segunda-feira, outubro 17, 2011

Rede Globo usa imagens dos Jogos Pan-Americanos sem autorização.

A Rede Globo desrespeita o contrato de direitos de imagens dos Jogos Pan-Americanos e exibe cenas das competições sem a autorização da Record, emissora exclusiva dos jogos no Brasil.

Em seu programa noturno dominical, a Globo mostrou o momento em que o nadador Cesar Cielo ganhava o ouro, e atribuiu as cenas à OTI - Organização das Telecomunicações Ibero-Americanas. Um dia antes, no sábado, o principal jornal da emissora levou ao ar cenas da abertura dos jogos. Em nenhum momento a Globo pediu autorização para exibir as imagens.

Há um mês, a Record enviou para todas as emissoras de televisão do país um documento informando que disponibilizaria as imagens do Pan. O documento pedia apenas a exibição da logomarca e o texto "imagens cedidas pela Rede Record".

É um claro desrespeito às leis de direito de imagens. Por contrato, as transmissões do Pan para TV aberta e por assinatura no Brasil são exclusivas da Record. Bastava mandar um e-mail para confirmar o interesse. Sete emissoras seguiram as normas e a Rede Globo sequer respondeu.

Bem diferente da Globo, a Record cumpre a lei. Na Copa 2010, a emissora creditou as imagens com a logomarca da Globo, como mandava o contrato. As imagens pirateadas viraram capa dos sites de notícias. Questionada, a Globo se limitou a dizer que está "verificando com a agência se houve algum erro da parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário