sábado, maio 14, 2016

“Hora do Faro” (15/05/2016) confira os destaques do programa.

Neste domingo, 15 de maio, em mais uma edição do “Hora do Faro”, você conhecerá a intimidade da dupla sertaneja Matheus e Kauan. Rodrigo Faro foi até Goiânia e descobriu segredos da carreira dos cantores. Além disso, a dupla realizará o sonho de uma fã. Izabela, uma jovem que deseja muito conhecer os donos do hit Que Sorte a Nossa, será surpreendida por eles numa igreja.

Além disso, Faro mostrará ao Brasil, a história de Kauany Sousa, a menina que surpreendeu a todos em sua festa de formatura, ao levantar uma enxada pro alto, homenageando seus pais, que são agricultores. No programa, ela realizará alguns de seus sonhos, que são conhecer a Record e alguns artistas de lá. Nos estúdios da emissora, ela encontrou com Marcelo Rezende, Marcos Mion, dentre outros. Mas foi com os jornalistas Celso Freitas e Adriana Araujo que a moça se emocionou.

Kauany é fã declarada dos apresentadores do “Jornal da Record” e pôde dividir a bancada do telejornal com eles. Os pais dela, o senhor Nilson Pereira e a dona Creuza Alves também conheceram os jornalistas e se emocionaram. Esse emocionante encontro, a intimidade dos cantores sertanejo Matheus e Kauan e muito mais, você confere no “Hora do Faro” deste domingo, às 15h30, na Record.

América perde em estreia na Copa do Brasil.

O América estreou na Copa do Brasil com derrota. Jogando no estádio Bezerrão, no Distrito Federal, o time alvirrubro perdeu por 1 a 0 para o Gama. O gol solitário foi anotado pelo atacante Roberto Pitio logo aos 19 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, as equipes voltarão a se enfrentar pela primeira fase do torneio nacional. O ‘jogo de volta’ está marcado para o próximo dia 25, na Arena das Dunas. Um empate classificará o time candango.

PM e mulher levam tiros em tentativa de assalto a supermercado no RN.

Um policial militar da reserva de 55 anos e uma mulher de 28 foram baleados durante uma tentativa de assalto a um supermercado, crime ocorrido na tarde deste sábado (14) na cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Segundo a própria PM, os criminosos são três homens que fugiram em um Palio de cor verde. O policial e a mulher, que é funcionária do estabelecimento, foram socorridos para o hospital.

Segundo informações do 2º Batalhão da PM, o crime aconteceu por volta das 12h40. “Dois homens foram em direção ao supermercado enquanto um terceiro ficou no Palio estacionado nas proximidades, dando apoio para a fuga. Os dois tentaram render o policial, que estava logo na entrada do supermercado conversando com a mulher. O PM reagiu e os criminosos atiraram nele. A mulher não foi vítima de bala perdida. Eles também atiraram nela”, afirmou o sargento Elinaldo.

O sargento disse que o tiro que atingiu o PM transfixou o ombro dele. Já a bala que acertou a mulher, ficou alojada na região da bacia. “Os dois foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não sabemos o estado de saúde deles”, acrescentou.

A PM ainda fez buscas pela região, mas os criminosos não foram encontrados.

Hospital PAPI confirma nova suspensão para atendimentos a partir de hoje.

O Hospital PAPI confirmou através de nota encaminhada à imprensa nesta sexta-feira (13) a suspensão para novos atendimentos de pacientes. 

O hospital que enfrenta grave crise financeira está em processo de negociação para manter as atividades com o grupo Ritz Property.

Atenção! Tutorial ensinando o que fazer com seu título de eleitor, já que ele não serve mais pra nada!







Péricles realizará show em abertura do Brasileirão 2016.

O Campeonato Brasileiro está prestes a começar. Os primeiros jogos já começam neste fim de semana. Na abertura da competição, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai realizar um evento que acontecerá na Arena Corinthians, nele Péricles comandará um show onde vai cantar sucessos como “Melhor eu ir”, “Erro Meu” e “Final de Tarde”. Após a cerimônia, Corinthians e Grêmio entram em campo para buscar os primeiros três pontos no campeonato.

O horário previsto para o começo da cerimônia é 14h30. A festa vai contar ainda com desfile de bandeiras das equipes que disputarão a Série A. A taça do torneio também se fará presente no local. Para não prejudicar o gramado do estádio, o campo será coberto com uma grande lona estampada com a nova logomarca do Brasileirão.

Para finalizar a festa, uma orquestra vai tocar o tema do Brasileirão. Depois disso, Corinthians e Grêmio estarão liberados para realizar o primeiro jogo do campeonato.

Blogueiro Marco Montoril teve o carro tomando de assalto ontem à noite em Natal/RN.

O blogueiro Marco Montoril da cidade de João Câmara /RN teve o carro tomando de assalto por volta das 20h de ontem sexta-feira( 13) no bairro de igapó em Natal. Segundo relata o blogueiro, ele estava retornando para João Câmara na companhia do amigo Mauri Wdson (Alaor) no veículo Corsa Classic, cor preta, placa NNX-3801, ano 2012, quando foram abordados  por cinco homens fortemente armados que anunciaram o assalto.

Sob mira de arma de fogo, Alaor que estava na direção do carro e Montoril no banco do passageiro desceram entregando o carro e os pertences aos meliantes que saíram em disparada.

Marcos e Alaor foram até a Delegacia de Polícia Civil, plantão da Zona Norte onde fizeram o boletim de ocorrência. Ainda não há informações quando ao aparecimento do veículo.

Sem vice!


Lembra da Paty, namorada de “Chaves”? Continua bela com 58 anos.


Você deve se lembrar dela, a namorada do “Chaves”, estou falando da Paty, interpretada pela atriz Ana Lilian De la Macorra, que está no Brasil, ela desembarcou por aqui nesta sexta-feira (13). Atualmente ela está com 58 anos de idade e trabalha no México como psicóloga.

Ela desembarcou em São Paulo, onde terá uma série de compromissos para se fazer, junto com Edgar Vivar, que no seriado “Chaves”, era o Sr. Barriga e Nhonho. Esta é a primeira vez que Ana Lilian vem ao Brasil.

Na verdade são dois encontros, um em São Paulo e outro em Curitiba, onde os atores irão falar sobre os bastidores do seriado, no qual ela esteve em 25 episódios entre 1978 e 1979.

E como vários anos se passaram desde o fim do seriado, muita gente tem a curiosidade de saber como está alguns interpretes dos personagens do seriado atualmente. Pois é apesar de ter 58 anos, a atriz aparenta ter menos idade. Acima veja como está Ana Lilian atualmente!

Revezamento da Tocha Olímpica vai começar por São José do Mipibu/RN.

Atendendo solicitação do governador Robinson Faria, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Canindé de França, acompanhado do secretário municipal de Esportes de Angicos, Francisco Oliveira, participaram nesta semana das reuniões que antecedem os preparativos para a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 pelo Rio Grande do Norte, cuja chegada está prevista para acontecer no dia 4 de junho, às 10h24, no município de São José de Mipibu.

De acordo com Canindé de França, as reuniões realizadas foram com os diretores do Detran, Júlio César, e DER, José Ernesto Fraxe, a fim de tratar da operação de trânsito e sinalização do revezamento da Tocha Olímpica que obedecerá rigorosamente a seguinte sequência nos dois dias que passará pelo solo potiguar: São José de Mipibu, Parnamirim e Natal, no dia 4 de junho, depois Lajes, Angicos, Assu e Mossoró, no dia 6 de junho.

Corpo de mulher é encontrado dentro de fossa na Zona Oeste de Natal/RN.

O corpo de uma mulher, já em estado avançado de decomposição, foi encontrado dentro da fossa de uma casa no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. De acordo com informações da Polícia Militar, populares reclamaram do mau cheiro e chamaram a polícia no início da tarde desta sexta-feira (13).

Segundo o cabo Rodrigues, do 9º Batalhão da Polícia Militar, a casa fica na rua Abreulândia. Ainda de acordo com o cabo, a vítima ainda não foi identificada.

Os policiais acionaram a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), que enviaram unidades até o local. O corpo foi levado até a sede do Itep, no bairro da Ribeira, onde será periciado.

TV Brasil confirma transmissão da série B do Brasileirão 2016.

A programação da TV Brasil estava sob ameaça de mudança após a saída de Dilma Rousseff e posse de Michel Temer como presidente da República. Entretanto, a emissora confirmou que não vai mexer nos conteúdos esportivos e segue com a transmissão do Campeonato Brasileiro Série B de 2016.

O primeiro jogo com transmissão da TV Brasil será Criciúma x Náutico, que se enfrentam neste sábado (14), às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse. A partida será válida pela primeira rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A expectativa é que a emissora transmita uma partida por rodada nas tardes de sábado.

A segunda partida com transmissão da TV Brasil também já foi confirmada. Pela segunda rodada da série B do Campeonato Brasileiro, Paraná e Bahia se enfrentam em Curitiba. A partida, é claro, acontece no próximo sábado (21), às 16h30.

Foi investido em torno de R$ 9 milhões pela TV Brasil por direitos de imagem que foram sub-licenciados pela Rede Globo. A emissora também disputará audiência com a RedeTV!, que confirmou que vai exibir alguns jogos neste ano. Como recurso, a TV Brasil deve transmitir também jogos de divisões inferiores como a Série C e D do Brasileirão.

A TV Brasil vem investido em eventos esportivos. Vale lembrar que no ano passado a emissora chegou a exibir o Mundial Feminino de Futebol, além do Mundial Sub-20 de Futebol Masculino. Para 2016, a expectativa é de transmissão dos Jogos Paraolímpicos que acontecerão Rio de Janeiro. Esta será uma cobertura inédita na TV aberta brasileira.

Idoso de 79 anos leva tiro durante assalto em Natal; suspeito apanha.

Um idoso de 79 anos foi baleado ao ser assaltado na madrugada deste sábado (14) no bairro de Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal. Um jovem de 19 anos, suspeito do crime, foi pego e espancado pela população. Bastante machucado, ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul da cidade e permanece preso. Uma garota que estava com o suspeito e que também participou do assalto conseguiu fugir. Já o idoso, ferido no joelho, foi socorrido ao hospital, atendido e passa bem.

Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 5h30. O idoso contou que saía de casa acompanhado do filho quando ambos foram abordados pelos assaltantes. Pai e filho se preparavam para viajar para a cidade de Santa Cruz, na região do Trairi, onde participariam de uma celebração religiosa com a família.

Ainda de acordo com a polícia, o idoso também disse que os assaltantes pediram o celular. O filho teria entregue o aparelho para o rapaz, mas mesmo assim o ladrão atirou. Por sorte a arma falhou. Foi quando o idoso partiu pra cima do bandido. O assaltante conseguiu efetuar um segundo disparo, que atingiu o joelho do idoso.

Em meio à confusão, vizinhos acordaram e renderam o assaltante. A arma usada no assalto foi apreendida com as duas munições deflagradas e uma intacta. Uma bolsa que estava com a dupla também foi apreendida com dois aparelhos celulares. A PM ainda fez buscas na região pra procurar a garota, mas não a encontrou.

CPRE apreende 2kg de crack em táxi durante blitz na Zona Norte de Natal/RN.

Policiais do Comando de polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizaram nesta sexta-feira (13), mais uma edição da Operação Motociclo, desta vez no Soledade II e Nova Natal na zona Norte da capital potiguar.
 
Durante as abordagens na Avenida das Fronteiras, próximo ao viaduto, no Soledade II, a equipe se deparou com um táxi em atitude suspeita e após abordagem, com busca pessoal e veicular, foram encontrados aproximadamente 2kg de crack.
 
Os dois ocupantes do veículo, identificados por Diego de Oliveira Silva e Jussié José da Silva, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil da zona Norte para mais esclarecimentos e devidas autuações. Durante toda a ação, foram abordados 36 motocicletas e ciclomotores e seis carros, que resultaram na remoção de sete motocicletas e lavrados sete autos de infração por seus condutores estarem irregulares. A Operação Motociclo visa dar maior segurança à população e retirar de circulação condutores irregulares.

sexta-feira, maio 13, 2016

Meirelles não descarta volta da CPMF.

O novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não descartou a utilização de impostos, como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), para equilibrar as contas públicas ante o déficit elevado do setor. O ministro admitiu, porém, que o nível de tributação do país é elevado e que é preciso diminuir o peso dos impostos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para estimular o crescimento da economia. Meirelles deixou claro que haverá aumento de impostos caso seja necessário e que esta alta será temporária.

“A prioridade hoje é o equilíbrio fiscal, o estabelecimento do equilíbrio da dívida pública. Não há dúvida que caso seja necessário um tributo ele será proposto, mas certamente temporário, porque sabemos que o nível de tributação já é elevado e um fator negativo para o crescimento”, disse. Meirelles destacou que a carga de impostos no Brasil é uma das mais elevadas entre os países emergentes.

Durante várias vezes, o ministro deixou claro que o objetivo é dar prioridade a questão da dívida pública e seu crescimento a “níveis insustentáveis”. Segundo ele, o mais importante é a sustentabilidade da dívida, ou seja: a capacidade do Estado se financiar. Meirelles voltou a mostrar preocupação com as questões econômicas, mas não quis antecipar em quanto tempo será possível saber qual a real situação das contas públicas.

“Vou dizer que sou o primeiro interessado em saber. Estou muito preocupado com isso e trabalhando intensamente, mas não posso dar uma resposta, uma estimativa de quanto tempo nós teremos, uma visão, porque vai depender da análise e da avaliação dessas contas. Espero que o mais rápido possível”, enfatizou.

Padre Reginaldo Manzotti confirma show em Macaíba; confira.

O Padre Reginaldo Manzotti estará em Macaíba, no espaço Terreiro da Vila, dia 22 de junho, às 20 horas, para lançar o livro “Encontros”, o terceiro da triologia “Sinais do Sagrado”. Na ocasião, também será lançado o 2º Evangelizar é Preciso Natal, marcado para o dia 13 de agosto.

Para ter acesso à apresentação, no dia 22, é necessário adquirir o livro, no valor de R$ 25, para a modalidade ‘pista’. Para a ‘área vip’, o acesso se dará através da compra do DVD e do CD, no valor de R$ 5. Todos os produtos já podem ser adquiridos na Rádio Rural de Natal, situada na Rua Açu, 355, no bairro do Tirol, ao lado da Catedral Metropolitana. Mais informações pelo telefone 3201-1690.

Movimento de Combate à Corrupção se pronuncia contra extinção da CGU por Temer.

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção do Rio Grande do Norte (MARCCO-RN) emitiu nota, nesta sexta-feira (13), contra a iniciativa do presidente interino Michel Temer (PMDB) de extinguir a Controladoria Geral da União (CGU), colocando suas atribuições para o Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle, que tem como titular o ministro Fabiano Silveira.

As entidades que compõem o grupo pedem a Temer que “não tome medidas que enfraqueçam ou mitiguem a atuação da CGU, em atenção à atual quadra social e histórica do Brasil, largamente representativa do enfrentamento da corrupção”.

O Movimento ponderou que a CGU vem perdendo grande parte de sua autonomia e atribuições, nas reformas ministeriais, e defendeu o fortalecimento do órgão, já instinto pelo presidente interino.

“Consciente de que a atual conjuntura política e econômica requer o fortalecimento dos mecanismos de controle interno, o MARCCO-RN reconhece o protagonismo que a CGU assumiu, desde a sua criação, na implantação de políticas de prevenção e de combate à corrupção, tendo alcançado marcas como a expulsão de mais de cinco mil servidores públicos federais pela prática de irregularidades diversas”, diz a nota.

Na avaliação do MARCCO-RN, a ampliação desses resultados depende da consolidação da CGU como um órgão permanente, de carreira, como prevê a PEC 45/2009, atualmente em tramitação.

“Com este posicionamento, reforçamos o nosso compromisso de lutar ao lado da sociedade na prevenção e no combate à corrupção, e solicitamos publicamente aos parlamentares do Rio Grande do Norte empenho na celeridade da tramitação, no da Proposta de Emenda à Constituição, bem como para sua aprovação”, cobra o Movimento.

O grupo citou, em especial, os senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e Fátima Bezerra (PT), ao pedir apoio para acelerar a tramitação da matéria no Senado Federal.

Major do Corpo de Bombeiros mata mulher dentro de escola, diz polícia.

Uma professora de 40 anos foi morta a tiros pelo marido, um major do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, dentro da escola em que trabalhava, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, o autor do crime entrou no local e foi em direção à vítima. Ela estava sozinha em uma sala de aula quando foi alvejada e morreu na hora. A PM informou que o major pulou o muro da unidade de ensino e fugiu.

Por meio da assessoria, o Corpo de Bombeiros confirmou que o major é autor do crime e informou que o comando da instituição aguarda que ele se apresente. Até as 17h30 desta sexta-feira, o autor do assassinato não havia se apresentado.

O crime aconteceu na Escola Municipal Esperança de Viver, que fica na Rua Aloizio Ribeiro. A professora, identificada como Sandra Denise Costa Alfonso, também era vice-diretora da unidade de ensino, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Educação. Sandra deixa uma filha de 14 anos, fruto da relação com o major.

Nenhuma outra pessoa ficou ferida. Segundo a PM, testemunhas disseram que não foram ouvidos gritos nem discussões antes dos disparos. Não há informações sobre as motivações do crime, que será investigado pelo Departamento de Homcídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

As aulas foram suspensas por conta do crime e ainda não informações de quando as atividades serão retomadas. A professora Sandra ingressou na rede municipal em 2007 e desde 2010 atuava na Escola Municipal Esperança de Viver.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação informou que a professora era muito querida pelos alunos e colegas de trabalho, que todos estão muito abalados com o ocorrido e que o clima na unidad de ensino é de consternação.

A secretaria informou que se solidariza com familiares e amigos pela "perda trágica da professora", classificada pelo órgão como profissional atuante e comprometidae de conduta exemplar. A secretaria também divulgou que está prestando toda assistência necessária com auxílio de psicólogos e assistentes sociais aos familiares da vítima, bem como alunos e funcionários da escola.

Concurso da Secretaria Municipal de Saúde já tem mais de 54 mil inscritos.

O concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Natal segue com as inscrições abertas até o dia 19 de maio e até o momento já registra um total de 54.454 inscritos para concorrer as 1.339 vagas para os cargos de níveis superior e médio, nas áreas administrativas e saúde, com vencimentos básicos que variam entre R$ 998,68 e R$ 5.062,63. As inscrições podem ser feitas pelo site da CKM Serviços (www.ckmservicos.com.br). A taxa de inscrição para o nível médio é de R$ 15,00 e para o ensino superior é R$ 20,00. O concurso será composto por Prova Objetiva com 40 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. Serão 15 questões de Conhecimentos Gerais, 15 de Legislação do SUS e 10 de Conhecimentos Específicos.

Estão sendo oferecidas 724 vagas para especialistas em saúde de nível superior, como assistente social (20), biólogo (6), biomédico (4), enfermeiro (190), enfermeiro do trabalho (2), farmacêutico (25), farmacêutico bioquímico (22), fisioterapeuta (6), fonoaudiólogo (8), nutricionista (12), odontólogo (45), odontólogo buco-maxilo-facial (2), odontólogo protesista (2), odontólogo ortodontista (2), odontólogo radiologista (2), odontólogo endodontista (2), odontólogo periodontista (2), psicólogo (16), sanitarista (10) e terapeuta ocupacional (2). Todos com remuneração de R$ 3.424,03 e carga horária de 40 horas, com exceção dos cargos de Enfermagem, que é de 30h.

Para a categoria médica, a remuneração é de R$ 4.601,17, com carga horária de 40 horas semanais, com vagas para alergologista (2), anestesiologista (12), angiologista (2), cardiologista infantil (2), cardiologista (2), cirurgião geral (8), clínico geral (127), médico da estratégia de saúde familiar – ESF (20), dermatologista (2), do trabalho (4), endocrinologista (2), endocrinologista infantil (2), gastroenterologia (2), geriatra (4), ginecologista (15), hematologista (2), homeopata (2), infectologista (2), mastologista (2), nefrologista (2), neonatologista (2), neuro cirurgião (2), neurologista (2), neurologista infantil (2), obstetra (20), oftalmologista (2), oncologista (2), ortopedista (4), ortopedista infantil (2), otorrinolaringologista (2), pediatra (19), pneumologista (2), pneumologista infantil (2), proctologista (2), psiquiatra (23), radiologista (2), reumatologista (2), ultrassonografista (2), urgencista (30), urologista (2) e médico veterinário (2).

Para os cargos de nível médio na área da saúde serão 504 vagas distribuídas nas seguintes vagas: auxiliar em saúde bucal, com 40 vagas e remuneração de R$ 998,68 e 40 horas, além de técnico de operação em Raio X (35), técnico em saúde bucal (5), técnico de enfermagem (390), técnico em enfermagem do trabalho (2), técnico em patologia clínica (26), técnico em prótese dentária (4) e técnico em saneamento (2), com remuneração de R$ 1.369,61 e carga horária de 40 horas, com exceção dos cargos da Enfermagem que são 30 horas.

Já na área administrativa, há 30 vagas ofertadas, sendo administrador (5), analista de sistema sênior (2), arte educador (1), contador (1), educador físico (10), educador social (3), estatístico (1), geógrafo (1) e pedagogo (2), com remuneração de R$ 2.396,01 e carga horária de 30 horas. Para os cargos de arquiteto urbanista (1), engenheiro civil (1), engenheiro do trabalho (1) e engenheiro eletricista (1), a remuneração é de R$ 5.062,63, também para 30 horas.

Já os de nível médio na área administrativa, o concurso oferece 81 vagas, divididas em: agente administrativo (50)) e auxiliar de farmácia (20), com remuneração de R$ 1.043,80. E técnico de nutrição (6), técnico em edificações (1), técnico em montagem e manutenção de microcomputadores e impressoras (2) e técnico em segurança do trabalho (2), com remuneração de R$ 1.060,84, todos com carga de 30 horas.

'Dilma paga preço desproporcional', afirma editorial do New York Times.

Em editorial publicado nesta quinta-feira, o jornal americano "New York Times" analisa o afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff e chama a atenção para o "preço desproporcionalmente grande por irregularidades administrativas" que ela deve pagar, já que as pedaladas fiscais foram cometidas por outros governantes sem que nunca fossem consideradas crime. A publicação, que no texto defende novas eleições caso o impeachment se concretize, questiona as reais motivações para o processo uma vez que "muitos dos políticos que estão orquestrando sua deposição foram atrelados a um grande esquema de propina e outros escândalos".

Citando nominalmente o presidente interino Michel Temer e o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o 'NYT' sublinha as acusações que pesam contra os dois. O artigo lembra ainda que o companheiro de chapa de Dilma pode vir a se tornar inelegível por oito anos caso o Tribunal Superior Eleitoral ateste que houve financiamento irregular de sua campanha, e que Cunha, um dos parlamentares mais empenhados na deposição de Dilma, é réu em processo de corrupção, motivo que levou o Supremo Tribunal Federal a afastá-lo de seu mandato no Congresso Nacional. Com isso, levanta a ideia de que "os líderes brasileiros podem achar mais fácil removê-la para retomar a política de pagamento de propinas. Isso seria indefensável".

Por tais argumentos, afirma que "esta crise política está a minar a fé na saúde na jovem democracia" do Brasil e que o surto de Zika às vésperas da realização dos Jogos Olímpicos piora o quadro de incertezas. Assim, as novas eleições seriam a melhor solução, sugerindo que Congresso Nacional poderia garantir tal desfecho. "Eles (os detratores de Dilma) podem se dar conta em breve que grande parte da ira da população focada na presidente será redirecionada a eles", finaliza o texto assinado pelo conselho editorial do jornal.

CONFIRA O EDITORIAL NA ÍNTEGRA

"Horas após os senadores terem votado esmagadoramente a admissibilidade do impeachment, a presidente Dilma Rousseff denunciou o processo em curso como uma tentativa de um golpe.

"Eu posso ter cometido erros, mas eu nunca cometeu crimes", disse Dilma.

Isso é discutível, mas Dilma tem todo o direito de questionar os motivos e autoridade moral dos políticos que buscam derrubá-la. A presidente brasileira, que foi reeleita em 2014 para um mandato de quatro anos, tem sido uma política ruim e uma líder decepcionante. Mas não existe nenhuma evidência de que ela abusou de seu poder para obter ganhos pessoais, enquanto que muitos dos políticos que estão orquestrando sua deposição foram atrelados a um grande esquema de propina e outros escândalos.

O Supremo Tribunal Federal determinou na semana passada que Eduardo Cunha, o parlamentar veterano que empenhou esforços para remover Rousseff do poder, deixe o cargo para ser julgado pelas acusações de corrupção que lhe pesam. O vice-presidente Michel Temer, que assumiu o comando do país na quinta-feira, pode se tornar inelegível para concorrer a um cargo eletivo por oito anos já que as autoridades eleitorais disciplinares o investigam por violar os limites de financiamento de campanhas.

Dilma é acusada de usar dinheiro dos bancos nacionais para encobrir déficits orçamentários, uma tática que outros líderes brasileiros utilizaram no passado, sem que eles tenham sofrido o mesmo escrutínio. Muitos suspeitam, no entanto, que o esforço para remover Dilma tem mais a ver com sua decisão de permitir que procuradores sigam adiante na investigação do esquema de corrupção na Petrobras. O escândalo manchou mais de 40 políticos, inclusive altos líderes do Partido dos Trabalhadores de Dilma.

Se o Senado sentenciar Dilma por má conduta financeira - o que é provável, já que 55 dos 81 senadores votaram para seguir com o seu julgamento - os líderes brasileiros podem achar mais fácil removê-la para retomar a política de pagamento de propinas. Isso seria indefensável.

O Brasil está se recuperando da sua pior recessão econômica desde 1930, e agora esta crise política está a minar a fé na saúde na sua jovem democracia. Para piorar esses problemas, o governo está envolto no surto do vírus Zika pouco antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

As recentes investigações de corrupção, que expuseram a elite governante podre do país, acendeu a indignação dos brasileiros. Se o mandato de Dilma for interrompido, os brasileiros devem ser autorizados a eleger um novo líder prontamente. Uma nova eleição poderia ser realizada em breve, se um tribunal eleitoral, que vem investigando as acusações de que o dinheiro do escândalo Petrobras financiou a campanha de Dilma em 2014, invalidar sua vitória nas urnas. Outra alternativa seria o Congresso aprovar a chamada de uma eleição antecipada.

Ainda que Dilma não tenha conseguido conduzir o país de forma eficaz, os senadores que hoje saboreiam a sua saída devem se lembrar de que a presidente foi eleita duas vezes pelo povo. O Partido dos Trabalhadores ainda tem apoio considerável, particularmente entre as milhões de pessoas que foram puxadas para fora da pobreza ao longo das últimas duas décadas.

A confiança em Dilma e no seu partido pode ter caído consideravelmente nos últimos meses. Mas Dilma está a pagar um preço desproporcionalmente grande por irregularidades administrativas enquanto vários de seus detratores mais ardentes são acusados de crimes mais escandalosos. Eles podem se dar conta em breve que grande parte da ira da população focada na presidente será redirecionada a eles".

Cuba diz que afastamento de Dilma é ‘artifício do imperialismo’.

O governo cubano considerou que o afastamento da presidente Dilma Rousseff constitui um “artifício” organizado por setores da oligarquia brasileira, apoiada “pela grande imprensa reacionária e pelo imperialismo.” Numa nota enviada às redações, Cuba volta a denunciar o que considera ser um “golpe de estado parlamentar e judicial, disfarçado de legalidade”, que foi preparado “há alguns meses” contra a presidente “legitimamente eleita”, Dilma Roussef, substituída, na quinta-feira (12), pelo vice-presidente Michel Temer.

“Trata-se, na realidade, de um artifício armado por setores da oligarquia desse país, apoiada pela grande imprensa reacionária e pelo imperialismo, com o propósito de reverter o projeto político do Partidos dos Trabalhadores (PT), derrubar o governo legítimo e usurpar o poder que não ganhou com o voto”, lê-se no documento.

Para as autoridades de Havana, o que ocorreu na quinta-feira no Brasil “é parte de uma contraofensiva reacionária do imperialismo e da oligarquia contra os governos revolucionários e progressistas da América Latina e do Caribe”, o que ameaça a paz e a estabilidade das nações, contrariando o espírito e a letra da Declaração de Zona de Paz na região, assinada em janeiro de 2014 na capital cubana.

“A História demonstra que, quando a direita chega ao governo, não receia desmontar as políticas sociais, beneficiar os ricos, restabelecer o neoliberalismo e aplicar terapias de choque cruéis contra os trabalhadores, mulheres e jovens”, diz o comunicado.

“O povo brasileiro, as forças políticas de esquerda e os combativos movimentos sociais no Brasil recusam o golpe e opõem-se a qualquer tentativa para desmantelar os importantes programas sociais desenvolvidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores, com Lula (da Silva, ex-presidente) e Dilma à frente”, defende o governo cubano.

Entre esses programas, destacou, figuram o “Bolsa Família”, “Mais Médicos”, “Minha Casa, Minha Vida”, “Fome Zero”, iniciativas que, segundo o governo de Cuba, “mudaram a vida de milhões de pessoas”.

“Dilma, Lula, o Partido dos Trabalhadores e o povo brasileiro contarão sempre com toda a solidariedade de Cuba”, concluiu o comunicado. Michel Temer tornou-se presidente interino depois de Dilma Rousseff ter sido afastada temporariamente pelo Senado por um prazo de até 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentárias, como despesas não autorizadas.

Corinthians teme nova debandada no elenco no Brasileirão.

Elias na China. Felipe no Porto. Edilson no Grêmio. O Corinthians corre o risco de sofrer uma nova debandada durante a disputa do Campeonato Brasileiro. O assunto preocupa o técnico Tite e já causa apreensão no elenco. Titulares como o meia Giovanni Augusto e o lateral-esquerdo Uendel torcem para que seus companheiros não sejam negociados na próxima janela de transferências.

“É o que a gente planta por ter bons jogadores. Sempre vai ter proposta, isso não é de hoje. Mas a gente torce para que todos fiquem e a gente faça um grande Campeonato Brasileiro”, afirmou Uendel, titular da lateral esquerda. Segundo ele, o Corinthians, com o elenco atual, tem condições de brigar pelo bicampeonato nacional.

Giovanni Augusto é outro jogador que teme um desmanche. Contratado no início do ano, o meia virou titular com as saídas de Jadson e Renato Augusto, ambos negociados com o futebol chinês. Agora ele briga por posição com Marquinhos Gabriel, outro reforço para a temporada. “Se forem sair, farão muita falta. São jogadores experientes e eu espero que eles fiquem.”

A negociação mais avançada é a do zagueiro Felipe. Seu empresário deve encaminhar ao Corinthians uma proposta oficial do Porto até a próxima semana. Já o meia Elias foi sondado pelo Shandong Luneng, time de Mano Menezes na China. O lateral-direito Edilson, reserva de Fagner, pode se transferir para o Grêmio.

O Corinthians, que lançou nesta quinta-feira seu novo uniforme, estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo diante do Grêmio, no Itaquerão. Tite deve promover algumas mudanças na equipe após as eliminações no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores. Uma possível alteração é a entrada do volante Cristian na vaga de Bruno Henrique.

'Não tenho raiva', diz vigilante que ficou paraplégico após assaltoassalto no RN.

"Não tenho raiva alguma dele. Nenhum sentimento de pesar. Desejo apenas que ele cumpra o que tem que cumprir e que um dia ele tenha um encontro com Deus". Foi desta forma que o ex-vigilante Jeimyson Nunes, de 26 anos, reagiu a prisão de Glaydson Emanoel Rosendo da Silva, de 18 anos. O jovem, que confessou ter realizado o disparo que deixou o Jeimyson paraplégico, foi preso nessa segunda-feira (9), após um roubo na Zona Oeste de Natal.

O suspeito foi preso durante um assalto no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. Segundo o delegado Jodelcir Pinheiro, a Polícia Civil já vinha identificado Glaydson - que na época do crime tinha 17 anos - como o autor do disparo, mas ainda não havia conseguido localizar o suspeito. Glaydson responderá pelo crime que deixou o vigilante paraplégico como menor, mas foi preso em flagrante pelo roubo desta segunda.

Jeimyson foi baleado no dia 4 de abril deste ano. Dois adolescentes entraram na farmácia aonde Jeimyson trabalhava, no bairro do Igapó, na Zona Norte de Natal. Um vídeo do circuito interno de segurança mostra o momento em que um dos adolescentes rende o vigilante e tira o colete e a arma. Na sequência, o outro adolescente atira à queima-roupa no vigilante. Jeimyson disse que lembra de todos os detalhes do dia do crime.

“Recordo de tudo. O menor veio durante à tarde analisar a loja e eu já fiquei de olho no movimento. Quando ele retornou à noite eu vi quando ele entrou, fiquei observando ele. Foi quando o outro entrou na loja também”, explicou Jeimyson.

O ex-vigilante ainda disse que não esboçou reação no momento do roubo para não colocar a vida dos clientes e nem dos funcionários em risco. “A minha atitude foi de não reagir justamente por pensar na segurança do pessoal na farmácia, dos clientes que estavam lá, dos funcionários, então eu preferi não reagir para trazer segurança ao pessoal. Infelizmente aconteceu o que aconteceu”, disse. Via g1/RN.

Militar da Aeronáutica é preso em Parnamirim/RN.

Na noite desta quinta-feira (12), policiais militares do 3º BPM efetuaram a prisão de duas pessoas suspeitas de cometerem um roubo no município de Parnamirim. Por volta das 22 horas, os militares receberam a informação de que uma dupla teria cometido um assalto na rua Noberto Marques.

Durante o patrulhamento tático móvel na região, os militares se depararam com dois suspeitos com as mesmas características repassadas pela vítima. Ao efetuar a abordagem, os policiais localizaram o celular roubado com Alexandre Augusto da Costa, 20 anos, e Cleber Soares da Costa, 21 anos. Ao realizar a consulta pessoal, os policiais constataram que Cleber Soares é integrante da Força Aérea Brasileira. Cleber foi autuado por crime de roubo qualificado por ter efetuado o crime com o concurso de outra pessoa, podendo ter a pena de reclusão de 4 a 10 anos, aumentada de um terço até a metade.

Trator atropela três no Morro do Vidigal; entre as vítimas há uma criança.

Duas mulheres e uma criança de 3 anos foram atropeladas por um trator, na manhã desta sexta-feira, na região conhecida como Biquinha, no Morro do Vidigal, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Segundo agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, as vítimas já foram levadas para o Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul. São elas: Rosimere Soares S. Pereira, de 45 anos, e sua neta, além de Karina P. de Natividade, de 21.

O perfil oficial do Vidigal no Facebook - Parceiros do Vidiga - faz uma cobertura do acidente e publica fotos do local onde ele ocorreu.

Em redes sociais, moradores do Vidigal comentam que o trator perdeu o freio e por isso acabou descendo a Avenida Presidente João Goulart, atingindo a mulher e a criança.

O trator é de uma empresa que presta serviços para a Comlurb.

Campus Ceará-Mirim/RN promove VIII Seminário dos Bibliotecários do IFRN

O Campus Ceará-Mirim realiza nos dias 16 e 17 de maio a oitava edição do Seminário dos Bibliotecários do IFRN. O evento é uma ação interna promovida anualmente com o intuito de integrar e mobilizar a equipe de servidores do Instituto que trabalham nas bibliotecas, avaliando questões de práticas profissionais e socializando atividades e projetos relacionados aos ambientes de material informacional. Esse ano, o encontro terá como tema: “Perspectivas e Desafios para o Sistema de Bibliotecas”.

O evento contará com as presenças do reitor do IFRN, o professor Wyllys  Farkatt Tabosa e dos pró-reitores de Pesquisa e Ensino, Márcio Azevedo e Agamenom Tavares, respectivamente, além do diretor de TI do Instituto, André Almeida.

Dentro da programação, haverá atividades relativas à ações sistêmicas, apresentações temáticas e reunião com a equipe gestora das bibliotecas. Além disso, também terá espaço para apresentações artísticas.

MEC autoriza ampliação de até 10% nas vagas do Fies para o segundo semestre.

O então ministro da Educação do Governo Dilma, Aloizio Mercadante, assinou portaria pela qual permite a ampliação em até 10% das vagas anuais de cursos custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O ato, assinado em 11 de maio e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 13 também estende até o dia 16 de maio o prazo de adesão de instituições de ensino ao programa para o segundo semestre de 2016. O prazo original de inscrição das empresas era dia 12 de maio.

Quanto à adesão das empresas, o texto estabelece que “as mantenedoras de Instituições de Educação Superior – IES interessadas em participar do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016 deverão assinar Termo de Participação no período de 3 de maio de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 16 de maio de 2016, no qual constará proposta de oferta de vagas.”

quinta-feira, maio 12, 2016

Afastamento de Dilma Rousseff divide opiniões entre famosos.

Nesta quinta-feira, 12 de maio, foi decidido pelo senado, conforme já noticiado aqui no Famosos na Web, o afastamento de Dilma Rousseff da presidência do país durante 180 dias, enquanto isso, quem assumirá o cargo será o vice-presidente Michel Temer. A decisão logo se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, dividindo opiniões entre os internautas. As celebridades também não se calaram e expressaram indignação ou apoio a medida. Confira!

A atriz Maria Fernanda Cândido escreveu: “Que reine a lucidez daqui para a frente e que assim o povo brasileiro possa se unir e lutar pelo que nos interessa: a Reforma Política e a aprovação das 10 Medidas Contra Corrupção. #chegouahora #10medidas #reformapolítica #uniãodosbrasileiros #vamoscobrar #olhovivo”.

Letícia Sabatella: “Somos uma tradição de resistentes, querido. Tudo o que está acontecendo hoje sempre houve e sempre resistimos, sempre existiremos. Nossa árvore é maior que um partido, nossa raiz , nutre-se de pura essência do amor ao próximo, ao justo, ao impossível para os que tem medo de mudança. Nós sempre desejaremos a mudança, por isso ela sempre acontece mesmo com toda a força contrária. Nós somos uma movidos pela utopia e rechaçamos o comodismo. Nasceremos e renasceremos a cada morte, a cada traição, a cada golpe , cada vez mais fortes”.

Malvino Salvador: “Hoje é um novo dia. Histórico! Mais alegre! A sensação é de alívio para a maioria. Decepção para aqueles que ainda espantosamente (me refiro às pessoas de bem, não os mamadores de plantão, estes devem estar na lama) não percebem que entre o nada e alguma coisa, a tentativa é a melhor opção.”

Johnny Massaro: “Nojo. Não podemos aceitar nada que seja retrocesso e precisamos dar nome certo: é golpe! Temer não pode ser a opção porque claramente não representa avanços nas questões humanas (sem falar da ilegalidade do processo e do seu óbvio envolvimento com esquemas de corrupção); somente e supostamente naquilo que envolve os poucos que muito e mais se beneficiam da máquina econômica. Entendo, com muita tristeza, que a maioria (?) não entenda o que significa esse impeachment: as forças que o movem são muito poderosas. É preciso discutir e entender profundamente o que queremos enquanto seres humanos.”

Roberto Birindelli:  “55 milhões x 55 votos tipo mais ou menos políticos. 7 x 1 povo brasileiro. Democracia vem da palavra ‘demos’ (povo). Se o povo não está sendo ouvido, validado, contemplado, não há democracia…”

Bruna Linzmeyer: “Que dia triste. Temos muito o que temer. Golpistas não passarão. Outono, Brasil, 2016. #temernãomerepresenta #foratemer #vaiterluta #contraogolpe.”

Regina Duarte: “Todo poder emana do povo que exerce por meio de representante eleitos ou diretamente”.

MP apura legalidade do concurso público de Ceará-Mirim.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN), através da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ceará-Mirim/RN, resolveu instaurar Inquérito Civil Público para verificar a legalidade do concurso público para provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim quanto aos requisitos exigidos para cada cargo e à remuneração.

A promotora de justiça, Izabel Cristina Pinheiro, se baseou numa possível violação a interesses difusos e coletivos relacionados à probidade administrativa, para poder instaurar o presente inquérito. A promotora também alega ter encontrado “divergência entre as remunerações previstas no edital e pagas aos cargos efetivos que já são servidores da Prefeitura“.

