sexta-feira, setembro 01, 2023

Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra da vacina.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou ontem quinta-feira (31.08) uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por omissão na compra de vacinas no auge da pandemia. O argumento é que o processo perdeu o objeto, porque a crise da Covid-19 foi controlada e as vacinas aplicadas. A decisão afirma que o “quadro fático e sanitário” está “estabilizado”.

“Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial”, escreveu Zanin.

A Rede deu entrada na ação em outubro de 2020. O partido pedia que o governo Bolsonaro fosse obrigado a comprar a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Quase mil casos de acidentes com escorpião são registrados em Natal até agosto deste ano.

Os meses de agosto e setembro são períodos em que a incidência de ataques de escorpião aumenta consideravelmente. Isso ocorre devido à combinação de fatores como as condições climáticas propícias e o período de reprodução desses aracnídeos. Durante esses meses, é fundamental estar ciente dos riscos e adotar medidas preventivas para evitar encontros indesejados com esses animais.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Natal registraram de janeiro a agosto de 2023, cerca de 1172 casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo que desse total, 989 são registros de acidentes causados apenas por escorpiões. A espécie de maior relevância na região é a Tityus stigmurus (Escorpião Amarelo do Nordeste).

Diante do fato, o Médico-Veterinário inscrito do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Ciro Fagundes, destaca algumas medidas de prevenção que devem ser seguidas. “Manter o ambiente limpo e organizado, uso de telas e vedações, cuidado com áreas externas e examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las são alguns dos cuidados para prevenir acidentes”, afirma. 

A dor intensa e persistente no local da picada é o principal e característico sintoma. Segundo Ciro Fagundes, deve-se ficar atento também para febre, dor abdominal aguda, náuseas, vômitos e agitação. “Caso alguém seja picado por um escorpião, é importante reconhecer os sintomas, agir rapidamente e não colocar nenhuma substância no local, como pó de café, pasta de dente e clara de ovo. Buscar ajuda médica, especialmente se a vítima for criança, idosa ou apresentar reações mais graves”, ressalta.

O Médico-Veterinário destaca ainda o cuidado com os pets e a importância de manter a higiene e limpeza de residências, quintais e jardins, evitando a presença destes animais no entorno das habitações humanas. “Resíduos orgânicos atraem baratas, que são a principal fonte de alimentos das espécies de escorpião sinantrópicas, isso é, que vivem próximo dos humanos. A curiosidade do pet pode levá-lo a se aproximar, aumentando os riscos de levar uma picada”, alerta Ciro.

PF vê organização criminosa e busca colaboração do pai de Cid no caso das joias.

A Polícia Federal vê indícios suficientes para enquadrar integrantes do núcleo bolsonarista no crime de organização criminosa no caso das joias, e já trabalha com a colaboração do pai do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), nas investigações.

Segundo fontes que acompanham as investigações, já foi possível conseguir mapear a distribuição de tarefas e o fluxo de dinheiro entre os suspeitos, inclusive o ex-presidente.

Esse mapeamento contou com o apoio de Mauro Cid, que decidiu colaborar com as investigações em diferentes frentes e em depoimentos filmados, como o blog revelou. Cid contou à PF que a movimentação financeira envolvendo Bolsonaro teria em Miami como uma das bases.

Foi lá que, segundo a PF, parte dos presentes oficiais recebidos por autoridades do governo brasileiro foram vendidos irregularmente. É lá, também, que morava o general da reserva do Exército Mauro Lourena Cid, pai de Mauro Cid, e suspeito de participar do esquema.

A PF, agora, busca intensificar a colaboração do general da reserva Mauro César Lourena Cid enquanto, ao mesmo tempo, checa informações prestadas pelo filho para, por fim, formalizar um acordo de delação premiada. Ao blog da Julia Duailibi, o advogado Cezar Bittencour disse que deve decidir na semana que vem se fará ou não uma delação.

Com a delação, Cid pode obter mais vantagens judiciais, mas precisa entregar os outros envolvidos.

Datafolha: Em SP, 45% avaliam o governo Lula como 'ótimo ou bom'.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que 45% dos paulistanos avaliam o governo Lula como "ótimo ou bom", enquanto 25% consideram "ruim ou péssimo". Segundo o levantamento, 29% classificam a administração petista como "regular". Há, ainda, 1% que não opinou ou não soube responder.

Lula vai melhor na cidade de São Paulo do que no país. Na última pesquisa nacional do Datafolha, realizada no mês de junho, 37% avaliavam positivamente o governo do PT. Ou seja, oito pontos percentuais a menos do que na capital paulista.

O desempenho do presidente é melhor entre os eleitores de São Paulo com nível superior (57%). A avaliação negativa, por outro lado, é mais alta entre os evangélicos. No segmento religioso, que apoiou Jair Bolsonaro na eleição do ano passado, 37% avaliam o governo Lula como "ruim ou péssimo".

A avaliação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é inferior à de Lula. Somam 30% os eleitores da capital do estado que consideram a gestão Tarcísio "ótima ou boa". Outros 38% dizem que o governo do ex-ministro é "regular". E 27%, "ruim ou péssimo".

O desempenho de Tarcísio é menor na cidade do que no estado, onde a gestão dele foi avaliada como "ótima ou boa" por 44%, de acordo com Datafolha do mês de abril.

Ainda segundo o Datafolha, em São Paulo, Tarcísio é mais rejeitado pelos escolarizados (35%) e os que reprovam a gestão do prefeito Ricardo Nunes (61%). Por outro lado, o governador tem mais apoio entre pessoas com 60 anos ou mais (37%) e eleitores potenciais do atual prefeito (49%).

Lula e Tarcísio devem estar em palanques distintos na eleição municipal de São Paulo. O presidente fechou acordo para apoiar o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que lidera a corrida eleitoral paulistana com 32% de intenção de voto. Já Tarcísio, caminha para estar ao lado de Nunes, que tem 24% da preferência dos paulistanos. 

Na eleição do ano passado, a esquerda venceu na capital paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ganhou de Tarcísio e Lula também saiu vitorioso, com 47,5% dos votos na cidade contra 38% de Jair Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 1.092 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 29 e 30 de agosto. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.

São Paulo tem alta de 10% em doadores de órgãos neste ano.

O número de doadores de órgãos no estado de São Paulo cresceu mais de 10% em 2023, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. De janeiro a 30 de agosto deste ano, houve 696 doadores e, no mesmo período do ano passado, o total ficou em 631.

Para o governo, isso se deve às campanhas de estímulo à doação e a casos de grande repercussão na mídia. Entre 20 e 26 de agosto, houve um aumento de 86% nos doadores, passando de 15 na mesma semana de 2022 para 28 neste ano.

O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, recebeu um novo coração em um transplante no último domingo (27). O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, que morreu no sábado (26), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Em relação aos procedimentos realizados, também houve alta de 10,5%. Foram feitos 5.077 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas no estado de São Paulo neste ano. Em 2022, foram 4.592 procedimentos.

Após transplante de coração, Faustão agradece à família de doador.

Em gravação divulgada ontem quinta-feira (31) em suas redes sociais, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, submetido a um transplante de coração, agradeceu a família do doador e se emocionou ao falar sobre o assunto.

“Que todo mundo tenha a certeza do que é o transplante. Para vocês terem uma ideia, dos 200 e poucos transplantes, 60 pessoas esperaram menos de um mês. Dei sorte também nessa fila. [Quero] fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo”, disse o apresentador.

Ele acrescentou ser “eternamente grato” a esse pai. “Eu fico emocionado, porque ele me deixou a chance de viver de novo.”

Faustão recebeu o coração de Fábio Cordeiro da Silva, que morreu no último sábado (26) vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). No domingo (27), Faustão foi submetido ao transplante.

Na mensagem, Faustão também agradeceu às pessoas que têm rezado e torcido por sua recuperação. “Estou com a voz ainda assim porque fui entubado, mas está recuperando. Já estou andando no terceiro dia depois que fui operado. Não sinto nada, nenhuma dor, estou completamente recuperado”, disse ele.

O último boletim médico do Hospital Albert Einstein, onde Faustão está internado, informou que o apresentador está com a função cardíaca normalizada e estável e que o dreno e alguns cateteres já foram retirados. O comunicado, divulgado na noite de quarta (30), diz ainda que ele segue evoluindo dentro do esperado e que iniciou a fisioterapia.

No dia da visita, Governo Federal comunica possibilidade de mudar agenda de Lula no RN.

O presidente da Repúlica, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desambarca nesta sexta-feira (1º) às 15h30 (horário local de Brasília), no Rio Grande do Norte. Esta será a primeira visita do presidente da República ao estado, desde que assumiu o terceiro mandato. Há, porém, a possibilidade informada na manhã de hoje que essa agenda pode ser antecipada em 1 hora, mas isso ainda não foi confirmado.

Segunda agenda oficial, Lula visitará as obras do Ramal do Apodi – Túnel Major Sales, no Canteiro Administrativo ALYA, localizado em Luís Gomes – RN, BR 405 km 195, s/n – ao lado do posto Rodrigão.

A última visita do presidente ao Rio Grande do Norte havia sido em 16 de junho de 2022, quando esteve na primeira edição da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções, durante a pré-campanha eleitoral.

Vereador Professor Silvano Carlos Solicita a Climatização da Escola Sônia Varela.

Na última segunda-feira(28), o Vereador Professor Silvano Carlos solicitou e indicou ao governo municipal a climatização da Escola Municipal Professora Sônia Varela. Na ocasião, o vereador destacou que em visita a escola identificou que as salas de aulas são muito quentes deixando um grande desconforto para os professores e alunos.

Destacou ainda o parlamentar, que defende que em breve todas as escolas sejam climatizadas para oferecer mais conforto e assim criar um ambiente propício para uma melhor aprendizagem.

No Piauí, Lula lança novo programa contra a fome.

Cumprindo agenda no Piauí, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, ontem quinta-feira (31), o decreto que institui o programa Brasil sem Fome. A iniciativa foi desenhada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que reúne 24 ministérios, e integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas.

São três eixos de ações, que passam por garantia de acesso à renda, promoção de cidadania, política pública de proteção social, produção de alimentos saudáveis e mobilização de estados, municípios e sociedade civil. 

"O Brasil é um país rico, que tem muita terra. Dizem que aqui, se plantando, tudo dá. O problema não é falta de comida, não é falta de plantar. O problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso à comida. É por isso que a gente só vai acabar com a fome de verdade quando a gente tiver garantido que todo o povo trabalhador tenha emprego", afirmou o presidente em discurso para centenas de pessoas, em Teresina. 

"Eu tenho obsessão de lutar contra a fome, fazer a economia brasileira crescer, gerar emprego de qualidade para as pessoas", destacou Lula. Ele chegou a se emocionar lembrando de sua própria trajetória de vida e da necessidade de assegurar a dignidade da população mais pobre. "Não tem nada mais sagrado que uma mãe colocar sua família em torno da mesa e ter comida farta, para a pessoa comer até encher o bucho", completou.

Bandidos são presos pela PM após fazerem assalto em loja de material de construção e levarem R$ 47 mil em Natal/RN.

Policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) prenderam dois suspeitos, na manhã desta sexta-feira (1º), após um assalto a uma loja de materiais de construção, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Além disso, a PM ainda recuperou R$ 47 mil roubados do estabelecimento comercial e apreendeu duas armas de fogo.

Por volta das 06h, na avenida Monte Rei, no bairro Planalto, o proprietário da loja de materiais de construção comunicou à polícia que dois homens haviam assaltado o local minutos antes e fugido em um veículo modelo Cadete.

Os militares do 9º BPM iniciaram imediatamente as diligências na região e localizaram o veículo em fuga. Após uma perseguição, os dois suspeitos foram interceptados pelos policiais, que montaram um cerco estratégico. Um dos suspeitos já tinha passagens pelo sistema penitenciário por roubo.

Com os suspeitos, a PM apreendeu dois revólveres calibre 38, além de recuperar uma quantia significativa de dinheiro, totalizando R$ 47 mil, que teria sido roubada do estabelecimento comercial.

Além do dinheiro, os pertences das vítimas que haviam sido roubados durante o assalto à loja de material de construção foram encontrados com os suspeitos.

Os suspeitos e todo o material do roubo foram levados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil para realização dos procedimentos cabíveis.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 48 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2627 da Mega-Sena, sorteado na noite de ontem quinta-feira (31). O prêmio acumulou e deve chegar a R$ 48 milhões no próximo sorteio, que ocorrerá no sábado (2).

Os números sorteados são 13-25-31-43-57-58. De acordo com a Caixa, 56 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 55.477,63 cada uma. Já 4.691 apostadores acertaram a quadra e vão ganhar R$ 946,11.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5. 

Economia brasileira cresce 0,9% no segundo trimestre de 2023.

A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, somou R$ 2,651 trilhões. 

O dado foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. O PIB acumula alta de 3,2% no período de 12 meses.

Cid está em fase de 'pré-delação' e pode revelar mais do que o caso das joias.

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid está em uma fase conhecida como "pré-delação". Ontem quinta-feira (31), o ex-braço direito de Jair Bolsonaro prestou um novo depoimento à Polícia Federal (PF), que durou mais de nove horas.

A fase "pré-delação" é o momento em que o investigado entrega tudo o que sabe para os investigadores. Após isso, caberá à PF avaliar se existe ou não consistência para uma delação premiada.

Fontes ouvidas pelo blog afirmam que Cid pode revelar mais do que o caso das joias sauditas, além do próprio fluxo financeiro de Bolsonaro. A partir daí, pode-se abrir uma nova linha de investigação, que ainda não foi revelada. 

Além de Cid, nesta quinta-feira, outras 7 pessoas foram intimadas para prestar depoimento sobre o caso das joias. Destas, quatro ficaram em silêncio: Jair Bolsonaro; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro; o advogado Fabio Wajngarten; e o ex-ajudante Marcelo Câmara.

Por outro lado, os demais depoentes responderam aos questionamentos da PF: o pai de Cid, Mauro Lourena Cid; o ex-ajudante de Bolsonaro Osmar Crivelatti; e o advogado Frederick Wasseff.

Uma fonte com acesso às investigações disse que "a casa, quando se divide, cai". Além disso, já se sabe que as 22 horas de depoimentos de Cid à PF, até então, não devem parar por aí.

Somente vacinação pode deter aumento de casos de meningite no Brasil e no mundo.

A meningite é uma doença que pode deixar sequelas graves e até matar, uma vez que causa uma inflamação perigosa nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite meningocócica, que tem como agente bacteriano o Neisseria meningitidis (meningococo), pode levar à morte em menos de 24 horas.

O aumento de casos, principalmente pela diminuição na cobertura vacinal, não é só uma preocupação Ministério da Saúde do Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 20 anos houve cerca de 20 milhões de novos casos. O grupo de risco é composto por crianças, adolescentes e jovens adultos, com mais chances de complicações e adoecimento.

A imunização é a forma mais eficiente de prevenção, e ela pode ser feita de maneira rápida e segura em Natal na Vacina Clínica. Para mais informações sobre horário de funcionamento das unidades do Natal Shopping e Midway Mall, é só acessar o site o Instagram @vacinaclinica ou entrar em contato pelo Whatsapp (84) 99912.3181.

Caçadores batem recorde ao capturar jacaré de 4,3 metros e 364 quilos nos EUA.

Um grupo de caçadores capturou no último sábado o maior jacaré já registrado em Mississippi, estado no sudeste dos Estados Unidos, segundo o Departamento Estadual de Vida Selvagem, Pesca e Parques. 

Donald Woods Will Thomas, Joey Clark e Tanner White apanharam o animal na cidade de Yazoo, em Sunflower River, informou a Associated Press. O recorde foi quebrado por cinco centímetros: macho, o jacaré de cerca de 364 quilos tem 4,30 metros.  

Após a captura, os caçadores amarraram o jacaré e o levantaram com uma empilhadeira para uma foto, que foi divulgada pelo perfil Red Antler Processing, na região do Delta do Mississippi. 

A temporada de caça foi aberta na última sexta-feira e está programada para terminar na próxima segunda-feira, dia 4. 

Mauro Cid passa 12 horas na sede da PF para prestar depoimento.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), deixou a sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, pouco depois das 21h de ontem quinta-feira (31).

Cid chegou ao prédio da PF às 9h16 e o depoimento estava marcado para as 11h, mesmo horário em que a PF ouviu os outros investigados.

Outros cinco aliados de Bolsonaro também compareceram à PF para depoimento: Fabio Wajngarten, ex-Secom e advogado do ex-presidente; general Mauro Lourena Cid, pai de Mauro Cid; Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro; o tenente Osmar Crivelatti e o coronel Marcelo Câmara, ex-assessores da Presidência da República.

O ex-presidente e a ex-primeira-dama também compareceram à Polícia Federal nesta quinta para depor, mas ficaram em silêncio.

Tecnologia para tratar câncer de pele é aprovado para uso no SUS.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tipo de câncer de pele mais comum vão ter um novo tratamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A tecnologia 100% nacional promete um tratamento rápido, com menos desconforto e foi aprovado para uso na saúde pública.

Uma casquinha no nariz foi como a dona de casa Helena Pontieri Morales descobriu a lesão de câncer de pele no rosto. Ela passou por um tratamento de terapia fotodinâmica, que está revolucionando a dermatologia no país. A inovação permite que pacientes como ela não precisem mais passar por cirurgia. 

“Só deu uma queimadinha e pronto”, conta Helena sobre o procedimento a laser.

O tratamento é oferecido gratuitamente no Hospital Amaral Carvalho, na cidade de Jaú, no interior paulista, um dos 70 centros de estudos que utilizam a terapia. As lesões que podem ser tratadas são as não melanoma, que respondem pela maioria dos casos de câncer de pele entre os brasileiros.

“O foco do nosso projeto é o carcinoma basocelular em fase inicial de tratamento, uma lesão pequena, com subtipo histológico específico para ser contemplado, para receber a terapia fotodinâmica”, explica a dermatologista Ana Gabriela Sálvio. 

Esse aparelho já tratou mais de 5 mil lesões e está presente em nove países da América Latina. O custo do tratamento gira em torno de R$ 200 a R$ 300 por lesão de pele com até um centímetro.

Após ter esta pomada absorvida pela pele, o paciente passa por uma terapia fotodinâmica, que mata as células cancerígenas. Em apenas duas sessões, de apenas 20 minutos, mais de 90% dos pacientes já podem sair curados.

A terapia é desenvolvida há 20 anos pela USP de São Carlos. O Brasil é considerado o país que mais investiu na técnica fotodinâmica no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foram mais de R$ 10 milhões, com incentivos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Saúde e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Um dos grandes desafios do Brasil é colocar a inovação brasileira no nível de produção científica. Somos o 13º país em produção de ciência no mundo, mas o 54º país em inovação de novos produtos, sistemas e soluções para o mundo real. Este exemplo aqui de São Carlos é a ciência básica sendo transformada em inovação e um produto que soluciona um problema do SUS", avalia Celso Pansera, presidente da Finep.

O tratamento já está disponível há cerca de 10 anos no sistema privado. Com o desenvolvimento de uma tecnologia nacional, em julho deste ano, o aparelho foi aprovado para uso no SUS.

“É um sucesso muito grande. Como é uma técnica relativamente barata e conveniente, fácil, que não exige grande infraestrutura, ela é especialmente adequada para o Sistema Único de Saúde, que precisa disponibilizar para um número muito grande de pessoas da sociedade”, aponta o pesquisador Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto Física São Carlos, da USP.

Programação da Semana da Pátria começa hoje.

As comemorações da Semana da Pátria, alusivas ao Dia da Independência do Brasil, terão início nesta sexta-feira (1°), com a abertura da Exposição da Independência, de equipamentos militares como embarcações, carros de combate, armamentos e aeronaves nos estandes das Forças Armada, no Parque da Cidade, em Brasília.

O lema da semana é Democracia, Soberania e União.

O espaço ficará aberto até o dia 3, das 9h às 17h, no estacionamento Ana Lídia, dentro do Parque da Cidade. Os visitantes poderão assistir a apresentações de bandas militares e interagir nas oficinas de recreação e educativas.

Também estão expostos para visita, viaturas blindadas, simuladores de paraquedismo, periscópio para observação em submarinos e passadiço (ponte de comando de um navio), além de maquetes de submarinos do Programa Fragatas Classe Tamandaré, do reator nuclear e do submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear.

No domingo (3), na Praça dos Três Poderes, ocorrerá a tradicional troca do Pavilhão Nacional, às 10h, com desfile da Guarda de Honra e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

O Ministério da Defesa informou que o desfile cívico-militar, terrestre e aéreo, no dia 7 de setembro, terá início às 9h. A expectativa é que o reúna cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A Esquadrilha da Fumaça encerra a solenidade com uma demonstração.

“Após o desfile, o público presente na Esplanada dos Ministérios poderá conferir uma atração inédita, a Exposição Multimídia. No local, haverá mostra de equipamentos militares e telões interativos para apresentar à população as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas. A Exposição Multimídia vai até o dia 10 de setembro, das 9h às 17h”, informou a pasta.

No Lago Paranoá, será realizada, na parte da tarde, com início previsto para as 16h, uma inédita Parada Naval. Ao todo, serão dez embarcações da Marinha do Brasil, que sairão das proximidades do Clube da Aeronáutica, passando pela Ponte Juscelino Kubitschek, Clube Naval de Brasília, Ponte Honestino Guimarães, Pontão do Lago Sul e Península dos Ministros.

Barroso vota contra o marco temporal; julgamento está em 4 a 2 a favor dos indígenas.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, votou ontem quinta-feira (31) contra o marco temporal das terras indígenas. O placar está em 4 a 2 a favor dos povos originários. Ainda não há um consenso sobre indenizações caso a tese que limita a demarcação de terras saia derrotada do julgamento, que foi suspenso em razão do horário e será retomado na semana que vem.

Até o momento, os ministros Edson Fachin, relator do caso, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso votaram contra o marco temporal, por considerarem que a terra indígena deve ser definida por tradicionalidade. Já o ministro Nunes Marques teve um entendimento diferente e considerou que a falta de um marco causa insegurança jurídica. Ele foi seguido pelo ministro André Mendonça.

Prazo para pedidos de reaplicação do Encceja acaba nesta sexta-feira.

Os participantes que - por problemas logísticos ou de saúde - não puderam fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 têm até esta sexta-feira (1º) para apresentar pedido de reaplicação da prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a oportunidade é voltada “apenas aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 27 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação”. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja. 

Conforme previsto no edital, nos casos em que o participante tinha suspeita de doença infectocontagiosa será necessário constar o nome completo dele, o diagnóstico com a descrição da condição e o código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional responsável pelo diagnóstico, “com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde ou órgão competente”. 

É necessário anexar o documento em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. 

A reaplicação ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, datas em que está prevista a realização do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL).

Secretário da Fazenda do RN defende ICMS em 20% e setor produtivo reage.

A possibilidade do Governo do Rio Grande do Norte manter a alíquota modal do Imposto de Circulação Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) em 20% no próximo ano recebeu críticas das federações do Comércio (Fecomércio/RN) e da Industria (Fiern).

A ideia foi defendida pelo secretário da Fazenda estadual, Carlos Eduardo Xavier, para melhorar a arrecadação e fazer o Estado equilibrar as contas, além de nivelar o tributo aos estados vizinhos. O aumento de 18% para 20% foi aprovado no final de 2023 pela Assembleia Legislativa do Estado para vigorar somente entre abril e dezembro desse ano, retornado aos 18% em 2024.

Por isso, estender a alíquota atual ao ano que vem é uma proposta que provoca mais uma vez a reação do setor produtivo. A maior representante do comércio de bens e serviços do Estado, a Fecomércio RN rechaça a medida e avalia o aumento da alíquota modal do ICMS como um fator de impacto para os negócios locais.

Como exemplo, destaca que a maior alta de arrecadação do governo estadual no mês de julho foi registrada no setor de Combustíveis (+43,3%).

quinta-feira, agosto 31, 2023

Em 10 dias, 21 homens são presos por violência doméstica no RN em operação da Polícia Civil.

Desde o dia 21 de agosto, a Polícia Civil do RN prendeu 21 homens, registrou 191 boletins de ocorrência e concluiu 146 inquéritos. Até o momento, 275 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foram atendidas no Estado.

A ação da Polícia Civil faz parte da “Operação Shamar”, deflagrada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “Shamar” é uma palavra do hebraico que remete a cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar. Foi escolhida para nomear a operação em referência ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pela defesa da mulher.

Em nível nacional, a coordenação da operação compete à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), que conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

Prefeito Manoel Bernardo apresenta Selo Comemorativo dos 95 anos da cidade de João Câmara/RN.

O prefeito Manoel Bernardo, na tarde de terça-feira (29) ao lado do vice prefeito Maurício Filho, apresentou o Selo Comemorativo dos 95 anos da cidade de João Câmara/RN, na Comunidade de Queimadas, e também o lançamento da programação do aniversário. A Historiadora professora Nara Costa, fez uso da fala dizendo como surgiu a cidade João Câmara, antiga Matas.

O evento contou com a presença do ex prefeito Maurício Caetano, dos secretários municipais, vereadores; Fernando Guilherme, Silvano Carlos, Daniel Enfermeiro, Kelly Cristiane, Luilson Caraubas, Iranir Antunes e Gilberto Honorato. O Padre Josino, Pastor Supervisor do campo Assembleia de Deus Rogério Câmara e o Pastor Edilson Berça, lideranças comunitárias, Banda Filarmonica do Município, Banda de Flautas de Santa Terezinha e Grupo de Capoeira abrilhantaram o evento.

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 42 milhões.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2626 da Mega-Sena, sorteado na noite de terça-feira (29). Com isso, o prêmio acumulou e deve chegar a R$ 42 milhões no próximo sorteio, que ocorrerá na quinta-feira (31).

Os números sorteados são 01-09-13-16-52-59. De acordo com a Caixa, 51 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 48.782,47 cada uma. Já 3.431 apostadores acertaram a quadra e vão ganhar R$ 1.035,89.

Mulher recebe mensagem falsa sobre compra no cartão, liga para estelionatários e perde mais de R$ 1,3 mil ao fazer pix no RN.

Uma mulher de 28 anos perdeu mais de R$ 1,3 mil após cair em um golpe praticado por estelionatários, em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso foi registrado na noite de ontem quarta-feira (30) na delegacia de plantão no município.

Segundo o relato da vítima à Polícia Civil, ela recebeu uma mensagem de texto, no celular, informando uma suposta compra no seu cartão, no valor de R$ 1,2 mil.

A mensagem ainda informava um número de telefone do tipo 0800, para que ela entrasse em contato com a suposta instituição bancária.

Ao ligar para os golpistas, a vítima foi atendida por uma mulher, que se passou por atendente e, em seguida, passou a realizar contatos pelo whatsapp.

A estelionatária ainda informou que a conta da vítima em um banco digital tinha sido invadida e que ela precisaria fazer transferências por meio de pix para “proteger” a conta.

Brasil tem alta da Covid em onda que deve durar até 6 semanas.

A taxa de testes positivos para Covid-19 aumentou no Brasil nas primeiras semanas de agosto, segundo dois relatórios independentes divulgados na quarta-feira (30). A alta em ambos os levantamentos é da ordem de 7 pontos percentuais, o que representa o dobro de pessoas que testaram positivo para o vírus Sars-Cov-2. 

ENTENDA O CENÁRIO

O aumento ocorre diante de um cenário distinto do já verificado em momentos anteriores da pandemia:

  1. Variante: OMS monitora o aumento da circulação da Éris, uma subvariante da Ômicron, que é um dos fatores apontados por especialistas para o aumento dos casos.
  2. Gravidade: Apesar de mais transmissível, a Éris não está associada a casos mais graves ou mortes; para a OMS, ela é uma "variante de interesse", grau inferior ao das "variantes de preocupação".
  3. Vacinação: Brasil enfrenta a sazonalidade dos casos com maioria da população já tendo tomado as doses básicas da vacina, mas o reforço da vacina bivalente só foi aplicado em 15% do público-alvo.
  4. Grupos vulneráveis: pessoas imunossuprimidas (com baixa imunidade, seja por doenças ou por transplante) devem redobrar o cuidado com aglomerações e sempre manter o uso de máscaras.
  5. Duração da onda: na avaliação de Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a atual onda da Covid deve durar entre 4 a 6 semanas.

Levantamento dos testes positivos

O aumento dos casos foi reportado por duas entidades. Um dos levantamentos é da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que representa laboratórios e clínicas privadas:

  • de 6,3% (29 de julho a 4 de agosto) para 13,8% (em 12 a 18 de agosto)

"Possivelmente, sim, existe relação com a nova variante que demonstrou ser muito transmissível, embora, ela não traga quadros muito graves das pessoas que são infectadas", afirma Wilson Shcolnik · Presidente do Conselho de Administração (Abramed).

Outra fonte é o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), que analisa dados dos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin:

  • de 7% para 15,3% entre as semanas encerradas em 22 de julho e 19 de agosto

Segundo o ITpS, os percentuais mais elevados são observados nas faixas etárias de 49 a 59 anos (21,4%) e acima de 80 anos (20,9%).

Conforme mostra o infográfico abaixo, a atual taxa de 15,3% é inferior ao que foi visto até mesmo em dezembro do ano passado, quando os números chegaram a 38%.


PRF prende dez pessoas com veículos adulterados em Natal e mais três cidades do RN.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 10 pessoas e apreendeu 10 veículos que estavam com sinais de placas adulteradas em quatro cidades do Rio Grande do Norte.

Outras prisões foram efetuadas pelos policiais no mesmo dia por crimes como tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Entre os presos, estão pessoas de 20 a 73 anos de idade, segundo a PRF. A operação, em conjunto com a Polícia Militar, ocorreu nas cidades de Florânia, Mossoró, Parelhas e na capital Natal na terça-feira (29)

Os policiais rodoviários federais prenderam 10 pessoas suspeitas de adulteração de veículo e receptação.

Segundo a PRF, os “clones” circulavam nos municípios com placas de outros veículos roubados e de características iguais. Eram seis carros e cinco motocicletas.

As ocorrências foram encaminhadas às Delegacias de Polícia Civil nos quatro municípios.

Mossoró atinge novo recorde e lidera geração de empregos no RN pelo 5º mês seguido.

A Prefeitura Municipal de Mossoró celebra mais um novo recorde. Pelo quinto mês consecutivo, o município se destaca na geração de empregos, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O ranking foi divulgado ontem quarta-feira (30).

No mês de julho, Mossoró gerou 1.291 novos postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços. Em segundo lugar, o setor que mais gerou empregos foi a agropecuária com 545 novos contratados. Este é o quinto mês consecutivo que o município apresenta saldo positivo na geração de empregos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Frank Felisardo, ressalta que “A cidade de Mossoró continua liderando a oferta de empregos gerados no Estado do RN, o mês de julho apresenta um saldo de 1.291 empregos, quando comparados o número de admissões frente aos desligamentos. Podemos destacar o crescimento do setor agropecuário apresentando 545 contratações, reflexo do início da safra da fruticultura e a continuidade dos números positivos do setor de serviços, nas áreas de informação, comunicação e administrativa”;

“Ficamos muito felizes com os resultados e com expectativas muito positivas para os outros meses do ano de 2023, com a abertura de novas empresas no ramo supermercadista e da indústria de plásticos”, finalizou.

No dia que a Prefeitura de Mossoró celebra o importante resultado, Mossoró ganha mais um novo empreendimento. Foi inaugurado no dia de hoje o Cidade Atacadão, gerando mais de 300 empregos diretos no município.

“Esse saldo positivo coloca Mossoró no topo da geração de empregos do Rio Grande do Norte. Nós estamos tendo a cada mês um saldo mais positivo. E isso está muito claro. Graças à desburocratização, graças às licenças que agora são entregues com rapidez, ao ambiente favorável para as empresas se instalarem e gerarem emprego. A gente quer que mais empresas venham para Mossoró e trabalhamos todos os dias para isso”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra que participou da inauguração do empreendimento nesta quarta.

PEC vai exigir que só militares da reserva possam disputar eleições.

Senadores ligados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentarão uma proposta de emenda à Constituição (PEC) proibindo que militares da ativa se candidatem a cargos eletivos. Ou seja, para concorrer a um cargo via eleições, o oficial deverá migrar para a reserva (que é a aposentadoria para militares).

O texto será apresentado por senadores, mas foi gestado no governo Lula. A primeira versão da proposta previa que militares da ativa também fossem proibidos de assumir cargos públicos, como de ministros. No entanto, após reunião no Ministério da Defesa na tarde desta quarta-feira (30/8), o governo recuou e decidiu cortar esse trecho.

A redação da PEC foi debatida em encontro na sede do ministério chefiado por José Múcio, nesta tarde. Além do titular da pasta, também participaram da reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os líderes do governo no Senado e no Congresso – Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), respectivamente.

Para ‘testar’ versões, PF ouve hoje Bolsonaro, Michelle e mais seis.

Esta quinta-feira (31) será marcada pelos depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados à Polícia Federal (PF) sobre as joias recebidas da Arábia Saudita.

A Polícia Federal quer saber de Bolsonaro de onde partiu a ideia para vender as joias e relógios recebidos de presente da Arábia Saudita, para quem foram vendidos, e como foi o processo de recompra e retorno de alguns itens para o Brasil.

As declarações à PF serão simultâneas, a partir das 11h, para evitar que os seguintes depoentes combinem versões:

  • Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama
  • Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República e advogado de Jair Bolsonaro
  • Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro
  • General Mauro Lourena Cid, pai de Mauro Cid
  • Frederick Wassef, advogado de Jair Bolsonaro
  • Tenente Osmar Crivelatti, ex-assessor da Presidência da República
  • Coronel Marcelo Câmara, ex-assessor da Presidência da República

Uma das questões que devem ser feitas ao ex-presidente, de acordo com apuração da CNN, é sobre se ele deu uma ordem expressa para que Mauro Cid vendesse no exterior o relógio Rolex, posteriormente recomprado pelo advogado Frederick Wassef.

Número de municípios com contas no vermelho quadruplica no RN.

Após a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, pelo menos 95 das 167 cidades do RN fecharam as contas do primeiro semestre no vermelho. A informação foi passada pela Confederação Nacional dos Municípios, com base em dados do Siconfi, sistema de informações da Secretaria do Tesouro Nacional.

No mesmo período do ano passado, o RN tinha apenas 23 municípios com déficit, ou seja o número de prefeituras sem recursos suficientes para pagar as contas quadruplicou em 1 ano.

Isso significa que o percentual de comprometimento da receita está alto. No Rio Grande do Norte, a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos Municípios, R$ 97 foram destinados a pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.

“Estamos em diálogo com as autoridades em Brasília e já alertamos. Muitos não veem o que está acontecendo na ponta, mas o problema é grave. Isso é também resultado de despesas criadas no Congresso e pelo governo federal sem previsão de receitas, como os pisos nacionais, caindo toda a demanda no colo dos Municípios”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

terça-feira, agosto 29, 2023

Lula quer bolsa de incentivo para ensino médio, diz Camilo Santana.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou ontem 2ª feira (28.ago.2023) que o presidente Lula pretende criar uma “bolsa permanência” para alunos do ensino médio, a fim de evitar a evasão escolar.

Segundo Santana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar, ainda em setembro, um PL (Projeto de Lei) sobre o tema para o Congresso.

“Precisamos garantir que o jovem permaneça no ensino médio porque a gente perde muitos alunos, principalmente na virada do 9º ano para o 1º ano do ensino médio”, afirmou em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará.

A medida foi estruturada depois de uma pesquisa do MEC (Ministério da Educação) constatar que há muitos jovens que abandonam os estudos no período citado por Santana. A idade, em geral, dos jovens nessa etapa é de 14 a 15 anos.

Questionado sobre detalhes do projeto, como o valor da bolsa ou o formato de distribuição, o chefe da pasta da educação disse que ainda está sendo estruturado e que depende do montante disponível para ser repassado aos jovens.

“Depende muito da questão orçamentária. É importante lembrar que quando nós assumimos o MEC, houve um corte orçamentário significativo. Então, as primeiras medidas que nós tomamos foi recompor o orçamento”, afirmou.

Além da bolsa permanência, Santana também falou sobre outro anúncio que o governo pretende fazer, que é a criação, até outubro, de 1 campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) no Ceará.

“É importante tirar o ITA apenas da região sudeste e trazer para o nordeste brasileiro […] Até porque, quase 1/3 dos alunos que ingressam no ITA são cearenses ou estudam no Ceará.”

No início de agosto, Santana assinou, juntamente com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, um termo de cooperação técnica para a criação desse campus. A intenção é utilizar a estrutura da Base Aérea de Fortaleza para a instalação do instituto.

Em depoimento sobre hacker, agentes dizem que Cid falou sobre joias.

Segundo agentes da Polícia Federal, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, teria tratado sobre a venda de joias no exterior durante depoimento à corporação ontem segunda-feira (28).

Inicialmente o depoimento estava marcado para tratar sobre o caso do hacker Walter Delgatti.

Na segunda-feira (28), a CNN adiantou que o ex-ajudante de ordens estava em negociação avançada para uma confissão sobre o escândalo das joias. O movimento avançou alguns passos de ontem para hoje.

O advogado de Cid, Cezar Bitencourt, havia afirmado em entrevistas à imprensa que o cliente confessaria sobre esse episódio.

Ontem mesmo, pela manhã, a defesa do militar pediu um encontro com o diretor-geral da polícia federal, Andrei Rodrigues.

O depoimento de segunda-feira tem sido guardado sob sigilo pelos agentes da Polícia Federal.

O teor teria sido compartilhado apenas com o ministro Alexandre de Moraes.

Cid ficou por dez horas na sede da PF. Segundo investigadores, o depoimento foi longo porque a defesa precisou examinar os autos da investigação relativos ao depoimento do hacker.

Lula espera que Congresso aprove a taxação de super-ricos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (29), que o estado de bem-estar social que existe em países da Europa, por exemplo, só existe porque há uma contribuição equânime e mais justa do pagamento de imposto de renda pela população. Esse, segundo ele, é o objetivo do governo com a medida, “justa e sensata”, anunciada na segunda-feira (28), de taxação de fundos de super-ricos e do capital aplicado em offshores (empresas no exterior), que ainda deve ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Lula espera que os parlamentares, “de forma madura”, aprovem os textos enviados pelo Executivo e “protejam os mais pobres”.

“Aqui no Brasil, quem paga mais é o mais pobre. O mais pobre paga mais imposto de renda do que o dono do banco, porque só desconta mesmo de quem vive de salário. As pessoas que vivem de rendimento, as pessoas que recebem lucro no final do ano, terminam não pagando imposto de renda. Então, o que nós fizemos é uma coisa justa, sensata, que eu espero que o Congresso Nacional, de forma madura, ao invés de proteger os mais ricos, proteja os mais pobres”, disse Lula no programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

“É o que o Brasil está precisando para ser uma sociedade mais democrática, uma sociedade mais igual”, afirmou. “Queremos criar uma sociedade de padrão de classe média, onde todos possam ter emprego, todos possam trabalhar, todos possam estudar, todos possam passear, todos possam ter acesso à cultura, ou seja, as pessoas viverem mais dignamente”, acrescentou.

O presidente também sancionou a lei que amplia da faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 2.640 ao mês.

O objetivo do governo é que a isenção do imposto de renda alcance quem ganha até R$ 5 mil. “Já estamos na metade”, disse Lula. “Tem muita gente que ganha muito e paga muito pouco. E tem muita gente que ganha pouco e paga muito”, argumentou.

Operação Aliados pela Infância prende 14 suspeitos em São Paulo.

Pelo menos 14 pessoas foram presas em flagrante ontem segunda-feira (28) durante a operação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o objetivo de combater internacionalmente crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Com os presos foram encontrados computadores e celulares, pen-drives e outros aparelhos com conteúdo pornográfico infanto-juvenil.

A Operação Aliados pela Infância teve, em São Paulo, 50 alvos, em mais de 20 municípios, incluindo a capital paulista. A ação também foi realizada simultaneamente na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Panamá, Porto Rico e Estados Unidos, totalizando 151 alvos. Nestes países, até agora, cerca de outras 23 pessoas foram presas em flagrante, também com material pornográfico envolvendo menores.

Segundo as informações da Polícia Civil, em São Paulo, para chegar aos suspeitos, foram analisadas 30 mil conexões, com mais de 650 mil arquivos. Todo o material apreendido será analisado pela perícia que também recuperará dados apagados. Se for encontrado material impróprio, o suspeito será indiciado.

Lula exalta o SUS e diz desejar que coração de Faustão seja corintiano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou a atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) no transplante de órgãos e desejou que o coração recebido pelo apresentador de TV Fausto Silva, o Faustão, seja corintiano.

“Faustão, se esse coração for corintiano, você ainda vai viver mais 100 anos”, declarou o presidente durante a sua live semanal nesta 3ª feira (29.ago.2023).

Faustão torce para o Santos Futebol Clube. O apresentador de 73 anos realizou a cirurgia no domingo (27.ago) depois de 19 dias na fila de espera. Ele apresentava quadro de insuficiência cardíaca.

Alexandre Nardoni quer remissão de pena por livro lido e dias de trabalho na prisão.

Sabe Alexandre Nardoni, condenado junto a namorada Anna Carolina Jatobá, em 2010, pela morte da filha, a pequena Isabella, jogada do sexto andar de um prédio da Zona Norte de São Paulo?

Pois Nardoni está pedindo à Justiça de SP a remissão de 96 dias da sua pena de mais de 30 anos de prisão pelo crime (ele já cumpriu 15 anos).

Boa parte da solicitação tem razão pelos dias trabalhados pelo pai de Isabella na prisão. Foram 277, entre maio de 2022 e julho de 2023.

Por lei, por cada três dias trabalhados em reclusão, o detento pode pedir a remissão de um dia da sua pena.

Também entrou na conta de Nardoni a participação em um projeto de leitura. Ele leu e fez uma análise da obra “Carta ao pai”, de Franz Kafka. Pelo trabalho, ele adicionou mais dois dias à conta de remissão.

Golpistas usam nome do Hospital Regional Tarcísio Maia para enganar familiares de pacientes no RN.

Golpistas estão usando o nome do Hospital Regional Tarcísio Maia para enganar familiares de pacientes. O alerta foi feito pela direção da unidade.

De acordo com a direção, os golpistas ligam para familiares de pacientes que estão internados e pedem para que sejam feitos depósitos bancários para custear cirurgias e exames. Pelo menos uma pessoa já teria sido vítima desse golpe, segundo o hospital.

Em nota, a direção do hospital esclarece que “todos os procedimentos realizados pela instituição são 100% gratuitos, pagos pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS), e que ninguém está autorizado a falar em nome de médicos ou qualquer outro servidor do hospital, muito menos para pedir dinheiro ou qualquer tipo de contribuição”.

Caso recebam esse tipo de ligação, a orientação é que o familiar do paciente peça a identidade da pessoa que ligou e fale com o serviço social do hospital ou procure diretamente a Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência.

Presidente Lula diz que criará ministério para pequena e média empresa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (29), que criará um ministério para tratar de assuntos relacionados a pequena e média empresa, atendendo assim quem quer empreender no país. Será a 38ª pasta do governo federal.

A meta, segundo ele, é criar mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada até o fim do ano. No primeiro semestre, o saldo foi de 1.023.540 novos postos de trabalho.

“Mas sabemos que tem muita gente que não quer carteira assinada. Está cheio de gente que está querendo ser empreendedor individual, ser empreendedor coletivo. Então nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse Lula durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

“Esse é o papel do Estado, criar condições para as pessoas poderem participar”, argumentou Lula, destacando que os pequenos negócios geram de 60% a 70% dos empregos formais do país.

“Nós precisamos entender que essa gente tem importância e precisamos dar condições dessas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. Por isso, eu quero valorizar muito os empreendedores individuais, quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa porque ela gera 60% ou 70% do emprego desse país. E quanto melhor estiver a pequena empresa, melhor está a grande empresa, melhor está o salário, melhor a vida do povo. É um ciclo vicioso que não tem muito milagre. A economia não cresce quando não se distribui”, acrescentou o presidente.

Durante a campanha eleitoral, em 2022, Lula defendeu a criação desse ministério, mas ao definir sua estrutura ministerial, os pequenos negócios foram contemplados com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Partidos devem apresentar provas para cassação de Moro a qualquer momento.

O Podemos e o União Brasil, atual e antigo partidos de Sergio Moro, respectivamente, foram, finalmente, intimados na última quarta-feira a respeito da decisão do TRE do Paraná para que participem da produção de provas das ações em que se discute a cassação do mandato de senador do ex-juiz da Lava-Jato.

A comunicação às siglas aconteceu dois meses após o desembargador Mário Helton Jorge unir os processos a respeito do tema movidos por PL e PT e, ao mesmo tempo, autorizar a produção de provas contra Moro. A alegação é que ele teria incorrido em abuso de poder econômico ao ultrapassar o teto de gastos estipulado pela Justiça Eleitoral na pré-campanha. Antes de concorrer ao Senado, Moro planejava disputar a Presidência.

Do Podemos e do União Brasil, os autores dos pedidos de cassação esperam a comprovação desses gastos em montante acima do permitido (contratos, documentos que comprovem prestações de serviços e notas fiscais estão entre as provas aguardadas). O prazo para resposta é de dez dias úteis, contados a partir da notificação — a previsão é que o encerramento seja às vésperas do feriado do Dia da Independência, em 7 de setembro.

A análise do conteúdo será feita pelo desembargador Dartagnan Serpa Sá, que assumiu a relatoria do caso após a saída de Mário Jorge, cujo mandato no TRE se encerrou em julho.

Taxista morre após ser baleado no interior do RN; vítima tentou fugir.

Um taxista morreu após ser baleado durante a noite de segunda-feira (28), na cidade de Areia Branca, localizada na região Oeste do RN. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima, mesmo ferida, conseguiu dirigir e recebeu socorro médico preliminar, mas não resistiu.

Ainda de acordo com informações da PM, o caso ocorreu por volta das 20h. A vítima, identificada como Marcio Fagner da Silva, de 42 anos, chegava a cidade de Areia Branca no momento em que sofreu, pelo menos, cinco disparos. Mesmo ferido, o taxista conseguiu fugir em no veículo que dirigia. No trajeto, ele perdeu o controle do carro e causou uma colisão.

Policiais militares foram ao local. Eles realizaram os primeiros socorros e o levaram a uma unidade hospitalar em Areia Branca. Porém, ele foi tranferido para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

Em uma ambulância, o taxista foi conduzido ao hospital, mas morreu antes de chegar a unidade. Até a publicação desta matéria, não há informações quanto as motivações para o crime. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Lista de aprovados no concurso da Câmara de Natal/RN é divulgada; veja selecionados.

A Câmara Municipal de Natal (CMN) divulgou os aprovados no concurso público para Técnico Administrativo e Assistente Legislativo. A lista de candidatos foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (29). Confira aqui.

As provas foram aplicadas no dia 18 de junho deste ano e executadas pela Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). As vagas possuem validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. Ainda há a possibilidade do concurso ser prorrogado pelo mesmo prazo.

No total, o concurso disponibilizou 46 vagas, sendo 12 para nível médio (Técnico Administrativo – Administração, Eletrônica, Eventos, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores), e 34 para nível superior (Assistente Legislativo – Administrador, Assistente Geral, Arquivista, Arquiteto Urbanista, Biblioteconomista, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Gestor Público, Jornalista, Letras, Pedagogo, Pregoeiro).

Após assalto, criminoso cai de viaduto, quebra a perna e é preso em Natal/RN.

Um assaltante acabou quebrando a perna durante a fuga de um assalto na zona Norte de Natal. O caso aconteceu nas proximidades da Avenida Rio Doce, por volta das 22h. De acordo com informações da Polícia Militar, agentes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) perceberam o motociclista em atitude suspeita e deram ordem de parada, mas o criminoso não obedeceu. Na fuga, ele acabou perdendo o controle da moto e caindo.

O homem é suspeito de participar de um assalto no conjunto Gramoré. Ele e o comparsa renderam um família e anunciaram o assalto, levando celular, bolsa e o veículo modelo Celta. No carro estavam duas mulheres e duas crianças.

Após a ação, uma das vítimas acionou um familiar que ligou para a polícia. O parente das vítimas iniciou uma perseguição e conseguiu localizar o primeiro assaltante que estava no carro. Ele foi detido no Parque dos Coqueiros. Com a chegada dos policiais do 4º Batalhão, o criminoso foi preso e levado à Delegacia de Plantão da zona Norte.

Os policiais encontraram a arma utilizada no crime, uma pistola calibre 38 e cinco munições. Todo material foi entregue na delegacia. O assaltante que caiu do viaduto foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e está sob custódia no Hospital Walfredo Gurgel. Já o outro assaltante segue detido e será encaminhado ao sistema prisional.

Salles vira réu por atuação como ministro na exportação ilegal de madeira.

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP; foto) virou réu ontem segunda-feira (28) em ação sobre um esquema de contrabando internacional de madeira da Amazônia durante a sua gestão no Ministério do Meio Ambiente, no governo passado.

Além de Salles, o ex-presidente do Ibama Eduardo Bim e outras 20 pessoas também foram denunciadas.

O Ministério Público Federal (MPF) aponta “grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais”.

Segundo as investigações, Salles se reuniu em fevereiro de 2020 com madeireiros que forjaram documentos para exportar ilegalmente madeira aos Estados Unidos e tiveram a sua carga apreendida pelas autoridades americanas no último ano.

O então ministro teria dado atendimento quase que “imediato” aos madeireiros ilegais, “legalizando, inclusive com efeito retroativo, milhares de cargas expedidas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”.

Especialistas alertam: fumo é a maior causa de câncer de pulmão.

Nesta terça-feira, 29 de agosto, é a data que celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, principal fator causador do câncer de pulmão. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum em todo mundo, depois do câncer de mama. No Brasil, é o quarto em incidência, atrás dos cânceres de mama, próstata e intestino.

Com o intuito de sensibilizar os fumantes a largar o vício, representantes da Fundação do Câncer estarão hoje na Rodoviária do Rio de Janeiro, distribuindo panfletos com um QR code que direciona para a Cartilha Prática para Parar de Fumar, com orientações a quem deseja abandonar o cigarro. A ação ocorre das 7h às 18h.

Quem passar pelo local poderá também participar da campanha interativa #FumoTôFora, tirando foto e escolhendo a sua mensagem para postar nas redes sociais: ‘Sou vitorioso! Larguei o cigarro’, ‘Este ano, paro de fumar’, ‘Abaixo o vape!’ e ‘Cigarro nunca mais’.

As equipes estão no setor de embarque superior do terminal, próximo à Praça de Alimentação e à passarela central. Os painéis eletrônicos da rodoviária exibirão mensagens de conscientização para as cerca de 40 mil pessoas que circulam diariamente no terminal. A campanha se estenderá ao ambiente virtual nas redes sociais da Fundação do Câncer e da Rodoviária do Rio.

Outros oito terminais rodoviários do país sob gestão da Socicam, que recebem juntos 4,1 milhões de passageiros por mês, exibirão mensagens contra o tabagismo. Participam da campanha os terminais Tietê, Barra Funda e Jabaquara (na capital paulista), Ribeirão Preto, Campinas e Jundiaí (SP), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).  Outros parceiros da campanha são a Ecoponte e a Onbus, que divulgarão a mensagem da campanha nos painéis de LED da Ponte Rio-Niterói e em pontos de ônibus e mobiliário urbano.

O diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, afirmou que a ideia é alcançar o maior número de pessoas de todas as camadas da população, especialmente das classes C e D que, segundo recentes pesquisas, são as que mais compram cigarros. “Um recente estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou que o percentual de gasto mensal com cigarro é maior entre os mais pobres e mais jovens”, disse Maltoni.

De acordo com o médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Wesley Pereira Andrade, o tabaco também está relacionado aos cânceres de boca, orofaringe, esôfago, pâncreas e intestino. “O câncer de pulmão é o principal alvo. Entretanto, outros órgãos são afetados também.” 

O especialista citou ainda o câncer de bexiga e das vias urinárias, que também podem ser consequência do fumo porque boa parte do que é absorvido pelo organismo cai depois na corrente sanguínea e é excretado pelo rim. “Significa que as vias urinárias são alvo também dos efeitos do tabagismo”.

PF faz buscas contra o deputado Amauri Ribeiro, suspeito de envolvimento nos atos de 8 de janeiro.

A Polícia Federal faz nesta terça-feira (29) uma operação em Goiás para cumprir mandados de busca e apreensão contra o deputado estadual Amauri Ribeiro, suspeito (União Brasil) de envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. São cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Goiânia e Piracanjuba.

Demóstenes Torres, advogado do deputado, disse que o celular dele foi apreendido. “A defesa pedirá acesso aos autos que originaram a medida cautelar de busca e apreensão”, disse. Ainda segundo a defesa, os mandados foram cumpridos nas casas do político em Goiânia e Piracanjuba.

Em junho deste ano, o deputado admitiu ter feito doações para os acampamentos antidemocráticos que foram montados em frente a quartéis de Brasília como forma de questionar o processo eleitoral em 2022. Além de dinheiro, o parlamentar afirmou ter ajudado os golpistas com mantimentos e até ter acampado no local.

“Eu ajudei a bancar quem estava lá […]. Eu ajudei, levei comida, levei água, dei dinheiro”, disse. “Mandem me prender, eu sou um bandido, um terrorista, um canalha, na visão de vocês”, completou, em tom de ironia.

Em um termo de esclarecimento, o deputado disse que debateu com os deputados e disse que não considerava bandidos os que estavam acambados na porta do quartel em Goiânia. “Por questões humanitária levei água e alientos para os mais carentes que lá estavam”, disse.

Operação da PF em Mossoró/RN desarticula esquema nacional de envio de dinheiro falso pelos Correios.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29/8), na cidade de Mossoró/RN, a operação Dinheiro Caro, a qual objetiva combater a falsificação e o comércio de dinheiro falso no País, especialmente na circunscrição daquela delegacia.

A investigação teve início em março de 2023, a partir de fiscalização dos Auditores da Secretaria de Tributação do Estado do RN, ocasião em que durante os trabalhos de verificação de conteúdo, detectou-se um objeto postal contendo cédulas de real falsificadas. Percebeu-se, então, que se tratava de mais uma atuação de um tipo de crime muito conhecido que consiste no comércio de dinheiro através dos Correios.

Durante a ação de hoje, os policiais federais buscam elementos de prova que possam ajudar a desvendar o modo como se deu o crime, sua materialidade e os indícios de autoria necessários à persecução penal, bem como no auxílio que possam determinar novas investigações.

Os autores responderão pelo crime de Moeda Falsa e podem receber penas de até 12 anos de reclusão.

O nome da operação, “DINHEIRO CARO” faz alusão ao preço que tais pessoas podem ter que pagar por adquirir, ou tentar adquirir dinheiro falsificado, vez que, pensando estarem comprando dinheiro barato, pagarão o preço com suas liberdades.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 37 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.626 da Mega-Sena serão sorteadas, nesta terça-feira (29), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Caso apenas um apostador ganhe o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 265,9 mil de rendimento no primeiro mês. O prêmio acumulado está estimado em R$ 37 milhões. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8.

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (29) a parcela de agosto do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. Essa é a terceira parcela com o novo adicional de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos.

Desde março, o Bolsa Família paga outro adicional, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. Dessa forma, o valor total do benefício poderá chegar a R$ 900 para quem cumpre os requisitos para receber os dois adicionais.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 686,04. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,14 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,25 bilhões.

Desde julho, passou a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, 99,7 mil famílias foram canceladas do programa por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 300 mil famílias foram incluídas no programa em agosto. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, mais de 1,6 milhão de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

Anvisa analisa pedido de registro para vacina contra a bronquiolite.

A empresa Pfizer protocolou nesta segunda-feira (28) na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de registro de vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, especialmente a bronquiolite.

A vacina, comercialmente denominada Abrysvo, tem sugestão de indicação de uso em crianças, gestantes e adultos acima de 60 anos. Já está em análise pela agência um pedido de registro de vacina contra o VSR da empresa GlaxoSmith Kline, denominada Arexvy. 

A Anvisa irá avaliar a relação benefício/risco do produto, por meio de estudos clínicos e outros dados que comprovem a qualidade, segurança e eficácia da vacina. Se o registro for aprovado, a vacina poderá ser comercializada, distribuída e utilizada pela população, conforme a indicação estabelecida na bula.

A análise de vacinas pela Anvisa é feita de forma conjunta, por três áreas distintas: a área de Produtos biológicos, que avalia os aspectos de qualidade, segurança e eficácia; a área de Farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país e a área de Inspeção e Fiscalização, responsável pela avaliação das Boas Práticas de Fabricação.

Estado do RN e municípios recebem R$ 56 milhões para piso da enfermagem.

O piso da enfermagem ainda depende da aprovação de uma legislação para regulamentar o pagamento tanto no Estado quanto nos municípios. Na última segunda-feira (21), o Ministério da Saúde repassou R$ 41 milhões ao fundo das prefeituras potiguares e R$ 15 milhões para o Governo do Estado, totalizando R$ 56 milhões em transferências.

Apesar do recurso em caixa, o pagamento do piso para os profissionais da enfermagem pública ainda é marcado por algumas incertezas, afirmam gestores. Estado e municípios têm até 23 de setembro (30 dias após o repasse ter sido creditado) para executar os valores.

O Ministério da Saúde estabeleceu um cronograma em que os entes têm até 10 de setembro para contestar os recursos recebidos, caso as prefeituras identifiquem inconsistências. Até 23 de setembro, os gestores precisam de uma regulamentação interna – como aprovação de leis para alteração ou criação de planos de cargos, carreiras e salários da enfermagem – junto às câmaras e Assembleia para aplicar os valores.

Mauro Cid negocia confissão sobre joias com a Polícia Federal.

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid sinalizou à Polícia Federal (PF) que pretende fazer uma confissão sobre o caso das joias que teriam sido dadas como presentes à Presidência durante a gestão de Bolsonaro e vendidas por aliados do ex-presidente.

A expectativa é de que o depoimento com novas informações sobre o caso ocorra na quinta-feira (31).

O advogado responsável pela defesa de Cid, Cézar Bitencourt, já se encontrou com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, duas vezes e, segundo apuração da CNN, solicitou um terceiro encontro antes da próxima oitiva de seu cliente.

A avaliação de investigadores ouvidos pela CNN é de que mesmo não sendo uma delação premiada, a confissão de Cid pode trazer algum benefício jurídico.

A defesa de Jair Bolsonaro cogita adiar seu depoimento no caso das joias, que também está marcado para o dia 31 de agosto, se não tiver acesso total ao inquérito. Segundo a PF, por enquanto, o depoimento do ex-presidente segue mantido.

Cid presta depoimento sobre hacker

Mauro Cid está prestando depoimento nesta segunda-feira (28) à Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura as ações do hacker Walter Delgatti Neto, preso por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, Delgatti afirmou que se encontrou com Bolsonaro no Palácio da Alvorada em agosto de 2022, quando os dois teriam conversado sobre a possibilidade de invasão às urnas eletrônicas. O caso também envolve a deputada federal Carla Zambelli (PL).

A PF procura entender, por meio de Cid, o teor dessa reunião. Então ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel acompanhava o ex-presidente em suas atividades e também cuidava das agendas.