sábado, fevereiro 02, 2013

Morre aos 93 anos em Mossoró dona Adalgisa, sogra da governadora do RN.

Morreu às 2h da manhã deste sábado (2), Dona Adalgisa de Souza Rosado, aos 93 anos, que é mãe do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini.

Dona Adalgisa é mãe também do deputado federal Carlos Alberto de Souza Rosado, que é deputado federal, o empresário Carlos Jerônimo Dix Sept Rosado.

Viúva de Dix Sept Rosado, Adalgisa Rosado, que já estava internada no Hospital Wilson Rosado há vários dias, também teve dois filhos adotivos, Trícia Rosado e Frank Dantas.

O velório será na Capela do Perpétuo Socorro, no Centro de Mossoró, e o sepultamento está previsto de acontecer às 17h no Cemitério São Sebastião, também no Centro de Mossoró.

Assembléia Legislativa do RN vai abrir licitação para concurso.

A Assembléia Legislativa do RN anunciou ontem a data de início do processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar o primeiro concurso público da história da instituição. A partir da próxima semana, a Assembléia começa a escolher a empresa responsável pelo concurso, enquanto que o edital de seleção deve ser lançado até o final de março. A expectativa é de que as provas sejam realizadas até junho.  Serão oferecidas 85 vagas nos níveis médio e superior com salários que variam de R$ 2.609,48 a R$ 17.025,00.

Para conseguir realizar o concurso, a Assembleia Legislativa  aprovou leis, em novembro de 2012, que definiram uma nova organização administrativa e do quadro de pessoal, além de estabelecer o plano de carreira e atribuições dos servidores da Casa. “Em função da realização do concurso, nós tivemos que fazer a reestruturação do quadro de pessoal da Casa. A realização do primeiro concurso da história do legislativo é uma das mais importantes metas da nossa gestão à frente da presidência. Os cidadãos potiguares e aqueles que já estão estudando, em especial, podem ficar certos de que o concurso será realizado”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

Segundo o presidente da Comissão do concurso público, José Helomar Rodrigues Júnior, está sendo concluído o chamado termo de referência que detalha a quantidade de vagas, especialidades, critérios para ocupação dos cargos e disciplinas que constarão das provas. “Esse trabalho está sendo concluído. Esse termo de referência é que vai ser a base para o edital do concurso”, explicou.

Para os cargos de nível superior – 25 no total – serão disponibilizadas 10 vagas de analista legislativo para qualquer formação, uma de arquitetura, duas de biblioteconomia, duas de enfermagem, uma de engenharia civil, três de analista de sistema, uma de medicina, uma de jornalismo, uma de psicologia e uma de assistência social e uma de assessoria técnica de controle interno. Serão 60 vagas de nível médio, sendo 46 técnicos legislativos, três operadores de som, cinco programadores, cinco taquigrafistas e quatro técnicos em hardware.

Ex-prefeito de Acari é condenado a um ano de detenção por irregularidades.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região acatou denúncia do Ministério Público Federal e decidiu, por unanimidade, no dia 24 de janeiro, fixar em um ano de detenção a pena aplicada ao ex-prefeito de Acari, Juarez Bezerra de Medeiros, por irregularidades na execução de convênio firmado entre o Município e a União, através do Ministério da Integração Nacional, para construção de 30 unidades habitacionais no ano de 2003.

De acordo com informações contidas no inquérito, tanto a empresa responsável pela obra, representada por Andrews Jackson Clemente da Nóbrega Gomes, quanto a Prefeitura Municipal de Acari, representada pelo então gestor Juarez Bezerra de Medeiros, atestaram a conclusão das casas em março de 2003.

No entanto, uma inspeção física realizada pela Caixa Econômica Federal no mês de outubro daquele ano revelou que apenas 48,82% dos serviços foram realizados.

O relator do processo foi o desembargador federal André Luis Maia Tobias Granja. Como o tribunal Regional Federal é a última instância ordinária, o ex-prefeito terá que apresentar um recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça para tentar reverter o cenário.
Clique aqui para ter acesso ao acórdão do TRF5 na íntegra.

Garoto de 9 anos morre em acidente com moto na RN 118.

A imprudência fez mais uma vítima fatal. Desta vez na RN 118 próximo a cidade de São Rafael. A vítima foi Jálisson Wanderlan Capelo, de 9 anos de idade.
 
O garoto estava em moto conduzida por seu padrasto, quando a mesma foi colhida por uma caminhonete tipo Hillux, fato ocorrido na manhã da última quinta-feira(31).
 
Jálisson chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Tarcisio Maia em Mossoró, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na manhã desta sexta-feira(1).

Valeria Valenssa, ex-globeleza, quer distância do carnaval e prega em culto evangélico.

Às vésperas do carnaval não tem como esquecer a eterna Globeleza Valeria Valenssa. Mas a realidade é outra. Atualmente, a mulher de Hans Donner assina o sobrenome do marido, virou evangélica e este ano vai curtir o feriado em Búzios. A mudança de comportamento é visível quando ela é questionada se não sente saudades da folia.

"É uma festa linda, mas hoje tenho esta alegria durante todo o ano no meu coração. Era um preparo muito puxado e durante os 15 anos de Globeleza, realizei e o ciclo fechou. Hoje, me dedico a minha família", diz a mulata, que chegou a recorrer a cirurgia plástica para afinar a silhueta quando foi dispensada da Globo em 2004.

Na época, a Globo decidiu buscar uma nova Globeleza depois que Valeria teve seu segundo filho e estava 10 kg acima do peso. Com a cirurgia, ela perdeu 12 num período de dois meses, mas não teve jeito. Foi aí que resolver recorrer à Igreja Evangélica. Valeria é mãe de João Henrique e José Gabriel.

Jornal Nacional tem pior ibope de janeiro da história.

O ano de 2013 está apenas começando, mas ainda não trouxe boas notícias para o "Jornal Nacional", da TV Globo.

O noticiário comandado por William Bonner e Patrícia Poeta registrou índice de pior janeiro de sua história, com média de 24,5 pontos.

Segundo informações, no mesmo período de 2012, o telejornal marcou 31,3 pontos, e em janeiro de 2010, 29,2 pontos.

Apesar disso, a atração jornalística do horário nobre registrou o melhor resultado em 2001, quando chegou ao mês de janeiro com a marca de 40 pontos.

Vale ressaltar que logo após a saída de Fátima Bernardes da bancada do "JN", em dezembro de 2011, o jornal sofreu alterações na audiência.

Campeão de informática, filho de doméstica vai estudar na Poli-USP.

A família de Ramon Silva de Lima, que vive na Avenida São João, no Centro de São Paulo, só deve comemorar a aprovação do filho mais velho na Universidade de São Paulo neste domingo (3). Aos 17 anos, ele passou em engenharia na Fuvest 2013, e será o primeiro da casa a alcançar o ensino superior. "Eu e o pai dele trabalhamos aos sábados, por isso penso em proporcionar para ele um almoço no domingo". contou Iolanda Antônia da Silva, que trabalha como porteira e arrumadeira em uma casa de família em Higienópolis. O marido cuida da limpeza de um prédio no mesmo bairro. A lista foi divulgada na sexta-feira (1º).

Passar na Escola Politécnica da USP, considerada a melhor universidade da América Latina, se soma a feitos que o jovem coleciona há vários anos: até agora, são mais de 10 medalhas em competições de matemática, física, robótica, informática e ciências. A que ele guarda com mais orgulho é a da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências, na Nigéria, em 2010. "Eram provas de física química e biologia para jovens de até 15 anos", explicou.

O ciclo de bons resultados acadêmicos começou nos primeiros anos de Ramon no ensino básico. Depois de um breve período em uma pré-escola particular, o garoto foi matriculado aos seis anos na rede estadual por questões econômicas.

Começam a valer as regras para motoboys e mototaxistas circularem.

Sob protestos da categoria, começam a valer neste sábado (2) as novas regras para motoboys e mototaxistas exercerem a profissão no Brasil.

Quem descumpri-las poderá ser multado e ter a moto apreendida para regularização. Porém, caberá aos estados decidir se as autuações também serão feitas a partir de hoje.

O item mais polêmico das novas regras é a exigência de um curso de capacitação para os motoboys e mototaxistas. As aulas devem ser dadas por uma instituição autorizada pelos Detrans e podem ser pagas ou gratuitas -fica a cargo do estado e dos municípios decidirem.

Policia Militar registra mais um crime de homicidio em Mossoró.

O CIOSP Mossoró registrou na tarde de ontem sexta feira (01/02/13) por volta das 12:45hs mais um crime de homicídio.
 
De acordo com as primeiras informações um homem em uma traxx de cor preta andava no cruzamento das Ruas João Cordeiro com a Nilo Perçanha, bairro Barrocas, próximo a antiga Plasmol, quando sacou uma arma e disparou contra o jovem de nome Obidenego Gabriel da Silva, 27 anos de idade, natural de Barauna e que residia na Rua Marechal Deodoro, bairro Barrocas.
 
A vítima vinha em uma bicicleta e ainda tentou correr, mas se desequilibrou da bicicleta e caiu, o não resistiu aos disparos e morreu no local na Rua Nilo Peçanha.
 
A ambulância ALFA do SAMU ainda foi acionada para tentar socorrer a vítima, mas sem exito. A viatura 225- SGT Nilson e SDs Robson e Frota fizeram o isolamento do local até a chegada do ITEP. O 15º homicídio em 2013 para ser investigado pela DEHOM.

Desfiles das escolas de samba são cancelados: Prefeito diz que Natal está Falida.

O impasse criado em torno da possibilidade de haver, ou não, desfile das Escolas de Samba e Tribos de Índios no Carnaval de Natal foi definido na noite de ontem sexta-feira, por volta das 21h30, e o prefeito Carlos Eduardo comunicou pessoalmente aos carnavalescos que aguardavam definição sobre o assunto em frente à sede da Prefeitura, na Cidade Alta, a impossibilidade do município disponibilizar mais recursos. “Não temos de onde tirar, a cidade está falida, e só não decretei estado de calamidade agora durante esta reunião com o secretariado por que a Prefeitura já havia disponibilizado R$ 500 mil para o Carnaval”, disse o prefeito, nitidamente contrariado de ter de dar a notícia negativa.

Carlos Eduardo informou que a Prefeitura precisa “juntar” cerca de R$ 5,5 milhões para garantir o início do ano letivo na rede municipal de ensino. “Temos que ter a merenda dos alunos para garantir aula nas escolas, e esse é apenas uma das muitas pendências que precisaremos dar conta nas próximas semanas”, adiantou.
O prefeito esteve reunido com todo o secretariado no Palácio Felipe Camarão, e a questão do desfile foi um dos assuntos em pauta. Na ocasião, foi apresentado parecer da Controladoria Geral do Município (CGM) contrário à proposta apresentada pela Associação das Escolas de Samba, Tribos de Indios, Blocos e Troças Carnavalescas (Aestim), que buscava emplacar um aporte de mais R$ 400 mil para viabilizar o evento.

Os carnavalescos sugeriram a possibilidade da Prefeitura parcelar o repasse dos recursos, mas o Carlos Eduardo, acompanhado do presidente da Fundação Capitania das Artes Dácio Galvão e do titular da Semsur Raniere Barbosa, reforçou que o município só tem disponível R$ 50 mil para o desfile e mais R$ 127 mil para montar a estrutura do ‘sambódromo’ na Av. Duque de Caxias, Ribeira. Caso as Escolas e Tribos decidam não desfilar dentro das condições apresentadas pela Prefeitura, os recursos (R$ 177 mil) serão redistribuídos nos cinco pólos da cidade: Redinha, Ponta Negra, Rocas/Ribeira, Centro Histórico e Alecrim.

FAB confirma queda de avião em São Paulo e morte de duas pessoas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou há pouco que encontrou por volta das 15 horas de hoje (1º) o avião monomotor desaparecido desde segunda-feira (28), quando fazia um voo entre Ubatuba – no litoral norte paulista – e Rio Claro, na região centro-leste do estado. Segundo as informações, foram encontrados dois corpos a bordo.

Os destroços foram localizados na Serra da Mantiqueira, em uma região de mata fechada a cerca de 4 quilômetros a sudeste do distrito de Monte Verde, no município de Camanducaia (MG), já próximo da divisa com São Paulo, região que concentrava as buscas por ser a última posição conhecida do avião.

O avião, modelo RV-7, foi encontrado por tripulantes de um helicóptero da FAB, de onde os oficiais desceram de rapel para identificar a aeronave e verificar a existência de corpos. A Força Aérea informou que estuda agora se há condições para retirar os dois corpos do avião.

As manchetes dos jornais deste Sábado:

Tribuna do Norte: Executivo e Tribunais acertam termos para compensar vetos
O Mossoroense: PMM dobra arrecadação com multas de trânsito
Diário do Nordeste: Italiano e filho de policial são mortos em emboscada
Globo: Vale a pena ver de novo? Com apoio até de tucanos, Renan está de volta
Folha: Prefeitura de SP vai interditar 26 locais irregulares
Estadão: Senado ignora acusações e Renan é eleito com 56 votos
Correio: Renan vence e diz: “Ética não é fim”
Estado de Minas: BH tem 1ª boate interditada
Zero Hora: Ela é a causa, mas quem são os culpados?

Presidente Dilma vem ao RN inaugurar adutora, diz Rosalba.

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou nesta sexta-feira (01), a vinda da presidente Dilma Rousseff para inaugurar o primeiro trecho da adutora do Alto Oeste que beneficiará 350 mil pessoas na região. “A obra será entregue possivelmente no dia 7 ou 8 de março”, prevê, acrescentando que a obra é a maior marca de que a convivência com a seca é possível com projetos como esse. Segundo Rosalba, a presidente da República já aceitou o convite para ver de perto os benefícios dessa obra que acabará o sofrimento de milhares de famílias potiguares.

A adutora terá 300 km, sendo que metade fica nesta primeira etapa que será entregue pela presidente Dilma e pela governadora Rosalba. Até lá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continuará fazendo os testes para levar água para 8 municípios que estão nesse trecho, inclusive, Luís Gomes, que enfrenta colapso no sistema de abastecimento há cerca de um ano e meio. A obra da adutora estava no Programa de Aceleração – PAC, com carimbo vermelho.

“Nesses dois anos, foi um dos nós que desatamos”, ressaltou a governadora, confirmando que as informações que chegam à mesa da presidente Dilma são de que os serviços estão dentro do cronograma e que a obra já começa a mudar o cenário do semiárido potiguar. Quando estiver pronta, a adutora resolverá o problema de falta d’água em 26 municípios do Alto Oeste.

Morre em Natal aos 73 anos o filho do ex-governador Dinarte Mariz.

O ex-vereador de Natal Gustavo Mariz faleceu hoje, aos 73 anos de idade. Ele estava internado na Policlínica. Depois de se submeter a cirurgias no baço e no intestino, ele já se recuperava em casa quando seu estado se agravou e ele teve que se fazer outra cirurgia, tendo como consequência, infecção generalizada, levando-o à morte.

Gustavo atuou durante anos na Caern, e no governo Wilma dirigiu o Centro Cultural Adjuto Dias, de Caicó. Desde que dirigiu o Centro Cultural, Gustava morava em Caicó. Há dois meses, por causa do estado de saúde, estava em Natal. Gustavo era filho do ex-governador Dinarte Mariz. O velório será aberto logo mais no Morada da Paz e o sepultamento está marcado para às 17h, no Morada da Paz, em Emaús.

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Prefeitura de Jardim de Piranhas decide não realizar carnaval em 2013.

O prefeito Elídio Queiroz definiu que não realizará carnaval em Jardim de Piranhas neste ano. A medida segue a recomendação do Ministério Público que orienta as prefeituras a evitarem gastos com bandas e festas pelo menos enquanto existir o decreto estadual de calamidade, em decorrência da estiagem, uma das piores dos últimos 40 anos.

Independente dessa orientação, Elídio explica que há outras prioridades neste início de mandato, como a própria questão dos trabalhadores rurais que além de não terem colheita, estão perdendo seus rebanhos por falta de pasto e até de água. Outro ponto é a situação da Saúde que foi recebida com graves problemas e está sendo reestruturada.

Como Jardim de Piranhas, pelo menos outros 19 municípios também não realizarão carnaval por esses ou outros motivos administrativos. “Acreditamos que os jardinenses ficarão do nosso lado, sobretudo aqueles que conhecem as dificuldades dos nossos irmãos da zona rural, bem como a necessidade de mantermos a cidade bem cuidada e os serviços essenciais funcionando de acordo com a necessidade da população”, finalizou Elídio Queiroz.

Bandidos explodem banco, mas não levam o dinheiro.

Cerca de dez homens fortemente armados explodiram ontem a agência do Banco do Brasil de Governador Dix-Sept Rosado, cidade distante 38,6 km de Mossoró. Os bandidos não utilizaram explosivos suficientes e acabaram tendo que fugir sem levar o dinheiro. A Polícia Militar montou cercos policiais em estradas vicinais que dão acesso ao município, mas não localizou o bando. A suspeita é que eles tenham fugido de Apodi para o Ceará.

De acordo com o capitão Luís Flávio Rabelo Fernandes, subcomandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar (II BPM) de Mossoró, que é responsável também por Governador Dix-Sept Rosado, o crime ocorreu por volta das 2h de ontem. Os bandidos chegaram em uma caminhonete de cor cinza e marca não identificada.

Foram direto para a agência bancária, segundo Rabelo. Lá colocaram os explosivos e detonaram, mas não conseguiram ter acesso ao cofre. Depois da explosão fugiram em direção à cidade de Caraúbas. Para o oficial, os bandidos usaram estradas alternativas para chegar a Apodi, de onde teriam seguido para o estado do Ceará. Na fuga, os bandidos deixaram para trás grampos de metal para dificultar a perseguição policial. O mesmo método havia sido usado pela quadrilha que explodiu duas agências do Banco do Brasil e Bradesco em Grossos, no fim do ano passado. 

Neste último, os bandidos ainda conseguiram parar uma viatura, que terminou com os pneus furados.

Asteróide de 50 metros vai passar de raspão pela Terra em fevereiro.

Nesse mês, um asteróide de 50 metros de diâmetro vai passar de raspão pela Terra. No dia 15 de fevereiro, a rocha espacial, batizada de 2012 DA14, vai passar a 22 mil quilômetros do nosso planeta.

Justamente na região onde ficam os satélites de comunicação e meteorológicos. Uma distância considerada pequena em termos astronômicos e recorde na astronomia moderna. Os cientistas garantem que não há perigo de colisão. E vão aproveitar a oportunidade para estudar a pedra e calcular a interação dela com a gravidade da Terra.

Senac vai oferecer mais de 40 mil vagas em cursos técnicos no RN.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) divulgou nesta quinta-feira (31), que irá disponibilizar 41.397 vagas em cursos técnicos e de capacitação profissional este ano. Destas, 22.885, o que corresponde a 55%, serão gratuitas. As novas turmas serão abertas a partir de fevereiro, cuja divulgação será pelo site www.rn.senac.br .
 
“A gratuidade é desninada à população de baixa renda, por meio de iniciativas como o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que é resultado de parceria com o Governo Federal”, informou a assessoria de comunicação do Senac.
De acordo com o Diretor Regional do Senac, Helder Cavalcanti, um dos principais focos da instituição é a democratização do acesso ao ensino profissional no Rio Grande do Norte. “Estamos empenhados na expansão da nossa estrutura no interior potiguar, a fim de preparar mão de obra para atender as necessidades dos municípios”, afirmou. “Ao longo de 2013, mais de 16.500 vagas serão destinadas à população fora da capital, das quais cerca de 80% serão gratuitas”, completou.
 
 O Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, explicou que houve uma expansão de cerca de dez mil vagas, considerando-se os resultados registrados em 2012. Segundo ele, a falta de qualificação profissional é um dos principais gargalos enfrentados pelos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo do RN.
 
“O maior nível de exigência dos consumidores de uma forma geral, tem feito com que o mercado busque não mais apenas os profissionais qualificados, mas aqueles melhor qualificados”, defendeu Marcelo.
A partir da segunda quinzena de fevereiro, o Senac inicia a divulgação de vagas gratuitas para os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú. Os interessados devem ficar atentos ao site da instituição www.rn.senac.br e também podem obter informações por meio do telefone (84) 4005-1000.

Aumenta para 236 o número de mortos na tragédia de Santa Maria, no RS.

Aumentou para 236 o número de mortos da tragédia da boate Kiss. O estudante de tecnologia de alimentos na UFSM Matheus Rafael Raschen, 20 anos, morreu na noite de quinta-feira no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Ele estava internado desde domingo devido à inalação de fumaça durante o incêndio.

Natural de Santa Cruz do Sul, o estudante teve seu quadro de saúde piorado nessa quinta-feira. Ele tinha 43% do corpo ferido com queimaduras de segundo e terceiro graus. Matheus estava sendo mantido em ventilação mecânica e ao longo do dia sua pressão arterial havia caído, e os médicos, apresentando dificuldade em restabelecê-la.

Entenda. O incêndio com mais mortes nos últimos 50 anos no Brasil causou comoção nacional e grande repercussão internacional. Em poucos minutos, mais de 230 pessoas – na maioria jovens – morreram na boate Kiss de Santa Maria - cidade universitária de 261 mil habitantes na região central do Rio Grande do Sul.

A mulher com os maiores seios siliconados do mundo.




A tara por "peitaria" de Chelsea Charms nascida em 7 de março de 1976 em Minneapolis, Minnesota (EUA) começou com um aumento de 3 vezes o tamanho de seu seio (que já não eram pequenos).Algum tempo depois optou por colocar uma prótese GG de 2.500 centímetros cúbicos (dois litros e meio) em cada peito. 

Para a terceira operação pensou em algo diferente e com a ajuda do médico Dr. Gerald Johnson utilizou uma nova tecnologia que usa implantes de polipropileno, aumentando o volume de cada mama para 7.000 centímetros cúbicos (14 quilos cada um), e que vão paulatinamente interagindo com os fluídos corporais, fazendo com que aumentem cada vez mais (25 mm/por mês).

Band é condenada por ataques de Datena a ateus.

A Band terá que exibir programas explicando a importância da liberdade religiosa com mesma duração das ofensas feitas pelo apresentador do ‘Brasil Urgente’ aos ateus. 

A Justiça federal de São Paulo condenou hoje a emissora. 

Em julho de 2010, durante a transmissão do telejornal diário Brasil Urgente, o apresentador José Luiz Datena, que tem a palavra ‘Cristo’ tatuada no antebraço esquerdo, relacionou a ocorrência de um crime bárbaro à “ausência de Deus” na vida do criminoso – “Um sujeito que é ateu não tem limites, etc”.

Prefeita de Ouro Branco congela salários do executivo e do secretariado‏.

Apesar da Câmara Municipal de Ouro Branco ter concedido, ainda em 2012, o aumento salarial para a prefeita,  vice-prefeito, vereadores e secretários, a chefe do poder executivo municipal  congelou no dia 17 de janeiro, através de decreto, os salários dela, do vice-prefeito e de todo secretariado.

A decisão foi tomada no início do mês, pretendendo com a iniciativa economizar o máximo possível, devido a grave situação financeira que foi encontrada a prefeitura municipal.

A prefeita Fátima Silva (PT) portanto receberá o mesmo salário da gestão passada, que é de R$ 9.000,00 mensais e não de R$ 14.000,00 mensais como foi divulgado na imprensa.

O aumento abusivo nos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretariado foi feito pela legislatura anterior, que era composta, em sua maioria, por vereadores que hoje são oposição ao seu governo.

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Governo distribuirá 68,6 milhões de preservativos durante o carnaval.

O Governo entregou mais de 68,6 milhões de preservativos para estados e municípios para distribuição durante o carnaval, como parte de uma campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis lançada nesta quinta-feira, informou o Ministério da Saúde.

A campanha, intitulada 'A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha', foi apresentada pelo ministério no Morro dos Prazeres, no bairro de Santa Teresa, um dos mais visitados do Rio durante as festividades.

'A campanha pretende reforçar que o uso do preservativo deve ser um hábito e pode até melhorar a relação sexual É necessário derrubar o imaginário popular que praticar sexo sem preservativo é melhor', disse o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

Por sua vez, o secretário de Vigilância Sanitária do ministério, Jarbas Barbosa, lembrou que a aids mata 12 mil pessoas por ano no Brasil e que, portanto, é preciso conscientizar a população adotando-se de medidas de prevenção.

'Os jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids como nos anos 80', destacou Barbosa, que advertiu que segundo pesquisas divulgadas nos últimos anos, o uso do preservativo em relações esporádicas caiu de 58% para 49% em todas as idades.

A campanha será divulgada com cartazes em ônibus, táxis e aeroportos. Em rádios, serão veiculadas músicas em três dos principais ritmos típicos do carnaval: samba, frevo e axé.

Linha de transmissão que interliga parques eólicos do RN recebe ordem de serviço.

A linha de transmissão Extremoz II/João Câmara II que interliga parques eólicos do Rio Grande do Norte teve ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (30) pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A boa notícia foi informada hoje (31) ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, durante reunião com o diretor-presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, em Recife.

De acordo com a Companhia, o prazo máximo para execução da obra será final do mês de setembro e os parques eólicos contemplados integram o leilão A-3 realizado em 2009.

Para o secretário Rogério Marinho, o início da construção das linhas de transmissão é uma importante etapa para o setor eólico do RN. “O início da construção dessa linha de transmissão é muito importante para o Rio Grande do Norte, pois garante a consolidação da geração de energia eólica no Estado e reafirma a posição de destaque do setor em nossa economia” avalia.

Com o funcionamento da linha, a energia eólica gerada pelas usinas instaladas em municípios no entorno de João Câmara, será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), e a eletricidade distribuída por todo o Brasil.

Para iniciar a discussão das ações em equipe foi definida a realização de um seminário no próximo dia 22, em Natal, que vai reunir a Chesf, empresários do setor eólico e entidades públicas envolvidas no processo. A ideia é ter uma reunião de trabalho para tratar de um cronograma das linhas de transmissão sob responsabilidade da Companhia.

Suspeita de matar jovem queimada é presa ao receber alta, em Goiânia.

Mikaelly e namorado foram queimados em chácara,
em Caldazinha (Foto: Reproção/Facebook)
A Polícia Civil prendeu, na noite desta quinta-feira (31), a jovem de 20 anos suspeita de matar a estudante Mikaelly Moreira Nunes, de 23 anos, e ferir o namorado dela, de 33 anos. De acordo com as investigações, ela teria ateado fogo no casal por ciúmes. A garota, que também sofreu queimaduras, acabou detida ao receber alta em um hospital no Setor Jardim América, em Goiânia.

Com a prisão temporária (por 30 dias) decretada, ela foi encaminhada para a Delegacia de Senador Canedo, responsável pelo caso. O delegado Thiago de Castro espera ouvir a jovem para indiciá-la por homicídio e tentativa de homicídio.

Testemunhas afirmam que a suspeita jogou álcool e ateou fogo no casal de namorados em uma chácara em Caldazinha, a 22 quilômetros de Goiânia. De acordo com familiares da vítima, ela teria interesse no rapaz, mas não era correspondida.

Jefferson Henrique é aprovado no curso Eletrotécnica do IFRN.




Parabenizo o meu sobrinho e irmão Jefferson Henrique que foi aprovado em 1º lugar no processo seletivo do IFRN 2013.1 para o curso Técnico em Eletrotécnica Integrado do IFRN 2013.1.

Jefferson Henrique é filho da minha irmã e Professora Rosângela Silva e Carlos Henrique.

Parabéns meu querido Jefferson Henrique.