sábado, outubro 22, 2011

Mais de 5 milhões de estudantes são esperados para este primeiro dia de Enem.

Neste fim de semana, 5,3 milhões de candidatos são esperados em 14 mil locais de prova para a 14ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, criada em 1998, ganhou importância nos últimos anos ao se tornar pré-requisito para os interessados em bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ganhou ainda mais peso em 2009, quando passou a substituir o vestibular de boa parte das instituições públicas de ensino superior.

Hoje (22), os candidatos responderão a 90 questões de ciências humanas e da natureza. Os portões de acesso vão ser abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) e os participantes devem ficar atentos ao relógio nos estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão.

Dilma diz que não aceitará condenação sumária de Orlando Silva.

Após a reunião de ontem (21) com o ministro do Esporte, Orlando Silva, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo “não condena ninguém sem provas e parte do princípio civilizatório da presunção da inocência”. A informação está na nota divulgada pelo Palácio do Planalto. “Não lutamos inutilmente para acabar com o arbítrio e não vamos aceitar que alguém seja condenado sumariamente”, disse a presidenta.

De acordo com a nota, na reunião, o ministro informou à presidenta que tomou todas as medidas para corrigir e punir malfeitos, ressarcir os cofres públicos e aperfeiçoar os mecanismos de controle do Ministério do Esporte.

A reunião de Dilma com Orlando Silva durou cerca de uma hora e meia. O ministro disse que apresentou um relatório contestando ponto a ponto as denúncias feitas pelo policial militar João Dias Ferreira em reportagem da revista Veja.

O ministro relatou ainda para a presidenta que ofereceu a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico, segundo ele, “porque quer a transparência máxima”. De acordo com Orlando Silva, Dilma sugeriu serenidade e paciência e reafirmou “confiança e solidariedade”. A parte final da reunião, segundo o ministro, foi dedicada a assuntos do ministério. A reunião de hoje foi o primeiro encontro de Dilma com o ministro após a publicação das denúncias da revista.

Na reportagem o policial militar João Dias acusa o ministro de ter recebido dinheiro de organizações não governamentais contempladas pelo programa Segundo Tempo que destina verba para projetos de incentivo a prática de esportes por jovens.

Bebê é abandonado em caixa de papelão em MS.

Um bebê do sexo masculino foi encontrado na noite de ontem dentro de uma caixa de papelão em Campo Grande. O recém-nascido estava com o cordão umbilical amarrado com um elástico e enrolado em dois lençóis.

A criança foi encontrada por duas mulheres, por volta das 22h30, que passavam pela Avenida Mascarenhas de Moraes. Elas ouviram um barulho estranho e imaginaram que havia um gato dentro da caixa. Ao se aproximar, elas perceberam que um bebê estava na caixa de papelão.

A polícia tenta identificar a mãe do menino. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Dpca). Segundo a delegada adjunta Alessandra Maria Favaro, a polícia analisa o caso de mulheres que deram entrada em hospitais da região com sangramentos. A criança não teve ferimentos e está em observação na Santa Casa. O menino será encaminhado para um abrigo da cidade.

Alecrim ganha novo relógio vindo da Alemanha.

O novo relógio o Alecrim foi entregue à comunidade em uma solenidade realizada no início da noite de ontem sexta-feira (21), no entroncamento da avenida Mário Negócio com a rua Amaro Barreto. O evento contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e faz parte das comemorações pelos 100 anos do bairro do Alecrim, um dos mais tradicionais da cidade.“Mais do que inaugurar um equipamento urbano, estamos entregando um símbolo, um marco não só para cidade, mas para toda Natal”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

O novo relógio foi um presente do Rotary Club do Alecrim, que encomendou um novo equipamento diretamente da Alemanha e estava no local desde 1966, quando foi instalado no local pelo clube rotariano. “O relógio foi instalado à época como um marco do nossa entidade, assim como é feito em todos os demais locais do Brasil, servindo também para orientar as pessoas que passavam próximo ao equipamento. Com o tempo transformou-se em um símbolo para capital natalense”, disse o presidente do Rotary Club Alecrim, Heriberto de Andrade.

Além da prefeita Micarla de Sousa e do presidente do Rotary Club Alecrim, também participaram da inauguração do principal cartão postal do bairro o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Ailson Feitosa.

Thiago Pereira bate recorde de maior medalhista de ouro do Brasil no Pan.

O nadador Thiago Pereira se transformou na noite de hoje (21) no atleta brasileiro que mais ganhou medalhas de ouro na história dos Jogos Pan-Americanos. Ao vencer os 200 metros costas no Centro Aquático de Scotiabank, na cidade de Guadalajara, no México, ele obteve a sua décima segunda medalha de ouro, superando o tenista de mesa Hugo Hoyama, que tem dez.

Também na noite de hoje, a natação brasileira conquistou a medalha de ouro na prova de revezamento 4x100 metros medley com a participação de Guilherme Guido (costas), Felipe França (peito), Gabriel Mangabeira (borboleta) e Cesar Cielo (livre).

Mais um ouro foi conquistado na areia. A dupla de vôlei de praia formada por Juliana e Larissa venceu as mexicanas por 2 sets 1, em um jogo muito disputado. Alison e Emanuel, também do vôlei de praia, venceram os mexicanos Miramontes e Virgen e vão disputar a final contra a dupla venezuelana amanhã (22), às 16h.

No futebol masculino, a seleção brasileira jogou mal e só conseguiu um empate sem gol contra a equipe cubana. Com o resultado, o time está na terceira posição do grupo B, com apenas dois pontos, um a menos que a Costa Rica e a dois da líder Argentina e precisa vencer os costa-riquenhos para chegar às semifinais do torneio.

Com os resultados de hoje, o Brasil chega a 17 medalhas de ouro e está em segundo lugar no quadro de medalhas do Pan, superado apenas pelos Estados Unidos. Com 13 medalhas de prata e 19 de bronze, o Brasil soma 49, no total, enquanto os Estados Unidos têm 116 (41 de ouro, 41 de prata e 34 de bronze).

"Fui usado e humilhado", diz vice-governador Robinson Faria.

"Fui usado e depois descartado", afirmou o vice-governador Robinson Faria (PSD), em entrevista coletiva, ontem, ao anunciar o rompimento político com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Robinson disse que rompeu porque foi humilhado pela governadora e seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. "Fui exonerado da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para assumir interinamente o governo e depois que ela voltou não me nomeou. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, levou minha nomeação até Rosalba e ela mandou tratar do assunto com o marido, que não atendeu a solicitação", declarou.

De acordo com Robinson Faria, Carlos Augusto é responsável por toda a articulação política do governo. Ele disse que, antes de ir ao PSD, consultou o "casal que governa o estado" e recebeu uma resposta positiva. Em seguida, afirmou que, durante a interinidade, não fez nada de errado, como dizem os governistas. "Foi criada uma rede de intrigas contra mim. Na verdade, nem o PSD nem possíveis atos que eu tenha feito na minha interinidade foram usados para justificar o escanteamento do meu grupo. Mas, o que está por trás de tudo isso é que queriam o espaço conquistado por nós. Então, fizeram isso. Agora, que esses espaços fiquem com os novos aliados", desdenhou.

O vice-governador frisou que foi perseguido pelo grupo governista. "Não consegui entender a rejeição de Carlos Augusto a mim. Eu gostaria de ter uma relação de cumplicidade com o governo. Sempre tentei ajudar. Mas ele não me recebia. O PSD foi tratado como adversário desde o início. E nosso objetivo era fortalecer o governo, do qual eu fazia parte. O nosso partido foi recriminado. Todos os aliados que decidiam se filiar ao PSD eram desencorajados pelo governo. O senador José Agripino (DEM) advertiu vários prefeitos que se eles migrassem para a legenda seriam tratados como adversários".

Faria negou que sua intenção, ao fortalecer o PSD, fosse tutelar o governo. Ele afirmou que, antes da eleição, foi muito assediado pelo DEM para compor com Rosalba. O vice-governador atribuiu a vitória de Rosalba no primeiro turno ao seu apoio. "Percebi como estava sendo tratado quando Rosalba viajava para tratar de assuntos da minha pasta e não me convidava. Depois, quando o PSD foi fundado, fizeram uma aliança para impedir filiações ao partido. Chegou ao ponto de Carlos Augusto preferir que um aliado do governo ficasse no PSB, que é adversário, como foi no caso de Gustavo Carvalho, à se filiar ao PSD, que veio para somar. A partir de hoje, me sinto livre do grupo político do casal Rosalba e Carlos Augusto", finalizou.

Americanos obesos não acreditam que quilos a mais fazem mal à saúde.

Nos últimos anos, cresceu o número de notícias sobre os perigos da obesidade para o corpo humano. No entanto, há ainda muita gente por fora do assunto - e o que é pior, até mesmo entre quem está acima do peso.

Segundo um estudo realizado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, muitos dos pacientes obesos atendidos nos pronto-socorros locais afirmaram não acreditar que seus pneuzinhos coloquem em risco suas vidas.

Os cientistas fizeram duas perguntas a 450 pacientes escolhidos aleatoreamente para participar do estudo: "Você acredita que seu peso atual está prejudicando a sua saúde?" e "Algum médico ou algum profissional de saúde já te disse que você está acima do peso?".

E as respostas foram surpreendentes. Dos que foram informados estar acima do seu peso ideal, apenas 30% disseram concordar com a notícia.

Entre os homens ouvidos pelo estudo norte-americano, mais da metade (53%) afirmou não acreditar que os quilinhos a mais fossem um problema.

Já as mulheres pareceram mais preocupadas, segundo o doutor Matthew Ryan, da instituição. Cerca de dois terços das pesquisadas obesas disseram saber que o excesso de peso era noscivo.

No total, três de cada dez pacientes ouvidos que estavam excessivamente acima do peso não concordou que sofria de uma doença.

Os resultados dessa pesquisa foram apresentados há uma semana em São Francisco, na Califórnia.

Mais um tremor de terra registrado em João Câmara.

Ontem sexta-feira(21) às 23h12m (20h12m horário local), ocorreu mais um evento sísmico em João Câmara,o mesmo foi registrado pela estação sismográfica RCBR (Riachuelo RN), teve sua magnitude preliminar calculada em 2.2.

Na cidade os comentários são que outros tremores foram sentidos antes deste horário, até com sensação de maior intensidade.

As manchetes dos jornais deste Sábado.

Diário de Natal: Adeus Machadão
Tribuna do Norte: Robinson faz críticas, rompe com o governo e Rosalba Reage
Globo: Lula manda PCdoB resirtir e Dilma mantém ministro
Folha: Esporte cobrou 10% de propina, afirma pastor
Estadão: Mulher de Orlando levou verba pública
Correio: Dilma segura ministro "demitido" pela Fifa
Estado de Minas: A Corrida ao carro novo
Jornal do Commercio: Ministério da Saúde promete barrar lixo
Zero Hora: Rejeitado pela Fifa, Orlando Silva ganha sobrevida de Dilma

sexta-feira, outubro 21, 2011

Dilma ordena auditoria informal dentro do Ministério do Esporte.

A presidente Dilma Rousseff vai acompanhar pelos próximos dias a situação do ministro do Esporte, Orlando Silva, para então definir seu futuro. Sua permanência no cargo é considerada "difícil" por integrantes do Palácio.

Na avaliação da equipe palaciana, Orlando teria se inviabilizado politicamente ao ser alvo de suspeita. Na decisão, pesa menos o teor das denúncias e mais a viabilidade de ter um "executivo da Copa" enfraquecido. O delator do ministro, o policial João Dias, ainda não apresentou provas.

Para embasar sua decisãoo Planalto pediu ontem à CGU (Controladoria-Geral da União) uma varredura nas ações e contratos da pasta que foram alvo de denúncias. Dilma decidirá o futuro do auxiliar após receber o levantamento.

Ela reuniu por mais de duas horas sua equipe no Palácio do Alvorada ontem à noite assim que chegou da África. Os ministros presentes fizeram um diagnóstico pessimista do noticiário.

Mesmo assim, o governo quer identificar ele próprio a situação no ministério e checar se há esquemas de corrupção na pasta, como denunciam os jornais. Em seguida, será feita uma avaliação minuciosa para identificar a extensão real das supostas irregularidades e das condições políticas de Orlando Silva conduzir a organização da Copa.

Esses dois fatores são decisivos para determinar se o ministro sai e quando ele sai.

Mega-sena acumulada pode pagar R$ 23 milhões neste sábado.

Depois de sortear um prêmio de R$ 45 milhões no último sábado, a Mega-Sena voltou a acumular na quarta-feira e já pode pagar uma bolada de R$ 23 milhões neste fim de semana, caso alguém acerte as seis dezenas que serão sorteadas neste sábado (22), no Caminhão da Sorte das Loterias CAIXA, que esta semana visita Caldas Novas (GO).

Apesar de estar acumulado há apenas um concurso, o prêmio da Mega-Sena atingiu o valor de R$ 23 milhões para este final semana por ser um concurso com final zero (1.330). Pela regra da modalidade, em todos os concursos o percentual de 22% do valor destinado às premiações é incorporado ao prêmio principal dos sorteios de final zero e cinco (0 e 5).

Caso apenas um sortudo acerte as seis dezenas, ele pode se aposentar com a renda de aproximadamenR$ 140 mil por mês, apenas investindo a fortuna na poupança da CAIXA. O dinheiro ainda é suficiente para montar uma frota de mais de 900 carros populares ou 4.500 motos de 125cc.

As apostas na Mega-Sena custam a partir de R$ 2,00 e podem ser feitas até as 19 horas do dia do sorteio (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica do país.

Negociação de programa envolvendo a namorada de Adriano cai na internet.

Está sendo veiculado na internet, a reprodução de uma suposta conversa entre a atual namorada do jogador Adriano, Luana Kisner, e uma agente de garotas de programa no Recife.

Na conversa virtual, as duas pessoas supostamente negociam o valor dos encontros íntimos - aos quais se referem como "ficha rosa" -, que chegam a custar R$5 mil reais para passar o dia inteiro, e R$3.500 por duas horas de trabalho, com viagem e hospedagem pagas.

Procurado pelo portal EGO, Denis Moraes, que é amigo de Luana e atua informalmente como seu assessor de imprensa, afirmou que não é Luana a pessoa que conversa com uma suposta agenciadora, mas alguém que teria roubado sua senha no messenger do MSN.

"O msn dela foi roubado há um ano e alguém estava se passando por ela. Ela desconhece o assunto e vai procurar a delegacia da internet (delegacia especializada em crimes virtuais) e as medidas cabíveis", afirmou Moraes.

A suposta Luana diz então que é assistente de palco de um programa de TV, aparecendo no ar toda semana, e que por isso não aceitaria um cachê abaixo de R$3.500 por duas horas de trabalho. Ainda assim, não praticaria atividades como sexo anal.

"Eu não gosto de caras bagaceiros, até porque, cara, esse cachê bagaceiro não paga. Sou de conversar, ser simpática, na hora mesmo não sou muito especial não. Não faço nada fora do comum. Mas tento agradar ao máximo, também não sou fresca", escreveu a suposta Luana, que pede ainda discrição na hora do contato pelo telefone: "Quando me ligar, pergunta se posso falar e sempre dá uma disfarçada, fala de evento, de presença vip. (...) Tenho namorado, ele tá sempre ligado em mim".

O bate-papo - repleto de termos de baixo calão e de descrições detalhadas sobre as atividades do "serviço" - teria ocorrido em dezembro de 2010. Nesta época, Luana ainda não estava namorando Adriano.

Mecânico é preso acusado de abusar de duas meninas de 10 anos.

Um mecânico de 59 anos foi preso em flagrante suspeito de abusar sexualmente de duas meninas de dez anos na cidade de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), na noite desta quinta-feira (20).

Após receber uma denúncia, polícias militares arrombaram a porta da casa do suspeito e o encontraram na cama com as crianças. Segundo a ocorrência, o mecânico estava nu, com o pênis ereto e com um preservativo na mão. As meninas vestiam apenas calcinhas.

Em um móvel no quarto foram apreendidas quatro revistas pornô, um caderno com desenhos eróticos, um pote de vaselina, além de DVDs de filmes pornôs.

O mecânico negou que quisesse molestar as meninas e afirmou à polícia que elas entraram na casa dele para pegar limão e ficaram o observando quando ele ia tomar banho.

As crianças disseram aos polícias que passavam a pé quando o homem as abordou com uma faca. Ainda segundo a ocorrência, as meninas disseram que foram obrigadas a tirar a roupa e que o mecânico tocou nelas.

O mecânico foi preso em flagrante e levado para a cadeia de Santa Rosa de Viterbo. As garotas foram levadas para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão para passar por exames.

Sub-20 entra em campo contra Cuba nesta sexta-feira (21).

O Brasil entra em campo contra Cuba nesta sexta-feira (21) , às 20h, no estádio Omnilife, em Guadalajara. A partida é válida pela segunda rodada do torneio de futebol no Pan.

No primeiro jogo, a seleção sub-20 empatou com a Argentina por 1 a 1 e viu a Costa Rica ficar com a liderança do grupo. Os costa-riquenhos venceram Cuba por 1 a 0 e enfrentam os argentinos pela segunda rodada.

Caso vençam os cubanos, os meninos do Brasil dão um passo importante rumo à classificação para as semifinais. Apenas os dois primeiros de cada grupo se classificam.

Para o jogo contra Cuba, o Brasil não terá o capitão Romário, que foi expulso contra a Argentina.

MEC orienta alunos a ter alguns cuidados antes da prova do Enem.

Uma das orientações do Ministério da Educação (MEC) aos 5,3 milhões de candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana (22 e 23 de outubro) é que confiram, antes de começarem a prova, se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. O estudante também deve verificar se os seus dados pessoais estão corretos.

A determinação foi incluída no edital do Enem de 2011 e é uma tentativa de reduzir possíveis transtornos como os ocorridos no ano passado, quando alguns candidatos receberam cadernos de prova com erros de impressão que continham um número menor de questões do que o previsto. Devido ao erro, o MEC teve que reaplicar a prova a um grupo de 9 mil alunos. A orientação nesse caso é que o participante informe o problema ao fiscal de sala imediatamente para que ele possa trocar o material.

Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta.

Tanto a prova objetiva quanto a redação só podem ser preenchidas por caneta esferográfica de tinta preta. O uso de lápis e borracha não é permitido. Esses materiais serão recolhidos antes da prova, junto com celulares, relógios e outros aparelhos eletrônicos, e só poderão ser retirados pelo candidato ao término do exame.

A redação, que será aplicada no domingo, deve ser um texto do tipo dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Ele deverá ser desenvolvido a partir do tema que será proposto na prova – em 2010, o tema foi trabalho escravo. O MEC alerta que redações que fujam do tema ou tenham menos de sete linhas receberão nota zero.

"Poucos sabem fazer sexo oral", diz apresentadora da Globo.

Mesmo de férias do programa Amor e Sexo que deve voltar ao ar em novembro, Fernanda Lima não quer saber de descansar. A apresentadora é a estrela de capa da próxima edição da revista GQ Brasil e veio para provar que sua forma está totalmente recuperada depois da gravidez de gêmeos.

Bem à vontade, a loira relembrou seu tempo de modelo e demonstrou intimidade com as lentes. Em entrevista à publicação, Fernanda não se mostrou constrangida ao falar de sexo. “Poucos sabem fazer sexo oral”, declarou a apresentadora casada com o ator Rodrigo Hilbert.

Record bate Globo por 2 horas e 18 minutos.

A conquista do ouro do vôlei feminino brasileiro nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara trouxe a liderança de audiência para a Record em partida que avançou para a madrugada desta sexta-feira (21).

A emissora ficou com 13 pontos em média durante o jogo, contra 11 pontos da segunda colocada, Globo, 6 do SBT e 3 da Band, de acordo com dados prévios do Ibope.

O Brasil bateu Cuba por 3 sets a 2, parciais de 25-15, 21-25, 25-21, 21-25 e 15-10.

A disputada partida aconteceu entre 23h10 de quinta-feira (20) e 2h11 da madrugada desta sexta. Com isso, foram 138 minutos de liderança da emissora da Barra Funda. Nos momentos de maior diferença, a Record abriu 13 pontos contra 4 da Globo e SBT.

Dilma decide tirar Orlando Silva, mas quer manter PC do B no Esporte, diz jornal.

A presidente da República, Dilma Rousseff, está tão preocupada com a crise do Ministério do Esporte que convocou uma reunião de emergência logo que chegou de Angola. Segundo o Estado de S. Paulo, ela já está certa de que o desgaste político de Orlando Silva é irreversível, e decidiu tirá-lo do comando da pasta. Mas a tendência é que o PC do B mantenha o controle do ministério.

De acordo com a matéria do Estadão, Dilma ouviu os relatos do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o andamento das investigações contra Orlando no Ministério Público e na Polícia Federal.

A pedido de Orlando, a Advocacia Geral da União entrou com uma queixa-crime contra o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares Pereira, que o acusam de desvio de recursos no programa Segundo Tempo.

“Nós temos de ter muita seriedade nessa hora porque não apareceu nenhuma prova contra o Orlando”, falou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, pouco antes de entrar na reunião emergencial com Dilma.

A saída de Orlando, porém, é considerada questão de tempo pelo Palácio do Planalto. Ainda segundo o Estadão, auxiliares de Dilma suspeitam de ações da Fifa e da CBF para desgastar o ministro.

Nadador potiguar conquista mais uma medalha no Pan ao lado de César Cielo.

Bruno Fratus e Cesar Cielo ficaram com a prata e o ouro nos 50 m livre no México.
O Brasil conquistou as duas primeiras colocações da prova dos 50m livre dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, nesta quinta-feira. A medalha de ouro foi do campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, que completou sua passagem da piscina em 21s58, novo recorde pan-americano. A segunda posição ficou com o potiguar Bruno Fratus, com o tempo de 22s05. O cubano Hanser Garcia completou o pódio.

É a terceira medalha de ouro no Pan de Cielo, que subiu ao lugar mais alto do pódio também nos 100m livre e, com Fratus, na equipe brasileira do revezamento 4x100m livre. Ele encerra sua participação em Guadalajara nesta sexta-feira, no revezamento 4x100m medley, prova em que o Brasil foi prata no Rio de Janeiro-2007 e tenta retomar a hegemonia continental.

Cielo dominou a prova desde os metros inicias da disputa. Com uma largada boa, ele apareceu à frente dos rivais já nas primeiras braçadas e passou a abrir vantagem com um ritmo forte de pernadas. Após 21s58, ele bateu na borda da piscina e garantiu o bicampeonato do Pan, com um novo recorde da competição.

Já o potiguar, que teve que pegar uma bermuda emprestada de Cielo já que a sua rasgou minutos antes da prova, lutou contra o cubano Hanser Garcia desde os primeiros metros da prova e conseguiu a prata por apenas 0s10.

Brasil se vinga e bate Cuba na final do vôlei feminino.

Quatro anos depois da dolorida derrota em casa nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, a seleção brasileira feminina de vôlei conseguiu a revanche. Na noite desta quinta-feira (20), o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou Cuba por 3 sets a 2, parciais de 25-15, 21-25, 25-21, 21-25 e 15-10 e conquistou a medalha de ouro em Guadalajara 2011.

Esta é a 14ª vez que o país sobe ao ponto mais alto do pódio na competição, dois a mais que o Canadá, segundo colocado no quadro de medalhas. Os Estados Unidos lideram, com 34 títulos na disputa mexicana.

Este é também é o quarto ouro brasileiro na história do vôlei feminino em Pans, que antes havia vencido em 1959, 1963 e 1999. Em Santo Domingo 2003, porém, o país optou por levar uma equipe formada basicamente por juvenis, enquanto há quatro anos a equipe base agora campeã em Guadalajara caiu por 3 a 2 diante da mesma Cuba na decisão.

A decisão do vôlei feminino era uma das mais aguardadas do Pan. Tanto que o ginásio estava completamente lotado e com presenças ilustres, caso do ex-jogador Romário, do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, e de toda a seleção masculina cubana.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: A que ponto vamos chegar
Tribuna do Norte: MP autoriza renovação de contrato com O.S. mesmo sem licitação
Globo: O violento fim de um ditador
Folha: Gaddafi é capturado e morto
Estadão: Ditador Muamar Kadafi é morto
Correio: Brasília será a capital da Copa
Valor: Pessoa física tira R$ 5,4 bi da bolsa
Jornal do Commercio: Cinco jogos e uma aposta
Zero Hora: Decisão da Fifa emite alerta a Porto Alegre

quinta-feira, outubro 20, 2011

Inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial de João Câmara.

Solenidade de inauguração do CAPS.
Em solenidade realizada na tarde desta quinta-(20) foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial de João Câmara (CAPS), obra fruto de uma parceria do Ministério da Saúde, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde.

A unidade, instalada no prédio da antiga Maternidade Noêmia Lucena, vai oferecer um trabalho de atenção e assistência as pessoas e famílias que precisam de atendimento na área de saúde mental. Este serviço até então era feito em Natal, provocando despesas e desconfortos para os pacientes e suas respectivas famílias.

A instalação do CAPS é fruto ainda de uma luta empreendida pela secretária municipal de saúde, Andrelùcia Cordeiro , que mesmo diante das dificuldades não baixou a cabeça e transformou o sonho de centenas de famílias em realidade.

O Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) vai contar com o apoio de uma equipe formada por psicólogos, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, dente outros profissionais.

STJ nega pedido de liberdade ao goleiro Bruno.

Os ministros da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram nesta quinta-feira (20), por unanimidade, pedido de liberdade ao goleiro Bruno Fernandes, acusado de ter assassinado a ex-namorada Eliza Samudio.

A defesa de Bruno recorria de decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais de manter a prisão preventiva do goleiro até o julgamento dele pela morte de Eliza.

Ao rejeitar o pedido de habeas corpus, o relator do caso, ministro Sebastião Reis Junior, alegou que subsistem os motivos que levaram à prisão de Bruno. Segundo ele, a “periculosidade do acusado é suficiente para mantê-lo preso em razão da maneira brutal como o crime teria sido cometido”.

Antes da decisão do STJ, um pedido de liberdade para Bruno Fernandes foi negado no dia 13 de abril pelos desembargadores da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.

Brasil vence Costa Rica e se classifica para as semifinais do futebol feminino.

Brasil, de Rosana, pegará o Canadá para chegar em primeiro no Grupo B.
A seleção brasileira feminina teve de suar, mas bateu a Costa Rica por 2 a 1 na segunda partida do grupo B do futebol feminino. Os gols do Brasil foram marcados apenas no segundo tempo com Débora e Thaisinha. A Costa Rica diminuiu no fim do jogo com Shirley Cruz.

Na última rodada, Brasil e Canadá se enfrentam na disputa da primeira posição do Grupo B. Argentina e Costa Rica jogam para cumprir tabela.

MEC desiste de aumentar número de dias do ano letivo.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), Maria do Pilar Lacerda, informou nesta quinta-feira que o governo desistiu da proposta de aumentar o ano letivo nas escolas brasileiras. No entanto, o projeto foi reformulado.

A proposta havia sido anunciada pelo ministro Fernando Haddad, em setembro, como forma de aumentar o tempo de permanência dos estudantes nas escolas. Mas segundo a secretária, após uma reunião na terça-feira passada, em que paticiparam o ministro, secretários e representantes dos alunos, ficou decidido que a mudança será na carga horária diária. Isso significa que não haverá mais aumento do número de dias letivos de 200 para 220.

“O consenso é aumentar a carga horária diária e o Legislativo receberá a proposta consensuada nesta reunião e assumida pelo MEC. Hoje, 15 mil escolas já têm jornada ampliada através do Mais Educação, em que os alunos têm 7 horas diárias na escola. O consenso é ampliar a carga horária diária", afirmou a secretária Maria do Pilar Lacerda, por meio do twitter.

A assessoria de imprensa do MEC informou que "todas as escolas do país devem ganhar no mínimo uma hora por dia em tempo de aula. Assim, os alunos teriam cinco horas de ensino, ao invés de quatro, atual carga horária. Atualmente, o ano letivo tem 200 dias, com carga horária de 800 horas. O aumento de 1 hora por dia, por exemplo, ampliaria a carga horária para mil horas.

Cielo quebra recorde pan-americano e fatura terceiro ouro em Guadalajara.

Bruno Fratus e Cielo celebram a dobradinha brasileira na
 prova mais rápida da natação mundial.

A maior barbada dos Jogos Pan-Americanos se confirmou. Nesta quinta-feira (20), o brasileiro Cesar Cielo faturou o ouro nos 50 m livre e quebrou o recorde pan-americano da prova, com o tempo de 21s58.

A festa brasileira foi ainda maior, porque Bruno Fratus também nadou rápido e ficou com a medalha de prata da prova, com o tempo de 22s05. O bronze foi para o cubano Hanser Garcia, que cravou 22s15.

Para se ter ideia da diferença de Cielo para o restante do mundo na prova, no Mundial de Xangai ele venceu a distância com 21s52, enquanto o italiano Luca Dotto, medalhista de prata, fez 21s90. A diferença de 38 centésimos foi maior do que a do campeão para o vice nos 100 m livre e a mais significativa da história da prova em Mundiais.

- Estou satisfeito, sim. Para ser sincero, eu esperava nadar um pouquinho mais rápido, mas aqui está difícil com a altitude. Tive de dar uma respirada e isso atrapalhou o tempo. Agora é concentrar para o 4x100 m medley amanhã.

Cielo, que já ganhou três ouros no Pan de Guadalajara e seis na história dos Pans, terá a chance de ganhar mais um nesta sexta-feira (21), quando disputará o revezamento 4x100 m medley.

Record bate recorde no Pan com futebol feminino e estreia de Romário.

Na terça-feira (18) à noite, a Record teve até agora seu melhor desempenho na transmissão exclusiva dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, no México. A emissora alcançou 13 pontos em média e bateu em 16 pontos nos melhores índices entre 20h e 21h50, segundo dados consolidados do Ibope.

A partida marcou a estréia do futebol brasileiro no Pan e também a primeira participação do deputado federal Romário como comentarista da emissora nos Jogos.

O Brasil venceu a Argentina por 2 a 0.

Na mesma faixa de horário, a Rede Globo exibiu o Jornal Nacional e a novela Fina Estampa.

A audiência da Record tem aumentado no horário nobre com a transmissão da maior competição esportiva das Américas. No dia anterior à partida entre Brasil e Argentina, o jogo de vôlei das brasileiras contra Cuba também alcançou picos de 16 pontos. Em setembro, a média da emissora no horário batia em 9 pontos médios.

Rebeldes líbios confirmam a morte do ex-ditador Muamar Kadafi.

Um graduado integrante do Conselho Nacional de Transição (CNT), que governa a Líbia, disse que o coronel Muamar Kadafi morreu após ser capturado nas proximidades de Sirta, informa o site da rede de televisão Al Jazeera.

Outro integrante do CNT, Abdul Hakim Al Jalil, comandante da 11ª Brigada, afirmou à emissora ter visto o corpo do chefe das Forças Armadas de Kadafi, Abu Bakr Younus Jabr. Ele também disse que o ex-porta-voz do líder líbio, Moussa Ibrahim, foi capturado nas proximidades de Sirta.

O comandante de campo do CNT, Jamal abu-Shaalah, afirmara anteriormente à Al Jazeera que Kadafi havia sido capturado, mas não estava claro se ele estava vivo ou morto.

A informação sobre a captura de Kadafi foi divulgada logo após a notícia da tomada de Sirta, a cidade natal de Kadafi, pelas forças do CNT.

Meio milhão de estudantes realizam a prova do Enem neste final de semana.

Parte dos 5,3 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final de semana não tem como principal objetivo conseguir uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova.

Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de ensino médio por meio do Enem. O número de interessados cresce a cada ano: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certificação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais.

O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.

As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana em 40 mil locais de prova, às 13h (horário de Brasília). No sábado, as provas serão de ciências humanas e da natureza. Já no domingo, os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação.

Concurso do INSS tem 1.875 vagas com salários entre R$ 4,1 mil e R$ 9,8 mil.

A menos de três meses do fim do ano, os candidatos a concursos terão mais uma oportunidade de ingressar na carreira pública. O Ministério do Planejamento autorizou ontem a abertura de 1.875 vagas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Do total, 1.500 postos são para o cargo de técnico de seguro social, atribuição que exige nível médio, e 375 para perito médico, ocupação para a qual é exigida a graduação em medicina. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os salários podem variar entre R$ 8.600,00 e R$ 9.824,53, para nível superior, dependendo da carga horária escolhida (ainda não definida). Para nível médio, os ganhos são de R$ 4.192,00. O instituto tem um prazo de três meses para organizar o certame, mas ainda não há previsão de lançamento do edital. Os aprovados serão convocados gradualmente, com a primeira leva tomando posse em março — 900 vagas de técnico e 150 de perito. Em julho, 500 técnicos e 100 peritos assumirão. O restante será nomeado em outubro e novembro.

Os selecionados serão lotados em cidades de todo o país, especialmente nas novas agências previstas pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). A criação das vagas depende do orçamento disponível até a data de lançamento do concurso, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ainda que a oferta de oportunidades seja ampla, as chances autorizadas foram abaixo do esperado. Os candidatos contavam com a promessa de 2 mil vagas para técnicos do seguro social e 500 para médico perito.

Juíza manda acusado de matar criança em Jucurutu a julgamento popular.

A juíza da cidade de Jucurutu Marina Melo Martins, proferiu sentença de pronuncia mandando o réu Alexsandro Soares de Melo, conhecido por “Sandro”, para ser julgado em júri popular, acusado do assassinato a menina Milena Soares da Silva. No relatório, a magistrada declara que de acordo com a denúncia ofertada pelo Ministério Público, Sandro, por volta das 17 horas do dia 14 de agosto deste ano, agrediu com golpes de instrumento contundente, a vítima de 09 anos, sua sobrinha por afinidade, morrendo em razão dos ferimentos sofridos.

A agressão ocorreu na zona rural de Jucurutu, especificamente nas proximidades da estrada carroçável que dá acesso aos Sítios Logradouro e Soá, tendo a criança sido socorrida ainda com vida, vindo a falecer logo depois, nas proximidades da cidade de Currais Novos/RN, quando se deslocava em socorro médico para a cidade de Natal.

O promotor Fausto de França Júnior denunciou Sandro Soares, por homicídio triplamente qualificado. O crime teria sido cometido por MOTIVO TORPE, ou seja, em razão de uma atração de natureza sexual que o denunciado desenvolveu com a vítima, tramando possuí-la na referida data, cujos planos foram frustrados, o que o levou a assassinar a criança.

O denunciado utilizou o MEIO CRUEL para assassinar a vítima, matando-a com o uso de pedra por meio de golpes na cabeça que causaram trauma craniano encefálico, tendo a menina agonizado por horas até a morte. Em face da confiança que a vítima nutria com o denunciado e pela própria ingenuidade da idade, teve DIFICULTADAS ÀS CHANCES DE DEFESA, já que não esperava a investida do denunciado.

Quando ao pedido feito pelo advogado, Ariolan Fernandes, para que seu cliente fosse sumariamente absolvido, a magistrada disse que sua tese em analise provisória, mostrou-se frágil, já que não existem, até o momento, provas contundentes para o atendimento do pleito.

Com relação ao pedido de revogação da prisão, a juíza também negou o pleito, afirmando que a necessidade da garantia da ordem pública ainda se faz presente em face da gravidade do crime praticado pelo pronunciado, que afetou emocionalmente toda a sociedade jucurutuense que tentou, inclusive, “linchá-lo” no dia de sua prisão.

A data do julgamento ainda vai ser agendada.

“Mister Pan” leva ouro e dá folga ao Brasil no quadro geral de medalhas.

Diferentemente do final da última terça-feira (19), quando o Brasil terminou o dia com a segunda colocação no quadro geral de medalhas ameaçada pelo México, nossa delegação teve motivos de sobra para sorrir nesta quarta.

Com mais um show da nossa natação, em especial de Thiago Pereira, que levou uma medalha de ouro, e da vitória de Ana Luiza Ferrão na pistola de 25 m, o Brasil manteve a vice-liderança na tabela e abriu confortável folga em relação ao México.

Ao todo, o país já acumula são 12 medalhas douradas, nove de prata, além de sete bronzes, enquanto o México, que não conquistou nenhum primeiro lugar no pódio neste quarto dia de competições, permanece com nove de ouro, sete prateadas e 31 bronzes.

Quebrando o recorde dos Jogos na sua prova, Ana Luiza, de 37 anos, derrotou durante a tarde a favorita americana Sandra Uptagrafft, ex-recordista pan-americana, que marcou “apenas” 769,8 pontos.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Até Delegacia vira alvo dos bandidos
Tribuna do Norte: MP vai investigar contratação de empresa pela Câmara
Globo: Na marca do pênalti - Planalto já avisou que PCdoB perderá Esporte
Folha: BC mantém estratégia, e juros caem 0,5 ponto
Estadão: Ministério do Esporte renova convênio fantasma até 2012
Correio: BC corta juros a 11,5%. Crédito começa a sumir
Valor: Arrecadação cresce muito além da expansão do PIB
Estado de Minas: Savassi atropelada 24 horas depois
Jornal do Commercio: FBI entra no caso do lixo hospitalar
Zero Hora: Abertura de inquérito deixa ministro mais perto da demissão

quarta-feira, outubro 19, 2011

Prefeitura de Campo Grande/MS abre inscrições de concurso com 226 vagas.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, abriu período de inscrição de concurso público que oferece 226 vagas. As remunerações variam entre R$ 563,36 e R$ 4.128,25. O certame será organizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (Fadems)

Do número total de oportunidades disponíveis, 206 são para atuar na Secretaria Municipal de Saúde Pública. Os cargos disponíveis na instituição são os de agente de combate às endemias, auxiliar em saúde bucal e motorista de veículos pesados - ambulância para profissionais de nível fundamental. Existem também as funções de assistente de serviços de saúde, técnico de equipamentos odontológicos, técnico de imobilização ortopédica, técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal e técnico de radiologia para o nível médio.

Já para o nível superior os cargos são os de enfermeiro, fisioterapeuta, médicos alergia e imunologia, cardiologia, cirurgia, clínica geral, endocrinologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia, infectologia, intervencionista, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, proctologia, psiquiatria, PSF, radiologia, reumatologia e ultrassonografia e urologia, odontólogo - cirurgia bucomaxilofacial e odontólogo especialista em pacientes especiais.

As outras 20 vagas existências são para atuar na Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde de Campo Grande. Neste caso as oportunidades são para o cargo de agente de combate às endemias. As inscrições devem ser feitas no site da organizadora do certame, até o dia 6 de novembro. A taxa varia entre R$ 40 e R$ 100.

Trânsito será modificado no Alecrim a partir desta quinta.

Os motoristas que trafegam no bairro do Alecrim devem ficar atentos as intervenções que a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizará a partir desta quinta-feira (20), para realização do Alecrim Fest, evento que marca o centenário de fundação de um dos bairros mais tradicionais da cidade e que acontecerá na altura da Praça Gentil Ferreira.

A partir desta quinta, às 20h, a Semob estará fechando com cones trecho da Av. Presidente Quaresma, a partir do cruzamento com a rua Amaro Barreto, no Alecrim. A opção para os motoristas de ônibus e opcionais que se deslocam no sentido Centro/Alecrim, com destino a região Sul, será pela rua Silvio Pélico (via lateral a Policlínica), seguindo pela Ary Parreiras e retornando a Avenida Presidente Bandeira, onde o itinerário seguirá normalmente. Já os motoristas de veículos particulares terão a opção da Avenida Alexandrino de Alencar.

Já para os ônibus e opcionais que se deslocam no sentido Centro/Alecrim com destino a região Norte da cidade, a opção será feita pelas ruas Silvio Pélico e Ary Parreiras, que terá sentido único no trecho entre a Base Naval até o bairro das Quintas.

Para a operação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana irá contar com 20 agentes de trânsito, 20 fiscais de transporte, três viaturas e dois batedores que terão a missão de orientar os motoristas e pedestres sobre as mudanças no trânsito na região.

“Pedimos aos motoristas de veículos particulares que se deslocam do Centro da cidade em direção a Região Norte que evitem o trecho no Alecrim, e que preferencialmente, utilizem a Ponte Newton Navarro, a partir da Praia do Forte”, destaca o inspetor Carlos Eugênio, Chefe do Setor de Intervenção Viária da Semob.

Casados há 72 anos morrem de mãos dadas.

Um casal do estado americano do Iowa que ficou casado durante 72 anos morreu de mãos dadas no hospital na semana passada, segundo a família. A informação é do portal G1.

De acordo com o portal, Gordon e Norma Yeager morreram com uma diferença de uma hora um do outro.

A história deles começou na escola secundária. No dia da formatura, Norma Stock aceitou a proposta de casamento de Gordon.

Ministério do Planejamento autoriza 1.850 oportunidades para o INSS.

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (19/10) traz a autorização de 1.850 vagas para o próximo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, Miriam Belchior, deu sinal verde para que o INSS selecione 1.500 técnicos do seguro social (nível médio) e 375 peritos médicos previdenciários (nível superior).

O prazo formal é de que o concurso seja publicado em três meses, a contar desta quarta-feira (19/10). De acordo com o ministro da Previdência Social (MPS), Garibaldi Alves Filho, o documento deverá ser lançado em breve. "Assim que a autorização sair, o edital sai em seguida", informou pelo microblog Twitter.

De acordo com a portaria número 442 de 18 de outubro, o provimento dos cargos será escalonado. Do total de 1.500 técnicos, 900 serão admitidos em março, 500 em julho e 100 em novembro de 2012. Já os peritos serão distribuídos da seguinte maneira: 150 em março, 100 em julho e 125 em outubro de 2012.

Os novos servidores do INSS vão atuar no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do instituto, que prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência em cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as demais 649 unidades deverão ser entregues.

Último concurso.
Em 2008 o lançou concurso com 2,3 mil oportunidades para técnicos e analistas. Segundo o edital, a remuneração inicial oferecida era de R$ 1.989,87 e R$ 2.243,78, respectivamente. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) elaborou as provas.

Hospital abre seleção para contratar enfermeiros e técnicos no RN.

O Hospital Universitário Onofre Lopes, através da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) realiza processo seletivo para contratação de 40 técnicos de enfermagem e 10 enfermeiros.

As inscrições estão acontecendo até o dia 21 de outubro, no Stand da FUNPEC, localizado no Centro de Convivência Djalma Marinho – Campus Universitário da UFRN, Lagoa Nova, no horário das 10h às 16h.

A documentação deve ser entregue no ato da inscrição. o edital e outras informações estão disponíveis no site da fundação.

Alcione apresenta show de sua nova turnê em Natal.

Em comemoração aos 40 anos de carreira, Alcione dá largada à turnê nacional Duas Faces, que passará por Natal, neste sábado, 22, no Teatro Riachuelo, a partir das 21h. A promoção é da construtora Hazbun.

Os ingressos para o show de Alcione estão sendo vendidos na bilheteria do teatro, segunda a sábado, das 13h às 21h, e domingo, das 14h às 20h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4008-3700.

Doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Brasil.

As doenças cardiovasculares, que afetam o coração ou os vasos sanguíneos, são responsáveis por 33% das mortes no Brasil, sendo a principal causa de óbito no país. A conclusão é de um estudo divulgado no último mês de setembro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O relatório mostra que as doenças não transmissíveis são muito influenciadas por fatores de risco comportamentais da população, como o fumo, falta de atividade física, consumo de álcool e alimentação pouco saudável.

Por se tratarem de problemas silenciosos, com poucos sintomas, as doenças cardiovasculares se tornam ainda mais perigosas. Por este motivo, os exames de rotina e os check-ups se tornam, cada vez mais, necessários. “São nestes exames que o médico irá determinar o risco cardiovascular, isto é, o risco que esta pessoa apresenta de sofrer um ataque do coração ou um acidente vascular cerebral (AVC). Será nesta consulta e através da confirmação por exames e testes complementares que será diagnosticada ou afastada a presença de doenças que podem ser controladas de forma a diminuir as chances de ocorrer um evento mais grave”, explica o cardiologista Alexandre Manoel Varela.

Justiça determina nomeação de aprovado em concurso no RN.

O juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou que a Prefeita do Município do Natal e Secretário Municipal de Gestão de Pessoas Logística e Modernização Organizacional – SEGELM nomeie, dê posse e admita o exercício do cargo de Fiscal de Transporte Coletivo, regido pelo Edital nº 001/2006, um candidato aprovado dentro do número de vagas, obedecida a ordem de classificação, com todos os direitos e deveres decorrentes.

Na ação, o autor alegou que se submeteu ao concurso público para provimento do cargo de Fiscal de Transporte Coletivo, regido pelo Edital nº 001/2006, tendo sido aprovado na 188ª posição, ou seja, dentro das 200 vagas previstas, fato que lhe trouxe direito subjetivo à nomeação. Ressaltou que o prazo de validade do concurso já se expirou e pediu liminar para que seja determinada sua nomeação ao cargo de Fiscal de Transporte Coletivo. No mérito, que seja confirmada a segurança.

Ao analisar os autos, o magistrado verificou que, de fato, ficou comprovada a aprovação do impetrante para o cargo postulado, dentro do número de vagas previstas no edital, sem que tenha ocorrido sua nomeação para tomar posse no referido cargo. “Ora, se o impetrante foi classificado dentro do número de vagas oferecidas no Edital do certame e a impetração da segurança se deu ainda dentro do prazo decadencial previsto no art. 23 da Lei nº 12.016/2009, certo é que tem ele direito de ser nomeado”, decidiu.

Dessa forma, o juiz entendeu que a administração fica vinculada ao regulamento do concurso público, e não pode, sem justa causa, deixar de nomear os candidatos aprovados, preenchendo todas as vagas disponibilizadas no instrumento convocatório, antes de expirar a validade do concurso.

Ex-diretor do Detran/RN é condenado a mais de três anos de prisão.

A juíza da 6ª Vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, condenou o ex-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Valter Sandi de Oliveira Costa, a três anos e nove meses de prisão e ao pagamento de 60 dias. Essa decisão ocorreu devido a dispensa de licitação para a contratação da Fundação Educativa de Trânsito e Transporte Geração do Futuro (FUNDATRAN), empresa que iria fazer a inspeção veicular no Rio Grande do Norte em 2002.

Na mesma sentença foi condenado a três anos e três meses de detenção e a 45 dias multa, o presidente da Fundatran, Eduardo Augusto Barbosa de Moraes, cujo contrato tinha o valor estimado de R$ 2.275.000,00. Porém, a empresa não chegou a receber nada e nem o serviço a ser prestado, já que o contrato foi assinado em dezembro de 2002, no final do governo Fernando Freire, e no ano seguinte a nova diretoria do Detran cancelou o contrato.

Pesquisa do IBGE mostra que o RN trata apenas 23% do esgoto coletado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quarta-feira (19), os dados referentes a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008, apresentadas no Atlas de Saneamento 2011.No Rio grande do Norte, a coleta de esgoto´re realizado em 35% de todo o estado, porém apenas 23% recebendo o tratamento adequado.

Na região Nordeste, apenas três estados apresentaram percentual de municípios coletores acima da média nacional, dentre eles Pernambuco (88%), Paraíba (73%) e Ceará (70%).

A pesquisa também aborda a abrangência, qualidade e eficiência dos serviços de saneamento (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo) e sua relação com o meio ambiente e a saúde, apresentando dados para o Brasil, as unidades da federação e as regiões metropolitanas.

A incidência de dengue também é citada na pesquisa, com a apresentação dos picos de números de ocorrências elevadas. Os maiores indíces de incidências foram registrados em 2008, principalmente nos Estados de Sergipe, Rio de Janeiro, Roraima e Rio Grande do Norte, com valores entre 1 123 e 1 428 casos por 100 mil habitantes.

O Rio Grande do Norte, juntamente com a Paraíba e Sergipe também apresentaram, em 2008, as maiores proporções de município com ocorrência de dengue. O número de internações hospitalares por dengue sofreu um ligeiro aumento de 1993 a 2008, mas ainda é menor (0,04 int./100 hab. em 2008) do que o de internações por diarreias (0,26 int./100 hab.).

Silvio Santos supera Jesus Cristo na preferência nacional.

Uma pesquisa realizada pelo instituto britânico Future Poll para a marca de bebidas Johnnie Walker, apontou que o nome do apresentador Silvio Santos, ficou em primeiro lugar na pesquisa, superando até mesmo Jesus Cristo.

O dono do SBT lidera o ranking de personalidades mais admiradas no país, superando outros listados como Jesus Cristo, Lula, Pelé, Ayrton Senna e Ronaldo. A pesquisa ouviu mais de mil homens e mulheres entre 25 a 45 anos.

Silvio deve ganhar, em 2012, um filme que vai contar sua biografia, a partir de um livro já lançado sobre sua trajetória.

Televisão pode afetar desenvolvimento de crianças menores de 2 anos, diz estudo.

Ver televisão ou vídeos não é aconselhável para crianças menores de dois anos, já que há pesquisas que mostram que a prática pode afetar seu desenvolvimento, afirmou nesta terça-feira um grupo de pediatras americanos.

Em vez de permitir que as crianças vejam vídeos ou televisão, os pais deveriam falar com elas e estimulá-las para que brinquem de forma independente, afirma a primeira diretriz divulgada em mais de uma década pela Academia Americana de Pediatria (AAP, em inglês).

O Conselho segue a linha da recomendação emitida em 1999 pela maior associação americana de pediatras, mas esta publicação também adverte os pais sobre como seus próprios hábitos televisivos podem retardar a capacidade de falar em seus filhos.

"Esta diretiva atualizada traz mais evidências de que os meios de comunicação - tanto em primeiro como em segundo plano - têm um efeito potencialmente negativo e nenhum efeito positivo conhecido para as crianças menores de dois anos", sustentou.

"Portanto, a AAP reafirma suas recomendações de desaconselhar o uso de meios deste tipo nesta faixa etária", acrescentou.

Esta última diretiva não se refere a jogos interativos como os videogames, smartphones e outros dispositivos, mas sim a meios de comunicação cujo consumo através de qualquer tipo de tela seja passivo, como o telefone, o computador, a televisão e outros.

O pediatra Ari Brown explicou que esta atualização era necessária devido ao aumento dos lançamentos de DVD segmentados para crianças menores de 2 anos e pelo fato de quase 90% dos pais reconhecerem que seus filhos veem algum tipo de meio de comunicação eletrônico.

A AAP convocou os pediatras a abordar o tema do uso da tecnologia com os novos pais e afirmou que qualquer adulto deve estar consciente do quanto está distraído quando a televisão está ligada.

Os estudos citados na diretiva indicam que os pais interagem menos com seus filhos quando a televisão está em funcionamento e que uma criança que brinca em frente à televisão olhará o aparelho - se ele estiver ligado, inclusive como som de fundo - três vezes por minuto.

"Quando a televisão está ligada, os pais falam menos com seus filhos", afirmou à AFP. "Há alguma evidência científica que mostra que quanto menos tempo se dedica a uma criança, mais pobre é sua linguagem".

Nem mesmo os chamados vídeos educativos estão beneficiando as crianças menores de dois anos, já que elas são muito pequenas para entender as imagens na tela, disse a AAP.

"As propriedades educativas dos meios de comunicação para crianças menores de dois anos continuam sem ser demonstradas, apesar do fato de três quartos dos produtos audiovisuais infantis mais vendidos terem reivindicações educativas implícitas ou explícitas", acrescentou.

"Um espaço de brincadeiras livre é mais valioso para o desenvolvimento cerebral do que qualquer exposição a meios de comunicação eletrônicos", concluiu a Academia Americana de Pediatria.

Fonte: Bol.

Universidades oferecem dezenas de bolsas para estudar dentro e fora do País.

As universidades do País estão repletas de oportunidades para aqueles desejam incrementar a formação acadêmica. São bolsas graduação e pós-graduação para estudar dentro ou fora do País.

A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, fez uma parceria com a União Europeia que resultará em 10 intercâmbios para Universidade de Cambridge, na Inglaterra, ou para a Escola Internacional de Estudos Avançados, na Itália. Os interessados devem atuar preferencialmente na área de Neurociências.

Já a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebe inscrições para 30 bolsas sanduíche nos estados Unidos pelo programa Ciência Sem Fronteiras, enquanto a Universidade Federal de Viçosa (UFV) acolhe 30 bolsistas para iniciação em cultura e arte. Há ainda oportunidades em instituições do Rio de Janeiro, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Ruas históricas da Ribeira sofrem com lixo e fedentina.

Além de negligenciado pelo poder público no que se refere à preservação e urbanização, o bairro histórico da Ribeira, na Zona Leste, agora acumula um outro problema: o bairro fede. Especialmente na região portuária e na Rua Chile, onde há dezenas de escritórios, empresas, oficinas mecânicas e peixarias. Essas últimas, por sinal, são apontadas pelos frequentadores como as culpadas pela fedentina que toma conta do bairro mais antigo da capital. O esgoto e a água usada para lavar os invadem a antiga rua do comércio de Natal.

Muitos comerciantes sequer usam desinfetantes. "Alguns não tem consciência, lavam e deixam a água escorrer pela rua, no calçamento mesmo. Às vezes ficam espinhas de peixe na calçada. Quando o sol bate, a fedentina sobe ainda mais", afirma Damião Inácio, peixeiro que trabalha na Rua Chile. Apesar de o problema se apresentar como aparente falta de cuidado da própria população e dos comerciantes que usam o local, também falta iniciativa do poder público para manter a limpeza na área.

Na sexta-feira da semana passada, 14 de outubro, o Diário de Natal mostrou o problema da sujeira no entorno do Teatro Alberto Maranhão. Ontem a reportagem observou que as coisas continuam nada limpas por lá. O cenário não mudou: o abandono da praça Augusto Severo continua e o lixo se mantém acumulado nos canteiros onde deveriam haver plantas. Não obstante, a reportagem observou que o descaso com a Ribeira se estende a outras partes do bairro, especialmente na região portuária.

No largo da Rua Chile, por exemplo, o antigo casarão que servia como terminal da Estação Ferroviária está abandonado. As pinturas em grafite deram lugar às pichações. O alpendre serve de moradia para um mendigo, que já virou conhecido dos moradores. "A gente pede pra ele ter cuidado, mas basta colocarmos sacolas com lixo na rua, ele é o primeiro a abrir. E pior, espalhar o lixo", explica o chefe de cozinha João Pedro Bispo de Oliveira, da Central Ribeira Botequim. "Aqui em frente é muito sujo.Isso traz barata, ratos. Temos que lavar frequentemente a nossa cozinha para evitar contaminação", completou. Em frente à boate Galpão 29, um buraco se abriu no calçamento, em plena rua. Mais adiante, mais buracos e sujeira. Entulhos se acumulam próximo às sedes dos clubes de remo Náutico e Sport, ainda na Rua Chile.

Com comentários de Romário, futebol sub-20 estreia contra a Argentina.

Foram duas semanas de preparação entre a Granja Comary e já em treinos no México, para a estreia da seleção masculina de futebol nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nesta quarta-feira (19), contra a Argentina. A partida, no estádio Omnilife, está marcada para as 20h de Brasília. E, na Record, os comentários são do “Baixinho” Romário.

Neste Pan, o Brasil é representado pela seleção sub-20, que foi campeã do Mundial da categoria na Colômbia - com destaque para Henrique e Romário. O técnico Ney Franco ainda tem jogadores da seleção sub-17, semifinalista do Mundial da categoria no México, como Misael Bueno.

SMS inaugura nesta quinta-feira o Centro de Atenção Psicosocial(CAPS).

A Secretaria Municipal de Saúde de João Câmara inaugura nesta quinta-feira(20) Às 14h30 o Centro de Atenção Psicosocial(CAPS) que funcionará em parte do prédio da antiga Maternidade Noêmia Lucena, na praça Monsenhor Freitas.

O prédio está recebendo os últimos retoques de adaptação e pintura para sua inauguração. A outra parte do prédio servirá de base de apoio para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU).

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Demolição do Machadinho oficializa obras da Arena
Tribuna do Norte: Governo estuda usar PPP para construir hospitais
Globo: Na marca do pênalti - Ministério do Esporte tinha QG da propina, diz acusador
Estadão: Dilma tira poder de Orlando e assume decisões sobre Copa
Correio: Estudante da Asa Sul é a 4ª vítima de bactéria
Valor: Crise embala terceira onda de investimento espanhol
Jornal do Commercio: Barbárie em família
Zero Hora: Efeitos do vulcão: Saúde faz alerta sobre os perigos das cinzas

terça-feira, outubro 18, 2011

Estudante do RN participam de evento nacional de aerodesign.

Duas equipes das Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam a partir do próximo dia 20 de outubro, da 13ª Competição SAE Brasil AeroDesign, que será realizada em em São José dos Campos/SP. A instituição concorre com as Equipes Car-Kará Open e Car-Kará Micro. A UFRN juntamente com universidades da Paraíba, Maranhão e Mato Grosso serão representados por duas equipes cada.

Dos 97 aviões construídos por estudantes de engenharia do Brasil, países como Venezuela e México também participam da disputa, que segue até domingo (23) e marca o Dia do Aviador, quando Santos Dumont levantou o primeiro voo com o 14 Bis (23 de outubro).

Durante os quatro dias, os estudantes de engenharia vão imitar o feito do Pai da Aviação e fazer seus protótipos, construídos dentro das respectivas Instituições de ensino, alçar voo com a maior capacidade de carga possível para serem avaliados por engenheiros da indústria aeronáutica.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma.

Mulher morre e criança de três anos fica ferida em acidente na RN-015.

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (18) na RN-015, próximo ao município de Baraúnas, envolvendo uma motocicleta trax de cor preta e um veiculo tipo corsa classic, de placas GWZ 9971 de Belo Horizonte/MG, resultou na morte da empregada doméstica Gerusa Alves Batista, de 44 anos.

Segundo informações de testemunhas, Gerusa estava na moto juntamente com o sobrinho de três anos que retornava da escola. Quando tentou realizar uma manobra a esquerda, a vítima acabou colidindo com o veículo que trafegava no sentido contrário. Com o impacto, a empregada doméstica acabou morrendo no local, enquanto a criança sofreu um corte na cabeça e foi socorrido para o Hospital Regional Tarcisio Maia.

O veículo envolvido no acidente é de uma empresa prestadora de serviço a Petrobras, o motorista permaneceu no local, acionou a polícia e o socorro medico. Segundo informações do Sgt "Clécio", comandante das operações do trânsito, o condutor do veículo foi conduzido para a delegacia do bairro nova Betânia em Mossoró, pra prestar esclarecimentos.

Brasil está em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos.

O Brasil assumiu a segunda colocação no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos que estão sendo disputados em Guadalajara, no México. O Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 18 medalhas de ouro, seguido pelo Brasil, com nove, e pelo México, com oito.

Até o quarto dia da competição, a natação é a modalidade brasileira mais premiada. Ao todo, foram 12 medalhas, sendo seis de ouro, quatro de prata e duas de bronze. O campeão mundial e olímpico de natação, Cesar Cielo, levou o ouro nos 100 metros livre e no revezamento 4x100 metros livre. Os nadadores Felipe França e Felipe Lima também se destacaram após a conquista do ouro e da prata na prova dos 100 metros peito.

Na tarde desta terça-feira (18), o nadador Thiago Pereira assegurou a chance de chegar à marca de dez medalhas pan-americanas de ouro após conseguir chegar às finais dos 200m peito. Ele tanta bater o recorde do mesatenista Hugo Hoyama, que ganhou nesta terça-feira sua décima medalha de ouro em Jogos Pan-americanos.

O Brasil conquistou o bicampeonato por equipes masculinas de tênis de mesa após uma disputa acirrada contra a Argentina. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Hoyama é o recordista absoluto de medalhas do Brasil.

Há pouco, o brasileiro Daniel Paiola conquistou uma medalha inédita. Ele ganhou o bronze no torneio individual masculino de badminton. O Brasil havia conquistado apenas um bronze no Pan de 2007 na disputa entre duplas masculinas. Paiola perdeu para o guatelmateco Kevin Cordon por 2 sets a 0.

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ocorrem até o dia 30 de outubro e tem a participação de 42 países. Na edição anterior do evento, que ocorreu em 2007 no Rio de Janeiro, o Brasil ficou em terceiro lugar. A delegação brasileira conquistou 157 medalhas, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.

Projeto ambiental da UFRN prevê a plantação de 20 mil árvores.

O projeto de Educação Ambiental Plante Enquanto é Tempo será lançado oficialmente hoje, às 18h, durante a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC). A ação prevê conseguir 20 mil voluntários tutores de novas árvores em Natal, que plantem e cuidem delas nos primeiros anos, começando pelos alunos da UFRN e dos colégios da Grande Natal.

A ação pretende criar uma grande onda de conscientização ambiental nas cidades e ao mesmo tempo contribuir para alterar a paisagem urbana em Natal e arredores, além de combater o aquecimento. O projeto, coordenado pelos professores Robério Paulino, do Departamento de Políticas Públicas, e pela professora Rosângela Gondim, do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia, é uma parceria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e do Centro de Biociências (CB).

Demolição do ginásio Machadinho é iniciada e atrai curiosos.

O processo de demolição do ginásio Machadinho foi iniciado na manhã desta terça-feira (18), por volta das 7h. Os curiosos que passaram pelo local puderam presenciar a derrubada de duas faixas de arquibancada através de seis máquinas, de acordo com o cronograma estabelecido até a limpeza da área.

De acordo Charles Maia, presidente técnico Sociedade de Propósitos Específicos (SPE) do estádio Arena das Dunas, a retirada completa do concreto e aço deverá durar cerca de 30 dias. “Utilizaremos o concreto para o uso da obra do estádio e o aço será encaminhado para siderúrgica”, disse.

Segundo o diretor do SPE, após a limpeza da área, um prazo de um mês será estipulado até o início das obras de demolição mecânica do estádio Machadão, provavelmente, logo após o Carnatal, com prazo de finalização em quatro meses.

Palestra sobre câncer de mama será ministrada na Zona Sul.

A Unidade Básica de Saúde de Mirassol (UBS Mirassol) realiza nesta quarta-feira (19) a partir das 8h, uma mobilização para esclarecimentos da prevenção do câncer de mama. Pra isso, será realizado uma palestra com Lindamar Queiroz, vice-presidente da Rede Feminina da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer.

O evento acontecerá durante toda a manhã nos corredores da própria Unidade de Saúde com exposição de cartazes informativos e decoração na cor rosa. Segundo Márcia Barreto, diretora da UBS Mirassol, tem como objetivo mobilizar os usuários e pacientes que estarão presentes na ocasião.

Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2002 dando continuidade a campanha para esclarecimentos, prevenção e combate ao câncer de mama.

Riachuelo abre Programa de Estágio em em Natal.

A Riachuelo – uma das maiores varejistas de moda do País – abriu seu Programa de Estágio em Logística. As vagas para estagiar no maior centro de distribuição de varejo têxtil da América Latina são para jovens que estão cursando o último ano de administração, economia, engenharia, tecnologia da informação, logística, matemática e áreas correlatas. O programa tem o objetivo de atrair profissionais de alto potencial para participar do processo de desenvolvimento de Supervisores do Centro de Distribuição da rede, localizado em Natal/RN. Os interessados devem acessar http://www.riachuelo.com.br/ para se inscrever até o dia 09/11/2011.

O Programa de Estágio em Logística da Riachuelo terá duração até dezembro/2012. Serão três fases: operacional, supervisão e projeto, sendo que ao término de cada fase (trimestralmente) os profissionais serão avaliados pelos gestores da área e RH para a continuidade ou não dos mesmos. O grande diferencial deste programa é a possibilidade deste estagiário assumir o cargo de supervisão no término do estágio, considerando que na maioria dos casos, os estagiários são efetivados com cargo de assistente ou de analista. Os selecionados terão benefícios como assistência médica, vale transporte ou estacionamento, restaurante no local e seguro de vida.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Faltam servidores, sobram filas
Tribuna do Norte: Impasse na Câmara Municipal ameaça votação de empréstimo
Globo: Futuro do ministro do Esporte depende de depoimento hoje
Folha: ONGs do esporte têm de devolver R$ 26,5 milhões
Estadão: Ministro propôs acordo por silêncio, diz pivô de escândalo
Correio: Fantasmas custavam R$ 37 milhões ao GDF
Valor: Arbitragem aumenta a fatia de Daniel Dantas na Valepar
Estado de Minas: Campeões de infração
Jornal do Commercio: Estado melhora ranking da violência
Zero Hora: Verbas para crianças no RS são desviadas, constata sindicância

segunda-feira, outubro 17, 2011

Globo reconhece erro em uso de imagens do Pan, mas atribui culpa a agência de notícias.

Acusada pela Record de usar sem permissão imagens dos Jogos Pan-Americanos em seus noticiários, a Globo reconheceu no início da tarde que não poderia ter exibido as cenas que mostrou. A culpa, porém, segundo a emissora, foi da agência de notícias que enviou as imagens.

Segundo a Central Globo de Comunicação, a responsabilidade pelo ocorrido é da APTN, a divisão de televisão da Associated Press, uma das mais respeitadas e antigas agências de notícias do mundo.

A emissora argumenta que nas imagens enviadas pela APTN não havia a informação sobre o “embargo para o Brasil”, ou seja, que elas não poderiam ser exibidas no país. “As imagens vieram liberadas para uso. Quando fomos perguntados hoje sobre isso, voltamos o questionamento para a APTN, que então nos mandou o pedido de desculpas”, disse a Globo.

A Record, dona dos direitos de transmissão do Pan no Brasil, acusou a Globo de uso ilegal de imagens. Segundo a emissora, a concorrente não assinou um “Instrumento de Disponibilização de Imagens”, oferecido pela Record a todas as emissoras brasileiras. SBT, Cultura, RedeTV!, Band, BandSports, BandNews e TV Brasil assinaram o documento.

Segundo a Record, a Globo jamais respondeu à oferta para que assinasse este termo. Por este motivo, a emissora paulista desconhece a origem das imagens exibidas pela concorrente.

Órgão abre concurso com 116 vagas na BA; até R$ 2.180.

A Prefeitura de Presidente Tancredo Neves, no estado da Bahia, abriu esta semana concurso público para a seleção de 116 profissionais de todos os níveis. As remunerações variam entre R$ 545 e R$ 2.180.




As inscrições começam no dia 17 de outubro e devem ser feitas pela internet, no endereço http://www.concepcaoconcursos/ com.br até o dia 4 de novembro. A taxa de participação varia de acordo com o cargo de interesse do candidato; os valores vão de R$ 20 a R$ 80.

O certame oferece os cargos de agente comunitário de saúde, enfermeiro, nutricionista, professor habilitação em geografia, professor habilitação em história, professor habilitação em letras língua inglesa, professor habilitação em pedagogia, agente governamental administrativo, fiscal de obras, postura e vigilância ambiental, técnico agrícola, técnico em enfermagem, agente de serviços gerais, auxiliar governamental administrativo e motorista.

As datas e locais específicos da aplicação das provas ainda serão divulgadas, a previsão é que as informações sejam compartilhadas no dia 25 de novembro.

Rede Globo usa imagens dos Jogos Pan-Americanos sem autorização.

A Rede Globo desrespeita o contrato de direitos de imagens dos Jogos Pan-Americanos e exibe cenas das competições sem a autorização da Record, emissora exclusiva dos jogos no Brasil.

Em seu programa noturno dominical, a Globo mostrou o momento em que o nadador Cesar Cielo ganhava o ouro, e atribuiu as cenas à OTI - Organização das Telecomunicações Ibero-Americanas. Um dia antes, no sábado, o principal jornal da emissora levou ao ar cenas da abertura dos jogos. Em nenhum momento a Globo pediu autorização para exibir as imagens.

Há um mês, a Record enviou para todas as emissoras de televisão do país um documento informando que disponibilizaria as imagens do Pan. O documento pedia apenas a exibição da logomarca e o texto "imagens cedidas pela Rede Record".

É um claro desrespeito às leis de direito de imagens. Por contrato, as transmissões do Pan para TV aberta e por assinatura no Brasil são exclusivas da Record. Bastava mandar um e-mail para confirmar o interesse. Sete emissoras seguiram as normas e a Rede Globo sequer respondeu.

Bem diferente da Globo, a Record cumpre a lei. Na Copa 2010, a emissora creditou as imagens com a logomarca da Globo, como mandava o contrato. As imagens pirateadas viraram capa dos sites de notícias. Questionada, a Globo se limitou a dizer que está "verificando com a agência se houve algum erro da parte.