sábado, agosto 11, 2018

Paciente é baleada dentro de hospital em Niterói no RJ.

Uma paciente que estava internada no Hospital Santa Martha, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi atingida por uma bala perdida na madrugada de hoje (11).

Segundo a Polícia Militar (PM), agentes do 12º BPM (Niterói) foram acionados pela Central 190 para verificar a ocorrência em um hospital no Beltrão, no bairro Santa Rosa. A equipe foi informada de que a vítima estava em um leito no 3º andar, quando foi atingida no rosto por um tiro, tendo sido socorrida no próprio hospital. A ocorrência foi registrada na 77ª DP (Icaraí).

Em nota, a PM informou que durante a madrugada, policiais coibiram um baile funk, organizado por traficantes no Morro Souza Soares, comunidade próxima ao hospital. “Ao chegarem à comunidade, às 2h da manhã, as equipes foram atacadas por criminosos que, após breve confronto, fugiram, deixando para trás 40 pinos de cocaína, 36 trouxinhas de maconha e 38 vidros de lança-perfume”. A operação terminou às 3h e o material apreendido foi levado para a 77ª DP.

MST a caminho de Brasília.

O MST iniciou neste sábado uma caminhada até Brasília para “acompanhar o ato de entrega do registro da candidatura de Lula”, registra a Folha.

Segundo a direção do MST, a marcha também tem o objetivo de pedir a soltura do presidiário ilustre de Curitiba.

O TSE vai decidir sobre o futuro da candidatura fake de Lula antes do dia 15 de setembro.

Pessoas feridas na explosão do gasômetro em Ipatinga já tiveram alta.

As 34 pessoas feridas na explosão na sede da empresa Usiminas, em Ipatinga (MG), já tiveram alta do hospital e foram para casa. A informação foi dada pela empresa, em nota divulgada hoje (11) em seu site oficial.

Ontem (10), um gasômetro da companhia explodiu. A estrutura comportava uma mistura de gases utilizada na fabricação de aço, denominada LDG.

A Usiminas afirmou, no comunicado de hoje, que fez uma avaliação para averiguar se ainda há resquícios dos gases na área, mas concluiu não haver “registro de anormalidades, nem risco para a população”.

Na nota, a companhia informou que algumas unidades, “sem conexão com o setor afetado”, começaram a retomar as atividades, como “Despacho, Laminação e Frio e Unigal”. Contudo, não há previsão de quando a fábrica restabelecerá o conjunto das atividades.

As causas da explosão continuam sendo investigadas, conforme o comunicado. Nesse processo de apuração estão tanto técnicos da empresa, quanto autoridades competentes. A Defesa Civil informou ontem que fará perícia para buscar as razões do acidente.

Doações de leite materno ajudam bebes prematuros no RN.

Após o nascimento prematuro, Miguel teve que ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal de um hospital privado na cidade de Natal e, desde então, o pequeno é um dos beneficiados com o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e à Rede Ebserh.

Marcelo Medeiros, pai do Miguel, explica que a esposa teve alta enquanto o recém-nascido permaneceu no hospital internado, o que acarretou na baixa produção de leite, devido à falta de estímulo. “Recorremos ao banco de leite da Januário Cicco, fizemos campanha buscando mães que poderiam doar leite para nosso filho e desde então ele se alimenta e sobrevive com o leite que é doado”, afirma.

Cármen Lúcia defende fim dos penduricalhos nos salários dos juízes.

Prestes a sair da Presidência do Supremo Tribunal Federa (STF), a ministra Cármen Lúcia defendeu o fim dos penduricalhos para os salários do Judiciário. Em entrevista à Ruth de Aquino, do Jornal O Globo, ela informou ter pautado a discussão sobre o auxílio-moradia para o início de setembro.

“Benefícios são algo grave e sério, que precisa ser resolvido. Não pode continuar a haver penduricalhos mesmo. É preciso restabelecer a verdade remuneratória”, disse.

Sem 13º de 2017, Policiais e Bombeiros Militares do RN convocam assembleia para segunda-feira(13).

Os policiais e bombeiros militares estaduais, oficiais e praças, estão convocados para Assembleia Geral Unificada que acontecerá nesta segunda-feira (13), às 15h, no Clube Tiradentes, sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN). A reunião tem como pauta principal o atraso no pagamento do décimo terceiro salário referente ao ano de 2017.

Ainda em fevereiro, o Governo do RN anunciou que o décimo terceiro de 2017 seria pago de forma escalonada. Posteriormente, ficou decidido que a divisão ocorreria por faixa salarial até o mês de junho. Porém, os pagamentos não foram cumpridos na totalidade e não alcançaram os militares estaduais.

Natação do Brasil é ouro e bronze no Pan-Pacífico.

O Brasil conquistou duas medalhas neste terceiro dia de competições da edição de 2018 do Pan-Pacífico, realizado em Tóquio, no Japão. No revezamento 4×100 metros livre, o conjunto formado por Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Marco Antonio Ferreira Junior e Pedro Spajari ficou com o ouro, enquanto Vinícius Lanza ficou com o bronze na prova de 100 metros borboleta.

No revezamento, a equipe brasileira tinha ficado atrás apenas dos Estados Unidos, representados por Caeleb Dressel, Zach Apple, Blake Pieroni e Nathan Adrian, contudo, o time americano, que chegou à frente na disputa, foi desclassificado por trocar a ordem de seus nadadores. Com isso, o Brasil, que havia conquistado a prata, herdou o o primeiro lugar.

Na última quinta-feira (9) o Brasil obteve duas medalhas de ouro com o dueto técnico júnior e o dueto misto sênior, do nado sincronizado, além de uma medalha de prata na combinação livre. O dueto rotina livre já havia conquistado uma medalha de prata na última quarta-feira.

Ao fim do terceiro dia de competições, o Brasil soma quatro medalhas no torneio (um ouro, uma prata e dois bronzes). A competição segue neste domingo com eliminatórias a partir das 22h (de Brasília) e finais às 5h30. Participam da competição: Argentina, Austrália, Bahamas, Canadá, China, Ilhas Cook, Colômbia, Equador, Guam, Ilhas Marianas, Japão, Nova Zelândia, Oman, Palau, Peru, Filipinas, Tailândia e Estados Unidos.

Veja os resultados dos brasileiros:
200m livre – Fernando Scheffer – 6º – 3m50s55
100m borboleta – Leonardo de Deus (final b) – 53s19
100m borboleta – Vinicius Lanza – bronze – 51s44
200m medley – Brandonn Almeida (final b) – 2m01s34
200m medley – Leonardo Santos – 7º – 1m58s83
4x100m livre – Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Marco Antonio Ferreira Jr e Pedro Spajari – Ouro 3m12s02.

Avião cai em área residencial em Goiânia.

Um avião de pequeno porte caiu hoje (11) em uma área residencial na cidade de Goiânia. Três pessoas estavam a bordo, dois adultos e uma criança. O piloto está em estado grave, enquanto o outro integrante teve ferimentos na perna. As informações foram dadas pelo Corpo de Bombeiros de Goiás.

Segundo a encarregada do caso no Corpo de Bombeiros, tenente Carlane Calixto, as três pessoas que estavam dentro do avião foram encaminhadas ao Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol). Ela não soube informar o estado da criança.

A aeronave caiu no muro que separava duas residências, no setor Jardim Bela Vista. Não havia nenhum morador no interior. Uma das casas foi atingida, com danos na estrutura. A outra não teve maiores prejuízos. O dono da residência danificada já chegou ao local. A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros. Como se trata de um veículo particular, a retirada dos destroços cabe a seus proprietários.

Cervejas artesanais brasileiras obtêm reconhecimento internacional.

O sucesso internacional de um estilo de cerveja cuja fórmula foi desenvolvida no Brasil é responsável pelo bom momento vivido pelas cervejarias artesanais no país. Desenvolvida por produtores de Santa Catarina a partir de um dos mais tradicionais estilos da Alemanha, a Berliner Weisse, a chamada Catharina Sour é a primeira receita tipicamente brasileira incluída no catálogo da Beer Judge Certification Program (BJPC).

Considerada uma das principais organizações mundiais de certificação de juízes cervejeiros, a BJPC publica um guia de estilos da bebida que serve de parâmetro para os produtores caseiros, artesanais e industriais. Com o reconhecimento da Catharina Sour, fabricantes de todo o mundo poderão inscrever seus produtos em concursos que julgam a qualidade da bebida. Em 2016, uma das primeiras cervejarias brasileiras a apostar na fórmula, a Blumenau, faturou uma medalha de prata no Prêmio Internacional de Cerveja da Austrália, uma das mais importantes competições da atualidade.

Maria da Penha: RN é destaque.

As redes de enfrentamento à violência contra a mulher do Distrito Federal e do Rio Grande do Norte têm se destacado em âmbito nacional por boas práticas no acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de agressão familiar e doméstica.Esses casos de sucesso na prevenção e enfrentamento da violência contra o sexo feminino foram apresentados na sexta-feira (10) durante a realização, em Brasília, da XII Jornada Lei Maria da Penha.

No Rio Grande do Norte, a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres tem se destacado pela parceria da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar com o Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região.

Descriminalização do aborto é pauta da sociedade, dizem ativistas.

À espera de uma definição da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre os próximos passos envolvendo a discussão sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, favoráveis e contrários intensificam as discussões. Para eles, o assunto tem de estar na pauta da sociedade.

Nos últimos dias 3 e 6, o Supremo Tribunal Federal promoveu audiência pública para discutir o assunto. A ministra Rosa Weber é a relatora da ação e aguarda agora manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para decidir.  Há dois dias, o Senado da Argentina rejeitou a proposta de descriminalizar o aborto no país.

A fundadora da União de Mulheres e membro da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo, Maria Amélia de Almeida Teles, defende que a Constituição, que não criminaliza a interrupção da gravidez de forma espontânea, prevaleça sobre o Código Penal, que trata do assunto.

“A Constituição Federal não criminaliza o aborto, quer dizer, o Código Penal é que tem que mudar, não é a Constituição, porque ela não penaliza o aborto. Isso seria facilmente resolvido se a Constituição fosse respeitada”, disse Amélia Teles.

“As jovens estão em um movimento de resistência, elas defendem não só que se tenha o direito de decidir, como decidem fazer o aborto. Estamos falando de uma coisa que já está acontecendo. Mas elas precisam de uma retaguarda, não podem ficar sozinhas, é fundamental articularmos com elas”, acrescentou. 

Para Carmen Barroso, da assessoria sobre Gênero e Direitos Humanos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a descriminalização e a legalização devem ser discutidas para que as pessoas pensem sobre o tema. Ela colocou o assunto em pauta quando recebeu o Prêmio de Populações da ONU, em 2016, e contou sobre o aborto que ela fez em 1966.

“[O tema] sensibilizou pessoas que nunca tinham prestado atenção no problema a perceber que aquele era um problema importante e que era um direito das mulheres”, disse. “Algumas pessoas estão em cima do muro porque nunca pensaram sobre o assunto, então tem que ir na mídia e bombardear até que as pessoas prestem atenção”.

Maria Amélia de Almeida Teles defende que a descriminalização e a legalização do aborto devem envolver as mulheres como um todo, de forma coletiva. “O aborto, sendo um tema clandestino, é feito na clandestinidade”.

Judoca Rafaela Silva vence o Grand Prix de Budapeste.

A campeã olímpica Rafaela Silva voltou a subir no lugar mais alto do pódio no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. Ontem sexta (10), primeiro dia do Grand Prix de Budapeste, a brasileira derrotou a alemã Theresa Stoll por ippon e garantiu o ouro do peso Leve feminino (57kg), sua primeira medalha na temporada 2018.

Nas preliminares, Rafaela venceu todas as lutas por ippon. Derrotou a americana Leilani Akiyama na primeira rodada; a polonesa Julia Kowalczyk nas oitavas; e superou, nas quartas-de-final, a canadense Christa Deguchi, que vinha de 26 vitórias consecutivas no Circuito Mundial.

Na semifinal, Rafa controlou a luta contra a húngara Hedvig Karakas (HUN) e venceu por waza-ari para chegar à sua primeira final em 2018.

Esse é o primeiro ouro da brasileira desde que foi campeã dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Em 2017, foram duas pratas, um bronze e dois quintos lugares. Em 2018, a temporada começou com cirurgia no cotovelo em janeiro, o que a afastou dos tatames até maio, quando lutou o Grand Prix de Hohhot e ficou fora do pódio. Rafaela evoluiu no Grand Prix de Zagreb, há duas semanas, onde disputou o bronze, mas ficou em quinto lugar ao perder para a húngara Karakas.

Finalmente, a primeira medalha do ano veio na última competição antes do Mundial de Baku. E os 700 pontos conquistados em Budapeste deverão melhorar o 14º lugar de Rafaela no Ranking Mundial. “Acho que depois dos treinos no Japão e na Espanha vi bastante evolução. Ser campeã na última competição antes do mundial dá até um gás para treinar e ver que o caminho é esse”, declarou.

Mega-Sena vai sortear R$ 3 milhões neste sábado.

A Mega-Sena sorteia neste sábado (10) R$ 3 milhões do concurso 2.067.

O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) na cidade de Ribeirão dos Índios, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) de hoje em qualquer lotérica do país.

Se um apostador acertar o prêmio e aplicar na poupança, receberá R$ 11 mil de rendimentos por mês. Com o valor do prêmio, é possível comprar 85 carros populares.

Dupla assalta posto de combustível na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN.

Um posto de revenda de combustível foi assaltado por dois homens que estavam em uma motocicleta na noite de ontem sexta-feira(10) na cidade Carnaúba dos Dantas, interior do Rio Grande do Norte.

Após o roubo, a dupla fugiu com destino a cidade de Parelhas. A polícia Militar e GTO da região foram acionados e se depararam com os suspeitos próximo a cidade de Parelhas. Houve perseguição e troca de tiros, um dos suspeitos foi baleado e o outro fugiu pela mata.

Associação critica proibição de cobrança por assentos em voos.

Dois dias após a aprovação, no Senado do projeto de jei que proíbe companhias aéreas de cobrarem valor adicional pela marcação antecipada de assentos em voos em território nacional, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) disse hoje (10) ver com preocupação a mudança. A entidade teme que a medida possa frear o avanço o desenvolvimento do setor.

A associação classificou como “movimento repentino” a aprovação do projeto no Senado e disse que a cobrança pela marcação é uma prática “comum e desregulamentada nos grandes mercados de aviação, para que os passageiros possam escolher a melhor oferta que lhes convier”, diz nota assinada pelo diretor geral da Iata no Brasil, Dany Oliveira.

“Esse tipo de proibição vai contra as melhores práticas mundiais sufocando ainda mais o potencial da aviação comercial no Brasil, além de afugentar o interesse de empresas aéreas internacionais, já que o país possui um dos combustíveis mais caros do planeta”, argumenta a Iata.

O projeto aprovado pelos senadores considera como prática abusiva a cobrança pelo assento e garante a gratuidade na marcação de assentos para os voos ocorridos no território brasileiro. Como é originário do Senado, o projeto precisa ser aprovado também pelos deputados antes de ir para sanção presidencial e se tornar lei. A proposta foi apresentada neste ano pelo senador Reguffe (sem partido-DF), que criticou a medida das aéreas e disse que os consumidores brasileiros ficaram “apreensivos com mais essa prática abusiva”.

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avaliou que a cobrança para marcação dos assentos do vôo não configura ilegalidade. As empresas aéreas já cobram pelas bagagens despachadas, medida aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2016.

Tribunais divulgam carta com ações para fortalecer Lei Maria da Penha.

Na semana em que a Lei Maria da Penha completou 12 anos, tribunais de todo o Brasil se reuniram para discutir os caminhos para melhorar a sua aplicação. O evento, que terminou ontem (10) em Brasília, aprovou uma carta com recomendações com vistas a fortalecer o combate à violência contra as mulheres por meio desse instrumento.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, atualmente tramitam mais de 10 mil processos envolvendo assassinatos de mulheres com a motivação de gênero, modalidade denominada feminicídio.

A carta final do encontro – denominado Jornada Lei Maria da Penha – defende que órgãos do judiciário, ministérios públicos, defensorias públicas e as polícias civis e militares precisam aprofundar a qualificação de seus servidores sob a perspectiva de gênero, considerando o cruzamento desse elemento com outros, como raça, cor, regionalidade, sexualidade e religião, entre outros.

Essas iniciativas de qualificação de juízes, procuradores, defensores e agentes das forças de segurança devem estar baseadas em orientações já existentes, reunidas sob as “diretrizes nacionais sobre feminicídio – investigar, processar e julgar com perspectiva de gênero as mortes violentas de mulheres”, formulado pelo governo federal, por representantes de tribunais e pela ONU Mulheres.

O documento trabalha tanto formas de respeitar os direitos das vítimas quanto recomendações para a investigação criminal e o trabalho da perícia, bem como a atuação do Ministério Público e do Judiciário nesses crimes nas diversas fases do processo.

Outra recomendação da carta da Jornada Maria da Penha é a necessidade das diversas instituições envolvidas alterarem seus sistemas técnicos de registros de informação, de modo a permitir que eles possam trocar dados entre si “para específica classificação de casos de feminicídio”.

Luz emitida por smartphones é ligada a cegueira em estudo.

Cientistas dizem que descobriram como a luz azul emitida por smartphones, laptops e outros dispositivos digitais prejudica a visão e pode acelerar a cegueira. Uma pesquisa da Universidade de Toledo, nos EUA, revelou que a exposição prolongada à essa iluminação artificial faz com que moléculas venenosas sejam geradas nas células do olho.

A luz azul, que tem um comprimento de onda menor e mais energia em comparação com outras cores, pode gradualmente causar a chamada degeneração macular - uma condição incurável que afeta a parte central da visão.

A degeneração macular é uma condição comum entre pessoas de 50 e 60 anos e resulta em perda de visão significativa. É causada pela morte de fotorreceptores, ou seja, células sensíveis à luz, na retina. Embora não cause a cegueira total, pode tornar difíceis as atividades cotidianas, como ler e reconhecer rostos.

Os pesquisadores descobriram que a exposição à luz azul faz com que a retina desencadeie uma série de reações que leva à criação de moléculas tóxicas nas células fotorreceptoras.

"Se você der luz azul na retina, a retina mata as células fotorreceptoras à medida que a molécula de sinalização na membrana se dissolve. A toxicidade gerada pela retina pela luz azul é universal. Pode matar qualquer tipo de célula", informou o estudante de doutorado da Universidade de Toledo, que esteve envolvido no estudo, Kasun Ratnayake.

Os pesquisadores descobriram que uma molécula chamada alfa-tocoferol, um derivado da vitamina E e um antioxidante natural no olho e no corpo, impede que as células morram. No entanto, à medida que a pessoa envelhece ou o sistema imunológico é suprimido, as pessoas perdem a capacidade de se protegerem.

Para aqueles que querem proteger os olhos, os pesquisadores aconselham os usuários a usar óculos de sol que possam filtrar tanto a luz UV quanto a azul. Outra dica é evitar navegar em celulares e tablets em ambientes escuros. A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.

Mais de 66 mil pessoas abandonaram planos de saúde em 12 meses.

O número de beneficiários de planos de saúde continua caindo em razão da crise econômica, da diminuição da renda e do encarecimento das mensalidades dos convênios. De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em um período de 12 meses, de junho de 2017 a junho de 2018, 66.502 mil contratos de assistência médica foram cancelados no país. Atualmente, o número de beneficiários desses planos, no Brasil, é de 47,2 milhões.
 
Segundo dados da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), do IESS, o número de beneficiários caiu em todos os meses do primeiro semestre de 2018. Em junho, último mês analisado, também houve queda em comparação ao mesmo período no ano passado.

Veja dicas de segurança para evitar acidentes com pipas.

Soltar pipa é uma brincadeira divertida mas que, quando não é feita seguindo algumas regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica.

Um dos alertas da campanha educativa #Vamosdarumbasta, lançada pelo Grupo Neoenergia na plataforma virtual www.vamosdarumbasta.com.br em outubro de 2017, diz respeito aos cuidados (confira as dicas abaixo) que todos devemos observar e respeitar ao soltar pipas.

De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, durante todo o ano de 2017 foram registrados 107 desligamentos emergenciais provados por pipas em todo estado, afetando 341 mil clientes. De 01 de janeiro a 30 de junho de 2018, as ocorrências já chegaram a 19, afetando cerca de 110 mil clientes.

A ocorrência de maior abrangência aconteceu no dia 09 de janeiro, às 9h23, afetando 16.365 consumidores, entre residências e o comércio, nos bairros de Nova Esperança, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos, Santa Tereza e Japecanga, em Parnamirim.

Para que não haja riscos à segurança das pessoas nem ao fornecimento de energia, a Cosern reforça as seguintes dicas de segurança:

• Sempre empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias, para empinar pipas.

• Não use cerol. O cerol é feito com pó de metal ou vidro. Se o fio do poste for cortado, além da interrupção do fornecimento de energia o fio caído pode ocasionar um acidente.

• Se a pipa enroscar na rede elétrica ou em algum equipamento, como transformadores, jamais tente resgatar o brinquedo, pois o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal. Nesses casos, ligue para o116 da Cosern e fique longe do fio do poste.

• Caso a pipa caia dentro de uma subestação, jamais tente acessar a área, pois este é um local de alta tensão e o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal.

Governo estuda dar formação profissional para presos .

O governo estuda oferecer cursos de profissinalização para 726 mil homens e mulheres presos condenados pela Justiça. Apenas 12% dos detentos no país têm atividade laboral, segundo dados oficiais. A proposta é que empresas privadas se responsabilizem pela formação técnica de tal maneira que ao deixarem a prisão, os apenados tenham condições de ingressar no mercado de trabalho.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (10) as empresas serão escolhidas por meio de licitações, com valor acima de R$ 330 mil anuais, e assumirão responsabilidade para contratar e definir atividades profissionalizantes nos presídios. O mesmo deverá valer para egressos do sistema prisional.

Jungmann anunciou também que deverá ser ampliado o sistema de redes de perfis genéticos de criminosos (DNA). Para tanto, devem ser aplicados R$ 10 milhões. De acordo com ele, o objetivo é focar principalmente na violência contra mulher.

“Quando você tem o estupro e tem o DNA você pode passar por 75 mil registros dos bancos e verificar se há material de alguns dos presos para punir o estuprador. Ainda este mês vamos também fazer uma grande ação de combate ao feminicídio”, disse.

Facebook exigirá autorização especial para páginas de grande audiência.

O Facebook anunciou ontem (10) um novo sistema de autorização para os responsáveis por páginas de grandes audiências. A novidade faz parte de medidas adotadas pela plataforma nos últimos meses com o intuito de dar resposta às críticas pela difusão de desinformação e multiplicação de discurso de ódio no interior da rede.

A exigência será implementada inicialmente nos Estados Unidos e deve depois ser expandida para outros países. Mas não há previsão de quando ela passará a valer no Brasil. O objetivo é tornar “mais difícil para que contas falsas possam administrar uma página”, explicou a empresa em comunicado anunciando as ferramentas.

Para seguir publicando, os responsáveis pelas páginas terão de fazer um tipo de acesso mais seguro denominado “autenticação de dois fatores”. Além disso, a pessoa deverá confirmar o local de residência dela.

Número de linhas fixas tem queda de 2,76% no último ano, diz Anatel.

Em junho, o número de linhas fixas no Brasil teve redução de 2,76% em relação ao mesmo período do ano passado, informou ontem sexta-feira (10) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os dados mostram que o país fechou junho com 40,22 milhões linhas, um total de 1,14 milhão de linhas a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado.

Segundo a agência reguladora, em junho deste ano, as empresas autorizadas contavam com 17,1 milhões de linhas fixas, enquanto as concessionárias possuíam 23 milhões de linhas. Em 12 meses, as autorizadas apresentaram um aumento de 0,4%, enquanto as concessionárias apresentaram uma redução de 4,97%.

Na comparação com maio, junho apresentou queda de 0,24% no número de linhas fixas, com menos 96.203 linhas.

Estados
Entre os estados, na comparação entre maio e junho deste ano, São Paulo apresentou a maior perda em número absolutos, com menos 28,7 mil linhas fixas, redução de 0,19%. Em seguida vem o Rio de Janeiro onde a redução foi de 24,7 mil linhas, perda de 0,53% e, depois, Minas Gerais, com queda de 0,3% e onde foram registradas 11,6 milhões de linhas a menos.

Santa Catarina apresentou aumento de 4,2 mil linhas, acréscimo de 0,25%; seguido de Tocantins, com 510 linhas a mais, aumento de 0,36%.

Governo do RN cumpriu calendário e pagou 100% da folha de julho.

O Governo do RN cumpriu rigorosamente todas as datas divulgadas do calendário de pagamentos da folha de julho, divulgado no último dia 25. Dia 31/07 foram pagos os servidores da Educação, DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN, DEI e ARSEP. No  dia 04/08 receberam os servidores da área de segurança: SESED, SEJUC, PC, PM, CBM, ITEP e policiais do GAC e da Vice-Gov (ativos, inativos e pensionistas PM e CBM). No dia 07/08 receberam todos os servidores ativos da Saúde, independente da faixa salarial, e os servidores ativos e inativos das demais secretarias que recebem até R$ 4 mil. E nesta sexta 10/08 receberam todos os demais servidores que ganham acima de R$ 4 mil, concluindo os 100% da folha.

A respeito do restante do décimo-terceiro, o Governo segue acompanhando as receitas para anunciar em breve a data de pagamento – 60% dos servidores já receberam o décimo-terceiro de 2017. No último dia 10 de julho receberam a antecipação de 40% do décimo terceiro de 2018 os servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta com arrecadação própria.

Helicóptero que levava governador do ES cai em cai em fazenda.

Um helicóptero que transportava o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, envolveu-se em um acidente, na tarde de sexta-feira (10), e teve de fazer um pouso de emergência em Domingos Martins, região serrana do estado. De acordo com a assessoria do governo estadual, Hartung e os demais passageiros não sofreram ferimentos e passam bem.

A aeronave ia para o município de Domingos Martins, onde Hartung participaria, à noite, de um festival de cinema. Ao pousar em uma fazenda, o helicóptero bateu na trave de um campo de futebol e caiu.

O acidente foi na fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado ao governo do estado.

O helicóptero, modelo Harpia 05, era usado pelo Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer), responsável pelos deslocamentos do governador. A aeronave tinha quatro passageiros a bordo, dois deles pilotos.

"O governador Paulo Hartung seguia na tarde desta sexta-feira (10) para Domingos Martins, onde participaria à noite de um festival de cinema, e, ao pousar na fazenda do Incaper naquela cidade, o helicóptero bateu na trave de um campo de futebol e caiu. O governador e os pilotos não tiveram ferimentos e passam bem”, diz nota divulgada pela assessoria do governo.

Escolas particulares vão dispensar nova idade para fundamental em 2019.

Escolas particulares do Brasil inteiro ainda não aplicarão de forma padronizada a partir de 2019 os novos critérios definidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para a matrícula de crianças no ensino fundamental.

A orientação da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), enviada para os colégios por ofício na quinta-feira (9), é que cada unidade escolar poderá adotar as mesmas regras de 2018 na admissão de alunos do próximo ano letivo.

No início de agosto, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as crianças só poderiam iniciar os estudos no ensino fundamental se completarem seis anos até 31 de março.

Atualmente, há critérios variados entre os estados, e pelo menos oito seguem datas diferentes ao permitir as matrículas. Em São Paulo, por exemplo, unidades estaduais de fora da capital adotam a data de corte de 30 de junho, prevista pelo Conselho de Educação paulista.

Após análise jurídica da discussão no STF, a federação nacional das escolas privadas avaliou que a regra não é de aplicação automática e imediata. Ela ressalta que a decisão do Supremo ainda não foi publicada, que ela apenas deu um aval ao Conselho Nacional de Educação para fixar critérios e que uma alteração repentina criaria instabilidade.

"O que os ministros fizeram foi dizer que o CNE (Conselho Nacional da Educação) poderia instituir uma data de corte, que esse ato não seria inconstitucional, mas não obrigaram todo o país a seguir isso como uma regra", afirmou o presidente da Fenep, Ademar Batista Pereira.

Ele diz que cada estado mantém regras específicas para o ingresso no ensino fundamental e que manter um mesmo padrão causaria impactos negativos.

No caso das particulares, a medida resultaria em problemas econômicos. "Se restringir a idade para alunos que fazem seis anos até 31 de março, as escolas teriam turmas pequenas e perderiam ao menos três quartos de suas matrículas".

Além disso, Pereira afirma que também ocorreriam reflexos nas crianças que já estão no ensino infantil e têm a expectativa de ir para o primeiro ano em 2019. "Como justificar para uma criança que espera ir para a nova série que ela não irá e que apenas parte dos seus colegas poderão prosseguir? Seria criada uma instabilidade por questões burocráticas".

Governo vai propor adiamento de reajuste de servidores para 2020.

O presidente Michel Temer vai encampar a recomendação do Ministério do Planejamento segundo a qual não é possível dar aumento salarial ao funcionalismo em 2019.

A sugestão de suspender o aumento, que beneficia diferentes categorias, foi levada ao presidente pelo ministro do Planejamento, Esteves Colnago. O Palácio do Planalto já recebeu a proposta, que deverá ser transformada em Medida Provisória (MP). A medida será enviada em breve ao Congresso. A decisão final sobre o adiamento do reajuste para 2020 caberá ao Legislativo.

Com o orçamento apertado, o governo sustenta que haverá cortes bilionários nos programas sociais no ano que vem se não houver a suspensão do aumento, previsto para ser pago em janeiro, quando o novo presidente já terá assumido o cargo. A medida acarretaria uma economia de até R$ 11 bilhões no orçamento de 2019, considerando todos os servidores, entre civis e militares. Se o reajuste for adiado apenas para os civis, o impacto seria de R$ 6,9 bilhões, informou o Planejamento.

Empresário Flávio Rocha nega que tenha declarado apoio a Bolsonaro.

O empresário Flávio Rocha, dono das lojas Riachuelo, negou que tenha declarado apoio ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL). A negativa ocorreu diante de especulações que passaram a circular na internet após um encontro de Rocha com o candidato na manhã de ontem (10).

Ele, porém, confirmou que esteve com o presidenciável e que vai ouvir outros candidatos. “Cumprindo meu dever como eleitor…. ouvindo os principais candidatos! Meu apoio incondicional ao empreendedorismo, livre mercado e acima de tudo amor ao meu Brasil”, declarou.

Segundo sua assessoria de imprensa, o encontro ocorreu durante um café da manhã a convite de outro empresário, situação que deverá se repetir com outros presidenciáveis. Flávio Rocha chegou a anunciar que disputaria a Presidência da República nestas eleições pelo PRB, mas abandonou a corrida presidencial posteriormente. Seu partido já declarou apoio ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

Inscrições para o concurso da polícia militar do RN terminam segunda-feira.

As inscrições para o concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte terminam segunda-feira (13). O certame oferta 1.000 vagas para o quadro de praças da PM. O pagamento dos R$ 100 relativos à taxa de inscrição deve ser feito até o dia 14, terça-feira.

O primeiro edital publicado em janeiro deste ano teve mais de 30 mil inscrições, mas acabou adiado por recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, e em seguida suspenso, por não atender à Lei Complementar n° 613/2018 que passou a exigir nível superior dos candidatos.

As provas objetivas e redação serão realizadas no dia 23 de setembro, e o resultado final está previsto para o dia 26 de outubro. As avaliações terão questões de Língua Portuguesa, Geografia do Brasil e do RN, noções de Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, Informática e legislação específica.
 
Inscrições no site do IBADE.

sexta-feira, agosto 10, 2018

Uma condenação sem provas. O que pensam juristas de todo o Brasil sobre o processo que, mesmo só apresentando provas da inocência de Lula, culminou em sua prisão política.


Barragem Armando Ribeiro passa por manutenção e abastecimento será suspenso para oito cidades.

A Agência Nacional de Águas (ANA) realizará a conclusão dos serviços de recuperação hidromecânica da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Assú). Assim haverá uma interrupção na liberação de água para o rio Açu e para o Canal Pataxó por um período de 36 horas. A parada terá início às 6h da terça-feira (14).

Devido ao serviço será interrompido o abastecimento para as seguintes cidades: Angicos; Caiçara do Rio dos Ventos; Fernando Pedrosa; Jardim de Angicos; Lajes; Pedra Preta; Pedro Avelino; Riachuelo e comunidades vizinhas. A completa normalização do abastecimento deve ocorrer até o domingo (19).

ASSÚ E MOSSORÓ
As cidades de Assú e Mossoró, durante este período, terão a captação de água na Barragem Armando Ribeiro ocorrendo através do Complexo Emergencial Jerônimo Rosado, que foi construído este ano. Já as cidades de Alto do Rodrigues, Carnaubais, Guamaré, Macau e Pendências terão o fornecimento através do Açude Mendubim.

Mesmo para as cidades que continuarão com o fornecimento de água, a recomendação é que utilize a água disponível de forma racional. Já que poderá ocorrer uma diminuição de vazão.

Espírito Santo tem 112 casos confirmados de malária.

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo já confirmou 112 casos de malária desde julho deste ano – a maioria (92) no município de Vila Pavão. Os outros 20 casos foram identificados na cidade de Barra de São Francisco. A pasta confirmou ainda um óbito provocado pela doença.

Segundo a assessoria da secretaria, os casos envolvem um parasita que, até então, não existia no estado e que provoca a forma mais grave de malária. As autoridades do setor suspeitam que a doença tenha sido importada de estados no Norte do país, onde a malária é considerada endêmica.

A doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito. 

No Brasil, a maioria dos casos se concentra na região amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa letalidade mais elevada que na região amazônica.

Sintomas.
Os sintomas incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça e podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentar essas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

A malária grave caracteriza-se pelo aparecimento de um ou mais destes sintomas: prostração, alteração da consciência, dispneia ou hiperventilação, convulsões, hipotensão arterial ou choque e hemorragias, entre outros sinais.

Serviço de melhoria na rede elétrica com desligamento programado em João Câmara/RN.

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na sexta-feira, 17, das 08h às 12h, na Estrada de Assunção e adjacências, no município de João Câmara/RN.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta.
Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. 

Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou Telefonar para o 116.  

Governo dos EUA envia emissários para avaliar debate presidencial no Brasil.

O governo dos Estados Unidos enviou três funcionários da embaixada no Brasil para acompanhar o debate entre candidatos à Presidência realizado pela Band, na noite de ontem quinta-feira (9).

Emissários do governo do presidente Donald Trump fizeram anotações, conversaram com jornalistas e vão enviar um relatório a Washington com suas impressões sobre o programa.

Na opinião de um dos funcionários da embaixada, que conversou em caráter reservado com o Broadcast Político/Estadão, faltou confronto entre os presidenciáveis brasileiros, diferentemente de como costumam ser os debates da eleição americana.

A principal dúvida do grupo, disse o emissário, é avaliar a probabilidade de um segundo turno entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) e até que ponto a estratégia do PT de manter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato terá efeito eleitoral.

Além das propostas e dos comentários, Washington quer monitorar o que os candidatos brasileiros falam sobre os Estados Unidos, disse o funcionário. O país de Donald Trump, porém, não foi tema do diálogo entre os presidenciáveis.

Abertas as inscrições para 3.148 vagas no IFRN.

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta sexta-feira (10) as inscrições para o exame de acesso a 3.148 vagas para 82 cursos técnicos integrados ao ensino médio. As vagas são voltadas para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental. Metade delas é reservada a estudantes de escolas públicas.

As inscrições vão até o dia 3 de setembro, devendo ser feitas no Portal do Candidato. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, deve ser efetuado até o dia 4/9. A solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada entre os dias 10 e 20 de agosto, com resultado final previsto para ser divulgado no dia 29.

Os alunos participantes do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), conforme orientações constantes no Edital 29/2018, estão isentos dessa taxa.

Prova e resultados.
As provas do Exame de Seleção serão aplicadas no dia 14 de outubro de 2018. No dia da prova, os participantes devem comparecer ao local definido portando documento oficial com foto, cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica transparente preta. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 04 de dezembro de 2018. Os candidatos aprovados devem realizar as pré-matrículas entre 07 e 09 de janeiro de 2019, no campus selecionado para ingresso.

Escavação encontra loja de escravos.

O sítio arqueológico descoberto durante as obras para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro do Rio de Janeiro pode incluir uma loja do século 19 onde eram anunciados para venda negros escravizados. As escavações chegaram a alicerces de um estabelecimento que pode ter servido para a negociação de escravos, informou a concessionária que administra o VLT.

Os achados foram na Avenida Marechal Floriano, no centro antigo da capital fluminense, no escopo das obras da linha 3 do VLT, entre a Central do Brasil e o Aeroporto Santos Dumont.

A área era, no século 19, uma chácara. A suposição é que a loja fosse um armazém, posteriormente substituído por um ponto de comercialização de negros africanos escravizados e de seus filhos, transformados em mercadorias.

O espaço – “uma estrutura circular, construída com blocos de rochas, semelhante a um poço colonial”, conforme descrição dos responsáveis pelo VLT – deve ter funcionado entre as décadas de 1860 e 1870, segundo acreditam os especialistas. Eles se baseiam em anúncios do Jornal do Commercio da época, pesquisados nos arquivos existentes atualmente na Biblioteca Nacional, e em mapas da região.

Bola de ferro. Arqueólogos descobriram também uma bola de ferro que seria usada nas pernas para impedir a fuga de escravos. A coleta está sendo feita no local há um mês, mediante cruzamento com o traçado antigo das ruas da área. O trabalho é supervisionado por especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cosern abre seleção para curso gratuito de Eletricista em Natal e Mossoró nesta segunda-feira (13)

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai abrir nesta 2ª feira (13), exclusivamente no site da concessionária (www.cosern.com.br), as inscrições para a seleção de um curso gratuito de Eletricista com 60 vagas (sendo 30 para Natal e 30 para Mossoró) que será ministrado de setembro a dezembro de 2018.

Em Natal, as aulas teóricas e práticas do curso serão realizadas nas instalações do CTGÁS (Av. Capitão Mor Gouveia, 2779, Lagoa Nova) e em Mossoró nas instalações do SENAI (parte teórica) e da Cosern Mossoró (prática).

O curso será o primeiro da Escola de Eletricistas que a Cosern está abrindo em Natal e Mossoró, uma iniciativa do Grupo Neoenergia que também está sendo realizando em Pernambuco, Bahia, e São Paulo (leia mais abaixo).

Os candidatos (homens e mulheres) à seleção precisam ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo, CNH categoria B (desejável C) e formação em Eletricista de Instalações Residenciais, Prediais ou Industriais. O prazo de inscrições para seleção, feitas exclusivamente no site da Cosern, encerra no dia 24 de agosto e o exame será realizado conforme local e horário a ser divulgado pela concessionária.

O Curso de Eletricista da Cosern terá aulas ministradas das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta, com duração de 470 horas. Depois de formados, os eletricistas passarão a fazer parte do “Banco de Talentos” da Cosern para possíveis oportunidades futuras de trabalho.
 
Serviço:
Seleção para o Curso de Eletricista da Escola de Eletricistas da Cosern
 
De 13 a 24 de agosto, exclusivamente no site da Cosern (www.cosern.com.br).
 
Pré-requisitos:
Maior de 18 anos;
Ensino Médio completo;
CNH do tipo B;
Certificado de Formação em Eletricista de Instalações Residenciais, Prediais ou Industriais.

SENAI abre matrículas para cursos no Rio Grande do Norte.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com vagas abertas em todo o Brasil para cursos de aprendizagem, qualificação, técnicos, graduação e pós-graduação.

No Rio Grande do Norte, há oportunidades pagas e gratuitas, presenciais e à distância, nos cursos de Eletrotécnica, Costura Básica, técnico em Automação Industrial, Técnico em Refrigeração e Climatização, técnico em Vestuário, dentre outras opções.

Acesse o site para mais informações e detalhes sobre os as vagas disponíveis.

Caixa vai permitir apostas em loterias pela internet.

A Caixa Econômica Federal lançou nesta sexta-feira (10) um site onde será possível apostar nas loterias administradas pelo banco. A expectativa é de que o portal represente 3% do total de apostas.

As apostas online valerão para a Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteca, Lotogol e Loteria Federal.

Até então somente correntistas da Caixa podiam apostar pela internet e só era permitido na Mega-Sena. Segundo o banco, o objetivo do canal é atrair um novo público apostador, principalmente jovens acostumados a usar a internet para fazer compras e acessar bancos.

Depois de Ministros, MPF aprova reajuste de 16,38% para procuradores da República.

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) aprovou hoje (10), por unanimidade, o orçamento do MPF para o ano de 2019, incluindo reajuste de 16,38% para todos os procuradores da República, a exemplo do que fizeram os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana em relação a seus próprios vencimentos.

O valor total do orçamento do MPF para 2019 é de R$ 4,067 bilhões, quantia que engloba os R$ 101 milhões a mais que devem passar a ser gastos com os salários dos procuradores da República. Caso o reajuste seja confirmado pelo Congresso, o salário de um procurador da República deve superar os R$ 33 mil.
Ao justificar a aprovação, os membros do CSMPF disseram que a Constituição prevê a paridade entre juízes e membros do MP, que assim têm direito a reajuste com o mesmo percentual dos magistrados. “É um verdadeiro imperativo”, afirmou o subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia.

Para absorver o reajuste, o órgão foi obrigado a remanejar 2,8% de seus gastos gerais para os gastos de pessoal. Com isso, 80,2% de todo o orçamento do MPF passa a ser destinado ao pagamento de salários. “Não é uma coisa que acontece agora, temos já um comprometimento com despesa de pessoal que é historicamente superior a 80%”, destacou o secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho. “Não é uma aparição abrupta”, justificou.

Segundo a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o MPF tem feito um esforço para reduzir gastos, como a utilização de ferramentas eletrônicas e audiências por videoconferências, que permitem a realocação de recursos. “O impacto no orçamento da União será zero”, afirmou ela.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho, elogiou a aprovação do reajuste dos subsídios. Ele pontuou que os remanejamentos feitos no orçamento permitem que o aumento de salário não onere o contribuinte. “Não se está buscando nenhum centavo do Executivo”, disse.

Explosão em gasômetro da Usiminas assusta moradores de Ipatinga.

Uma forte explosão assustou os moradores de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais - a 220 quilômetros de Belo Horizonte. Em nota divulgada pela assessoria de comunicação, a empresa confirmou a ocorrência de uma explosão em um gasômetro da Usina de Ipatinga, em Minas Gerais. Não há informações sobre feridos nem mortos, segundo a empresa.

O Corpo de Bombeiros está na região. A área em torno da usina foi evacuada – residências, escolas e comércio. Uma equipe de brigadistas está na usina para fiscalizar se houve vazamento de gás. Por precaução, a canalização de gás foi bloqueada.

De acordo com imagens e relatos de moradores nas redes sociais, a explosão ocorreu em algum momento durante o dia. As imagens mostram fumaça escura e pessoas apressadas reclamando do odor de gás. A Usiminas não forneceu detalhes sobre o acidente.

A Usiminas tem forte atuação no setor siderúrgico, produzindo e comercializando planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos. É destaque no setor na América Latina. A sede administrativa é em Belo Horizonte.