sábado, agosto 20, 2016

TSE contabiliza mais de 503 mil candidatos para as eleições municipais de 2016.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já soma mais de 503.200 candidatos registrados para disputar as eleições deste ano. As eleições municipais serão realizadas em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e também de vereador.

De acordo com os dados do Tribunal, o número de candidatos a prefeitos que apresentaram o registro de candidatura até agora chega a 17 mil. Para o cargo de vice-prefeito, a quantidade chega a pouco mais de 17 mil candidatos. Já para vereador já são mais de 469.200 candidatos.

O estado de São Paulo tem 85 mil registros para os três cargos até o momento. Em segundo lugar, em número total de registros, está Minas Gerais com 80.800. O estado com a menor quantidade de registros, até o momento, é Roraima, com 1.813.

Residentes vão ao Ministério da Educação relatar atraso de bolsas de estudos.

Já são quatro meses sem receber a bolsa de estudo no Hospital da Polícia Militar de Natal. Os dez residentes de medicina do hospital – 08 de clínica médica e 02 de pediatria – já esgotaram todas as possibilidades de negociação no estado e agora partem rumo à Brasília para solicitar intermediação do Ministério da Educação e da Comissão Nacional de Residência Médica.

No próximo dia 24 de agosto os médicos residentes participam de reunião com o Ministro da Educação, José Mendonça Filho, e representantes da Associação Nacional de Residência Médica e da Comissão Nacional de Residência Médica. O diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), José Antônio Romano, também acompanha as estudantes durante a reunião.

Os residentes vão apresentar as notificações entregues a direção do hospital, Conselho Regional de Medicina e ao Presidente da Comissão Estadual de Residência e informar a Comissão Nacional que, até o momento, o relatório de visita da Comissão Estadual não foi entregue aos estudantes – o que impede uma melhor visualização do caso pelos representantes nacionais.

Presidente do Senado confirma participação de Dilma no julgamento do impeachment.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta sexta-feira, 19, que a presidente afastada, Dilma Rousseff, confirmou a ele que vai comparecer ao Senado para participar do julgamento do processo de impeachment dela.

A petista, a quem Renan visitou no Palácio do Alvorada, afirmou ainda que vai responder a qualquer pergunta que for feita. A presença de Dilma está prevista para o dia 29 de outubro – o julgamento dela por crime de responsabilidade começa no dia 25.

Na saída do encontro, Renan disse também que a conversa com Dilma foi “muito boa e agradável”, mas classificou o diálogo de “institucional”. Considerou que ela estava “muito bem” e “animada”. Segundo Renan, os dois teriam conversado sobre a conjuntura, embora não tenha revelado o teor da conversa.

O presidente do Senado informou ainda a presidente afastada sobre o roteiro dos trabalhos do julgamento que foi estabelecido pela Casa juntamente com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Renan disse não ter conversado com Dilma sobre uma eventual possibilidade de reversão de votos em favor dela – a tendência é que ela seja condenada e perca definitivamente o cargo. Ele não quis falar ainda, seja para ela ou para a imprensa na entrevista, se vai votar no julgamento – nas duas etapas anteriores, ele se absteve. “Nós não falamos sobre isso, da mesma forma que eu não especifiquei de como é que eu devo falar”, disse.

SINTE/RN CONVOCA TRABALHADORES(AS) EM EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL PARA ASSEMBLEIA.

A direção do SINTE/RN está convocando os(as) trabalhadores em educação da rede estadual para mais uma assembleia do segmento. A assembleia está marcada para o dia 31 de agosto, às 14, na Escola Estadual Winston Churchill.

*Confira abaixo a pauta:
- Campanha salarial;
- Calendário de pagamento (ativos e aposentados);
- Ação dos(as) funcionários(as) da educação;
- Pró-funcionário;
- Conjuntura nacional.

Lana e Leite e mestre Raimundo levam multidão as ruas da cidade de João Câmara/RN.



Na primeira noite de confronto entre as duas maiores coligações que disputam as eleições em João Câmara/RN, o grupo de oposição tendo a frente a chapa composta por Lana Leite(prefeita) e Mestre Raimundo(vice-prefeito), levou uma multidão as ruas da cidade nesta sexta-feira(19).

A mobilização começou com uma carreata que teve início na rua Nossa Senhora de Fátima e terminou com uma concentração na Rua Tabelião Francisco Ataliba, próximo ao ginásio Zezão. Azul foi a cor predominante durante o evento.

O destaque da mobilização ficou para a presença e fala do atual vice-prefeito de João Câmara, Josafá Araújo que reafirmou seu apoio a Lana e Mestre. Josafá falou também de suas insatisfação com o atual gestor, os motivos que o fizeram tomar o caminho oposto e rebateu os falatórios de que não levaria votos para a oposição, nesse momento pediu para as pessoas que o acompanham levantarem as mãos e disse que mostraria como não só traria 5 votos.

Projeto de TV do Judiciário potiguar é destaque nacional.

O Projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão tem realizado diversas ações na área do audiovisual. Semanalmente são realizadas exibições e debates de filmes nacionais e locais de curta metragem.  As ações também acontecem no campo da formação através de oficinas de fotografia, produção audiovisual e cinema de animação.

A iniciativa é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.

“O grande mérito da RPTV é o de articular o uso das novas tecnologias, a cultura local, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, bem como a mobilização comunitária no processo de construção do conhecimento e da mudança social”, disse Raimundo Melo – coordenador da iniciativa.

Essas atividades acontecem em escolas públicas de Currais Novos e outros 05 municípios: Natal, Florânia, Nísia Floresta, Campo Grande e Assú e envolvem crianças adolescentes e jovens. Nesse processo, os professores das escolas parceiras participam ativamente das capacitações, atuando como multiplicadores da proposta.
Nas atividades de exibição de filmes, um dos objetivos é fortalecer o acesso da população ao cinema nacional e incentivar a produção audiovisual local, além de ser um espaço de articulação e intercâmbio de alunos, professores, artistas e grupos que promovem a arte e a cultura nos municípios.

Dupla do Brasil é prata na canoagem; Isaquias Queiroz faz história no Rio 2016.

Brasileiros Isaquias Queiroz e Erlon de Souza conquistam a terceira medalha da canoagem nos Jogos. Brasileiros lideraram as três primeiras parciais, mas acabaram sendo ultrapassados pela Alemanha nos metros finais.

Esta é a terceira medalha da canoagem no Rio 2016 e a terceira de Isaquias, que se torna o primeiro atleta do Brasil a conquistar três medalhas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Tudo isso com apenas 22 anos.

Cresce interesse de gays por união.

Há cinco anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A decisão resultou numa ampla discussão sobre casamento homossexual e preconceito, mas permitiu também uma ampla reflexão sobre liberdade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais.

Por si só, o número é considerável, mas pode ser ainda maior se forem considerados aqueles que omitiram sua orientação sexual por medo do preconceito que enfrentam no dia a dia. Seja como for, o fato real é que, ao regulamentar a união estável entre pessoas do mesmo sexo, a Corte maior da Justiça brasileira deu aos homossexuais os mesmos direitos dos casais heterossexuais.

Ou seja, os gays garantiram no plano jurídico direito à herança do companheiro, ou companheira, pensão alimentícia em caso de separação, declaração conjunta do Imposto de Renda e o direito à adoção de filhos como casal, entre outros.

sexta-feira, agosto 19, 2016

Estudante é pego em flagrante comendo rosto de vítima após matá-la.

Austin Harrouff, de 19 anos, é acusado de matar e comer o rosto de um casal na Flórida, Estados Unidos.

As vítimas eram Jonh Stevens, de 59 anos, e Michelle Mishcon, de 53.Eles foram mortos a facadas na frente de casa. De acordo com a investigação, o estudante estava sob efeito de drogas e o crime não parece ter sido planejado. Ainda segundo autoridades locais, Austin foi pego em flagrante, no momento que comia o rosto do homem.

Projeto Despertar tem aula inaugural na Escola Estadual Jesse Pinto Freire em Parazinho/RN.

A aula inaugural do Projeto Despertar/2015 aconteceu na quinta-feira passada, dia 30, no Hotel Villa Oeste, em Mossoró. O projeto é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação e da Cultura em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – SEBRAE com o apoio da Décima Segunda Diretoria Regional de Educação e da Cultura com sede na capital do Oeste Potiguar.
Serão contempladas sete escolas de Mossoró, duas de Areia Branca, uma de Baraúna, uma de Governador Dix-sept-Rosado e uma de Serra do Mel. Fazem parte da lista das escolas contempladas as escolas Freitas Nobre, Maria Stella, Gilberto Rola, Hermógenes Costa, Eliseu Viana, 30 de Setembro, padre Jose de Anchieta, Conselheiro Brito Guerra, Desembargador Silvério Soares, João Abreu, Manoel Joaquim e Aída Ramalho Cortez Pereira. No ano de 2015, o projeto estará beneficiando a mais de 350 alunos com a participação de 11 professores/formadores e 12 turmas - cada uma delas com média de 30 alunos.
O projeto Despertar tem o objetivo de disseminar entre os alunos do ensino médio, a cultura do jovem empreendedor no sistema educacional, através de ações que envolvam palestras, cursos, seminários, pesquisas, feiras e workshops direcionados a alunos e professores do ensino médio.
Entre as inovações apresentadas em cada edição do projeto citamos a Escolha da Garota Despertar, Escolha do Garoto Despertar, Jornal Despertar, Jovens Talentos e Feira Coletiva.
Estiveram presentes a solenidade a secretária-adjunta da SEEC, Socorro Batista, o gestor do programa de Educação Empreendedora, Everton Wagner Santos Lucena, o professor formador, Raimundo Nonato e a coordenadora estadual do Projeto Despertar, técnica pedagógica, Veras Reis. 
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=84548&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=Materia#sthash.3CqwhKcu.
A aula inaugural do Projeto Despertar/2015 aconteceu na quinta-feira passada, dia 30, no Hotel Villa Oeste, em Mossoró. O projeto é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação e da Cultura em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – SEBRAE com o apoio da Décima Segunda Diretoria Regional de Educação e da Cultura com sede na capital do Oeste Potiguar.
Serão contempladas sete escolas de Mossoró, duas de Areia Branca, uma de Baraúna, uma de Governador Dix-sept-Rosado e uma de Serra do Mel. Fazem parte da lista das escolas contempladas as escolas Freitas Nobre, Maria Stella, Gilberto Rola, Hermógenes Costa, Eliseu Viana, 30 de Setembro, padre Jose de Anchieta, Conselheiro Brito Guerra, Desembargador Silvério Soares, João Abreu, Manoel Joaquim e Aída Ramalho Cortez Pereira. No ano de 2015, o projeto estará beneficiando a mais de 350 alunos com a participação de 11 professores/formadores e 12 turmas - cada uma delas com média de 30 alunos.
O projeto Despertar tem o objetivo de disseminar entre os alunos do ensino médio, a cultura do jovem empreendedor no sistema educacional, através de ações que envolvam palestras, cursos, seminários, pesquisas, feiras e workshops direcionados a alunos e professores do ensino médio.
Entre as inovações apresentadas em cada edição do projeto citamos a Escolha da Garota Despertar, Escolha do Garoto Despertar, Jornal Despertar, Jovens Talentos e Feira Coletiva.
Estiveram presentes a solenidade a secretária-adjunta da SEEC, Socorro Batista, o gestor do programa de Educação Empreendedora, Everton Wagner Santos Lucena, o professor formador, Raimundo Nonato e a coordenadora estadual do Projeto Despertar, técnica pedagógica, Veras Reis. 
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=84548&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=Materia#sthash.3CqwhKcu.dpuf

Aconteceu quarta-feira(17/08), na Escola Estadual Jesse Pinto Freire em Parazinho/RN, a aula inaugural do Projeto Despertar/2016. O projeto é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação e da Cultura em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – SEBRAE com o apoio da Décima Sexta Diretoria Regional de Educação e da Cultura com sede em João Câmara/RN. 

O projeto Despertar tem o objetivo de disseminar entre os alunos do ensino médio, a cultura do jovem empreendedor no sistema educacional, através de ações que envolvam palestras, cursos, seminários, pesquisas, feiras e workshops direcionados a alunos e professores do ensino médio.

Estiveram presentes a solenidade a Diretora da 16ª DIRED professora Vanusa Xavier e a professora formadora, Janaina Barbosa. 

Alguns registros das atividades.


TSE lança aplicativo para que eleitor faça denúncias.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou ontem quinta-feira (18) do lançamento de um aplicativo que vai permitir que cidadãos façam denúncias sobre irregularidades cometidas tanto por candidatos como por partidos durante as campanhas eleitorais. 

Chamado de Pardal, o aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em 2012 e agora poderá ser usado nacionalmente.  

Além do Pardal, o TSE está disponibilizando outros aplicativos que podem ser baixados pela população. Um deles é o Candidaturas 2016. Com este aplicativo o eleitor terá informações dos candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. Estarão disponíveis, por exemplo, dados pessoais e informações sobre a prestação de contas dos candidatos.

Outro aplicativo que já está disponível, segundo o TSE, é o Agenda JE que traz o calendário eleitoral e o JE Processos, que vai permitir que o eleitor acompanhe o trâmite de processos. De acordo com o tribunal, ao todo serão lançados 11 aplicativos relacionados às eleições deste ano.

A Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt em João Câmara/RN, apresenta o IV Festival de Cultura.

A Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt em João Câmara/RN, realizará amanhã  sábado (20/08), o IV Festival de Cultura do Bittencourt. 

Início: 15h00 - na escola, com apresentações de peças teatrais, música e muito mais. Vai ser sucesso, pois todo ano é assim!!!

UFRN realiza Congresso de Engenharia em setembro.

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge), realiza, de 27 a 30 de setembro, o XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). O evento acontece no Praiamar Hotel & Convention, localizado em Ponta Negra, Natal.

O Cobenge acontece anualmente e reúne professores e profissionais ligados à Engenharia, além de empresas e instituições de ensino. O objetivo é trocar experiências e conhecimentos para promover a melhoria do setor no Brasil. O tema deste ano é 20 anos de REENGE – Caminhos da Engenharia.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento, onde também pode ser conferida toda a programação para os quatro dias de congresso. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: cobenge2016@ct.ufrn.br.

Escola Estadual Senador Dinarte Mariz em São Bento do Norte/RN, encerrou a V Semana do Estudante com uma grande ação social.


A Escola Estadual Senador Dinarte Mariz em São Bento do Norte/RN, finalizou sua tarefa principal da V Gincana Estudantil 2016, onde todos os alimentos arrecadados pelos alunos foi revertidos em sacolões e entregues a famílias carentes escolhidas pelos atores principais da V Gincana Estudantil, os estudantes. 

Do Blog: Parabéns a todos que de uma maneira ou de outra tornou possível esse belíssimo evento. Parabéns a direção da escola pela dedicação e empenho, a comunidade escolar só tem a ganhar. Obrigado pelo convite.

Camisinhas usadas quase entopem sistema de esgoto da Vila das Atletas.

Foram tantas as camisinhas jogadas nos vasos sanitários da Vila dos Atletas que o sistema de esgotamento sanitário do Eixo Olímpico, inaugurado no mês passado, ameaçou entrar em colapso. As camisinhas ficaram enganchadas na grade do coletor que segura resíduos sólidos — como sacos plásticos e absorventes — e por pouco não entupiram todo o sistema.

Aliás e a propósito.
Nos Jogos Panamericanos de 2007, as camisinhas jogadas no vaso chegaram a entupir a rede de esgoto do prédio da Argentina, na Vila do Pan. Via O Globo.

Lei da Ficha Limpa ameaça quase 5 mil candidatos

Análise feita sobre as 467.074 candidaturas já validadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até ontem quinta-feira (18) indica que, ao menos, 4.849 políticos que disputam as eleições municipais deste ano correm o risco de ser barrados pela Lei da Ficha Limpa. Os candidatos ameaçados foram identificados após cruzamento de seus CPFs com os registros das bases de dados de tribunais de Justiça, tribunais de contas e outros órgãos de controle.

As informações coletadas são repassadas automaticamente pelo Ministério Público Federal aos promotores eleitorais, aos quais caberá analisar se há elementos ou não para pedir que a candidatura seja barrada. As informações são de levantamento obtido pelojornal O Estado de S.Paulo.
 
Pela Lei da Ficha Limpa, não podem disputar a eleição, entre outros motivos, candidatos com rejeição de contas relativas ao cargo ou função pública, condenação em segunda instância por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e peculato. Esta é a primeira vez que todos os promotores que atuam nas eleições têm acesso direto aos dados, segundo o Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe). Em 2012, o TSE recebeu quase 8 mil recursos referentes a impugnação de candidatura. Desse total, aproximadamente 3 mil foram oriundos de ações baseadas na Lei da Ficha Limpa.

PF conclui relatório do triplex do Guarujá e não indicia Lula e seus familiares.

A Polícia Federal entregou à Justiça na 6ª feira (12.ago) o relatório final sobre a fase Triplo X da Lava Jato, deflagrada em 27.jan.2016. Foram indiciados a publicitária Nelci Warken (que admitiu ser a verdadeira dona de um tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá) e funcionários da Mossack Fonseca no Brasil.

O relatório final da PF foi tornado público pelo juiz Sérgio Moro no final da tarde de ontem (18.ago). Leia a íntegra aqui.

Além de Nelci, são arroladas Maria Mercedes Riaño (chefe do escritório da Mossack no Brasil), Luis Fernando Hernandez, Rodrigo Andrés Cuesta Hernandez, Ricardo Honório Neto e Renata Pereira Britto, que trabalhavam para a Mossack. Também é indiciado o empresário Ademir Auada, que intermediava negócios para a Mossack.

O ex-presidente Lula e seus familiares não foram indiciados. A real propriedade do apartamento do Guarujá, porém, é apurada em uma investigação à parte. A defesa do ex-presidente pediu a Sérgio Moro acesso à essa apuração na tarde de ontem (18.ago). Ainda não há decisão.

A Mossack Fonseca se tornou conhecida no Brasil após a divulgação da série jornalística Panama Papers, em abril deste ano. A série baseou-se em um acervo de 11,5 milhões de documentos internos da Mossack, obtido pelo jornal alemão “Süddeutsche Zeitung” e compartilhado com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). No Brasil, participaram da apuração o UOL, o jornal “O Estado de S. Paulo” e a “RedeTV!”.

Temer é notificado pela OEA sobre pedido do PT para suspender processo.

O presidente interino Michel Temer foi notificado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o pedido feito por deputados do PT para suspender o processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff. A notificação foi enviada ao Planalto pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da entidade 

No documento, a OEA pede que o governo brasileiro apresente explicações e argumentos sobre a natureza do processo, que, segundo alegam os aliados de Dilma, é um golpe.
Publicidade

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores a resposta do Brasil está sendo elaborada pelos órgãos competentes.

Um dos signatários da representação, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) argumenta que Dilma não cometeu nenhum crime que justificasse o afastamento. "Não há sequer um processo penal, não há lei que defina essa conduta como crime, além de todas as infrações legislativas", argumentou o parlamentar.

O pedido à OEA foi feito na semana passada por Teixeira e pelos colegas deputados Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS) horas antes de o plenário do Senado aprovar o relatório que julga procedente a denúncia contra Dilma por crime de responsabilidade.

Oportunidade de trabalho em João Câmara/RN.

Atençãooooo!!!!
 
Precisamos de ((Costureira))) com Experiência, urgente !!!!!
 
Quem se interessar por favor entrar em contato pelos numero 3262-1922 / 99152-2410 ou vir até a nossa Loja, situada na Rua Antônio Proença - centro João Câmara/RN.

Turistas aprovam a Olimpíada e querem voltar ao Brasil.

Turistas domésticos e internacionais ouvidos pelo Ministério do Turismo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 elogiaram as opções de turismo e lazer, a diversão noturna e a hospitalidade do brasileiro.
 
O estudo revela o perfil, gasto e tempo médio dos visitantes, além do índice de satisfação com itens como segurança, transporte público, infraestrutura e preços. De acordo com o levantamento, 87,7% dos turistas estrangeiros têm a intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos brasileiros querem voltar ao Rio de Janeiro. A pesquisa parcial foi divulgada ontem quinta-feira (18) no Rio de Janeiro. O conteúdo completo pode ser acessado em:
http://www.turismo.gov.br/images/casabrasil/17_08_16_Apresentacao_Pesquisa_MTur_final.pptx
 
Para 98,7% dos turistas domésticos, a viagem ao Rio de Janeiro atendeu plenamente ou superou as expectativas. O índice de satisfação do público internacional é de 83,1%. A hospitalidade do carioca foi elogiada por 92% dos brasileiros e 98,6% dos estrangeiros. A diversão noturna também agradou. Para 93,6% dos viajantes nacionais e 96,2% dos internacionais o Rio de Janeiro é muito bom ou bom neste quesito.
 
“Os dados mostram que estamos realizando uma Olimpíada memorável. Para o turismo o resultado desta pesquisa é especialmente importante. Mostra que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, comentou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Ele ressaltou que o resultado do estudo representa um coroamento do ciclo de megaeventos no Brasil, com a Rio+20, Jornada Mundial da Juventude e Copa de Mundo. 
 
A isenção de visto em caráter excepcional para a Olimpíada e Paralimpíada foi usada por 74,7% dos turistas internacionais dos países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália) e 82,2% deles afirmaram que a medida facilitaria um retorno ao Brasil.

Candidatos não devem usar símbolos das polícias em campanha, diz Sesed.

A Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) recomendou que os servidores públicos policiais civis que são candidatos nessas eleições não usem nas campanhas símbolos ou instrumentos de trabalho da instituição. A recomendação é válida para agentes, escrivães e delegados e foi assinada pelo corregedor-geral da Sesed, José Majuli Bezerra Filho.

De acordo com a corregedoria, já circulam nas redes sociais publicações de candidatos com imagens de delegacias, carros de polícia, e "outros cenários que integram o aparelho da segurança pública".

Na recomendação, a corregedoria ressalta que "valer-se do cargo com o fim ostensivo ou velado de obter proveito de natureza político-partidária para si ou para outrem" é transgressão disciplinar de natureza média prevista em lei.

"Todos e quaisquer abusos resultantes de veiculações onde se observem vinculações oportunistas, impróprias ou anti-éticas que venham a expor a instituição, além de comunicadas aos órgãos eleitorais superiores, serão objeto de apuração de responsabilidade junto à Corregedoria-Geral", diz o documento.

Descobrindo o Rio Grande do Norte.

Rio Catolé, localizado no distrito de Catolé – Rio do Fogo, a 85 km de Natal/RN.
 
É uma propriedade privada. Paga para entrar, tem que agendar com antecedência.

Sedis da UFRN seleciona tutor para pós-graduação a distância.

A Secretaria de Educação à Distância (Sedis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para processo seletivo para tutor do Curso de Pós-graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

A seleção visa ao preenchimento de cadastro de reserva e os interessados devem cumprir um dos seguintes requisitos: estar vinculado ao setor público, contar pelo menos um ano completo em atividades de magistério do ensino básico ou superior, e ser graduado em uma das seguintes áreas: Antropologia, Ciência Política, Pedagogia, Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Serviço Social.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Sedis, no período de 22 a 25 de agosto. Outras informações estão disponíveis no edital de seleção acessível por meio deste link.

EUA pedem desculpa ao Brasil por caso envolvendo nadadores.

O Comitê Olímpico Americano divulgou um comunicado, no início da noite de ontem quinta-feira, pedindo desculpas em relação ao episódio que envolveu quatro nadadores americanos. Na nota, a entidade condena o comportamento dos atletas e diz que o ocorrido não representa os valores da equipe dos EUA. 

Ontem quinta-feira os nadadores Gunnar Bentz e Jack Conger e foram ouvidos pela polícia e, um deles, admitiu não ter havido assalto, mas, sim uma confusão em um posto de gasolina. Gunnar Bentz e Jack Conger já tiveram os passaportes liberados e embarcaram de volta aos Estados Unidos.  

Confira um trecho do comunicado oficial:
"...O comportamento destes atletas não é aceitável, nem representa os valores da equipe dos EUA ou a conduta da grande maioria dos seus membros. Vamos rever o assunto, e quaisquer potenciais consequências para os atletas, quando voltar para os Estados Unidos.

Em nome do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, pedimos desculpas aos nossos anfitriões do Rio e o povo do Brasil..."

Corregedoria da Sesed alerta sobre proibições no período eleitoral.

A Corregedoria da Secretaria de Segurança do RN enviou nota alertando aos policiais agentes de segurança que estarão disputando o pleito eleitoral que não há autorização de uso de imagem indevida da instituição a qual prestam serviço para fins políticos.

Confira nota na íntegra.
A CORREGEDORIA GERAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL e a DELEGACIA GERAL DE POLICIA CIVIL do Estado RECOMENDAM aos servidores policiais civis (agentes, escrivães e delegados) candidatos a cargos eleitorais em outubro próximo, que se abstenham da utilização, em suas campanhas, de quaisquer símbolos ou instrumentos de trabalho pertencentes às Instituições Policiais do RN.

Chama-se a atenção para a referida conscientização, tendo em vista variadas publicações que circulam na internet, notadamente em redes sociais, onde se observam pretensões político-partidárias irregularmente associadas a imagens de delegacias, viaturas e de outros cenários que integram o aparelho de segurança pública.

Todos e quaisquer abusos resultantes de veiculações onde se observem vinculações oportunistas, impróprias ou anti-éticas que venham a expor a Instituição, além de comunicadas aos órgãos eleitorais superiores, serão objeto de apuração de responsabilidade junto à Corregedoria Geral, haja vista a existência de transgressão disciplinar de natureza média prevista no artigo 185, inciso II da Lei Complementar nº 270/2004 (“valer-se do cargo com o fim ostensivo ou velado de obter proveito de natureza político-partidária para si ou para outrem”).

A democracia deve ser exercida em sua plenitude, dentro da legalidade, constituindo dever de todo policial acima de tudo zelar pela imagem e resguardo da instituição.

PPGIC prorroga inscrições para Mestrado Profissional.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) prorrogou as inscrições para o Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento até o próximo domingo, 21. São ofertadas 11 vagas, sendo 10 reservadas para servidores ativos da UFRN e uma para os servidores da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível no Sigaa > Pós-graduação > Stricto Sensu > Processos Seletivos > Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento/PPGIC - NATAL. A seleção será realizada em três etapas: prova escrita dissertativa, análise do anteprojeto, e entrevista técnica com defesa do anteprojeto de trabalho de conclusão final.

O início das aulas está previsto para 13 de setembro. Outras informações podem ser obtidas no edital 01/2016-PPGIC disponível em https://goo.gl/D3H3ti, através do e-mail mestrado.ppgic@gmail.com ou pelo telefone 9 9193-6123.

Eleições 2016: A quinta-feira dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN.

A Coligação ‘Unidos pra Vencer’ que tem como candidata a prefeita Lana Leite(PSD) e vice-prefeito Mestre Raimundo(PP), encerrou a agenda desta quinta-feira(18) com concentração política no bairro da Cohab, onde reuniu um expressivo número de pessoas.



Aldo Torquato(PCdoB) e Aldeci Inácio(PCdoB) da coligação ‘Unidos pra Vencer e Trabalhar’ realizaram mais um corpo a corpo com visitas  de casa em casa apresentando suas propostas e ouvindo as reivindicações dos moradores. Essa tem sido a prioridade da coligação.

Já os candidatos Maurício Caetano(DEM) e Holderlin Silva(PTN) da coligação ‘Vontade do Povo’, encerram o dia com uma reunião no Assentamento Modelo II onde apresentaram suas propostas e ouviram as sugestões e reivindicações da comunidade. A Coligação havia agendado um encontro na Cohab, mas devido a coligação adversária também ter marcado mobilização para o mesmo bairro, preferiram cancelar e adiar o evento para outra data.

Escola de Música da UFRN comemora 50 anos com concerto gratuito.

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) realiza, nesta sexta-feira, 19, a apresentação do II Concerto Comemorativo aos 50 anos do Madrigal da UFRN. O evento acontece às 20h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN.

A entrada para acompanhar a apresentação do concerto é gratuita. No programa, obras de Randall Thompson (Alleluia), Eriks Esenvalds (O Salutaris Hostia), Villa Lobos (Bachianas Brasileiras No. 8 - versão original do compositor), e, em destaque especial, a composição Romancero Gitano, do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco.

Sobre o grupo Madrigal
O Madrigal é considerado um dos principais grupos corais da região Nordeste, tendo alcançado ao longo de seus 50 anos de existência um grande prestígio local, nacional e internacional. O Madrigal da EMUFRN realiza diversos concertos nas principais capitais brasileiras, no interior do Estado do Rio Grande do Norte e também em outros países, como a Argentina, onde se apresentou no ano de 1998.

Na raça, no coração e na chuva, Bruno e Alison batem italianos e levam o ouro.

Assim que foram apresentados pelo locutor em quadra, Alison Cerutti e Bruno Schmidt levantaram a galera. O Mamute abriu os braços e pediu apoio. O público foi ao delírio e correspondeu. Parecia um estádio de futebol. Parecia um caldeirão. E nem a chuva que caía forte na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana, no início da madrugada desta sexta-feira, foi suficiente para esfriar o calor e a energia que emanavam dos donos da da casa na decisão contra os italianos Nicolai e Lupo. E foi nesse clima que o Brasil ganhou mais dois novos campeões olímpicos. Com o placar de 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/17, na raça e no coração, o capixaba e o brasiliense garantiram a medalha de ouro nas areias de Copacabana. Podem soltar o grito de "É campeão!", podem bater no peito, podem comemorar muito.

Trata-se da segunda medalha de ouro olímpica do Brasil no vôlei de praia masculino. A primeira foi há 12 anos, quando Ricardo e Emanuel venceram Javier Bosman e Pablo Herrera, da Espanha, em Atenas 2004. Foi justamente com Emanuel que Alison teve a sua primeira participação olímpica. A parceria vitoriosa durou quatro anos. Quando Mamute, o gigante de 2,03m, resolveu se separar do campeão da edição grega dos Jogos, passou então a jogar com Bruno logo na sequência. Para o sobrinho do apresentador do "Fantástico" Tadeu Schmidt, que estava na arquibancada com a família e se emocionou muito, foi a primeira vez numa Olimpíada. Já sai como campeão. E jogando em casa.

A medalha de bronze ficou com os holandeses Brouwer e Meeuwsen, que marcaram 2 a 0, parciais 23/21 e 22/20, nos russos Viacheslav Krasilnikov e Konstantin Semenov. É a primeira medalha olímpica da história do país no vôlei de praia. 

quinta-feira, agosto 18, 2016

Ministério da Educação anuncia apoio ao Metrópole Digital e Parque Tecnológico no RN.

O Ministério da Educação (MEC) apoiará o Instituto Metrópole Digital (IMD) e o projeto do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte. A parceria entre o governo federal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi tema de audiência entre o ministro Mendonça Filho, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o diretor do IMD, o ex-reitor Ivonildo Rêgo. O encontro ocorreu no gabinete do Ministério, nesta quinta-feira (18).

Criador do Metrópole Digital, Rogério Marinho enfatizou para o ministro a importância do projeto, que tem formado jovens profissionais em tecnologia da informação, mercado de trabalho que mais cresce no mundo. “Estamos lutando para fortalecer ainda mais o IMD, que hoje já está consolidado como uma referência neste setor para o país, e pode contribuir ainda muito mais com o desenvolvimento do Brasil”, disse o parlamentar.

O ministro foi bastante receptivo as reivindicações apresentadas por Ivonildo Rêgo, elogiou a iniciativa potiguar com o IMD e o Parque Tecnológico, e se mostrou favorável a parceria com o objetivo de ampliar o projeto potiguar. A expectativa é que, em breve, sejam anunciadas novidades positivas para o Metrópole Digital.

Apenas pela atuação parlamentar de Rogério Marinho, o IMD já recebeu mais de R$ 40 milhões, recursos que foram fundamentais para a consolidação do projeto. Na próxima terça-feira (30), o Metrópole Digital estará realizando a colação de grau dos alunos concluintes da 3ª turma do Curso de Formação Técnica em Tecnologia da Informação. A solenidade ocorrerá no auditório da Reitoria da UFRN a partir das 9 horas. Via Portal no Ar.

Falha no sistema do TSE deixa candidatos sem CNPJ no RN.

Uma falha no sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixou vários candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador sem CNPJ no interior do Rio Grande do Norte.

Inclusive, a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), que disputa mais uma vez a Prefeitura de Mossoró.

Mas a candidatura de Rosalba está devidamente registrada e deverá ter o CNPJ liberado nos próximos dias, para começar a ser distribuído seu material de campanha.

De acordo com informações apuradas pelo blog, um total de 15 candidatos a prefeito aguardam pelo CNPJ no RN.

Em certidão TRE explica porque não esta no sistema os nomes da Coligação “Unidos Para Vencer”.

O fato do nome da candidata a prefeita de João Câmara, Lana Leite e demais candidatos da coligação não constar ainda no sistema de Divulgação de Candidaturas, segundo Certidão emitida pelo Cartório Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral com sede em João Câmara/RN, ocorreu devido a falha no sistema de registro de candidaturas tendo havido a perda temporária de dados de alguns candidatos em diverso municípios do país.

UFRN apoia VI Fórum de Pesquisa e Inovação da Barreira do Inferno.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa como um dos apoiadores do VI Fórum de Pesquisa e Inovação (FoPI), do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que ocorre de 7 a 9 de novembro de 2016.

O VI FoPI tem como objetivo debater e divulgar atividades científico-tecnológicas, de pesquisa e de outros campos de atuação correlacionados com o tema Vocação Aeroespacial, que foi dividido em quatro eixos temáticos: Ciências Climáticas e Atmosféricas; Tecnologia Aeroespacial; Educação e Espaço e Direito Aeroespacial.

A UFRN apoia o evento com a intenção de promover debates e incentivar experiências com os diversos profissionais de engenharias e interessados nas atividades aeroespaciais. O evento é aberto aos estudantes ou docentes de ensino superior e a todos que queiram conhecer um pouco das tecnologias da área.

As inscrições estão abertas até 31 de outubro de 2016 no site do CLBI. São disponibilizados três lotes de inscrição: de 1º a 31 de agosto (1º lote); de 1º a 30 de setembro (2º lote); de 1º a 31 de outubro (3º lote). Em todos os casos, a disponibilidade de vagas é limitada e sujeita a confirmação.

O período para submissão de trabalhos segue até 30 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3216-1400 ou pelo e-mail: comunicacaosocial@clbi.cta.br.

Menino é resgatado sob escombros de prédio após bombardeio na Síria.

Um menino de cinco anos foi resgatado com vida na quarta-feira (17) sob os escombros de um edifício alvo de um bombardeio aéreo em Aleppo, no norte da Síria. Pelo menos 33 civis e 19 rebeldes morreram nos ataques, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

A foto que mostra Omran Daqneesh, de shorts, sujo de sangue e completamente coberto de poeira causou comoção nas redes sociais. Em estado de choque, o menino aguarda atendimento em uma ambulância.

A imagem, feita pelo grupo opositor sírio Aleppo Media Center (AMC), foi divulgada pela agência Associated Press nesta quinta (18). A BBC informou que os pais e os três irmãos do garoto teriam sobrevivido ao bombardeio, mas a identidade deles não foi divulgada.

No vídeo divulgado pelos ativistas, a criança passa pelos braços de vários socorristas sem chorar ou falar nada. Sentado em uma cadeira laranja, ele coloca a mão no rosto machucado e com o sangue. Via g1

Pesquisadora da UFRN realiza estudo sobre percepção ambiental.

A estudante do curso de graduação em Ecologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jucicleide Martins, sob a orientação da professora Priscila Lopes, do Departamento de Ecologia, está realizando uma pesquisa inovadora sobre percepção ambiental.

De acordo com a discente, a percepção ambiental pode ser compreendida como a interação entre o ser humano e o meio ambiente, sendo considerada, portanto, como algo inerente ao indivíduo mas que pode ser influenciada por diversos fatores externos, tais como aspectos culturais, sociais, econômicos e éticos. “É dessa forma, que diferentes indivíduos ou grupos sociais podem apresentar uma percepção ambiental diferenciada dos demais”, diz.
 
Jucicleide Martins destaca que a pesquisa pretende identificar quais são os fatores que determinam uma melhor ou pior percepção ambiental baseada no manejo individual de resíduos sólidos. “Entender tais fatores pode ajudar a criar campanhas educativas mais eficazes, voltadas para grupos que necessitam de ações mais efetivas”, ressalta a pesquisadora.

EAJ seleciona novos tutores para cadastro reserva.

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seleciona até o dia 26 de agosto, novos tutores para formação de cadastro reserva para os cursos de Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar (seis vagas para tutores presenciais e 3 vagas para tutores a distância).

Para o Curso de Multimeios Didáticos, as vagas estão distribuídas entre os polos de Ceará Mirim (1 presencial), Macaíba (1 presencial), Monte Alegre (1 presencial e 1 a distância), São Paulo do Potengi (1 presencial) e no município de Vera Cruz (1 presencial e 1 a distância). Para o curso de Secretaria Escolar, há uma vaga presencial e uma a distância no município de Touros.

Os candidatos devem ter formação de nível médio e experiência mínima de um ano no exercício do magistério. As inscrições acontecem em dias úteis, na coordenação do e-Tec na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba/RN, localizado no prédio da antiga direção da EAJ das 8h às 11h ou das 13h30 às 16h30, mediante o preenchimento do formulário de solicitação de inscrição. O edital do processo seletivo está disponível no link .