sábado, setembro 23, 2017

Polêmico, glitter para a vagina não é recomendado pelos ginecologistas.

A tradução literal é “poeira da paixão”. Passion dust é um glitter encapsulado, que, quando introduzido na vagina na hora do sexo, deixa tudo purpurinado — a cápsula estoura com a penetração, a lubrificação e o calor. Como se isso não fosse suficiente, o produto ainda tem aroma e sabor de... bala! Parece uma performance carnavalesca, mas a purpurina vaginal, febre no Reino Unido, é extremamente perigosa, alertam ginecologistas.

De acordo com Celia Regina da Silva, ginecologista da UFRJ e membro da Sociedade Brasileira de Laser, qualquer produto introduzido na vagina que não seja adaptado para esta parte do corpo pode causar alergias, reações e até infecções mais sérias. Isso vale para o glitter, e também para óleos e hidratantes. Ela lembra que é importante distinguir os modismos dos tratamentos vaginais, cujo resultado é a melhora do prazer sexual da mulher.

— Uma coisa são as possibilidades de brincadeiras sexuais, que o ginecologista também tem o papel de orientar. Outra são modismos, como o glitter, que podem causar alergias, alterações da flora vaginal e infecções. Esses são muito perigosos para a saúde vaginal da mulher — ressalta Celia.

Violência no Rio deixa 26 escolas e creches fechadas e 7 mil alunos sem aula.

A violência hoje (22) no Rio de Janeiro deixou 6.995 alunos sem aulas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, unidades escolares na Rocinha; na Vila Canoas, em São Conrado; no Vidigal, na Gávea; na comunidade Chapéu Mangueira, no Leme; em Copacabana, todas na zona sul da cidade; e ainda no Complexo do Alemão; em Tomás Coelho; no Morro do Queto, em Sampaio; no Juramento; no Acari e na Pavuna, na zona norte, foram fechadas para evitar riscos às crianças e adolescentes e aos profissionais de educação. Ao todo, foram fechadas 11 escolas, sete creches e oito espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI). No total, 26 escolas, creches e EDIs deixaram de funcionar.

A comunidade da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro, é alvo de operações diárias da Polícia Militar desde o último domingo (17), quando houve confrontos entre grupos criminosos rivais pelo controle de pontos de venda da comunidade. Na manhã de hoje, houve um tiroteio intenso entre policiais e criminosos, que provocou o fechamento da Auto-Estrada Lagoa-Barra, que liga o bairro de São Conrado à Gávea. À tarde, as operações da polícia ganharam o apoio de tropas das Forças Armadas, encarregadas de cercar a área. Em outros pontos da cidade, também ocorreram tiroteios que obrigaram ao fechamento das unidades escolares.

Na Rocinha, foram seis escolas, duas creches e um EDI, frequentados por 3.344 crianças. Na Vila Canoas, as atividades foram interrompidas em uma creche com 161 alunos. No Vidigal, duas escolas e duas creches que recebem 1.178 foram fechadas. Na Gávea, um EDI frequentado por 150 crianças não pôde funcionar. Na comunidade Chapéu Mangueira, também foi fechado um EDI e 55 crianças tiveram que ficar em casa. Em Copacabana foi uma escola com 170 alunos. No Complexo do Alemão, o impedimento atingiu uma escola e dois EDIs, prejudicando 466 crianças. Em Tomás Coelho, o EDI fechado não atendeu seus 50 alunos. No Morro do Queto, foi uma creche que dá atendimento a 88 crianças. No Juramento, uma creche para 147 crianças não abriu. Em Acari, foram uma escola e um EDI com 958 alunos, e na Pavuna a violência deixou 228 crianças de um EDI sem aulas.

Em Fortaleza homem mata esposa grávida e comete suicídio na frente do enteado de 7 anos.

Uma tragédia foi constatada pela Polícia nesta quarta-feira (20), no Bairro Sapiranga, em Fortaleza.O homem identificado como Leonardo Bruno Barros da Silva, de 31 anos, assassinou a esposa Aline Vitoriano da Silva, de 36 anos, que estava grávida, e depois se matou enforcado, no deck da casa de luxo.

A criança de 7 anos, filho da vítima e enteado do homem, foi testemunha de todo o crime, registrado no domingo (17). O menino ficou ao lado do corpo da mãe durante os três dias, trancado em um quarto.

Segundo informações de um dos sócios da imobiliária da casa onde eles moravam, o casal estava há apenas 15 dias na residência. A casa ainda tinha poucos móveis, e estava com muitas drogas espalhadas pelos cômodos.

De acordo com testemunhas e vizinhos, uma grande festa aconteceu no domingo, possivelmente o dia que a esposa foi assassinada. De acordo com o Samu e a Perícia, o estado da mulher já estava em decomposição.

Quando os órgãos chegaram até a residência e subiram, se assustaram com a situação da criança de 7 anos. O menino estava em estado de choque ao lado do corpo da mãe, que estava no chão. O garoto estaria trancado no quarto desde domingo, de acordo com a Polícia.

Segundo o responsável pela imobiliária, eles tinham uma boa condição financeira, um carro de luxo e trabalhavam no ramo de festas. A nova casa poderia ser utilizada como buffet, mas a informação não confirmada.

O caso será investigado pela Delegacia de Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). A criança foi levada a uma unidade de saúde pelo Samu e depois será encaminhada ao Conselho Tutelar. Um cachorro de estimação deve ficar ao lado do garoto para ajudar na sua recuperação.

Morte de mulher em Natal/RN traz jejum intermitente e uso de suplementos à tona.

Esta semana, a morte de uma mulher em Natal reacendeu a polêmica da prática do jejum intermitente e do uso de suplementos sem orientação nutricional. Ela teria ingerido um produto manipulado antes de iniciar uma atividade física por volta das 14 horas da terça-feira, 19, após ter, provavelmente, dispensado alimentação desde a noite anterior.

Ana Paula Ladeira que comentou a morte da mulher e alertou acerca dos riscos de se tentar emagrecer por meio de uma má-alimentação e de não se ter orientação no consumo de suplementos. Para ela, não se pode formular a própria dieta apenas por pesquisa na internet.

“Primeiro é importante dizer que o jejum intermitente é uma estratégia nutricional. Não é errado, desde que acompanhado por um profissional. É recomendado para quem quer emagrecer, perder gordura localizada e também para os casos de pessoas que costumam comer muito pouco”, explicou Ana Paula.

Ela exemplificou a prática dizendo que quem o faz passa parte do dia em jejum. “Tem casos em que se passa 12 horas sem comer, 14 horas, 18… Varia para cada caso. Neste intervalo sem comida, o que se consome é água, café, chá ou suco de limão, pois todos estes itens têm calorias mínimas”, citou.

De acordo com a nutricionista, o jejum intermitente da mulher que morreu esta semana pode ter sido praticado de maneira errada. “É algo que está na moda e, por isso, muita gente vai buscar orientação na internet. Claro que existem profissionais sérios na rede, mas antes de se recomendar a prática é preciso observar fatores como imunidade, peso, altura… Para cada pessoa há uma estratégia”, alertou.

A suplementação
“A moça em questão já era magra. Não tinha reserva de gordura para queimar. Se tiver passado a noite e a manhã inteira sem comer, estava sem energia. Daí foi treinar e ainda tomou um termogênico, infelizmente, aconteceu o pior”, explica Ana Paula.

O termogênico, conforme explicado pela nutricionista, acelera o metabolismo. “Ele tem estimulante e outras substâncias. Pode ser que tenha sido ingerido em uma dose inadequada. Para quem sofre com problemas cardíacos pode ser fatal”, alerta.

A nutricionista criticou o fato de suplementos serem vendidos sem orientação de um profissional da Nutrição. “Existem receitas manipuladas, isso é comum em academias. E mesmo os que são vendidos nas lojas são comercializados sem receita. Estes estabelecimentos deveriam ser como as farmácias. Estas têm farmacêuticos. Os pontos que vendem suplementação deveriam contar com nutricionista”, sugeriu. Via PnoAR.

Debates no Festival de Brasília destacam papel do negro no cinema.

A representação de pessoas negras nas telas de cinema e a participação delas nas diferentes etapas da realização de um filme, em especial no roteiro e na direção, foram temas que permearam as discussões sobre os filmes da mostra competitiva do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que vai até domingo (24).

A curadoria do festival selecionou para a mostra filmes com diferentes representações de personagens negros, homens e mulheres, dirigidos por brancos e negros de ambos os sexos, de diferentes regiões do país. “Ao ver o que se apresentava, seria muito difícil a curadoria não perceber a importância que tinha essa discussão nesse momento. A gente não estava no papel de pautar uma discussão e encontrar os filmes, mas os filmes claramente nos colocavam a possibilidade de trazer essas questões”, disse à Agência Brasil o diretor artístico do Festival, Eduardo Valente.

A discussão começou intensa após a primeira noite da mostra competitiva. O filme Vazante, dirigido por Daniela Thomas, foi aplaudido após a exibição no último sábado (17), mas recebeu uma série de críticas de negros e negras durante o debate sobre a obra, realizado no dia seguinte com a presença da diretora e de parte do elenco. “Num filme de época, quando dirigido por um diretor branco, escrito por um roteirista branco, em geral, os atores negros fazem escravos. Escravos em geral são só escravos, não são pessoas, temos que pensar sobre isso, sobre a subjetividade das pessoas escravizadas”, questionou a atriz Mariana Nunez.

O ator Fabrício de Oliveira, que é negro e está no elenco de Vazante, disse que há subjetividade nos personagens, mas que o filme poderia estar “mais recortado para esse olhar, ainda mais sendo feito hoje”. Após assistir ao filme completo pela primeira vez durante o festival, o ator disse que o resultado despertou nele uma série de questionamentos. “Acho importante que esse filme seja realmente discutido, que a gente se coloque mesmo. Porque eu acho que ele traz essa questão do recorte estar sendo sempre pelo olhar branco, mas que ao mesmo tempo é parte da nossa história.”

Receptiva às críticas, a diretora Daniela Thomas afirmou durante o debate que hoje não faria o mesmo filme, mas considera que a obra terá um papel importante em fomentar esse tipo de discussão no cinema nacional. “Tratando-se de um branco e do ponto de vista da menina, vai suscitar muita discussão, mas ao mesmo tempo eu me sinto honrada e orgulhosa de poder estar no meio dessa discussão e ouvir essas vozes que eu ouço muito raramente. Para mim está sendo um aprendizado.”

Delatores se contradizem sobre apartamento de Lula.

Delatores da Odebrecht negam ter relação com o apartamento vizinho ao que o ex-presidente Lula mora em São Bernardo do Campo (SP), que, segundo denúncia do Ministério Público Federal, foi comprado com dinheiro da empreiteira.

A aquisição do apartamento é um dos pontos da acusação na ação que o ex-presidente responde sob suspeita de receber propina da Odebrecht por meio da compra de um imóvel onde seria construída a sede do Instituto Lula.

O caso deve ser sentenciado pelo juiz Sergio Moro nos próximos meses.

Os delatores da empreiteira admitiram a participação na compra do imóvel destinado ao instituto, mas dizem que desconhecem a transação do apartamento.

Ocupado pelo ex-presidente, ele foi comprado em 2010 pelo engenheiro Glaucos da Costamarques, amigo em comum do petista com o pecuarista José Carlos Bumlai, réu na Lava Jato.

De acordo com a acusação, Costamarques era um intermediário na operação, já que havia recebido anteriormente R$ 800 mil da DAG Construtora, que por sua vez tem ligações com a Odebrecht.

Um contrato de locação do imóvel foi firmado em 2011 entre o engenheiro e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro. O Ministério Público Federal, porém, afirma que o aluguel por anos não foi pago pelo casal, configurando um favorecimento ao ex-presidente. Costamarques disse em depoimento que só passou a receber os aluguéis após a prisão de Bumlai, em 2015.

A defesa de Lula até agora não apresentou comprovantes de pagamento pela locação, embora sustente que os valores foram sempre declarados no Imposto de Renda.

Código de Trânsito faz 20 anos, mas acidentes fatais ainda geram preocupação.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa hoje (23) 20 anos. Criado pela lei 9.503, o CTB tem 341 artigos e 688 resoluções inseridas ao longo do tempo, na tentativa de se buscar uma perfeição de normas.

Mesmo considerada boa por especialista, a legislação ainda não tem sido suficiente para tirar o Brasil de uma posição nada invejável no ranking mundial de mortes no trânsito: o quarto lugar, depois da China, Índia e Nigéria.

Os dados oficiais mais recentes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são de 2015, quando 38.651 morreram vítimas de acidentes de trânsito. Esse número foi 11% inferior a 2014, mas ainda elevado e em ritmo lento diante do propósito de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir as ocorrências à metade no fechamento da década, em 2020.

Os casos envolvendo automóveis caíram 23,9% e os óbitos por atropelamentos, 21,5%. Já os registros referentes a motociclistas diminuíram com intensidade menor (4,8%).

De acordo com esse relatório, o estado de São Paulo foi o que mais conseguiu reduzir o número de vítimas fatais ao passar de 7.303 (em 2014) para 6.134 (em 2015), uma baixa em termos absolutos de 1.169 óbitos.

Em seguida aparece o Rio de Janeiro (de 2.902 para 2.193), o que significa 709 mortes a menos, e Bahia, onde 2.265 pessoas perderam a vida em 2015, ante 2.737, em 2014, uma diferença de 472.

Prefeitura de João Câmara/RN publica Edital para Concurso de Criação do Hino Oficial do município.

Publicado o Edital que regulamenta o concurso da criação do Hino Oficial do município de João Câmara. As inscrições serão gratuitas e individuais podendo serem realizadas no período de 02 de outubro a 14 de novembro de 2017, no horário das 8h às 13h30 na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude – SECULT.

O candidato vencedor receberá um prêmio de R$ 5 mil, mais troféu e certificado. Outras informações sobre o edital na sede da Prefeitura Municipal de João Câmara/RN.

Caixa reduz para 50% limite para financiamento de imóveis usados.

A partir desta segunda-feira (25), os mutuários terão mais dificuldade em financiar a compra de imóveis usados. A Caixa Econômica Federal reduziu para 50% do valor do imóvel o limite máximo de financiamento. Atualmente, os clientes poderiam financiar até 60% ou 70% do montante dependendo do tipo de linha de crédito contratada.

A redução vale para todas as modalidades, como Minha Casa Minha Vida, empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (que usa recursos da poupança).

Em nota divulgada na noite dessa sexta-feira (22), o banco informou que o novo limite vigorará para as futuras operações de crédito. As propostas em análise entregues até esta semana continuarão a operar sob os limites antigos, caso o empréstimo seja liberado.

Responsável por 70% do crédito imobiliário no país, a Caixa informou que a redução dos limites ajusta o capital disponível da instituição financeira às condições do setor, cujo volume de crédito está crescendo neste ano. De maio a julho, o valor das concessões de financiamentos com juros regulados – como os imobiliários – somou R$ 2,4 bilhões, alta de 24% em relação ao trimestre anterior (fevereiro a abril).

Imóveis novos
Num cenário de crescimento da demanda por crédito em meio a um capital limitado, a Caixa está dando prioridade aos financiamentos para a aquisição de imóveis novos. Em agosto, o banco tinha reduzido de 90% para 80% do valor da unidade o teto para a compra de imóveis novos e de 90% para 60% ou 70% o limite para a compra de imóveis usados.

Em maio, a Caixa tinha suspendido para o restante do ano a linha pró-cotista FGTS, que usa recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento de unidades de até R$ 950 mil e cobra juros de até 8,66% ao ano de trabalhadores com carteira assinada.

O banco alegou falta de recursos e informou que a linha – a segunda mais barata depois do Minha Casa, Minha Vida – só será retomada em 2018.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões neste sábado.

A Mega-Sena sorteia neste sábado (23) o prêmio acumulado de R$ 35 milhões. O concurso 1.971, último da Mega-Semana da Primavera, será realizado às 20h, em Guararema (SP).

Na poupança, o valor pode render mais de R$ 190 mil. O ganhador também pode comprar sete iates ou 14 casas de R$ 2,5 milhões cada.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país até as 19h (horário de Brasília).

Seis são mortos em chacina na Grande Natal; 'Estrago grande', diz delegado.

 
Seis jovens foram executados a tiros na noite desta sexta-feira (22) na frente de uma casa na comunidade de Santa Maria, em Extremoz, município da Grande Natal. Eles faziam uma pequena confraternização e bebiam quando foram rendidos pelos assassinos. Um deles ainda foi socorrido, mas chegou morto ao hospital. Ninguém foi preso.

Segundo o delegado Luciano Chaves, que coordena uma das equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 21h. Ao G1, ele contou que pelo menos 10 homens com armas de grosso calibre participaram da matança. No local, também foram encontradas cápsulas de pistola.

Até o momento, cinco mortos foram identificados. São eles:

Eribelton Avelino da Silva, 23 anos;
Geovane da Silva, 20 anos;
Fernando Gomes Teixeira, 20 anos;
Artur Antônio Alves do Nascimento, 20 anos;
Vinícius Manuel Câmara Tomás, 16 anos.
 
O corpo da sexta vítima permanece no Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP), em Natal, a espera de identificação.

Antes de os criminosos acabarem com a festa, os jovens chegaram a fazer uma foto registrando a confraternização. A imagem estava no celular de um deles. "Os criminosos chegaram à residência em dois ou três carros e estavam vestidos de preto. Lá, ordenaram que os rapazes deitassem no chão e atiraram. O estrago foi grande", acrescentou o delegado.

Ainda de acordo com Luciano, ainda não é possível afirmar o que motivou a chacina, mas a polícia investiga a possibilidade de os jovens estarem envolvidos com facções criminosas e consequentemente com o tráfico de drogas.

A PM foi chamada ao local pouco após os disparos e ainda fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum suspeito.

RN se despede de jogod escolares com 5 medalhas.

O Rio Grande do Norte se despediu com cinco medalhas dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba – etapa 12 a 14 anos. Composta por 170 integrantes, a delegação potiguar conquistou quatro bronzes e um ouro com direito a convocação da atleta Larissa Dutra à seleção brasileira de atletismo que disputará o Campeonato Sul-Americano Escolar, em dezembro, na Bolívia.

Na análise do chefe da delegação, professor Fábio Bezerra, da equipe técnica da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL-RN), o resultado foi satisfatório comparado ao grande nível técnico da competição, pois 2017 foi a estreia do Rio Grande do Norte na Primeira Divisão dos Jogos Escolares da Juventude.

“Quando o Governo do Estado por meio da SEEL assumiu as seletivas locais, os JUVERNs, nossa meta foi aumentar a participação dos municípios e melhorar a qualidade da competição e os resultados vieram com os acessos obtidos da terceira divisão para a segunda divisão em 2015 e da segunda para a primeira em 2016. Com o nível da competição mais elevado, nossos atletas sentiram certa dificuldade neste ano, mas mesmo assim foram aguerridos e trouxeram cinco medalhas para o RN”, analisou.

O chefe de gabinete da SEEL, Cezar Nunes, que representou o Governo do Estado em Curitiba, elogiou o desempenho dos atletas e reforça a nova safra de atletas que o RN está formando. “A nossa delegação veio com 90% dos seus atletas calouros na competição e mesmo assim não se abateram diante das equipes mais experientes garantindo para o RN essas cinco medalhas, sem falar na brilhante conquista de Larissa que foi convocada para a seleção brasileira de atletismo”, comentou.

Os potiguares que subiram no pódio em Curitiba foram: Carlos Iury (bronze na luta Olímpica), João Gabriel (bronze no xadrez), Vinícius Montenegro (bronze no judô), o time masculino de voleibol do Centro Educacional Teresa de Liseux (bronze) e a medalha de ouro com a atleta Larissa Dutra (pentatlo), cuja performance resultou na convocação para a seleção brasileira estudantil.

Os Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo estudantil do país, são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Mais de 4 mil alunos-atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes de 1.396 escolas públicas e privadas participaram do evento em Curitiba, que contou com a parceria do Ministério do Esporte e Grupo Globo, patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Novo terremoto atinge o México neste sábado.

Um novo terremoto classificado inicialmente com magnitude 6,2 atingiu o México neste sábado. O abalo balançou os edifícios da capital mexicana e fez com que os moradores fossem para as ruas temendo desabamentos. Segundo a Defesa Civil, até o momento não há relatos de danos na Cidade do México.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro do terremoto no estado de Oaxaca, em um ponto a 19,3 quilômetros da cidade de Matías Romero. As autoridades do estado afirmaram que os protocolos de segurança já estão em curso. O chefe dos serviços de emergência do México, Luis Felipe Puente, afirmou ainda que o tremor também foi sentido em Guerrero, Chiapas e Veracruz.

Forças Armadas estudam envio de militares para auxiliar ONU em missões de paz.

Com o fim da participação brasileira na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), que será encerrada no dia 15, o Estado-Maior das Forças Armadas e o Ministério das Relações Exteriores estudam a possibilidade de o Brasil enviar militares brasileiros para outras missões de paz da ONU.

Nos últimos meses, militares e diplomatas avaliaram dez operações da ONU para definir onde a presença militar brasileira seria mais proveitosa – tanto para a população local quanto para a tropa e para o Brasil. Foram analisados aspectos como nível de hostilidade, intensidade das operações, influência ambiental, projeção do país no exterior, custos do apoio logístico, infraestrutura local, além da interação nacional com os países que já atuam nestas missões e fatores geopolíticos.

Do trabalho resultaram duas listas, que, segundo o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, coincidem ao priorizar o envio do efetivo brasileiro para a República Centro-Africana. Isso caso o Brasil decida participar de uma nova missão após os 13 anos à frente da operação haitiana. A decisão final caberá ao presidente Michel Temer e ao Congresso Nacional.

sexta-feira, setembro 22, 2017

Corrupção é crime contra a humanidade, diz juiz responsável pela Lava Jato no RJ.

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, disse hoje (22) que ao fundamentar uma pena em casos de corrupção sistêmica ou generalizada, usará palavras duras, porque essa corrupção vem sendo considerada crime contra a humanidade, “até comparado a genocídio, que é matar em grande escala pessoas que dependem do Estado”.

Ao falar na Fundação Getulio Vargas, na capital fluminense, para estudantes de direito, Bretas explicou que existe um contrato ou pacto social, pelo qual o Estado se compromete a garantir uma quantidade “enorme” de direitos. “E de repente, alguém que recebe o mandato por milhões de pessoas coloca em risco o nosso sistema político de representatividade”. Ressaltou que embora muitas pessoas afirmem não gostar de política, é necessário que todos estejam sempre atentos e atuantes para que haja desestímulo a esse tipo de comportamento.

O juiz, que é o responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, acredita que todos os fatos que estão ocorrendo no país contribuirão para tornar a população mais preocupada em escolher pessoas melhor capacitadas. “Ano que vem, teremos uma boa oportunidade de começar a reescrever a história”, sugeriu, completando que esse será um momento de a sociedade demonstrar sua insatisfação.

Furacões deixam 30 mortos em Dominica e prejuízo bilionário nas Antilhas.

Pelo menos 30 pessoas morreram na ilha de Dominica, no Caribe, devido à passagem do poderoso furacão Maria esta semana, informou hoje (22) a emissora estatal DBS. Segundo a rádio, 15 das 30 mortes aconteceram em Pointe Michel, ao sul de Roseau, capital do país. A informação é da EFE.

O furacão Maria atravessou a Dominica e deixou a ilha isolada, sem serviços de energia elétrica e água. Depois, o fenômeno climático atravessou outras pequenas ilhas do Caribe e Porto Rico, onde deixou  a população sem luz, água e telecomunicações.

Antilhas francesas
Nas Antilhas francesas, os danos causados em bens segurados pela passagem dos furacões Irma e Maria somaram um prejuízo 1,2 bilhão de euros (R$ 4,5 bilhões), segundo os cálculos provisórios das companhias de seguro.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira em um comunicado do ministro de Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, que se reuniu com a Federação Francesa de Seguros (FFA) e com as principais companhias envolvidas, que se comprometeram a facilitar os procedimentos para a gestão dos danos.

O ciclone Irma atingiu particularmente as ilhas de Saint Martin (da qual parte do território pertence à França) e Saint Barth - que sofreram danos catastróficos que causaram a morte oficialmente de pelo menos 11 pessoas e vários desaparecidos -, enquanto Maria passou por Martinica e, sobretudo, Guadalupe (onde foram contabilizados dois falecidos).

A FFA se comprometeu a informar a declaração dos danos por telefone, internet ou carta, bem como a estender o prazo para fazê-lo até o dia 15 de outubro para Irma e até 30 de outubro para Maria.

Também se comprometeu a mostrar "compreensão" sobre os meios para avaliar os danos e pagar um adiantamento aos que tiveram suas casas destruídas.

Concurso do IBGE 2018 para efetivos tem novo edital em negociação! Até R$7.458,49!

Em breve poderá ser divulgado um novo edital de concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGE 2017). O órgão já negocia a viabilização de divulgar um novo edital para efetivos, conforme informou o novo presidente do órgão, Roberto Olinto, em reunião com sindicalistas realizada no mês de agosto.

De acordo com Paulo Lindsay, diretor da Associação e Sindicato dos Servidores do IBGE (ASSIBGE), o presidente do IBGE não informou quando o certame acontecerá. No entanto, o titular da pasta vai trabalhar firme para que a seleção possa ser realizada.
 
“Na reunião que tivemos com o presidente Roberto Olinto, ele disse que está insistindo com o governo para viabilizar esse concurso. Ele deixou claro que sabe das nossas necessidades e está empenhado em resolvê-las. Isso, porém, não depende apenas dele, mas também do governo. O IBGE precisa estar entre as prioridades, apesar da PEC dos Gastos Públicos”, comentou Paulo. A informação foi confirmada pelo site Folha Dirigida Online.

Militares do Exército e Aeronáutica iniciam cerco à Rocinha.

O primeiro contingente de homens da Forças Armadas que farão um cerco à Rocinha chegou exatamente às 16h10 na comunidade, na zona sul da cidade. Cerca de 150 soldados do Exército e da Aeronáutica entraram na parte baixa da comunidade junto ao túnel Zuzu Angel.

Eles foram acompanhados por policiais militares e alguns grupos se espalharam pelas principais ruas da localidade, no interior da favela.

A missão principal das Forças Armadas é fazer um cerco à Rocinha para apoiar as operações das polícias civil e militar. 

A comunidade da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro, é alvo de operações diárias da Polícia Militar desde o último domingo (17), quando houve confrontos entre grupos criminosos rivais pelo controle de pontos de venda da comunidade. 

Na manhã de hoje, houve um tiroteio intenso entre policiais e criminosos, que provocou o fechamento da Auto-Estrada Lagoa-Barra, que liga o bairro de São Conrado à Gávea. Cinco escolas e três unidades de educação infantil da prefeitura fecharam as portas, deixando quase 2.500 alunos sem aulas.

Câmara adia leitura da segunda denúncia contra Temer por falta de quórum.

A Câmara dos Deputados adiou a leitura da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer na manhã desta sexta-feira, 22. Não houve presença suficiente de parlamentares para a abertura da sessão de plenário.

A sessão havia sido agendada para iniciar às 9h, mas não foi realizada por causa da baixa presença de deputados. Supremo só poderá analisar denúncia contra o presidente se a Câmara autorizar.
Trinta minutos depois, com apenas dois parlamentares na Casa, a reunião foi cancelada. Para a abertura, era necessária a presença de, ao menos, 51 dos 513 deputados. Uma nova sessão foi marcada para a tarde de segunda-feira (25).

São necessários 342 votos favoráveis na Câmara para o andamento do processo. Caso o número não seja atingido, como aconteceu com a 1ª denúncia, o caso fica suspenso. Volta a correr após Temer sair do Planalto e perder o foro privilegiado.

Apenas com o aval da Câmara o Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar o presidente da República. Caso haja a autorização, o STF decide se aceita a denúncia e a analisa. Em caso de condenação, Michel Temer perde o mandato.

Seleção brasileira deve enfrentar Japão e Inglaterra em novembro.

A seleção brasileira deverá enfrentar Japão e Inglaterra em dois amistosos no mês de novembro. As duas partidas seriam disputadas na Europa nas datas Fifa reservadas para os jogos de repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 – dias 10 e 14. O jogo com os japoneses está praticamente confirmado para Lille, na França. Já o amistoso com a Inglaterra, que ainda precisa confirmar sua vaga na Copa da Rússia, deverá ser em Londres.

A partida com a seleção japonesa depende apenas de detalhes burocráticos para ser anunciada oficialmente pela CBF. Isso porque as duas equipes, já garantidas na Copa do Mundo da Rússia, têm interesse no jogo e vem tratando do amistoso há meses.

Com os ingleses, o que trava o anúncio oficial é a confirmação da vaga para o Mundial. A Inglaterra lidera o Grupo F das Eliminatórias Europeias, com cinco pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Eslováquia, e restam apenas duas rodadas para o fim. O time ainda precisa encarar a Eslovênia, em casa, e a Lituânia, fora. Garantindo a vaga, ficará livre para disputar o amistoso contra o Brasil.

Antes dos amistosos, a seleção brasileira fará suas duas últimas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O time encara a Bolívia, em 5 de outubro, em La Paz, e encerra sua participação diante do Chile, cinco dias depois, no Allianz Parque, em São Paulo.

CFP recorre de decisão que libera psicólogos a oferecer reorientação sexual.

O Conselho Federal de Psicologia recorreu ontem (21) da decisão do juiz da 14ª Vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, que autorizou, em caráter liminar (provisório), que psicólogos possam atender a eventuais pacientes que busquem terapia para reorientação sexual.

A decisão do juiz é favorável aos três psicólogos que pedem a suspensão de resolução do conselho que, desde 1999, estabelece como os profissionais da área devem atuar nos casos que envolvam a orientação sexual de pacientes, proibindo os psicólogos de exercerem qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, bem como de colaborarem com eventos ou serviços que proponham o tratamento e a cura da homossexualidade.

Para o CFP, a decisão liminar abre a perigosa possibilidade de os profissionais passarem a empregar terapias de reorientação sexual. Segundo o conselho, além de ineficazes, as práticas representam uma violação aos direitos humanos e não têm qualquer embasamento científico.

Diante da repercussão do tema, o magistrado divulgou, na tarde desta quinta-feira, nota em que esclarece que, em momento algum, tratou a homossexualidade como doença, sequer se referindo, em seu despacho, à expressão “cura gay”.

"Em nenhum momento este magistrado considerou ser a homossexualidade uma doença ou qualquer tipo de transtorno psíquico passível de tratamento", disse o juiz, esclarecendo que não concederá entrevistas sobre o assunto.

Em sua decisão, o juiz afirmou que a resolução do CFP não é inconstitucional, embora possa, “ser mal interpretada”, levar a equívocos, como a proibição à realização de estudos ou mesmo ao atendimento relacionado à orientação ou reorientação sexual. Para o magistrado, em conformidade com o princípio constitucional que garante a liberdade científica, deve estar claro que os psicológicos estão aptos a estudar ou atender quem, voluntariamente, buscar orientação psicológica acerca de sua sexualidade.

A expressão reorientação sexual´ foi empregada pelos autores da ação penal ao pedir a derrubada da resolução do CFP. Um dos três psicólogos que recorreram à Justiça, o psicólogo Adriano José Lima também diz não enxergar a homossexualidade como doença, criticando o emprego da expressão cura gay´ por quem defende a eficácia da resolução do conselho.

Em entrevista a Agência Brasil, Lima disse que é um equívoco imaginar que todos os profissionais contrários à resolução acreditam na possibilidade de curar´ a orientação sexual de alguém. Segundo ele, os críticos da resolução buscam apenas ter “liberdade profissional para acolher as pessoas que entenderem que devem buscar reorientação sexual”.

“Não acredito nem em cura gay, nem que homossexualidade é doença. Não queremos patologizar ninguém”, declarou Lima, afirmando que, ao contrário do conselho, não acredita que a decisão do juiz federal abra uma brecha para que psicólogos passem a oferecer terapias e tratamentos de conversão e reversão da sexualidade a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros que enfrentem algum tipo de sofrimento psíquico em decorrência de discriminação ou violência.

Ceramistas do RN participam de Encontro Nacional no Piauí.

Empresários do setor cerâmico do Rio Grande do Norte participam esta semana do 46º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha que está sendo realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em Teresina. Uma realização da Anicer, com o apoio do Sindicer/PI.

Pela FIERN participa o Vice-Presidente, Pedro Terceiro de Melo, ceramista e atuante pelo desenvolvimento do setor. “O Encontro Nacional é um evento itinerante a todas as regiões do Brasil, dirigido exclusivamente à cerâmica estrutural, que atua como setor gerador de mão de obra intensiva e indispensável na construção civil, responsável por uma significativa fatia do PIB brasileiro”, explicou.

Além dele estão participando outros empresários do setor cerâmico do RN como Vargas Soliz (Presidente do Sindicer-RN), Vinícius Costa Lima (Singraf-RN) e Alessandro Batista (Sindicer-RN), Ciro Melo (Sindicer-RN), entre outros. Além de diretores de outras instituições potiguares como o SEBRAE, IFRN, UFRN.

Segundo a última pesquisa do IBGE, o setor de cerâmica vermelha reúne 6.903 empresas no Brasil, amplamente mobilizadas para o evento, em uma oportunidade em que empresários de todos os estados, oriundos dos 48 sindicatos, associações e cooperativas filiadas, além dos demais de todo o continente sul-americano, Europa e EUA voltam suas atenções para os principais temas deste mercado.

No evento especialistas de diversas áreas de conhecimento abordam questões relacionadas ao setor cerâmico. A grande novidade nas Clínicas Tecnológicas deste ano foi a ampliação do seu conteúdo técnico e formato de execução. São 12 Clínicas, em que duas palestras acontecerão simultaneamente. Isso permite que os interessados possam escolher exatamente o tema que tem mais interesse em assistir. Uma das clínicas será “Cenário e perspectiva da economia brasileira”, por Flávio Castelo Branco, Gerente Executivo Políticas Econômicas da CNI.

Uma das novidades para esta edição do Encontro será a disponibilização de um Espaço de Negócios, para que as empresas interessadas em negociar com os fabricantes de materiais cerâmicos possam conversar.

As Visitas Técnicas da edição nordeste foram para a Telhamar que abriu as portas de sua fábrica, e hoje, 21 de setembro, foi a vez das cerâmicas Santa Maria e Livramento, já no dia 22 (amanhã – último dia do evento), o Grupo Santa Vitória receberá os ceramistas vindos de todas as regiões do Brasil e da América Latina.

Neymar concorre com Cristiano Ronaldo e Messi a melhor do mundo.

Neymar mais uma vez vai concorrer com Cristiano Ronaldo e Messi ao prêmio de melhor jogador do mundo. Assim como aconteceu há dois anos, em 2015, o craque brasileiro é o intruso da vez entre os dois grandes astros desta geração na disputa pela principal premiação do futebol. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira pela Fifa no anúncio dos três finalistas do "The Best", e o vencedor será conhecido dia 23 de outubro, em cerimônia de gala, em Londres.

Assim, Neymar volta a ter a oportunidade de interromper a incrível sequência imposta por Messi e Cristiano Ronaldo, que se alternam entre os vencedores do prêmio da Fifa desde 2008. O último a ser eleito melhor do mundo antes da dupla foi Kaká, após levar o Milan ao título da Liga dos Campeões em 2007, e o atual dono do posto é o português do Real Madrid.  

O camisa 10 do PSG concorre pelo que fez em campo pelo Barcelona e seleção brasileira. Diferentemente do que era feito até 2016, o prêmio será entregue em outubro, não em janeiro do ano posterior, e a disputa leva em conta apenas o que foi feito na temporada 2016/17, com período de avaliação entre 20 de novembro do ano passado até 2 de julho do atual. 

- Neymar começou o ano ajudando a Seleção a se tornar a primeira equipe a se classificar para a Copa do Mundo da Rússia. Ele foi também decisivo para o Barcelona na última temporada, muito embora sua marca de 20 gols tenha sido inferior aos 31 da temporada anterior e aos 39 da outra. Em contrapartida, anotou um recorde de assistências: 21. O brasileiro foi também um dos heróis da famosa "remontada" contra o PSG nas quartas de final da Liga dos Campeões, contribuindo com dois gols e uma assistência num jogo de volta inesquecível - disse a Fifa, ao apresentar sua escolha pelo brasileiro. 

Testes indicam que vacina contra zika pode prevenir a transmissão na gravidez.

A vacina contra zika desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, o contágio dos filhotes.

“É um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus”, informou o Ministério da Saúde.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela revista Nature Communications, segundo a pasta.

Os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros da pesquisa.

Os testes obtiveram sucesso em seu objetivo, que é impedir que o vírus zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central tanto nos camundongos quanto nos macacos. Já os testes em humanos devem ser realizados, a partir de 2019, na Fiocruz/Biomanginhos, no Rio de Janeiro.

Do grupo controle que não tomou a vacina, as fêmeas de camundongos tiveram aborto por conta da transmissão do vírus zika ou seus filhotes nasceram com microcefalia e outras alterações neurológicas.

Especialistas discutem rumos da educação em encontro internacional no Rio.

Professores, diretores de escolas, especialistas, alunos, gestores e representantes da comunidade estão reunidos desde ontem (21) no Rio de Janeiro para discutir os rumos da educação no país e no mundo. A quarta edição do Encontro Internacional Educação 360 reúne grandes pensadores internacionais e é promovido pelos jornais O Globo e Extra, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), e o  patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O objetivo principal é reunir a sociedade para discutir o ensino, compartilhando pontos de vista e experiências, buscando entender as demandas da sociedade em relação à educação e aprendizagem, além de engajar e motivar o público com exemplos reais, incentivando a expansão do conhecimento.

Hhá também mesas de estudo de casos que apresentam iniciativas bem-sucedidas, com resultados surpreendentes em várias partes do Brasil, seguidas de debates com especialistas. Os temas das mesas são: Cidades Educadoras, Parcerias, Diversidade e Transições.

A representante Interina da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, acredita que o evento promove um tipo de discussão entre o público, que causa impacto e promove melhorias no ensino.

"Fazer uma interação com a plateia, ouvir a voz dos educadores, dos professores, dos alunos. O evento promove um tipo de debate que é muito salutar para a promoção de uma educação pública de qualidade. Estamos seguros de que é por meio de debates como este que se tem a oportunidade de fazer uma reflexão e de trazer as mudanças necessárias para que a nossa educação seja cada vez mais  capaz de transformar o país, tornando-o mais democrático e inclusivo", disse.

Os convidados especiais do evento são especialistas em educação no mundo, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o revolucionário da educação em Israel, Yaacov Hecht, a criadora do Design for Change, Kiran Sethi, a fundadora e diretora da Fundación Escuela Nueva, Vicky Colbert, o chefe da Sessão de Políticas Educacionais da Unesco, Francesc Pedró, a psicóloga e psicanalista brasileira Viviane Mosé e a argentina humanitária, Lia Dinski.

O evento vai até hoje (22) na Escola Sesc de Ensino Médio, na Avenida Ayrton Senna, 5677, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. Além de todas as atividades, há uma Feira de Starups, com a apresentação de cinco propostas inovadoras para novas plataformas de ensino, e a OficinaMakers, que aborda temas como literatura infantil e novas tecnologias, entre outros assuntos.
 
O encontro está sendo transmitido ao vivo pelos sites dos jornais O Globo, Extra e do Canal Futura. Para saber mais, acesse o site www.educacao360.com.

Trump chama Kim Jong-un de louco, para quem não importa matar seu povo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta sexta-feira (22) a atacar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a quem qualificou de "louco" e sobre quem disse que para ele "não importa matar seu povo".  A informação é da Agência EFE.

Trump fez as novas declarações, como de costume, por meio de sua conta no Twitter.

O presidente americano, que se envolveu nos últimos dias em uma troca de reprovações e desqualificações com o líder norte-coreano, diz também na sua mensagem que Kim "será testado como nunca foi antes", no que parece uma ameaça velada contra seu regime.

As acusações entre ambos começaram no último dia 19, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde Trump disse que os EUA tinham "uma grande força e paciência".
"Mas se formos forçados a nos defender ou (defender) nossos aliados, não teremos outro remédio a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte", disse Trump.

Em referência ao líder norte-coreano, Trump o chamou de "homem foguete" por causa de seu gosto em testar mísseis, acrescentando que Kim "está em uma missão suicida contra ele e seu regime".

Posteriormente, o ministro de Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, disse na sede da ONU que as ameaças de Trump soavam como os "latidos de um cachorro".

E a tensão aumentou hoje quando Kim criticou de novo o "intimidatório discurso" na ONU e ameaçou detonar uma bomba de hidrogênio no oceano Pacífico.

"Agora que Trump me insultou e insultou meu país aos olhos do mundo, trabalhamos com uma resposta ao mais alto nível, que estará além de suas expectativas", assegurou Kim em comunicado publicado pelas imprensa norte-coreana.

Telecomunicações perdem espaço, mas se mantêm no topo da receita de serviços.

A atividade de telecomunicações perdeu mais de cinco pontos percentuais de peso na receita operacional líquida do setor de serviços, divulgou hoje (22), no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A pesquisa abrange os anos de 2007 a 2015, quando o setor deixou de responder por 18,9% da receita e caiu para 11,3%, o que não alterou sua posição como setor que mais gerou receita em 2015.

No último ano pesquisado pelo IBGE, a receita da atividade foi de R$ 162 bilhões, valor inferior ao registrado nos anos de 2014 e 2013, segundo a Pesquisa Anual dos Serviços (PAS). O gerente do estudo, Luiz André Paixão, destacou que inovações tecnológicas como serviços de streaming e aplicativos de comunicação gratuita impactaram o setor.

"São serviços pelos quais as empresas tiveram dificuldades de cobrar, como o whatsapp. Antes, as chamadas eram cobradas. A inflação de telecomunicações foi muito abaixo da economia como um todo", disse.

A segunda atividade que mais contribuiu com a receita total dos serviços foi o transporte rodoviário de cargas, que aumentou sua participação de 9,7% para 10,8%, de 2007 a 2015.

Os serviços técnico-profissionais caíram da segunda colocação em 2007 para a terceira em 2015, quando responderam por 10,7% da receita operacional líquida do setor.

Com peso de 7,7%, os serviços de alimentação ocuparam a quarta colocação em 2015, com uma alta de mais de dois pontos percentuais em relação a 2007.

Sem proposta oficial, CBF segue sem acordo com nenhum canal de TV para a seleção.

A CBF emitiu nota em seu site oficial para anunciar que concluiu o processo de concorrência para venda dos direitos de transmissão das partidas da seleção brasileira realizados em solo nacional entre novembro deste ano e dezembro de 2022, período em que o Brasil disputará dentro País amistosos e jogos válidos pelas Eliminatórias das Copas do Mundo de 2020 e 2024.

Após abrir no início deste mês o processo de licitação para comercializar os direitos de exibição dos confrontos da seleção, a entidade agora revelou “que não recebeu propostas oficiais nos termos do edital publicado” para firmar acordo com alguma emissora de tevê para a venda do denominado “Pacote A”, referente à transmissão com exclusividade em TV aberta, fechada, pay-per-view etc.

A CBF disse ter recebido “manifestações de interesse de múltiplas empresas” para venda deste tipo de pacote, mas reconheceu que não houve acordo com nenhuma delas e ainda confirmou que “agora avaliará as várias opções para comercialização do conteúdo integrante do Pacote A, podendo, inclusive, ser formatado um novo processo de concorrência em breve”.

O organismo que controla o futebol brasileiro, porém, confirmou que entrou em acordo com o Grupo Globo para venda do chamado “Pacote B”, correspondente aos direitos de transmissão dos jogos da seleção no País sem exclusividade, por meio de plataformas digitais. Ao anunciar este acordo, a entidade destacou que a proposta do Grupo Globo superou “de maneira significativa o valor mínimo estipulado”.

Quando abriu o processo de licitação, a CBF anunciou que comercializaria os jogos do time nacional para transmissão em TV aberta e fechada pelo valor mínimo de US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 10,9 milhões na cotação atual) por partida. Já no outro pacote, voltado para as mídias digitais, o preço mínimo fixado foi de US$ 500 mil (aproximadamente R$ 1,56 milhão) por partida

A Rede Globo ainda é tida como a emissora favorita para acertar acordo para exibição de jogos e amistosos da seleção dentro do Brasil neste período entre novembro deste ano e dezembro de 2022, mas ainda enfrenta problemas para adquirir estes direitos de TV depois da implementação do novo modelo de comercialização dos confrontos que passou a ser adotado pela CBF.

A poderosa emissora, que antes ostentava um monopólio como detentora dos direitos de TV da seleção brasileira, passou a conviver neste ano com uma concorrência que não tinha há décadas, sendo que, em junho passado, deixou de transmitir dois amistosos que o time comandado por Tite disputou contra Argentina e Austrália, em solo australiano, após não entrar em acordo com a CBF. Na ocasião, a Globo se manifestou publicamente contra o modelo de venda avulsa das partidas proposto pela entidade.

Agora, porém, a CBF voltou a se aproximar um pouco mais da emissora carioca ao acertar a venda de um de seus pacotes da seleção para o Grupo Globo. “Estamos felizes em anunciar este valioso acordo com o Grupo Globo acerca dos direitos digitais, não exclusivos, das partidas da seleção. Sem dúvida alguma, o Grupo Globo conta com enorme audiência nestas mídias e assegurará máxima exposição à seleção. Estamos igualmente orgulhosos em ter assumido o pioneirismo e concluído todo este exemplar e transparente processo de concorrência”, afirmou Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, por meio da nota publicada no site oficial da entidade.

A CBF adotou o novo modelo de venda dos direitos de transmissão dos jogos da seleção brasileira em solo nacional em parceria com a Synergy Football AG, agência de marketing esportivo contratada para assessorar a entidade neste processo. Patrick Murphy, CEO desta agência, também comemorou, por sua vez, o acordo que o organismo conseguiu firmar com o Grupo Globo.

“A seleção brasileira é uma das mais icônicas e autênticas equipes do mundo esportivo e estamos seguros de que o Grupo Globo produzirá uma excelente cobertura em suas plataformas digitais para todos os brasileiros”, afirmou o executivo.

Defesa do vereador Luiz Almir vai apresentar recurso para evitar a perda do mandato.

A defesa do Vereador Luiz Almir através do Advogado Erick Pereira entrou em contato com o BG para falar da determinação da justiça de afastá-lo do mandato de vereador devido a condenação do caso que ficou conhecido “Escândalo dos Gafanhoto” no governo Fernando Freire.

Segue abaixo a posição da defesa do vereador:
“Como a própria sentença condicionou a apresentação de um recurso para evitar o afastamento do vereador Luiz Almir, evidentemente, que dentro do prazo legal será apresentado o recurso de embargo de declaração. Inclusive, será com fundamento no que vem decidindo, desde 1992, o próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que garante o exercício do mandato eletivo.”

Número de crimes de homicídios no RN já passa de 1.800 este ano.

Na noite dessa quinta-feira (21), o estado do Rio Grande do Norte chegou a 1.801 homicídios registrados em 2017, o que dá uma média de 6,8 mortos por dia. De acordo com o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado – o número de assassinatos é 27,1% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
 
Segundo os dados do observatório, Natal é a cidade mais violenta do estado. De janeiro até o dia 21 deste mês, 470 pessoas foram mortas na capital potiguar. Mossoró aparece em segundo, com 168 homicídios, seguido de Ceará-Mirim (123), Parnamirim (113), São Gonçalo do Amarante (87), Macaíba (75) e Extremoz (47).

Confiança do consumidor cresce 1,4 ponto em setembro.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,4 ponto em setembro deste ano, depois de três quedas consecutivas provocadas pela crise política de maio. O indicador atingiu 82,3 pontos, o mesmo nível de junho, em uma escala de 0 a 200 pontos.

A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro. O Índice de Expectativas avançou 2,2 pontos e chegou a 91,1 pontos, o mesmo patamar de abril. Já a satisfação dos consumidores com a situação atual ficou praticamente estável, ao variar apenas 0,2 ponto.

Segundo a coordenadora da pesquisa da FGV, Viviane Seda Bittencourt, o resultado parece estar relacionado a uma ligeira melhora na percepção sobre o mercado de trabalho e no gradual afastamento do risco de crise política. Apesar disso, o consumidor mantém perfil cauteloso.

Fla-Flu vai decidir vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana.

A exemplo do Flamengo, o Fluminense também está nas quartas de final da Copa Sul-Americana e um Fla-Flu vai decidir qual dos dois será semifinalista da competição, depois que o time tricolor obteve a classificação em Quito, no Equador, mesmo sendo derrotado pela LDU por 2x1 nesta quinta-feira. Um gol de Pedro, aos 41 minutos do segundo tempo, mudou a história da partida, que caminhava para a eliminação dos brasileiros, com a derrota de 2x0.

No jogo de ida, no Maracanã, o Fluminense venceu por 1x0 e o gol na casa do adversário garantiu a vaga ao tricolor carioca, pois vale como critério de desempate. Nesta quarta-feira (20), também se classificaram o Flamengo, que derrotou a Chapecoense no Rio por 4x0, depois de 0x0 em Chapecó, e o Sport, derrotado pela Ponte Preta por 1x0 em Campinas, mas com vitória de 3x1 em Recife.

Além da Chapecoense e da Ponte Preta, também o Corinthians foi eliminado ao empatar por 0x0 com o Racing, na Argentina, depois de igualdade de 1x1 no primeiro jogo, em São Paulo. Também estão classificados para as quartas de final Independiente(ARG), Libertad (PAR), Nacional (PAR) e Junior Barranquilla (COL) e os jogos das quartas de final serão os seguintes: Fla-Flu; Junior Barranquilla x Sport; Independiente x Nacional e Racing x Libertad.

Termina hoje prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes.

Hoje (22) é o último dia da Campanha de Multivacinação 2017, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Os postos de saúde estarão abertos até o fim da tarde. Segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas 13 vacinas, para crianças até nove anos, e oito para adolescentes de 10 a 15 anos.

O alvo da campanha são crianças menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes estão convocados para atualizar a caderneta de vacina. Segundo o Ministério da Saúde, 53% desse público não estão com a vacinação em dia.

As vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

As doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Líder norte-coreano diz que Trump pagará muito caro por ameaças ao país.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou hoje (22) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagará muito caro por seu "excêntrico" discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual ameaçou destruir totalmente o país asiático. A informação é da Agência EFE.

"Estou pensando agora em que resposta ele estaria esperando quando permitiu que essas excêntricas palavras saíssem de sua boca", afirmou Kim em comunicado divulgado em inglês pela agência de notícias norte-coreana KCNA.

"Agora, Trump insultou a mim e ao meu país diante dos olhos do mundo e fez a mais feroz declaração de guerra da história, de que ele destruiria a República da Coreia do Norte", completou Kim, retribuindo as ameaças na sequência. "Definitivamente, domarei com fogo esse americano senil mentalmente perturbado", afirmou Kim Jong-un.

Pouco depois de a imprensa norte-coreana ter publicado as palavras do líder, o ministro das Relações Exteriores, Ri Yong-ho, comentou em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, que a resposta à qual Kim se refere poderia ser o lançamento de uma bomba nuclear no Oceano Pacífico como teste. "Poderia se tratar da mais poderosa das detonações de uma bomba H no Pacífico", disse o ministro.

Os contínuos testes balísticos e nucleares feitos pelo governo norte-coreano, que já valeram duas séries de sanções da ONU contra o país só em 2017, e o tom beligerante de Trump elevaram a tensão na região neste ano.

A crise foi um dos assuntos mais debatidos da Assembleia-Geral, onde o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte fará discurso neste sábado (23).

Detran não tem prazo estabelecido para emissão da CNH digital no RN.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) ainda não tem uma data certa para iniciar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Apesar disso, o órgão tem até o dia 1º de fevereiro de 2018 para disponibilizar a carteira virtual para quem tiver interesse.

A assessoria de imprensa do Detran do RN informou que até o momento não há calendário para implementação, contudo o órgão iniciou o planejamento para a disponibilização do documento digital.

Em agosto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que muda o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), documento que será emitido por meio de aplicativo no celular com o mesmo valor jurídico da carteira impressa utilizada atualmente.

No texto inicial da medida, o Contran afirmava que o documento digital passaria a ser usado pelos Detrans a partir de 1º de fevereiro de 2018.

Mangueirão na Praça em João Câmara/RN, apresenta o Especial Dorgival Dantas com Allan Victor.

Hoje o Mangueirão na Praça em João Câmara/RN apresenta o Especial Dorgival Dantas com o menino prodígio Allan Victor.

O Mangueirão na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.
 

Organização

Lidiane e Mateus. 

COMUNICADO: Aos cidadãos de João Câmara e região do Mato Grande.

Comunicado,

Nesta sexta-feira, 22/09/2017, a Central do Cidadão unidade João Câmara, irá fazer um mutirão de CPTS (Carteira de Trabalho), e serão distribuídas 100 senhas, além das 30 que já estão agendadas para esse mesmo dia. O mutirão terá início às 10:00hs. O cidadão deverá estará munido dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e Certidão de nascimento.


                                                Atenciosamente à Gerência

Vista aérea revela danos causados por terremoto que matou 273 pessoas no México.

Uma vista aérea revela hoje (22) a magnitude do dano sofrido por dezenas de edifícios destruídos e o esforço dos socorristas para encontrar sobreviventes após o forte terremoto da última terça-feira na Cidade do México.

Os edifícios que desabaram ficaram rodeados por dezenas de construções, que estão isoladas por precaução e conseguiram resistir ao terremoto, que deixou 273 mortos e mais de 100 desaparecidos.

Ao redor das feridas abertas pelo segundo terremoto que ocorre em um 19 de setembro na Cidade do México, a vida foi afetada pelo trabalho das equipes de resgate e de voluntários para encontrar as pessoas presas sob escombros.

O colégio Enrique Rébsamen, no sul da capital mexicana, tornou-se por algum tempo o símbolo da tragédia com um saldo de 19 crianças e seis adultos mortos. Ali, 11 menores de idade foram resgatados com vida.

Um complexo de 14 edifícios residenciais na movimentada estrada de Tlalpan foi completamente desalojado para ser avaliado depois que em um deles, de cinco andares, desabou sobre outro.

Dois edifícios desabaram em áreas de alta densidade populacional, as zonas Del Valle e Roma. Em torno destas construções, outros prédios ficaram em pé, como "testemunhas mudas" do terremoto.
Do ar, os voluntários se distinguem por seus grandes números, tanto pelos casacos de cor laranja e seus capacetes de proteção, quanto para a ordem em que eles continuam trabalhando.

O terremoto provocou o desabamento de 38 edifícios e as autoridades mexicanas dizem que os serviços de resgate não vão parar enquanto houver chances de encontrar sobreviventes.

O terremoto deixou pelo menos 273 mortos, 137 na Cidade do México, 73 em Morelos, 43 em Puebla, 13 no Estado do México, 6 em Guerrero e 1 em Oaxaca.