sexta-feira, abril 29, 2022

Rio Grande do Norte atinge a marca de 80% da população vacinada com as duas doses.

O Rio Grande do Norte alcançou na quarta-feira (9) a marca de 80% da população geral com as duas doses de vacina contra a Covid-19. O percentual representa 2,53 milhões de pessoas que vivem atualmente no RN, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Chegar a esse patamar de vacinação é muito importante para a campanha como um todo. Porém, é preciso lembrar ainda a importância ainda da dose de reforço para todos os que já estão aptos”, ressaltou Cipriano Maia, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com RN + Vacina, 38% da população geral tomou a dose de reforço no estado. Já levando em consideração apenas a primeira dose, a cobertura da vacinação é de 91% da população total.

Apenas entre os adultos, que é o recorte populacional há mais tempo atendido pela campanha de vacinação, os percentuais de cobertura estão em 92% com a primeira dose, 86% com a segunda dose e 45% na dose de reforço.

A Sesap segue realizando junto aos municípios o trabalho de coordenação e orientação do processo de imunização, além da logística de distribuição imediata das doses que são recebidas no estado.

COVID: RN possui 41 leitos críticos e 64 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h00 desta sexta-feira (29).

Neste período, havia cinco pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 41 leitos críticos e outros 64, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 12,9%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 12,9%, registrada na tarde desta sexta-feira (29). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 10.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 14,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 6,7% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 41 leitos críticos (UTI) disponíveis e 8 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 64 disponíveis e 2 ocupados.

Outros 13 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 5 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

RN completa 15 dias sem óbitos por Covid-19; Novos casos são 44.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (29). São 503.336 casos totalizados.

Na quinta-feira (28), eram contabilizados 503.252, ou seja, 84 novos casos em comparação com a sexta-feira, destes, 44 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.175. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h, há pelo menos 15 dias. Óbitos em investigação são 1.456.

Recuperados são 494.052. Casos suspeitos somam 516 e descartados são 946.520. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.109.

Fiocruz vê cenário favorável, mas alerta: pandemia ainda não acabou.

A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada hoje (29), aponta para a manutenção da tendência de queda dos três principais indicadores da pandemia de covid-19: casos, internações e óbitos. Os cientistas responsáveis pela publicação, no entanto, alertam que a pandemia não acabou e os riscos continuam presentes. Eles recomendam uma combinação de medidas protetivas nas regiões com menor cobertura vacinal.

A publicação, que está disponível no portal da Fiocruz, traz dados referentes ao período de 10 a 23 de abril. Nas duas semanas, foi registrada a média de 14 mil casos diários no país, um decréscimo de 36% em relação às duas semanas anteriores compreendidas entre 27 de março a 9 de abril. Também foram contabilizadas cerca de 100 mortes por dia, valor próximo aos verificados no início da primeira onda epidêmica em abril de 2020. Na comparação com as duas semanas anteriores, houve uma queda de 43% no índice de mortalidade.

"Nenhum estado apresentou tendência significativa de alta do número de casos e em grande parte deles houve queda na incidência de casos novos, como Amazonas, Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Goiás. Somente dois estados apresentaram tendência de alta de mortalidade: Amazonas e Paraíba. Outras unidades apresentaram redução dos índices de mortalidade, como Rondônia, Roraima, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal", informa a Fiocruz.

Os pesquisadores defendem planejamentos de curto, médio e longo prazos, que passam pela capacitação das equipes de epidemiologia, pela introdução de estratégias de vigilância de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à covid-19 e pelo reforço do monitoramento para a detecção e caracterização de novas variantes.

O levantamento sobre a imunização mostra 83% da população do país vacinada com a primeira dose, 76,8% com o esquema vacinal completo e 40,4% com a dose de reforço, que também costuma ser designada como terceira dose. No entanto, os cientistas observam profundas desigualdades regionais e estaduais. São Paulo se destaca com 89,8% da população vacinada com a primeira dose, 85,2% com a segunda e 50,6% com a terceira.

Em outro extremo, há estados como Amapá e Roraima, com menos de 65% para a primeira, 50% para a segunda e 12% para a terceira dose. Para os locais com baixa cobertura vacinal, recomenda-se a combinação de diversas medidas protetivas como o uso de máscaras em locais fechados e a adoção do passaporte vacinal em prédios públicos, transportes públicos e espaços de trabalho.

Os pesquisadores também pedem a promoção de campanhas de sensibilização da população sobre a necessidade da imunização de reforço. "Ainda é necessário ampliar a segunda dose e investir em grupos etários que tenham menor adesão à aplicação da vacina. Além disso, é fundamental reforçar a importância e a necessidade da terceira dose, que não pode ser vista apenas como uma dose extra", alerta o boletim. 

A publicação também reforça a importância da vacinação contra a influenza, ofertada nos postos de saúde. A primeira etapa da campanha de aplicação do imunizante, voltada para pessoas de 60 anos ou mais e para trabalhadores da saúde, teve início no dia 4 de abril. A segunda etapa, que começa em 3 de maio, prevê o atendimento a indígenas, gestantes, crianças entre 6 meses e 5 anos, população privada de liberdade, professores e algumas outras categorias.

Internações

De forma geral, foram registradas taxas baixas de internação, ao mesmo tempo em que diversos estados reduziram a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento exclusivo de covid-19. Uma preocupação levantada pelo boletim diz respeito ao aumento da contribuição relativa das crianças nas internações. Os pesquisadores alertam que a cobertura vacinal do público infantil está evoluindo num ritmo muito lento.

Caixa conclui pagamento da parcela de abril do Auxílio Brasil.

A Caixa Econômica Federal conclui hoje (29) o pagamento da parcela de abril do programa Auxílio Brasil. Recebem nesta sexta-feira os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

Eclipse solar amanhã só poderá ser visto em regiões remotas.

Poucos verão com os próprios olhos, mas muitos poderão acompanhar – na página do Observatório Nacional no Youtube – o eclipse solar em regiões remotas do planeta. Será na tarde deste sábado (30).

O fenômeno só poderá ser observado por quem estiver na parte sul da América do Sul, especialmente no extremo do continente, onde o eclipse será mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol.

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Este é o primeiro dos dois eclipses solares previstos para este ano – nenhum observável no Brasil. Ele terá início às 15h45 (horário de Brasília).

A retransmissão ao vivo, do Observatório Nacional, terá início um pouco mais cedo, às 15h. Nela, os amantes da astronomia terão muitas atrações, promete a astrônoma Josina Nascimento.

Além de explicar como ocorrem os eclipses, ela disponibilizará imagens de outro fenômeno solar, visto a partir de Marte. “São imagens obtidas do ponto de vista marciano, flagradas pelo rover Perseverance, que está em Marte. O vídeo mostra o momento em que a lua Fobos passou em frente ao Sol. É imperdível”, disse à Agência Brasil a astrônoma.

Professores da rede Municipal de Educação de Natal/RN suspendem greve.

Os professores da rede municipal de Educação de Natal decidiram suspender a greve iniciada no último dia 28 de março com o objetivo de pressionar o Município pela implantação do reajuste salarial (de 33,24%) com base no piso nacional do magistério. A categoria se reuniu em assembleia na manhã desta sexta-feira (29) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Edução do RN (Sinte/RN) para debater os rumos do movimento grevista.

No encontro, a maioria votou pelo encerramento temporário da paralisação. A decisão se deu porque, segundo o Sinte, o desembargador Virgílio Macedo Júnior se comprometeu em mediar uma negociação entre a categoria, o prefeito Álvaro Dias e a secretária de Educação do Município, Cristina Diniz. Com a suspensão, a categoria entra em estado de greve (estado de alerta para uma possível nova paralisação). As aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira, 2 de maio, nas escolas e CMEIs da rede.

No dia 8 de abril, a Justiça havia estabelecido a suspensão da greve, a pedido do Município de Natal. Na decisão, o desembargador Virgílio Macedo que, segundo o Sinte, deverá mediar as negociações entre a categoria e a Prefeitura, havia determinado multa diária de R$ 10 mil, em caso de decumprimento, com limite de teto de R$ 100 mil. Os valores seriam aplicados ao Sinte, seus dirigentes e grevistas. Além disso, foram autorizados descontos nos salários dos professores, pelos dias não trabalhados.

Enem ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro.

As provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 na versão impressa vão ocorrer em 13 e 20 de novembro. A informação foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

As datas e demais informações sobre a versão digital não foram divulgadas. As inscrições para as duas versões (impressa ou digital) deve ser feita na página do participante entre 10 e 21 de maio.

Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85 e tem que ser paga até 27 de maio. O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a digital. É importante lembrar que a versão digital é aplicado nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa. O estudante também deve informar no ato de inscrição se vai responder prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol.

Confira o cronograma da versão impressa

Inscrições: 10 a 21 de maio

Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio

Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio

Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

Provas: 13 e 20 de novembro.

Lewandowski anula todas as decisões da ação com a maior quantidade de réus da Lava Jato.

Ontem quinta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o caso Torre Pituba. Ela é a ação com maior quantidade de réus da Lava Jato do Paraná.

Com isso, o processo segue para a Justiça Eleitoral e todas as decisões tomadas até então estão anuladas.

A sentença ocorre no âmbito de uma reclamação apresentada pelo ex-presidente da Petros (fundo de pensão dos funcionários da Petrobras), Luís Carlos Fernandes Afonso. Relativo à 56ª fase da Lava Jato, o caso soma 39 réus, sendo que 14 firmaram colaboração premiada.

A ação no STF foi assinada pelo advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos, Ricardo Lima Melo Dantas e Luciana de Freitas. A ação da Torre Pituba, como ficou conhecida a sede financeira da Petrobras em Salvador, envolve suspeitas de um esquema de pagamento de propina relativo à sua construção.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), foram cometidas práticas de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, desvio de recursos da Petros e organização criminosa. O custo estimado do projeto foi de R$ 1,4 bilhão —dos quais pelo menos R$ 68 milhões foram desviados em pagamento de propina.

A ação no STF foi assinada pelo advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos, Ricardo Lima Melo Dantas e Luciana de Freitas. A ação da Torre Pituba, como ficou conhecida a sede financeira da Petrobras em Salvador, envolve suspeitas de um esquema de pagamento de propina relativo à sua construção.

Enem: candidatos têm até hoje para recurso contra isenção negada.

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo de apresentação de recursos para aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Hoje também é o último dia para a apresentação de recursos dos candidatos que não tiveram a justificativa de ausência aceitas pelo instituto nas provas do Enem 2021.

Os resultados dos pedidos de isenção e a lista de candidatos que não fizeram a prova, apesar de ter conseguido a isenção, foram publicados pelo Inep no dia 22, na Página do Participante.

É também por meio dessa página que a formalização do recurso deve ser feita. Para acessá-la, clique aqui. Os resultados das análises dos recursos serão divulgados no dia 6 de maio.

Prefeitura de Natal paga folha de abril nesta sexta-feira (29).

Ao longo desta próxima sexta-feira (29), a Prefeitura de Natal (RN) vai creditar o salário referente ao mês de abril nas contas bancárias de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas dos órgãos da administração direta, indireta e fundacional. O pagamento antecipado de 100% da folha do funcionalismo público municipal vai colocar R$ 69,8 milhões em circulação na economia da cidade.

“Este é mais um mês em que quitamos toda a folha dos servidores de forma antecipada. É a demonstração do nosso compromisso com o funcionalismo público da capital potiguar. Com muito esforço, dedicação e empenho, estamos em dia com nossas obrigações com os homens e mulheres que compõem o nosso quadro funcional. Vamos trabalhar para que assim continuemos até o final da gestão”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Restaurante Universitário da UFRN será reaberto na segunda-feira.

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retoma o atendimento nesta segunda-feira, 2 de maio, conforme foi planejado junto à representação estudantil. A reabertura ocorre mais de um mês após a retomada das aulas, em virtude da finalização dos trâmites logísticos para reabertura da unidade. Segundo a instituição, devido aos protocolos de biossegurança, o serviço será voltado, inicialmente, aos estudantes que receberam o auxílio alimentação temporário em abril, além de todos os residentes e beneficiários do auxílio moradia do Campus Central.

De acordo com a diretora do RU, Michele Medeiros, levando em consideração o Protocolo de Biossegurança da UFRN, o Restaurante terá a capacidade de atender, neste primeiro momento de reabertura, cerca de 1.500 usuários, chegando a uma média de quase 3.500 refeições diárias. Antes da pandemia da covid-19, o RU oferecia cerca de 4.500 refeições por dia. Nesse sentido, em razão da restrição de ocupação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) vai ofertar, por meio de edital, auxílio alimentação em espécie, no valor de R$ 280,00, a 1.945 estudantes contemplados no edital para acesso ao RU em 2022.1.

Nesta primeira etapa, o RU não atenderá usuários pagantes, visto que a prioridade será o fornecimento de refeições gratuitas àqueles que se enquadrem nos critérios de atendimento estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Posteriormente, após a normalização da produção de alimentos e a incorporação de todos os beneficiários do auxílio alimentação, o RU fornecerá refeições a pagantes subsidiados ou não. Neste momento, por uma questão de logística, o acesso aos refeitórios se fará mediante a conferência manual da identificação do usuário.

Serviço

– RU-Central: 10h30 às 13h30, para almoço, e das 17h às 19h, para jantar;

– RU-Tecnológica: 11h às 13h;

– RU-Biomédica: 11h às 13h, para almoço, e das 17h às 18h30, para jantar.

*O café da manhã continuará a ser servido aos residentes.

Desemprego fica em 11,1% no 1º tri e atinge quase 12 milhões.

A taxa de desemprego no Brasil ficou no 11,1% no 1º trimestre de 2022, mostrando estabilidade frente ao 4º trimestre, com a falta de trabalho ainda atingindo 11,949 milhões de brasileiros, segundo divulgou nesta sexta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a população ocupada, estimada em 95,3 milhões, caiu 0,5% em 3 meses, o que significa 472 mil pessoas a menos no mercado de trabalho. Com isso, o nível da ocupação (percentual de ocupados na população em idade de trabalhar) cair para 55,2%, contra 55,6% no trimestre anterior - a primeira queda em 4 trimestres.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 11,2%, atingindo 12 milhões de pessoas. Na mínima histórica, registrada em 2014, chegou a 6,5%.

Passaporte da vacina: 77% dos brasileiros querem exigência em escolas.

Mesmo com a estabilização de casos e mortes por Covid-19, a maioria dos brasileiros ainda defende a adoção medidas preventivas para evitar o contágio pelo coronavírus.

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto FSB Pesquisa mostra que 77% da população é favorável à exigência do passaporte da vacinação em escolas e faculdades.

O estudo, divulgado nesta sexta-feira (29/4), mostra que 17% dos entrevistados são contra a exigência de vacinação para estudantes e docentes participarem de aulas presenciais. Outros 4% disseram não ser favoráveis, nem contrários, ou que depende da situação.

As organizações entrevistaram 2.015 brasileiros de 16 anos ou mais, em todas as unidades da Federação. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 5 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

quinta-feira, abril 28, 2022

Abel Braga deixa comando técnico do Flu após dois jogos sem vitórias.

O Fluminense anunciou a saída do técnico Abel Braga na manhã desta quinta-feira (28), após acordo com a diretoria. Em nota, o clube ressaltou que o treinador é o “mais vitorioso da história do clube”. Na última terça (26), o técnico saiu do Maracanã, sob vaias da torcida tricolor, após a equipe empatar sem gols com o Unión Santa Fe (Argentina), pela chave H da Copa Sul-Americana. O time segue em terceiro lugar na fase de grupos do torneio continental, que classifica apenas o primeiro colocado às oitavas de final.  Além disso, no último sábado (23), o Flu já havia perdido em casa para o Internacional, por 1 a 0, em duelo da Série A do Campeonato Brasileiro.

Abel Braga iniciou sua quarta passagem pelo Tricolor carioca em 15 de dezembro do ano passado. Na temporada deste ano, ele comandou a conquista do Campeonato Carioca, quebrando um jejum de dez anos. Desde que assumiu o time, foram 17 vitórias, quatro empates e cinco derrotas (total de 26 partidas). Abel Braga já treinara o Tricolor em 2005; e nos períodos de 2011 a 2013, e de 2016 a 2018, quando somou títulos do Carioca (2005 e 2012) e Brasileirão (2012). 

No próximo domingo (1º de maio), às 16h (horário de Brasília) o Fluminense duela fora de casa contra o Coritiba, pela quarta rodada do Brasileirão.  Quem dirigirá a equipe será o técnico interno Marcão, que comandou o time no final de 2021.

Julgamento da ex-deputada federal Flordelis é adiado para junho.

O júri popular da ex-deputada federal Flordelis e de mais quatro réus acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, marcado para o dia 9 de maio, foi adiado para 6 de junho, às 9 horas.

A mudança foi determinada pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, que considerou que não havia tempo hábil para a juntada de todos os laudos exigidos pelas defesas dos réus até a data prevista para maio.

Além da ex-parlamentar, serão julgados sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues, a neta Rayane dos Santos Oliveira e os filhos afetivos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva.

O pastor, que era marido de Flordelis, foi morto a tiros no dia 16 de junho de 2019, na residência da família, em Pendotiba, Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Governo inclui contraceptivos injetáveis mensais na lista do SUS.

O Ministério da Saúde incluiu contraceptivos injetáveis de aplicação mensal na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

O documento prevê a disponibilidade de contraceptivos de acetato de medroxiprogesterona e o cipionato de estradiol, o algestona acetofenida e o enantato de estradiol.

A incorporação dos contraceptivos foi uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Segundo documento, as áreas técnicas terão um prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta dos contraceptivos às mulheres que procurarem o SUS. 

Contraceptivos

O SUS disponibiliza diversos métodos contraceptivos. Entre eles, o diafragma e os preservativos, feminino e masculino.

Além das opções hormonais, há também o chamado DIU de cobre, dispositivo intrauterino em forma de T, colocado dentro do útero, que libera uma pequena quantidade de cobre para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos.

O DIU é considerado um contraceptivo de longa duração, podendo permanecer por até 10 anos no útero.

Barroso diz que a partir de agora vai adotar o silêncio.

O ministro Luis Roberto Barroso parece ter reconhecido quão catastrófico foi o seu ataque as Forças Armadas. Ao menos é o que diz o Jornal da Cidade Online.

No domingo (24), Barroso disse que os militares são orientados a atacar o processo eleitoral.

A declaração provocou reação contundente da cúpula da caserna, que considerou uma “ofensa grave”.

Diante disso, o ministro resolveu não mais falar no assunto. 

Vai permanecer quieto, em silêncio e não pretende responder aos militares.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 16,1%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 16,1%, registrada na tarde desta quinta-feira (28). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 13.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 17% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 13,3% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 40 leitos críticos (UTI) disponíveis e 10 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 59 disponíveis e 3 ocupados.

Outros 12 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 10 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 40 leitos críticos e 59 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 16h00 desta quarta-feira (27).

Neste período, havia dois pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 40 leitos críticos e outros 59, sendo clínicos.

ABC anuncia contratação de atacante da Portuguesa.

O ABC acertou a chegada de mais um reforço para a disputa da Série C. O atacante Gustavo França, de 24 anos, chegou nesta manhã a Natal e se junta ao elenco de Fernando Marchiori para a sequência da competição.

Formado na base do Corinthians, Gustavo França tem 1,77m, é destro e atua mais pelas pontas, como segundo atacante. Ele se profissionalizou no Juventus, de São Paulo, passou por Internacional (RS), Metropolitano (PR), Paraná Clube, América (RJ) e Portiguesa, onde fez 20 jogos nesse ano pela série A2 do Paulista, marcando 4 gols. Ele foi titular em 16 jogos, não jogou três e entrou no decorrer de uma partida.

O atacante é mais um da Portuguesa que fechou com o alvinegro. Antes dele, Giovani e Patrick, também da Lusa, chegaram ao alvinegro. Gustavo França fechou por empréstimo até o fim do ano.

Orkut de volta? Criador da rede social reativa site e promete novidades.

O Orkut pode voltar a existir. Nesta quarta-feira (27), o site orkut.com foi reativado e passou a exibir um comunicado em que Orkut Buyukkokten, criador da rede social, informa estar “construindo algo novo”. A nota relembra ainda o sucesso que a rede social fez e promete novidades em breve. Apesar de não trazer muitos detalhes sobre o novo projeto, o comunicado ganhou destaque nas redes sociais e diversos usuários comemoram um possível retorno da plataforma.

A rede social foi criada em janeiro de 2004 e logo virou um fenômeno. O Brasil era o principal público do Orkut, que chegou a ter 30 milhões de usuários ativos por aqui. O Google comprou a rede social em 2008 e anunciou o seu fim em 2014.

Confira o que diz o comunicado:

No comunicado, que tem cinco parágrafos e foi publicado em inglês e português, Buyukkokten critica o cenário de ódio presente no ambiente online atualmente e lembra o sucesso do Orkut. “Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais”, disse o programador. “É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

Na nota, Buyukkokten fez também uma crítica às redes sociais atuais. O programador defendeu que as plataformas digitais devem unir a população e que a privacidade dos usuários deve ser respeitada, inclusive no que diz respeito ao uso de dados. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”, disse.

Não foi confirmado se o projeto será de fato uma rede social ou se terá o nome Orkut. Datas sobre um possível lançamento também não foram divulgadas. Ao fim do comunicado, é possível ainda se inscrever para receber atualizações sobre o projeto via e-mail.

Lula lidera com 41,1% e Bolsonaro tem 35,3%, aponta pesquisa.

Pesquisa Modalmais Futura divulgada na manhã desta quinta-feira (28) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida presidencial, com 41,1% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) com 35,3%.

Os outros concorrentes não atingiram os dois dígitos: Ciro Gomes (PDT) tem 6,8%, João Doria (PSDB) 2,7%, André Janones (Avante) 1,9% e Simone Tebet (MDB) 0,9%.

Nas projeções de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 50,2% das intenções de voto contra 39,7% do atual presidente da República. Nas projeções de março da Modalmais Futura, Lula tinha 48,6% e Bolsonaro 41,6%.

A avaliação do presidente Jair Bolsonaro é considerada ruim/péssima para 47,5% dos entrevistados, ótima e boa para 32,9% e regular para 18,5%.

Em termos de rejeição, Bolsonaro lidera o ranking com 47,2%, seguido de Lula com 37,4% e Doria com 27,5%. Para 47,9% dos entrevistados, a maior preocupação e temor é a continuidade do atual governo e para 38,4% é a volta do PT ao poder.

A pesquisa foi feita entre os dias 20 a 25 de abril com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2,2% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08858/2022.

Chuvas de até 120 milímetros são registrados em 24 horas no RN; veja previsão para o fim de semana.

O Rio Grande do Norte amanheceu a quinta-feira (28) com chuvas distribuídas em todas as suas regiões, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Em 24 horas, entre às 7h de quarta-feira (27) e 7h desta quinta (28), o sistema de monitoramento registrou acumulado de 120 milímetros (mm) em Arez e 100 mm em Vila Flor (ambos localizados na região Leste potiguar.

Também houve boas chuvas em Brejinho (região Agreste) com 56mm, Luis Gomes (região Oeste) com 42.2mm, Ouro Branco (região Central) com 11,6mm.

Ao todo, ao longo das 24 horas, ocorreram chuvas em 68 postos de monitoramento.

‘A Zona de Convergência Intertropical segue atuando sobre o estado provocando as chuvas concentradas mais no Litoral e no Oeste”, comentou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.

A previsão, segundo a Emparn, é que as chuvas continuem até domingo em todo o estado.

Comitê da ONU diz que Lava Jato violou garantias processuais de Lula.

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que a investigação e o processo penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato violaram o direito de ser julgado por um tribunal imparcial, o direito à privacidade e os direitos políticos. As conclusões foram divulgadas nesta quinta-feira (28).

Formado por especialistas independentes que fiscalizam o cumprimento do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e os seus protocolos (tratado internacional assinado e ratificado pelo Brasil), o comitê analisou denúncia apresentada pelo ex-presidente sobre a forma como foi levado a julgamento na Lava Jato.

“Embora os Estados tenham o dever de investigar e processar os atos de corrupção e manter a população informada, especialmente em relação a um ex-chefe de Estado, tais ações devem ser conduzidas de forma justa e respeitar as garantias do devido processo legal”, disse o membro do comitê Arif Bulkan.

O ex-presidente foi investigado em 2016 em razão de denúncias de envolvimento em casos de corrupção apurados pela Lava Jato. A investigação foi conduzida sob a supervisão do então juiz federal Sergio Moro, que condenou Lula a nove anos de prisão em julho de 2017. No ano seguinte, em janeiro, a pena foi aumentada para 12 anos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Em abril de 2018, ele começou a cumprir pena com recursos ainda pendentes. 

O Supremo Tribunal Federal anulou a condenação em 2021, decidindo que o então juiz não tinha jurisdição para investigar e julgar esses casos. “Embora o Supremo Tribunal Federal tenha anulado a condenação e prisão de Lula em 2021, essas decisões não foram suficientemente oportunas e efetivas para evitar ou reparar as violações”, comentou Bulkan. 

Em nota, Moro disse que a sua atuação na aplicação da lei foi  legítima e que não houve qualquer tipo de perseguição política. Segundo ele, as conclusões do comitê da ONU se basearam na decisão do STF que anulou as condenações de Lula, posição que disse considerar "um grande erro judiciário". “Nem mesmo o Comitê nega a corrupção na Petrobras ou afirma a inocência de Lula. Vale destacar que a condenação do ex-presidente Lula foi referendada por três instâncias do Judiciário e passou pelo crivo de nove magistrados", disse Moro.

RN completa 14 dias sem óbitos por Covid-19; Novos casos são 73.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (28). São 503.252 casos totalizados.

Na quarta-feira (27), eram contabilizados 503.152, ou seja, 100 novos casos em comparação com a sexta-feira, destes, 73 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.172. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h, há pelo menos 14 dias. Óbitos em investigação são 1.474.

Recuperados são 493.801. Casos suspeitos somam 440 e descartados são 493.801. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.279.

Atlético-GO sofre virada e perde invencibilidade na Sul-Americana.

O Atlético-GO tomou um banho de água fria ao sofrer uma derrota de virada de 2 a 1 para o Antofagasta (Chile) pelo Grupo F da Copa Sul-Americana. A frustração com o revés foi causado porque o Dragão vencia a partida até os 41 minutos do segundo tempo. Apesar do revés o Atlético-GO continua na liderança de sua chave, com seis pontos.

Rede Sustentabilidade libera voto em Lula ou Ciro e proíbe apoio a Bolsonaro.

O ex-presidente Lula recebe, nesta quinta-feira (28), apoio de dirigentes e parlamentares da Rede Sustentabilidade, que o acompanharão em ato em Brasília. O partido elaborou uma resolução em que libera o voto de filiados em Lula ou Ciro Gomes (PDT) e proíbe o apoio a Jair Bolsonaro (PL), embora não o mencione no documento.

“Proibição de apoio em qualquer nível eleitoral às forças políticas conservadoras, fascistas, de extrema direita, corruptas e patrimonialistas de conteúdo antivida e antidemocráticas”, diz a resolução.

A decisão do partido de liberar os filiados a escolherem Ciro ou Lula tem como objetivo contemplar uma ala da legenda que rejeita o petista.

As ex-petistas Heloísa Helena e Marina Silva não têm previsão de participar do encontro.

Avaliada em quase R$ 470 mil, carga de cigarros contrabandeados é apreendida pela PM no RN.

Uma carga de 134 caixas de cigarros estrangeiros contrabandeados foi aprendida, ontem quarta-feira 27, em Assú, no interior do RN. Segundo a Polícia Militar, um veículo em atitude suspeita chamou atenção na BR 304 e, ao ver os policiais, o motorista saiu correndo por uma área de mata

O carro do tipo Citroen Jump Grencar continha a carga com 6.700 pacotes de cigarros, avaliados em R$ 469.000,00. Mesmo após buscas, o motorista não foi encontrado.

O material ilícito apreendido e veículo foram conduzidos a Delegacia de Polícia Federal de Mossoró, para realização dos procedimentos cabíveis.

“A língua é um dos pecados mais terríveis das sogras”, diz papa Francisco.

O papa Francisco discursou, ontem quarta-feira (27/4), sobre “a personagem mítica da sogra”, em sua audiência geral na Praça de São Pedro. Em sua fala, o pontífice afirmou que sogras são vítimas de “clichês” triviais, mas que “tenham cuidado com a língua, porque a língua é um dos pecados mais terríveis das sogras”.

“Eu não diria que as sogras são vistas como se fossem o diabo, mas é certo que elas são tratadas de forma pejorativa. Porém, a sogra é a mãe de seu marido e a mãe de sua esposa”, afirmou.

“Dizemos que a sogra, quanto mais longe estiver, melhor. Mas não, ela é mãe e uma anciã. Uma das coisas mais bonitas para uma mulher é ter netos. Quando os filhos têm crianças, ela volta a viver”.

O papa também aproveitou a oportunidade para deixar um recado para as noras: “Cuidem das relações com suas sogras. Às vezes, elas são um pouco especiais, mas vocês não deram à luz seu cônjuge”, disse.

Pacheco assumirá a Presidência da República na próxima semana.

Terceiro na linha sucessória do comando do país, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), deve assumir a Presidência da República na próxima semana.

O senador mineiro assumirá o cargo temporariamente no lugar do presidente Jair Bolsonaro, que viajará em 6 maio para a Georgetown, capital da Guiana, para uma visita oficial àquele país.

Pacheco será alçado ao posto porque os que o antecedem na linha sucessória do Brasil não podem assumir o Palácio do Planalto até as eleições de outubro, para não se tornarem inelegíveis.

Após queda de preço, botijão de gás de cozinha volta a subir até 8,09%.

O botijão de gás subiu 8,09% em abril, segundo a prévia da inflação feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No acumulado dos 12 últimos meses, a alta foi de 32,45%.

Em março, o aumento do botijão de gás foi bem menor (1,29%). Já nos dois primeiros meses do ano, leves quedas, incapazes de diluir a elevação dos últimos 60 dias, foram registradas. Em janeiro, a redução foi de 0,49% e em fevereiro de 0,25%.

Aumento de preços em cada região

Desde o início do ano, todos os estados tiverem aumento no preço do botijão de gás de 13kg, comparando janeiro com abril, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Anvisa amplia prazo de validade da vacina da Pfizer.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem quarta-feira (27.abr.2022) a ampliação do prazo de validade da vacina contra a covid-19 da Pfizer.

A partir de agora, tanto as versões adulto quanto pediátrica já distribuídas pelo Ministério da Saúde passam a ter validade de 12 meses, independentemente do prazo impresso na embalagem.

De acordo com a Anvisa, a aprovação permite que a farmacêutica continue a importar lotes do imunizante que estejam com período de validade inferior a 12 meses. “Essa aprovação visa a agilidade na oferta de vacinas à população brasileira”, explicou a agência sanitária em nota.

A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria colegiada.

OFICIAL: Chapa Fátima e Walter Alves é confirmada.

O acordo entre a governadora Fátima Bezerra e o deputado federal e presidente do MDB no RN Walter Alves foi selado, com a presença de Lula, para que o MDB seja indicado como o vice na chapa governista que disputará as eleições.

No encontro, ocorrido ontem quarta-feira (27), Lula ressaltou a importância de os dirigentes, militantes, governantes e parlamentares do PT nos estados estarem sintonizados com a política nacional de alianças. O presidente lembrou que ele próprio terá como seu vice o ex-governador de SP Geraldo Alckmin (ex-PSDB, agora no PSB).

A governadora lembrou a Lula, no entanto, que a aliança, conforme desejada e desenhada em âmbito nacional pelo PT, ainda depende de aprovação da Executiva Estadual do PT no RN, mas ela garantiu que vai cumprir o seu compromisso com Lula. Fátima ressaltou que o MDB vem se somar ao projeto que está em curso no Rio Grande do Norte desde 2018.

Covid: Nenhuma criança ou adolescente morreu por conta da vacina, diz Saúde.

Passados dez meses do início da vacinação contra a covid-19 da faixa etária abaixo de 18 anos no Brasil, nenhuma criança ou adolescente morreu em decorrência de efeito adverso da vacina. O dado consta em boletim epidemiológico especial do Ministério da Saúde, que investigou 38 óbitos notificados por estados e municípios e descartou que eles tenham sido provocados pela vacina.

A vacinação de adolescentes foi aprovada no dia 11 de junho de 2021 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que liberou a vacina da Pfizer para a faixa etária de 12 a 17 anos. A vacina para crianças entre 5 e 11 anos foi liberada apenas em dezembro do ano passado.

Segundo o documento, divulgado na terça-feira (26), desde o início da vacinação até o dia 12 de março, o ministério recebeu a notificação de 3.463 casos de eventos adversos na faixa etária abaixo de 18 anos. Destes, 419 (ou 12,1% do total) foram graves e 38 resultaram em morte, segundo classificação das vigilâncias epidemiológicas municipais e estaduais.

Uma das revelações do documento é que alguns dos óbitos notificados nem sequer estavam dentro do intervalo possível entre a aplicação da dose e o óbito. “Quatro eventos ocorreram com mais de 30 dias após a vacinação, evidenciando uma relação temporal inconsistente de acordo com a classificação de evento adverso”, aponta.

Após a investigação dos casos, os 38 óbitos notificados foram avaliados e classificados como:

  • Reações coincidentes ou inconsistentes: 23;
  • Inclassificáveis devido à necessidade de informações: 13;
  • Dados conflitantes em relação à causalidade: 2.

Brasil registra 245 óbitos e 20 mil casos de Covid nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (27), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 245* óbitos nas últimas 24h, totalizando 663.111 mortes;

– Foram 20.943* novos casos de coronavírus registrados, no total 30.399.004;

*Sem dados do Acre e com 124 óbitos represados do Rio de Janeiro.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 100. A a média móvel de novos casos é de 12.434.

O ministério da Saúde calcula que mais de 29,4 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

quarta-feira, abril 27, 2022

Dólar e euro podem atingir paridade pela primeira vez.

A queda do euro para uma mínima em 5 anos está reacendendo a possibilidade de a moeda atingir a paridade em relação ao dólar pela primeira vez em duas décadas, já que temores de uma recessão econômica em todo o bloco incentivam investidores a apostar na baixa da divisa comum.

Com a moeda única indo a um piso de 1,0514 dólar, aprofundando as perdas em abril para 4,5%, alguns indicadores financeiros e econômicos de alta frequência estão piscando em vermelho.

É provável que haja mais queda, disse Vasileios Gkionakis, chefe da estratégia de câmbio do G10 para Europa, Oriente Médio e África (Emea) do Citi, acrescentando que "o posicionamento especulativo está muito mais limpo do que antes, sugerindo espaço para uma acumulação maior de posições de venda".

Uma mudança para a paridade euro-dólar não será simples, no entanto, com operadores de câmbio enfrentando algumas barreiras técnicas rígidas.

A queda do euro ainda seria limitada por contratos de opções consideráveis em torno da mínima do início de 2017 de 1,0340 dólar e, em seguida, do patamar de 1,02 dólar atingido pela última vez em dezembro de 2002, de acordo com dois operadores.

Movimentos rápidos também podem chamar intervenção do BCE (Banco Central Europeu), vista pela última vez em 2000 e 2011, especialmente se a fraqueza do euro provocar turbulências no mercado de títulos em países mais frágeis, como a Itália.

Assim, poucos bancos estão dispostos a prever que a paridade euro-dólar será atingida. O HSBC, por exemplo, diz que o nível de 1,0341 dólar do início de 2017 pode aparecer "se os desafios macropolíticos não diminuírem".

O Rabobank disse que reconsiderará sua previsão de euro a 1,10 dólar, observando o dólar "mais forte por mais tempo", mas espera que "a paridade euro-dólar seja evitada" se as interrupções no fornecimento de energia forem contornadas e o aperto da política monetária pelo BCE permanecer em curso.

EUA e Rússia trocam prisioneiros em meio a tensões por guerra.

Os Estados Unidos e a Rússia trocaram prisioneiros, nesta quarta-feira, apesar das relações mais tensas em décadas devido à guerra na Ucrânia, com o ex-fuzileiro norte-americano Trevor Reed libertado em troca do piloto russo Konstantin Yaroshenko.

A troca, anunciada pelos dois países, não foi parte de conversações diplomáticas mais amplas e não representou uma mudança na abordagem norte-americana em relação à Ucrânia, disseram autoridades dos EUA.

Os laços entre Rússia e EUA têm estado no seu pior momento desde a era da Guerra Fria, após a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro e as subsequentes sanções ocidentais impostas a Moscou.

Reed, do Texas, estava a caminho de se reunir com sua família nos Estados Unidos, disseram altos funcionários do governo norte-americano, descrevendo o militar de 30 anos como "bem-disposto".

"Hoje, damos as boas-vindas a Trevor Reed e celebramos seu retorno à família, que sentiu sua falta", disse o presidente dos EUA, Joe Biden, em comunicado, observando suas preocupações com a saúde do filho do fuzileiro.

Reed foi condenado na Rússia em 2019 por colocar em perigo a vida de dois policiais quando estava bêbado em uma visita a Moscou. Os Estados Unidos chamaram seu julgamento de "teatro do absurdo"

As autoridades norte-americanas disseram que Biden comutou a sentença de Yaroshenko, um piloto russo que foi preso pelas forças especiais dos EUA na Libéria em 2010 e condenado por conspiração para contrabandear cocaína para os Estados Unidos. A Rússia havia proposto uma troca de prisioneiros por Yaroshenko em julho de 2019, em troca da libertação de qualquer norte-americano.

Os pais de Reed disseram que a troca ocorreu na Turquia.

Biden não comentou os detalhes da troca, mas disse: "As negociações que nos permitiram trazer Trevor para casa exigiram decisões difíceis que eu não tomo de ânimo leve".

Autoridades norte-americanas disseram que a troca se seguiu a meses de intensa diplomacia. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que a troca resultou de um longo processo de negociação.

Missão de países de língua portuguesa virá ao Brasil observar eleições.

Uma missão de observação eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) virá ao Brasil para acompanhar as eleições de outubro, confirmou hoje (27) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A CPLP possui uma Rede Eleitoral, com representantes dos órgãos eleitorais de Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Em reunião administrativa realizada nesta terça-feira (27), o colegiado aprovou o envio da missão ao Brasil.

“Para o TSE, a participação da CPLP como observadora das eleições brasileiras é realmente muito importante. Lembramos que temos como lema paz e segurança nas eleições", disse o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, na ocasião.

O TSE havia convidado a CPLP em 12 de abril. Em busca de dar maior confiabilidade ao processo eleitoral deste ano, neste ciclo a Corte Eleitoral intensificou os convites a órgãos internacionais para que participem como observadores do pleito no Brasil.

Também foram convidados recentemente a enviar missões ao Brasil: a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Carter Center, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes) e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore). “As conversas com esses organismos estão em andamento”, informou o TSE.

É comum que haja missões de observação internacionais durante as eleições no Brasil. Menos comum, contudo, é a participação simultânea de diversos organismos internacionais. Nas eleições municipais de 2020, o pleito foi acompanhado por uma missão da OEA.

Após reforma, Sistema FIERN reabre o Solar Bela Vista nesta quinta (28) como nova opção para cultura em Natal/RN.

Com um dos mais bonitos e antigos conjuntos arquitetônicos existentes em Natal, o Solar Bela Vista reabre suas portas, nesta quinta-feira (28), às 19h, após quase três meses em obras de restauração. A solenidade de reinauguração, realizada pelo SESI e Sistema FIERN, é restrita a convidados. Na ocasião, além de exposição de artes e instalações, haverá ainda apresentação do Sexteto da SESI Big Band.

Construído na primeira década do século XX pelo coronel Aureliano Medeiros, o casarão, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trouxe beleza e inovações para a Natal da época. Após a morte do militar, o imóvel já foi hotel e sede – temporária – do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Comissão quer ouvir Weintraub sobre supostas irregularidades no FNDE.

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) um convite para que o ex-ministro Abraham Weintraub esclareça declarações dadas por ele, em março de 2020, quando estava à frente do Ministério da Educação (MEC), sobre um suposto pedido do governo para que "entregasse" o Fundo Nacional de Educação (FNDE) ao Centrão.

“O que estamos percebendo é que se instalou no âmbito do MEC um balcão de negócios. De um lado atuação de lobistas e do outro um processo continuado de fraudes e licitações. Diante da declaração de que isso já foi reivindicado desde muito antes, acho que é importante ouvir Weintraub para que o ex-ministro confirme o que disse publicamente ou traga novas informações sobre os fatos que a comissão tem acompanhado“, justificou o senador Randolfe Rodrigues(Rede – AP), autor do convite.

Em outro requerimento aprovado hoje, a comissão solicita que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal enviem ao Senado informações e documentos encaminhados por Weintraub sobre as supostas irregularidades no MEC.

Os senadores também formalizaram requerimento de informações endereçado ao atual ministro da Educação, Victor Godoy, no qual pedem a relação de obras públicas da pasta iniciadas e não concluídas no período de 2006 até os dias atuais.

Ainda durante a reunião, a comissão aprovou um convite para ouvir a servidora pública Vanessa Reis Souza. Os senadores querem que ela dê explicações sobre supostos pedidos feitos pelo pastor Arilton Moura ao MEC e ao FNDE.

Detido por injúria racial, torcedor do Boca é solto após pagar fiança.

Um torcedor do Boca Juniors foi detido em flagrante na noite de terça-feira (26), em São Paulo, por imitar um macaco em manifestação direcionada à torcida do Corinthians, durante a partida entre o clube argentino e o brasileiro, na Neo Química Arena, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O homem, que não teve a identidade revelada em nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista, foi liberado nesta quarta-feira (27), após pagamento de fiança.

Segundo o comunicado da SSP, o torcedor do Boca foi denunciado por três brasileiros aos policiais militares no estádio. O centro de comando operacional registrou os gestos pelas câmeras de segurança interna. O homem foi localizado na torcida argentina, situada no setor sul da arena, e levado à Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), "onde foi lavrado o presente auto de prisão em flagrante delito".

O crime de injúria racial é previsto no artigo 140 do Código Penal. O parágrafo terceiro indica uma pena de reclusão de um a três anos, além do pagamento de multa.

Em nota, o Corinthians declarou repúdio a "todo e qualquer ato de racismo e discriminação" e afirmou que o caso "só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio". Pela rede social Twitter, o Boca expressou "absoluto repúdio" aos gestos "racistas e xenófobos" do torcedor e que os dirigentes avaliarão medidas e sanções a serem implementadas e aplicadas.

Vale lembrar que, no mês passado, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina), um torcedor do anfitrião River Plate foi flagrado jogando uma banana na torcida do Fortaleza, durante o jogo entre as equipes, também pela Libertadores. A equipe argentina identificou o homem como sócio do clube e o suspendeu.

O artigo 17 do Código Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) prevê que os clubes cujos torcedores atentem "contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas [...] por motivos de cor de pele, raça, sexo, orientação sexual, etnia, idioma, credo e origem" sejam multados em US$ 30 mil (R$ 149,7 mil, na cotação atual). A punição pode ser aplicada diretamente nos valores de premiação por participação.

Em campo, o Corinthians derrotou o Boca por 2 a 0, com gols do volante Maycon. O resultado levou o Timão à liderança do Grupo E da competição sul-americana.

Doria: “Lula não é Bolsonaro, é inteligente, tenho respeito por ele”.

O pré-candidato à presidência da República João Doria (PSDB) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “não merece respeito”, diferentemente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, segundo ele, “é inteligente”. A fala foi feita em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta quarta-feira (27/4).

“Embora eu seja um antagonista ao Lula, eu o respeito. O Lula não é Bolsonaro, o Lula é inteligente e tem passado. Eu tenho posições diferentes das dele, mas tenho respeito por ele. Já Bolsonaro não merece o meu respeito”, afirmou.

O ex-governador de São Paulo ainda reforçou ser contrário à reeleição, que considera “um mal para o Brasil e que deve ser extinta por uma reforma política”, e que decidiu concorrer ao Planalto por conta da “polarização Lula-Bolsonaro”.

“Este é o momento para que os brasileiros possam ter a opção de encontrar um ‘resolvedor’ e não um ampliador de seus problemas”, pontuou. Na entrevista, Doria ressaltou que é um “liberal social”, que “acredita na economia de mercado, mas que compreende também a importância do trabalho no combate à pobreza e às desigualdades”.

Nesta semana, ele viaja pelo país em sua pré-campanha. Nesta quarta e na quinta (28/4), participará de uma série de encontros políticos fechados no escritório do PSDB nacional em Brasília e da XXI Marcha dos Legislativos Municipais.

Depois, parte para Goiânia onde cumprirá agenda com lideranças políticas locais. Na sexta-feira (29/4), o tucano visitará a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e no sábado (30/4) terá eventos em São Paulo.

Justiça autoriza uso de força policial para retirada de manifestantes na SME.

O desembargador Virgílio Macêdo Júnior autorizou o uso de força policial para retirada de manifestantes que vem protestando nos últimos dias na sede da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). A decisão defere o pedido formulado o Município de Natal e ocorre, segundo o documento, para garantir cumprimento de uma decisão judicial que determinava o fim da greve por considerar o movimento como “ilegal”.
 
No documento, o magistrado afirma que a informação trazida pelo Município de que houve invasão à secretaria foi confirmada e configura uma “flagrante desobediência” a decisão do último dia 8 de abril, o que motivou a autorização do uso de força policial para “garantir o cumprimento da decisão judicial e o restabelecimento da ordem pública”.
 
Na última decisão, era determinada a retomada das aulas da rede municipal, assim como o desconto dos salários dos professores que participaram da greve e uma multa de até R$ 100 mil aos dirigentes do sindicato. A defesa do sindicato questionou a ilegalidade do movimento, argumentando que a educação “não se enquadra no rol de atividades essenciais para fins de direito de greve”.
 
Os professores da rede municipal de educação estão em greve desde o último dia 28 de março. A categoria reinvidica o reajuste de 33,24% do piso salarial da categoria.

Sábado (30) é dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo.

Iniciada no dia 04 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza e sarampo terá seu dia “D” no próximo sábado (30) quando os postos de vacinação dos municípios devem receber todo o público-alvo da campanha 2022.

Até a manhã desta quarta-feira (27) o Rio Grande do Norte vacinou 127.120 pessoas contra a influenza e 17.096 contra o sarampo. Os números estão abaixo do esperado pela Secretaria de Estado da Saúde da Saúde Pública (Sesap), que tem como meta vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários para a influenza e 95% para o sarampo.

“Precisamos avançar com a vacinação contra o sarampo e a influenza, para evitar complicações da doença e garantir a proteção dos grupos prioritários, e assim conseguirmos avançar para outros públicos. Portanto, o dia D que ocorre no sábado, é importante para as pessoas que têm dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana, procure uma unidade de saúde para receber a dose da vacina e atualizar a caderneta de vacinação”, disse Laiane Graziela, coordenadora de Imunização da Sesap.

A campanha segue até 03 de junho vacinando além das crianças de 6 meses a menores de cinco anos, idosos e profissionais de saúde, também: gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

CBF confirma amistoso da seleção masculina contra Japão em 6 de junho.

A seleção brasileira masculina de futebol vai enfrentar o Japão em 6 de junho, no Estádio Nacional de Tóquio, às 7h20 (horário de Brasília). O jogo amistoso, confirmado na manhã desta quarta-feira (27) pela CBF, faz parte da preparação do time para Copa do Mundo no Catar, que começa em 21 de novembro.

Será o segundo amistoso do escrete canarinho contra o país asiático: em 2017, sob comando do técnico Tite, o Brasil venceu por 3 a 1 com gols de Neymar, Marcelo e Gabriel Jesus, em partida realizada em Lille (França).

A CBF ainda não confirmou, mas a seleção comandada pelo técnico Tite também deve jogar no dia  2 de junho contra a Coreia do Sul e no dia 11 contra a Argentina, em Melbourne (Austrália).

Em setembro, a seleção também vai jogar contra o México e novamente contra a Argentina, mas desta vez cumprindo o jogo não realizado pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Catar,  ao lado de Sérvia, Camarões e Suíça. A estreia da seleção no Mundial será contra a Sérvia, em 14 de novembro.

Ibama abre concurso com mais de 1.100 vagas e salários até R$ 6 mil.

O Ibama lançou na semana passada um edital de inscrição para concurso público no órgão. São 1.143 vagas temporárias para combate a incêndios florestais.

São oportunidades para brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e supervisor de brigadas, com salários entre R$ 1.212 e R$ 6.060 e cargos com duração de seis meses.

Ao todo, 13 estados estão recebendo inscrições: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Tocantins e Rio de Janeiro.

No caso dos brigadistas e chefe de esquadrão é exigido ensino fundamental, enquanto que os cargos de chefe de brigada e supervisor de brigada estadual exigem curso superior.

Os prazos de inscrição variam de estado para estado, porém respeitando o intervalo entre os dias 19 de abril e 1 de julho. Os locais de inscrição são presenciais e você pode conferir todos os detalhes do concurso do Ibama clicando aqui.

Sesap reconhece epidemia após disparada de casos de dengue.

O número de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya está crescendo em todo o Estado do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do seu Programa Estadual de Arboviroses, tem identificado um aumento crescente nos casos de dengue, chikungunya e zika. A pasta reconhece uma epidemia de dengue no estado, assim como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Natal.

Os dados apurados até 9 de abril de 2022 indicam aumentos em alto grau dos casos prováveis das três doenças em comparação a 2021. No caso da dengue, houve um crescimento de 818%; na zika, 723%; e na chikungunya, 162%.

Em 2021, até a segunda semana de abril, foram registrados 435 casos prováveis de dengue, enquanto 2022 chegou a 3.995 no mesmo período. Os casos prováveis de chikungunya passaram de 570 para 1.494 casos prováveis, enquanto os de zika aumentaram de 39 casos prováveis ano passado para 321 em 2022.

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika.

Preço da gasolina sobe pela 2ª semana seguida e atinge novo recorde no país.

O preço da gasolina subiu pela segunda semana seguida e atingiu novo recorde nos postos de combustíveis, mostram os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O preço médio do litro da gasolina no país ficou em R$ 7,270 na semana entre os dias 17 e 23 de abril, o que representa uma alta de 0,70% em relação a semana anterior. Trata-se do maior valor nominal pago pelos consumidores desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004.

O pico até então tinha sido registrado na semana entre os dias 13 e 19 de março (R$ 7,267 o litro), após o forte reajuste de preços anunciado pela Petrobras. 

O maior preço encontrado nos mais de 5 mil postos pesquisados foi de R$ 8,599 o litro. Até então, a máxima encontrada pela pesquisa tinha sido de R$ 8,499 o litro. O menor valor encontrado foi R$ 6,190.  

A disparada dos preços dos combustíveis ocorre em meio à forte alta nos preços internacionais do petróleo após a Rússia ter invadido a Ucrânia, impactados pela oferta limitada frente a demanda mundial por energia.

Ceará mantém 100% de aproveitamento na Sul-Americana.

O Ceará manteve 100% de aproveitamento na primeira fase da Copa Sul-Americana após derrotar o General Caballero (Paraguai) por 2 a 0, ontem terça-feira (26) no estádio Manuel Ferreira, em Assunção.

Após esta vitória o Vozão ocupa a liderança do Grupo G com nove pontos, sendo seguido pelo Independiente (Argentina), que tem seis pontos.

Os gols da partida saíram apenas na etapa final. Logo aos quatro minutos Erick abriu o placar em cobrança de pênalti. E a vitória foi sacramentada aos 23 minutos, em gol de cabeça do zagueiro Messias após cobrança de escanteio.

O Vozão volta a entrar em campo pela competição na próxima terça (3) no Castelão, tendo como adversário o La Guaira (Venezuela).

Natal é a segunda capital do Nordeste com maior número de adultos com depressão.

Um levantamento inédito publicado pelo Ministério da Saúde neste mês coloca Natal como a segunda capital do Nordeste com o maior número de pessoas com 18 anos ou mais que relataram um diagnóstico médico por depressão.

A capital potiguar contabiliza 11,8% de registros nessa parcela da população, atrás somente de Recife, com 12,5%, conforme dados tabulados pelo órgão ministerial através da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) – ano base 2021.

Em todo o País, em média 11,3% dos brasileiros relatam um diagnóstico médico de depressão. É um número bem acima da média apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Brasil, de 5,3%.

A pesquisa Vigitel é aplicada todos os anos, e tem como objetivo coletar informações que dizem respeito à saúde nas capitais brasileiras. Essa é a primeira vez que a pesquisa traz números relacionados à depressão. Entre os sintomas da condição, estão: tristeza persistente, desânimo, baixa autoestima, sentimento de inutilidade, alterações no apetite, ganho ou perda de peso súbita, insônia, excesso de sono e fadiga acentuada.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 40 milhões.

O concurso 2.475 da Mega-Sena, realizado ontem terça-feira (26) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 01 - 40 - 44 - 45 - 58 - 60.

O próximo concurso (2.476), na quinta-feira (28), deve pagar o prêmio de R$ 40 milhões.

A quina teve 44 ganhadores e cada um vai receber R$56.378,81. Os 3.054 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.160,38.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Senado aprova prioridade no atendimento para acompanhantes.

O Senado aprovou ontem (26) um projeto que prevê prioridade no atendimento a acompanhantes de idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Essa prioridade poderá ser exercida quando estiverem acompanhando os titulares de tal benefício. O projeto segue para sanção presidencial.

Para o autor do texto, o deputado Alexandre Leite (União-SP), o projeto se faz necessário porque, segundo ele, a falta de extensão da prioridade aos acompanhantes dos titulares desse direito pode fazer com que a pessoa assistida seja separada de seus acompanhantes. Atualmente o atendimento prioritário em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos e veículos de transporte coletivo é garantido por lei, mas ela não trata dos acompanhantes.

“De pouco adianta que o titular do direito seja atendido rapidamente se precisar esperar pelo acompanhante e a separação entre eles pode deixar física ou psicologicamente desamparada a pessoa a quem é expressamente reconhecida prioridade”, afirmou o relator do projeto no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES).

O projeto ainda tenta evitar inversão indevida e abusiva, em que o acompanhante se valha da pessoa assistida apenas para ter acesso ao atendimento prioritário. Assim, o texto condiciona a extensão da prioridade aos acompanhantes apenas quando isso for imprescindível para a aplicação da prioridade legal.

Em noite de Maycon, Corinthians vence Boca na Libertadores.

À beira do campo estava o auxiliar Filipe Almeida, mas o que foi visto na Neo Química Arena em boa parte do jogo foi o Corinthians de Vítor Pereira em sua essência. E, enfim, vencendo um jogo grande na temporada, contra o todo poderoso Boca Juniors, mesmo que, hoje, não haja ali tanto poder assim... 

A vitória por 2 a 0 foi indiscutível. E necessária. Depois de uma semana de projetos fracassados, com a não-vitória contra a Portuguesa-RJ na Copa do Brasil e a dolorosa derrota no Dérbi para o Palmeiras pelo Brasileirão, o Timão tinha de concluir a sequência de jogos com os três pontos somados.  

Mas conseguiu mais do que isso. Foi, enfim, a primeira atuação marcante do Timão na Libertadores. O time já havia jogado bem contra o Deportivo Cali, também em casa, mas venceu de um jeito estranho, com um gol contra achado. Agora não. Foi uma vitória construída e conquistada com merecimento. 

O Timão agora encara o Fortaleza, provavelmente com muitas mudanças, e depois faz mais um jogo nesta perna de Libertadores diante do Deportivo Cali, na Colômbia, na quarta-feira da próxima semana. Se antes patinava na tabela e no imaginário do torcedor, agora o Timão ganha motivação. 

Arthur Aguiar é o campeão do ‘BBB22’, com 68,96% dos votos.

Arthur Aguiar é o campeão do “Big Brother Brasil 22”. O ator foi anunciado o vencedor com com 68,96% dos votos na final ontem terça-feira (26). Ele superou os amigos Paulo André (29,91%) e Douglas Silva (1,13%).

Com 751 milhões de votos, a votação foi a maior entre as finais de todas as edições e a segunda maior da história do programa (o recorde ainda é a do paredão entre Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez, no “BBB 20”).

O primeiro membro do camarote campeão de um “BBB”, Arthur entrou alguns dias depois do início do jogo, após ser diagnosticado com Covid. Ao longo de 100 dias, ele foi líder uma vez, anjo três e passou por sete paredões para chegar à final.

Fred desperdiça pênalti e Fluminense empata com Unión Santa Fe.

Com uma atuação muito ruim, que culminou com um pênalti desperdiçado pelo atacante Fred no final, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Unión Santa Fe (Argentina), no estádio do Maracanã ontem terça-feira (26), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Após este resultado o Tricolor fica na 3ª posição da classificação do Grupo H da competição com quatro pontos. A liderança é da equipe argentina, que tem um ponto a mais.

Agora, o Fluminense se concentra no Brasileiro, onde enfrenta o Coritiba no domingo (1). Pela Sul-Americana, o próximo compromisso é diante do Junior Barranquilla (Colômbia), na quarta-feira da próxima semana (4).

Câmara aprova despacho gratuito de bagagens de até 23 kg em voos nacionais.

O plenário da Câmara aprovou ontem terça-feira (26) a Medida Provisória (MP) que flexibiliza regras para o setor aéreo, conhecida como “MP do Voo Simples”.

No texto, foi incluído um dispositivo que autoriza a volta do despacho gratuito de bagagens de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em viagens internacionais. A proposta segue para análise do Senado Federal, que tem até 1º de junho para votar.

A isenção de cobrança de bagagens foi aprovada por meio de um destaque apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), cuja votação foi de 273 votos a 148. O texto-base da medida enviada pelo governo, por sua vez, foi de 294 votos favoráveis contra 90.

A medida ainda autoriza a construção de aeródromos sem autorização prévia, retira do escopo de competência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a outorga de serviços aéreos e revoga a obrigatoriedade de revalidação de outorgas a cada cinco anos.