sábado, julho 25, 2015

Artigo: 25 de julho: Dia da Mulher Nega Latino-americana e Caribenha.

Nós negras, pertencentes a essa imensa faixa do continente americano, chegamos aqui a partir do século XVI para conhecer o peso das chibatas cortantes em nossa pele, e para convivermos com todos os tipos de exploração e violência do homem e da mulher branca. A nós foram negadas o direito de ser mãe, de ser mulher, nos tiraram os cultos a nossas divindades e qualquer dignidade que merece um ser humano. Fomos humilhadas, espancadas e mortas, mas isso não nos tirou a esperança de dias melhores, nossos sonhos se espalharam, nossas esperanças de liberdade mantiveram-se vivas mesmo nos tempos de horrores que muitas de nós compartilhamos.

Os séculos se passaram, fomos libertas das correntes da escravidão, mas ainda hoje lutamos por nossos espaços nessas sociedades racistas, preconceituosas e intolerantes. Ainda cuidamos dos filhos das madames brancas, ainda sofremos com a violência, ainda nos negam muitos direitos já conquistados. Ainda somos minoria nas universidades, precisamos trabalhar mais, apesar de ganhar menos do que homens e mulheres brancas.

As desigualdades sociais e de gênero, o machismo e o racismo são as heranças da escravidão negra, a maior atrocidade já cometida contra seres humanos na história da humanidade. Mas mesmo diante de tantas contradições, nós negras continuamos lutando, vencendo as barreiras da invisibilidade social e trilhando caminhos antes nunca permitidos.

Hoje 25 de julho é um dia de reconhecimento de nossas batalhas, de reflexão sobre nossos papéis enquanto sujeitas históricas e sociais. E para relembrar as lutas de mulheres que no passado deram suas vidas por uma sociedade mais justa e igualitária, aqui damos destaque para uma guerreira, uma mulher que lutou contra as adversidades de seu tempo, Tereza de Benguela, uma brasileira que viveu no século XVIII no Mato Grosso, liderou o Quilombo de Quaratirê por vários anos através de um sistema de parlamento e de defesa, foi capturada e morta. Mas seu nome jamais foi ou será esquecido pela representação de mulher de decisão, de fibra e de luta, ela é um símbolo de resistência para todas as mulheres que vivem em condições tão desumanas e que sonham com dias melhores.      

Hoje e todos os dias parabéns para as mulheres, que em vários lugares da América Latina e Caribe lutam por suas emancipações, e enquanto houver uma mulher oprimida seguiremos na luta e em marcha por dignidade, respeito e garantia de direitos. 


Por Ana Paula de Lima
Especialista em História e Cultura Afro Brasileira
Membro do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e indígena – IFRN
Coordenadora do Comitê de Mulheres do Mato Grande
Membro do Movimento de Mulheres Trabalhadoras rurais da Região Nordeste – MMTR-NE
Funcionária Pública, Mulher, Negra, Brasileira.

Com quatro finais em esportes coletivos, Brasil tenta se afastar de Cuba no quadro de medalhas do Pan.

Demorou, mas eles chegaram. Com um bom desempenho no boxe, a delegação cubana encostou de vez no Brasil no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos, tornando emocionante a briga pela terceira colocação. Para não ser superado bem na reta final da disputa em Toronto, o time verde-amarelo tentará responder ao avanço dos rivais com títulos nos esportes coletivos neste sábado (25); confira os ouros que podem vir. 

Depois da decepção na Copa do Mundo, quando caiu nas oitavas de final, a seleção brasileira feminina busca um consolo no Pan do Canadá. Com 100% de aproveitamento até agora e excelentes atuações de Cristiane, o time nacional joga a final contra a Colômbia às 19h30 (horário de Brasília). Na TV RECORD.

Falando em consolação, o futebol masculino do país tentará se recuperar da incrível virada tomada contra o Uruguai na semi e buscará o bronze um pouco mais cedo, às 14 horas, diante do Panamá.

Outro duelo que promete ser intenso é a final do handebol masculino, às 21 horas (de Brasília). Não bastasse a disputa do ouro por si só, a rivalidade entre Brasil e Argentina estará em jogo novamente - os dois países decidiram os últimos três Pans na modalidade, com duas vitórias para o time verde-amarelo. Em Guadalajara 2011, porém, os "hermanos" levaram a melhor, o que proporciona o sentimento de revanche entre os brasileiros. Não se surpreenda se o clima esquentar e jogadas pouco leais começarem a aparecer em quadra.

Ao todo, serão quatro finais em esportes coletivos. E o torcedor que prepare o coração para a decisão do vôlei feminino, às 21h30 (horário de Brasília). Depois de uma virada emocionante comandada por Fernanda Garay (foto) na semifinal diante de Porto Rico, a seleção verde-amarela vai encarar os Estados Unidos - vale lembrar que na fase classificatória os dois times se enfrentaram e o jogo só terminou no tie-break, com vitória brasileira. Na TV RECORD.


Com excelente campanha até agora, o basquete masculino do país vai tentar seu sexto ouro pan-americano às 17 horas (horário de Brasília). Mesmo sem contar com os jogadores da NBA, o Brasil tem jogado muito bem no Canadá, com o ala-armador Vitor Benite como destaque.

UFRN realiza I Jornada Internacional de Alfabetização em setembro.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) organiza, nos dias 2 a 4 de setembro, a I Jornada Internacional de Alfabetização. A jornada inclui três eventos relacionados à educação: a III Jornada Nacional de Alfabetização, a III Jornada de Educação, leitura e Neurociências e a XI Jornada de Alfabetização.
 

O evento objetiva contribuir para a discussão dos desafios brasileiros na área da alfabetização com foco nas discussões relacionadas a interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência.
 

A programação conta com conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões coordenadas de trabalhos de pesquisa e sessões livres de pôsteres. As atividades serão iniciadas no dia 2 de setembro, às 8h, com uma apresentação cultural e com a Conferência 1, que será realizada pela professora Linnea Ehri da City University of New Yourk, membro da Associação Americana de Psicologia (APA) e ex-membro coordenadora do Painel Nacional de Leitura estabelecido pelo Congresso dos Estados Unidos.
 

Além da UFRN, o evento conta com a coordenação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
 

As inscrições e a programação completa podem ser acessadas no site: https://doity.com.br/jornadas/.

Juiz libera crianças para apresentar o "Bom Dia & Cia".

Quase duas semanas após vetar Matheus Ueta e Ana Julia de apresentar o "Bom Dia & Cia", o juiz Flavio Bretas Soares reconsiderou a sua decisão e concedeu um novo alvará para que as crianças voltem a trabalhar na televisão. 
 

Segundo a assessoria de imprensa do SBT, Matheus Ueta e Ana Júlia voltam ao ar na próxima segunda-feira (27), cumprindo a mesma carga horária de antoriormente (das 9h às 11h30), mas não apresentarão o "Bom Dia & Cia" sozinhos. Silva Abranavel, que assumiu o matinal às pressas no último dia 15, agradou os executivos da emissora e continuará na apresentação do programa ao lado das crianças.

Parceria entre UERN e Dired de João Câmara visa melhorar indicadores educacionais.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a 16ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) debateram na manhã de ontem sexta-feira 24, novas parcerias para melhorar os indicadores educacionais do município e do Mato Grande, região que registra o menor índice na educação e também IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, do Rio Grande do Norte. Entre as primeiras sugestões estão a formação continuada, dentro do que preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE); fixação do professor no município, apoio aos projetos de iniciação científica, participação das escolas estaduais no Festival de Teatro da UERN (FESTUERN) e vários outros programas que poderão aproximar, ainda mais, a Universidade da Educação Básica.

" A UERN entende a importância da formação de professores para os municípios", ressaltou o reitor Pedro Fernandes, durante audiência com a diretora da 16ª DIRED, Maria Xavier de Morais (Vanuza) e outros servidores do órgão. O reitor explicou que a UERN está sempre buscando parceria com a educação básica e nesse sentido propôs que sejam apontadas alternativas para que novos convênios sejam celebrados entre a Universidade, a Dired e outras instituições ligadas à educação no município.

Lembrando a regulamentação dos cursos e validação dos diplomas da UERN, o reitor assegurou a conclusão de todos os estudantes do Núcleo Avançado de Educação Superior de João Câmara.

A comitiva comandada pela diretora da DIRED manifestou o desejo de firmar novos convênios que deverão ser definidos em outra reunião que envolverá outros parceiros. Os professores reconheceram que o papel da UERN é inquestionável na educação da região. "Quem está segurando a educação da região do Mato Grande são os alunos da UERN e temos esperança que a nova parceria irá elevar o nosso nível educacional", expressaram eles.

O vice-reitor Aldo Gondim e a pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Maria de Fátima Araújo, também participaram da audiência.

FDA APROVA NOVO MEDICAMENTO CONTRA COLESTEROL.

O colesterol ruim (LDL) em excesso está associado ao surgimento de doenças cardiovasculares(Thinkstock/VEJA)

A FDA, a agência reguladora americana, aprovou nesta sexta-feira um novo medicamento para tratar pacientes com colesterol. Batizado de Praluent, das farmacêuticas Sanofi e Regeneron, é o primeiro de uma nova classe promissora para combate à doença.

Administrado em formas de injeções, o composto é indicado para doentes com hipercolesterolemia familiar, afecção de origem genética gravíssima caracterizada por uma concentração absurda de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguí­neos, em combinação com dieta e estatinas. O remédio também poderá ser indicado a pacientes com doenças cardiovasculares que tenham sofrido ataques cardíacos ou derrames e que necessitem de redução extra do colesterol ruim.

De acordo com a FDA, a aprovação ocorreu após a realização de cinco estudos controlados com placebo em que 2 476 participantes foram expostos ao Praluent. De acordo com os resultados, os participantes que receberam o medicamento tiveram redução de até 60% nos níveis de LDL (colesterol ruim), quando comparados aos voluntários que receberam placebo.

Concebido a partir de anticorpos, o novo remédio age impedindo a ação da proteína PCSK9. Presente no fígado e no intestino, a proteína destrói os receptores que se encaixam no colesterol ruim e o tiram de circulação. Assim, ao impedir sua ação, os medicamentos permitem que os receptores se liguem ao LDL e baixem seus níveis no sangue.

Ainda não há data definida para o lançamento do Praluent no Brasil.

MP DÁ PARECER FAVORÁVEL À CRIAÇÃO DO PARTIDO NOVO.

(Foto reprodução/Google)

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à criação do 33º partido político brasileiro. Trata-se do Partido Novo, agremiação política com evidente inspiração liberal (menos Estado e mais indivíduo) e foco na eficiência da gestão pública, que apenas aguarda a deliberação do plenário da corte eleitoral para poder participar das eleições do próximo ano.

Para tanto, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá de dizer “sim” ao Novo até outubro deste ano. Caso venha ser referendada, a sigla adotará o número 30.

O documento assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, na terça-feira (21) afirma que, apesar da “pequena divergência entre o total de apoiamentos”, o Novo cumpriu todas exigências legais para se tornar a mais nova sigla partidária do país.

“O apoiamento mínimo de eleitores necessário ao deferimento ao deferimento de registro de partido político corresponde a 0,5% do total de votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados”, afirma o parecer do Ministério Público. Este número equivale a 486,6 mil assinaturas. O Novo conseguiu 492,4 mil.

Presidente do Novo no Distrito Federal, Cláudio Barra destaca que não há mais motivos para o Tribunal Superior Eleitoral deixar de aprovar a criação da legenda.  Ele ressalta que, ao contrário de outras siglas que tiveram rápido deferimento pela Justiça Eleitoral, o Novo passou quatro anos aguardando sua vez de poder participar formalmente da vida política do país.
 
“O Novo nasce para resgatar a participação efetiva do cidadão de bem no processo político, ajudando na construção de um Brasil melhor para nossos filhos”, afirma.

Brasil bate Argentina e leva penta no handebol feminino.

Atual campeã mundial, a seleção brasileira feminina de handebol confirmou o seu favoritismo, conquistou nesta sexta-feira o seu quinto título consecutivo dos Jogos Pan-Americanos e deu mais uma mostra de sua soberania nas Américas ao bater a Argentina por 25 a 20.

A diferença do Brasil para todos os seus adversários neste Pan ficou evidente a cada partida no Canadá e se reflete nos números finais. O time nacional acabou a competição com 55 gols de saldo, com 149 marcados e apenas 94 sofridos em seus cinco jogos no torneio.

Apesar de toda a superioridade do time brasileiro no papel e nas estatísticas, o jogo que valeu a medalha de ouro não foi tão tranquilo como era previsto ou aponta o placar final. "Sabíamos que não seria um jogo fácil. Sabíamos da dificuldade, também por causa da rivalidade. Viemos com o objetivo de ganhar. Sabíamos da nossa responsabilidade. Elas não tinham nada a perder", disse Fernanda depois da vitória brasileira. 

Preso por assalto cai do 4º andar ao tentar fugir de hospital e sobrevive.

pp2
Um preso caiu do quarto andar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, na manhã desta sexta-feira (24) ao tentar fugir da enfermaria da unidade. De acordo com a Polícia Militar, o preso fez uma ‘teresa’ (corda improvisada feita com lençóis), que arrebentou. O preso, identificado como Luiz Carlos, sofreu ferimentos leves, foi socorrido e aparentemente passa bem.

De acordo com a assessoria de comunicação do Walfredo Gurgel, o preso não caiu no chão. “Ele caiu sobre a laje do 2º andar”, confirmou.

A Polícia Militar informou ainda que Luiz Carlos foi preso após praticar um roubo na praia de Pitangui. Após o roubo, ele foi espancado pela população e estava no hospital para se recuperar dos ferimentos. No momento da tentativa da fuga, policiais militares faziam a guarda do preso dentro do prédio, mas não perceberam a movimentação no quarto. A PM informou que vai abrir um procedimento interno para apurar o caso.

No dia 8 de abril deste ano, dois homens suspeitos de assalto conseguiram fugir da enfermaria da unidade, que fica justamente no 4º andar. E eles também usaram uma ‘teresa’. Na ocasião, a PM prometeu reforçar a segurança para evitar que pacientes criminosos voltassem a tentar escapar do hospital. Via g1/RN.

sexta-feira, julho 24, 2015

Atraso nas vacinas contra raiva no RN traz ‘risco iminente’, alerta Ministério de Saúde.

O atraso na entrega das vacinas antirrábicas levou o Ministério da Saúde a a citar o ‘iminente risco de transmissão de raiva’ no Rio Grande do Norte e mais 11 Estados, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

O ofício alerta que as campanhas de vacinação antirrábica canina sejam revistas porque a vacina só estará disponível a partir de setembro.

Além do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá são os estados alertado pelo Ministério do Saúde.

A raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida entre mamíferos por meio da mordida. A doença afeta o sistema nervoso e gera danos à coordenação motora. Quando infectados, a letalidade em humanos é próxima a 100%.

Nos últimos quatro anos, foram registrados no país 11 casos da doença em humanos –um neste ano.

Nove pessoas são indiciadas por esquema de fraude no Ipern.

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária (Deicot) remeteu à Justiça o primeiro inquérito referente às investigações que apuram um suposto esquema de fraudes em pensões por morte no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN).

Ao todo, nove pessoas foram indiciadas, entre elas o delegado de Polícia Civil Olavo Dantas de Medeiros Júnior, a advogada Thayana de Moura Macedo e Ana Cláudia de Oliveira Dantas, que continuam presos sob força de um mandado de prisão preventiva por serem apontados como mentores do esquema.

De acordo com a Deicot, 10 crimes estão sendo investigados, entre eles, peculato, (crime cometido por funcionários públicos contra a Administração Pública); associação criminosa e falsidade ideológica.
Ainda segundo informações da delegacia especializada, há indícios sobre outros delitos cometidos relacionados ao esquema. Dessa forma, novos inquéritos poderão ser abertos para apurar essas informações. O inquérito foi encaminhado à 4ª Vara Criminal de Natal na tarde da quinta-feira (23).

Potiguar leva medalha de bronze no karatê durante Pan-Americano.

A potiguar Aline de Paula, de Mossoró, conquistou uma medalha de bronze no karatê durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto. A atleta disputava na categoria até 50 quilos. A medalha foi uma das três conquistadas ontem (23), primeiro dia de competição da modalidade, pela seleção brasileira, sendo duas de ouro e uma de bronze.

Pagamento do INSS começa nesta segunda-feira (27).

O pagamento dos segurados do INSS, referente a folha do mês de julho, começa na próxima segunda-feira (27) e vai até o dia 7 de agosto. No Rio Grande do Norte serão transferidos para os 546.351 mil beneficiários, R$ 465 milhões. Destes, 280.186 são segurados urbanos, que somam R$ 260 milhões e 269.189 são rurais, que representam o pagamento de R$ 184 milhões.

Professores de Natal aprovam indicativo de greve para o próximo dia 19 de agosto.


Os professores de Natal aprovaram indicativo de greve para o próximo dia 19 de agosto. Também foi definido que até a próxima assembleia à direção do SINTE/RN vai fazer reuniões nas escolas da capital. Tais deliberações ocorreram na assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24).

Nas reuniões nas escolas, será pautado o andamento da Campanha Salarial/Educacional 2015, as propostas de alteração nos planos de carreira dos professores do ensino fundamental e da educação infantil e a suspensão do pagamento da reposição salarial, além dos direitos não pagos pela Prefeitura.

De acordo com o coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira, o Sindicato vai elaborar um calendário de reuniões: “Vamos tentar ir em todas as escolas e CMEIs, na perspectiva de que cheguemos ao dia 19 com essas atividades realizadas”.

Teixeira disse ainda que os professores voltaram a relatar que a SME vem tentando limitar a organização sindical da categoria. Isto através de alertas que estão partindo dos diretores de algumas escolas, que alegam estar cumprindo ordens da Secretaria.

Segundo os professores, a Secretaria vem ameaçando descontar salários e cobrar a reposição de aulas, caso os profissionais suspendam suas atividades para participar das reuniões da categoria.

Brasil bate dominicanos e vai à final do Basquete no Pan.

No sufoco. Assim pode ser considerada a classificação da seleção brasileira masculina de basquete para a final dos Jogos Pan-Americanos. Depois de liderar quase todo o jogo com a República Dominicana, o time cometeu diversos erros no final e quase perdeu a vaga na final. O placar foi de 68 a 62, mas os dominicanos chegaram a liderar o placar nos últimos minutos. O nome da seleção brasileira foi Augusto Lima, que terminou com 15 pontos e onze rebotes. Mais uma vez, Vitor Benite esteve muito bem. Não só pela pontuação, terminou como cestinha (18 pontos), mas também pela frieza em momentos decisivos. Faltando trinta segundos, converteu dois lances livres decisivos, que deixaram a seleção com quatro pontos de frente.
- Foi um jogo muito difícil, fisicamente muito duro. Tivemos pouco tempo para descansar do jogo contra os EUA para agora. É um grupo muito especial, a gente se dá muito bem, tenta fazer que nossos dias sejam como uma família. Essa equipe é nova e está tentando aproveitar todas as oportunidades. Tentamos desfrutar o máximo e demonstrar dentro de quadra que somos capazes - disse Benite.

A disputa da medalha de ouro será no sábado, às 17h30. 

Marinha faz alerta de mar agitado com ondas de até 4 metros no litoral do RN.

A Marinha do Brasil emitiu, nesta sexta-feira (24), um novo Aviso de Mar Grosso em todo o litoral do Rio Grande do Norte, nas áreas conhecidas como Foxtrot (de Salvador-BA até Natal) e Golf (de Natal até São Luiz-MA). O comunicado alerta para ondas de 3 a 4 metros até as 6h do próximo domingo (26).

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança. O mesmo alerta havia sido feito pela Marinha entre os 15 a 17 de julho.

Goleiro do polo admite relação, mas nega abuso, afirma supervisor.

Acusado pela polícia canadense de abuso sexual, Thye Mattos admitiu à comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ter se relacionado com a suposta vítima durante o Pan de Toronto. O goleiro da seleção brasileira de polo aquático, no entanto, afirmou ser inocente e que a relação teria sido consensual. Em contato com o GloboEsporte.com, Ricardo Cabral, supervisor técnico da equipe, disse que o atleta, que participou normalmente do treino desta sexta-feira, em Kazan, está muito abalado com as acusações. A delegação está na cidade russa para disputar o Mundial de esportes aquáticos 2015, que começou nesta sexta. A identidade da vítima foi preservada, e a ordem de prisão contra o brasileiro já foi emitida.

– Nós fomos informados, acabamos de saber. Todo mundo foi pego de surpresa. O atleta nega. Nós estamos tomando as devidas providências. O próprio Comitê Olímpico Brasileiro está com advogados em Toronto. Ele está muito abalado com a situação. Ele afirma que não foi isso. Nós estamos preocupados e é mais seguro para ele neste momento não ficar exposto – afirmou o dirigente.
 
– Ele falou que realmente esteve com a menina, mas que foi consensual. Ele está surpreso, muito abalado. Está muito preocupado, não sabe o que pode acontecer. Ele vai entrar em contato com a família para tranquilizar a todos. É uma coisa muito injusta. Ele está sendo investigado, já estão acusando ele. É uma coisa bem ingrata. Vai ter de ser forte. É ruim, ruim para o grupo todo – completou.

Justiça Federal do RN é pioneira na implantação da audiência de custódia.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte será a primeira seção do Judiciário Federal a implementar a audiência de custódia na sua rotina. Com a audiência de custódia o preso é conduzido diretamente ao Juiz Federal para garantia de seus direitos e verificação da regularidade da prisão. Esse é mais um instrumento apontado para celeridade no processo judicial e a garantia dos direitos humanos.

O primeiro passo para a execução desse projeto foi dado com um termo de compromisso assinado por instituições envolvidas nesse processo. Em reunião presidida pelo Diretor do Foro da Seção Judiciária, Juiz Federal Marco Bruno Miranda, e com a participação de representantes do Ministério Público Federal, Secretaria de Justiça e Cidadania, Polícia Federal, Defensoria Pública da União, Conselho Penitenciário Polícia Rodoviária Federal e OAB, foi definido o dia primeiro de setembro para ser iniciado o procedimento das audiências de custódia na Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

O termo de compromisso assinado garante a implementação da audiência de custódia em todas as Varas Federais de Natal, Ceará-Mirim, Caicó e Assu.

Goleiro da seleção de polo aquático é acusado de abuso sexual durante o Pan-Americano.

A polícia de Toronto expediu na tarde desta sexta-feira (24) mandado de prisão contra o atleta Thye Mattos Ventura Bezerra, de 27 anos, goleiro reserva da equipe brasileira de polo aquático que participou dos Jogos Pan-Americanos, no Canadá, por suspeita de abuso sexual a uma mulher de 22 anos. A polícia divulgou a foto do brasileiro e o telefone da polícia para receber denúncias por suspeitar que pode haver outras vítimas.

Segundo a inspetora de crimes sexuais Joanna Beaven-Desjardins, na manhã do dia 16 de julho, Bezerra e um outro integrante da equipe brasileira de polo aquático estavam na casa da mulher junto com uma amiga dela. A vítima disse à polícia que foi dormir e que Bezerra entrou em seu quarto e a abusou sexualmente. A inspetora não quis comentar se houve estupro. Ela informou que não houve arrombamento da casa. “A investigação nos dá certeza do envolvimento dele no crime”, disse.

De acordo com a polícia canadense, abuso sexual é qualquer forma de contato sexual indesejado e inclui beijo, toque, sexo oral e penetração.

No dia 15 de julho, a equipe brasileira masculina de polo aquático conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos.

Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a equipe brasileira está na Rússia para a disputa do Mundial da categoria. A assessoria da CBDA entrou em contato com o chefe da equipe e diretor executivo da confederação e ambos declararam não ter ainda tido conhecimento do fato.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Governo antecipa pagamento dos salários a 6.592 servidores na região Seridó.

O Governo do Estado antecipou para esta sexta-feira, 24, o pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais nos municípios do Seridó. “Isto foi possível graças aos esforços da administração que atualizou e mantém em dia o pagamento dos servidores. Importante também registrar que o pagamento vai reforçar a economia local e possibilitar uma melhor participação nas homenagens a Nossa Senhora Santana, que é a padroeira em vários municípios daquela região”, afirmou o governador Robinson Faria.

A medida chega a 26 municípios Acari, Bodó, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas

São beneficiados 6.592 servidores. A folha importa em R$ 20.190.234,00, considerando o valor bruto e R$ 14.419.986,00, valor líquido.

Os demais servidores receberão os vencimentos do mês de julho nos dois últimos dias do mês.

Atirador que matou duas pessoas e se suicidou em cinema nos EUA pretendia fugir.

Um homem de 58 anos de idade que abriu fogo em uma sala de cinema na noite de ontem quinta-feira (23), na cidade de Lafayette, Louisiana (EUA), deixando dois mortos e pelo menos nove feridos, foi identificado como John Russel Houser e descrito como um “andarilho” do estado do Alabama.

Houser atirou 13 vezes, de acordo com a polícia. Antes de agir, ele estacionou seu carro na porta de saída do cinema e, inicialmente, tentou escapar se camuflando na multidão que saía atordoada da sessão, mas virou-se quando viu a polícia ir para o estacionamento. Ao verem Houser voltando para a sala de cinema, ouviram um tiro e logo após o encontraram morto no local, informou a polícia.

“A resposta rápida da polícia ao ataque forçou-o a voltar para a sala de cinema”, disse Jim Craft, chefe da polícia de Lafayette.

As autoridades não informaram o motivo do ataque. Segundo a polícia, Houser vivia em Lafayette desde o início do mês, morando um motel aonde foram encontrados disfarces, incluindo óculos e perucas.

A polícia ainda afirmou que o atirador agiu sozinho e começou o ataque atirando nas duas pessoas sentadas na sua frente no cinema.
Uma vítima relatou que um homem se levantou após 20 minutos do início da comédia “Descompensada”, por volta das 19 horas (horário local) e começou a atirar.

Rayanne Stella é hoje a nossa aniversariante do dia.

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
 
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
 
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim.  
 
Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.
 
Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Redução da maioridade penal deve ser votada em 2º turno pela Câmara dos Deputados em agosto.

O tema é polêmico e divide opiniões de parlamentares e especialistas. Pedido de mais de 100 deputados para anular a votação em 1º turno foi negado pelo STF. O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar em agosto, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho. Com 323 votos favoráveis e 155 contrários, o Plenário aprovou uma proposta um pouco mais branda do que a que havia sido rejeitada um dia antes, por não ter atingido número suficiente de votos.

'Chaves': Florinda Meza divulga fotos inéditas de Roberto Bolaños.




Uma boa notícia para os fãs de Roberto Bolaños, o Chaves. A viúva do ator, Florinda Meza, que interpretava a personagem Dona Florinda, tem publicado em sua conta no Twitter fotos de seu cotidiano com o marido. As imagens de arquivo ainda não tinham sido divulgadas publicamente.

Junto com as fotos, Florinda tem relembrado como eram seus dias com o marido, como se estivesse escrevendo em um diário. "Roberto era um gênio. O melhor escritor, ator, compositor... Mas eu sinto falta do meu companheiro que era, antes de tudo, um cavalheiro amoroso e bom".

"Queria fechar os olhos, voltar no tempo e estar novamente com Roberto para dividir mais meus dias com ele e aproveitá-lo mais. Ele era maravilhoso", escreveu a atriz. "Meu amado Roberto, brindo com você porque sempre estaremos juntos. Meu amor por você é eterno".
E ela não parou: "Roberto era minha música. Adivinhava as notas de seu piano de olhos fechados. Cantávamos juntos todas as horas, relembrou. "Sou sua 'bonita'. Hoje li o poema que me deixou para depois de sua partida. Viu? Nem a morte nos separa".

Menina de 12 anos quer se casar com pai que a engravidou após abuso.

Uma menina, de 12 anos, cuja identidade não foi divulgada, surpreendeu magistrados de uma corte no Uruguai, na última quarta-feira, ao expressar o seu desejo de se casar com o próprio pai, de 41 anos, que a engravidou após um caso de abuso sexual. A vítima, que recusou a opção de interromper a gravidez, hoje está com sete meses de gestação. Seu agressor, cujo nome também é mantido em sigilo, está preso. As informações são dos sites “Diario La Republica” e “El País”.

“Eu quero me casar, ainda que a lei me proíba”, disse a menina, que acrescentou: “Quero ter meu bebê. Já até tenho roupinhas. Não importa que eu seja jovem”.

“A menor (estuprada e grávida) não está consciente de sua atual situação. Seu único interesse é preservar o relacionamento (com o abusador), que se dá pelo seu baixo nível intelectual e transtornos de conduta e impulsividade”, esclareceu o psicólogo em seu parecer sobre o caso. “A menor se encontra em uma situação de extrema vulnerabilidade emocional e existencial”.

O pai dela segue preso. Pela lei, ela não pode se casar com ele. Via g1.

Prefeitura de Natal sanciona Lei que autoriza concurso público na saúde.

A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem quinta-feira (23) a Lei Complementar 151, de 22 de julho de 201, onde foram criados e ampliadas as vagas de cargos da área da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal e hoje sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo.

Pela lei, foram criados os cargos e respectivas vagas de provimento efetivo de Nível Superior para Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho e de Nível Médio para Técnico em Enfermagem do Trabalho e Técnico em Prótese Dentária, que passam a integrar respectivamente as Tabelas de Grupo de Formação, Cargos e Profissões do Grupo de Nível Superior e do Grupo de Nível Médio do Anexo II da Lei Complementar nº 120, de 03 de dezembro de 2010.

O edital do concurso público deve ser publicado em até 180 dias. “Isso é uma grande conquista da gestão. Uma luta que foi iniciada ainda por Cipriano Maia e que demos continuidade. O prefeito Carlos Eduardo se mostrou sensível e entendeu a necessidade de realização deste concurso para que possamos minimizar o déficit de profissionais que hoje temos”, destacou o secretário Luiz Roberto Fonseca.

“Os Dez Mandamentos” (23/07/2015) novamente conquista alta audiência e garante a vice.

A Record exibiu na noite desta quinta-feira, 23 de julho, mais um capítulo da novela religiosa “Os Dez Mandamentos”, que conquistou excelentes índices e garantiu o segundo lugar isolado no ranking geral da TV aberta.

De acordo com dados prévios da Grande São Paulo, o folhetim escrita por Vivian de Oliveira e com direção geral de Alexandre Avancini marcou uma média de 14.4 e pico de 16.3, contra 19.6 da Globo, 11.9 do SBT e 2.8 da Band.

A novela Os Dez Mandamentos tem conquistado o público desde sua estreia. A trama de Vivian de Oliveira registra o primeiro lugar na audiência em alguns Estados do Brasil, mas a expectativa é que o sucesso seja ainda maior com a entrada dos efeitos especiais na trama.

Tiroteio em cinema nos EUA deixa ao menos dois mortos e seis feridos.

Um tiroteio em um cinema de Lafayette, na Louisiana, deixou ao menos dois mortos e oito feridos na noite desta quinta-feira, de acordo com fontes policiais. De acordo com pessoas no local, o caso se trataria de um atirador invadindo o local e atirando a esmo. Ele teria se matado.

Segundo Brian Pope, da prefeitura local, o atirador cometeu suicídio após abrir fogo. Seis pessoas ficaram feridas. Posteriormente, fontes médicas mencionaram mais dois feridos.

Uma fonte policial relatou que haveria mais um morto, além do atirador. Uma mulher ensaguentada foi flagrada no local. O estabelecimento todo foi fechado e vasculhado em busca de explosivos.

Em um tweet, a polícia de Lafayette afirmou ter recebido um chamado de emergência por volta de 19h30m (locais), com várias vítimas relatadas. Um porta-voz do departamento afirmou que o tiroteio se restringiu a apenas uma sala. Via g1.  

Cinco pessoas de mesma família são encontradas mortas nos EUA; filhos são suspeitos.

A polícia encontrou na madrugada desta quinta-feira (23) um casal e três de seus filhos assassinados em uma casa na cidade de Broken Arrow, no Estado de Oklahoma, Estados Unidos, e prendeu como suspeitos do crime outros dois filhos do casal, informaram as autoridades.

A cena que os agentes encontraram quando entraram na residência da família foi dantesca: havia dois adultos e três menores mortos a facadas, além de uma menor de 13 anos com ferimentos e outra, de apenas dois anos, ilesa.

A família era composta por nove membros, o casal e sete filhos, quatro deles homens e três meninas.

Os detidos, de 16 e 18 anos, filhos e irmãos das vítimas, tentaram escapar quando os agentes chegaram ao imóvel após uma denúncia efetuada às 23h30 locais da quarta-feira (1h30 de Brasília de hoje).

Os jovens conseguiram se esconder em uma floresta próxima da residência, mas os cães treinados da polícia rastrearam seus passos e os dois foram detidos minutos depois. Um deles foi hospitalizado, mas os motivos não foram detalhados.

"Um crime como este não tem precedentes em nossa região, ao se levar em conta o quão segura é esta comunidade", declarou o sargento Thomas Cooper, porta-voz do Departamento de Polícia de Broken Arrow. Broken Arrow é um subúrbio da cidade de Tulsa, a segunda mais populosa de Oklahoma, no qual vivem famílias de classe média e alta. Via r7.

Pan na Record News registra ótima audiência.

O canal de noticias de Edir Macedo a Record News, vem se beneficiando dos jogos Pan-americanos, isso mesmo, a emissora paulista, vem registrando ótimos índices de audiência para o canal.

Nestes últimos dois fins de semana os jogos na emissora paulista conseguiu obter bons números e chegou a bater a TV Gazeta, cravando o sétimo lugar na média das 7h as 0h em São Paulo.

Os jogos ainda renderam a emissora picos de 1,0 ponto, o que reafirmou a liderança da emissora no gênero notícias, batendo a Globo News, Band News, que dificilmente ultrapassam a casa dos 0.3 ponto na TV Paga.

Homem é apedrejado por 300 pessoas após estuprar menina e matar o irmão dela em RO.

Um homem de 33 anos foi espancado até a morte por um grupo de cerca de 300 pessoas em uma comunidade do município de Candeias do Jamary, em Rondônia, na terça-feira (21).

De acordo com relatos de moradores da comunidade, Ulian Jeferson de Farias invadiu a casa onde as crianças estavam e abusou da menina de nove anos. O irmão mais novo dela, de cinco anos, tentou impedi-lo e foi assassinado com uma facada no peito.

Farias tentou dizer que estava socorrendo o menino de um ataque de onça, mas a polícia desconfiou do comportamento e decidiu levá-lo preso. Ao saber da versão da menina, a população se revoltou e arrancou o suspeito de dentro da viatura.

Cerca de 300 pessoas passaram a atirar pedras contra Farias, que morreu no meio da rua. Ele era foragido da Justiça após ter sido acusado de matar um homem degolado.