terça-feira, janeiro 11, 2011

Ouvir música libera substância associada ao prazer, diz pesquisa

Pode ser uma canção dos Beatles, ou uma sinfonia de Beethoven, as pessoas apreciam música pela mesma razão que gostam de comer ou praticar sexo: escutar música faz o cérebro liberar dopamina, uma substância química que, entre outras ações, provoca sensação de prazer, segundo estudo da Universidade McGill, em Montreal, publicado na revista “Nature Neuroscience”. Através da música, o estudo também oferece novas informações sobre como funciona o sistema de prazer humano.

O estudo foi realizado com voluntários. Eles escolheram diversos tipos de melodias, dedes música clássica e jazz, até punk e tango. Durante a pesquisa, os autores analisaram a secreção de dopamina com dados da atividade cerebral, ritmo cardíaco, temperatura e outros sintomas; algumas pessoas sentiam “calafrios e estremecimento” de prazer ao escutar as melodias favoritas.

Os resultados sugerem que, como sexo e drogas, a música pode ser ligeiramente viciante, disse David Huron, pesquisador da cognição musical na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Ele diz que a música será uma ferramenta útil na tentativa de explicar todos os tipos de aspectos do prazer, de vícios e de comportamentos desajustados.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário