sexta-feira, maio 18, 2012

Ônibus cai de ponte no Vietnã e mata 34.

Pelo menos 34 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no Vietnã depois que o ônibus no qual viajavam caiu de uma ponte de 30 metros de altura, informou a polícia local nesta sexta-feira (18).

O veículo, que se dirigia a Ho Chi Minh com 54 passageiros, colidiu contra o muro de segurança quando cruzava a ponte de Serepok e caiu no rio, disse Doan Quoc Thu, chefe da polícia da província de Dak Lak.

Os serviços de resgate e a população local se mobilizaram de maneira imediata para ajudar as vítimas na madrugada desta sexta.

As autoridades vietnamitas iniciaram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.

Acari será destaque no RNTV nesta sexta-feira .

O programa RNTV, da InterTV Cabugi, está exibindo durante a semana uma série de reportagens sobre o cenário da seca no Rio Grande do Norte, que já é tida como a pior dos últimos 30 anos.

Nesta sexta-feira (18) o município retratado será Acari. O telejornal vai mostrar as consequências dessa estiagem na economia local. A reportagem é de Murilo Meireles e Henrique Dovalle.

Belo e Gracyanne se casam nesta sexta.

Belo, finalmente, vai subir ao altar. O pagodeiro já foi noivo de Viviane Araújo, mas se casará com a dançarina Gracyanne Barbosa, nesta sexta-feira (18). A cerimônia será Igreja da Candelária no Rio de Janeiro.

Em entrevista à Rádio Globo, o cantor disse que poder se casar na Candelária é a realização de um sonho antigo. "Estou com a Gracyanne há cinco anos. Desde quando começamos a namorar, nós queríamos que o nosso casamento fosse na Calendária. É um sonho do noivo e da noiva", revelou.

O músico disse ainda que está vivendo um dos melhores momentos de sua vida e ressaltou que é apaixonado pela dançarina. "Gracyanne é uma esposa maravilhosa que sempre me preencheu em todos os quesitos que eu preciso que é o amor, o carinho, o companheirismo, a compreensão. Isso é o mais importante", afirmou.

Raul Gil quer processar apresentador da Record.

Mais um humorista pode receber um processo da Justiça nos próximos dias. Desta vez, o réu é Marcos Mion. Segundo Flávio Ricco em sua coluna no portal “UOL”, o humorista teria ofendido Raul Gil em seu programa “Legendários” (Record), exibido no último sábado (12).

No programa, Mion chamou o apresentador do SBT de “muito safado”, “taradão”, “senhor tarado”, entre outros termos pouco gentis.

O colunista afirmou que Raul Gil já está mexendo os pauzinhos para ver o que pode ser feito dentro da Justiça para punir o humorista. Ele teria acionado a sua parte jurídica, que analisará cópias do vídeo de “Legendários”.

Polícia Civil apreende grande quantidade de armas e munições no RN.

Uma operação da Polícia Civil nos municípios de Caraúbas e Umarizal ontem quinta-feira(17), resultou em uma grande apreensão de armas. Sob o comando do delegado Odilon Teodósio e a colaboração da delegada Karen Cristina, responsável por Caraúbas, os policiais apreenderam armas e várias munições em propriedades da família de um homem identificado como Paulo Santhiago, apontado como suspeito de vários crimes na região, inclusive, homicídios.

Entre as armas apreendidas estão um revólver calibre 38, duas espingardas, uma calibre 12 e outra 32, um rifle Winchester calibre (ponto) 44 e, por fim, um fuzil calibre 7mm de fabricação alemã.

Quanto as munições, um arsenal foi apreendido. São 17 estojos de munição deflagrada calibre 12; oito estojos de munição deflagrada calibre 38; 21 espoletas nº 05; e 47 Espoletas nº 56; 18 munições intactas calibre 7mm; seis munições intactas calibre 12; duas munições intactas calibre 44; seis munições intactas calibre 38; três munições intactas calibre 7,62mm; uma munição intacta calibre (ponto 30); uma munição intacta calibre 32; quatro estojos de munição deflagrada calibre 44, e ainda três estojos de munição deflagrada calibre 7mm.

Por que em vez da justiça decretar ilegal as greves não fiscaliza os órgãos públicos?

O Brasil está passando por uma grande onda de greves em vários municípios e estados do país. É greve de ônibus, saúde, educação, da polícia, dentre outros órgãos. A maior parte dessas greves é considerada ilegal pela justiça.

No caso da educação, as greves são por causa do não pagamento do piso salarial estipulado pelo Governo Federal por meio da Lei n° 11738, de 16 de julho de 2008. Este ano, o piso foi reajustado em 22,22%, passando de R$ 1.187,14 para R$ 1.451,00. Porém, governos estaduais e municipais têm se mostrado inflexíveis diante da reivindicação do magistério de que seja cumprida a Lei Federal do Piso.

De acordo com o Ministério da Educação parcela dos recursos para o pagamento do piso sairá do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e a Prefeitura ou Estado que não tiver condições de pagar o piso, enviasse um relatório para o Ministério explicando o porquê do não pagamento do piso, pois assim, o Ministério complementaria o pagamento. Só que a maioria dos governantes não pagam o piso e não enviam o relatório para o Ministério da Educação.

Em face disso, os profissionais da educação decidiram entrar em greve em grande parte dos municípios brasileiros. Porém, os governantes entram na justiça pela ilegalidade da greve, e como são mais poderosos, conseguem a ilegalidade da greve.

Aí se pergunta: por que, em vez da justiça condenar uma greve justa, não faz valer a lei e fiscaliza as administrações públicas? Por que não procura saber por que as prefeituras não pagam o piso nacional dos professores? O que é feito com o dinheiro do Fundeb?

Se a Justiça, antes de decretar ilegal uma greve de professores, que reivindicam o cumprimento da Lei do Piso Nacional, fiscalizasse o verdadeiro destino do dinheiro público, com certeza todas as prefeituras pagariam o piso dos professores, pois, com o professor valorizado, só quem tem a ganhar é a população, com uma melhor qualidade de ensino.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN

As manchetes dos jornais desta Sexta.


Tribuna do norte: Natal é o 7º município do país em registros de casos de dengue
O Mossoroense: Casos de abusos contra crianças e adolescentes cresceram 81%
Gazeta do Oeste: Acusado de matar contabilista em Umarizal é absolvido pelo júri popular
Globo: Lei de Acesso – Executivo sai na frente e manda divulgar salários
Folha: CPI poupa senadores e Delta, e senadores falam em pizza
Estadão: Dilma publicará salários do Executivo e irrita servidores
Correio: # Abaixo A Mordomia
Valor: Governo avalia corte de IOF no crédito de carros
Zero Hora: Dilma divulgará salários de servidores e Piratini promete fazer o mesmo
Jornal do Commércio: Dengue cai no país mas avança no Estado
Diário do Nordeste: Dengue: Epidemia na capital

quinta-feira, maio 17, 2012

Jovem é diagnosticada com câncer depois de reconhecer os sintomas ao assistir um filme.


A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Foi graças a um filme que a estudante Alex Cooper, de 17 anos, descobriu que estava com câncer. Ao assistir ao longa “Para a Minha Irmã”, estrelado por Cameron Diaz, a garota percebeu que sentia os mesmos sintomas de uma forma extremamente rara da doença. "Foi um daqueles momentos surreais da vida. Eu assistia ao filme e, de repente, percebi que tinha os mesmos sintomas”, contou a jovem ao jornal "Mail Online".

Alex fez dois anos de quimioterapia para tratar uma leucemia mieloide crônica. A garota sofria de fadiga, dores de cabeça forte, a barriga parecia inchada e ela notou hematomas por todo o corpo. Ela não tinha contado nada sobre os sintomas para ninguém para não "fazer muito barulho".

No entanto, quando assistiu ao filme, Alex finalmente percebeu que precisava consultar um especialista. "Acho que se não fosse pelo filme eu não teria tido o meu diagnóstico a tempo”, disse a garota. Depois de três dias, ela foi diagnosticada com a doença e imediatamente começou um tratamento exaustivo de quimioterapia. Caso não tivesse sido tratada rapidamente, os médicos acreditam que ela poderia ter morrido em menos de um ano. De acordo com os especialistas, o quadro atual de Alex é remissivo e sua condição é administrável. "Eu só espero viver uma vida normal e olhar para o futuro", afirmou a garota ao Mail Online.

Lula lança página no Facebook e grava vídeo para divulgá-la.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira sua página no Facebook e, para divulgá-la, gravou um vídeo pedindo que os internautas curtam seu perfil No início da tarde, quase 68 mil pessoas já haviam atendido ao pedido.

- É mais uma forma de contatos com todos vocês. A internet permite que todos possam ter uma voz. Espero que vocês acompanhem por aqui os projetos que estou construindo no Instituto Lula para ampliarmos a cooperação com a África e com a América Latina. E também que opinem, participem e divulguem informações para continuar junto com a presidente Dilma a melhorar a vida de milhares de pessoas no Brasil - diz o ex-presidente no vídeo.

No Facebook, há fotos de Lula na Presidência, com a ex-primeira-dama Marisa Letícia e com chefes de Estado. A presidente Dilma Rousseff também ocupa posição de destaque. A foto de apresentação da página é de Lula passando a faixa presidencial para Dilma.

Lula chega ao Facebook depois do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tem um perfil detalhado, com fotos e uma linha do tempo desde seu nascimento.

Brasil reduz em 84% o número de mortes por dengue em 2012.

O número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Há dois anos foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril. Já no primeiro quadrimestre deste ano o número caiu para 74 óbitos. Os dados são do balanço apresentado nesta quinta-feira (17), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

O balanço da dengue em 2012 revela outros índices positivos no combate à doença. Houve diminuição de 91% nos casos graves da doença, que passaram de 11.845 em 2010, para 1.083 registros em 2012. Já o número total de casos teve retração de 58% - foram 286.011 casos da doença em 2012, contra 682.130 em 2010.

Anatel registrou 2,2 milhões de novas linhas de celulares em abril.

No mês de abril foram registrados 2,2 milhões de habilitações de telefones celulares no país. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número é o maior já registrado no período nos últimos 13 anos e representa um crescimento de 0,86% em relação a março. No total, o Brasil já tem 252,9 milhões de linhas de celulares ativas.

Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 54,3 milhões de acessos no país, com um crescimento de 4,47% em relação ao mês anterior. A teledensidade em abril chegou a 129 linhas para cada grupo de 100 habitantes, um a mais que no mês passado. O Maranhão é o único estado onde não existe mais de uma linha ativa para cada morador (85,4 linhas para cada 100 habitantes)

Do total de acessos em operação no país em abril, 206,9 milhões eram pré-pagos (81,79%) e 46,1 milhões pós-pagos (18,21%). A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,75% de participação, seguida da TIM (26,89%), Claro (24,48%), Oi (18,57%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).

Mãe dá à luz bebê com 70 cm e 6 kg no Distrito Federal.

A dona de casa Maria das Graças dos Santos deu à luz, no Distrito Federal, a menina Kézia Santos, de 6,010 kg e 70 cm. A cesariana foi realizada no dia 26 de abril, no Hospital Regional do Gama. A menina, que nasceu com as medidas de um bebê de quatro meses, passou nove dias internada na UTI neonatal, mas já está no quarto com a mãe.

O pediatra responsável pelo atendimento do bebê, Marcus César Fonseca, explicou que ela nasceu com macrossomia, motivada por diabetes gestacional, que pode ser tratada no pré-natal. Fonseca disse que o caso de Kézia não é considerado uma doença.

“O problema é que a mãe do bebê não ficou sabendo da doença durante a gestação, por isso não fez o tratamento adequado”, disse o médico. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, de cada dez grávidas uma pode desenvolver a diabetes gestacional.

O pediatra informou que a criança ainda não recebeu alta porque precisa passar por exames cardiológicos. “O coração dela não suportou a massa corporal exagerada. A gente precisa verificar se ela tem cardiopatia e se desenvolveu alguma doença congênita ou não.”


O pai da criança, José Raimundo da Silva, diz ter tomado um susto ao ver a filha recém-nascida. “Fiquei surpreendido no primeiro impacto. Meu coração bateu acelerado, não de tristeza, mas de alegria. A gente perdeu todo o enxoval. Estou desempregado e não sei como fazer agora para comprar tudo novamente”, disse.

Prefeitura de Caldas Novas/GO oferece 769 vagas; até R$ 10 mil.

A Prefeitura de Caldas Novas, no estado de Goiás, publicou edital de abertura de concurso público com 769 oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva. Podem concorrer candidatos de todos os níveis escolares. As remunerações variam de R$ 622 a R$ 10 mil. A Empresa Brasileira de Concurso LTDA (Ebracon) é a responsável pela organização do certame.

Os cargos oferecidos são de administrador, assistente social, biomédico, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, anestesista, clínico médico, dermatologista, endocrinologista, ginecologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista, pediatra, plantonista, veterinário, odontólogo, psicólogo, procurador, auxiliar administrativo, agente de segurança, técnico em contabilidade, auxiliar de laboratório, motorista, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, pelo site http://www.ebraconconcursos.com.br/. As taxas de participação variam de R$ 35 a R$ 85. As datas dos exames não foram divulgadas.

Segundo Sesap, RN mantém controle da Tuberculose.

A Secretária Interina de Estado da Saúde Pública Dorinha Burlamaqui recebeu, na manhã desta quinta-feira, 17, o Coordenador do Programa Nacional de Combate a Tuberculose, Draurio Barreira. A reunião teve como objetivo reforçar as ações que o Estado vem adotando para o controle da doença. Estiveram presentes a Secretária de Saúde de Natal, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, a Chefe do Programa Estadual de Tuberculose, Marta Santos, entre outros técnicos da SESAP.

Em 2011 o Estado do Rio Grande do Norte notificou 1270 casos de tuberculose e 53 óbitos, tendo uma taxa de incidência de 33,7/100 mil habitantes. No Brasil, essa taxa de incidência chega a 37,99/100 mil habitantes. Para o Ministério da Saúde, a situação do Rio Grande do Norte é relativamente confortável.

“O RN não possui um índice de incidência grave, porém podemos melhorar em relação às taxas de cura, a oferta laboratorial e aos testes relacionados ao HIV. Observamos alguns avanços e ficamos satisfeitos com as ações”, disse Barreira.

A população de maior risco de ser acometida por essa doença são os idosos, profissionais de saúde, pessoas HIV (+), pessoas que residem em aglomerados ou em situação de rua, população privada (presídios).

Tuberculose.
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “Bacilo de Koch” e a transmissão ocorre através do ar, pela tosse.

É importante salientar que a tuberculose é uma doença tratável e curável, através de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde, fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde. O tratamento dura em torno de 6 meses e não deve ser interrompido.

Instituições de ensino superior declaram greve por tempo indeterminado.

Os professores das instituições federais de ensino superior (Ifes) deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (17), segundo anúncio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

A decisão foi tomada no sábado (12) e a greve foi aprovada sem voto contrário. A reunião contou com a presença de 60 representantes de 43 Ifes. No momento da votação, estavam presentes docentes de 36 instituições. Os docentes reivindicam a reestruturação da carreira - prevista em acordo firmado em 2011 e, segundo alegam, descumprido pelo governo federal.

A categoria pede carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

A Andes deverá divulgar um balanço com as instituições que aderiram a greve neste início da tarde.

Câmara aprova projeto que regulamenta profissão de árbitro.

O plenário da Câmara aprovou, ontem quarta-feira, projeto de lei que regulamenta a profissão de árbitro de futebol no país. Entre os dispositivos do projeto está o que tipifica como crime a prática da arbitragem fraudulenta, aquela que interfere propositalmente no resultado das partidas.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que relatou a proposta no plenário, destacou que a proposta visa a impedir que a corrupção chegue aos gramados. “O futebol está cada vez mais profissionalizado, mas ainda há deficiência na formação dos juizes e a proposta pode contribuir para corrigir isso. Também foi muito importante dar mais rigor para que no mundo esportivo a corrupção não tenha espaço”, disse.

Como foi modificado pelos deputados, o projeto, que teve de origem do Senado retorna para análise dos senadores.

Ministério da Fazenda terá concurso com 463 vagas para nível médio.

O Ministério do Planejamento (MP) autorizou nesta quinta-feira, 17, a realização de concurso público para provimento de cargos de nível médio para o Ministério da Fazenda (MF). Serão oferecidas 463 oportunidades para assistentes técnico-administrativos. De acordo com a portaria 207 da ministra Miriam Belchior, publicada no Diário Oficial da União (página 93, seção 1), o órgão tem seis meses para a publicação do edital de abertura da seleção.

As vagas, porém, estão sujeitas à existência de vagas na data de nomeação, à adequação orçamentária e financeira do ministério para arcar com as despesas de realização do concurso, e à substituição da totalidade de seus trabalhadores terceirizados.

Confira a lista dos possíveis artistas que estão em A Fazenda 5.

A revista Tititi desta semana divulgou, a poucos dias da estreia da quinta edição do reality show A Fazenda, da Rede Record, vários nomes de artistas que estão na suposta lista de integrantes do programa. A Fazenda estreia no próximo dia 29 e terá um participante a mais das últimas edições. Ao todo, seraõ 16 peões disputando o prêmio de R$ 2 milhões.

Confira a lista da revista:
Gretchen
Angela Bismarchi
Léo Santana
Cinthia Santos – a Índia Potira da Escolinha do Gugu
Viviane Araújo
Nicole Bahls
Felipe Dylon
Ellen Cardoso – Mulher Moranguinho
Bárbara Evans
Jackeline Petkovic
Juju Salimeni
Léo Áquila
Renata Frisson – Mulher Melão
Vavá
Andressa Urach

Dois concursos abrem inscrições nesta quinta-feira para 94 vagas.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Conselho Regional de Biologia da 4ª Região - com representação em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal - abrem nesta quinta-feira (17/5) inscrições para concursos públicos com um total de 94 chances.

TJRJ.
O certame oferta 91 oportunidades para outorga das delegações de atividades notariais e/ou registrais do estado. Todos os inscritos passarão por provas objetivas de seleção, prova escrita, prova prática, prova oral e exame de títulos.

São 46 chances para ingresso. Neste caso, o candidato deve ser bacharel em direito ou comprovar exercício em serviço notarial ou registral por no mínimo 10 anos. As outras 45 vagas são para remoção - que exige pelo menos dois anos de experiência nos serviços extrajudiciais do estado.

Interessados podem se inscrever até 14 de junho, pelo site http://www.cetroconcursos.org.br/. A taxa de participação é de R$ 100. A primeira fase do concurso está prevista para acontecer no dia 19 de agosto. Veja o edital.

CRBio-4.
O concurso oferece cinco oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. O Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo será a empresa responsável pela organização do certame.

Quem tem diploma de formação intermediária pode tentar o posto de auxiliar administrativo, que prevê salário de R$ 1.464,82. Graduados devem entrar na disputa pelo cargo de fiscal, que exige diploma biologia e oferece remuneração de R$ 2.665. Ambas as funções têm jornada semanal de 40 horas de trabalho.

As inscrições vão até 14 de junho e podem ser realizadas pelo site http://www.nossorumo.org.br/. A taxa de participação varia de R$ 35 a R$ 60. Os aprovados serão submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

"De hoje não passa", diz desembargador, sobre fim da greve de rodoviários.

"De hoje não passa. Se for preciso, além da polícia, chamaremos o Exército ou outras forças armadas, mas a cidade não pode permanecer dessa forma". Foi esse o recado do desembargador José Rêgo Júnior, presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho, que preside audiência de conciliação que acontece nesse momento na sede do TRT, em Lagoa Nova, entre o Seturn e o Sintro, respectivamente o sindicato dos empresários e dos rodoviários. A greve já dura quatro dias, e prejudica 450 mil natalenses.

O desembargador frisou os prejuízos causados pela paralisação dos ônibus, destacando que não foi cumprida a decisão judicial de colocar 70% da frota nos horários de pico, e de 30% nos outros horários. "Na hora em que coloca em xeque a sociedade e a justiça, vocês estão colocando em xeque o direito de vocês mesmos", frisou Rêgo Júnior. "Já fui franco com as duas partes. Proponho o que já foi solicitado pelo Ministério Público do Trabalho. Um reajuste de 8% e que a frota volte a operar normalmente. O vale-alimentação seria analisado no dissídio coletivo".

Caso na audiência entre TRT, Seturn e Sintro não haja um consenso, o desembargador já convocou sessão extraordinária do pleno do TRT, para julgar o dissídio, ou seja, a legalidade da greve dos rodoviários de Natal e região metropolitana.

Vasco e Corinthians empatam sem gols e decidem vaga da Libertadores em SP.

O primeiro confronto entre Vasco e Corinthians, pelas quartas de final da Copa Libertadores, foi duro e não saiu do zero. As duas equipes travaram uma chuvosa batalha na noite de ontem quarta-feira, em São Januário, e voltam a se enfrentar na quarta que vem, no Pacaembu.

O primeiro tempo foi marcado pela marcação forte das duas equipes e poucas chances de gol. Com isso, o confronto foi para o intervalo com o empate. Na etapa final, o Vasco teve as melhores chances e um gol anulado de Alecsandro, que aproveitou cruzamento de Thiago Feltri. No restante, os dois times ficaram mais focados na parte defensiva.

Jovem é assassinado com quatro tiros no centro de Ceará-Mirim.

A Polícia Militar registrou um homicídio no início da noite dessa quarta-feira (16), por volta das 18h30, no centro do município de Ceará - Mirim, Grande Natal, em um local conhecido como Cinco Bocas. A vítima foi identificada como Railson Rodrigo da Silva Medeiros, 23 anos. De acordo com o tenente Pedro, oficial em serviço, o jovem foi surpreendido por homens que realizaram a abordagem em três motocicletas e efetuaram quatro disparos de arma de fogo nas regiões das costas e rosto.

Segundo o oficial da PM, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Até o momento não se tem informação da motivação do crime. A possibilidade de acerto de contas não está descartada, principalmente com comentários de populares de que a vítima tinha envolvimento com crimes.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Jardineiro confessa duplo homicídio
Tribuna do Norte: O jardineiro infiel
O Mossoroense: Empresa que faz asfalto contratada para eventos acadêmicos da PMM
Gazeta do Oeste: Grito da terra leva agricultores as ruas para protestar contra govedrno
Folha: Acidente no metrô de SP fere 49
Estadão: Comissão da Verdade não será revanchista, diz Dilma
Correio: Partidos querem votar logo o fim do 14° e do 15°
Valor: Crise tende a retardar recuperação para 2013
Estado de Minas: Famílias com a corda no pescoço (e o PIB também)
Jornal do Commercio: Comissão da Verdade – “Nem ódio, nem perdão”
Zero Hora: MP pede intervenção do Judiciário na Fase
Diário do Nordeste: Três mil políticos cearenses podem ficar inelegíveis

quarta-feira, maio 16, 2012

Planejamento Turístico de áreas protegidas e do patrimônio arqueológico‏.

Minicurso Planejamento Turístico de Áreas Protegidas e do Patrimônio Arqueológico.

Mais uma iniciativa dos alunos do Curso de Turismo. O mini-curso realizar-se-á no período de 24 a 25 de maio de 2012 em Currais Novos, não perca essa oportunidade.

Cobra de 6 metros mata cachorro e é capturada por bombeiros em MT.


Uma cobra de aproximadamente 6 metros de comprimento e com cerca de 160 quilos foi capturada, na tarde desta quarta-feira (16), por uma equipe do Comando Regional 2 do Corpo de Bombeiros no município de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O animal foi encontrado em uma área urbana, no bairro Jardim Paula II, depois de matar um cachorro.

Segundo o sargento Antônio Ventura Moraes Silva, que atendeu a ocorrência, a cobra foi encontrada a uma distância de 20 metros de uma área de pântano, próximo a uma residência. De acordo com o sargento, a presença do animal em uma área urbana pode ter ocorrido devido ao intenso período de chuvas e ao instinto do animal em buscar alimento. Para ele, o fato é uma consequência da ocupação desordenada das cidades, que acabam invadindo o habitat natural de animais silvestres.

“No momento da captura, a sucuri estava se alimentando de um cachorro. Ela se encontrava em um local onde várias crianças costumam brincar, se caracterizando como uma situação de risco”, afirmou o sargento.

Justiça condena universitária por preconceito contra nordestinos no Twitter.

A estudante de direito Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos no Twitter na época das eleições de 2010. O juiz estabeleceu que ela ficasse presa por um ano, 5 meses e 15 dia, no entanto, a pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa.

Após a vitória de Dilma Rousseff no pleito realizado em 2010, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Segundo a Vara Federal Criminal em São Paulo, a acusada confessou ter publicado as mensagens e que o verdadeiro motivo do conteúdo foi o resultado das eleições da presidente Dilma, que teve grande votação na região nordeste do país.

Velório do ex-vereador Agostinho será na Câmara e sepultamento no Morada da Paz.

O velório do ex-vereador Agostinho Sebastião será na Câmara Municipal de João Câmara até o meio dia desta quinta-feira(17). O sepultamento ocorrerá no Cemitério Morada da Paz em Emaús(Natal) às 16h, conforme informações repassadas ao blog .

O corpo foi removido pelo ITEP agora a tarde e deverá está chegando a Câmara Municipal por volta das 21h, onde serão prestadas as últimas homenagens ao ex-integrante da Casa Legislativa.

A morte trágica de Agostinho Sebastião surpreendeu a classe política local e a comunidade como um todo, especialmente os moradores de Morada Nova onde Agostinho tinha muitos amigos. Os apresentadores do programa TOP 22, Antonio Marcos e Luiz Gameleira, ao serem informados da morte do colega, imediatamente encerraram o programa.

Em todos os cantos da cidade, as pessoas lamentam a morte do ex-vereador e dono da Construtora Progresso. Agostinho faleceu quando retornava do trabalho.

Uma em cada 12 pessoas no mundo sofre de obesidade.

Uma em cada 12 pessoas corre o risco de sofrer infartos, de ter doenças cardíacas e câncer devido à obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), vinculada às Nações Unidas. O estudo, avaliando o modo de vida em 194 países, mostra que a hipertensão e o sobrepeso crescem conforme o aumento de ingestão de gordura, açúcar e sal, assim como a redução de exercícios físicos. A conclusão deve ser divulgada ainda hoje (16).

De acordo com a OMS, a situação de sobrepeso e a obesidade são definidas quando há um acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, pondo em risco a saúde da pessoa.

Os especialistas ressaltam que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para a saúde, pois podem acarretar uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Em geral, o sobrepeso e a obesidade são considerados um problema apenas em países de alta renda. Há, ainda, informações de que os casos de sobrepeso e obesidade têm aumentado nos países em desenvolvimento.

Natalenses organizam protesto em cruzamento próximo ao Midway Mall.

Natalenses usuários da rede social Twitter organizam um protesto para às 18h desta quarta-feira no cruzamento das avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira.

O movimento intitulado #RevoltadoBusão pretender reunir pessoas para protestar contra a atual situação do transporte público em Natal.

Transportes alternativos de Natal também podem parar.

O Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) também ameaça paralisar as atividades a partir desta quarta-feira (16). De acordo com Nivaldo Silva, integrante da diretoria do Sitoparn, os proprietários das linhas de alternativos reivindicam a unificação das passagens dos ônibus e opcionais.

“Os ônibus estão sobrecarregados porque os alternativos estão obsoletos, não transportam quase ninguém. Isso acontece porque hoje quase todo mundo utiliza o cartão eletrônico de passagens e, como a passagem não é unificada, as pessoas utiliza, apenas o ônibus”, disse.

De acordo com Nivaldo, a diretoria do sindicato irá se reunir hoje às 18h para definir a paralisação. “Ainda não temos nada definido”.

Um terço dos brasileiros tem internet em casa, diz FGV.

Cerca de 33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa e quase a metade deles utiliza banda larga. Esse número deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países na avaliação do número de pessoas com acesso domiciliar à internet. Os dados são da pesquisa Mapa da Inclusão Digital, divulgados hoje (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Fundação Telefônica. Na Suécia, 97% dos domicílios estão conectados à rede.

O estudo utilizou dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o mapa, a cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, apresenta o maior índice do país de acesso à internet em casa (69%). Já em Aroeiras, no Piauí, o percentual é igual a zero.

O mapa mostra também cidades em que o nível de acesso se difere por regiões. No Rio de Janeiro, por exemplo, 56% de domicílios têm acesso à internet. Na Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste, esse índice chega a 94%, a vizinha, Rio das Pedras, apresenta o menor índice da cidade (21%).

Para o coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, as desigualdades sociais não são os únicos fatores para esse resultado. “Copacabana é um bairro rico, mas tem uma grande população de idosos que não costumam usar computadores e internet”, destacou.

Encontro de Educação Física reúne profissionais de 15 municípios do RN.

A partir desta quarta-feira, 16, os professores de educação física das Diretorias Regionais do de Educação de Mossoró e Apodi participam Encontro Regional de Educação Física, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, através da Coordenadoria de Desportos. O evento continua até a próxima sexta-feira, 18, e vai reunir profissionais de 15 municípios da região Oeste e parte da Costa Branca. Em Mossoró, o encontro será realizado no Ginásio Pedro Ciarlini. Já em Apodi, as atividades serão no auditório da 13ª Dired.

Na programação, palestras com estratégias para saúde e qualidade de vida através da Educação Física, planejamento escolar e iniciação esportiva. De acordo com o coordenador de Desportos da Secretaria da Educação, Oswaldo Gomes, o objetivo do encontro é debater um novo modelo da prática de educação física e do desporto escolar no Estado, envolvendo os mais interessados no assunto, que são os profissionais da área.

Dando sequência ao calendário de encontros regionais elaborado pela Codesp, estão programados ainda, no período de 28 a 30 de maio, os eventos das Direds de Currais Novos e Caicó, que juntas compreendem 23 municípios da região do Seridó. De 4 a 6 de junho é a vez do encontro com os professores das Direds de Umarizal e Pau Dos Ferros, responsáveis por 35 municípios do Alto Oeste. E de 11 a 13 de junho, acontece o encontro com os educadores das Direds de Angicos e Assu, que atendem a 15 municípios das regiões Central e Vale do Assu.

Até agora já foram realizados encontros nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Macau e João Câmara.

Pelo menos 450 mil natalenses estão prejudicados com greve de rodoviários.

Pelo menos 450 mil natalenses estão prejudicados com a paralisação dos rodoviários em Natal. Somados aos passageiros da região metropolitana, o total chega a 600 mil usuários do transporte coletivo. Com poucas opções para se deslocar, os natalenses adaptaram sua rotina à greve dos ônibus. Uma das soluções encontradas por estudantes foram as redes sociais. Um grupo foi criado no Facebook com nome 'Carona', e reuniu pessoas que se dispuseram a levar amigos ou conhecidos. Na manhã de ontem, por exemplo, havia vagas em carros de passeio de Capim Macio ao Campus Universitário, de Ponta Negra ao Alecrim e do shopping Via Direta ao centro da cidade.

Já os trabalhadores do comércio e dos serviços foram beneficiados pelas empresas que se dispuseram a buscar os funcionários em casa e ir deixá-los, ao final do expediente. "Eu entendo a situação do funcionário, sei que ele não pode ir trabalhar, e eu mesmo vou pegá-los na Zona Norte", disse o dono de uma churrascaria em Ponta Negra.

Carne do RN é proibida no PE por risco de febre aftosa.

O ministério da Agricultura estabeleceu que, a partir do dia 15 de maio, os estados que estão na fase de sorologia (Alagoas, Piauí, Ceará, Maranhão e Pernambuco) tem que vetar o trânsito de animal nos estados que ainda apresentam médio risco de aftosa, que são Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa regra é estabelecida pelas portarias 57 e 58, publicadas na semana passada, no Diário Oficial da União.

As informações são da assessoria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), responsável pela inspeção animal.

Decisão sobre prisão de diretor do Sintro sai no final da tarde.

O desembargador José Rêgo Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), disse que só vai ter uma decisão no final da tarde com relação ao pedido de prisão do líder sindical Nastagnan Batista, presidente do

Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro). Pela manhã, ele esteve em sessão plenária e nãopôde julgar o pedido, que foi protocolado ontem pelo procurador do trabalho, José Diniz de Moraes, após audiência de conciliação com intuito de dar um fim à greve de ônibus de Natal. Os motoristas e cobradores estão irredutíveis e se negam a cumprir decisão judicial de manter uma frota mínima circulando ans ruas da capital.

Ainda hoje o desembargador vai se reunir com o presidente do Sintro e com algum representante do Sindicato das Empresas Transportadoras de Passageiros

do Município do Natal (Seturn). "Estou analisando com cautela o pedido do Ministério Público do Trabalho e vou me reunir com os dois sindicatos para dialogar. Só terei uma decisão oficial no final da tarde de hoje", declarou o desembargador.

Após assembleias individuais com motoristas e cobradores de cada uma das sete empresas de ônibus de Natal na manhã desta quarta-feira, 16, a direção Sintro decidiu manter a greve dos ônibus da capital e região metropolitana. Segundo a vice-diretora do sindicato, a cobradora Maria da Paz Dantas, os trabalhadores se mantém "irredutíveis e não vão trabalhar" enquanto os empresários de ônibus não oferecerem uma proposta que agrade a categoria. Eles voltam a se reunir hoje à tarde, às 16h, na sede do sindicato, no Baldo, centro da capital. Nastagnan não foi localizado.

Dilma rejeita "revanchismo" ao chorar mortos da ditadura.

A presidente da República, Dilma Rousseff, chorou na manhã desta quarta-feira (16) ao lembrar os mortos e desaparecidos durante a ditadura militar. A presidente se emocionou durante a posse dos integrantes da Comissão da Verdade, em cerimônia no Palácio do Planalto.

– O Brasil merece a verdade. As novas gerações merecem a verdade. E, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e continuam sofrendo como se eles morressem sempre a cada dia.
 
A Comissão da Verdade foi criada para investigar as violações aos direitos humanos no período de 1946 a 1988. O período inclui a ditadura militar (1964-1985), que deve ser o foco principal dos trabalhos. Ao fim de dois anos, o grupo que compõe a comissão irá produzir um relatório com análise, conclusão e recomendação sobre os crimes cometidos.

Para não criar atritos com as Forças Armadas, a presidente refutou o que chamou de "revanchismo".

— Ao instalar a Comissão da Verdade, não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu. Nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la [a verdade] em sua plenitude, sem ocultamento.

Dilma foi aplaudida de pé quando falou sobre a importância de estar acompanhada dos ex-presidentes que a antecederam. Ela lembrou o ex-presidente Itamar Franco e lamentou sua ausência. Falou sobre a atuação de Tancredo Neves na transição da ditadura para a democracia e do trabalho de José Sarney.

Um em cada três adultos tem hipertensão, e 10% são diabéticos.

Um de cada três adultos sofre hipertensão, uma condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo, enquanto um de cada dez tem diabetes, destacou nesta quarta-feira (16) a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório anual sobre estatísticas sanitárias.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, ressaltou o preocupante fato de que "em alguns países africanos, metade da população adulta sofra hipertensão", razão pela qual a OMS quer chamar a atenção para "o crescente impacto das doenças não contagiosas".

— Este relatório oferece uma evidência a mais do dramático aumento das condições que desencadeiam as dolências de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento.

Festa do Boi é ameaçada por risco de aftosa.

Os produtores de outros estados que queiram trazer gado para a Festa do Boi no RN (que geralmente acontece no segundo semestre do ano, em outubro) terão que passar por um estado de quarentena para poder retornar ao seu estado de origem, tendo que arcar com todas as despesas com alimentação e sorologia. Além de que os estados que tem o gado no em estado de sorologia, não podem receber nem enviar os animais.

Marcos Teixeira, presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores, afirmou que realmente estamos ameaçados, pela questão do trânsito. "Tudo isso vai tirar o brilho da festa do boi. Nós estamos trabalhando para que não caia demais", afirmou.

O ministério da Agricultura estabeleceu que, a partir do dia 15 de maio, os estados que estão na fase de sorologia (Alagoas, Piauí, Ceará, Maranhão e Pernambuco) tem que vetar o trânsito de animal nos estados que ainda apresentam médio risco de aftosa, que são Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa regra é estabelecida pelas portarias 57 e 58, publicadas na semana passada, no Diário Oficial da União.

Ex-vereador Agostinho Sebastião morre em acidente na RN 120.

Um acidente envolvendo dois veículos ocorrido na RN 120 próximo ao trevo de acesso a Parazinho tirou a vida do ex-vereador Agostinho Sebastião de Souza. A tragédia ocorreu numa curva seguida de uma ladeira próximo a comunidade de Morada Nova.

Agostinho vinha no sentido Parazinho-João Câmara, e seu carro uma saveiro, foi atropelada por uma Mercedinha que presta serviço a uma das empresas eólicas. A Mercedinha desenvolvia alta velocidade, bateu na traseira da Saveiro e saiu arrastando o violentamente destruindo pro completo o veículo menor.

O ex-vereador ficou todo machucado e não resistiu aos ferimentos morrendo no local. O motorista da Mercedinha fugiu abandonando o carro.

A notícia da morte do ex-vereador comove a cidade inteira por ser uma pessoa muito querida e detentora de relevantes serviços prestados a comunidade.

Universitário fica nu em sala, é expulso e entra na Justiça contra a UFRN.

Um caso bastante delicado e controverso resultou em processo administrativo e expulsão de um aluno do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Wallace Albino da Silva queria o direito de assistir às aulas sem roupa e por algumas vezes chegou a exibir seu órgão sexual em sala, constrangendo estudantes e professores. Com sua expulsão justificada pela má conduta e quebra do decoro escolar, Wallace moveu processo judicial contra a universidade requerendo o direito de voltar a assistir aulas e alegando problemas mentais, mas o pedido foi julgado improcedente pelo juiz da 1ª Vara Federal, Magnus Augusto Costa Delgado.

O ato administrativo que acarretou no desligamento do estudante de Música foi a conduta tida como desrespeitosa dele ao abaixar suas calças em meio às aulas de Linguagem e Estruturação Musical III, ministradas pela professora Amélia Martins Santa Rosa durante o segundo semestre letivo de 2011. Segundo os autos do processo julgado pela Justiça Federal em 19 de abril deste ano, Wallace Albino aciona o artigo 214, VII do Regimento Interno da UFRN, dizendo que sua conduta era passível apenas de suspensão de um a 120 dias, não de expulsão como ocorreu, pelo fato ter ocorrido pela primeira vez.

Outro argumento usado pelo estudante é de que ele possui problemas psicológicos e dificuldades de integração social necessitando do apoio da universidade para "seu crescimento pessoal e acadêmico", segundo os autos. Já a UFRN alegou que o ato foi de alta gravidade e constrangeu todos os presentes no local. No processo, a professora e outras testemunhas alegaram que essa não era a primeira vez que o aluno mostrava suas partes íntimas em sala de aula, outras vezes ocorreram em 2010 e no início de 2011, dando respaldo à decisão da UFRN de desligar o aluno.

Calote do consumidor sobe e registra pior resultado para abril desde 2002.

As dívidas com o cartão de crédito, financeiras, bancos e no crediário puxaram o aumento de 4,8% no calote do consumidor na passagem de março para abril, informou a Serasa Experian nesta quarta-feira (16). Esse aumento representa o maior para o mês dos últimos dez anos — desde 2002 não se via uma elevação tão acentuada da inadimplência em abril.

Essa alta recorde ilustra as dificuldades dos brasileiros em honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente. Esse movimento se estendeu para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano, segundo os economistas da Serasa.

A inadimplência não bancária, representada pela falta de pagamento de faturas dos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de luz e água, puxou a alta do indicador ao subir 8,8% entre março e abril. As pendências financeiras com os bancos também contribuiram para a alta do indicador, com crescimento de 4,3% em abril.

Por outro lado, o calote por meio dos títulos protestados e de cheques sem fundos foi na contramão das outras dívidas, diminuíram e impediram uma alta ainda maior da inadimplência em abril. Os protestos recuaram 13,7%, enquanto os cheques sem fundo tiveram queda de 7,4%.

A Serasa informou também que, na relação entre abril deste ano e o mesmo mês de 2011, a inadimplêcia subiu 23,7%. Nos primeiros quatro meses de 2012, o calote teve alta de 19,6%.

Jovem é assassinado com um tiro na cabeça no interior do RN.

Um agricultor identificado como Francisco Kleberson da Silva Galvão, de 25 anos, morador do Projeto de Assentamento "Poço Novo", no município de Baraúna(317 km de Natal) foi assassinado por três homens encapuzados, com um disparo de arma de fogo na região da cabeça, na madrugada desta quarta-feira(16).

A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento e morreu a caminho do Hospital da cidade. Segundo registro no Pelotão da Polícia Militar de Baraúna, até o momento não se tem informação do que teria motivado o crime.

Atuais campeões nacionais, Vasco e Corinthians iniciam duelo continental.

Em junho do ano passado, o Vasco saiu de um longo jejum ao conquistar a Copa do Brasil. Em dezembro, foi a vez de o Corinthians levantar a taça, dessa vez a do Campeonato Brasileiro. Em ambos os casos, os títulos garantiram uma vaga na Libertadores. E nesta quarta-feira é a vez de os dois últimos campeões nacionais duelarem pela competição sul-americana. A partida que começa às 21h50m (de Brasília), em São Januário, é o confronto de ida das quartas de final da competição.

Para chegar ao duelo contra o Corinthians, o Vasco precisou eliminar o Lanús nas oitavas de final vencendo a disputa de pênaltis na Argentina. Já o Timão passou sem sustos pelo Emelec, do Equador, fazendo 3 a 0 no jogo decisivo no Pacaembu. Esta será a primeira vez que os dois times que disputaram o título do Brasileirão de 2011 até a última rodada se enfrentam pela Libertadores.

O jogo de volta entre Corinthians e Vasco será daqui a uma semana, no Pacaembu, em São Paulo. Quem passar enfrenta Santos ou Vélez Sarsfield, da Argentina, na semifinal da competição.

Trave de gol vira e mata criança de oito anos em São Pedro do Butiá, RS.

O que era para ser uma aula de educação física terminou em tragédia ontem terça-feira (15) em São Pedro do Butiá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Uma criança de oito anos morreu após ser atingida pela trave de ferro de um gol que caiu sobre ela. O incidente ocorreu no ginásio da Escola Estadual Professor Pedro José Scher, onde o menino estudava.

Segundo a polícia, o menino e outra criança se penduraram na trave, que virou e atingiu a cabeça dele. Uma ambulância da Samu foi chamada, mas a criança não resistiu.

O delegado Rogério Junges, que investiga o caso, diz que as condições gerais do ginásio são precárias. Professores e funcionários da escola disseram que a quadra de esportes estava desativada, e o equipamento não estava fixado ao chão. No entanto, a área não estava isolada.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades sobre a morte da criança. O acidente ocorreu por volta das 17h, e a perícia foi concluída apenas durante a noite. O corpo do menino está no Instituto Médico Legal de Santo Ângelo aguardando pela necropsia.

Caicoenses participam de gravação com Gugu Liberato.

As irmãs Rejane e Rosangela, que há mais de 10 anos deixaram Caicó para morar em Port Chester em New York participaram, mesmo que de forma indireta, do famoso quadro “De volta para a minha terra”, do Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato na Rede Record.

A personagem principal da matéria é uma carioca de nome Flávia, que era vizinha das caicoenses. Em contato com o Blog, Rejane contou que Flávia escreveu para o programa do Gugu, devido a dificuldades financeiras enfrentadas nos Estados Unidos. Além de ganhar uma boa quantia em dinheiro, ela ganhou as passagens de volta para sua cidade natal.

O apresentador Gugu gravou por quatro dias no local, e sua produção permaneceu quase uma semana acompanhando a rotina da Flávia. “A minha irmã Rosangela foi quem mais participou das gravações. Eu ajudei Flávia a cumprir algumas provas para ganhar o dinheiro e fui convidada pela produção para a despedida dela”, disse Rejane. A matéria vai ao ar no programa do dia 03 de junho.

Zezo, o príncipe dos teclados, lota Show em Carnaúba dos Dantas.


Araidson presidente do Aradja Produções e sua esposa.
O Show do Cantor Zezo Levou centenas de famílias ao antigo Cenar, em Carnaúba dos Dantas/RN, em um domingo em comemoração ao dia das mães, com a realização do ARADJA PRODUÇÕES.

O Cantor se apresentou na hora marcada e fez um show romântico, levando o público ao delírio a cada canção entoada por ele.

No repertório o cantor interpretou os seus maiores sucessos e músicas de outros cantores como Alcione, Agnaldo Timóteo, Roberto Carlos e muitos outros, fazendo assim com que todos cantassem junto com ele do começo ao fim do show.

Fonte: JCN.

Avião vai bombardear nuvens para provocar chuva artificial na Bahia.

Um projeto piloto da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri) e da Secretaria do Meio Ambiente permitirá que um avião produza chuvas artificiais em parte da Bahia. A previsão é de que o projeto tenha início na próxima semana. O avião irá sobrevoar a região da Chapada da Diamantina e de Vitória da Conquista em um período de 12 horas e induzirá chuvas nos locais.

De acordo com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o período não é ideal para implantação do projeto, mas é uma alternativa para amenizar os efeitos da seca no estado. “As chuvas irão dar umidade ao solo e melhorar a situação da agricultura, mas não irão suprir a necessidade de racionamento”, disse o secretário. A probabilidade de chuvas é 40%.

O projeto terá um custo de R$ 200 mil e utiliza imagens de satélite para identificação das nuvens em melhores condições para formação de chuvas. Dependendo dos resultados obtidos nas regiões da Chapada de Diamantina e em Vitória da Conquista, o projeto será implantado em outras regiões do estado.

Na Bahia, 239 municípios estão em estado de emergência e mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela seca. A estiagem deve atingir as produções de milho e feijão e inviabilizará as produções de mel e leite.

As manchetes dos jornais desta Quarta.


Diário de Natal: Governo corta verba para custeio da saúde pública
Tribuna do Norte: RN requer 170 milhões paras atender emergência
O Mossoroense: Estado terá R$ 751 milhões de investimentos federais este ano
Gazeta do Oeste: Criança de 2 meses sofre com falta de UTI pediátrica
Globo: Congresso e tribunais não estão prontos para abrir informações
Folha: Resistência à austeridade leva Grécia a nova eleição
Estadão: Dilma ataca impostos e quer reforma tributária pontual
Valor: União pode retirar créditos ruins dos bancos públicos
Estado de Minas: Uma cadeia só para quem não paga pensão
Zero Hora: Randon investirá R$ 2,5 bi no Estado
Jornal do Commércio: Quase 50% do Estado decreta emergência
Diário do Nordeste: Ceará explora petróleo em águas profundas

terça-feira, maio 15, 2012

Ex-governadora Wilma de Faria está com dengue hemorrágica.

A ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PSB) foi internada hoje a tarde no Hospital São Lucas, em Natal.

De acordo com o diagnóstico médico os sintomas são de dengue hemorrágica.

A Associação de Educação e Cultura Carnaubense – EDUCAR.

Carnaúba dos Dantas é privilegiada na área de cultura, pois tem uma Associação que trabalha no resgate dos conhecimentos tradicionais da nossa região; já na área da cultura faz um lindo trabalho, com cursos, músicas, livros, palestras, alfabetização e outros projetos.

A EDUCAR tem parcerias com quatro universidades, USP de São Paulo e Rio grande do Sul, UFPE de Pernambuco e UFRN do nosso querido estado Rio Grande do Norte, essa simples e humilde Associação tem como o presidente Aldomário na qual vem desenvolvendo um lindo e importante trabalho, muito elogiado pelo ministério da cultura a nível nacional, pois criou o Festival de Pucunã, colocando de vez a nossa cultura carnaubense no cenário mundial.

Hoje está fazendo um ano que aldomário e jovens carnaubenses executaram esse lindo projeto.

Aldomário e a equipe da EDUCAR com todos de Carnaúba que colaboraram estão de parabéns.

Fotos de algumas atividades desenvolvidas pela Associação EDUCAR.










Dilma é vaiada por prefeitos após falar sobre distribuição de royalties.

Cerca de 3,5 mil prefeitos brasileiros estão em Brasília para a 15ª Marcha dos Prefeitos, que ocorre anualmente para pressionar a União para revisão do pacto federativo. Neste ano, a pauta reivindicada foi a distribuição dos royalties do petróleo de forma a beneficiar os municípios produtores e não produtores.

Ao final do discurso aos prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff foi cobrada a falar sobre o tema. “Petróleo, vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente”, falou seguida de vaia de alguns gestores municipais.

Os royalties são tributos pagos pelas empresas aos estados de onde o petróleo é extraído, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A nova proposta já aprovada pelo Senado prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo. O projeto está agora na Câmara, onde foi criado um grupo de trabalho para analisar a matéria.

Cidadão poderá sugerir projeto de lei.

Antes mesmo da aprovação da Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor nesta quarta-feira (16), o Senado já estava investindo na criação de ferramentas para que as informações legislativas fossem oferecidas em formatos abertos e de manuseio mais fácil. A afirmação é da secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, no lançamento do Portal e-Cidadania, nesta terça-feira (15), que destacou uma das novidades da iniciativa: a ferramenta que permitirá o cidadão participar mais diretamente do processo legislativo com propostas para inovar a legislação.

Qualquer pessoa poderá apresentar uma sugestão de projeto de lei, por meio do canal “Idéias Legislativas”, sem se preocupar com o formato. Se a idéia for constitucionalmente viável, ela será colocada em consulta pública, por meio do próprio portal. Se forem atingidos pelo menos 20 mil apoios da sociedade, será então encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que fará a avaliação, podendo então propor um projeto dentro da técnica formal.

A diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, salientou que o portal representa um aprimoramento em termos de cidadania e democracia, numa sequência de avanços. Ela destacou, como exemplo, a criação do Siga Brasil, canal de informações que tem auxiliado a sociedade a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

- Com o apoio da sociedade poderemos falar de um Senado transparente, inclusivo e cada vez mais transparente – disse Dóris Peixoto.

Humorista retorna à TV e fala sobre batalha contra doença incurável.

A atriz e humorista Cláudia Rodrigues falou à revista "Contigo!" desta semana sobre os efeitos da esclerose múltipla e sua batalha diária contra a doença incurável, da qual é portadora há 12 anos.

Segundo a atriz, suas principais aliadas nessa batalha constante são sua filha Iza, de 10 anos, e sua mãe, dona Regina, de 69. "Ela e Iza são meus anjos da guarda. Ela é muito parceira", revelou.

Sobre o tratamento, Claudia diz que não se adaptou aos métodos convencionais. "Comecei a fazer terapia, mas não gostei", confessou a atriz. "Gosto de representar, essa é a minha terapia", completou.

Aos 40 anos, Cláudia volta às telas na pele de Ofélia, no humorístico "Zorra Total" da Globo, no qual tem a oportunidade de contracenar com Kátia Moraes e Lucio Mauro.

Aberta temporada de seleção para trabalhar em cruzeiros.

Se você é paranoico e acha que todo navio vai afundar feito o Titanic, esqueça. Se este não é o seu caso e você fala ao menos um inglês razoável, talvez se interesse em trabalhar num navio de cruzeiro. As companhias já iniciaram a seleção para a próxima temporada brasileira, que começa em outubro. Detalhe importante: não pode ter preguiça de trabalhar. Rala-se muito num cruzeiro. Normalmente são 12 horas por dia.

Pois bem, a Infinity Brazil, que se autodenomina a “principal agência de recrutamento para navios de cruzeiro da América Latina”, atende a 14 companhias, entre donas de navios e prestadoras de serviços: Royal Caribbean, Costa Cruzeiros, Oceania, Azamara, Regent Seven Seas, Crystal Cruises, Celebrity Cruises, Apollo, Discovery, Image Group, Ocean Photo Services, Island Cruises, Starboard Services e Ocean View. E divulgou que está com 400 vagas para preenchimento.

Garçom, camareira, barman e cozinheiro são algumas das opções. O salário pode chegar a R$ 4 mil (sem contar as gorjetas). Os futuros tripulantes também recebem acomodação, alimentação e seguro médico. Ter experiência na área desejada também é fundamental, ok? Os interessados devem se cadastrar no site http://www.infinitybrazil.com.br/. Os perfis serão analisados. Quem passar pela seleção inicial será entrevistado pessoalmente.

Vigilante brinca com arma e mata amigo no Maranhão.

Uma brincadeira acabou em morte, ontem segunda-feira, em uma clinica localizada no Centro da cidade de São Luíz, Maranhão. De acordo com informações, o técnico em refrigeraçoões José Martinho Pereira Ferreira foi atingido no peito por um tiro disparado pelo vigilante Cláudio Vitor Sousa.

A vitima, teria ido a clínica para beber água, pois estava realizando um serviço próximo ao local. Ao chegar, o vigilante sacou a arma e começou a dizer que iria atirar, em tom de brincadeira, mas a arma disparou. Martinho foi atingido no peito e a bala atravessou o coração.

Imediatamente o técnico em refrigeração foi socorrido e levado para o Hospital Djalma Marques, o Socorrão I, mas a vítima já chegou sem vida à casa de saúde. Após o acidente, Cláudio Vitor fugiu do local. Ele ainda deixou no local o colete da empresa que trabalha e a arma, um revolver calibre 38. A arma foi levada para o Plantão da Reffsa. O vigilante e esperado para depor e explicar como o crime aconteceu.

Polícia Civil prende pai acusar de violentar filho de apenas 5 anos.

Policias da Delegacia Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) prenderam ontem (14), um homem de 26 anos, acusado de violentar sexualmente o próprio filho, de apenas cinco anos de idade. Ele que é desempregado tem ainda outro filho recém-nascido de apenas um mês.

Segundo o delegado titular da DCA, Correia Júnior, o acusado teve sua prisão preventiva decretada na última quinta-feira (10). No entanto, desde o último dia 6 teve a seu afastamento do lar decretado pelo juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Sérgio Maia.

Ainda segundo o delegado, os relatos sobre o caso de violência sexual contra a criança já vinham ocorrendo desde outubro do ano passado, quando o menino começou a apresentar comportamentos estranhos na escola e relatar os fatos a sua professora. Este ano a criança voltou a falar sobre o assunto com outra professora, que decidiu levar os relatos à diretoria da escola.

“O menino começou a contar a sua professora o que acontecia com ele em casa. Além disso, tinha comportamentos estranhos no colégio, como o medo que seus colegas ficassem atrás dele na fila da merenda, e ainda em desenhos que o menino fazia mostrando o que acontecia, sempre com rabiscos em que estavam ele e o pai. Bem como, não queria ir para casa quando seu pai vinha buscá-lo”, conta Correia Júnior.

A direção da escola entrou em contato com Conselho Tutelar, que emitiu um parecer psicológico do menino, e solicitou um exame de ato libidinoso para constatar o abuso. O pai vai responder por estupro de vulnerável.

Mega-Sena paga até R$ 14 milhões no sorteio desta quarta.

Como ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena do concurso 1.388, sorteado no último sábado (12), a premiação, que era de R$ 9 milhões, acumulou e, com isso, o concurso 1.389, desta quarta-feira (16), poderá pagar um prêmio de R$ 14 milhões.

O sorteio será realizado no Caminhão da Sorte da CAIXA, estacionado no Parque de Exposições Francisco F. Ribeiro, na cidade de Maringá (PR), e contará com transmissão ao vivo do programa Momento da Sorte, exibido na TV Bandeirantes, a partir das 20h25.

Caso apenas um ganhador leve a fortuna, ele poderá garantir uma renda de aproximadamente R$ 70 mil por mês, sem fazer o menor esforço, apenas investindo a bolada na Poupança da CAIXA. O dinheiro também é suficiente para montar uma frota de 560 carros populares ou ainda comprar 100 casas no valor de R$ 140 mil cada.

Na Mega-Sena, a aposta mínima é de R$ 2 e pode ser efetuada em qualquer unidade lotérica da CAIXA. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA (IBC) podem fazer suas apostas na Mega no próprio computador. Para isso, basta ter conta no banco e ser maior de 18 anos. O serviço está disponível das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Alunos do IFRN são selecionados para estudar na Itália.

Superar as dificuldades em busca de conhecimento. Essa frase resume a história dos alunos Raimundo Nonato Filho e Estela Naiara de Freitas, ambos de 19 anos, selecionados através do Programa Ciência Sem Fronteiras para cursar parte da graduação na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália.

O processo seletivo do Programa Ciência sem Fronteiras tem três etapas: Na primeira, o perfil dos candidatos é analisado. Os selecionados fazem um teste de proficiência de língua. Na última etapa, os estudantes cursam uma parte da graduação em uma das universidades estrangeiras participantes do programa. Nesse período, que varia de seis a 15 meses, eles recebem mensalidade de bolsa, auxílio instalação, passagens aéreas e seguro-saúde.

Em todas as fases seletivas do programa, os estudantes foram apoiados pelo IFRN, sob orientação dos professores Ulysses Vieira, coordenador de pesquisa e inovação do Campus Pau dos Ferros e Marcelo Camilo, diretor de relações internacionais do Instituto.

Estudantes do 5º período de licenciatura em química do Campus Pau dos Ferros, eles colocaram como objetivo de vida ser professor na Região Oeste potiguar e contribuir para o seu desenvolvimento da região, abrindo oportunidades a outros alunos do interior do Estado.

Brasil tem apenas sete delegacias especializadas em investigar internet.

A rápida e eficiente solução para o caso do vazamento de fotos pessoais da atriz Carolina Dieckmann — a Polícia Civil do Rio chegou, em pouco mais de uma semana, aos suspeitos — faz parecer que o cidadão brasileiro está muito bem servido de investigação se, um dia, for vítima de crime cometido via internet. Na vida real, casos semelhantes e sem repercussão alguma entram para um emaranhado obscuro feito de projetos, leis e poucas delegacias. Enquanto a Polícia Federal tem grupos especializados em desvendar crimes cujas armas são teclado e mouse, as polícias civis ainda são tímidas. Apenas seis estados e o Distrito Federal têm delegacias especializadas (Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais). Mesmo assim, nem todas essas delegacias funcionam para qualquer tipo de crime virtual. Moradores de outros estados, que, somados, têm mais de 10 milhões domicílios com computadores ligados à internet, precisam registrar tudo em delegacias comuns. E torcer por uma investigação competente.

Uma parte desse emaranhado é feita de legislações em vigor e em tramitação sobre o tema. Algumas sob fortes críticas, como o projeto de lei (PL) 84, de 1999, capitaneado pelo deputado federal e ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor de um substitutivo que criaria uma legislação específica para crimes virtuais. O projeto recebeu críticas por ter um texto amplo demais que resultaria em invasões de privacidade. Por outro lado, o Marco Civil da Internet, também em tramitação, trataria de direitos e deveres dos provedores, empresas e usuários da rede. Além disso, há iniciativas da sociedade civil em parceria com o poder público para o combate a crimes como a exploração sexual de crianças e adolescentes.


Sintro, Seturn e Prefeitura se reúnem para tentar solução para a greve.

Uma nova audiência de mediação entre representantes dos trabalhadores rodoviários, empresários e representantes da Prefeitura irá ocorrer na a partir das 18h30 desta terça-feira na sede do Ministério Público do Trabalho, para tentar solucionar a greve do transporte público que está no segundo dia sem ônibus nas ruas.

A mediação será feita pelo procurador José Diniz de Moraes. O impasse está entre o reajuste de 14,3% pedido pelos rodoviários e a oferta dos empresários de 4,88%.

Também será discutida a decisão da categoria de desrespeitar a liminar do Tribunal Regional do Trabalho. A liminar deferida na segunda-feira (15) pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, José Rego Junior, determinava que o Sindicato dos Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) colocassem em circulação durante os horários de pico, 70% da frota sob pena de multa diária de R$ 25 mil.

Anvisa revoga resolução sobre mudanças nas embalagens de cigarros.

A resolução que obrigava a indústria do fumo a mudar as embalagens de seus produtos para a inclusão da logomarca e do novo número do Disque Saúde foi revogada nesta terça-feira (15) pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em vigor desde abril, a resolução previa a substituição do telefone antigo do Disque Saúde - 0800 611997 – pelo novo – 136 – nos rótulos dos maços de cigarros e também nas imagens de advertência fixadas nas embalagens. O prazo de adequação era três meses. As embalagens com o número antigo poderiam continuar no mercado por até seis meses.

A Anvisa decidiu revogar as normas porque a logomarca do Disque Saúde será alterada em maio do próximo ano. “É tornar a resolução sem efeito até o novo lote de imagens [a ser divulgado] em maio do ano que vem. Para daqui um ano não ter que mudar tudo que está pronto”, disse o diretor da Anvisa, Agenor Álvares.

Antes da revogação, o representante da Associação Brasileira da Indústria do Tabaco (Abifumo), Carlos Galante, pediu que as normas fossem revistas, alegando que o prazo era curto para as mudanças. Segundo ele, o setor precisa de, no mínimo, nove meses para ajustar o material gráfico. Outra proposta era estender para oito meses o período de comercialização dos produtos com embalagens antigas.

Não vai ter aumento de gasolina, diz Mantega.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (15), que não haverá aumento no preço da gasolina neste momento. Ele preside nesta terça a reunião do Conselho de Administração da Petrobras.

Essa é a mesma visão do Banco Central. No fim de abril, o Comitê de Política Monetária (Copom) da instituição informou que segue prevendo um cenário sem reajuste da gasolina e do gás de cozinha neste ano.

A informação, entretanto, contrasta com declarações da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. Também no fim do mês passado, ela reiterou que a companhia poderá aumentar os preços dos combustíveis, caso os custos do petróleo pressionem as finanças da companhia.

"Não tenho como dizer que não vou aumentar combustíveis, porque tenho contas a pagar", disse a presidente da Petrobras em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados no final de abril.