Você já reparou no seu
filho brincando? Em como ele consegue resolver o mais variados tipos de
situações usando apenas a imaginação? É no ato de brincar que as
crianças desenvolvem diversas capacidades. “Quem não lembra, quando
criança, das brincadeiras que fazia? Brincar de esconde-esconde,
alerta, cabra-cega, lenço-atrás e amarelinha. Estas e outras
brincadeiras da época auxiliam as crianças na descoberta de si e do
mundo”, comenta Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista em
educação e educação especial.
Ao longo do tempo,
brinquedos e brincadeiras foram mudando, diversos fatores contribuíram
para isso, mas o prazer da criança em brincar é o mesmo. Segundo Ana
Regina, é importante que os professores compreendam a importância deste
ato no processo de aprendizagem das crianças. “É importante que o
professor tenha consciência desse processo orientando e remodelando
projetos que ajudem no desenvolvimento de habilidades e competências
oriundas de cada faixa etária”, explica.
Vale lembrar que
brincadeira não é o objeto em si, mas o conjunto de estratégias e
habilidades que possibilitam as crianças experiências que revelam o
mundo e as desenvolvem para o futuro. “Enquanto brincam as crianças
exercem determinadas funções sociais, pois, no interior de uma
brincadeira ela acaba distinguindo vários tipos de reação grupal
estimando as consequências agradáveis ou desagradáveis que eles
acarretam”, comenta.
O ato de brincar tem um
papel fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. É
nesse momento que ela se desenvolve, explora característica de
personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e elabora o mundo
exterior a partir de seu campo de visão. Para a especialista, a criança
precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas
situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos, com o
meio. A brincadeira individual também é algo importante, mas brincando
com o outro essa criança desenvolve seu convívio social.
Para finalizar a
psicopedagoga lembra que as crianças necessitam de brinquedos e
brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas habilidades
motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e
lateralidade. “Os pequenos estão em uma fase de descoberta, a
brincadeira caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus
familiares e amigos, e é desse convívio com o outro, que a criança
começa a formar sua ideia de mundo”, completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário