado (15) portaria na qual disciplina o acesso de servidores e da população às dependências dos órgãos da administração pública direta e indireta do estado. A medida tem como principal finalidade prevenir a transmissão do novo coronavírus, em razão do aumento recente no número de casos da covid-19 no RN.

“É um cuidado a mais que o governo está tendo com o servidor e com a saúde pública, a fim de evitar uma reincidência de surto da doença nos prédios públicos. O objetivo é preservar o direito de todos e harmonizar o ambiente de trabalho – e fora do ambiente de trabalho – para que todos tenham essa harmonia e a saúde pública preservada”, explica a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

A Portaria Conjunta Nº 01/2022 – Sesap/Sead, publicada no Diário Oficial do Estado, estabelece como requisito para acesso às repartições públicas a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal contra covid-19 em conformidade ao calendário de imunização. A exceção é para os casos que, por atestado médico ou que, nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI), não integrem, temporária ou permanentemente, grupo elegível para recebimento do imunizante. Ainda assim, é preciso comprovar a justificativa.

O documento também determina que os servidores e empregados públicos, bolsistas e estagiários que apresentarem qualquer sintoma gripal deverão permanecer em regime de trabalho remoto, bem como procurar serviço de saúde para atendimento médico. Se diagnosticado com Covid ou Influenza (H3N2), o servidor deverá se afastar das atividades laborais e cumprir isolamento pelo tempo determinado em atestado médico.

No intuito de proporcionar a redução da circulação de pessoas e evitar a possibilidade de contágio nas unidades administrativas, desde que mantida a capacidade de pleno funcionamento dos setores, a Portaria recomenda que as chefias elaborem escalas de horários para cumprimento da jornada de trabalho presencial dos servidores, de forma a possibilitar o sistema de rodízio. Aqueles que estiverem em teletrabalho, entretanto, deverão permanecer disponíveis via celular, e-mail ou outra via eletrônica durante todo o horário de expediente.

O documento também reforça que os órgãos públicos estaduais continuem seguindo a adoção das medidas de segurança sanitária, tais como incentivo à higienização frequente das mãos, vedação à aglomeração de pessoas e, principalmente, exigência do uso obrigatório de máscaras de proteção facial. “Para exercermos nossas atividades no trabalho de maneira segura e responsável contra a Covid-19, devemos continuar respeitando todos os protocolos e não relaxar nas medidas de prevenção em nenhum momento. É fundamental ainda que as pessoas procurem completar o seu esquema de vacinação tão logo seja possível”, reforça Virgínia Ferreira.

Os protocolos de biossegurança referente às rotinas de trabalho presencial estão dispostos na Portaria Conjunta nº 03/2020 – Sesap/Sead, de 07 de agosto de 2020.

A Portaria Conjunta Nº 01/2022 – Sesap/Sead pode ser acessada neste link: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20220115&id_doc=754664

Casos de Síndrome Respiratória Grave sobem 135% em todo país.

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (15), mostra que houve um aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) das últimas três semanas de novembro em relação às três últimas semanas. Passou de 5,6 mil casos para 13 mil.

"A velocidade com que a covid-19 se espalha entre a população cresceu semanalmente de 4% para 30%", disse o pesquisador Marcelo Gomes, responsável pelo InfoGripe.

Os dados apontam um crescimento em todas as faixas etárias a partir de 10 anos de idade, desde o final de novembro e início de dezembro até o momento atual. Os números de laboratório indicam que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada do crescimento de casos de covid-19.

Das 27 unidades federativas, 25 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 1 (período de 2 a 8 de janeiro de 2022). O estado do Rio de Janeiro, embora mostre estabilidade na tendência de longo prazo, tem indícios de crescimento na de curto prazo. Apenas Roraima mostra sinal de estabilidade nas tendências de longo e curto prazo.

Com exceção de Roraima e do Rio de Janeiro, todos os estados têm sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) na tendência de longo prazo, sendo que todos esses estão com o indicador em nível forte (probabilidade > 95%): Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Destes, apenas Amazonas e Rondônia apresentam sinal de estabilidade na tendência de curto prazo. Todos os demais apresentam sinal de crescimento, sendo este sinal moderado (probabilidade > 75%) no Amapá, Pará e Piauí e forte em todos os demais. No Rio de Janeiro observa-se sinal forte de crescimento na tendência de curto prazo, embora a tendência de longo prazo esteja em situação de estabilidade.

Governadora participa da inauguração da escultura de Ítalo Ferreira em Baía Formosa (RN).

A Governadora Fátima Bezerra marcou presença ontem sexta-feira (14), em Baía Formosa, na inauguração da escultura de autoria do artista plástico Guaraci Gabriel, em homenagem ao atleta Ítalo Ferreira, surfista que se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surfe durante os Jogos Olímpicos de Verão 2020, em Tóquio. Nascido em Baía Formosa (RN), com a conquista do ouro, o atleta projetou o município nacionalmente e internacionalmente, destino turístico importante para o estado, e que hoje inspira jovens e crianças à prática do esporte. Baía Formosa possui 26 km de praias, onde reina a pesca da albacora e outras espécies, o lazer e o turismo.

“O Rio Grande do Norte faz, merecidamente, essa homenagem ao Ítalo, um garoto que nasceu aqui em Baía Formosa, com família de origem humilde, mas que não desistiu de lutar pelos seus sonhos, e chegar aonde ele chegou sem esquecer de suas origens. Ele é fonte de inspiração para essa garotada”, disse a governadora Fátima Bezerra, agradecendo também ao artista plástico Guaraci Gabriel.

A ação foi facilitada pela Secretaria de Turismo do Estado e Fundação José Augusto, que articulou o contato com o artista. A escultura é uma doação e homenagem do próprio Guaraci, que resolveu prestigiar o atleta após a conquista do título olímpico. Foi fixada na orla Baía-formosense, medindo 5 metros de altura e mais de um metro de largura, tendo sido confeccionada em chapa de ferro maciço de 10 milímetros. Guaraci recebeu doação do material para a obra da J. Patrício Metais, de Mossoró.

O artista, que costuma fazer cruzamentos das suas obras com fatos, personalidades e obras históricas, inspirou-se em imagens de Netuno, deus romano do mar, por sua vez inspirado em Poseidon, deus do mar na Grécia, onde nasceram as Olimpíadas há quase três milênios. 

No início de 2021, Ítalo anunciou a criação de um Instituto para atender crianças de Baía Formosa que, segundo a família, tem previsão para ser inaugurado este ano. A prática do surfe, que sempre foi cultivada entre os moradores do município de pouco mais de nove mil habitantes, ganhou força após o estímulo do nativo que chegou ao topo do pódio. O surfista de 27 anos também é atual campeão do mundo pela WSL – Liga Mundial do Surfe.

Presente durante a homenagem, Ítalo agradeceu sua família e amigos pelo apoio tanto nas vitórias quanto nas derrotas, e desabafou: “sempre recebi o apoio de minha família, e isso foi minha motivação para continuar acreditando. As pessoas deveriam valorizar mais os atletas”. E acrescentou: “Eu adoro fazer minhas malas e viajar o mundo inteiro, mas pra mim o que vale é a cidade onde nasci e cresci, sempre sinto saudades”.

O surfista recebeu das mãos da governadora o Kit do “Visite o Rio Grande do Norte”, campanha que impulsiona a retomada do turismo no estado, fruto da articulação política feita pela Secretaria do Turismo do RN e da Emprotur, com apoio do trade turístico para ajudar no fomento e interiorização do turismo potiguar.

De hoje até domingo (16), além da inauguração da escultura do surfista da cidade, Baía Formosa comemora o ouro olímpico de Ítalo com uma competição de surfe, shows musicais, disputas de pranchões e pranchinhas na praia do Pontal, com a promessa de fazer o verão do Rio Grande do Norte ficar ainda mais atraente.

Esta será a 1º edição do BF MUSIC LONG FESTIVAL, criado para inaugurar a escultura do atleta formosense. Os três dias de comemorações terão como atrações Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Joseph Cardin e DJ Kali nesta sexta-feira, e, no sábado, Victor Bezerra, Jeff Lui, DJ Kali e DJ Alexandre.

Chuvas no RN atingem média de janeiro em apenas 14 dias.

Em todo o Rio Grande do Norte já choveu 57.9 milímetros nas duas primeiras semanas do ano, quase o esperado para todo o mês de janeiro (60.3 ). A média inclui o volume de todos os municípios juntos. Na região Oeste as chuvas têm sido mais intensas e já estão acima do esperado para todo o mês com mais de 78 milímetros. A previsão é de que o até abril chova dentro da normalidade ou acima do esperado no RN.

Mesmo a quadra chuvosa do semi-árido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões. A justificativa está na Zona de Convergência Intertropical, que está atuando no estado e trazendo condições favoráveis para chuvas. Nesta semana, a rede de monitoramento meteorológico do RN, que conta com 291 estações, sendo 15 plataformas de coleta de dados (PCD), 99 pluviômetros automáticos e 177 pluviômetros manuais, registrou chuvas em todas as regiões Estado com 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.

Até esta sexta-feira (14), em 24 municípios o índice pluviométrico já supera os 100 milímetros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Governo prorroga presença da Força Nacional de Segurança na Amazônia.

O governo federal decidiu prorrogar, por mais um ano, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal. A decisão consta em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, e publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União. O novo período de atuação vai de 14 de janeiro de 2022 até 13 de janeiro de 2023.

Pela portaria, o emprego da Força Nacional de Segurança será em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além combate aos incêndios florestais e queimadas.

A portaria também define que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação também terá o apoio logístico do Ibama, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional.

Ao todo, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins (139) e parte do Maranhão, abrangendo um total 772 municípios. A Amazônia Legal ocupa pouco mais de 5 milhões quilômetros quadrados (km²), correspondentes a cerca de 58,9% do território brasileiro, que tem 8,5 milhões de km².

Menino de 9 anos é a primeira criança vacinada contra Covid no RN.

O menino Émerson Miguel Neves da Rocha, de 9 anos de idade, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid no Rio Grande do Norte.

Ele recebeu a dose do imunizante em um ato simbólico promovido pelo governo do RN neste sábado (15) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amarante, no município de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal.

O garoto Émerson Miguel comemorou o momento. “É muito importante tomar a vacina, porque o coronavírus é aquela ‘doença da praga'”, falou o menino.

Logo após, outras três crianças foram vacinadas no ato simbólico na UBS.

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 3 milhões.

O concurso 2.444 da Mega-Sena sorteia, neste sábado (15), o prêmio de R$ 3 milhões a quem acertar as seis dezenas.

O sorteio será realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê em São Paulo.

O último concurso (2.443), realizado quarta-feira (12), teve dois ganhadores, um de Urucania (MG) e o outro de Araraquara (SP). Cada um vai receber R$ 5,26 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes do banco podem usar o Internet Banking Caixa.

O valor da aposta simples é R$ 4,50.

Contratação de trabalhadores temporários cresce 20,6% e supera nível pré-pandemia.

O número de contratação de trabalhadores temporários no Brasil aumentou 20,5% em 2021 e ano e superou os níveis pré-pandemia. De janeiro a dezembro, foram registradas 2.415.419 vagas temporárias, diante de 2.002.920 no mesmo período de 2020.

Foi o maior patamar desde 2014, início da série histórica. Em relação a 2019, quando foram contratadas temporariamente 1.485.877 pessoas, o aumento é de 62,5%, segundo levantamento da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).

Segundo o presidente da associação, Marcos de Abreu, o trabalho temporário cresceu em todos os setores da economia durante a pandemia de Covid-19 porque é um regime atípico, que flexibiliza contratação e demissão em tempos de incertezas.

“Com a pandemia e a insegurança geral das empresas com relação às contratações, a modalidade ganhou destaque no Brasil e no mundo por sua eficiência”, explica Abreu. De acordo com ele, a efetivação dos temporários subiu de 15% em 2019 para 22% em 2021. “Com isso, são mais de 531 mil profissionais que se recolocaram no mercado de trabalho neste ano por meio da modalidade.”

Abreu afirma que boa parte das empresas demitiu profissionais permanentes, o que resultou em um aumento das vagas temporárias para atender a demanda aquecida a partir do segundo semestre de 2020.

“O quadro de insegurança levou a uma situação em que o empresariado prefere preencher os postos com temporários, pois se precisar efetivá-los, esse processo é muito mais ágil do que a abertura de um processo seletivo que exigirá entrevistas, escolha e treinamento”, avalia.

Revista IstoÉ diz que Bolsonaro é “praga a ser extirpada do Brasil”.

A mais recente capa da revista ISTOÉ traz curto e duro editorial do veículo contra Jair Bolsonaro (PL), chamado de “praga” pela publicação. “Ou o Brasil vence o capitão, ou ele derrotará o país”, diz capa da revista que destaca a eleição deste ano como “fundamental para salvar a democracia”. “A praga Bolsonaro precisa ser extirpada do Brasil”, diz a chamada.

De acordo com a revista, Bolsonaro deve ser destruído nas urnas neste ano para que ele não destrua o país. “A eleição de outubro ocorrerá em meio a grande tensão, ameaças e ataques radicais e será fundamental para salvar a democracia. Se não for rejeitado nas urnas, o presidente sairá fortalecido para avançar contra as instituições. Ou o Brasil vence o capitão, ou ele derrotará o país”, diz a publicação.

Em outubro de 2021, a mesma revista trouxe Bolsonaro em uma capa retratado com Adolf Hitler e sendo chamado de “genocida” e “mercador da morte”. Naquela capa da publicação, a justificativa para a comparação era a de que o presidente teria patrocinado “experiências desumanas inspiradas no horror nazista durante a pandemia, segundo o relatório final da CPI da Covid”.

Brasil registra 251 óbitos e 112 mil casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (14).

– O país registrou 251 óbitos nas últimas 24h, totalizando 620.796 mortes;

– Foram 112.286 novos casos de coronavírus registrados, no total 22.927.203;

Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 239 e a média móvel de casos em 68.140, a maior desde o dia 22 de junho de 2021.

O ministério da Saúde calcula que mais de 21,5 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Vendas de veículos financiados tiveram alta de 6,8% em 2021.

As vendas financiadas de veículos em 2021 tiveram um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior, apontam dados da B3, a bolsa de valores de São Paulo.No total, foram 5,9 milhões de unidades, incluindo motos, automóveis leves e pesados e também novos e usados. Foram 375 mil unidades negociadas a mais em no ano passado.

O segmento de veículos pesados e de motos foram os destaques de 2021 com alta de 18% e 17,6%, respectivamente. No setor de veículos leves, houve crescimento de 4% na comparação com as unidades financiadas em 2020.

O financiamento de usados corresponde a 70% do total, um crescimento de 10,7% na comparação com 2020. Os automóveis leves com mais tempo de uso tiveram maior procura.

Unidades com 9 a 12 anos tiveram aumento de 31,5%. Os veículos com mais de 12 anos, por sua vez, tiveram aumento de 71,4% nas vendas a crédito.

Os veículos novos, por outro lado, tiveram queda de 1,4% no total de vendas a prazo. Com destaque para a categoria de autos leves, que registrou uma queda de 15% no ano.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no Brasil.

Governadores decidem acabar com congelamento de ICMS sobre combustíveis.

Por maioria, os governadores decidiram hoje (14) acabar com o congelamento do ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro. A decisão foi definida no Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz).

Em novembro, os estados decidiram suspender o reajuste do ICMS pela variação dos preços de gasolina e diesel na quinzena anterior. O congelamento, no entanto, foi definido só até o fim de janeiro – e não será renovado.

O congelamento do ICMS sobre combustíveis foi decidido pelos governadores no fim de outubro de 2021 para tentar frear a escalada de preços e dar um prazo adicional para que União, Petrobras, Congresso Nacional e governadores definissem uma medida definitiva.

“Fizemos a nossa parte: congelamento do preço de referência para ICMS. Mas não valorizaram este gesto concreto, não respeitaram o povo. A resposta foi aumento, aumento, mais aumento nos preços dos combustíveis”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

A Petrobras reajustou o preço dos combustíveis nas refinarias nesta quarta-feira (12), o primeiro aumento em 77 dias. A alta foi de 4,85% para a gasolina e de 8,08% para o diesel.

RN inicia vacinação infantil neste sábado (15).

Para dar início à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, a governadora Fátima Bezerra e o secretário de Saúde Cipriano Maia estarão presentes no ato simbólico na Unidade Básica de Saúde Amarante, em São Gonçalo do Amarante, às 9h neste sábado (15). Na ocasião, também estarão presentes o secretário de saúde do município de São Gonçalo Jalmir Simões e a coordenadora de Vigilância em Saúde Kelly Maia.

Na manhã desta sexta-feira (14), o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu 20.900 doses do imunizante da Pfizer específico para a vacinação das crianças nessa nova faixa etária. Por ser um baixo quantitativo perto da quantidade estimada em aproximadamente 350 mil crianças, a orientação é que a vacinação comece por aquelas com comorbidades ou deficiência permanente. Para depois seguir escalonamento por idade crescente, iniciando com as crianças de 5 anos. 

SERVIÇO

O QUE: Ato simbólico de início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade.

DATA/HORÁRIO: Sábado (15/01/2021), às 9h.

LOCAL: Unidade Básica de Saúde (UBS) Amarante, Av. Maranhão, São Gonçalo do Amarante, RN.

Governo do RN inicia pagamento de janeiro neste sábado; veja quem recebe.

O pagamento de salários no ano de 2022 seguirá o mesmo modelo de 2021, com o adiantamento dos proventos já na metade do mês para ativos, inativos e pensionistas da categoria da Segurança Pública e para quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto), além do adiantamento de 30% para quem recebe acima desse valor.

Dessa forma, o Governo do RN inicia o ano de pagamentos salariais neste sábado (15) e concluirá no próximo dia 31, quando recebem o salário integral os servidores lotados em pastas com recursos próprios e os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil. 

Mais de metade do quadro geral de servidores estaduais receberá o salário integral neste sábado, e outros 33 mil terão seus salários adiantados em 30%. O Governo já aquece a economia potiguar com depósito de R$ 250 milhões na segunda quinzena do mês. A conclusão da folha de R$ 480 milhões também será paga dentro do mês trabalhado. A expectativa para 2022 é que se repita o feito de 2021 e o Governo pague 14 folhas salariais, sendo as 12 do mês, o décimo terceiro de 2022 e a última dívida deixada pela gestão passada, referente a dezembro de 2018.  

A quarta e última folha do passivo herdado, no valor de R$ 316 milhões, será quitada até maio de 2022, com pagamento iniciado em 31 de janeiro, e com mais duas parcelas pagas em março e maio, totalizando uma herança de aproximadamente R$ 1 bilhão de salários atrasados deixados pela última gestão. A faixa salarial para ordem de pagamento dessa dívida ainda será definida e anunciada em breve.

sexta-feira, janeiro 14, 2022

Vendas do comércio sobem 0,6% em novembro, diz IBGE.

As vendas do varejo subiram 0,6% em novembro contra outubro na comparação com ajuste sazonal –espécie de ajuste para comparar períodos diferentes. Esse foi o 2º resultado positivo consecutivo do setor.

Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (14.jan.2022) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O comércio acumula alta de 1,9% no ano passado até novembro. Em 12 meses, também registra alta de 1,9%, após desacelerar com o mesmo período até outubro (2,6%).

Apesar da alta mensal, o IBGE disse que 5 das 8 atividades pesquisadas no mês tiveram queda em novembro contra outubro:

  • móveis e eletrodomésticos (-2,3%);
  • tecidos, vestuário e calçados (-1,9%);
  • combustíveis e lubrificantes (-1,4%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%);
  • e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

A alta no mês foi puxada pelos setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%).

As vendas do comércio caíram 4,2% em novembro contra o mesmo mês de 2020. Esse foi o 4º mês consecutivo de queda.

Botafogo é o primeiro classificado às oitavas da Copinha.

Após derrotar o Taubaté nas cobranças de pênaltis por 4 a 3 – houve empate em 1 a 1 no tempo normal –, o Botafogo se garantiu como o primeiro classificado às oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Glorioso aguarda o resultado do duelo entre Corinthians e Resende, que será realizado hoje (14), às 21h45, para conhecer seu adversário na próxima fase.

A partida no Estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão, em Taubaté, foi um reencontro para as duas equipes, que se enfrentaram domingo (9), na última rodada do Grupo 14, ainda pela primeira fase da competição (o Botafogo venceu por 2 a 0).

O Alvinegro saiu na frente logo no começo, em cobrança de falta de Wendel Lessa aos 2 minutos. Em um duelo de poucas chances agudas sob o sol intenso do meio-dia, o Taubaté alcançou a igualdade apenas na reta final. Aos 33 da segunda etapa, também de falta, Romero acertou o ângulo direito da meta defendida por Lucas Barreto para marcar um golaço e empatar.

A vaga, então, teve que ser decidida nas penalidades. O Botafogo já havia precisado definir o destino da mesma forma na fase anterior, quando eliminou o São José (RS) por 9 a 8. Desta vez, as duas equipes converteram as três primeiras cobranças. Aí brilhou a estrela de Lucas Barreto, que defendeu as duas últimas do Taubaté, feitas por Marquinhos e João Salles, dando a vitória ao Alvinegro por 4 a 3.

O Botafogo tenta o primeiro título na Copinha, mas pode acabar tendo um grande obstáculo já na próxima fase: o Corinthians, possível adversário, é o maior campeão na história, com dez títulos.

CLUBE JARDIM PARAISO em Jardim de Angicos/RN apresenta Festa de verão.

 


Jogadores testam positivo para Covid e estreia do Funvic Natal no Palácio dos Esportes é adiada.

A primeira partida do Funvic Natal no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão foi adiada em razão dos casos de Covid-19 no elenco e na Comissão Técnica. O time potiguar enfrentaria o Brasília Vôlei no próximo domingo, 16 de janeiro, às 21h.

Foi o segundo confronto seguido de Natal na Superliga de Vôlei adiado por causa da Covid-19. O jogo contra o Goiás Vôlei, marcado para o último sábado pela primeira rodada do returno, também não foi realizado. As novas datas e horários serão definidas pela CBV nos próximos dias.

O Palácio dos Esportes, em Petrópolis, será a casa do Funvic Natal nos jogos do returno da fase classificatória da Superliga de Vôlei Masculino, que acontecerão no primeiro trimestre de 2022.

Além do confronto contra o Brasília Vôlei, no returno da fase classificatória da Superliga de Vôlei, o Funvic Natal terá mais três jogos na capital potiguar: Natal X Uberlândia (12/02), Natal x Guarulhos (23/02) e Natal x Vôlei Renata (12/03).

COVID: RN possui 69 leitos críticos e 69 leitos clínicos disponíveis;

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h00 desta sexta-feira (14).

Neste período, havia 4 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 2 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 69 leitos críticos e outros 69, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 35,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 35,3%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (14). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 62.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 45% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 26,8% e a Região Seridó tem 6,7%.

Até o momento desta publicação são 69 leitos críticos (UTI) disponíveis e 48 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 69 disponíveis e 14 ocupados.

Outros 19 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 28 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, a Sesap informou que disponibilizou leitos da rede Covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para Covid-19, resguardando as medidas de biossegurança para evitar contaminação.

RN registra 04 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 968.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (14). São 393.965 casos totalizados. Na quinta (13) eram contabilizados 392.614, ou seja, 1.351 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 968 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.593 no total. Quatro (04) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, em Mossoró, Natal e Açu. Na quinta-feira (13) eram 7.587 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.455.

Recuperados são 379.975. Casos suspeitos somam 116.615 e descartados são 838.005. Estimativa de casos em acompanhamento: 6.397.

Pfizer antecipará para dia 16 entrega de mais 1,2 milhão de doses.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse hoje (14), por meio de sua conta no Twitter, que a Pfizer antecipou para o dia 16 a entrega de mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica contra a covid-19, que integram a segunda remessa do imunizante voltado a crianças com idade entre 3 e 11 anos.

A primeira remessa de doses da vacina foi descarregada na madrugada do dia 13 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. A previsão é que o Brasil receba em janeiro  4,3 milhões de doses da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, neste primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a pasta, as crianças devem ir aos postos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis ou levando uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

RN recebe primeiras doses para crianças e vacinação do público contra a Covid deve começar neste sábado (15), diz Sesap.

Após um atraso de quase 9 horas, as primeiras doses de vacinas contra Covid-19 voltadas para crianças com idades entre 5 e 11 anos de idade chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (14).

Inicialmente, o carregamento era esperado para um voo que chegaria ao Aeroporto de Natal por volta das 2h da madrugada, mas a entrega foi reprogramada pelo Ministério da Saúde para 10h40.

Segundo o governo, a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade tem previsão de ser iniciada ainda neste sábado (15). O estado tem cerca de 350 mil crianças nessa faixa etária e recebeu do Ministério da Saúde 20.900 doses do imunizante da Pfizer, específico para a vacinação dos menores.

“Por ser um quantitativo baixo, em relação ao público, a orientação é que inicie com crianças com comorbidades e com deficiência”, informou a Sesap.

Como comorbidades entende-se crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

Ainda segundo a Sesap, a previsão é que as doses sejam distribuídas para todas as regionais de saúde às 15h desta sexta feira (14). O MS sinalizou que serão enviados lotes a cada semana.

IBGE: indústria tem queda em oito dos 15 locais pesquisados.

Entre as 15 regiões que tiveram a produção industrial pesquisada pelo IBGE, oito apresentaram queda na passagem de outubro para novembro de 2021. É o que revelam dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada hoje (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No período, o índice nacional variou -0,2%. Os maiores recuos ocorreram no Amazonas (-3,5%), Ceará (-2,5%) e Rio de Janeiro (-2,2%). As maiores altas foram em Mato Grosso (14,6%), Santa Catarina (5,0%) e Pará (3,5%).

Segundo o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, o Rio de Janeiro teve a maior influência no resultado nacional, com queda após acumular ganho de 1,5% em três meses de resultados positivos.

“Esse recuo é atribuído ao impacto negativo dos setores de derivados do petróleo, de metalurgia e da indústria farmacêutica. O Amazonas é a segunda maior influência negativa, em função, principalmente, da queda do setor de bebidas. A Bahia teve o terceiro maior peso graças ao baixo desempenho do setor de celulose e de outros produtos químicos”, explicou.

A queda na Bahia veio após dois meses de alta, quando acumulou ganho de 5,4%.

EMPARN prevê chuvas em todas as regiões do RN até o dia 20; Defesa Civil irá monitorar precipitações.

Várias cidades potiguares tem visto a chuva chegar e molhar terras e plantações. Segundo informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as precipitações devem continuar em todas as regiões do Rio Grande do Norte até o dia 20 de Janeiro.

Em todo o estado, a região Alto Oeste foi a que registrou a melhor quantidade de chuvas. São Miguel, Major Sales e Coronel João Pessoa, Venha Ver e Garganta são Algumas das cidades que estão presentes na região.

Na quinta 13, chuvas de granizo foram relatadas em cidades como Lagoa Nova, São José do Seridó, Jardim do Seridó, São Vicente e Acari. Segundo Gilmar Bristot, pesquisador da EMPARN, comentou sobre o fenômeno.

“Não é normal acontecer uma chuva de granizo nessa faixa equatorial, aqui no Nordeste. A temperatura média é elevada na atmosfera, então você precisa ter uma formação de nuvens que formam o relâmpago e a trovoada para que isso aconteça”, disse ele, em entrevista ao Bom Dia RN/Inter TV Cabugi.

Na mesma entrevista, Gilmar também explicou que “a gotícula de chuva precisa ultrapassar a linha de congelamento na atmosfera” para que chuvas de granizo se formem, o que faz do fenômeno algo realmente raro.

Defesa Civil irá monitorar chuvas

A Defesa Civil irá monitorar as regiões potiguares durante todo o período chuvoso. Conforme informações divulgadas pelo Bom Dia RN/ Inter TV Cabugi, o órgão prepara “planos de contingência” (como resgate e abrigamentos) em casos de deslizamentos e enchentes. Segundo a DC, a região semiárida, pode sofrer com “episódios extremos” causados pela chuva. Mas os planos de contingência ajudariam nesse caso.

93% das cidades do Brasil registram alta de casos gripais, destaca pesquisa.

O aumento de casos de Covid-19, em função do avanço variante Ômicron, e o surto de Influenza no Brasil atingiram praticamente todos as regiões do país.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira (14), sinaliza que 93,9% das cidades brasileiras registram aumento ‘preocupante’ de pessoas com síndrome gripal nas últimas semanas. Os dados foram compilados entre 10 e 13 de janeiro, a partir da resposta de 1,8 mil prefeituras.

Apesar do surto de Influenza também ter causado um aumento de casos gripais, foi a nova variante da Covid-19 que mais afetou as cidades brasileiras. Segundo a pesquisa, 83% dos municípios do país garantem que as contaminações por coronavírus cresceram nas últimas três semanas.

Já quando perguntadas sobre os casos de gripe H3N2, 61% afirmam que os contágios também aumentaram, enquanto 28% dizem que não.

Por fim, a pesquisa também mostra que o aumento de casos de Covid-19 já impacta a rede de saúde de pelo menos 25% dos municípios brasileiros. Segundo o levantamento da CNM, uma em cada cinco cidades do país já apresentam estoque baixo de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus.

O mesmo acontece com os medicamentos usados para combater a gripe H3N2. O estudo revela que os dois principais remédios utilizados para o tratamento de Influenza, Oseltamivir e Tamiflu, estão em falta em quase 30% das cidades do país.

Timemania tem novas regras para divisão de recursos entre clubes.

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (14) um decreto presidencial que pretende tornar a Timemania mais atraente para torcedores que fazem apostas nessa modalidade lotérica e, consequentemente, levar mais benefícios aos clubes de futebol.

Ao alterar o Decreto nº 6.187 – publicado em agosto de 2007, regulamentando a Timemania e apresentando critérios de participação e adesão dos clubes de futebol profissional, de forma a parcelar dívidas junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Já o Decreto nº 10.941, publicado hoje, prevê que metade dos recursos será dividida igualmente entre os 80 clubes das séries A, B, C e times de futebol profissional qualificados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A outra metade será destinada aos clubes conforme a proporção de apostas indicadas como Time do Coração em cada concurso, o que possibilitará ao torcedor ajudar o clube de sua preferência.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a expectativa é de que, com a mudança, haja maior engajamento e participação dos clubes de futebol na divulgação da Timemania para o seu torcedor que, ao realizar a aposta, contribui para o time de sua preferência.

“A mudança será importante especialmente pela atualização periódica de clubes esportivos participantes, ao mesmo tempo em que representará uma ajuda para os clubes com baixa capacidade arrecadatória”, informou, em nota, a Secretaria.

INSS suspende temporariamente perícias médicas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente a realização de perícias médicas do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. As perícias são necessárias para revisão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. A suspensão se deu em virtude do aumento de casos de covid-19 no país.

A suspensão vale para perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano. A portaria conjunta do INSS e do Ministério do Trabalho foi publicada ontem quinta-feira (13). Segundo o ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre, e o INSS comunicará aos segurados a nova data.

Os segurados afetados pela suspensão das perícias continuarão recebendo os benefícios normalmente.

A portaria manteve o atendimento para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal.

O Brasil vem registrando uma curva acentuada no aumento dos casos de covid-19. Dados de quarta-feira (12) do Ministério da Saúde registraram 87.471 casos de covid-19 em apenas 24 horas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-01/covid-19-brasil-tem-874-mil-casos-e-133-mortes-em-24-horas). Há uma semana (5), o número de diagnósticos positivos foi 27.267, três vezes menor do que o registrado na quarta-feira. Já o último dia de 2021 registrou 10.282 casos de covid-19 no Brasil em 24 horas.

Criminosos aplicam golpes usando Pix e QR Code.

O avanço tecnológico no campo do internet banking traz muitas comodidades para o correntista, mas com elas vêm as dores de cabeça. Criminosos encontraram uma forma de utilizar o pagamento via Pix e a tecnologia de QR Code para aplicar golpes.

Criminosos estão falsificando faturas de empresas e enviando para clientes. Essas faturas trazem códigos da tecnologia QR Code, pagas pela vítima usando o Pix pelo aplicativo bancário. Em alguns casos, a fatura falsa traz um código de barras e um QR Code. Em ambos, o dinheiro vai para a conta dos criminosos.

“A vantagem do Pix para os golpistas (assim como outros métodos de pagamento digitais é que eles são instantâneos, e consequentemente mais eficientes para quem usa a tecnologia de forma maliciosa”, afirmou a empresa de segurança cibernética Kaspersky, que detectou a fraude.

As faturas falsas são copiadas de forma quase idêntica às originais. Além disso, cibercriminosos imitam o visual das faturas ou sites das empresas reais, criam e-mails mascarados (remetentes) para simular os oficiais. Inclusive, oferecem desconto de 5% nos pagamentos via QR Code.

Além disso, os ladrões têm enviado e-mails com ofertas falsas de sites de streaming, como Netflix e Amazon Prime. O e-mail traz o QR Code para pagamento dos supostos planos mais em conta, como planos trimestrais.

‘Baby Shark’ se torna o 1º vídeo do YouTube com 10 bilhões de visualizações; Confira os 10 vídeos mais vistos.

O vídeo da música infantil “Baby Shark” quebrou mais um recorde e se tornou o 1º vídeo da história do YouTube a atingir 10 bilhões de visualizações. Segundo a plataforma, o clipe da canção atingiu a marca de 10.004.710.801 visualizações ontem quinta-feira (13).

Baby Shark já tinha se tornado o vídeo mais visto do YouTube em novembro de 2020, desbancando o clipe da música do porto-riquenho Luíz Fonzi, “Despacito”, sucesso nas rádios de todo o mundo.

O vídeo foi ao ar em 2016 e traz duas crianças fazendo a coreografia e cantando a canção, que, em inglês, fala os nomes dos integrantes da família, seguido apenas da estrofe:“Doo doo doo doo doo”. O vídeo está disponível no canal Pinkfong! Kids’ Songs & Stories, que reúne outras canções infantis.

Vídeos mais vistos da história do YouTube

  • 1. Baby Shark Dance (10 bilhões de visualizações);
  • 2. Despacito (7,7 bilhões de visualizações);
  • 3. Johny Jonhny Yes Papa (6,1 bilhões de visualizações);
  • 4. Shape of You (5,5 bilhões de visualizações);
  • 5. See You Again (5,3 bilhões de visualizações);
  • 6. Bath Song (4,8 bilhões de visualizações);
  • 7. Learning Colors – Colorful Eggs on a Farm (4,5 bilhões de visualizações);
  • 8. Masha and the Bear – Recipe for Disaster (4,48 bilhões de visualizações);
  • 9. Uptown Funk (4,42 bilhões de visualizações);
  • 10. Phonics Song with Two Words (4,41 bilhões de visualizações). Via Poder 360.

Comitê Científico do estado volta a recomendar cancelamento de grandes eventos.

O comitê científico do Rio Grande do Norte voltou a recomendar a retomada de restrições como forma de enfrentamento aos casos de Covid-19 no estado. A recomendação foi publicada ontem quinta-feira (13) no Portal Covid-19, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

Entre as medidas, o comitê recomenda o cancelamento de grandes eventos de massa, até que a situação da doença volte a ser controlada. A decisão leva em consideração a recomendação da OMS devido a alta transmissibilidade da variante Ômicron.

Além disso, também considera que os eventos que vêm sendo realizados no RN não têm cumprido os protocolos sanitários estabelecidos. De acordo com o documento, o boletim epidemiológico da Sesap mostra um aumento considerável no número de casos diários de Covid-19 em todas as regiões de saúde do RN.

CONFIRA AS RECOMENDAÇÕES:

Fazem-se necessárias medidas para que o cenário epidemiológico não evolua para um quadro de piora:

1) Exigir o certificado de vacinação (ou documento similar), considerando a aplicação da D2 para sua validação e a D3 nos casos que são cabíveis, incluindo para acesso a bares, restaurantes, shoppings e similares, além dos ambientes que já estão incluídos no Decreto Nº 30.940, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021;

2) Aplicação de multas previstas em lei para estabelecimentos que desrespeitarem os protocolos sanitários do estado;

3) Reforçar o protocolo de gestantes e puérperas para Covid-19 e influenza no RN

4) Realizar busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda dose ou que ainda não foi vacinada;

5) Reforçar a comunicação destacando a evolução da epidemia de influenza e a necessidade da adoção de medidas não farmacológicas;

6) Reforçar a informação de que os grupos vulneráveis para desenvolver formas graves e morte continuam sendo os idosos, imunodeprimidos, gestantes e crianças e deve ser desenvolvidas atividades de proteção para esses grupos, assim como fluxo de atendimento direcionados, minimizando os riscos de contaminação nos pronto-atendimentos;

7) Cancelar grandes eventos até controle da situação, conforme orientações da OMS, considerando a introdução da variante Ômicron;

8) Retomar atividades remotas para todos os sintomáticos e grupos de risco (idosos, gestantes etc).

9) Promover testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratificada.

Igor Jesus marca nos acréscimos e classifica o Flamengo na Copinha.

Em um confronto muito equilibrado, o Flamengo superou o Náutico por 1 a 0, ontem quinta-feira (13) na Arena Barueri, graças a gol do volante Igor Jesus nos acréscimos, e avançou para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Agora o Rubro-Negro encara o Oeste, equipe com a qual mediu forças na última terça-feira (11) em partida que terminou em empate de 3 a 3.

Outra equipe a vencer com o placar mínimo para se classificar foi o Cruzeiro, que bateu o Bragantino, no estádio Coronel Francisco Vieira, em Itapira, contando com gol de Alex Matos no primeiro tempo. Na terceira fase a Raposa terá pela frente o Retrô.

Pais que recusarem vacina podem perder a guarda de filho, diz juiz.

Em suas redes sociais, o juiz Ibere de Castro Dias, da vara da Infância e Juventude de Guarulhos/SP, defende firmemente a vacinação de crianças contra a covid-19. O magistrado faz postagens informativas e, em uma delas, chegou a dizer que é possível perder a guarda em caso de recusa ao imunizante.

Como se sabe, recentemente o ministério da Saúde incluiu as crianças de cinco a 11 anos no PNI – Plano Nacional de Imunização, quase um mês após a liberação da Anvisa.

O juiz Ibere de Castro Dias é um defensor da imunização infantil. Em postagem recente no Twitter, o magistrado afirmou:

“Enunciado 26, aprovado por juízas e juízes de varas da infância de todo o Brasil, no Fórum Nacional da Justiça Protetiva:

‘Os pais ou responsáveis legais das crianças e dos adolescentes que não imunizarem seus filhos, por meio de vacina, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, inclusive contra COVID 19, podem responder pela infração administrativa do art. 249 do ECA (multa de 3 a 20 salários mínimos e/ou estarem sujeitos à aplicação de uma ou mais medidas previstas no artigo 129 do ECA)”

Dentre as medidas previstas no art. 129 do ECA estão:

VIII – perda da guarda;

X – suspensão ou destituição do Poder familiar’”

Em outro momento, o juiz relembrou um julgamento ocorrido no STF, no qual os ministros reconheceram a obrigatoriedade de vacinação de crianças e adolescentes, ainda que contrarie convicção filosófica de mães e pais.

“STF, reafirmando entendimento do TJSP, já reconheceu obrigatoriedade de vacinação de crianças e adolescentes, ainda que contrarie convicção filosófica de mães e pais.

E que inclusão no PNI NÃO é condição p a obrigatoriedade da vacina a crianças. Outras hipóteses podem levar à obrigatoriedade também.

A questão da obrigatoriedade da vacinação contra covid possivelmente chegará ao STF também.”

Polícia Federal incinera 2,6 toneladas de drogas apreendidas na Grande Natal/RN.

A Polícia Federal incinerou ontem quinta-feira (13) 2,6 toneladas de drogas apreendidas na Grande Natal entre 2020 e 2021.

Entre os entorpecentes destruídos tinham 1,9 tonelada de cocaína; 677 kg de haxixe; 44 kg de maconha e 100 comprimidos de ecstasy, além de apetrechos utilizados para acondicionar as drogas.

A incineração ocorreu no alto-forno de uma usina na zona rural de Arês, na região metropolitana de Natal. O trabalho foi acompanhado pelo chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da PF, além de fiscais da Vigilância Sanitária.


 

quinta-feira, janeiro 13, 2022

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 682.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (13). São 392.614 casos totalizados. Na quarta (12) eram contabilizados 391.638, ou seja, 976 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 682 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.587 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Na quarta-feira (12) eram 7.587 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.451.

Recuperados são 379.702. Casos suspeitos somam 116.194 e descartados são 835.242. Estimativa de casos em acompanhamento: 5.325.

Previsão de chuvas intensas no RN.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte (RN) desta quinta-feira (13) até a sexta-feira (14). O aviso amarelo, o mais leve da escala, atinge todos os municípios do estado.

De acordo com o Inmet, os riscos potenciais são chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, ventos intensos de até 60 km/h, além de possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Brasil terá seis representantes na Paralimpíada de Inverno de Pequim.

Os seis representantes do Brasil na Paralimpíada de Inverno de Pequim, entre os dias 4 e 13 de março, foram anunciados nesta quinta-feira (13), em live realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). O país terá o dobro de atletas da edição anterior, em Pyeongcheng (Coreia do Sul), há quatro anos.

Cinco atletas competirão no esqui cross-country: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Moreira e Wesley dos Santos. Os dois primeiros estiveram em Pyeongcheng, onde Cristian atingiu o melhor resultado de um brasileiro em Jogos de Inverno (entre olímpicos e paralímpicos) ao terminar a prova de 15 quilômetros na sexta posição. Aline, por sua vez, foi a primeira mulher a representar o país no evento paralímpico.

Guilherme Rocha, Robelson Moreira e Wesley dos Santos disputarão a Paralimpíada pela primeira vez - assim como André Barbieri, representante verde e amarelo no snowboard.

"[Em Pequim] vamos quebrar recordes pessoais e ter o melhor resultado da história nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Dobramos o número de atletas, e há uma pequena chance de um sétimo representante, de uma segunda vaga no snowboard [com José Valter de Lima]", destacou o presidente da CBDN, Anders Pettersson, durante a live.

A dupla "veterana" em Paralimpíadas está em Lillehammer, na Noruega, competindo no Campeonato Mundial Paralímpico de Inverno. Nesta quinta-feira, Aline ficou em quinto lugar na prova feminina de 7,5 quilômetros, com tempo de 29 minutos, 26 segundos e 6 décimos, a 1 minuto da alemã Anja Wicker, que levou o bronze. A norte-americana Kendall Gretsch foi a vencedora. Cristian finalizou a disputa masculina dos 10 quilômetros na oitava posição, em 34 minutos, 22 segundos e 5 décimos, também a um minuto do terceiro colocado, o russo Danila Britik. O ganhador foi Ivan Golubkov, também da Rússia.

"[Durante o ciclo] tivemos medalhas em copas do mundo, o que é um padrão bem alto para o nível em que competimos, com o Cristian e a Aline. São resultados expressivos, que nos deixam esperançosos para resultados satisfatórios", afirmou Gustavo Haidar, supervisor técnico esportivo da CBDN, também na live.

É a terceira vez que o Brasil tem representantes em uma Paralimpíada de Inverno. A primeira foi em Sochi (Rússia), há oito anos, com André Cintra (esqui alpino) e Fernando Aranha (esqui cross-country). Em 2018, André esteve mais uma vez presente, acompanhado por Cristian e Aline. O país persegue a primeira medalha na história do evento, que teve a primeira edição realizada em Örnsköldsvik (Suécia), em 1976.

Carro que transportava carga de cigarros contrabandeados capota e homem morre na BR-110 no RN.

Um homem de 54 anos morreu, na manhã desta quinta-feira (13), após o carro que ele conduzia sair da pista e capotar às margens da BR-110, em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele transportava cigarros contrabandeados.

O acidente aconteceu no KM 74 da rodovia, entre os municípios de Mossoró e Upanema. A vítima, identificada como Washington Dantas Sobrinho, dirigia um Fiat Doblô.

A PRF informou que ainda não se sabe o que causou o acidente. O motorista morreu no local, antes de qualquer socorro médico.

Dentro do carro, a PRF encontrou 21 caixas de cigarros contrabandeados. O material foi recolhido e apresentado na delegacia da Polícia Federal.

O corpo da vitima foi recolhido do local pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia.

PF fecha estufa clandestina usada para cultivo de maconha, em Londrina.

Um grupo de traficantes que mantinha uma estufa, com uma plantação de maconha, na cidade de Londrina, no Paraná, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (13).

Os policiais federais, ao longo das investigações, apuraram que o galpão foi alugado pelos traficantes e transformado em uma estufa, onde cultivam a erva que era comercializada na região.

Cerca de dez policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Londrina e Cambé, no interior do estado. 

Durante o cumprimento dos mandados, uma pessoa foi presa em flagrante no momento em que fazia a manutenção das mudas de maconha.

Segundo a PF, os investigados responderão pelo crime de tráfico de entorpecentes e associação criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 18 anos de reclusão.

Começa em João Câmara/RN a renovação de matrículas da Rede Municipal de Ensino.

A Rede Municipal de Ensino de João Câmara/RN está com as renovações e matrículas abertas para o ano letivo de 2022, toda a rede estará de prontidão para atender pais ou responsáveis.

As matrículas serão realizadas nas escolas de acordo com os anos escolares. Procure a escola mais próxima do seu endereço e matricule seu filho e lembre-se FORA DA ESCOLA NÃO PODE.

COVID: RN possui 69 leitos críticos e 69 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h15 desta quinta-feira (13).

Neste período, havia 5 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 5 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 69 leitos críticos e outros 69, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 34,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 34,3%, registrada no início da tarde desta quinta-feira (13). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 61.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 41% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 34,1% e a Região Seridó tem 0,0%.

Até o momento desta publicação são 69 leitos críticos (UTI) disponíveis e 46 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 69 disponíveis e 15 ocupados.

Outros 19 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 24 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, a Sesap informou que disponibilizou leitos da rede Covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para Covid-19, resguardando as medidas de biossegurança para evitar contaminação.