sexta-feira, agosto 12, 2022

Universidades acusam MEC de atrasar dados do Prouni necessários para a matrícula de selecionados.

Universidades e entidades do ensino superior estão, de ontem quinta-feira (11), acusando o Ministério da Educação (MEC) de atrasar a divulgação de dados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e comprometer o processo de matrícula dos alunos para o segundo semestre. 

A pasta, em resposta, diz que está fazendo ajustes no sistema para que nenhum candidato seja prejudicado.

Veja o resumo do problema relatado pelas instituições:

  1. Em 9 de agosto, os candidatos tiveram acesso ao resultado da 1ª chamada para as bolsas de estudo.
  2. Aqueles que foram pré-selecionados devem, até a próxima quarta-feira (17), entregar a documentação para a instituição de ensino (comprovando, por exemplo, a renda familiar). Só assim terão a vaga garantida.
  3. As universidades, no entanto, afirmam que, até esta sexta-feira (12), ainda não haviam recebido do MEC as listas de pré-aprovados no Prouni. Sem esses resultados, não há como solicitarem os documentos dos alunos e formalizarem as matrículas.
"Sem a listagem, todas as outras etapas [do Prouni] estão travadas", afirma a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), em ofício apresentado ao MEC.

"Os candidatos estão comparecendo às instituições de ensino (...) e aguardando um posicionamento que, até o momento, elas não conseguem oferecer. O erro é no sistema do Prouni." 

É o caso de Liliane Novaes, de 26 anos, que foi pré-selecionada em odontologia na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Ela ainda está à espera de orientações sobre a documentação.

"Estou aflita e insegura. Não adianta ir até a faculdade. Mandei e-mail e disseram que é atraso do MEC", conta. 

Outra entidade, a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), também questionou os atrasos e acusou o MEC de atrapalhar os cronogramas das instituições de ensino.

"Enquanto as universidades não souberem quem são os aprovados, esses alunos perderão aulas. Dependendo da porcentagem de faltas, não vão poder cursar este semestre", diz Dyogo Patriota, assessor jurídico da associação.

O MEC afirmou que "está atuando para finalizar os últimos ajustes". "Nenhum candidato será prejudicado neste processo, e os resultados serão divulgados com a maior brevidade possível", diz a nota.

A ABMES solicita que a pasta prorrogue o prazo para a entrega da documentação.

Cronograma atual do Prouni

  • Entrega da documentação: 9 a 17 de agosto
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto
  • Entrega da documentação da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto
  • Lista de espera: 5 a 6 de setembro.

Justiça do Rio condena Eduardo e Carlos Bolsonaro por danos morais contra Jean Wyllys.

A Justiça do Rio condenou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) a pagar R$ 20 mil cada por danos morais contra Jean Wyllys. Os dois compartilharam o vídeo que ligava o ex-deputado Wyllys a Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro, em 2018. A sentença é do dia 4 de agosto. Cabe recurso.
 
"As publicações objetos da lide alcançaram diversas pessoas, sendo inequívoco o dano à imagem e à honra do Autor", diz o juiz Juarez Fernandes Cardoso, do 5º Juizado Especial Cível.

Na decisão, o juiz estipula ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento e determina que os réus publiquem "a presente decisão nas mesmas redes sociais utilizadas para realizar a publicação ora justada".

O magistrado determina ainda que as publicações sejam excluídas dos perfis sociais de Eduardo e Carlos Bolsonaro.

"As declarações dos Réus veiculadas em suas redes sociais, que certamente são capazes de atingir um número incalculável de pessoas, exorbitaram o limite de mera opinião pessoal, sendo capazes de ferir a honra, e, até mesmo, colocar em risco a segurança do Autor."

Cardoso cita ainda que, mesmo sem indícios de provas contra Wyllys, os dois réus acabaram incitando outras pessoas a compartilharem o conteúdo.

"É possível verificar que foram divulgadas informações, tentando vincular à imagem do Autor à prática de crime de tentativa de homicídio contra o atual Presidente da República, e, ainda que, sem lastro probatório ou indícios suficientes de autoria, vem também a incitar outras pessoas a compartilharem tais informações, difundindo o ódio em relação ao Autor."

Em julho, o blogueiro Oswaldo Eustáquio e o militante bolsonarista Luciano Carvalho de Sá, conhecido como Luciano Mergulhador, já haviam sido condenados a indenizar Wyllys por associarem o ex-deputado a Adélio Lopes.

Homem é morto a tiro após reagir a assalto e lutar com criminoso na Zona Norte de Natal/RN.

Um homem foi morto com um tiro na altura do pescoço após reagir a um assalto e entrar em luta corporal com o criminoso, em Natal. O crime que aconteceu na manhã desta sexta-feira (12) no conjunto Santo Inês, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima era um homem que trabalhava com venda de frios a crediário. Ele estaria na região fazendo cobrança de parcelas do pagamento dos produtos que tinha vendido a pessoas da região. Por volta das 9h30, um criminoso se aproximou da moto da vítima e anunciou o assalto, porém, o homem teria reagido e entrado em luta corporação com o bandido.

O criminoso sacou a arma de atirou contra a vítima, atingindo o vendedor na altura do pescoço. Mesmo ferido, o homem correu e buscou ajuda de pessoas na região, mas não resistiu e morreu no meio da rua. A identidade da vítima não foi informada pela polícia.

“Ele agarrou no portão do meu comércio pedindo ajuda, eu perguntei o que tinha acontecido e ele falou que foi um assalto. Eu disse pra ele sentar, mas ele já foi caindo e morreu”, contou o comerciante Luiz das Chagas. A testemunha chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas quando a equipe chegou ao local a vítima já estava sem vida.

O corpo do homem foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). A Polícia Civil também foi acionada para dar início às investigações, mas ainda não identificou o criminoso. Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.

Willian desabafa após rescindir com o Corinthians: "Não vim ao Brasil para ser ameaçado".

O meia Willian disse nesta sexta-feira que já assinou a rescisão contratual com o Corinthians. E, em sua primeira entrevista após deixar o clube, o jogador garantiu que está voltando à Europa por um único motivo: o clima hostil criado pela torcida do Timão nas redes sociais contra ele e seus familiares.

Segundo o meia, as mensagens ofensivas eram recorrentes:

– Os motivos da minha saída são as ameaças que sofri, principalmente minha família. As ameaças nunca pararam. Sempre que o Corinthians perdia e se às vezes eu não estava bem no jogo, minha família recebia ameaça, xingamentos nas redes sociais. Minha esposa, minhas filhas, depois de um tempo começaram também atacar meu pai, minha irmã. 

– Quando voltei ao Brasil, voltei com muita vontade de jogar pelo Corinthians, sabia da pressão, da cobrança, das críticas que iria receber, mas não vim ao Brasil para ser ameaçado, para ter minha família ameaçada a cada jogo que perdia ou se eu não fizesse um bom jogo. Esse é o principal motivo. Sei que não são todos os torcedores, sei que é a minoria, mas ela acaba causando um impacto muito grande e um dano mental, principalmente nas minhas filhas. Emocionalmente isso afeta bastante.  

Contratado em setembro do ano passado, ele disputou 45 jogos e fez apenas um gol. Por conta de lesões, o jogador perdeu partidas importantes, o que aumentava a pressão sobre ele:

– Muita gente pode achar que é mi-mi-mi, que estou dando uma desculpa esfarrapada para ir embora... Eu não precisaria fazer isso, porque eu abri mão de muita coisa para poder vir ao Corinthians, não só financeiramente, mas da vida que eu tinha. Aqui no Brasil ia ser uma vida completamente diferente, para mim e para minha família. Mas quando se trata de ameaças, à família principalmente, a gente fica preocupado. Minha família é meu maior patrimônio, então eu tenho que zelar por eles.

– Ficam normalizando a situação, romantizando as agressões, todas essas coisas que acontecem e vem acontecendo no futebol brasileiro, não tem o que dizer para eles, acham que é normal, que tem que ser assim mesmo, mas para mim não é. Essa é uma causa que todos os jogadores precisam brigar. O torcedor não pode ir na sua família depois de uma derrota e xingar, usar palavras que não têm cabimento. Esse é o recado, minha saída do clube foi por esses motivos. 

Há cerca de um mês, Willian comunicou à diretoria alvinegra de que desejava sair do clube e voltar à Europa. O camisa 10 recebeu ameaças nas redes sociais, fato que preocupou sua esposa. As filhas do jogador também foram vítimas de ofensas. Ele chegou a registrar alguns boletins de ocorrência. 

Ministro nega pedido para excluir vídeo em que Lula chama Bolsonaro de covarde e mentiroso.

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido do PL para que sejam excluídos de redes sociais vídeos em que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, chama o presidente Jair Bolsonaro de mentiroso e covarde.

O ministro entendeu que, apesar de ser uma crítica ácida e possuir tom hostil, não ficou caracterizado discurso de ódio. Araújo afirmou que o TSE tem entendimentos de que não é qualquer crítica contundente ou ofensa à honra que caracteriza propaganda eleitoral negativa contra adversário.

“O direito fundamental à liberdade de expressão não se direciona somente a proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também aquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas, humorísticas, bem como as não compartilhadas pelas maiorias”, escreveu o ministro.

Araújo é o mesmo ministro que nesta semana determinou a remoção, das redes sociais, de um vídeo em que Lula chama Bolsonaro de genocida. 

Segundo Araújo, “ressalta-se que, mesmo as declarações errôneas, estão sob a guarda dessa garantia constitucional”.

O PL questionou trechos do discurso de Lula em evento em Fortaleza, no dia 30 de julho. Ao TSE, o partido de Bolsonaro afirmou que Lula fez propaganda antecipada positiva em seu favor e propaganda antecipada negativa em detrimento de Bolsonaro, com adoção de discurso de ódio e ofensas à honra e à imagem.

O ministro do TSE entendeu que o discurso do petista “não contém pedido explícito de voto, consubstancia-se na exaltação de suas qualidades pessoais, revela opiniões críticas aos seus adversários, bem como exterioriza pensamento pessoal sobre questões de natureza política”.

Definidas datas e horários da semis da Libertadores e Sul-Americana.

A Conmebol definiu nesta sexta feira (12) as datas e horários das semifinais das Copas Libertadores e Sul-Americana. Os primeiros a entrarem em campo serão Athletico-PR e Palmeiras, em 30 de agosto, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela Libertadores. No dia seguinte, o Vélez (Argentina) recebe o Flamengo no Estádio José Amalfitani, na capital Buenos Aireis.

As semifinais da Sul-Americana começam em Quito (Equador), em 31 de agosto, com o Independiente del Valle encarando o Megar (Peru) às 19h15 (horário de Brasília).  A outra semi, 100% brasileira, será no Estádio Serra Dourada, em Goiânia: o Atlético-GO enfrentará o São Paulo, às 21h30, no jogo de ida. 

Os jogos decisivos da volta, que definem que vai à final da Sul-Americana, começam em 7 de setembro, às 19h15, com o Megar (Peru) recebendo o Independiente del Valle, na cidade de Arequipa. No dia seguinte, às 21h30, o São Paulo recebe o Atlético-GO no Morumbi.

Recuperação: Vendas no comércio potiguar crescem 7,5% em julho e movimentam R$ 3 bilhões.

O comércio varejista teve uma alta de 7,5% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, e movimentou mais de R$ 3 bilhões no Rio Grande do Norte. Foi o setor que registrou o maior volume de vendas no período, com um faturamento médio diário da ordem de R$ 99,6 milhões. O bom desempenho é resultado da realização de mais de31,6 milhões de operações comerciais no período, número que é 2,6% maior que o registrado em junho.

Juntos, os setores produtivos do estado contabilizaram no mês um faturamento de aproximadamente R$ 12,9 bilhões no sétimo mês do ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), com a publicação da 33ª edição do Boletim das Atividades Econômicas do RN.

Segundo o informativo mensal da Receita Estadual, o setor atacadista foi o que apresentou o segundo melhor desempenho em julho, com um volume de vendas da ordem de R$ 69,4 milhões por dia. Já o segmento de comercialização e distribuição de combustíveis foi responsável pelo terceiro maior montante movimentado no mês: R$ 62,2 milhões faturados por dia pela venda de 49 milhões de litros de gasolina, 39 milhões de litros de diesel e 5 milhões de litros de etanol ao longo mês.

Enquanto, os dois primeiros tipos de combustível apresentaram alta no consumo, o álcool teve uma retração de 28,6% em julho, quando o volume vendido diminuiu 2 milhões de litros de um mês para o outro. A indústria de transformação apresentou um crescimento nas vendas em torno de 30,1% no comparativo com julho do ano passado e chegou a movimentar no total quase R$ 1,9 bilhão – 11% a mais que no mês anterior.

Avanço semelhante ao da indústria extrativista que teve alta de 11% em relação a junho pelo faturamento mensal de R$ 502,2 milhões. Isso representa um aumento de 56% quando comparado a julho do ano passado. Já o setor de bares e restaurantes alcançaram um média de R$ 6,4 milhões por dia e fecharam o mês com alta de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o relatório da Receita Estadual, a arrecadação do estado encerrou o sétimo mês do ano com um volume de R$ 674 milhões recolhidos, o que corresponde a um alta de 8% em relação a julho de 2021. Crescimento que foi puxado pela arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), que obteve um aumento de 10%. Com esse tributo, o estado recolheu R$ 626 milhões em julho contra R$ 567 milhões recolhidos em igual mês de 2021. Já o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) registro queda 13% e fechou o mês com um total de R$ 47 milhões arrecadados.

Prazo para registros termina segunda-feira e candidatos ao Governo e Senado do RN estão pendentes.

A eleição deste ano será a com maior número de candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, caso o direcionamento das convenções partidárias seja confirmado na Justiça Eleitoral. O prazo para o pedido dos registros de candidaturas termina na segunda-feira (15) e, até o momento, somente quatro das nove candidaturas ao Governo do Estado estão publicadas no site da Justiça Eleitoral. Para o Senado também restam nomes confirmarem que entrarão na disputa.

O número de candidaturas ao Executivo Estadual para o pleito de 2 de outubro, supera a quantidade de postulantes nas eleições de 2018, quando oito candidatos disputaram votos dos eleitores potiguares. Dos nove candidatos ao Governo do Estado, constam no sistema da Justiça Eleitoral os registros somente de quatro: Clorisa Linhares (PMB), Fábio Dantas (Solidariedade), Fátima Bezerra (PT) e Nazareno Reis (PMN).

Pelas convenções partidárias, ficaram definidas ainda as candidaturas ao Governo de Styvenson Valentim (Podemos), Antonio Bento da Silva (PRTB), Danniel Morais (PSOL), Rosália Fernandes (PSTU) e Rodrigo Vieira (Democracia Cristã).

Já para o Senado Federal, dos nove candidatos indicados nas convenções, seis confirmaram seus registros junto à Justiça Eleitoral e já estão aguardando o deferimento das candidaturas: Carlos Eduardo (PDT), Freitas Júnior (PSOL), Marcos do MLB (UP), Pastor Silvestre (PMN), Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PL). Restam confirmar Dário Barbosa (PSTU), Marcelo Guerreiro (PRTB) e Veterinária Shirlei Medeiros (Democracia Cristã).

Alerta: Servidora da Educação do RN cai em golpe e perde R$ 9 mil.

Um novo golpe tem atingido professores e servidores administrativos da rede pública de educação do Rio Grande do Norte e da prefeitura de Natal. Golpistas que cobram pagamento de taxas para liberação de supostos recursos conquistados pela categoria na Justiça.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte) emitiu a informação. A direção da entidade afirma que não sabe quantos professores e servidores administrativos já caíram no golpe, mas que os relatos aumentaram nos últimos meses.

Nesta semana, uma servidora pública passou cerca de R$ 9 mil para os golpistas e só não perdeu mais dinheiro, porque o banco suspendeu a movimentação na conta dela, segundo a entidade.

Os golpistas afirmam que a pessoa tem cerca de R$ 45 mil a receber em um desses processos, mas que precisa pagar uma taxa para liberar o valor, ou acelerar o processo.

De acordo com o sindicato, os relatos dos servidores são parecidos: eles recebem uma ligação ou uma mensagem pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, com uma imagem da logomarca do sindicato.

O golpista se passa por um coordenador ou advogado da entidade e informa que a pessoa tem um precatório, ou valor a receber de uma das ações do sindicato, no valor de R$ 45 mil.

Porém, de acordo com o golpista, a pessoa precisa pagar uma taxa para ter acesso ao dinheiro. Eles enviam um boleto simulando uma guia de pagamento do Banco do Brasil, para transferência do valor, ou pedem transferência via pix.

Empresário de João Câmara/RN perde a vida em Acidente automobilístico na BR 406.

Noticiamos o falecimento do empresário camarense Miguel Teixeira, ocorrido nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (12), na BR 406 próximo ao antigo posto Santana.

Segundo informações, Miguel vinha retornando sozinho no seu veículo, infelizmente o carro capotou e ele perdeu a vida.

Madrugada deste sábado terá chuva de meteoros.

O hemisfério norte terá uma noite privilegiada para assistir o pico de uma chuva de meteoros conhecida como Perseidas. O fenômeno ocorrerá a partir das 23h de hoje.  A expectativa é de que, no auge, previsto para a madrugada de hoje (12) para amanhã (13), seja possível observar de 50 a 75 meteoros por hora, caso o céu apresente condições ideais.

No Brasil, o evento poderá ser observado nas regiões Norte e Nordeste.

A limitação para assistir esse fenômeno será maior por causa da luz que será refletida por um outro corpo celeste que estará enfeitando o céu: a Superlua – nome que se dá à Lua Cheia quando ela se encontra na órbita mais próxima à Terra.

Com o brilho mais intenso de nosso satélite natural, ficará um pouco mais difícil observar a chuva de meteoros Perseidas.

De acordo com o Observatório Nacional (ON), quem estiver nas regiões Norte e Nordeste do Brasil pode conseguir observar a chuva, devido à posição do radiante (ponto do céu de onde os meteoros podem surgir) das Perseidas, que é visto na constelação de Perseu.

“Quanto mais baixo está o radiante no céu, menos irradiação de meteoros se pode assistir. E como as Perseidas estão baixas no horizonte, aqui no hemisfério sul, só será possível observar uma parte dos meteoros: cerca de um quinto ou um terço dessa região total que está irradiando”, explica o astrônomo parceiro do Observatório Nacional Marcelo De Cicco.

Segundo o ON, o ideal para se observar a chuva de meteoros é estar em um local escuro e afastado das grandes cidades, de forma a evitar poluição luminosa. É também indicado que se apague as luzes próximas. Uma coisa fundamental para a observação do fenômeno é o céu estar limpo.

“A constelação de Perseu será visível a Leste, sentido onde o Sol nasce, por volta das 23 horas do dia 12 (no horário de Brasília). Portanto, este é o horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros”, informou De Cicco.

A chuva de Perseidas ocorre devido à passagem da Terra por uma região do espaço onde encontram-se detritos deixados pelo 109P/Swift-Tuttle, um cometa que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos. A última vez que o cometa visitou o sistema solar interno foi em 1992.

Homem de 58 anos morre ao ser esmagado por um caminhão em Mossoró/RN.

No final da manhã desta sexta-feira,12, um homem identificado como Vicente Valentim Vieira Neto, 58 anos, foi esmagado por um caminhão na região conhecida como Estrada da Granja, no Bairro Bela Vista, em Mossoró.

A Vítima realizava manobras em sua motocicleta Traxx, recém comprada, conforme informação de populares, fazia um mês que ele tinha comprado a moto e estava aprendendo.

Vicente Valentim veio a óbito no local após ser esmagado pelos pneus de uma carreta tanque Bitrem. O SAMU ainda foi até o local, mas somente para confirmar o óbito.

Johnson & Johnson suspende venda de talco para bebês a partir de 2023.

A Johnson & Johnson vai suspender em 2023 a venda de talco para bebês em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto, suspenso há dois anos nos Estados Unidos (EUA) e no Canadá.

Em nota, a farmacêutica norte-americana informou que tomou a decisão de substituir o talco por amido de milho no produto infantil, depois de ser alvo de cerca de 38 mil ações judiciais.

As queixas vinculam a utilização do pó de talco, em longo prazo, ao desenvolvimento de câncer, embora a farmacêutica continue a negar que o produto seja a causa.

No fim de 2018, surgiram informações de que a Johnson & Johnson (J&J) sabia, há décadas, que o seu pó de talco continha asbesto, um mineral com composição e características semelhantes às do amianto e com efeitos nocivos para a saúde.

Desde então, a J&J enfrentou milhares de ações judiciais com a acusação de que teria contribuído para o desenvolvimento de câncer nos ovários em consumidoras do produto. A empresa nega e diz que, a cada ano, gasta milhões de dólares com esses casos.

"A nossa posição sobre a segurança do pó cosmético permanece inalterada. Apoiamos fortemente as décadas de análise científica por médicos especialistas em todo o mundo, confirmando que o pó de talco para bebês, da Johnson, é seguro, não contém asbesto e não causa câncer", disse a farmacêutica. 

A empresa enfrenta outros problemas legais nos EUA e concordou, no início deste ano, em pagar milhões de dólares a vários estados, juntamente com outros grandes distribuidores de medicamentos, assumindo a responsabilidade na crise dos opiáceos.

Nas últimas duas décadas, a morte de mais de 500 mil norte-americanos foi associada a overdoses de opiáceos, incluindo analgésicos prescritos e drogas ilícitas, como heroína e fentanil produzido ilegalmente.

Total de servidores públicos é o menor em 14 anos e chega a 569 mil.

Desde 2009 o número de servidores públicos federais não é tão baixo. Atualmente, a União mantém na ativa 569 mil pessoas. O quantitativo é 10% menor que o pico registrado em 2017, quando havia 634 mil trabalhadores no quadro do governo federal.

Os dados fazem parte de levantamento do Metrópoles, com base em material disponibilizado no Painel de Estatística de Pessoal (PEP), plataforma alimentada pelo Ministério da Economia. Há 14 anos, a União contava com 562 mil pessoas na força de trabalho. De lá para cá, o número subiu por oito anos consecutivos, até iniciar uma sequência de quedas.

Entidades que defendem a categoria, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), alegam que a não reposição de funcionários públicos desestrutura o serviço prestado à sociedade. A principal explicação para a queda é que o governo federal tem feito poucos concursos e, com isso, as vacâncias não estão sendo preenchidas.

Inter perde nas penalidades máximas e se despede da Sul-Americana.

Após empatar novamente sem gols com o Melgar (Peru), desta vez em pleno Beira Rio, o Internacional foi derrotado por 3 a 1 de forma melancólica na disputa de pênaltis e acabou eliminado da Copa Sul-Americana na noite de ontem quinta-feira (11).
 
Nas penalidades máximas o goleiro Cáceda foi decisivo, defendendo as cobranças de Edenílson, Taison e Carlos de Pena. O gol de honra do Internacional saiu dos pés de Pedro Henrique. Pelo Melgar, Galeano viu Daniel defender sua cobrança, mas Cabrera, Cuesta e Iberico não falharam para eliminar o Colorado de forma melancólica. Agora a equipe peruana pega o Independiente Del Valle (Equador) nas semifinais.

Sindicatos com Rafael Motta.

Representantes de quase 20 sindicatos estiveram reunidos ontem quinta-feira (11) com o Deputado Federal Rafael Motta (PSB), Candidato ao Senado.

Na oportunidade, Rafael reforçou o compromisso “nenhum direito a menos” e seguir votando a favor da manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora.

Libertadores: Vitor Roque decide e Athletico-PR está na semifinal.

Contado com o brilho do jovem atacante Vitor Roque, de apenas 17 anos, o Athletico-PR derrotou o Estudiantes (Argentina) por 1 a 0, na noite de ontem quinta-feira (11) no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina), e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores, onde medirá forças com o Palmeiras.

Após o compromisso pela Libertadores, o Athletico-PR encontra o Flamengo no Campeonato Brasileiro, a partir das 16h (horário de Brasília) do próximo domingo (14) no estádio do Maracanã.

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 4.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (12) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Inscrições para o Fies do segundo semestre terminam hoje.

Terminam hoje (12) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2022. Os estudantes interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

O resultado será divulgado na próxima terça-feira (16) e as matrículas acontecem de 17 a 19 de agosto.

Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quem é bolsista parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) também pode participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, com juros zero a quem tem menor renda e em uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Mais de 9 mil estudantes recebem hoje Bolsa Permanência.

Mais de 9 mil estudantes recebem, a partir de hoje (12), o Bolsa Permanência, do Programa Universidade para Todos (Prouni). O auxílio, no valor de R$ 400, pode ser utilizado em despesas com material didático, livros, transporte ou alimentação e está disponível na conta dos estudantes.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), no total, o repasse é de mais de R$ 3,6 milhões para 9.220 beneficiários do programa.

O auxílio é concedido pelo MEC para que os bolsistas do Prouni consigam se manter estudando, “sem sacrificar o orçamento familiar”. Tem direito à Bolsa Permanência o estudante com bolsa integral do Prouni, que faz um curso de graduação com seis ou mais semestres de duração, que seja presencial e com carga diária superior a seis horas de aula.

“O Programa Bolsa Permanência Prouni tem por objetivo diminuir as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, matriculados em cursos presenciais ofertados por institutos federais de ensino superior”, explica o ministério em nota.

Para receber o auxílio, o estudante precisa atender a vários critérios simultaneamente:

- ter renda familiar per capita não superior a um 1,5 salário mínimo;

– estar matriculado em curso de graduação, com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;

– não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

- ter assinado Termo de Compromisso;

– ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior, no âmbito do sistema de informação do programa.

Pescadores encontram peixe-leão no litoral do RN; espécie ameaça biodiversidade local.

Pescadores encontraram um exemplar de peixe-leão, espécie invasora na costa potiguar. O animal foi localizado a 16 metros de profundidade e gera alerta pois não tem predador local, tem espinhos venenosos e representa uma grande ameaça para a biodiversidade brasileira. A informação foi confirmada pelo projeto De Olho Nos Corais, do Laboratório de Ecologia Marinha da UFRN.

A iniciativa monitora a saúde dos corais brasileiros, que correm potencial risco com a chegada de espécie invasora. A espécie não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará, em Fernando de Noronha (PE), e no litoral paulista. A última vez que a espécie foi localizada foi no litoral cearense, no início do mês de agosto.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirmou que é provável que o animal tenha chegado naturalmente por correntes marítimas do Caribe, embora a possibilidade de o surgimento da espécie ter sido provocado por aquaristas amaradores não ter sido descartada.

A pasta afirmou estar desenvolvendo um plano nacional de prevenção, controle e monitoramento aplicado ao peixe-leão articulada com outras instituições, “inclusive com o desenvolvimento de protocolos aplicáveis para as atividades locais de alerta, detecção e resposta rápida que assegurem ações eficazes e impeçam o avanço do processo de invasão”.

COVID: Brasil registra 220 óbitos e 27 mil casos nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quinta-feira (11), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 220 óbitos nas últimas 24h, totalizando 681.006 mortes;

– Foram 27.644 novos casos de coronavírus registrados, no total 34.124.579;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 210. A a média móvel de novos casos é de 22.869.

O ministério da Saúde calcula que mais de 32,9 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

TSE pede e eleições terão reforço das Forças Armadas na segurança.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requisitou, por meio de ofício, o auxílio das Forças Armadas nas eleições deste ano. Os militares irão ajudar a garantir a votação em locais específicos definidos pela Corte eleitoral.

A informação foi divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência da República nesta quinta-feira (11/8). A expectativa é de que a medida seja oficializada em publicação do Diário Oficial da União desta sexta (12/8).

Vale ressaltar que a medida é habitual e busca, segundo o governo federal, garantir a tranquilidade e a ordem pública, em qualquer local do Brasil, durante as eleições.

Robério Paulino: Rogério é um carrasco e ele com Fábio são inimigos dos trabalhadores do RN.

“O povo sabe que Rogério Marinho é um carrasco dos direitos trabalhistas. Por isso, ele amargou a derrota nas últimas eleições”.

E mais:

O Candidato a Governador Fábio Dantas (SDD) só foi escolhido para o posto por falta de alternativa do campo conservador. “Ele foi o vice de Robinson Faria, uma das piores e mais tenebrosas gestões que já passaram por nosso Rio Grande do Norte (RN). Como se isso não bastasse, se orgulha em ter enviado nos dias em que assumiu como governador em exercício, um projeto de reforma administrativa à Assembleia Legislativa, que sabemos bem quem seriam os prejudicados por esta medida. O povo do Rio Grande do Norte (RN) não precisa reviver esse pesadelo”.

De acordo com Robério Paulino, “Fábio Dantas e Rogério Marinho são políticos inimigos dos trabalhadores e das trabalhadoras. São pessoas que, quando tiveram a oportunidade, usaram o poder para apresentar projetos e medidas que visavam prejudicaram os mais sacrificados. O povo do RN precisa derrotar essa chapa, mas isso não basta. É preciso se mobilizar, participar mais ativamente da política e cobrar do poder público que as decisões levem em conta quem trabalha e produz”, pontuou.

Fifa confirma mudança de data da abertura da Copa do Mundo no Catar.

A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) confirmou na tarde desta quinta-feira, 11, que a estreia da Copa do Mundo 2022 será antecipada em um dia. Originalmente, o Mundial do Catar teria início no dia 21 de novembro, com a partida entre Holanda e Senegal.

Com a mudança, no entanto, o primeiro jogo do torneio acontecerá no dia 20 de novembro, entre o país anfitrião e o Equador, no estádio Al Bayt, às 13 horas (de Brasília).

A alteração foi aprovada pelo Bureau do Conselho da Fifa, órgão formado pelos presidentes das seis confederações continentais, e visa adequar a realização do primeiro jogo com a presença dos donos da casa logo após a cerimônia de abertura, algo que é tradicional nas histórias das Copas.

O Brasil começa sua trajetória no campeonato no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. A final da competição, por outro lado, segue marcada para 18 de dezembro.

Voos Natal/Buenos Aires serão retomados em dezembro de 2022.

Nesta quinta-feira, 11, a GOL Linhas Aéreas confirmou através de nota que os voos Natal/Buenos Aires serão retomados a partir do dia 03 de dezembro. A retomada visa uma frequência semanal de ida, acontecendo aos sábados, e a volta acontecendo aos sábados e domingos.

A empresa disse que está visando o estímulo do turismo entre o Brasil e a Argentina, onde, empregos e renda serão gerados, contribuindo para uma movimentação mais intensa de estrangeiros do litoral do Brasil. Tais aspectos diminuíra bastante por causa da pandemia.

O gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL, Bruno Balan, disse o seguinte: “Buenos Aires é um importante destino turístico na América do Sul e, agora, os Clientes nordestinos da GOL têm novamente a oportunidade de voar sem escalas para o aeroporto Aeroparque, que fica a apenas 7,5 km do centro da cidade, onde poderão acessar com mais facilidade os principais pontos turísticos e de negócios”.

Consumo nos lares brasileiros encerra 1º semestre de 2022 com alta de 2,2%.

O índice do consumo nos lares brasileiros, medido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), encerrou o 1º semestre com alta de 2,20%.

Na comparação de junho até maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em relação a junho de 2021, a alta é de 6,03%. Todos os indicadores são deflacionados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo a Abras, o consumidor optou por produtos de marca própria do supermercado, com preço de 20% a 30% mais baixo, priorizou embalagens econômicas ou com melhor valor agregado e encontrou variedade de marcas nas gôndolas para compor a cesta de consumo.

“A intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o consumo nos lares brasileiro no primeiro semestre”, avalia a associação.

Para enfrentar a alta da inflação dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promoções, e o varejo intensificou as negociações comerciais com os fornecedores, ampliou o número de marcas e fez mais promoções nas lojas, disse a Abras.

“Com renda mais restrita, o consumidor não pode errar e, por isso, ele tem mais resistência a trocar de marca. Porém, o produto de marca própria tem alta qualidade, preço competitivo e ajuda a compor a cesta de abastecimento”, explica o vice-presidente da empresa, Marcio Milan.

Segundo ele, o pagamento do pacote de benefícios aprovado pelo Congresso Nacional deve aumentar o consumo nos lares nos próximos meses, com cerca de 50% a 60% dos valores liberados pelo governo sendo destinados à cesta de consumo.

Segundo os dados, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) sofreu com o impacto da invasão da Ucrânia, clima adverso e altos custos de produção e transporte, e acumulou alta de 10,41%.

Com isso, o preço médio da cesta nacional chegou a R$ 773,44 em junho. As altas mais expressivas no semestre foram puxadas por batata (55,81%), cebola (48,13%), leite longa vida (41,77%), feijão (40,97%) e queijo muçarela (36,10%).

TSE pede e eleições terão reforço das Forças Armadas na segurança.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requisitou, por meio de ofício, o auxílio das Forças Armadas nas eleições deste ano. Os militares irão ajudar a garantir a votação em locais específicos definidos pela Corte eleitoral.

A informação foi divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência da República nesta quinta-feira (11/8). A expectativa é de que a medida seja oficializada em publicação do Diário Oficial da União desta sexta (12/8).

Vale ressaltar que a medida é habitual e busca, segundo o governo federal, garantir a tranquilidade e a ordem pública, em qualquer local do Brasil, durante as eleições.

Setor de serviços do RN tem pior resultado para junho desde 2011.

No mês de junho, o Rio Grande do Norte teve uma diminuição de 6,0% no volume de serviços, pior resultado para um mês de junho desde o início da série histórica em 2011.

Com esse resultado, o RN também apresenta o segundo pior desempenho nacional, ficando à frente apenas do Acre, que apresentou queda de 7,9%. Esse resultado interrompeu uma sequência de três meses de crescimento.

Mato Grosso do Sul (2,7%), Mato Grosso (2,6%) e Paraná (2,5%) apresentaram os melhores índices entre as unidades da federação. Já a média nacional foi de 0,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ademais, o Índice de Receita Nominal de Serviços também caiu 6,0% em relação a maio de 2022. Essa diminuição colocou o Rio Grande do Norte como a segunda maior queda na receita nominal de serviços do Brasil, menor apenas que a do Acre (-6,3%). Esse número também é o pior para um mês de junho desde o início da série histórica em 2011.

Região Metropolitana de Natal tem mais de 135 mil em extrema pobreza.

Estudo divulgado na nona edição do Boletim das Desigualdades nas Metrópoles aponta que mais de 135 mil pessoas estão em condição de extrema pobreza na Região Metropolitana de Natal.

A pesquisa desenvolvida em parceria estabelecida pelo Observatório das Metrópoles, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL) analisa dados que cobrem o período de 2012 a 2021.

No início da análise, cerca de 86.633 pessoas eram consideradas extremamente pobres na região da capital potiguar. Ainda de acordo com o estudo, Natal foi uma das capitais que registrou maior desigualdade de renda, acompanhada de outras capitais nordestinas como Aracaju, João Pessoa e Salvador.

Em valores mensais de 2021, a linha de pobreza é de aproximadamente R$465 per capita e a linha de extrema pobreza é de aproximadamente R$160 per capita.

quinta-feira, agosto 11, 2022

Tio é preso acusado de estuprar sobrinha em São Gonçalo do Amarante/RN.

Policiais civis da 21ª Delegacia de Polícia (SGA), deram cumprimento, nesta quinta-feira (11), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 40 anos. Ele, preso em São Gonçalo do Amarante, é suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável, cometido contra sua sobrinha, atualmente com 17 anos, no município de São Gonçalo do Amarante, nos anos de 2014, 2019 e 2021.

O mandado foi expedido pela 2ª Vara de São Gonçalo do Amarante, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Pesquisa Exatus mostra larga vantagem para Lula sobre Bolsonaro no RN.

A pesquisa eleitoral do Instituto Exatus e o Jornal AGORA RN perguntaram aos potiguares quem eles escolheriam para ser o futuro presidente da República. Das duas mil pessoas consultadas, 50,2% afirmaram votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra 27,4% que escolheriam Jair Bolsonaro (PL).

O candidato do PDT, Ciro Gomes, surge em terceiro lugar, com 6,33% dos votos; seguido por Pablo Marçal (Pros), com 0,5%; Felipe D’Ávila (Novo), com 0,45%; Leonardo Péricles (UP), com 0,35%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,3%; José Maria Eymael, com 0,15%; Simone Tebet (MDB) e Sofia Manzano (PCB), com 0,1%.

O total de entrevistados que responderam votar em ninguém/branco/nulo foi de 7,85% e não sabem/não responderam, foi de 6,25%.

Em relação à pesquisa anterior, de julho, Lula subiu de 44,12% para 50,2% e Bolsonaro subiu de 26,52% para 27,4%. Ciro Gomes saiu de 6,83% para 6,33%.

Questionados se poderiam mudar o voto antes do pleito para presidente da República, 82,7% dos eleitores consultados responderam que não mudariam seu voto de forma alguma. Apenas 11,5% disseram que sim, que poderiam trocar de candidato até o dia das eleições. Não souberam ou não responderam à questão 5,9% dos consultados.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 60 cidades do Estado. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-07073/2022 e RN-05987/2022.

Pesquisa: Carlos lidera com 23%, seguido por Rogério com 18,75% e Rafael com 9,4%,aponta Exatus.

A pesquisa eleitoral do Instituto Exatus Consultoria, a primeira após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz Carlos Eduardo Alves (PDT) na liderança da corrida pela única vaga do Senado Federal neste pleito, com 23% das intenções de votos.

Em segundo lugar, aparece o candidato do PL, Rogério Marinho, com 18,75%, seguido por Rafael Motta (PSB), que soma 9,4% das intenções, conforme o levantamento divulgado nesta quinta-feira 11, pelo Agora RN.

Em relação à pesquisa anterior, Carlos Eduardo foi de 22,85% para 23%; Rogério Marinho subiu de 12,65% para 18,75%; e Rafael, foi de 5,15% para 9,4%.

Não sabem/não responderam equivalem a 23,7% dos votos e brancos/nulos/ninguém somam 22,6%. Em quarto lugar na briga pelo Senado Federal, está Dário Barbosa (PSTU), com 1,5%, seguido por Freitas Júnior (Psol), com 1,05%.

Também foi perguntado aos dois mil entrevistados para a pesquisa Exatus, se eles poderiam mudar seu voto para o Senado Federal e 59,7% responderam que não mudariam de voto de forma alguma. Já 23,2% disseram que poderiam mudar sua decisão sobre o candidato escolhido até o dia do pleito eleitoral. Não souberam ou não responderam à questão 17,2% dos eleitores consultados.

Pesquisa: Fátima 32,5%, Styvenson 18,4% e Fábio Dantas é o 3º com 8,95%, aponta Exatus.

Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida eleitoral no Rio Grande do Norte (RN), mas viu seu percentual de intenções de voto cair mais uma vez, segundo nova pesquisa do Instituto Exatus Consultoria realizada a pedido do Portal Agora RN.

De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, Fátima pontuou 32,5% e iria ao 2º turno contra Styvenson Valentim (Podemos), que aparece em 2º com 18,4%. Os outros adversários somados têm mais intenções de voto que a petista.

Não souberam/não responderam somam 16,95% e os que optaram por branco/nulo/ninguém, ficou com 16,9%.

Fábio Dantas (Solidariedade) aparece com 8,95% das intenções de votos, seguido por Danniel Morais (Psol), com 2,75%; Clorisa Linhares (PMB), com 2,15% e Rosália Fernandes, com 1,4%. Somando os votos obtidos por todos os concorrentes de Fátima, eles surgem com 33,65%, contra os 32,5% da petista.

Quando questionados se mudariam seu voto até o dia das eleições, 66,7% afirmaram que não, já 22,4% confirmaram que podem trocar seus escolhidos até o dia 2 de outubro.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 60 cidades do Estado. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-07073/2022 e RN-05987/2022.

Carta pela democracia e em defesa do sistema eleitoral é lida em SP.

A carta pela democracia e em defesa do sistema eleitoral brasileiro gestada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é lida nesta quinta-feira (11), no Largo São Francisco, na capital paulista. O documento conta com quase 1 milhão de assinaturas, entre elas a de empresários, banqueiros, acadêmicos e artistas.

O documento não faz menção ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), mas afirma que o Brasil está “passando por momento de imenso perigo” para a normalidade democrática, com riscos às instituições e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

A carta chega em meio às críticas feitas por Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. Recentemente, o presidente convocou embaixadores estrangeiros para levantar suspeitas contra o modelo adotado, sem apresentar provas, o que provocou reações em diversos segmentos da sociedade.

A leitura do documento se deu no Pátio das Arcadas, no Largo São Francisco — próximo de lugares históricos, como a Praça da Sé, palco das Diretas Já, em 1984.

O movimento se deu em duas partes: na primeira, às 10h, foi lido o documento “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, organizado por mais de cem entidades. A segunda, por sua vez, ocorreu a partir das 11h, com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros — Estado Democrático de Direito Sempre”.

O documento desta quinta-feira reedita o manifesto “Carta aos Brasileiros”, lido em 8 de agosto de 1977 pelo professor Goffredo da Silva Telles Júnior, também no Largo São Francisco. Na época, a carta se tornou um marco na luta pelo restabelecimento do Estado democrático de Direito e uma das maiores manifestações da sociedade civil contra o regime autoritário.

PF faz operação contra fraudes no auxílio emergencial no estado de SP.

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quinta-feira (11) contra um grupo criminoso que frauda o Auxílio Emergencial. Batizada de Operação Vida Fácil V, a ação cumpre nesta manhã dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Penápolis (SP) e Turiúba (SP).

Os acusados falsificavam documentos e utilizavam dados de terceiros para fazer contratos com empresas de telefonia, abrir contas em bancos, fazer pagamentos via boletos e realizar transações bancárias ilícitas com o auxílio.

As investigações tiveram início em julho de 2021. Os suspeitos podem ter recebido pelo menos 20 contas do Auxílio Emergencial. Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal em Araçatuba (SP).

Segundo a PF, a investigação continua com a análise dos materiais apreendidos. Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelo crime de furto qualificado, que gera prisão de dois a oito anos e multa.

Última superlua do ano ilumina o céu do Brasil nesta quinta (11).

A última superlua do ano poderá ser vista nesta quinta-feira (11), a depender da condição climática em cada região do Brasil. Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminará o céu por três noites, de acordo com a Nasa.

No total, 2022 teve três superluas; além desta de agosto, o fenômeno ocorreu em junho e em julho, chamadas de Lua de Morango e Lua dos Cervos, respectivamente.

De acordo com a Nasa, a Lua aparecerá cheia por cerca de três dias, e o planeta Saturno aparecerá com seu brilho intensificado.

“O planeta Saturno, quase no seu ponto mais brilhante do ano, aparecerá acima da Lua na noite de quinta-feira para a manhã de sexta-feira, de 11 a 12 de agosto de 2022, mudando do canto superior esquerdo para o canto superior direito à medida que a noite avança”, descreveu a Nasa.

Libertadores: Athletico-PR busca classificação diante do Estudiantes.

O Athletico-PR inicia nesta quinta-feira (11) uma série de partidas decisivas. Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e de levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Pela Libertadores, enfrenta o Estudiantes (Argentina) a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quinta, no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata. O jogo de ida terminou com um empate de 0 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba. Assim, qualquer empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer garante vaga na semifinal.

Apesar de uma maratona de confrontos, o técnico Luiz Felipe Scolari garante que o Furacão está preparado: “Quinta-feira temos um jogo decisivo. Nós sabemos como enfrentar o Estudiantes e eles também sabem como nos enfrentar. Vamos ter a dificuldade do estádio, com uma vibração muito grande adversária, mas já sabemos enfrentar esses detalhes. Vamos ver se conseguimos, com qualidade técnica, superá-los. Depois vem o Flamengo, mais uma decisão, e assim vamos até o fim de agosto pelo menos para ver se passamos mais duas fases nas duas competições importantes para respirar um pouquinho. É importante que cresçamos não só no Brasil, mas na América Latina. O Athletico-PR é um clube grande, e pode se tornar muito maior, mas tem que dar passos, e estamos caminhando para isso”.

Depois de Estudiantes, o Furacão tem dois compromissos consecutivos contra o Flamengo. No próximo domingo (14) pelo Campeonato Brasileiro e na quarta-feira (17) na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A situação é igual a do confronto com o Estudiantes, a única diferença é que o Furacão decide a vaga na Arena da Baixada. No Maracanã, os rubro-negros ficaram no 0 a 0.

PF faz nova operação contra fraude bilionária envolvendo criptomoedas.

Policiais federais deflagraram hoje (11) a quarta fase da Operação Kryptos, que investiga fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e de Cabo Frio (RJ).

A operação, que recebeu o nome de Flyer One, tem como foco a atuação do grupo nos Estados Unidos (EUA). O esquema passou a funcionar também fora do Brasil, captando recursos de pessoas em países como EUA e Portugal.

Nos Estados Unidos, o esquema foi comandado por um homem que fugiu do Brasil com passaporte falso, devido a uma condenação prévia por tráfico internacional de drogas.

O esquema, segundo a PF, usava documentos falsos para justificar depósitos em contas bancárias nos EUA. A investigação constatou o depósito de criptoativos lastreados em dólar americano (stable coins) na conta do homem apontado como líder da organização.

Alvos da ação de hoje que estão nos Estados Unidos foram incluídos na lista vermelha (red notice) da Interpol. Os investigados poderão responder pelos crimes de emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de capitais.

RN tem 7 pessoas com QI muito acima da média; estado é o 16º no ranking nacional.

O Rio Grande do Norte tem sete pessoas com o QI considerado “muito acima da média”. O estado é o 16º no ranking entre todas as unidades federativas do Brasil, que possui mais de 2 mil “superinteligentes”.

O estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Minas Gerais, com 131.

No mundo todo, são mais de 150 mil pessoas identificadas como superinteligentes em 90 países nos cinco continentes. Na América do Sul, o Brasil é o país com o maior número de registros; já no âmbito global, ocupa a 30ª posição, com Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha no topo da lista, respectivamente.

O levantamento é feito pela Associação Mensa Brasil, afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, maior e mais antiga organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo.

De acordo com o estudo, 163 brasileiros superinteligentes foram admitidos pela instituição antes de completar 18 anos de idade. A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos.

PF apreende caminhão com 180 kg de cocaína no Rio de Janeiro.

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal (PF) apreenderam na tarde de hoje (10) cerca de 180 quilos (kg) de cocaína, um fuzil de assalto norte-americano, calibre 5.56 e aproximadamente 5.700 munições de fuzil russo AK47, calibre 7.62.

A abordagem realizada pelos policiais federais ocorreu no bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Na ação, os federais abordaram o caminhão logo após a saída de um depósito e localizaram a carga escondida no interior de 12 caixas, cujo material, supostamente, seria argamassa impermeabilizante.

O motorista e o ajudante serão ouvidos na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, para onde foi levada também a carga apreendida.

As investigações para identificação dos responsáveis pela remessa da carga ficarão a cargo da DRE da Polícia Federal.

Real Madrid vence Eintracht e conquista Supercopa da Uefa.

O Real Madrid (Espanha), atual vencedor da Liga dos Campeões, superou o Eintracht Frankfurt (Alemanha) por 2 a 0 ontem quarta-feira (10), conquistando seu quinto título da Supercopa da Uefa, um recorde ao lado de Barcelona (Espanha) e Milan (Itália), e estreando na temporada com um troféu.

A vitória também é um marco para o técnico Carlo Ancelotti, do Real, que se torna o primeiro treinador a erguer o troféu quatro vezes.

A conquista iguala o Real com Milan e Barcelona, que também somam cinco vitórias na Supercopa.

Quase metade das mulheres brasileiras já foi assediada em ruas, transporte e bares, diz estudo.

Quem não conhece ao menos uma mulher que, em algum momento da vida, foi vítima de assédio? A grande maioria dos brasileiros teve contato com mulheres que se tornaram alvo de um toque físico indesejado, comentários maldosos, um olhar fixo que incomoda, entre tantas outras importunações desagradáveis.

De acordo com a pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgada na quarta-feira (10), 47% das mulheres brasileiras, o que corresponde a um total de 42.467.472 milhões, já sofreram assédio em ruas, transportes públicos, bares, ambiente de trabalho e até mesmo na própria casa.

O objetivo do estudo do Instituto Cidades Sustentáveis, realizado juntamente com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), foi de verificar a percepção da população brasileira sobre as desigualdades no país. Com entrevistas realizadas entre 1º e 5 de abril deste ano, os dados representam uma mostra de todo o Brasil, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.

São Paulo bate Ceará nos pênaltis para avançar à semi da Sul-Americana.

O São Paulo derrotou o Ceará por 4 a 3 na disputa de pênaltis, na noite de ontem quarta-feira (10) no Castelão, para se classificar para as semifinais da Copa Sul-Americana. Nos 90 minutos o Vozão triunfou por 2 a 1, o que obrigou que a vaga fosse definida nas penalidades, pois o Tricolor venceu na ida por 1 a 0.

Após a partida decisiva pela Sul-Americana, as equipes se concentram no Brasileiro, onde o São Paulo mede forças com o Bragantino no domingo (14) e o Ceará disputa clássico com o Fortaleza no mesmo dia.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 27 milhões.

O concurso 2.509 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (10) no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 08 - 37 - 39 - 50 - 59 - 60.

O próximo concurso (2.510), no sábado (13), deve pagar um prêmio de R$ 27 milhões.

A quina teve 47 ganhadores e cada um vai receber R$ 48.983,97. Os 2.560 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.284,73.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades.

Um ciclone extratropical que atinge Santa Catarina desde a madrugada de ontem quarta-feira (10) deixou estragos em várias cidades. O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Durante a tarde, a Defesa Civil do estado alertou para a ocorrência de chuva persistente de intensidade forte com alagamentos, risco de enxurradas, deslizamentos e inundações no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. A nota cita 28 cidades, entre elas Balneário Camboriú, Blumenau, Garuva, Itajaí e São Francisco do Sul.

Também houve alerta máximo de deslizamento em Joinville durante a tarde.

O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, pediu cautela à população para sair às ruas.

Segundo a Celesc, companhia de energia elétrica do estado, cerca de 200 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. As regiões mais atingidas são as de Florianópolis, Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina.

Rosa Weber é eleita para o lugar de Luiz Fux na presidência do STF.

A ministra Rosa Weber foi eleita presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem quarta-feira (10), durante sessão administrativa da Corte. O ministro Luís Roberto Barroso ocupará a vice-presidência. A votação é de praxe e apenas formaliza uma tradição do tribunal — o magistrado mais antigo que ainda não ocupou o cargo é escolhido.

Os votos são secretos, e a ministra Rosa recebeu 10 votos entre os 11 ministros. Como de costume, o magistrado que será eleito presidente vota no vice. Neste caso, a ministra Rosa, de acordo com a tradição, votou no ministro Barroso.

A gestão na presidência do Supremo dura dois anos, e, depois disso, o vice geralmente é alçado ao cargo, em nova eleição. Em discurso no começo da sessão presencial do plenário, Rosa agradeceu os votos. “Exercer a chefia do Poder Judiciário e do CNJ [Conselho Nacional de Justiça], para uma juíza de carreira como eu, que está na magistratura há 46 anos, é uma honra inominável. Nestes tempos tumultuados que estamos vivendo, eu vou procurar desempenhá-lo com toda a serenidade”, declarou.

Rosa substituirá o ministro Luiz Fux, que deixa o posto em setembro. A posse da ministra ocorrerá no dia 12 do mesmo mês. Na mesma sessão administrativa, os ministros do Supremo aprovaram reajuste salarial de 18%, que deve ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente. Com a decisão, os rendimentos dos magistrados podem passar dos atuais R$ 39.293,32 para R$ 46.366,11.

O orçamento da Corte para 2023 está fixado em R$ 850 milhões e será enviado ao Parlamento por meio de projeto de lei. Deputados e senadores podem aprovar, rejeitar ou alterar os valores votados no Supremo. A reunião ocorreu de maneira virtual e não permitiu acesso do público. A Corte informou que o sistema usado é novo e a área técnica avalia maneiras de dar acesso ao público externo.

COVID: Brasil registra 255 óbitos e 30 mil casos nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (10), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 255 óbitos nas últimas 24h, totalizando 680.786 mortes;

– Foram 30.935 novos casos de coronavírus registrados, no total 34.096.935;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 216. A a média móvel de novos casos é de 24.696.

O ministério da Saúde calcula que mais de 32,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Com dois a menos, Palmeiras segura empate e se classifica nos pênaltis.

Após um novo empate sem gols, o Palmeiras bateu o Atlético-MG por 6 a 5 na disputa de pênaltis e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores na noite de ontem quarta-feira (10) no Allianz Parque, em São Paulo.

O próximo adversário do Verdão sairá do confronto entre Athletico-PR e Estudiantes (Argentina), que voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (11) em La Plata, após empate sem gols no confronto de ida na Arena da Baixada, em Curitiba.

Após o confronto continental, o Palmeiras faz clássico com o Corinthians no sábado (13) pelo Brasileiro. Um dia depois o Atlético-MG visita o Coritiba no Couto Pereira.

Pagamentos com cartões de crédito e débito crescem 36,5% no primeiro semestre.

Os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, segundo balanço divulgado hoje (10) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Foi movimentado R$ 1,6 trilhão com cartões nos primeiros seis meses de 2022.

Crédito

O cartão de crédito teve o maior crescimento e também a maior movimentação no período. De acordo com a Abecs, foram feitos R$ 1 trilhão em pagamentos com esse meio no primeiro semestre, uma expansão de 42,2% em relação ao ano passado.

Débito

Os cartões de débito foram responsáveis por R$ 488 bilhões em pagamentos, um aumento de 16,6% na comparação com os primeiros seis meses de 2021. Enquanto os cartões pré-pagos tiveram R$ 99,4 bilhões em movimentações .

Também tiveram crescimento no primeiro semestre as compras remotas que, com alta de 32,7%, somaram R$ 338,5 bilhões no período.

Os pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito tiveram um aumento de 344,5%, somando R$ 235,5 bilhões nos primeiros seis meses do ano.

Pandemia

Segundo a associação, o alto crescimento está relacionado à base de comparação ruim do ano passado, momento crítico da pandemia de covid-19. Sendo assim, a expansão também reflete o fim das restrições às movimentações e às atividades econômicas neste ano.