sábado, outubro 15, 2011

Homenagem ao Professor.

As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos. 

Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, eu quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz. Felicidades e PARABÉNS pelo seu dia!!

Criador de Chaves diz que está disposto a retomar amizade com Chiquinha.

O ator Roberto Gómez Bolaños (82), criador de Chaves, foi informado por fãs brasileiros que María Antonieta de las Nieves (60), a Chiquinha, vem tentando retomar a amizade com ele (após briga por direitos da personagem). Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 13, em São Paulo, ela declarou que tenta contato com Bolaños, mas sem sucesso. Do México, Bolanõs mostrou-se disposto a conversar com a atriz. “Tenho minha amizade sempre disposta”, escreveu no Twitter ao Fórum Chaves, comunidade online de fãs no Brasil.

Ainda na entrevista antes de sua participação no Programa do Ratinho, no SBT,  María Antonieta contou os motivos da briga envolvendo os direitos autorais da personagem Chiquinha e falou da admiração pelo autor. “Tenho tentado contato com ele de várias formas, em casa e no escritório, mas ele não responde. Para mim interessa fazer as pazes, mas para eles [Bolaños e Florinda Meza] não. Gostaria de ter cinco minutos para conversar com ele, antes que aconteça alguma coisa a ele ou a mim e seja tarde”, disse. "Tenho muito carinho por ele, sou muito agradecida e tenho muita admiração".

Será que pode acontecer uma reconciliação? Vamos torcer!

Primeiro dia deve ter ouro para o Brasil em pentatlo e natação.

O primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos, neste sábado, deve render ao menos dois ouros para o Brasil em Guadalajara. 

A primeira medalha dourada brasileira tem grandes chances de ser em um esporte pouco conhecido --o pentatlo moderno.

A pernambucana Yane Marques, quinta colocada no ranking mundial e melhor brasileira na história da modalidade, busca o bicampeonato pan-americano a partir das 11h (de Brasília), com final da disputa das cinco provas (tiro, corrida, esgrima, natação e equitação) por volta das 20h15.

Em seguida, o nadador Thiago Pereira começa a busca por seu sétimo ouro em Pan-Americanos --ele quer ganhar oito medalhas neste Pan. A primeira deve vir já neste sábado, nos 400 m medley. O Brasil ainda briga por pódios em outras provas da noite.

Nos esportes coletivos, começam as disputas no vôlei e no handebol feminino. Em ambos, o Brasil tem grandes chances de conquistar a primeira colocação dos Jogos.

Outras duas modalidades podem dar medalhas ao país no primeiro dia: taekwondo e ginástica rítmica. Mas mexicanos e americanos são fortes concorrentes nestes casos.

Cosern divulga nota de esclarecimento sobre apagão em 49 cidades do RN.

A COSERN informa que um defeito na Subestação Natal II da Chesf, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em toda a Grande Natal, Litoral Agreste e Mato Grande, por volta das 6h20 desta manhã de sábado(15), atingindo 49 municípios do Estado.

Tão logo tomou conhecimento da ocorrência, a COSERN imediatamente manteve contato com a Chesf a fim de que o problema fosse normalizado o mais rápido possível. O restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foi iniciado às 6h53 e totalmente concluído às 7h10. A causa ainda não foi informada pela CHESF. 

Carnaúba dos Dantas poderá ter um Padre prefeito em 2012.

Ao que tudo indica a TERRA DA MÚSICA poderá ter a exemplo de Jardim do Seridó, um Padre para prefeito. Trata se do Padre licenciado João Paulo que a pouco tempo se licenciou da Igreja Católica para casar com uma carnaubense.

João Paulo se filiou na última sexta feira (7) ao PR partido que tem como presidente o Vereador por 5 mandatos MARCOS DE ELITA que faz parte da união política do prefeito Alexandre (Boboca) e no estado com o Dep.. Federal João Maia.

Quando os carnaubenses souberam da filiação de João Paulo ao PR, já colocaram o nome do mesmo nas ruas querendo para prefeito de carnaúba dos Dantas.

Em conversa com o presidente local do PR, Marcos de Elita, o mesmo me informou que João Paulo se filiou ao partido PR e está habilitado.

Natal tem o 3º maior índice ultravioleta do mundo.

O sol escaldante do Rio Grande do Norte preocupa por causa dos riscos de doenças de pele. De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE-rn), Natal está em terceiro lugar no ranking das cidades com maior incidência de raios ultravioleta no mundo inteiro. "À exceção dos dias de inverno, a capital do Rio Grande do Norte tem o maior índice de raios UV do Brasil, o segundo maior índice das Américas (só perde para La Paz, na Bolívia) e, só tem índices menores do que os registrados na Austrália", diz Francisco Raimundo da Silva, coordenador do laboratório de ozônio do INPE-RN, em Natal. O índice médio na capital oscila entre 10 e 11, numa escala de 0 a 16, nunca atingido em parte alguma do planeta.

O índice é considerado entre "Muito Alto" e "Extremo". A partir de 11 é considerado extremo e requer uso de proteção solar, especialmente para evitar câncer de pele. "O nosso meio-dia solar, por volta das 11h20 da manhã, é quando o céu está a pino. E dependendo do horário de exposição ao sol, recomendamos protetor solar, boné, chapéu de aba longa (tipo sombreiro, de 7 cm), roupas de algodão". As recomendações se destinam especialmente aos trabalhadores que permanecem no sol durante muito tempo, como motoqueiros, agricultores, pescadores e funcionários de construção civil.

Raimundo defende, inclusive, que o costume de evitar sol após 10h da manhã seja ampliado para mais cedo. "Entre as 9h20 e até às 13h30 o índice é muito alto. Depois diminui, mas a atenção deve se manter", diz o professor. A explicação para a incidência tão alta reside no fato de que o Estado tem mais de 200 dias de céu claro durante o ano todo. "Outras regiões do Brasil com alta incidência, como a Ilha de Marajó e a Amazônia, e países na linha do Equador, se diferenciam por causa das nuvens", explica Raimundo.

Sai edital do concurso para professor do Estado.

O governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado, dia do professor, o edital do concurso público para 3.500 vagas, sendo 600 para pedagogos e 2.900 para professores de Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia.

As inscrições começam na segunda-feira(17) e taxa é de R$ 50,00.A empresa que aplicará o exame é a Fundação Cesgranrio.O prazo de inscrição é curto. São apenas nove dias. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro e podem ser feitas através do site da Cesgranrio(www.cesgranrio.org.br). As provas serão aplicadas em Natal,Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros no dia 20 de novembro.

Bancários fazem acordo e greve pode acabar na terça-feira.

No segundo dia de negociações, os bancários e as principais instituições financeiras conseguiram chegar a um acordo de reajuste salarial de 9% e a greve, que já dura 18 dias, pode terminar. Agora, os bancários vão levar a proposta para votar o fim da greve em assembleias na segunda-feira. Se aprovada, voltam ao trabalho na terça.

Ambos os lados cederam, mas conseguiram garantir um reajuste salarial de mais de 1% acima da inflação, diferentemente dos trabalhadores dos Correios, que terminaram a greve por ordem da Justiça, quase sem aumento real.

As manchetes dos jornais deste sábado.

Diário de Natal: Ex-governador é condenado a prisão
Tribuna do Norte: Governo fará auditoria na folha de pagamento
Globo: Depois da tragédia... Paes quer criar norma que já existe e não é cumprida
Folha: Lixo hospitalar dos EUA é vendido em loja no país
Estadão: IPI do Brasil é protecionista, dizem na OMC Japão e Coreia
Correio: Imprudência provoca seis mortes nas pistas
Estado de Minas: O risco nosso de cada dia
Jornal do Commercio: Bancários fecham acordo
Zero Hora: Dilma: “Voltarei para anunciar a Ponte do Guaíba"

sexta-feira, outubro 14, 2011

Greve provoca paralisação de 1,5 milhões de correspondências no RN.

Após o fim da greve dos Correios, carteiros, agentes de triagem e transbordo e até funcionários que atuam na parte administrativa da empresa correm para recuperar o tempo - e o trabalho perdido. Eles vão participar de multirões para fazer com que a entrega de correspondências volte à normalidade. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 15 dias. No Rio Grande do Norte, 1,5 milhão de correspondências deixaram de ser entregues em 28 dias de greve.

A corrida contra o tempo se deve especialmente aos boletos bancários dos consumidores que precisam pagar suas contas em dia. Porém, a melhor opção para quem receber a fatura em casa é pagar pela internet ou nos terminais de autoatendimento, tendo em vista que os bancários continuam em greve há 17 dias, e a maior parte das agências continuam fechadas.

Os multirões vão se prolongar durante os finais de semana. Neste sábado e domingo, 15 e 16, os Correios vão intensificar o expediente em todos os Centros de Distribuições de Natal e Parnamirim (CDB's).

Em todo o Brasil, os Correios estimam que cerca de 185 milhões de correspondências e encomendas deixaram de ser entregues desde o início da greve. O movimento chegou ao fim por causa de uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou na terça-feira (11) que os trabalhadores dos Correios voltassem ao trabalho. Dos 28 dias de paralisação, apenas sete serão descontados da folha de pagamento dos grevistas. Eles conseguiram o reajuste salarial de 6,87% retroativo a 1º de agosto, mais aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro.

"O Astro" perde quase 60% do público de um dia para o outro.

Herculano (Rodrigo Lombardi) e Nina (Juliana Paes), de "O Astro",
que perdeu 60% do ibope de terça para quarta.
Se entrasse no ar mais cedo, "O Astro" (Globo) poderia ter melhor desempenho no ibope.

É o que apontam os resultados de audiência dos últimos dias.

Na terça-feira, a novela das 23h bateu seu recorde, 29 pontos de audiência --cada ponto corresponde a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.

Nesse dia, a produção foi ao ar mais cedo, logo depois de "Fina Estampa", por causa do futebol.

Já na quarta,com a final de "A Fazenda 4" (Record) marcou só 12 pontos, uma queda de 59%.

Empresas americanas confirmam instalação de fábricas no RN.

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a confirmação de que o estado vai receber duas empresas americanas, que se instalaram em território potiguar. Uma para fabricação e comercialização de sondas e equipamentos de perfuração de poços de petróleo e a outra de energia solar. Os investimentos somam mais de US$ 250 milhões.

Pelo protocolo de intenções assinado em Nova Iorque por representantes da empresa Fininsolar, Michael Page e Daniel Baca, e pela governadora Rosalba Ciarlini, a empresa estima gerar 175 empregos diretos e 400 indiretos. Além de parques solares, vai fabricar os painéis fotovoltaicos para a geração de energia.

Já a Falcon Rigs, conforme os sócios-diretores Leo C. Ku e Brian Smith, está com área reservada no Distrito Industrial de Mossoró para a implantação da fábrica que vai atender as necessidades das indústrias de perfuração de bacias petrolíferas terrestres. Um dos principais equipamentos produzidos vai ser o cavalo mecânico para extração do petróleo.

Ministro da Saúde lança Campanha Nacional contra o Câncer de Boca.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa hoje (14), no Rio, do lançamento oficial da segunda fase da Campanha Nacional contra o Câncer de Boca - Sorria Para Si Mesmo. Será às 18h no Windsor Barra Hotel.

Artistas, representantes do governo e da iniciativa privada estarão presentes no lançamento da segunda etapa da maior campanha contra o câncer de boca realizada no mundo, destinada a reverter os números crescentes de casos no Brasil. A coordenação é do Instituto Conexão Saúde, que fará da campanha, já inserida no Programa Brasil Sorridente, um alerta para que todos façam o autoexame da boca.

Agora de manhã, o ministro participa em Teresina, no Piauí, de cerimônia para marcar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, no Centro de Educação Fundamental Duque de Caxias. Ele inaugura ainda obras de ampliação do Hospital Getulio Vargas.

Em seguida, Padilha vai a Santarém (PA), onde inaugura o Barco Abaré 2, no Terminal Turístico Fluvial da cidade.

Dupla rouba quase R$ 70 mil de casal na RN 177.

Dois homens em uma motociclieta assaltaram nessa quinta-feira (13) na RN 177, próximo a cidade de Encanto, um casal que vinha em um veículo tipo Montana. De acordo com a vítima cuja identidade foi preservada, ele foi abordado pela dupla que portava armas de fogo, e obrigaram a parar o veículo que estava na companhia de sua esposa. Na ocasião, as vítimas que possuem um comércio no município de Venha Ver, estavam com uma quantia de de R$ 60.995,00 (sessenta mil novecentos e noventa e cinco reais), que foram levados pelos bandidos.

O casal relatou a polícia que o dinheiro havia saído da cidade de Pau dos Ferros, e devido a greve dos bancários, o dinheiro não pôde ser depositado. As vítimas informaram aos policias que os bandidos eram morenos e magros, sendo um alto e outro baixo. Eles fugiram com destino ignorado em uma motocicleta twister, de cor vermelha.

RN é o 10º no ranking do trabalho infantil.

Pelo menos mil trabalhadores potiguares são enviados anualmente para fazendas do Centro-Sul do Brasil em situações que caracterizam o tráfico de pessoas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em estados como Mato Grosso e Goiás, eles são tratados como escravos e saem do Rio Grande do Norte já endividados: a passagem de ida, as roupas e qualquer adiantamento são descontados dos primeiros salários recebidos. Enquanto isso, dentro do Rio Grande do Norte, cada fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RN) nas feiras livres de Natal e do interior flagra cerca de 40 crianças em situação de exploração. Muitas delas são beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família. E os números conferem ao RN o 10º lugar no ranking de trabalho infantil no país.

O quadro assustador do trabalho degradante em solo potiguar preocupa a SRT que fiscaliza situações de risco. Auditora da Superintendência e coordenadora do Fórum Estadual do Trabalho Infantil, Marinalva Cardoso, revela que, no caso do tráfico de trabalhadores, as pessoas costumam ser levadas para o destino em ônibus de turismo, como se fossem viajantes comuns. Como a fiscalização apertou, a estratégia das empresas que recrutam esse tipo de trabalho mudou. "Sabemos que muitos estão saindo do estado e indo até a Paraíba para de lá pegarem o ônibus. Mas estamos tentado descobrir como o transporte está sendo feito". A prática não é nova e o primeiro registro desse tipo de situação foi feito há mais de 40 anos, sendo Currais Novos o município de onde os trabalhadores costumavam sair.

Sobre a exploração de crianças, Marinalva lembra que o retrato norte-riograndense não é dos melhores, mas que o estado já avançou bastante. Segundo ela, o Fórum do Trabalho Infantil possui 18 anos de atuação e é o mais antigo do Brasil. Além disso, o fato da fiscalização ser forte na zona rural tem impedido que a prática se espalhe nessas áreas. "Identificamos muitas situações de risco nas feiraslivres e semáforos, com crianças limpando vidros de carro".

Fonte: D/O.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 46 milhões no próximo sábado (15).

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e poderá pagar R$ 46 milhões no próximo sábado (15), no concurso 1.328. Hoje (13), foram sorteadas em São Paulo as dezenas 16 - 35 - 36 - 41 - 52 - 54.

A quina teve 89 ganhadores, que levarão, cada um, R$ 38.492,13. Já a quadra teve 7.175 ganhadores, que receberão, cada um, o prêmio de R$ 682,09.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) de sábado. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Pan começa nesta sexta com festa grandiosa e 518 atletas brasileiros.

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara começam nesta sexta-feira com uma grandiosa cerimônia de abertura no estádio Omnilife, a partir das 22h (no horário de Brasília). A festa abrirá a 16ª edição do evento, que terá transmissão pela Record, Record News e R7 e promete colocar o esporte brasileiro em um alto patamar há menos de um ano da Olimpíada de Londres.

A cerimônia de abertura vai atrair a atenção das Américas para um evento com números impressionantes, a começar pelo número de atletas brasileiros: 518. No geral, serão quase 6.000 esportistas de 42 países.

Outras marcas incríveis envolvem a transmissão. A Record terá cerca de oito horas por dia de eventos ao vivo, somadas às 12 horas na Record News e ao R7, que dará a oportunidade para os internautas acompanharem em tempo real os vídeos das provas, os resultados e o quadro de medalhas.

Pela primeira vez, os atletas irão caminhando da Vila Pan-Americana ao estádio da abertura, distantes cerca de 700 metros um do outro. As delegações entrarão no estádio do Chivas Guadalajara em uma festa cheia de luzes, música e astros.

Chiquinha, do ‘Chaves’, diz que tentou reatar amizade com Roberto Bolaños.

A mexicana Maria Antonieta de Las Nieves, conhecida por interpretar a personagem Chiquinha do seriado "Chaves", está pela primeira vez no Brasil. De acordo com o jornal “O Dia”, a atriz está pela primeira vez no Brasil. Em entrevista coletiva em São Paulo, Maria Antonieta contou que tentou reatar a amizade com Roberto Bolaños, o criador do "Chaves".

“Eu queria reatar a amizade com ele (Roberto Bolaños) e tentei muitas vezes. Liguei para a casa dele, para o escritório, mas ele nunca respondeu. Não interessa a eles reatar (Roberto e sua esposa, Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda) a amizade. Tomara que antes que me aconteça alguma coisa, ou que aconteça alguma coisa a ele, que nos deixem estar juntos por pelo menos mais cinco minutos. Tenho um enorme carinho, respeito e grande admiração por ele”, disse a intérprete de Chiquinha.

A atriz contou, ainda, que gosta muito dos brasileiros e garantiu que em 2012 retorna ao país para trazer o seu circo, o “El Circo de la Chilindrina”, que corre o mundo com suas apresentações. “Sou muito amada pelos brasileiros e também amo muito o Brasil. Estou muito feliz por estar aqui pela primeira vez. Vou voltar no ano quem vem com o meu circo para fazer uma turnê por todo o país.”

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: RN é 1º no ranking de trabalho infantil
Tribuna do Norte: Câmara adia votação de empréstimo para Prefeitura
Globo: Falta de fiscalização causa mais uma tragédia no Rio
Folha: Governo reduz previsão do PIB
Estadão: Economia desacelera além do previsto, mostra índice do BC
Valor: Japão contesta na OMC alta do IPI sobre carros
Estado de Minas: Não aos espigões
Zero Hora: O metrô mais próximo

quinta-feira, outubro 13, 2011

Horário de verão começa dia 16; decreto sai nesta sexta.

A edição desta sexta-feira do "Diário Oficial da União" trará o decreto com os Estados que estarão sob o horário de verão a partir do dia 16 de outubro.

Brasileiros das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste (incluindo o Distrito Federal) e do Estado da Bahia terão que adiantar o relórgio uma hora --o horário diferenciado fica em vigor até 26 de fevereiro.

Desde 2003, a população baiana não aderia ao horário de verão.

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval --como ocorrerá em 2012--, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Cachorra é amarrada a moto e arrastada por ruas de cidade do interior de São Paulo.

Uma cachorra vira-latas ficou com as quatro patas feridas ontem quarta-feira (12) ao ser amarrada e arrastada por uma motocicleta conduzida por um porteiro em Araçatuba (527 km de São Paulo).

Evaldo dos Santos Jesus, 19, foi visto praticando a suposta crueldade pelo funcionário público Jânder de Carvalho Inácio, 42, que chamou a Polícia Militar. O rapaz foi demitido do condomínio em que trabalhava e vai responder por crime de maus-tratos, cuja pena varia de três meses a um ano de prisão. Ele não foi encontrado para se manifestar sobre o caso.

Segundo Inácio, a cachorra foi arrastada pelo porteiro porque invadiu o condomínio. “Ela não conseguia acompanhar a velocidade da moto, caía e era arrastada. O asfalto estava muito quente, e as patas dela estavam sangrando quando eu chamei a atenção do porteiro”, disse o funcionário público.

A cachorrinha recebeu os primeiros socorros no Hospital Veterinário da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e não corre risco de morte. O animal está com as patas enfaixadas e sob os cuidados do funcionário público que testemunhou a agressão.

A cadela foi atendida pelo professor de veterinária da Unesp Sérgio Diniz Garcia, 51. De acordo com ele, o animal voltará a andar normalmente em até no máximo dez dias. Julia, como foi batizada pelo novo dono, se recupera dos ferimentos na companhia de outros dois cachorros da família do funcionário público, o poodle Billi e a lhasa apso Catarina.

Roberto Gameiro, 43, membro da APA (Associação Protetora dos Animais de Araçatuba), afirmou que casos de crueldade contra animais são frequentes e que a cidade precisa de uma delegacia especializada.

Fonte: Bol.

Entregas rápidas dos Correios só voltam a funcionar a partir do dia 24.

Os serviços de entregas dos Correios com hora marcada, suspensos durante a greve dos empregados da empresa, só voltarão a funcionar a partir do próximo dia 24. Segundo os Correios, essa é uma medida de segurança para que não haja atrasos nas entregas que preveem um horário determinado de entrega, como Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta. Os Correios querem primeiro regularizar a entrega das cartas e encomendas comuns para depois voltar a oferecer os serviços diferenciados.

Em nota, a empresa informou que cerca de 96% dos empregados que havia aderido à greve já estão trabalhando e o clima é de normalidade. Segundo os Correios, com o retorno dos trabalhadores às atividades, a expectativa é normalizar a distribuição de correspondência em todo o Brasil em um prazo de sete a dez dias.

No próximo final de semana, será feito mais um mutirão nacional, com a participação dos grevistas, que vão começar a compensar os dias parados, e de voluntários de outras áreas da empresa. No feriado de quarta-feira (12), o mutirão nacional dos Correios entregou 8 milhões de cartas e encomendas e realizou a triagem de mais 17,8 milhões em todo o país.

Consumo de ácido fólico na gravidez previne atraso de linguagem em crianças.

Já se sabe que o consumo de suplementos de ácido fólico, vitamina do complexo B, na gravidez previne problemas graves no feto, como defeitos no tubo neural (a espinha bífida, por exemplo). Agora um estudo - iniciado em 1999 e encerrado em 2010 - realizado por pesquisados americanos e noruegueses, com 19.956 meninos e 18.998 meninas, diz que esse nutriente também reduz o risco de a criança sofrer atraso de linguagem. A pesquisa foi publicada na edição on line da revista da Associação Médica Americana (JAMA).

No trabalho de por especialistas do Instituto de Saúde Pública da Noruega e da Escola de Saúde Pública da Mailman Columbia, as mães que tomaram suplementos de ácido fólico a partir de 4 semanas antes da gestação e até 8 semanas após a concepção relataram menor incidência de atraso de linguagem grave em seus filhos aos 3 anos de idade. Do total de crianças investigadas, 204 (0,5%) foram classificadas como tendo atraso de linguagem grave, definida como expressão mínima, apenas uma palavra ou algo ininteligível. Entre as mulheres que tomaram suplementos de ácido fólico no início da gravidez, a prevalência relatada de tal atraso foi de 0,4%, porém entre as cerca de 9 mil cujas mães não tomaram a vitamina, o atraso foi de 0,9% (81 crianças).

- Ao contrário dos Estados Unidos, a Noruega não fortifica alimentos com ácido fólico, então é um bom lugar para estudar problemas relacionados à falta desse nutriente na gestação - disse Christine Roth, uma das autoras do trabalho.

No artigo, os autores comentam que "se no futuro, a investigação mostrar que existe uma relação causal (entre carência de ácido fólico e atraso na linguagem), isso terá importantes implicações para compreender os processos biológicos envolvidos no desenvolvimento"; E podem ser criadas medidas para estimular o consumo de suplementos de ácido fólico em mulheres em idade reprodutiva, concluem. O nutriente também é encontrado em boa quantidade no espinafre, no brócolis, no feijão, na cenoura, no abacate e no fígado bovino.

Massagista é presa com latas de atum recheadas de cocaína.

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira, em São Paulo, a massagista, M. C. S. de 21 anos, natural da Tailândia, tentando embarcar com destino a Doha, no Qatar. Com ela foram encontrados quase cinco quilos de cocaína.

Policiais Federais que acompanhavam o despacho de malas no check-in do Aeroporto Internacional de Guarulhos, verificaram, através do raio-x, a existência de substância orgânica no interior da mala da passageira M. C. S. e pediram que ela as abrisse para verificação. No interior da mala foram encontradas cinco latas de atum, e, ao perfurá-las, foi encontrada a droga.

No total, foram encontrados 4,997 Kg de cocaína. M. C. S. foi presa em flagrante e conduzida ao presídio feminino da Capital. Ela responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas, cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão.

Estudo comprova que comer verduras e frutas reduz risco de infarto.

Pessoas geneticamente mais suscetíveis a doenças cardíacas podem reduzir esse risco fazendo uma dieta rica em frutas e outros vegetais crus. É o que indica pesquisa publicada na revista científica "Plos Medicine". Segundo especialistas das universidades McMaster e McGill, consumir cinco ou mais porções diárias desses alimentos é um hábito suficiente para neutralizar a versão de um gene (9p21) no cromossomo 9, e que seria responsável por deixar o organismo mais vulnerável a males no coração. Estima-se que ele está presente em um quinto da população com ascendência europeia.

Os pesquisadores americanos acompanharam e analisaram dados de 27 mil pessoas durante o estudo, incluindo voluntários de várias partes do mundo; Europa, China e América Latina. Os resultados sugerem que indivíduos com versões do gene 9p21 que consumiram uma dieta repleta de vegetais crus, frutas e grãos apresentaram um risco semelhante de ataque cardíaco ao de indivíduos com uma variante de baixo risco do mesmo gene.

- Nossos dados reforçam a recomendação de saúde pública para consumir mais do que cinco porções ao dia de frutas ou outros vegetais - afirma a pesquisadora Sonia Anand.

Judy O'Sullivan, da Fundação Britânica do Coração, diz que os resultados deveriam servir como um lembrete de quanto o estilo de vida e os genes podem aumentar o risco cardíaco:

- A relação entre os dois é muito complexa e nós ainda não temos todas as respostas, mas a mensagem parece ser muito simples: comer muitas frutas e legumes é uma ótima notícia para a nossa saúde do coração.

Laboratório de Sismologia da UFRN confirma abalos registrados neste feriado em João Câmara.

Depois de um período de muitos ano sem atividade sísmica, nesta quarta-feira(130, feriado da padroeira do Brasil, foram registrados dois abalos em João Câmara o primeiro às 17:22 UTC (14:22 h. local) e o maior, de magnitude 2.3, às 17:31 UTC (14:31 h. local).

O registro desses tremores foram feitos pela estação de Riachuelo (RCBR), a 36 km do epicentro.

Grande parte da população sentiu os dois tremores e algumas pessoas chegaram a se assustar com o fenômeno. Não houve registro de rachaduras em prédios.

Fonte: Estação RCBR (UFRN/USGS)

Cliente potiguar receberá indenização por corte irregular de água.

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Ceará-Mirim foi condenado a pagar a quantia de R$1.800,00 a título de danos morais para um cliente que teve o abastecimento de água interrompido irregularmente. A decisão foi do Desembargador Osvaldo Cruz, que confirmou sentença proferida pela 1ª Vara Cível de Ceará-Mirim.

Segundo consta nos autos, o SAAE interrompeu o abastecimento de água do consumidor mesmo após o pagamento das faturas. A empresa alegou que, devido a um erro do sistema bancário, não foi constado o pagamento das faturas do cliente.

De fato, as contas de água relativas aos meses de novembro e dezembro de 2008 e janeiro de 2009 foram pagas com atraso, porém, a interrupção de fornecimento de água perdurou mesmo após a quitação das referidas contas.

“Ora, a falha de transmissão de dados entre o SAAE e o banco por ele credenciado para receber o pagamento das faturas, não pode gerar a penalização do usuário, com a interrupção do serviço de fornecimento de água. Os efeitos danosos decorrentes de falha na relação entre o SAAE e a instituição financeira credenciada, devem ser por eles suportados e, não pelo consumidor, estranho àquela relação”, destacou o Desembargador Osvaldo Cruz.

Além de desligamento ter sido desmotivado, não procedeu o SAAE à notificação prévia do consumidor. Em apreço ao princípio da continuidade do serviço público, o fornecimento de água não pode ser interrompido em razão de dívida já quitada e sem a notificação prévia do consumidor, pelo fato de ser considerado um serviço essencial.

Quanto aos danos morais sofridos pelo autor, o Desembargador entende que o simples fato de ter o fornecimento de água em sua residência interrompido, obrigando-a a tomar medidas para seu religamento, já constitui constrangimento passível de ser indenizado. Dessa forma ele manteve a sentença de 1º grau, a qual determina o pagamento ao autor da quantia de R$ 1.800,00, a título de danos morais, acrescida de juros legais e correção monetária devidos.

Casamento comunitário de policiais militares é realizado em Caicó.


A Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS) realizou na noite dessa quarta-feira(12),no município de Caicó, o primeiro casamento religioso de forma comunitária promovido por uma associação militar para Policiais Militares da região do Seridó. Ao todo, 11 casais oficializaram suas uniões matrimoniais em uma cerimônia que durou mais de duas horas, realizada na catedral de Sant'ana, e celebrada pelo Padre e capelão da Polícia Militar Alexandre Lopes.

A Cerimônia contou com todas as honras militares autorizadas pelo Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó, Major Costa, que esteve pessoalmente no evento ao lado de outras autoridades militares como o também Major, Silva Neto, comandante do 3º Distrito de Policia Rodoviária Estadual.

Após a realização da cerimônia religiosa, a Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó ofereceu uma festa de recepção para casais e convidados, que foi realizada na sede do Atlético Clube Corintians, no Bairro Barra Nova.

Um dos noivos foi o presidente da APBMS, CB João Batista, que se mostrou muito satisfeito com a grande quantidade de pessoas que compareceram na cerimônia e na festa de recepção, que contou com música ao vivo e muitos comes e bebes.

João Batista disse que é compromisso da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó realizar outros casamentos comunitários, pois assim irá ajudar muito ao policial militar que ainda não tem sua união reconhecida por lei.

Casa do humorista Renato Aragão é assaltada no Rio.

A casa do humorista Renato Aragão, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foi assaltada no início da madrugada desta quinta-feira (13), segundo a Polícia Militar.

De acordo com policiais do Batalhão do Recreio dos Bandeirantes (31º BPM), o comediante não estava no local. Ainda segundo a PM, só os empregados estavam na casa, que fica na avenida das Américas, uma das principais do bairro.

Ainda não há informações sobre o que os bandidos teriam levado. Ninguém ficou ferido.

O caso foi registrado na Delegacia da Barra da Tijuca (16ª DP).

IFPB lança concurso público com 79 vagas em todos os níveis.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) lançou edital de concurso público para preencher 79 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados na seleção serão regidos pelos preceitos da Lei 8.112/90. De acordo com o edital de abertura, os salários iniciais vão de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33.

Cargos.
A seleção oferece oportunidades nas funções de contador, nutricionista, engenheiro civil, técnico em eletrônica, revisor de texto, psicólogo, técnico de laboratório (área informática), diagramador, cozinheiro, assistente de administração, auxiliar em administração, entre outras.

Inscrições.
Os interessados em participar devem se inscrever até as 23h59 do dia 7 de novembro, por meio do endereço www.fujb.ufrj.br/mprj. O custo da taxa de inscrição é de R$ 45 para cargos de nível fundamental, R$ 55 para os de nível médio e de R$ 65 para postos de nível superior. O pagamento pode ser feito até o dia 8 de novembro.

Avaliações.
A avaliação escrita será realizada provavelmente no dia 11 de dezembro. Os locais de prova serão divulgados até o dia 2 de dezembro no site do IFPB. O edital da seleção foi publicado na página 41 (seção 3) do Diário Oficial da União.

Aviso prévio de até 90 dias começa a valer hoje.

Entra em vigor a partir desta quinta-feira (13) a nova regra que concede aviso prévio de até 90 dias para demissões sem justa causa, dependendo do tempo de trabalho. A lei foi sancionada sem vetos pela presidente Dilma Roussef na última terça (11).

Até então, os trabalhadores tinham direito a, no máximo, 30 dias de aviso prévio.

De acordo com o texto, o aviso prévio que o empregador deve conceder em caso de demissão passa a ser proporcional ao tempo de trabalho na empresa. Para quem tem até um ano de casa, nada muda, continuando os 30 dias até então previstos na Constituição.

Depois que completar um ano no emprego, o trabalhador ganha três dias a mais de aviso prévio para cada ano de serviço, podendo chegar a até 90 dias.

Joana Machado é a grande campeã da quarta temporada do reality A Fazenda.

Com 48% dos votos, Joana Machado é a grande campeã da quarta temporada da Fazenda. Na decisão do reality, a loira enfrentou Monique Evans e Raquel Pacheco e faturou R$ 2 milhões nesta quarta-feira (12).

Além do prêmio principal, a personal trainer volta para a cidade grande após 87 dias de confinamento com outros belos presentes: uma cafeteira, um freezer cheio de sorvetes, uma viagem para Manaus e dois carros zero-quilômetro.

Gravidez precoce aumenta risco de cegueira infantil.

A gravidez entre as adolescentes brasileiras vem caindo, mas ainda atinge índice crítico. Indicadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 18,2% das mães no País estão na faixa etária de 15 a 19 anos. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, estudos da OMS comprovam que a gestação antes dos 18 anos é um fator de risco para o parto prematuro.

Por isso, para ele a gravidez precoce associada à sobrevida de 80% dos bebês prematuros está fazendo a retinopatia da prematuridade crescer no País. A doença representa a segunda causa de cegueira entre as crianças brasileiras. É caracterizada pelo desenvolvimento desordenado dos vasos da retina que pode provocar falhas na circulação, hemorragia e o descolamento da retina que causa cegueira.

A estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é de que no Brasil ocorrem 30 mil novos casos ao ano. Entre bebês prematuros, 30% são atingidos pela retinopatia e 8% desses ficam cegos.

Queiroz Neto explica que isso acontece porque nos bebês que nascem antes do tempo a retina não se encontra completamente vascularizada e pronta para entrar em contato com o ambiente externo.

Risco e diagnóstico.
Os pais, ressalta, devem estar mais atentos com filhos de peso inferior a 1,5 quilo ou nascidos antes da 36ª semana da gravidez. Para evitar a perda da visão, ele destaca que deve ser feito um exame de fundo de olho, no máximo, até a sexta semana do nascimento, ou seja, ainda na UTI neonatal.

Mulher encontra marido morto em barragem da cidade de Apodi.

Um homem identificado por Pedro Junior, de 28 anos, morreu afogado na manhã de ontem quarta-feira (12), na barragem do poço vermelho, zona rural de Apodi. Segundo informações da Central de Operações da Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado pela própria esposa, boiando nas águas da barragem.

Segundo a esposa da vítima que se encontrava lavando roupas, o "Pedro Junior" saiu para tomar banho e quando a mesma percebeu ele já se encontrava sem vida dentro da água.

Familiares informaram que o mesmo sofre de epilepsia e provavelmente tenha sido a causa morte de "Pedro Junior". O local é raso, com pouco mais me meio metro de lamina d'água.

Sorteios da Loteria serão realizados nesta quinta-feira.

A Caixa Econômica Federal divulgou comunicado informando que os sorteios lotéricos tradicionalmente programados para as quartas-feiras, serão transferidos, esta semana, para hoje (13), por causa do feriado nacional de Nossa Senhora da aparecida.

Ontem não houve jogo, mas o Caminhão da Sorte estará em Chapecó (SC) para fazer, nesta quinta-feira, os sorteios dos concursos 1.183 da Lotomania, 253 da Timemania e 1.327 da Mega Sena, a partir das 20 horas. Antes, a Caixa fará a extração 4.596 da Loteria Federal, às 19h, e uma hora depois realizará também os sorteios dos concursos 678 da Lotofácil e 2.720 da Quina, normalmente agendados para a quinta-feira.

Após determinação judicial, Correios voltam à ativa.

Com a volta dos trabalhadores dos Correios ao trabalho, marcada para hoje, 13, conforme determinação da Justiça do Trabalho, a entrega de correspondências e encomendas deve ser normalizada em um prazo entre sete e dez dias. De acordo com o vice-presidente Jurídico dos Correios, Jeferson Carús Guedes, a empresa vai organizar escalas de trabalho ao longo das próximas semanas para colocar as entregas em dia. Segundo ele, a situação mais crítica é nas regiões metropolitanas e em alguns estados como o Pará. Os Correios estimam que cerca de 185 milhões de correspondências e encomendas deixaram de ser entregues desde o início da greve.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou na terça-feira, 11, que os trabalhadores dos Correios voltem ao trabalho a partir desta quinta-feira. Os ministros autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. Também foi determinado o pagamento de um aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto. Segundo o representante da empresa, o pagamento dos benefícios vai resultar em um impacto de cerca de R$ 850 milhões nas contas da empresa.

Para o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, as condições determinadas pelos ministros refletem praticamente a mesma proposta que foi rejeitada pelas assembleias dos trabalhadores. "A gente tinha uma expectativa maior, mas quando se fala de uma decisão judicial, não posso dizer se valeu ou não a pena. O que ficou de recado para os trabalhadores é que é melhor negociar do que apostar no tribunal", disse.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: BID prometeu 45 milhões de dólares para obras no RN
Tribuna do Norte: Governo fecha o cerco e vai cortar ponto de grevistas
Globo: Ficha limpa já é exigida em quatro estados e dez cidades
Folha: Rota Anchieta-Imigrantes tem escalada de vítimas
Estadão: Plano resgata governos e blinda bancos na Europa
Correio: A arma da discórdia
Valor: Marfrig faz reestruturação e corta custos
Jornal do Commercio: Recife vai construir 15 edifícios-garagem
Zero Hora: Internet arrasta às ruas do país um basta contra a corrupção

terça-feira, outubro 11, 2011

luto: Morreu Seu Badeco pai de Dr: Ivan.

Morreu a pouco tempo no Hospital São Lucas de Natal, Seu Badeco como era mais conhecimento, Seu Badeco é pai de Dr: Ivan Vieira.

Seu Badeco tinha 85 anos.

O seu sepultamento será amanha no Cemitério do Alecrim em Natal/RN.

Por esse motivo estarei viajando agora á Natal para ficar junto da família e me despedir do saudoso Badeco.

Maiores informações a qualquer momento.

IBGE convoca 129 mil inscritos para realização de testes objetivos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) convocou os 129.518 candidatos inscritos no concurso que oferece 4.250 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento para a realização das provas objetivas. Esta etapa está marcada para acontecer no dia 30 de outubro. A seleção é promovida pela empresa Consulplan. A concorrência é de 30 pessoas por chance.

De acordo com o edital de abertura, os agentes de pesquisas e mapeamento tem como função visitar casas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos para coletar dados de pesquisas estatísticas. A função exige nível médio de escolaridade. O salário inicial oferecido é de R$ 850. Os novos profissionais ainda receberão auxílio-alimentação, auxílio-transporte e terão direito a férias e a 13º salário.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses. Os candidatos contratados, durante a prestação de serviços, serão avaliados mensalmente, observados os seguintes fatores: cumprimento de prazos, qualidade do trabalho e assiduidade.

Casos de tuberculose caem pela primeira vez na história, diz OMS.

O número de pessoas com tuberculose em todo o mundo caiu pela primeira vez, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Relatório de Controle Global da Tuberculose 2011 aponta que o número de infectados passou de 9 milhões em 2005 para 8,8 milhões no ano passado.

Dados globais indicam ainda que a doença matou 1,4 milhão de pessoas em 2010, após atingir o pico de 1,8 milhão de óbitos em 2003.

Grande parte do avanço registrado atualmente, de acordo com a OMS, é resultado da expansão de esforços em países como Quênia e Tanzânia, onde muitos casos da doença estão relacionados a pessoas soropositivas. O Brasil também foi citado no relatório por ter alcançado uma melhora “significante e sustentada” no cenário da tuberculose.

A OMS ressaltou, entretanto, que o progresso alcançado até hoje corre risco em razão do subfinanciamento no setor – sobretudo no combate a um tipo de tuberculose resistente a medicamentos. O problema, segundo o órgão, é que a maioria dos países de baixa renda depende exclusivamente de financiamento externo.

A estimativa é que o financiamento em 2012 totalize US$ 1 bilhão – dos quais US$ 200 milhões seriam para a resposta à forma mais resistente da tuberculose.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, avaliou que a queda no número de doentes e de mortes é motivo de celebração, mas não é motivo para complacência. Ele pediu apoio para o programa Stop TB Partnership, lançado em 2001, com o objetivo de eliminar a doença como um problema de saúde pública em todo o planeta.

A taxa de mortalidade da tuberculose caiu 40% entre 1990 e 2010. A expectativa é que, por meio do programa, todas as regiões do planeta, com exceção da África, alcancem uma redução de 50% até 2015.

Prorrogado até dezembro prazo para atualizar cadastro no Bolsa Família.

O prazo para atualizar o cadastro dos benefícios do Programa Bolsa Família foi prorrogado até o dia 31 de dezembro. A ampliação do prazo em dois meses para gestores e beneficiários, determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único.

Quem permanecer com informações cadastrais desatualizadas há mais de dois anos terá o benefício bloqueado em janeiro de 2012. Em março, começam os cancelamentos de benefícios.

A revisão cadastral é feita pelo ministério e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores, e as famílias identificadas também recebem avisos nos extratos bancários de pagamento.

Entre janeiro e setembro de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 48% dos 1,3 milhão de beneficiários que precisavam renovar seus dados este ano. Restam 52% que devem passar pelo mesmo processo.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal que atende atualmente 13 milhões de famílias.

Potiguar participa do Miss Bumbum Brasil 2011.

Foram divulgadas nesta segunda-feira (10) as fotos das 27 candidatas ao título de Miss Bumbum Brasil 2011, e o Rio grande do Norte também está representado. A candidata potiguar trata-se de Munissa Cardoso, de 27 anos.

O concurso, que tem o objetivo de escolher a brasileira dona do bumbum mais bonito, será promovido no dia 3 de dezembro, em São Paulo.

A primeira etapa da competição será realizada pela internet. Os internautas podem votar no site oficial do concurso em seus bumbuns preferidos a partir desta segunda até o dia 2 de dezembro. As 10 moças mais bem colocadas participam da final.

Justiça decide hoje sobre paralisação de funcionários dos Correios.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julga hoje (11), a partir das 16h, o dissídio coletivo dos funcionários dos Correios, em greve há 28 dias. Ontem, em reunião à noite no TST, os grevistas mantiveram a decisão de não aceitar os termos da proposta apresentada pelo tribunal. A ideia era tentar um acordo antes do julgamento do dissídio.

O relator do processo é o ministro Maurício Godinho Delgado. No último dia 7, a direção dos Correios e os sindicatos que representam os grevistas divergiram sobre os termos de uma negociação para o fim da paralisação.

Os funcionários recusaram a proposta de reajuste linear de 6,87% do salário e dos benefícios, o abono imediato de R$ 800,00 e aumento real de R$ 60 a partir de janeiro de 2012. As divergências principais estão em torno do desconto dos dias parados.

A proposta é descontar seis dias em 12 parcelas a partir do próximo ano.Os demais dias parados seriam compensados com trabalho extra nos fins de semana e feriados, de acordo com a necessidade da empresa. A proposta não foi aceita pelos servidores, que querem a compensação de todos os dias de greve sem desconto de salário.

A empresa reafirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que aceita a proposta do TST. Se os trabalhadores e os Correios chegaram a um acordo antes do horário do julgamento, é possível suspender o processo.

Por determinação do TST, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) deve manter em atividade o contingente mínimo de 40% dos empregados em cada unidade operacional durante a greve.

Confira dez dicas para escrever uma boa redação no ENEM.

TEMA: Interprete a proposta com o máximo de atenção a cada detalhe, para não cometer desvios e falhas de abordagem.

COLETÂNEA: Leia os textos para extrair as principais ideias, sem copiar.

PLANEJAMENTO: Construa um roteiro completo, com argumentos e etapas do raciocínio.

CRIATIVIDADE: Invista em título, introdução e conclusão que despertem a atenção do examinador.

CONCISÃO: Priorize clareza, organização e simplicidade no desenvolvimento.

ARGUMENTAÇÃO: Use argumentos e referências que envolvam conhecimentos de outras disciplinas e atualidades.

SOLUÇÃO: Desenvolva propostas para o problema apresentado no tema.

REVISÃO: Revise atentamente a redação para minimizar erros e repetições de palavras.

LETRA: Deve ser legível.

TEMPO: Tente gastar uma hora na redação.

Dilma deve sancionar hoje aviso prévio de até 90 dias.

A presidente Dilma Rousseff deve sancionar hoje a lei que concede aviso prévio de até 90 dias, direito proporcional ao tempo de trabalho. Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias.

O prazo para a sanção presidencial vence na quinta-feira. Segundo a Folha apurou, não havia ontem nenhum indicativo de veto à medida na Casa Civil. A palavra final, porém, cabe à presidente.

Para integrantes do Planalto, não faz sentido vetar a extensão dos dias uma vez que até mesmo o STF já se mostrou favorável à mudança.

A proposta foi aprovada em setembro pela Câmara, após mais de duas décadas tramitando no Congresso.

A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, até o limite de 90 dias (60 mais os 30 atuais). A regra vale tanto para o empregado demitido quanto para aquele que pedir demissão.

O texto da lei diz que a medida não é retroativa, entrando em vigor na data de sua publicação no "Diário Oficial da União", o que ocorrerá até dia 13 deste mês.

Hoje, as empresas pagam o aviso prévio mínimo definido na Constituição.

Polícia encontra 75 mudas de maconha em casa de adolescente.

Equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar de João Pessoa, na Paraíba responderam a um chamado na tarde de segunda-feira (10), para impedir que uma adolescente de 15 anos agredisse a mãe, mas ao chegarem ao local encontraram mudas de maconha. De acordo com informações do Cabo Marcos Cunha, a apreensão de 75 mudas de pé de maconha e cerca de 200 sementes foi feita por volta das 14h no Conjunto Gervásio Maia.

Ainda segundo o Cabo, vizinhos ligaram para o número 190 informando da agressão da adolescente contra a mãe e ao chegarem ao local encontraram as plantas no quintal da residência. A adolescente informou que a droga pertencia a ela e ao namorado, o ex-presidiário Sérgio da Silva Avelino, de 26 anos que fugiu ao ver os policiais. A jovem foi levada para a Delegacia da Infância e Adolescência no Centro de João Pessoa e as sementes e plantas foram encaminhadas para o Instituto de Policia Científica (IPC).

Governo amplia acesso a medicamentos em 239% em todo país.

O programa Saúde Não Tem Preço, iniciativa do Ministério da Saúde que começou em fevereiro deste ano e que oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ampliou em 239% o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de 20 mil drogarias credenciadas ao programa. O número de pacientes atendidos pulou de 853 mil, em janeiro, para 2.888.956, em setembro. Foram realizados 306.826 atendimentos de pessoas diabéticas, em janeiro, e 892.820, em setembro, o que representou um crescimento de 191%. Já o número de hipertensos beneficiados foi ampliado em 271%, passando de 658.648 para 2.443.044, no mesmo período.

“Essas doenças, por terem prevalência alta e estarem intimamente ligadas aos novos hábitos dos brasileiros, merecem atenção redobrada. A ampliação contínua do acesso aos medicamentos, comprovada pelos números do programa, representa uma melhora significativa na vida dos brasileiros”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Antes da criação do Saúde Não Tem Preço, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Atualmente, os medicamentos são retirados gratuitamente – para isso, é exigido apenas a apresentação de receita médica válida, CPF e documento com foto.

O estado que teve maior crescimento do número de pessoas beneficiadas foi Roraima, com 13.961% de aumento no período – passou de 23 beneficiados em janeiro, para 3.234 em setembro. O estado é seguido pela significativa ampliação do acesso, no mesmo período, pelo o Mato Grosso, que somou 1.028% de crescimento, de 1.964 para 22.148 beneficiados, e o Maranhão, cujo crescimento foi de 985%, com o número de beneficiados passando de 1.022 para 11.090. Também se destaca o crescimento no Mato Grosso do Sul – 912%, com o número de beneficiados pulando de 2.908 para 29.442.

A hipertensão arterial acomete 23,3% da população adulta brasileira maior de 18 anos, segundo dados do estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2010. De acordo com a mesma pesquisa, o diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo mais prevalente em mulheres (7%) do quem em homens (5,4%).

Humorista da Escolinha do Professor Raimundo morre aos 85 anos.

O humorista José Thomaz da Cunha Vasconcelos Neto, mais conhecido como Zé Vasconcellos, morreu na madrugada desta terça-feira (11), aos 85 anos. Na televisão ele era conhecido por viver o personagem Ruy Barbosa Sá Silva na "Escolinha do Professor Raimundo", da Globo, e "Escolinha do Barulho", da Record.

José Vasconcelos sofria de mal de Alzheimer, tinha problemas nos rins e estava internado há duas semanas no Hospital das Clínicas de São Paulo.

"Ele estava muito fraquinho e devido à idade avançada os médicos informaram que meu tio não aguentaria um tratamento de hemodiálise. Infelizmente essa madrugada ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu", disse o sobrinho do comediante, Rick Régis.
No início da manhã desta terça Rick, chegou a usar sua página oficial no Twitter para dar a informação: "Olá Homero, perdemos o Pai do humor: José Vasconcellos", disse, referindo-se a Homero Salles, diretor do "Programa do Gugu" e da "Escolinha do Gugu".

Prontamente, ele também escreveu no microblog: "PERDI MAIS UM AMIGO....JOSÉ VASCONCELOS, UM DOS MAIORES HUMORISTAS DO BRASIL...".

Rick Régis disse ainda a O Fuxico que vai continuar com seu personagem Sá Silva Júnior na Escolinha do Gugu. "Isso foi uma coisa que ele me pediu no hopsital, para eu seguir interpretando o personagem no programa. E é isso que vou fazer. Seguir com o trabalho e tentar levar o humor para o Brasil com a competência que fez meu tio durante toda sua vida", finalizou Rick, emocionado.

O velório de Zé Vasconcellos está previsto para começar no início da tarde desta terça-feira no cemitério Horto da Paz, em Embu, São Paulo.

José Vasconcellos, natural do Acre, era considerado um dos maiores nomes do humor brasileiro com seu personagem Ruy Barbosa Sá Silva. Na década de 60, o humorista criou o projeto Vasconcelândia, uma ideia para criar um parque de diversões semelhante à Disneylândia. Mas, o projeto acabou não sendo realizado. O humorista deixa sua esposa, dona Irene, e quatro filhos.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Governo garante demanda do aeroporto
Tribuna do Norte: Assembleia legislativa vota hoje o rateio de 1 bilhão
Globo: Verba da Saúde paga pista de skate e vale-transporte
Folha: Emenda financia produto hospitalar superfaturado
Estadão: Investimentos caem e Dilma agora planeja gastar R$ 14 bi
Correio: Selvageria volta ao trânsito do DF
Valor: Cai índice de reajuste de salários
Estado de Minas: Quem é que vai pagar por isso?
Jornal do Commercio: Suape na mira do cartel da cocaína
Zero Hora: Presídio de Caxias expõe “fracasso” do sistema, diz Tarso

segunda-feira, outubro 10, 2011

MEC abre inscrições para mestrado para professores de matemática.

Estão abertas até o dia 26 próximo as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O prazo para se candidatar é 26 de outubro, e o Exame Nacional de Acesso, que terá uma única prova, acontece em 26 de novembro.

De acordo com o Ministério da Educação, que financia o curso, 80% das vagas serão destinadas a professores da rede pública de educação básica.

Para concorrer a essas vagas, é preciso apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do estado ou município, ou apresentar uma declaração com firma reconhecida do diretor da escola confirmando de que o candidato exerce a docência de matemática no ensino básico.

As inscrições devem ser feitas pelo site do curso e o pagamento da taxa de R$ 39 pode ser feito por boleto bancário.

A prova é composta de 35 questões de múltipla escolha e três questões dissertativas.

Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, o mestrado profissional em matemática é realizado em 65 polos credenciados à UAB em todo o país, majoritariamente em universidades federais.

Rodrigo Paulino é hoje o nosso aniversariante do Dia.


Rodrigo Paulino.

Querido e estimado amigo, quanto prazer sinto em poder te parabenizar neste dia que é seu.

Desejo que a paz lhe seja favorável e as alegrias uma constante companhia.

Estou feliz por comemorar o dom da sua vida, sei o quanto você luta para ser feliz e também proporcionar bem estar a todos que te rodeiam.

Eu sou seu amigo e testemunha de quanto você é um ser humano digno e admirável, sinto muita honra em ter sua amizade.

Temos sempre algo por fazer, como sonho a concretizar a final é isso que nos leva a diante e nos faz crescer e penso que você nunca desiste, pois é uma lutador.

Hoje eu quero lhe afirmar embora você já saiba a minha opinião que te considero uma pessoa incrível, que sabe o que quer e irá alcançar muito mais do que deseja.

Feliz Aniversário, Felicidades e Parabéns AMIGO!!!

Sindicato de São Paulo acusa McDonald's de explorar funcionários.

A rede de lanchonetes McDonald's foi acusada pelo sindicato dos garçons de São Paulo de explorar funcionários sob o pretexto de utilizar uma jornada de trabalho "móvel e variável". A acusação foi feita em audiência pública ocorrida nesta segunda-feira (10) no Senado.

De acordo com a denúncia, nos momentos de menor movimentação em suas unidades, a rede faz com que parte de seus empregados permaneça em uma "sala de descanso”, onde ficam à disposição do McDonald's, mas sem receber pelo horário em que ficam no local.

Ainda segundo a denúncia feita na audiência pública pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região (Sinthoresp), funcionários da rede McDonald's, em alguns meses, recebem menos de R$ 230.

Durante a audiência, o Sinthoresp apresentou um vídeo no qual uma funcionária –que foi gravada sem saber–, ao conversar com candidatos a emprego, declara que o salário médio para os atendentes varia de R$ 380 a R$ 400. O vídeo também mostra um ex-funcionário, não identificado, que afirma que o maior salário que recebeu da empresa foi de R$ 230.

Presente à reunião da CDH, o diretor de Relações Governamentais do McDonald's, Pedro Parizi, disse que a rede tem cerca de 40 mil funcionários em todo o país e "talvez tenha cometido um ou outro deslize, mas sem má-fé". Ele argumentou que "as exceções não podem ser transformadas em marcas negativas de uma empresa reconhecida mundialmente".

“Se isso aconteceu, estamos aqui para dialogar”, declarou Parizi, ressaltando que o McDonald's vem adotando diversas ações para evitar problemas desse tipo.

Mulher dá à luz quadrigêmeos em maternidade do Recife.

Uma mulher deu à luz quadrigêmeos, na manhã desta segunda-feira (10), no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), no Recife. Francinete Mendonça dos Santos Celestino, 22 anos, estava internada há pouco mais de um mês, pois tinha começado a sentir contrações antes dos sete meses de gestação, segundo o marido dela, o eletricista Jamerson Gomes Celestino, de 30 anos. Casos de gravidez como esse, sem inseminação artificial, são raros.

De acordo com nota divulgada pelo Imip, os bebês, três meninas e um menino, encontram-se na UTI neonatal da unidade de saúde. O menino nasceu pesando 1,590 kg e as meninas nasceram com 1,560 kg, 1,630 kg e 1,530 kg. Todos estão com em uso de oxigênio suplementar, devido a um desconforto respiratório, mas estão clinicamente bem.

O pai das crianças, que já tem um filho de seis anos do primeiro casamento, conta que os vizinhos e familiares estão animados para conhecer o quarteto. "Todo mundo está ajudando. Um chega com um pacote de fralda, outro com roupinhas, tem gente dizendo que vai fazer turnos para ajudar a cuidar deles", diz Jamerson. Os dois moram no bairro do Curado 1, no Recife, e estão juntos há cerca de quatro anos.

Eletricista terceirizado em uma empresa, Jamerson conta que está preocupado por ter mais quatro filhos para cuidar, mas que isso não diminui a felicidade. “É trabalhar, estudar, se esforçar, que as coisas surgem. A preocupação é do tamanho da alegria, mas a gente tem que pensar no lado bom das coisas. Os quatro nasceram com saúde e minha mulher está bem. É o que importa”, afirma o pai das crianças.

Grevistas dos Correios fazem assembleias para decidir se voltam ao trabalho.

Os empregados dos Correios devem fazer assembleias nos 35 sindicatos da categoria, na tarde de hoje (10), para decidir se mantêm a greve iniciada há 27 dias. Eles vão colocar em pauta a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na sexta-feira (7), que foi aceita pela empresa, mas rejeitada pelos representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).

Se os trabalhadores não aceitarem o acordo com a empresa, o dissídio coletivo da categoria será julgado amanhã (11) pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST. O secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, acha que os sindicatos não vão entrar em acordo com a empresa e a decisão deverá ser dada pelo TST.

Na última reunião entre a direção e os trabalhadores, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, apresentou uma proposta que prevê abono de R$ 800, a ser pago imediatamente, e aumento real de R$ 60 a partir de janeiro de 2012, além de reajuste linear de 6,87% do salário e dos benefícios. Os grevistas querem repôr os dias parados com trabalho extra e também reivindicam aumento real de R$ 80 retroativo a agosto.

Para tentar regularizar a entrega de correspondências, os Correios fizeram mais um mutirão no último fim de semana. Foram entregues 22 milhões de correspondências e feita triagem em mais 27 milhões em todo o país. Desde o início da paralisação, os mutirões foram responsáveis pela entrega de cerca de 47 milhões de cartas e encomendas e pela triagem de mais 96 milhões.

Central do Carnatal anuncia horário de funcionamento.

A expectativa está cada vez maior, o Carnatal está chegando. Para garantir a folia os abadás, dos blocos Bicho, Caju, Amar É, Me Leva e Nana (quinta e sexta), estão à venda na Central do Carnatal que continua no 2º Piso do Natal Shopping, em um novo espaço, com acesso através do estacionamento G3.

O horário de funcionamento da Central é o mesmo das lojas do Natal Shopping, 10h às 22h durante a semana. Domingo e Feriados: 14h às 21h. O telefone para contato é o (84) 3081-0409.

As manchetes dos jornais desta Segunda.

Tribuna do Norte: Um morre e quatro ficam feridos em acidente com vereador Chagas Catarino
Globo: Fraudes já provocaram cassação de 274 prefeitos
Folha: Europa decide nacionalizar o maior banco da Bélgica
Estadão: Europa salva banco e articula pacote amplo
Correio: A fome que escandaliza o mundo
Valor: Zona do euro busca saída para os bancos
Estado de Minas: Churrascão com sabor de campanha
Jornal do Commercio: Falta pouco, Santa
Zero Hora: Detentos criaram um “Tribunal da Morte” em penitenciária de Caxias