sábado, outubro 19, 2019

Quase 6 milhões de pessoas saíram da classe média desde 2014.

Pelos cálculos preliminares do economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas (FGV), entre 2014 e 2018, a nova classe média perdeu quase 6 milhões de pessoas, passando do pico de 56,8% da população brasileira para 53,9% nesse período.  Esses números têm como base as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C).

A nova classe C se consolidou durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo, em função do controle da inflação e do aumento real do salário mínimo.

Com o crescimento da economia, o desemprego chegou a cair a 4,9% em 2014, o menor patamar da história. Mas, as estripulias feitas por Dilma Rousseff na área econômica, porém, começaram a minar o bem-estar dessa nova classe média. A alta da inflação foi corroendo o poder de compra dos trabalhadores e, aos poucos, o fantasma da pobreza voltou a assustar muitas delas.

Receita Federal envia cartas a cerca de 330 mil contribuintes.

A Receita Federal informou ontem sexta-feira (18/10) que cerca de 330 mil contribuintes receberão cartas com avisos sobre indícios de inconsistências nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física relativas ao exercício 2019.

As cartas começaram a ser enviadas no início da segunda quinzena de outubro. De acordo com a Receita, a ação tem como objetivo estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco.

Em projeto-piloto, Enem 2020 será digital para 50 mil inscritos.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai iniciar em 2020 a aplicação digital do Enem. A proposta, que será progressiva e tem previsão atingir a totalidade das provas em 2026, começará como um modelo-piloto com 50 mil participantes de 15 capitais.

Serão contempladas na primeira fase Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Nessas cidades, candidatos poderão optar, no ato da inscrição, pela prova tradicional ou pela digital.

O governo pretende oferecer várias datas para a realização do exame feito pelo computador, mediante o agendamento prévio do candidato. A prova em papel continuará a ser aplicada em dois domingos. Em 2020, elas acontecerão nos dias 11 e 18 de outubro. Os resultados dos dois modelos de provas serão divulgados em conjunto.

Pequenos negócios geraram 75% dos empregos formais em setembro.

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 75% das novas vagas de trabalho registradas em setembro. Segundo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), negócios de pequeno porte geraram 119 mil dos mais de 157 mil postos de trabalhos com carteira assinada registrados no mês anterior.

O número superou em 20% o saldo de agosto e em 23% o do mesmo mês de 2018. Para meses de setembro, o total representa o melhor resultado desde 2013.

Realizado com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o levantamento apontou que, no acumulado do ano, os pequenos negócios geraram mais de 670 mil vagas com carteira assinada, resultado 10% acima do igual período do ano passado.

As médias e grandes empresas (MGE) geraram 37,7 mil empregos, e a administração pública contribuiu com 492 postos de trabalho em setembro. No total, 157.213 vagas foram geradas no país no mês passado, de acordo com o Caged.

Atentado em mesquita deixa 62 mortos no Afeganistão.

Várias explosões no leste do Afeganistão desabaram o teto de uma mesquita matando pelo menos 62 pessoas e ferindo uma centena.

O porta-voz do governado da província de Nangarhar, citado pela agência Reuters, afirmou que tinham sido colocados explosivos dentro da mesquita de Jawdara, no distrito de Haska Mena.

Um membro do conselho provincial de Nangarhar disse que uma escavadora retira os corpos entre as ruínas e que o número de mortos irá provavelmente aumentar.

Malik Mohammadi Gul Shinwari, uma autoridade tribal da localidade, acrescentou que a mesquita ficou completamente destruída.

Embora ninguém tenha reivindicado o atentado, o Governo de Cabul acusou os talibans e disse que se tratara de um atentado suicida.

Suhail Shaheen, um porta-voz dos talibans, negou qualquer responsabilidade no atentado e apresentou uma versão diferente, invocando testemunhas que presenciaram um ataque de morteiros contra a mesquita.

Prédio de empresa pega fogo em Natal/RN.

Um incêndio em uma empresa que faz testes de estanqueidade de cilindros de gás GNV, foi registrado na noite de ontem sexta-feira (18), na Av interventor Mario Câmara, Cidade da Esperança, em Natal.

Os bombeiros militares foram até o local e controlaram o incêndio que teve início em um exaustor da sala de estufa.

Ninguém se feriu. Apenas danos materiais.

Tangará/RN se torna Capital Gastronômica do Pastel.

A governadora Fátima Bezerra sancionou dois Projetos de Lei de autoria do Deputado Estadual Ubaldo Fernandes (PL). O primeiro, institui no calendário oficial do Estado o Dia de Santa Terezinha, 1° de outubro, Padroeira do município de Tangará. E o segundo, reconhece o município de Tangará como a “Capital Gastronômica do Pastel” no Rio Grande do Norte. Publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18), os projetos agora estão catalogados como Lei n° 10.605 e Lei n° 10.606 de 17 de outubro de 2019, respectivamente.

“Agora sim, a lei dá o devido valor à fé e à gastronomia do povo da minha cidade, Tangará. Com esse reconhecimento, queremos impulsionar a economia do município, sobretudo na área do Turismo e Turismo religioso. A Festa de Santa Terezinha ganha nova dimensão. E quanto ao famoso pastel de Tangará, teremos respaldo para organizar a Feira do Pastel, gerando mais empregos e aumentando os recursos que circularão na cidade”, afirma o Deputado Ubaldo.

Prefeito de João Câmara/RN recebe direção do Sinte para tratar de dívida do Plano de Carreira dos funcionários da educação.

O prefeito de João Câmara/RN, Manoel Bernardo junto com a área econômica e jurídica recebeu em audiência na quinta-feira(17) a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, regional João Câmara, para tratar de uma dívida antiga, referente ao Plano de Carreira dos funcionários da educação (ASGs, merendeiras, secretário de escolas); dívida essa, deixada por administrações anteriores e que vai completar cinco anos.

O prefeito Manoel Bernardo se comprometeu em apresentar uma proposta de pagamento, para começar a pagar no início do ano que vem, Neste sentido,  assumiu o compromisso, de se fazer presente em assembleia dos referidos funcionários, com data a ser agendada, para o início de novembro, onde deverá ser selado o acordo assumido.

Editais do Programa do Leite Potiguar são prorrogados.

Os prazos para adesão aos três editais que reformulam o Programa do Leite Potiguar (PLP) foram prorrogados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).  Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecope) na ordem de R$ 50 milhões anuais, o Programa atende a 83 mil famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Norte. São distribuídos 5 litros de leite semanais por família, totalizando quase dois milhões de litros/mês. 

Com a reformulação, o Sethas quer ampliar a participação de produtores a distribuidores no PLP, explica a secretária da pasta, Iris Oliveira. Para isso, está credenciando agricultores/as familiares e organizações desse segmento que possuam a DAP Jurídica (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e outros produtores para o fornecimento de leite bovino e caprino ao Programa. O chamamento público também amplia a rede de distribuição para municípios e organizações da sociedade civil. 

O prazo para credenciamento de agricultores/as familiares e organizações referentes ao edital 001/2019 foi prorrogado até o dia 08 de novembro de 2019. O edital de chamamento público 002/2019 foi prorrogado para o dia 18 de novembro e é direcionado aos municípios interessados em firmar o Termo de Cooperação com a finalidade de qualificar e regularizar a execução, no âmbito territorial municipal, principalmente, a operacionalização da distribuição do leite fornecidos às famílias beneficiadas. Para ampliar a rede de distribuição, o edital 003/2019 direcionado a organizações da sociedade civil foi prorrogado até o dia 18 de novembro.

Postos de vacinação fazem Dia D contra sarampo neste sábado (19) em todo Brasil.

Neste sábado (19), será realizado em todo o país o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.

A mobilização nacional de amanhã integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Os bebês de até 1 ano apresentam coeficiente de incidência da doença de 92,3 a cada 100 mil habitantes, 12 vezes maior do que as demais faixas.

Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694, embora com coeficiente menor (13,2 casos a cada 100 mil habitantes) devido ao número de brasileiros nessa faixa de idade.

Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso.

Em 2018, o número de pessoas que receberam tratamento para a tuberculose bateu um recorde histórico em grande parte devido a uma melhor detecção e diagnóstico da doença. Em todo o mundo, sete milhões de pessoas foram diagnosticadas e tratadas, contra 6,4 milhões em 2017. Isso permite que o mundo cumpra com um dos marcos da declaração política das Nações Unidas sobre tuberculose.

O novo relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o mundo deve acelerar o progresso para alcançar a meta de acabar com a tuberculose até 2030.

A maior carga da doença em 2018 se concentra em oito países: Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e África do Sul. Brasil, China, Rússia e Zimbábue, todos com altos índices da doença, alcançaram níveis de cobertura de tratamento de mais de 80%.

O novo Relatório Global de Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado nesta quinta-feira (17), também revela que houve uma redução no número de mortes por tuberculose: 1,5 milhão de pessoas morreram da doença em 2018, ante 1,6 milhão em 2017.

Bem “humorado”, sindicato cobra atrasados e critica Fátima Bezerra.


Já ganhou as Redes Sociais um vídeo de humor onde critica a governadora Fátima Bezerra pelo atraso nos salários. “Das Dores em Sem Salários”, dá o tom do vídeo engraçado.

MPRN consegue anulação de eleição do Conselho Tutelar em Macau.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Macau, conseguiu uma determinação judicial para anular a eleição para membros do Conselho Tutelar (CT), realizada no último dia 6 de outubro.

O Juízo da comarca deferiu o pedido ministerial em uma ação civil pública e ordenou a realização de um novo pleito para o CT. Para isso, deverão ser formados um novo Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e também de uma nova comissão especial para a eleição. Na ação, a unidade ministerial demonstrou que ocorreram diversas irregularidades.

Feriados: Em 2020, número de feriados prolongados vai dobrar e chegar a nove datas.

O ano de 2019 terá seu último feriado prolongado daqui a exatamente um mês, em 15 de novembro. Assim, com a proximidade do fim do ano, chega também a hora de planejar as folgas e descansos de 2020.

Ao contrário deste ano, que teve apenas cinco datas comemorativas prolongadas, o próximo contará com quase dobro de feriados emendáveis em nível nacional — sem contar os feriados estaduais e municipais de cada cidade.

Estão previstos no calendário nacional nove datas em que o dia de folga cai às segundas, terças, quintas ou sextas-feiras. 

São eles: Carnaval (24 de fevereiro, segunda-feira), Paixão de Cristo (10 de abril, sexta-feira), Tiradentes (21 de abril, terça-feira), Dia do Trabalho (1º de maio, sexta-feira), Corpus Christi (11 de junho, quinta-feira), Independência do Brasil (07 de setembro, segunda-feira), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda-feira), Finados (02 de novembro, segunda-feira) e Natal (25 de dezembro, sexta-feira).

Haverá ainda um feriado que cairá na quarta-feira, dia 1º de janeiro, que impossibilita emenda, além de uma data, Proclamação da República, em 15 de novembro, que acontece em um domingo. Até o fim do ano, o Ministério do Planejamento divulgará uma portaria com todas as datas oficiais.
Quem ficou frustrado com o baixo número de feriados prolongados neste ano já pode se animar. Em 2020, o país terá nove feriados nacionais emendados com o final de semana (segunda ou sexta-feira) ou com uma ponte (terça ou quinta-feira), quase o dobro dos cinco feriadões nos mesmos critérios em 2019. O total de feriados prolongados pode ser ainda maior em algumas cidades, isso porque estados e municípios também podem decretar feriados locais em determinadas datas.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/10/15/feriados-prolongados.htm?cmpid=copiaecola
Quem ficou frustrado com o baixo número de feriados prolongados neste ano já pode se animar. Em 2020, o país terá nove feriados nacionais emendados com o final de semana (segunda ou sexta-feira) ou com uma ponte (terça ou quinta-feira), quase o dobro dos cinco feriadões nos mesmos critérios em 2019. O total de feriados prolongados pode ser ainda maior em algumas cidades, isso porque estados e municípios também podem decretar feriados locais em determinadas datas.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/10/15/feriados-prolongados.htm?cmpid=copiaecola
Quem ficou frustrado com o baixo número de feriados prolongados neste ano já pode se animar. Em 2020, o país terá nove feriados nacionais emendados com o final de semana (segunda ou sexta-feira) ou com uma ponte (terça ou quinta-feira), quase o dobro dos cinco feriadões nos mesmos critérios em 2019. O total de feriados prolongados pode ser ainda maior em algumas cidades, isso porque estados e municípios também podem decretar feriados locais em determinadas datas.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/10/15/feriados-prolongados.htm?cmpid=copiaecola

Servidores receberão 13º integral neste ano, garante Seplan.

A Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Norte garantiu que, mesmo em dificuldades financeiras, o Governo do Estado vai pagar o 13º salário de 2019 de todos os servidores ainda em 2019.

A pasta não detalhou como fará e nem a data exata, mas garante que o mais provável é efetivar esses pagamentos no mês de dezembro, sem parcelar ou segmentar por categoria.

Já as folhas em atraso, relativas a novembro, dezembro e o 13º de 2018, deixadas pela gestão passada, seguem sem previsão e dependem de repasses da União, segundo a Secretaria de Planejamento.

Unicef: 1 a cada 3 crianças menores de 5 anos não cresce adequadamente.

Essa semana, em que foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou um novo relatório dedicado à saúde alimentar e à nutrição das crianças em todo o mundo. O documento Situação Mundial da Infância 2019: Crianças, alimentação e nutrição traz dados preocupantes, como por exemplo, que há 250 milhões de crianças sofrendo de desnutrição ou sobrepeso no mundo.

Dados de 2018 do Unicef mostram que 149 milhões de crianças menores de 5 anos sofrem de déficit de crescimento ou estão muito baixas para a idade. E 50 milhões delas estão com baixo peso para a sua altura.

Além disso, metade das crianças com menos de 5 anos (340 milhões) sofrem de fome oculta, caracterizada pela falta de nutrientes essenciais, como vitamina A e ferro, o que prejudica a capacidade de crescerem e desenvolverem todo o seu potencial. O levantamento também aponta que 40 milhões delas estão obesas ou com sobrepeso.

Atualmente, a má alimentação é o principal fator de risco para doenças. Uma dieta pobre em nutrientes mas alta em calorias é a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo e afeta, principalmente, as populações mais pobres. De acordo com as Nações Unidas, é preciso que as crianças tenham acesso a alimentos nutritivos, seguros, acessíveis e sustentáveis.

Agências da Caixa abrem hoje (19) para saque de R$ 500 do FGTS.

Agências da Caixa abrirão neste sábado (19) das 9h às 15h para que trabalhadores possam fazer os saques de até R$ 500 de cada conta do FGTS, atualizar o cadastro dos trabalhadores e emitir a senha do Cartão Cidadão. Segundo o banco, serão 2.302 agências abertas, e a lista de quais pode ser conferida no site fgts.caixa.gov.br. O saque do fundo de garantia começou na véspera para trabalhadores que nasceram em janeiro e não têm conta na Caixa. Segundo o banco, são 4,1 milhões de trabalhadores, que poderão sacar R$ 1,8 bilhão no total.

Guamaré será a primeira cidade do RN a tornar processos públicos 100% digitais.

A Prefeitura de Guamaré, município localizado na Costa Branca potiguar, está promovendo uma informatização completa dos serviços prestados por todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo Municipal. Com o lançamento da plataforma Guamaré Digital, a cidade será a primeira do Rio Grande do Norte e um das poucas do Brasil a adotar uma comunicação pública 100% digital.

Para o prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes, a iniciativa torna a cidade mais humana, inteligente e criativa. “O maior ganho é o caráter democrático dessa plataforma. O cidadão vai passar a ter acesso direto aos serviços da cidade, com isso termos uma cidade mais moderna e inteligente”, observa o prefeito.

O projeto, batizado de Guamaré Digital chega para inovar e melhorar a eficiência do atendimento da prefeitura à população. A plataforma será apresentada oficialmente pelo prefeito Adriano Diógenes na próxima terça-feira, 22, às 9h, na Câmara Municipal, e está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, empresa de soluções tecnológicas governamentais.

“A tecnologia digital na gestão pública visa à economia de recursos financeiros, materiais e humanos e à transparência e acesso à informação com segurança para todos os cidadãos e setores envolvidos”, explicou o Secretário Municipal de Administração, Marcondes Paiva, adiantando que a população terá acesso a serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.

De acordo com estimativas, a informatização de todos os processos da gestão pública municipal de Guamaré deve gerar uma economia para os cofres da prefeitura perto de R$ 800 mil ao ano. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel.

Segundo adiantou a Secretaria Municipal de Administração, por decreto digital, que será assinado pelo prefeito Adriano Diógenes durante o evento, já na plataforma Guamaré Digital, a partir do dia 22 de outubro, nessa terça-feira, todos os órgãos do município estarão integrados e aptos a tramitar os processos e documentos em meio virtual.

Com essa transição, memorandos, ofícios, circulares, registro de protocolos, processos, liberação de alvarás e licenças ambientais passam a tramitar na plataforma Guamaré Digital. A empresa 1Doc está capacitando servidores públicos municipais e monitorando todo o processo de implantação do projeto.

A título de informação. Blog pouco atualizado.

Meus caros, minhas caras…

Muitos leitores estão questionando o por que da falta de atualização diária do Blog, eu estou finalizando meu segundo curso superior, desta vez o curso de Serviço Social, digamos que estou em 95% de conclusão, por esse motivo, o Blog Valdemar Tibá é muito pouco ou quase nada atualizado.

A chance de um post é remota, mas, sempre que dá, eu postarei como venho postando.

Durante pouco mais de 15 dias viverei uma espécie de montanha-russa. Uma experiência a que me propus e que espero seja fortuita e valiosa. Sei que será.

Afetos, medos, dores, amores, vida que segue, vida que resta, tudo junto e misturado. Uma busca às vezes conjunta, às vezes solitária. Passado, presente e futuro estarão no mesmo plano.

Dias compridos (com 17 horas de sol), noites intermináveis (ainda que bem curtinhas).

Nos veremos diariamente em breve. Ou a qualquer momento em edição extraordinária. 

Leitores amigos, fiquem em paz e bem. Leitores inimigos, desfrutem da crise de abstinência destes dias sem blog e blogueiro com serenidade.

MPF diz que União é omissa sobre manchas de óleo.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, uma ação coletiva entre os noves estados nordestinos atingidos pelas manchas de óleo. O processo pede que a Justiça Federal adote, em 24h, um plano de emergência sobre a situação.

Ao todo, as manchas já atingiram 187 localidades da região, atingiu, ao menos, 12 unidades de conservação do país, afeta o turismo e as comunidades pesqueiras.

Para o MPF, a União está sendo omissa ao protelar medidas protetivas e não atuar de forma articulada no Nordeste, dada a gravidade do acidente e dos danos causados ao meio ambiente.

A medida de emergência seria o acionamento do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas, que prepara o país para casos justamente como o que afeta a costa do Nordeste.

quinta-feira, outubro 17, 2019

Maracanã sediará final da Libertadores de 2020.

O Estádio Jornalista Mário Filho, o popular Maracanã, será a sede da final da Taça Libertadores da América em 2020. A decisão foi anunciada, nesta quinta-feira (17), pela Conmebol.

Construído para a Copa do Mundo de 1950, o tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro venceu outros sete concorrentes. Entre eles os brasileiros: Mineirão, Morumbi, Beira-Rio, além das arenas do Grêmio e do Corinthians.

O Maracanã somente uma vez na história foi palco de uma volta olímpica pela Libertadores. Em 2008, com os equatorianos da LDU superando o Fluminense, após uma decisão por pênaltis.

O formato das competições sul-americanas mudou este ano, seguindo o modelo europeu. Flamengo e Grêmio de um lado e River Plate e Boca Juniors do outro estão na briga para ir à final no Estádio Nacional de Chile, em Santiago.

A Conmebol também avisou que a decisão da Copa Sul-americana em 2020 será em Córdoba, na Argentina. Este ano, Cólon, da Argentina, e Independiente Del Valle, do Equador, jogam a final no Defensores Del Chaco, no Paraguai.

TV Brasil transmite Jogos Mundiais Militares.

A TV Brasil transmite a cerimônia de abertura da sétima edição dos Jogos Mundiais Militares nesta sexta-feira (18), ao vivo, a partir de 8h55, na telinha e nas redes sociais. A emissora pública mobilizou diversas equipes para essa cobertura esportiva especial.

O canal vai exibir o programa diário Jogos Mundiais Militares 2019 com os principais resultados da competição que ocorre em Wuhan, na China, entre os dias 18 e 27 de outubro. Com 30 minutos de duração, a produção vai ao ar de segunda a sexta, às 19h45, e aos sábados e domingos, às 20h30. O público pode interagir pelas redes socias por meio da hashtag #JogosMilitaresNaEBC.

Para acompanhar de perto as principais disputas envolvendo atletas do país, a TV Brasil tem autorização para uso dos direitos de transmissão. A emissora pública enviou para a China o repórter Igor Santos e o repórter cinematográfico Rodolpho Rodrigues que trazem as notícias das provas mais importantes.

Com cerca de duas horas e meia de duração, a solenidade de abertura dos Jogos Mundiais Militares será transmitida pelos jornalistas Sergio du Bocage, Paulo Garritano e Wagner Gomes. A transmissão da cerimônia tem a participação da tenente, historiadora e desportista Rachel Motta e do sargento Francisco Portela, um dos militares com maior número de participações pela seleção de futebol do Brasil no evento.

O telejornal Repórter Brasil, de segunda a sexta, às 20h15, e o programa esportivo Stadium, de segunda a sábado, às 21h, trazem a cobertura jornalística da competição e reportagens especiais feitas diretamente da China.

A atração diária especial sobre os Jogos Mundiais Militares 2019 será apresentada pelos jornalistas Carlos Molinari e Vanessa Leda. O programa vai trazer imagens das provas mais relevantes do dia e um resumo dos resultados da competição que reúne uma delegação com cerca de 350 atletas brasileiros na luta por medalhas em 29 modalidades. O país será representado por integrantes das Forças Armadas e de forças auxiliares, como policiais militares e bombeiros.

Um time de comentaristas analisa o desempenho dos competidores brasileiros nas disputas. A produção esportiva vai ter a participação dos jornalistas Fabio Lisboa, Sergio du Bocage e Wagner Gomes, do Rio de Janeiro, e de Juliano Justo, Lincoln Chaves e Willian Douglas, de São Paulo.

Bolivianos vão às urnas no domingo para eleger presidente.

Neste domingo (20), a Bolívia terá eleições para a escolha de presidente, vice-presidente e para a renovação dos cargos legislativos (senadores e deputados).

O atual presidente, Evo Morales, concorre ao quarto mandato consecutivo, com uma candidatura à reeleição questionada pela oposição.

Em fevereiro de 2016, Morales perdeu nas urnas um referendo sobre a possibilidade de reeleição. Os bolivianos votaram pelo "não", com 51,3% dos votos. No entanto, uma decisão do Tribunal Constitucional, em 2017, habilitou Morales a seguir concorrendo à reeleição indefinidamente, alegando que é um direito humano o de "eleger e ser eleito".

A oposição diz que Morales está desrespeitando o voto e a escolha dos cidadãos no referendo de 2016.

Delegado Waldir derrota Eduardo Bolsonaro e continua líder do PSL na Câmara.

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados confirmou a manutenção do deputado Delegado Waldir (GO) como líder do PSL na Casa. Uma lista com 29 assinaturas foi validada e manteve o parlamentar no cargo.

Ontem (16), o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) apresentou duas listas para assumir a liderança do partido: a primeira às 21h50 e a segunda às 22h27. Ambas continham 27 assinaturas, das quais 26 foram confirmadas na primeira lista, e 24, na segunda. Já a lista de assinaturas apresentada ontem por Delegado Waldir foi apresentada às 22h18, com 31 assinaturas – das quais 29 foram confirmadas.

A definição da liderança foi assegurada após validação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na manhã desta quinta-feira (17), o parlamentar afirmou que a decisão sobre o líder do PSL caberia à Secretaria-Geral da Mesa da Casa. 

“É decisão da Secretaria-Geral da Mesa. É o que diz o regimento”, afirmou Maia ao deixar o Ministério da Economia, após reunião com o titular da pasta, Paulo Guedes, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para debater a agenda de governo pós-aprovação da reforma da Previdência. 

Ministério investiga Facebook por violações à privacidade.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu novo processo contra o Facebook para investigar supostas violações à privacidade e proteção de dados não somente de usuários da plataforma como de outros indivíduos. O Facebook tem até 10 dias para responder à notificação. Segundo o órgão, se comprovadas as violações, a empresa pode pagar multa de até R$ 10 milhões.

A Senacom apura supostos abusos no tratamento de dados sensíveis. Entre eles estariam informações de saúde como frequência cardíaca e ciclo menstrual, conteúdos de mensagens e e-mails privados e localização dos usuários. O tratamento irregular envolveria inclusive registros de pessoas que não são usuários da plataforma.

RN cria 13.344 mil vagas de empregos em setembro.

O Rio Grande do Norte apresentou saldo positivo de empregos formais em setembro. Foram criadas 13.344 mil vagas, contra 10.859 demissões, resultando num saldo de 2.485 novas vagas. Em termos percentuais, foi o nono estado que mais empregou, com alta de 0,59% e o 16º em quantidade. Os dados são da mais recente edição do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. 

Em todo o país foram geradas 157.213 vagas de empregos formais em setembro, sendo o melhor setembro desde 2013, quando foi registrado resultado positivo de 211.068 vagas e a região Nordeste apresentou o maior saldo positivo em setembro, com a oferta de 57.035 postos.

No acumulado de 2019, o Rio Grande do Norte a alta é menor que o mês de setembro ficando em 0,48% já que, desde janeiro foram abertos 113.037 postos de trabalho, mas 110.997 demissões, resultando num saldo de 2.040 vagas. Quando se trata do acumulado dos últimos doze meses, o resultado é melhor. Neste período, foram criados 148.595 empregos e 144.575 demissões, com alta de 0,95% em relação ao período de setembro de 2017 a setembro de 2018.

Bolsonaro não vai mais indicar filho para Embaixada, diz revista.

A crise do PSL e a falta de votos no Senado fizeram o presidente Jair Bolsonaro suspender os planos de indicar o filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro, para o posto de embaixador em Washington/EUA. As informações são do site da REVISTA ÉPOCA.

Segundo a publicação, interlocutores diretos de Eduardo afirmaram que é “zero” a chance de Bolsonaro enviar a indicação em 2019 e duas fontes teria confirmado e avaliado que, se sair a indicação, seria mais próxima do fim do mandato do deputado, em 2022.

Nesse contexto, Bolsonaro deverá atribuir a desistência exclusivamente à necessidade de ter Eduardo ajudando na articulação política. Oficialmente, o discurso será de que Eduardo teria maioria no Senado.

Ministério da Cidadania lança Município + Cidadão no Nordeste.

O Ministério da Cidadania lançou nesta quinta-feira (17), em Aracaju e em Maceió, o programa Município + Cidadão. Com parceria de prefeituras e governos estaduais, a iniciativa vai estimular a prática de atividades como festivais de música, dança e audiovisual, além de jogos escolares municipais e ações para geração de emprego e renda. Os municípios que se destacarem na implementação das ações serão premiados.

Na disputa dos prêmios, os municípios serão agrupados de acordo com a densidade populacional, considerando aqueles com até 20 mil habitantes; os que vão de 20.001 a 50 mil; os que têm de 50.001 a 100 mil habitantes; os que vão de 100.001 a 500 mil e os que têm mais de 500 mil habitantes. As cidades que promoverem o voluntariado nas atividades relacionadas ao prêmio somarão um ponto extra na apuração final.

Para participar, devem ser cumpridos requisitos como ter aderido ao Plano Progredir e ao Criança Feliz. No caso do Criança Feliz, mesmo o município não sendo elegível, pode solicitar a participação no programa. Além disso, a cidade deve fazer compras institucionais da agricultura familiar e firmar um compromisso para realização de diagnóstico sobre a situação dos dependentes químicos em tratamento no município. http://www.cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao

De acordo com o Ministério da Cidadania, serão lançados ainda editais específicos com outras atividades para as diferentes áreas abrangidas pela pasta (cultura, esporte e desenvolvimento social), que também somarão pontos.

Maior concentração de sarampo no RN em Natal e Currais Novos.

Oitenta e dois casos com suspeita de sarampo foram notificados no Rio Grande do Norte até o dia 12 de outubro. A informação é da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Desse total, permanece o número de quatro casos confirmados, 25 casos foram descartados e 53 estão em investigação.

Novamente, a maior concentração dos casos em investigação está na 7ª região de saúde (Região Metropolitana de Natal), na capital potiguar, e na 4ª região de saúde (Região do Seridó), destacando-se o município de Currais Novos.

Segunda instância: Toffoli diz que julgamento não termina nesta quinta.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse ontem (16) que o julgamento sobre a validade da prisão em segunda instância deve se estender até a semana que vem. Segundo Toffoli, na sessão desta quinta-feira (17), quando o caso começará a ser analisado, somente as manifestações das partes envolvidas no processo serão ouvidas. Os votos serão proferidos na sessão da próxima quarta-feira (23).

A partir de hoje, a Corte vai julgar definitivamente três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.

Os processos discutem até onde vigora a presunção de inocência prevista na Constituição, se até a confirmação da condenação criminal em segunda instância da Justiça, ou se até o chamado trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos sequer nos tribunais superiores, em Brasília.

O assunto é polêmico dentro do próprio Supremo, onde já foi levado ao menos quatro vezes a plenário desde 2016, quando houve mudança no posicionamento da Corte, e a prisão em segunda instância foi autorizada. No entanto, em todas os casos, as decisões não foram definitivas. De 2009 a 2016, prevaleceu o entendimento contrário, de modo que a sentença só poderia ser executada  após o Supremo julgar os últimos recursos.

De acordo com Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 4,9 mil pessoas condenadas à prisão em segunda instância podem ser beneficiadas caso o STF decida pelo cumprimento de pena somente após o trânsito em julgado.

Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer.

O Senado aprovou ontem quarta-feira (16) o projeto de lei que fixa prazo de 30 dias para a realização de exames de diagnóstico de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para sanção presidencial.

O texto estabelece um limite de até 30 dias para realização dos exames necessários nos casos em que tumores cancerígenos sejam a principal hipótese do médico. O prazo somente será aplicado quando houver solicitação fundamentada do médico responsável. 

O dispositivo altera a lei atual, que estabelece o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei 12.732/12). 

O relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), ressaltou que o tempo de identificação da doença impacta no tratamento e na sobrevida do paciente. 

“Casos mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro tratamento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início. Em resumo, o momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença”, disse Trad.

O senador citou que estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), durante o ano de 2018, indicam que ocorreram 300.140 novos casos de neoplasia maligna entre os homens e 282.450 entre as mulheres. Os últimos dados de mortalidade por câncer disponíveis são que 107.470 homens morreram por ano pela doença e 90.228 mulheres. Segundo Trad, são números realmente expressivos, que geram preocupação nas autoridades sanitárias. 

“Sabe-se que o mais importante gargalo para a confirmação do diagnóstico de câncer está na realização dos exames complementares necessários, em especial dos exames anatomopatológicos, sem os quais não é possível dar início aos regimes terapêuticos estabelecidos”, disse o parlamentar.

Governo estadual publica edital para empresas contratarem mão de obra de presos no RN.

O governo estadual publicou o edital de convocação para empresas se credenciarem no processo seletivo para utilização de mão de obra dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. A chamada foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 17, pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). 

A secretaria busca empresas e sociedades da organização civil que queiram profissionalizar, capacitar, qualificar e ressocializar os apenados por meio da prestação de serviços.

Os presos que trabalharem nesse projeto ainda terão remissão de pena, em um sistema no qual a cada três dias trabalhados reduzem um dia da pena. A remissão está nos termos da Lei de Execução Penal, que não reduz o total da pena a ser cumprida, mas adianta benefícios como a progressão de regime e o indulto.

O salário recebido pelo detento será dividido em três partes: 25% irá para uma poupança que poderá ser utilizada por meio de alvará judicial, extinção da pena ou liberdade condicional; 25% para o Estado; e 50% para a família.

Sobe para 4 número de mortes no desabamento de prédio em Fortaleza.

Aumentou para quatro o número de mortos no desabamento do Edifício Andréa, na cidade de Fortaleza. No início da manhã desta quinta-feira (17), as equipes do Corpo de Bombeiros retiraram dos escombros o corpo de homem ainda não identificado, segundo informação do comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Luís Eduardo Holanda, que coordena as operações de busca na área do desabamento.

O coronel informou também que, com o resgate desse quarto corpo hoje, restam ainda seis pessoas desaparecidas. “Continuamos trabalhando com seis pessoas a serem encontradas. Estamos Trabalhado agora em busca de uma possível sinalização, atuando em um ponto onde possam existir pessoas ainda vivas”, disse o comandante em entrevista à imprensa.

Um grupo de 130 bombeiros, divididos em várias equipes, com o apoio de voluntários, trabalha ininterruptamente no local.

Além da retirada desse corpo nas primeiras horas de hoje (17), estão confirmadas as mortes de Frederick Santana dos Santos, de 30 anos; Izaura Marques Menezes, de 81 anos; e de uma mulher, ainda não identificada, cujo corpo permanece sob os escombros.

O Edifício Andrea, localizado no cruzamento da Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, desmoronou na manhã de terça-feira (15). As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.

Bolsonaro é gravado articulando derrubada de líder do PSL na Câmara.

O presidente Jair Bolsonaro foi gravado na tarde de ontem quarta-feira, 16, pedindo apoio de deputados do PSL para destituir o líder da sigla na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), que foi deposto horas depois, para entrada de Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente. O áudio da conversa foi publicado pela revista Época.

“Estamos com 26 [assinaturas], falta uma assinatura para a gente tirar o líder e colocar o outro. A gente acerta. Entrando outro agora, dezembro tem eleições para futuro líder. A maneira como tá, que poder tem na mão atualmente o presidente, o líder aí? O poder de indicar pessoas, de arranjar cargos no partido, promessa para fundo eleitoral por ocasião das eleições, é isso que os caras têm. Mas você sabe que o humor desses caras de uma hora para a outra muda”, afirmou Bolsonaro a um interlocutor desconhecido.

A fala segue: “numa boa, porque é uma medida legal… Eu nunca fui favorável à lista não, sou favorável a eleição direta, mas no momento você não tem outra alternativa, só tem a lista”.

Bolsonaro disse que ligou para deputados insatisfeitos de seu partido. “Aqui tem 25 [assinaturas] , já falei com o [deputado General] Peternelli, vou ligar para outras pessoas. Até quem sabe que passe aí de uns números… Se fechar agora, já tem o suficiente”. 

De acordo com a revista, as gravações foram feitas de maneira oculta no Palácio do Planalto. Procurado, o governo federal não comentou o acontecimento. 

MEC libera R$ 43 milhões para universidades federais.

O secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima Júnior, anunciou ontem (16) que a pasta vai liberar R$ 43 milhões para o prosseguimento de 96 obras em andamento nas universidades federais.

Segundo o secretário, não se trata de um novo descontingenciamento, mas de uma quantia que foi remanejada no orçamento.

“Esses valores não estavam previstos e, com isso, vamos conseguir aumentar em 50% a capacidade de investimento”, afirmou Lima Júnior.

Maior avião comercial da Embraer começa a voar de Campinas a Brasília.

O maior avião comercial fabricado pelo Brasil fez ontem quarta-feira (16), pela companhia aérea Azul, o voo inaugural, partindo de Viracopos, em Campinas (SP), para Brasília. Fabricada pela Embraer, a aeronave E195-E2 tem capacidade para levar até 146 passageiros, 18 a mais que a versão anterior E195, e consumindo cerca de 25% menos combustível.

O presidente da Azul, John Rodgerson, informou que a empresa já encomendou 50 unidades do novo avião, que devem ser recebidas nos próximos dois anos. Ele disse que, hoje, a Azul voa para 105 cidades e tem a intenção de chegar a 150 destinos nos próximos cinco ano.

O voo inaugural, apenas com convidados, decolou de manhã do Aeroporto de Viracopos, um dos mais utilizados pela empresa aérea, e pousou em Brasília, onde o avião foi lançado em solenidade da qual participaram os ministros da Casa Civil, Onyx Lonrezoni, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

A partir de 8 de novembro, o E195 E2 passa a voar em duas rotas operadas pela Azul no Nordeste.

Senado aprova prorrogar apropriação de créditos do ICMS por Estados.

Senado aprovou um projeto que adia de 2020 para 2033 o prazo que governos estaduais poderão se apropriar de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A proposta segue para a Câmara e, caso não seja aprovada, de acordo com senadores, os Estados terão prejuízo ao ter que pagar créditos para empresas.

Aposta de Fortaleza (CE) ganha sozinha a Mega-Sena.

Os números sorteados foram: 01 – 11 – 34 – 36 – 44 – 56. Uma aposta de Fortaleza (CE) acertou sozinha as seis dezenas. E ganhou um prêmio de R$ 34.615. 569,28.

Metade da população do RN tem renda média de R$ 289.

A desigualdade de renda no Rio Grande do Norte, a exemplo do País, alcançou patamar recorde em 2018, aponta a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, divulgados ontem quarta-feira (16), mostram que a metade da população potiguar, quase 1,740 milhão de pessoas, tem renda média mensal per capita de até R$ 289 – o equivalente a 69% da média nacional. No Brasil, quase 104 milhões de pessoas viviam, em 2018, com R$ 413 mensais,  considerando todas as fontes de renda.

Reajuste de 16,3% para servidores do RN é rejeitada.

Foi o deputado estadual Raimundo Fernandes presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quem leu o parecer rejeitando a emenda proposta por Nélter Queiroz (MDB) que estendia o reajuste de 16,3% dos procuradores do estado para todos os servidores estaduais.

segunda-feira, outubro 14, 2019

Ministro da Justiça da Coreia do Sul pede demissão.

Em um movimento inesperado, o ministro da Justiça da Coreia do Sul, Cho Kuk, disse hoje (14) que vai renunciar ao cargo, em meio a uma investigação em andamento sobre alegações de corrupção envolvendo sua família.
 
"Julguei que não deveria acrescentar um ônus ao presidente [Moon Jae-in] e ao governo com relação aos assuntos da minha família. Acho que chegou a hora de me demitir para a conclusão bem-sucedida da resposta à acusação", disse ele em comunicado.
 
O presidente Moon Jae-in aceitou formalmente o pedido de demissão de Cho, disse Cheong Wa Dae.
 
Moon já havia expressado pesar pela decisão de Cho de pedir demissão, mas também aplaudiu seus esforços para avançar com a sua própria defesa.
 
O anúncio surpresa ocorre em meio a uma investigação mais ampla sobre a suposta corrupção da família de Cho Kuk. A suspeita é que sua esposa forjou um prêmio universitário para ajudar a filha do casal a ingressar na faculdade de medicina.
 
Também ocorre cerca de um mês depois que Cho, que anteriormente atuava como assessor presidencial de assuntos civis, foi nomeado ministro da Justiça, apesar da oposição acalorada do bloco conservador.
 
O presidente nomeou Cho para o cargo em 9 de setembro, dizendo que seria um "mau precedente" não nomear Cho apenas com base em alegações que não foram confirmadas, referindo-se a dúvidas sobre sua família.

TSE requer linhas que enviaram mensagens em massa nas eleições de 2018.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Jorge Mussi, requereu a operadoras de telecomunicações os números de linhas de quatro empresas e seus respectivos sócios. Essas firmas estão sendo investigadas pela denúncia de participação em ações de disparo em massa na plataforma WhatsApp nas eleições de 2018, supostamente beneficiando a candidatura do atual presidente Jair Bolsonaro.

Entre as operadoras de telecomunicações intimadas estão Vivo, Claro, Tim, Oi, Nextel, Algar, Porto Seguro, Datora e Terapar. As companhias de telecomunicações terão três dias para encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações previstas na determinação do ministro.

Em setembro, Mussi havia negado diligências às empresas acusadas de execução do impulsionamento ilegal para apurar a denúncia. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro negou a prática.

No início deste mês, o gerente de Políticas Públicas e Eleições do WhatsApp, Ben Supple, declarou em uma palestra durante o Festival Gabo, na Colômbia, que teria havido disparo em massa nas eleições brasileiras de 2018. “Sabemos que nas eleições do ano passado havia empresas que mandavam mensagens em grande quantidade, que buscavam violar nossas regras de serviço pra chegar a públicos maiores”, disse o executivo.

Plenário poderá votar ampliação do porte e posse de armas.

O projeto de lei que aumenta os casos permitidos de porte de armas é o destaque da pauta do Plenário para os dias 15 a 17 de outubro. Os deputados podem votar ainda duas medidas provisórias se lidos os ofícios para começarem a tramitar na Casa.

O substitutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) para o Projeto de Lei 3723/19, do Poder Executivo, diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas; permite o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovem estar sob ameaça; aumenta as penas para alguns crimes com armas; e permite a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

Grupo fará ação contra serviço militar obrigatório.

O movimento liberal Livres vai iniciar uma campanha contra o serviço militar obrigatório baseada no caso de um associado seu que foi dispensado de servir às Forças Armadas por se dizer filosoficamente contra a atividade.

Emerqui da Cruz Aguiar, 20, de Juara (MT), citou “imperativo de consciência” para ser liberado. A medida é prevista na Constituição, que atribui “serviço alternativo” a alistados que aleguem “imperativo de consciência [para exercer atividade militar]” como crença religiosa, convicção filosófica ou política.

Uma lei de 1991 estipula como serviço alternativo atividades de caráter administrativo, assistencial, filantrópico ou produtivo. Mas ele nunca foi implementado. Aguiar recebeu dispensa do serviço alternativo.

Envolvimento de agentes de saúde pode acelerar diagnóstico de câncer.

O envolvimento de agentes comunitários de saúde no fluxo de atendimento ao paciente pode reduzir o tempo para o diagnóstico de câncer e aumentar a sua chance de cura. A avaliação é da oncologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Nise Yamaguchi, que defende a fila zero no atendimento ao câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS).

O desafio, segundo ela, é ter um sistema integrado e melhorar o fluxo da paciente ainda na atenção básica.

“Acontece muito, pacientes fazem mamografia, dão alteradíssimas, mas elas não voltam para pegar o exame e ninguém vai atrás. O sistema deveria acender a luz vermelha, a equipe deveria ligar, ir atrás da paciente, se já está começando a suspeita de câncer já pode entrar no sistema”, explicou. “Com a proatividade já se resolve”, ressaltou.

País tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, diz estudo.

Estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos.

“A deficiência auditiva é uma deficiência que se agrava com o passar dos anos. E como o Brasil está passando por um processo de envelhecimento da população, hoje já temos 59 milhões de brasileiros com mais de 50 anos e, em 2050, vamos chegar com mais de 98 milhões de brasileiros com mais de 50 anos de idade, essa é uma tendência que só vai crescer”, disse Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. Completou que a “sociedade, claramente, não está preparada para isso”.

Nesse cenário de envelhecimento crescente da população brasileira, Meirelles destacou que oferecer condições de inclusão para as pessoas com deficiência auditiva é cada vez mais importante, “porque o número dessas pessoas só vai crescer”.

Governo abre inscrições para 13º Congresso de Gestão Pública do RN.

Estão abertas as inscrições para o 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN), que tem como tema central “Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas”. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead) e Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). O evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, na sede da EGRN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

O congresso é destinado, principalmente, para gestores e servidores públicos de todas as esferas do Poder Público, além de estudantes e outros profissionais. Os interessados podem se inscrever no site http://www.congesp.rn.gov.br. O investimento é de R$80 para servidores públicos e outros profissionais e R$40 para estudantes.

Todavia, servidores públicos da rede estadual podem se isentar da taxa desde que sua participação seja confirmada via ofício. A Sead expediu ofício aos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado oferecendo determinado número de vagas para participação no Congesp. Os servidores contemplados com uma dessas vagas precisarão selecionar a opção “ofício” na forma de pagamento no ato da inscrição. Após o registro, o órgão deverá enviar, para o e-mail congesprn@gmail.com, os números de inscrição e nomes completos dos servidores inscritos. Feito isso, os participantes da lista receberão um e-mail com a confirmação da inscrição.

Inscrições para processo seletivo do IBGE encerram nesta terça.

Encerram nesta terça-feira, 15, as inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para Coorenador e Agente Censitário. A seleção, organizada nacionalmente pela Fundação Getulio Vargas, tem 68 vagas para o Rio Grande do Norte sendo 32 para Coordenador Censitário Subárea e 36 para Agente Censitário Operacional. O processo seletivo vai preencher 2.658 vagas em todo o País para o Censo Demográfico 2020.

Mega-Sena sorteia nesta segunda-feira prêmio de R$ 30 milhões.

A Mega-Sena sorteia nesta segunda-feira (14) o prêmio de R$ 30 milhões. As seis dezenas do concurso 2.197 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Excepcionalmente, o sorteio será realizado hoje porque no último sábado (12) não houve extração devido ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 3,50.

Brasil bate o Japão e é campeão invicto da Copa do Mundo de vôlei.

Com uma campanha perfeita, a Seleção Brasileira masculina de vôlei garantiu o título da Copa do Mundo na manhã desta segunda-feira (14/10/2019). Ao bater o anfitrião Japão, por 3 sets a 1 (25/17, 24/26, 25/14 e 27/25), o time comandado por Renan Dal Zotto chegou à 10ª vitória em 10 jogos na competição.

O desempenho do Brasil na Copa do Mundo foi tão positivo que a equipe conquista o título antecipado tendo perdido apenas quatro sets em toda a competição.

PRF apreende quase 3 toneladas de maconha no Paraná.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2.832,7 quilos de maconha em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.
A droga era transportada em um caminhão-tanque com placas do Paraguai. O veículo foi abordado em frente à unidade operacional da PRF, na BR-277.

A droga estava escondida no interior do tanque, que precisou ser cortado por uma equipe do Corpo de Bombeiros, para ter acesso aos fardos.

A apreensão realizada na tarde desse domingo (13) é a segunda maior realizada este ano pela PRF no Paraná. A maior ocorreu em Céu Azul, no último mês de setembro, quando 4,6 toneladas da erva foram encontradas em outro caminhão-tanque.

O motorista preso, um paraguaio de 36 anos, disse inicialmente que iria até Araucária, na Grande Curitiba, para realizar um serviço de manutenção no veículo.

Não satisfeitos com as respostas do motorista, os agentes da PRF resolveram vistoriar o tanque, quando localizaram em seu interior os fardos de maconha.

Em meio à maconha foram encontrados ainda 4,1 quilos de um novo tipo de ecstasy, conhecido como champanhe rosa, uma espécie de anfetamina com efeitos mais potentes que o ecstasy. O champanhe rosa é traficado na forma de cristais.

Todo material foi encaminhou para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.