sexta-feira, janeiro 08, 2021

Covid-19: vacinação no RN começa 72h após chegada das doses; saiba como.

Em reunião presencial e virtual com prefeitos de todo o estado nesta sexta-feira (8), a governadora Fátima Bezerra confirmou que o Rio Grande do Norte está com estrutura pronta para receber e aplicar as vacinas contra a Covid-19. A chefe do Executivo garantiu que a vacinação será iniciada no estado 72 horas após a chegada das doses, que deverão ser adquiridas e enviadas pelo Governo Federal.

O Governo do RN tem em estoque 900 mil seringas e agulhas, quantidade suficiente para iniciar a primeira fase da vacinação. E está adquirindo mais 2,5 milhões de unidades para garantir as fases seguintes. O Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também assegurou a instalação da rede de frio necessária para a conservação das vacinas e, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), da UFRN, está capacitando vacinadores.

“O RN foi o primeiro estado a lançar plano estadual de vacinação.  Afirmo a vocês que estamos prontos para a vacinação. Só falta a vacina chegar. O processo de vacinação deve ser feito em parceria com os municípios que são o ente responsável pela aplicação. O Governo do Estado elaborou o plano e vai dar todo o suporte aos prefeitos e aos municípios. Só aguardamos que a vacina chegue”, completou Fátima Bezerra.

Ao receber as vacinas a Sesap distribuirá às seis centrais onde os municípios devem retirar o material. Uma central de distribuição funcionará na capital e as outras cinco em Mossoró, Caicó, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara. “Devemos todos cumprir a parte que nos cabe e respeitar os protocolos de segurança. Enquanto autoridade devemos cumprir nosso papel somando esforços em assistência à população”, declarou a governadora que ainda alertou os municípios a seguirem as recomendações do Ministério Público para suspender as atividades com aglomerações e manter ações para a população respeitar as medidas protetivas: “O carnaval está suspenso. Tenho fé, esperança e confiança que, de mãos dadas, gestores e sociedade, vamos mitigar os efeitos da pandemia e salvar vidas”.

Polícia Civil do RN abre inscrições para estágio remunerado na área de Direito.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Setor de Estágios, divulgou que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio na Instituição, com vagas para o curso de Direito nos municípios: Areia Branca, Apodi, Baraúna e Mossoró. 

Os interessados devem ter cursado, no mínimo, 50% da carga horária do curso e, no máximo, estar matriculado no 8º período, no primeiro semestre de 2021 e realizar cadastramento no site da Escola de Governo do RN, www.escoladegoverno.rn.gov.br. Para participar do processo seletivo, os estudantes devem se candidatar até a próxima quarta-feira (13), em uma pré-seleção, enviando o currículo (com foto) e histórico acadêmico para o endereço de e-mail: estagiospcrn@gmail.com, colocando no assunto: SELEÇÃO REGIÃO OESTE.

Os pré-selecionados serão convocados para uma segunda fase da seleção, a ser realizada nos dias 15 e 16/01. O valor da bolsa é de um salário mínimo (R$ 1.100,00) e auxílio-transporte (R$51,70), para estágio de 6h diárias, no total de 30 horas semanais. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (84) 98135 – 5865 ou pelo e-mail: estagiospcrn@gmail.com.

Sem óbito no RN.

Pela primeira vez o Rio Grande do Norte não registrou nenhum óbito nas últimas 24 horas desde o dia 13 de dezembro. Já registramos mais abaixo.

Amém!

Novos termos do WhatsApp para 2021 desagradam usuários.

O número de downloads do Signal, mensageiro “ultrasseguro” e rival do WhatsApp, cresceu consideravelmente nesta semana. A plataforma veio ao Twitter na quinta-feira (7) dizendo estar entusiasmada com o grande número de cadastros, e ciente de atrasos no envio de códigos de verificação do mensageiro, dado o grande número de contas criadas nos últimos dias.

A popularidade do Signal ficou em evidência após o CEO das companhias multimilionárias Tesla e SpaceX Elon Musk publicar para seus mais de 41,5 milhões de seguidores no Twitter a mensagem “Usem Signal”. O tuíte de Musk foi postado logo depois do WhatsApp divulgar suas novas e controversas políticas de privacidade. A mudança nos termos de uso do app obriga que usuários aceitem o compartilhamento de suas informações com o Facebook, caso queiram continuar utilizando o mensageiro.

Corpo de adolescente de 15 anos é encontrado em matagal na Grande Natal/RN.

Um adolescente de 15 anos que estava desaparecido desde a quarta-feira (6) foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (8) em um matagal próximo às margens da BR-304 no município de Macaíba, na região metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que ele tenha sido executado por engano.

A vítima foi identificada apenas como Alisson Rafael. Segundo o delegado Cidórgeton Pinheiro, titular da delegacia no município, o rapaz foi sequestrado e morto por integrantes de facção criminosa, após ter sido confundido com membro de uma facção rival.

Os investigadores apontam que o jovem, que morava em um bairro periférico no município, foi capturado pelos criminosos porque teria publicado uma foto fazendo um símbolo parecido com o usado por outra facção. Porém, conforme a Polícia Civil, não há qualquer indício da associação dele com grupos criminosos.

“Há indícios de que ele tenha feito um gesto que simbolizava uma organização criminosa, porém, não há qualquer indicação desse jovem como integrante de qualquer facção criminosa”, disse o delegado Cidórgeton.

Um familiar da vítima, que pediu para não ser identificado, também afirmou que o jovem era tranquilo e não tinha relação com qualquer crime. “Ele era uma criança. Não tinha relação com crime nenhum, com facção nenhuma. Fizeram isso por causa de uma foto.

A polícia afirmou que segue a investigação para identificar os responsáveis pelo crime.

Vocalista do grupo Carrapicho está na UTI intubado após diagnóstico de Covid-19.

Zezinho Corrêa, vocalista do grupo Carrapicho, está na UTI do Hospital Samel, em Manaus, intubado, após testar positivo para a Covid-19. O cantor, hit Tic Tic Tac, sentiu febre e dores no corpo na segunda-feira (4) e se submeteu a exame para diagnóstico do coronavírus, que apontou positivo para a doença. Nesta sexta-feira (8), foi divulgado um comunicado sobre o quadro de saúde do artista no Instagram.

"Nós da família agradecemos todas as mensagens de carinhos, força, apoio, orações para nosso mais amado Zezinho Corrêa. Segue a nota oficial com as últimas notícias de acordo com o boletim médico. Pedimos por favor mais empatia e respeito com a família que nesse momento segue exclusivamente voltada para a total recuperação do nosso querido", diz a legenda da foto que exibe a nota oficial sobre o estado do artista: "Notícia boa é para ser espalhada. Fake news devem ser repudiadas. Nós, da família do Zezinho Corrêa, viemos, por meio [desta nota], informar que ele está na UTI da Samel, intubado, mas se recuperando bem da Covid. Com 100% de saturação. Agradecemos os verdadeiros amigos, que estão na torcida por sua recuperação e pedimos desculpas pelo susto que alguns irresponsáveis espalharam que Zezinho teria falecido. Breve ele estará de volta aos palcos e ao nosso convívio, se Deus quiser".

Em 2020, ele e outros integrantes do grupo -- que era composto por 12 pessoas -- decidiram comemorar os 40 anos de carreira para relembrar os sucessos que conquistaram o Brasil em 1996. Antes de se dedicar à carreira de cantor, Zezinho fez curso de formação de atores, no Rio de Janeiro. De acordo com a biografia do cantor, intitulada Eu quero tic, tic, tac - A saga de Zezinho Correa e lançada em 2017, o período vivido na capital fluminense foi marcado por dificuldades, até que decidiu apostar na carreira de cantor.

Idosa de 83 anos morre carbonizada durante incêndio na Zona Norte de Natal/RN.

Uma idosa de 83 anos morreu carbonizada em um incêndio que aconteceu na casa em que ela morava com a família. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no quarto da mulher, que era cadeirante. Os outros moradores foram resgatados com vida.

A vítima foi identificada como Maria Salete Macêdo. Além dela, outras seis pessoas estavam no imóvel: três adultos, duas crianças e um adolescente. De acordo com o sargento Lindemberg Silva, do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, os familiares perceberam o incêndio após as 6h, e não conseguiram entrar no quarto da idosa, por causa do fogo e da fumaça no local.

O imóvel tem um primeiro andar, onde os moradores estavam. Como não conseguiram descer, os familiares procuraram a varanda do imóvel e foram resgatados por vizinhos, que colocaram uma escada para que eles deixassem o local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas, porém, os militares encontraram o corpo da idosa carbonizado embaixo da cama. De acordo com o sargento, possivelmente a mulher tentou se esconder das chamas. Maria Salete tinha dificuldade de andar, após ter sido vítima de três AVCs.

A causa do incêndio ainda será apurada, porém, os bombeiros acreditam que o fogo tenha começado no ventilador e se espalhado rapidamente pelo quarto, por encontrar materiais inflamáveis como colchão, fraldas geriátricas e álcool em gel.

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da CoronaVac pelo Instituto Butantan.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na manhã desta sexta-feira (8). A agência pretende fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias

O pedido foi feito durante uma reunião virtual, por causa da pandemia, às 9h34, segundo o Instituto Butantan. A Anvisa diz que já iniciou a triagem da documentação entregue.

A agência diz que a análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar, e envolve especialista das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

O resultado final do estudo sobre a eficácia é a última etapa necessária para que a Anvisa analise o pedido de autorização de uso da vacina na população brasileira.

Caso a agência de vigilância identifique a pendência de alguma informação na documentação enviada, o prazo de análise pode ser superior aos 10 dias. “A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações , a serem apresentadas pelo laboratório”, diz em nota.

A Anvisa afirmou ainda que ” atua, conforme os procedimentos científicos e regulatórios, os quais devem ser seguidos por aqueles que buscam o a autorização de vacinas para serem utilizadas na população brasileira.”

De acordo com o governo de São Paulo, a CoronaVac teve eficácia de 78% para casos leves na terceira fase de testes com cerca de 13 mil voluntários no Brasil. Para redução de casos graves e moderados, o governo anunciou índice de eficácia de 100%, ou seja, não houve casos graves (incluindo mortes) e moderados entre os vacinados. No entanto, não foi divulgada a taxa de eficácia global, ou seja, não foi informado quantos voluntários que tomaram a vacina foram contaminados pela Covid-19 e nem quantos ficaram doentes após tomarem o placebo.

Bolsonaro é alvo de protesto, em Brasília, contra as mais de 200 mil mortes por Covid-19 no país.

Manifestantes exibem faixa com a frase "Mais de 200 mil mortes, a culpa é sua Bolsonaro" em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (8) Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS.

Prefeitura de Natal (RN) conclui pagamento da folha de dezembro nesta sexta (8).

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Natal (RN) recebem nesta sexta-feira (08) os seus vencimentos referentes ao mês de dezembro. Ao longo do dia, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) está fazendo o repasse das informações com os créditos bancários à instituição financeira responsável pelo pagamento e ao final do dia o dinheiro poderá ser movimentado. Com isso, a gestão quita 100% a folha dos servidores.

Do início de dezembro até este momento, a administração pública Municipal, com o pagamento das folhas de novembro, décimo terceiro e dezembro, colocou em circulação na economia da capital potiguar pouco mais de R$ 195 milhões. Um montante significativo em um período de grave crise.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta sexta-feira é de 68,6%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 68,6%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (08). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 309.

Até o momento desta publicação são 74 leitos críticos (UTI) disponíveis e 162 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 130 disponíveis e 147 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 61,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 73,8% e a Região Seridó 82,9%.

Aprenda a fazer um patê de atum temperado.

O patê de atum é sempre uma ótima pedida! A mistura é bem-vinda em reuniões familiares, com amigos ou em pequenos encontros. Mas além de ser ideal para comer com torradinhas, também pode ser implementada em saladas verdes e sanduíches.

Confira agora a receita!

Ingredientes do patê de atum:

  • 1 lata de atum ralado;
  • 2 colheres cheias de maionese;
  • 2 colheres de mostarda
  • 2 colheres de ketchup
  • 1 tomate
  • ½ cebola

Modo de preparo:

Retire a água ou óleo do atum e despeje em uma vasilha. Misture o atum com a maionese, o a mostarda e o ketchup até todos os ingredientes incorporarem bem. Corte a cebola e o tomate em pequenos cubos e, então, adicione à mistura.

 

União está impedida de requisitar agulhas e seringas compradas pelo Estado de São Paulo, determina STF.

Em decisão da manhã de hoje, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, julgou procedente o pedido do Estado de São Paulo para "impedir que a União requisite insumos contratados, especialmente agulhas e seringas, cujos pagamentos já foram empenhados, destinados à execução do plano estadual de imunização". A ação foi protocolada pelo estado após ato do governo federal cobrando a entrega dos insumos adquiridos até as 12h de hoje.

Lewandowski determinou, também, que, caso os materiais já tenham sido entregues, a União terá de devolvê-los em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

"A incúria do Governo Federal não pode penalizar a diligência da administração estadual, a qual tentou se preparar de maneira expedita para a atual crise sanitária”, argumentou o ministro.

Decisão semelhante já foi adotada pelo STF durante a pandemia. O ministro Luís Roberto Barroso atendeu a um pedido feito pelo Estado do Mato Grosso e suspendeu ato “por meio do qual a União requisitou cinquenta ventiladores pulmonares adquiridos (pelo Estado de Mato Grosso) junto a empresa privada”.

RN registra 1.152 novos casos de coronavírus; nenhum óbito nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (08). Foram mais 1.152 casos confirmados, totalizando 122.591. Na quinta-feira (07) eram 121.439 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.078 no total. Nenhuma morte nas últimas 24 horas. Óbitos em investigação são 498.

A Sesap também registrou 11 (onze) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até quinta-feira (07), eram contabilizados 3.067 mortos.

Casos suspeitos somam 63.049 e descartados são 282.423. Recuperados são 68.394.

Fiocruz pede à Anvisa uso emergencial da vacina de Oxford.

A Fiocruz pediu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização emergencial para uso da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Astrazeneca. O prazo para análise é de dez dias.

Segundo a Anvisa, a solicitação é para o uso de 2 milhões de doses de vacinas importadas do laboratório Serum, da Índia. Também na manhã desta sexta-feira, o Instituto Butantan pediu autorização emergencial de uso para a CoronaVac.

Ao longo da semana, a fundação já havia realizado reuniões com a Anvisa para preparar o pedido de autorização emergencial de uso. A “vacina de Oxford”, como ficou conhecida, é a principal aposta do governo federal para a imunização da população brasileira. Em 30 de dezembro, a agência reguladora do Reino Unido aprovou o uso desse imunizante.

O acordo firmado entre a fabricante, a Fiocruz e o Ministério da Saúde prevê a fabricação de 100,4 milhões de doses da vacina de Oxford até o primeiro semestre de 2021, sendo 30 milhões no primeiro trimestre. Em entrevista coletiva na última quinta, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que no cenário mais otimista o Brasil deve iniciar a vacinação a partir do dia 20 de janeiro.

Assim como com a CoronaVac, a primeira etapa da análise, que ocorre nas 24 horas iniciais, servirá para checar se as informações apresentadas atendem aos requisitos da solicitação emergencial.

Homem é assassinado a tiros dentro de supermercado no RN.

Um homem de 34 anos que trabalhava como operador de caixa em um supermercado foi executado a tiros no local de trabalho, ontem quinta-feira (7), no município de São Miguel, no Oeste potiguar. O crime foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento e chocou moradores da cidade.

O caso aconteceu por volta das 7h na rua Chico Otaviano, no centro do município. A vítima foi identificada como Francisco Leonardo de Sousa, de 34 anos. Segundo a Polícia Militar, um suspeito já foi identificado.

As imagens registradas pelo sistema de segurança do estabelecimento mostram o momento em que o assassino chega ao local em uma motocicleta. Em seguida, ele atravessa a rua, passa pela porta do supermercado, saca a arma e aponta contra a vítima, que estava, aparentemente, contando dinheiro, no caixa.

Antes de qualquer diálogo ou reação da vítima, o criminoso atirou pelo menos quatro vezes e fugiu logo em seguida.

A PM foi acionada logo após o crime e identificou um suspeito através das imagens. Equipes foram, inclusive ao local do trabalho do homem, que não foi localizado.

Ainda de acordo com a PM, nem a vítima nem o suspeito possuem histórico de envolvimento em crimes na região.

O caso é investigado pela Polícia Civil. Segundo o delegado Cristiano Gouveia, o motivo do crime seria passional. A vítima estaria mantendo contato com a esposa do suspeito pelas redes sociais. Ao descobrir o caso, o homem teria adquirido a arma para matar Francisco.

quinta-feira, janeiro 07, 2021

Dose da Coronavac custará R$ 58,20 ao governo.

No contrato firmado entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan está definido o valor de R$ 2,6 bilhões para a compra de 46 milhões de doses da Coronavac.

A dose custará R$ 58,20 aos cofres públicos — aproximadamente US$ 10.

Pesquisa de testagem que identifica comportamento da Covid será iniciada no RN.

Mapear o comportamento da Covid-19 em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Norte é a função do Inquérito Sorológico que tem início nesta sexta-feira (8). A Secretaria de Estado de Saúde Pública em parceria com o Instituto Amostragem do estado do Piauí tem como meta a elaboração de 24 mil entrevistas e exames.

A pesquisa acontece em três etapas com intervalo de uma semana entre elas, sendo 2.300 domicílios aproximadamente em cada etapa. O inquérito tem o apoio do Comitê Científico instaurado desde o início da pandemia com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/UFRN. O Cronograma está dividido em três ciclos nas seguintes datas: 1° ciclo – 8 a 10/01/2021, 2° ciclo – 15 a 17/01/2021 e 3° ciclo – 22 a 24/01/2021.

Serão analisados oito municípios com sede de regionais de saúde no Estado: Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Natal, João Câmara, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó e para cada município serão vinte entrevistadores e pesquisadores que farão a aplicação de um questionário com perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões importantes para embasar a pesquisa. Ao todo, serão 160 pesquisadores em campo. Em cada município sede serão sorteados 30 setores censitários do IBGE para a realização do inquérito e em cada setor serão realizadas 100 entrevistas, em domicílios previamente determinados pela UFRN.

A Sesap fornecerá 25 mil kits de testes da marca WONDFO  SARS-CoV-2  Antibody Test, além dos equipamentos de proteção individual (EPIS). É importante ressaltar que uma parte dos kits é destinada para os pesquisadores em campo, para garantir a segurança no risco de contágio.

De acordo com João Batista, responsável pelo Instituto Amostragem, serão disponibilizados também supervisores e verificadores por município para o acompanhamento dos pesquisadores em campo.  “Todos os pesquisadores passaram por um treinamento por videoconferência e farão também um treinamento in loco para aplicação dos testes, para uma maior segurança de todos”, esclarece.

O exame será realizado com amostra de sangue obtida através de punção digital e o estudo de validação apresentado pelo fabricante identificou uma sensibilidade de 86,4% e especificidade de 99,6% de segurança no resultado.

Rio Grande do Norte incrementa a malha aérea com voo dedicado.

São José do Rio Preto, município do estado de São Paulo, estará mais conectado com o Rio Grande do Norte. A partir de março de 2021, a Azul Linhas Aéreas começa a oferecer um voo direto dedicado para Natal. A opção ficará disponível de sábado a sábado, possibilitando mais uma ligação favorável ao turismo doméstico. A aeronave que fará o percurso dispõe de 118 lugares. De acordo com a companhia, a maioria dos turistas vindos do voo deve ficar uma semana viajando pelo Rio Grande do Norte. 

Para além do bom sinal no que se refere à plena recuperação da malha aérea potiguar, o voo também é um indicativo do destaque que o Rio Grande do Norte tem recebido nacionalmente. Posicionado como um destino seguro ao ter sido o primeiro estado do Brasil a receber o selo Safe Travels, do WTTC, e com a criação do selo local Turismo+Protegido, recentemente a capital Natal chegou a ser apontada por pesquisa do Ministério do Turismo como a cidade mais cobiçada para a alta estação 2020/2021. A sondagem foi realizada com agências e organizações de viagens, e revelou que o turista colocou a capital potiguar em primeiro lugar em suas escolhas.

“Estamos trabalhando para colaborar com a retomada da economia do RN. Esse esforço feito pelo Governo do Estado, em parceria com o trade potiguar e a iniciativa privada do nosso estado, nos levou a ser o destino mais procurado e o mais seguro para viajar”, afirmou Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur.

Marion Ramsey, atriz de 'Loucademia de Polícia', morre aos 73 anos.

A atriz Marion Ramsey, conhecida por suas atuações nos filmes de "Loucademia de Polícia", morreu nesta quinta-feira (7) em sua casa em Los Angeles.

A notícia foi divulgada à revista "Variety" pela agência que cuidava da carreira da atriz. Ramsey estava doente, mas a causa exata da morta não foi divulgada.

A americana ficou conhecida por sua atuação como a policial Laverne Hooks em seis dos filmes de comédia "Loucademia de Polícia", entre 1984 e 1989.

Fora do cinema, trabalhou também em peças como "Eubie!", na Broadway, em 1978. Nos anos 1990, foi dubladora na série animada de "A família Adams".

Seu último papel foi no filme musical "When I sing", em 2018.

Casal é preso suspeito de manter idosos amarrados em celas em asilo.

Um casal foi preso suspeito de manter ao menos quatro idosos presos em um asilo clandestino em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, as vítimas têm idades entre 62 e 102 anos e eram mantidas em péssima situação de higiene. Uma mulher foi encontrada amarrada em uma cadeira e outra estava em uma cela com fezes espalhadas pelo cômodo.

O abrigo funcionava em um imóvel residencial, localizado no Setor Recanto das Garças, em Goiânia, no limite com o município de Trindade. A investigação apurou que os familiares dos idosos pagavam entre R$ 1,3 mil e R$ 2 mil para que eles fossem atendidos pelo asilo.

A ação policial foi realizada após uma interna fugir e denunciar o local às autoridades. A polícia conseguiu prender em flagrante o casal, de 57 e 67 anos, na terça-feira (5/1). Eles devem responder pelos crimes de tortura e maus-tratos. Após o resgate, os idosos vítimas dos crimes foram encaminhados para abrigos licenciados.

Gás chega a custar R$ 90 no RN após novo aumento, diz sindicato de revendedores.

Após aumento de 6% anunciado pela Petrobras no preço do gás de cozinha, os revendedores do produto apontam que o preço médio do botijão de 13 litros vai variar entre R$ 85 e R$ 90 no Rio Grande do Norte. O aumento começa ser sentido pelo consumidor a partir desta sexta-feira (8).

De acordo com o presidente do Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha do RN, Francisco Correia, este é o décimo aumento consecutivo realizado pela Petrobras desde o início de 2020. Os revendedores temem redução das vendas e consequentes demissões no setor.

Além disso, Francisco Correia afirmou que um aumento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) usado na base de cálculo para pagamento do ICMS ao estado, a partir de janeiro deste ano, também vai contribuir para aumento do preço final, que deve variar de R$ 5 a R$ 6 por botijão, a depender da cidade.

“Não houve aumento de derivados, não houve aumento dos salários dos funcionários da Petrobras, não houve aumento da margem de lucro dos revendedores, esses aumentos só estão indo para o lucro da Petrobras. Com o aumento do preço, acreditamos que haverá redução do consumo e demissão de cerca de mil pessoas no estado”, afirmou Francisco.

'Frase de Bolsonaro é um ataque direto e gravíssimo ao TSE', diz Maia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros parlamentares reagiram ao questionamento do presidente Jair Bolsonaro à lisura do processo eleitoral brasileiro. Maia considerou a fala de Bolsonaro "um ataque direto e gravíssimo" ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta quinta-feira, o PT também acionou o Ministério Público Federal (MPF) e o TSE para que as declarações recentes do presidente da República sobre o assunto sejam investigadas.

Pela manhã, horas após o Congresso dos Estados Unidos oficializar a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, Bolsonaro insistiu em dizer que houve fraude na disputa, alegação falsa que vem sendo feita por Donald Trump desde sua derrota. O presidente disse ainda que o Brasil terá um "problema pior que os Estados Unidos" se não houver voto impresso nas eleições de 2022.

"A frase do presidente Bolsonaro é um ataque direto e gravíssimo ao TSE e seus juízes. Os partidos políticos deveriam acionar a Justiça para que o presidente se explique. Bolsonaro consegue superar os delírios e os devaneios de Trump", escreveu Rodrigo Maia nas redes sociais.  

Ao TSE e ao MPF, o PT pediu que Bolsonaro seja ouvido formalmente e apresente provas de uma possível fraude no pleito de 2018, como já denunciou mais de uma vez. Caso não forneça evidências das acusações, a legenda pede que o presidente seja responsabilizado por improbidade administrativa e penalmente.

O Brasil registrou 1.524 óbitos nas últimas 24h por Covid-19.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (7):

– O país registrou 1.524 óbitos nas últimas 24h, totalizando 200.498 mortes;

– Foram 87.843 novos casos de coronavírus registrados, no total 7.961.673 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 7.096.931, com o registro de mais 60.401 pacientes curados. Outros 664.244 pacientes estão em acompanhamento.

Filho esfaqueia a mãe após surto psicótico em Assu/RN.

Um homem de 35 anos foi preso após esfaquear a própria mãe na manhã desta quinta-feira (7) em Assu, na região Oeste potiguar. De acordo com a polícia, o caso aconteceu durante um surto psicótico. A mulher de 57 anos não corre risco de morte.

Segundo a polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por vizinhos para ir à casa da família, porque o filho estaria em um surto. O homem é paciente psiquiátrico.

Ainda de acordo com a polícia, o Samu solicitou apoio das forças de segurança, dentro do procedimento que normalmente é executado, porque o paciente pode estar agressivo.

Porém, antes de a polícia chegar ao local, o homem esfaqueou a própria mãe três vezes. Os golpes provocaram cortes na mão, na coxa e na altura da lombar da mulher, que foi socorrida pelo Samu à Unidade de Pronto-Atendimento da cidade. A polícia informou que ela não corre risco de morte.

Já o homem se escondeu dentro da casa, mas foi preso após a chegada do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar. Segundo a corporação, o homem não reagiu à prisão e também foi levado à UPA para tomar medicamentos.

Após a liberação da unidade médica, o homem e a mãe serão levados à delegacia da cidade para prestarem depoimento à Polícia Civil, que deverá apurar o caso.

Pazuello anuncia compra de 100 milhões de doses da CoronaVac.

Na tarde desta quinta-feira (7), o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello anunciou que assinou hoje um acordo com o Instituto Butantan, ligado ao Governo Doria, para a compra de 100 milhões de doses da CoronaVac que serão usada em todo o SUS.

A CoronaVac é a vacina chinesa contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan. Hoje foi anunciado que o imunizante tem eficácia mínima de 78%.

“Toda a produção do Butantan, todas as vacinas que estão no Butantan, serão a partir deste momento do contrato, incorporadas ao Plano Nacional de Imunização. Serão distribuídas de forma equitativa e proporcional a todos os estados, como cada uma das vacinas da AstraZeneca”, disse.

Com infecções em alta e sem vacinar, Brasil atinge 200 mil mortos pela covid.

O Brasil superou nesta quinta-feira, 7, a marca de 200 mil mortos pela covid-19, quando muitos já temem que possa ser o pior momento da pandemia no País. A curva de casos e mortes voltou a ser ascendente. Ao mesmo tempo, parte da população abandonou os cuidados e se aglomerou nas festas de fim de ano, novas variantes do vírus circulam e ainda não há clareza de quando começa a vacinação.

Em quase 10 meses desde que ocorreu a primeira morte pela doença no Brasil, perdemos o equivalente às populações da cidade de Araçatuba (SP) ou de Angra dos Reis (RJ). Até as 17h desta quinta-feira, foram registradas 200.011 mortes, conforme levantamento feito pelo consórcio de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. 

E o cenário projetado para as próximas semanas é sombrio, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão. Quando o País atingiu 100 mil mortos, em agosto, a média móvel de vítimas indicava lentamente um início de queda e parecia que a situação começaria a melhorar. Mas ao contrário da Europa, que teve claramente uma primeira e uma segunda onda, no Brasil o número de novas infecções e óbitos nunca arrefeceu.

Trump é banido do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi banido do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado nesta quinta -feira (07/01) porque, segundo o Facebook, "os riscos de permitir que o presidente use a plataforma neste momento são simplesmente grandes demais".

A plataforma disse que a suspensão vai durar "no mínimo" duas semanas, até que a transição de poder seja completada.

Trump já havia sido suspenso temporariamente da plataforma na noite de ontem após o Congresso dos EUA ter sido invadido por militantes que queriam impedir a ratificação da vitória de Joe Biden nas eleições.

Pouco antes da invasão a multidão havia sido inflamada por Trump, que fez alegações infundadas de fraude nas eleições. A invasão gerou caos, violência, levou à morte de quatro pessoas e fez com que os congressistas tivessem que ser evacuados emergencialmente.

Além do discurso público que fez aos invasores, Trump também repetiu as alegações infundadas sobre fraude em suas redes sociais.

Em resposta, o Twitter apagou postagens e suspendeu a conta do presidente por 12h, dizendo que futuras violações poderiam resultar em suspensão permanente.

O Facebook suspendeu a conta do presidente temporariamente na noite de ontem e nesta quinta afirmou que vai manter a suspensão por tempo indeterminado.

"Nos últimos anos, permitimos que o presidente Trump usasse nossa plataforma de forma consistente com as nossas regras, às vezes removendo conteúdos e marcando seus posts quando eles violavam nossas políticas. Fizemos isso porque acreditamos que o público tem o direito a (ter acesso ao) espectro mais amplo de discurso político possível, mesmo quando esse discurso é controverso", escreveu o criador do Facebook, Mark Zuckerberg.

"Mas o contexto atual é fundamentalmente diferente, envolve o uso de nossa plataforma para incitar insurreição contra um governo democraticamente eleito", afirmou.

"Acreditamos que os riscos de permitir que os presidente continuar usando nossa plataforma durante este período é simplesmente grande demais. Portanto estamos ampliando o bloqueio que fizemos em suas contas no Facebook e no Instagram por tempo indeterminado, e por pelo menos duas semanas, até que a transição pacífica de poder esteja concluída", afirmou a plataforma.

Justiça mantém preso americano que veio ao Rio para ter relação com menina de 14 anos.

O juiz Antônio Luiz da Fonseca Lucchese converteu a prisão em flagrante de Jason Roy Hutchinson, de 47 anos, em preventiva durante audiência de custódia realizada na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. O auxiliar técnico de informática americano é acusado de explorar sexualmente uma adolescente de 14, em um hotel de luxo no Rio.

Jason teria pago a passagem e a hospedagem da menina, da sua mãe e de seu irmão, de 2 anos, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. As investigações mostram que a menor estaria sendo submetida a prostituição e a família valia-se economicamente dessa exploração sexual.

De acordo com a decisão do magistrado, a mãe da vítima também deverá continuar presa. Os dois foram autuados pelo crime de favorecimento da prostituição. Segundo o delegado Felipe Santoro, titular da 13a DP (Ipanema), o estrangeiro se hospedou em um quarto ao lado do que ficou a menor, em um estabelecimento cinco estrelas na Avenida Atlântica.

A família mora em São Paulo e teve todas as despesas custeadas pelo americano exclusivamente para a realização do encontro sexual - somente a diária do hotel gira em torno de R$ 1.500.

"Diante de todas as provas colhidas, acreditamos que a vítima vinha sendo explorada sexualmente há algum tempo, já que a mãe não trabalha e acompanha a filha em diversas viagens. Ela, inclusive, lhe instruía a como agir com os clientes", explicou o delegado.

Depois de denúncias, os agentes flagraram Jason e a menina tendo relações sexuais no quarto dele. Imagens de câmeras de segurança também mostram os dois se acariciando nos elevadores e nas dependências do hotel.

Em depoimento, o americano contou que mora em Hermosa Beach, na Califórnia, e planejou vir para o Brasil em companhia da esposa. Mas, por ela ser médica e trabalhar na linha de frente do combate ao coronavírus, ficou impossibilitada de viajar. Ele assumiu o encontro com a adolescente mas negou que soubesse de sua idade. Via G1.

Após 12 dias, elite da Polícia Civil ajuda nas buscas por crianças desaparecidas em comunidade de Belford Roxo.

Doze dias depois do desaparecimento de três crianças em Belford Roxo, a Polícia Civil faz uma nova ação nesta quinta-feira (7), dessa vez no Morro do Castelar, também em Belford Roxo, para tentar encontrar pistas do paradeiro dos meninos.

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, que investiga o caso, fazem buscas e procuram possíveis testemunhas, imagens de câmeras e outros elementos que possam ajudar a encontrar as crianças desaparecidas.

Lucas Matheus (8 anos), o primo dele Alexandre da Silva (10 anos) e Fernando Henrique (11 anos) saíram de casa por volta das 10h30 do dia 27 de dezembro para brincar no campo de futebol ao lado do condomínio onde moram, no bairro Castelar.

Testemunhas contaram que eles foram vistos pela última vez na feira de Areia Branca, também em Belford Roxo. No campo de futebol onde Lucas, Alexandre e Fernando foram vistos, policiais circularam nesta quinta-feira.

Desde o desaparecimento, a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) fez buscas por imagens em 46 lugares de Belford Roxo, Rio, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Além disso, recolheu material de mais três câmeras de segurança para ser analisado.

O Ministério Público informou que está acompanhando o caso desde o dia 28 e que as crianças foram inscritas Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos. Na quarta-feira, os nomes das crianças não estavam inseridos no cadastro do Ministério da Justiça.,

Uma reunião da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ com as famílias estava marcada para a manhã desta quinta-feira, mas foi remarcada por causa da operação no morro do Castelar. O encontro deve acontecer à tarde. 

O ano de 2021 passará voando.

O ano de 2021 deve ser o mais rápido já registrado na história. Com a rotação da Terra sendo guiada por uma velocidade um pouco maior do que a usual, os dias serão, em média, 0,5 milissegundo mais curtos. As informações foram dadas pela Marcella Duarte, do UOL .

O último domingo (3) teve 23 horas, 59 minutos e 59,9998927 segundos. Apesar disso, os dias não têm duração igual. A segunda-feira (4), por exemplo, teve pouco mais de 24 horas.

Essas pequenas alterações na duração dos dias foram descobertas apenas na década de 1960, depois do desenvolvimento de relógios atômicos superprecisos.

A variação na velocidade de rotação do planeta acontece constantemente e depende de diferentes fatores, como o movimento do núcleo derretido da Terra, dos oceanos e da atmosfera. Além disso, interações gravitacionais com a Lua e o aquecimento global também influenciam o fenômeno.

Quando o processo começou a ser estudado, inicialmente, observou-se que a velocidade de rotação da Terra estava diminuindo. Desde a década de 1970, foram adicionados 27 segundos no tempo atômico internacional para que a contagem se mantivesse sincronizada com o planeta.

Namorados morrem em acidente na volta de velório em MT.

Duas pessoas morreram em um grave acidente ontem quarta-feira (6) envolvendo dois carros na BR-163, próximo a ponte do Rio Lira em Sorriso, a 420 km de Cuiabá (MT).

As vítimas são Débora Siqueira da Rocha Luz, de 25 anos, que morreu na hora, e o namorado dela, Lucas Pianessa, de 24 anos, que foi socorrido e levado para uma unidade médica, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital.

O casal viajava de Marcelândia para Cuiabá após participar do velório de um familiar. Junto com eles no carro também estavam a mãe de Lucas e o marido dela, que dirigia o veículo. 

Chovia muito no momento do acidente e a versão investigada é de que houve aquaplanagem - deslizamento na pista molhada - e um dos veículos rodou na pista. Sem controle, esse veículo bateu a traseira na frente de um carro. O casal estava no banco traseiro do automóvel que rodou.

O impacto foi tão forte que o veículo, onde estavam as vítimas, ficou totalmente destruído. O casal ficou preso às ferragens e a rodovia precisou ser interditada por cerca de quatro horas durante a tentativa de socorro às vítimas.

Os motoristas dos dois carros sofreram apenas ferimentos leves. O marido da mãe de Lucas recusou atendimento médico. O outro motorista foi para o hospital. A mãe de Lucas não ficou ferida.

Paciente de 91 anos com Covid-19 é estuprado no RN.

A Policia Militar informa que um idoso de 91 anos internado com Covid-19 foi estuprado por outro paciente dentro do Hospital Municipal de Campanha na Via Costeira, na noite dessa quarta-feira (6).

De acordo com o órgão, a PM foi acionada pela direção do hospital, pela suspeita de uma tentativa de estupro. O suspeito seria um paciente de 37 anos, que teria abusado de um idoso de 91 anos. O relatório da corporação registrou o crime por volta das 19h30.

Segundo a PM, uma avaliação médica teria constatado que o crime foi consumado. Ainda segundo o relatório da corporação, o suspeito, a vítima e testemunhas foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil com apoio do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Na manhã desta quinta-feira (7), agentes da Central de Flagrantes informaram que o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a ala de Covid-19 do Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da cidade.

RN registra 5 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quinta-feira (07). Foram mais 604 casos confirmados, totalizando 121.440. Na quarta-feira (06) eram 120.836 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.066 no total. Foram 05 (cinco) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (02 em Natal, 02 em Lagoa de Velhos e 01 em Caicó ). Óbitos em investigação são 492.

A Sesap também registrou 02 (dois) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até quarta-feira (06), eram contabilizados 3.059 mortos.

Casos suspeitos somam 62.437 e descartados são 280.670. Recuperados são 68.394.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta quinta-feira é de 63,8%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 63,8%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (07). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 290.

Até o momento desta publicação são 85 leitos críticos (UTI) disponíveis e 150 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 134 disponíveis e 140 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 58,3% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 65,7% e a Região Oeste 71,3%.

Subtenente Eliabe é empossado deputado estadual na Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem um novo deputado. O subtenente da Polícia Militar Eliabe Marques assume agora seu primeiro cargo eletivo. Primeiro suplente do partido Solidariedade nas eleições de 2018, ele assume a vaga deixada por Allyson Bezerra, eleito prefeito de Mossoró nas últimas eleições municipais. O deputado foi empossado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) nesta quinta-feira (07).

“A Casa do Povo está orgulhosa em receber alguém com a origem história, com sua origem, com a sua dedicação e tenho certeza do grande trabalho que você irá fazer pelo povo do Rio Grande do Norte”, disse o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira.
 
Durante a posse, o subtenente Eliabe agradeceu à família e dedicou o mandato  aos colegas de farda da PM e bombeiros militares. “Aos meus estimados companheiros de luta, vocês fizeram e continuarão fazendo parte da construção dessa história”, disse ao reafirmar o seu compromisso com a categoria. “Continuarei fazendo o que sempre fiz. Defender com muita firmeza os direitos dos trabalhadores da segurança pública e melhores condições de trabalho, o que resultará em uma segurança pública melhor para o povo do meu Estado”, discursou.

Pedidos de seguro-desemprego aumentam 1,9% em 2020 e somam 6,8 milhões no ano.

O número de pedidos de seguro-desemprego aumentou 1,9% em 2020. Foram 6,784 milhões de solicitações do benefício no ano passado, contra 6,655 milhões em 2019, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Apesar da alta na comparação anual, o número de pedidos caiu em dezembro pelo terceiro mês consecutivo. O Brasil registrou 425.691 solicitações de seguro-desemprego no último mês de 2000, um recuo de 4,6% frente a novembro, quando foram feitos 446.372 requerimentos.

O número de dezembro foi também o menor de todo o ano de 2000 e 2% menor que o registrado em dezembro de 2019.

Em maio, na fase mais aguda da pandemia de coronavírus, foram registrados 960.308 pedidos.

Jogador brasileiro morre em Portugal após sofrer parada cardiorrespiratória.

Alex Apolinário, jogador brasileiro que defendia a camisa do Alverca, da terceira divisão portuguesa, faleceu nesta quinta-feira por morte cerebral em decorrência de uma parada cardiorrespiratória sofrida no último domingo em duelo contra o Almeirim. O atleta estava com 24 anos e teve passagens por Cruzeiro e Athletico.

Em nota, o Alverca lamentou a morte precoce do brasileiro nesta manhã e se colocou à disposição dos familiares para dar todo o apoio e suporte necessários. O clube também declarou que todas as atividades relacionadas ao futebol foram canceladas por conta do período de luto.

Durante a partida, Apolinário caiu desacordado em campo ainda na primeira etapa e teve que ser socorrido por médicos com desfibrilador. Com a situação estável, o jogador foi encaminhado para o Hospital de Vila Franca de Xira, enquanto a partida foi suspensa pela equipe de arbitragem. No domingo, jogadores de ambos os clubes se reuniram e rezaram pelo brasileiro.

CEO da Moderna diz que proteção de vacina da companhia pode durar 'anos'.

O CEO do laboratório americano Moderna, Stephane Bancel, afirmou nesta quinta-feira que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela companhia oferece proteção contra o novo coronavírus "por anos". Ainda não há, contudo, dados científicos sobre a duração da imunidade gerada por imunizantes e pela infecção natural pelo Sars-CoV-2.

A fórmula da Moderna já foi aprovada pelos Estados Unidos, Canadá, Israel e União Europeia (UE). Segundo um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine respaldou a eficácia de 94,1% calculada pelos ensaios clínicos da Moderna, mas não há dados sobre quanto tempo durará imunidade proporcionada pela fórmula.

A pandemia da Covid-19 impôs um grau de emergência no desenvolvimento de vacinas, aprovadas em regime emergencial em diferentes países. Como a condução de ensaios clínicos e os procedimentos de farmacovigilância demoram anos, a duração da imunidade desenvolvida pelas vacinas ainda não é conhecida por cientistas e pelas reguladoras de saúde.

Goiás vence, afunda o Coritiba e fica próximo de deixar a zona de rebaixamento.

O Goiás ressurgiu de vez no Campeonato Brasileiro. O time esmeraldino deu grande passo para sair da zona de rebaixamento ao derrotar o Coritiba por 2 a 1, ontem quarta-feira, no estádio Couto Pereira, pela 28.ª rodada. De quebra, praticamente deixou o clube paranaense ainda mais perto do descenso.

Vivendo seu melhor momento na competição, o Goiás chegou aos 28 pontos, na 18.ª colocação, apenas a dois do Bahia, o primeiro fora da zona de rebaixamento. O Coritiba está na lanterna, com apenas 21.

Na próxima rodada, o Coritiba fará clássico com o Athletico-PR no sábado, às 19h, no Couto Pereira. No domingo, às 18h15, o Goiás visita o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Prefeitura do RN abre processo seletivo com salários de até R$ 11 mil.

A Prefeitura de Serra Negra do Norte torna público o novo Processo Seletivo que tem como objetivo a admissão de profissionais de ensinos fundamental, médio/técnico e de nível superior.

Esta seleção busca preencher 12 vagas, além da formação de cadastro reserva, disponibilizadas dentre os cargos de médico da Estratégia de Saúde da Família – ESF (2); odontólogo (1); farmacêutico/bioquímico (1); atendente de consultório odontológico (2); facilitador de oficinas de esporte e lazer (1); facilitador de oficinas de dança/teatro (1); facilitador de oficinas de idosos (1); entrevistador/digitador (2); psicólogo – Creas (1); técnico de enfermagem; técnico de laboratório; agente comunitário de saúde; orientador sócio educacional do PCF; artista de dança; motorista; operador de bombas; terapeuta ocupacional e tratorista.

Quando contratados, os profissionais deverão desempenhar atividades em carga horária semanal de 15 a 40 horas, com remuneração mensal que alterna de R$ 450,00 a R$ 11.562,76.

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 8h do dia 18 de janeiro de 2021 até às 18h do dia 20 do mesmo mês, observado o horário oficial local, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado no site da Prefeitura Municipal e efetuar o pagamento da taxa de participação que varia de R$ 25,00 e R$ 50,00.

Os candidatos inscritos na seleção serão classificados mediante duas etapas compostas por entrevista e análise de currículo. É importante destacar que as entrevistas estão previstas para serem realizadas no período de 25 a 29 de janeiro de 2021, na sede da Prefeitura, situada na rua Senador José Bernardo, nº 110, centro, no horário das 8h até às 12h.

Invasão do Capitólio deixa 4 mortos e ao menos 52 presos, diz polícia de Washington.

Ao menos quatro pessoas morreram e 52 foram presas em Washington na quarta-feira, após apoiadores do presidente Donald Trump, insuflados por sua retórica, tomarem o Capitólio para impedir que o Congresso certificasse a vitória do presidente eleito Joe Biden, a última etapa antes da posse no próximo dia 20.

Três pessoas morreram por emergências médicas e uma mulher foi baleada, enquanto 14 policiais ficaram feridos e dois continuam hospitalizados. Diante de temores que novos distúrbios possam acontecer nos 13 dias restantes de governo, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, prorrogou o estado de emergência até 21 de janeiro. A capital está sob toque de recolher entre 18h e 6h.

Em entrevista coletiva, o chefe de polícia da capital americana, Robert Contee, confirmou que a mulher foi baleada pela polícia do Congresso. Defensora fiel do presidente Trump, ela foi identificada pela imprensa como Ashit Babbitt, veterana da Força Aérea que viajou de São Diego para Washington para participar do ato pró-Trump.

— Agentes da polícia do Capitólio enfrentaram os invasores e, em um certo momento, um deles fez uso de sua arma de serviço — afirmou, dizendo ainda que uma investigação foi aberta para apurar o que chamou de "acontecimento trágico".

Segundo Contee, 14 policiais ficaram feridos. Um deles foi arrastado pela multidão, agredido e está internado. Outro sofreu lesões faciais após ser atingido po um projétil e também permanece no hospital. Das 52 prisões realizadas, quatro foram por porte de armas sem licença, uma por posse de armamento proibido e as outras 47, por violações do toque de recolher.

Apenas 26 detenções, no entanto, foram realizadas pela polícia dentro do  Capitólio, que foi tomado por centenas de pessoas. Na madrugada desta quinta, o FBI emitiu um apelo público para dicas que possam ajudá-los a identificar os invasores, criando um hotsite e uma linha telefônica.

WhatsApp avisa que irá compartilhar dados dos usuários com o Facebook.

O WhatsApp começou a enviar ontem quarta-feira (6) uma notificação sobre mudanças em sua política de privacidade. A novidade garante o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do app de mensagens, e está relacionada com funções como o carrinho de compras em conversas com lojas, anunciado em dezembro passado.

O aceite é obrigatório e os usuários não possuem opção de não compartilhar seus dados pessoais. “Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021”, diz a notificação.

“Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações”, continua o aplicativo.

Fluminense vira sobre o Flamengo nos acréscimos em jogo de tempos distintos.

O Maracanã teve os trabalhos abertos para 2021 logo com um clássico entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo contou com dois tempos distintos, mas com uma virada que parecia improvável pelo primeiro tempo: o Tricolor perseverou, virou e venceu por 2 a 1, com direito a gol no apagar das luzes. Arrascaeta foi quem abriu o placar.

Agora, o Flamengo, estacionado com 49 pontos, já mira o embate com o Ceará, também no Maracanã, domingo. Já o Fluminense, que foi a 43 pontos, terá o Corinthians como próximo adversário, mas apenas no dia 13, fora.

Butantan divulga hoje eficácia da CoronaVac.

Representantes do Instituto Butantan e do governo de São Paulo apresentam nesta quinta-feira (7) os dados sobre a eficácia dos testes clínicos feitos no Brasil da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19.

Os dados serão divulgados em coletiva de imprensa do governo paulista na sede do Instituto Butantan, com participação do governador paulista, João Doria (PSDB), e de secretários do governo paulista.

Por questões de sigilos contratuais, o governo de SP diz que não pode antecipar quais foram os índices obtidos no Brasil, mas, de acordo com o revelado pelo secretário da Saúde à época, a vacina não atingiu 90% de eficácia nos testes que foram feitos.

Os resultados deveriam ter sido divulgados no dia 23 de dezembro, mas foram adiados pela segunda vez pelo governo paulista. Antes, a previsão era de que eles fossem conhecidos no dia 15 daquele mês.

Segundo o governo de SP, a fase 3 dos testes da CoronaVac no Brasil registrou pelo menos 170 voluntários contaminados.

Governo federal zera imposto de importação de seringas e agulhas e suspende sobretaxa contra China.

O governo federal decidiu zerar o imposto de importação de seringas e agulhas até o meio do ano com objetivo de facilitar o combate à Covid-19. A decisão foi tomada pelo comitê-executivo de gestão da Camex (Câmara de Comércio Exterior). As reduções tarifárias e a suspensão da medida antidumping valerá até 30 de junho de 2021.

De acordo com o Ministério da Economia, a lista de produtos com tarifa zerada para o combate à pandemia da Covid-19 chega a 303 produtos. Além disso, foi suspensa a sobretaxa aplicada a importações de seringas descartáveis originárias da China.

No começo da pandemia, a sobretaxa chegou a ser suspensa. Essa suspensão vigorou até 30 de setembro. Voltou a ser cobrada em 1º de outubro. Agora, a Camex derrubou outra vez a tarifa, até o meio do ano.

Red Bull Bragantino faz quatro gols no primeiro tempo e atropela o líder São Paulo.

O São Paulo viu a até então melhor defesa do Campeonato Brasileiro ruir nesta quarta-feira. Com 4 gols sofridos na etapa inicial, sendo 3 nos primeiros 18 minutos, perdeu por 4 a 2 para o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 28.ª rodada, nesta quarta-feira, falhando na busca por uma resposta imediata após a queda nas semifinais da Copa do Brasil.

Desfalcado de peças importantes na defesa, o São Paulo foi dominado pelo Bragantino, que atuou com a marcação adiantada, forçando erros do adversário, que até então só tinha sofrido 22 gols na competição, e os aproveitando. Assim, criou muitas chances de gol. O placar, inclusive, só não foi maior porque Tiago Volpi fez várias defesas difíceis no segundo tempo.

O Bragantino, assim, vai fechar a temporada 2020 sem perder para o São Paulo: venceu por 3 a 2 no Paulista e havia empatado por 1 a 1 no primeiro turno do Brasileirão, ambos em jogos no Morumbi. Agora, encerra uma série de duas derrotas e chega aos 34 pontos, na 12.ª colocação, com essa expressiva goleada.

Apesar da derrota, o São Paulo segue na liderança do Brasileirão, com 56 pontos, com 7 de vantagem para o Flamengo, que perdeu para o Fluminense e tem um jogo a menos, e o Atlético-MG, que só vai atuar nesta rodada em 27 de janeiro. O São Paulo tentará se reabilitar no domingo, quando receberá o Santos em clássico no Morumbi. No dia seguinte, o Bragantino, também em casa, terá pela frente o Atlético.

Inscrições para processos seletivos do IFRN seguem abertas até 22 de janeiro.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) segue com inscrições abertas para os cursos técnicos ofertados para 2021. São 3.756 vagas nas modalidades técnico integrado ao ensino médio (para quem está concluindo o ensino fundamental), técnico integrado ProEJA (para quem vai fazer o ensino médio e possui 18 anos ou mais) e para o técnico subsequente ao ensino médio (para quem já concluiu o ensino médio e busca uma formação profissional).

As inscrições ficam abertas até o dia 22 de janeiro de 2021, através do Portal do Candidato. Após debate realizado no dia 29 de dezembro, a Instituição decidiu manter o critério de seleção adotado para este ano em razão da pandemia de covid-19: a análise do histórico escolar. O critério está sendo utilizado em caráter emergencial e não deve ser mantido para os próximos anos.

Confira:

Edital nº 29/2020-PROEN — Cursos Técnicos Integrados 2021 (EXAME DE SELEÇÃO)

Edital nº 30/2020-PROEN — Cursos Técnicos Subsequentes 2021.1

Edital nº 31/2020-PROEN/IFRN – Cursos Técnicos Integrados Proeja 2021.1

Covid19: O Brasil registrou 925 óbitos nas últimas 24h.

O Brasil registrou os dados mais recentes da Pandemia, segundo informações enviadas pelos estados ao Ministério da Saúde, através do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) nesta quarta-feira (6):

– O país registrou 925 óbitos nas últimas 24h, totalizando 198.657 mortes;

– Foram 56.756 novos casos de Coronavírus registrados, no total 7.867.156 pessoas já foram infectadas.

Corregedoria Geral de Justiça terá à frente o desembargador Dilermando Mota.

Natural de João Pessoa (PB), o desembargador Dilermando Mota assume nesta quinta-feira (7) o cargo de corregedor geral de Justiça, em cerimônia híbrida (presencial e virtual), às 17h, na sede do Tribunal de Justiça.

O magistrado assumiu o cargo de desembargador do TJRN em 22 de outubro de 2009, após 29 anos de atuação como juiz. Ele atuou nas comarcas de Serra Negra do Norte (1980-1983), Alexandria (1983-1986) e em Natal (1986-2009).

O desembargador é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Direito e Cidadania pela Universidade Federal do RN.

Dilermando Mota, no biênio 2019-2020, presidiu a Primeira Câmara Cível do TJRN e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Banco do Brasil: edital para concurso pode ser divulgado ainda em janeiro.

O edital do concurso do Banco do Brasil (BB) pode ser publicado ainda este mês. Os preparativos para o certame estão em estágio avançado.

A estimativa é que sejam abertas 120 vagas para escriturário com foco na área de tecnologia. A formação exigida será de nível médio, rendendo salário de R$ 4.036,56 por carga horária de 30 horas semanais.

Além do salário, que já inclui auxílio alimentação e refeição, os selecionados também devem ter direito a participação nos lucros, planos de saúde e odontológico, previdência privada, auxílio creche e auxílio ao filho com deficiência.

auxílio-transporte é outro benefício tradicional, mas ainda está em discussão, tendo em vista que o banco avalia a possibilidade dos novos servidores trabalharem de casa.

Após Congresso ratificar vitória de Biden, Trump diz que 'haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro.

Após o Congresso americano ratificar a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro na madrugada desta quinta-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro"

A declaração foi publicada pelo porta-voz da Casa Branca, Dan Scavino, e foi feita após apoiadores do presidente invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano, e causar a suspensão da sessão. Quatro pessoas morreram durante a invasão, segundo a polícia.

"Mesmo que eu discorde totalmente do resultado da eleição, e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro", afirmou o presidente dos EUA.

Trump tem se recusado a reconhecer a derrota para Biden e afirma que houve "fraudes massivas" na eleição, apesar de não haver nenhuma prova ou evidência de que isso tenha ocorrido. 

A sessão do Congresso foi retomada após horas de interrupção causada por extremistas apoiadores de Trump, que invadiram o Capitólio, e foi encerrada às 5h44 (horário de Brasília) desta quinta-feira (7), após o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, proclamar o resultado da eleição. 

Sem provas, Bolsonaro volta a falar de fraude nas eleições dos EUA.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 4ª feira (6.jan.2021) que “acompanhou tudo” sobre a invasão ao Capitólio norte-americano. Questionado por uma apoiadora, respondeu: “Você sabe que eu sou ligado ao Trump, então você já sabe qual a minha resposta aqui”.

Bolsonaro não comentou a invasão diretamente, e disse em seguida que há “muita denúncia de fraude” sobre a eleição em que Donald Trump perdeu para o democrata Joe Biden. E acrescentou: “ Eu falei isso há um tempo atrás e a imprensa falou ‘Sem provas, o presidente Bolsonaro falou que foi fraudada a eleição norte-americana’.”

O presidente disse em novembro que as eleições foram fraudadas. “Eu tenho minhas fontes de informações. Não adianta falar pra vocês [jornalistas][que] não vão divulgar. Realmente teve muita fraude lá [nos EUA]. Se ela foi suficiente para definir 1 ou outro, eu não sei. Eu estou aguardando 1 pouco mais que lá seja decidido. Pelos Estados, ou pela Justiça Eleitoral deles e, quem sabe, pela Suprema Corte”, disse ele, à época.

Os 2 presidentes adotaram um discurso que minimiza a pandemia de covid-19, embora Estados Unidos e Brasil sejam, respectivamente, os que têm mais mortes pela doença.

Covid-19: após mais de um mês internado, Genival Lacerda morre aos 89 anos.

O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo herdeiro do artista, Genival Lacerda Filho, na manhã desta terça-feira (7/1), em suas redes sociais. “Painho faleceu”, escreveu.

Genival deu entrada no Hospital Unimed I, no Recife (PE), no dia 30 de novembro de 2020, com o diagnóstico de Covid-19.