Em 2010, Dilma participou da festa como presidente eleita ao lado do então presidente Lula, que se despedia do governo. |
A presidente Dilma Rousseff viaja a São Paulo nesta quinta-feira (22) para participar da festa de Natal dos catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua. O evento, marcado para as 11h30 no centro da capital paulista, deve reunir cerca de mil pessoas.
No ano passado, Dilma foi à festa na condição de presidente eleita. Ela acompanhava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava prestes a deixar o governo. Lula participou do Natal dos catadores em todos os anos de seu mandato.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), a indústria da reciclagem movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano no Brasil.
Calcula-se que entre 300 mil e 1 milhão de pessoas vivem diretamente desta atividade no país, que abriga aproximadamente 1.100 cooperativas e associações de trabalhadores no setor.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, dentre outros projetos do governo federal, dois têm a reciclagem como foco: o Logística Solidária, que destina R$ 26 milhões para aquisição de caminhões, capacitação e assistência técnica, estruturação jurídica, instalações físicas de cooperativas e fortalecimento de redes de organização de catadores; e o Plano Brasil sem Miséria, que tem como um de seus objetivos a inclusão de 280 mil catadores em ações de fortalecimento de cooperativas e abertura de vagas de emprego no setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário