Escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e à
leitura, afirmou a escritora mineira Conceição Evaristo, primeira
homenageada na Olimpíada de Língua Portuguesa.
"A escola e os professores têm responsabilidade grande, principalmente quando se pensa em escola pública, em que a maioria dos estudantes vem de classes populares, em que grande parte dos alunos vai ter contato com o objeto livro ou ter possibilidade de leitura e escrita na escola. A escola tem que ser um lugar que propicia essa atividade, e não um lugar que iniba essa atividade", disse ontem (20) Conceição, ao participar da cerimônia de lançamento do sexto concurso.
"A escola e os professores têm responsabilidade grande, principalmente quando se pensa em escola pública, em que a maioria dos estudantes vem de classes populares, em que grande parte dos alunos vai ter contato com o objeto livro ou ter possibilidade de leitura e escrita na escola. A escola tem que ser um lugar que propicia essa atividade, e não um lugar que iniba essa atividade", disse ontem (20) Conceição, ao participar da cerimônia de lançamento do sexto concurso.
Voltada para professores e estudantes de escolas públicas de todo o
país, a Olimpíada de Língua Portuguesa incentiva a produção literária. O
tema deste ano é O lugar onde Vivo.
Para Conceição, valorizar as experiências de vida dos estudantes é o
primeiro passo para incentivar a escrita. "A escrita é uma experiência
sobre tudo que você aprendeu, tudo que escutou, tudo que leu, tudo que
observou, tudo que vive. Ela não parte do nada", afirmou a escritora.
"Se a escola valorizar esses lugares como lugares importantes na vida e
experiência do aluno, ela vai despertar [neles] esse desejo de escrita",
acrescentou.
Segundo especialistas, a língua portuguesa é uma dos grandes gargalos
da aprendizagem brasileira. De acordo com os últimos dados do
Ministério da Educação, cerca de 70% dos estudantes
que concluíram o ensino médio no país não aprenderam nem mesmo o
considerado básico em português. Na prática, isso significa que muitos
brasileiros deixam a escola provavelmente sem conseguir reconhecer o
tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma
reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário