sábado, março 15, 2014

Carlos Nascimento passa por primeira cirurgia para tratar câncer.

Jornalista foi diagnosticado com câncer no reto (Foto: Divulgação)

Carlos Nascimento se submeteu a uma cirurgia na última quarta-feira (12) no Hospital Sírio Libanês para tratar um câncer no reto, diagnosticado em agosto de 2013. O jornalista fez a primeira operação, considerada um sucesso, segundo o colunista de televisão Flávio Ricco. As informações foram publicadas ontem sexta-feira (14).

O câncer foi diagnosticado tardiamente pelos médicos que se surpreenderam com o tamanho do tumor. Por causa do estágio avançado, o jornalista precisou passar por sessões de quimioterapia por tempo prolongado. Desde que descobriu a doença, ele está afastado da bancada do jornal noturno do SBT e segue em tratamento.

Após ser acusado de agressão, ex de Elba Ramalho se defende.

Cezzinha, ex-namorado de Elba Ramalho, se defendeu das acusações de agressão contra a cantora durante uma coletiva de imprensa nesta semana. “Conflitos entre casais sempre vão existir. Porém esses não se traduzem, necessariamente, em violência doméstica”, falou, garantindo, inclusive, que a cantora vai apoiá-lo na Justiça caso seja necessário.

“No vídeo, Elba estava ajudando pessoas e relatou inúmeros relacionamentos, unicamente para testemunho de vida, não surgindo nenhuma acusação ou mesmo queixa sobre o nosso amor”, opinou o sanfoneiro.

Procurada por Purepeople, Elba prefere não comentar o relato de agressão. “Não vou falar sobre isso, pois já faz muito tempo. Está tudo certo com a gente”, disse.

Entenda o caso
Solteira há quase três anos, desde que se separou do músico Cezzinha, Elba Ramalho está de novo em meio à polêmica com o ex-namorado. Em um vídeo que circula na internet, retirado de um testemunho dado em um encontro com fiéis da Igreja Católica, a cantora afirma que apanhava do músico, que trabalhava em sua banda.

“Ele bebia, ficava agressivo. A gente se batia. Eu, que não mato nem um mosquito, já estava no ponto de explodir.Ele dava uma e eu dava cinco. Ou seja, eu tinha caído. Eu estava na boca da fornalha”, afirmou ela, no vídeo que tem quase 100 mil visualizações no YouTube.

No mesmo testemunho, ela afirma que a relação dela com o sanfoneiro “era carne pura, não existia nada de alma”. Elba também diz que estava “na decadência do relacionamento” e que rezou para que Nossa Senhora afastasse o músico dela. “Não posso dizer que ele era uma psicopata, seria um pecado meu, não posso julgar. Estava muito apaixonada. Você fica aprisionada”, confessa.

Procurada por Purepeople, Elba prefere não comentar o relato de agressão. “Não vou falar sobre isso, pois já faz muito tempo. Está tudo certo com a gente”, disse.

Leia na íntegra/Confira vídeo com depoimento de Elba Ramalho 

Malásia conclui que avião foi sequestrado.

Foto meramente ilustrativa

Após uma semana de buscas pelo Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, o governo da Malásia confirmou na madrugada deste sábado, 15, que investigadores concluíram que um dos pilotos ou outra pessoa no avião com experiência de voo sequestrou a aeronave. O voo MH370 partiu de Kuala Lumpur para Pequim e desapareceu com 239 passageiros e 12 tripulantes bordo.

À agência AFP, um funcionário do governo malaio envolvido nas investigações afirmou que uma pessoa com conhecimento de rotas aéreas e da posição dos radares pode ter desviado o avião. “Inevitavelmente seria um piloto experiente, competente e ativo. Essa possível pessoa saberia muito bem como evitar os radares civis, como se tivesse estudado muito bem o assunto”, afirmou.

Mais cedo, especialistas americanos envolvidos na investigação disseram que o avião sofreu uma significativa mudança de altitude após perder contato com as torres de controle e alterou seu curso mais de uma vez enquanto ainda estava sob o comando do piloto.

Ao New York Times, as fontes disseram que os sinais de radares gravados pelo Exército malaio mostram que a aeronave teria chegado a 45 mil pés (13.716 metros) – 2 mil pés acima da altitude permitida ao modelo – depois de desaparecer dos radares civis e fez uma curva acentuada para oeste. A empresa de comunicação por radar britânica Inmarsat afirmou ter registros de sinais operacionais enviados pelo avião depois de desaparecer. Os dados, segundo ela, podem ajudar a estimar a localização da aeronave, procurada agora no Oceano Índico.

O vice-presidente da Inmarsat, David Coiley, disse que o aparelho estava equipado com um sistema de sinalização da empresa que continuou enviando “mensagens operacionais”. Segundo Coiley, foram registradas várias mensagens depois do último contato do aparelho com um radar. As mensagens pararam mais tarde, mas o executivo não quis especificar quando ou quantas delas foram captadas.

O mistério em torno do caso, um dos mais intrigantes da história da aviação, já havia aumentado após a informação de que a aeronave teria deliberadamente sido desviada. A possibilidade foi apontada primeiro por fontes familiarizadas com a investigação, à agência Reuters, reforçando suspeitas de um ato criminoso.

De acordo com essas fontes, um avião não identificado seguiu uma rota entre dois pontos de balizamento definidos. Isso sugere que ele estava sendo pilotado por alguém com formação em aviação. A última vez em que a aeronave foi detectada por um radar militar, ela sobrevoava a costa noroeste da Malásia.

O deslocamento mostra que o avião viajava na direção das Ilhas Andaman, arquipélago que pertence à Índia, entre o Mar de Andaman e a Baía de Bengala. As investigações estariam focadas cada vez mais na teoria de que alguém que sabia pilotar desviou o avião deliberadamente. O governo malaio, no entanto, não sabe quem sequestrou e nem onde está o avião.

Segundo a CNN, há indícios de que o avião caiu no Oceano Índico. Desde a semana passado, várias hipóteses foram levantadas. Inicialmente, as autoridades descartaram uma sabotagem, mas novas informações indicaram que a hipótese criminal havia se tornado o principal foco. Ganharam força os cenários de pirataria e suicídio. Especialistas levantaram a hipótese de que um dos pilotos ou alguém com experiência de aviação teria cometido suicídio.

Um especialista americano já havia afirmado que os investigadores examinavam a possibilidade de “intervenção humana” ou “ato de pirataria”. Ele não descartou também a possibilidade de que o aparelho tenha pousado em algum lugar. (Estadão/ NYT, AP e REUTERS)

Uso de cigarro eletrônico pode impulsionando a luta contra o tabagismo.

 Cigarro eletrônico no combate ao tabagismo

É sem dúvida uma grande mania entre os franceses: deixar de fumar o cigarro convencional pelas tragadas em um ‘cigarette électronique’, ainda que seja somente em um momento ou outro do dia. Mas, segundo o Observatório Francês das Drogas e da Toxicodependência (OFDT), este fenômeno pode estar contribuindo também para a diminuição do consumo do tabaco, se mostrando até mais eficaz que os tratamentos convencionais.

Atualmente, aproximadamente 13 milhões de franceses fumam regularmente (mais de 20% da população). Mesmo com as diversas campanhas do governo e de instituições contra o tabagismo, além do reajuste recorrente dos preços e aumento dos impostos, o número de fumantes não apresentava queda.

Mas a situação parece começar a mudar. Um estudo apresentado pelo OFTD constatou que houve uma queda significativa na venda dos cigarros convencionais, que em 2013 chegou a recuar 6,2% em relação a 2012 (7,6% se consideradas somente as principais marcas de cigarro). Outra informação importante do observatório é que houve uma diminuição também no número de pessoas que buscam clínicas para parar de fumar: a média do ano passado foi de 13,2 novos pacientes por mês, contra 15,2 em 2012.

