quinta-feira, dezembro 22, 2011

Irmãs se reencontram 60 anos depois via Facebook.

Duas irmãs que foram separadas quando ainda eram crianças se reencontraram pela primeira vez em 60 anos depois de entrar em contato pelo Facebook.
De acordo o portal, Jan Stevens mora no Canadá e contou que iniciou a busca por sua irmã, Evelyn Plumridge, há 40 anos. Ela achou a irmã pelo Facebook há dois anos e desde então tentava ir para a Inglaterra encontrar com ela.

'Não consigo descrever a felicidade de reencontrar minha irmã', disse Evelyn. E acrescenta que durante o Natal e nas cinco semanas que vão passar juntas, elas vão colocar a conversa em dia.

A historia da separação das irmãs começou com o divórcio dos pais no início da década de 1950. Evelyn, então com seis meses, ficou com a mãe em Gravesend, na Inglaterra.

A irmã Jan, então com dois anos, e o irmão Reggie, foram colocados em um orfanato, onde Reggie ficou até os 16 anos. Jan foi adotada por uma família do Canadá, aos oito anos.

Depois de tanto tempo, Jan finalmente se reuniu com sua família no aeroporto de Gatwick, em Londres.

'Foram muitas vezes em que olhei no espelho e me perguntei quem eu era, de onde vinham traços como cor dos olhos, formato das mãos. E, depois do encontro, agora vejo algo em cada membro de minha família', disse Jan.

Justiça suspende pagamento de 15º salário de deputados goianos.

O 15º salário dos deputados goianos foi suspenso pelo juiz Gerson Santana Cintra, que aceitou, na tarde desta quinta-feira (22), a ação direita de inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE). Com a decisão, os parlamentares também devem ficar sem o 14º salário pago em fevereiro.

Previstos pelo regimento interno da Assembleia Legislativa de Goiás, os benefícios, conhecidos como auxílio-paletó, representavam R$ 40 mil extras para cada um dos 41 deputados. Com quitação prevista em duas parcelas, uma em fevereiro e outra, agora em dezembro, os salários extras custam R$ 1,64 milhão aos cofres públicos.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, responsável pela assinatura da Adin, não há fundamento legal que justificasse o pagamento da ajuda de custo aos deputados, já que os 14º e 15º salários foram previstos pela Assembleia em norma de cunho meramente regimental. Como o pagamento envolve recursos públicos, deveria ser disciplinado por lei.

Diante dos argumentos da Adin, o magistrado responsável pelo plantão do Tribunal de Justiça de Goiás concedeu liminar suspendendo a eficácia normativa dos dispositivos do Regimento Interno da Assembleia (resolução nº 1.218/2007), que autorizavam o pagamento.

Na decisão, em primeira instância, Cintra alegou ainda que a aparente vantagem remuneratória a agentes políticos poderia gerar dano ao erário público.

Até o início da noite de hoje, a Assembleia não se pronunciou sobre o caso. Segundo informações da assessoria de imprensa, a Casa vai esperar a notificação oficial para decidir se recorre ou não da decisão judicial.

Na noite de Natal deve chover na maior parte do Brasil.

O Natal deste ano será chuvoso. Segundo os boletins meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Impe), grande parte do país terá pancadas de chuvas a partir de sexta-feira (23). Destaque para as Regiões Sul e Sudeste, onde o clima será influenciado por uma frente fria que avança sobre os estados.

No sábado (24), em grande parte da Região Nordeste o sol predominará. Nas demais áreas do Brasil haverá pancadas de chuva isoladas. Em Minas Gerais, que vem sofrendo com as fortes chuvas nos últimos dias, a temperatura deve subir, diminuindo as precipitações principalmente no centro-oeste do estado.

Os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás e o Distrito Federal terão sol entre nuvens, e a temperatura fica instável podendo chover a qualquer momento.

Para o dia 25, o tempo no Brasil não muda e haverá pancadas de chuvas isoladas em todo o território brasileiro.

Natal é única capital do Nordeste a receber Selo de Cidade Amiga do Catador.

Na manhã desta quinta-feira (22), o diretor-presidente da Urbana, João Bastos, representou a prefeita Micarla de Sousa durante a cerimônia de celebração do Natal dos catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua, que aconteceu em São Paulo (SP).

João Bastos recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff o selo de Cidade Amiga do Catador, concedido pela primeira vez a Natal, única capital do Nordeste agraciada com o reconhecimento em 2011. A celebração de fim de ano dos catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua acontece há nove anos, criada na gestão do presidente Lula, sendo continuada pela presidenta Dilma Rousseff.

Para João Bastos, o reconhecimento vai não só para a Urbana, mas agracia toda a gestão municipal. "Desde o início da administração da prefeita Micarla de Sousa, o compromisso com o destino dos resíduos sólidos é prioridade. Os resultados alcançados com ao aumento da reciclagem, que tem a atividade das cooperativas de catadores como efetivadores de toda uma tendência mundial só reforça que o sucesso de iniciativas como a coleta seletiva só tendem a ser cada dia mais reconhecidas", comentou o diretor-presidente da Urbana.

Ao todo, são quatro cidades brasileiras premiadas pelo gerenciamento adequado de resíduos feito por catadores. Além de João Bastos, que viajou representando a prefeita, também participaram do evento o gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverthon Rocha, membro da equipe de articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis em Natal (MNCR/Natal), Severino Lima Junior.

Ana Maria Braga comete gafe e diz que Sol não é estrela…

Fora de órbita, apresentadora errou feio no momento autoajuda que abriu seu programa desta quinta (22).

Seu filho vai para a escola o ano inteiro, dá um duro danado para passar de ano e, quando liga a TV nas férias, desaprende tudo, tadinho...

Ana Maria Braga saiu-se com esta pérola:

- Se não puder ser uma estrada, seja o caminho. Se não puder ser um sol, seja uma estrela. Não é o tamanho que define o êxito ou o fracasso.

Mas o Sol é uma estrela. Sabia, Ana? É só perguntar a qualquer aluno do ensino básico.

Louro José ficou emocionado com a frase e não percebeu a mancada.

E o erro não foi só de Ana Maria, já que seus textos passam pelo crivo da equipe do diretor, Boninho. Será que eles também não sabem que o Sol é uma estrela?

Esta não é a primeira nem provavelmente será a última gafe da loira. Ela já disse que a castanha-do-pará faz parte da fauna brasileira, esquecendo-se que o vegetal não pode ser um animal.

Outra vez, ao falar de seu cenário ao ar livre, disse que tinha uma vista da Floresta Amazônica, quando, na verdade, trata-se de um trecho da Mata Atlântica próxima ao Projac, já que a Amazônia fica bem distante do Rio.

Às vésperas do Natal, Dilma se encontra com Lula em São Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quinta-feira com a presidenta Dilma Rousseff no Hotel Unique, em São Paulo. O encontro, às vésperas do Natal, durou cerca de duas horas. A presidenta entregou para Lula um presente após participar do almoço de celebração de Natal dos catadores de materiais recicláveis, no Centro de São Paulo. Os trabalhadores mandaram uma lembrancinha natalina para o ex-presidente.

Dilma participou, na manhã de hoje, da sua primeira celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua, na condição de presidente da República. No ano passado, recém eleita, ela participou deste evento, ao lado do então presidente Lula.

O ex-presidente já tinha manifestado a intenção de participar do Natal dos catadores deste ano, mas não compareceu, segundo informações de assessores próximos, por causa dos efeitos colaterais da quimioterapia a que foi submetido na semana passada, no terceiro ciclo quimioterápico do tratamento contra um câncer na laringe. No evento de hoje com os catadores, a presidente Dilma participou da oração coletiva que foi feita em prol da recuperação de Lula. Os cerca de 700 presentes ao evento mais Dilma e outras autoridades governamentais, rezaram um pai-nosso pela rápida recuperação do ex-presidente.

Há cerca de 15 dias, Lula e Dilma haviam driblado a imprensa, ao se encontrarem na capital paulista, em um outro hotel, também na zona sul. Na ocasião, o local também foi mantido em segredo pelas assessorias de imprensa dos petistas, por cerca de duas horas, mas um interlocutor revelou o local à imprensa. Contudo, o teor da conversação e a razão do local ser mantido em segredo, não foram revelados.

Site oficial do Brasiliense tem área reservada para maiores de 18 anos.

O site oficial do Brasiliense está com uma área proibida para menores de 18 anos. Na página, a musa do clube, Keli Cristina, aparece em fotos sensuais. Em vários ângulos. Sem roupa.

Antes de as fotos aparecerem, há um aviso:

"Esta página contém material orientado para adultos e cujo conteúdo é inapropriado para menores de idade, podendo ainda ser considerado ofensivo por determinados usuários. Dessa forma, os usuários que desejarem acessar este material garantem ser maiores de idade, bem como isentam o Brasiliense de toda e qualquer responsabilidade nesse sentido".

Em algumas imagens, Keli Cristina surge apenas com a camisa do clube. Em outras, de biquini. Nas mais ousadas, há um provocante vestido natalino que vai desaparecendo a cada foto...

O jornalista Roberto Naves, gerente do site oficial do Brasiliense, diz que as fotos são estratégia para aumentar a audiência da página.

- O site já tem a área da musa há muito tempo, mas a edição fechada para menores é uma novidade. Queremos atrair o torcedor. Foi um consenso do pessoal do site, queríamos apresentar uma proposta mais ousada. Acreditamos que o público do futebol se constitui de pessoas com idade a partir dos 14 anos, mas a gente espera que só os maiores entrem na área restrita. Crítica faz parte do trabalho de qualquer setor, mas obviamente a gente espera receber mais elogios do que críticas - pondera Roberto.

Homem é preso em flagrante suspeito de tentar estuprar filha de 4 anos.

Uma tentativa de estupro chocou vizinhos de uma família em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite dessa quarta-feira. Um jovem de 23 anos é suspeito de tentar estuprar a filha, uma criança de apenas 4 anos. De acordo com militares do 35º Batalhão, a mãe da menina contou que, ao chegar em casa, foi surpreendida pela cena.

O marido, Vicente Ribeiro de Oliveira, estava nu e acariciando as partes íntimas da filha. O perceber o flagrante, o homem fugiu, mas foi localizado e preso durante um rastreamento da PM na região. O suspeito alegou que tinha ingerido bebida alcoólica e brigado com a mulher, mas negou a tentativa de estupro. Ele foi autuado em flagrante.

BH.
No Bairro Olhos D'Água, na Região do Barreiro, um outro pai foi preso em flagrante por tentar abusar sexualmente da filha de 17 anos. De acordo com militares do 41º Batalhão, a agressão teria acontecido na casa da família. Segundo a vítima, o pai teria invadido o quarto dela durante a madrugada dessa quinta-feira.

Conforme a jovem, o pai teria tentado desabotoar sua blusa e apalpado seus seios. Em seguida, o homem teria tentado tirar o short da menor. A jovem relatou a ação para o irmão que dormia no mesmo quarto que o pai. Ainda segundo a vítima, o pai já havia demonstrado a intenção de dormir com ela no mesmo quarto. O suspeito, que negou as acusações, foi encaminhado à 36ª Delegacia de Plantão.

Em SP, Dilma participa de festa de Natal com catadores.

Em 2010, Dilma participou da festa como presidente eleita ao lado do
então presidente Lula, que se despedia do governo.
A presidente Dilma Rousseff viaja a São Paulo nesta quinta-feira (22) para participar da festa de Natal dos catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua. O evento, marcado para as 11h30 no centro da capital paulista, deve reunir cerca de mil pessoas.

No ano passado, Dilma foi à festa na condição de presidente eleita. Ela acompanhava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava prestes a deixar o governo. Lula participou do Natal dos catadores em todos os anos de seu mandato.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), a indústria da reciclagem movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano no Brasil.

Calcula-se que entre 300 mil e 1 milhão de pessoas vivem diretamente desta atividade no país, que abriga aproximadamente 1.100 cooperativas e associações de trabalhadores no setor.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, dentre outros projetos do governo federal, dois têm a reciclagem como foco: o Logística Solidária, que destina R$ 26 milhões para aquisição de caminhões, capacitação e assistência técnica, estruturação jurídica, instalações físicas de cooperativas e fortalecimento de redes de organização de catadores; e o Plano Brasil sem Miséria, que tem como um de seus objetivos a inclusão de 280 mil catadores em ações de fortalecimento de cooperativas e abertura de vagas de emprego no setor.

Até 2014, RN receberá R$ 35 bilhões para investimentos no estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Benito Gama, anunciou ontem que até o final do governo Rosalba Ciarlini, em 2014, o Rio Grande do Norte vai receber cerca de R$ 35 bilhões em investimentos. Desse total, ele destacou o setor de energia eólica como o maior volume financeiro aplicado no RN, algo em torno de R$ 11 bilhões; na área de petróleo e gás os investimentos são da ordem de R$ 8 bilhões; R$ 1,5 bilhão no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, R$ 1,5 investidos no porto de Natal e R$ 1,5 em mineração. As informações foram divulgadas durante visita do secretário Benito à redação do Diário de Natal, onde conversou com a editora executiva do DN, Juliska Azevedo, e os editores de Política e Economia, Edilson Braga e Luiz Freitas.

Durante o encontro, o gestor do desenvolvimento econômico do estado falou sobre a aprovação do programa Pró-import que tem como objetivo incentivar a importação. Para isso serão cobrados dos importadores somente 2Þ ICMS em cima do faturamento. Atualmente, o RN contabiliza R$ 200 milhões em importação, no entanto, o secretário espera em 2012 atingir a marca de R$ 1 bilhão. "Vamos fazer o maior corredor de importação do Nordeste com o Pró-import", assegura.

Ex-jogador do ABC passa bem após realizar transplante duplo de orgãos.

O "Guerreiro Gelson" irá passar o Natal em casa, na companhia da esposa e de sua filha. O ex-jogador do ABC passou 30 dias no Hospital Universitário Valter Cantídio, em Fortaleza, onde realizou um transplante duplo de rim e fígado. Gelson teve complicações pós-cirúrgicas, o que aumentou seu tempo de permanência no hospital, mas recebeu alta terça passada e já está repousando no apartamento que alugou na capital cearense. O ex-atleta deve permanecer por lá por pelo menos mais três meses, já que terá que realizar exames semanais no hospital onde foi operado. Depois desse período, caso não haja nenhuma complicação no processo de recuperação, retornará a Natal.

Feliz por ter deixado o hospital, Gelson revelou por telefone ao Diário de Natal que passou maus momentos depois da cirurgia. "Eu pensei que não ia aguentar. Parecia que ia sair um vulcão de dentro de mim", disse. As complicações pós-cirúrgicas agravaram ainda mais o transplante de Gelson, que já era considerado de alto risco. Em repouso quase absoluto ecumprindo às recomendações médicas, ele comemora o fato de poder passar o Natal longe da área médica. "Graças a Deus agora eu estou deitado no meu quarto, tranquilo, com minha esposa e minha filha".

“O Natal tem que passar em família”, diz Micael Borges.

Todo fã de Rebelde (Record) sabe que o ator Micael Borges é super humilde e que valoriza muito sua origem. O rapaz, por exemplo, mora até hoje na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, e começou a estudar teatro com o grupo Nós do Morro.

Por isso, não impressiona que o artista teen fique ainda mais perto da família no dia 25 de dezembro. Em entrevista ao nosso blog, o teen contou o que a data significa para ele.

- O Natal tem que passar em família.

Para quem não se lembra, o ator é muito caseiro e mantém os hábitos simples. A comida predileta do teen é arroz, feijão e bife. Ele também sempre diz que admira os pais por terem começado do zero.

De acordo com Micael, comer o peru também faz parte da tradição desse momento do ano.

- A gente se reúne lá em casa, passa a meia-noite junto. É uma data especial.

Sobre os presentes de Natal, Micael diz que não sabe o que comprar para os amigos, mas que já pensou em uma viagem para todos.

- Neste momento, eu daria duas semanas de férias em Fortaleza.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: 10% da população de Natal não tem moradia digna
Tribuna do Norte: Semurb propõe elevar ocupação em torno do morro do careca
Folha: CNJ inspeciona 217 mil e abre guerra no judiciário
Globo: Brasil tem um Portugal inteiro vivendo em favela
Estadão: Hadad diz que aviso sobre vazamento não foi ignorado
Correio: Memorial de uma guerra no asfalto
Diário do Nordeste: Fortaleza é a 4ª cidade no país em número de favela
Jornal do Commércio: Nova lei Seca pega 30 motoristas por dia

Loja RN MÓVEIS.

Bola metálica de 6 kg despenca do céu e cai na Namíbia.

Uma bola metálica que possivelmente se desprendeu da órbita terrestre --onde existe uma quantidade nada desprezível de lixo espacial-- foi parar na Namíbia.

Em novembro, as autoridades locais contataram a Nasa e a ESA (as agências espaciais norte-americana e europeia) para notificá-las sobre a descoberta de uma bola de metal com 1,1 metro de diâmetro e peso de 6 kg.

O objeto só não machucou ninguém por ter caído em uma região remota do país --uma vila a 750 km da capital Windhoek.

Segundo cálculos da Nasa, as chances de uma pessoa entre os cerca de 7 bilhões de pessoas que vivem na Terra ser atingida por um lixo espacial são de 1 em 3.200.

Desde o lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial em órbita), são quase 54 anos sem qualquer registro de morte nesses termos.

Na verdade, acredita-se que apenas uma única pessoa tenha sido atingida por lixo espacial. Em 1997, a americana Lottie Williams sentiu um baque no ombro que era um pequeno pedaço, diz a própria Nasa, de um foguete Delta. Ela não se machucou.

O lixo que circunda o planeta Terra são restos de equipamentos usados em missões espaciais.

Uma ou outra vez, essas sobras que flutuam aleatoriamente ameaçam bater na ISS (Estação Espacial Internacional).

Homem mata cavalo a pauladas e é levado a delegacia no interior de Goiás.

Um homem de 33 anos matou um cavalo a pauladas na manhã desta quarta-feira (21), em Anápolis (55 km de Goiânia). Com um corte na cabeça e ferimentos espalhados pelo corpo, o animal morreu na rua. Após denúncias de testemunhas que viram o espancamento, o agressor foi preso no período da tarde.

Levado para a delegacia, o trabalhador rural assumiu que bateu no cavalo. Segundo informações da Polícia Militar, as agressões começaram quando o animal caiu, após fraturar uma das pernas. O homem, que seguia a galope da zona rural para a cidade de Anápolis, se irritou com o acidente, pegou um pedaço de pau e bateu no animal, que não consegui escapar.

Em depoimento à polícia, o homem disse que o cavalo era de seu filho e estava com a família há um ano. Segundo ele, essa foi a primeira vez que agrediu o animal. Após o registro de um termo circunstanciado de ocorrência, o trabalhador rural pagou fiança e foi liberado. O inquérito foi instaurado e, caso o homem seja condenado, ele pode pegar pena de até dois anos por maus-tratos contra animais.

Em menos de uma semana, esse é o segundo caso de violência contra animais registrado em Goiás. Na última quarta-feira (14) caiu na internet um vídeo mostrando a enfermeira Camilla Correa Alves de Moura Araújo dos Santos, 22, espancando um cachorro da raça yorkshire, em Formosa, no entorno de Brasília. O caso está em investigação no 1º Distrito Policial do município e o inquérito deve ser concluído até a sexta-feira.

Pai responde por abuso após postar foto no Facebook, diz polícia.

Um homem de 21 anos de Chicago (EUA) encara acusações de abuso após ele, supostamente, ter postado uma foto no Facebook que mostra as mãos, pernas e boca de sua filha cobertas por uma fita azul.

Ron Gaines, porta-voz da polícia, diz que o pai, Andre Curry, está sendo acusado de agressão doméstica grave.

A polícia diz que Curry publicou uma foto que seria de sua filha em seu Facebook com o texto: “Isso é o que acontece quando meu bebê me bate.” A fotografia foi removida, mas a polícia não tem detalhes de quando isso aconteceu.

Curry deve aparecer na corte na próxima quarta-feira (28). Não ficou claro imediatamente se ele tinha um advogado que o representasse.

Kendall Marlowe, um representante do serviço social, disse que a agência nunca havia investigado Curry. Ele não diz se a entidade chegou a entrevistar a criança ou Curry.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Companhias aéreas aceitam aumentar índice de reajuste dos trabalhadores.

As companhias aéreas aceitaram nesta quarta-feira (21) conceder um pequeno aumento de ganho real, acima da inflação, para os trabalhadores do setor, que ameaçam deflagrar greve na quinta (22) nos aeroportos do país.

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) concordou em dar um aumento de 6,5% aos funcionários, além de manter o que já havia sido acordado, de ganho de 10% nos pisos salariais, nos tíquetes-alimentação e nas cestas básicas, além da criação de um novo piso salarial para operadores de transporte. Até terça-feira (20), o índice proposto era o de reposição da inflação, de 6,17%.

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, disse que o novo índice será apresentado aos trabalhadores em assembléias marcadas para quinta (22), quando também será discutida a decisão tomada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), de obrigar a manutenção de 80% do efetivo nas vésperas do Natal e do Ano Novo, sob pena de multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos.

“Temos duas novidades a serem levadas para as assembléias amanhã. Uma delas é uma proposta diferente da colocada anteriormente. E a outra é a decisão do TST [Tribunal Superior do Trabalho], que nós não recebemos oficialmente ainda e sabemos apenas pela imprensa. Mas medida judicial não se discute, a gente cumpre. O nosso departamento jurídico vai analisar, sob os aspectos legais, e levaremos à assembléia”.

Klafke ressaltou que os sindicatos sempre concordaram na manutenção de um mínimo de trabalhadores, mas disse que a medida do TST é um exagero. “Se levar em conta as pessoas que estão de férias ou afastadas por doença, vai ter 100% dos funcionários trabalhando”.

Convite de missa de 30º dia: Carmelita Isaura de Macedo - Danda.

FAMILIARES DE CARMELITA ISAURA DE MACEDO – DANDA, CONVIDAM PARENTES E AMIGOS PARA PARTICIPAREM DA MISSA DE 30º DIA QUE SE REALIZARÁ NO PRÓXIMO SÁBADO (31) AS 16:00. HORAS, NA IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

DESDE JÁ A FAMILIA AGRADECE A TODOS QUE COMPARECEREM A ESTE ATO DE FÉ E SOLIDARIEDADE CRISTÃ.

Boas Festas - Prefeito de Bom Jesus.

Trabalhadores terceirizados estão com os salários atrasados no RN.

Os trabalhadores das empresas terceirizadas que prestam serviço à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) estão com os salários atrasados. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde RN).

De acordo com o sindicato, alguns não receberam sequer os salários de janeiro. O atraso é causado por dívidas anteriores do governo. Eles estudam realizar um Ato Público na manhã desta sexta-feira (23/12), às 9h, em frente ao prédio da Sesap, caso não sejam pagos.

A Sesap mantém contratos de terceirização com duas empresas: a Safe e a JMT. A empresa Safe é responsável pelos serviços dos grandes hospitais de Natal como Walfredo e Santa Catarina. Já a JMT faz a locação da mão de obra para os hospitais regionais. A Safe está devendo o 13º salário para os trabalhadores, enquanto que a JMT não pagou ainda o salário de dezembro que deveria ter sido pago até o dia 7.

O sindicato ressaltou que o atraso nos salários dos trabalhadores terceirizados vem ocorrendo desde o início do ano. O governo não pagou os meses de outubro, novembro e dezembro de 2010 e por isso a empresa alega que não há mais como fazer transações financeiras e pagar os funcionários. De acordo com o contrato vigente entre a Sesap e as empresas, a secretaria tem até dois meses para efetuar o pagamento.

Uma audiência está prevista na Procuradoria do Trabalho em fevereiro, até lá os trabalhadores não têm qualquer garantia de que vão recber seus dividendos.

Homem é preso em mercado com 17 pacotes de carne dentro das calças.

Um homem de 45 anos foi preso na cidade de Salisbury, na Carolina do Norte, tentando levar de um mercado 17 pacotes de diferentes tipos de carne com valor total equivalente a R$ 524 dentro de suas calças, segundo a polícia.
De acordo com o portal, o registro policial informa que Ronald Eugene Broadway foi preso enquanto retirava os pacotes pela cintura e os jogava sob veículos no estacionamento em frente a um mercado da rede Food Lion. Entre os tipos de carne, havia peru defumado, camarão, bifes "ribeye" e costelas "baby-back".

Após Broadway ser levado à delegacia, a polícia descobriu que ele estava vestindo duas calças de moletom sob seu jeans, e havia amarrado a parte de baixo dos moletons com fita adesiva. Os oficiais acreditam que ele fez isso para que os alimentos não escorregassem pelas pontas dos pés.

A versão do homem, no entanto, é diferente. "Ele afirmou que fez isso porque estava frio lá fora", diz o registro. Os oficiais ainda anotaram que a temperatura no momento da prisão era de 16° C, diz a reportagem do site noticioso local "Salisbury News".

A investigação levantou que o homem havia retirado oito pacotes de camarão, oito de peru defumado, duas latas de molho barbecue e um pacote de costelas "baby-back". Broadway foi preso por roubo, sob fiança de US$ 3 mil.

Estação mais quente do ano começa na madrugada desta quinta-feira.

Começa nesta quinta-feira (22) a estação que para muitos é a melhor do ano, principalmente para quem gosta de ir à praia: o verão. Será o dia mais longo do ano no hemisfério sul da Terra.

A estação engloba os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil.

O verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde.

Falsa dupla Patati e Patatá causa confusão na Bahia.

Um show da dupla de palhaços Patati e Patatá terminou em confusão na Bahia. É que a apresentação em um subúrbio de Salvador, na verdade, seria feita por sósias dos apresentadores do "Carrossel Animado" (SBT). A notícia é da coluna F5, hospedada da Folha Online.

A farsa chegou aos ouvidos da dupla verdadeira, que mandou um representante ao local. O show acabou sendo cancelado, o que gerou revolta entre os moradores que haviam comprado ingresso.

O caso virou reportagem no "Brasil Urgente", da Band.

Escola Agrícola de Jundiaí abre inscrições para cursos a distância.

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para o processo seletivo Programa de Educação de Nível Técnico a Distância (E-TEC), para os cursos de Técnico em Informática e Técnico em Agroindústria, na modalidade de ensino a distância.

O processo seletivo conta com 200 vagas para Técnico em Informática e 100 vagas para Técnico em Agroindústria para os candidatos dos polos de Ceará-Mirim, Monte Alegre, Vera Cruz e Macaíba. É a primeira vez que a UFRN oferece essa modalidade, mas algumas experiências já vêm sendo testadas desde 2007 em outras instituições.

O curso é destinado a alunos com ensino médio completo e terá duração de um ano e meio, podendo se estender até dois anos. No curso, o aluno desenvolve durante a semana as atividades em casa através da internet e do auxílio de um tutor, e nos sábados participa de uma aula presencial onde seu rendimento pode ser acompanhado de forma mais efetiva.

Segundo o professor Ivan Max Freire de Lacerda, coordenador geral do Programa de Educação de Nível Técnico a Distância (E-TEC) da Escola Agrícola de Jundiaí, o principal objetivo é atender as pessoas com dificuldade em conciliar os estudos com as outras atividades diárias, além de estimular o Ensino Técnico no Estado.

As inscrições são presenciais e tiveram início na segunda-feira, 19 e vão até 6 de janeiro de 2012, podendo ser realizadas nos quatro polos onde são oferecidas vagas e nas Secretárias de Educação dos Municípios. Os interessados podem obter mais informações do Programa na página www.eaje.ufrn.br ou pelo telefone (84) 9973 1583.

Apresentadora da RedeTV! é afastada após cobrar salário atrasado.

A apresentadora Rita Lisauskas, do "RedeTV! News", foi afastada ontem após reclamar publicamente do atraso dos salários na emissora. Há funcionários que estão sem receber desde outubro.

Procurada, a emissora ainda não se pronunciou sobre o caso. Se o fizer, sua versão será incluída neste parágrafo. A resposta habitual para as questões sobre o atraso nos pagamentos tem sido "a RedeTV! não se pronuncia sobre assuntos internos".

"Queria só entender como tem empresário que consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir, sabendo que há centenas de profissionais sem salário há no mínimo 2 meses bem na semana do Natal. E o pior: como tem assessor de imprensa (ou seja, coleguinha) que se digna a desmentir o óbvio com a seguinte pérola: 'É mentira desses funcionários, pois os salários estão em dia.' Aos colegas que pensarem em me enviar mensagem pedindo para que me cale nem percam seu precioso tempo. Sou profissional, tenho dignidade, mas não tenho estômago.'

O desabafo de Lisauskas foi feito no facebook. À noite, outra apresentadora já a substituía.

Agressora de cadela diz que ficou nervosa com fezes e urinas pela casa.

A enfermeira de 22 anos que espancou uma cadela yorkshire até a morte em Formosa, cidade goiana a 80km de Brasília, se diz arrependida por ter agredido o animal de estimação na frente da filha de 1 ano e meio. Em depoimento à Polícia Civil, ela contou que maltratou a cadela porque ficou muito nervosa quando encontrou fezes e urina espalhadas pela casa. Segundo a mulher, no momento das agressões, ela não pensou e nem teve noção do que fazia, só percebendo a gravidade do ocorrido quando assistiu ao vídeo gravado de um apartamento vizinho e publicado na internet. A enfermeira foi multada ontem pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 3 mil.

Ela chegou ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do município goiano, escoltada por policiais, às 9h. O depoimento durou mais de uma hora e, após o interrogatório, fiscais do Ibama fizeram uma notificação de multa. O valor da sanção é o teto que pode ser aplicado pelo órgão (veja O que diz a lei).

Após conversar com o delegado e duas escrivãs, a mulher falou pela primeira vez à imprensa. Muito abalada, ela chorava e estava com a voz embargada. “Foi um fato isolado. Estou arrependida. Perdi tudo. Perdi minha casa. Sofro ameaças. Não apareci antes porque estou sob proteção (policial). Eu e minha família somos ameaçadas. Em momento algum, estive foragida e não sou eu que estou postando nada (na internet). Não tenho contato com internet, com telefone. Tudo meu foi cancelado”, afirmou. A mulher também atribuiu o suposto nervosismo que a levou a dar chutes e a asfixiar a cadela com um balde a problemas com vizinhos. Segundo a enfermeira, eles fizeram a mudança para o apartamento “muito tarde” e “faziam barulho parafusando até as 2h”.

A enfermeira negou qualquer distúrbio psicológico, disse que não é depressiva, que nunca fez tratamento e sempre foi “uma pessoa normal”. “Jamais tive confusão com ninguém. Depois disso, (os vizinhos) não falavam mais bom dia para a gente. Eles procuraram algo para me prejudicar. Eu errei, eu fiz, eu agredi realmente o cachorro. Estou arrependida e vou pagar de acordo com o que o juiz determinar. Estou pronta para cumprir”, argumentou.

O advogado dela, Gilson Saad, explicou que a cliente colaborará com todo o inquérito e será submetida a uma avaliação psicológica com a filha, a pedido da Delegacia de Formosa. Ainda serão ouvidos pela Polícia Civil de Formosa os policiais e bombeiros que estiveram na casa da enfermeira para socorrer a cadela.

No RN, mais de 86 mil pessoas vivem em condições precárias.

O Rio Grande do Norte tem 86.718 pessoas vivendo em condições precárias, conforme aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (21). Esse total corresponde a 2,7% da população do Estado, que tem população total de 3.168.027 habitantes, também considerando informações do instituto. O Estado tem 46 aglomerados subnormais, que é como o IBGE chama os assentamentos irregulares existentes no país, conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros. Duas cidades, Natal e Mossoró, são as únicas com moradias desse tipo.

A capital concentra o maior número de domicílios considerados aglomerados subnormais (22.533), onde vivem 80.774 pessoas. Mossoró aparece com 1.604 domicílios, e população residente de 5.944 habitantes. Em Natal, os aglomerados subnormais com maior número de pessoas morando são Aliança

(10.451), Pompéia (8.946), Mãe Luíza (5.643), Aparecida (4.459) e África (4.098). Em Mossoró, são cinco aglomerados, todos populosos: Wilson Rosado (1.805), Santa Helena (1.573), Fio (1.528), Forno Velho (531) e Tranquilim (507).

Os dados são baseados no Censo Demográfico 2010, e constam na publicação Aglomerados Subnormais - Primeiros Resultados. O conceito de aglomerado subnormal foi utilizado pela primeira vez no Censo Demográfico de 1991. Ele busca retratar a diversidade de pessoas que vivem nessas condições. A publicação “Aglomerados Subnormais - Primeiros Resultados” mostra quantas pessoas vivem e quantos domicílios existem nessas áreas, algumas de suas características socioeconômicas (composição da população por sexo e idade; analfabetismo; rendimento) e os serviços públicos existentes como rede de coleta de esgoto ou fossa séptica; energia elétrica com medidor exclusivo; rede de água; e lixo coletado diretamente ou por caçamba.

Ministério da Educação antecipa resultado final do Enem 2011.

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir de hoje (21) no site do exame.

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.

Músico carnaubense Túlio Medeiros participará dia 22 do Recital Solo no Auditório da Escola de Música da UFRN em Caicó/RN.

O músico carnaubense Túlio Medeiros estará participando nesta quinta (22) do Recital Solo que será realizado no Auditório da Escola de Música da UFRN.

Vaticano anuncia Dom Jaime Vieira Rocha como novo arcebispo de Natal.

O vaticano anunciou nesta quarta-feira(21), o nome do novo arcebispo de Natal. Trata-se de Dom Jaime Vieira Rocha, 65 anos, nascido em Caicó e que fazia parte da diocese de Campina Grande, na Paraíba. Ele substitui Dom Matias Patrício de Macedo, conforme o Direito Canônico, que norteia as leis da Igreja Católica, onde o bispo é convidado a renunciar ao seu cargo aos 75 anos.

O novo arcebispo de Natal é formado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi coordenador da Comissão Episcopal Regional de Vocações e Ministérios, além de bispo da Diocese de Caicó (1996-2005). Atualmente Dom Jaime respondia como 6º Bispo da Diocese de Campina Grande.

Dom Jaime Vieira Rocha assume a arquidiocese de Natal no dia 26 de fevereiro, em cerimônia na catedral.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Polícia recebe 150 denuncias de boca de fumo por mês
Tribuna do Norte: Ação judicial pede reforço no combate a dengue em Natal
Folha: Ministro do STF deu liminar que o beneficia
Globo: Criação de empregos no Brasil tem seu pior momento da crise
Correio: Promotor, mulher e filho morrem carbonizados em acidente de transito
Estadão: Hadad ignorou alerta de que o vazamento do Enem no Ceará foi maior
Jornal do Commercio: Dilma liberada para gastar 62 bilhões
Diário d Nordeste: Trechos das BRS no Ceará estão entre os 15 mais perigosos

terça-feira, dezembro 20, 2011

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956 por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos.

Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade. Uma vez que se tornam"membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais. Uma vez aceitos como membros, é garantida a eles uma renda substancial por toda a vida, mesmo se forem incapacitados de continuar a pintar. Isso é providenciado através da renda derivada da venda de seus trabalhos como: cartões, calendários e outros.

Independência, Amor e Arte.
Os artistas associados recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas normais; eles fazem de tudo para assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento.

A renda das vendas também provê bolsas para pintores com a boca ou com os pés, que primeiramente não podem atingir os padrões exigidos de um " membro", assim suas habilidades podem ser desenvolvidas e encorajadas. Além disso, subvenções são feitas para equipamentos especiais e tratamento em algumas circunstâncias.

Mais de 500 Membros em Mais de 70 países.
A Associação conta com mais de 770 artistas, em mais de 70 países, e não faz distinção alguma entre nacionalidade, raça e crença. HÁ 46 PINTORES NO BRASIL, e a Associação procura ativamente por novos estudantes e membros.

Essa cooperativa mundial única é gerenciada e administrada sob o controle e supervisão de seus membros, todos artistas sem o uso de suas mãos.

O sucesso das vendas de seus produtos num mercado altamente competitivo, ajuda a assegurar aos artistas um estilo de vida independente que realça a atividade do seu trabalho criativo, livre de preocupação financeira. Para esse fim, os artistas possuem sua própria empresa de edição, ou indicam editores para produzir, distribuir e vender os produtos característicos de seu trabalho.

Eles também têm especialistas financeiros e legais para cuidar de seus assuntos, e têm sido bem sucedido em manter os custos de administração abaixo de 7% da renda das vendas.

Para serem reproduzidos, os trabalhos são inteiramente selecionados com base no potencial de vendas artístico, e não nas necessidades dos artistas a fim de contribuir com a renda da sociedade em qualquer ano.

Mais informações acesse: http://www.apbp.com.br/

Motorista embriagado atropela e mata irmãs de 9 e 5 anos na porta de casa.

Duas irmãs morreram atropeladas na tarde desta terça-feira no Bairro Itaguaçu, em Aparecida, SP, por um motorista embriagado, segundo a Polícia Militar. O acidente aconteceu por volta das 16 horas. As irmãs Maria Eduarda de Souza Monteiro, de 9 anos, e Maria Clara, de 5, brincavam em frente de casa quando foram atingidas por um Gol, guiado por Martinho Luiz Bocallao Pereira, de 25 anos. O carro acabou capotando. Maria Clara chegou a ser levada para o pronto-socorro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a PM, o motorista e o carona, Wagner Luiz, fugiram do local, sem prestar socorro às vítimas. Eles foram localizados e presos em um bar, nas proximidades. A dupla foi levada para o Instituto Médico legal (IML) onde fizeram testes de dosagem alcoólica, por meio do qual foi confirmado que o motorista estava embriagado. Segundo a PM, o carro de Martinho chegou a ser incendiado pelos moradores. O motorista foi preso em flagrante por homicídio culposo e embriaguez ao volante e levado para a Cadeia Pública de Guaratinguetá.

Jogadores do São Paulo curtem férias em Natal.

Natal mais uma vez foi o destino escolhido por jogadores famosos para passarem as férias. Desta vez, o meia Rivaldo e os atacantes Luís Fabiano e Fernandinho estão curtindo os férias na praia de Jenipabu.

Na sua página oficial no Twitter, Rivaldo destacou “Curtindo esse maravilhoso paraíso que Deus criou! Praia de Jenipabu”.

Suspeito de estuprar menina de 13 anos é preso em de Currais Novos.

A polícia militar de Currais Novos cumpriu mandado de prisão contra Franciélio Fidelis Vidal, 21 anos, acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos, em troca por drogas.

O acusado foi preso em casa e já respondia processos por envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia afirmou que Franciélio mantinha relações sexuais com uma menina de 13 anos em troca de entorpecentes. Em depoimento, a adolescente confessou que manteve relações com o acusado.

Bebê com duas cabeças nasce no Pará e passa bem.

Um bebê com duas cabeças idênticas nasceu no Hospital Municipal de Anajás, no Pará, nessa segunda-feira. De acordo com o diretor do Hospital Municipal de Anajás, Claudionor Assis de Vasconcelos, a criança está em perfeito estado de saúde. Já foi aimentada pela mãe e agora seguiu para Belém para realizar exames em um hospital com mais estrutura.

A criança nasceu por volta da 1h da manhã de ontem, após uma jovem de 25 anos, mãe de três filhos e moradora da zona rural da cidade, chegar ao hospital com fortes dores. Os médicos de plantão identificaram por meio de um ultrassom que o bebê tinha duas cabeças e que o parto seria de risco para os bebês e para a mãe.

Foi realizado uma cesariana e cirurgia durou cerca de uma hora já que o bebê estava sentado. "Apesar de todos os problemas de um hospital de interior, os médicos conseguiram salvar mãe e bebê, que era nosso objetivo. E para a gente foi uma grande surpresa verificar que a criança estava muito bem de saúde", contou o diretor.

Claudionor ainda comentou que a mãe em nenhum momento ficou triste pela criança, pelo contrário o bebê foi recebido com muita festa pela famíla. "O desejo da mãe era levar direto para casa, ela nem queria seguir para Belém", disse. Ela amamentou as duas crianças, que nasceu com 4,5 kg, sem nenhuma complicação.

A transferência para o hospital da capital foi feita de táxi aéreo por uma equipe do Samu. Na chegada em Belém, um aparato de UTI já aguardava mãe e filho para fazer a transferência para a Santa Casa de Misericórdia.

O caso é considerado inédito no Brasil, já que no único caso registrado no páis até hoje a criança teria morrido poucas horas após o parto, em Ingá, na Paraíba por falta de oxigênio em uma das cabeças.

Polícia encontra R$ 2 milhões escondidos em esgoto de apartamento de luxo no Rio.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu na manhã desta terça-feira (20) bens do tio de Hélio de Oliveira, presidente da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e acusado de chefiar uma quadrilha do jogo do bicho.

Em um apartamento de luxo na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital, os agentes encontraram dinheiro escondido nas paredes, no sistema de esgoto do imóvel, em um carrinho de supermercado e em esconderijos situados em outros cômodos da casa.

No imóvel, além de várias notas de R$ 50 e R$ 100, foram encontrados cerca de 2.900 euros e um cheque picotado no valor de R$ 2 milhões.

A fortuna foi apresentada pela Polícia Civil e seguirá ainda hoje para uma agência bancária a fim de ser contabilizada. Em seguida, o valor final da apreensão será depositado em uma conta do governo do Estado e poderá ser utilizado como prova em um futuro processo judicial contra os acusados.

O tio de Hélio de Oliveira, o Helinho, foi identificado como Adílson Coutinho de Oliveira. O proprietário do apartamento também é acusado de pertencer ao esquema de contravenção. No local, os policiais da Corregedoria da Polícia Civil apreenderam ainda uma réplica de uma submetralhadora AK-47, além de joias, documentos e outros materiais.

Segundo agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que também participaram da continuidade da megaoperação "Dedo de Deus" (deflagrada na semana passada para desarticular quadrilhas do jogo do bicho no Estado), a equipe pernoitou na porta do imóvel aguardando um mandado de busca e apreensão no plantão judiciário.

Enquanto isso, segundo as forças policiais, um advogado da família de Helinho aproveitou a madrugada para supostamente destruir provas. Ele foi preso.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4 mi na quinta-feira.

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.347 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta terça-feira (20), e o prêmio acumulou.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado na quinta-feira (22), pode pagar R$ 24 milhões.

Os números sorteados em Janaúba (MG) foram: 09 - 19 - 45 - 46 - 54 - 56.

Ao todo, 38 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 24.020,82 cada uma. Outras 2.940 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 443,53 cada uma.

Normalmente, a Caixa Econômica Federal realiza os concursos de quarta-feira e sábado. Nesta semana, no entanto, serão realizados três sorteios: hoje, quinta-feira (22) e no sábado (24).

Já na próxima semana, ocorrerá apenas um concurso da Mega-Sena, no dia 31, quando ocorre a Mega da Virada.

As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

Faleceu aos 96 anos, Eronides pai de Wilson do Cartório.

Faleceu na manhã desta terça-feira(20) Em João Câmara o sr. Eronides de Souza, aos 96 anos, irmão do comerciante José de Souza e pai de Wilson do Cartório, do professor Claudionor e de dona Lourdes, funcionária da Câmara Municipal.

Devido o falecimento de seu Eronides, a confraternização natalina da Câmara que estava programada para a noite desta terça-feira na AABB foi adiada para a próxima quinta-feira(22) no clube Treme-Treme, já que a AABB vai estar ocupada com outro evento.

Dilma quer equipar as Forças Armadas Brasileiras.

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem que pretende investir no aparelhamento e na qualificação das Forças Armadas. De acordo com ela, esse investimento é fundamental para diminuir as vulnerabilidades e para que o país possa assumir no cenário intenacional a posição que pretende.

"O país com o qual sonhamos precisará cada vez mais de Forças Armadas equipadas e qualificadas para o cumprimento de suas atribuições. Um país que pretende ter dimensão internacional tem que ter nas Forças Armadas um exemplo da sua capacidade e da sua competência", disse Dilma. "Uma política de defesa assertiva é necessária ao desenvolvimento econômico e também a uma política externa soberana. Para construir uma grande nação é fundamental dispor de capacidade na defesa dos interesses, pelo mais diversos meios", acrescentou durante a solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos.

Outra intenção da presidenta é promover maior integração das três Forças, tendo o Ministério da Defesa como articulador institucional. Ela reafirmou a intenção de investir para incrementar a indústria nacional de defesa com o desenvolvimento de tecnologia própria, estratégia que ressaltou na semana passada ao se reunir com o primeiro-ministro francês, François Fillon.

A França é um parceiro estratégico do Brasil na área de defesa. Um dos exemplos dessa parceria na área tecnológica é a realização dos grandes contratos no setor, que envolvem a construção de helicópteros e submarinos.

Após a solenidade, no Palácio do Planalto, Dilma participou de um almoço de confraternização com os oficiais-generais, oferecido pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.

Cai número de empregos com carteira assinada no mês de novembro.

O Brasil gerou 42.735 vagas de empregos formais em novembro deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (20) pelo Ministério do Trabalho. Esse número é 69% menor do que o volume de empregos gerados em novembro de 2010, quando foram preenchidas 138.247 vagas.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o Caged mostrou a criação de 2,3 milhões de postos de trabalho. O desempenho é menor que o mesmo período de 2010, quando foram abertos 2,9 milhões de postos.

Em relação a outubro, os dados do Caged demonstram, em novembro, uma redução no ritmo de crescimento do emprego. No mês anterior, foram geradas 126 mil vagas.

Trata-se do pior resultado para novembro, desde 2008, quando foram ocupadas 41 mil vagas formais. Em 2008, o Brasil sentia os primeiros efeitos da crise financeira internacional, com a concordata do banco norte-americano Lehman Brothers, ocorrida em setembro daquele ano.

Orçamento de 2012 prevê 13.816 vagas no serviço público.

O parecer da proposta orçamentária para 2012, apresentado na segunda-feira (19) pelo relator do Orçamento Geral da União, Arlindo Chinaglia (PT-SP), prevê 13.816 vagas a serem preenchidas no serviço público federal no próximo ano. A maior parte dos postos devem se concentrar na área de segurança pública, sobretudo na Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, que absorvem 1.872 vagas para concursos em 2012.

Ao todo, a previsão de criação e provimento de cargos, empregos e funções do serviço público federal deve representar um impacto de R$ 2,12 bilhões para 2012. Está incluída nesse cálculo a substituição de funcionários terceirizados na esfera federal, que deve custar em torno de R$ 147,1 milhões no próximo ano. A execução desse montante, porém, ainda dependerá de haver ou não contingenciamento do Orçamento em 2012.

A necessidade de criação de novos cargos aumenta a pressão do governo sobre o Congresso pela aprovação do fundo de pensão para servidores federais, o Funpresp, em 2012. A proposta prevê para o funcionalismo público um teto de aposentadoria igual ao do INSS, de R$ 3,6 mil. Quem quiser receber mais deverá contribuir para o fundo, que pagará uma aposentadoria complementar a partir de 35 anos de contribuição. A intenção é que a massa de servidores que entrará na máquina pública federal em 2012 já o faça sob as novas regras, formuladas para reduzir o crescimento do rombo na Previdência. Mas o governo prevê dificuldades na aprovação dessa matéria em ano eleitoral.

Ficou de fora do relatório a previsão de recursos para a reestruturação das carreiras de servidores da Câmara dos Deputados – objeto do “pacote de bondades” que o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS) tentou aprovar ainda para este ano – e do Tribunal de Contas da União (TCU). Por conta da pressão contrária do Executivo, Marco Maia havia postergado o projeto de reformular os planos de carreira da Câmara para 2012.

De acordo com Chinaglia, a prioridade do governo – que foi atendida no parecer – foi manter os recursos para investimentos e para programas sociais. “A elevação dos investimentos é a maneira mais segura de se criar e manter empregos, protegendo o país dos piores efeitos da crise econômica que hoje atinge a Europa.

Justiça libera 41 presos para indulto de Natal no Seridó.

A direção da Penitenciária Estadual do Seridó, o “Pereirão” informou que 41 presos serão beneficiados a partir do próximo dia 23 com o indulto de Natal. Segundo a diretora da casa penal, Verusca Saraiva, a medida beneficia principalmente presos que durante seu regime de reclusão apresentam bom comportamento e contempla detentos do semi-aberto.

“Essa é uma determinação da justiça, da 1ª Vara Criminal de Caicó, e nós teremos 41 pessoas beneficiadas na próxima sexta-Feira pelo que nós chamamos de saída temporária. E são beneficiados aqueles que têm bom comportamento ou que progrediram para o regime semi-aberto e isso fica a cargo da própria justiça", disse a diretora.

De acordo com Veruska Saraiva, essa é a última saída dos internos este ano que devem retornar para a penitenciária no próximo dia 30. E aqueles que não retornarem, passam a ser considerados foragidos.“Essa é a última saída e obviamente nós passamos uma relação dos presos que saem e no caso do não retorno deles, eles são considerados foragidos e as polícias Civil e Militar, que são os órgãos competentes, são acionados para fazer a recaptura deles”.

Todos os anos alguns detentos acabam por não retornar e quando recapturados, são reencaminhados ao sistema penal.

Banco do Brasil é condenado a pagar danos morais a cliente potiguar.

O Tribunal de Justiça do RN manteve a decisão de primeiro grau e condenou o Banco do Brasil ao pagamento de R$5 mil, a titulo de indenização por danos morais a uma cliente que foi indevidamente inserida nos cadastros de proteção ao crédito.

Segundo contas nos autos a cliente alegou que em virtude de ter tido o nome incluso nos cadastros de proteção ao crédito ela e sua família estão desesperados pois viram o sonho de tantos anos se transformar em pesadelo, uma vez que ficaram impossibilitados de adquirir a casa própria.

“Entendo que o valor arbitrado, qual seja, R$5.000,00, afigura-se adequado para o caso em espeque, sendo portanto capaz de atender não só o caráter indenizatório, como também de servir de advertência ao Banco Apelado para que não incorra novamente nesta conduta lesiva, disse o Desembargador Amaury Moura Sobrinho.

Ainda segundo o desembargador, “o valor arbitrado pelo Julgador Monocrático, obedeceu aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, sendo apto a compensar o dissabor causado à Apelante, sem, contudo, implicar em enriquecimento sem causa, cumprindo ainda o seu papel pedagógico, ainda em estreita observância ao potencial econômico do Apelado”.

Mineiro PT/RN fala sobre promessas não cumpridas da Governadora Rosalba do DEM.

O deputado Fernando Mineiro PT/RN aproveitou a última sessão plenária do ano para fazer um balanço do seu mandato e também para cobrar as promessas de campanha não cumpridas e nem encaminhadas pelo governo de Rosalba Ciarlini (DEM). Segundo ele, o estado está “desacontecendo”.

Para o parlamentar, há uma grande diferença entre a Rosalba candidata e a Rosalba governadora. O primeiro ano da gestão de Rosalba governadora, segundo ele, foi permeada por uma pasmaceira administrativa. “O governo tem que apontar o que vai acontecer. A gestão atual é centralizadora”, critica.

Com a cartilha “Para não esquecer o mar de Rosas” que tem incluído todas as promessas de campanha de Rosalba Carilini, Mineiro lembrou que na segurança, ela dizia que iria aperfeiçoar e modernizar a polícia e o Itep. Não houve, neste ano, nenhum avanço nessas áreas. Pelo contrário, até a semana passada o Itep estava em greve “Para o ano que vem o governo planeja um corte de 22% na área”, disse.

Na área da saúde, Mineiro lembrou a promessa de Rosalba em reformar 23 unidades de saúde do estado e construir um hospital central no interior. “Alguém sabe de alguma preparação para que isso aconteça? Conhece algum estudo nessa área?”, cobrou o deputado.

Na área de educação, Mineiro lembrou que a Rosalba candidata prometeu um programa de incentivo ao aluno do ensino médio e um pacto pela melhoria da educação natalense. “Alguém tem notícia de alguma iniciativa do governo para a área? Foi feito alguma coisa nesse sentido?”, cobrou.

Na cultura, Mineiro lembrou que a promessa de campanha de Rosalba era destinar 1% do ICMS para o Fundo Estadual de Cultura e encaminhar o projeto do fundo imediatamente. “Rosalba destinou apenas 0,5% do ICMS e demorou um ano para encaminhar o projeto do fundo de cultura”, lembra. Na área de infraestrutura, não houve nem a criação do porto do mangue, como prometido, nem a reestruturação da Caern e o investimento em saneamento. “O governo está desacontecendo”, frisa.

Os investimentos do Estado também foram menores que o prometido. Em 2011 não chegaram a 5% do orçamento total. Para 2012, de acordo com o orçamento, o percentual de investimentos do estado não chega nem a 10%. “A execução foi medíocre”. A área de turismo também foi esquecida. “”Não vi nenhuma movimentação no turismo, nenhuma reunião para debater a área”.

Mega-Sena pode pagar R$ 2 milhões hoje; semana terá 3 sorteios.

O concurso número 1.347 da Mega-Sena, que será sorteado nesta terça-feira, deve pagar R$ 2 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas.

Normalmente, a Caixa Econômica Federal realiza os concursos de quarta-feira e sábado. Nesta semana, no entanto, serão realizados três sorteios: hoje, quinta-feira (22) e no sábado (24).

Já na próxima semana, ocorrerá apenas um concurso da Mega-Sena, no dia 31, quando ocorre a Mega da Virada.

No último sorteio, realizado no sábado (17), um bilhete feito em Curitiba acertou as seis dezenas, e levou o prêmio de R$ 24 milhões. Os números sorteados na ocasião, em Itapetinga (BA), foram: 12 - 32 - 40 - 47 - 48 - 59.

Ao todo, 57 bilhetes acertaram a quina e vão levar R$ 45.369,34 cada um. Outras 5.205 apostas levaram a quadra e ganharam R$ 709,77 cada uma.

As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

Patrão deve pagar hoje 2ª parcela do 13º salário.

As empresas que optaram pelo pagamento do 13º salário em duas vezes têm até esta terça-feira (20) para transferir a grana para a conta do empregado.

A firma que não depositar a grana do 13º na conta do funcionário dentro do prazo está sujeita à punição administrativa do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). A multa é de R$ 170,26 por empregado e dobra em caso de reincidência. Vale lembrar que algumas firmas preferem pagar o benefício de uma só vez, o que acontece no dia 20 de dezembro. No entanto, isso é minoria.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Mensalão em Vila Flor leva nove para a prisão
Tribuna do Norte: Prefeito e seis vereadores de Vila Flor tinham mensalão
Folha: Supremo reduz poder do CNJ de investigar juízes
Globo: Vazamento expõe fiscalização falha de navios petrolíferos
Estadão: Apagão de 45 minutos atinge a baixada santista durante a madrugada
Correio: Servidora é presa por desvio no TRT
Jornal do Commercio: Ameaça de caos aéreo
Zero Hora: Prisões por embriaguez ao volante crescem 57,9% no RS

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Brasil já tem mais de 236 milhões de linhas de telefonia celular.

No final de novembro, havia no país 236,08 milhões de linhas de telefones celulares habilitadas, segundo balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço registrou 38,54 milhões de novas habilitações nos últimos 12 meses, crescimento de 19,51%.

O aumento do número de linhas em relação a outubro foi 1,92%, com 4,45 milhões de habilitações novas. Do total de acessos em operação no país, 192,7 milhões (81,65%) são pré-pagos e 43,32 milhões (18,35%), pós-pagos.

Em novembro, havia 120,81 acessos de telefonia móvel para cada 100 habitantes. O crescimento da teledensidade foi 18,48% nos últimos 12 meses. Os estados de Alagoas e do Pará registraram, pela primeira vez, mais de uma linha móvel por habitante no mês passado.

A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,64% de participação, seguida da TIM (26,03%), Claro (25,09%), Oi (18,92%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).

Quase 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram abono salarial do PIS.

Mais de 1,8 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS, informou hoje (19) a Caixa Econômica Federal. O banco enviou 12 mil mensagens de texto informando a disponibilidade do dinheiro. Até agora, o banco pagou quase 90% dos benefícios em todo o país, referente ao calendário 2011, o que corresponde a mais de 15,7 milhões de saques.

O montante pago já ultrapassa R$ 8,4 bilhões. Os trabalhadores que sacaram o abono este ano terão novo benefício a partir de agosto de 2012, desde que continuem atendendo aos requisitos do programa. Têm direito a receber o abono os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e que contribuem para o PIS, se trabalham na iniciativa privada, ou para o Pasep, no caso de servidores públicos. O empregado deve ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano base e estar inscrito há, pelo menos, cinco anos no Fundo PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional do Trabalhador.

Para saber se é um dos beneficiários que ainda não sacaram o benefício, o trabalhador deve ligar para o telefone 0800-726-0101 (ligação grátis). A consulta também pode ser feita na página da Caixa na internet. É possível ainda cadastrar o número do celular para receber avisos de novas informações na página eletrônica do banco.

O saque pode ser feito com o Cartão do Cidadão em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários da Caixa, inclusive nos fins de semana. Quem não tem o cartão deve procurar uma agência do banco e levar documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS. O valor do abono salarial vai até R$ 545.

Atriz acariense pode fazer parte de próxima novela da Globo.

Titina Medeiros, Atriz e jornalista de Acari no Seridó do Rio Grande do Norte será uma das apostas de "Marias do Lar", a próxima novela das sete na Rede Globo. A personagem de Titina terá um pé na vilania, mas também irá enveredar pelo humor.Finalmente o Brasil vai conhecer o humor todo peculiar do seridoense.

Informações: Gláucia Lima.

Polícia Federal prende servidora suspeita de desviar R$ 7 milhões do TRT.

A servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, em Brasília, Márcia de Fátima Pereira e Silva Vieira, foi presa nesta segunda-feira (19/12) pela Polícia Federal. A mulher é suspeita de desviar R$ 7 milhões de indenizações do órgão. Na operação intitulada Perfídia foram cumpridos também mandados de prisão temporária de três familiares da mulher, de busca, apreensão, sequestro de bens e valores, incluindo o de pessoas que podem ter participado como laranjas no esquema.

O Correio apurou que Márcia de Fátima não fazia parte dos quadros do tribunal: foi cedida ao órgão em 2002 pela Prefeitura de Luziânia (GO). É suspeita de peculato, crime em que um servidor púbico se apropria de algo em função do cargo que ocupa, com pena de até 12 anos de prisão. Mesmo com processo administrativo do TRT, a expulsão do serviço público depende exclusivamente da prefeitura de Luziânia.

Rombo nos cofres.
A funcionária tinha acesso amplo e irrestrito aos processos trabalhistas e passou a usar ordens judiciais falsas para recolher indenizações que estavam depositadas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. O prejuízo estimado é de R$ 7 milhões, conforme revelou o Correio no sábado (10/12). No entanto, a Superintendência da PF suspeita que o valor seja superior, já que ela tinha autorização para realizar a movimentação bancária desde 2006.

Revista divulga ensaio sensual com a Miss Bumbum.

A primeira foto do ensaio nu de Rosana Ferreira pra a revista “Sexy” foi divulgada na internet neste domingo, dia 18.

A cearense, vencedora do concurso Miss Bumbum estampará a capa e o recheio da publicação em janeiro de 2012.

Reunião termina sem acordo, e greve nos aeroportos está mantida para quinta (22).

Empresas aéreas e trabalhadores do setor de aviação não chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial em audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (19) no Tribunal Superior Eleitoral (TST), em Brasília. Diante do impasse, os trabalhadores decidiram manter a greve convocada para a próxima quinta-feira (22).

A ministra Cristina Peduzzi, vice-presidente do TST, sugeriu que as empresas oferecessem aumento de 8%. Os trabalhadores, que pediam 13% de reajuste, aceitaram reduzir a exigência para 7%, mas as companhias afirmaram não ter condições de ofertar reajuste superior à inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 6,17%.

Em nota, o TST informou que o subprocurador-geral do Trabalho, Francisco Gérson Marques de Lima, apelou às empresas para que elas levassem em consideração a perspectiva de aumento de receita nos próximos anos, com a realização no Brasil da Copa do Mundo, mas seu apelo não foi atendido

A greve está marcada para começar às 23h do dia 22 de dezembro, se não houver acordo até lá. Os sindicatos dos trabalhadores se comprometeram a manter 20% dos funcionários em atividade, como prevê a legislação.

A reunião contou com a participação de representantes dos sindicatos dos Aeronautas e Aeroviários e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). No início das negociações, os trabalhadores pediam um reajuste de 13%, e as empresas só ofereciam 3%.

Além do aumento de 7%, os aeroviários (funcionários que trabalham em terra) e aeronautas (que trabalham embarcados) pediram hoje a fixação do piso de R$ 1.100 para os operadores de equipamentos, mas as empresas só aceitaram estabelecer o piso de R$ 1 mil.

As empresas e os trabalhadores chegaram a um acordo em relação ao aumento de 10% no piso da categoria, no vale refeição e na cesta básica.

As empresas alegam que não podem oferecer um reajuste maior que o da inflação oficial, mas os trabalhadores dizem que os dados oficiais mostram que existem condições financeiras para conceder um aumento maior.

Por causa da falta de entendimento, o dissídio da categoria deverá ir a julgamento na Sessão de Dissídios Coletivos do TST, formada por nove ministros, mas apenas em fevereiro, quando terminam as férias coletivas do Tribunal. A ministra Cristina Peduzzi alertou que a paralisação não poderá alcançar toda a categoria, e que os trabalhadores devem se organizar para prestar os serviços à população.

Dilma quer equipar e qualificar Forças Armadas.

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (19) que pretende investir no aparelhamento e na qualificação das Forças Armadas. De acordo com ela, esse investimento é fundamental para diminuir as vulnerabilidades e para que o país possa assumir no cenário intenacional a posição que pretende.

“O país com o qual sonhamos precisará cada vez mais de Forças Armadas equipadas e qualificadas para o cumprimento de suas atribuições. Um país que pretende ter dimensão internacional tem que ter nas Forças Armadas um exemplo da sua capacidade e da sua competência", disse Dilma. "Uma política de defesa assertiva é necessária ao desenvolvimento econômico e também a uma política externa soberana. Para construir uma grande nação é fundamental dispor de capacidade na defesa dos interesses, pelo mais diversos meios”, acescentou durante a solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos.

Outra intenção da presidenta é promover maior integração das três Forças, tendo o Ministério da Defesa como articulador institucional. Ela reafirmou a intenção de investir para incrementar a indústria nacional de defesa com o desenvolvimento de tecnologia própria, estratégia que ressaltou na semana passada ao se reunir com o primeiro-ministro francês, François Fillon.

A França é um parceiro estratégico do Brasil na área de defesa. Um dos exemplos dessa parceria na área tecnológica é a realização dos grandes contratos no setor, que envolvem a construção de helicópteros e submarinos.

Após a solenidade, no Palácio do Planalto, Dilma seguiu para um almoço de confraternização com os oficiais-generais, oferecido pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, no Clube da Aeronáutica.

Papai Noel dos Correios presenteia cerca de 360 mil crianças.

Cerca de 360 mil crianças que escreveram cartas para o Papai Noel receberão presentes neste Natal, graças à solidariedade de quem aderiu à campanha anual do Papai Noel dos Correios em todo o país. Na campanha, as cartinhas enviadas por crianças com menos de 10 anos e em situação de vulnerabilidade social são cadastradas e os interessados em ajudar compram os presentes pedidos, que são distribuídos até o dia de Natal. Este ano, foram cadastradas 610,6 mil cartas, de acordo com os Correios.

Crianças fora desse perfi perfil têm apenas as cartas respondidas. Este ano, foram 102 mil. No ano passado foram recebidas 1,2 milhão de cartas, das quais foram adotadas 685.7 mil. Entre os brinquedos mais pedidos estão bonecas, jogos eletrônicos, bicicletas, material escolar, roupas, carrinhos e computadores. Hoje (19) de manhã, crianças de uma instituição que escreveram uma carta coletiva receberam os presentes na festa de encerramento da campanha.

Gabriele tem 7 anos ganhou a boneca que tinha pedido. “Este ano, eu queria pedir uma bicicleta, mas pedi uma Barbie, porque o Papai Noel não tem dinheiro para comprar bicicletas para todas as crianças que querem”. Já Matheus, 5 anos, pediu um peru, repetindo o pedido não atendido do ano passado. “Eu gosto de comer peru no Natal, acho que, desta vez, o Papai Noel vai me dar”. Thais, 10 anos, pediu um par de patins. “É a primeira vez que escrevo cartinha para o Papai Noel, mas tenho certeza que ele vai me dar”.

“Graças à campanha, milhares de crianças voltaram a conviver com a presença do Bom Velhinho e foram contempladas com os presentes enviados pelo Papai Noel. Da mesma forma, em milhares de lares brasileiros, ressurgiram o espírito de solidariedade no período natalino e, principalmente, a crença em um futuro melhor e em um país com mais oportunidades”, disse o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.

Na festa, o presidente dos Correios assinou um termo de parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas Ipê para o plantio de 20 mil mudas de árvores em uma área de manancial, que fornece água para a região metropolitana de São Paulo. Cada árvores simboliza um funcionário da estatal. “Em todo o país, serão mais de 110 mil mudas que a empresa se comprometeu em doar”, disse Oliveira.

Loja RN MÓVEIS.