sexta-feira, agosto 02, 2019

Datafolha: 86% dos brasileiros rejeitam mineração em terras indígenas.

Pesquisa Datafolha contratada pela ONG Instituto Socioambiental (ISA) apontou que 86% dos brasileiros discordam da permissão à entrada de empresas de exploração mineral nas terras indígenas. A abertura da mineração em áreas de preservação ambiental, que hoje é ilegal, é uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro desde o tempo em que era deputado federal.

O levantamento mostrou que a rejeição à entrada de empresas de exploração nessas reservas é de, no mínimo, 80% em todas as regiões, escolaridades, idades, sexos, faixas de renda e ocupações.

Ainda segundo a pesquisa, a reprovação da atividade é de 80% nas regiões Norte e Centro-Oeste, que concentram a maior parte das terras indígenas do Brasil e, por isso, seriam alvos principais da proposta. A maior rejeição, porém, foi registrada no Sudeste: 88% dos entrevistados discordaram de que “o governo deve permitir a entrada de empresas de mineração para explorar as terras indígenas”. Apenas 14% das pessoas ouvidas na pesquisa afirmaram concordar com esta afirmação — 7% totalmente e 7%, em parte.

Crianças passam 25 horas por mês no Youtube, revela levantamento.

Um levantamento realizado pelo AppGuardian, aplicativo de controle parental, revela que crianças estão passando 25 horas por mês em frente ao YouTube. A pesquisa foi realizada com crianças entre cinco e 15 anos de idade.

A garotada chega a ficar mais de um dia inteiro conectada na plataforma. Somando YouTube Kids e YouTube Go, são 47 horas por mês nos canais.

A média de permanência no celular é de 5,7 horas por dia, de segunda a quinta-feira. Esse tempo aumenta no fim de semana, com uma média de 6,9 horas/dia.

De acordo com o estudo, entre os 20 aplicativos mais usados em número de horas totais, jogos e redes sociais consomem mais de 50% do tempo das crianças.

Concurso no RN vai selecionar os melhores queijos do Nordeste.

Os melhores queijos regionais produzidos em nove estados serão selecionados no Rio Grande do Norte, durante o 15º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) com o Concurso de Queijos Regionais do Nordeste. Realizado pelo Sebrae e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais  (EPAMIG), a seleção acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O objetivo é reconhecer e valorizar os queijos produzidos no Nordeste brasileiro, premiando as empresas e produtores que se destacarem dentre os concorrentes em diversas categorias.

As inscrições podem ser feitas através da página do XV Enel no site www.rn.sebrae.com.br até o dia primeiro de agosto e poderão participar do concurso produtores e queijeiros artesanais, mesmo os que estão em fase de regulamentação ou indústria de laticínio que possua inscrição estadual, desde que a produção esteja localizada nos estados do nordeste do Brasil.

Os inscritos concorrerão nas categorias Queijo de Coalho Artesanal, Queijo de Manteiga Artesanal, Queijo de Coalho Industrial, Queijo de Manteiga Industrial, além do destaque especial de queijos de leites variados e outros tipos de produtos.

‘Justiça se mete em tudo’, reclama Bolsonaro em transmissão ao vivo.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou a sua tradicional transmissão ao vivo de quinta-feira à noite para disparar críticas a decisões judiciais que contrariam suas propostas. “A Justiça está em cima do governo porque quer que a gente mantenha radares multando você. É a Justiça, lamentavelmente, se metendo em tudo”, reclamou.

Na quarta-feira (30), contrariando a intenção de Bolsonaro de reduzir os radares no país, a Justiça  validou um acordo entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério Público Federal para a instalação de 1.140 novos radares para monitorarem 2.278 faixas de rodovias não concedidas à iniciativa privada.

De acordo com o presidente, em encontro recente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, “havia na mesa pedido de 8 mil novos radares”, que custariam, segundo Bolsonaro, R$ 1 bilhão para ser instalados.

Bolsonaro também reclamou em sua live sobre a possibilidade de a Justiça determinar o retorno ao trabalho de “milhares” de servidores que haviam sido demitidos – em março, o governo anunciou a extinção de 21 mil cargos, funções e gratificações. “Estamos contingenciando dinheiro de tudo que é ministério para acabar o ano não devendo muito e acontece isso. Não podemos continuar vivendo nessa insegurança jurídica no Brasil”, disse o presidente. “São quase 20 mil cargos que a gente vai ter que voltar, ressuscitar. Entregar aí para professores universitários, entre outros.”

Fábio Faria: castração química voluntária.

O deputado Fábio Faria (PSB-RN) apresentou projeto na Câmara dos Deputados que prevê redução de pena para condenados por crime de natureza sexual. A ideia é que para terem acesso ao benefício eles têm que se submeter voluntariamente a castração química.

A proposta prevê redução de até um terço da pena. Na justificativa o deputado argumenta que “a efetividade desse tipo de tratamento já foi confirmada” em países como Reino Unido, França, Bélgica, Dinamarca, Alemanha e República Tcheca, entre outros.

Ele também cita dado segundo o qual “o índice de reincidência entre os internos que participaram do programa era da ordem de 6,1%”. “Ou seja , é possível afirmar que 94% dos condenados que se submeteram à terapia não voltaram a reincidir”.

De acordo com este mesmo dado, os condenados que não se submeteram ao tratamento tiveram índice de reincidência de 31%. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e após isso vai a plenário.
Esta é a segunda proposição sobre este tema – castração química voluntária para condenados – apresentada por membros da bancada potiguar. O primeiro a apresentar proposta neste sentido foi o senador Styvenson Valentim (PODE-RN).

Gusttavo Lima é agredido durante show na Bahia.

Gusttavo Lima foi agredido, ontem quinta-feira (1), durante um show, em Barreiras, na Bahia. Um vídeo que passou a circular nas redes sociais no mesmo dia mostrou o momento em que uma mulher atingiu o rosto do cantor com um copo cheio de bebida.

Na filmagem, o artista aparece no palco, cantando, até que decide parar de braços abertos para o público. É então nesse momento, que o copo voa com força em sua direção. A assessoria de imprensa informou que apesar do susto, o músico não se machucou.

Renato Sertanejeiro publicou o vídeo nas redes sociais. La legenda da publicação, o youtuber criticou a atitude da moça.

“Gusttavo Lima ontem levou uma COPADA muito forte na cara em show na cidade de Barreiras-BA! Incrível como ainda existe esse tipo de situação triste…Revoltante essa covardia”, escreveu.

Pan: Brasil abre sexta-feira com ouro e prata no surfe stand-up paddle.

A primeira a triunfar nesta sexta-feira (2) no mar agitado de Lima foi Lena Guimarães, tricampeã nacional no surfe stand-up paddle (SUP), modalidade que integra o surfe clássico com o uso de remos. Ela deixou para trás a norte-americana a Candice Appleby, campeã quatro vezes da Corrida SUP Race, uma das principais disputas do mundo na modalidade, que ficou com a medalha de prata. A porto-riquenha Mariecamen Rivera, chegou em terceiro lugar e ficou com o bronze.

Foi um desafio e tanto para a brasileira, que passou boa parte da prova 30 segundos atrás da líder Candice Appleby. Além disso, Lena sofreu uma queda e quase foi ultrapassada por Mariecamen Rivera, mas a sorte virou para a brasileira: as duas primeiras colocadas levaram um caldo e caíram da prancha. Foi quando Lena conseguiu se recuperar – ela ainda contou com o embalo de uma onda para assumir a liderança e cruzar a linha de chegada com o tempo de 33min25s7. A norte-americana ficou com a prata (34min03s9) e a portorriquenha Rivera levou o bronze (34min38s0).


Logo depois da conquista do ouro por Lena Guimarães, veio a prata com o sufista Vinnicius Martins, natural de Búzios, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Favorito na competição, o brasileiro chegou a liderar a prova, mas foi ultrapassado pelo norte-americanao Connor Baxter, que ficou na frente até o fim, completando o percurso em 24min18s7. Vinnicius chegou em segundo, com o tempo de 25min01s3 e o peruano Itzel Delgado, em terceiro, com 26min24s3.


O Brasil soma agora 39 medalhas –13 de ouro, 13 de prata e 23 de bronze – e permanece em terceiro lugar no quadro geral, atrás do México, segundo colocado, que totaliza 54 medalhas (16 de ouro, 11 de prata e 24 de bronze). Os Estados Unidos lideram a competição, como 89 medalhas (37 de ouro, 28 de prata e 24 de bronze.

Plano Nacional de Educação pode ajudar a atingir metas da Agenda 2030.

O cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) pode ajudar o Brasil a concluir, em 2024, 70% das metas previstas para 2030, pelo quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS4). A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), obtida a partir de um levantamento que retrata a implementação do ODS4 no país, tendo por base indicadores de 2016 e 2017.

Assinada por 193 países, a Agenda 2030 aponta 10 metas visando à educação inclusiva, equitativa e de qualidade e à promoção de oportunidades de aprendizagem para os estudantes brasileiros. No caso do ODS4, foram estabelecidas metas para sua implementação tanto para a educação infantil como para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e superior.

Há também metas para a disseminação de conteúdos relacionados à sustentabilidade, à infraestrutura das escolas, ao apoio a países menos desenvolvidos e à criação de garantias para melhores condições de trabalho para os professores.

No Brasil, o ODS4 conta com um relevante aliado: o PNE (2014-2024), que fixa 20 metas a serem cumpridas até 2024. Entre as metas, estão a universalização da educação, o ensino em tempo integral na educação básica, a ampliação do ensino técnico e superior e a valorização dos professores.


Estados Unidos pedem que Coreia do Norte devolva mais restos mortais.

Um funcionário do alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou hoje (2) ter enviado uma carta às Forças Armadas norte-coreanas pedindo cooperação na recuperação dos restos mortais de soldados americanos que morreram durante a Guerra da Coreia, na década de 1950.

Ontem quinta-feira (1º), o Pentágono convidou 300 membros de famílias de soldados mortos para explicar-lhes o plano, baseado num acordo assinado durante a primeira reunião de cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, realizada em junho do ano passado.

Kelly McKeague, chefe de uma agência responsável pelo projeto, explicou que a Coreia do Norte havia interrompido as conversações sobre esta questão desde que a segunda reunião de cúpula foi suspensa em fevereiro.

Segundo McKeague, o Pentágono enviou a carta às forças da Coreia do Norte em julho, depois de uma terceira reunião de cúpula realizada em junho na zona desmilitarizada entre as duas Coreias.
Segundo o chefe da agência, a carta salienta que a restituição dos restos mortais poderia ser uma maneira de construir pontes e autoconfiança para um futuro melhor entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

McKeague também disse que o governo dos Estados Unidos vê a questão como humanitária, e gostaria de lidar com ela separadamente da questão da desnuclearização.

Governo de São Paulo entrega novas viaturas para a Polícia Militar.

O governo de São Paulo entregou hoje (2) mais de 1.674 viaturas para a Polícia Militar do estado. São 1.226 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 300 motocicletas e 148 Bases Comunitárias Móveis, que vão reforçar o policiamento preventivo e ostensivo em todo o território paulista. A capital recebeu 680 viaturas, com 498 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 132 motocicletas e 50 Bases Comunitárias Móveis.

Os veículos entregues são brancos e têm nova identidade visual, baseada em modelos internacionais, com menos desenhos, o que reduz os valores para aquisição e manutenção, permitindo substituição rápida quando necessário. “Não é mais pintura, é adesivagem, como faz a polícia americana. Isso torna mais fácil a recuperação dos veículos diante de qualquer acidente. Com isso, ganhamos cerca de dois dias no tempo de recuperação”, disse o governador de São Paulo, João Doria, durante a cerimônia de entrega dos carros.

Para aquisição dos veículos, foram investidos cerca de R$ 122,9 milhões, além de 62 viaturas já entregues ao Corpo de Bombeiros ao custo de R$ 14,8 milhões. “Já temos os melhores índices de segurança do país. Precisamos investir na sensação de segurança. E, para que isso ocorra, é necessária a presença dos policiais, com os automóveis, as motocicletas, as bases comunitárias e as bicicletas elétricas. É isso que faz diferença na sensação de segurança”, disse.

O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, disse que a cerimônia não era uma simples entrega. “A viatura representa, para a tropa, uma ferramenta de trabalho. Ela é fundamental para a prontidão da tropa. Vão contribuir para que nossos índices de criminalidade continuem baixando”, afirmou.

Manifestação contra telescópio no Havaí é realizada em Tóquio.

Havaianos e simpatizantes fizeram uma manifestação em Tóquio para tentar cancelar um projeto internacional para a construção de um enorme telescópio sobre uma montanha do Havaí, considerada sagrada pelos nativos do arquipélago.

Cerca de 50 manifestantes se reuniram, ontem (1º), na frente da estação de metrô de Shibuya, em Tóquio.

Eles pediram que astrônomos do Japão, Estados Unidos e três outros países desistam de seu plano de criar o maior telescópio refletor do mundo no alto da montanha Mauna Kea, na Ilha do Havaí. O telescópio terá 30 metros de diâmetro se for concluído.

Os manifestantes portavam faixas e distribuíram panfletos exigindo o cancelamento do projeto.

Um havaiano que estava no ato de protesto disse que “eles não estão fazendo isso por não gostar de ciência, mas porque não querem mais ver a montanha ser profanada.”

Uma outra afirmou querer que muitas pessoas no Japão fiquem sabendo da questão, já que há cientistas japoneses participando do projeto.

Nativos do Havaí e simpatizantes vêm realizando manifestações contra o projeto na base daquela montanha, bloqueando uma estrada que vai até seu topo.

Bombas assustam cúpula internacional na Tailândia.

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (2) depois que seis bombas caseiras de pouca potência foram detonadas em Bangcoc, onde é realizado o encontro de ministros do Exterior da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), incluindo representantes de primeiro escalão dos Estados Unidos, China e União Europeia.

Segundo a polícia, duas pessoas ficaram feridas pela manhã na explosão de um artefato caseiro na avenida Rama 9, no centro da capital tailandesa, que os policiais relacionaram com um possível confronto entre grupos de estudantes.

Outras duas foram feridas na estação de trem de Chong Nonsi e num estacionamento próximo, também na área central.

Três dos quatro feridos são mulheres que faziam limpeza no momento das explosões, ocorridas momentos antes da conferência do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, no âmbito da reunião da Asean a que está também presente o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi.

Detran fará exames de direção veicular em 21 cidades do RN em agosto.

Examinadores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciam na próxima segunda-feira (05) o cronograma do mês de agosto de aplicação dos exames práticos de direção veicular direcionados as cidades do interior do Rio Grande do Norte. No decorrer do mês, 21 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

Os próximos municípios visitados serão: Parelhas (05); Acari (06); Currais Novos (07); Lagoa Nova (08); Santa Cruz (09); Umarizal (12); Angicos e Assú (13); Alto dos Rodrigues (14); Macau (15); São Paulo do Potengi (16); Patu (19); Jucurutu (20); Caicó (21); Jardim do Seridó (22); Jaçanã (23); Caraúbas (26); Apodi (27); São Miguel (28); Pau dos Ferros (29); e Alexandria (30).

A previsão é que mais de dois mil exames sejam efetivados no interior do Estado durante o mês de agosto. Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Check-up Vascular acontece em agosto com atendimento gratuito.

Prevenção e saúde andam juntas. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV/RN realiza no dia 17 de agosto, no shopping Via Direta, o Check-up Vascular. A ação disponibiliza consulta individualizada e informações a respeito de doenças vasculares, como o AVC, a trombose e os aneurismas; problemas de circulação no geral, formas de prevenção e tratamento, orientação quanto aos sinais e sintomas estão entre as atividades da campanha. No ano passado, cerca de 800 pessoas receberam atendimento.

Medidas preventivas como parar de fumar, reduzir estresse, adotar uma dieta equilibrada com menos gordura, sal e açúcar, evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente são algumas das principais precauções indicadas.

Com apoio institucional da FQM| Farma, Marinha do Brasil, Venosan – meias compressivas e realização da SBACV/RN, o Check-up é uma ação que envolve médicos angiologistas, cirurgiões vasculares e residentes da especialidade para promover atendimentos em prol da prevenção, detectando características que advirtam situações de risco e que acometam o sistema cardiovascular. 

Após rebater Bolsonaro, diretor do Inpe deixará o cargo.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o engenheiro Ricardo Galvão, anunciou nesta sexta-feira, 2, após uma reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, que deixará o cargo. Galvão afirmou a jornalistas na saída do encontro no ministério que suas declarações rebatendo críticas do presidente Jair Bolsonaro a dados do Inpe sobre desmatamento criaram “constrangimentos” que tornaram “insustentável” sua permanência à frente do instituto, dirigido por ele desde 2016.

“Meu discurso com relação ao presidente criou constrangimentos. No entanto, eu tinha preocupação muito grande que isso fosse respingar no Inpe. Não vai acontecer. O ministro, inclusive, discutimos em detalhe como vai ser a continuação da administração do Inpe. Agora, é claro, diante do fato que a maneira que eu me manifestei em relação ao presidente, criou um constrangimento que é insustentável, então eu serei exonerado”, afirmou Galvão a jornalistas.

“Frente ao ministro Pontes não tive que defender nada, porque ele concorda inteiramente com os dados do Inpe, ele sabe como são os dados, foi só uma questão simples de comunicação que houve, que esperamos corrigir, temos que aprender com os erros, temos que corrigir no futuro”, completou.

O diretor do Inpe foi acusado por Bolsonaro de estar “a serviço de alguma ONG” após a divulgação de dados do instituto que mostraram um aumento de 88% no desmatamento da Amazônia em junho em relação ao mesmo mês em 2018. O presidente afirmou que os números eram “mentirosos”.

Ricardo Galvão iniciou a carreira no Inpe em 1970, fez doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e é livre-docente em Física Experimental na USP desde 1983.

OBESIDADE: Cientistas apontam exercícios que ajudam a perder peso em nível genético.

A obesidade é um problema de saúde que tem assustado especialistas da área médica devido ao aumento da incidência em muitos países, incluindo o Brasil. Em busca de formas mais eficazes de combater o problema, cientistas da China realizaram uma pesquisa em que relacionaram marcadores do risco genético da doença com o efeito de uma série de atividades físicas. Ao analisar dados de mais de 18 mil pessoas, eles conseguiram definir quais os exercícios têm maior potencial para contribuir no combate ao excesso de peso. As descobertas foram publicadas na revista PLOS Genetics.

“Realizar exercícios regulares pode atenuar o efeito genético sobre a obesidade. No entanto, a maioria dos estudos sobre o tema concentrou-se, principalmente, no índice de massa corporal (IMC) para analisar essa relação”, destaca ao Correio Wan-Yu Lin, professor da Universidade Nacional de Taiwan, na China, e um dos autores do novo estudo.

O pesquisador defende que outros fatores biológicos precisam ser considerados. “O IMC é fácil de calcular. No entanto, negligencia a composição gorda do peso corporal. Além disso, não identifica a obesidade central, considerada importante fator de risco para síndromes metabólicas. Em nosso estudo, nós expandimos os dados, pois investigamos cinco medidas de obesidade”, detalha.

Governo do RN injeta mais de R$ 8 milhões na economia potiguar através do programa Microcrédito.

De janeiro até julho deste ano, o Governo do RN injetou na economia potiguar mais de R$ 8,1 milhões através do programa do Microcrédito Empreendedor Potiguar através da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN). A iniciativa foi responsável por beneficiar quase 2,5 mil empreendedores nas diversas regiões do estado.

A região Seridó lidera o número de contratações de microcrédito por micro e pequenos empreendedores através da AGN. Ao todo, são 763 negócios que receberam recursos este ano e que somados totalizam R$ 2,6 milhões.

A região Agreste é a segunda com 590 empreendedores atendidos para um investimento total de R$ 1,8 milhão. Em seguida, a Oeste aparece com 549 empreendedores beneficiados com um investimento total de R$ 1,7 milhão. As regiões do Litoral e Central completam a lista e juntas, somam 535 empreendedores atendidos para uma injeção de recursos superior a R$ 1,9 milhão.

Na área de venda de cosméticos, a jovem Rosilene da Silva, de São Miguel do Gostoso, viu a oportunidade de ampliar seu negócio a partir do crédito oferecido pela AGN. Segundo ela, havia uma pequena desconfiança no início sobre a existência do programa, mas que já foi desfeita graças à agilidade do atendimento e concessão do crédito.

“Eu trabalho com a venda de cosmético, a demanda de pedidos cresceu e vi a necessidade de ter mais produtos em casa. Cheguei aqui recolhida, desconfiança, mas confie. Deu certo e agora vou fazer meu investimento. Chegou na hora certa para eu ampliar meu estoque. E, não só eu. A cidade toda é beneficiada porque muitos empreendedores estão saindo com dinheiro para investir no próprio negócio”, afirmou.

Cientistas criam lente de contato que dá zoom.

Habilidades robóticas dignas de filmes como “Exterminador do Futuro” parecem estar mais próximas dos humanos. Um estudo publicado esta semana na Advanced Functional Materials apresentou um protótipo de lentes de contato que permitem dar zoom em determinados objetos.

As lentes são bem fáceis de usar: o indivíduo deve piscar duas vezes seguidas para dar zoom e repetir o mesmo procedimento para voltar à visão normal. Isso só é possível devido à diferença de potencial elétrico entre a parte da frente e de trás do globo ocular. O olho tem um campo elétrico que pode ser medido quando realizamos determinados movimentos, como olhar para a esquerda, direita ou piscar.

O que o protótipo faz é identificar os sinais elétricos do movimento (no caso, as duas piscadelas) e traduzi-lo no zoom. As lentes são feitas de um material flexível parecido com o cristalino — a parte do olho responsável pelo foco. Ao receber os sinais, as lentes são capazes de mudar de forma para alterar sua distância focal em até 32%.

Gleisi, Fátima, e membros do PT fazem seminário em Natal hoje (2).

A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, está em Natal participando do Seminário Nacional de Cultura e Resistência, que será realizado nesta sexta-feira, 2, em Natal.

O evento começou às 9h, na Praça da Árvore, em Mirassol, e terá a participação da deputada federal Benedita Silva, o ex-ministro de Cultura dos governos Lula e Dilma, Juca Ferreira; e a atriz Tuca Moraes.

O objetivo do seminário é debater, até as 18h, o legado petista na cultura, os desafios de pautas identitárias e sistemas e fomentos para as atividades culturais.

O evento é aberto à população. A promoção é da Fundação Perseu Abramo e Secretaria Nacional de Cultura do PT.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, claro, participa do evento.

Produção de petróleo no país recua 6,4% de maio para junho.

A produção de petróleo no paí caiu 6,4% na passagem de maio para junho. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram produzidos nos campos nacionais 2,557 milhões de barris de óleo por dia. Na comparação com junho do ano passado, a queda chegou a 1,3%.

A produção de gás natural, que somou 111 milhões de metros cúbicos por dia, também caiu 5,8% em relação a maio e 3,3% a junho do ano passado. As quedas na produção de gás e petróleo foram provocadas principalmente pela parada para manutenção da plataforma FPSO Cidade de Mangaratiba, que opera no Campo de Lula.

A produção da camada pré-sal somou 1,551 milhão de barris de petróleo por dia, o que representa 60,7% do total nacional e 62,8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, 56,6% do total nacional.

Sérgio Moro prorroga atuação da Força Nacional na Penitenciária Federal de Mossoró/RN.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, prorrogou a estadia de agentes da Força Nacional no reforço da segurança da Penitenciária Federal de Mossoró. A portaria que adia o prazo para saída dos agentes foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 2.

Os agentes continuarão a realizar policiamento de guarda e vigilância no perímetro interno do presídio até, pelo menos, 21 de fevereiro de 2020, como determina o texto [180 dias a partir de 25 de agosto deste ano], podendo ser prorrogado por mais tempo. A medida atende a uma solicitação do Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional substituto.

Relatório tem mais de 900 denúncias de agressão a presos no Rio.

Levantamento da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro mostra que, em um período de 10 meses, três pessoas por dia denunciaram terem sido agredidas física ou psicologicamente após prisão em flagrante.

O estudo abrange os meses de agosto de 2018 a maio deste ano e contabiliza 931 relatos de agressão. Parte dos relatos foi denunciada durante audiências de custódia.

O estudo será apresentado hoje (2) no Seminário pelo Fim da Tortura, que ocorre na sede do órgão, no centro do Rio de Janeiro.

Policiais militares foram apontados como os agressores em 82% dos casos denunciados, com 687 denúncias. Policiais civis seriam os agressores em 60; guardas municipais e agentes penitenciários, em 15; e militares do Exército, em 14.

Segundo os denunciantes, 760 agressões ocorreram no local da prisão em flagrante, enquanto 36 teriam sido cometidas já nas delegacias. A unidade prisional e a viatura policial também figuram entre os locais com mais denúncias, com 19 e 13 casos, respectivamente.

A defensora pública Mariana Castro afirmou que os números apontam para a necessidade de mudanças na formação dos policiais militares e do combate à lógica de guerra contra o crime. "Isso inclui um discurso de relativização dos direitos do inimigo."

Fase Regional do JERNs movimenta alunos em oito cidades do RN.

Escolas estão participando, em todas as regiões do estado, das competições da etapa regional da 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs). Neste mês, mais oito regionais devem envolver milhares de alunos, mobilizando 190 escolas da rede estadual de ensino, além de instituições privadas e municipais.

A mais tradicional competição esportiva escolar do RN é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e tem por objetivo estimular a prática esportiva em ambiente escolar, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento do aluno e identificação de talentos. “Os jogos são um marco na construção da participação esportiva dos alunos da rede pública e privada do RN. Trata-se de um patrimônio do esporte e da educação”, frisou Canindé de França, subsecretário de Esporte do Lazer da SEEC.

Voltado às escolas das redes pública e privada, os jogos configuram-se como uma das maiores competições desportivas do país e a maior do RN, e contemplam estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante das unidades escolares atendidas pelas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc).

Calendário das etapas regionais dos JERNs em agosto
9ª Direc (Currais Novos) – 12 de agosto
2ª Direc (Parnamirim) – 13 de agosto
8ª e 11ª Direc (Angicos e Assú) – 15 de agosto
7ª Direc (Santa Cruz) – 19 de agosto
10ª Direc (Caicó) – 21 de agosto
16 ª Direc (João Câmara) – 24 de agosto

Polícia encontra ambulância que pode ter sido usada em roubo de ouro.

Os policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo localizaram partes de uma ambulância que pode ter sido usada por criminosos durante o roubo de 718,9 Kg no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Franco Montoro, em Guarulhos (SP), na última quinta-feira (25).

As peças, que passarão por perícia, estavam abandonadas em um matagal na zona rural do município de Ferraz de Vasconcelos. Em nota, o Deic informa que “os trabalhos de apuração prosseguem para identificar os integrantes da quadrilha”.

De acordo com a polícia, ao menos dez pessoas participaram do crime. Ontem (1º), a Justiça prorrogou as prisões temporárias dos três homens suspeitos de participação.

Dois acusados foram presos no último domingo. O terceiro foi detido em flagrante, segundo a polícia, com um carregador de fuzil e munição. Ele teria oferecido apoio logístico para passar a carga roubada dos carros usados no assalto para outros veículos.

Governo estadual volta a fornecer órteses e próteses para deficientes.

O fornecimento de órteses e próteses estava parado no Rio Grande do Norte, mesmo com o número expressivo de deficientes físicos que aguardam o atendimento para que possam dar início a uma vida digna. O Governo do Estado, em entrevista concedida para se pronunciar sobre ordem judicial determinando a retomada do serviço, reconheceu a existência de pelo menos 1.900 deficientes físicos na fila de espera.

Para o presidente da Sadef/RN, o próximo passo é seguir a meta de acabar com essa fila. “O Governo do Estado deixou muito clara, em uma entrevista que concedeu, a capacidade de atender a 2.500 pessoas. Portanto, não há razão para que isso não ocorra, especialmente se considerado que os recursos necessários são federais e específicos para este fim, de modo que, por ser verba carimbada, não podem ter outra destinação”, explicou.

Órteses são dispositivos permanentes ou transitórios que auxiliam a função de um membro com algum tipo de deficiência. Como, por exemplo, bengalas, muletas, coletes cervicais, andadores, entre outros. Já as próteses substituem total ou parcialmente algum membro, de maneira permanente ou transitória.

Vendo mais perto a possibilidade de conseguir uma nova prótese, Eder Jofre se anima: “A prótese facilita em tudo na minha vida. Sem ela, perco muita mobilidade e não tenho como fazer coisas comuns do dia a dia, como trabalhar e treinar, por exemplo”, diz o agente de endemias e praticante do Atletismo.

Sesed do RN aponta continuidade na redução no número de homicídios em 2019.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou, nesta sexta-feira (02), a continuidade na redução dos números de Condutas Violentas Letais e Intencionais (CVLIs) ao longo dos meses em 2019. Dessa vez, os dados apontam um início de segundo semestre com diminuição nas estatísticas, quando comparado aos números de 2018.

Os dados, divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine), apontam uma redução significativa nas estatísticas de CVLIs até o mês de julho. Comparado ao ano anterior, as estatísticas da Sesed apontam um número de 383 vidas poupadas.

Entre os indicadores, a Secretaria destaca a redução em ocorrências diretas contra a juventude, faixa segmentada entre 16 e 29 anos. De janeiro a julho de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve uma diminuição total de 34,1%. O período etário que apresentou a maior subtração foi entre 16 e 17 anos, quando o estado saiu de 89 casos em 2019, para 49 registros em 2019, 44,9% de redução.

Outro importante quesito de redução ocorreu em municípios considerados polos no Rio Grande do Norte, são eles Natal, Mossoró e Parnamirim. Na capital potiguar, a maior diminuição desde 2015, com índice 45,7% casos a menos. Em 2018, foram 322 ocorrências, 147 a mais do que em 2019, quando foram registradas 175. De acordo com a Coine, Natal ficou, ainda, oito dias sem nenhuma ocorrência de CVLI durante o mês de julho.  Além de Natal, Mossoró reduziu em 26,2% as suas ocorrências na comparação entre 2018 e 2019, dado semelhante ao registrado em Parnamirim, com uma redução de 27,9%.

Em relação aos tipos de ocorrências com melhores índices de redução, os dados de homicídio doloso obtiveram destaque, com 35,3%, assim como de lesão corporal seguida de morte, que apontou uma diminuição de 28,1% nos registros, e as estatísticas de latrocínio ficaram em 37,3% de redução.

Projeto garante escolha entre parto normal ou cesárea no SUS.

Grávidas poderão optar pelo parto cesariano a partir da 39ª semana de gestação na rede pública de saúde. É o que determina o projeto de lei (PLS 3.947/2019) que aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Conforme a proposta, às parturientes que optarem pelo parto normal, será garantido o direito à analgesia não farmacológica e farmacológica.

O projeto, do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), determina que a grávida seja conscientizada acerca do parto normal e da cesárea, devendo a decisão ser registrada em termo de consentimento. Além disso, se o médico responsável discordar da opção da paciente, deverá registrar as razões em prontuário.

União quer mudar regras de saneamento.

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso na última quinta-feira, 1º, um novo projeto de lei que altera o marco regulatório do saneamento no País. O texto retira as mudanças que o Senado havia feito em outro projeto, que foi aprovado em junho, e que atendiam a pedidos de governadores, especialmente do Nordeste.

O projeto do governo prevê a substituição dos chamados contratos de programa, que permitem a operação do sistema apenas por empresas públicas, por contratos de concessão, que podem ser disputados pela iniciativa privada. O item recupera o conteúdo de uma medida provisória assinada pelo ex-presidente Michel Temer que perdeu a validade após não ser apreciada pelo Congresso.

Se a proposta do governo for aprovada, abre caminho para as prefeituras privatizarem os serviços de saneamento (abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e redução e reciclagem do lixo).

DNIT desapropria para concluir obra de duplicação da Reta Tabajara.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT) está convocando por edital proprietários de terras na  área de implantação da Reta Tabajara, na BR-304. São providências que precisam ser tomadas para a obra deslanchar.

Obra que se arrasta desde 2014, a duplicação e melhoria do trecho rodoviário conhecido como Reta Tabajara será retomada neste mês de agosto. Informação confirmada pelo superintendente do DENIT no RN, general Daniel Dantas, na visita que realizou a Assembleia Legislativa ele confirmou que a conclusão da obra ainda leva dois anos.

Ainda são poucos os trabalhadores no canteiro da obra e ao longo do corredor da BR-304 que liga Natal a Macaíba. El alguns pontos o mato começa a cobrir s vigas que vão ser usadas na construção.

Bebê morre em Nova Cruz/RN após motorista de ambulância se negar a levar gestante.

Um motorista de uma ambulância foi preso depois que um bebê morreu após ele se negar a transportar a mãe da criança. O caso aconteceu em Nova Cruz, no Agreste Potiguar. O profissional justificou a omissão citando que extrapolaria o turno do trabalho.

A morte do bebê aconteceu no Hospital Municipal de Nova Cruz. De acordo com a Polícia Civil, a equipe médica havia alertado Mewerton Avelino de Moura, de 33 anos, da necessidade imediata de transferência da gestante. Ela precisava de um atendimento especializado em outra unidade. Caso contrário, poderiam morrer a paciente e a criança. Mas, o motorista, que ainda tinha duas horas do turno para cumprir, se negou a fazer a viagem.

Em decorrência da negativa do motorista, o procedimento foi realizado na unidade de Nova Cruz. Porém, o quadro clínico se agravou e o bebê não resistiu, indo à óbito.

Preso pela  6° Delegacia Regional de Polícia de Nova Cruz, Mewerton Avelino está sendo investigado por crime homicídio, decorrente de conduta omissiva. A autoridade policial entendeu que ele teria o dever de agir, em razão da função que desempenhava.

Bolsonaro diz que ministério prepara projeto para legalizar garimpos.

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (1º), durante live no Facebook, que o governo está preparando um projeto para legalizar o garimpo no país. Ele não deu detalhes sobre a medida, mas ressaltou que o tema será levado à apreciação do Congresso e que, na próxima semana, deve anunciar mais informações. 

"Nós estamos trabalhando, via Ministério das Minas e Energia, num projeto que vai passar pela Câmara e pelo Senado. Eu não vou impor nada, a gente espera que tenha uma aceitação", disse. "Por que o nosso garimpeiro não pode, de forma legal, pegar uma bateia e peneirar areia mum lugar qualquer e tirar o ouro para seus sustento?", acrescentou o presidente, reforçando que a ideia é dar dignidade para categoria e conciliar a atividade com a preservação ambiental. 

Segundo o presidente, a ideia é viabilizar a permissão para que haja exploração mineral também em áreas indígenas, o que hoje não está previsto na legislação.  "No que depender de mim, vai depender do Parlamento, eu quero que o índio, se quiser garimpar na sua terra, que garimpe", acrescentou.

Um erro formal não pode ser utilizado para minha cassação, diz Sandro Pimentel.

“Um erro meramente formal não pode ser utilizado para a aplicação de uma pena tão desproporcional. Eu tenho muito respeito pelo processo legal, mas também tenho total convicção da falta de elementos que justifiquem essa punição tão grande”.

Do deputado estadual cassado pelo TRE, Sando Pimentel. Ele diz que vai recorrer da decisão ao TSE.

Inflação pelo IPC-S sobe em 7 capitais pesquisadas pela FGV em julho.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na passagem de junho para julho deste ano. O maior avanço foi observado em Recife: 0,81 ponto percentual, ao passar de uma deflação (queda de preços) de 0,27% em junho para uma inflação de 0,54% em julho.

Em seguida, aparece a cidade de Brasília, com uma alta de 0,70 ponto percentual, ao passar de uma deflação de 0,35% para uma inflação de 0,35% no período pesquisado.

As outras capitais registraram as seguintes altas: Porto Alegre (0,36 ponto percentual, ao passar de -0,16% para 0,20%), São Paulo (0,32 ponto percentual, ao passar de 0,09% para 0,41%), Belo Horizonte (0,14 ponto percentual, ao passar de 0,22% para 0,36%), Rio de Janeiro (0,20 ponto percentual, ao passar de 0,03% para 0,23%) e Salvador (0,09 ponto percentual, ao passar de 0,04% para 0,13%).

A média nacional do IPC-S avançou 0,33 ponto percentual no período, ao passar de uma deflação de 0,02% em junho para uma inflação de 0,31% em julho.

Mossoró/RN recebe concerto de música nesta sexta (2).

Em comemoração aos seus 83 anos, a Banda de Música Artur Paraguai irá se apresentar gratuitamente no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, localizado na Avenida Rio Branco, no “Corredor da Cultura de Mossoró”.

O concerto acontece às 19h no dia 02 de agosto (sábado) e terá participação especial de Dayane Nunes e de alunos das turmas de canto lírico da Escola de Artes. A Sinfônica foi criada em agosto de 1936 e é composta, atualmente, por vinte e sete músicos e um regente.

Dólar é cotado a R$ 3,8544 na manhã desta sexta-feira (2).

O valor do dólar na manhã desta sexta-feira (2), está cotado no valor de R$ 3,8544 com variação de 3.022%. Já o valor do dólar para o turismo está sendo cotado a R$ 4,01.

Enquanto isso, o Euro comercial está sendo vendido a R$ 4,27 e o Euro para o turismo é cotado por R$ 4,4856.

O dólar americano é a moeda dos Estados Unidos e tem sua emissão controlada pela Reserva Federal daquele país. O dólar é usado tanto em reservas internacionais como em livre circulação.

Modelos Mirins de João Câmara/RN conquistam concurso a nível estadual e representarão o município em evento nacional.

Mariana e Eloisa conquistam títulos em Parnamirim

Duas garotinhas de João Câmara/RN participaram de um evento realizado a nível estadual no Bouganville Recepções em Parnamirim/RN, no último dia 28 de julho, representando o município e conquistaram os títulos de Mini Miss Fashionista, Mariana Ferreira; e Miss Pré Teen Fashionista, Eloisa Lira, respectivamente.

Esses títulos darão direito delas disputarem esses mesmos títulos a nível nacional, cujo concurso irá acontecer nomes de novembro em Mato Grosso do Sul. O evento terá duração de quatro dias. 

Para tanto, elas estão precisando de ajuda através de patrocínios ou parcerias para custeio da viagem e estadia. Quem desejar ajudar podem entrar em contato com os familiares. Via Assis Silva.

PESQUISA: 32% aprovam o governo Bolsonaro e 34% desaprovam.

Levantamento realizado pelo Congresso Data Room, ferramenta do instituto Ideia Big Data, mostra que 32% aprovam o presidente Jair Bolsonaro; 34% desaprovam e 34% “não aprovam, nem desaprovam”.

O Congresso Data Room entrevistou 1.512 brasileiros entre 1º e 5 de julho, via Painel Mobile, em todas as regiões. A margem de erro é 4%.

Brasil no Pan Americao.

O dia de ontem (1º) nos Jogos Pan Americanos o Brasil conquistou duas pratas no boxe e um bronze no ciclismo de pista, além de garantir o país na final de badminton masculino e bons resultados no tênis, surfe e handebol.

Keno Marley Machado ficou com a prata na categoria meio-pesado (até 81 kg) após perder para o campeão olímpico na Rio 2016 Julio Cezar La Cruz Peraza, de Cuba. Hoje (2), também haverá duas disputas pelo ouro na modalidade: No peso médio (75), Herbert William Carvalho Conceição enfrenta o cubano campeão olímpico Arlen Lopez Cardona e Beatriz Iasmin Soares Ferreira luta contra a argentina Dayana Erika Lo Sanchez na categoria até 60 quilos.

O Brasil conquistou a medalha de bronze ao vencer o México na disputa de terceiro lugar por equipes. A equipe brasileira é composta por Flavio Cipriano, Kacio Fonseca e João Vitor Silva.


Natal/RN pode ter temperatura mínima de 19ºC no fim de semana.

Está preparado para o frio em Natal? A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande (Emparn) indica em seu site que a capital potiguar pode ter temperatura mínima de 19ºC neste fim de semana.

De acordo com a previsão do órgão, o número pode ser registrado no domingo (4). Nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), as mínimas devem ser de 20ºC.

Ainda segundo a empresa, a expectativa de temperatura mínima para Natal é a mesma para o município de Martins, no Oeste Potiguar, conhecido pelas baixas temperaturas.

Já as máximas para hoje e domingo serão de 29ºC. No sábado, será de 28ºC. Os natalenses devem encarar predominância de céu parcialmente nublado com possibilidades de pancadas de chuvas fracas devido a influência da brisa litorânea.

Frente fria chega ao Rio e traz ventania, chuva e queda de temperatura.

A chegada de uma frente fria provocará mudanças bruscas no tempo, com queda acentuada de temperatura, a partir desta sexta-feira (2). Há previsão de maiores acumulados de chuva e de ventos fortes acima de 76 km/h no sábado (3) e no domingo (4). Mas antes da chegada de ar polar, a sexta-feira será de calor e nebulosidade no Rio de Janeiro, com a máxima prevista em 35°Celsius (°C).

No final da tarde, no entanto, devido à aproximação da frente fria, há previsão de rajadas de vento moderadas a forte, com pancadas de chuva moderada em pontos isolados, no fim da noite.

O Sistema de Alerta Rio informou que, no sábado e domingo, a frente fria provocará aumento da nebulosidade na cidade e há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e rajadas de vento moderada a forte. As temperaturas estarão em acentuado declínio, com máximas previstas de 25°C no sábado e de 21°C no domingo.

Na segunda-feira (5), a chuva fica mais fraca, mas o tempo continua frio, com a máxima na casa dos 25º C.

A Marinha do Brasil distribuiu um aviso de ressaca do mar, com ondas de até 3 metros de altura que podem atingir a orla do Rio de Janeiro das 21h desta sexta até as 21h de sábado.

Mulher esfaqueia marido após ser agredida no interior do RN.

Uma briga entre um casal acabou com um homem ferido a facada no município de Monte Alegre, na Região Metropolitana de Natal. O caso teria acontecido após a mulher ser agredida pelo marido.

Segundo a polícia, ele foi socorrido ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. A mulher foi encaminhada à delegacia, mas foi liberada, já que o caso foi enquadrado na Lei Maria da Penha.

Prefeitos e secretários vão participar de fórum que deve marcar nova fase do Mais RN.

Os prefeitos do Rio Grande do Norte e os secretários da área de Desenvolvimento Econômico estarão no auditório da Casa da Indústria, sede da FIERN, na próxima quarta-feira (7), para o encontro que deve marcar uma nova fase do Mais RN. Trata-se do Fórum “O Mais RN e o Desenvolvimento Municipal”, que será aberto, a partir das 9 horas, pelos presidentes da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Leonardo Cassimiro, e terá palestra do consultor José Bezerra Marinho.

“O Mais RN, para 2019 a 2022, tem a Agenda Potiguar, uma atualização deste extraordinário plano de desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte. Mas há necessidade de assegurar um contato mais próximo do Mais RN com aos governantes e gestores em nível municipal e estadual”, destaca José Bezerra Marinho.

Ele lembra que o Mais RN aponta caminhos, mas é fundamental a adesão dos governos e, por isso, é preciso uma ferramenta de comunicação dos agentes de desenvolvimento do estado e dos municípios com os investidores. Essa ferramenta vai ser assegurada, a partir de quarta-feira, com o lançamento de uma plataforma, integrada ao Portal da FIERN, por intermédio da qual os municípios vão informar suas características econômicas, oportunidades para investidores, diferenciais, atrativos, disponibilidade de recursos e potenciais.

Najila Trindade passou de vítima de estupro a alvo de duas investigações.


Najila Trindade chegou à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher em 31 de maio e desde então foi tratada pela polícia como vítima de um suposto estupro. Esta fase acabou. Nesta semana, a delegada Juliana Bussacos falou, em coletiva de imprensa, que não encontrou elementos suficientes para comprovar o crime denunciado pela modelo. Na mesma ocasião, foi noticiado que ela está sendo investigada por extorsão e denunciação caluniosa.

A mudança na maneira como Najila é tratada pela Polícia Civil apareceu em vários momentos da coletiva, até mesmo antes de qualquer palavra ser dita. Além de Juliana Bussacos, delegada de Defesa da Mulher que investigou o caso, estava na mesa a delegada Monique Lima, da 11ª Delegacia de Polícia de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Najila Trindade chegou à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher em 31 de maio e desde então foi tratada pela polícia como vítima de um suposto estupro. Esta fase acabou. Nesta semana, a delegada Juliana Bussacos falou, em coletiva de imprensa, que não encontrou elementos suficientes para comprovar o crime denunciado pela modelo. Na mesma ocasião, foi noticiado que ela está sendo investigada por extorsão e denunciação caluniosa.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2019/08/02/najila-passou-vitima-de-estupro-a-alvo-de-duas-investigacoes.htm?cmpid=copiaecola