sexta-feira, agosto 02, 2019

Datafolha: 86% dos brasileiros rejeitam mineração em terras indígenas.

Pesquisa Datafolha contratada pela ONG Instituto Socioambiental (ISA) apontou que 86% dos brasileiros discordam da permissão à entrada de empresas de exploração mineral nas terras indígenas. A abertura da mineração em áreas de preservação ambiental, que hoje é ilegal, é uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro desde o tempo em que era deputado federal.

O levantamento mostrou que a rejeição à entrada de empresas de exploração nessas reservas é de, no mínimo, 80% em todas as regiões, escolaridades, idades, sexos, faixas de renda e ocupações.

Ainda segundo a pesquisa, a reprovação da atividade é de 80% nas regiões Norte e Centro-Oeste, que concentram a maior parte das terras indígenas do Brasil e, por isso, seriam alvos principais da proposta. A maior rejeição, porém, foi registrada no Sudeste: 88% dos entrevistados discordaram de que “o governo deve permitir a entrada de empresas de mineração para explorar as terras indígenas”. Apenas 14% das pessoas ouvidas na pesquisa afirmaram concordar com esta afirmação — 7% totalmente e 7%, em parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário