sexta-feira, janeiro 14, 2011

Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na BR 406

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e duas gravemente feridas na tarde desta sexta-feira (14), na BR 406 na estrada que ligas os municípios de João Câmara e Macau. Dois veículos, um Gol e uma Fiorino se chocaram frontalmente. A vítima fatal, condutora do Gol foi identificada como Raimundo Samuel Sobrinho de 53 anos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 15h30 5 km após a cidade de João Câmara na estrada que vai para o município de Macau.

Outra pessoa que também estava no Gol e o condutor da Fiorino, identificado como Fábio Luiz da Silva, de 25 anos, sofreram ferimentos graves e foram encaminhadas para o hospital local.

Fonte: D/O.

Inscrições para o ProUni começam na próxima quarta-feira

Começam na próxima quarta-feira (19) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior deverão se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC), de 19 a 21 de janeiro.

O MEC ainda não divulgou o número de bolsas que serão oferecidas no primeiro semestre de 2011. O benefício pode custear 50% ou 100% da mensalidade em faculdades que participam do programa. Para concorrer a uma bolsa, o estudante precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, além de atender a alguns critérios de renda.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita (por membro da família) de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos. Entre 2005 e 2010, 748 mil alunos tiveram acesso a uma bolsa do ProUni.

Fonte: Agência Brasil

Pagamento dos sevidores estaduais será nos dias 28 e 31 deste mês

O pagamento do mês de Janeiro vai acontecer em dois dias, vão receber no primeiro dia, 28/01, os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas com matrícula que têm final de 1 a 5. No segundo dia de pagamento, 31/01, recebem os ativos aposentados e pensionistas com matrículas de final 6 a 0.

A folha de pagamento está sendo elaborada pela Administração já com base no decreto 22.141, que determina a redução de despesas com cargos em comissão, funções gratificadas e gratificação com representação de gabinete em todos os órgão e entidades da administração direta e indireta do poder executivo, incluindo pensionistas e o decreto 22.142, que determina o levantamento dos servidores cedidos e do quadro de lotação dos cargos efetivos do Poder Executivo Estadual. Até o final da próxima semana será concluída a inspeção na folha dos servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte.

José Carlos é Aprovado no Curso de Farmácia no Vestibular UFRN 2011.

Nós, amigos, e familiares iniciamos o ano de 2011 demasiadamente orgulhosos pela aprovação do Camarense Carlinhos no Vestibular UFRN 2011, no Curso de Farmácia.

Um garoto exemplar, aos cuidados de sua irmã Suely, Carlinhos abriu mão do convívio familiar e foi em busca de realizar sonhos na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Ele é um exemplo de luta, coragem e vitória.

Carlinhos venceu o medo, a insegurança e as mazelas surgidas pelas adversidades. As circunstâncias? Estas estavam “aparentemente” totalmente contra os seus anseios. Mas justamente aí onde está a diferença entre o perdedor e o VENCEDOR. Enquanto o perdedor só vê as dificuldades proporcionadas pelos obstáculos, o VENCEDOR, ou seja, Carlinhos, afeiçoa as circunstâncias para que os obstáculos não sejam vistos como dificuldades, mas sim como uma nova oportunidade de superá-los para galgar caminhos melhores.

Sua irmã Suely, seu cunhado Fábio e seu amigo Gilberleno Moura estão o parabenizando pela conquista.

Justin Bieber passa mal em set de seriado e vai parar no hospiital

O cantor Justin Bieber foi levado às pressas para um hospital da Califórnia na quarta-feira (12) à noite, depois de sofrer uma reação alérgica, no set de filmagens da série CSI.

O pop star começou a ter dificuldade para respirar no fim do dia de filmagens, em Burbank, e foi levado ao Providence St. Joseph's Hospital.

O porta-voz do cantor confirmou a visita ao hospital, dizendo aos fãs que Justin foi medicado e liberado uma hora depois.

“Ele está bem e já voltou ao set. Justin teve uma leve reação durante as gravações de CSI. Seu médico encontrou com ele no hospital para se certificar de que tudo estava bem. Ele foi liberado uma hora depois. Está tudo bem.”

Justin está reprisando o papel do adolescente problemático, Jason McCann, o personagem principal de um episódio da série transmitido em 2010.

Este novo episódio irá ao ar nos EUA no dia 17 de fevereiro com o título Targets of Obsession.

Juíza de Parnamirim indefere liminar para podar Cajueiro de Pirangi

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, Ana Carolina Maranhão, indeferiu o pedido de antecipação de tutela, feito por 21 proprietários de imóveis nas redondezas do Cajueiro de Pirangi, para que fosse realizada, de urgência, a poda da planta.

A magistrada ressaltou a importância de, antes do julgamento final, ouvir um posicionamento técnico, no que concerne às repercussões na saúde do maior cajueiro do mundo, e, considerando ainda, a importância turística e, consequentemente, econômica para o município de Parnaimirim.

Fonte: D/O.

Buraco negro gigante poderia engolir todo o Sistema Solar

Um buraco negro localizado no centro da galáxia M87 vem chamando a atenção de especialistas. Sua massa é correspondente a 6,6 bilhões o tamanho do Sol, e é o maior buraco negro já encontrado por cientististas. Para o astrônomo Karl Gebhart, da Universidade do Texas, sua força é tanta que ele poderia engolir o Sistema Solar se estivesse mais próximo. A descoberta foi anunciada esta semana no encontro anual da Sociedade de Astronomia Americana.

Até agora, cientistas estimavam que a massa do buraco negro da M87 era a metade da apresentada por Gebhart. Mesmo assim, já seria mil vezes maior que o maior buraco negro da Via Láctea. Ele fica a 50 milhões de anos luz da Terra e provavelmente ganhou seu tamanho após a fusão com buracos negros menores.

Dengue: mais da metade dos municípios potiguares estão em situação de risco

A dengue volta a assustar o Rio Grande do Norte. Um percentual de 52% dos municípios do estado apresenta situação de Risco Alto (36 municípios) e Muito Alto (51 municípios) para ocorrência de dengue. Diante deste cenário a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) elaborou uma nota técnica, com recomendações aos gestores municipais para ajudar na construção de suas matrizes, permitindo assim a identificação e o planejamento para eliminação de riscos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte é considerado um estado de alto risco. Estados vizinhos como Ceará, Paraíba e Pernambuco são considerados de risco muito alto. Embora o RN apresente uma situação menos grave que os demais, segundo a nota técnica esta observação deve gerar um alerta ainda maior, devido ao caráter dispersivo da doença e possível situação de subnotificação.

Segundo as recomendações, os municípios em situação de riscos baixo e moderado devem continuar durante o ano de 2011 desenvolvendo suas ações inerentes a esfera municipal para os componentes: assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial e comunicação e mobilização contida nas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue já entregue pela Secretaria Estadual de Saúde, setor do Programa Estadual de Controle do Dengue a todos os 167 municípios do RN.

Os municípios em situação de risco muito alto e alto devem intensificar suas ações na área do controle vetorial, através da execução de todas as atividades descritas nas diretrizes nacionais para a prevenção e controle epidemias de dengue para período epidêmico. A construção da Matriz estadual utilizou os critérios de incidência de dengue de 2000 a 2010, Índice de Infestação Predial (IIP), Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) e densidade populacional.

Vexame na primeira Prova do Líder do BBB11

O BBB 11 vai entrar para a história. Não só por já começar com um membro eliminado - vale lembrar que Ariadna tirou o órgão genital masculino - mas, também, por na primeira Prova do Líder dar tudo errado. Os brothers estavam empolgados, mas a uruca era grande e conseguiu garantir um vexame nesta quinta-feira (13).

Depois da explicação do apresentador Bial sobre como seria a atividade, os confinados iniciaram sedentos a disputa, divididos em duas equipes. Eles deveriam se pendurar em uma peça e ir de uma plataforma para outra.

Porém, quando o primeiro brother passou para o outro lado, um problema aconteceu com a manivela do "brinquedo" e a peça simplesmente emperrou.

Não teve jeito: Bial chamou o comercial e, como nada estava preparado, a TV mostrou o apresentador dando risada da situação. Pois é, nem ele aguentou a gafe que deixou todo mundo perdido.

Em seguida, uma imagem estática do BBB ficou no ar no canal. Pouco depois, ele voltou, ainda bem constrangido, explicou o problema e tentou contornar a situação, puxando papo sobre outros assuntos com os brothers. Ele tinha que enrolar por mais dez minutos e sobrou para o telespectador que acompanhou uma apresentação um pouquinho pior: Diogo cantando axé e Igor inventando um rap. Apesar da imensa experiência do jornalista, ele não poderia dar espaço para o coreógrafo mostrar todo seu "talento". Era melhor ter um comercial gigantesco do que ouvir um repente do baiano com a frase:

- Ih é Paredão, ih é Paredão, o Bial fala um bocado e acelera o coração.

Podemos garantir que assistir à peça paradinha no meio da prova era bem mais divertido..

As manchetes dos jornais desta Sexta

Diário de Natal: Tragédia no Rio, medo no RN
Tribuna do Norte: Ibama identifica imóveis irregulares no litoral sul
Globo: Estado não tem sistema de alerta contra catástrofes
Folha: Corte de água e luz e risco de falta de alimentos agravam tragédia
Estadão: Total de mortos supera 440 no RJ; destruição atrapalha buscas
JB: Planeta água
Correio: 501 mortes no Rio e um país em comoção
Valor: Exército vai iniciar obras do terminal 3 de Cumbica
Zero Hora: Dor e solidariedade na catástrofe

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Correios vendem 240 mil selos em homenagem a Lula

Em menos de duas semanas, os Correios venderam 239.879 unidades do selo em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foram 236.561 selos comercializados nas agências do dia 3 até a quarta-feira (12), e 3.318 pela internet, desde a última segunda-feira (10), até esta quinta-feira (13).

A imagem estampada no selo, que custa R$ 2, é a de um retrato de Lula tirado nos jardins do Palácio da Alvorada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert. A tiragem do selo comemorativo é de 900 mil exemplares.

A emissão de selos de presidentes da República está em vigência desde 1996, regulamentada pela portaria 818 do Ministério das Comunicações. A regra permite homenagem em selo postal a chefes de Estado em vida somente após o término do mandato. Por isso o selo do ex-presidente Lula só foi lançado no dia 1º, logo após o petista passar o cargo para a presidente Dilma Rousseff.

Lula encerrou em 2010 seus dois mandatos com aprovação recorde de 87% da população, segundo pesquisa CNT/Sensus.

UFRN prepara recepção para os novos alunos

Para dar as boas-vindas aos novos alunos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Assuntos Estudantis, está organizando para o dia 21 de fevereiro, na Praça Cívica do Campus [WINDOWS-1252?]– a recepção aos 6.139 calouros aprovados no Vestibular 2011.

A festa começará às 16h, com a entrega das camisetas aos aprovados para 2011.1. Só receberá o brinde quem estiver presente na recepção. Às 18h, haverá a cerimônia das boas-vindas oficiais, com a presença do reitor José Ivonildo do Rêgo, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Rank dos Santos, e representação estudantil. Em seguida, a banda Kuxixo vai animar a recepção aos novos alunos da Instituição.

Telescópio descobre galáxias a 12 bilhões de anos-luz

Cientistas europeus anunciaram que o telescópio Planck detectou radiação de grupos de galáxias localizadas a 12 bilhões de anos-luz. O telescópio da Agência Espacial Europeia foi lançado em 2009 e sua missão é encontrar evidências de como galáxias e estrelas foram formadas após o Big Bang, a grande explosão que teria dado origem ao universo.

Os grupos de galáxias detectados pelo Planck estariam entre os primeiros objetos a serem formados após o Big Bang. Ao invés de buscar por imagens de galáxias e estrelas, o telescópio varre o céu em busca de gás e poeira, matéria-prima do universo. O Planck capta luz em comprimentos de onda infravermelha que estão muito além do alcance do olho humano.

Galinhos terá sistema de abastecimento operado pela Caern

Conhecido pelas belezas naturais, o município de Galinhos, que há anos enfrenta problemas de falta d’água, vai ganhar um sistema próprio de abastecimento. A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) autorizou a contratação de uma empresa para a elaboração de estudos e projetos visando a execução do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, conforme anunciou durante audiência pública que aprovou o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Para implantar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Galinhos os governos do Estado e federal deverão investir cerca de R$ 10 milhões, segundo levantamento apurado pela Caern. O benefício deve alavancar o desenvolvimento das potencialidades turísticas daquela região do litoral potiguar. Com recursos de convênio firmado com o Ministério do Turismo, a Caern vai investir R$ 500 mil na elaboração do projeto e já iniciou o processo licitatório, na modalidade tomada de preços, que deve ser concluído em 45 dias. A empresa vencedora da licitação tem prazo de 180 dias para concluir o trabalho.

Homem é encontrado morto dentro de carro em Emaús

A Polícia Militar encontrou o técnico em eletrônica Kleverton Cavalcante de Souza, de 31 anos, morto com três tiros na cabeça, dentro de seu carro em uma rua escura no bairro de Emaús, Parnamirim.

Os policiais notaram o carro modelo Logan, placas MYY 4536, parado em um trecho da rua da Saudade, por trás do depósito do Supermercado Nordestão, e resolveram abordar o veículo. O tenente José Neto conta que, ao chegarem no carro, os PMs se depararam com Kleverton Cavalcante já morto, no banco do motorista.

A polícia não tem suspeita sobre qual pode ter sido a motivação do crime, mas o laudo do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) revela que os disparos foram efetuados por uma pessoa que estaria no banco do carona. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia local.

Fonte: D/O.

Minissérie Sansão e Dalila (TV RECORD): A casa de Simas é incendiada

Abbas (Milhem Cortaz) descobre que as searas dos filisteus foram incendiadas por Sansão (Fernando Pavão). Ele culpa Simas (Roberto Pirillo) e Ieda (Rafaela Mandelli) pela tragédia porque eles permitiram a presença de um hebreu em casa. O comandante decide que a casa do filisteu deve ser queimada juntamente com seus moradores.

A previsão é que a cena vá ao ar nesta quinta-feira (13), no sétimo capítulo da minissérie Sansão e Dalila, às 23 horas.

Mega-Sena vai pagar R$ 11 milhões no sábado

A Mega-Sena acumulou na quarta-feira (12) e vai pagar R$ 11 milhões no sorteio do próximo sábado (15). Os números sorteados ontem foram 20, 33, 34, 57, 58 e 60.

As 86 apostas que acertaram a quina vão poder sacar R$ 18.318,69. Já os 3.832 apostadores que acertaram quatro números têm direito a receber R$ 587,31 cada um.

As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até uma hora antes do concurso. A aposta simples, de seis números, custa R$ 2.

Damasco rende mousse deliciosa, gelada e light

O damasco natural não possui um sabor muito concentrado, mas a fruta seca, além de saborosa, rende ótimas sobremesas.

Uma delas é esta mousse preparada com iogurte.

É necessário cozinhar os damascos até eles ficarem bem macios. Você pode bater a fruta com os outros ingredientes no liquidificador ou no processador.

Depois, é só ter paciência para deixar o doce gelar e servir!

Ingredientes
150 g de damasco seco
1 pote de iogurte natural desnatado
1 envelope (0,8g) de adoçante em pó
1 colher (sopa) de leite em pó desnatado

Modo de preparo
Cozinhe os damascos com água em fogo baixo, por cerca de 20 minutos ou até que fiquem macios. Desligue o fogo e escorra a água.

Coloque os damascos, o iogurte e o adoçante no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo.

Retire o creme do liquidificador e coloque num recipiente. Acrescente o leite em pó e misture bem. Distribua o creme em forminhas e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora.

Caixas eletrônicos são tão sujos quanto banheiros públicos, diz pesquisa

Da próxima vez que você for sacar dinheiro, talvez queira usar luvas. Testes feitos na Inglaterra mostram que os caixas eletrônicos podem conter tantos germes quanto os vasos sanitários dos banheiros públicos. Microbiologistas da pesquisa, feita pela empresa BioCote, avaliaram amostras da superfície de caixas de locais movimentados, como shoppings, bancos, supermercados e postos de gasolina. Também analisaram amostras de privadas dos mesmos locais.

A descoberta impressionou os cientistas, que acharam traços de diversas bactérias nos caixas eletrônicos. Quase todas as amostras continham pseudomonads e bacillus, duas bactérias que podem causar diarréia. O microbiologista Richard Hastings, coordenador do estudo, não esperava tanta sujeira nos caixas.

- Ficamos realmente surpresos com o que encontramos. Nunca imaginei que um caixa eletrônico pudesse ser tão sujo. Existem muitas bactérias causadoras de doenças no teclado. O estudo da BioCote também avaliou a quantidade de germes em outros locais. Além dos caixas e dos banheiros públicos, os telefones públicos, os pontos de ônibus, o interior e os assentos do metrô e dos ônibus, e as estações de trem foram apontados como os lugares mais sujos de uma cidade.

Hastings também pediu para que 3 mil pessoas respondessem um questionário sobre higiene em locais públicos e descobriu que a maioria não imaginava a quantidade de bactérias nos caixas e nos assentos de ônibus. Por outro lado, metade dos participantes afirmou evitar usar telefones públicos, mesmo em casos de emergência, por medo de germes. Dois terços também evitam usar banheiros públicos a todo custo na tentativa de evitar doenças.

Motorista acha cobra de 3 metros no motor do carro na Austrália

Uma píton de três metros de comprimento foi encontrada no motor de um carro em Currumbin Valley, ma Austrália. Após sentir cheiro de queimado, o motorista abriu o capô do veículo e se deparou com a cobra, segundo o jornal "Gold Coast Bulletin".

A píton foi levada para um hospital de animais para tratar as queimaduras. A cobra vai passar os próximos dois meses se recuperando no hospital antes de ser devolvida à vida selvagem.

As manchetes dos jornais desta Quinta

Diário de Natal: Quase 100 caros novos no RN por dia
Tribuna do Norte: Secretaria de Saúde vai rever ampliação do Samu no RN
Globo: Tragédia e descaso
Folha: Estado do Rio enfrenta a pior chuva em mais de 4 décadas
Estadão: Chuvas causam maior tragédia natural do Brasil em 44 anos
JB: As belas
Correio: Tragédia e omissão
Valor: Os Gradin tentam na Justiça manter 20% da Odebrecht
Estado de Minas: Temporais matam mais de 270 no Rio
Jornal do Commercio: Catástrofe no Rio
Zero Hora: Vidas soterradas

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Em quatro anos, apenas um deputado compareceu a todas as sessões da Câmara

Durante a última legislatura na Câmara, apenas um deputado federal compareceu a todas as sessões. Segundo levantamento do site Congresso em Foco, divulgado nesta quarta-feira, somente o deputado Carlos Manato (PDT-ES) compareceu às 422 sessões da casa, feitas nos últimos quatro anos. Manato está em sua segunda legislatura e encabeça um ranking seleto de apenas 32 parlamentares que compareceram a mais de 95% das sessões na última legislatura. Em segundo lugar com a maior assiduidade, estão empatados os deptados Jofran Frejat (PR-DF) e José Genoíno (PT-SP).

A lista reúne representantes de 14 partidos políticos, de 16 estados e do Distrito Federal. O PT e o PP, com cinco nomes cada, são as legendas com mais parlamentares entre os mais presentes. PMDB e PSDB, com quatro, vêm em seguida. Na lista dos campeões de assiduidade, São Paulo e Goiás são os estados com mais parlamentares: quatro cada. A lista dos deputados mais assíduos conta com apenas um representante de Minas Gerais: a deputada Jô Moraes (PC do B), que compareceu a 404 sessões e faltou somente a 17 sessões em qatro anos.

Fonte: Agência Brasil

Ministério Público investiga curso de graduação em município do RN

Os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Centro Ecumênico de Estudos Superiores Teológicos do Nordeste (CEESTNE) estão irregulares. Essa é a constatação feita pela Coordenação-Geral de Supervisão de Educação Superior do Ministério da Educação na Nota Técnica n º 166/2010.

A partir das informações fornecidas pelo MEC, o Promotor de Justiça do município Itaú, Antônio Carlos Linhares, instaurou um inquérito civil para apurar a situação. O CEESTNE oferece na cidade cursos de graduação em Pedagogia, História, Serviço Social e Administração; e funciona em uma escola da rede municipal.

Durante as investigações iniciais diversos alunos declararam que foram informados, tanto pelos anúncios publicitários quanto pelos responsáveis pela entidade, que os cursos proporcionariam diploma de graduação reconhecido pelo MEC. No entanto, o Promotor de Justiça verificou que essa orientação está incorreta, uma vez que nos contratos assinados pelos mesmos alunos a prestação de serviço está qualificada como simples “curso livre”.

Para colher mais informações o Promotor de Justiça requisitou ao Secretário Municipal de Educação de Itaú o envio, no prazo de 10 dias, esclarecimentos sobre a forma de convênio ou ajuste estabelecido entre o Município e o CEESTNE pelo qual foi viabilizada a cessão das instalações da Escola Municipal José Porto de Queiroz para o funcionamento dos cursos. Além disso, o Ministério Público quer ter acesso à relação de todos os alunos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação mantidos pelo CEESTNE em Itaú, especificando a espécie de curso, data de matrícula e data prevista para término do curso; e saber ainda se existem pessoas vinculadas ao Município que estejam prestando colaboração às atividades do CEESTNE.

Fonte: D/O.

Homem é suspeito de matar a facadas o padrasto na zona norte de SP

Um homem é suspeito de matar a facadas o padrasto, na madrugada desta quarta-feira (12), na zona norte de São Paulo. O crime ocorreu na rua Florêncio Ferreira, no Jardim Elisa Maria.

A vítima chegou a ser encaminhada ao pronto-socorro Cachoeirinha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Militar conseguiu deter o enteado e apreender a arma do crime.

O caso foi apresentado no 72º Distrito Policial (Vila Penteado).

BBB imita "A Fazenda" e começa escondido do público

Para ganhar tempo, agilizar a dinâmica ou poupar o espectador de uma introdução muito longa, a décima-primeira edição do “Big Brother Brasil” estreou horas antes de ir ao ar. Ainda no hotel, os 17 participantes se dividiram em quatro grupos e, durante a tarde, entraram na casa onde ficarão confinados, no Projac.

Quando Pedro Bial anunciou, às 22h30, que o BBB11 estava começando, na realidade os seus “heróis” já estavam confinados havia horas. Já se conheciam, já tinham explorado a casa e iniciado amizades e inimizades.

Expediente semelhante, quem diria, foi utilizado na terceira edição da “Fazenda”, em setembro de 2010. Para os confinados, naquela ocasião, o programa começou um dia antes de ir ao ar para o público. A ironia é que o reality da concorrente Record já foi classificado por Boninho, diretor do “BBB”, de “arrastado e chato”.

No esforço de “botar pra quebrar”, os confinados do BBB11 foram surpreendidos por uma prova que provocou a imunização de um deles – Michelly – já na estreia, mas o público sabia disso já há vários dias, graças a “spoilers” divulgados pela própria emissora.

Boninho também aprendeu com o erro grosseiro cometido na décima edição, quando reduziu a cinco categorias (“sarados”, “cabeças”, “belos”, “ligados” e “coloridos”) um universo que era bem mais diversificado. Desta vez, os “guerreiros” foram divididos em quatro grupos (vermelho, azul, laranja e verde), sem nenhuma “mensagem” embutida.

No contexto geral desta fixação, o foco principal das atenções pré-BBB foi a transexual Ariadna, que não decepcionou: “Nós mulheres somos a maioria”, observou, mostrando que entende de matemática. Mas a grande surpresa foi a estudante Paula, cuja principal característica, segundo a própria, é: “Eu gosto de aparecer”.

Diante da pergunta se havia alguma garota lésbica na casa, Paula apressou-se em explicar: “Sou tri: homem, mulher e gay”. Um tipo, de fato, notável, que tem tudo para brilhar neste circo.

Briga entre detentos deixa 11 mortos em prisão no México

Pelo menos 11 detentos morreram em uma briga em uma prisão no México na noite de terça-feira, informa reportagem da rede CNN. De acordo com o Ministério da Segurança Pública do estado mexicano de Durango, os mortos tinham marcas de facadas.

A briga aconteceu na prisão da cidade de Gomez Palacio, onde os presidiários teriam autorização para deixar a cadeia todas as noites após as 20h, segundo denunciou no ano passado a Promotoria Geral do México. Os detentos usariam a permissão ilegal para matar membros de cartéis do tráfico rivais.

De acordo com comunicado do Ministério da Segurança Pública local, um alarme foi disparado às 16h45m de terça-feira após o início de uma confusão na prisão. Autoridades ainda estão investigando o que motivou a briga.

Fonte: G1.

Ministério do Turismo lança guia com dicas para o consumidor

O Ministério do Turismo promove na próxima quinta-feira (13/01), às 14h, a distribuição do guia de bolso Viaje Legal no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. A cartilha reúne informações sobre a contratação de prestadores de serviços, hospedagem, pacotes de viagem, locação de automóveis, passagens aéreas e rodoviárias, dicas de saúde, dentre outros.

Temas atuais como legislação sobre transporte de crianças em automóveis e direitos do consumidor em casos de atrasos e cancelamentos de voos também integram o guia. O material será encaminhado aos aeroportos das 27 capitais brasileiras. Uma versão eletrônica já está disponível no Portal do Turismo e no site Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br).

Fonte: Agência Brasil

Quase 40% da população brasileira não tem conta em banco

Um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que 39,5% dos brasileiros não têm conta bancária. O Ipea ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões do país. A pesquisa Bancos: Exclusão e Serviços mostra que a exclusão bancária é maior nas regiões menos desenvolvidas economicamente. Declararam não usar os serviços dessas instituições 52,6% dos entrevistados do Nordeste e 50% do Norte. Nas regiões Sul e Sudeste, 70% e 65,9% das pessoas consultadas, respectivamente, recorrem a instituições financeiras para guardar seu dinheiro. No Centro-Oeste, 31,2% dos entrevistados não têm conta em banco.

A falta de escolaridade é um dos fatores relacionados ao afastamento da população dos serviços bancários. Entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental, apenas 44,4% têm conta em banco. O índice sobe para 69,3% no grupo que estudou até o ensino médio e para 88,5% entre os que chegaram ao nível superior.

Fonte: D/O.

Mega-Sena paga R$ 8 milhões nesta quarta-feira

A Mega-Sena vai pagar R$ 8 milhões no sorteio desta quarta-feira (12). O prêmio está acumulado e as apostas para o concurso 1.248 devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica.

A aposta simples, de seis números, custa R$ 2. No sábado (8) nenhum apostador as dezenas 03, 09, 11, 24, 36 e 51.

Obesidade provoca encolhimento do cérebro, diz pesquisa

Estudo realizado pela University School of Medicine, de Nova York, nos Estados Unidos, avaliou os efeitos da obesidade na estrutura física do cérebro. Segundo o estudo, pessoas obesas podem apresentar encolhimento do órgão. A pesquisa foi divulgada na revista científica NewScientist.

Ao realizar um exame de ressonância magnética em 63 pacientes, sendo 44 obesos e 19 magros, a equipe liderada pelo pesquisador Antonio Convit observou diferenças no tamanho do cérebro.

As pessoas obesas apresentaram mais água na amígdala, parte do cérebro responsável pelo comportamento alimentar, e um encolhimento na camada externa da parte frontal do cérebro, área envolvida no processamento cognitivo e tomada de decisões.

Com esse resultado, os pesquisadores concluíram que no cérebro dos pacientes obesos existem neurônios a menos ou eles estão encolhidos.

Já é sabido que a obesidade acelera o risco de outras doenças, como explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Ricardo Cohen.

- A obesidade é um fator de risco para diversas outras doenças, em especial o diabetes tipo 2 (resistência à insulina adquirida), que está ligada à disfunção cognitiva.

A doença, que está ligada a outras doenças degenerativas, como o diabetes, atinge 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida.

As manchetes os jornais desta Quarta

Diário de Natal: MP pede reabertura do caso F.Gomes
Tribuna do Norte: Mais um soldado da PM é morto durante abordagem a bandido
Globo: Economia do Rio cresce acima da média do país
Folha: Chuvas e erros de sempre inundam cidade e matam 4
Estatão: Enchentes matam 13 em SP
JB: Os segredos de Amy Winehouse
Correio: Terceirizados são vítimas de calote
Valor: Dependência em derivados leva importação a US$ 15 bi
Estado de Minas: Juiz manda libertar torcedores bárbaros
Jornal do Commercio: Hotéis lotados para o Carnaval
Zero Hora: Aval da Assembleia permite a Tarso anistiar campo e reajustar CCs

terça-feira, janeiro 11, 2011

Vestibular UNOPAR

O Pólo Presencial da UNOPAR SINTEC, situado na cidade de João Câmara, está com inscrições abertas para o vestibular 2011/1.

A UNOPAR foi credenciada em 2006 pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), para atuar na Educação a Distância (EAD), conforme as Portarias MEC 555/06 e 556/06 , publicadas no Diário Oficial da União de 20/02/2006.

O vestibular será para os seguintes cursos:
Serviço Social, Administração, História, Letras (Português), Letras (Espanhol), Pedagogia, Ciências Contábeis, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Marketing, Superior de Tecnologia em Processos Gerencias, Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e Superior de Tecnologia em Processos Escolares (Apoio Escolar).

As inscrições estão abertas podem ser feitas pelo SITE http://www.unoparvirtual.com.br/ ou no Pólo Presencial da UNOPAR em João Câmara, Rua: Cícero Varela, 77 A, no Araújo Center.

Obtenha mais informações pelos telefones:
(084) 9993-8348 ou 9173-4132 - falar com Rosângela
(084) 9158-6004 ou 8715-7627 - falar com Valdemar.
(084) 3262-3162 - falar com Valdemar.

Crianças encontram crânio humano em matagal da Zona Oeste de Natal

Um crânio humano foi encontrado enrolado a uma camiseta verde na tarde desta terça-feira (11), em um matagal ao lado da Associação dos Empreendedores Sociais (Semear), no KM 6, na Zona Oeste de Natal. Segundo informações do delegado Graciliano Lordão, o crânio foi encontrado por crianças e que elas estariam jogando “bola” com a parte da ossada antes da chegada da polícia.

O titular da 8ª DP disse ainda que serão necessários alguns exames para determinar o tempo de decomposição do crânio e futura identificação. A única pista até então é a camiseta de cor verde em que o crânio estava enrolado. “Parece até que foi roubada de um cemitério e jogado nesse mato”, ressaltou o delegado.

O Instituto Técnico-científico da Polícia recolheu o crânio para a realização de exames.

Fonte: D/O.

Benefícios a ex-presidentes custam R$ 2,7 milhões aos cofres públicos

Se engana quem pensa que, ao deixar o Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou para trás todas as benesses concedidas aos chefes de governo. Levantamento feito pela ONG Contas Abertas estima que os ex-presidentes brasileiros deixam uma conta anual de R$ 2,7 milhões para o governo. É que, segundo a legislação brasileira, ex-presidentes têm direito a oito funcionários permanentes, pagos pela Presidência, para exercer funções de segurança e assessoria. Atualmente, além de Lula, somente quatro pessoas tem esse privilégio no país: José Sarney (PMDB-AP), Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP).

O valor milionário divulgado pela ONG representa o montante dos salários pagos aos profissionais que atendem a esse grupo, que variam entre R$ 2,1 mil e R$ 9 mil. Os servidores são de livre escolha dos ex-presidentes e recebem treinamento especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para exercerem a nova atividade. De acordo com a ONG, os quatro ex-presidentes usam integralmente o benefício, que inclui, além dos funcionários, dois veículos oficiais de luxo e combustível ilimitado. No caso de falecimento, o benefício é interrompido. Para as viúvas, cabe uma pensão vitalícia no valor de R$ 26,7 mil reais.

Meia peruano é o novo reforço do Corinthians

O Corinthians chegou a um acordo com o Universitário e fechou a contratação do meia Luis Ramírez, um pedido do técnico Tite, informou nesta terça-feira um porta-voz do clube peruano. "Está confirmado, Luis Ramírez já é jogador do Corinthians e já está tudo definido, não há nada mais a explicar, foi a decisão dele", declarou o dirigente Julio Álvarez à agência oficial "Andina".

Álvarez admitiu que o clube peruano desejava que o jogador continuasse no elenco, já que tem contrato vigente até dezembro de 2011. Segundo a imprensa local, o jogador já teria viajado ao Brasil para fechar os detalhes da transferência e ser apresentado nesta quarta-feira pela equipe paulista. Nascido em Lima em 1984, Luis Ramírez é um meio-campo criativo conhecido como 'Cachito'. Antes do Universitário, havia defendido o paraguaio Libertad e os peruanos Coronel Bolognesi e Cienciano.

RN tem alto risco de epidemia de dengue, diz Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta terça-feira (11), o novo mapa de risco para a dengue no Brasil. Agora, com a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa),passam de dez para 16 os estados com risco muito alto de epidemia; e de nove para cinco os com risco considerado alto. Pela manhã, Padilha e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue.

“Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue. O Governo Federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue”, disse o ministro Alexandre Padilha.

No novo mapa da dengue no país, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.

Fonte: Agência Saúde.

Ouvir música libera substância associada ao prazer, diz pesquisa

Pode ser uma canção dos Beatles, ou uma sinfonia de Beethoven, as pessoas apreciam música pela mesma razão que gostam de comer ou praticar sexo: escutar música faz o cérebro liberar dopamina, uma substância química que, entre outras ações, provoca sensação de prazer, segundo estudo da Universidade McGill, em Montreal, publicado na revista “Nature Neuroscience”. Através da música, o estudo também oferece novas informações sobre como funciona o sistema de prazer humano.

O estudo foi realizado com voluntários. Eles escolheram diversos tipos de melodias, dedes música clássica e jazz, até punk e tango. Durante a pesquisa, os autores analisaram a secreção de dopamina com dados da atividade cerebral, ritmo cardíaco, temperatura e outros sintomas; algumas pessoas sentiam “calafrios e estremecimento” de prazer ao escutar as melodias favoritas.

Os resultados sugerem que, como sexo e drogas, a música pode ser ligeiramente viciante, disse David Huron, pesquisador da cognição musical na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Ele diz que a música será uma ferramenta útil na tentativa de explicar todos os tipos de aspectos do prazer, de vícios e de comportamentos desajustados.

Fonte: G1.

Chico Anysio é diagnosticado com nova pneumonia

O humorista Chico Anysio foi diagnosticado com uma nova pneumonia no domingo, dessa vez no pulmão direito, mas seu quadro de saúde já apresentou melhoras na manhã de ontem segunda-feira. De acordo com o cardiologista Luiz Cesar Cossenza Rodrigues, o paciente recebeu a medicação específica para combater o quadro infeccioso e não apresenta mais febre.

- A resposta ao antibiótico é muito boa. Ele está sem febre, acordado e respirando quase sem ajuda do aparelho. O respirador agora só entra para dar suporte quando tem necessidade - explicou o médico. Chico Anysio permanece no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, no Rio, onde está internado desde 2 de dezembro. Segundo boletim médico desta segunda-feira, o humorista já se comunica através de mímica com a família.

Após ser transferido há dez dias para a Unidade Intermediária, Chico teve uma hemorragia pulmonar durante a madrugada e teve que retornar à CTI do hospital Samaritano. O humorista foi submetido a uma broncoscopia (exame que permite, através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório) durante a noite do dia 29 de dezembro.

Primeiras horas de Ronaldinho no Fla têm churrasco, cantoria e empolgação

Como não poderia ser diferente, os momentos que sucederam a oficialização da contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo foram do jeito que o craque gosta: churrasco, música e muita alegria. Na madrugada desta terça-feira, em uma churrascaria da zona Oeste do Rio, o astro, seu irmão e empresário Assis, dirigentes do Flamengo e o vice-presidente do Milan (Adriano Galliani), oficializaram a transação, culminada com a empolgação puxada pela presidente do clube, Patricia Amorim.

A assinatura do contrato foi em uma sala anexa da churrascaria e, após as formalidades, a presidente Patricia Amoriam puxou o hino do Flamengo e depois um improvisado “olê, olá, o Ronaldinho vem aí e o bicho vai pegar”. Outros cânticos dos torcedores rubro-negros também foram entoados.

Filho de Tiririca fez show na cidade de Parelhas


O filho do deputado mais famoso do Brasil foi a grande estrela da noite do último sábado (8) na programação da prévia da Festa de São Sebastião. Tirulipa, o filho de Tiririca que começou a carreira imitando o pai também é humorista e atua hoje no Show do Tom, na Rede Record de Televisão.

O artista cearense se apresentou no clube ACAMPAR, em um evento voltado para todas as idades, realizado pelo Ponto de Cultura Companhia das Artes, com o apoio da Prefeitura Municipal. A abertura do espetáculo ficou por conta de um conterrâneo de Tirulipa, o cantor mirim Betinho Aguiar, ídolo de crianças e adolescentes.

O humorista mostrou paródias, dançou, brincou com a platéia e, no final, fez a imitação perfeita do pai como deputado. “Eu não poderia sair do palco sem antes homenagear aquele que, pra mim, é o maior humorista do mundo”, disse o artista.

Fonte: Assessoria.

Hemonorte lança campanha "Verão Saúde" para aumentar doações de sangue

Para reforçar os estoques de sangue durante o verão, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte) lançou nesta segunda-feira (10), a campanha 'Verão Saúde'. De acordo com Joana Darc Ramos, diretora do Hemonorte, os estoques de todos os tipos sanguíneos estão muito baixos. “Nós queremos convocar toda a população a fazer sua doação para que a gente não precise recorrer ao banco de sangue de outros estados, como ocorreu no ano passado nessa época”, disse Joana.

A Campanha “Verão Saúde” será realizada de 10 a 22 de janeiro, na Sede do Hemonorte - que fica na Av. Alexandrino de Alencar, nº 1800 – e na Unidade Móvel de Coleta que fica estacionada em frente à Catedral Metropolitana, na Av. Deodoro da Fonseca. O horário para doações vai das 7h às 18h20, de segunda a sábado. Dentro da Campanha estão previstas ações com os profissionais do sindicato de taxistas, no próximo dia 11, e também no município de Parnamirim, no dia 12 de janeiro.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ir alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

Ministros discutem ações de prevenção e controle da dengue

Será realizada hoje (11), às 9h, no Palácio do Planalto, reunião do grupo executivo interministerial que discutirá a atual situação da dengue no país, a prevenção e o controle da doença e ações de atenção ao paciente infectado pelo vírus (transmitido pelo mosquito Aedes aegypti). Participam do encontro os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Defesa, Nelson Jobim.

À tarde (14h), no Ministério da Saúde, o ministro Alexandre Padilha dá entrevista sobre os resultados da reunião.

Fonte: Agência Brasil.

As manchetes dos jornais desta Terça

Diário de Natal: Noite de terror no litoral norte
Tribuna do Norte: Sesap discute plano e cobra dos municípios ação contra dengue
Globo: Governo propõe fim de prisão para pequenos traficantes
Folha: Governo de SP vai tentar negociar a Cesp com Dilma
Estadão: Procura por crédito bate recorde, mas deve cair
JB: Distância para punir
Correio: HBDF recebe ajuda extra de R$ 3 milhões
Valor: Poucas ações dão dividendo maior que a poupança
Estado de Minas: Parques de BH ganham R$ 50 milhões para a Copa
Jornal do Commercio: Rua do Hospício livre da bagunça
Zero Hora: Emergência pela estiagem se alastra na Metade Sul do RS

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Policial atira em leopardo que atacou pedestres em cidade da Índia

Policial indiano atira em leopardo que atacava um passante na cidade de Karad ontem domingo (9). O felino já havia ferido várias pessoas até ser atingido, segundo a imprensa local. A origem do animal ainda era desconhecida.

Menina de 3 anos morre dentro do carro dos pais no litoral de SP

Uma menina de três anos morreu neste domingo (9) após passar horas no carro dos pais, em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo.

A menina Luiza Santos Romualdo foi encontrada inconsciente dentro do veículo da família, que estava na garagem da casa, de acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Segundo a secretaria, os pais disseram à polícia que chegaram de um show por volta das 5h e que a criança não estava com eles. Os dois acordaram por volta de 12h e encontraram a menina no carro.

Os pais afirmaram ainda que Luiza tinha o costume de brincar no veículo, diz a SSP. A Polícia Militar e o resgate foram acionados e tentaram reanimar a criança, sem sucesso.

O caso foi registrado como morte suspeita na delegacia de Caraguatatuba.

Ribeirão do Tempo: Joca procura André em casa

Não vai ser nada fácil para André (Vitor Facchinetti) se livrar de Joca (Caio Junqueira) em Ribeirão do Tempo (Record). Depois de ser flagrado no carro com Diana, ele ainda terá que aguentar mais um pouco o detetive na sua cola.

Arminda (Bianca Rinaldi) pede a Joca para investigar André e obter informações que ele possa ter omitido sobre a carona que deu a Diana (Letícia Medina).

O deteve vai à casa do rapaz e pergunta mais sobre a relação entre ele e a adolescente.

André reafirma o que disse a ele na noite anterior e diz que não tem culpa de ela ter se apaixonado por ele.

Joca acredita no jovem. A cena está prevista para ir ao ar nesta segunda-feira (10).

Médicos encontram barata dentro de mulher durante exame

Uma mulher americana de 52 anos, preocupada com a possibilidade de um câncer, se submeteu a uma colonoscopia, exame que investiga com uma câmera o interior do intestino grosso. A boa notícia é que ela não tinha nenhum tumor. A má notícia é que os médicos encontraram uma barata dentro da mulher.

A inusitada descoberta foi divulgada no site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Uma imagem também foi revelada, mostrando a barata praticamente inteira no intestino da paciente.

Segundo o relatório médico, "o procedimento não encontrou nenhuma patologia. Porém, um inseto foi encontrado no cólon transversal. O animal foi aspirado e submetido para análise e foi constado ser uma forma jovem da Blattella germanica, conhecida como baratinha alemã e peste comum em residências".

A paciente explicou que houve uma infestação na casa dela, e que pode ter comido a barata sem querer.

As manchetes dos jornais desta Segunda

Diário de Natal: Violência nos ônibus
Globo: Dilma vai ter que enfrentar 12 projetos polêmicos
Folha: SP promete só uma nova linha de metrô até 2014
Estadão: Indústria brasileira perde R$ 17,3 bilhões com importação
JB: Talento para decifrar Lobão
Correio: Vem aí uma cruzada política contra o crack
Valor: Americanas vai incorporar B2W em negócio de R$ 1,7 bi
Estado de Minas: A nova invasão chinesa
Jornal do Commercio: Ladrões fazem família refém em Candeias
Zero Hora: Indústria gaúcha prevê investir R$ 3,6 bi no ano