“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de
Carnaval lançada na sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz
Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os
foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso
do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a
39 anos. Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova
embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre
jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio
que temos na saude pública, que é uma mudança no comportamento.
Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que o
Carnaval seja sempre uma memória feliz. Vamos fazer um Carnaval e um ano
inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e
o da pessoa que você ama”, destacou o ministro Luiz Henrique Mandeta.
Esse ano, o Ministério da Saúde distribuiu 130 milhões de
preservativos masculinos aos estados, 22% a mais que o quantitativo
enviado em 2018 (106 milhões). Além disso, foram entregues também 9,9
milhões de sachês de gel lubrificante para todos os estados.
Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que
73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino.
Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos
(2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção
de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.
A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira
(PCAP 2013), de 2013, aponta que 45% dos entrevistados disseram não ter
recorrido ao preservativo naquele ano. A mesma pesquisa mostra que 94%
dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar as
Infecções Sexualmente Transmissíveis.
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