sábado, fevereiro 20, 2016

“Cozinha em Guerra” será o novo reality de Buddy Valastro na Record.

O confeiteiro Buddy Valastro é sucesso por onde passa e porque aqui no Brasil seria diferente? o reality “Batalha dos Confeiteiros” se consolidou um verdadeiro sucesso na TV Record. Sucesso esse que se reflete não apenas na audiência, como também no faturamento. Por isso a Record ficou muito contente e logo tratou de garantir mais uma temporada da atração na sua grade.

Ao renovar o contrato do confeiteiro na casa, a emissora do Bispo tinha em mente dar a ele o comando de outro reality, porém não de bolos, mas de salgados. Todavia não estava nada programado ainda, porém agora as informações começaram a surgir com mais clareza. 

Até então, “Cozinha em Guerra” será o nome do reality, no qual terá 13 episódios, assim como a segunda temporada do “Batalha dos Confeiteiros”, cujo Buddy comandará após o “Power Couple” – reality de casais que será comandado por Roberto Justus e tem estreia marcada para o mês de Abril. A atração sobre salgados deverá ocupar as noites de terça-feira da emissora paulista, e estreará, até segunda ordem, após as Olimpíadas do Rio 2016.

Incidência de chuva no RN será abaixo do normal nos próximos meses.

Apesar de 2016 ter começado com boas chuvas no interior, a previsão meteorológica para os próximos meses é de chuvas abaixo do esperado no Rio Grande do Norte e em todo o setor norte do nordeste. A informação foi divulgada pela Emparn ontem sexta-feira (19), após a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro, que aconteceu em Natal.

De acordo com a análise resultante do encontro, apesar da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) já estar atuando na região, a previsão é que entre os meses de março e maio, as chuvas sejam irregulares. No Rio Grande do Norte, a média de precipitações deve ficar abaixo dos 800 milímetros. A ZCIT é considerada o principal sistema meteorológico responsável incidências de chuvas no nordeste.

O motivo para irregularidade é a permanência do fenômeno El Ninho no oceano Pacífico. Atuando desde abril de 2015, o El Ninho dificulta o deslocamento da Zona de Convergência para a região nordeste e, consequentemente, impede as precipitações.

De acordo com meteorologista Gilmar Bistrot, apesar da previsão pessimista, o Rio Grande do Norte terá um bom período de chuvas em março.

“Apesar da presença do El Ninho, existe algumas ressalvas. No mês de março, devido a Zona de Convergência Intertropical, haverá chuvas consideráveis, como as ocorridas em janeiro, no Estado. O período chuvoso já começou, com chuvas registradas no interior nos últimos dias”, explicou.

Ainda segundo Bistrot, em meados de março e início de abril, o Rio Grande do Norte passará por um período de veranito, sem ocorrências de chuvas e altas temperaturas. No final de abril e início de maio, o El Ninho ficará mais enfraquecido e o cenário irá apresentar melhoras, com chuvas previstas em todo o Estado.

Comunidade católica da cidade de João Câmara/RN lamenta morte de Dona Zizi.

A comunidade católica de João Câmara/RN lamenta a morte de Dona Zizi, pastora do batismo, evangelizadora, uma serva de Deus. Dona Zizi faleceu na noite de ontem sexta-feira (19) no Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, em João Câmara. Uma religiosa que tornou-se referência por seu carisma e dedicação a sua fé.

A morte de Dona Zizi repercute nas redes sociais, onde as pessoas expressam o sentimento de perda e condolências com a família.

Militares encontram 64,2 mil focos de ‘Aedes’ no País.

As Forças Armadas encontraram 64,2 mil focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya nos mais de 781,8 mil imóveis visitados em todo o País, segundo um balanço desta sexta-feira, 20, divulgado pelo Ministério da Defesa. Esses pontos que foram eliminados representam 8,2% do total de locais inspecionados.

O número de checagens feitas pelo Exército, a Marinha e a Força Aérea Brasileira levam em conta apenas os imóveis comerciais e residenciais em que os militares conseguiram entrar. Se todas as portas estivessem abertas, a quantidade aumentaria para 951,8 mil, mas 16,1% estavam fechados.

Os dados compreendem um período de quatro dias, intervalo que as Forças Armadas participaram junto com agentes de saúde em 290 municípios de todos os Estados do Brasil. Ao todo, 55.394 militares participaram das ações que também contaram com a aplicação de larvicidas.

Em São Paulo, as mulheres e homens das Forças Armadas estiveram em 59,7 mil imóveis e localizaram focos do inseto em 22% deles. Um dos locais que mais preocupa é a cidade de Guarulhos, na Região Metropolitana. No município, as equipes da Aeronáutica encontraram quatro pontos de reprodução do mosquito em cada casa inspecionada.

Emissoras crescem em audiência em 2016; Record é a que mais avançou.

Globo, SBT e Record podem se orgulhar e afirmar que começaram o ano de 2016 com o ‘pé direito’. Acontece que as três maiores rede de televisão aberta do país apresentaram crescimento em seus índices de audiência. O canal dos bispos, como informa a colunista Keila Jimenez, do “R7”, foi o que mais cresceu.

De 1º de janeiro a 10 de fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2015, a Record viu sua plateia subir 17% em São Paulo na média das 7h à meia-noite. Na faixa da tarde, a emissora cresceu 21%. Na capital paulista o maior crescimento da Globo veio no horário nobre, que vai das 18h à meia-noite.

O canal passou de 22,4 pontos para 23,5 pontos. No Rio de Janeiro, Globo e Record cresceram 3% e 10%, respectivamente, enquanto o SBT caiu 9%. Na média nacional, as três maiores redes abertas ganharam público. A Globo cresceu 4% na média diária, a Record apresentou uma elevação de 25% e o SBT de 24%.

Turquia anuncia reforço das forças de segurança depois de atentado.

O Governo de Ancara, capital da Turquia, anunciou hoje (20) um conjunto de novas medidas que inclui a presença de mais forças de segurança nas ruas. A medida foi tomada depois que um ataque suicida matou 28 pessoas na cidade.

“Vamos fazer mudanças na área da segurança”, anunciou o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, no final de uma reunião de cinco horas com os responsáveis por vários departamentos governamentais. Ele acrescentou que o “plano de ação” estava ainda em preparação.

Na quarta-feira (18), 28 pessoas morreram e 61 ficaram feridas no centro da capital turca em um atentado com carro bomba contra militares.

Uma das medidas anunciadas foi o reforço da presença de agentes de segurança nas ruas, tornando-os “mais visíveis”, mas o governante acrescentou que também os cidadãos têm que fazer a sua parte. “Os grupos terroristas querem causar trauma e caos na população, por isso todos temos de ajudar as forças de segurança. Nenhum esforço de segurança pode prevalecer sem o apoio do seu povo”, disse o primeiro-ministro.

Encontra-se desaparecido Luiz Máximo Neto, qualquer informação ligar para os telefones abaixo.


Três são mortos a tiros em Ceará-Mirim, na Grande Natal/RN.

Três homens foram mortos a tiros na manhã deste sábado (20) em Ceará-Mirim, município da Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, as vítimas são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região, mas ainda não há pistas dos assassinos ou motivação para os crimes.

Os três homicídios ocorreram numa região chamada de Brogodó, que fica nas proximidades do estádio de futebol Barretão. Foram mortos Leonildo dos Santos Martins, de 25 anos, mais conhecido como ‘Lilica’ ou ‘Budico’, Paulo José de Oliveira, de 28, o ‘Chiaba’, e um homem identificado apenas como ‘Messinho’. O primeiro foi morto no banheiro de casa. Já os outros dois, executados no quintal de uma outra residência.

Segundo o agente de Polícia Civil Marcelo Fernandes, chefe de investigações da Delegacia de Ceará-Mirim, os crimes ocorreram quase que simultaneamente, entre as 9h30 e 10h “São informações preliminares. Pelo que apuramos, houve um duplo homicídio no quintal de uma casa. Praticamente na mesma hora, mas em outro endereço, a terceira vítima também foi executada”, explicou.

As investigações iniciais serão conduzidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Posteriormente, o caso deverá ser repassado para a delegacia do município.

Cinco pessoas da mesma família morrem em colisão no RS.

Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente no km 203,9 da BR-290, em Pantano Grande, na Região Central do Rio Grande do Sul, na madrugada deste sábado (20).

Seis pessoas ocupavam o Corsa Hatch com placas de Gramado, na Serra Gaúcha, quando o motorista colidiu em um eucalipto. Uma criança, três adultos e uma idosa morreram. A única sobrevivente é uma criança de oito anos que está internada no Hospital de Rio Pardo em estado grave.

A idosa de aproximadamente 60 anos ficou presa nas ferragens junto com a sobrevivente e chegou a ser encaminhada, também, em estado grave ao Hospital de Rio Pardo. No entanto, a idosa não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 11h40 deste sábado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Imagens gravadas pelo celular do cinegrafista Alexandre Ferroni mostram como ficou o estado do carro após a colisão na árvore, no km 203,9 da BR-290.

A família estava em direção a São Sepé, na Região Central do Rio Grande do Sul. A PRF calcula que o acidente tenha ocorrido por volta das 3h30 de sábado.

Após receberem uma ligação de moradores da região, bombeiros e polícia se dirigiram ao local e encontraram o veículo totalmente destruído. De acordo com a PRF, não há como identificar as vítimas, por enquanto, pois não foram encontrados os documentos.
Via g1.

Obama diz que visita a Cuba dará mais oportunidade ao povo cubano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (20) que sua viagem a Cuba, marcada para 21 de março, servirá para “construir um futuro de mais liberdade e mais oportunidade para o povo cubano”. Esta será a primeira visita de um presidente dos Estados Unidos a Cuba em quase 90 anos.

Todo sábado, o presidente faz um pronunciamento à nação sobre o tema mais importante da semana. Ao mencionar a viagem a Cuba – tema do pronunciamento de hoje – Obama disse que conversará com o presidente cubano Raúl Castro sobre os progressos significativos nas relações entre os dois países, desde que os esforços para a reaproximação começaram, há mais de um ano.

Ressaltando que a viagem só foi possível graças aos esforços dos dois países, Obama disse acreditar que “esse engajamento constitui a melhor maneira de promover os interesses e os valores americanos e ajudar a melhorar a vida do povo cubano”.

No pronunciamento, Obama disse ainda que, no encontro com Raúl Castro, reafirmará “valores universais como a liberdade de expressão, reunião e religião”. Em sua estada em Cuba, o presidente norte-americano também se reunirá com membros da sociedade civil e empresários cubanos.

“Vamos também falar diretamente ao povo cubano sobre nossas crenças compartilhadas e sobre o nosso apoio contínuo às medidas que possam construir o futuro que os cubanos querem”, declarou Obama. O presidente reconheceu que existem muitas diferenças em relação ao governo cubano, mas acrescentou que a “transformação desta nova relação [em busca de um entendimento comum] vai levar tempo”.

Sem Monica Iozzi, “Vídeo Show” é humilhado em audiência pelo “Balanço Geral”.

A apresentadora Monica Iozzi esteve a frente do vespertino ‘global’ “Vídeo Show”, conquistou o público e com o seu carisma foi amada pelos internautas que lamentaram sua saída do programa de bastidores da Globo.

Agora, Iozzi será atriz, e desta forma, de acordo com informações do Colunista Ricardo Feltrin, a emissora carioca está bastante temerosa, tendo em vista que a saída dela da atração poderá causar uma grande queda na audiência, que já não é das melhores há vários meses.

Nesta última sexta-feira, dia 19 de Fevereiro, os números da atração de bastidores mostraram que os diretores devem mesmo ficar preocupados com o desempenho do programa após a saída de Monica. No confronto direto com o “Balanço Geral SP”, jornalístico da Rede Record, a atração global teve apenas 8.4 pontos de média contra 9.8 da emissora do Bispo, o que já acende o sinal de alerta na emissora carioca.

As informações são da coluna “Zapping”, do jornal “Agora São Paulo”. Cada ponto na capital paulista equivale a 69.4 mil domicílios sintonizados ou 200.5 mil espectadores. Vale ressaltar ainda que tais dados são prévios, portanto poderão sofrer alterações nos consolidados.

Walter Alves é deputado mais assíduo na Câmara; Fábio Faria foi o mais faltoso.

O site Congresso em Foco publicou a lista de assiduidade de parlamentares em 2015. Em meio a uma das mais graves crises política e econômica dos últimos tempos, a assiduidade dos parlamentares melhorou significativamente em comparação com o primeiro ano da legislatura passada.

Estreante na Câmara Federal, o deputado Walter Alves (PMDB-RN) já é exemplo. Um levantamento realizado pela revista “Congresso em Foco” revela que o deputado é o parlamentar da bancada do Rio Grande do Norte mais assíduo na Congresso Nacional, no ano de 2015. Das 125 sessões obrigatórias, Walter esteve presente em 123. As duas ausências foram justificadas.

O estudo fez uma análise das ausências e presenças dos 513 deputados. De acordo com a publicação, cada deputado faltou, em média, a 11 dos 125 dias em que a presença era obrigatória na Câmara no ano passado.

Já na outra ponta, o deputado menos assíduo foi Fábio Faria, que das 25 faltas no ano passado não justificou 11. Confira abaixo o número de presenças de cada deputado potiguar:
Antônio Jácome: 109
Beto Rosado: 119
Fábio Faria: 100
Felipe Maia: 121
Rafael Motta: 111
Rogério Marinho: 120
Walter Alves: 123
Zenaide Maia: 116

Marinha alerta para ondas de até 2,5 metros de João Pessoa a Touros (RN).

A Marinha do Brasil emitiu um alerta ontem sexta-feira (19) para que os navegantes da área litorânea entre as cidades de João Pessoa (PB) e Touros (RN) fiquem atentos sobre a previsão de ressaca com ondas que podem chegar a 2,5 metros de altura. A ressaca, ainda de acordo com a Marinha, deve ocorrer entre as 9h e as 21h deste domingo.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Senador Delcídio é libertado e poderá retomar mandato.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, revogou ontem a prisão preventiva do senador e ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (ele está com a filiação partidária ao PT suspensa), detido desde novembro do ano passado por tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o parlamentar pode voltar a frequentar o Senado e reassumir seu lugar na Casa. Por volta das 20h30, o senador deixou o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal, onde estava preso.

A prisão de Delcídio foi embasada por gravações feitas pelo filho do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró nas quais o senador aparece negociando o silêncio do ex-dirigente da estatal. Nas conversas gravadas, Delcídio sugere uma rota de fuga a Cerveró e oferece dinheiro à família do ex-diretor para não ser mencionado na delação premiada. Pela tentativa de obstruir as investigações criminais, Delcídio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo.

Desde dezembro, quando Delcídio contratou para sua defesa um criminalista especialista em delação premiada, a possibilidade de um acordo com o Ministério Público passou a ser alvo de discussões no governo e entre defensores de outros investigados. A defesa do senador nega que ele fará delação.

A decisão de Zavascki para revogar a prisão preventiva quase três meses após a detenção atendeu à manifestação da Procuradoria-Geral da República e a pedido da defesa do senador. O ministro considerou que o “quadro fático” mudou, considerando que o acordo de delação que Delcídio tentava evitar, de Nestor Cerveró, já foi celebrado.

O advogado de Delcídio, Maurício Silva Leite, disse que “a decisão do ministro Teori garante ao senador a possibilidade de exercer a sua defesa com maior amplitude e, principalmente, privilegia a presunção da inocência prevista na Constituição”.

Tio do BBB Alan é encontrado morto em sua residência na cidade de Carnaúba dos Dantas RN.


Segundo informações, amigos sentiram a falta do senhor Laécio Lopes Lisboa de 68 anos e pularam o muro da sua residência e o encontraram caído sem vida na cozinha . 

A polícia militar foi acionada e isolou o local para a chegada do ITPE de Caicó. Segundo informações a vítima é irmão da mãe do BBB Alan que saiu da Casa do BBB por questão de saúde do seu pai. Via Artur Santos.

Horário de verão termina neste domingo; relógios devem ser atrasados em uma hora.

O horário de verão acaba neste domingo (21), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Os passageiros que tiverem voos marcados para este fim de semana devem ficar atentos para o horário correto de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são sempre emitidos levando em conta a hora local vigente na data da viagem. Para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pede que os passageiros entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

No caso de viagens de ônibus, em alguns terminais rodoviários as partidas ficarão paralisadas em uma hora. Segundo a Socicam Terminais de Passageiros, que administra rodoviárias de diversos estados, os ônibus com partidas programadas até as 23h59 de sábado (20) sairão normalmente, obedecendo o horário antigo. Na sequência, haverá a paralisação de 60 minutos, retomando com as partidas previstas a partir da 0h de domingo, já respeitando o novo horário. Os usuários que tiverem dúvidas sobre o horário de embarque devem procurar diretamente as empresas de ônibus.

A atual edição do horário de verão começou no dia 18 de outubro e possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. A diminuição de demanda equivale a uma redução de energia de 0,5% da carga nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão foi implementado.

Bolivianos decidem neste domingo sobre reeleição de Morales.

Os bolivianos irão às urnas amanhã (21) para votar uma reforma constitucional que deve decidir se o presidente Evo Morales, no poder desde 2006, poderá voltar a se candidatar ao cargo nas próximas eleições, marcadas para 2019.

Pesquisas de intenção de voto realizadas no últimos dias mostram vantagem do “Não” sobre o “Sim”, especialmente após virem à tona denúncias de que Morales teria usado sua influência para que uma ex-namorada conseguisse um emprego como alta executiva em uma multinacional chinesa.

Gabriela Zapata, com quem Morales chegou a ter um filho que morreu antes de completar um ano, foi contratada pela China CAMC Engineering Co. Ltd., empresa com a qual o governo boliviano assinou ao menos sete contratos milionários, entre eles, a construção de uma mina de potássio no Salar de Uyuni. Morales nega as acusações. “Não sei de nada de tráfico de influência ou corrupção, mas sei que perto de votações como o referendo aparece qualquer mentira”, disse, pedindo que as denúncias de tráfico de influência sejam investigadas.

“Eu nunca mais a vi e não sabia que trabalhava naquela empresa”, disse, em rede nacional. Logo depois, no entanto, a imprensa boliviana divulgou uma foto dos dois juntos no ano passado.

Ataque aéreo dos EUA na Líbia mata dois reféns sérvios.

Dois funcionários da embaixada sérvia, mantidos como reféns pelo Estado Islâmico desde novembro do ano passado, morreram no ataque aéreo dos Estados Unidos contra o grupo terrorista na sexta-feira, no oeste da Líbia. A informação foi dada pelo ministro de relações exteriores da Sérvia, Ivica Dacic.

Dacic identificou os reféns como Sladjana Stankovic, do departamento de comunicações, e Jovica Stepic, um motorista. Eles foram capturados em novembro, após o comboio diplomático, que incluía o embaixador, ficar em meio a um incêndio na cidade líbia de Sabratha.

Segundo o ministro, em conversa com a imprensa, a informação das mortes foi passada por oficiais sérvios presentes no país, mas não foi confirmada pelo governo da Líbia.

Segunda parte de “Os Dez Mandamentos” deve estrear somente em abril

Nos bastidores da Record a apreensão é grande quanto ao início dos trabalhos da segunda parte de “Os Dez Mandamentos”. Depois de inúmeros adiamentos, foram um total de três, as gravações da trama bíblica estão marcadas para começarem nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro.

Devido aos inúmeros atrasos a emissora, como informa o colunista Flávio Ricco, do “UOL”, já admite que é completamente impossível estrear a segunda parte de “Os Dez Mandamentos” em março. Não existe a menor condição para isso. A informação oficial é que o lançamento acontecerá em abril.

Alexandre Avancini, conforme divulgamos aqui na Famosos na Web, dirigirá a segunda parte de “Os Dez Mandamentos”, a novela “A Terra Prometida” e um filme sobre a vida do bispo Edir Macedo. Por conta dessas produções, levantou-se a possibilidade do diretor afastasse do comando de uma das tramas.

Acontece que para dar conta de todos esses trabalhos, Avancini teria que no mínimo se ‘multiplicar’. A Record agora informa que o diretor não irá se afastar de novela nenhuma para dirigir o filme. O estabelecido é que a sua prioridade seja dirigir a segunda parte da trama de Vivian de Oliveira e “A Terra Prometida.

Estado do RN destina R$ 6 milhões para projetos de incentivos culturais.

O governador Robinson Faria decretou para o exercício financeiro de 2016 o valor de R$ 6 milhões para ficarem disponíveis para concessão de incentivos para projetos culturais, através da Lei Câmara Cascudo.

O decreto entra em vigor a partir deste sábado (20), data em que foi publicado o texto no Diário Oficial do Estado. Os recursos em questão, embora do Tesouro, deverão ser administrados a partir da Fundação José Augusto.

A intenção do governo em aportar recursos para cultura já tinha sido sinalizada por ocasião da reabertura do Teatro de Cultura Popular (TCP), nessa semana.

Além da entrega do equipamento, que estava fechado por problemas estruturais há oito meses, o líder do Executivo Estadual anunciou a reforma definitiva do Teatro Alberto Maranhão (TAM) e de outras casas teatrais regionais.

Governo do RN propõe reajuste salarial de 11,36% para professores da rede estadual.

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar que reajusta os vencimentos básicos de professores e especialistas em Educação do Rio Grande do Norte.

O PL, remetido nesta sexta-feira (19) segue o reajuste de 11,36% estabelecido pelo Governo Federal para o piso salarial nacional dos profissionais do Magistério Público da educação básica. O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64, com efeitos financeiros a partir de janeiro de 2016.

O reajuste beneficia professores e especialistas em Educação que desempenhem as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência (direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação) nas unidades escolares de Educação Básica e na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc).

A medida atende os profissionais disciplinados pela Lei Complementar Estadual n.º 322, de 11 de janeiro de 2006, e que tenham jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Para professores e especialista de educação que exercem jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais, os vencimentos serão calculados de forma proporcional.

Adolescente de 14 se entrega dizendo ter matado professor peruano no Rio.

Um adolescente de 14 anos se entregou à Polícia Civil do Rio de Janeiro na tarde de quinta-feira, 18, dizendo ter matado o professor peruano Carlos Patricio Samanez, de 62 anos, na Quinta da Boa Vista (zona norte do Rio), na última segunda-feira, 15. O adolescente mora na Mangueira, bairro vizinho à Quinta, e contou aos pais ter cometido o crime. Os pais então levaram o rapaz à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que informou a Delegacia de Homicídios da capital (DH), responsável por investigar o caso.

O adolescente foi então levado à DH e, segundo o delegado Fábio Cardoso, admitiu ter sido o autor das duas facadas nas costas da vítima. Ele não soube dizer, no entanto, onde estão os objetos pessoais que o professor carregava no momento do assassinato e que desapareceram. A DH pediu à Justiça a busca e apreensão cautelar do adolescente, que foi concedida. O adolescente está apreendido e nesta sexta-feira seria encaminhado à 2ª Vara de Infância e Juventude.

A Polícia Civil ainda investiga se o adolescente está falando a verdade ou tenta, por alguma razão, ocultar a autoria do crime, e se alguma outra pessoa participou do assassinato. As circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas.

Samanez morava no Rio desde o início dos anos 1980 e atualmente era professor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e da Faculdade de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Casado e pai de um casal de filhos, morava na Tijuca (zona norte) e saiu na tarde da última segunda-feira para passear com sua cadela. Só o filho estava em casa – a mulher e a filha do professor haviam viajado para o Peru, em férias. Como Samanez não voltou para casa nem deu notícias desde as 17 horas de segunda, na manhã de terça o filho passou a procurá-lo em hospitais. Descobriu então que o corpo havia sido localizado pela Polícia Militar em um lago na Quinta da Boa Vista e, sem documentos, foi levado como indigente ao Instituto Médico Legal (IML). A cadela foi encontrada perdida na Quinta, na terça-feira, 16.

Coluna “Espaço da Preta”: Intolerância Religiosa: quando você acredita que a sua verdade é a única.



Olá, a todas e a todas! É sempre um prazer dividir esse espaço com vocês, leitores desse Blog.... Esse que é um espaço de reflexão sobre nossa sociedade e sobre as nossas posturas e atitudes diante das diversidades sociais, culturais e religiosas que todos os dias estão as nos desafiar a sermos pessoas melhores.

Hoje o “Espaço da Preta” vem falar de um assunto necessário de ser discutido em todos os lugares de convivência humana: a Intolerância Religiosa. E por que falar sobre isso? Primeiro, por que vivemos em um país laico, em contraste com os altos índices de práticas de intolerância religiosa (nossa Constituição Federal assegura em seus dispositivos o direito à liberdade de culto e crença a qualquer indivíduo que queira manifesta sua fé). Segundo, por que no dia 21 de janeiro foi celebrado o dia da Intolerância Religiosa do Brasil, em diversos lugares do país vários seguimentos religiosos se uniram pelo combate a esses tipos de atos, e para que as pessoas repensem suas posturas e suas atitudes sobre religiões.

A Intolerância Religiosa se configura em atitudes e ações de teor violento e preconceituoso, contra a crença religiosa de outra pessoa. Quem anda atentado nos noticiários televisivos, e principalmente, na internet sempre se depara com alguma notícia que se caracteriza como um ato intolerante, e vale salientar aqui que:Intolerância Religiosa é Crime.

Muitas guerras travadas entre os povos da antiguidade e da contemporaneidade, tem como pano de fundo as religiões. Isso acontece quando um povo acredita que sua crença é melhor que as demais, e que todos devem seguir a sua verdade, nesses descaminhos perpetuados, milhões de vidas já foram e vão continuar sendo ceifadas; são crianças, mulheres, jovens, homens que tem seus sonhos dilacerados por crenças em verdades únicas e absolutas.

No Brasil, existe um seguimento religioso que sempre sofreu as dores terríveis da indiferença e da intolerância: as Religiões de Matriz Africana, ou a Macumba, como muitos as conhecem ou as chamam pejorativamente. Pelo país a fora muitas Casas de Candomblé, Umbanda, Xangô, Jurema, Batuque, e outras, são diariamente afetadas pelo veneno social da intolerância, são ações que vão desde o insulto verbal a atos extremos de violência, como a morte ou destruição dos espaços religiosos. Essa realidade é fruto de nossas heranças coloniais que privilegiaram umas religiões, e demonizaram outras.

Em pleno século XXI, em que deveríamos estar com nossas mentes abertas e os corações transbordando de amor e benevolência, ainda encontramos em todos os lugares pessoas que levantam e sustentam a bandeira da Intolerância Religiosa, são nossos vizinhos, nossos amigos, nossos familiares, ou nós mesmos. Precisamos compreender que enquanto vivermos fechados em nossos casulos sociais, culturais e religiosos, acreditando que nossas verdades são únicas e absolutas, sempre haverá guerra, rancor e ódio entre os povos.

Enquanto acreditarmos que nossa religião é único fundamento do mundo, jamais vamos poder comtemplar a verdadeira essência da vida: amar o nosso próprio como nós mesmo. Vamos abrir nossos braços e abraçar forte a diversidade da vida, dos povos, do mundo. Vamos nos permitir, vamos aprender a olhar o mundo com bondade e fazer dele um lugar melhor.

Depende de você, de nós, de todos.... Abra sua mente e deixe entrar a farol da sabedoria, da benignidade, do amor... O mundo é repleto de religiões, cada uma com seus preceitos e suas formas de elevação... Respeite e seja tolerante... Faça de você um ser humano cada dia melhor, e o mundo seguirá a sua mudança... Como dizia nosso saudoso Gandhi “Seja a mudança que quer ver no mundo”.
 
Axé, Namastê, Amém, Maktub, Savará, Optchá, Shalon... Um maravilhoso fim de semana para todos!

Por Ana Paula de Lima
Esp. em História e Cultura Afro-brasileira

Comperve divulga edital para Exame de Proficiência de Língua Estrangeira.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), divulgou o edital que vai reger o primeiro Exame de Proficiência de Língua Estrangeira deste ano. As inscrições estarão abertas de 29 de fevereiro a 14 de março.
 

O edital e o formulário de inscrição estarão disponíveis no site da Comperve, a partir do dia 29. A taxa de inscrição é de R$ 50 e deverá ser paga até o dia 15 de março, no local indicado na Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada após o envio do Formulário.
A divulgação do local de realização das provas está prevista para o dia 6 de abril e as provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de abril. Podem fazer a proficiência alunos de pós-graduação da UFRN e de que qualquer outra universidade, de acordo com as regras dos programas a que pertencem,pessoas que pretendem ingressar na UFRN e alunos-convênio (estrangeiros que estudam no Brasil). Estes devem responder a prova em Língua Portuguesa.

 

Para cada idioma, o candidato pode fazer somente uma inscrição. As provas de Francês e Inglês serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 16, com acesso ao prédio de aplicação das provas, das 7h30 às 8h. Já a prova de Espanhol será realizada no dia 15, com acesso ao prédio de aplicação das provas, das 13h30 às 14h.
 

Os exames terão duração máxima de três horas (com exceção ao candidato com necessidades educacionais especiais que teve deferida a solicitação de tempo adicional de uma hora) e serão compostas de cinco questões discursivas, das quais uma será a tradução de um fragmento do texto escolhido.

MELHOR TORTA GELADA DE MORANGO DO PLANETA.

INGREDIENTES: 
2 latas de leite condensado 
3 caixas de creme de leite 
1 colher de manteiga 
1 gema 
1 copo de leite (medida da lata de leite condensado ) 
1 colher de maizena 
2 barras ( 250 gramas, cada) de de chocolate branco
1 caixa de morango ( 15 morangos médios , mais ou menos)
PRIMEIRA ETAPA:
Em uma panela, misturar o leite condensado, a manteiga, a gema, o leite e a maizena. Leve ao fogo, mexendo sempre ate obter um ponto cremoso. 

Deixe esfriar por 15 minutos, e após adicione uma caixa de creme de leite (sem soro).

SEGUNDA ETAPA: 
Em uma panela em banho maria, coloque as barras de chocolate em pedaços E quando estiver totalmente derretido, acrescente as outras duas caixas de creme de leite (com soro), misture bem e retire do fogo. 

MONTAGEM:
Lave os morangos, e corte-os ao meio, reservando alguns para decorar Em um refratário médio, cubra o fundo com a metade dos morangos amassados com um garfo, em seguida, coloque o primeiro creme, o restante dos morangos, e depois, cubra com o segundo creme.

Decore com seis morangos.

Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões neste sábado.

Acumulada há quatro concursos, a Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões para quem acertar sozinho as seis dezenas do sorteio deste sábado (20), de acordo com a estimativa da Caixa Econômica Federal.

O sorteio do concurso 1.792 será realizado às 20h (horário de Brasília), no Espaço Caixa Loterias, localizado no terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

As apostas devem ser realizadas até as 19h. A aposta mínima (seis dezenas) custa R$ 3,50.

Caso haja apenas um ganhador e ele queira aplicar o prêmio principal na poupança, terá uma renda mensal de R$ 190 mil. Também poderá comprar 37 imóveis no valor de R$ 800 mil cada um ou montar uma frota de 200 carros de luxo.

No último concurso, o 1.791, as seis dezenas sorteadas foram: 12 - 18 - 46 - 50 - 53 - 55. Na ocasião, 36 apostas tinham cinco dessas dezenas e deram, a cada um dos acertadores, R$ 71.567,53. Já a quadra foi acertada por 3.703  apostas, rendendo R$ 993,95 a cada um dos apostadores.

Segundo a Caixa, a probabilidade de acertar os seis números é de uma em 50 milhões. 

Morre o escritor italiano Umberto Eco.

O escritor italiano Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa, entre outros, morreu ontem (19), aos 84 anos. A informação foi confirmada pela família do escritor ao jornal italiano La Repubblica.

Semiólogo, filósofo, escritor e professor universitário, Umberto Eco nasceu em 5 de janeiro de 1932 na cidade de Alexandria, na região italiana do Piemonte.

Contrariando o desejo do pai de que se tornasse advogado, Eco estudou filosofia e literatura na Universidade de Turim, de onde se tornou professor. Também foi editor de cultura da RAI, emissora estatal italiana. Em 1956, lançou seu primeiro livro Il Problema Estetico di San Tommaso (não editado no Brasil).

Em 1988 fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino.

Sua obra de maior sucesso, O Nome da Rosa, foi publicada em 1980 e adaptada para o cinema em 1986 por Jean-Jacques Annaud, com Sean Connery no papel principal. O livro lhe rendeu o Prémio Strega, em 1981, e foi sua estreia na ficção. Entre outras obras de destaque de Eco estão títulos como O Pêndulo de Foucault, A Ilha do Dia Antes, Baudolino, A Misteriosa Chama da Rainha Loana e O Cemitério de Praga.

Umberto Eco também é autor de importantes obras e ensaios acadêmicos, como Apocalípticos e Integrados (1964), que se tornou referência na literatura de cursos de comunicação. Seu último livro, Número Zero, foi lançado em 2015. Eco, que lecionou entre outras, nas universidades norte-americanas de Yale e Harvard, assim como no Collège de France, é autor de uma vasta bibliografia teórico e é autor, entre outros, de O Signo, Os Limites da Interpretação, Kant e o Ornitorrinco, Seis Passeios no Bosque da Ficção e Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas.

Desde 2008, Eco era professor emérito e presidente da Escola Superior de Estudos Humanísticos da Universidade de Bolonha. Em 2014, Umberto Eco Eco recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A universidade brasileira foi a 40ª a conceder o título ao intelectual italiano e a primeira instituição do país.

Operação desarticula quadrilha e prende mais de 100 pessoas na Grande Natal/RN.

Uma operação de combate ao tráfico de drogas da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, resultou na prisão de mais de 100 pessoas em vários municípios da Grande Natal após um ano de investigação e ações de menor porte contra um largo esquema que envolvia não apenas o tráfico, mas também outros crimes.

Durante a investigação foi identificado ao menos 13 detentos de vários presídios do estado como integrantes do grupo e que agiam dentro das próprias unidades prisionais. O grupo de presidiários fazia parte da rede que articulava diversas ações criminosas, dentre elas a explosão de caixas eletrônicos.

A Operação Barreiros foi concluída nesta sexta-feira (19) com a prisão de 30 suspeitos, entre homens e mulheres, além da apreensão de mais de meia tonelada de drogas. A ação policial teve o apoio da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), 19 delegacias, entre especializadas, distritais e municipais, e da Polícia Militar (Rocam e Canil) e cumpriu mandados de prisão e efetivou prisões em flagrante.

Coordenada pela delegada Sheila Freitas e pelos delegados Ulisses de Souza e Cláudio Henrique Freitas, da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), a ação policial foi realizada ao longo de um ano e foi batizada em função da investigação ter sido iniciada na comunidade de Barreiros, distrito do município de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o delegado Cláudio Henrique, a quadrilha era uma das mais atuantes e responsáveis pela movimentação de uma grande quantidade de entorpecentes na Grande Natal. O bando era coordenado por três cabeças, identificados como Evan Ferreira, Machado, Johnson Varela dos Santos e Arnaldo Rodrigues Fernandes, conhecido como “Alagoas”.

“Eles eram responsáveis por receber a droga do Paraguai e distribuir entre os demais integrantes da quadrilha, que se encarregavam de fazer a destinação do material, aqui no estado e em outros estados do Nordeste, como a Paraíba”, explicou Cláudio Henrique.

Apreensão milionária
Segundo o delegado, o valor total movimentado pela quadrilha ainda não foi levantado por completo, mas estima-se que a soma relacionada apenas ao material apreendido chegue a faixa de R$ 1 milhão.

Entre os itens apreendidos durante a ação policial estão: sete carros, cinco motocicletas, armas de fogo, munições, carregadores de aparelho celular, além de um maçarico.

A Justiça também pediu o bloqueio de contas e o sequestro de bens de vários envolvidos no esquema, como imóveis de luxo e empresas que eram utilizadas como fachada para a manutenção do esquema.

Torcedores elogiam jogos do Circuito Brasileiro de vôlei em Natal/RN.

As primeiras partidas da etapa de Natal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia foram disputadas na manhã de ontem sexta-feira (19), na Praia do Forte, em Natal. Com grande público, os competidores sentiram o calor da torcida natalense e, claro, do forte Sol que saudou as primeiras partidas da competição nacional.

A partida em que a torcida mais festejou foi na vitória de Juliana e Taiana por 2 sets a 0 sobre Amanda e Flávia. O público vibrou a cada ponto das vitoriosas, que não deixaram por menos fizeram a festa da galera com bastante interação.

Acompanhado de toda a família, Herculano Filho elogiou a disputa da competição em Natal. Torcedor do América e pouco presente na Arena das Dunas, ele destacou a tranquilidade das arquibancadas.
“O campeonato está muito bom. Como vou pouco aos estádios de futebol, aqui na praia dá para ficar mais à vontade”, comentou.

Apesar de janela, presidente do TSE interpreta que mandato pertence aos partidos.

O presidente do TSE, Dias Toffoli, foi questionado pelos jornalistas, nesta sexta-feira, em Brasília, sobre a implicação da Emenda Constitucional (EC) 91/2016 nas eleições. Promulgada nesta quinta-feira (18), a EC abre espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda. “Isso só a realidade vai mostrar”, disse o ministro.

Toffoli lembrou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o mandato pertence ao partido político: “Há alguns anos, o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão estabelecendo que o político que deixa o seu partido perde o mandato porque o mandato é do partido político”.

A declaração do presidente do TSE sobre o caso gera uma insegurança jurídica para quem pretende mudar de partido com a abertura da janela, promulgada pelo Congresso Nacional nesta quinta-feira (18). A interpretação de Toffoli mostra que, mesmo diante da EC, o STF pode seguir a interpretação que adotou nos últimos julgamentos e tirar os mandatos dos infiéis.

sexta-feira, fevereiro 19, 2016

GOVERNO DO RN REALIZA NOVA CONVOCAÇÃO DE EDUCADORES EFETIVOS.

Profissionais aprovados fazem parte do concurso público realizado em 2011/ SEEC/ASSECOM
O Diário Oficial do Estado publicou na manhã desta sexta-feira (19) a convocação e nomeação de 35 profissionais de educação efetivos. Os profissionais aprovados fazem parte do concurso público realizado em 2011 e serão nomeados por ordem de classificação. 

Os professores devem comparecer no local indicado no ato publicado no Diário Oficial do RN para tomarem posse. Os convocados podem acessar a página do diário clicando aqui. 

“Com essa convocação nós estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a educação, com o ensino e com a aprendizagem. Fomos sensíveis às necessidades dos alunos e das escolas porque entendemos que esse é o caminho principal para formação dos cidadãos potiguares”, afirmou o governador Robinson Faria.

Dupla olímpica vence sem sustos e elogia público na estreia em Natal/RN.

A dupla Alison e Bruno, que vai representar o Brasil no vôlei de praia nas Olimpíadas do Rio 2016, estreou na etapa de Natal do Circuito Brasileiro com vitória tranquila por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 13 e 21 a 16. Os adversários foram Marcus e Léo Vieira.

Para os atletas vencedores, o destaque ficou por conta do público presente na arena montada na Praia do Forte. “A torcida daqui de Natal é muito gostosa, ela gosta de voleibol. É um estímulo maior. É o nosso terceiro jogador. É uma cidade que adora vôlei, hoje é sexta e arena está lotada. Isso é importante para nosso esporte”, comentou Alison.

Seu companheiro, Bruno Schmidt – sobrinho de Oscar e Tadeu Schmidt e que tem familiares na capital potiguar – manteve o discurso e também avaliou positivamente a participação dos natalenses no palco dos jogos.

“Bacana demais jogar aqui e começar o dia com a casa cheia. São adeptos ao nosso esporte. Adoramos ver nosso esporte privilegiado. Gostamos de ter o reconhecimento dos torcedores, eles se identificam com a gente. Vivemos no país do futebol e ver o nosso esporte dividindo a atenção, nos sentimos prestigiado”, declarou Bruno.

“Os dois atletas entram nas areias natalenses ainda nesta sexta-feira. Às 14 horas, eles vão enfrentar Harley e Ricardo na quadra principal do torneio. Alison fez uma projeção do duelo.

Vamos ter um jogo difícil contra o Ricardo e o Harley, que é uma dupla que se formou depois de uma lesão do Emanuel. Temos que encarar cada jogo como se fosse uma final”, avaliou.