sábado, janeiro 03, 2015

O Blog do Valdemar Tibá entra de FÉRIAS!

Ao contrário dos deputados, que trabalham basicamente de terça a quinta (e talvez fosse melhor reduzir ainda mais, para surgirem menos leis absurdas que avançam sobre nossas liberdades e bolso), o Blog do Valdemar Tibá funcionou quase ininterruptamente o ano todo, inclusive nos fins de semana. É hora, portanto, de um merecido descanso. 

Aproveitando o clima  de férias, venho avisar a todos vocês, leitores queridos, fiéis ou de passagem, que o Blog do Valdemar Tibá vai entrar em recesso por 16 dias, afinal, preciso renovar as baterias para ir com tudo pra cima dos inimigos da democracia e das liberdades durante todo o ano de 2015. 

O nosso humilde Blog volta à ativa nas primeiras horas do dia 19 de janeiro de 2015. 

Um forte abraço e que DEUS nos abençoe hoje e sempre.

Feliz Ano Novo, Feliz 2015!

Valdemar Tibá.

2015 TERÁ 9 FERIADOS EM DIAS ÚTEIS.


(Foto reprodução/Google)

O ano de 2015 terá nove feriados que caem em dias úteis, sem contar o dia 1 º de janeiro, dia da Confraternização Universal. Em 2014, foram apenas seis que caíram nos dias oficiais e nenhum no segundo semestre: Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), foram no domingo.

O que amenizou um pouco a “falta de feriados” foi a Copa do Mundo: muitos brasileiros se beneficiaram de folgas durante os jogos.

Os dias de folga ao longo do ano têm impacto na economia. Quanto menos dias úteis, tanto a indústria como o comércio produzem e vendem menos.

O governo federal chegou a atribuir parte da culpa da desaceleração econômica do Brasil em 2014 às paradas constantes decorrentes dos feriados em dias de jogos da Copa.

As quedas nas vendas, sobretudo da indústria automotiva, foram recordes nesses meses: mais de 15% entre junho e julho. No ano, a economia brasileira deve crescer não mais que 0,2%, preveem os analistas. Para 2015, a expectativa não passa de 0,5%.

Confira a lista de feriados oficiais que caem em dias úteis em 2015, sem contar os feriados estaduais e municipais.

Fevereiro 
17 de fevereiro – Carnaval e ponto facultativo

Abril 
3 de abril – Sexta-feira da Paixão de Cristo
21 de abril – Terça-feira, dia de Tiradentes

Maio
1º de Maio – Sexta-feira, dia do trabalho

Junho 
4 de junho – Quinta-feira, dia de Corpus Christi

Setembro
7 de setembro — Segunda-feira, dia da Independência do Brasil

Outubro
12 de outubro — Segunda-feira, dia de Nossa Senhora Aparecida

Novembro
02 de novembro — Segunda-feira, dia de Finados

Dezembro
25 de dezembro – Sexta-feira, Natal.
Empresário morreu em acidente durante voo
(Foto: Reprodução/Facebook)

Um empresário de 34 anos morreu em um acidente durante um voo de parapente em Jequié, no sudoeste baiano, ontem sexta-feira (2). Vitor Stok estava sobrevoando a região. O acidente aconteceu no final da manhã. Stok caiu de uma altura de cerca de 40 metros, segundo a polícia civil da região.

Vitor sobrevoava a região da zona rural da cidade quando o acidente aconteceu. Ele teria perdido controle do equipamento, que funciona com um motor.

Amigos chegaram a socorrer Vitor para o Hospital Geral Prado Valadares, mas já chegou sem vida. Segundo a TV Bahia, ele foi um dos fundadores da Associação de Voo Livre, de Jequié.

A causa do acidente é investigada. O corpo de Vitor foi sepultado hoje no Cemitério São João Batista. Ele era sócio de uma rádio da cidade e dono de um posto de gasolina. Via Correio da Bahia.

Suspeito de matar a mulher deixa recado no espelho: 'Amava demais'.

Uma mulher foi encontrada morta dentro da casa dela, em Araguaína, norte do Tocantins, neste sábado (3). Ela é Cintia Gomes da Silva, de 29 anos. O principal suspeito do crime é o marido dela, Joarez Felix da Silva, de 28 anos. Segundo a polícia, após o crime, ele deixou uma mensagem no espelho do quarto, escrita com batom: "Amava demais. Ela nunca gostou de mim".

Parentes do suspeito relataram à PM que o homem teria ligado para a irmã na noite desta sexta-feira (2) e disse que "tomaria uma atitude e que todos iriam ficar sabendo". Após o telefonema, o homem não atendeu mais as ligações. Os parentes, então, foram procurá-lo na residência do casal. Ao entrarem na casa, eles encontraram Cintia morta. O corpo estava sobre a cama.

A perícia constatou que a mulher pode ter morrido devido a uma pancada na cabeça. O corpo foi encaminhado para o IML de Araguaína. A polícia não tem pistas do suspeito.

Bilhetes de ônibus interestaduais devem trazer o nome do passageiro.

A partir deste sábado (3), as empresas de ônibus que fazem transporte inter-estadual e internacional estão obrigadas a emitir os bilhetes com o nome do passageiro.

A passagem para viagens de um estado para outro ou para fora do país agora só pode ser vendida se o usuário se identificar no guichê. O nome sai impresso no documento. Seu Antônio Januário, encarregado de turma, vai para o Rio de Janeiro e já está com o bilhete nominal. Para ele é uma mão na roda. “É melhor porque não precisa ficar preenchendo ela na hora de viajar. Se não tivesse uma caneta tinha que pedir emprestado.”

Mas não é só por isso. Um dos principais objetivos da medida é dar mais segurança ao usuário. Especialmente se houver necessidade de pedir a segunda via, em caso de perda ou roubo do bilhete.

“Somente o passageiro que consta o nome no sistema poderá usá-lo. Anteriormente, o bilhete era ao portador. Se ele quiser, pode transferir para outro passageiro, que pode utilizá-lo desde que se apresente ao guichê da empresa e siga o procedimento previsto”, explica o coordenador de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres de Minas Gerais, Felipe Ricardo da Costa Freitas.

O novo bilhete é um cupom fiscal parecido com o comprovante emitido pelas companhias aéreas. Para embarcar, o passageiro precisa apresentar a passagem acompanhada de documento com foto original ou cópia autenticada. No caso de criança, mesmo de colo que não ocupe uma poltrona, tem que ter bilhete nominal. Para embarque, os pais devem apresentar a carteira de identidade, passaporte ou certidão de nascimento da criança.

“Acho que fica mais transparente. Você consegue identificar as pessoas que estão consumindo e evita maiores problemas na hora de entrar no ônibus. O transporte fica mais fácil”, diz o jornalista Flávio Sombra, opinião parecida com a da professora Margareth Araújo “Boa ideia. Se faz um controle melhor, fica um país mais organizado. Você fica mais segura durante a viagem.”   Via g1.

Cid anuncia quarta-feira piso do professor com reajuste de 12% a 14%.

Responsável pela pasta eleita por Dilma Rousseff como vitrine de seu segundo mandato, o ministro Cid Gomes (Educação) anuncia na próxima quarta-feira (7) o novo valor do piso nacional dos professores do ensino básico. Nesta sexta-feira, Cid se reuniu com secretários do MEC e, na segunda e na terça, recebe representantes do conselho de secretários estaduais e municipais de educação, além de sindicalistas, antes de anunciar o novo valor.

O reajuste deverá ficar entre 12% e 14%. Na pressão Quando convidou o ex-governador do Ceará para o MEC, a presidente já havia dito que a educação seria a prioridade do quadriênio. Mas o slogan “Brasil: pátria educadora” foi surpresa para ele também.

Resultado do Enem só depois do dia 11 de Janeiro.

Não será só o SISU que atrasará a data de início no primeiro semestre de 2015. Também as notas do ENEM devem demorar oito ou mais, dias para serem divulgadas em comparação em aos anos anteriores. 

Os atrasos são resultado do aumento do número de inscritos e do atraso na data de aplicação da prova em 2014 (O ENEM é aplicado no último final de semana de Outubro. Eleições neste dia, e um feriado católico no fim de semana seguinte, levou o MEC a aplicar a prova somente no segundo final de semana de Novembro de 2014).

Recém-nascido é encontrado dentro de sacola em matagal em Teresina.

Um recém-nascido do sexo masculino foi encontrado neste sábado (3) em um matagal localizado no bairro Piçarreira, na Zona Leste de Teresina. Segundo o conselheiro tutelar Djan Moreira, o bebê tem aproximadamente um dia de vida e foi achado por populares. A criança estava enrolada em lençol, dentro de uma sacola e ainda estava com a placenta e o cordão umbilical.

“O bebê foi encontrado por três mulheres que surpreendidas acionaram os policiais do 11º Distrito Policial, mas como este crime de crime é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), elas foram ao local e depois a criança foi encaminhada a Maternidade Dona Evangelina Rosa para a realização de exames”, contou o conselheiro.


Djan Moreira informou ainda que o bebê ficará internado durante 24 horas e depois será encaminhado para uma casa de acolhimento. “Precisamos acompanhar o estado de saúde do recém-nascido, pois como ficou exposto, dividindo espaço com porcos, cachorros e sofrendo com a chuva pode ter adquirido uma doença”. Via g1.

Barbosa esclarece, em nota, que regra do salário mínimo não mudará.

O salário mínimo continuará, nos próximos anos, a ser reajustado pela mesma regra vigente: correção pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. É o que esclarece o novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em nota divulgada neste sábado, 3, pelo Ministério do Planejamento. Para tanto, será enviado um projeto de lei ao Congresso Nacional ao longo deste ano. Na prática, esse projeto apenas prorrogará a regra atualmente em vigor, que tem validade só até o final de 2015.

Na sexta-feira, 2, porém, o ministro disse que uma nova proposta sobre o tema seria enviada ao Congresso Nacional “em momento oportuno”. “A regra atual ainda vale para 2015, acabou de ser editado decreto com base na regra atual. Vamos propor nova regra para 2016 a 2019 ao Congresso Nacional. Continuará a haver aumento real do salário mínimo”, afirmou Barbosa durante solenidade de transmissão do cargo.

Segue a íntegra da nota divulgada hoje pelo Ministério do Planejamento:

“O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, esclarece que a proposta de valorização do Salário Mínimo a partir de 2016 seguirá a regra de reajuste atualmente vigente. Essa proposta requer um novo projeto de lei, que deverá ser enviado ao Congresso Nacional ao longo deste ano.”


Trabalhador cai em moedor de cana-de-açúcar e morre em Baía Formosa.

Um trabalhador ainda não identificado caiu em um moedor de cana-de-açúcar enquanto trabalhava em uma usina no município de Baía Formosa, distante 94 quilômetros de Natal. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h30 e já está a caminho.

O 1º tenente do CBM, Nataniel Avelino, informou que além de uma viatura do órgão, uma equipe do ITEP está indo ao local para a retirada do corpo. Nenhuma outra informação foi passada pelo oficial sobre o acidente de trabalho e dados do funcionário.

Sabesp diz que Cantareira mantém nível de água em 7,1% neste sábado.

O nível dos seis reservatórios que formam o Sistema Cantareira, principal manancial da região metropolitana de São Paulo, manteve-se hoje (3) em 7,1%, a mesma de ontem, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No final da tarde dessa sexta-feira, a chuva em parte do Cantareira foi passageira e com baixo volume (0,8 milímetros).

A mesma situação ocorreu nos sistemas Alto Tietê, que opera com 12% de sua capacidade e acumula apenas 0,4 milímetros de chuva, e Alto Cotia, com 31% e 4,4 milímetros de chuva. No Guarapiranga, no entanto, houve recuo de 0,1 ponto percentual com o nível passando de 40,6% para 40,5%.

De acordo com as previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), há possibilidade de pancadas de chuvas mais para o extremo sul do estado. Amanhã (4), elas se estendem para o centro-norte do estado e depois se espalham para todo o sudeste, incluindo a capital paulista.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura, alerta para riscos de tempestades, no final da tarde e início da noite deste sábado, na cidade de São Paulo. Nas estações medidoras da prefeitura, a temperatura era de 22 graus Celsius (ºC) no começo do dia e a máxima prevista para o dia é 29ºC.

Homem traído ateia fogo em quiosque de rival e fere o próprio filho no litoral.

Um jovem de 21 anos ficou gravemente ferido depois que resolveu atear fogo, junto com o pai, no quiosque do atual namorado da mãe dele, na madrugada deste sábado (3), em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

Wanderlam Aparecido Barroso, de 42 anos, e o filho dele, Cristhian Henrique Gomes Barroso, de 21 anos, se sentiram traídos pela mãe do menino e esposa de Wanderlam, que passou a viver com o dono de um quiosque localizado na avenida Presidente Castelo Branco, na Vila Caiçara.

Por volta das 4h30, os dois resolveram atear fogo no quiosque do rival. "O marido traído, juntamente com o filho, despejou 4 litros de gasolina no quiosque e ateou fogo. Porém, no momento em que o filho foi ajudá-lo, houve uma explosão que arremessou o menino para uma pedra e, na sequência, ele bateu a cabeça", explica o delegado Alexandre Comin, responsável pelo caso.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para fazer o resgate do jovem. Ele foi encaminhado ao Hospital Irmã Dulce, onde permanece internado em estado grave com ferimentos na região da cabeça. Já Wanderlan foi detido e permanece na Delegacia Sede da cidade.

Novo secretário da saúde se reúne com coordenadorias da Sesap.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, reuniu no final da tarde de ontem sexta-feira, dia 02, em seu gabinete, representantes das principais coordenadorias da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O objetivo da convocação foi estabelecer um primeiro contato com os gestores de setores estratégicos do órgão.

Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência, Recursos Humanos, Auditoria, Planejamento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Central de Transplantes, além de Coordenadorias Financeira e de Administração estavam presentes na reunião.

Cada coordenador fez uma breve apresentação e teve espaço para expor um panorama da sua área. O Secretário declarou que espera o apoio dos coordenadores para que não haja solução de continuidade que possa prejudicar o andamento dos processos na Secretaria. “Toda mudança gera alguma expectativa e estamos aqui para transmitir tranquilidade a toda a equipe da Sesap”.

Após o primeiro encontro, uma agenda específica de cada setor será construída, e os encaminhamentos serão direcionados de acordo com as demandas de cada área. “Cada coordenador poderá elaborar o teor de sua agenda de acordo com suas prioridades, assim daremos encaminhamento aos processos de trabalho”.

Indonésia localiza quatro grandes partes de avião da AirAsia.

Equipes de busca por destroços do avião de passageiros da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo identificaram quatro grandes partes da aeronave no mar, informou o chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia neste sábado (3). As informações são da agência de notícias Reuters. Mais cedo, as equipes já haviam anunciado a localização de dois grandes objetos.

"Encontramos quatro grandes partes do avião que estamos procurando", disse o chefe da agência de busca e salvamento Fransiskus Bambang Soelistyo a jornalistas em Jacarta.

Um grande objeto foi localizado por um navio de busca durante a noite, disse Soelistyo, e mais três, sendo que o maior de cerca de 18 metros de comprimento, foram localizados no sábado.

Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros está vasculhando o norte do mar de Java e o litoral do sul de Bornéu para recuperar os corpos das vítimas e localizar os destroços do voo QZ8501 e seus gravadores de caixa-preta. O último balanço aponta que 30 corpos foram recuperados.

Pequenos pedaços da aeronave e outros destroços também foram encontrados, mas não houve nenhum sinal de gravações de voo cruciais - as chamadas caixas-pretas que os investigadores esperam possam desvendar a sequência de eventos na cabine de comando durante os minutos finais do voo. Via g1.

TEREMOS UM NOVO 11 DE SETEMBRO?

NOVO ALGOZ Militantes do EI invadem uma cidade síria.  Ao expandir seus tentáculos, o  EI poderá atacar o  Ocidente (Foto: AP)
NOVO ALGOZ
Militantes do EI invadem uma cidade síria. Ao expandir seus tentáculos, o EI poderá atacar o Ocidente

O maior inimigo do Ocidente não é mais a al-Qaeda. Desde a morte de Osama bin Laden, em maio de 2011, com o declínio dos jihadistas responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001, outro grupo assumiu o posto de ameaça número um do mundo civilizado: o Estado Islâmico (EI). Em um ano, o EI deixou de ser um grupelho que lutava ao lado da al-Qaeda contra Bashar al Assad, na Síria, para se tornar o mais ameaçador e temível braço fundamentalista do mundo. Usando modernas táticas de guerra, o EI conquistou territórios na Síria e no Iraque, usurpou campos de petróleo, tomou armamentos de última geração e conquistou ativos estimados em US$ 3 bilhões. No caminho, cometeu atrocidades que chocaram até seus comparsas da al-Qaeda. Evisceraram inimigos, crucificaram vítimas e decapitaram reféns. O mundo e os principais serviços de inteligência se perguntam: será que o EI planeja cometer seu 11 de setembro?

Para responder, é preciso entender o líder do EI, o misterioso e temível Abu Bakr al Baghdadi, herdeiro legítimo da ideologia radical de Osama bin Laden. Ele é o mentor e o artífice da selvageria e brutalidade que o Estado Islâmico vem impondo no Iraque e na Síria. Baghdadi era um pacato aluno de estudos islâmicos até o começo do século, quando se interessou pelo salafismo. Salafi significa predecessor, em árabe. Trata-­se de uma vertente ultraconservadora do islamismo sunita, que luta para definir a nova ordem de acordo com as tradições religiosas do século VII. Seu modelo é o islã antigo e uma adaptação radical da sharia, a lei religiosa islâmica. Ao longo dos séculos, os salafistas evitaram se envolver em política. Nos últimos anos, patrocinados por países do Golfo, ingressaram na política e aderiram à luta armada.

Naufrágio de cargueiro na Costa Sul do Vietnã deixa pelo menos 16 desaparecidos.

Pelo menos 16 tripulantes filipinos estão desaparecidos devido ao naufrágio de um cargueiro com bandeira das Bahamas, na Costa do Sul do Vietnã, informou hoje (3) a imprensa local.

Os serviços de emergência resgataram uma pessoa e recuperaram dois corpos da água, enquanto prosseguem as buscas pelo navio Bulk Jupiter, que naufragou na sexta-feira (2) em frente à costa da cidade de Vung Tau.

O barco, que emitiu um sinal de alarme quando estava a 277 quilômetros de Vung Tau, transportava 46,4 mil toneladas de minério de ferro da Malásia para a China.

Vários barcos, de diferentes países, participam nas operações de busca do cargueiro, que tinha a tripulação composta por 19 filipinos.

OS BILHÕES DA GLOBO.

Globo: bilhões em 2014
Globo: bilhões em 2014

O grupo Globo fechou 2014 com um faturamento de 16 bilhões de reais, um crescimento de 9,7% sobre o ano anterior. Via Veja.

Novo governo promete colocar 300 homens diariamente nas ruas da Região Metropolitana.

A Tribuna do Norte destaca que o novo comando geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte  começou a efetuar mudanças no patrulhamento da Região Metropolitana de Natal. As medidas de segurança começaram pelos bairros do Alecrim e Cidade Alta que receberam diversos homens para fazer o Policiamento Preventivo Ostensivo (PPO). A partir de hoje, cerca  de 300 policias estarão reforçando a segurança em toda a grande Natal.

A secretária de Segurança Pública, delegada Kalina Leite, destaca a necessidade da volta de policiamento nas ruas, como uma das primeiras medidas a serem adotadas neste novo governo. O novo comandante geral da PM, Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, discutiu a medida ontem, em sua primeira reunião com os principais subcomandantes da corporação. A reunião aconteceu de portas fechadas, mas o comandante explicou que o objetivo foi planejar as ações da PM no novo governo. Via M/D.

MAIORIA DOS CASOS DE CÂNCER ACONTECE POR ‘MÁ SORTE’.

Câncer: dois terços dos tipos de tumor são causados por ‘má sorte’, segundo especialistas 

Diferentemente do que se imaginava, a maioria dos tipos de câncer é desencadeada por “má sorte”, e não por fatores hereditários ou relacionados ao estilo de vida do paciente, segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Em um estudo publicado nesta sexta-feira na revista Science, esses especialistas concluíram que dois terços dos cânceres ocorrem devido a mutações aleatórias que acontecem no processo de divisão celular, o qual permite que o corpo humano substitua as células que morrem nos diferentes órgãos.

“Esse trabalho mostra que o risco de uma pessoa ter câncer pode aumentar caso ela seja fumante ou tenha maus hábitos. Porém, numerosas formas da doença se devem principalmente ao azar e a mutações em um gene que desencadeiam um tumor maligno, mas que nada não têm relação com fatores hereditários ou hábitos de vida”, diz Bert Vogelstein, professor de oncologia da Universidade Johns Hopkins e coordenador do estudo.

Os cientistas se basearam um modelo de estatística que leva em consideração 31 tipos de câncer, mas que exclui os cânceres de mama e de próstata, alguns dos mais prevalentes na população. Ou seja, a conclusão da pesquisa não vale para esses dois tipos de tumor. Das 31 formas da doença estudadas, 22 parecem ser provocadas por mutações aleatórias, incluindo o câncer no cérebro, nos ossos, de pâncreas, de ovário, de testículos e leucemia.

Especialistas já sabem que o câncer pode aparecer quando as células-tronco cometem erros ou mutações na hora de se dividirem. No entanto, essa é a primeira vez em que uma pesquisa tenta compreender a proporção de casos de câncer gerados por esse processo em relação aos que surgem devido à genética ou a hábitos de risco.

“Mudar nossos hábitos de vida será muito útil para evitar alguns tipos da câncer, mas não terá nenhuma eficácia em outros”, afirma Cristian Tomasetti, biomatemático, professor de oncologia na Universidade Johns Hopkins e um dos autores da pesquisa. “Deveríamos destinar mais recursos a detectar estes tipos de câncer aleatórios em seu estágio inicial, quando ainda é curável.”

Loja Flávio Eletro a loja das grandes promoções.

Em João Câmara a loja Flávio Eletron está localizada na rua José Severiano da Câmara, 71 - no centro da cidade. Tel: 84 - 3262- 2962.

Procura por livros escolares aumenta em comparação a 2014.

2015 começou junto com a procura dos pais pela compra do materiais e livros escolares. Apesar do aumento das mensalidades das escolas acima da inflação, com uma média de 11,29% em comparação ao ano passado, os livros demonstraram que o reajuste foi um pouco mais significativo.

Segundo Paulo Henrique, gerente de uma livraria na capital potiguar, o aumento no preço dos livros e material escolar foi de apenas 3%. “Realmente houve um aumento em relação ao ano anterior, porém quando aumenta o salário mínimo (a partir deste mës valerá R$ 788), os preços tendem a alterar também”, disse.

Henrique também comentou que o aumento de compras, comprando com 2014, cresceu bastante. “Muitos pais realizaram uma pesquisa de preço ou compraram os materiais já no mês de dezembro, para evitar aquelas compras de última hora e tumulto quando os dias das escolas estão se aproximando”, explicou.

Entretanto, teve gente que resolveu fazer a pesquisa neste mês, foi o caso da diarista Joana D’Arc Silva estava com as duas filhas procurando o material escolar. Ela disse que primeiro vai realizar uma pesquisa para depois comprar os objetos necessários. “A livraria que tiver mais barata eu vou comprar, com certeza”, disse.

Além dos livros, os pais também compram outros tipos de materiais escolares, como caderno, borracha e lápis. Ele explicou que também houve um significativo aumento de pessoas comprando a vista, apesar de alguns ainda usarem o cartão. “O pagamento a vista oferece desconto e sai mais em conta”.

Beneficiários do Bolsa Família têm até dia 16 para atualizar cadastro.

Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.

Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.

A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia.

Todos os beneficiários do programa devem atualizar o cadastro voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.

Além do Bolsa Família, a falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica.

MAIOR CORRIDA OFF-ROAD DO MUNDO TEM LARGADA NESTE SÁBADO.


Experiente Jean Azevedo volta a competir nas motos de Dakar

A competição esportiva mais importante da primeira semana de janeiro não acontece nos campos ou nas quadras, mas nas areias do deserto. Neste sábado, 3, será dada a largada comemorativa para a 37ª edição da maior corrida off-road do mundo, o Rally Dakar.

Esta é a 7ª edição consecutiva que a prova acontece na América do Sul, tendo saído do território africano desde 2009. O percurso, que varia entre 8.159 e 9.295 km, dependendo da categoria, tem início e término na capital argentina, Buenos Aires.

Os competidores vão passar por Argentina, Bolívia e Chile, destacando os trechos que passam pelo Deserto do Atacama, no norte do Chile, e a famosa Cordilheira dos Andes. As motos e quadriciclos percorrem 9.295 km, sendo 4.752 km com tempo cronometrado.

Já os carros, vão correr 9.111 km, sendo 4.578 contra o tempo. Por fim, os caminhões tem um percurso mais curto, atravessando 8.159 km e enfrentando 3.759 km contra o cronômetro . O pódio de chegada será no dia 17 de janeiro.

A novidade desta edição fica por conta da etapa Maratona, onde nenhum competidor pode obter ajuda dos carros de apoio, somente ajuda mútua entre os corredores. Este tipo de etapa será dividida em dois dias de competição para cada categoria.

Servidor do TRE é baleado em atentado na Zona Sul de Natal/RN.

Um servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte foi baleado em um atentado na noite de ontem sexta-feira (2), no bairro Cidade Satélite, Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma moto dispararam mais de oito tiros no veículo que o funcionário público dirigia. O homem foi socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel, passou por uma cirurgia e o estado de saúde é estável.

O carro da vítima ficou com várias marcas de tiros na porta do motorista. Os virdos das janelas também foram quebrados pelas balas. O atentado foi na Avenida Xavantes, próximo ao prolongamento da Prudente de Moraes. De acordo com a PM, nada foi levado da vítima. A Polícia já tem o nome de um suspeito de envolvimento no crime e sabe ainda que a vítima teria ido fazer uma cobrança. Via g1/RN.

Copa São Paulo de Juniores te, início neste sábado.

Mais tradicional torneio das categorias de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Juniores tem início neste sábado e mais uma vez será marcada pela overdose de jogos. A 46ª edição da competição para atletas com até 20 anos de idade contará com 104 times, mesmo número de 2014. 

Só na fase inicial, serão realizadas 156 partidas, espalhadas por 26 grupos. Isso para se conhecer as 32 equipes que seguirão na briga pela taça. Avançam os líderes de cada chave e os seis melhores segundo colocados. A final, como sempre, será realizada no dia 25 de janeiro, no Estádio do Pacaembu.

Após superar depressão, Diego Hypólito garante que está de bem com a vida.

Diego Hypólito é um cara alegre, de bem com a vida. O atleta, que gosta de tirar fotos divertidas fazendo posições de ginástica olímpica pelo mundo, não imaginava o difícil adversário que teria que enfrentar: uma forte depressão. Um dos atletas olímpicos mais conhecidos do Brasil, Diego ficou quase um ano lutando contra a doença. Depois de muita  terapia e medicamentos, ele está recuperado: "O que me ajudou foi ter voltado a treinar e ter sido contratado pelo São Bernardo. Eu acordei e vi que não adiantava tomar remédio".

Em relação ao difícil período que passou, Hypólito fala no assunto sem traumas. "Fui internado durante duas semanas, mas não por opção minha. Foi um dos meus patrocinadores, porque eu realmente não estava legal. Fui internado escondido, mas depois mostrei o que aconteceu para as pessoas, porque acho que é algo natural. Nunca imaginei passar por isso e até achava que era frescura dos outros. Quando passei, vi que era real", revela o atleta, nos bastidores do Encontro.

Pronto para brigar pela primeira medalha olímpica no Rio 2016, Diego só quer saber de viver a vida da melhor forma possível. "É um ano muito importante para a minha carreira. Não posso reclamar da vida. Eu era muito pobre e consegui ajudar a minha família com o meu esporte. Tenho que agradecer a Deus e não estar triste. Quando temos um obstáculo, uma queda, temos que cair e levantar de cabeça erguida. Foi uma grande lição na minha vida", diz o vaidoso atleta, que admite estar solteiro: "Estou tranquilo. Se aparecer alguém legal vai acontecer". Via g1.

Diário Oficial divulga nomeação dos novos auxiliares de Robinson Faria.

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou em edição extraordinária, referente a 1º de janeiro a nomeação dos gestores da administração direta e indireta do governador Robinson Faria (PSD).

Foram nomeados os titulares das secretarias de Estado e diretores das autarquias do segundo escalão. Na publicação faltaram alguns nomes ainda a serem divulgados pelo chefe do Executivo, como da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria de Estado de Justiça (Sejuc).

Confira a lista dos nomeados, clicando aqui.

Na edição oficial do DOE, também divulgado no dia 1º de janeiro, as exonerações dos gestores que participaram do governo de Rosalba Ciarlini.

Já na publicação deste sábado (3), o Diário Oficial divulgou exonerações e nomeações em algumas pastas, como por exemplo o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Eduardo Pagnoncelli, e o secretário do Estado do Esporte e do Lazer, George Câmara.

Batalha contra ebola está longe de acabar, avalia ONU.

O chefe da Missão das Nações Unidas para o Combate ao Ebola (Unmeer), Anthon Banbury, disse ontem sexta-feira (2) que a África Ocidental não está prestes a se livrar do ebola e destacou que a comunidade internacional deve dar continuidade aos esforços para combatê-lo.

Banbury, que assumiu o cargo quando a Unmeer foi criada, em setembro, deixará Acra, capital de Gana, onde fica a sede da organização, amanhã (3), sendo substituído pelo mauritano Ismail Ould Cheikh Ahmed. “Penso que a mobilização deu seus frutos, mas temos ainda um longo caminho a percorrer. Trata-se de um combate muito difícil e não sabemos o que o futuro nos reserva”, declarou em conferência de imprensa.

“O que me preocupa, acima de tudo, é saber quando vamos atingir números mais baixos – o que deverá acontecer já em 2015, estou convencido disso. Mas, com um caso aqui e mais dois acolá, [o vírus] continua a ser uma ameaça preocupante para qualquer comunidade em qualquer país”, sublinhou, instando a comunidade internacional a não desviar a atenção do ebola até que a epidemia seja controlada.

A Unmeer foi criada para coordenar a lutra contra a doença nos três países mais atingidos (Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri). Foi a primeira missão da ONU especificamente destinada a controlar uma crise de saúde pública.

A epidemia ebola já matou 7.890 pessoas na África Ocidental, num total de 20.171 casos registados nos três países mais afetados, segundo o balanço mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no dia 28 de dezembro.

sexta-feira, janeiro 02, 2015

Prefeitura do Natal lança edital para concurso seletivo de professores temporários.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou o edital para Processo Simplificado de Seleção para contratação temporária de professores que atuarão na rede municipal de ensino de Natal. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 30 de dezembro de 2014. E as inscrições começarão a partir da segunda-feira (05/01) e podem ser feitas até 13 de janeiro de 2015.

As vagas oferecidas são especificamente para o exercício de docência como professor Intérprete de Libras e professor de Libras para atuarem nas unidades de ensino da rede municipal, professor de Ciências, professor de História, professor de Artes Visuais, professor de Artes Teatro e professor de Artes Dança nas escolas de Ensino Fundamental.

De acordo com a Comissão Permanente de Concurso Público (COMPEC) da Secretaria Municipal de Educação a convocação dos candidatos dependerá da necessidade da SME e não há número de vagas, pois o concurso é temporário. A seleção será feita por análise curricular. Este Processo Simplificado de Seleção terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ou não ser prorrogado por igual período.

As inscrições devem ser feitas primeiramente via internet pelo site da Prefeitura do Natal, por meio do endereço eletrônico www.natal.rn.gov.br. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50,00 para todos os cargos. O candidato deve emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) apropriado, preencher os dados pedidos escolhendo a opção INSC Concurso Público Secretaria de Educação no campo receita, marcar no Tipo de Guia “cobrança simples” e gerar o boleto bancário para pagamento.

Após o pagamento do boleto, o candidato deve comparecer à sala da Comissão Permanente de Concurso Público (COMPEC), sala 409, 4º piso na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta - Natal/RN, das 8 horas ao meio dia. E apresentar os seguintes documentos: uma foto 3 x 4; comprovante de pagamento; diploma de acordo com a área; original e cópia de RG e CPF; comprovação de votação na última eleição; e comprovação de quitação com serviço militar, se do gênero masculino.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 03 de fevereiro de 2015. Outras informações estão disponíveis no edital, publicado no Diário Oficial do Município de 30/12/2014.

Peneira Oficial União Futebol Feminino.


Robinson Faria anuncia auditorias na folha de pagamento e na Previdência do RN.

Questionado se iria aderir à convocação do novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Cláudio Santos, para os três poderes cortarem gastos excessivos com pessoal, o governador Robinson Faria (PSD) afirmou que pretende fazer um estudo da situação do estado.

“Eu não posso ainda falar (sobre cortes). Ainda é cedo. Tomei posse ontem. Estou no primeiro dia do governo. Vamos fazer um levantamento. Vou fazer auditoria na folha, auditoria na previdência. Meu governo não será contra o servidor. Será de valorização. Disse isso durante a campanha. O que for incorreto, indevido e ilegal será combatido”, declarou Robinson.

Sem calcinha, ex de Youssef mostra o que sabe na Playboy.


A Playboy divulgou a capa da revista de janeiro de 2015, com a bela morena Taiana Camargo, 30, ex-amante do doleiro Alberto Youssef, um dos principais envolvidos na operação Lava Jato. 
 
A publicação chega às bancas com o sugestivo título "Ela Sabia: a amante do doleiro Alberto Youssef mostra tudo que sabe", além de Taiana sem calcinha e usando notas de dólares para se "cobrir".

Robinson Faria renunciará à residência oficial.

Em seu discurso de posse, Robinson fez várias sinalizações para os demais poderes, traçou metas, estabeleceu como será sua conduta.
 
No quesito austeridade, prometeu não abrir brechas para gastos desnecessários nem muito menos mordomias.
 
Tanto que já anunciou uma de suas primeiras determinações: vai abrir mão da residência oficial a que o governador eleito tem direito.
 
A medida moralizadora tem a aprovação da maioria dos cidadãos e é uma demonstração positiva de corte de despesas supérfluas.
 
A economia será de quase R$ 1,2 milhões de reais por ano.
 
Leia trecho do discurso em que afiança o que foi explicitado acima:

“Prometo um governo austero, transparente, que honre a grandeza da vitória inquestionável.

A nossa decisão é fazer um governo inovador. Não apenas nas medidas administrativas. Mas nas atitudes do próprio Governador. Renunciarei a casa do governo. Numa demonstração de que o governador pode morar na sua própria casa e abrir mão das mordomias”.

Reforma do ensino médio será desafio para Cid Gomes na Educação.

A reforma do ensino médio foi apontada pelo ministro da Educação, Cid Gomes, como um dos desafios a ser enfrentado na sua gestão à frente da pasta. Na cerimônia de transmissão de cargo, o ministro se dirigiu aos professores e afirmou que eles terão seu trabalho reconhecido e valorizado. Gomes disse ainda que vai trabalhar para atingir as metas do Plano Nacional de Educação. O ex-governador do Ceará assumiu hoje (2) a pasta que era comandada por Henrique Paim.

“No ensino médio temos um desafio especial, que é, além de ampliar o acesso, reformar o seu currículo, compreendendo as características regionais de cada estado e município brasileiro. Para que tenhamos êxito será necessário todo o apoio de professores e universidades”, disse.

Ao se dirigir aos professores, Cid Gomes disse que estará aberto ao diálogo com a classe. “Gostaria de me dirigir a todos os professores brasileiros. Sou filho e irmão de professores. Minha experiência como prefeito e governador me ensinou ainda mais sobre a necessidade do corpo docente. Pretendo me reunir com seus representantes, vamos valorizar e reconhecer seu trabalho. Meu gabinete estará sempre aberto para receber conselhos, críticas e ajuda”, disse. Em entrevista a jornalistas, depois da cerimônia, ele acrescentou que pretende discutir formas de avaliação para os professores.

O novo ministro citou que tem por metas ampliar as vagas de ensino em tempo integral e o atendimento a crianças até 3 anos de idade nas creches, além de universalizar o acesso das crianças de até 5 anos à pré-escola. Melhorar a qualidade do ensino fundamental e continuar a expansão do ensino superior também foram citados por Gomes.

Cid Gomes iniciou o discurso fazendo referência ao novo lema de governo, apresentado ontem (1°) pela presidenta Dilma Rousseff, que é “Brasil: pátria educadora”. “A educação será a prioridade das prioridades como nos disse a presidenta Dilma”, observou.

ANEEL APROVA AUMENTO MÉDIO DE 12,75% PARA TARIFA DA COSERN, NO RN.

cc
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (15) reajuste médio de 12,75% para as contas de luz dos consumidores atendidos pela Cosern, distribuidora que atua no Rio Grande do Norte. O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para clientes residenciais, a alta vai ser de 11,40%. Já para a alta tensão (indústrias), será de 15,78%.

Uma das razões para esse aumento na tarifa da Cosern está na queda do nível de armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país em 2014. Isso levou à necessidade de uso mais intenso de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, e a um aumento nos custos das distribuidoras. Esse índice de reajuste poderia ser maior, mas o governo está adotando medidas para financiar a alta de custos no setor elétrico. Uma das medidas prevê a injeção de R$ 12,4 bilhões no setor e a postergação, para 2015, de parte do reajuste que poderia afetar as tarifas de energia neste ano.

RN registra redução no número de acidentes graves no fim do ano.

Operação Rodovida, realizada no período das festas de fim de ano nas rodovias do RN. De acordo com o levantamento, foram registrados 41 acidentes, uma redução de 37% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram sete acidentes graves, com 22 feridos e duas mortes. Durante a operação 3.477 pessoas foram fiscalizadas e 959 motoristas foram submetidos ao teste de bafômetro, dos quais 35 foram autuados e impedidos de seguir viagem conduzindo o veículo.

De acordo com o inspetor Roberto Cabral, a redução no número de acidentes graves se deve ao trabalho de fiscalização focado em quatro frentes: embriaguez ao volante; excesso de velocidade; ultrapassagem proibida e na fiscalização de veículos de duas rodas.

Além disso, o inspetor explica que blitz e rondas foram realizadas nas principais rodovias e pontos considerados perigosos. “É importante deixar claro que os condutores de veículos devem redobrar a atenção, uma vez que com um fluxo maior há uma tendência maior para acidentes”, alertou. Via PnA.

'Antes ele do que eu', diz suspeito de matar comerciante em Natal/RN.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu um jovem de 18 anos suspeito de ter matado um comerciante na última terça-feira (30) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Preso pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), Péricles Silva Gomes confessou o crime e disse que matou Olívio Carvalho da Silva, de 58 anos, por causa de uma rixa. A Polícia Civil contesta a versão contada pelo jovem.

"Fui eu. Se eu não matasse ele ia me matar. Antes ele do que eu. Mandei ele sair para o lado de fora com a mão na cabeça e atirei nele", disse o suspeito em entrevista à Inter TV Cabugi nesta sexta-feira (2). O delegado Frank Albuquerque, coordenador da Dehom, afirma que Péricles foi ao comércio da vítima para cometer um assalto. Além disso, o delegado afirma que o jovem pode estar envolvido na morte de outro comerciante em dezembro.

Segundo a Polícia Militar, Olívio Carvalho era dono de uma loja de conveniências na Rua Professor Antônio Trigueiro. O criminoso fugiu a pé, deixando uma bicicleta no local.

“O assaltante chegou de bicicleta, desceu, entrou na loja e anunciou o assalto. O comerciante reagiu e houve luta corporal. Eles se atracaram e foram parar no meio da rua. Daí o ladrão atirou na cabeça dele. O disparo foi fatal”, relatou na época do crime o tenente Amâncio dos Santos, do 9º Batalhão da PM.
Via g1/RN.

Brasileiro registra fenômeno impressionante no céu do Líbano.


Um fenômeno natural chamou a atenção de turistas que lotavam a região das chamadas Rochas do Pombo, ponto turístico de Beirute, no Líbano, na tarde desta quinta-feira (1º). O brasileiro João Henrique Sardeiro de Alcântara estava em um café perto do local e registrou a cena, que aconteceu por volta de 14h30 do horário local.

Segundo meteorologistas da Climatempo que analisaram as imagens, é possível identificar que se trata de uma tromba d'água. "Esse fenômeno nada mais é do que um tornado que acontece sobre as águas. Não dá pra ver o redemoinho todo, provavelmente porque não estava muito intenso, mas existe a nuvem funil saindo da nuvem maior e existe a evidência dos ventos tocando a água na direção da nuvem funil", explicaram os especialistas.

Alcântara, que é vice-cônsul e vive há dois anos e meio no Líbano, conta que o fenômeno causou comoção entre as pessoas que passavam a tarde no local. "Todo mundo viu o cone se formando e começou a tirar fotos. Todos ficaram bem curiosos, ninguém ficou com medo. A gente estava perto, mas o vento estava tranquilo”, conta

Ele calcula que a tromba d’água se formou a cerca de 300 metros da praia. O tempo estava frio e nublado e chegou a chuviscar em alguns momentos. Alcântara fotografou o momento em que um avião passou perto do fenômeno, em direção ao aeroporto da cidade. Via g1.

ENTRA EM VIGOR NOVA ESPECIFICAÇÃO PARA EXTINTORES AUTOMOTIVOS.

Lei obriga os veículos a utilizarem novo modelo de extintor de incêndio (Foto: Reprodução/TV Diário)
Lei obriga os veículos a utilizarem novo modelo de extintor de incêndio.

Desde a ontem quinta-feira (1), todos os veículos em circulação no país devem possuir um novo tipo de extintor, chamado de ABC. O equipamento é capaz de apagar incêndios de uma variedade maior de materiais. As medidas fazem parte da resolução 333 do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, de 6 de novembro de 2009.

Até então, os veículos podiam ser equipados também com extintores do tipo BC, recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

Apenas veículos de ano/modelo anterior a 2004/2005 precisam realizar a substituição dos extintores. Isso porque, a partir de 2005, todos os veículos novos saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran, de 22 de abril de 2004.

O novo tipo de extintor custa entre R$ 70 e R$ 100, e tem validade de cinco anos. Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira.

Vereador de Janduís/RN morre antes de assumir presidência da Câmara.

O vereador Fábio Dantas Britto, de 44 anos, faleceu no início da tarde desta sexta-feira (2) após uma parada respiratória. Ele foi eleito para assumir a presidência da Câmara de Janduís para o biênio 2015-2016.

Fábio Dantas Britto estava internado há 24 horas no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Na quinta-feira (1º), ele sentiu fortes dores e foi encaminhado ao hospital. O vereador reclamou de dores no baixo ventre e os médicos suspeitaram de uma infecção urinária.

O vereador, que tinha problemas renais, teve o quadro estabilizado na quinta-feira, porém nesta sexta-feira, teve uma forte crise renal, evoluindo para uma parada cardiorrespiratória, levando ao óbito.

SIAMESES MAIS VELHOS DO MUNDO COMEMORAM 63 ANOS NA DISNEY.

Os gêmeos siameses mais velhos do mundo – segundo o Guiness Book – vão comemorar o aniversário de 63 anos em Orlando, na Flórida. Os dois, que fizeram aniversário em outubro,  decidiram conhecer os famosos parques da Disney no fim de 2014.

Os irmãos Ronnie e Donnie Galyon nasceram em Ohio, em 1951. À época, os médicos estudaram por dois anos a possibilidade de separá-los sem que um deles morresse, sem sucesso. Como não quiseram escolher quem viveria, os pais dos gêmeos, optaram por não autorizarem a cirurgia.

Como nasceram com os corpos “colados”, eles dividem o intestino, pênis e reto. Além disso, eles possuem quatro pernas, quatro braços, dois estômagos e dois corações, mas a separação não é possível pois compartilham órgãos vitais da cintura para baixo (intestino, reto, pênis etc).

Os irmãos, que não conseguiram levar uma vida normal de estudos por “distraírem os outros alunos”, trabalharam até os 39 anos em apresentações de circo e teatro. Depois disso, decidiram se aposentar.

Atualmente, Ronnie e Donnie vivem com o irmão caçula, Jim, que foi o responsável por dar a viagem à Disney de presente para ambos. Segundo o irmão mais novo dos Galyon, os gêmeos se divertem com a fama. “Nós temos muito que comemorar, eles estão bem e com muita saúde”, afirmou.