Lula vai melhor na cidade de São Paulo do que no país. Na última pesquisa nacional do Datafolha, realizada no mês de junho, 37% avaliavam positivamente o governo do PT. Ou seja, oito pontos percentuais a menos do que na capital paulista.
O desempenho do presidente é melhor entre os eleitores de São Paulo com nível superior (57%). A avaliação negativa, por outro lado, é mais alta entre os evangélicos. No segmento religioso, que apoiou Jair Bolsonaro na eleição do ano passado, 37% avaliam o governo Lula como "ruim ou péssimo".
A avaliação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é inferior à de Lula. Somam 30% os eleitores da capital do estado que consideram a gestão Tarcísio "ótima ou boa". Outros 38% dizem que o governo do ex-ministro é "regular". E 27%, "ruim ou péssimo".
O desempenho de Tarcísio é menor na cidade do que no estado, onde a gestão dele foi avaliada como "ótima ou boa" por 44%, de acordo com Datafolha do mês de abril.
Ainda segundo o Datafolha, em São Paulo, Tarcísio é mais rejeitado pelos escolarizados (35%) e os que reprovam a gestão do prefeito Ricardo Nunes (61%). Por outro lado, o governador tem mais apoio entre pessoas com 60 anos ou mais (37%) e eleitores potenciais do atual prefeito (49%).
Lula e Tarcísio devem estar em palanques distintos na eleição municipal de São Paulo. O presidente fechou acordo para apoiar o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que lidera a corrida eleitoral paulistana com 32% de intenção de voto. Já Tarcísio, caminha para estar ao lado de Nunes, que tem 24% da preferência dos paulistanos.
Na eleição do ano passado, a esquerda venceu na capital paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ganhou de Tarcísio e Lula também saiu vitorioso, com 47,5% dos votos na cidade contra 38% de Jair Bolsonaro.
O Datafolha ouviu 1.092 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 29 e 30 de agosto. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário