sábado, julho 16, 2016

Para 50%, Temer deve continuar; 32% querem volta de Dilma, diz Datafolha.

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) aponta que 50% dos entrevistados prefere a permanência do presidente em exercício, Michel Temer, até 2018. Para 32%, o melhor seria o retorno da presidente afastatada, Dilma Rousseff, ao cargo.

De acordo com o Datafolha, outros 4% disseram que nenhum dos dois deve continuar na Presidência e 3% afirmaram preferir a realização de novas eleições para a escolha de um novo presidente. Já 2% deram "outras respostas" e 9% disseram que não sabem.

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho e entrevistou 2.792 pessoas em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pergunta feita aos entrevistados foi: "o que é melhor para o país?"

“Bake Off Brasil” (16/07/2016): Confeiteiros correm contra o tempo para preparar doce desconhecido.

O “Bake Off Brasil – Mão na Massa” deste sábado, 16 de julho, está agitado. O programa começa com a revelação dos dois confeiteiros que retornam à competição após passarem por um repescagem: Camila Poli e Lucas Fisher. O jurado Fabrizio Fasano Jr alerta os participantes sobre a nova fase do jogo. “Qualquer errinho agora é a diferença entre ficar ou ir”, diz ele.

Os desafios desta edição exigirão rapidez, já que na primeira prova da noite, a criativa, os participantes terão que preparar um pudim com calda e mais 10 brigadeiros, tudo isso em duas horas.“Há um detalhe importante: esses 10 brigadeiros precisam ter algum ingrediente utilizado no pudim com a calda”, avisa a apresentadora Ticiana Villas Boas.

Na prova técnica, os participantes também terão que correr contra o tempo e, dessa vez para preparar um Charlotte Royale, doce desconhecido para eles. “Nada mais é do que rocambole por fora e tradicionalmente sorvete, mas na nossa vai mousse. Vocês precisam tomar cuidado com a montagem do rocambole, com a textura do ganache por dentro para aparecer as camadas do doce e por dentro na textura do mousse”, diz a jurada Carol Fiorentino.

“Programa da Sabrina” (16/07/2016) recebe Sorriso Maroto e a dupla Jorge e Mateus.

Na noite deste sábado, dia 16 de julho, o “Programa da Sabrina” terá bastante música e aventura com o grupo Sorriso Maroto, a dupla Jorge e Mateus e o casal Andreia Sorvetão e Conrado e ainda as danças de Sidney Magal com a apresentadora da atração.

O casal participará de um quadro no qual terão que montar um quebra-cabeça. Será uma disputa, e na concorrência Sorvetão e Conrado terão alguns outros participantes especiais para fazerem parte da montagem.

Será exibida também a quinta reportagem de Sabrina no Marrocos e a aventura da apresentadora no parque Cable Park, em Goiânia, onde ela vai estar com a dupla sertaneja Jorge e Mateus para falarem sobre a carreira e se divertirem bastante.

“Sabadão” (16/07/2016): Falamansa vai comandar os festejos juninos.

Então você está pensando que os festejos juninos acabaram, engana-se, o “Sabadão” deste 16 de julho, estará nesse clima. Isso porque, o programa, comandado por Celso Portiolli, receberá o grupo de forró Falamansa , que vai colocar a galera para dançar ao som do xote. Hits como: “Rindo a Toa”, “ Xote dos Milagres”, “Xote da Alegria” e a nova música “Lá da Alma” serão tocados no programa.

Claro que eles não vão focar apenas nisso, já que eles terão uma missão importante, que é ajudar as juradas Diana e Mulher Melão a escolher a mais nova assistente de palco do “Sabadão”. As belas moças terão que se virar para cumprir as tarefas e no final passar pela avaliação das juradas, afim de saber quem merece ser assistente de palco por um dia.

Dentre as disputas, elas terão: “pescaria”, “comer a maçã” e a “prova do burro”, provas que devem ser cumpridas por todas. E mais: Tem o “Desafio do Dinho” que como você já sabe, a  cada semana fica mais empolgante, nesta semana, ele terá que mandar bem no “street dance”, como será que vai acabar tudo isso? Não perca o “Sabadão”, é hoje, no SBT.

Faculdades reagem após governo Temer cortar subsídio do Fies.

Uma medida provisória anunciada ontem sexta (15) pelo governo do presidente interino, Michel Temer (PMDB), alterou a forma de remuneração dos bancos ligados ao Fies (Fundo Financiamento Estudantil) e gerou preocupação em entidades que representam as faculdades privadas.

Para o Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo), a mudança, que prevê mais custos às instituições de ensino, pode ter impacto nos reajustes das mensalidades para 2017.

A nova medida estabelece que parte da remuneração aos bancos, o equivalente às taxas administrativas, seja custeada pelas faculdades que participam do programa. Antes, era o próprio governo federal quem pagava por essas despesas. Com a mudança, a estimativa é que haja economia –para a União– de R$ 400 milhões por ano.

A medida foi publicada no "Diário Oficial" da União. Segundo o texto, que altera a lei do Fies, de 2001, o valor mensal a ser pago será de 2% sobre o saldo do crédito liberado às instituições de ensino.

Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, a medida era necessária para manter o programa, ameaçado pelas restrições orçamentárias. "Sem isso, teríamos o colapso do sistema. As 75 mil novas vagas oferecidas [neste semestre] seriam inviabilizadas." Ele admite que o anúncio não ganhou a simpatia das associações que representam as faculdades, avisadas um dia antes do anúncio oficial.

"Evidentemente que um adicional de custos nem sempre é bem recebido", afirma.

Macas do Samu presas e acompanhantes de pacientes dormindo no chão no Walfredo Gurgel.

A superlotação no maior hospital público do Rio Grande do Norte volta a se agravar. De ontem pra hoje o quadro era deprimente com macas do Samu presas acomodando pacientes  devido a falta de leitos.

Outro problema está relacionado aos corredores cheios e acompanhantes de pacientes dormindo no chão devido a falta de cadeiras.

"Batalha dos Cozinheiros" paga preço alto por erro de estratégia da Record.

Os resultados do programa "Batalha dos Cozinheiros" até aqui foram muito ruins, e a responsabilidade disso, antes de chegar ao formato ou à exaustão de conteúdos na mesma linha, se deve única e exclusivamente à Record.

Primeiro porque tentou enrolar o telespectador por duas semanas com um "programa preparatório" – que não existe em lugar nenhum do mundo, inventado com o claro objetivo de esticar a sua duração. E como outra bobagem, que acabam sendo duas, estrear o programa na terça-feira, mesmo horário do "MasterChef", da Band, já embalado na sua reta final.

E o que se viu foi a casa cair, diante da tentativa de ser esperto e se apostar na volubilidade do telespectador.

Aqui já foi dito e deve sempre ser repetido que mexer com programação de TV, embora sobrem palpites, é uma arte para poucos, porque a conta sempre vem para todo e qualquer movimento errado. O "Batalha dos Cozinheiros" é só mais um que passa a engrossar extensa lista de desacertos.

Elias e André retornam de lesão, e Cristóvão leva 23 para o Majestoso.

Recuperados de uma fratura na costela e uma cirurgia para correção de hérnia inguinal, respectivamente, o volante Elias e o atacante André estão de volta ao Corinthians, e poderão estrear sob o comando do técnico Cristóvão Borges. A dupla, que já teve sequência como titular nesta temporada, foi relacionada para o clássico deste domingo, às 16h, contra o São Paulo, mas a ideia é que nenhum deles comece jogando no Majestoso. De acordo com o treinador, a falta de ritmo de jogo pode pesar, e por isso a tendência é que os dois sejam opções para o decorrer da partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão.

O Corinthians deve iniciar o Majestoso com a seguinte escalação: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique e Rodriguinho; Romero, Giovanni Augusto (Guilherme) e Marquinhos Gabriel; Danilo. Em relação aos quatro últimos jogos, quando o Timão obteve 100% de aproveitamento de pontos, as únicas mudanças são as saídas de Pedro Henrique, que está lesionado, e Luciano, por opção técnica. Também há possibilidade de alteração no meio-campo, mas esta opção não está confirmada.

Além de Pedro Henrique, que trata uma lesão muscular na coxa esquerda, Cristóvão também não conta com Vilson, que tem dores no tornozelo direito, Camacho, com lesão muscular na coxa esquerda, e Lucca, que trata um trauma na boca após dividida com Arana no treino de terça-feira. Recuperados de lesão, Bruno Paulo e Cristian ainda não estão 100% fisicamente, e seguem fora da lista de relacionados. Alexandre Pato, por sua vez, segue fazendo trabalhos com o grupo, mas só fica à disposição a partir da próxima rodada, contra o Figueirense. Por fim, não foram relacionados por opção de Cristóvão apenas o goleiro Caique e o atacante Isaac.

O Corinthians já vendeu 39 mil ingressos para o clássico deste domingo, e espera casa cheia em Itaquera. Se vencer o São Paulo e der sorte na combinação de resultados, a equipe pode atingir a liderança do Brasileirão ao término desta rodada.

Autor de ataque em Nice tratou-se com psicólogos por anos, diz irmã.

O homem tunisiano de 31 anos que matou 84 pessoas ao dirigir um caminhão em direção à multidão que comemorava o Dia da Bastilha em Nice na quinta-feira (14) passou anos se consultando com psicólogos antes de trocar a Tunísia pela França em 2005, disse a irmã dele.

"Meu irmão tinha problemas psicológicos, e demos documentos à polícia mostrando que ele frequentou psicólogos por anos", disse a irmã de Mohamed Lahouaiej Bouhlel à Reuters.

O pai de Bouhlel disse à televisão francesa que a família havia buscado tratamento médico após seu filho ter um colapso nervoso. "Ele tinha problemas psicológicos que causaram um colapso; ele ficava nervoso, gritava, quebrava tudo ao redor dele", disse Mohamed Mondher Lahouaiej Bouhlel aos canais TF1 e France 2.

"Tivemos que levá-lo ao médico."

Bouhlel, que foi morto pela polícia, era de Msaken, a cerca de 120 quilômetros ao sul de Túnis, e havia visitado sua cidade pela última vez há quatro anos.

Turquia detém comandante do Segundo Exército após tentativa de golpe.

As autoridades turcas detiveram neste sábado (16) o comandante do Segundo Exército, relacionado à tentativa de golpe militar, informou a agência de notícias Anadolu.

momento, após a tentativa de intervenção que matou ao menos 265 pessoas. O Segundo Exército, com sede em Malatya, protege as fronteiras da Turquia com a Síria, o Iraque e o Irã.
 
Juízes destituídos
Um total de 2.745 juízes foram destituídos pela Junta Superior de Juízes e Promotores do país (HSYK), informa a agência de notícias "Anadolu".

Ao mesmo tempo, a Junta, presidida pelo ministro turco de Justiça, Bekir Bozdag, destituiu cinco de seus 22 membros, enquanto uma ordem de detenção foi emitida contra nove juízes do Tribunal Supremo do país.
Ao menos 265 mortos

O primeiro-ministro turco anunciou neste sábado o fracasso da tentativa de golpe militar nesta sexta-feira, que deixou pelo menos 265 mortos, mas o presidente Recep Tayyip Erdogan pediu a seus partidários para que permaneçam nas ruas prontos para qualquer "nova onda".

A situação está "completamente sob controle", garantiu o primeiro-ministro Binali Yildirim à imprensa, citando um balanço humano trágico após uma noite de confrontos violentos em Ancara e Istambul.

A tentativa de golpe de Estado fez 161 mortos e 1.440 feridos, sem contar os golpistas, declarou Yildirim, indicando que 2.839 militares foram presos em conexão com esta tentativa que ele chamou de "mancha" na democracia turca. O chefe do Exército informou ainda sobre 104 golpistas mortos.

Confira os destaques do “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” do próximo domingo (17/07/16).

No próximo domingo (17/07) a Globo exibe mais uma edição do programa “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, a atração vai falar sobre as famosas franquias. Apresentado por Lyana Bittencourt ainda vai mostrar a história de um casal que tem uma rede de churros.

Eles irão contar sua história e revelar que em pouco tempo no ramo, já descobriram que a concorrência é bastante forte. Diferente de outras lojas eles apostam em sabores diferentes, o casal vende churros de diversas misturas e tem cerca de 1.500 combinações.

A atração também vai falar sobre o jeito de como o cliente é atendido, e o que faz alguém sair de um estabelecimento satisfeito. Já o quadro “Pequenas Empresas & Grande Negócios.Tec”,   vai apresentar um casal que criou um aplicativo, onde podem contratar professoras que também atendem como babás. O “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” será exibido no próximo domingo (17/07) às 7h05 da manhã.

Autoridades turcas afirmam que tentativa de golpe parece ter falhado.

Autoridades turcas afirmaram na manhã desta sábado (horário local) que parece que o governo repeliu uma tentativa de golpe militar na sequência de uma noite de explosões, batalhas aéreas e troca de tiros na capital, que deixaram pelo menos 17 mortos, de acordo com uma agência de notícias estatal.

O presidente Recep Tayyip Erdogan, rejeitou a ação militar em uma entrevista concedida à CNN da Turquia, dizendo que o que aconteceu foi uma “tentativa de revolta por uma minoria dentro das Forças Armadas”. Seu gabinete se recusou a revelar seu paradeiro, dizendo apenas que ele estava em um local seguro.

Turcos tomaram as ruas nas cidades do país, hasteando bandeiras nacionais para mostrar apoio ao governo. Na manhã deste sábado, um alto oficial turco disse que aparentemente uma tentativa de golpe foi repelida. Ele afirmou que todos as autoridades do governo estavam em seus cargos, mas pediu para manter sua identidade em sigilo.

Mais cedo, Nuh Yilmaz, um porta-voz da Inteligência Nacional Turca disse à CNN da Turquia que a tentativa de golpe havia sido anulada. Ele acrescentou que o general Hulusi Akar, o chefe militar da equipe, voltou ao controle e “tudo está retornando ao normal”.

O caos, que inclui relatos de uma explosão no Parlamento, corrou um período de turbulência política na Turquia creditada ao mandato cada vez mais autoritário de Erdogan, com repressão de dissidentes e oposição da mídia.
Fonte: Associated Press.

Mega-Sena promete pagar R$ 25 milhões neste sábado.

Acumulada, a Mega-Sena a ser sorteada neste sábado (16) pode pagar R$ 25 milhões a quem acertar sozinho as seis dezenas do concurso 1.838, segundo a Caixa Econômica Federal. O sorteio será realizado a partir das 20h25 (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte, na cidade de Barreiras (BA).

Na quinta-feira (14), ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.837 da Mega-Sena. Os números sorteados foram: 41 - 44 - 48 - 50 - 54 - 57.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena, e aplique todo o valor em uma caderneta de poupança, receberá mais de R$ 170 mil em rendimentos. Mas se preferir, poderá adquirir 31 imóveis de R$ 800 mil cada, ou 38 carros esportivos de luxo.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis dezenas, custa R$ 3,50. A chance de se acertar as seis dezenas da Mega-Sena é de uma em 50.063.860 possibilidades.

Dilma compara tentativa de golpe na Turquia com impeachment no Brasil.

A presidente afastada, Dilma Rousseff, comparou neste sábado (16/07) a tentativa de golpe de Estado de ontem na Turquia com a decisão do Senado de separá-la do poder, substituindo-a provisoriamente pelo vice-presidente, Michel Temer, dentro do processo de impeachment.

"A tentativa de golpe na Turquia é preocupante. Um governo eleito não pode ser derrubado. Nem pela violência, nem pelas artimanhas jurídicas", afirmou Dilma pelas redes sociais.

De acordo com Dilma, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi eleito democraticamente pelo povo turco, assim como ela foi pelos brasileiros. "O processo de impeachment no Brasil tem que ser repudiado. Democracia é preservar a vontade popular", afirmou a presidente afastada em sua conta no Facebook.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse hoje que o governo recuperou o controle do país depois da fracassada tentativa de golpe, que terminou com 161 mortos e 2.839 militares presos.

O governo do presidente interino, Michel Temer, divulgou um comunicado ontem no qual pediu às partes envolvidas que deixassem a violência de lado, mas defendeu o "pleno respeito às instituições e à ordem constitucional" na Turquia.

Mais de 190 pessoas morreram após tentativa de golpe na Turquia, diz Exército.

O caos instalado na Turquia após a tentativa militar fez dezenas de vítimas durante a noite e as primeiras horas deste sábado. Balanço divulgado pelas forças militares que apoiam o presidente Recep Tayyip Erdogan cita que quase 200 pessoas morreram, sendo 104 acusados de apoiar o golpe, 47 civis, 41 policiais e dois soldados do Exército que não apoiaram o golpe. Mais de 1.500 foram presos e mais de 1.000 ficaram feridos.

O conflito entre um grupo de militares que apoia o golpe e forças leais ao governo Erdogan continuou durante toda a madrugada e, apesar de o governo reivindicar vitória sobre os golpistas, há relatos de conflitos no início desta manhã de sábado em algumas áreas, segundo informações da imprensa local.

Durante a madrugada, a imprensa turca citou que explosões foram ouvidas no Parlamento turco. O edifício teria sido alvo de bombas. Um porta-voz do grupo militar que apoia o presidente Erdogan informou que alguns soldados que apoiaram o golpe teriam feito alguns comandantes reféns e nem todos teriam sido liberados até o início da manhã deste sábado no horário de Brasília.

A tentativa de golpe aconteceu na noite de sexta-feira, quando um grupo de militares fechou duas pontes sobre o Estreito de Bósforo, o braço que liga as águas do Mar Negro e do Mar de Mármara e também separa regiões de Istambul entre o continente europeu e asiático. Após a interrupção do trânsito, tropas saíram às ruas e jatos militares começaram a sobrevoar Ancara. O grupo que liderou o golpe diz que a ação tem como objetivo “garantir a restauração da ordem, democracia direitos humanos e liberdades”

Voos domésticos passarão a ter segurança mais rígida a partir de 2ª.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta sexta-feira (15) que todos os aeroportos brasileiros passarão a reforçar, a partir da próxima segunda-feira (18), seus procedimentos de inspeção de passageiros e de suas bagagens em voos domésticos no país.

Na prática, as regras de segurança nos voos nacionais passam a ser parecidas com as de um voo internacional.

Embora as novas regras tenham sido tomadas a menos de um mês da Olimpíada, a Anac declarou que os procedimentos não têm qualquer relação com o evento internacional. Segundo a entidade, o objetivo é padronizar o embarque às práticas recomendadas internacionalmente. Para empresas do setor aéreo, as novas regras deverão causar lentidão e filas no embarque para os voos.

sexta-feira, julho 15, 2016

Minha Casa Minha Vida terá redução de 9% no subsídio da faixa 1,5.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou que o início da contratação dos projetos imobiliários enquadrados na faixa 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ocorrerá em agosto. A meta será a contratação de 40 mil a 50 mil unidades em 2016.

“Prefiro trabalhar com um número mais conservador. Mas vamos iniciar as contratações ainda neste ano” , anunciou nesta sexta-feira, 15, durante reunião com empresários do setor imobiliário na sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

Conforme regras anunciadas pelo governo afastado, a faixa 1,5 seria composta por imóveis com valores limitados a R$ 135 mil, contando com subsídios públicos de até R$ 45 mil e destinada a famílias com renda mensal entre R$ 1,8 mil e R$ 2,3 mil. De acordo com Araújo, o valor do subsídio será reduzido em 9%, para garantir o atendimento a um número maior de beneficiários. Ao contrário do proposto anteriormente, a faixa 1,5 será um modelo de mercado, isto é, com análise de crédito das famílias, no lugar de cadastro e sorteio.

Durante o encontro com empresários, Araújo voltou a dizer que o governo interino encontrou um ministério com obrigações muito acima de seu orçamento. Ao todo, a pasta tinha R$ 66 bilhões em valores a serem empenhados, enquanto o orçamento está em R$ 8 bilhões para este ano. “Nosso desafio é fazer aperfeiçoamentos no MCMV e dar sequência às obras paralisadas”, disse. “A meta é estabelecer governança e falar a verdade sobre a capacidade do programa”, completou.

Pato faz dois gols em treino e já tem data para reestrear pelo Corinthians.

Dois belos gols e jogadas de categoria marcaram a presença de Alexandre Pato no treino do Corinthians nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. Era um rachão, é verdade, mas a atividade serviu para mostrar que o atacante quer jogo e está disposto a voltar logo aos gramados.

Após a atividade, o técnico Cristóvão Borges confirmou que o atacante fará sua reestreia contra o Figueirense, dia 23, na Arena, pela 16ª rodada do Brasileirão.

– Está confirmado. Pato vai para o próximo jogo (Figueirense). De todos, ele é quem está há mais tempo sem treinamentos no campo. Só parte física. Temos de dar mais condição para ele jogar bem. No próximo jogo ele vai estar pronto – explicou o técnico. Antes desse duelo contra o Figueirense, o Timão encara o São Paulo, neste domingo, sem Pato.

O treinador reconhece que Pato gera repercussão e curiosidade entre os torcedores, mas garante que não existe tratamento especial para o atacante.

– Neymar deve ser assim, Messi deve ser assim. O talento é dele, mas o convívio e tratamento devem ser iguais. Com educação, respeito, tem de ser assim. É natural, vocês têm visto e falado sobre ele. Todos se sentem à vontade. É muito importante que todos se sintam importantes. O talento é de cada um, e a individualidade vai aparecer se tiver força no conjunto.

Pato participou sem limitações do treino. Depois de trabalhar finalizações e jogadas ensaiadas, o elenco foi dividido em dois times para o treino recreativo em que os jogadores só podem dar dois toques na bola.

Pato participou do time que tinha Guilherme, Fagner, Marlone e André. Pediu bola, quis jogo. Na primeira chance que teve, recebeu bom passe na área, dominou com categoria e só tirou de Cássio: 1 a 0 para sua equipe.

Na sequência, mais um belo gol. Aberto pelo lado esquerdo, cortou para dentro e acertou um chute em curva. Willians atrapalhou a visão de Cássio, e a bola entrou no canto esquerdo.

Primeiro-ministro da Turquia diz que uma tentativa de golpe está em curso.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse que há uma tentativa de golpe em andamento e que os responsáveis pagarão caro por isso.

Forças turcas estão bloqueando duas das maiores pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, e aviões militares foram vistos sobrevoando a capital turca, Ancara, em baixa altitude.

Patrulha Maria da Penha Estadual é aprovada pela Assembleia.

O projeto de lei que cria a Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Norte foi aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa. De iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), a matéria propõe a fiscalização da Polícia Militar para o cumprimento das medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário para as vítimas de violência doméstica.

Ao defender o projeto a deputada destacou que muitas mulheres que conseguiram medidas protetivas na justiça continuam sendo ameaçadas e agredidas. “Apenas um papel com uma ordem judicial não afasta o agressor da vítima, que muitas vezes não têm a quem recorrer. Quando a vítima vai à delegacia denunciar o agressor ela precisa sair de lá com uma garantia de segurança para ela e os filhos”, reforçou Cristiane.

De acordo com o projeto, uma vez por semana deverão ser patrulhadas pela PM as residências ou locais de trabalho das mulheres que tenham expedidas pela justiça as medidas protetivas que determinam o afastamento do agressor da mulher e também dos filhos.

Um caso misterioso vem chamando a atenção da população de Carnaúba dos Dantas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.



Uma cachorra chamada Branquinha vai a todos velórios e acompanha os sepultamentos.

A população não entende como um animal pode agir dessa forma, haja vista que a cadela não perde os velórios, cortejos fúnebres e sepultamentos que acontecem na cidade.

Devido ao comportamento atípico do animal, as pessoas passaram a acompanhar os seus passos mais de perto. Na quarta-feira 13 por exemplo, por volta das 16h, ela entrou na Igreja Matriz, onde acontecia a celebração da missa. ‘Branquinha’ entrou por uma porta lateral e sentou próximo aos bancos onde se encontravam os fiéis. “Ela é educada e fica atento ao que o padre fala. Ela é sabida demais!”, comenta um morador, conhecido como Deda do Bar, abismado com o animal. Via Notícias do facebook.

Servidores suspendem movimento por 13 dias e aguardarão proposta do governo do RN.

Após 24 dias, os servidores da saúde estadual decidiram em assembleia suspender a greve por um prazo determinado, proposta que surgiu em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça. A greve será suspensa até o dia 27 de julho, quando haverá nova reunião com o desembargador Glauber Rêgo, na qual a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deverá apresentar uma resposta atendendo a três dos pontos da pauta de reivindicações. O desembargador recusou o pedido de ilegalidade da greve e impediu qualquer tipo de desconto pelos dias parados.

Os servidores retornam ao trabalho na próxima troca de plantão (às 19h, nos hospitais, e às 07h, no SAMU). A greve atingia todos os hospitais da Região Metropolitana, o SAMU, e unidades em Mossoró e Caicó, mantendo o atendimento de urgência e emergência. O Sindsaúde defendeu a suspensão da greve para evitar cortes nos salários.

Adolescente consegue 'nova vida' após cirurgias para se livrar de grave escoliose.

Durante muitos anos, um adolescente tailandês identificado como Max, de 14 anos, conviveu com um forma gravíssima de escoliose. A deformação na sua coluna era extrema.

De família pobre, Max parecia fadado a conviver com o problema. Até que o seu caso foi descoberto por uma fundação beneficente, que decidiu custear cirurgias corretivas em hospital de Surat Thani (Tailândia), contou o site "Khaosod".

A escoliose começou a se agravar quando Max tinha 9 anos. Pouco antes do início das cirurgias, o adolescente não conseguia se sentar e teve que se afastar da escola.

Abraçado pela fundação New Life, que ajuda crianças e adolescentes com quadros graves de escoliose e com problemas cardíacos, Max chegou a ser levado a Moscou (Rússia) e Londres (Inglaterra), mas os médicos locais disseram que a cirurgia era muito arriscada por causa da grave curvatura da coluna. A "nova vida" veio pelas mãos de médicos na própria Tailândia.

“Xuxa Meneghel” (18/07/16): Recebe Mara Maravilha e Kelly Key.

O programa “Xuxa Meneghel” que será exibido na próxima segunda-feira (18/07),vai ter Mara Maravilha como a grande convidada. Ela e a apresentadora vão ter um bate-papo bem descontraído, a cantora ainda vai fazer diversas revelações ao longo da conversa.

Elas vão falar sobre as polêmicas e sobre os boatos de que seriam inimigas. Em uma declaração a cantora revela: “Fomos concorrentes sim, mas inimigas nunca!”, quem também vai aparecer é Gabriel Gomes que é noivo de Mara Maravilha.

No palco do programa também vai estar Kelly Key e o marido Nico Freitas, ela vai cantar seus maiores sucessos e colocar todo mundo para dançar. No quadro “Toc Toc”, Xuxa vai até São Paulo visitar Laura mais conhecida como a menina dos ossos de vidro. O “Xuxa Meneghel” será exibido na próxima segunda-feira (18/07) logo após o “Jornal da Record”.

De saída do PSTU, Amanda Gurgel anuncia criação de nova ‘organização socialista’.

De saída do PSTU por ser contrária ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), a vereadora Amanda Gurgel vai apresentar nesta sexta-feira (15) o manifesto “É Preciso Arrancar Alegria ao Futuro”, com o objetivo de defender a construção de uma nova organização socialista e revolucionária no Brasil.
O evento acontece no auditório do Sindsaúde/RN (Av. Rio Branco, 874), em Natal, a partir das 18 horas. A plenária de apresentação deve reunir ativistas, movimentos sociais, amigos e simpatizantes da nova organização.

No último dia 06 de julho, Amanda e mais de 700 militantes em todo o País romperam com o PSTU por divergências políticas, após meses de debates internos no partido. “Temos orgulho de ter dedicado o melhor de nossas forças para essa organização, mas vimos a público comunicar que decidimos trilhar um novo caminho”, destaca um trecho do manifesto assinado por Amanda.

Um dos motivos para a separação foi a crise política no País. Enquanto o PSTU apoia o impeachment e pede a saída de todos, a vereadora preferiu concentrar seus esforços, juntamente com os dissidentes, para protestar contra o presidente interino Michel Temer (PMDB).

“Lula e Dilma traíram o sonho dos trabalhadores e foi isso que abriu o caminho para Michel Temer assumir o governo através de uma manobra parlamentar. Nós achamos que era possível enfrentar tanto a direita como o governo petista. Denunciar o impeachment não significa defender Dilma, mas combater uma manobra daqueles deputados corruptos que o Brasil inteiro conheceu, mandando beijos para os seus familiares em plena votação de impeachment”, afirma Amanda.

O manifesto convoca a unidade contra o governo de Michel Temer. “Temos que unir todos os trabalhadores pelo Fora Temer. Mas não queremos Dilma de volta, e sim novas eleições gerais”, defende Amanda, que manteve sua pré-candidatura a vereadora, mesmo podendo não ter apoio financeiro do antigo partido.

O que leva um adolescente a matar ou ser assassinado?

Rixas e conflitos territoriais, abandono da escola, trabalhos precários e famílias econômica e psicologicamente frágeis são algumas das marcas que envolvem adolescentes que foram assassinados ou que cometeram homicídios em Fortaleza. As informações estão nos dados preliminares de pesquisa feita pelo Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios, apresentada hoje (15). O colegiado reúne parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará, representantes do governo estadual, da prefeitura de Fortaleza e organizações da sociedade civil.

Pesquisadores visitaram bairros de várias regiões da capital cearense, sobretudo na periferia, e unidades de internação de jovens infratores e aplicaram 385 questionários entre familiares de adolescentes que foram mortos e jovens que cometeram homicídios e cumprem medidas socioeducativas. Embora as histórias sejam distintas, muitas situações se repetem entre os entrevistados. Entre os adolescentes assassinados, por exemplo, 73% foram mortos no bairro ou território onde moravam.

“Muitas das mães ouviram os tiros que mataram seu filho”, disse a pesquisadora Camila Holanda, integrante da equipe técnica do comitê. Para ela, os pontos em comum nas trajetórias desses jovens revelam a existência de uma adolescência abandonada, inclusive pelos serviços públicos. Entre os meninos mortos, por exemplo, 74% havia deixado a escola. Entre os que cometeram assassinato, 64% estavam na mesma situação.

O relator do comitê, deputado estadual Renato Roseno (PSOL), disse que as mortes que tiveram adolescentes como vítimas ou autores subiram muito nos últimos 16 anos em Fortaleza. O Mapa da Violência revela que capital cearense tem a mais alta taxa de homicídios de crianças e adolescentes do Brasil.

“A morte não é um evento solto, mas um processo que começa no abandono: vulnerabilidade individual e familiar pela ausência de políticas públicas e pelo território onde moram. Há muitos sinais de alerta, como o acesso ao mercado de armas, ameaças que não são investigadas e a completa ausência de resposta aos homicídios existentes”, listou.

Roseno disse que o objetivo da pesquisa, que também vai abranger municípios da região metropolitana de Fortaleza e do interior do estado, é entender os homicídios para além do senso comum e direcionar políticas públicas de prevenção.

Contexto familiar
O contexto familiar também diz muito sobre as mortes que envolvem adolescentes em Fortaleza e revela omissões e negligências em série. O coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar, explicou que muitas das mães de adolescentes vítimas de homicídio engravidaram precocemente e abandonaram os estudos. A pesquisa revela, por exemplo, que 85% dos adolescentes que cumprem medidas de internação têm a mãe como principal responsável familiar.

“Grande parte das casas tem como renda principal a renda da mulher, que muitas vezes foram adolescentes grávidas, abandonaram a escola, perderam oportunidades e hoje têm empregos precários ou sobrevivem apenas com o Bolsa Família”, ponderou. Segundo Aguiar, a prevenção a homicídios na adolescência deve envolver investimentos robustos em políticas para as mulheres. Via PnoAR.

UERN abre processo simplificado para 575 vagas remanescentes.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulga a abertura de inscrições no Processo Simplificado de Vagas Iniciais Remanescentes (PSVIR) nos cursos de graduação.

São oferecidas 575 vagas iniciais remanescentes da Lista de Espera da primeira versão do SiSU 2016, nas modalidades de concorrência. Essas vagas não foram preenchidas em editais anteriores.

A seleção dos candidatos será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2015), independente de terem participado da primeira versão do SiSU 2016.

Os interessados deverão observar os pesos e nota mínima dos cursos, estabelecidos no item 3 do Termo de Adesão ao SiSU 2016.
A solicitação de inscrição no PSVIR deverá ser efetuada, exclusivamente, via internet, acessando o endereço eletrônico da UERN/SiSU, no qual estarão disponíveis o edital do PSVIR e o Formulário de Inscrição.

As inscrições terão início às 9 horas do dia 18 de julho e irão até as 17 horas do dia 25 de julho de 2016. O Resultado do PSVIR será divulgado no dia 29 de julho de 2016. Neste mesmo dia, será publicado um edital com as datas, os locais e os horários para a realização das matrículas institucional e curricular dos convocados pelo SiSU para ingresso nos semestres letivos 2016.1 e 2016.2.

Operação Implosão desmonta esquema de fraude em licitações em Parnamirim/RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Parnamirim, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (CAOP-PP), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), a Operação Implosão, destinada a desarticular ações criminosas praticadas por investigados que se associaram, através de grupos de empresas, para fraudar processos de licitações e desviar recursos públicos no município de Parnamirim.

No curso das investigações, foram evidenciados fortes indícios de existência de um “esquema” de desvio de dinheiro público através de fraudes em licitações, por grupos de empresas que atuam no ramo da construção civil para a prestação de serviços de pavimentação e manutenção de ruas e obras públicas em geral.

Participam da operação 26 Promotores de Justiça e, aproximadamente, 100 policiais Militares, além de 03 inspetores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e 21 de mandados de condução coercitiva expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim.

As investigações identificaram, ainda, indícios de fraudes em diversos procedimentos licitatórios, do período de 2009 a 2015, consubstanciados em fracionamento indevido de licitação; ausência de processos de pagamentos; rodízios entre as empresas participantes para a prestação de serviços de pavimentação de ruas e construção de obras públicas; existência de vínculos entre os sócios das empresas investigadas; existência de empresas “fantasmas” vencedoras de licitações; existência de empresas cujo quadro societário é formado por beneficiários de bolsa família ou por “laranjas”; dentre outras irregularidades.

Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, ficou demonstrado a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de peculato (art. 312, do Código Penal), fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93) e formação de quadrilha (art. 288, do Código Penal).

FIERN discute preparação do RN para Transposição do Rio São Francisco.

Como o Rio Grande do Norte está se preparando para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco foi o foco da Reunião da Comissão de Meio Ambiente (COEMA), realizada na quinta-feira (14), no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria. A reunião contou com a participação de várias instituições de classe e do Assessor da COEMA Nacional, Rogério de Castro, representando a Confederação Nacional da Indústria.

“Esta temática que está sendo discutida aqui hoje, tem sido destaque nas discussões nacionais e no Conselho Nacional de Meio Ambiente, e o próprio Ministério do Meio Ambiente, tem cobrado das comissões uma posição sobre como os estados brasileiros que serão beneficiados pela transposição estão se preparando para isso”, informou.

A condução do debate foi feita pelo presidente da COEMA e Diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz. “Nós que fazemos parte do COEMA/Nordeste, que inclui o Nordeste setentrional, que é Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, temos verificado uma grande expectativa das comissões no sentido de que poderemos receber parte da transposição das águas do Rio São Francisco. E nesta reunião esperamos debater como o Estado está se preparando para receber esses benefícios”, disse Roberto.

O Vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, representou o presidente Amaro Sales, e colocou à Federação à disposição para apoiar o debate. Além disso, Terceiro propôs que seja criado um Fórum sobre Águas e sua utilização na cidade de Apodi/RN.

“A cidade de Apodi tem um potencial aquífero excelente, com água de boa qualidade e em quantidade. Minha preocupação é sobre o uso dessa água, do como usar e até quando poderemos usar, por isso proponho a criação de um Fórum que seria o primeiro de uma série para debater estas questões e também esclarecer a população com informações corretas sobre a qualidade e o uso da água”, solicitou.

A pauta incluiu com apresentação do Presidente do IGARN, Josivan Cardoso Moreno, sobre o Tema: Projeto de Integração das águas do Rio São Francisco: Perspectivas e Avanços para o Rio Grande do Norte.

Os participantes também acompanharam o Talk Show com Marcelo Saldanha Toscano, Presidente da CAERN, José Mairton Figueiredo de França, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, e o empresário Luiz Roberto Maldonado Barcelos, Diretor Presidente da Agrícola Famosa e Presidente do COEX (Comitê Executivo de Fitossanidade do RN).

O evento contou com a presença do Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro; do Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no Rio Grande do Norte, e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, além de vários representantes dos municípios onde poderão chegar as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Escola Estadual Antônio Gomes promove exposição do Projeto “Ritmos e Tradições do nordeste”.

A Escola Estadual Antônio Gomes em João Câmara/RN, promove nos próximos dias 19 e 20 uma exposição do Projeto  “Ritmos e Tradições  do Nordeste”. Na terça-feira(19) às 19 horas será a solenidade de abertura da exposição.

Na quarta-feira dia 20, a exposição estará aberta para visitação nos turnos matutino e vespertino. Durante a exposição haverá também apresentações  culturais.

Assembleia aprova projeto de lei que obriga farmácias do RN a fixar pontos de coleta de medicamentos vencidos.

Foi aprovado, ontem quinta (14), na Assembleia Legislativa do RN, o projeto de lei de autoria do deputado estadual George Soares (PR) que regulamenta a coleta e o descarte de medicamentos vencidos no Rio Grande do Norte.

O objetivo é instituir o princípio da logística reversa para os medicamentos vencidos ou inadequados para o consumo, obrigando as farmácias e drogarias a instalarem pontos de coleta para o recebimento desses produtos dos consumidores.

“É gravíssimo o problema do descarte inadequado de medicamentos vencidos, quer pelo próprio consumidor, junto ao lixo domiciliar, quer pelas próprias farmácias e drogarias”, destaca o parlamentar autor do projeto.

Conforme dados divulgados pela imprensa, o descarte de medicamentos por consumidores finais é um grande problema a ser observado em razão do grande impacto à saúde e ao meio ambiente, em razão da falta de informação e de alternativas, que faz com que as pessoas de forma rotineira contaminem lagos, rios, córregos e o mar com medicamentos que possuem alto poder de alteração do ecossistema, provocando mutações e expondo a gravíssimo risco toda a sociedade.

O projeto, agora, aguarda a sanção do governador para se tornar lei no RN.

“Super Tela” (15/07/16): Exibe o filme “O Retorno da Múmia”.

A Record exibe nesta sexta-feira (15/07) mais uma “Super Tela”, a sessão de filme dessa semana vai exibir um clássico “O Retorno da Múmia”. O longa foi lançado originalmente em 2001 e já foi exibido diversas vezes na emissora.

O filme conta a história onde dez anos depois da luta de Rick e Evelyn contra a múmia, ela retorna à terra procurando imortalidade. Se já não bastasse o inimigo de 3.000 anos, nasce o Escorpião Rei, um guerreiro cheio de poderes e ódio. Rick e Evelyn darão início à uma corrida desesperada para salvar o mundo.

Vale lembrar que o gênero do filme é aventura e teve roteiro de Stephen Sommers, no elenco principal estão os atores  Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah, Arnold Vosloo, Oded Fehr e The Rock. O “Super Tela” será exibido nesta sexta-feira (15/07) logo após o “Jornal da Record.

Aposentados e pensionistas que recebem pelo BB têm nova opção de saque.

Cerca de 3,7 milhões de aposentados e pensionistas que recebem pelo Banco do Brasil agora podem sacar o benefício pelo Banco24Horas, caixas eletrônicos compartilhados por vários bancos.

Os portadores do cartão da Previdência Social emitido pelo Banco do Brasil só podiam receber o dinheiro pelos terminais próprios do banco e nos guichês de caixa da instituição.

Mas, por segurança, a solução está disponível apenas para transações via cartões com chip. Desde o ano passado, o Banco do Brasil substituiu mais de 2 milhões de cartões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A troca é gratuita e pode ser feita na agência onde o benefício do aposentado ou pensionista está vinculado.

Para esclarecer dúvidas, o banco dá orientações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no telefone 0800 729 0722. O atendimento funciona 24 horas, em todos os dias da semana.

Papa lamenta ataque em Nice e condena “violência cega”.

O Papa Francisco enviou nesta sexta-feira mensagem às autoridades católicas de Nice condenando o ataque ocorrido nessa quinta na riviera francesa que provocou a morte de mais de 80 pessoas e que deixou 100 feridos, sendo 54 crianças.

“Enquanto a França celebrava sua festa nacional, a violência cega atingiu a cidade de Nice, fazendo numerosas vítimas, entre elas, crianças. Condenando mais uma vez esses atos, Sua Santidade exprime profunda tristeza e proximidade espiritual ao povo francês”, disse Francisco, em uma mensagem assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e enviada ao bispo de Nice, André Marceau.

“Ele confia a misericória de Deus àqueles que perderam a vida e se une fortemente à dor das famílias em luto. Expressa sua proximidade aos feridos, como a todos que contribuíram com o resgate, pedindo para o Senhor apoiá-los em toda prova”, diz a carta.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, também disse que o Papa “condena em todo o mundo qualquer manifestação homicida, de ódio, de terrorismo e qualquer ataque contra a paz”. Um caminhão partiu para cima de uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha ontem (14), em Nice, considerado o principal feriado do calendário francês. Até o momento, foram registrados 84 mortos.
Via Correio do Povo

Sábado vai ser das coleguinhas em Natal/RN.

A noite de sábado (16) em Natal vai ser toda das coleguinhas. Naturais da Bahia, as irmãs Simone e Simaria estão temperando cada vez mais a nova era da música sertaneja, festiva e popular com o ritmo arretado do Nordeste.

Amanhã, a dupla de sisters mais amada – e bem humorada – do Brasil promete botar para quebrar com um show eletrizante  na Shock Casa Show, em São Gonçalo do Amarante. Entre os sucessos das garotas estão “Quando o mel é Bom”, “Meu Violão e nosso Cachorro”, “Perdeu” e muitas outras músicas para dançar a noite toda.

Além das coleguinhas, atração principal, quem também promete agitar a casa é a banda Bonde do Brasil e o cantor Fabiano Fumaça.

A festa está marcada para começar às 22h.

Meu sobrinho Lucas é hoje o nosso aniversariante do dia.

Hoje é o seu aniversário, espero que você tenha um dia cheio de alegrias, grandes surpresas e ganhe muitos presentes. Hoje, neste dia especial em que comemoramos o seu nascimento, espero que você esteja bastante feliz na companhia dos seus amigos e da sua família.

Com certeza existem várias pessoas que gostam muito de você, e eu sou uma delas. Hoje você vai ter à sua volta muito amor e carinho de todas as pessoas que o amam. Peço a Deus que neste seu dia tão especial Ele o abençoe e proteja por todos os dias da sua vida, e lhe dê muita saúde também.

Que você seja sempre alegre e sorridente, pois é assim que eu gosto de o ver. Que neste seu novo ano de vida você possa ter muitas mais alegrias e realize tudo o que você deseja. Desde cedo aprendemos que uma das melhores satisfações que podemos ter é ver nossos sonhos realizados.

Que neste seu dia de festa, você possa se divertir muito! Um beijo carinhoso nesse seu rostinho de anjo. Feliz Aniversário!

quinta-feira, julho 14, 2016

Ratinho é condenado por violar leis trabalhistas; defesa nega escravidão.

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, foi condenado em terceira instância a pagar indenização de R$ 200 mil por violar leis trabalhistas, como não conceder intervalo para repouso e alimentação, não fornecimento de equipamentos de proteção individuais adequados e contratações irregulares, em sua antiga fazenda localizada em Limeira do Oeste (MG).

O caso foi julgado no TST (Tribunal Superior do Trabalho) pela ministra Dora Maria da Costa, após uma ação do Ministério Público do Trabalho contra o apresentador a partir de denúncias de trabalhadores no início de 2010. Segundo a defesa de Ratinho, ele era sócio da propriedade e vendeu a sua parte em abril do mesmo ano.

"Quando o Ministério Público verificou a situação dos empregados, os outros fazendeiros também sofreram ações", explica o advogado Rodrigo Puppi Bastos, que já recorreu da sentença e levará o caso ao STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com o processo de número 690-88.2010.5.03.0157, foram constatadas as seguintes irregularidades: "Inobservância de normas trabalhistas de natureza cogente relativas à saúde e à segurança do trabalho, porquanto não foram asseguradas condições mínimas de trabalho, com a concessão de intervalo para repouso e alimentação, o não fornecimento de equipamentos de proteção individuais adequados e a configuração do aliciamento de trabalhadores por meio de 'gatos', em efetiva contratação irregular de mão de obra, sem observar as garantias mínimas legais".

Puppi nega que Ratinho tenha sido condenado por trabalho análogo à escravidão: "Existe uma condenação pelo descumprimento de três aspectos da legislação trabalhista, mas não por reconhecimento de trabalho análogo à condição de escravo, uma das denúncias do Ministério Público. Isso é um absurdo, não existe".

Segundo o advogado, o que configura trabalho escravo seria "empregado trabalhando forçado ou por comida". O valor da indenização será destinado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Procurado pela reportagem, Ratinho estava impedido de falar, já que perdeu completamente a voz e ficou impossibilitado até de apresentar seu programa no SBT nos últimos dois dias. A assessoria conta que Carlos Massa descobriu a condenação na semana passada e ficou chateado com a repercussão do fato, prejudicando sua saúde. Ele se recupera em Curitiba e tem previsão para voltar à TV nesta quinta.

Polícia Federal cumpre 18 mandados de apreensão na sede do Idema.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) foi alvo da Operação Hymenaea, na manhã desta quinta-feira (14). Na sede do órgão, a Polícia Federal cumpriu 18 mandados apreensão.

Através de nota, o Idema ressaltou que “está contribuindo prontamente com o processo investigativo face às empresas listadas na operação”.

Segundo a Polícia Federal, o grupo atuava extraindo madeira ilegalmente das reservas indígenas, “que era esquentada por meio de documentação fraudulenta para o transporte e retirada em áreas protegidas”.

“Um membro da quadrilha era o responsável por emitir documentos destinados a microempresas laranjas cadastradas como construtoras em pequenas cidades no interior do Rio Grande do Norte, sendo que o real objetivo da manobra era desviar a madeira para receptadores em todo o Nordeste brasileiro”, afirma a PF.

A PF afirma que o grupo fazia o corte seletivo de madeira nobre e espécies ameaçadas de extinção para “acobertar o crime sob a copa das árvores de menor valor monetário”.

A Operação Hymenaea combate um grupo ligado à extração e à comercialização de grandes quantidades de madeira ilegal proveniente da Terra Indígena Caru e da Reserva Biológica do Gurupi.

Confira a nota do Idema na íntegra:
Em relação à Operação Hymenaea, realizada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 14/7, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, esclarece que atendeu ao cumprimento do mandado de busca e apreensão da 8º Vara Federal da Instância do Maranhão, disponibilizando 18 processos de empresas suspeitas de extrair e comercializar madeira ilegal proveniente de terras indígenas.

O IDEMA, como operador do sistema que monitora o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos de vegetais de origem nativa, está contribuindo prontamente com o processo investigativo face às empresas listadas na operação.

Assembleia aprova Lei que isenta doadoras de leite materno de taxas em concursos no RN.

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão plenária desta quinta-feira (14), o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) que propõe a isenção de taxa dos concursos públicos realizados pelo Governo do Estado às candidatas que sejam doadoras regulares de leite materno.

“A amamentação nos seis primeiros meses de vida de uma criança é muito importante. Algumas mães, por algum motivo, não podem amamentar ou não têm leite. Assim, o banco de leite vem suprir esta carência. Na Paraíba, já existe a isenção de taxa de inscrição para as mães doadoras”, frisou o parlamentar.

A isenção, de acordo com o Projeto, estende-se aos concursos públicos que ocorrerem no período de até um ano após a doação. A candidata, para fazer jus ao benefício, deverá ter sido doadora por um período mínimo de quatro meses e ter feito, no mínimo, uma doação a cada semana.

Gustavo enfatizou ainda que a Lei pretende incentivar a coleta de leite materno para os bancos de leite, beneficiando os recém-nascidos, principalmente os prematuros. A proposta segue agora para a sanção do Governo do Estado. Via PnoAR.

Secretária Estadual de Saúde é denunciada no Conselho Estadual por assédio moral.

A secretária estadual de Saúde Eulália Albuquerque está sendo denunciada por assédio moral. Durante reunião do A reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde depoimentos de vários servidores efetivos trouxeram a informação de que perseguições e assédio estão sendo praticadas por parte da titular da Saúde, que assumiu o cargo há menos de dois meses. Os servidores acusaram a gestão de ingerência política na regulação de vagas para cirurgia e de UTIs e na escolha de comissionados, que estariam sendo nomeados mesmo sem conhecimento técnico.

A tônica da reunião foi a denúncia de perseguição a servidores que fizeram parte da administração anterior da saúde e que, mesmo após a entrega dos cargos, estão sendo retirados de seus locais de trabalho sem justificativa. A ex-coordenadora de Planejamento, Marcia Pellense, denunciou que a Sesap a está devolvendo para o seu órgão de origem, sem justificativa, como “um objeto”. Marcia leu uma carta pessoal, em tom de desabafo, afirmando que vive uma “tortura psicológica”.

A dentista Claudia Frederico, ex-coordenadora de Promoção à Saúde, também está sendo removida do seu local de trabalho por ordem das responsáveis pela Pasta. “Desde 1986 trabalhando na Sesap como servidora concursada nunca passei por uma situação tão vexatória”, relatou.

Além dos relatos das servidoras, houve uma leitura de uma carta aberta produzida por servidores da Sesap, na qual denunciaram o ambiente na secretaria e nos hospitais e cobraram a solução para o prédio da Sesap, que foi alvo de decisão judicial há quatro meses. Os representantes da gestão que estavam presentes não se pronunciaram. O Conselho Estadual de Saúde irá questionar a atual gestão da Sesap sobre as transferências injustificadas e a situação do prédio.
Via Politica em Foco

América festeja aniversário de 101 anos nesta quinta-feira.

Fundado em 14 de julho de 1915, o América Futebol Clube comemora 101 anos de história nesta quinta-feira (14). Na bagagem, o Alvirrubro carrega dois títulos do Nordeste e 35 troféus do Campeonato Potiguar.

O dia de comemoração começou cedo na sede social do clube. Às 7h30, a bandeira foi hasteada com o Hino Nacional. Em seguida, às 8 horas, uma missa em Ação de Graças foi celebrada. Para encerrar a programação, um café da manhã foi oferecido.

Em seu perfil no Twitter, o presidente Beto Santos iniciou o dia tweetando o hino americano.

Ao longo da semana, através dos perfis oficiais nas redes sociais, o América relembrou momentos marcantes dos 101 anos de vida, entre eles a famosa voadora do zagueiro Flávio Boaventura e o título Centenário.

Ainda nas redes sociais, o clube lançou uma série de postagens de declarações de ídolo, que fizeram história com a camisa rubra.

Confira:
“Participei dos acessos à Série B (2011), e à Série A (2006), além de dois títulos estaduais (2014 e 2015). O América é um clube que aprendi a amar e respeitar”, declarou Max, um dos artilheiros americanos.

Capitão no título da Copa do Nordeste em 1998, Carioca falou: “A camisa da Copa do Nordeste de 1998 eu guardo com carinho. Como ex-jogador e atual torcedor do clube, esse título está no rol das lembranças mais importantes da minha vida”.

“O América é mais do que meu clube do coração, é a minha segunda casa”, ressaltou Moura, multicampeão pelo time rubro.

“A conquista do acesso à Série A pelo América foi um dos momentos mais emocionantes da minha carreira, pelo amor que tenho ao nosso clube e à nossa torcida”, falou Souza, principal nome do clube na subida à Primeira Divisão, em 2006.

“Há mais de 20 anos comemoro o aniversário do América. Todo ano é especial. Fazer parte dessa história me provoca um orgulho que não cabe no peito”, disse Carlos Mota. Via PnoAR.

“Altas Horas” pode ser o próximo programa a deixar a grade da Globo.

O programa “Altas Horas” pode seguir os passos de Jô Soares e ser o próximo a deixar a Globo, nos bastidores o que se comenta é que a atração está com os dias contados pois seu formato está desgastado e cansativo. Vale lembrar que a emissora já tentou por diversas vezes inovar ele mas nada adiantou.

Ainda segundo informa o jornal “Extra” se a informação se confirmar o futuro de Serginho na Globo é incerto, visto que ele está com esse formato há anos. O programa que é exibido nos sábados de noite já está na grade faz 16 anos e segue sendo um dos que mais rende audiência.

Serginho Groisman antes de estrear na Globo passou por diversos outros canais como Rede Gazeta, TV Cultura e SBT onde comandou o “Programa Livre”. Após isso ele foi contratado pela emissora dos Marinho onde segue no ar até hoje.

'Pedalada' de Dilma no Plano Safra não foi operação de crédito nem crime, diz MPF.

O Ministério Público Federal (MPF) concluiu que a "pedalada" fiscal envolvendo o Plano Safra - uma das duas bases do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado - não se configurou operação de crédito nem crime. O mesmo entendimento foi aplicado a outras "pedaladas", que não fazem parte do impeachment, como os atrasos de repasses da União para a Caixa Econômica Federal (CEF) referentes a programas sociais como o Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial.

O procurador da República Ivan Cláudio Marx, responsável pelo procedimento criminal aberto no MPF no Distrito Federal, pediu nesta quinta-feira à Justiça Federal o arquivamento do inquérito. Na última sexta-feira, Marx já havia decidido arquivar parte das investigações, referente à "pedalada" com o BNDES. Os atrasos do governo nos repasses de auxílio de taxas de juros de financiamentos do banco foram entendidos como um "simples inadimplemento contratual".

Este tipo de subsídio é o mesmo usado no Plano Safra: o governo, para garantir taxas menores nos financiamentos, faz aportes como compensação ao Banco do Brasil. O processo de impeachment no Senado diz que os atrasos do governo em relação ao Plano Safra configuram uma operação de crédito, uma infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e crime de responsabilidade de Dilma.

O crime descartado pelo procurador está previsto no Código Penal. É punido com prisão de um a dois e diz respeito a ordenar, autorizar ou realizar operação de crédito sem prévia autorização legislativa.

CCJ rejeita recurso de Cunha, e processo de cassação vai ao plenário da Câmara.

A maioria dos membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara rejeitou, nesta quinta-feira (14), o recurso contra o processo de cassação do mandato do ex-presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ação segue agora para o plenário da Casa, ainda sem data definida para ser votada. Cunha declarou que vai recorrer da decisão.

Sob o olhar de Cunha, que estava presente à sessão, 48 integrantes do colegiado votaram contra o parecer do relator Ronaldo Fonseca (Pros-DF) e 12 foram favoráveis. A votação foi realizada depois de ter sido adiada por duas vezes.

Rodrigo Maia diz que não vai definir prazo para votar cassação de Eduardo Cunha.

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não definiu prazo para a votação final do processo de cassação do ex-presidente da Casa deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Perguntado sobre o caso, Maia elogiou a gestão de Cunha, disse que ajudou a elegê-lo e ponderou que o desfecho do processo deve ocorrer “dentro das regras da Casa” e quando houver “quórum adequado”.

“Vamos colocar em votação quando [o processo] estiver pronto para tal”, disse Maia ao ser perguntado se a cassação de Cunha poderia ser votada pelo plenário ainda esta semana. “Não estou aqui nem para ajudar, nem para prejudicar o Eduardo”, acrescentou.

Antes de chegar ao plenário, o processo de Cunha depende de decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nesta quarta-feira (13), a comissão adiou, mais uma vez, a votação do recurso de Cunha contra a decisão do Conselho de Ética, que aprovou a representação do PSOL e da Rede que pede a cassação do mandato do peemedebista.

CCJ da Câmara volta se reunir hoje para votar recurso de Cunha.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara volta a se reunir, na manhã desta quinta-feira(14), para analisar recurso do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O parlamentar questiona decisão do Conselho de Ética que aprovou a cassação de seu mandato.

O colegiado começou a analisar o tema ontem (13), mas o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Osmar Serraglio (PMDB-PR), encerrou a reunião do colegiado, mesmo sem a ordem do dia ter sido iniciada no plenário.

A decisão de Serraglio irritou os adversários de Cunha, que começaram a gritar “vergonha”.

Após mais de seis horas de debates, o colegiado aprovou um requerimento para que se encerrassem as discussões da matéria. A partir de então, foram concedidos mais 20 minutos para que o relator fizesse suas considerações finais. Logo em seguida, no entanto, a reunião foi interrompida em função da convocação da plenária para a eleição do novo presidente da Câmara. Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito por 285 votos.

Estado Islâmico admite morte de um de seus líderes.

O Estado Islâmico admitiu pela primeira vez a morte de um de seus líderes, Omar, conhecido como “O Checheno” e considerado o “ministro da guerra” do grupo extremista. A morte do jihadista, que já tinha sido anunciada pelos Estados Unidos, foi confirmada nesta quinta-feira (14) pela agência de notícias Amaq, próxima à organização sunita.

A notícia também foi comentada pelo portal Site, especializado em monitoramento de atividade terrorista na web. “Omar al-Shishani morreu como um mártir na cidade de al-Shirqat, perto de Mosul, em uma tentativa de interromper a campanha militar contra o Estado Islâmico no Iraque”, disse a agência, confirmando as informações divulgadas pelo Pentágono.

Omar foi dado como morto em várias ocasiões pelos Estados Unidos, sendo a última em março deste ano. Originário da Georgia, sua captura valia uma recompensa de US$ 5 milhões.

Pedro Bial é o favorito para ocupar lugar de Jô Soares na Globo.

A Globo vai manter o horário do talk show de Jô Soares na sua grade de programação, no entanto, sob o comando de outro apresentador.

De acordo com o colunista Daniel Castro, do site Notícias da TV, Pedro Bial é o favorito para ocupar o posto de Jô, que no final desse ano, após 16 temporadas na emissora, encerrará seu programa.

Para executivos da Globo, o horário da meia-noite e meia é muito bom para programas de entrevistas e Pedro Bial já mostrou que consegue comandar uma atração neste estilo, assim como fez quando estava à frente do Na Moral.

O único problema é que a direção não quer abrir mão de Bial no comando do Big Brother Brasil, mas sabe que apresentar um programa diário e ainda se ocupar da produção e apresentação do reality show seria uma carga de trabalho muito grande.

Outros jornalistas e atores também estão sendo sondados para comandar esse programa de entrevistas, que ainda não tem formato definido.

Quanto a Jô Soares, acredita-se que ele migrará para algum canal fechado do grupo Globo, como o GNT ou Multishow, mas nada foi decidido oficialmente.

Bebê de grávida atingida por um tiro na cabeça morre em hospital do PR.

A bebê de sete meses que nasceu após a mãe ser atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça morreu na madrugada desta quinta-feira (14), no hospital Norospar, em Umuarama. Segundo o hospital, o estado de saúde da criança, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, piorou após sofrer uma parada cardíaca na manhã de quarta-feira (13). O hospital informou que a morte foi registrada às 2h.

​A mãe da criança, a jovem Thaysa Vilas Boas, de 22 anos, levou um tiro na cabeça, em Tapejara, no noroeste do Paraná, na segunda-feira (11). Ela está internada na UTI e o estado de saúde dela é considerado grave. Segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira pelo hospital Norospar, em Umuarama, Thaysa está em coma e respira com ajuda de aparelhos.