sábado, outubro 02, 2010

Comercial Manoel Sabino Convida

Elenusca Elisângela convida VOCÊ para neste sábado, dia 02 de outubro, vir conhecer as novas intalações do COMERCIAL MANOEL SABINO no centro da cidade de Carnaúba dos Dantas, que serão inauguradas a partir das 14 horas.

Venha conferir e traga toda sua família, estamos aguardando a presença de vocês!

Desde já muito obrigada!

sexta-feira, outubro 01, 2010

Diga não as drogas.

A educação sobre dependência química deve ser dada desde cedo. Crianças e jovens vivem em uma sociedade na qual o convite para experimentar drogas vem de amigos e pessoas próximas, por isso, preparar as crianças para não sentir vontade de experimentar é fundamental.

Quando toda essa história ocorre com um famoso/pop estar, é fácil julgar, é fácil falar!

Mais quando essa história ocorre com pessoas muito próximas a nós, fica mais difícil julgar.

È muito comum se deixar levar pela curiosidade, pela curtição do momento por estar ali com amigos... Mais quando percebemos que estamos numa fria, tornando-se dependente é super difícil largar. Dependendo da droga que usar, poderá ter uma sensação de relaxamento, mais que só ia permanecer por algumas horas, depois tudo volta ao normal.

O uso de drogas traz problemas de saúde tanto físicas como emocionais.

O titulo “DIGA NÃO AS DROGAS”, podendo ser SIM ou NÃO, mais saiba que sempre é melhor dizer não, por isso repito Diga não as drogas, pois ela não vai te levar a lugar nenhum!

Eleitor: confira a ordem de votação dos candidatos

Neste domingo (3), o eleitor deve votar em seis candidatos para o preenchimento dos cargos em disputa. Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar uma “cola”, com os números de seus candidatos anotados, tendo em vista que, nesta eleição, o votante terá de digitar 25 teclas para concluir a sua votação. Esse número pode ser ainda maior caso haja a necessidade de corrigir algum dígito.

A cola disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser preenchida no próprio computador e impressa já com os números dos candidatos.

Ordem de votação
Assim que entrar na cabine de votação, o primeiro candidato que o eleitor terá que escolher é o deputado estadual/distrital, identificado por cinco algarismos. O segundo voto é para deputado federal, composto de quatro dígitos. Em seguida deve ser escolhido o primeiro candidato a senador – três números, e na sequência o segundo candidato a senador, novamente com três números. É importante lembrar que o eleitor deve votar em candidatos diferentes para este cargo. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato a senador, o segundo voto será considerado nulo.

O quarto voto é para governador e o último para presidente da República. Os candidatos a esses dois cargos são representados por dois dígitos que correspondem ao número do partido pelo qual concorrem.

Após digitar o número de cada um dos escolhidos e conferir a foto de seu candidato na tela, o eleitor tem de confirmar o seu voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor tem de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmar o voto em algum candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Aquele voto já foi computado pela urna.

Voto nulo e legenda
Ao votar para os cargos os cargos proporcionais (deputados estaduais/distritais e federais), o eleitor precisa ficar atento às mensagens mostradas pela tela. Se teclar um número de candidato inexistente, em que os dois primeiros dígitos não correspondam a nenhum partido inscrito no TSE, o voto será considerado nulo para aquele cargo. Já se os dois números iniciais corresponderem a algum partido, e os demais números não forem de nenhum candidato, o voto será computado para a legenda.

A expectativa do TSE é de que cada eleitor gaste, em média,1 minuto e 30 segundos para votar.


Fotos
Na votação para deputado aparecerá somente a foto do candidato escolhido. Já para senador, além da foto do titular, aparecerão também os nomes e as fotos dos dois suplentes da chapa. A foto e o nome do vice do governador e do presidente da República também serão mostradas antes de o eleitor confirmar o seu voto.

Fonte: TSE

Ibope: Garibaldi Filho 63%, José Agripino 59% e Vilma de Faria 36%

O Ibope também ouviu os eleitores sobre a intenção de votos para o Senado Federal.


Confira os números já somados o 2º voto

Garibaldi Filho – 63%
José Agripino – 59%
Vilma de Faria – 36%
Hugo Manso – 9%

Ibope: Rosalba 49%, Iberê 30% e Carlos Eduardo 9%

Saiu a última pesquisa feita pelo Instituto Ibope a pedido da InterTV Cabugi, sobre as eleições no Rio Grande. A divulgação foi feita agora há pouco no RN TV – 2ª Edição. Foram entrevistadas 812 pessoas em 40 municípios do Rio Grande do Norte, dentre eles, João Câmara(14 pessoas).


Confira os números para Governo/estimulada:

Rosalba Ciarlini (DEM) – 49%
Iberê Ferreira(PSB) – 30%
Carlos Eduardo(PDT) – 9%
Sandro Pimentel – 1%
Roberto Ronconi – 1%

Hemonorte participa de campanha para doação de medula óssea em Natal

Em razão do Dia Nacional do Doador de Medula Óssea, na próxima quarta-feira (06), o Hemonorte e o Natal Shopping Center realizam campanha conjunta para a adesão de doadores ao cadastro de reserva. Uma equipe estará à disposição para orientar e cadastrar doadores das 10h às 22h .

"A campanha visa sensibilizar a comunidade norte-rio-grandense para a doação de medula óssea", explica a assistente social Miriam Mafra, chefe da Divisão de Serviço Social do Hemonorte. "Também é voltada para informar à população sobre a existência do cadastro e da doação enquanto ação de cidadania e solidariedade realizável por todo cidadão saudável, que esteja na faixa etária de 18 a 55 anos incompletos", completa.

Para o cadastro, o candidato à doação de medula óssea fornecerá os dados de identificação: nome, identidade, CPF. Na ocasião, será coletada uma amostra de sangue de 5 ml (mililitros) para realização dos testes de compatibilidade, chamado de HLA. Em 2009, foram feitos 300 cadastros pelo Hemonorte, segundo Miriam Mafra.

Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos.
Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar.
Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude

Fonte:  Agência RN.

Zico pede demissão e crise estoura no Flamengo

Foram quatro meses como diretor-executivo e na madrugada dessa sexta-feira, após contornar mais uma crise, Zico pediu demissão do Flamengo. Mais do que as críticas a sua gestão, em nota, o Galinho de Quintino destacou como fator primordial para o seu desligamento do clube as denúncias envolvendo sua família, em especial seus filhos.

Contra seus filhos, foram feitas denúncias de que estavam envolvidos em negociações de atletas do time profissional e da base. Após mostrar-se irritado com essas declarações, Zico chegou a declarar, durante um evento sobre futebol, que “Tudo aquilo que saiu a respeito de meus filhos está sendo apurado e, quem falou vai ter que provar na imprensa ou através da justiça. Porque, graças a Deus, eu fiz pelo Flamengo e outras pessoas não fizeram nada e querem aproveitar o meu nome para se destacarem e isso não vão conseguir”.

Se como dirigente Zico foi criticado, como ídolo, pelo menos por enquanto, seu prestígio continua em alta e durante as primeiras horas da manhã, manifestações de apoio e pedidos para que continue no cargo, tomam conta de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. A presidente Patrícia Amorim deverá se manifestar nas próximas horas a respeito do assunto.

Fonte: Super Esportes.

Um ano depois, nenhum dos acusados do roubo da prova do Enem foi preso ou julgado

Há exatamente um ano, a notícia de que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha sido roubada pegou de surpresa 4 milhões de estudantes e o próprio Ministério da Educação (MEC). A avaliação teve que ser adiada e refeita dois meses depois, registrando um índice recorde de abstenção. Um ano depois, nenhum dos envolvidos no caso foi preso ou julgado e o ministério teve que mudar os processos de elaboração e aplicação da prova.

Polícia prende adolescente de 14 anos acusado de assaltos em Parnamirim

A polícia efetuou a apreensão de um adolescente de 14 anos que é suspeito de ter realizado diversos assaltos na cidade de Parnamirim, Grande Natal. A ocorrência se deu no mesmo município, na avenida Everaldo Breves, bairro do Centro, por volta das 22h desta quinta-feira (30).

De acordo com o tenente Carlos Farias, populares denunciaram à polícia que um garoto estaria no centro da cidade portando uma arma. Uma equipe de policiais foi até o local para averiguar as informações. Ao chegarem lá, se depararam com o menor que carregava um revólver calibre 38 na cintura.

A abordagem foi realizada e o adolescente encaminhado para a Delegacia de Plantão Zona Sul. Ele é acusado da autoria de assaltos de pequeno porte nas ruas de Parnamirim, roubando bolsas, relógio e celulares.

quinta-feira, setembro 30, 2010

Publicado o edital para curso de pós graduação no Campus do IFRN de João Câmara

A Pró-Reitoria de Ensino divulgou ontem (29) o edital para o curso de Especialização em Organização e Gestão Escolar para as modalidades de Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. O curso será realizado pelo Campus João Câmara e tem como público-alvo gestores e professores da rede de ensino da região do Mato Grande, servidores do IFRN e professores que atuam no Progama Mulheres Mil ou Projovem Campo – Saberes da terra.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (4) e vão até o dia 14 deste mês. Confira a documentação necessária para a inscrição:

As inscrições serão realizadas na sala de coordenações de cursos do Campus João Câmara, situado à avenida Antônio Severiano da Câmara, BR 406, s/n, Zona Rural, João Câmara-RN. O horário de atendimento é das 14h às 18h e das 19h às 21h. O resultado do processo seletivo será divulgado neste site no dia 21 de outubro.

Fonte: IFRN.

STF confirma fim da axigência de dois documentos para votação

Terminou nesta quinta-feira (30) o julgamento do recurso do Partido dos Trabalhadores que buscava acabar com a obrigatoriedade da apresentação por parte do eleitor do título eleitoral e documento oficial com foto. Com a maioria consolidada desde a quarta-feira (29), quando 7 dos 10 ministros votaram a favor do recurso do PT, a Corte, por 8 votos a 2, decidiu que apenas um documento oficial com foto é suficiente para que o eleitor participe do pleito.

Relatado pela ministra Ellen Gracie, o recurso do PT foi acatado devido ao entendimento da maioria da Corte pela inutilidade da apresentação do título eleitoral, uma vez que o cadastro dos eleitores e as informações são fornecidas com antecedência. Além disso, a relatora defendeu que a exigência dos dois documentos seria um fator que traria apenas dificuldades aos eleitores no dia da eleição e contribuiria com a abstenção no pleito.

Rosalba vota em Mossoró e Iberê em Santa Cruz

A candidata ao governo do Estado pela coligação “Força da União” Rosalba Ciarlini, pernoita no sábado em Mossoró. Às 9h do domingo irá votar no colégio Geo-Studio. Depois retorna para Natal. A senadora acompanhará a apuração das eleições em sua residência no bairro de Areia Preta.

Já o governador Iberê Ferreira, candidato a reeleição, vota pela manhã na Escola Municipal Miguel Lula de Farias, na cidade de Santa Cruz. Depois retorna para Natal onde acompanhará a apuração dos votos ao lado de correligionários.

Mãe de Adriano diz que "Imperador" já pensou em suicídio

A profunda depressão pela qual Adriano passou em 2009, quando defendia a Inter de Milão, e levou o atacante a deixar o futebol de forma temporária, fez com que ele também cogitasse o suicídio, afirmou a mãe do jogador da Roma em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal "Gazzetta dello Sport".

"Um dia, quando ainda estava na Itália, ele me chamou e disse que queria largar o futebol. Confessou que pensava em suicídio, e eu lhe pedi que pensasse com o coração, porque nada importa mais do que a felicidade, e se para conseguí-la ele precisasse parar de jogar, não teria problema nenhum", relatou dona Rosilda.

Além disso, a mãe do atacante explicou que o motivo principal que o levou a entrar em depressão e ter problemas com o álcool foi a morte de seu pai, segundo ela "nunca superada" por Adriano. Dona Rosilda disse ainda que a situação só se agravou com as críticas que ele recebeu dos torcedores.

"Ninguém sabe como é a dor melhor do que quem a sofre, e provavelmente nem eu mesma soube como ajudá-lo", declarou. O retorno do 'Imperador' à Itália, após passagem pelo Flamengo, clube pelo qual conquistou o título brasileiro no ano passado, foi considerado "positivo" por dona Rosilda.

"Hoje em dia, Adriano tem força suficiente para enfrentar e superar as dificuldades. Está se esforçando e trabalhando para mudar, o que é o mais importante, porque ele foi o primeiro a se dar conta disso", finalizou.

Voo diário ligando Natal a Mossoró será inaugurado nesta sexta-feira

O vôo diário ligando Natal a cidade de Mossoró será inaugurado às 17h desta sexta-feira (1º). A rota Natal/Mossoró será feira pela companhia aérea pernambucana Noar Linhas Aérea, especializada em vôos ligando as principais cidades nordestinas.

Diariamente, de segunda a sexta-feira, o vôo sairá do aeroporto Augusto Severo às 17h10, chegando a Mossoró às 18h. O retorno sai de Mossoró às 18h20 e chega a Natal às 19h15. O avião é um L-410, conhecido por LET, de fabricação tcheca, com capacidade para 19 passageiros, e próprio para vôos de curtas distâncias.

Amamentar é um ato de AMOR

Vei ai o Halloweem Cooperativismo

Vem ai a 1º Festa de Halloweem da turma de Cooperativismo noturno do IFRN da cidade de João Câmara no dia 30 de Outubro. AGUARDEM!!!.

Breve mais informações.

Após 45 dias, governadoráveis se despedem do guia eleitoral no RN

Após 45 dias de exposição na televisão e no rádio, os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte encerraram, ontem, a participação na propaganda eleitoral gratuita. Mesmo com diferença de tempo e de recursos tecnológicos, os oito postulantes ao cargo de gestor do Executivo estadual fizeram uso das ferramentas, consideradas de maior alcance dos eleitores.

Os espaços foram utilizados para mostrar propostas, nas mais diversas áreas da administração, além de apresentar obras que já haviam sido executadas por alguns candidatos, que, em outras ocasiões tiveram cargos eletivos. No entanto, o guia eleitoral, por muitas vezes, foi mais utilizado para agressões e acusações, que resultaram em muito trabalho para os juízes da propaganda eleitoral, na hora de apreciar e julgar inúmeras representações. Agora o que resta é esperar o resultado das urnas no próximo domingo. Caso as eleições tenham segundo turno, as propagandas eleitorais serão retomadas a partir do dia 5 de outubro.

quarta-feira, setembro 29, 2010

Disque-Eleitor registra 150 atendimentos nas primeiras horas de funcionamento

Entre as 8h e às 14h de hoje (29), primeiro dia de atendimento do Disque-Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral, foram recebidas cerca de 150 chamadas de cidadãos em busca de informações sobre número e reimpressão de título, justificativa de voto e locais de votação.

Este último item é responsável pela maior quantidade de atendimentos : 90, segundo a coordenadora do serviço, Liranita Ribeiro.

De hoje até o sábado, 2 de outubro, o atendimento acontece das 8h às 19h. E no domingo da eleição, das 7h às 17h. O número para ligações gratuitas é o 0800 708 2010.

Fonte: TRE/RN.

UFRN abre concurso para níveis médio e superior sexta-feira; até R$ 2.989,33

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza Concurso Público para provimento de cargos técnico-Administrativos em Educação para o seu quadro permanente. A instituição abrirá 28 vagas para cargos de nível médio e 27 para nível superior. A remuneração é de, respectivamente, R$ 1.821,94 e R$ 2.989,33.

A inscrição deve ser feita pela internet a partir das 8h do dia 1º de outubro de 2010 até às 23h59 do dia 24 de outubro de 2010, através do site da Comperve. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para os concorrentes às vagas de nível médio e R$ 80,00 para as de nível superior. As provas serão aplicadas no dia 12 de dezembro de 2010.

Prazo para 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira

Quem perdeu o título eleitoral e ainda não solicitou a segunda via, deve ficar atento, pois o prazo se encerra nesta quinta-feira(30) em todo o país. O pedido de reimpressão do documento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral.

A prorrogação no prazo, que inicialmente se encerraria no último dia 23 de setembro, foi prorrogado após aprovação pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha ou que solicitou seu título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Governo Lula bate novo recorde de aprovação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde de aprovação, segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira (29). A avaliação positiva do governo chegou a 79,4%, a maior da série histórica iniciada em julho de 1998. No último levantamento, divulgado em 14 de setembro, o índice foi de 78,4%.

De acordo com o instituto Sensus, o governo de Lula só recebe avaliação negativa de 4% dos pesquisados, enquanto 15,9% dos entrevistados avaliaram a gestão como regular.

...Já o próprio presidente obteve 80,7% de aprovação. O melhor resultado de Lula apareceu na pesquisa divulgada em janeiro de 2009, quando 84% dos entrevistados afirmaram que o aprovavam. Os que desaprovam o presidente, de acordo com o último levantamento, são 16,4%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 33.103/2010 no dia 24 de setembro de 2010. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Familiares e amigos na missa de 7º dia de Danilo

Familiares, amigos e muitos fiéis na celebração da missa de 7º dia do adolescente Danilo Silva Gomes que morreu na semana passada vítima de choque elétrico em sua residência, no bairro do Barroso.

A celebração presidida pelo Padre Edivan Araújo, teve que ser feita em frente a capela Nossa Senhora de Fátima devido ao grande número de pessoas. A saudade e emoção tomou conta da celebração.

João Câmara com 95% da população recenseada

Já em fase de conclusão o trabalho dos recenseadores no município de João Câmara. Até esta quarta-feira(29) 95% da população já foi recenseada, faltando apenas 5%. Os dados iniciais indicam que não deverá haver aumento no número de habitantes com relação a estimativa do IBGE.

A população estima é de 31.518 habitantes e até o momento foram recenseados 29.820, representando 95%. Quando ao número de domicílios estimado 9.551, já foram recenseados 7.869 representando 82%, faltando ainda 18%.

Ministro diz que motoristas só começaram a usar cadeirinha "depois que doeu no bolso"

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, criticou hoje (29) a suspensão de multas para o transporte de crianças em carros sem dispositivos de segurança (bebê-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação) em Salvador. Ele lembrou que houve um período de dois anos para adaptação à lei, mas que a preocupação com o dispositivo só surgiu agora, quando a fiscalização começou a valer.

“Enquanto não doeu no bolso, as pessoas não compraram. A partir do momento em que surgiu a fiscalização, todos começaram a comprar”, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) suspendeu a multa para motoristas que transportarem crianças sem o dispositivo de segurança alegando que o produto está em falta nas lojas.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que crianças menores de 10 anos devem ser transportadas apenas utilizando os dispositivos de segurança adequados – o bebê-conforto para crianças até 1 ano, a cadeirinha para crianças entre 1 e 4 anos ou o assento de elevação para crianças entre 4 e 7 anos.

Fonte: Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para mestrado em Comunicação Social da UFRN

O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para a seleção do Mestrado 2011. Os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia 29 de outubro, pelo sítio do PPgEM: www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.

O Programa abrirá 15 vagas para mestrado, sendo duas destinadas aos servidores técnico-administrativos e docentes do quadro ativo permanente da UFRN. Poderão participar do processo seletivo portadores de diploma de graduação em Comunicação ou áreas afins. Os candidatos deverão apresentar projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais ou Estudos da Mídia e Produção de Sentido.

A aplicação da prova escrita (1ª etapa do processo) ocorrerá no dia oito de novembro e seu resultado será conhecido no dia 19 de novembro. O resultado final do processo seletivo do Mestrado 2011 do PPgEM será divulgado no dia de 12 de dezembro. Outras informações através do telefone 3215-3926 ou acessando os endereços eletrônicos ppgem@cchla.ufrn.br e www.posgraduacao.ufrn.br/ppgem2.

terça-feira, setembro 28, 2010

Disque-Eleitor do TRE/RN funciona a partir desta quarta-feira

A partir de amanhã, 29 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral oferece o Disque-Eleitor, prestação de serviço para que o cidadão tenha informações e orientações a poucos dias da votação no dia 3 de outubro. O número para ligações gratuitas é o 0800 708 2010. O sistema funciona das 8h às 19h, da quarta-feira até o sábado (02).

No domingo da eleição, o horário de atendimento é o das 7h às 17h. Vinte servidores do TRE/RN atuarão neste dispositivo para prestar melhor serviço aos cidadãos.

Existe ainda a opção do telefone 4006-5858. Este número é para ligações a partir de celular e as chamadas são tarifadas. O Disque-Eleitor tem como principais tipos de atendimento consultas ao número do título de eleitor e local de votação.

Fonte: TRE/RN.

CVV abre inscrições para voluntários em Natal

O Programa de Valorização da Vida (CVV) - Natal está com inscrições abertas para mais um curso de seleção e capacitação de voluntários. Pode se candidatar para voluntário quem tem mais de 18 anos, espírito solidário, e disponibilidade para dar o plantão semanal, e também para participar do curso de seleção de voluntários.

Com aulas expositivas, dinâmicas de grupo e bastante conteúdo programático, o PSV terá início no final de semana após as eleições, no dia 9, na Escola Estadual Winston Churchill. O PSCV tem como objetivo principal capacitar voluntários a lidar com as diversas situações que ocorrem no posto, oferecendo apoio emocional às pessoas que estão precisando de alguém que as escute sem criticas ou julgamento, ou seja, que necessitam desabafar.

Voluntário

O voluntário do CVV não doa bens materiais, doa a si mesmo, o seu calor humano, por meio do tempo que se dispõe a estar de plantão para que as pessoas encontrem, sempre que precisarem, alguém que possa ouvi-las; e às vezes ter com quem falar em um momento de desespero/solidão/angustia pode ser decisivo para encontrar equilíbrio e buscar superar as dificuldades da vida.

O Curso tem início no dia 9 de outubro, sempre aos sábados, das 14h às 17:h30, com término em 6 de novembro, na E. E. Winston Churchill. A inscrição pode ser feita até o dia 8.

Serviço

Mais informações e inscrição ligar para 141 ou 3221-4111 e falar com o voluntário de plantão sobre o interesse em participar do curso.

Fonte: D/O.

Em jogo emocionante, Brasil bate Japão e se mantém vivo no Mundial de Basquete

Com a vitória por 93 a 91 sobre o Japão, o Brasil segue na briga para chegar nas quartas de final do Mundial de Basquete da República Tcheca. Com sete pontos no Grupo F, a seleção do técnico Carlos Colina precisa vencer a anfitriã República Tcheca na quarta-feira para ultrapassar a Coreia do Sul, que tem seis, mas um jogo a menos.

O principal destaque da partida foi Érika, com 32 pontos e 18 rebotes, inclusive sofrendo uma falta no fim que garantiu a vitória brasileira. Iziane, com 24 pontos também foi muito bem, assim como a pivô japonesa Yuko Oga, terceira cestinha da competição, que terminou a partida com 23 pontos.

O Japão está eliminado do torneio, e apenas cumpre tabela contra a Coreia do Sul na quarta-feira. Já o Brasil luta pela classificação às quartas de final contra a República Tcheca, às 13h, de Brasília.

Candidatos ao governo do RN debatem na InterTV cabugi nesta terça-feira

Previsto para esta terça-feira(28) o debate dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte na InterTV Cabugi, afiliada da rede Globo. O debate começará logo depois da novela Passione e terá como mediador o jornalista César Tralli.

O debate terá cinco blocos. Os dois primeiros serão de temas determinados, onde candidato faz pergunta a candidato. Os outros dois blocos terão temas livres para as perguntas de governadorável para governadoravel. O quinto bloco será pás as considerações finais.

Participarão do debate: Rosalba Ciarlini, Iberê Ferreira, Carlos Aduardo, Sandro Pimentel e Roberto Ronconi.

Pesquisa Datafolha: Dilma cai para 46%, e Serra mantém 28%. Marina sobe para 14%

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, caiu três pontos em relação à pesquisa anterior e tem agora 46% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pela jornal "Folha de S. Paulo". O tucano José Serra manteve os 28%, e Marina Silva (PV) subiu um ponto, somando agora 14%.

Segundo a pesquisa, a soma dos outros candidatos não chega a 1%. Os votos brancos e nulos são 4%. O índice de eleitores indecisos é de 7%.

Compra-se TV que sintonize a Globo. Favor entregar na Editora Abril

Que a revista Veja é uma pobreza, sempre soube. Mas não a ponto de precisarmos fazer uma vaquinha pra ajudá-la a comprar um televisor que sintonize a Globo.

Semana sim, semana também, a publicação quer ensinar os outros a fazer TV de qualidade, já que jornalismo impresso eles não conseguem fazer. Na edição desta semana, a revista da marginal subiu no palanque para criticar o que considera “apelativo”, “humilhante” e “impiedoso” na programação da Record e do SBT. Nenhuma linha sobre a Globo.

Deve ser mania de oligopólios. Eles que se acham grandões e intocáveis devem se entender muito bem. Até combinam. Devem se ver por aí.

Falta de sintonia com a emissora que não é. O que falta é eles sintonizarem o canal da Velha Senhora para aprender o que é sensacionalismo de qualidade.

Até o Faustão já pediu desculpas por fazer seu serviço, quando expôs seus anões e seu circo de domingo. E Hipertensão? A nova "sensação" de Boninho e sua trupe já bastava para demonstrar o quanto a reportagem foi parcial.

Esse programa é o requinte da crueldade. Outro dia, vi uma pizza de larvas com olho de boi sendo devorada em meio a vômitos dos participantes ao lado. Sem cortes. Quanta qualidade! O site do programa descreve uma prova da seguinte maneira, bem acadêmica: "Na Prova de Eliminação desta quinta-feira, os temidos olhos de boi vieram acompanhados de miolos. Os quatro participantes na berlinda tiveram que se ‘deliciar’ no tempo máximo de dois minutos. Quem demorou mais para estourar os olhos e em seguida comer o cérebro foi o perdedor".

Estourar os olhos e o cérebro do telespectador parece ter virado especialidade da atração.

A diferença é que eles escolhem garotões sarados e mocinhas bem nascidas para o papel de cretinos. Se o elenco tiver a cara da elite branca, então pode?

TV aberta é entretenimento. Quando dá, presta serviço e informa. É um mundo difícil, para estômagos e mentes fortes. O povo quer se divertir, e tem esse direito.

Nessa hora, aparece uma revista iluminada e diz o que é bom e o que é ruim. Acusam o Lula de agir como messias, mas não perdem a chance de abrir o mar vermelho. Para a Globo passar.

Brasil está perto de criar primeira vacina contra a dengue

Uma nova técnica de engenharia genética, que cria vírus quiméricos (vírus atenuados e modificados geneticamente), pode tornar realidade a tão aguardada vacina contra a dengue, ainda sem uma data definida para chegar ao mercado. Pela primeira vez, o laboratório que desenvolve o imunizante em fase mais adiantada de testes, o Sanofi Pasteur, mostrou detalhes da tecnologia que, pelo menos até agora, se mostrou capaz de proteger contra os quatro sorotipos da dengue, sem causar a doença.

A pesquisa que vem sendo conduzida em Vitória, no Espírito Santo, pelo Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), prevê incluir 150 pessoas, entre crianças e adolescentes sadios com idades entre 9 e 16 anos


CBF confirma amistosos do Brasil contra Irã e Ucrânia

A Seleção Brasileira já definiu os adversários dos amistosos das datas FIFA, entre os dias 6 e 13 de outubro. No dia 7, o Brasil enfrentará a seleção do Irã, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. No dia 11 de outubro, o Brasil jogará contra a seleção da Ucrânia, em Derby, na Inglaterra. O jogo acontecerá no Pride Park Stadium, com capacidade para 33.700 espectadores, às 15h45m(horário de Brasília). Derby é a cidade que possui o maior número de imigrantes ucranianos na Inglaterra. A Seleção Brasileira nunca enfrentou as seleções de Irã e Ucrânia, colocadas em 57º e 26º lugares no ranking da FIFA, respectivamente.

segunda-feira, setembro 27, 2010

Consumo de energia no país mantém trajetória de alta

O consumo de energia elétrica no país em agosto cresceu 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, ficando em 35.006 gigawatts-hora (GWh). Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no acumulado de janeiro a agosto, o consumo aumentou 9,2% na comparação com o mesmo período de 2009.

Boletim divulgado hoje (27) pela empresa informa que esse resultado foi fortemente influenciado pelo consumo industrial, cujo desempenho, de 9,5% em agosto, na comparação com agosto de 2009, foi responsável por 4,2 pontos percentuais da taxa global.

Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência

Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a "vagabundagem": o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, conseqüentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

O pesquisador Luciano Ribeiro Jr. da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: "Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.

Bancarários do RN entram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte encerra a série de manifestações realizadas como preparação para a greve nesta terça-feira, a partir das 9h30, em frente ao Bradesco da avenida Prudente de Morais. Isso porque na quarta-feira, todas as agências amanhecerão fechadas marcando o início da paralisação por tempo indeterminado da categoria.

O Sindicato distribuirá uma nota explicativa à população apresentando as justificativas da greve e a pauta de reivindicações da categoria que inclui entre outros pontos um reajuste de 24% mais a reposição das perdas acumuladas desde a implantação do Plano Real, além da isonomia entre novos e antigos funcionários, distribuição justa e linear da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), além do fim do assédio moral nas agências.

Lei de greve

Em relação à lei de greve que exige 30% dos funcionários trabalhando, o Sindicato explica que a medida se refere apenas aos serviços essenciais, como hospitais e escolas. Ainda assim, no caso dos Bancos, com o funcionamento normal dos caixas eletrônicos, da compensação e da internet, os clientes terão mais do que os 30% à disposição.

Presidente do Tribunal de Justiça vai assumir o governo com licença de Iberê

Fato histórico na política do Rio Grande do Norte. O desembargador Rafael Godeiro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, vai assumir o comando do governo do estado nessa reta final da campanha eleitoral. O governador Iberê Ferreira, candidato a reeleição decidiu se afastar do cargo para poder ficar mais a vontade nesses últimos dias de campanha.

O substituto de Iberê Ferreira seria o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, mas, como o mesmo é candidato a vice-governador, fica impedido de assumir a principal cadeira do Estado. A solenidade de transmissão de cargo acontece na tarde desta segunda-feira.

Alexandre realizará carreta com concentração para receber João Maia e Dr. Antonio hoje

O Prefeito Alexandre estará recepcionando o candido a Deputado Federal João Maia e seu Estadual Antonio Petronilo com uma grande carreata saindo em frente ao Paradse Clube seguindo pelas Ruas da cidade e se concentrando em frente a Biblioteca Publica, onde os mesmo irão mostrar suas proprostas aos seus eleitores.

O prefeito alexandre ficou muito satisfeito com a ultima concentração que o mesmo fez e espera ancioso para hoje a noite ser uma concentração bem maior.

Propaganda eleitoral acaba na próxima quinta-feira

A exibição do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão acaba no próximo dia 30 de setembro, dois dias antes do dia da votação, 03 de outubro.

A propaganda eleitoral foi iniciada no dia 17 de agosto, com duração de 45 dias, sendo na segunda, quarta e sexta a propaganda dos candidtaos ao Governo do Estado, deputados estaduais e senado e na terça e quinta, exibição do horário eleitoral dos candidatos a Presidência da República e deputados federais.

Os debates também só poderão ser exibidos até o dia 30 de setembro.

Diminui número de pessoas que moram no mesmo domicílio, mostra IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que diminuiu o número de pessoas morando no mesmo domicílio entre os censos de 2000 e 2010.

O número médio de pessoas em cada casa passou de 3,79 para 3,34 no período. Embora a população tenha crescido, o instituto destaca que aumentou o número de domicílios no país.

O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, disse que a queda da fecundidade (número de filhos por mulher) e o envelhecimento da população também explicam a redução do número de pessoas por domicílio.

Com as menores taxas de fecundidade e as maiores proporções de idosos na população, o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul têm menos moradores por residência - a média é de 3,06 e 2,99, respectivamente. O Amazonas tem mais moradores - 4,43.

Desde 1º de agosto, o IBGE recenseou cerca de 80% da população, num total de 153 milhões de pessoas, dos 192 milhões estimados para o ano. Foram visitados 57 milhões, dos 58 milhões previstos.

Fonte:  Agência Brasil

UFRN abre concurso para níveis médio e superior; salários até R$ 2.989,33

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos em Educação para o seu quadro permanente.

A instituição abrirá 28 vagas para cargos de nível médio e 27 para nível superior. A remuneração é de, respectivamente, R$ 1.821,94 e R$ 2.989,33.

A inscrição deve ser feita pela internet a partir das 8h do dia 1º de outubro de 2010 até às 23h59 do dia 24 de outubro de 2010, através do site da Comperve. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para os concorrentes às vagas de nível médio e R$ 80,00 para as de nível superior. As provas serão aplicadas no dia 12 de dezembro de 2010.

Índia acha cobra venenosa em arena de tênis

Uma cobra venenosa de um metro de comprimento foi encontrada na arena de tênis dos Jogos da Commonwealth (Comunidade Britânica), em Nova Déli, na Índia. A competição está prevista para começar em 3 de outubro. O réptil foi retirado por um agente de uma entidade de salvamento de animais.

Filme que divulga Natal como destino turístico é premiado em Portugal

Um filme de três minutos e 25 segundos que divulga Natal como destino turístico foi premiado neste domingo (26) em Barcelos, Portugal durante a realização do Festival Internacional Art & Tour. A premiação foi recebida ontem à noite pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tertuliano Pinheiro e pelo presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, George Costa.