A pesquisa inédita Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil,
divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
(Aberje), mostra que apesar de ocupar 69% dos cargos de liderança na
comunicação corporativa no Brasil, as mulheres representam 45% do total
de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas onde trabalham.
A pesquisa foi feita com 578 profissionais de 20 estados, dos quais
78% são empregados em empresas privadas de grande porte (62%), sendo 41%
em multinacionais e 37% em companhias nacionais de todos os setores da
economia, com destaque para o de serviços (27%), que inclui agências de
comunicação. São Paulo abriga a maioria dessas lideranças (57%). Do
total de participantes, 398 são mulheres. Setenta e quatro por cento dos
profissionais estão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT) e 11% sob regime societário.
Embora as mulheres já estejam bem representadas nas empresas, o
estudo mostra que é mais lento o processo para elas chegarem aos cargos
de direção, informou o coordenador da pesquisa da Aberje, Carlos
Ramello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário