sábado, novembro 05, 2016

Final de semana começa com registro de homicídio em Ceará-Mirim/RN.

Um crime de homicídio foi registrado na madrugada deste sábado(5) em Passa e Fica, município de Ceará-Mirim, na Grande Natal. O crime ocorreu no conhecido Bar do Ku. A vítima, identificada pelas iniciais  F.R.D.C., de 40 anos de idade, foi morto a tiros na rua Capitão José da Penha.

A polícia foi acionada e esteve no local fazendo o isolamento da área até a chegada da equipe do ITEP que fez a remoção do corpo para a sede do órgão na Ribeira em Natal. Ainda não se sabe o que teria motivado o crime, sem o paradeiro do autor.

Aluno é avisado sobre adiamento do Enem ao chegar para prova, no CE.

O estudante Odacir Carneiro da Silva, 23 anos, foi o primeiro a chegar neste sábado (5) para fazer prova do Enem no prédio ocupado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e recebeu a informação do segurança de que não haverá exames no local. 

Sem saber do problema, ele chegou por volta de 9h15 ao portão de acesso à unidade. "Hoje de manhã olhei no site no Inep e não havia nenhuma informação de que não haveria prova no local. Foi uma decepção porque passei o ano me preparando e agora descubro que não poderei relizar o Enem neste fim de semana", disse Odacir. A unidade foi incluída na mais recente lista de locais ocupados onde não haverá Enem.

O prédio principal da faculdade foi ocupado na noite desta sexta-feira (4) por um grupo de estudantes.  As demais unidades dentro do Centro de Humanidades I vão receber as provas.

Ministro diz que governo não vai recuar em PEC dos Gastos e MP do Ensino Médio.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, defendeu o posicionamento do governo nas questões da proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos e da medida provisória (MP) que reforma o ensino médio no país. As duas pautas são as principais críticas dos estudantes que ocupam escolas em diversos estados e que motivaram as ocupações, mas o ministro não deu sinais de um possível recuo nessas questões.Em entrevista concedida hoje (4) ao programa A Voz do Brasil, Mendonça Filho disse, em relação à PEC dos Gastos Públicos, que será estipulado um teto global, e não específico para cada área. Segundo o ministro, a medida será importante para reequilibrar as contas públicas e retomar o crescimento – assim como explicou, em outras ocasiões, o presidente Michel Temer.

“Há muita desinformação, na sua esmagadora maioria, com relação à PEC. Ela veio para reequilibrar o Orçamento público, devolver a capacidade de investimento ao Estado brasileiro, fazer com que o Brasil volte a crescer gerando empregos e aumentando a capacidade de investimento em educação e saúde”.

Mudanças no ensino médio
Após sua participação em A Voz do Brasil, o ministro conversou com a Agência Brasil e defendeu as mudanças propostas pelo governo ao ensino médio. “Acho que a gente precisa debater o conteúdo da proposta que altera o ensino médio. Tenho certeza que a esmagadora maioria dos alunos brasileiros que estudam no ensino médio aprova as mudanças”.

Entidades ligadas à educação dizem que o debate da proposta fica prejudicado pela imposição de uma medida provisória. O ministro minimizou a questão. Ele disse que a lógica entre MP e projeto de lei (PL) é a mesma. Segundo ele, apesar de só a MP ter vigência imediata, ambas “podem ser alteradas parcialmente, totalmente ou rejeitadas pelo Congresso”.

Mendonça Filho completou dizendo que não se preocupa com o formato da medida no Congresso, e sim com o debate da matéria. “Espero que, dentro da autonomia do parlamento, eles possam compor a apreciação da matéria da melhor maneira possível. Para mim pouco importa o caminho, se um [MP] ou outro [PL]. O mais relevante é o objetivo central, que são as mudanças no ensino médio brasileiro”.

O ministro citou uma pesquisa, a ser divulgada pelo ministério na próxima semana, que apresenta uma aprovação de 70% dos estudantes às reformas propostas pelo governo. Segundo ele, as manifestações contra essas medidas, sobretudo nas universidades, trazem um componente de “mobilização política” que prejudicam o debate.

“A discussão existe porque se obedece uma lógica partidária e ideológica. Peço que as pessoas mantenham suas convicções políticas e filiações partidárias, mas não transformem o ambiente universitário em um ambiente de domínio político de algumas forças que querem imaginar que a grande maioria da população tem que pensar igual ao que eles pensam”.

Homem morre após bater moto em poste na Av. Roberto Freire em Natal/RN.

Um homem de 34 anos, ainda sem identificação, morreu após bater a moto que pilotava em um poste de um semafóro na Av. Roberto Freire em Natal/RN, por volta das 5h deste sábado, 5.

Por volta das 8h30 o semáforo foi trocado e o trânsito liberado no local.

Nova pesquisa mostra Hillary 2 pontos à frente de Trump a três dias da eleição.

Uma nova pesquisa da corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos, encomendada pela Fox News, mostra que a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, está 2 pontos à frente do candidato republicano, Donald Trump. Hillary aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Trump registra 43%, três dias antes das eleições. Na sondagem, 4% dos eleitores se declararam indecisos.

Segundo a rede de TV, 66% dos entrevistados, mesmo alguns que se declararam possíveis eleitores de Hillary, pensam que a candidata democrata não é honesta nem confiável. O número aumentou após a nova investigação do FBI sobre os e-mails da democrata, enquanto era secretária de Estado do governo Obama. Em relação a Trump, o número é menor: 58% declararam que não consideram o candidato honesto, nem confiável – porcentagem que diminuiu na comparação com pesquisas anteriores encomendadas pela Fox News.

A pesquisa foi realizada entre 1 e 3 de novembro de 2016, por celulares e telefones fixos, com 1.107 possíveis eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, portanto há empate técnico entre os rivais na disputa pela Casa Branca. A eleição ocorre na próxima terça-feira (8).

Conselho Universitário da UFRN se posiciona contra a PEC 241.

O Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) posicionou-se publicamente contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, atualmente PEC 55, devido aos efeitos negativos sobre a normalidade, qualidade e o desenvolvimento de políticas públicas sociais do governo federal, sobretudo no que diz respeito à educação pública superior no Brasil durante os próximos 20 anos.

A decisão expressa em Nota Pública, aprovada por unanimidade pelos conselheiros, ocorreu em reunião extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 3, no auditório do Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Durante a reunião, diretores de Centros Acadêmicos, gestores da administração central e representação dos segmentos da comunidade universitária (servidores e estudantes) argumentaram porque a UFRN deve mostrar para população quais os prejuízos que a PEC 55 vai impor à sociedade brasileira.

Ao final da reunião, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz agradeceu o "esforço e as contribuições da comunidade universitária para construir uma unidade em defesa da UFRN”. A seguir, a Nota completa:

Nota pública do conselho universitário da UFRN sobre a PEC 241 (PEC 55 - Senado)

As universidades públicas federais experimentaram, na última década, grande expansão para atender às demandas da sociedade por educação, por profissionalização de qualidade, por pesquisa e inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país. Entendemos que esse processo de expansão não pode ser interrompido, devendo ser consolidado e continuado a fim de garantir a oferta de educação de qualidade para todos os brasileiros, como estabelecem as metas do Plano Nacional de Educação, aprovado por unanimidade pelo Congresso Nacional.

Reconhecemos a necessidade do equilíbrio das contas públicas. No entanto, é um grande equívoco considerar educação, ciência, tecnologia e inovação somente como gastos públicos. Ao contrário, como demonstram as experiências históricas de muitos países, essas áreas devem estar entre as prioridades estratégicas, como investimentos indispensáveis, inclusive para a superação da crise econômica, com a retomada das atividades produtivas em todas as regiões e a construção de um país democrático e soberano com inclusão e justiça social.

As propostas contidas na PEC 241, a qual tramita no Congresso Nacional, possuem implicações estruturais para o futuro do país, atingindo também a saúde, a previdência social, os investimentos em infraestrutura e os programas sociais, cujos recursos são insuficientes no Brasil. As medidas a serem adotadas sacrificam apenas as despesas primárias da União (notadamente aquelas com pessoal, investimentos e custeio), preservando as despesas com a dívida pública, as quais consomem parte substancial do orçamento federal. Por atingirem direitos consagrados na Constituição de 1988, a adoção de tais medidas exige ampla discussão com a sociedade brasileira sobre as muitas alternativas para diagnóstico e soluções para a atual crise econômica.

A UFRN será duramente atingida com a aprovação da PEC 241. O financiamento das suas atividades acadêmicas e administrativas sofrerá drástica redução. Em uma análise feita sobre a evolução orçamentária, se a PEC 241 estivesse em vigor desde 2006, a UFRN teria sofrido uma perda superior a duzentos milhões de reais nos seus recursos de custeio e de investimento.

Isso significaria suprimir grande parte da expansão recente que proporcionou a criação de vários novos cursos, o aumento na oferta de vagas de graduação e pós-graduação, a ampliação de sua infraestrutura física, a realização de concursos para admissão de novos docentes e técnico-administrativos e a implantação de políticas de democratização do acesso e da assistência estudantil. Não teremos condições de manter a qualidade acadêmica que conquistamos nas avaliações dos nossos cursos, nem os processos exitosos de interiorização, de internacionalização e de inclusão social, o que ameaça a continuidade e a consolidação de inúmeros projetos em andamento.

Por todas essas razões, o Conselho Universitário manifesta publicamente seu posicionamento contrário à aprovação da PEC 241, apelando para que nossos representantes no Congresso Nacional votem em defesa da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação e pela manutenção de direitos sociais fundamentais consagrados na Constituição brasileira.

Natal, 03 de novembro de 2016.

IstoÉ: O esconderijo da propina de Henrique Alves.

Nos corredores do QG da Lava Jato, em Curitiba, um dos investigados é conhecido pela alcunha de “Sheik”. Trata-se do peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN), ex-ministro, ex-presidente da Câmara (2013-2014) e um dos principais interlocutores do presidente Michel Temer. Dono de 11 mandatos consecutivos como deputado federal, e reconhecido como hábil articulador, Henrique Alves já foi um dos políticos mais poderosos do País. Em junho de 2013 chegou a ocupar a Presidência da República, na ausência de Dilma Rousseff e Temer (CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa na IstoÉ).

Com certeza teria lugar de destaque no governo não fossem as descobertas feitas pela Lava Jato, que em junho passado encontrou sua conta não declarada na Suíça. A existência da conta confirmou delação premiada feita por diretores da Carioca Engenharia, que apontam Alves como destinatário de propinas do Petrolão.

A denúncia fez com que o peemedebista perdesse o cargo de ministro do Turismo. Agora, documentos obtidos por ISTOÉ não só confirmam a existência da conta na Suíça, como mostram a milionária movimentação feita por Alves no exterior e revelam a trama urdida pelo ex-ministro para tentar esconder o dinheiro mesmo depois de estar na alça de mira da Lava Jato, o que, segundo procuradores, pode caracterizar crime de obstrução de Justiça.

Prefeitura de Natal/RN anuncia pagamento para quem recebe até R$ 2 mil; Demais sem data para receber.

A Prefeitura do Natal deu início ao pagamento do funcionalismo municipal. Pelo fato de seus órgãos estarem enquadrados em condições específicas, como a disposição de receitas próprias, os servidores do Magistério, da Urbana, da Arsban (Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal) e os funcionários ativos da Natalprev foram os primeiros a receber seus salários. Esse grupo que já conta com seus rendimentos equivale a 17% do universo total de servidores.

A partir do próximo dia 11, receberão salários os servidores que possuem vencimentos de até R$ 2 mil. Para o restante do funcionalismo, ainda não há previsão de pagamento, que ficará na dependência da entrada de receitas e da disponibilidade financeira do Município.

A Prefeitura do Natal lamenta o momento financeiro difícil, provocado pela queda acentuada de receitas ao longo do ano, em função da crise econômica que atinge o país. Somente de janeiro a setembro deste ano, a frustração de receitas no Município atingiu R$ 124 milhões, o que vem impedindo o pagamento integral dos servidores públicos de Natal. A Prefeitura reitera sua dedicação e esforço constantes para garantir o pagamento da folha no prazo mais curto possível.

Enem 2016 começa hoje para 8,6 milhões de estudantes.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (5) para os 8,6 milhões de inscritos. Nesse primeiro dia os estudantes vão responder a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para concluir as provas.

A área de ciências da natureza e suas tecnologias abrange os conteúdos de química, física e biologia. Em ciências humanas e suas tecnologias, as provas são de geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.

Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. O Ministério da Educação informou que haverá fiscalização dos lanches.

Neste ano, pela primeira vez, haverá identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.

O Ministério da Educação adiou para os dias 3 e 4 de dezembro as provas dos candidatos que fariam o exame em prédios ocupados por estudantes.

Servidores municipais de Natal iniciam greve geral na próxima semana.

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (4), os sindicatos dos servidores da Prefeitura de Natal definiram que entrarão em greve geral a partir do próximo dia 11. A greve fará parte do Dia Nacional de Paralisação, mobilização liderada por centrais sindicais de todo o país.

Os servidores estaduais também farão uma paralisação nesta data. Para este dia também está prevista uma assembleia para discutir um indicativo de greve dos servidores do Governo do RN.

sexta-feira, novembro 04, 2016

Terremoto de magnitude 6,4 atinge o Chile.

Um terremoto atingiu a zona central do Chile no começo da tarde desta sexta-feira (4). Segundo as informações preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 6,4 e ocorreu a menos de 40 quilômetros da cidade de Curicó, que fica ao sul da capital Santiago.

O jornal local “La Tercera” ouviu autoridades locais que disseram que o terremoto não causou danos a pessoas e aos serviços básicos.

Polícia Civil incinera 325 quilos de drogas.

A Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) incinerou 325 quilos de drogas, entre elas crack, cocaína e maconha, na Cerâmica São Francisco, localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, na manhã desta sexta-feira (04). “Esta é a segunda incineração que fazemos em 2016. Toda esta droga que foi queimada hoje é resultado de apreensões que foram realizadas durante operações policiais e investigações feitas por nossa equipe. Parte do material incinerado também está relacionado a efetivação de prisões que realizamos com êxito”, detalhou o delegado titular da Denarc, Ulisses de Souza.

Em outubro, 57,7% das famílias estavam endividadas no país.

Em outubro, 57,7% das famílias estavam endividadas no país. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada na quinta-feira (3) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
 
O percentual é menor que o endividamento registrado em setembro (58,2%) e que em outubro do ano passado (62,1%). Entretanto, em um ano aumentou o número de pessoas que afirmam não ter como pagar as dívidas.

“A Terra Prometida” dispara audiência da Record e abre vantagem sobre SBT.

A novela “A Terra Prometida” segue na vice-liderança isolada nas duas principais praças do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Na segunda, o folhetim surpreendeu e abriu uma vantagem de sete pontos sobre o SBT. A trama marcou 16 pontos de média, pico de 17 pontos e share de 22%, o canal de Silvio Santos ficou com apenas 9 pontos de média.

Já na Grande São Paulo, os índices da história protagonizada por Sidney Sampaio foram menores. De acordo com dados consolidados de audiência, “A Terra Prometida” registrou 13 pontos de média, com pico de 16 pontos e share de 20%, no período em que foi exibida, das 20h40 às 21h45. A novela se isolou na segunda colocação também.

Cabe lembrar que os dados apresentados são consolidados, portanto, não sofrerão alterações. Os mesmos referem-se à preferência dos grupos de espectadores situados nas principais praças do país, São Paulo e Rio de Janeiro, que servem de referência para o mercado publicitário. Em São Paulo e no Rio, cada ponto equivale a 69,4 mil e 43,0 mil domicílios, respectivamente.

Em revista de rotina, preso engole celular e é levado a hospital.

O ajudante geral Douglas Eduardo Quirino Lopes, de 21 anos, que está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, engoliu um telefone celular e teve de ser levado ao Pronto Socorro do Hospital São Vicente de Paulo.
 
Lopes teria engolido o aparelho, de 7 centímetros de comprimento, durante revista de rotina no presídio, da Rodovia dos Bandeirantes.
 
Um agente penitenciário desconfiou das atitudes do detento e o conduziu ao hospital, no centro de Jundiaí, para a realização de exame de raios x. No exame foi confirmado que o aparelho estava no estômago de Douglas Lopes. O preso acabou confessando que engoliu porque ficou com medo das consequências se fosse flagrado com o aparelho na cela. Via Robson Pires

Governo do RN reduz despesas e MP retira recomendação de corte de servidores.

O Governo do Estado não precisará cortar servidores para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. Após a apresentação dos dados relativos ao gasto com pessoal, que mostram que a administração estadual está abaixo do limite legal da LRF, o Ministério Público do Rio Grande do Norte retirou a recomendação ao Executivo Estadual que previa a demissão de servidores.

Através de estudos realizados nos últimos meses, o censo feito com os servidores e uma auditoria na folha de pagamento, o governo conseguiu diminuir a despesa com pessoal de 50,28% no primeiro quadrimestre do ano para 48,39%, número abaixo do limite legal de 49%, estipulado pela LRF.

“A diminuição do índice é resultado do esforço conjunto do governo para encontrar medidas de redução de gastos. Mesmo passando por dificuldades financeiras, nossa administração tem encontrado alternativas para superar a crise, está conseguindo preservar os empregos dos servidores e obedecer ao limite legal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o governador Robinson Faria.

A Secretaria de Planejamento e Finanças e Controladoria Geral do Estado continuam trabalhando em busca de soluções para alavancar a economia e estabilizar as finanças do Rio Grande do Norte.

“Escrava Mãe” surpreende e chega a quase 15 pontos de audiência.

Nesta quinta-feira, 03 de novembro, “Escrava Mãe” teve um excelente desempenho nas duas principais praças do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Na segunda, a trama de Gustavo Reiz marcou 11,0 pontos de média, pico de 13,0 pontos e share de 15%, contra 6,0 pontos de média do SBT, que ficou na terceira colocação.

Já na Grande São Paulo, o folhetim estrelado por Gabriela Moreyra e Pedro Carvalho abriu três pontos de vantagem no confronto com a emissora de Silvio Santos. De acordo com dados consolidados, “Escrava Mãe” registrou 10,0 pontos, pico de 13,0 pontos e share de 14%, contra 7,0 pontos de média do SBT, que se manteve no terceiro lugar.

Cabe lembrar que os dados apresentados são consolidados, portanto, não sofrerão alterações. Os mesmos representam a preferência de um seleto grupo de espectadores situado na Grande São Paulo, principal praça do país e que serve de referência para o mercado publicitário. Por lá, cada ponto equivale a 69,4 mil domicílios.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento.

O Governo continua o pagamento do funcionalismo nos dias 8 e 11 de novembro. Assim como ocorreu em outubro, a folha será paga sem distinção entre ativos, aposentados e pensionistas. Os 35.036 servidores que recebem até R$ 2 mil terão os salários depositados na próxima terça-feira (8), num total de R$ 41,2 milhões.

Na sequência, dia 11 (sexta-feira), os 19.936 que ganham entre R$ 2.001 e R$ 3 mil serão pagos, totalizando mais R$ 49,6 milhões. É importante destacar que os 24.085 servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios já receberam os salários desde o dia 1º e representam um montante na folha de R$ 53,7 milhões.

Concluída essa segunda etapa do calendário, 71% dos servidores já terão recebido os salários. Os demais servidores do Estado serão pagos em breve, a partir da disponibilidade de caixa.

Gabarito do Enem 2016 será divulgado no dia 9 de novembro, diz Inep.

O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado neste sábado (5) e domingo (6) será divulgado na quarta-feira (9), segundo comunicado divulgado na tarde desta sexta (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira, 9, na Página do Participante, na internet, e por meio do aplicativo Enem 2016." 

Segundo o edital do exame, o gabarito poderia ser divulgado a qualquer momento entre a próxima segunda (7) e a quarta-feira. O texto das regras diz que "os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas". 

Escolha do parceiro sexual pode estar ligada ao sistema imunológico, diz pesquisa.

A escolha do parceiro sexual pode estar ligada ao sistema imunológico da pessoa. Um estudo publicado pela revista científica “Nature” revela que o corpo procura antígenos leucocitários humanos (HLA, na sigla em inglês), responsáveis por criar anticorpos, diferentes dos seus para se relacionar. Segundo cientistas da Universidade de Dresden, na Alemanha, que analisaram o comportamento sexual de 254 casais, quanto maior a diferença entre os HLAs maior o desejo e também a satisfação sexual.

Para os coordenadores do estudo, esse movimento está relacionado à sobrevivência da espécie humana. Casais ou animais com HLA distintos aumentam a possibilidade de seus descendentes serem resistentes a um número maior de doenças. Para distinguir o HLA diferente o corpo usa o olfato, de acordo com os cientistas. No entanto, essa identificação por meio do cheiro não ocorre de maneira consciente.

Para a sexóloga e diretora da Corpus de Lune, Luni Freire, é preciso levar em consideração componentes sociais.

— Somos seres sociais. É muito comum usarmos recursos, como perfumes, na sedução, no primeiro encontro, o que atrapalharia isso (a atração através do cheiro natural). Isso seria válido para animais e tribos. Além disso, vivemos em um contexto social que influencia o interesse sexual — opina a sexóloga.

A psicóloga Denise de Figueiredo reafirma que as pessoas se atraem pelas outras influenciadas pelo ambiente em que estão inseridas. Para ela, a forma como se seduz o outro é algo que se aprende.

— Os opostos se atraem muito porque o estranho provoca curiosidade. Às vezes, a atração é só sexual e aquele não é o parceiro para vida toda. Não existe par perfeito, existem parcerias construídas, com esforço, vontade e desejo de dar certo. Via g1.

Neymar é único brasileiro entre 23 indicados ao prêmio de melhor jogador de 2016.

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (4) a lista de 23 indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2016. E o único brasileiro a figurar nesta listagem é o brasileiro Neymar. O atacante está entre os cinco jogadores nascidos em solo sul-americano que foram confirmados como concorrentes à honraria. Os outros quatro são os argentinos Lionel Messi e Sergio Agüero (Manchester City), o uruguaio Luis Suárez e o chileno Alexis Sanchez (Arsenal). Entre eles, Messi e Suárez são companheiros de Neymar no Barcelona.

O vencedor desta premiação será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, na cerimônia de gala da Fifa em Zurique, sendo que os três finalistas à Bola de Ouro serão anunciados no dia 2 de dezembro. Nesta data a Fifa também revelará os finalistas ao prêmio de melhor técnico, melhor jogadora e melhor treinador de seleção ou time feminino, assim como os últimos três candidatos ao Prêmio Puskas, que elegerá o gol mais bonito de 2016.

Tido como grande favorito ao prêmio, na esteira dos fatos de que brilhou pelo Real Madrid na campanha do título da última Liga dos Campeões e depois faturou o inédito título da Eurocopa com a seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo é um dos 23 indicados, como não poderia ser diferente.

PF e polícia do Paraguai fazem ação conjunta contra tráfico de drogas.

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta sexta-feira (4) uma operação para desmantelar uma quadrilha que agia no tráfico internacional de entorpecentes, distribuindo drogas produzidas no Paraguai para os estados de Goiás, Pará, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Policiais paraguaios também participam da ação, que já prendeu 25 pessoas nesta manhã. A suspeita é que o grupo tenha movimentado R$ 1 bilhão.

Segundo a PF, a operação “Cavalo Doido” cumpre 81 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, 15 conduções coercitivas (quando alguém é levado para depor) e 34 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Goiás e Mato Grosso do Sul.

Até 11h30, 25 mandados de prisão tinham sido cumpridos na operação. Mas a PF não soube precisar quantos foram em Goiás. Anteriormente, às 8h30, a assessoria do órgão havia confirmado 15 prisões no estado.

Mais de 200 policiais participam da operação. No Paraguai também está sendo realizada a destruição dos plantios de droga nas fazendas de propriedades do grupo criminoso. Além disso, foram bloqueadas 80 contas bancárias.

Enem é adiado em mais uma unidade do RN e 5.150 potiguares vão fazer o exame em dezembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta sexta-feira (4) uma lista atualizada com os locais nos quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado neste final de semana (dias 5 e 6). O Enem será adiado para os candidatos que estiverem com as provas marcadas em escolas, universidades e institutos federais ocupados por estudantes. 

A nova aplicação será nos dias 3 e 4 de dezembro.

Na primeira lista divulgada pelo Inep, na terça-feira (1º), o Rio Grande do Norte teria as provas adiadas em cinco locais. Com a atualização desta sexta, o campus da UERN em Pau dos Ferros também passou a incluir a relação. Dessa forma, o adiamento atinge 6 unidades potiguares e 5.150 estudantes.

Confira onde o Enem foi adiado no RN!
Caicó
UFRN Campus De Caicó – Prédio: Auditório – Prédio: Bloco A – Prédio: Bloco B – Prédio: Bloco D

Macau
IFRN – Instituto Federal De Ciências E Tecnologia – Prédio: Bloco A – Prédio: Bloco B

Natal
EE Des. Floriano Cavalcanti – Prédio: Bloco A – Prédio: Bloco B – Prédio: Bloco C – Prédio: Bloco D
EE Prof. Anísio Teixeira – Prédio: Bloco A – Prédio: Bloco B – Prédio: Bloco C
IFRN – Campus Zona Norte – Prédio: Bloco A – Prédio: Bloco B

Pau Dos Ferros
UERN – Campus Pau Dos Ferros – Prédio: Bloco A / Prédio: Bloco B / Prédio: Bloco C / Prédio: Bloco D / Prédio: Bloco E

Secretária de Educação do estado do RN visita escolas ocupadas para dialogar com alunos.


Secretária de Educação visita escolas ocupadas.
Na última terça-feira (1º), a professora Cláudia Santa Rosa, secretária da Educação do RN, visitou duas escolas em funcionamento que ainda estavam ocupadas para conversar diretamente com os estudantes. A educadora esteve nas escolas estaduais Anísio Teixeira e Floriano Cavalcanti, ambas localizadas em Natal.

Buscando um diálogo direto entre a secretaria da Educação e os estudantes, a professora Cláudia Santa Rosa ouviu os alunos das duas escolas, conheceu suas reivindicações e apresentou as ações que vêm  sendo realizadas pela SEEC para melhorar a qualidade do ensino e das estruturas físicas dos estabelecimentos de ensino.

Na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, que fica no bairro de Petrópolis, os estudantes falaram dos desafios que a instituição enfrenta. Em uma reunião que durou grande parte da manhã, a secretária Cláudia Santa Rosa reafirmou o compromisso da pasta em atender as demandas, considerando que as necessidades da escola já estão previstas para serem solucionadas por meio de ações que estão em curso, e pediu bom senso em relação a rotina de aulas da escola.

Caixas arrombados, cofre explodido e viatura da PM metralhada na madrugada desta sexta no RN.

Dois terminais bancários do Rio Grande do Norte foram alvos de ações de criminosos na madrugada desta sexta-feira (4). Os casos ocorreram em Afonso Bezerra, na mesorregião Central Potiguar, e em Macaíba, na Grande Natal.

Em Afonso Bezerra, os bandidos explodiram o cofre da agência dos Correios, depois saquearam um supermercado da cidade e, por fim, ainda metralharam uma viatura e o prédio do destacamento da Polícia Militar.

Já em Macaíba, os alvos foram dois caixas do Banco do Brasil. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos utilizaram maçaricos para que os terminais fossem arrombados para, consequentemente, terem acesso ao dinheiro.

Nos dois casos, de acordo com a Polícia Militar, ainda não se sabe a quantia levada pelos criminosos e ninguém foi preso.

Temer enviará reforma da Previdência ao Congresso neste ano.

O presidente Michel Temer informou que está "decidido" a enviar o projeto da reforma da Previdência ao Congresso Nacional até o fim deste ano. De acordo com o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, o conteúdo das mudanças nas regras da aposentadoria "está sendo estudado" pelo governo. 

Assim como havia dito na semana passada , Parola disse que a reforma só será encaminhada aos parlamentares após "amplo diálogo" com trabalhadores, empresários e lideranças políticas. "O presidente da República ressalta que decidido está que o projeto da reforma da Previdência será enviado ao Congresso ainda este ano", disse o porta-voz. 

Convite: Sessão de lançamento do livro de Nildinha Freitas será no dia 22 de novembro 2016.

Quero convidar você e toda a sua família, a participar da sessão de lançamento do meu mais novo projeto literário, o livro Simples Mente, lançado pela CHIADO EDITORA de Portugal, e que se realizará no dia 22 de Novembro de 2016, às 19 horas, no auditório do IFRN - Campus João Câmara-RN.

Quero ressaltar que o evento é público e que a sua presença é essencial para o nosso sucesso.

Espero por você!

Nildinha Freitas.

Flamengo vai ser julgado e pode perder até 20 mandos por briga de corintianos.

O Flamengo mal conseguiu o Maracanã de volta para a reta final do Brasileiro e já pode perdê-lo. O clube será julgado hoje no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela briga entre torcedores e policiais no clássico contra o Corinthians, no dia 23, e pode perder até 20 mandos de campo.

Por ser o mandante, o Flamengo foi denunciado pelo tribunal no art. nº 213, incisos I e III, por causa da briga entre torcedores nas arquibancadas e o arremesso de uma garrafa d’água em campo. As penas totalizadas para as duas infrações são de perda de até 20 mandos de campo, e multa de até R$ 200 mil.

Já o Corinthians pode ser apenado com a perda de até dez mandos e multa de até R$ 100 mil. O clube paulista foi denunciado apenas no inciso que prevê os distúrbios provocados por sua torcida.

O principal temor no Flamengo é o fato de o clube ser reincidente na questão das brigas provocadas por seus torcedores nos estádios. Em junho, o clube foi punido com a perda de um mando de campo, além de multa de R$ 50 mil, por causa dos tumultos no jogo contra o Palmeiras, no Mané Garrincha.

A estratégia de defesa não foi revelada pelo departamento jurídico, mas o Flamengo vai defender que adotou todas as medidas para previnir os distúrbios. Mas para o clássico de sábado, contra o Botafogo, a Polícia Militar solicitou o aumento da área de isolamento entre as torcidas. Por isso, no setor Sul, não houve ingressos para os rubro-negros, apenas tíquetes para os alvinegros.

Oportunidade de Emprego em João Câmara!!!

A empresa Construnovos Empreendimentos em João Câmara/RN, procura pessoas com experiências em vendas para juntar-se a sua equipe!

Ligue agora mesmo para o telefone (84) 99985-9470 - (WhAtsapp) e agende sua entrevista hoje mesmo. Venha participar dessa equipe campeã.

Liminar concedida ao MPF suspende cursos da Faibra em João Câmara e outros municípios do RN.

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma liminar que determina à Faculdade Integrada do Brasil – Faibra (mantida pela Associação Educacional Cristã do Brasil) – a suspensão dos cursos de “extensão universitária”, “livres” ou “de aperfeiçoamento” que vinha realizando em todo o Rio Grande do Norte, promovidos sob a alegação que serviriam para obtenção do diploma de graduação em Pedagogia. A instituição, localizada em Teresina no Piauí, não tem autorização para ministrar esses cursos fora de sua sede, mas captava os alunos através de publicidade enganosa.

A Faibra já havia sido impedida de manter tais cursos especificamente no Município de Tenente Laurentino, em outra ação do MPF que já obteve, inclusive, sentença determinando o pagamento de danos materiais e morais aos estudantes. A nova liminar agora amplia a suspensão dos cursos a todo o estado e é fruto de uma ação civil pública de autoria da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel. A faculdade conta com, pelo menos, 1.200 alunos no RN, em municípios como Umarizal, João Câmara, Ipanguaçu, Mossoró, Bodó, Japi, Alexandria, Rio do Fogo e Ceará-Mirim, entre outros

Na liminar, o juiz federal Magnus Delgado determina, além da paralisação dos cursos, a suspensão da expedição de diplomas de graduação baseados nesses cursos, bem como da cobrança de mensalidades ou outras taxas aos estudantes. O magistrado acatou, ainda, o pedido do MPF para bloquear R$ 1 milhão das contas bancárias ou dos bens da faculdade e da associação que a mantém, para o caso de uma decisão futura vir a exigir a reparação dos danos.

CREF apresenta resultado das fiscalizações nos JERNs.

Cumprindo o seu papel perante o profissional e a sociedade, o Conselho  Regional de Educação Física da 16° região realizou no período dos Jogos  Escolares do Rio Grande do Norte – Jern’s,  as fiscalizações em todas  modalidades esportivas. Das 26 visitas efetuadas todas estavam em  regularidade perante a lei.

O controle é realizado pelo fiscal do conselho, que vai até a escola que  sedia a competição e exige do coordenador da modalidade a comprovação do  registro do CREF de todos os Professores de Educação Física que  participam das competições. “Há 3 anos venho realizando esse trabalho e  graças a cultura da legalidade podemos ver que tudo está dentro das  normas apresentadas pelo Conselho Federal”, avalia Luiz Marcos, fiscal  do órgão.

quinta-feira, novembro 03, 2016

IFRN oferta 1.278 vagas para cursos técnicos em 13 campi do estado.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte está ofertando 1.278 vagas para cursos técnicos. Do total, 1.168 são para cursos subsequentes e 116 para o ProEJA, voltadas para estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental. As inscrições acontecem a partir das 14h do dia 7 até 21 deste mês e devem ser realizadas através do site do IFRN (clique AQUI).

Para a validação da inscrição, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 20 que deve ser efetuada até o dia 22 deste mês em qualquer agência bancária ou lotérica. Já para isenção da taxa, os estudantes devem comprovar renda familiar baixa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal do dia 7 a 11 deste mês.

O processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes e ProEJA é composto por uma prova objetiva de português e matemática e uma redação. A avaliação será aplicada no dia 11 de dezembro, de 8h às 12h. O local será informado através do cartão de inscrição, que deve ser acessado a partir do dia 2 de dezembro no portal do candidato (clique AQUI).

(Técnico Subsequente)
Apodi: Agropecuária (matutino), Manutenção e Suporte em Informática (noturno)
Ipanguaçu: Meio Ambiente (matutino)
João Câmara: Administração (noturno), Eletrotécnica (noturno)
Macau: Recursos Pesqueiros (noturno)
Mossoró:  Edificações (matutino), Eletrotécnica (vespertino), Mecânica (noturno), Informática (vespertino)
Natal - Central: Geologia (matutino), Mineração (vespertino), Segurança do Trabalho (vespertino), Edificações (vespertino e noturno), Estradas (noturno), Eletrotécnica (noturno), Mecânica (matutino), Petróleo e Gás (noturno)
Natal - Cidade Alta: Eventos (vespertino), Guia de Turismo (noturno)
Natal - Zona Norte: Manutenção e Suporte em Informática (matutino)
Nova Cruz: Administração (noturno)
Parnamirim: Mecatrônica (noturno), Rede de computadores (noturno)
Santa Cruz: Refrigeração e Climatização (vespertino)
São Gonçalo do Amarante: Edificações (vespertino)
São Paulo do Potengi: Edificações (matutino)

(ProEJA)
Ipanguaçu: Agroecologia (vespertino)
Natal- Zona Norte: Comércio (noturno)
Santa Cruz: Manutenção e Suporte em Informática (noturno)

Cooperativa Cultural Universitária promove palestra sobre Hamlet.

Nesta sexta-feira, 4, o projeto Centenários, da Cooperativa Cultural Universitária, realiza uma homenagem à William Shakespeare, com uma palestra sobre a sua peça mais famosa: Hamlet.

Sob a mediação do professor Carlos Braga, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLEM) da UFRN e conselheiro da Cooperativa Cultural, a professora Rosanne Araújo, também do DLLEM fará a palestra: Hamlet - A espada de dois gumes (Shakespeare e o Herói do Norte), a partir das 10h, na Cooperativa Cultural.

O evento é aberto ao público e tem a entrada gratuita. "A escolha do nome dela se deu porque Rosanne conhece muito bem a literatura inglesa e além de Shakespeare, ela também é estudiosa de Beckett", explica Carlos Braga.

Hamlet
A tragédia Hamlet, considerada a obra-prima de Shakespeare conta a história do príncipe da Dinamarca que, ao voltar para seu reinado após estudos na Inglaterra, desconfia que seu tio Claudius, que desposou sua mãe, Gertrude, foi o assassino do seu pai e rei. A partir dessa desconfiança, corroborada pelos soldados do castelo que dizem que o fantasma do rei está vagando pelos cantos, ele finge ter enlouquecido e se sucede uma série de acontecimentos que dão o tom da tragédia Shakespeariana.

No RN, sobe para 142 o número de casos confirmados de microcefalia.

Subiu para 142 o número de casos confirmados de microcefalia no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (3) com a divulgação do mais recente boletim da Secretaria de Saúde (Sesap) sobre a ocorrência da doença no estado.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, somente no mês de outubro foram registradas sete novas notificações de casos suspeitos. Agora, de janeiro até o dia 29 do mês passado, o estado soma 473 casos notificados. Destes, além dos 142 já confirmados, 130 ainda sob investigação. Os outros 201 foram descartados.

Ainda de acordo com a Sesap, do total de notificações, 128 foram de nascimentos ocorridos em 2016 e 334 foram de bebês nascidos em 2015. Via G1/RN.

UFRN realiza evento sobre Ergonomia nos dias 10 e 11 de novembro.

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia (Grepe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório do Nepsa 1, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o V ERGONODIA com o tema Ergonomia, trabalho decente e desenvolvimento organizacional: As demandas atuais em tecnologia, organização e pessoas.

O evento tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os direitos relacionados a segurança do trabalho, promoção da saúde dos trabalhadores, prevenção de riscos e acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e a gestão de crises; fatores importantes para a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores. As inscrições estão abertas pelo site.

O V ERGONODIA conta com palestras e minicursos do professor e engenheiro de produção Mário Cézar Rodrigues, membro permanente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia; do engenheiro eletrônico Paulo Victor de Carvalho, tecnologista sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear; dos coordenadores Ricardo José Matos e Maria Christine Saldanha; e, Abias Vale de Melo, coordenador da Engenharia de Segurança do Trabalho do Grupo Guararapes e Conselheiro da Câmara de Segurança do Trabalho do Crea-RN.

Políticas Públicas da UFRN realiza IV Encontro Semapa a partir desta sexta-feira.

O grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento, do Departamento de Políticas Públicas (DPP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a partir desta sexta-feira, 4, o IV Encontro Semapa. O evento ocorre nos dias 4, 7 e 8 deste mês.
O evento acadêmico, que envolve discussões acerca de temas socioeconômicos de meio ambiente e política ambiental, inscreve para ouvintes gratuitamente a partir das 8h, no local da abertura do evento, auditório Nepsa I. O prazo para submissão de trabalhos foi encerrado no dia 30 de outubro.

A quarta edição do encontro possui como objetivo fomentar o debate sobre questões relativas a meio ambiente e sociedade no Rio Grande do Norte. O evento propõe estabelecer uma reflexão entre a sociedade potiguar e a Universidade referente às questões ambientais.

Outras informações sobre o encontro podem ser obtidas no grupo do Semapa no Facebook.

SINTE/RN: De greve, profissionais da educação, desenvolvem uma série de atividades em João Câmara/RN.




O SINTE/RN de Regional João Câmara/RN, está em uma luta constante com os funcionários em educação do município de João Câmara, desde dezembro de 2015 quando a atual gestão começou  atrasar o pagamento dos servidores municipais.

No entanto, o atual gestor tem dado o silêncio como resposta a categoria, não restando outra opção se não paralisar as atividades ate que o pagamento seja efetuado.

Diante dos acontecimento a categoria tem feito algumas atividades nos bairros da cidade tentando assim conscientizar pais e alunos sobre os motivo que levaram a categoria paralisar  as aulas ate que o prefeito pague os salários atrasados.

Dia 31-11 a categoria se reuniu na sede do Sinte/RN em assembleia e decidiu continua a paralisação ate o recebimento dos salários.

Dia 01-11 os funcionários realizaram atividade de conscientização em frente a Escola Municipal Cícero Varela.

Dia 03-11 os funcionários foram até o bairro da Vila Nova onde realizou atividade de conscientização aos pais e alunos.

Dia 07-11 atividade de conscientização aos pais e alunos, será na Cohab às 9hrs próximo a Escola Municipal Jerônimo Câmara.

Dia 08-11 assembleia com funcionários na sede do Sinte/RN, em João Câmara/RN às 15hrs.

Estudante de Engenharia Mecânica da UFRN vence prêmio nacional de estágio.

A estudante de Engenharia Mecânica da UFRN, Carla Naiana Pires, ganhou o Prêmio IEL de Estágio 2016. Entregue na última quinta-feira, 27, em solenidade realizada na cidade de Salvador (BA), a aluna conquista desta forma o título de melhor estagiária do Brasil.

Carla Naiana desenvolve estágio na empresa Netzsch Service Nordeste e concorreu na categoria Estudante de Nível Superior, com a prática de estágio Otimização de Processos: Dimensionamento Autônomo de Bombas Centrífugas com Acoplamento Magnético. A iniciativa tem como parâmetro o desenvolvimento de um processo sem custos, que culminou na redução do tempo de espera dos produtos solicitados por clientes da companhia.

Em entrevista concedida à Tribuna do Norte, ela detalhou que a experiência no estágio permitiu observar como é o mercado de trabalho, como funciona a empresa por dentro, e aplicar o conhecimento para ajudar a empresa e, consequentemente, o Brasil, a prosperar.

WhatsApp começa a testar videochamada.

O WhatsApp começou a testar um novo recurso de chamada de vídeo. A versão de testes está disponível somente para usuários de smartphones com sistema operacional Android em um primeiro momento – a atualização precisa ser baixada no site oficial do WhatsApp.

A atualização promoverá mudanças significativas no aplicativo. A lista de contatos incluirá dois ícones ao lado dos nomes: um telefone e uma câmera. Enquanto o primeiro permite realizar chamadas de voz, o segundo fará chamadas de vídeo entre os usuários. O sistema é parecido com o Skype e o Duo, do Google.

Escola de Saúde promove aula inaugural de cursos do Pronatec 2016.

A solenidade de lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2016, da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) aconteceu na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, tendo como parceiros a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e os ministérios da Saúde e da Educação.

Na ocasião, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Recepcionista em Serviços de Saúde; Agente de Combate às Endemias e Higienista de Serviços, que serão executados pela ESUFRN.

Estas capacitações são direcionadas aos trabalhadores dos serviços de saúde e totalizam 121 vagas, distribuídas em quatro turmas, tendo como objetivo a qualificação e atualização destes profissionais.

Os novos alunos foram recepcionados pela vice-diretora da Escola, professora Francisca Idanésia da Silva, pela coordenadora do Pronatec na Escola de Saúde, Cleide Gomes, e pelos supervisores dos cursos, Theo Costa, Elisângela Cavalcante, Eliane Cavalcante e Rayssa Lopes.

Seminário UFRN com Diversidade discute violência contra a mulher.

“Quem foi que disse que pra ser normal todo mundo tem que ser igual?”. Com essa mensagem em forma de música, o grupo Esperança Viva, formado por pessoas com deficiência visual, abriu a programação do I Seminário UFRN com Diversidade, realizado nesta terça-feira, 1º, no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento apresenta o tema O cotidiano feminino e seus enfrentamentos, a fim de propor reflexões e discussões sobre a violência contra a mulher.

Um público diverso participa dos debates que contam com a colaboração de professoras da UFRN e da representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a aluna Renata Castro. Realidades comprovadas em pesquisas apontam estatísticas assustadoras, como a de que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Em setembro de 2016, o RN já possuía registro de 61 casos de estupro.

A pró-reitora de Extensão da Instituição, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, iniciou a temática do seminário expondo o papel da extensão universitária nesse contexto, enquanto a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas dos Santos e a pró-reitora adjunta de Graduação, Erika dos Reis Gusmão Andrade, mostraram as ações dessas duas áreas em busca do respeito às diferenças.

O evento é promovido pelo Comitê UFRN com Diversidade, criado em junho deste ano para propor ações em contraposição à violência de gênero e que contribuam com a solidificação de uma cultura de respeito às diferenças sociais, étnicas, de gênero, culturais, religiosas, físico-perceptivas e sensoriais na UFRN e na sociedade.

“Esse objetivo só será possível com preparação, informação e qualificação. O seminário tem contribuição importante a partir da interlocução com a comunidade universitária”, citou a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, que defende ações contundentes nos projetos acadêmicos e nas atividades administrativas para formar cidadãos mais conscientes e promover qualidade de vida na universidade.

PRAZO PARA RETIFICAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2016 ACABA HOJE, DIA 3.

15082016_Censoescolar_PrefLaranjaldoJariAP
Acaba hoje, dia 3, para que gestores estaduais e municipais que ainda não fizeram a retificação dos dados preliminares do Censo Escolar 2016 no Sistema Educacenso realizem a correção das informações declaradas no sistema. O prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é até hoje, quinta-feira, 3 de novembro.

O sistema Educacenso está aberto somente para conferência e retificação dos dados preliminares do Censo Escolar 2016. A correção dos dados deverá ser realizada pelo diretor, pelo responsável pela escola ou pelo Sistema Educacional Informatizado, Municípios, Estados, Distrito Federal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que os dados devem ser informados pela internet, no sistema Educacenso. E ainda alerta o gestor que se mantenha atento, pois quem não preencheu os dados da primeira etapa do Censo Escolar 2016 não poderá fazer nesta ocasião de retificação, justamente por ser apenas período de correção dos erros da primeira etapa.

A Entidade também orienta os gestores que conscientizem os diretores da rede de ensino da importância de confirmar os dados cuidadosamente, tendo em vista que o censo escolar serve de base para o cálculo de distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e para programas federais como o da Merenda e Transporte.

Para orientações, acesse aqui.
Clique aqui para acessar Sistema Educacenso.

RN terá de qualificar 139 mil trabalhadores em profissões industriais entre 2017 e 2020.

Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI, mostra profissões e áreas em alta nos próximos anos. Construção, Vestuário e Calçados devem demandar o maior número de profissionais qualificados.

O estado do Rio Grande do Norte terá de qualificar 139.236 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. Esses profissionais trabalham na indústria ou em atividades de serviços ou comércio que atendem direta ou indiretamente ao setor industrial.

As áreas que mais vão demandar formação profissional no estado devem ser construção (57.699), vestuário e calçados (18.732), meio ambiente e produção (18.530), alimentos (13.969), metalmecânica (9.734), energia (4.905), tecnologias da informação e comunicação (3.665), veículos (3.490), mineração (2.489), madeira e móveis (2.323), petroquímica e química (2.191), papel e gráfica (1.125), pesquisa, desenvolvimento e design (385).

Os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição. A pesquisa também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, será necessário qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nesse período.

A demanda por formação inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar em novas oportunidades no mercado. “O estudo demonstra a vitalidade do mercado de trabalho no Brasil no horizonte dos próximos quatro anos. Profissionais qualificados terão mais chance de aproveitar as oportunidades que surgirem quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações”, afirma o diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.