sábado, novembro 12, 2016

RN será um dos primeiros estados com o Plano Nacional de Segurança Pública.

Atendendo a um pedido do governador Robinson Faria, o Ministério da Justiça decidiu na quinta-feira (10), durante o 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e a 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Goiás, que o Rio Grande do Norte, juntamente com Sergipe e Rio Grande do Sul, será um dos primeiros Estados beneficiados com o Plano Nacional de Segurança Pública, que deverá ser iniciado ainda neste ano.

Durante o encontro, em que participou o secretário da Segurança do RN, Caio Bezerra, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, apresentou o Plano Nacional de Segurança Pública com as metas que serão prioridades, entre elas a redução de homicídios, dos casos de violência contra a mulher, além da racionalização do sistema penitenciário, proteção das fronteiras do país e o combate ao tráfico de drogas. “É necessário uma mudança no sistema penitenciário, mas não só uma mudança legislativa, mas uma mudança cultural, administrativa, de financiamento”, afirmou.

Dentro desse Plano está previsto o envio de um grupo especial para atuar diretamente na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), composto por policiais militares, civis e peritos criminais. A chegada desse grupo especial se somará aos demais militares da Força Nacional que já estão atuando no Rio Grande do Norte desde o dia 13 de setembro.

No discurso, ele falou sobre parcerias com os poderes estaduais e municipais, como medidas preventivas para diminuir os índices de criminalidade, em especial a violência contra mulher. “Há vários pontos em que, por exemplo, uma iluminação melhor ou o fechamento administrativo de bares que não têm regularidade, solucionam mais homicídios do que muita investigação”, diz.

“O Plano Nacional de Segurança Pública prevê o aumento das operações transnacionais para combater o narcotráfico, os tráficos de armas e de pessoas, e o contrabando, que se dará através de fiscalização mais inteligente, seja com instrumentos tecnológicos novos, seja com a cooperação maior entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, as polícias locais e as forças armadas”, destacou o secretário Caio Bezerra.

Loteamento Dona Bela com obras iniciadas em João Câmara/RN.


Começaram as obras de terraplanagem do mais novo loteamento de João Câmara/RN. O Loteamento Dona Bela em breve estará sendo lançado e com suaves prestações de apenas R$ 169,90 você poderá ter o terreno para construção de sua casa própria e realização do seu sonho.

O Loteamento irá dispor de ruas calçadas, rede elétrica e saneamento. Terreno localizado próximo ao IFRN – Empreendimento 100% legalizado.

Obras iniciadas, visite nosso estande no local e tenha maiores informações. 84 99159-6992/98764-0393

Temer diz que prefeitos podem usar repatriação para pagar 13º salário.

O presidente Michel Temer postou um vídeo no Twitter ressaltando que parte do dinheiro arrecadado com a regularização de recursos de brasileiros e empresas que estavam no exterior, a chamada repatriação, irá para as prefeituras. Dirigindo-se aos prefeitos, Temer pediu que eles entrem em contato com o governo federal para descobrirem o valor que cada prefeitura terá direito até o fim do ano.

A Receita Federal arrecadou R$ 46,8 bilhões em impostos e multas com a repatriação de recursos, que serão repartidas entre a União, os estados e municípios.

“Você sabe que com a repatriação de capitais para o Brasil, o governo federal estará entregando a você, prefeito, uma verba que praticamente vai cobrir as suas despesas de final de ano. Isso para todos os prefeitos sem nenhuma exceção”, informou Temer.

O presidente voltou a mencionar a possibilidade de o dinheiro ajudar a pagar os salários dos funcionários públicos municipais. “Comunique-se com o governo federal que você saberá a importância que receber para este fim de ano, quem sabe até para pagar o décimo terceiro salário”, disse o presidente.

Inicialmente, apenas parte do Imposto de Renda deve ser repassada aos entes estaduais e municipais, mas na sexta-feira (11) o Supremo Tribunal Federal autorizou o depósito em juízo do valor arrecadado também com as multas para os estados do Piauí e de Pernambuco.

Prefeito eleito de João Câmara/RN assina Termo de Adesão ao programa “Prefeito Amigo da Criança”.


Prefeito eleito Maurício Caetano assina Termo de Adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança

Em sua permanência em Brasília, o prefeito eleito de João Câmara, Maurício Caetano(DEM) deu uma grande demonstração de que sua administração dará especial atenção a assistência a criança ao assinar o Termo de Adesão ao programa “Amigo da Criança” da Fundação Abrinq.

Criada em 1990, a organização sem fins lucrativos tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Ao aderir ao programa, o prefeito Mauricio assume o compromisso de sua administração ter uma atenção maior para com a criança e o adolescente e terá ferramentas que a Fundação disponibiliza para fazer com que sua administração se destaque na atenção a criança.

Encontro de Corais de Natal/RN vai reunir 1.300 coralistas durante quatro dias.

Consolidados no calendário cultural da capital, o 22º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 14º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), vai ser realizado de 16 a 19 de novembro, dentro da programação do Natal em Natal.

O Encontro é o maior evento de corais realizado na capital potiguar e tem como objetivo a promoção e difusão da arte e da cultura por meio do estímulo à prática do canto coral. Este ano, a abertura oficial acontece no dia 16 (quarta-feira), às 19h no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). No entanto, na terça-feira (15), acontece a avantpremière com a apresentação internacional do Antique Cordova Ensemble, de Córdoba (Argentina), na Catedral Metropolitana de Natal, às 19 horas.

O Enconat, que integra a programação do Natal em Natal, é promovido pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação do Setor de Cultura, Eventos e Desportos do Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

Participarão do evento corais infantis, juvenis, religiosos, coros de empresas e independentes com a finalidade de proporcionar o intercâmbio cultural, a difusão, a integração, o incentivo, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre os coros locais e nacionais.

Estão inscritos 42 corais adultos e nove coros infanto-juvenis, 40 corais sediados na capital e de cidades do interior do Rio Grande do Norte, 10 coros de vários estados do Brasil e a participação internacional do Antique Córdova Ensemble, vindo de Córdoba (ARG), totalizando 51 corais e aproximadamente 1.300 coralistas.
De acordo com a coordenadora do evento e regente do Coral Municipal Sons da Terra, Rosângela Albuquerque, estão programados quatro concertos oficiais, sendo um por dia, e sempre às 19h no auditório do Cemure. Outras atividades também serão realizadas paralelamente, como o Tralalando no Enconat, que consiste em sessões infanto-juvenis, na quinta-feira (17) às 9h na Escola Municipal Professora Emília Ramos, na Rua Dantas Barreto, 419, bairro Pitimbu. Participarão corais das escolas municipais que integram o Projeto Tra La Lá.

Na programação paralela, o coral argentino Antique Córdova Ensemble, também vai se apresentar na Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), na sexta-feira (18), às 17h30.

Outros corais se apresentarão na quinta-feira (17), às16 horas no Shopping Midway Mall, na sexta-feira (18), às 15 horas no Parque das Dunas, e no sábado (19), às 9 horas também no Parque das Dunas. Durante os concertos no Cemure, serão arrecadados na entrada alimentos não perecíveis para doação na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

Programação do Natal em Natal segue até 6 de janeiro.

A programação do Natal em Natal começou oficialmente na quinta-feira (10) com o acendimento da Árvore de Mirassol e segue até o dia 6 de janeiro. A programação conta com shows musicais de artistas potiguares, projetos nas áreas da dança, literatura, religião, audiovisual e ações na área do patrimônio histórico.

Um dos pontos altos do Natal em Natal será o Festival Literário (FLIN). Para o prefeito Carlos Eduardo, um evento importante por reunir a comunidade cultural e a população em torno de debates sobre questões da atualidade, por fomentar a leitura e a produção literária local. "O FLIN ajuda a integrar estudantes, editoras locais, figuras consagradas da nossa literatura e do meio cultural em grandes debates sobre ideias diversas", afirmou o prefeito Carlos Eduardo.

Foram organizados dois festivais musicais para o Natal em Natal. O “Nossa Orla, um novo clima no seu verão” e a “Feira de Arte e Cultura”, ambos com shows de artistas potiguares inscritos em convocatórias não remuneradas para apresentações na Árvore de Mirassol e nas praias da Redinha e dos Artistas.

Nas áreas do Patrimônio, o Natal em Natal terá as comemorações do aniversário do Memorial Natal com o espetáculo “O Pequeno Príncipe e Fiorela”, dia 12 de novembro, e dia 19 de novembro com a “Caminhada Histórica do Natal”, que percorre 50 monumentos e atrações históricas, com arrecadação de alimentos para instituições beneficentes.

O setor do Audiovisual se fará presente durante o Festival Literário de Natal, com o lançamento do curta “Mar de Zila”, de Ariane Mondo, premiado no Edital Cine Natal 2014. Além da exibição dos curtas premiados nas demais edições do Cine Natal.

O tradicional Encontro de Corais de Natal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, acontece de 16 a 19 de novembro, com apresentações no auditório do Cemure, sempre às 19h, e apresentações externas no Midway Mall (dia 17, às 16h), Parque das Dunas (dia 18, às 15h e dia 19 às 9h) e Igreja do Galo (dia 18, às 17h30).

Na Zona Norte, acontece a Batalha do Vinho, tradicional projeto de música urbana que reúne artistas do hip hop e do rap em duelos de poesia urbana, no espaço Jesiel Figueiredo, todos os sábados, das 18h às 21h.

Além disso, estão confirmadas ações já tradicionais no calendário, como o Réveillon com artistas potiguares e a Festa de Reis.

Alunos da Escola Miguel Teixeira em Jardim de Angicos/RN fazem excursão a Mina Brejui.

Alunos da Escola Miguel Teixeira em jardim de Angicos/RN estão participando neste sábado de uma excursão a Mina Brejui na cidade de Currais Novos/RN. 
 
A visita faz parte do Projeto de Inovação Pedagógico desenvolvido pelos professores, dentre eles Sezimar. O Secretário Municipal de Educação, Sidney Fonseca acompanha os alunos.

Chega a 18 o número de estados que podem receber parte da multa da repatriação.

A decisão provisória do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina que o governo federal pague aos estados do Piauí e Pernambuco o valor das multas cobradas com a Lei da Repatriação (destinada à regularização de ativos do exterior não declarados à Receita Federal) foi estendida para mais 16 unidades federativas – Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. A ministra Rosa Weber acatou o pedido feito em conjunto pelos governadores que querem uma fatia maior dos recursos arrecadados pela União.

Os estados e municípios já recebem parte do percentual de 15% de Imposto de Renda (IR) pago por contribuintes que, em troca de anistia, declararam os valores mantidos em contas no exterior. O valor da distribuição, feita de acordo com critérios definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), alcançou R$ 4,02 bilhões (21,5% dos R$ 46,8 bilhões arrecadados). Mas governadores já haviam sinalizado que iriam em busca de parcela da multa.

Além do Imposto de Renda, a regularização dos recursos exige pagamento de 15% em multa. O argumento das administrações estaduais é o de que a partilha desse recurso está prevista tanto na Constituição como no Artigo 163 do Código Tributário Nacional. A decisão da ministra Rosa Weber ainda depende de um aval do plenário do STF.

sexta-feira, novembro 11, 2016


Lula entra com ação de danos morais contra Delcídio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu processar o ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT/MS), delator da Operação Lava Jato. O petista cobra R$ 1,5 milhão do ex-líder do governo Dilma no Senado por danos morais.

Os advogados do petista anunciaram nesta sexta-feira, 11, que protocolaram ação de reparação de danos morais contra Delcídio “por ele ter, em delação, mentido ao dizer que Luiz Inácio Lula da Silva agiu para obstruir a Justiça”.

A ação de danos morais é subscrita pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins.

A ofensiva de Lula contra seu ex-companheiro foi decidida com base, segundo os advogados do ex-presidente, nos relatos de cinco depoentes da audiência pública ocorrida em 8 de novembro na 10.ª Vara Federal de Brasília.

“Foram unânimes ao reconhecer que Lula jamais tentou interferir, direta ou indiretamente, na delação premiada de Nestor Cerveró, ao contrário do que fora afirmado por Delcídio Amaral”, sustentam os advogados de Lula.

Detran realiza teste de direção veicular em João Câmara/RN dia 30.

Somente no interior do Rio Grande do Norte o Detran/RN pretende realizar 2.500 exames práticos de direção veicular durante o mês de novembro. O cronograma com as cidades que vão receber as equipes de examinadores foi iniciado na segunda-feira (07), passando pelas cidades de Canguaretama, Goianinha, Patu e Caicó. No total serão contemplados 17 municípios polos, além de outros situados em suas proximidades.

Ontem examinadores do Detran estiveram analisando os candidatos a motoristas da cidade de Apodi. O cronograma segue com aplicação de exames práticos nas cidades de Pau dos Ferros (14); Alexandria (16); Caraúbas (17); Jucurutu (18); Caicó (22); Parelhas (23); Jardim do Seridó e Acari (24); Currais Novos e Lagoa Nova (25); Extremoz (28); São Miguel do Gostoso (29); e João Câmara (30).

A aplicação continuada de exames práticos de direção veicular nas cidades do interior possibilitou que o Detran zerasse a demanda reprimida, fazendo com que os candidatos a motoristas fossem avaliados no menor espaço de tempo possível, logo após finalizar as aulas teóricas e práticas orientadas pelo Centro de Formação de Condutor da sua escolha. “Essa iniciava prioriza o desejo do candidato de logo passar pelo teste prático de direção e contribui para a aprovação”, avaliou o diretor do Detran/RN, Marco Medeiros.

Professor da UFRN recebe prêmio inédito da academia Royal Society.

O professor do Departamento de Engenharia da Computação e Automação (DCA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Samuel Xavier de Souza, conquistou o prêmio Newton Advanced Fellowships, oferecido pela academia Royal Society, do Reino Unido, que financiará por dois anos o projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS) da UFRN, juntamente com a Universidade de Bristol. Coordenador do LAPPS, Samuel Xavier de Souza é o primeiro professor da UFRN a receber o prêmio e se torna parceiro da Royal Society durante o período de financiamento do projeto.

A pesquisa premiada, sobre softwares energeticamente eficientes, está em desenvolvimento há três anos no LAPPS e visa promover alternativas para criação de programas que consomem menos energia tanto para uso em dispositivos móveis – celulares e tablets, por exemplo – como também em data centers, onde são utilizados supercomputadores e servidores de nuvem computacional. Com isso, espera-se garantir maior tempo de bateria nos dispositivos de pequeno porte e economia na conta de energia dos aparelhos de grande porte.

“Para se ter noção, levantamentos apontam que os data centers consomem de 1,5% a 2% de toda a eletricidade gerada mundialmente”, explica o professor. Para reduzir o consumo, o projeto propõe uma reestruturação por meio de um processamento paralelo: em vez do habitual funcionamento do programa em apenas um processador com alta frequência, propõe-se o aumento do número de processadores e a diminuição da velocidade, o que economiza energia mantendo o mesmo desempenho do aparelho.

A conquista do prêmio se deu por meio de parceria firmada neste ano com a Universidade de Bristol, no Reino Unido, onde a professora Kerstin Eder trabalha na mesma linha de pesquisa. A verba cedida pela Royal Society é retirada do Fundo Newton, que destina 375 milhões de libras esterlinas para desenvolver, a longo prazo, o crescimento sustentável e o bem-estar social dos países parceiros por meio do fomento à pesquisa e à inovação. No Brasil, o Fundo investirá 27 milhões de libras esterlinas até 2017.

“Com esse financiamento poderemos desenvolver a cooperação internacional e a pesquisa na universidade”, cita Samuel Xavier, que irá ao Reino Unido na segunda semana de dezembro para iniciar a colaboração. Atualmente, o projeto de softwares energeticamente eficientes do LAPPS/UFRN é tema de uma pesquisa de doutorado concluída, três em andamento e uma nova que começará no próximo semestre, assim como de um trabalho de mestrado. O laboratório faz parte do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD), e ainda abriga outros projetos dentro do grupo de pesquisa em sistemas computacionais e de comunicações energeticamente eficientes.

Cada senador custa R$ 176 mil por mês.

Foto: Jonas Pereira / Agência Senado
 
O Senado aprovou em primeiro turno na noite de quarta-feira (9) a PEC 36, que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais (vereadores e deputados) e cria uma cláusula de barreira para a atuação dos partidos políticos. De autoria dos senadores do PSDB Ricardo Ferraço (ES) e Aécio Neves (MG), o texto teve 58 votos favoráveis e 13 contrários. Ele deverá ser votado em segundo turno na casa antes de seguir para a Câmara. O texto prevê que as coligações partidárias nas eleições para vereador e deputado serão extintas a partir de 2020. 

A matéria ainda limita o número de partidos contemplados com acesso a fundo partidário, tempo de rádio e televisão e estrutura funcional própria no Congresso. A partir da eleição de 2018, a legenda não terá direito aos benefícios caso ela não consiga no pleito para a Câmara dos Deputados no mínimo 2% de todos os votos válidos, distribuídos em pelos menos 14 unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma. Nas eleições de 2022, o percentual se elevará para 3% dos votos válidos, distribuídos em, pelos menos, 14 unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma.

Frustração na repatriação afeta prefeituras do RN.

Devido à diminuição da arrecadação pelo Tesouro Nacional, as prefeituras do Rio Grande do Norte receberam um valor menor que o estimado inicialmente dos recursos da repatriação. A queda frustrou a expectativa dos gestores municipais, e agravou o déficit das perdas financeiras acumuladas nos repasses do Governo Federal aos municípios ao longo de 2016.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a projeção de repasse da repatriação pelo Tesouro Nacional aos municípios do RN seria inicialmente de R$ 141.702.966,61. Mas nesta quinta-feira (10), o repasse realizado aos municípios potiguares foi de R$ 115.888.881,55. Do montante, ainda há descontos para o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (20%), SUS – Sistema Único de Saúde (15%) e PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (1%).

A diminuição do valor obrigou os gestores a refazerem os cálculos para a quitação das dívidas neste período de final de ano, quando são ampliadas as obrigações principalmente com o pagamento de 13º salário.

Em crise, governo do RN não tem recursos para pagar 13º de servidores.

O governo do Rio Grande do Norte não tem recursos para pagar o 13º dos servidores este ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Além disso, o estado cortou investimentos, deixou de pagar fornecedores e vem pagando os salários de forma escalonada. Diante da situação, o governo avalia a possibilidade de decretar calamidade pela situação econômica. “Essa é uma matéria que vem sendo objeto de estudo de todos os governos da região Nordeste”, informou a Seplan.

Em nota emitida na manhã desta sexta-feira (11), o governo do Estado diz que tem se empenhado para pagar o funcionalismo. “O Governo tem empenhado todos os esforços para reduzir os efeitos da crise econômica do país no Rio Grande do Norte e conseguir os recursos necessários para honrar todos os compromissos assumidos, incluindo o 13º salário dos servidores.

O Estado ainda busca, junto à União, o valor correspondente à multa dos recursos da repatriação e, em paralelo, também espera arrecadar aproximadamente R$ 200 milhões com o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)”.

MAIS DE 24 MIL BENEFICIÁRIOS SÃO SUSPEITOS DE RECEBER BOLSA FAMÍLIA IRREGULARMENTE NO RN.

image_preview
O Ministério Público Federal (MPF) vem expedindo recomendações a todas as prefeituras do Rio Grande do Norte para que realizem visitas domiciliares a 24.607 beneficiários do programa Bolsa Família, suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo Governo Federal para recebimento do benefício. Essa ação é fruto do Projeto Raio-X Bolsa Família, atuação coordenada pelas Câmaras Criminais e de Combate à Corrupção do MPF de todo o país. 

Os suspeitos incluem empresários (9.452), servidores públicos de famílias com até quatro pessoas (15.233), falecidos (167), beneficiários que doaram para as campanhas valores acima dos próprios benefícios (129) e servidores públicos que doaram para campanhas eleitorais (179)*. Eles receberam, de 2013 até maio de 2016, um total de R$ 88,5 milhões em benefícios. No Rio Grande do Norte, esses 24 mil suspeitos representam 4,68% do total de beneficiários (525.987). 

Os municípios potiguares** que apresentaram maior percentual de perfis suspeitos entre os beneficiários foram Guamaré (13,44%), São Bento do Norte (12,11%), Francisco Dantas (11,77%), Jandaíra (10,35%) e Taboleiro Grande (9,21%). Já aqueles com menor percentual de suspeitos são José da Penha (0,74%), Major Sales (0,96%), João Dias (1,20%), Cerro Corá (1,24%) e Portalegre (1,41%). Na capital, Natal, há 2.370 suspeitos, representando 2,91% do total

Pesquisa mostra que Brasil tem 14,3 milhões de diabéticos.

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com um laboratório farmacêutico, mostrou que – entre diabéticos e cuidadores – 92% acreditam que atividade física e alimentação saudável são fundamentais para o controle da doença, mas 64% não praticam exercícios regularmente. O estudo indicou que no Brasil existem mais de 14,3 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que corresponde a 9,4% da população.

O levantamento foi feito para chamar a atenção para o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) e para alertar sobre a doença. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 147 municípios.

O levantamento mostra, ainda, que 29% dos diabéticos não suspeitavam que tinham a doença e a descobriram em exame de rotina e que 66% acreditam que consultas médicas são a melhor forma de controlar a doença. Dos entrevistados, 39% citaram a alimentação saudável. Mesmo assim, 18% não sabem os problemas que a doença pode causar.

SBT e Raul decidiram pelo fim do contrato em comum acordo, diz emissora.

O apresentador Raul Gil anunciou nesta sexta-feira (11) que não faz mais parte dos quadros do SBT. Em post em rede social, seu filho, Raul Gil Jr., informa que o caminho do pai (e dele próprio) no SBT chegou ao fim.

O SBT confirmou a informação à coluna Ooops! e informou que a decisão foi "em comum acordo". A emissora desejou ainda "sucesso em toda a futura jornada de Raul, que faz parte da história. Este presente não só nos últimos seis anos, mas também na década de 80."

"Foram anos e anos de alegrias, processos criativos e constante trabalho árduo", disse Jr., que também dirige o programa do pai.

O SBT ainda não informou que atração substituirá Raul nos sábados à tarde. Nessa faixa, durante este ano, Raul foi praticamente sempre o vice-líder isolado, só atrás da Globo.
 
Raul Gil trabalhava no SBT em regime de "parceria". Ou seja, ele e a emissora dividiam lucros e gastos da produção.

"Obrigado, Sílvio Santos e SBT! Eu, meu pai e toda a nossa equipe de produção jamais esqueceremos o tempo em que trabalhamos juntos. Agora, o desafio é outro. Sigamos todos em frente!", postou Raul Gil Jr.

Papa Francisco diz que não julga Trump e prefere observar seu comportamento.

O papa Francisco afirmou, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, que não julga o novo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, mas prefere observar seu comportamento durante o governo. A informação é da Agência Ansa.

“Eu não faço julgamentos sobre pessoas ou figuras políticas. Só quero entender quais são os sofrimentos que eles causam aos pobres e excluídos por seu modo de agir”, disse ao ser perguntado sobre o que pensava do magnata republicano.

No entanto, ao ser questionado sobre quais os sofrimentos que mais o deixam preocupado, o pontífice mostrou posição completamente oposta às promessas da campanha eleitoral do norte-americano. Segundo ele, a maior preocupação atual é “a dos refugiados e dos imigrantes”.

“Infelizmente, muitas vezes, há apenas medidas contrárias às populações que temem ficar sem trabalho e reduzir seus salários. O dinheiro é contra os pobres e contra os imigrantes e refugiados, mas também há os pobres dos países ricos, aqueles que temem o acolhimento dos semelhantes provenientes de países pobres. É um ciclo perverso e deve ser interrompido”, acrescentou.

Sem citar um caso específico, o papa afirmou que é preciso “destruir os muros que dividem” e “construir pontes que permitam a diminuição das desigualdades e acrescentam a liberdade e os direitos”. “Mais direitos e mais liberdade”, destacou.

Esta não é a primeira vez que o líder católico é questionado sobre o polêmico novo presidente dos Estados Unidos. Antes da viagem ao México e aos EUA, no início deste ano, o então pré-candidato à Presidência afirmou que o sucessor de Bento XVI era “muito politizado” e que “não entendia” os problemas de seu país.

Sobre a declaração, o líder da Igreja Católica disse aos jornalistas que “uma pessoa que pensa em construir um muro, qualquer que seja, em vez de criar pontes, não é cristão. Isso não está no Evangelho”, afirmou em referência à ideia do magnata de construir uma barreira na fronteira entre o México e os EUA. Poucas horas depois dessa fala, no entanto, Trump mudou de opinião e disse que o líder religioso era “maravilhoso”.

SMS DE NATAL/RN CONVOCA 70 PROFISSIONAIS DE PROCESSO SELETIVO DA SAÚDE.

Atendendo a necessidade temporária de excepcional interesse público de não interromper a prestação dos serviços da Rede de Atenção, a Secretaria Municipal de Saúde do Município (SMS) de Natal convoca 70 candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado, Edital nº 001/2015, oriundos das vagas remanescentes. As vagas são para as categorias de Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Assistente Social Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicólogo. 

Os candidatos deverão comparecer ao Setor de Acolhimento no andar térreo da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, Natal, no prazo de 72 horas, a contar os dias úteis a partir desta publicação, no horário das 9h às 15h. A lista dos convocados está disponível no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, dia 10 de novembro de 2016. Os convocados deverão apresentar original e duas cópias dos documentos listados abaixo, assim como a documentação original comprobatória enviada no ato da inscrição.

INSS divulga calendário de pagamentos de 2017.

A Secretaria de Previdência Social divulgou nesta quinta-feira o calendário de pagamento dos mais de 33 milhões de benefícios do INSS de 2017 (Confira aqui). A folha de janeiro começa a ser paga no dia 25 e termina no dia 7 de fevereiro.

Os depósitos seguem a mesma metodologia dos anos anteriores, ou seja, primeiramente para os beneficiários que ganham até o piso previdenciário (um salário mínimo), nos cinco últimos dias úteis do mês.

O pagamento para quem recebe acima do mínimo começa nos primeiros cinco dias úteis do mês.

Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo-se o dígito.

O beneficiário deve ficar atento quando a data de pagamento cair em feriados, pois o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte. No final de fevereiro, por exemplo, como o carnaval no ano que vem vai cair no dia 28, os pagamentos vão até o dia 24 e só recomeçam no dia 2 de maço. E, no final do ano que vem, por conta do Natal, o pagamento de dezembro vai até o dia 21 e é retomado apenas no dia 26.

De acordo com a Previdência, os benefícios pagos injetam mais de R$ 37 bilhões na economia.

Vale lembrar que, geralmente, o INSS deposita a primeira parcela do 13º salário no contra-cheque de agosto, que é pago em setembro. O pagamento é referente a 50% do benefício extra, com exceção apenas para quem passou a receber da Previdência depois de janeiro. nesse caso, o cálculo é proporcional. Em caso de dúvida, o beneficiário pode entrar em contato pelo 135.

Robinson discute compensações em audiência com Temer .

O governador Robinson Faria foi recebido na tarde desta quinta (10) pelo presidente da República, Michel Temer, em uma audiência em que se tratou do momento econômico do país, suas consequências na economia do Rio Grande do Norte e possíveis compensações financeiras para os quase R$ 1 bilhão de frustração de receitas acumulado neste ano.

Acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab e do deputado federal Fábio Faria, o governador Robinson Faria conversou com o presidente também sobre a expectativa do Rio Grande do Norte pela liberação das operações de crédito para a realização de obras estruturantes e geração de emprego e renda, fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado, e ainda sobre recursos para projetos na área de enfrentamento à seca.

“Disse ao presidente que o RN não foi beneficiado pela renegociação da dívida dos estados, por não ser endividado, e que tivemos uma frustração de transferências federais de quase R$ 1 bilhão. Essa renegociação não atendeu aos estados do Nordeste. Diante disso, é preciso a sensibilidade do Governo Federal para compensar o Rio Grande do Norte por essas perdas. Discutimos alternativas para essa compensação”, destacou o governador.

Em dia de greve, ônibus não circulam em Natal e BRs são fechadas no RN.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) aderiu à paralisação nacional que acontece nesta sexta-feira (11). Com isso, alguns ônibus que circulam em Natal e região Metropolitana não saíram das garagens. Segundo o Sintro-RN, as garagens de ônibus que estão fechadas são das empresas Guanabara e Via Sul. Os veículos só devem começar a rodar por volta das 8h.

Liderado pela Central Única dos Trabalhadores, o Dia Nacional de Greve tem apoio de diversos sindicatos. Os rodoviários protestam contra a PEC 55 (antiga 241), que limita os gastos públicos por pelo menos 20 anos, contra a reforma previdenciária, entre outros.

Na Zona Norte da cidade, o trânsito foi interrompido na rotatória que dá acesso ao município de Extremoz e ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante.

BRs fechadas
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, manifestantes também fecharam um trecho da BR-406 em São Gonçalo do Amarante. Pneus queimados e galhos de árvores impedem a passagem de veículos próximo ao acesso da comunidade de Massaranduba.

Na BR-304, a PRF confirmou dois pontos de bloqueio: um em Mossoró e outro próximo a entra da cidade de Ielmo Marinho.
Via G1/RN.

Frota de ônibus de Natal/RN não circula no início desta sexta-feira.

A frota de ônibus da capital não está circulando no início da manhã desta sexta-feira (11).

A paralisação deve se estender até as 8h, horário combinado com o sindicato da categoria para os veículos iniciarem o transporte de passageiros.

A paralisação é em adesão a movimento nacional de greve, que está mobilizando vários sindicatos de trabalhadores em todo o Brasil.

Sinfo da UFRN abre seleção para estágio em redes de computadores.

A Superintendência de Informática (Sinfo), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza processo seletivo para estágio remunerado na Instituição. Os candidatos selecionados atuarão no suporte de Tecnologia da Informação/Redes de Computadores da Diretoria de Redes da Superintendência, onde cumprirão jornada de 20 horas semanais.

Poderão concorrer às cinco vagas ofertadas alunos graduandos dos bacharelados em Tecnologia da Informação (BTI) e Ciências e Tecnologia (C&T) e de suas ênfases, bem como dos cursos de Engenharia e Ciências da Computação.

As inscrições, que estão abertas até o dia 23 de novembro, devem ser enviadas para o e-mail bolsaredes@info.ufrn.br. Mais informações podem ser acessadas por meio do Edital, disponível no link: https://goo.gl/mxxQQc.

Com direito a “olé” e gol 50 de Neymar, Brasil faz 3x0 e afunda a Argentina.

O torcedor pegou a seleção brasileira no colo, embalou, ninou e dormiu abraçado a ela. Gritou o nome de seu craque, de seu técnico, lembrou os mil gols de Pelé, que rima com olé, e riu dos argentinos após um acachapante 3x0, em que as superioridades mental e física chamaram mais atenção do que a técnica. A Argentina teve mais a bola no primeiro tempo, teve Messi participativo, mas longe da área, só que um Brasil extremamente bem resolvido, e ciente de suas qualidades e defeitos, explodiu no talento de Coutinho, Neymar (seu 50º gol pela Seleção) e Paulinho, autores dos gols com assistências de Gabriel Jesus e Renato Augusto. O Mineirão, dois anos após o desastre, deixou transbordar orgulho por uma equipe que, enfim, devolve prazer ao brasileiro.

CLASSIFICAÇÃO.
O Brasil se manteve na liderança, um ponto à frente do Uruguai (24 a 23), e a Argentina também permaneceu na mesma posição: a sexta, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018. Na próxima terça-feira, a Seleção de Tite vai a Lima enfrentar o Peru, enquanto os hermanos receberão a Colômbia, desesperados por uma vitória.

Prodema da UFRN abre processo seletivo para mestrado e doutorado.

A coordenação do Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), do Centro de Biociências, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inscreve até o dia 18 de novembro para o processo seletivo de mestrado e doutorado para as turmas de 2017.

Para o mestrado, a área de concentração é Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento. Podem candidatar-se graduados em qualquer área do conhecimento e que tenham afinidade com a temática central do curso, considerando as duas linhas de pesquisa: Estrutura, Funcionamento e Sustentabilidade dos Ecossistemas; e Cultura e Desenvolvimento.

Os candidatos cujas inscrições foram deferidas participam da seleção que ocorre no período de cinco a 20 de dezembro. São ofertadas 13 vagas. O edital está disponível no link.

Para o doutorado estão sendo oferecidas 52 vagas pela Associação Plena em Rede, distribuídas entre as seguintes instituições de ensino: Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Para a UFRN serão disponibilizadas seis vagas, sendo uma destinada para servidores da Instituição.

As linhas de pesquisa para o doutorado são: Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas e Ecossistemas Limítrofes e Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros. Acesse o edital pelo site www.posgraduacao.ufrn.br/ddma.

BR 406 interditada em Massaranduba, Ceará-Mirim/RN

Integrantes do MST também bloquearam a BR 406 na altura de Massaranduba na divisa de Ceará-Mirim com São Gonçalo do Amarante. A Polícia Rodoviária Federal está no local tentando negociar a liberação da Rodovia.

Agora são dois pontos interditados. Há informações também de que na BR 101 norte que liga Natal-Touros, existe um momento em frente ao distrito industrial e os ônibus fretados com funcionários das fábricas estão impedidos de saírem pelos sindicatos.

Aumento da violência leva governo federal a antecipar programa de segurança no RN.

Em 2015, o estado do Rio Grande do Norte viu, pela primeira vez em dez anos, caírem suas estatísticas de violência: em relação a 2014, foram quase 10% de redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). O fenômeno, no entanto, não continuou em 2016, que mostra crescimento de 22,8% no número desses crimes até outubro, comparado com o mesmo período de 2015.

Esse cenário fez com que o Ministério da Justiça antecipasse a execução do Plano Nacional de Segurança Pública no estado. Lançado na última terça-feira (8), o plano tem o objetivo de atuar em três grandes frentes: proteção a mulheres vítimas de violência, racionalização do sistema prisional e combate ao tráfico de drogas.

No Rio Grande do Norte, grande parte dos crimes violentos registrados este ano tem relação com o tráfico de drogas e envolve alto número de jovens. É o que mostra o último relatório divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). A ação do tráfico é tida como causa em 65% das mortes violentas.

“Mais de 50% das vítimas têm entre 12 e 24 anos. É um público que deveria estar nas escolas, mas, infelizmente, acaba se envolvendo com o mundo do tráfico. A gente precisa fechar essa torneira de jovens que vão para o lado do crime”, analisa o coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Sesed, Kleber Maciel.

Em setembro, o estado passou a contar com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública após uma série de eventos que culminaram em ataques e depredações a ônibus e prédios públicos, motivados, conforme o governo, pela instalação de bloqueadores de sinal de celular nas unidades prisionais do estado.

Atualmente, segundo a secretaria, 110 agentes apoiam a Polícia Militar na ação ostensiva, e a presença do efetivo será prorrogada este mês. O alto número de fugas das penitenciárias, segundo Maciel, é outro fator que pressiona os dados de crimes violentos no estado.

quinta-feira, novembro 10, 2016

Justiça suspende concurso após secretários e irmãos da prefeita serem aprovados.

Foi suspenso, nesta quinta-feira (10), o concurso público da Prefeitura Municipal de Diamante, município do Sertão paraibano, a 450 km de João Pessoa. A decisão foi do juiz Carlos Gustavo Guimarães, da 1ª Vara da Comarca de Itaporanga, ao acatar uma ação civil pública que denunciou irregularidades do certame, como a aprovação de oito dos nove secretários municipais no concurso e a aprovação de irmãos, cunhados e primos da atual prefeita.

Segundo a ação, 23 candidatos aprovados no concurso possuem ligação direta com a prefeita. Entre eles estão irmãos, cunhados, primos e secretários municipais da atual administradora de Diamante.

Ainda segundo a ação, um homem que se candidatou ao cargo de motorista da prefeitura foi aprovado mesmo sem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, necessária para direção de carros.

Além dessas acusações, o autor da ação também relatou que em um dos locais da realização do concurso as provas já haviam sido abertas e postas nas carteiras das salas antes mesmo da chegada dos candidatos.
 
Na decisão, o juiz alegou que “diante disto, detectado indícios de irregularidades e falhas que comprometeram a lisura do certame, pelos argumentos e documentos atrelados na petição inicial, e ainda, para evitar maiores repercussões do ato impugnado e a potencialidade lesiva, defiro a medida liminar e suspendo a eficácia do ato”.

Prefeitura de João Câmara/RN realiza pagamento do mês de outubro dos professores e fecha folha de setembro.

A Prefeitura Municipal de João Câmara/RN, está realizando o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de setembro que ainda não havia recebido e o mês de outubro dos professores nesta quinta-feira dia 10. 

Aos demais servidores municipais, continua sem data para receber os vencimentos referente ao mês de outubro.

Operação Proclamação da República começa nesta sexta-feira nas rodovias federais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à 0h desta sexta-feira (11) a Operação Proclamação da República nas rodovias federais de todo o Brasil. Até as 24h da próxima terça-feira (15), os agentes farão o policiamento reforçado em trechos estratégicos, com maior índice de acidentes.

Segundo a PRF, o número de mortes e acidentes graves em rodovias federais do país caiu, mas ainda é considerado “preocupante”, já que são quase 6 mil mortes por ano, somente por acidentes nas estradas.

O planejamento da operação, de acordo com a PRF, levou em conta a análise de cada região neste período e de dados como os de acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. A partir das avaliações dos dados, a PRF definiu o tipo de infrações que mais serão coibidas durante a operação, como dirigir em excesso de velocidade ou sob efeito de álcool, não usar cinto de segurança e cadeirinhas infantis, fazer ultrapassagens indevidas e usar telefone celular na direção.

Docentes da UFRN iniciam greve nesta sexta-feira.

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deliberaram pela greve de sete dias, iniciando a partir desta sexta (11). A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, através de sistema eletrônico. Foram 721 (64,6%) votos a favor e 395 (35,4%) contra a deflagração da greve.
Entre os docentes que votaram a favor da greve, 492 (68,2%) optaram por um período de sete dias de paralisação. A apuração terminou na madrugada desta quinta-feira (10).

O movimento é nacional, integra a agenda da Frente Brasil Popular e das principais centrais sindicais, e é contra as propostas que tramitam no Congresso, como a PEC 55/2016, que tramitou na Câmara com o número 241; PLS 54/2016, o antigo projeto de lei complementar (PL) 257, que legisla sobre a renegociação da dívida dos estados e sinaliza para o mercado com medidas de contenção de custos que vão do arrocho salarial dos servidores públicos à privatização de empresas estatais; as Reformas da Previdência e do Ensino Médio; e a Lei da Mordaça.

“A nossa responsabilidade neste momento não é pequena. Depende do nosso poder de mobilização a construção de um amplo movimento de resistência”, avalia o presidente do Adurn, Wellington Duarte.

O dirigente chamou atenção, ainda, para a representatividade e a legitimidade do processo de consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo dos docentes. “O resultado do plebiscito é, antes de tudo, a consolidação de uma forma democrática de consultar os professores e de reforçar o papel das assembleias na medida em que ela inicia o debate, cabendo à Direção do Sindicato dialogar com toda a categoria”, afirmou.

Para Wellington, “a vitória do sim com expressiva maioria reafirma a posição da nossa Diretoria em fazer parte dessa grande Mobilização contra a PEC-55/16. Caberá ao sindicato e aos professores mobilizarem a UFRN para que a greve seja, antes de tudo, um ato em defesa do futuro da UFRN e daqueles que a constroem”. Segundo o professor, a diretoria manterá a categoria mobilizada nos sete dias de greve.

Além da realização de um ato político-cultural na sexta (11), o sindicato, em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes da UFRN e a ATENS farão atividades durante todos os dias de paralisação, com aulões, cinema e apresentações culturais. Na sexta, as mobilizações deverão ser encerradas com a realização de uma Assembleia de avaliação do movimento.

Participaram os professores sindicalizados e não sindicalizados. Somando ativos e aposentados, ao todo são 3.933 aptos a votar.

Correios anunciam plano de demissão voluntária para evitar vazio no caixa.

O presidente dos Correios,, anunciou hoje (10) que vai apresentar aos funcionários, nos próximos dias, um plano de demissão incentivada (PDI) para evitar que o caixa da empresa chegue a zero no próximo ano. Segundo ele, a empresa aguarda a aprovação do plano pelo Ministério do Planejamento para a liberação de um empréstimo do Banco do Brasil, no valor de R$ 750 milhões, que vai ser usado para iniciar as demissões.

“Não é novidade para ninguém da situação bem grave que a empresa passa”, disse, explicando que, em 2015, os Correios fecharam o ano com um prejuízo de R$ 2,1 bilhões e a previsão para 2016 é de prejuízo de quase R$ 2 bilhões. Segundo Campos, houve a diminuição da receita, mas isso não representou um gasto financeiro, porque a empresa ainda tem recursos em caixa. “Mas o caixa vai apertar a partir do ano que vem, caso as mudanças não sejam aprovadas”, disse.

O plano de demissão incentivada dos Correios é voltado a funcionários com mais de 55 anos, aposentados ou com tempo de serviço para requerer a aposentadoria. A empresa tem pouco mais de 117 mil funcionários e em torno de 13 a 14 mil estariam elegíveis para o assinar o termo.

Apesar do custo total de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões para o PDI, que deve ser pago em até dois anos, a estimativa de economia com a folha de pagamento dos Correios é entre R$ 850 milhões a R$ 1 bilhão por ano, nos próximos 10 anos. Segundo Campos, a folha de pagamento consome dois terços do orçamento da empresa.

Maior superlua em quase 70 anos será vista no dia 14 de novembro.

Os brasileiros ainda compravam em cruzeiros, o presidente era Eurico Gaspar Dutra e os televisores não existiam no País na última vez em que a lua esteve tão perto da Terra. Na próxima segunda-feira, 14, o satélite vai estar à menor distância do planeta desde 1948, cerca de 355 mil quilômetros, o que faz do fenômeno uma super-superlua. O intervalo médio entre o satélite e a Terra é de aproximadamente 384 mil quilômetros. A diferença entre as duas posições lunares daria para percorrer o Brasil quase sete vezes, de norte a sul.

A superlua ocorre quando a lua cheia ou nova atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita mensal. A trajetória da Lua é elíptica e, como ela não faz um círculo perfeito ao redor da Terra, existem datas em que o satélite está mais próximo ou distante do planeta. A superlua é um fenômeno comum, que ocorre em média seis vezes por ano. Em 2016, são três consecutivas, nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro.

Em outubro e dezembro, a lua fica cheia no mesmo dia em que atinge o perigeu. Neste mês, ela entra na fase cheia duas horas antes, o que faz com que esta seja uma superlua ainda maior. A agência espacial norte-americana Nasa afirmou que ela deve chegar a um tamanho 14% superior e ficar 30% mais brilhante do que uma lua cheia no ápice da sua órbita.

Um fenômeno como esse só deve ocorrer novamente no dia 25 de novembro de 2034. Do Observatório do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Valinhos (SP), Messias Fidêncio Neto afirma que visualmente a diferença entre a superlua de novembro e outras superluas não é percebida a olho nu. “É possível ver a mudança se você observar pelo telescópio, medir o diâmetro e olhar nos mínimos detalhes”, diz o técnico do Observatório Abrahão de Moraes.

“Nos próximos anos haverá outras superluas, que vão estar um pouco mais longe, mas para nós a diferença é mínima”, afirma Messias. Ele recomenda, para os curiosos pelo fenômeno, que observem a lua nascendo, perto do horizonte leste do céu. “O que ocorre é uma ilusão de que o satélite parece ainda maior, mas essa técnica de observação também pode ser utilizada para qualquer outra lua cheia”, comenta.

Brasil e Argentina jogam hoje pelas eliminatórias da Copa de 2018.

O último treino da Seleção Brasileira antes do confronto com a Argentina, válido pelas Eliminatórias Copa do Mundo Rússia 2018, foi realizado na tarde de ontem quarta-feira (9) no Estádio Mineirão, palco da partida. Com a mesma pegada do dia anterior, o técnico Tite dividiu o trabalho em duas etapas: tático e bola parada. Na primeira atividade, dois times se enfrentaram em campo reduzido. Constantemente, a comissão técnica e o comandante orientavam os jogadores quanto ao posicionamento e movimentação.

Em seguida, Tite, Cléber Xavier e Matheus Bachi comandaram um trabalho minucioso de bolas paradas, com muitos escanteios, cobranças de falta da inermediária e cruzamentos. Do outro lado do campo, Sylvinho treinava com o restante do grupo.

O treino desta quinta-feira foi um pouco mais curto, justamente por se tratar de véspera de jogo. Logo na sequência, foi a Argentina quem pisou no gramado do Mineirão para sua atividade. O clássico entre Brasil e Argentina será disputado nesta quinta-feira (10), às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Mineirão. Neste momento, a Seleção Brasileira lidera a tabela de classificação das Eliminatórias, enquanto os argentinos estão no sexto lugar.

Pós-graduação em Gestão Pública da UFRN inscreve para curso de mestrado.

O Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inscreve até o dia 27 de novembro para processo seletivo do curso de mestrado profissional em Gestão Pública referente ao período letivo de 2017.1.

São oferecidas 15 vagas, sendo três para servidores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, duas para servidores efetivos da UFRN, seis para servidores efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e quatro para servidores da Assembleia Legislativa do Estado Rio Grande do Norte.

As inscrições são realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e a seleção ocorre em quatro etapas: teste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad); redação; análise do anteprojeto e entrevista técnica e defesa do anteprojeto de proposta de intervenção ou anteprojeto de dissertação de mestrado.
O resultado será divulgado no dia 20 de dezembro de 2016 no site do programa.

Receita de Batata sueca.

Receita de Batata sueca. Enviada por Antonia Beatris.
Ingredientes.
  • 2 batatas grandes
  • 150 g de mussarela em fatias
  • 150 g de presunto em fatias
  • 4 tiras de baco
  • 50 g de parmesão ralado
  • requeijão a gosto
  • sal a gosto
  • orégano a gosto
  • salsinha a gosto

Modo de preparo.
  • Lave bem as batatas e cozinhe com casca em água com sal a gosto, mas não deixe cozinhar muito, devem ficar meio durinhas
  • Retire e corte-a em fatias, mas sem chegar até o final, as fatias não podem se separar
  • Nas fatias, coloque presunto a mussarela e bacon
  • Espalhe requeijão por cima e jogue parmesão ralado, a salsinha e o orégano
  • Leve para o forno a 200° C até derreter o queijo.

Fisioterapia da UFRN abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado.

O programa de Pós-graduação em Fisioterapia (PPGFST), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado com ingresso em 2017. São oferecidas 14 vagas em ambos os cursos, que possuem como área de concentração Avaliação e Intervenção em Fisioterapia.

As inscrições para os dois processos já estão abertas e seguem até o dia 14 deste mês. Os interessados em participar em alguma das seleções devem se inscrever através do portal do Sigaa, onde também estão disponíveis os dois editais.

O processo de avaliação para o mestrado conta com provas escritas, análise e defesa de projeto de pesquisa e apreciação do currículo do participante. Já os candidatos ao doutorado terão seus currículos e projetos de pesquisa avaliados e devem defender sua proposta de pesquisa.

O resultado final da seleção para o mestrado será divulgado no dia seis de dezembro e o do doutorado no dia 12 do mesmo mês. Outras informações podem ser consultadas no site do PPGFST.

Menino de 12 anos assiste filme pornô com cena de incesto e estupra irmã.

Um garoto de 14 anos foi julgado e recebe tratamento numa instituição depois de estuprar a irmã repetidas vezes no Reino Unido. O caso aconteceu em 2014 quando ele ainda tinha 12 anos e a irmã tinha 9 anos na época.

Os estupros aconteceram depois que o garoto assistiu a filmes pornográficos com cenas de incesto. O menino, que não teve a identidade revelada, fez buscas na internet para encontrar vídeos que mostrasse relações sexuais entre irmãos, informou o jornal britânico "Daily Mail".

De acordo com a publicação, o garoto dizia que ele a vítima deixariam de ser irmãos se mantivessem relações sexuais. Flagrado pela mãe, o menino teria dito que o ato era consentido. “Aconteceram em momentos em que ele sabia que não seria interrompido”, disse o promotor Ian Fenny, diante da Corte de Cheltenham.

Durante seu julgamento, o menino assumiu a culpa agora passará por acompanhamento por cinco anos, para evitar que novos crimes sexuais sejam cometidos. De acordo com o "Daily Mail", ele está internado em uma unidade de tratamento, com acesso controlado a internet e sem qualquer comunicação com a irmã. O monitoramento acontecerá até os seus 19 anos.

Especialistas em saúde alertam sobre câimbras.

Quem já sofreu de uma câimbra sabe que as dores atingem sem que a pessoa esteja esperando. As câimbras são contrações involuntárias dos músculos, também chamadas de espasmos musculares. Elas estão associadas a uma hiperexcitação do nervo que chega até o músculo, o que leva a essa contração involuntária.

Para Graziela Medeiros, Clínica Geral, a câimbra também pode surgir depois de uma atividade física intensa. “Se você for malhar e fizer exercícios demais na panturrilha, por exemplo, é provável que você tenha câimbra na panturrilha durante ou após a atividade”, disse.

A câimbra é mais comum em mulheres grávidas, idosos e atletas. Para isso, é ideal realizar atividade física frequente e manter uma boa alimentação, pois vai garantir os nutrientes necessários para se evitar não só a câimbra, como vários outros problemas.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Edilene Costa, uma alimentação balanceada rica em sais minerais e em proteínas pode evitar caimbras, como banana, abacate, amendoim e derivados do leite. Além disso, é preciso ingerir bastante água para manter a hidratação do corpo.

“Isso porque a dieta precisa levar em consideração a existência de micronutrientes importantes para se prevenir a câimbra, e esses micronutrientes estão presentes nesses alimentos, como o potássio e até o sódio (sem exageros)”, esclareceu Edilene.

Mesmo com todos os cuidados, a nutricionista alerta que se dores persistirem, é preciso buscar orientação médica, já que as contrações podem revelar um problema de saúde mais sério, como a anemia.

Mutirão do Novembro Azul oferece exames de próstata na MEJC.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou nos últimos dias 7 e 8 de novembro, um mutirão para a realização do exame de próstata. A campanha do Novembro Azul Pra que ter medo? É apenas um toque! atendeu homens com mais de 40 anos no ambulatório da maternidade, no intuito de conscientizar acerca da importância da prevenção e do seu diagnóstico precoce, além de buscar combater o preconceito existente em relação ao toque retal.

A gerente de Atenção à Saúde da MEJC, Maria da Guia de Medeiros, explicou que a ideia da campanha na Maternidade se deu pelo aumento de funcionários homens desde a chegada da EBSERH, há cerca de três anos. “Foi uma ideia visando muito mais atender aos funcionários, já que temos um contingente grande de homens na Instituição atualmente”, afirma.

O toque retal é o principal exame clínico feito no homem para diagnosticar algum possível tumor na próstata. Pela primeira vez realizado na MEJC, o mutirão precisou aumentar o número de vagas para os homens que buscavam realizar o exame. Para Maria da Guia Medeiros, essa foi uma ação de muito sucesso dentro da Maternidade. “Notamos que muitos homens têm um preconceito na realização desse exame. No entanto, vimos que tivemos uma grande adesão por parte de nossos colaboradores, uma demanda espontânea muito boa”, ressaltou. Ela espera, nos próximos anos, ampliar o atendimento e tornar o mutirão parte do planejamento anual de ações da Maternidade.

Segundo a urologista da Maternidade, Andrezza Sanny, a realização do exame e seu diagnóstico prévio podem garantir que esse tipo de câncer não se agrave no homem. “Com o Novembro Azul, fazemos o rastreio e os exames de prevenção da próstata, que inclui o PSA Sanguíneo e o Toque Retal. O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e em seu estágio inicial, tem chances de curas que giram em torno de 90%”, revelou.