Após ser notificada, a prefeitura de Ceará-Mirim terá que cumprir com urgência as seguintes determinações:
 
I)cópia das leis que criaram os cargos efetivos contemplados no edital do concurso público nº 01/2016, que disciplinaram suas atribuições, requisitos e remunerações; II) cópia do plano de cargos e salários referente a cada um de tais cargos; III) que justifique a divergência entre as remunerações previstas no edital e pagas aos cargos efetivos que já são servidores da Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim.

Ao todo, serão ofertadas 319 vagas para nível fundamental, médio e superior. A banca organizadora será a Comperve (Núcleo Permanente de Concursos). Os salários variam de R$ 880,00 a R$ 2.000,00 e a carga horária varia de 30h a 40h semanais.
O concurso será válido por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogável ou não uma única vez por igual período a critério da Administração Municipal.
Via Portaln10

Panelaço contra Temer é registrado durante discurso de presidente interino.

O discurso de posse do presidente interino Michel Temer foi alvo de panelaço nesta quinta-feira. Enquanto falava sobre os planos e desafios que terá pela frente, foi possível ouvir panelaço em alguns bairros do Rio e São Paulo.

No Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, os manifestantes puderam ser ouvidos gritando "Fora, Temer!".

Há ainda relatos de manifestações no Flamengo, em Botafogo, também na Zona Sul, e na Tijuca, na Zona Norte. Usuários de Macaé, no Norte Fluminense, também contam ter ouvido panelaço.

Em São Paulo, os protestos aconteceram na Vila Madalena e em Pinheiros, na Zona Oeste, e em Moema, na Zona Sul paulistana.

Henrique Eduardo Alves volta para o Ministério do Turismo.

O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB) vai voltar a ocupar a pasta que deixou quando o PMDB rompeu com o governo em março. O novo ministro presidiu a Câmara dos Deputados entre 2013 e 2014, e atualmente está sem mandato eletivo na Casa após 44 anos como deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

Advogado, nascido no Rio de Janeiro em 1948, o ex-deputado deixou de concorrer à reeleição como deputado federal nas últimas eleições  para tentar o governo do Rio Grande do Norte, mas foi derrotado por Robinson Mesquita Faria (PSD). Alves  foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves (morto em 2006).

Alves teria sido citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como um dos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras, descoberta pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Alves nega todas as acusações e pede que sejam esclarecidas as citações, consideradas por ele como “absurdas”.

Ato contra o afastamento de Dilma da presidência fecha Avenida Paulista.


Manifestantes de movimentos sociais e centrais sindicais fazem no início da noite desta quinta-feira (12) na Avenida Paulista, região central de São Paulo, um protesto contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e a posse do presidente em exercício Michel Temer. O ato fecha a avenida nos dois sentidos na altura do Masp, onde o grupo se concentrou desde o final da tarde.

Um carro de som acompanha o protesto. Os manifestantes pretendem caminhar em direção ao escritório à sede da Fiesp, também na Avenida Paulista.

Por volta de 18h50, a Polícia Militar fez um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes seguissem até a Fiesp, onde se reúne um grupo que foi favorável ao impeachment. Os manifestantes queimaram patos de papelão que levavam durante o protesto, em uma alusão à campanha da Fiesp pela saída de Dilma.

Dentista é preso em Pau dos Ferros por suposta fraude em ponto eletrônico.

Um dentista contratado pela Prefeitura de Pau dos Ferros – José Nunes Terceiro – foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (12), quando representantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Estado (MP/RN) constataram que ele vinha burlando o registro de ponto de um centro de saúde municipal, para atender em sua clínica particular durante o horário que deveria estar prestando serviço ao Município.

A prisão, efetuada pela Polícia Civil, é fruto de uma representação feita pelo procurador da República Marcos de Jesus ao representante do MP/RN em Pau dos Ferros, o promotor de Justiça Rodrigo Pessoa. O MPF apontou a ocorrência do crime de inserção de dados falsos (artigo 313-A, do Código Penal). Os representantes do Ministério Público acompanharam a polícia na diligência que flagrou o odontólogo atendendo em sua clínica particular, depois de ter batido o ponto no Centro de Saúde Caetano Bezerra do Nascimento, no bairro Manoel Deodato, em Pau dos Ferros.

Inspeções feitas pelo MPF constataram que ele costuma bater o ponto no posto de saúde às 7h e deixa o local por volta das 8h, indo para sua clínica. Ao final da manhã, entre 12h e 13h, retorna ao posto e bate o ponto que supostamente seria o da saída do turno matutino e fica no local até aproximadamente 13h40, quando registra o ponto de entrada do período vespertino e sai novamente para atender seus pacientes particulares. Ao final da tarde volta à unidade de saúde pública para registrar sua “saída”. O dentista recebe por 40h semanais do Município e mantém, ainda, outro contrato com a mesma jornada de 40h (legalmente incompatível) com a Prefeitura de Luís Gomes.

Festa de Santa Rita de Cássia é declarada patrimônio cultural e histórico.

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia legislativa aprovou na quarta-feira (11) o Projeto de Lei de autoria do deputado Estadual Tomba Farias (PSB), que declara a Festa de Santa Rita de Cássia, realizada na cidade de Santa Cruz, “Patrimônio Cultural e Histórico do Rio Grande do Norte”. A aprovação agora deverá ser confirmada pelo plenário da Casa.

Tomba, que comemorou a conquista, destaca que a aprovação da matéria deve-se ao reconhecimento da importância de uma das maiores manifestações de religiosidade da Igreja católica do estado, representada pela devoção à Santa Rita de Cássia. A festa de Santa Rita terá início nesta sexta-feira, 13, encerrando os festejos no dia 22 de maio. “As comemorações em torno da nossa padroeira duram 10 dias e são finalizadas com a realização de uma das maiores procissões do Estado”, explica.

A relatora da matéria, deputada Cristiane Dantas, destacou também a importância da iniciativa. “Esse reconhecimento é o que o povo de Santa Cruz tanto queria. A festa de Santa Rita de Cássia faz parte da cultura daquele município. É uma expressiva manifestação popular de fé e devoção à Santa”, frisou.

Em vídeo nas redes sociais, Dilma diz que governo não será respeitado.

A presidenta da República afastada, Dilma Rousseff, publicou um vídeo nas redes sociais em que condena mais uma vez o processo de impeachment que vai julgar, nos próximos 180 dias, se ela cometeu crime de responsabilidade. Na gravação, Dilma repete parte dos discursos feitos hoje (12) no Palácio do Planalto, e chama o processo e “impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe”.

“Um governo sem voto não será respeitado. Será, não só, um entrave às soluções que o país necessita, como será, ele próprio, a grande razão para a continuidade da crise”, disse a presidenta afastada, em seu perfil oficial no Facebook.

Durante dez minutos, Dilma Rousseff afirma que seu governo foi vítima de “sabotagem”, que foi eleita por 54 milhões de brasileiros e que “o que está em jogo” não é o seu mandato e, sim, “as conquistas dos últimos treze anos”, quando ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva governaram o país.

“Quando uma presidenta eleita é cassada sob um crime que não cometeu, o nome que se dá a isto, no mundo democrático, não é impeachment, é golpe. Querem, na verdade, impedir a execução do programa que foi escolhido pelos votos majoritários. O golpe ameaça levar de roldão a democracia e as conquistas que a população alcançou nas últimas décadas”, disse.

Assim como disse nesta manhã, a presidenta afastada ressaltou que o processo é frágil, e que não existe injustiça “mais devastadora do que condenar um inocente”. Mais uma vez, ela justificou os decretos de crédito suplementar que assinou, motivação para a denúncia de impeachment, e disse que outros presidentes fizeram o mesmo, e que não há dívidas já que nada restou para ser pago.

“Tratam como crimes atos corriqueiros de gestão. Jamais, em uma democracia, um mandato legítimo de um presidente eleito poderá ser interrompido por causa de meros atos de gestão orçamentária. O Brasil não deve ser o primeiro a fazer isto”, declarou, acrescentando que o governo do presidente em exercício Michel Temer “não terá a legitimidade” para propor soluções para o país.

Mencionando ter sofrido a dor da tortura durante o período em que lutou contra a ditadura, ela disse que “o que mais dói” neste momento é se perceber vítima de uma “farsa jurídica e política”. “Não esmoreço. Olho para trás e vejo tudo o que fizemos. Olho para frente e vejo tudo o que ainda precisamos e podemos fazer. O mais importante é que posso olhar pra mim mesma e ver a face de alguém que mesmo marcada pelo tempo tem forças para defender suas ideias e seus direitos. Lutei a minha vida inteira pela democracia e aprendi a confiar na capacidade de luta do nosso povo”, afirmou, repetindo expressões do seu pronunciamento da manhã.

“Aceitá-lo é só para os ignorantes”, dispara Letícia Sabatella sobre Michel Temer.

Não é segredo pra ninguém que a atriz Letícia Sabatella apoia o governo Dilma, ela nunca fez questão de esconder isso. Depois da decisão do Senado em dar continuidade ao afastamento da presidente do cargo, Letícia fez em desabafo em seu perfil no Facebook e criticou Michel Temer, que assumirá a presidência da república a partir desta quinta-feira, 12 de maio.

“O ódio já fez este Golpe contra todos os direitos dos cidadãos. E aceitar Michel Temer com menos de 1% de popularidade, simplesmente inelegível, Michel Temer, responsável pelo pior do Governo, é só pra tolos, ignorantes, ou mal-intencionados. A Democracia deve ser defendida pelo povo, sim!”, escreveu a atriz.

Em seguida, um seguidor a questionou sobre o futuro do país sem Dilma Rousseff na presidência. Letícia Sabatella disse que sempre desejará e lutará por mudanças e ainda classificou o ato como “golpe”. “Somos uma tradição de resistentes, querido. Tudo o que está acontecendo hoje sempre houve e sempre resistimos, sempre existiremos.”

“Nossa árvore é maior que um partido, nossa raiz nutre-se de pura essência do amor ao próximo, ao justo, ao impossível para os que têm medo de mudança. Nós sempre desejaremos a mudança, por isso ela sempre acontece mesmo com toda a força contrária. Nós somos movidos pela utopia e rechaçamos o comodismo. Nasceremos e renasceremos a cada morte, a cada traição, a cada golpe, cada vez mais fortes”, concluiu.

Confira 27 vagas de emprego para esta sexta-feira no RN.

O SINE-RN oferece nesta sexta-feira (13), mais de 27 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Vagas PERMANENTES Natal e Grande Natal
OCUPAÇÃO
QUANTIDADE DE VAGAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO    2
CORRETOR DE IMÓVEIS    1
CORTADOR DE ROUPAS    1
COZINHEIRO DE RESTAURANTE    1
ESTETICISTA    1
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO    1
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO    1
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA    1
Total    09

Vagas TEMPORÁRIAS Natal e Grande Natal
OCUPAÇÃO
QUANTIDADE DE VAGAS
TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES    1
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO    1
Total    2

Vagas PCD – Pesssoas com Deficiência – Natal e Grande Natal
OCUPAÇÃO

QUANTIDADE DE VAGAS
PORTEIRO DE EDIFÍCIOS    1
Total    1
Vagas MOSSORÓ e Região
OCUPAÇÃO

QUANTIDADE DE VAGAS
BORRACHEIRO    1
CONSULTOR DE VENDAS    4
COSTUREIRA EM GERAL    1
ESTOFADOR DE MÓVEIS    1
MECÂNICO DE SUSPENSÃO    1
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES    2
PROMOTOR DE VENDAS    1
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL    1
TÉCNICO MECÂNICO    1
VENDEDOR PRACISTA    2
Total    15

Governador conclui reforma administrativa com posse de mais oito secretários nesta sexta.

O governador Robinson Faria dará posse a oito novos auxiliares de Governo nesta sexta-feira (13). Assumirão, em solenidade marcada para as 10h da manhã, no Centro de Convenções de Natal, os titulares das secretarias de Segurança Pública (Sesed), da Justiça e da Cidadania (Sejuc), da Agricultura (Sape), de Assuntos Fundiários (Seara), da Mulher (SPM) e da Administração (Searh), além das diretoras-gerais da Fundação José Augusto (FJA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN).

“Tenho convicção de que estes nomes virão se somar ao nosso trabalho, com muita disposição, empenho e comprometimento”, destacou o governador Robinson.

Dilma é notificada sobre afastamento da Presidência da República.

A presidente Dilma Rousseff foi notificada há pouco no Palácio do Planalto pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO) de seu afastamento do cargo após a proclamação do resultado da votação da admissibilidade do processo de impeachment no Senado.

O Palácio do Planalto preparou uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma recebe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação, entregue pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado.

Antes de deixar o Palácio do Planalto, seu local de trabalho, Dilma fará uma declaração à imprensa. No mesmo horário, um vídeo gravado pela presidenta será divulgado nas redes sociais da Presidência da República.

Em seguida, Dilma sairá do Palácio do Planalto pela porta principal do prédio, no térreo, sem usar a rampa. Ela estará acompanhada de ex-ministros, parlamentares da base aliada e um grupo de mulheres.

Do lado de fora do palácio, movimentos sociais que apoiam o governo fazem nova manifestação contra o impeachment.

Fora do edifício, a presidenta afastada fará um discurso em que se dirá vítima e injustiçada, como tem feito nas últimas semanas. Neste momento, Dilma poderá se aproximar das grades que cercam o prédio para ser acolhida e abraçada pelos manifestantes que forem ao local prestar apoio a ela.

Após os atos, Dilma seguirá, de carro, até o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a poucos quilômetros do Planalto, onde vai permanecer durante o tempo em que deve ficar afastada.

Equipe de Handebol de João Câmara participará do campeonato estadual.

Os atletas do HCJC – Handebol Clube de João Câmara, participarão neste mês de maio da 1ª Fase do Campeonato Estadual de Handebol do Rio Grande do Norte. O evento acontecerá nos dias 27 a 29 de Maio na cidade do Assú, região do Oeste-Potiguar. A equipe que vêm se preparando desde o início deste ano, espera obter bons resultados neste campeonato.

O Presidente do HCJC, o jovem administrador Emanoel Dantas, ressalta que o handebol é reconhecidamente um dos esportes mais praticados em todo o Brasil, além de ser um esporte que desenvolve em seus praticantes o raciocínio rápido, a agilidade, a força, a destreza e habilidade, resultando em jogos atraentes e agradáveis de assistir.

Bem como, menciona também as dificuldades enfrentadas em conseguirem patrocínios que viabilizem a participação deles nesses eventos. Os atletas estão provendo uma rifa de apenas R$3,00 reais, que sorteará 01 (Um) Kit do Boticário e 1 (Uma) Sanduicheira no dia 22 /05 ainda este mês. Com objetivo de arrecadar fundos para o campeonato. O mesmo pede que os comerciantes e amigos sensibilizem e apoiem dando a sua parcela de contribuição.

Dilma será afastada do cargo por até 180 dias; Temer assume presidência.

O Senado aprovou há pouco a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A decisão permite ao Senado dar seguimento ao processo contra Dilma. A presidenta será afastada do cargo por até 180 dias, período em que um novo parecer será elaborado, debatido e votado. Nesse período, o vice Michel Temer assumirá a presidência do país até o encerramento do processo.

Para ser afastada do cargo, Dilma deverá ser notificada pelo primeiro-secretário da Mesa do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), o que deverá ocorrer nesta quinta-feira (12). Em seguida, Temer também será comunicado de que assumirá a presidência.

O Palácio do Planalto prepara uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma receberá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação. Dilma fará também uma declaração à imprensa e um vídeo gravado será distribuído nas redes sociais. Dilma seguirá, de carro, até o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a poucos quilômetros do Planalto, onde vai permanecer durante os 180 dias em que deve ficar afastada.

Por 55 votos a favor e 22 contra, Senado abre processo de impeachment de Dilma.

O Senado aprovou, por 55 votos a favor e 22 contra, a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Com isso, o processo será aberto no Senado e Dilma será afastada do cargo por até 180 dias, a partir da notificação. Os senadores votaram no painel eletrônico. Não houve abstenções. Estavam presentes 71 senadores.

A sessão para a votação durou mais de 20 horas. Durante o dia, dos 81 senadores, 69 discursaram apresentando seus motivos para acatar ou não a abertura de processo contra Dilma.

Comissão Especial

Com a aprovação de hoje, o processo volta para a Comissão Especial do Impeachment. A comissão começará a fase de instrução, coletando provas e ouvindo testemunhas de defesa e acusação sobre o caso. O objetivo será apurar se a presidenta cometeu crime de responsabilidade ao editar decretos com créditos suplementares mesmo após enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para revisão da meta fiscal, alterando a previsão de superávit para déficit. A comissão também irá apurar se o fato de o governo não ter repassado aos bancos públicos, dentro do prazo previsto, os recursos referentes ao pagamento de programas sociais, com a cobrança de juros por parte das instituições financeiras, caracteriza uma operação de crédito. Em caso positivo, isso também é considerado crime de responsabilidade com punição de perda de mandato.

Um novo parecer, com base nos dados colhidos e na defesa, é elaborado em prazo de 10 dias pela comissão especial. O novo parecer é votado na comissão e, mais uma vez, independentemente do resultado, segue para plenário.

A comissão continuará sob comando do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) e a relatoria com Antonio Anastasia (PSDB-MG)

Embora o Senado não tenha prazo para concluir a instrução processual e julgar em definitivo a presidenta, os membros da comissão pretendem retomar os trabalhos logo. A expectativa de Lira é que até sexta-feira (13) um rito da nova fase esteja definido, com um cronograma para os próximos passos.

Ele não sabe ainda se os senadores vão se reunir de segunda a sexta-feira, ou em dias específicos e nem se vão incluir na análise do processo outros fatos além dos que foram colocados na denúncia aceita pelo presidente da Câmara dos Deputados. A votação dos requerimentos para oitiva de testemunhas e juntada de documentos aos autos deve começar na próxima semana.

Presidente do STF
Na nova etapa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, passa a ser o presidente do processo, sendo também a última instância de recursos na Comissão Processante. “O processo volta para a comissão, sendo que a instância máxima será o presidente do STF. Se houver alguma questão de ordem que eu indeferir, o recurso será apresentado a ele. Ele passa a ser o presidente do julgamento do impeachment”, explicou o presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

Incêndio atinge apartamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Um adolescente de 13 anos morreu a caminho do hospital após um incêndio atingir o apartamento em que moravava, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na madrugada desta quinta-feira (12).

O apartamento fica no 19º andar do condomínio Alfa Barra II. De acordo com moradores, ele estava com a mãe e com o irmão em casa no momento em que o fogo começou.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e os militares utilizaram uma escada magirus para salvar a família e outros moradores do prédio. Até as 6h10, mais de cinco pessoas haviam sido socorridas, duas delas estariam desacordadas.

Os moradores conseguiram deixar o prédio aos poucos, após famílias de um condomínio vizinho gritarem e aletarem sobre o fogo. Ainda segundo moradores, no início, as pessoas pensaram que o barrulho tinha ligação com a votação a favor do impeachment da presidente do brasil.

Temer planeja posse de novos ministros para a tarde desta quinta-feira.

Cotado para assumir o Ministério do Planejamento se a presidente Dilma Rousseff for afastada do cargo, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse ontem quarta-feira, 11, que a posse de ministros de Michel Temer (PMDB) está programada para esta quinta-feira, 12, à tarde.

Jucá não informou quantos ministros devem assumir os novos cargos amanhã. A depender do horário de conclusão da votação da admissibilidade do impeachment no Senado, a notificação de Dilma deve ser feita às 10 horas e a de Temer, às 11 horas.

De acordo com o senador, Temer deve ocupar o gabinete da Presidência da República, no Palácio do Planalto, já nesta quinta-feira e iniciar suas atividades. “Não se pode deixar um vácuo no poder”, disse.

O senador espera que a votação pelo Congresso da revisão da meta fiscal deste ano, permitindo um rombo de até R$ 96,6 bilhões, seja feita já na próxima semana.

Prefeitura de João Câmara/RN, está realizando pagamento de servidores nesta quinta (12).

A Prefeitura Municipal de João Câmara/RN está realizando o pagamento dos Servidores Municipais referente ao mês de abril nesta quinta-feira dia 12.

Desde às primeiras hora desta quinta-feira, que o dinheiro foi creditado nas contas dos servidores municipais.

Greve poderá paralisar atendimentos eletivos em Hospitais Universitários do RN.

O servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Rio Grande do Norte (Ebserh-RN) deverão deflagrar greve na próxima semana, interrompendo os atendimentos eletivos e realização de exames nos Hospitais Universitários do Estado.

Eles realizaram paralisação de advertência nestas terça (10) e quarta-feira (11). Na próxima semana, a greve será definida em plenária nacional. Os trabalhadores do RN já aprovaram o indicativo.

Em entrevista ao portalnoar.com, nesta quarta-feira, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do Estado (Sindserh-RN) André Santos informou que a principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial.

“Nossa data-base é dia primeiro de março, mas até agora não houve reajuste. Nós reivindicamos a inflação, que foi de 10,36% mais 5% de ganho real. A proposta da empresa é de 5,5%. Então, a plenária nacional deverá aprovar a greve”, explicou.

Além do reajuste, os trabalhadores pleiteiam o reconhecimento de titulação dos servidores que concluíram novas qualificações, para haver progressão de carreira; criação da Previdência Complementar dos servidores das Empresas; e pagamento das horas extras aos funcionários que ultrapassam os horários de trabalho.

Também coordenadora do Sindicato, Auricélia Lopes destacou que também existem reivindicações locais. A principal delas é a isonomia entre os funcionários da empresa e os que pertencem ao quadro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo ela, há diferenciação no tratamento.

Os trabalhadores querem jornada de 30 horas para todos os cargos da empresa que possuem carga horária superior a essa; cumprimento da carga horária de 12h por 36h, com folgas compensatórias para quem trabalha aos domingos, sendo quatro, seis ou oito horas; e implantação dos descontos em folha dos filiados ao Sindicato
. Via PnoAr.

quarta-feira, maio 11, 2016

Comunicado do SINTE/RN.

O Extra Classe TV mudou de horário e agora vai ao ar entre às 10h e 10h15. Com a mudança, o programa tem mais cinco minutos de duração.

Todo domingo, às 10h, na TV Ponta Negra. 

Assista a todos os programas aqui >>> bit.ly/1NWFWKW

Governador Robinson Faria anuncia mudança no secretariado.

Governador Robinson Faria anunciou no final da tarde os nomes dos novos secretários que tomarão posse na sexta-feira em solenidade marcada para às 10h no Centro de Convenções.

O general do Exército Ronaldo Pierre Cavalcanti assumirá a Secretaria de Segurança Pública no lugar de Kallina Leite; Guilherme Moraes Saldanha volta para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca;  Raimundo da Costa Sobrinho, assumirá a pasta de Assuntos Fundiários e apoio a Reforma Agraria.

Para a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania foi indicado Wallber Virgolino da Silva Ferreira; para Secretaria de Políticas para a Mulher, Flávio Pontes Montenegro;  a Secretaria de Administração será comandada Cristiano Feitosa. Kátia Lopes assumirá a presidência da Emater e Isaura Rosado, a presidência da Fundação José Augusto.

Ministros serão exonerados após decisão do Senado.

A presidenta Dilma Rousseff decidiu exonerar sua equipe ministerial assim que os senadores encerrarem a votação sobre o processo de impeachment contra ela, caso decidam por seu afastamento.

Se o plenário do Senado acatar a admissibilidade do processo, Dilma será afastada do cargo por 180 dias e o governo será assumido pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Ainda não está decidido o formato da exoneração, mas a medida poderá ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União logo após o fim da votação, prevista para terminar de madrugada.

Todos os ministros de Dilma deixarão os cargos, exceto o titular do Esporte, Ricardo Leyser – por causa dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, cargo cuja indicação precisa passar por sabatina no Senado.

Hoje de manhã, o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, comandou uma reunião com os ministros e pediu a eles que façam um relatório de suas gestões à frente de cada pasta. A intenção é evitar críticas de que a Esplanada dos Ministérios foi deixada às moscas e que o governo Dilma se recusou a repassar as ações para a equipe do possível governo Temer.

Apesar disso, o Planalto prefere não utilizar a palavra “transição”, sob o argumento de que a nova administração não está tomando posse, como ocorre com os governos legitimamente eleitos.