sábado, fevereiro 23, 2019

Em audiência pública, Fetarn e deputados debatem a Medida Provisória 871/2019.

A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn) realiza, na próxima segunda-feira (25),  audiência pública para debater a Medida Provisória (MP) 871/2019, que estabelece regras de concessão dos benefícios previdenciários rurais. A audiência será realizada na Assembleia Legislativa, às 9h. A Fetarn convidou todos os deputados e deputadas estaduais, federais e senadores do estado.

A finalidade do ato é de defender os interesses e os direitos dos agricultores familiares e dos trabalhadores rurais. “A aprovação dessa Medida gera um impacto negativo não só para os agricultores, mas também para a economia dos municípios. Além disso, cria mecanismos para dificultar, por exemplo, a aposentadoria dos que vivem das atividades do campo. 

Outros impactos negativos que podemos citar é o não reconhecimento do Sindicato como entidade de representação dos trabalhadores rurais, não aceitando a Declaração de Atividade Rural como prova complementar para fins de aposentadoria, bem como a não aceitação da Declaração de Aptidão (DAP) ao PRONAF. Isso para nós é regredir”, declarou o presidente da Fetarn, Manoel Cândido.

O Rio Grande do Norte está sendo um dos estados pioneiros em discutir a Medida 871, instituída em janeiro deste ano. “Iremos realizar uma série de audiências públicas pelos municípios do estado. Na última semana iniciamos o debate por São João do Sabugi. Para esta audiência da próxima segunda- feira convidamos também a Governadora Fátima Bezerra”, disse Manoel Cândido.

Participam também do debate membros dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de todo o estado, representantes da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e movimentos sociais urbanos.

Professor é agredido a socos dentro de sala de aula por aluno em Lins.

Dois casos de agressão a professores foram registrados em escolas estaduais de Lins (SP), na sexta-feira (22), envolvendo alunos menores de idade. Em uma das ocorrências, o professor de 62 anos ficou com o rosto ensanguentado após ser atingido por socos e um caderno arremessado pelo estudante.

A Polícia Civil informou que irá encaminhar os casos na segunda-feira (25) para a Vara da Infância e Juventude. Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Educação informou em nota que "realiza trabalho em parceria com prefeitura de Lins e a rede de proteção para crianças em situação de vulnerabilidade social para coibir situações de violência nas escolas". 

Uma das agressões aconteceu na escola estadual Otacílio Santana, no Parque Alto de Fátima. O professor de geografia e história contou que o aluno de 14 anos, de outra turma, tentou entrar na sala de aula para conversar com uma menina.

Diante da negativa do professor, que desenvolvia uma atividade, o menor teria forçado a entrada, e foi novamente impedido. Segundo o boletim de ocorrência, o menino jogou um caderno no professor e o agrediu com vários socos. 

À polícia, o estudante contou que foi até a sala pra conversar com uma prima dele. O menor disse também que o professor teria negado e o pegou pelo braço para colocar fora da sala. Entretanto, o menor confirmou que jogou o caderno e deu um soco no professor.

O educador foi levado à Santa Casa de Lins e recebeu oito pontos nos cortes, sendo seis no rosto e dois no supercílio.

O Conselho Tutelar e a mãe do menino foram chamados para comparecer à delegacia.

Aneel inspeciona 21 barragens.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou hoje (22) a lista das 21 usinas hidrelétricas que foram inspecionadas desde o dia 12. Segundo nota divulgada pela agência reguladora, nenhuma das barragens vistoriadas apresenta risco.

As visitas, in loco, foram feitas por força-tarefa que inclui tanto representantes da Aneel quanto de agências estaduais. A operação, que começou no último dia 12, vai fiscalizar, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas em 18 estados.

De acordo com a Aneel, até o momento, foram vistoriadas barragens em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso.

A lista completa está disponível na página da Aneel.

A força-tarefa “não identificou anomalias que possam afetar a segurança das barragens vistoriadas”, acrescentou a agência.

Brasileira é premiada por seu trabalho pela valorização da diversidade.

A consultora Liliane Rocha foi a única brasileira, entre 101 lideranças globais, premiada pelo seu protagonismo na luta pela valorização da diversidade no Brasil. O prêmio 101 Top Global Diversity&Inclusion foi entregue, esta semana, durante o 3º Congresso Mundial de Diversidade e Inclusão, realizado em Mumbai, na Índia, durante o Congresso Mundial de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Esse evento acontece há 27 anos e reúne lideranças de todo o mundo para discutir o futuro do trabalho. São reconhecidos os líderes globais que contribuem para que as empresas sejam mais inclusivas e valorizem a diversidade entre seus funcionários.

Liliane é presidente e fundadora da consultoria Gestão Kairós, especializada em sustentabilidade e diversidade. Brasileira de origem humilde, enfrenta desde cedo os desafios de ser mulher e negra. Da Índia, Liliane falou da honra de ter sido incluída entre os 101 líderes mundiais escolhidos pelo congresso.

“Eles acharam que o trabalho que venho realizando é legítimo, um trabalho de referência, um trabalho importante e por isso me convidaram para estar na terra de Mahatma Gandhi, um dos maiores líderes humanitários que já tivemos no planeta, para falar sobre diversidade”, disse. Via Agência Brasil.

Prefeitura de Natal/RN disponibiliza declaração de rendimentos a partir de segunda.

A Prefeitura do Natal disponibilizará a partir desta segunda-feira (25) a declaração de rendimentos para os servidores ativos, inativos e pensionistas para efeitos de declaração de Imposto de Renda, ano de exercício 2018. O próprio servidor terá acesso através do site da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, no site da Prefeitura haverá um banner eletrônico para direcionar o link, abrindo outra janela, onde o usuário digita o CPF e tem acesso à declaração dos rendimentos. Esta janela terá um captcha (sistema de segurança para prevenir vários acessos ou acessos indevidos), garantindo a segurança dos dados. Os dados ficarão disponíveis do dia 25 de fevereiro até 30 de abril quando acaba o prazo para declarar o Imposto de Renda neste ano.

Os servidores municipais, ativos e inativos e os pensionistas, que não possuem acesso à internet, há a opção de pegar a declaração de rendimentos diretamente na sede da Secretaria Municipal de Administração (Rua Santo Antônio, 665 – Cidade Alta), no atendimento ao servidor, térreo, portando documentos pessoais, preferencialmente com foto. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelos telefones 3232-4606 e 3232-4990.

Previsão é de mais chuva no RN durante todo fim de semana.

O sábado, 23, começou chuvoso no Rio Grande do Norte. E a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, a Emparn, é de “ocorrência de pancadas de chuvas durante o final de semana em todas as regiões do estado”.

De acordo com a Emparn, “a presença de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior com centro sobre o estado, associado às atividades da Zona de Convergência Intertropical, manterá o céu parcialmente nublado a claro”.

Para este sábado, a temperatura mínima em Natal é de 24,5º C e a máxima de 32,1º C.

GTO de Touros/RN recupera moto tomada de assalto.

Policiais do Grupo Tático Operacional – GTO da cidade de Touros no litoral norte do Estado do RN, em serviço de patrulhamento recuperou na noite desta sexta-feira(22) uma moto que havia sido tomada de assalto na quinta-feira(21).
 
A ação que acabou com a recuperação da moto, foi realizada próximo ao ‘marco zero’ da BR 101 Norte. A moto estava em um matagal e ao averiguarem foi constatado que havia queixa de roubo. O veículo foi conduzido ao Pelotão da PM de Touros.

Médicos alertam para aumento de sífilis e HIV.

O carnaval é festa, alegria e diversão garantida. Em todo o País, as pessoas costumam aproveitar os dias de folia para sair com os amigos, os crushes e, por vezes, fazer novos ‘contatinhos’. Tudo isso é bom e fica ainda melhor se, numa relação mais íntima, houver consciência e prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O alerta vale para a vida inteira, mas é nesse período do ano que as campanhas de prevenção se intensificam e os médicos reforçam a necessidade dos preservativos.

“A incidência [de casos] está mudando, porque há uma mudança de comportamento da sociedade”, aponta o urologista Mauricio Rubinstein, doutor em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico e membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, afirma que “a população em geral acaba ‘relaxando’ quanto à prevenção”, o que faz aumentar a incidência de doenças que anteriormente tinham números estáveis, como a sífilis.

Torres Filho afirma que o número de exames laboratoriais para detecção de ISTs aumenta um pouco depois do carnaval, uma vez que elas se desenvolvem de sete a 15 dias após o contato. Isso seria um indício de que as infecções podem se espalhar mais facilmente nessa época festiva.

Fronteira entre Venezuela e Colômbia tem confronto.

Desde o início, o clima é de tensão na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Tropas venezuelanas jogaram bombas gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestam contra o fechamento da fronteira, o que impede a passagem de ajuda humanitária internacional. Os manifestantes reagiram atirando pedras.

Um dos locais onde ocorreram os confrontos foi na Ponte Francisco de Paula Santander, que liga o estado venezuelano de Táchira com o colombiano Norte de Santander.
 
O governo de Nicolás Maduro mandou fechar as fronteiras em uma área onde grupos ligados a Juan Guaidó, deputado que se autoproclamou presidente e é reconhecido como presidente interino do país por grande parte da comunidade internacional, preparam o envio de doações de alimentos e remédios para os venezuelanos.

Após troca de tiros com bandidos, polícia militar recupera carro roubado no Rio Grande do Norte.

Bandidos armados roubaram na noite de sexta feira 22 de fevereiro, no Conjunto Abolição IV, em Mossoró, um veículo Siena branco e fugiram para a região do Santa Helena. Durante a fuga se depararam com uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual, comandada pelo Sgt Almeida, que realizava fiscalização na região do Bairro Santo Antônio.

Ao avistarem a viatura policial, os criminosos tentaram fugir em alta velocidade. Houve perseguição e troca de tiros, por várias ruas do bairro.  A equipe do Delta Delta do 2º DPRE, pediu apoio ao Ciosp, que de imediato deslocou a VTR do Ronda Cidadã composta pelo Sgt Sidney e o Sd Barbosa, o GTO e a Força Tática para o local.

Ao chegar no Loteamento Santa Helena, já com apoio das guarnições do 2º BPM, os indivíduos acabaram abandonando o carro e fugindo pelo matagal. Apesar do cerco e das buscas, ninguém foi preso. O carro foi encaminhado à Delegacia de Plantão e apresentado ao delegado plontonista, Teixeira Junior, para que a autoridade policial adote as medidas cabíveis.

Empresário caicoense é assaltado nesta madrugada de sábado quando chegava em casa.

Um empresário caicoense do ramo de restaurantes e lanchonetes foi surpreendido quando chegava em casa na primeira hora deste sábado (23).

Ele contou a polícia que por volta de 00h30min chegou em casa e ficou aguardando seu filho abrir o portão, devido o mesmo está com problema, momento em que foi surpreendido por dois elementos armados que chegaram veículo branco e anunciaram o assalto.

Eles levaram cartões e uma quantia de cerca de R$ 4 mil em dinheiro e fugiram com destino ignorado. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Caicó. A Polícia Militar realizou diligências na tentativa de capturar os autores do roubo. Com informações do Caicó na Rota da Notícia.

MP vai investigar candidata do PSL no Ceará por ‘milagre dos santinhos’.

Procuradoria  Regional Eleitoral no  Ceará  determinou na sexta-feira a instauração de um procedimento para investigar a prestação de contas da candidata a deputada estadual Gislani Maia, do PSL . O GLOBO mostrou que  ela recebeu R$ 150 mil da direção nacional do partido em 5 de outubro , a dois dias do primeiro turno e, no mesmo dia, declarou ter gasto quase R$ 143 mil em três gráficas. 

As notas fiscais da candidata são relativas a 4,8 milhões de santinhos, panfletos e botons, além de 20 mil adesivos para carros. Ela obteve 3.501 votos. 

Homem tem moto tomado de assalto em Taipu/RN.

Na cidade de Taipu um homem teve sua moto modelo Fan de cor preta placa QGI 6384 tomada de assalto na manhã deste sábado, 23 de fevereiro.

Segundo informações enviadas a redação do nosso blog, os assaltantes foram violentos, bateram bastante na vítima e ainda o deixaram amarrado.

Qualquer informação da moto liguem para a Polícia.

Jovem é preso por matar e esquartejar mãe para comer corpo.

A polícia espanhola deteve em Madri um jovem de 26 anos como suposto autor da morte de sua mãe, que supostamente esquartejou a vítima e guardou seus restos em recipientes de comida para depois comê-los.

O jovem foi detido na quinta-feira (21) em um imóvel onde o corpo foi encontrado, depois que uma amiga da vítima entrou em contato com a polícia porque não encontrava a mulher, de 49 anos, há um mês, informaram à Agência Efe fontes policiais. Após a denúncia, os agentes se dirigiram ao imóvel da vítima, onde encontraram o corpo esquartejado.

Foi o próprio jovem que abriu as portas para a polícia e disse que sua mãe tinha morrido e que o corpo estava no local.
 
O detido, que tem vários antecedentes policial por maus tratos, alguns deles denunciados pela própria mãe, explicou aos agentes que estava comendo os restos que guardava em recipientes de plástico e dava outros ao cachorro, indicaram à Agência Efe fontes da investigação.

Rio tem operação contra tráfico de drogas na serra fluminense.

Policiais civis cumprem hoje (23) mandados de prisão e busca contra suspeitos de tráfico de drogas em três municípios da região serrana fluminense e em São Gonçalo, na região metropolitana. Segundo a Secretaria Estadual de Polícia Civil, a operação Bela busca desarticular uma quadrilha que atua na serra fluminense.

A investigação policial, que começou há cinco meses, identificou e indiciou 15 suspeitos de integrar o grupo criminoso, por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação não só indiciou os suspeitos como conseguiu identificar a estrutura hierárquica do grupo e as funções de cada um dentro da organização criminosa. 

A ação, da Delegacia do Carmo (112ª DP), conta com o apoio de outras 14 delegacias distritais da região serrana.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 37 milhões neste sábado.

O concurso 2.127 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 37 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (23) em Jundiaí (SP). 

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.  

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Ladrões transmitiram assalto a loja de eletrodomésticos ao vivo pelo Facebook.

Os três ladrões que foram presos, suspeitos de terem assalto uma loja de eletrodomésticos na quinta-feira (21) no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, fizeram uma transmissão ao vivo pelo Facebook da ação deles.

No vídeo é possível ver o gerente da loja refém de um dos assaltantes no depósito do estabelecimento. Os outros dois recolhem aparelhos celulares e demais produtos. Toda a ação foi registrada na transmissão. Algumas pessoas interagiram com eles e comentaram sobre o assalto.

De acordo com a Polícia Militar, foram presos Diego Henrique Ferreira dos Santos, de 19 anos, Allex Sandro Gomes dos Santos, de 22 anos, e Leonardo Luan Maciel Almeida, de 18. Dois deles tinham antecedentes criminais.

Eles invadiram uma loja na Avenida Ary Paes Barreto, no Bairro Cristo Rei. Diego foi flagrado com um revólver assim que a polícia chegou ao local.

O assaltante rendeu o gerente pelo pescoço e o levou para os fundos da loja no depósito. Allex e Leonardo correram também para os fundos.

Policiais da Força Tática foram chamados e isolaram o local. Foi necessário chamar também policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Por uma hora os policiais negociaram a liberação do gerente.

Os ladrões exigiram a presença da imprensa e dos familiares deles como condição, até que se entregaram.

Com eles, a polícia apreendeu um revólver e uma arma de brinquedo. Além das armas a polícia encontrou quase 100 aparelhos celulares que eles pretendiam levar da loja.

Na delegacia o gerente disse que a todo momento os suspeitos o ameaçavam de morte, apontando o revólver para a cabeça e peito, dizendo que atirariam.

Túnel de Neópolis será reaberto neste sábado.

O túnel de Neópolis, que dá acesso à Avenida das Alagoas, no conjunto Jiqui, na zona Sul de Natal, será reaberto às 14h30 deste sábado (23). A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A passagem havia sido fechada no dia 1º de dezembro de 2018 e tinha previsão para ser liberada em 120 dias. Contudo, as obras de prolongamento da estrutura foram adiantadas. O serviço faz parte do pacote de construções na BR-101, entre Natal e Parnamirim.

Com o fluxo liberado, as linhas de ônibus que trafegam na região, além das paradas municipais e intermunicipais voltam ao normal.

Ainda segundo o Dnit, as alças de acesso existentes anteriormente, logo após o túnel, serão mantidas para os motoristas que precisarem utilizar as vias marginais.

Embalagem da camisinha masculina ganha novo design.

A camisinha masculina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está de cara nova. Ou melhor, de design novo! A nova embalagem do preservativo traz o recado “Se liga. Use”, com cores vibrantes e o desenho que lembra o botão de ligar dos aparelhos eletrônicos. A distribuição começa em todo o Brasil durante a folia de Carnaval deste ano.

O design da camisinha foi criado pela estudante de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Ana Carolina Lima. Ela venceu o 1.º Concurso Cultural para a Seleção da Nova Arte para Embalagem da Camisinha Masculina, convocado pelo Ministério da Saúde e pela Unesco. A ideia elaborada por ela concorreu com outras 212.

Ana Carolina disse que está contente com o resultado alcançado. “Fico feliz que minha ideia tenha gerado o resultado que os jurados almejavam e espero que tenha um impacto positivo na importância que as pessoas dão à proteção”.

O símbolo com a imagem da camisinha de forma subliminar e o efeito de brilho unidos à mensagem “se liga, use” tem a proposta de atrair visualmente e ter uma chamada mais direta e descontraída para conversar mais com o público jovem, principalmente, que estão mais frequentemente expostos à ISTs e gravidez indesejada por desconhecerem ou ignorarem a importância de sempre se prevenir.

O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval. O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.

Programa para receber declaração do IR estará disponível segunda-feira.

O programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) estará disponível a partir das 8h de segunda-feira (25), no site da Receita Federal. A declaração deve ser entregue entre as 8h do dia 7 de março e as 23h59 de 30 de abril deste ano, pela Internet.

Também a partir de segunda-feira, os contribuintes poderão preencher a declaração por meio de tablets e smartphones, acessando o aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço estará ainda disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na página da Receita Federal, com uso de certificado digital.
O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.

A Receita espera receber neste ano 30,5 milhões de declarações – no ano passado, foram entregues 29,27 milhões. Do total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil e 800 mil declarações sejam feitas por tablets e smartphones. Em 2018, 320 mil declarações foram feitas por meio de dispositivos móveis.

Uma novidade é que, neste ano, o processamento da declaração será mais rápido, e o contribuinte poderá ter acesso ao status do processamento na noite em que fizer a declaração, ou no dia seguinte. Assim, já será possível verificar pendências.

Entretanto, o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, alertou que o contribuinte deve esperar “um pouco” para verificar se existe alguma inconsistência, porque podem ocorrer casos em que a empresa empregadora ou o plano de saúde atrase o envio de dados. “O que libera a declaração são os cruzamentos de dados. Espere um pouco mais”, disse Adir, dirigindo-se ao contribuinte.

Paulo Guedes espera aprovação da reforma da Previdência até junho.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, manifestou ontem (22) otimismo de que a reforma da Previdência seja aprovada pelo Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano. A declaração foi dada após a cerimônia de posse da nova presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Suzana Ribeiro Guerra.

Guedes lembrou que a Previdência é o maior gasto do governo e precisa ser equacionada. “A reforma da Previdência é o primeiro ataque potente a esse desajuste fiscal, porque realmente é a primeira grande rubrica de despesas públicas. Nosso déficit na Previdência está indo de R$ 340 bilhões no ano passado para R$ 370 bilhões este ano. As despesas com Previdência estão em R$ 700 bilhões”.

Censo 2020 é o principal desafio para nova presidente do IBGE.

A nova presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, disse hoje (22), ao tomar posse no cargo, que o censo 2020 é o principal desafio da instituição.

De acordo com Suzana, é complicada a situação do IBGE às vésperas do censo, um grande levantamento demográfico que é feito a cada 10 anos. A previsão da pesquisa é cobrir 213 milhões de pessoas, em 71 milhões de domicílios urbanos e rurais, com mais de 240 mil contratos temporários de recenseadores.

“O desafio de implementar um censo dessa dimensão em uma instituição na situação do IBGE vai ser monumental. Vamos enfrentá-lo. Com respeito às boas práticas de qualidade e responsabilidade, que são da tradição da casa, e ao mesmo tempo uma sede por soluções de ponta. Vamos usar todos os recursos possíveis, pensando sempre na situação atual e fiscal do país e nas suas dificuldades. E vamos usar a nossa criatividade e coragem, que é praxe da casa, para entregar um censo aderente às melhores práticas”, afirmou.

Ela disse que tem conversado com toda a equipe do IBGE para entender “a complexidade” da instituição e destacou a missão de “retratar o país dos mais diversos ângulos” e de ser “o coração da produção de dados e informações” que alimenta as decisões governamentais. Segundo Suzana, o IBGE sofre com a perda de pessoal – de 7 mil funcionários caiu para 5 mil, atualmente. “Em oito anos, o IBGE perdeu mais de 30% de seus funcionários e corre o risco de perder mais 30% com os que aposentáveis este ano.”

Operação contra roubo de carros tem 3 mortos e 12 presos no Rio.

Uma operação da Polícia Militar para reprimir o roubo de veículos nas zonas oeste e norte do Rio de Janeiro prendeu ontem (22) 12 pessoas e deixou mortas três. A PM informou que os mortos eram criminosos. Houve cinco feridos.

Mais de 200 policiais de unidades especiais e sete batalhões participam da ação, batizada de Corte Cego, e é considerada uma megaoperação por abranger corredores viários em 18 bairros da capital e quatro cidades da Baixada Fluminense.

O núcleo da ação é na área do 41º Batalhão (Irajá). Segundo a PM, das 10 áreas com maior incidência de roubo de veículos no estado, seis são vizinhas do 41º Batalhão.

A operação apreendeu munições, um carregador, quatro pistolas, três granadas e nove rádios transmissores.

Cinco carros foram recuperados e 20 motos apreendidas.

Campanha de prevenção foca no avanço de HIV em homens.

“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada na sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saude pública, que é uma mudança no comportamento. Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja sempre uma memória feliz. Vamos fazer um Carnaval e um ano inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que você ama”, destacou o ministro Luiz Henrique Mandeta. 

Esse ano, o Ministério da Saúde distribuiu 130 milhões de preservativos masculinos aos estados, 22% a mais que o quantitativo enviado em 2018 (106 milhões). Além disso, foram entregues também 9,9 milhões de sachês de gel lubrificante para todos os estados.

Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2. 

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP 2013), de 2013, aponta que 45% dos entrevistados disseram não ter recorrido ao preservativo naquele ano. A mesma pesquisa mostra que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

Homem detido suspeito de roubo de materiais de torre celular em Ceará-Mirim/RN.

Policiais militares da Força Tática da 3ª Companhia – 11º BPM foram informados na manhã desta sexta-feira(22) que um homem estava furtando materiais da torre de celular do antigo CDP (Centro de Detenção Provisória) da cidade de Ceará-Mirim. A PM imediatamente iniciou diligência e  chegando  ao local constatou a veracidade do fato.

Na ocasião o suspeito identificado por Thiago Soares de Lima, vulgo ‘boca mole’, de 33 anos, residente no Projeto Santa Águeda, distrito de Ceará-Mirim. O suspeito havia sido flagrado dias antes, através de câmaras de segurança, subtraindo cabos e baterias de uma torre de telecomunicações próximo a nova cadeia de Ceará-Mirim. Diante dos fatos o suspeito foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil local para a realização de procedimentos cabíveis e chegando na DP o responsável pela empresa que fez a manutenção na referida torre estava prestando queixa do furto dos materiais e que havia ocorrido no dia anterior. Com informações da Assecom da 3ª Cia do 11º BPM.

CBF confirma que Brasileirão terá arbitragem de vídeo.

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 terá árbitro de vídeo. A definição aconteceu na tarde de sexta-feira (22) durante reunião de clubes na sede da CBF, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio. Como já havia sido anunciado pela própria entidade, os custos para o uso da tecnologia serão bancados pelo órgão que controla o futebol nacional. A aprovação da utilização do chamado VAR foi por unanimidade.

Ao assumir a conta, a entidade evitou que a competição mais uma vez ficasse sem o uso do vídeo, implantado com (relativo) sucesso na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, e que agora passará a ser usado também no Paulistão (a partir das quartas de final na atual edição do torneio). Isso porque, no Brasileirão de 2018, o árbitro de vídeo só não foi usado porque vários clubes não quiseram bancar os custos de sua utilização.

Rio: mortes violentas crescem 26% de dezembro para janeiro.

A letalidade violenta, ou seja, as mortes violentas provocadas por agressão intencional, cresceu 26% de dezembro de 2018 para janeiro deste ano. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão oficial do governo fluminense, foram registrados 563 homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de policiais em janeiro deste ano, contra as 447 de dezembro.

Na comparação com janeiro de 2018, no entanto, houve uma queda de 14%, já que naquele período haviam sido registradas 654 vítimas.

Analisando-se apenas o homicídio doloso, que é um dos tipos de letalidade violenta, foram 386 casos, um aumento de 173% em relação às 141 vítimas de dezembro. Apesar disso, houve queda de 18% em relação a janeiro de 2018. Este foi o mês de janeiro com o menor número de casos dos últimos sete anos e o segundo menor dos últimos 28 anos, de acordo com o ISP.

O número de mortes provocadas por policiais, no entanto, cresceu de 157 em janeiro de 2018 para 160 em janeiro deste ano.

Em dia de distribuição de ajuda, Maduro fecha fronteira com Colômbia.

As quatro pontes que ligam a Venezuela à Colômbia foram fechadas, na sexta-feira (22), segundo comunicado da vice de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez, no fim da noite. Com isso, aumenta o risco de confronto entre os voluntários arregimentados pela oposição para transportar ajuda humanitária e as forças militares venezuelanas.

Está planejada para hoje a distribuição de quase 200 toneladas de alimentos, remédios e itens de primeira necessidade, sob organização de deputados da Assembleia Nacional, opositores a Maduro, que estão no exílio, e das autoridades colombianas e americanas.

Eles dizem que conseguirão cruzar a fronteira neste sábado (23), custe o que custar. Dizem também que não contarão com apoio militar para chegar ao território venezuelano com um comboio de cerca de 100 caminhões.

“Nossa proteção serão as pessoas, milhares de venezuelanos vão nos acompanhar, os soldados também estão passando fome, nós vamos conseguir, vamos atravessar”, disse o deputado José Manuel Olivares, um dos principais organizadores da distribuição dos mantimentos a partir da Colômbia.

Os comboios seguirão para as três pontes que ligam Cúcuta à Venezuela – além de uma quarta ponte, ao norte da cidade colombiana– às 10h deste sábado (horário de Brasília).

Campeonato Potiguar tem maior média de público dos últimos 12 anos.

O primeiro turno do Campeonato Potiguar terminou na última quarta-feira (20). A final entre América e ABC, na qual o time alvinegro venceu de virada, por 2 a 1, registrou o recorde de público pagante de um Clássico Rei na Arena das Dunas: 18.573 torcedores. De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, 2.002 torcedores foi a média de pagantes nos jogos da Copa Cidade do Natal de 2019. Ou seja, a melhor dos últimos 12 anos.

Para o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, esse crescimento chegou em bom momento. “Hoje, temos a melhor média de público do 1° turno dos últimos 12 anos, algo fantástico, mostrando que nosso futebol está mais vivo do que nunca. Parabenizo os clubes e torcedores por esse feito histórico”, comenta.

No estudo do pesquisador, a média por jogo dos último anos foi de: 1.845 torcedores (em 2008), 1.486 (2009), 1.397 (2010), 1.407 (2011), 1.615 (2012), 1.134 (2013), 1.460 (2014), 971 (2015), 1.959 (2016), 1.449 (2017), 1.217 (2018) e este ano 2.002 pagantes, por partida.

Luz: Aneel mantém em verde bandeira tarifária de março.

As contas de luz vão permanecer com bandeira verde no mês de março, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que não haverá cobrança extra para os consumidores. A bandeira verde está em vigor desde dezembro.

As duas variáveis que definem o sistema de bandeiras tarifárias são o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e o nível dos reservatórios das hidrelétricas, medido pelo indicador de risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês). Na nota, a Aneel destaca que, mesmo com baixa ocorrência de chuvas no início do ano e apesar da elevação dos preços de energia no mercado à vista, o nível de produção das hidrelétricas no País ainda se mantém alto, o que contribui para a manutenção da bandeira verde.

sexta-feira, fevereiro 22, 2019

Aumenta população de pretos e pardos desempregada, diz IBGE.

A crise no mercado de trabalho penalizou mais os brasileiros que se autodeclaram pretos e pardos, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contingente dos desocupados no Brasil no primeiro trimestre de 2012, quando começa a série histórica da pesquisa, era de 7,6 milhões de pessoas. À época, os pardos representavam 48,9% da população desempregada, seguidos por brancos (40,2%) e pretos (10,2%).

No quarto trimestre de 2018, esse contingente de desocupados totaliza 12,2 milhões de pessoas. A participação dos pardos subiu para 51,7%, e a dos pretos aumentou para 12,9%, enquanto a dos brancos encolheu para 34,6%.

“Na crise, o desemprego subiu para todo mundo, mas subiu mais entre os pretos e pardos. Foi uma crise que afetou canteiro de obra, que afetou chão de fábrica. E a população mais presente nesse tipo de ocupação é a população preta ou parda. A crise pegou muita gente de baixa renda, que reside na camada da população menos abastada”, explicou Azeredo.

Juntos, pretos e pardos representavam 64,6% dos desempregados no quarto trimestre de 2018. No quarto trimestre de 2018, a taxa de desocupação dos que se declararam brancos foi de 9,2%, abaixo das registradas pelos pretos (14,5%) e pardos (13,3%). Na média nacional, a taxa de desemprego foi de 11,6%.

No quarto trimestre de 2018, os pardos representavam 47,4% da população fora da força de trabalho, seguidos pelos brancos (42,5%) e pelos pretos (9,0%).

Campanha entrega material escolar para crianças no RN.

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove importante campanha de mobilização social em apoio à educação brasileira: Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! A iniciativa visa angariar doações e entrega 19 mil kits de material pedagógico para crianças e adolescentes atendidos pela Instituição e por organizações parceiras nas cinco regiões brasileiras.

Os kits são compostos por itens como mochila, cadernos, lápis, régua, canetas, estojo, dicionário entre outros. A campanha auxilia os pais que não dispõem de recursos financeiros para a compra do material escolar e motiva as crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos.

No Rio Grande do Norte, a iniciativa já iniciou a entrega dos kits pedagógicos e assiste mais de 600 (seiscentos) meninos e meninas matriculados do primeiro ao quinto ano nos municípios de Felipe Guerra, Pedro Avelino, Macaíba e Natal.
Na capital potiguar, a solenidade de entrega ocorre neste sábado (23), às 9h, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada à Rua Presidente Mascarenhas, 768 – Bairro Alecrim, serão mais de 300 (trezentas) crianças e adolescentes a serem beneficiadas com a ação em prol da Educação em nossa cidade.
Colabore para manter todo o trabalho empreendido pela LBV no Estado do Rio Grande do Norte, as doações podem ser feitas no site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99.

Governo do Estado abre processo seletivo para professor do CapacitaSuas.

Em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (Sethas-RN), a UnP está com inscrições abertas para o processo seletivo de professores que irão atuar nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS). Além da docência, também está sendo ofertado a vaga para coordenador pedagógico da equipe posteriormente composta.

Podem se inscrever aqueles que tenham graduação na área de conhecimento ofertada, além de possuir titulação mínima exigida e experiência profissional comprovada. Interessados podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro, enviando o currículo atualizado, pretensão de hora aula e disponibilidade de horário para o e-mail recrutamentoeselecao@unp.br

O processo seletivo será dividido em cinco etapas, que podem ser de caráter classificatório ou eliminatório. As etapas são essas: análise de currículos, comprovação de no mínimo dois anos de experiência, apresentação de documentos, dinâmica de grupo com os avaliadores e prova objetiva e subjetiva de conhecimentos específicos.  As fases de seleção não ocorrem obrigatoriamente nessa ordem.

Cosern substitui 850 lâmpadas ineficientes por LED no Hospital Walfredo Gurgel.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, começou na última 2ª feira (18) o trabalho de substituição de 850 lâmpadas ineficientes por LED no Hospital Walfredo Gurgel, o maior do Rio Grande do Norte. As lâmpadas de LED são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos. A previsão da concessionária é de que o trabalho de substituição das lâmpadas seja concluído na próxima 3ª feira (26).

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.

Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas na maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte é um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do hospital, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

Governo do RN concede incentivos do Proadi a seis indústrias que geram 3.500 empregos.

A governadora Fátima Bezerra assinou hoje, 22, a renovação de quatro contratos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte – PROADI. Outras duas indústrias passam, a partir de agora, a contar com os incentivos. As novas empresas que passam a receber o incentivo são a Nina Refrigerantes, localizada em Extremoz, que gera 35 empregos diretos e 105 indiretos e a Delícias Potiguar, que produz goma de mandioca e derivados no município de Serra Caiada, e gera 25 empregos diretos e 1.400 indiretos (através de 250 fornecedores e produtores).
As quatro indústrias que tiveram renovados os contratos do PROADI são a Refrigerantes Dore, instalada em Parnamirim; Megafral, fabricante de fraldas infantis e geriátricas no município de Monte Alegre e que atende o mercado das regiões Nordeste e Norte; Pipoca Bokus, instalada no Distrito Industrial de Macaíba e a Sterbom Polpa de Frutas, também em Macaíba.

“Estamos aqui apoiando, concedendo incentivos fiscais a seis indústrias que juntas empregam 3.500 norte-rio-grandenses e representam investimentos de R$ 20 milhões. Estas empresas vão investir para ampliar a produção e gerar mais emprego e trabalho, movimentando a nossa economia e fazendo o Estado crescer”, afirmou Fátima Bezerra no ato de assinatura dos contratos na sede da Federação das Indústrias do RN – FIERN.

Fátima destacou a importância do governo estadual incentivar o desenvolvimento industrial e a repercussão disso junto à sociedade. “Atravessamos uma crise fiscal gigantesca, mas temos propostas e ações para enfrentá-la. Nosso governo é do diálogo, da transparência e da união com todos os segmentos da sociedade. Este ato aqui, na sede da FIERN quando os industriais realizam a assembleia de abertura dos trabalhos para o ano de 2019, é uma demonstração disso”, enfatizou a chefe do Executivo estadual.

Polícia apreende cocaína e armas em Natal/RN.

A Polícia Civil apreendeu drogas e armas nos bairros das Quintas, Mãe Luiza e Pitimbu, em Natal, no último dia 20. As apreensões são resultado de uma investigação da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) da capital potiguar contra um grupo criminoso que fornecia cocaína para cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Os policiais tinham informações de que suspeitos iriam comprar substâncias utilizadas no refino da droga, no  bairro das Quintas, zona Leste de Natal. As equipes foram até a residência dos investigados e prendeu o pai de um deles. Na casa, foi apreendido o material de refino da cocaína, além de uma pistola de calibre 40, registrada em nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo e munições de diversos calibres.

As operações continuaram na casa de mais um investigado no bairro de Mãe Luíza, zona Oeste da capital. Lá, os policiais apreenderam uma pistola calibre 380, munições, uma balança de precisão e material para refino da droga.

Na residência de outro investigado, no bairro de Pitimbu, zona Sul de Natal, a polícia apreendeu outra pistola calibre 380, munições, balança de precisão e insumos para refino da droga.

A Denarc continuará com as investigações para desarticular todo o grupo criminoso.

PRF apreende armas e munições escondidas em um carro no Paraná.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma ação conjunta com a Polícia Civil, apreendeu na noite de quinta-feira (21), 34 pistolas calibre 9 milímetros e mais de 2 mil munições de diversos calibres, em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná.

As armas e as munições estavam em um carro de passeio que trafegava pela BR-277. Quando passava em frente ao posto de fiscalização da PRF, o veículo foi abordado pelos policiais. Como o motorista demonstrou nervosismo, os agentes decidiram fazer uma busca e encontraram o material.

O motorista disse que entregaria as armas e as munições na cidade paranaense de Toledo (PR). Ele foi conduzido para a Polícia Federal e indiciado nos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico internacional de armas.

Segundo a PRF, todas as pistolas apreendidas estão com a numeração de identificação de origem raspada, configurando crime hediondo, portanto, inafiançável.

Rota da cocaína ‘Natal-Holanda’ tem nova apreensão e volume passa de 10 toneladas em 4 meses, diz Receita Federal.

A polícia holandesa apreendeu nesta semana 2,4 toneladas de cocaína no Porto de Roterdã. Esta foi a quarta vez, desde outubro do ano passado, que drogas são encontradas escondidas dentro de contêineres, em meio a carregamentos de frutas que embarcaram no Porto de Natal, o que totaliza quase 7 toneladas do pó.

Somando este total às 3,3 toneladas de cocaína descobertas no terminal marítimo potiguar na semana passada, o volume passa de 10 toneladas em menos de 4 meses. As informações foram confirmadas ao G1 pelo setor de vigilância e repressão da Receita Federal.

A rota marítima internacional de drogas Natal-Holanda foi revelada pela Polícia Federal também na semana passada, justamente com a descoberta de drogas no Porto de Natal. De acordo com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), estas foram as primeiras apreensões de entorpecentes da história do terminal, aberto desde 1932.

Por causa das apreensões ocorridas em Natal, as exportações de mercadorias e produtos para a Europa estão suspensas. Segundo o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, a única empresa transportadora que atua no terminal com rota de exportação de frutas potiguares para a Europa, a CMA-CGM, tem uma remessa de 400 contêineres prevista para março, mas o envio deixará de ser feito pelo Porto de Natal e passará para o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, no Ceará. Segundo a própria Codern, cerca de 43 mil toneladas de frutas são embarcadas, por mês, no Porto de Natal. O G1 não conseguiu falar com a empresa.

Já no Porto de Roterdã, ainda de acordo com a Receita Federal, a primeira apreensão de drogas que se tem notícia – feita em meio a um carregamento de frutas que partiu de Natal – aconteceu em outubro de 2018. Na ocasião, foram encontrados 2,3 toneladas de cocaína. Depois, em janeiro, foram descobertos mais 408 quilos. E ainda houve, no dia 13 deste mês, a apreensão de 1.850 quilos.

Atriz Fernanda Montenegro recebe alta de hospital no Rio.

A atriz Fernanda Montenegro, de 89 anos, recebeu alta médica hoje (22) depois de passar dois dias internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do hospital.

MEC repassa R$ 7,18 milhões às instituições federais de ensino do RN.

O Ministério da Educação liberou, no último dia 18, R$ 7,18 milhões às instituições federais de ensino do Rio Grande do Norte vinculadas à pasta. Os recursos serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros.

Desse montante, R$ 3.770.473 foram repassados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), R$ 795.119 à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e outros R$ 2.615.164 destinaram-se ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

No total, foram liberados R$ 132,71 milhões para instituições de todo o país. Dessa quantia, R$ 97,63 milhões será repassada às universidades federais, incluindo repasses para hospitais universitários. Já a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica receberá R$ 34,64 milhões.

Os R$ 440 mil restantes serão repassados ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ao Instituto Benjamin Constant (IBC) e à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Este ano, o MEC autorizou o repasse de R$ 611,86 milhões para as instituições federais brasileiras vinculadas à pasta, incluindo o que foi destinado ao pagamento de despesas das universidades e institutos federais, do Instituto Nacional de Surdos, do Instituto Benjamin Constant e da Fundação Joaquim Nabuco. Somente para o estado do Rio Grande do Norte, já foram repassados R$ 31,42 milhões ao longo do ano de 2019.

Espaço da Beleza em João Câmara/RN.


Confiança do consumidor recua 0,5 ponto em fevereiro.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 0,5 ponto de janeiro para fevereiro deste ano e chegou a 96,1 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Essa foi a primeira queda depois de quatro meses de altas, quando o aumento acumulado chegou a 13,5 pontos.

A queda foi provocada por um recuo na confiança dos consumidores em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas diminuiu 1,7 ponto, para 109 pontos, devido principalmente ao grau de otimismo com a situação financeira das famílias nos próximos meses, que caiu 5,7 pontos.

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, por outro lado, manteve a trajetória de alta pelo quarto mês consecutivo ao subir 1,3 ponto, para 78,1 pontos, atingindo o maior nível desde abril de 2015 (78,9).

O indicador sobre a situação econômica subiu 1,2 ponto, e aquele que mede a percepção em relação às finanças familiares aumentou 1,5 ponto.

Segundo a economista da FGV Viviane Seda Bittencourt, as previsões dos consumidores sobre economia e situação financeira das famílias, que atingiram níveis próximos ao máximo da série em janeiro, recuaram em um movimento aparentemente normal depois da onda de otimismo que se seguiu ao período eleitoral.

BOMBA! Casa dos BOLSONAROS vai desmoronando.

Laranjal à solta, juntamente com milícias... Crimes... Já imaginávamos o lamaçal que era a campanha Bolsonaro e seu PSL, mas a coisa é muito mais profunda. 

Revista IstoÉ que circula a partir desta sexta 22/2 é nitroglicerina pura. Família Bolsonaro precisa se explicar. 

E Moro assumiu de vez o que sempre foi: advogado dos Bolsonaros.

Aeroporto de Guarulhos tem recorde de movimento de passageiros em 2018.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, no município de Guarulhos e conhecido como aeroporto de Cumbica, registrou movimentação de mais de 42 milhões de passageiros em 2018. O número representa um recorde histórico de movimentações, superando a marca alcançada em 2014, quando, com a Copa do Mundo no Brasil, o aeroporto teve 39,5 milhões de passageiros.

De acordo com a GRU Airport, que administra o aeroporto, o resultado é 11,2% superior a 2017. Foram contabilizados, ao todo, 27,3 milhões de passageiros domésticos e 14,8 milhões de internacionais, divididos em mais de 276 mil pousos e decolagens - 77 mil internacionais e 198 mil domésticos.

Em dezembro do ano passado, o aeroporto começou a efetuar pouso e decolagem simultâneos em condições visuais. Segundo a administradora, o procedimento diminui o tempo de espera das aeronaves (no ar e em solo), reduz a emissão de CO² e aumenta a pontualidade dos voos. Para isso, foram treinados 227 controladores de tráfego aéreo.

O aeroporto de Guarulhos é o maior complexo aeroportuário da América do Sul, com movimentação média de aproximadamente 120 mil passageiros e cerca de 830 operações de pousos e decolagens por dia.

Fátima quer atrair investimentos da Noruega para o RN.

A governadora Fátima Bezerra recebeu, na quinta-feira (21), a consulesa geral da Noruega, Sissel Hodne Steen, e sua comitiva para discutir o potencial de investimentos que o Rio Grande do Norte possui.

Durante a reunião, a governadora apresentou um leque de oportunidades de investimento no estado, sobretudo nas áreas de turismo, energias renováveis, pesquisas científicas, aquicultura e petróleo e gás natural. “Muito bom estreitarmos esse laço e vermos como juntos podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, disse Fátima Bezerra.

Ela também assegurou que o Estado está de portas abertas para atrair as empresas norueguesas. “Não mediremos esforços para trazer o que o povo potiguar mais precisa: empregos. Podemos proporcionar segurança jurídica, patrimonial e simplificação tributária aos investidores”, destacou.

Sissel Hodne Steen destacou que o RN é o segundo estado brasileiro com mais noruegueses, atrás somente do Rio de Janeiro. Além disso, explicou que o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro teve sua área de jurisdição ampliada, passando a abranger também o estado potiguar. “Viemos conhecer o estado, as estruturas, as instituições e principalmente os temas de interesse entre os dois países. O potencial do estado nos impressiona e a governadora levantou questões muito interessantes para estimular nossos investidores”, enfatizou a consulesa.

Também participaram da reunião o Consul honorário Gutemberg Natal Tinoco, o cônsul Stein-Gunnar Bondevick, assuntos comerciais da Innovation Norway, Bruno Leinio, gerente de projetos da Innovation Norway, Daniel Canali, gerente sênior da Aker Solutions, João Corrêa, CEO da Spectrum, Gabriel Francisco, assessor econômico do Consulado Geral, e Pedro Lima, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).