sábado, janeiro 13, 2018

São Paulo receberá 1 milhão de doses extras de vacina contra febre amarela

O estado de São Paulo vai receber do Ministério da Saúde 1 milhão de doses extras da vacina contra a febre amarela. A intenção é garantir o abastecimento das unidades de saúde até o início de fevereiro, quanto terá início a campanha de vacinação em 53 municípios paulistas.

O acordo para o fornecimento das novas doses oi firmado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. No estado, a ação será concentrada entre os dias 3 e 24 de fevereiro, na campanha de vacinação, quando se pretende imunizar 6,3 milhões de pessoas – 1,4 milhões receberão a dose padrão e 4,9 milhões, a dose fracionada.

Segundo a Secretaria da Saúde estadual, pessoas que moram em local em que não há circulação do vírus e não vão viajar para áreas consideradas de risco devem aguardar o início da campanha para tomar a vacina. Quem for viajar para áreas de risco, deve tomar a vacina 10 dias antes do deslocamento.

Na campanha da vacinação, em locais onde não há circulação do vírus, será ministrada preventivamente a vacina fracionada, que é feita com um quinto da dose padrão. Segundo o Ministério da Saúde, estudo recente realizado por Bio-Manguinhos/Fiocruz aponta a presença de anticorpos contra febre amarela, mesmo após oito anos da aplicação da dose fracionada, resultado semelhante ao observado com a dose padrão no mesmo período.

“Dessa forma, os resultados dão suporte ao uso de doses fracionadas da vacina de febre amarela. A estratégia já foi utilizada anteriormente no controle da epidemia na República Democrática do Congo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que utilizou um quinto da dose padrão da vacina de febre amarela de Bio-Manguinhos/Fiocruz”, destacou o Ministério da Saúde, em comunicado.

Professores poderão ser incluídos em transporte escolar de alunos

Professores podem vir a ser beneficiados com vagas no transporte escolar gratuito oferecido aos alunos. É o que estabelece projeto pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto permite o uso do transporte pelos professores, desde que existam assentos vagos e que não haja alteração da rota.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2012 determina que, além de arcar com o transporte escolar dos estudantes de suas redes escolares, estados e municípios devem permitir aos professores da respectiva rede o uso de assentos vagos disponíveis nos veículos nos trechos autorizados.

Dan Ventura, ex-AraKetu e Saia Rodada são as primeiras atrações confirmadas do Carnaval de Apodi/RN

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou, nesta sexta-feira (12), a divulgação das bandas que irão animar o Carnaval de Apodi neste ano de 2018. As primeiras atrações confirmadas são Saia Rodada, o cantor baiano Tatau, ex-vocalista da banda AraKetu, e o grupo Dan Ventura e os Meninos.

A divulgação aconteceu através das redes sociais da Prefeitura, mesmo local onde será anunciada as demais atrações durante o final de semana. De acordo com o secretário Gilney de Morais, as bandas estão sendo divulgadas na medida em que os processos de documentação estão sendo concluídos.

Das três atrações, o cantor Tatau é a que está sendo mais comentada pelos internautas nas redes sociais. O motivo foi o sucesso que o baiano fez quando estava à frente do AraKetu.

“Ainda tô no chão. Nem acredito”, comentou Luiane Rodrigues. “Agora eu acredito no maior carnaval de todos os tempos”, acrescentou o internauta Fabiano Carvalho.

O Carnaval de Apodi 2018 promete ser um dos maiores do Estado. O evento acontecerá em seis dias, de 09 a 14 de fevereiro, no Calçadão da Lagoa, onde será montado o Corredor da Folia.

Sobe para 13 número de mortos em acidente em rodovia de Minas Gerais

Subiu para 13 o número de mortos no grave acidente ocorrido na manhã de hoje (13) na BR-251, em Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal do estado, duas carretas, duas van, um micro-ônibus e um caminhão que transportava outro veículo se chocaram na altura do quilômetro 413,2 entre os municípios de Montes Claros e Grão Mogol, no norte do estado.

Inicialmente, o corpo de bombeiros informou o número de sete óbitos, mas outras seis vítimas foram retiradas das ferragens. A batida deixou ainda 39 pessoas feridas, sendo que pelo menos 11 estão em estado grave e uma em estado gravíssimo. Os feridos foram levados para a Santa Casa e o Hospital Universitário de Montes Claros.

No início da tarde, a PRF liberou parcialmente o trânsito da pista no sentido de Montes Claros para Salinas. Segundo informações preliminares dos agentes policiais, o acidente foi provocado por um veículo que seguia de Salinas em direção a Montes Claros e invadiu a pista contrária colidindo na lateral de outro veículo. Os carros que vinham em seguida não conseguiram parar e houve uma sucessão de colisões, tombamento de um carro e incêndio de um dos caminhões.

Comer queijo diariamente ajuda a prevenir infarto, diz estudo

Comer queijo todos os dias pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Isto é o que diz um estudo feito pelo cientista Li-Qiang Qin, da Universidade de Soochow, na China.

O artigo se baseou na revisão de 15 pesquisas publicadas, que analisaram um total de 200 mil pessoas, todas saudáveis e cuja saúde foi monitorada, em média, por dez anos.

De acordo com os dados, as pessoas que rotineiramente comem queijo têm um risco 18% menor de desenvolver doenças cardiovasculares, 14% menor de ter ataque cardíaco e 10% menor de sofrer acidente vascular cerebral, do que aqueles que não consomem queijo.

A “dose” considerada mais eficaz é de cerca de 40 gramas por dia.

A pesquisa, publicada na revista “European Journal of Nutrition”, concluiu que o queijo sempre foi apontado como um “perigo” para a saúde do coração devido ao seu teor de gorduras saturadas. Mas vários estudos nos últimos anos comprovaram o contrário.

Papa não correrá perigo no Chile apesar de atentados, diz governo

O ministro do Interior do Chile, Mario Fernández, garantiu neste sábado (13) que o papa Francisco não correrá perigo em sua visita ao país, que começa na próxima segunda-feira (15), apesar dos atentados registrados ontem (12) contra cinco igrejas católicas de Santiago. As informações são da EFE.

Em entrevista à rádio Biobío, Fernández destacou a coordenação permanente entre os órgãos de segurança e os serviços de inteligência do governo. Segundo ele, o trabalho será intensificado tanto na capital do país como nas cidades de Temuco, no Sul do país, e Iquique, no Norte, por onde o papa também passará.

O chefe do gabinete ministerial da presidente Michelle Bachelet disse que as autoridades fizeram uma autocrítica sobre os ataques. Um dos motivos para declarar feriados em Santiago, Temuco e Iquique nos dias da visita de Francisco é concentrar nas três cidades o maior número de agentes possível.

Fernández classificou os atentados como "graves e repudiáveis" e afirmou que em todas as sociedades há "articulações que alteram a ordem pública". "Mas é preciso não confundir liberdade de expressão com os métodos utilizados para expressá-la", disse.

Personal trainer é uma das três ocupações excluídas do MEI

Profissionais que exercem as atividades de personal trainer, arquivista de documentos e contador técnico contábil não podem mais se formalizar na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). Essa é uma das mudanças que constam na Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicada no mês passado. Os empreendedores cadastrados nessas atividades devem realizar o desenquadramento ou dar baixa no registro de MEI no Portal do Empreendedor ao longo de 2018, para evitar que tenham que arcar, por exemplo, com custos tributários retroativos à data de exclusão da atividade.

A não realização do desenquadramento ou baixa da empresa impede, por exemplo, a renovação do alvará de funcionamento e a autorização para emissão de notas fiscais. Os empreendedores podem esclarecer dúvidas sobre o assunto em um dos pontos de atendimento do Sebrae no Rio Grande do Norte ou pelo 0800 570 0800.

A mesma resolução do CGSN incluiu novas atividades na listagem de ocupações do MEI. A maioria delas é ligada ao agronegócio, entre as quais estão a de apicultor, cerqueiro, viveirista, prestador de serviços de colheita, poda, preparação de terrenos, roçagem, destocamento, lavração, gradagem e sulcamento/semeadura.

Na lista também constam as atividades de locador de bicicletas, locador de material e equipamento esportivo, locador de motocicleta sem condutor e locador de videogames.  Se o empreendedor teve atividade excluída do regime do MEI, ele precisa realizar o seu desenquadramento como MEI no Portal do Simples Nacional  http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional . É necessário buscar ajuda de um contador, pois terá que atuar como Microempresa, optante pelo Simples Nacional ou outro regime tributário.

O Sebrae conta com  um plantão de atendimento ao longo de todo o mês de janeiro e essa equipe técnica de atendimento dispõe de contadores que podem ajudar. Basta comparecer à sede do Sebrae em Natal, que fica bairro de Lagoa Nova, em frente à Arena das Dunas. É possivel também obter orientação nas cidades do interior onde o Sebrae tem escritórios regionais.

Caso o empreendedor não tenha interesse ou condições de arcar com os custos de outro regime tributário, é preciso dar baixa na empresa. Uma opção é verificar junto à prefeitura a possibilidade de atuar como autônomo, uma vez que essas atividades são de prestação de serviços.

Com novas linhas de crédito, Banco do Nordeste quer atrair projetos de energia

Com as mudanças nas taxas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Banco do Nordeste quer atrair a atenção de empresas de energia, sobretudo as que foram contempladas nos últimos leilões, realizados em dezembro e que contrataram empreendimentos para gerar energia em 4 anos (leilão A-4) e 6 anos (leilão A-6).

Na última quinta-feira (11), o novo presidente do banco, Romildo Rolim, reuniu 120 empresários do ramo em São Paulo para apresentar os novos benefícios ao setor. A limitação para financiamento de empreendimentos do tipo passou de 60% para 80% do valor total do projeto.

“Já existem no banco várias propostas de geração e transmissão de energia. Com as novas taxas e benefícios em vigor a partir desse ano, chamamos esses novos clientes e os vencedores dos leilões de energia para mostrar que empreendimentos instalados no Nordeste podem contar com o banco”, disse o superintendente de Negócios de Atacado e Governo, Helton Chagas.

As taxas de financiamento a partir de recursos do FNE deixaram de ser fixas para ter um componente variável: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Antes da mudança, os juros cobrados de grandes empresas, por exemplo, era de 10,14% ao ano, com um bônus de 15% para empresas adimplentes. Com a inclusão da variação da inflação medida pelo IPCA no novo cálculo, esses juros podem ficar em 5,86% ao ano, considerando um contrato firmado agora em janeiro.

Segundo Chagas, o volume de projetos de geração e transmissão de energia em análise no Banco do Nordeste soma mais de R$ 9 bilhões. Desse total, R$ 2 bilhões já estão aprovados, mas serão contratados a partir deste ano, já de acordo com as novas taxas.

Para 2018, os recursos do FNE deverão superar os R$ 27 bilhões. Desse total, conforme disse o superintendente, metade será destinada a investimentos em infraestrutura. A perspectiva do Banco do Nordeste é utilizar 100% do valor disponível, especialmente em benefício das micro e pequenas empresas. Em 2017, a aplicação do fundo ficou em torno de 60%.

Adilson Brito o Locutor e Radialista que você respeita.

Filho de família humilde, mas de muita honestidade, deste criança Adilson Brito já demonstrava o desejo pelo mundo da comunicação.

Com seu jeito alegre e brincalhão começou apresentando quadrilhas juninas e logo após entrou no mundo da locução onde se destacou nos últimos anos com o bordão BEM GOSTOSINHO.

No rádio o seu eu primeiro contato foi na 89 FM em João Câmara/RN, onde amanhã ele estreará o seu novo programa ás 8 horas da manhã, com certeza suas manhãs de domingo será bem mais gostosa com essa sua nova opção no rádio camarense.

Por isso que hoje o Blog do Valdemar Tibá vem parabenizar o Locutor e Radialista Adilson Brito a voz vibrante e marcante da Região do Mato Grande e que Deus te abençoe sempre em sua jornada no mundo da comunicação.

Cinco dicas para evitar intoxicação alimentar no verão

Sol, calor e férias escolares: é no verão que muitos não resistem à tentação de ir à praia e aproveitar este período em frente ao mar. Com o clima de despreocupação, o cuidado com a alimentação pode ficar um pouco de lado, quando recorremos a alternativas menos saudáveis na hora de matar a fome – inclusive por conta da comodidade, já que não é raro encontrarmos ambulantes e quiosques com cardápios recheados por pastéis, espetinhos, porções fritas e salgadinhos, além da ampla variedade de bebidas doces, gaseificadas e alcoólicas.

Todo esse cenário pode colocar a saúde digestiva em risco: o consumo em excesso desses alimentos pode agredir a mucosa do estômago e o consumo bebidas alcoólicas aumenta o nível de acidez do suco gástrico, podendo provocar gastrite e, em casos mais graves, úlcera.  Por isso, frituras, alimentos industrializados, enlatados, café, chocolate, pimenta, bebidas alcóolicas e açúcar devem ser ingeridas com moderação.

Além da gastrite, outro problema recorrente nessa época do ano caracteriza-se pela infecção intestinal ou gastroenterite aguda, cujos sintomas são diarreia e, em casos mais intensos, vômitos e febre. A infecção, em geral, é causada por água ou verduras contaminadas, e por intoxicação alimentar, originada por comidas deterioradas devido ao calor. O contágio acontece pelo ar e por alimentos, objetos ou mãos contaminadas. A bactéria mais comum é a conhecida Salmonela.

Dr. Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), dá dicas para que essas condições sejam evitadas, sobretudo nas épocas mais quentes do ano. Confira:

Temperatura adequada
É fundamental atentar-se ao armazenamento dos alimentos em temperatura adequada, sempre buscando por escolhas que agridam menos a saúde digestiva. Não os deixe fora da geladeira por muito tempo e, quando viajar, leve-os em caixas de isopor ou bolsas térmicas.

Evite alternativas pré-cozidas 
Ou seja, se possível, evite aqueles itens já assados ou fritos – após a cocção, não há mais nenhuma etapa para eliminação de bactérias e, com o passar do tempo e o calor, as chances de estragar são maiores.

Práticos e saudáveis
Caso não possa manter a refrigeração adequada, leve frutas frescas e secas, e biscoitos de polvilho. No caso de sanduíches naturais, eles precisam ser bem conservados, servindo como fonte de proteína – melhor deixar sem molho.

Fique bem hidratado! 
Principalmente no calor, é indicado que se beba bastante água, sucos naturais e água de coco, por exemplo. Se for compra-los na praia, observe se o lacre não está violado e se a validade está dentro do prazo. Nunca beba água da torneira.

Reconheça a contaminação
Impossível levar suas próprias comidinhas para a praia? Então fique de olho nos ambientes e nos funcionários. Veja se os cabelos estão presos, se os aventais estão higienizados e a limpeza dos recipientes. A contaminação pode ser física, química e biológica. No primeiro caso, é visível: há presença de impurezas no prato, como pedras, areia ou cabelo. Quando química, acontece em decorrência da presença de produtos contaminantes, como inseticida; a biológica é causada por fungos, bactérias e vermes.

Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 12 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (13), um prêmio de R$ 12 milhões ao apostador que acertar as seis dezenasd o concurso 2.004. O sorteio será realizado às 20h no Caminhão da Sorte da Caixa, que está em Pomerode, Santa Catarina.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor em caderneta de poupança, receberá mais de R$ 47 mil apenas em rendimentos mensais. O valor do prêmio também é suficiente para adquirir uma frota de 340 carros populares.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de hoje.

Inscrições abertas da Corrida de São Sebastião em João Câmara/RN.


Três pessoas são assassinadas dentro de casa em São Miguel do Gostoso/RN

Um triplo crime de homicídio foi registrado na madrugada deste sábado(13) na cidade litorânea de São Miguel do Gostoso. As vítimas foram dois homens e uma mulher.

Segundo informações da polícia ao G1 RN, os corpos ainda não foram identificados, mas seriam de um pai, do filho dele e da nora.

A polícia informou ainda que o triplo crime de homicídio tem características de execução, uma vez que as vítimas foram mortas à queima-roupa. A casa onde ocorreu o sinistro, fica perto do campo de futebol da cidade.

O sargento Assis, disse ao G1 que teve informações de que as três vítimas estavam morando na cidade há poucos meses e que teriam envolvimento com drogas.

Cármen vai ter encontro para discutir julgamento de Lula

A agenda da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, prevê uma reunião na próxima segunda-feira, às 10h, com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), desembargador Federal Thompson Flores.

A programação foi divulgada nesta sexta, e a assessoria do TRF-4 confirmou que um dos assuntos da audiência será o julgamento do ex-presidente Lula, em Porto Alegre, marcado para o próximo dia 24. O TRF-4 vai julgar os recursos de Lula, condenado pelo juiz Sérgio Moro a uma pena de 9 anos e seis meses de prisão, e de outros seis réus no processo do famoso triplex do Guarujá.

Cosern alerta para cuidados com a rede elétrica durante o período de chuvas

O período chuvoso que se aproxima requer maior atenção da população quanto ao uso da energia elétrica. O aumento da incidência de chuvas, que também pode vir acompanhado por ventos, pode ocasionar o lançamento de galhos de árvores, pedaços de panos, plásticos e outros objetos na rede, provocando ocorrências no sistema elétrico. Neste período, também pode haver aumento no número de ocorrências provocadas por descargas elétricas (raios).

A Cosern possui um plano de manutenção preventiva do seu sistema elétrico como forma de evitar as interrupções de energia aos seus clientes em todo o Rio Grande do Norte. Mas é sempre importante relembrar algumas dicas sobre cuidados que podem ser adotados pela população para minimizar riscos de acidentes com a rede elétrica no período chuvoso:

· Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
· Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
· Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos;
· Siga as orientações dos fabricantes de equipamentos elétricos quanto às instalações e, principalmente, as relacionadas ao aterramento elétrico;
· Somente um especialista deve realizar manutenção nas instalações elétricas do imóvel;
· Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
· Procure não ficar sob árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc., sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
· Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;
· Só instale, desligue ou remova antenas com auxílio de um profissional capacitado e se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la e ligue para o 116;
· Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Cosern através do telefone gratuito 116.

MPRN abre seleção para cargo de assessor jurídico ministerial

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abre na próxima segunda-feira, 15, processo seletivo para uma vaga no cargo de assessor jurídico ministerial, de provimento em comissão, para atuar no município de Assú.

Os candidatos devem enviar os currículos até quinta-feira, 18, para o e-mail selecao@mprn.mp.br. A seleção contará com as etapas de análise de currículos, prova subjetiva, entrevistas técnicas e comportamentais e submissão dos candidatos pré-selecionados ao promotor de Justiça demandante e ao procurador-geral de Justiça.

Os interessados devem ter formação de nível superior em Direito e disponibilidade para cumprir carga horária de 40 horas semanais. A remuneração é de R$ 5.068,84, acrescida de auxílio alimentação no valor de R$ 1.400 e auxílio saúde.

Campeonato Potiguar começa hoje (13)

Oito clubes participam da temporada, tendo como novidade o Força e Luz, que garantiu acesso ano passado. A disputa começa neste sábado (13) com dois jogos: Às 16 horas o Santa Cruz recebe o ABC na Arena das Dunas, enquanto o Globo enfrenta o Baraúnas, às 17 horas, no Barretão.

Neste domingo (14), mais duas partidas complementam a primeira rodada: O Força e Luz duela contra o América na Arena das Dunas às 16, e o Potiguar joga contra o ASSU, às 17 horas, no Nogueirão. A TV Esporte Interativo só começará a transmitir os jogos a partir da segunda rodada da competição.

Neste ano, não serão disputadas finais por turno, o campeonato será no formato de pontos corridos, com uma final em jogos de ida e volta entre os times que mais pontuarem na Copa Cidade do Natal (1º turno) e Copa Rio Grande do Norte (2º). Em caso de um mesmo time ser o melhor pontuador dos dois turnos, se torna campeão direto sem necessidade das finais.

Governo Temer vai privatizar Eletrobras

O governo de Michel Temer vai conseguir privatizar a Eletrobras no segundo semestre.

Foi o que disse o presidente da estatal, Wilson Ferreira, a Míriam Leitão, em entrevista na Globonews, a despeito da pressão das bancadas de Norte e Nordeste em contrário.

“Você faz referência a um conjunto de políticos, mas nós temos 513 deputados e 81 senadores. Quero crer que a sociedade brasileira esteja bem representada em sua maioria. Para aprovar o PL é preciso maioria simples. Os grupos que perdem privilégios estão identificados claramente.”

Servidores da saúde do Estado farão novo ‘apagão’ nesta segunda-feira(15)

A saúde do RN terá um novo apagão na próxima segunda-feira (15). A iniciativa foi aprovada por unanimidade em assembleia do dia 10, que também aprovou a continuidade da greve. O apagão na saúde terá início às 6h, em frente ao hospital Walfredo Gurgel.
Assim como o apagão que ocorreu na última segunda (9), os servidores irão reduzir o atendimento e apenas casos de urgência e emergência serão encaminhados à unidade. Uma equipe de servidores fará a triagem dos pacientes que chegarem no hospital para encaminhá-los à outras unidades de saúde.

A ideia do novo apagão é protestar contra a proposta de negociação do governo do Estado que em audiência com o Sindsaúde-RN, no dia 9, se comprometeu em pagar os salários de dezembro e adiantar o de janeiro na próxima semana, no entanto, deixa de fora os servidores inativos (aposentados e pensionistas).
 
“Queremos sim receber os nossos salários, mas entendemos que o governo não pode excluir os aposentados que tanto fizeram por esse Estado. O tratamento deve ser o mesmo para ativos e inativos, os aposentados fizeram história na saúde do RN e devem ser valorizados”, disse Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN.

Ministro garante permanência de mil homens das Forças Armadas no RN

A volta dos policiais militares às ruas do Rio Grande do Norte não vai fazer com que as Forças Armadas deixem completamente o Estado. Em publicação feita no Twitter, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, garantiu que pelo menos mil homens continuarão no RN por tempo indeterminado.

“Com o fim das greves das polícias do RN, a ação das FAs (GLO) se encerrará dia 12”, escreveu. Em segue, Jungmann complementou: “Porém, 1.000 militares permanecerão, em condições de pronto emprego, caso se faça necessário e o Presidente determine”.

A ação das Forças Armadas se encerra nesta sexta-feira (12). Os militares federais chegaram ao RN no dia 29 de dezembro.
A Polícia Militar entrou em greve no dia 19 de dezembro. Já no dia 6 de janeiro, o governador Robinson Faria declarou estado de calamidade na Segurança Pública do RN.

Entidades empresariais divulgam nota de apoio ao pacote de ajuste fiscal do governo do RN.

Algumas entidades representativas do segmento empresarial do Rio Grande do Norte subscreveram nota de apoio ao pacote de medidas apresentado pelo Governo Robinson Faria (PSD) à Assembleia Legislativa, esta semana, denominado de “RN Urgente”.

O ajuste fiscal é apoiado por Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO), Federação das Empresas de Transporte e Passageiros do Nordeste (FETRONORTE) e Federação da Agricultura e Pecuária do RN (FAERN).

BNDES pretende devolver R$ 130 bilhões ao Tesouro Nacional em 2018, diz diretor

O diretor de planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos da Costa, afirmou nessa quinta-feira (11) que a instituição financeira está trabalhando para devolver em 2018 ao Tesouro Nacional os R$130 bilhões esperados pelo Banco Central. Ele disse, no entanto, que ainda não há data para a devolução e que a mesma pode ocorrer de forma fracionada. As declarações foram dadas durante apresentação das novas políticas operacionais do BNDES.

Entre 2008 e 2014, o BNDES recebeu da União empréstimos que totalizam cerca de R$532 bilhões. Em 2016, houve uma devolução superior a R$100 bilhões e, no ano passado, de cerca de R$50 bilhões. Para 2018, foi pedido mais R$130 bilhões. O Banco Central projeta que, se não houver esta devolução, a dívida do setor público pode chegar a perto de 80% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Estamos melhorando o nosso país e para isso precisamos de um equilíbrio sustentável das contas públicas. Não há país que cresça e se desenvolva com as contas desequilibradas. Isso não é suficiente, porque tem país muito pobre com as contas públicas equilibradas, mas é necessário. Então trabalhamos juntos com o governo. E estamos trabalhando para chegar aos R$130 bilhões de devolução”, disse.

Carlos da Costa afirmou que o valor é compatível com as projeções do banco. No entanto, destacou que se houver novo pedido no futuro, poderá haver dificuldades. “Não temos gestão sobre as demandas do Tesouro. Não podemos dizer que vamos devolver os R$130 bilhões e que também atenderemos o que mais o governo federal nos pedir. Não podemos falar isso porque seria irresponsável”.

PCdoB entrega Secretaria de Esportes e rompe oficialmente com Robinson

O PCdoB anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 11, o rompimento com o governador Robinson Faria (PSD). Além de emitir uma nota em que se manifesta contrariamente ao pacote de medidas de ajuste fiscal proposto pelo governo, o partido entregou o comando da Secretaria de Esporte e Lazer, que era ocupada até então por Canindé de França. A exoneração do secretário, a pedido, já foi publicada na edição desta sexta-feira, 12, do Diário Oficial do Estado.

Partido do vice-governador, Fábio Dantas, o PCdoB era aliado de Robinson desde a eleição de 2014. Segundo o presidente estadual da legenda, Antenor Roberto, o rompimento se tornou inevitável após o anúncio, pelo governo, de medidas austeras.

“Temos divergência sobre a parte da proposta que tira direitos dos servidores e aliena ativos do Estado. Não havia ambiente para continuarmos no governo. O governador fez uma campanha pedindo o voto do eleitor com um programa. Agora, o mesmo candidato eleito apresenta um conjunto de medidas contrários àquilo que ele falou”, destaca Antenor, que acrescenta que permanecer no governo feriria a identidade do partido.

Defender Lula não é ser petista, é ser justo.

Defender Lula não é coisa de petista, nem de "esquerdista". Defender Lula é atitude de gente sensata, gente que sabe que o que está em jogo não é corrupção, apartamento triplex, sítio, pedalinho, nada disso.

 O que está em jogo é o sistema democrático brasileiro. O que está em jogo é a falência do sistema judiciário brasileiro que se tornou partidário e tão ou mais corrupto que o sistema político.

O que está em jogo é a imagem do Brasil perante o mundo porque nem mesmo os que acusam Lula estão convictos de que haja provas de corrupção do ex-presidente.

Vamos ser honestos, o processo é político e tem por objetivo tirar a maior liderança mundial da esquerda das eleições num país que vive um golpe de Estado, um golpe que tirou do poder uma mulher honesta, uma mulher nunca acusada, julgada e condenada por corrupção.

Sejamos honestos, o crime de Lula foi gerar ódio nessa elite que jamais aceitou que um torneiro mecânico, operário, nordestino e sem diploma tenha se tornado respeitado mundialmente, uma espécie de Nelson Mandela brasileiro, só que no combate à fome.

 Sejamos honestos, os que defendem a sua prisão são os mais corruptos, comprovadamente corruptos, homens sem amor ao povo brasileiro, homens que por dinheiro venderiam até a alma, quem dirá vender a riqueza nacional como estão a vender.

Defender Lula é hoje um dever de qualquer patriota, qualquer democrata, independente de partidarismo.

 Defender Lula é defender o Brasil e o que resta de dignidade nesse país. Lula não roubou, não recebeu dinheiro, não teve conta secreta descoberta na Suíça, nem dólares em paraísos fiscais.

Não caiu em áudio mandando matar, nem teve malas com milhões de reais com suas digitais. Lula elevou a condição de vida de milhões de brasileiros, provou que um homem de origem pobre e humilde pode ser Presidente e mais, pode ser o maior Presidente da história. Por isso a elite brasileira com seu complexo de inferioridade, com seu complexo de vira-latas jamais o perdoará.

O crime de Lula, na verdade, foi comandar um governo voltado para os mais pobres, um governo mais popular e independente, soberano e isso, amigos e amigas, jamais será aceito pela Casa Grande.

Defender Lula é defender a história, é defender a justiça, pois um homem respeitado no mundo todo não merece nos seus 72 anos de idade ser preso, condenado por um crime que não cometeu.
 

Lula merece o apoio de todo o povo a quem ele tanto dedicou sua vida.

 Não é ser petista, é ser justo.

Cenário nas bacias do Sistema Cantareira é preocupante, diz consórcio

O volume de chuvas nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e a vazão dos rios que desembocam no Sistema Cantareira, um dos maiores complexos de abastecimento d'água de São Paulo, compõem atualmente um cenário muito semelhante ao de 2013, ano anterior à crise hídrica no estado. O dado, considerado preocupante, foi divulgado nesta semana pelo Consórcio PCJ, em balanço que compilou dados meteorológicos do ano passado e os comparou aos de anos anteriores.

Parte do terceiro parque industrial do Brasil, a Bacia PCJ tem uma importância muito grande, diz o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz. "E é das nascentes do Rio Piracicaba que se promove o abastecimento de cerca de 50% da região metropolitana de São Paulo”, acrescentou Lahóz. O Consórcio PCJ, primeiro organismo de bacias, criado em 1989, para gerenciamento dos recursos hídricos, participa do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Em entrevista à Agência Brasil, Lahóz informou que as bacias do PCJ contribuem para o abastecimento de água de cerca de 14 milhões de pessoas, das quais 5,5 milhões vivem em 76 municípios na região onde estão as bacias (entre eles, moradores das cidades de Campinas e Piracicaba] e 9 milhões da região metropolitana de São Paulo e que dependem do Sistema Cantareira.

O volume de armazenamento de água no Cantareira, destacou Lahóz, está muito próximo hoje do de 2013, ano anterior ao da crise. “Quando adentramos de 2013 a 2014, o Sistema Cantareira estava com 30% de sua capacidade. De 2017 para 2018, estamos com aproximadamente 40%. Pelo acumulado de precipitações abaixo da média histórica e pelo acumulado da falta de reposição do lençol freático, temos uma situação hoje, no Sistema Cantareira, de 43% [de volume de armazenamento]m quando o desejado seria que ele estivesse acima de 70%.”

Com esse volume, o Cantareira se encontra hoje na faixa 2, de atenção para desabastecimento. “A próxima faixa é a 3, de alerta. E estamos muito mais próximos da de alerta que da normal”, disse Lahoz.

Segundo o relatório do consórcio, caso as chuvas deste início de ano não ocorram de forma consistente, as chances de disponibilidade de água e de que a população encontre dificuldades para o abastecimento, são grandes, principalmente porque é esperada para este ano mais uma ocorrência do fenômeno La Niña, o que pode significar fortes secas na Região Sudeste.

O problema é que, desde 2012, as chuvas estão ocorrendo abaixo das médias históricas. Além disso, os lençóis freáticos ainda não se recuperaram da escassez dos últimos anos. “Entre 2015 e 2016, as chuvas foram de grande intensidade e de curta duração [o que aumentou a média histórica anual de precipitações, mas o subsolo não consegue absorver essa água], e o lençol freático não foi carregado suficientemente. Em 2014, perdemos aproximadamente 75% das nossas nascentes, que garantem os cursos de água. E não conseguimos recuperar essa perda", afirmou o secretário executivo do Consórcio PCJ.

"O que nos aflige é que teremos talvez 40% das nascentes [este ano]. Descemos em uma linear muito baixa, e a reação não foi a contento. O que aconteceu? Em 2016, novamente as precipitações decresceram. E, em 2017, chegaram a reduções próximas de 15% da média histórica. E adentramos o ano de 2018 com lençol freático ainda não preparado para qualquer fenômeno que venha a ocorrer. Se as chuvas fossem de média histórica, em cinco anos, se recuperariam [os lençóis]”, explicou.

Lahoz destacou ainda que o Sudeste é uma região de grande impermeabilização do solo, o que traz ainda mais dificuldades para o carregamento do lençol freático.

Acidente com vários veículos deixa 4 mortos e 30 feridos na BR-251, interior de MG

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas e quatro morreram em um grave acidente envolvendo vários veículos na BR-251, em Grão Mogol, em Minas Gerais, na manhã deste sábado (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, seis pessoas estão em estado grave e 18 sofreram ferimentos leves.

O acidente envolveu um carro de passeio, um micrô-onibus, duas vans e uma carreta carregada de cadernos, que pegou fogo, cita o ‘G1’. As causas do acidente serão investigadas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a rodovia está interditada nos dois sentidos e não há previsão para liberação. Ambulâncias do Samu de cidades da região se deslocaram para o local do acidente. Um helicóptero da Polícia Militar também está auxiliando no socorro às vítimas.

Oportunidade de Emprego em João Câmara e Região.


Prime consignados contrata vendedores externos de João Câmara e cidades vizinhas para fazer parte do quadro de vendedores com salário fixo e comissão de vendas.  Telefones para contatos 3262.3264 Ou 998345391. Mande seu currículo no e-mail Primeconsignados1@hotmail.com. São três vagas para vendedor externo.

Bandidos confundem Van e assaltam pacientes de hospital que passava na BR 230/PB

Bandidos assaltaram várias pessoas que estavam em uma Van passando por Campina Grande em direção a cidade de Tavares no sertão paraibano.

Os passageiros tinham feito tratamento médico em João Pessoa e a van pode ter sido confundida com a van de comerciantes que iriam para Pernambuco ou Natal fazer compras.

As pessoas foram agredidas e os objetos pessoais foram levados.

Foram aproximadamente 15 minutos de terror nas mãos dos bandidos que foram muito agressivos, chegando a dar coronhadas nas vítimas.

Bombardeios matam sete pessoas na província síria de Idlib

Pelo menos sete pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram em decorrência dos bombardeios efetuados na noite de sexta-feira (12) por aviões de guerra não identificados no sul da província de Idlib, no Noroeste da Síria. A informação foi divulgada neste sábado (13) pela organização Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os ataques aéreos tiveram como alvo a cidade de Khan al Sabl, no sul de Idlib, que já foi bombardeado por aviões no dia 2 deste mês. Na ocasião, sete pessoas morreram, entre elas cinco crianças, afirmou a fonte.

Além dos sete civis mortos de ontem à noite, 10 pessoas ficaram gravemente feridas, razão pela qual a organizão não gov ernamental (ONG) teme queo número de mortes aumente.

A província de Idlib está controlada quase totalmente pelo Organismo de Libertação do Levante (aliança criada em torno do antigo braço da Al Qaeda) e outros grupos armados que lutam contra as forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad.
 
Há semanas, as tropas governamentais desenvolvem uma ofensiva no leste de Idlib em uma tentativa de adentrar e avançar pela região.

Irã qualifica novas sanções dos EUA de "ilegais" e ameaça com resposta

O Ministério de Assuntos Exteriores do Irã condenou neste sábado (13) as novas sanções impostas pelos Estados Unidos, qualificando-as de "ilegais e hostis", e advertiu que receberão uma "séria reação" por parte da República Islâmica. Segundo o comunicado do ministério, o anúncio de novas sanções cruza "todas as linhas vermelhas de comportamento na comunidade internacional e viola as normas de princípios da lei internacional".

O Tesouro americano anunciou na véspera sanções a 14 pessoas e entidades iranianas, entre elas o chefe do Poder Judiciário, aiatolá Sadeq Larijani, por abusos aos direitos humanos e apoio ao Programa de Mísseis Balísticos do Irã.

"O senhor Trump continua com suas medidas hostis contra o povo do Irã e menciona ameaças que já várias vezes foi incapaz de aplicar (...), diz a nota.

O departamento iraniano também reagiu às ameaças feitas ontem (12) pelo presidente americano contra o acordo nuclear, assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências.

O Ministério de Assuntos Exteriores insistiu em que não adotará "nenhuma medida além dos compromissos que contraiu com o JCPOA", sigla em inglês pela qual se conhece formalmente o pacto nuclear.
 
Tampouco permitirá que se estabeleça conexão entre este acordo e outros temas, nem aceitará "nenhuma mudança, nem agora, nem no futuro" do tratado.
 
Trump decidiu ontem manter ativo um mecanismo que suspende temporalmente as sanções ao Irã por causa de seu programa nuclear, algo sobre o qual deve se pronunciar a cada 120 dias por força da lei, mas deu um ultimato à Europa para modificá-lo. A ideia de Trump é preparar um "acordo suplementar" com seus parceiros europeus para impor novas sanções multilaterais se o Irã desenvolver ou testar mísseis balísticos, e impedir as inspeções das suas instalações nucleares, entre outros.

Veja cinco motivos para tomar água com limão em jejum.

O detox virou moda! Tomar um copo de água com meio limão espremido todo dia de manhã, ainda em jejum, é o mais fácil deles. A nutricionista Thaianna Velasco indica cinco motivos para aderir este hábito,

1) Desintoxica o fígado
A principal função desta mistura é atuar sobre este órgão, tão sobrecarregado pelas toxinas que adquirimos diariamente. Essas substâncias vêm dos alimentos, remédios, adoçantes, poluição, tabagismo e alguns cosméticos.

2) Melhora da imunidade
O limão é altamente ácido. Ao entrar no organismo ele torna o sangue mais alcalino e por isso mais resistente à doenças. O açúcar tem o efeito oposto. Por isso, não é recomendado adoçar esta mistura.

3) Ajuda na digestão
O limão limpa o intestino e aumenta os movimentos do órgão, ajudando no processo de desintoxicação e digestão. Caso você tenha problemas digestivos, queimação quando come, dificuldades de digestão e sono após comer, o limão ajudará o seu organismo a se equilibrar e você verá que após alguns dias terá uma baixa nestes sintomas de má digestão.

4) Esta mistura é adstringente
Isso significa que ele ajuda a eliminar gorduras. Não quer dizer que emagreça, mas que ajuda a desintoxicar o sangue do excesso de gordura.

5) Controla a pressão
O limão funciona como um ciurético natural, que ajuda na redução da pressão arterial. Hidrate-se!
 
Atenção:
Pessoas com problemas de gastrite, acidez e irritação de mucosa não devem aderir ao hábito. O limão é muito ácido e vai piorar os sintomas.

Governo do RN confirma pagamento de 1/3 de férias e reajuste do piso

O Governo acaba de confirmar para a direção do SINTE RN o pagamento de 1/3 (um terço) de férias do mês de janeiro conforme tem direito os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte.

O Estado também confirma que realizou os procedimentos necessários de análise de impacto financeiro para cumprir a Lei Federal e atender, no mês de fevereiro, a atualização do valor do Piso Salarial Nacional do Magistério.

O coordenador geral do SINTE RN, professor Rômulo Arnaud, comentou a informação: “O governo não faz mais do que a sua obrigação em cumprir com o pagamento do 1/3 de férias e atualizar os valores do Piso Nacional, mas lamentamos muito que esse mesmo governo massacre nossos aposentados que estão há mais de dois meses com seus salários atrasados”.

PRF realizará leilão de veículos apreendidos nas rodovias federais do RN

A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte realizará no dia 23-01, às 9h, NO Versailles Recepções, na rua Cel. Milton Freire, 2919, no bairro de Cidade Jardim, na Zona Sul de Natal, através da Lance Certo Leilões e do seu leiloeiro oficial, Francisco Doege, o leilão de veículos recolhidos e abandonados por seus proprietários nos pátios das delegacias de Polícia Federal da SPRF-RN e pátios contratados.

São mais de 300 lotes com lances 50% abaixo do valor de mercado. Para maiores informações e acesso ao edital, acesse o www.lancecertoleiloes.com.br ou entra em contato nos telefones 84-3223-4146 ou 84-99171-6264.

Inep antecipa em um dia o resultado do Enem

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 serão disponibilizados com um dia de antecedência, em 18 de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados só poderão ser consultados individualmente na Página do Participante onde será necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência para evitar transtornos. O Enem é hoje a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições em Portugal.

Como em outras edições, e conforme previsto em edital, os resultados serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. Os espelhos de correção das redações também serão divulgados após dois meses.

O acesso ao espelho de correção é uma forma do participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

Inep antecipa em um dia o resultado do Enem

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal participará de mais uma ação de fiscalização no trânsito, que será realizada neste sábado (13), dentro do Fórum Permanente das Operações Lei Seca do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Como em todo o Brasil, as blitzes no Distrito Federal ocorrerão entre 16h de sábado e 4h da manhã de domingo (14). As operações marcarão o início das ações do calendário de mobilização nacional, que tem como meta diminuir os índices de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção.

A ação deste fim de semana consiste na realização de diversas blitzes da Lei Seca, com pontos de bloqueio em ruas, avenidas e em locais estratégicos de todo o país. As rodovias federais também terão operações realizadas pela PRF.

Esta é a segunda ação conjunta realizada pelos órgãos de trânsito do todo país. A primeira foi no ano passado, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito. Na ocasião, foram abordados 19.328 motoristas, sendo que 2.549 apresentaram sinais de embriaguez. As informações são do Detran do Distrito Federal.

Natal registra mais de 40 mil casos de doenças diarreicas em um ano

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (12) novas sanções contra 14 indivíduos e entidades do Irã, entre eles o chefe o Poder Judiciário, o aiatolá Sadeq Larijani, por "graves" abusos aos direitos humanos e apoio ao programa de mísseis balísticos. As informções são da EFE.

"Estamos sancionando o regime do Irã, entre eles o chefe do Poder Judiciário, pelos maus-tratos a seus cidadãos, incluídos aqueles que foram presos apenas por exercerem o direito de se reunir pacificamente, e por censurar seu próprio povo, que se levanta em protesto contra o seu governo", afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em comunicado.

Mnuchin ressaltou que "os EUA não ficarão quietos enquanto o regime iraniano continuar envolvido em abusos a direitos humanos e injustiças".

Além de Lajirani, irmão do presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, também foram sancionados Gholamreza Ziaei, diretor da prisão de Rajaee Shahr, e vários conselhos governamentais de cibersegurança no Irã.

Também são alvo de sanções várias empresas chinesas e a malaia Green Wave Telecommunications, por facilitar provisões técnicas ao programa de mísseis de Teerã.

"Politicamente, isto atinge o mais alto do regime e envia uma mensagem muito forte de que os EUA não tolerarão as violações contínuas aos direitos dos cidadãos iranianos", disse um funcionário do alto escalão americano, que pediu anonimato.

Como consequência, ficam congelados ativos que estas pessoas e instituições possam ter em jurisdição americana e estão proibidas as transações com eles tanto às entidades financeiras como aos cidadãos dos EUA.

Ao mesmo tempo em que o Tesouro fez este anúncio, o presidente Donald Trump decidiu renovar o alívio das sanções ao Irã com base no acordo nuclear de 2015, firmado com outras cinco grandes potências (China, França, Reino Unido, Alemanha e Rússia), mas exigiu que seus aliados europeus negociem com ele um pacto suplementar.

São Paulo tem 21 mortes e 40 casos de febre amarela desde janeiro de 2017

Desde janeiro de 2017,  21 pessoas morreram em decorrência da febre amarela no estado de São Paulo. O último balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado hoje (12), indica também 40 casos confirmados da doença. O balanço anterior indicava 29 casos confirmados, com 13 mortes.

Em relação a mortes e adoecimento de primatas, como macacos e bugios, foram 2.491 casos desde julho de 2016, sendo que a febre amarela foi confirmada em 617 animais. Mais de 61% desses registros ocorreram na região de Campinas.

As mortes ocorreram nos municípios de Américo Brasiliense, Amparo, Atibaia, Batatais, Itatiba, Jarinu, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Santa Lucia e São João da Boa Vista. Os demais casos de infecção foram registrados em Águas da Prata, Américo Brasiliense, Amparo, Atibaia, Caieiras, Campinas, Itatiba, Jundiaí, Mairiporã, Mococa/Cassia dos Coqueiros, Santa Cruz do Rio Pardo e Tuiti.

Cursos do SENAI abrem inscrições em todo o Brasil

Sabe aquele plano de estudar em 2018? Pois é, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está nessa com você. O primeiro levantamento de vagas deste ano traz um monte de opções pra você que quer sair da mesmice, aprender uma profissão ou quem sabe virar um especialista em sua área.

Só no SENAI do Paraná, por exemplo, são mais de 7 mil vagas, em 33 cidades. Entre as opções, destaque para os cursos novos de Desenvolvimento de Sistemas, Biocombustíveis, Sistemas de Energia Renovável, Impressão Off Set e Soldagem. Para fazer a matrícula, basta ir até a unidade que oferece o curso até o dia 5 de fevereiro. Além disso, as Faculdades da Indústria estão com inscrições abertas para dezenas de cursos de pós-graduação (especialização ou MBA) e extensão.

Já o SENAI do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para cursos nas áreas de Alimentos, Audiovisual e Animação Digital, Automação, Construção Civil, Design, Eletricidade, Gráfica e Web, Joalheria, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalurgia, Petróleo, Plástico e Borracha, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, entre outros.

E o melhor, quem se matricular até o dia 31 de janeiro ganha 15% de desconto na inscrição. Já quem quem fizer a matrícula até o dia 28 de fevereiro ganha 10% de desconto. A reserva de vagas pode ser feita pelo site do SENAI do Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Norte, o SENAI tem quase 5 mil vagas vagas disponíveis em cursos presenciais nos períodos matutino, vespertino e noturno e também em cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) com a vantagem de o aluno assistir às aulas pela Internet no momento em que preferir e cumprir apenas parte da carga horária obrigatória em aulas presenciais. Para mais informações acesse o site do SENAI do Rio Grande do Norte. Não perca tempo! Veja as vagas disponíveis em todo o Brasil e escolha logo o seu curso.

AGU recorre ao TRF2 para garantir posse de Cristiane Brasil como ministra

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu hoje (12) ao Tribunal Regional Federal (TRF2), sediado no Rio de Janeiro, para anular decisões da Justiça Federal que impediram a posse da deputada federal Cristiane Brasil no cargo de ministra do Trabalho.

A posse foi barrada pela primeira vez na segunda-feira (8), pela primeira instância, a partir de uma ação popular do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes. A entidade argumenta que a nomeação de Cristiane Brasil “ofende a moralidade administrativa”. Segundo o movimento dos advogados, a deputada “praticou pessoalmente graves violações das leis trabalhistas, flagradas e comprovadas em, pelo menos, duas demandas judiciais”.

Em seguida, a AGU e a defesa da deputada recorreram à segunda instância, que manteve a decisão. Na noite de quarta-feira (10), o juiz substituto do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Vladimir Vitovsky rejeitou o recurso.

No recurso, a AGU alega que o juiz que concedeu uma das liminares não tem competência legal para decidir a questão. A advocacia sustenta que a questão deveria ter sido analisada pelo juízo federal de Teresópolis (RJ), e não de Niterói (RJ). Para a AGU, a lei que regulamentou as ações populares estabelece que o tema deve ser julgado no local onde foi proposta a primeira ação envolvendo a questão.

Rio de Janeiro cria Conselho Estadual dos Direitos Indígenas

Foi publicada hoje (12) no Diário Oficial a criação do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (Cedind), que atende uma reivindicação antiga da população indígena fluminense. O secretário de estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Alexandre Nunes, informou que o conselho foi instituído sem aumento de despesas. O objetivo é elaborar políticas públicas efetivas para a promoção dos direitos indígenas.

O secretário afirmou à Agência Brasil que “dar voz às comunidades indígenas é de extrema importância para o exercício cívico dessas pessoas. É um grupo que é pouco representado politicamente e através desse conselho poderá ter uma voz mais ativa na elaboração de programas sociais, econômicos, culturais e educativos para essa população”. Nunes acredita que somente dessa forma será possível criar políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades indígenas aldeadas e de contexto urbano.

Acrescentou que, por meio do Cedind, as 12 comunidades indígenas do Rio poderão denunciar violações dos seus direitos e auxiliar nas campanhas de conscientização da população sobre a importância do respeito e da preservação de sua cultura, “que é parte da história do nosso estado e também do Brasil”.

Composição

Seis comunidades indígenas localizadas em aldeias e na área urbana participaram do processo de construção do Cedind. O conselho será composto por sete representantes de órgãos do governo estadual, seis representantes indígenas aldeados, seis representantes indígenas de contexto urbano, quatro representantes de universidades e um da Defensoria Pública.

Serão convidadas também oito instituições, com destaque para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para a Secretaria Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai), informou Átila Alexandre Nunes.

Governo do RN suspende concursos das polícias Militar e Civil

Quem se preparava para os concursos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social, a Sesed, recebeu uma notícia inesperada: os certames foram suspensos. Ao todo, os dois processos seletivos previam 1.142 vagas, sendo 1.000 para a Polícia Militar e o restante para a Polícia Civil.

O anúncio da suspensão foi dado pelo titular da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, em entrevista à TV Ponta Negra nessa quinta-feira, 11.

“O concurso da PM (Polícia Militar) está suspenso”, enfatizou. Sobre o processo seletivo para a Polícia Civil, o secretário disse que “não há mais previsão para a realização porque não há orçamento na Delegacia Geral da Polícia Civil”.

Feitosa confirmou a realização do concurso da Secretaria da Saúde Pública, a Sesap. O edital para o certame que prevê 404 vagas já foi publicado e as inscrições, conforme o secretário, “começam na próxima semana”.

“É um concurso que vai trazer redução de despesas porque vários destes cargos são para especialidades que hoje são preenchidas por cooperativas médicas, e o custo do plantão é quatro/cinco vezes maior do que o custo do plantão de um servidor efetivo”, disse Feitosa.

Após tiroteios, circulação de trens volta ao normal no ramal Belford Roxo

A circulação dos trens no ramal Belford Roxo, que liga o Centro do Rio à Baixada Fluminense, foi normalizada. De acordo com a SuperVia, concessionária responsável pelo sistema de trens no Rio de Janeiro, o serviço foi retomado às 18h40.

A interrupção ocorreu às 16h20, por causa de um tiroteio entre policiais e traficantes, na região do Complexo de Favelas do Jacarezinho, após o corpo do delegado Fábio Monteiro ter sido encontrado dentro do porta-malas de um Chevrolet Cobalt preto com marcas de tiros, na Avenida Dom Helder Câmara, próximo à Favela do Arará, também na comunidade na zona norte do Rio.

Conforme a Supervia, as partidas da Central do Brasil, no Centro, estavam suspensas, com os trens circulando apenas entre as estações Del Castilho, que fica após o Jacarezinho, e Belford Roxo. Os passageiros foram informados sobre a circulação por meio do sistema de áudio dos trens e das estações. Embora tenha lamentado os transtornos, a SuperVia destacou que o objetivo da medida era garantir a integridade dos usuários do sistema ferroviário.

Tiroteios

Policiais da Delegacia de Homicídios da Capital (DH-Capital) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foram para a comunidade após a morte do delegado para tentar localizar os autores do crime. Durante a tarde, após o tiroteio, várias pessoas foram levadas para a Cidade da Polícia, instalada também no Jacarezinho, para serem interrogadas pelos agentes da Polícia Civil.

Em agosto do ano passado, a morte do policial Bruno Guimarães Buhler, de 36 anos no dia 11, gerou uma série de conflitos no Jacarezinho entre policiais e traficantes do local. A partir daquela data a Polícia Civil começou a fazer operações diárias na busca dos criminosos envolvidos na morte do agente.

Os conflitos, que se refletiram também na comunidade vizinha de Manguinhos, fizeram vítimas entre os moradores. Além disso, muitos deles tiveram que fazer estoques de alimentos porque não tinham condições de ir aos mercados. Alunos também ficaram sem aulas.

Secretaria de Educação do RN apura esquema ilegal de professores para aulas na rede estadual

A secretária estadual de Educação, Claudia Santa Rosa, abriu processos administrativos disciplinares contra professores da rede pública que estaria agindo ilegalmente na jornada de trabalho, pagando para que outras pessoas dessem aulas e seus lugares.

E postagem na sua rede social, Santa Rosa destacou que, “hoje tive de autorizar o prosseguimento e/ou a abertura de dezenas de processos que, infelizmente, há quase 100% de chances de resultarem em demissões de professores, alguns em estágio probatório”, disse a secretária.

Segundo ela, o esquema ilegal funcionava com a conivência de diretores de escolas que também responderão com as mesmas chances de demissão, e dos funcionários que trabalham nas respectivas escolas.

“Esses professores pagam entre R$ 800,00 e 1.000,00 por um mês de trabalho para pessoas os substituírem, por meses e anos. Grave, gravíssimo! Não preciso dizer o enquadramento legal e moral em um país imerso em investigações de corrupção e lesão dos bens públicos. A legislação é severa. Lamento!”, enfatizou Claudia.

Por fim, a gestora também ressalta que quem conhecer casos desse tipo possam denunciar e os responsáveis corrijam a tempo.

A reportagem do PORTAL NO AR tentou contato com a secretária para apurar a quantidade de professores que estão sendo investigados e como o esquema foi descoberto, mas as ligações não foram atendidas e a assessoria de imprensa informou que a gestora estava em viagem.

Governo muda regras para empréstimo a agricultores familiares

O governo federal editou, nesta semana, decreto mudando as regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As alterações ampliaram os limites de renda e patrimônio exigidos para acesso às linhas de financiamento.

Para agricultores inscritos no Cadastro Único dos programas sociais, a exigência de renda máxima saiu de R$ 9 mil para R$ 20 mil, enquanto a de patrimônio foi de R$ 30 mil para R$ 40 mil.

Na faixa intermediária, os ganhos máximos permitidos passaram de R$ 30 mil para R$ 40 mil. Para esses produtores, o patrimônio deixou de ser R$ 60 mil e passou para R$ 80 mil. Foi criada uma nova linha para famílias com renda de até R$ 216 mil e patrimônio de até R$ 500 mil. Para todos os casos, o valor máximo a ser financiado é R$ 140 mil. O produtor deve comprovar experiência de pelo menos cinco anos no campo para ter acesso ao financiamento.

Segundo a subsecretária de Reordenamento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura e Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Raquel Santori, a atualização foi motivada pela defasagem dos tetos, uma vez que estes haviam sido reajustados pela última vez há cinco anos.

Como não houve recomposição, os financiamentos do programa se tornaram insuficientes para a aquisição de imóveis. Em razão disso, o PNCF beneficiou apenas 985 famílias em 2016, segundo dados da Sead. No ano passado, o número foi mais reduzido: 289. Essa baixa deveu-se ao encerramento dos acordos com bancos que oferecem os empréstimos. Com as novas regras, a secretaria espera chegar em 2018 a 2 mil famílias.

quinta-feira, janeiro 11, 2018

Standard & Poor's rebaixa Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou o Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento com perspectiva estável. A redução da nota do país foi divulgada hoje (11) à noite.

A perspectiva estável significa que a agência terá de esperar pelo menos seis meses para alterar a nota do país. O grau de investimento representa a garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública.

Em comunicado, a S&P informou que o Brasil está demorando para implementar as reformas que reduzam os riscos fiscais do país, principalmente a da Previdência. “Apesar de vários avanços da administração [Michel] Temer, o Brasil fez progresso mais lento que o esperado em implementar uma legislação significativa para corrigir a derrapagem fiscal estrutural e o aumento dos níveis de endividamento”, justificou a agência.

Desde fevereiro de 2016, o Brasil estava enquadrado dois níveis abaixo do grau de investimento. As outras duas principais agências de classificação de risco, Fitch e Moody’s ainda não alteraram a nota do país e continuam a manter o Brasil dois níveis abaixo do grau de investimento.

O Ministério da Fazenda ainda não se manifestou, mas informou que divulgará uma nota oficial sobre a decisão da Standard & Poor's.

Emparn registra 111 milímetros de chuvas na região Oeste do RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 25 milímetros de chuvas em Natal entre às 7 horas da manhã de quarta-feira (10) e às 7 horas desta quinta-feira (11).

Na região Leste do Estado, a maior precipitação foi anota em Senador Georgino Avelino com 49,3 milímetros.

No entanto, desde o último sábado (6) os maiores registros de chuvas foram na região Oeste Potiguar.

Em Carnaubais, a Emparn fichou precipitação de 111,3 milímetros. Em Tibau, na divisa do RN com o Ceará, foram registrados 87,5 mm de água.

Confira o boletim pluviométrico

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Carnaubais (Emater) 111,3
Tibau (Prefeitura) 87,5
Alto Do Rodrigues (Diba/baixo Assu) 59,5
Grossos 48,5
Areia Branca (Emater) 43,0
Assu (Particular) 38,0
Assu (Emater/st. Casa Forte) 37,3
Ipanguaçu (Emater) 25,7
Mossoró (Prefeitura) 17,8
Baraúna (Emater) 16,3
Gov. Dix-sept Rosado (Particular) 10,3
Itaja (Emater) 9,0
Sao Rafael (Particular Ii) 6,4
Parau (Prefeitura) 5,7
Messias Targino (Prefeitura) 4,6
Sao Rafael (Emater) 2,8
Janduis (Emater) 2,0
Rafael Godeiro (Emater) 0,7
Upanema (Prefeitura) 0,4
Apodi (Base Fisica Emparn) 0,3
Ipanguaçu (Base Fisica Da Emparn) 0,3

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR
Pedra Preta (Emater) 10,0
Angicos (Prefeitura) 5,5
Santana Do Matos (Emater) 5,5
Fernando Pedroza (Emater) 2,3
São Fernando (Emater) 2,1

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Monte Alegre (Emater) 19,0
Santo Antônio (Emater) 15,7
Vera Cruz (Emater) 9,4
Serrinha (Emater) 7,2
Bento Fernandes (Riacho Dos Paus-part.) 6,0
São Paulo Do Potengi (Emater) 6,0
Boa Saúde (Emater) 5,9
Sítio Novo (Prefeitura) 4,5
Bom Jesus (Particular) 2,7
Ielmo Marinho (Prefeitura) 2,0
Monte Das Gameleiras (Emater) 2,0
Tangará (Emater) 2,0
São Tomé (Emater) 1,6

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Senador Georgino Avelino (Particular) 49,3
Extremoz (Emater) 36,1
Taipu (Particular) 33,5
Ceará-Mirim (Prefeitura) 28,8
Natal 25,2
Parnamirim (Base Física Da Emparn) 17,3
São Goncalo Do Amarante (Base Física Da Emparn) 13,5
Montanhas (Prefeitura) 12,7
Baía Formosa (Destilaria Vale Verde) 12,3
Canguaretama (Emater/barra De Cunhau) 11,1
Maxaranguape (Particular) 4,5
Pureza (Emater)

Governo do Rio de Janeiro vai quitar salários de dezembro na próxima semana

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro informou que deve colocar em dia os salários dos servidores fluminenses no início da próxima semana. O depósito integral dos vencimentos de dezembro de 2017 dos 460 mil servidores ativos, inativos e pensionistas será feito na segunda-feira (15), décimo dia útil do mês, conforme o calendário de pagamentos. Ao todo, serão depositados R$ 1,6 bilhão.

De acordo com o governo estadual, recursos da arrecadação tributária e o ingresso antecipado, hoje (11), no caixa do estado, dos R$ 900 milhões relativos à segunda parte do empréstimo de R$ 2,9 bilhões do banco francês BNP Paribas, permitiram colocar em dia o pagamento de todo o funcionalismo.

A primeira parte, de R$ 2 bilhões, depositada em 20 de dezembro de 2017, foi utilizada para o pagamento do décimo terceiro salário de 2016 e dos salários de outubro do funcionalismo.

Para o governador Luiz Fernando Pezão, a regularização do pagamento do funcionalismo é resultado de um grande esforço para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que vai garantir o reequilíbrio das finanças do estado. Pezão voltou a pedir desculpas aos servidores pelos atrasos nos  salários ao longo do ano passado.

“Antecipamos, como eu havia anunciado que faríamos, a segunda parcela do empréstimo do BNP Paribas. Mais uma vez peço desculpas aos servidores pelos transtornos provocados pela crise financeira que atingiu não apenas o Rio, mas todo o país. Iniciamos agora um período de retomada do crescimento e a nossa prioridade continua sendo o pagamento dos vencimentos dos servidores ativos, inativos e pensionistas”, disse.

Planalto deve entrar com novo recurso no TRF2 para garantir posse de Cristiane

O Palácio do Planalto decidiu esgotar todas as possibilidades de recurso na primeira instância contra a decisão do Tribunal Regional da 2ª Região (TRF2) de suspender a nomeação e posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

Segundo o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos principais articuladores políticos da base governista na Câmara, o governo deve apresentar novo recurso para que o plenário do TRF2 decida sobre a liminar enquanto aguarda o fim do recesso do judiciário para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o recesso do Supremo, a decisão sobre o recurso caberia somente à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e o Executivo prefere que o recurso seja analisado pelos ministros em plenário. No entendimento do governo, o desgaste neste momento é maior entre os poderes do que sobre a deputada. O objetivo é tentar resolver a questão ainda no âmbito estadual e evitar que o desgaste se estenda para as instâncias superiores do Judiciário.

“Um juiz de primeira instância disse: 'não pode assumir, porque a ministra tem ações na justiça do Trabalho', coisa quem, na minha visão, é um absurdo. Aí, você não vai poder indicar um ministro da Saúde porque ele fuma, você não vai poder indicar um ministro dos Transportes porque tem algum tipo de multa de trânsito. É claro que o Executivo vai recorrer até a última instância para que não haja nenhum tipo de dúvida dessa separação entre os poderes”, acrescentou.

O deputado disse que conversou ontem (10) com o presidente Michel Temer e que este está tranquilo e vai manter a indicação da ministra. “Ele está tranquilíssimo, ele é um jurista conhecedor do direito, ele fez a indicação, ele não concorda com a decisão e vai recorrer, porque houve verdadeiramente uma influência, uma entrada indevida, na minha visão, do Judiciário na decisão do presidente da República.”

Cristiane Brasil foi indicada como ministra do Trabalho, na última semana, pela direção do PTB, no âmbito das negociações em torno da reforma da Previdência. A indicação da deputada, no entanto, foi questionada na Justiça, pois surgiram informações de que ela tem dívidas trabalhistas com ex-funcionários.

A nomeação da deputada foi suspensa por uma liminar da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), expedida na última segunda-feira (8), um dia antes da cerimônia em que ela tomaria posse no Ministério do Trabalho. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou recurso contra a liminar, mas a suspensão da posse foi mantida pelo vice presidente do TRF-2. A defesa da deputada apresentou, em seguida, agravo de instrumento contra a decisão do tribunal, mas o recurso também foi negado por outro desembargador.

Secretaria confirma a morte de 67 macacos bugios pela febre amarela

Os macacos da espécie Alouatta guariba clamitans, conhecidos como bugios, não têm sido mais vistos entre as árvores do Horto Florestal, um dos parques urbanos mais visitados na zona norte da cidade de São Paulo, no pé da Serra da Cantareira, um dos remanescentes de Mata Atlântica na cidade.

Desde outubro do ano passado, quando a morte de um desses animais alertou os agentes de saúde sobre a circulação do vírus da febre amarela naquela região, já foram notificadas a morte de 67 de um total estimado de 86 integrantes de 17 grupos da espécie no entorno do parque.

Esse levantamento foi confirmado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). No entanto, “não é possível informar se todos os óbitos foram ocasionados por febre amarela, uma vez que não foi possível coletar amostras dos que estavam em avançado estado de decomposição”, diz o comunicado da secretaria.

A nota acrescenta que só foi possível fazer a coleta de 75% de material para exames, em um trabalho conjunto de técnicos do Instituto Florestal, da Fundação Florestal e do Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente.

“O bugio é a espécie de primata não humano mais sensível à FA [febre amarela], por isso é considerado pelos órgãos de saúde como o sentinela para a doença”, observou a secretaria. O órgão informou ainda da existência de outras espécies no Horto, o Sapajus sp - macaco prego; o Saguis Callitrix sp – saguis e o Calicebus nigrifons-sauá.