sábado, fevereiro 20, 2016

Incidência de chuva no RN será abaixo do normal nos próximos meses.

Apesar de 2016 ter começado com boas chuvas no interior, a previsão meteorológica para os próximos meses é de chuvas abaixo do esperado no Rio Grande do Norte e em todo o setor norte do nordeste. A informação foi divulgada pela Emparn ontem sexta-feira (19), após a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro, que aconteceu em Natal.

De acordo com a análise resultante do encontro, apesar da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) já estar atuando na região, a previsão é que entre os meses de março e maio, as chuvas sejam irregulares. No Rio Grande do Norte, a média de precipitações deve ficar abaixo dos 800 milímetros. A ZCIT é considerada o principal sistema meteorológico responsável incidências de chuvas no nordeste.

O motivo para irregularidade é a permanência do fenômeno El Ninho no oceano Pacífico. Atuando desde abril de 2015, o El Ninho dificulta o deslocamento da Zona de Convergência para a região nordeste e, consequentemente, impede as precipitações.

De acordo com meteorologista Gilmar Bistrot, apesar da previsão pessimista, o Rio Grande do Norte terá um bom período de chuvas em março.

“Apesar da presença do El Ninho, existe algumas ressalvas. No mês de março, devido a Zona de Convergência Intertropical, haverá chuvas consideráveis, como as ocorridas em janeiro, no Estado. O período chuvoso já começou, com chuvas registradas no interior nos últimos dias”, explicou.

Ainda segundo Bistrot, em meados de março e início de abril, o Rio Grande do Norte passará por um período de veranito, sem ocorrências de chuvas e altas temperaturas. No final de abril e início de maio, o El Ninho ficará mais enfraquecido e o cenário irá apresentar melhoras, com chuvas previstas em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário