sexta-feira, agosto 02, 2019

OBESIDADE: Cientistas apontam exercícios que ajudam a perder peso em nível genético.

A obesidade é um problema de saúde que tem assustado especialistas da área médica devido ao aumento da incidência em muitos países, incluindo o Brasil. Em busca de formas mais eficazes de combater o problema, cientistas da China realizaram uma pesquisa em que relacionaram marcadores do risco genético da doença com o efeito de uma série de atividades físicas. Ao analisar dados de mais de 18 mil pessoas, eles conseguiram definir quais os exercícios têm maior potencial para contribuir no combate ao excesso de peso. As descobertas foram publicadas na revista PLOS Genetics.

“Realizar exercícios regulares pode atenuar o efeito genético sobre a obesidade. No entanto, a maioria dos estudos sobre o tema concentrou-se, principalmente, no índice de massa corporal (IMC) para analisar essa relação”, destaca ao Correio Wan-Yu Lin, professor da Universidade Nacional de Taiwan, na China, e um dos autores do novo estudo.

O pesquisador defende que outros fatores biológicos precisam ser considerados. “O IMC é fácil de calcular. No entanto, negligencia a composição gorda do peso corporal. Além disso, não identifica a obesidade central, considerada importante fator de risco para síndromes metabólicas. Em nosso estudo, nós expandimos os dados, pois investigamos cinco medidas de obesidade”, detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário