sábado, novembro 11, 2017

Natal/RN realizou uma grande manifestação contra a reforma trabalhista e previdenciária.

As Centrais Sindicais do Brasil realizaram no dia de ontem 10, mobilizações de protestos por todo o País. Primeiro, para mostrar sua indignação com a reforma trabalhista que prejudica os direitos dos trabalhadores. Segundo, para barrar a tentativa do golpista Temer, que ainda quer aprovar no Congresso Nacional a reforma da previdência. Terceiro, para mostrar a indignação do atraso salarial do governo do Estado e do município de Natal para com os servidores.

Em Natal, o movimento teve início a partir das 14:00 horas na Praça Gentil Ferreira, no popular bairro do Alecrim, e caminhou até a cidade Alta. O movimento conseguiu realizar uma grande caminhada com uma grande participação popular.

Nova lei trabalhista entra em vigor hoje.

Aos 74 anos, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ganha uma nova roupagem a partir de hoje. Com a entrada em vigor da reforma trabalhista, a relação entre patrões e empregados mudará profundamente em meio às promessas de criação de vagas e o temor de piora das condições de trabalho.

As regras começam a valer sem que o governo tenha decidido como será o processo de ajuste de alguns temas prometidos ao Congresso: se por Medida Provisória ou projeto de lei. A minuta do texto, que está na Casa Civil, não prevê, como foi cogitado, um novo instrumento para financiamento dos sindicatos.

O projeto que entra em vigor neste sábado, 11, foi amplamente apoiado pelas entidades empresariais. O texto prevê, por exemplo, que os acordos coletivos tenham força de lei.

Também acaba com a obrigatoriedade da contribuição sindical e permite a flexibilização de contratos de trabalho. Direitos constitucionais, como o 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e salário mínimo, estão preservados.

Diante de alguns pontos sem acordo entre governo e Congresso e com uma relação cada vez mais complicada com os parlamentares, o Palácio do Planalto não conseguiu entregar a proposta de ajuste da reforma trabalhista antes da estreia das novas regras.

O texto que vai alterar pontos, como o trabalho insalubre de gestantes e contratos intermitentes está praticamente pronto, mas ainda há itens importantes em aberto e precisam ser decididos pelo Palácio do Planalto.

O governo ainda não bateu o martelo sobre como será a tramitação do ajuste. Inicialmente, a ideia era editar uma MP previamente acertada com os parlamentares. Costurada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), a solução esbarrou na crescente insatisfação de parte da bancada governista e na resistência de parlamentares ligados aos movimentos sindicais.

Por isso, o governo passou a cogitar apresentar um Projeto de Lei, cuja tramitação poderia ser mais bem administrada pelo governo, mas não haveria o efeito imediato da MP.

Outro ponto ainda polêmico é o financiamento sindical. A minuta que está na Casa Civil não prevê qualquer tipo de novo instrumento para substituir o imposto sindical – que deixa de existir a partir deste sábado.

O governo, porém, tem sido duramente pressionado pelos sindicatos que exigem a regulamentação de um instrumento alternativo, como a contribuição a ser paga na negociação coletiva. No governo, não é descartada inclusive eventual decisão futura sobre o tema.

Trabalho insalubre. Apesar dessas dúvidas, o ajuste das normas trabalhistas está praticamente fechado. Como prometido aos senadores, a minuta que está na Casa Civil prevê, por exemplo, alteração das regras para o trabalho insalubre de grávidas e lactantes.

O texto sancionado em julho previa que gestantes deveriam apresentar atestado de saúde para serem afastadas, durante a gestação, de atividades consideradas insalubres.

Agora, a proposta prevê vedação do trabalho nessa situação, mas haverá possibilidade de continuar nos casos em que a trabalhadora apresentar atestado que permita o trabalho.

Outro ponto é o que impõe quarentena de 18 meses para uma empresa recontratar através de contrato intermitente um empregado previamente demitido. O texto também proíbe qualquer cláusula de exclusividade para o contrato autônomo e estabelece regras para que a jornada de 12 horas de trabalho com 36 horas de descanso tenha de passar por acordo coletivo.

TRT-RN vai avaliar a satisfação do usuário externo.

Teve início nesta segunda-feira (6) e se estenderá até o dia 26 de novembro, o prazo para advogados, trabalhadores, empregadores, estudantes, membros do Ministério Público e usuários em geral participarem da Pesquisa de Satisfação do Usuário Externo 2017 do TRT-RN.

A Pesquisa de Satisfação do Usuário é uma das ações contempladas no Planejamento Estratégico do TRT-RN e tem por objetivo apurar o nível de satisfação do público externo quanto aos serviços prestados pela Justiça do Trabalho.

O questionário permite que os usuários se manifestem sobre fatores relacionados à prestação jurisdicional, tais como qualidade do atendimento, tempo de espera, instalações físicas, cumprimento de prazos, ferramentas de comunicação entre outros e também há espaço para comentários adicionais.

As respostas são sigilosas e não há a identificação do participante na análise da pesquisa.

Três mil sindicatos devem desaparecer, diz ministro.

O início da vigência da nova CLT neste sábado faz com que a contribuição sindical obrigatória, cobrada no valor de um dia de salário do trabalhador, deixe de existir. Assim, desaparecerão mais de três mil sindicatos, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em entrevista ao portal G1.

“Eu acredito que deverá reduzir em 30% dos 11,3 mil sindicatos [dos trabalhadores]”, declarou o ministro. Segundo ele, essa redução vai acontecer porque parte dos sindicatos vai se fundir a outros.

De acordo com Ronaldo Nogueira, os sindicatos dos trabalhadores que tendem a desaparecer são aqueles que não realizaram, nos últimos três anos, acordos coletivos, considerados por ele como uma das “razões fundamentais da organização sindical”.

“A grande realidade é que o movimento sindical no Brasil vai ter de olhar para dentro e vai ter de se reconstituir no sentido de voltar a ter representação sindical por categoria. Para que os acordos coletivos de trabalho, que tenham força de lei, possam ser deliberados por um sindicato forte. E que realmente ofereça uma contraprestação ao trabalhador, que vai contribuir com alegria”, declarou.

Governo prepara ajustes na nova lei trabalhista para melhorar a lei relatada pelo deputado Rogério Marinho.

Aos 74 anos, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ganha uma nova roupagem a partir de hoje. Com a entrada em vigor da reforma trabalhista, a relação entre patrões e empregados mudará profundamente em meio às promessas de criação de vagas e o temor de piora das condições de trabalho. As regras começam a valer sem que o governo tenha decidido como será o processo de ajuste de alguns temas prometidos ao Congresso: se por Medida Provisória ou projeto de lei. A minuta do texto, que está na Casa Civil, não prevê, como foi cogitado, um novo instrumento para financiamento dos sindicatos.
 
O projeto que entra em vigor neste sábado, 11, foi amplamente apoiado pelas entidades empresariais. O texto prevê, por exemplo, que os acordos coletivos tenham força de lei.
 
O texto que vai alterar pontos, como o trabalho insalubre de gestantes e contratos intermitentes está praticamente pronto, mas ainda há itens importantes em aberto e precisam ser decididos pelo Palácio do Planalto.
 
Apesar dessas dúvidas, o ajuste das normas trabalhistas está praticamente fechado. Como prometido aos senadores, a minuta que está na Casa Civil prevê, por exemplo, alteração das regras para o trabalho insalubre de grávidas e lactantes.
 
O texto sancionado em julho previa que gestantes deveriam apresentar atestado de saúde para serem afastadas, durante a gestação, de atividades consideradas insalubres.
 
Agora, a proposta prevê vedação do trabalho nessa situação, mas haverá possibilidade de continuar nos casos em que a trabalhadora apresentar atestado que permita o trabalho.

sexta-feira, novembro 10, 2017

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido, alerta conselho.

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do CFFa, Thelma Costa.

Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som. "Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes.

A presidente do CFFa orienta os pais e responsáveis a monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição. A 1 metro de distância, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido”, reforçou Thelma, que é especialista em audiologia.

A orientação é baixar o volume. Segundo ela, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado. Além disso, a fonoaudióloga explicou à Agência Brasil que as escolas precisam pensar melhor na estrutura das salas de aulas, para que sejam construídas em locais mais silenciosos ou com melhor acústica.

Neymar volta a marcar graças ao árbitro de vídeo, e Brasil vence o Japão em “vestibular”.

Com muitos espaços no campo de ataque, velocidade e a qualidade habitual de seus principais craques, o Brasil precisou só do primeiro tempo para vencer o Japão por 3 a 1, em Lille. Neymar, num pênalti marcado pelo árbitro de vídeo, Marcelo, de pé direito, e Gabriel Jesus, em cruzamento de Danilo que arrancou aplausos de Tite pela ultrapassagem rápida, marcaram. O técnico aproveitou a etapa final para observar jogadores que disputam as últimas vagas para a Copa do Mundo. O desentrosamento acabou com o futebol vistoso dos 45 minutos iniciais, e Cássio, em sua estreia no gol brasileiro, levou um gol de cabeça de Makino, que superou Jemerson na disputa pelo alto.

Primeiro tempo.
Nicolas Rainville e seu auxiliar Amaury Delerue foram protagonistas. No primeiro jogo da seleção brasileira com árbitros de vídeo, eles viram Yoshida agarrar Fernandinho na área e avisaram o compatriota francês Benoit Bastien, que deu pênalti. Neymar bateu e abriu o placar. Minutos depois, Bastien nem precisou de ajuda para ver outro pênalti em Gabriel Jesus. Dessa vez, Kawashima defendeu a cobrança do camisa 10. Mas logo na sequência, Marcelo acertou um chutaço com seu pé “ruim”, o direito, e ampliou. Com a mesma naturalidade que o Brasil fez todo o resto: desarmes, contra-ataques, trocas de passes, e o terceiro gol, num cruzamento de Danilo para Gabriel Jesus.

Segundo tempo.
Dessa vez, o VAR ajudou o árbitro a dar cartão amarelo para Neymar, e nada muito mais emocionante aconteceu no campo de ataque brasileiro, além disso. Tite observou outros jogadores que buscam uma vaga na Copa: Cássio, Alex Sandro, Taison, Douglas Costa e Diego Souza. O goleiro não conseguiu chegar na cabeçada de Makino, que venceu Jemerson pelo alto. O desentrosamento custou o bom futebol da primeira etapa. O jogo se arrastou no ritmo dos gritos de poucos japoneses nas cadeiras do belo estádio Pierre Mauroy: sonolentos.

Alteração na próstata não é sinônimo de câncer.

O resultado positivo de alteração na próstata não é o veredito de um câncer. A glândula, encontrada somente nos homens, apresenta duas importantes complicações que merecem ser diferenciadas. Segundo o urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Almeida, o órgão pode desenvolver a hiperplasia benigna, que não tem relação com o tumor maligno.

Os principais fatores que diferem estas duas doenças são os sintomas e a ausência deles. Almeida explica que, no caso da hiperplasia, que se caracteriza pelo aumento da glândula de forma benigna, indícios claros são constatados, como jatos de urina fracos, dificuldade ao urinar e idas constantes ao banheiro. Já em quadros de câncer na próstata, o cenário é diferente.

"O câncer de próstata é um tumor que surge geralmente pequeno e, por isso, não apresenta sintomas. Para conseguir detectar esse problema, ainda em sua fase inicial, é indicado que homens com histórico familiar procurem um médico após 45 anos e, aos 50 anos, para quem não tem casos na família", adverte o especialista.

Para um diagnóstico mais preciso, dois tipos de exames são aconselhados ao paciente. O primeiro é o de sangue, denominado Antígeno Prostático Específico (PSA), e o de toque retal, que detecta apenas o tumor já palpável. Com esses dois resultados, o médico consegue dimensionar o risco da doença e pedir, caso necessário, uma biopsia.

O urologista ressalta ainda que atualmente existe uma preocupação maior com o tipo de tumor e o tratamento adequado. Por apresentar características, como alta prevalência e evolução lenta, são feitas avaliações da necessidade de realizar a cirurgia para a remoção da próstata.

"Estima-se hoje que entre 10% a 15% dos homens terão o tumor. A grande discussão é que, em função da evolução lenta, demora a ter metástase e aparecimento da doença após os 50 anos, existe uma chance muito grande de a pessoa morrer de outras causas e não do câncer", reforça.

Apesar desse novo olhar para a doença, o alerta para o diagnóstico precoce mantém-se. Como frisa o médico, as chances de cura aumentam quando o tumor é descoberto cedo. "Quando conseguimos diagnosticar um pequeno nódulo e ainda no início, as chances de cura são de acima de 90%, chegando a 95%, de acordo com o tipo de câncer de próstata."

Centrais sindicais fazem protestos contra a reforma trabalhista.

As centrais sindicais fazem hoje (10) atos em diversos estados pedindo a revogação de alguns pontos do texto da reforma trabalhista aprovado em julho pela Câmara e que entra em vigor a partir de amanhã (11).

Em São Paulo, alguns milhares de trabalhadores estiveram na Praça da Sé, no centro da cidade, no final da manhã. Os manifestantes carregavam bandeiras, acompanhados por carros de som e balões coloridos.

“Nós queremos construir alguma coisa que seja equilibrada. Essa reforma é essencialmente empresarial, 117 artigos da cartilha empresarial. Nada contra os empresários, mas não tem nenhum artigo que tenha um foco social ou olhar sindical”, criticou o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah.

Segundo o dirigente sindical, a lei tem uma série de artigos que “tiram direitos e precarizam a relação entre capital e trabalho”. Entre os pontos apontados como mais problemáticos, Patah citou o trabalho intermitente e o fim da homologação das demissões pelos sindicatos.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, disse que acredita na capacidade de mobilização dos trabalhadores para pressionar mudanças na legislação. “Mais do que nunca, acho que é possível construirmos uma grande greve. Fizemos uma com 35 milhões de pessoas, podemos fazer outra”, disse, em referência ao dia de paralisações realizado em abril.

Uso de celulares ao volante reduz após três meses de vídeomonitoramento.

Prestes a completar três meses, o sistema de vídeomonitoramento do trânsito de Natal, operado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), aplicou 1408 multas, com uma média de 470 notificações por mês.

E para quem achava que a principal multa a ser aplicada seria dirigir fazendo uso de celular, uma surpresa. Essa tipo de infração é uma das com menor índice de ocorrências, a  ponto de colocar Natal entre as cidades que diminuíram drasticamente o uso de celulares no trânsito.

Por outro lado, o balanço de três meses do videomonitoramento revela que o condutor natalense ainda tem muito a se reeducar.

O ranking de infrações da STTU é encabeçado por 572 condutores autuados  por estacionar em calçadas. Erro considerado grave, equivalente a cinco pontos na CNH do infrator e multa de R$ 195,23.

Em segundo lugar, com 305 flagrantes, está estacionar em locais com sinalização de proibidos de “Proibido Parar e Estacionar”.  Essa infração também é considerada grave e sujeita às mesmas penalidades da primeira.

Já na terceira posição está a infração de retorno em local proibido, classificada gravíssima (sete pontos na CNH) e multa de R$ 293,47.

A quarta irregularidade mais registrada pelo videomonitoramento é estacionar a menos de cinco metros das esquinas, que é considerada de gravidade média (quatro pontos na CNH) e multa de R$ 130,16.

Segundo o diretor de fiscalização de trânsito da STTU, Rogério Leite, esses números mostram que o condutor local se conscientizou sobre não usar o celular, mas vem demostrando desconhecimento de outros artigos do Código Brasileiro de Trânsito, principalmente no que diz respeito aos espaços destinados a pedestres e fluxo de tráfego. Via PnoAr.

Programa Raízes promove seminário de integração da cadeia do mel no Rio Grande do Norte.

O Programa Raízes, iniciativa da CPFL Renováveis que estimula ações sustentáveis em comunidades do entorno onde estão localizados seus empreendimentos, realiza o “Seminário de integração da cadeia do mel do Mato Grande”, no dia 13, em João Câmara/RN. O evento é mais uma ação do projeto “Cadeia Produtiva do Mel”, que tem como objetivo oferecer aos produtores locais o desenvolvimento de habilidades na comercialização do mel e de seus derivados na região, onde há forte concentração de apicultores.

O encontro contará com a participação de 30 produtores, vindos de oito comunidades do Mato Grande, que se reunirão para debater o futuro da apicultura na região. A intenção é discutir a colaboração entre as comunidades e a possibilidade de criação de uma marca para comercializar o mel produzido nessas comunidades.

“O objetivo é estruturar a cadeia produtiva do mel e adequar um entreposto onde o produto será comercializado”, afirma Camila Sabella, gerente de Sustentabilidade Corporativa e Responsabilidade Social da CPFL Renováveis.

Lançado em maio, o projeto Cadeia Produtiva do Mel beneficiará diretamente 200 apicultores e indiretamente 500 pessoas. A ação é coordenada pelo Sebrae, responsável pela estruturação dos processos e pela gestão, capacitação técnica, estudo de mercado para escoamento da produção, comercialização dos produtos e desenvolvimento da identidade visual da marca e das embalagens.

Serviço:
Seminário de integração da cadeia do mel do Mato Grande
Data: 13 de novembro
Horário: 9 h às 12h30
Local: Sebrae
Endereço: Rua Antônio Proença, nº 721 – Centro

O Programa Raízes é uma iniciativa de investimento social privado da CPFL Renováveis. Todos os seus projetos seguem os pilares Segurança Hídrica, Compromisso com as Gerações Futuras e Cadeias Produtivas. Para saber mais acesse: www.cpflrenovaveis.com.br/raizes.

Inep vai corrigir prova de candidato que esquecer frase do caderno do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (9) que vai corrigir a prova dos participantes que se esqueceram de transcrever a frase do caderno de questões para a o cartão-resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova do Enem foi realizada no dia 5 de novembro, e o segundo exame será no próximo domingo (12).

No entanto, o Inep deixa claro que a decisão pela correção dos participantes que se esqueceram da transcrição é extraordinária e que a necessidade de transcrição não está interrompida. Todos os participantes devem ficar atentos às orientações na capa do caderno de questões e transcrever a frase no segundo dia de prova.

Segundo o Inep, essa flexibilização só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem, como a prova personalizada, adotada neste ano, e a coleta do dado biométrico, desde 2016, podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase. “Pode prescindir, por essa razão, a função da transcrição da frase, excepcionalmente em caso de esquecimento por parte do participante, de forma a impedir que outra pessoa faça a prova no lugar de um inscrito”, diz o instituto.

A frase permite a verificação grafológica, com o objetivo de checar se o autor da redação era realmente a pessoa inscrita. Com o dado biométrico, a Polícia Federal pode checar todas as digitais. Já a prova personalizada impede a troca de cadernos de questões.

UE tirará Farc da sua lista de organizações terroristas na segunda-feira.

Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia (UE) pretendem eliminar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) da sua lista de organizações terroristas na segunda-feira (13) durante um Conselho em Bruxelas, anteciparam nesta sexta-feira (10) à Agência EFE fontes comunitárias.

A decisão política estava tomada de antemão e na segunda-feira os ministros esperam ratificar esse consenso, segundo as fontes,  o Comitê de Embaixadores Permanentes da UE, os embaixadores dos 28 países-membros, já remeteram os atos jurídicos correspondentes para que sejam respaldados pelos ministros.

O assunto chegará ao Conselho em forma de "ponto A" na agenda, ou seja, um ponto da ordem do dia que será aprovado sem debate.
A UE já mantinha as Farc suspensas da sua lista terrorista desde 26 de setembro de 2016, para encorajar o processo de paz na Colômbia.

As Farc foram incluídas em tal lista no dia 9 de setembro de 2001.
A suspensão permitia anular provisoriamente as sanções vinculadas à sua presença nessa lista, que inclui o congelamento de bens e a proibição de pôr fundos à sua disposição.

A lista da UE em matéria de terrorismo inclui pessoas ou grupos que atuam dentro ou fora do território do bloco e é revisada regularmente pelo Conselho (instituição na qual estão representados os governos dos Estados-membros) pelo menos a cada seis meses.

Os integrantes da lista podem ser alvo de congelamento de fundos ou bens financeiros na UE ou de medidas restritivas em relação com a cooperação policial e judicial.

Câmara aprova criação de cadastro nacional de desaparecidos.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quinta-feira, 9, em votação simbólica, um projeto que agiliza a busca de desaparecidos no País com a criação de um cadastro nacional. O projeto, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, define que as autoridades nacional e estaduais (por meio das Secretarias de Segurança) terão de consolidar e compartilhar informações sobre os casos registrados. O texto seguirá para o Senado.

Parlamentares que defendem o projeto lembram que o tema carece de um sistema de localização unificado. Hoje, apenas Organizações Não-Governamentais (ONGs) mantêm sites de busca com informações mínimas dos desaparecidos. “Não raras vezes, familiares se deparam com o despreparo das instituições em lidar com a situação e proceder de maneira adequada para a resolução do problema”, disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS), uma das autoras dos projetos que foram apensados ao texto aprovado.

Pelos dados da deputada, entre 2007 e 2016 foram registrados mais de 693 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas no Brasil. Em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos 10 anos, oito por hora. No ano passado foram mais de 71 mil casos registrados oficialmente.

Atualmente, o governo mantém um cadastro para crianças e adolescentes desaparecidos, mas não consegue manter o banco de dados atualizados. A partir da nova lei, os governos estaduais serão obrigados a manter o cadastro atualizado sob pena de não receberem recursos não obrigatórios da União, como dinheiro de convênios. “Se o Estado não atualiza, não recebe os recursos de transferências voluntárias”, observou a relatora do projeto, deputada Eliziane Gama (PPS-MA).

A proposta aprovada prevê a criação de um banco de dados público contendo informações sobre as características físicas, fotos e outras informações públicas. Também haverá um banco sigiloso, com dados de contato de familiares e informações genéticas e não genéticas do desaparecido e seus parentes.

O projeto estabelece que caberá ao Executivo federal implantar o cadastro e consolidar as informações. Ficará à cargo das secretarias estaduais atualizar as informações dos casos. Com o projeto proposto, hospitais, albergues e clínicas terão de informar as autoridades públicas sobre o ingresso de pessoas sem a devida identificação.

Também foi incluída no texto uma mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto votado institui que menores de 16 anos não poderão deixar a comarca onde residem desacompanhados dos pais ou responsáveis sem autorização judicial. A legislação em vigor determina que a autorização é necessária para crianças até 12 anos. O objetivo da mudança é prevenir e coibir o tráfico de jovens nesta faixa etária, considerada a mais vulnerável.

Assembleia de credores da Oi é adiada.

A assembleia de credores da Oi, que ocorreria nesta sexta-feira, 10, foi adiada pelo juiz Fernando Viana, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que acompanha o processo de recuperação judicial da companhia. A reunião ficou marcada para o dia 8 de dezembro, às 11h, em primeira convocação. A segunda convocação só será feita no dia 1º de fevereiro do ano que vem.

O pedido de adiamento foi feito por credores da empresa de telefonia, entre eles os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. “Os fatos narrados nos autos [fls 241.856/242.022] por relevantes e atuantes credores desta recuperação, que detém elevado crédito junto às recuperandas demonstram ser, no mínimo, não recomendáveis à realização da CGC [Assembleia Geral de Credores] na data de amanhã”, informa o juiz, no despacho.

A Oi trabalha para conseguir um consenso entre acionista, bondholders e credores para que a proposta possa ser colocada em votação durante a assembleia, o que ainda não foi alcançado. Na decisão, o magistrado acrescenta que, se for necessário, a assembleia do dia 7 poderá continuar no dia seguinte. Da mesma forma, a assembleia marcada para o dia 1º de fevereiro poderá prosseguir no dia 2.

Mais cedo, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indeferiu pedido da empresa telefônica para prorrogação, por sete dias, do prazo concedido para apresentação da minuta do plano de recuperação judicial da companhia.

Notificada da exigência na última segunda-feira (6), a Oi tinha, inicialmente, 24 horas para apresentar a minuta da proposta do plano de recuperação judicial (Plan Support Agreement – PSA) formalmente ao Conselho Diretor da Anatel. Ontem (8), no entanto, ao indeferir o pedido de mais sete dias de prazo, os conselheiros da agência reguladora autorizaram a empresa a entregar os documentos até as 14 horas de hoje (9).

De acordo com o presidente da Anatel, Juarez Quadros, a empresa cumpriu o prazo e apresentou documentos complementares à minuta, os quais estão sendo analisados pela área técnica do órgão regulador. Na avaliação de Quadros, o adiamento da assembleia permitirá que o processo seja analisado com mais calma. “Já não há mais tanta necessidade de celeridade. Nós iriamos ultimar, considerando que a assembleia seria amanhã”, explicou, dizendo que agora o órgão regulador poderá agir com mais tempo eanalisar melhor.

Com uma dívida estimada em R$ 65,4 bilhões, a Oi enfrenta dificuldades para fechar acordo com credores e acionistas que lhe permita renegociar as dívidas. Só a bancos públicos e à Anatel, a empresa deve cerca de R$ 11 bilhões. A companhia é protagonista do maior e mais complexo processo de recuperação judicial da história do país.

Gusttavo Lima compartilha clique amoroso ao lado de Gabriel.

Gusttavo Lima é mesmo um paizão! O cantor aproveitou o momento pai e filho para compartilhar um clique ao lado de Gabriel, de 5 meses. A foto foi um sucesso: mais de 530 mil curtidas e seis mil comentários. 

Um deles era da mamãe Andressa Suita, que comentou: "Vidas". Fofura, não?

Gabriel, chegou ao mundo no dia 28 de junho às 23h23, em um hospital de Goiânia. O garotão nasceu com 3.510 kg e 51cm de parto normal.

Aécio afasta Tasso da presidência do PSDB e reasusme cargo no partido.

Afastado da presidência do PSDB desde maio, quando foi acusado de pedir R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, em troca de favores, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reassumiu o cargo hoje (9). O fato ocorre um dia após o presidente interino da legenda, senador Tasso Jereissati (CE), anunciar oficialmente a candidatura dele à presidência do partido. O PSDB é a terceira maior bancada do Senado, com 11 senadores, e a terceira maior da Câmara, com 46 deputados.

Em um comunicado enviado a Jereissati, Aécio afirma que retoma o posto para “garantir a desejável isonomia entre os postulantes” na disputa pela presidência do PSDB. No documento, o senador mineiro informou ainda que indicou o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, mais antigo vice-presidente tucano para conduzir o processo eleitoral, marcado para o dia 9 de dezembro, quando ocorrerá a convenção nacional do partido.

Ainda no comunicado, Aécio faz um agradecimento a Jereissati por ter aceitado assumir o partido interinamente. “Aproveito a oportunidade para agradecer-lhe por ter aceito minha indicação e assumido a presidência interina do PSDB nos últimos meses”, Por diversas vezes no período a frente dos tucanos, Tasso Jereissati cobrou publicamente que Aécio renunciasse o comando do partido, o que não ocorreu.

Além de Jeressati, também está na disputa pela presidência do PSDB o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Incêndio atinge galpão dos estúdios da Rede Globo, no Rio de Janeiro.

Um incêndio de grandes proporções está queimando um galpão que funciona como estúdio de gravação da Rede Globo, na sede do Projac, na Curicica, em Jacarepaguá. O fogo começou por volta das 19h30 e equipes dos quartéis de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes estão trabalhando no combate às chamas, que devido ao material de fácil combustão se alastraram rapidamente.

A Rede Globo informou, por meio de nota, que o galpão onde é gravado uma das novelas da emissora foi rapidamente esvaziado e não houve feridos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o galpão funciona como estúdio. O acesso ao local é pela Estrada dos Bandeirantes, portão 5 – Curicica, onde são gravadas as novelas e a programação diária da emissora. O complexo fica numa área de Mata Atlântica, ao lado do Parque Estadual da Pedra Branca, no Maciço da Pedra Branca.

Mão na taça? Corinthians chega a 95% de chances de título brasileiro.

A cinco rodadas do fim, o Campeonato Brasileiro passa a tomar formas quase definitivas. Os resultados da 33ª rodada foram ótimos para o Corinthians, que voltou a abrir oito pontos de vantagem para o segundo colocado. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a chance de título da equipe pulou de 85%, na última rodada, para 95%. 

O analista destaca que a vitória do Corinthians fora de casa sobre o Atlético-PR e as derrotas do Palmeiras para o Vitória e do Santos para o Vasco, na Vila Belmiro, foram cruciais para garantir uma tranquilidade ainda maior ao líder do campeonato.

- Aconteceram duas coisas: Corinthians ganhou fora, o que é sempre significativo. O Santos e o Palmeiras perderam. A melhor coisa que o líder pode querer é que quem o segue de perto perca. Aquela gordura que ficou armazenada com os 47 pontos do turno foi muito importante, porque o Corinthians fez um segundo ruim, mas o primeiro turno foi tão excepcional que conseguiu dois resultados em sequência e já voltou à tranquilidade. Está muito perto do título - disse Tristão.

Médicos do estado entram em greve na segunda-feira(13).

A categoria médica se une as outras categorias de servidores do Estado e decreta greve a partir da segunda-feira, 13. Os médicos aprovaram a medida em assembleia realizada no último dia 07/11, no Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN).

A paralisação da categoria por tempo indeterminado se dá pelos constantes atrasos salariais do Governo do Estado – desde janeiro de 2016 – que chega a acumular dívida de dois meses com os servidores, sem apresentar calendários de pagamento, desrespeitando a legislação estadual que prevê o pagamento do funcionalismo até o último dia útil do mês.

Anunciaram greve também os servidores da saúde estadual, funcionários do Detran e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Policiais Civis.

Os servidores da segurança, no entanto, têm a promessa do Governo de normalizar o pagamento até o dia 13 de novembro, para evitar que a categoria entre em greve. Fato esse que preocupa as outras categorias.

Temer diz que governo prepara aplicativo para oferecer serviços de autônomos.

O governo federal vai lançar um aplicativo digital voltado para os microempreendedores. O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer hoje (9), ao participar do programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Temer foi entrevistado sobre o programa Avançar, que pretende dar andamento a 7 mil obras paradas no país, e falou sobre outros temas. O aplicativo, segundo Temer, se chamará Oportunidades de Serviço e vai funcionar como um mural para a oferta de serviços.

“Em breve vamos lançar um aplicativo, o chamado OPS, Oportunidades de Serviço. Basta que você seja um microempreendedor individual, tenha uma pequena empresa, recolha sua contribuição como autônomo, e você vai poder cadastrar, ou melhor, oferecer seu serviço lá. Aí funciona assim: uma pessoa que tiver interesse em contratar um pintor, por exemplo, ou um pedreiro, é só entrar lá, escolher a cidade e vai aparecer a lista de profissionais”, disse.

O presidente disse que seu governo liberou, no início de outubro, R$ 9 bilhões em linhas de crédito para as micro e pequenas empresas. As linhas de crédito serão ofertadas pela Caixa Econômica Federal e pelos bancos do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

“O nosso governo vem prestigiando os nossos empreendedores com aquilo que eles mais precisam: crédito para investir. […] No início de outubro, anunciei um volume de R$ 9 bilhões para que esses pequenos empresários possam pegar um crédito facilitado e, naturalmente, crescer”.

Última vítima de ataque em colégio deixa UTI e vai para centro de reabilitação.

Internada há 21 dias na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo), a estudante Isadora de Morais, de 14 anos, ferida a tiros por um colega em uma escola particular da capital goiana, recebeu alta no fim da manhã desta quinta-feira (9). Atingida na coluna por um dos disparos, o que provocou a perda dos movimentos das pernas, Isadora foi transferida para o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, também em Goiânia.

Isadora era a última dos cinco estudantes alvejados no dia 20 do mês passado que ainda estava hospitalizada. Ela levou três tiros, teve os pulmões perfurados, e seu estado de saúde foi considerado gravíssimo. Antes da alta, o hospital divulgou boletim médico informando que a jovem permanecia na UTI, em estado regular, orientada, consciente e respirando de forma espontânea.

Além de Isadora, cinco adolescentes foram atingidos pelo colega de classe, um adolescente de 14 anos, enquanto assistiam à aula no Colégio Goyases. João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, ambos de 13 anos, morreram.

Três dias após o ataque, o autor dos disparos foi transferido para um centro de internação provisória. A internação foi recomendada pelo Ministério Público e determinada pela Justiça do estado.

Filho de policiais militares, o estudante, que alegou sofrer bullying dos colegas, ficará internado até o julgamento do caso pelo Juizado da Infância e Juventude, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Por medida de segurança, a advogada do jovem, Rosângela Magalhães, não informou para qual unidade ele foi transferido.

Mega-sena acumula e prêmio vai a R$ 24 milhões no próximo sorteio.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.986 da Mega-sena, o segundo da “Mega Semana da República” realizado na noite desta quinta-feira(9). Com  isso o terceiro sorteio, que acontecerá neste sábado, pode pagar até R$ 24 milhões ao ganhador. As dezenas sorteados foram: 23 – 36 – 43 – 44 – 55 – 56.

A quinta teve 41 apostas ganhadoras e cada uma levará R$ 46.212,57. Já 3.164 apostadores acertaram  a quadra e irão desembolsar R$ 855,47 cada.

Governo do RN realizará II Feira Étnica e Racial em Natal/RN.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte por intermédio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) em parceria com o Instituto Ancestral realizará no dia 17 de novembro de 2017, a II Feira Étnica e Racial do Rio Grande do Norte.

Através do artesanato, os povos tem o poder de transmitir os seus costumes e tradições com suas peças ricas em cores, formas e texturas. E para o seu segundo ano, a Feira Étnica e Racial contará com uma Virada Cultural com uma ampla programação de apresentações culturais.

A Feira fará parte da programação do Novembro Negro junto a campanha de Combate ao Racismo Institucional intitulada – RN Sem Racismo.

Segundo a idealizadora da Feira e Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sargento Regina, “a Feira Étnica e Racial valoriza as culturas através da arte e apresentam um pouco da história e da cultura dos povos e comunidades tradicionais formadoras da sociedade do Rio Grande do Norte”.

Justiça mantém condenação de Bolsonaro a pagar indenização de R$ 150 mil.

A Sexta Câmara Cível do Rio de Janeiro manteve a condenação do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a pagar R$ 150 mil de indenização por declarações contra homossexuais durante o programa CQC, da TV Bandeirantes, exibido em março de 2011. Ainda cabe recurso da decisão da segunda instância.

Bolsonaro havia recorrido da decisão da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, dada em 2015, que o condenou, por danos morais, a pagar a indenização ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. A decisão da Justiça baseou-se em ação civil pública ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização.

Durante o programa na TV Bandeirantes, Bolsonaro disse que nunca lhe passou pela cabeça ter um filho gay porque os seus tiveram boa educação e um pai presente. “Então, não corro esse risco”, afirmou o deputado na ocasião.
A Agência Brasil procurou a assessoria do parlamentar, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Outras condenações.
Em agosto, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, decisão da primeira instância que condenou o Bolsonaro a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais à também deputada Maria do Rosário (PT-RS).

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) havia condenado Bolsonaro por ter dito, em 2014, que Maria do Rosário não mereceria ser estuprada por ser “muito feia”, não fazendo seu “tipo”. As declarações foram dadas na Câmara dos Deputados e também em entrevista a um jornal.

Em outubro, a 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro condenou Bolsonaro ao pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 50 mil, por ofensas aos quilombolas, durante discurso em evento no Rio.

No processo, é citado trecho dito pelo parlamentar na palestra no Clube Hebraica do Rio, no dia 3 de abril deste ano. “Eu fui num quilombo em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano gastos com eles. Recebem cesta básica e mais material e implementos agrícolas.”

ALRN fará sessão solene para homenagear os 50 anos da Renovação Carismática.

Por proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), a Assembleia Legislativa promove sessão solene nesta sexta-feira (10) em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC). O evento acontece a partir das 9h, no plenário da Casa, e irá homenagear personalidades ligadas ao movimento.

“Esse ano a Renovação Carismática Católica celebra 50 anos, momento oportuno para que, juntos a todos os carismáticos, membros de grupos de oração e de novas comunidades, possam disseminar esse movimento de fé que muito tem feito em favor do norte-rio-grandense”, argumenta Hermano.

O cinquentenário marca, para a religião católica, o Pentecostes, comemoração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e sua mãe, Maria. O movimento é caracterizado pelo uso da música como forma de louvar. Fundada em 1967, enquanto um grupo de estudantes participava de um retiro dedicado ao Espírito Santo, nos Estados Unidos, a Renovação Carismática conta hoje com 100 milhões de membros. No Brasil, a origem remonta a 1969, quando o padre jesuíta Haroldo Joseph Rahm iniciou os primeiros retiros em Campinas.

Tite faz mudanças na seleção para amistoso com Japão nesta sexta-feira.

A Seleção Brasileira joga contra o Japão nesta sexta-feira (9), em Lille, no norte da França, a 220 quilômetros de Paris, às 13h (10h no horário de Brasília), em amistoso que servirá para o técnico Tite observar alguns jogadores que não vinham atuando ou mesmo sendo convocados, como o meia Giuliano, do Fenerbache, da Turquia; o lateral-direito Danilo, do Manchester City, da Inglaterra; e o zagueiro Jemerson, do Mônaco, que disputa o campeonato francês.

Também o meia Fernandinho, do Manchester City, da Inglaterra, terá nova oportunidade, no lugar de Renato Augusto, do Beijing Guoan, da China. Giuliano será o substituto de Phillipe Coutinho, contundido, enquanto os demais são opções de Tite, juntamente como zagueiro Thiago Silva, para serem testados em lugar dos titulares Daniel Alves, Marquinhos e Miranda na defesa da seleção.
Com esse espírito, a escalação confirmada pelo técnico após o treino desta quinta-feira para começar a partida é a seguinte: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Jemerson e Marcelo; Casemiro, Fernandinho e Giuliano; William, Neymar e Gabriel Jesus. Depois do jogo com o Japão, a seleção brasileira seguirá para Londres, onde fará o seu último jogo em 2017 contra a Inglaterra, no Estádio de Wembley.

Para 2018, já estão programados dois amistosos, contra Alemanha e Rússia, antes da Copa do Mundo que os russos sediarão, entre 14 de junho e 15 de julho. Outros amistosos ainda dependem de confirmação pela CBF.

Rebelião em presídio no Paraná dura mais de 15 horas; um detento foi morto.

Já dura mais de 15 horas a rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel, no Paraná. Os presos tomaram parte da unidade prisional pouco depois das 15h dessa quinta-feira (9), quando fizeram três agentes penitenciários reféns.

De acordo com a Polícia Militar (PM) em Cascavel, há informações de um preso morto. Ele teria sido assassinado pelos detentos rebelados. Durante a noite foram ouvidos barulho de tiros no interior da unidade.

Dois agentes penitenciários permanecem em poder dos presos. O terceiro foi liberado com vários ferimentos ainda na tarde de ontem, segundo a PM.

Os detentos ocupam parte do telhado do presídio. Enquanto as forças de segurança mantêm um cerco ao local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também está no presídio.

TRT-RN: Concurso para servidor tem 18.505 inscritos.

18.505 pessoas se inscreveram para participar do concurso público para provimento de cargos de técnico judiciário (área administrativa) e analista judiciário (área judiciária) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). Deste número, 11.847 estão inscritos para o cargo de técnico judiciário e 6.658 para analista.

As provas serão realizadas no segundo domingo de dezembro (10), em Natal (RN). Os locais ainda não foram definidos pela Fundação Carlos Chagas

Para o cargo de analista, cujo salário inicial é de R$ 10.461,90, será exigido o diploma devidamente registrado de graduação em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Para concorrer ao cargo de técnico, que recebe salário de R$ 6.376,41, o candidato deverá ter concluído o ensino médio ou equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Segundo navio brasileiro de apoio à pesquisa parte hoje para a Antártica.

O navio polar Almirante Maximiano parte hoje (10) rumo à Antártica para dar apoio a mais uma temporada de pesquisas durante o verão. A embarcação tem como principais tarefas servir como plataforma de pesquisas, levar pesquisadores a acampamentos e contribuir para o apoio logístico à base temporária brasileira na Ilha de Rei George.

O navio também está auxiliando a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro de 2012, cujas obras começaram no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que a nova estação esteja concluída no primeiro semestre do ano que vem.

A 36ª Operação Antártica começou no dia 13 de outubro, quando zarpou do Rio de Janeiro o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, que tem funções semelhantes às do Almirante Maximiano.
Segundo a Marinha, as atividades científicas na Antártica envolverão especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, que desenvolverão projetos em áreas como oceanografia, biologia, geologia e meteorologia.

O navio polar Almirante Maximiano fará escalas no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Punta Arenas, no Chile, e Ushuaia, na Argentina.

Aécio Neves destitui Tasso Jereissati da presidência do PSDB.

O senador Aécio Neves (MG) destituiu, nesta quinta-feira, o senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina do PSDB. Afastado do comando da sigla desde maio, quando foi atingido pela delação premiada do empresário Joesley Batista, Aécio alega que, com a decisão, garante a “isonomia” do processo que escolherá o novo comandante do partido. Tasso lançou oficialmente sua candidatura nesta quarta-feira e terá como adversário na disputa o governador de Goiás, Marconi Perillo, apoiado por Aécio Neves.

O senador mineiro, que conversou com o cearense sobre a destituição na manhã de hoje, no entanto, não voltará à presidência do partido. Aécio indicou o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, vice-presidente mais velho da legenda, para comandá-la interinamente até o dia 9 de dezembro, quando a convenção nacional do PSDB escolherá o novo presidente.

“Conforme conversa que tivemos hoje, em razão de sua candidatura à presidência do PSDB, formalizada ontem, e com o objetivo de garantir a desejável isonomia entre os postulantes, estou reassumindo a presidência do partido e, ato contínuo, indicando nosso mais antigo vice-presidente, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, para conduzir com imparcializada a eleição que se dará na convenção nacional marcada para o próximo dia 9 de dezembro”, afirmou Aécio Neves em carta a Tasso Jereissati.

quinta-feira, novembro 09, 2017

BB tem lucro de R$ 7,87 bilhões no ano; crescimento é de 45,1%.

O Banco do Brasil registrou lucro líquido ajustado de R$ 7,872 bilhões nos primeiros nove meses de 2017. O montante é 45,1% maior do que o atingido no mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre do ano, o lucro ajustado ficou em R$ 2,7 bilhões, 15,9% maior do que o verificado no período de julho a setembro de 2016 e 2,2% superior ao segundo trimestre deste ano.

A carteira de crédito do banco fechou o mês de setembro em R$ 677 bilhões, uma retração de 2,7% em comparação ao volume de empréstimos registrado em junho, de R$ 696,1 bilhões. Em comparação com setembro de 2016, quando o saldo era de R$ 735,4 bilhões, a carteira reduziu 7,9%. Segundo o presidente do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli, a redução está ligada a uma mudança na composição da carteira de crédito que está sendo feita pela instituição, investindo em operações de menor risco.

A carteira de crédito de pessoa jurídica ficou em R$ 267,7 bilhões em setembro, uma redução 3,4% menor do que a verificada em junho e 15,5% menor em relação ao mesmo mês de 2016. O financiamento ao agronegócio ficou praticamente estável, com uma alta de 0,6% em relação a setembro do ano passado, ficando em R$ 180,7 bilhões. O crédito consignado teve um aumento de 37,7% na carteira, passando de R$ 20,6 bilhões em setembro de 2016 para R$ 28,4% no mesmo período deste ano.

Cafarelli disse que espera, para o próximo ano, uma expansão de 6% do mercado de crédito brasileiro. “Em um ambiente de inflação baixa, com indústrias ainda com capacidade ociosa, acreditamos que há espaço para redução dos juros”, ressaltou ao apontar os sinais que indicam a recuperação da economia. “A trajetória de retomada do crescimento, mesmo que gradual, é consistente.” Para este ano, o banco projetou um crescimento de 0,7% do Produto Interno Bruto e de 2,8% para 2018.

Economia potiguar deve receber R$ 2,26 bilhões com pagamento do 13º salário.

Estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que a economia do Rio Grande do Norte deverá receber, até o final do ano, cerca de R$ 2,26 bilhões com o pagamento do 13º salário.

De acordo com o órgão, o valor é aproximadamente 1,1% do total do Brasil e 7,1% da região Nordeste. Esse, montante representa em torno de 3,8% do PIB estadual.

O contingente de pessoas no estado que receberá o décimo terceiro foi estimado em 1,18 milhões, o correspondente a 1,4% do total que terá acesso ao benefício no Brasil. Em relação à região Nordeste, equivale a 6,6%.

No estado, os empregados do mercado formal, celetistas ou estatutários, representam 51,5%, enquanto pensionistas e aposentados do INSS equivalem a 48,5%. O emprego doméstico com carteira assinada participa com 1,8%.

Em relação aos valores que cada segmento receberá, nota-se a seguinte distribuição: os empregados formalizados ficam com 61,8% (R$ 1.415,9 milhões) e os beneficiários do INSS, com 27,8% (R$ 626,4 milhões), enquanto aos aposentados e pensionistas do Regime Próprio do estado caberão 9,5% (R$ 209,3 milhões) e aos do Regime Próprio dos municípios, 0,2% (4,5 milhões).

Acontecerá em João Câmara/RN, Combate Mundial de Som Tuninc e Rebaixados.


Colômbia faz apreensão recorde de 12 toneladas de cocaína.

A Polícia Nacional da Colômbia apreendeu mais de 12 toneladas de cocaína da organização criminosa Clã del Golfo, na região de Urabá. O anúncio da maior apreensão dessa droga na história do país foi feito pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, nesta quinta-feira (9).

O presidente foi para o departamento de Antioquia para conhecer de perto os resultados da Operação Agamemnon II, contra o tráfico de drogas. Segundo ele, o valor da apreensão é estimado em US$ 360 milhões, ao preço de mercados da droga nos Esatados Unidos.

"Graças a uma operação da nossa Polícia, com a colaboração da inteligência do exterior, de países amigos, foi feita a maior apreensão da história. Nunca antes, desde que começamos há mais de 40 anos a luta contra o tráfico de drogas, fizemos uma apreensão desta magnitude, mais de 12 toneladas de cocaína ", anunciou Juan Manuel Santos.

O presidente parabenizou a Polícia Nacional e disse que seu governo continuará a lutar contra o tráfico de drogas: "Quero parabenizar de todo nosso coração com nossa Polícia e com todos aqueles que participaram desta operação. Continuaremos lutando contra o narcotráfico em outras frentes", disse ele.

Ele também lembrou que, com a operação de hoje, o total de cocaína confiscada na Colômbia em 2017 já superou as apreensões do ano passado: "Adicione 362 toneladas este ano. No ano passado tivemos 317 a esta altura, ou seja, 15% a mais".

O Chefe de Estado disse também que a Operação Agamemnon II já deu resultados positivos desde que foi lançada há três meses e meio: quatro dos líderes mais importantes do Clã do Golfo foram capturados ou mortos. Ele também informou que hoje, no departamento de Meta, 46 bandidos da mesma organização foram capturados.

Após vídeo vazar na internet, Globo afasta William Waack, acusado de racismo.

 
O Grupo Globo informou na noite desta 4ª feira (8.nov.2017) que o jornalista William Waack está afastado de suas funções após vazamento de vídeo em que ele teria feito comentário racista. A medida seria “até que a situação esteja esclarecida”, diz a empresa.
 
No vídeo, minutos antes de ir ao vivo durante a cobertura em 2016 das eleições à Casa Branca nos Estados Unidos, Waack supostamente diz que um “preto” estaria buzinando próximo ao local da transmissão.
 
“Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação“, diz a Globo em texto divulgado no G1.
 
A emissora afirma que, “a partir de hoje [9.nov], iniciará conversas com ele [Waack] para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”

GLOBO SE MANIFESTA
Eis a íntegra do texto divulgado no G1 informando o afastamento de William Waack:
 
“A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
 
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”

Fiscalização surpresa nas rodovias do RN apreende onze cargas irregulares.

Mais de 600 veículos foram abordados na manhã desta quarta-feira, 8, com 11 apreensões de cargas irregulares durante operação conjunta de auditores fiscais do RN e a Polícia Rodoviária Federal. Além de veículos de transportes e cargas, carros de passeio também foram vistoriados.

O objetivo é combater a sonegação pela circulação de mercadorias sem nota fiscal.
 
Em torno de 150 auditores fiscais vistoriaram mais de 1100 empresas, no que tange principalmente a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (Nfc-e)”, informou o auditor Carlos Eduardo Xavier, diretor de comunicação do Sindicato dos Auditores Fiscais.
 
Para o secretário de Tributação do RN, André Horta, “o objetivo dessas ações sucessivas é garantir, principalmente, a arrecadação espontânea com base na orientação e supervisão dos contribuintes”, já que a regularidade fiscal e cadastral evita multas, possibilita emissão das certidões estaduais para acesso a crédito e licitações e previne a fiscalização presencial de auditores fiscais no estabelecimento, conforme prevê a legislação.

PRF apreende 40 quilos de cocaína que seriam entregues em comunidade no Rio.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam hoje (8) dois homens suspeitos de tráfico de drogas, após serem flagrados com cerca de 40 quilos de cocaína na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Itaguai, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A prisão foi feita pelas equipes da PRF que compõem a Operação Égide, com 380 homens que vieram de outros estados para o combate ao roubo de cargas e ao crime organizado no estado.

O destino da droga seria o Complexo da Pedreira, em Costa Barros, na zona Norte do Rio, uma das comunidades mais perigosas da capital e com a maior incidência de roubo de cargas no estado devido à proximidade com a rodovia Presidente Dutra e a Rio-Petrópolis.

Policiais rodoviários federais faziam uma blitz na altura do km 399, quando abordaram dois carros que seguiam no sentido Rio. Durante a revista, encontraram diversos tabletes com o entorpecente. A droga estava escondida dentro de fundos falsos dos veículos. Além disso, também foram encontrados seis pacotes lacrados com uma quantia em dinheiro.

Os motoristas, de 22 e 44 anos, confessaram que foram contratados para buscar os carros em um shopping de São Paulo. Eles contaram que, da capital paulista, seguiriam até o Complexo da Pedreira, onde fariam a entrega da droga.

A ocorrência foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal. Os suspeitos foram indiciados por tráfico de entorpecentes, cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão e ficarão à disposição da Justiça Federal, aguardando julgamento.

O reforço no policiamento no Rio de Janeiro para combater o roubo de cargas foi um pedido do governador Luiz Fernando Pezão ao presidente Michel Temer. O governo federal acertou que as equipes dos policiais rodoviários federais ficarão no Rio até o final de 2018.

Putin e Trump se reunirão amanhã no Vietnã.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirão amanhã (10)  durante a cúpula de líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Da Nang, no Vietnã, anunciou hoje (9), em Moscou, Yuri Ushakov, assessor do governo russo. Acrescentou que a hora da reunião "ainda não está definida".

Ontem, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que a situação na península coreana será um dos assuntos principais das conversas entre Putin e Trump no Vietnã.
"Acredito que a desnuclearização da península coreana e a situação na região será um dos temas centrais na reunião dos líderes dos nossos países", disse Ryabkov à agência oficial russa RIA Novosti. As informações são da agência de notícias EFE.

No domingo passado, Trump expressou sua intenção de se reunir com Putin para falar com ele da situação na península da Coreia.

"Esperamos nos reunir com Putin, sim. Queremos que ele nos ajude com a Coreia do Norte, e nos reuniremos com outros líderes", disse o presidente americano.

Mudanças na aplicação do Enem reduziram o número de candidatos eliminados.

Um total de 273 candidatos inscritos no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) foram eliminados no primeiro dia de prova realizada no domingo (5). Desses, 264 foram por descumprimento de regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido, usar material impresso e não atender a orientações dos fiscais. Outros nove candidatos foram eliminados por porte de objetos proibidos identificados pelo sistema de detecção de metal.

O número de eliminações no primeiro dia de prova deste ano foi bem menor do que no ano passado, quando 3,9 mil pessoas foram eliminadas no primeiro dia e 4,7 mil no segundo dia. O principal motivo das eliminações em 2016 (44,3%) foi a falta de marcação do tipo de prova recebida. Neste ano, como foi usada a prova personalizada, com os cadernos de questões identificados com nome e número de inscrição do participante, não foi preciso marcar o tipo de prova recebida.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as medidas de segurança adotadas neste ano para deixar o Enem mais seguro resultaram na redução das eliminações. “A grande campanha de divulgação dessas novas medidas pode ter sido uma das causas que inibiram participantes com intenção de burlar o Enem 2017”, diz o Instituto.

O Enem 2017 estreou a prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico e teve a maior cobertura de detectores de metal desde que o recurso começou a ser usado: 100 participantes por detector.