Desde que começou a ser vendido na França, o cigarro eletrônico trouxe consigo um grande debate, principalmente sobre os riscos que ele poderia representar à saúde, por conter, além da nicotina, outras substâncias como conservantes, essências, etc. Médicos e demais pesquisadores começaram a estudar quais os efeitos o produto gerava e em qual proporção ele seria melhor ou pior que o cigarro convencional.
Alguns especialistas afirmam que o cigarro eletrônico não representa uma solução ao tabagismo, mas sim uma maneira de fingir que está parando de fumar, quando na verdade continua a ingerir a nicotina. Mas há quem acredite no contrário. Segundo Albert Hirsch, pulmonologista e diretor da Liga Nacional contra o Câncer, “pela primeira vez, com o cigarro eletrônico, temos uma ferramenta que leva a uma redução da exposição aos efeitos nocivos dos cigarros tradicionais e, portanto, a redução do risco”, afirmou.

MP ajuíza 2ª ação de improbidade contra governadora do RN em 1 mês.

O Ministério Público Estadual ajuizou ontem sexta-feira (14) a segunda ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a governadora Rosalba Ciarlini em menos um mês. Desta vez, o órgão ministerial aponta que a Chefe do Executivo Estadual e o secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues, "manipularam" dados do orçamento para justificar a redução dos valores repassados aos poderes legislativo, judiciário, Tribunal de Contas do Estado e MP. A ação, assinada procurador-geral Rinaldo Reis Lima, se refere à diminuição de 10,74% dos duodécimos recebidos mensalmente pelos poderes.

O Ministério Público pede a condenação da governadora com base na lei da improbidade administrativa. As sanções são ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

De acordo com o MP, enquanto cortavam verba dos demais poderes, a governadora e o Secretário não economizavam na execução de seu próprio orçamento, não adotando  medidas constitucionalmente previstas. O órgão ministerial cita medidas a redução de pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança  e exoneração de servidores não estáveis.

“A Chefe do Executivo agindo em sentido oposto ao que lhe determina a lei no tocante à responsabilidade fiscal, durante praticamente todos os meses do exercício de 2013, nomeou mais cargos comissionados do que exonerou”, diz a ação. O MP ressalta que a situação foi agravada ainda mais no exercício financeiro de 2014, quando o repasse do duodécimo deixou de ser repassado integralmente.

"Ou seja, já no primeiro mês do exercício financeiro deste ano de 2014, a Governadora e o Secretário, recusando-se a cumprir às leis e sem qualquer ato formal, repassaram aos Poderes e Instituições somente os valores que quiseram e não aqueles previstos na Lei Orçamentária Anual de 2014, sancionada pela própria Governadora Rosalba Ciarlini", afirma a nota enviada pelo MP.

Novo secretário de Segurança do RN é empossado.

Posse Sec.de Segurança_Demis Roussos (6)

A governadora Rosalba Ciarlini deu posse do novo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, General Eliéser Girão Monteiro Filho no final da manhã de ontem sexta-feira (14), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. Estiveram presentes todos os quadros de comando da segurança pública do Estado e secretários de diversas pastas. O General Monteiro é natural de Fortaleza (CE) e é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima.

Quatro em cada cinco homens com câncer de cabeça ou pescoço são fumantes.

Cigarro: Maioria dos homens com câncer de boca, laringe ou faringe fuma, diz Icesp

Pouco mais de quatro em cada cinco homens (83%) atingidos por um câncer localizado na cabeça ou pescoço — como na boca, faringe ou laringe — são fumantes, revelou um levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) divulgado nesta sexta-feira. De acordo com o órgão, 75% dos casos desses tumores acometem o público masculino, principalmente os pacientes acima de 50 anos.

O estudo ainda mostrou que, entre os homens que recebem tratamento no Icesp contra câncer de cabeça ou pescoço, 60% apresentam tumores localizados na boca e os outros 40%, na faringe ou laringe.

Segundo Marco Aurélio Kulcsar, chefe da Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, além do tabagismo, o consumo excessivo de álcool é um importante fator de risco desses tipos de câncer. “Quase 60% dos nossos pacientes com essas doenças são etilistas (bebem exageradamente)”, diz.

Kulscar explica que, embora a detecção precoce de cânceres de cabeça e pescoço seja possível, é comum que os sintomas passem despercebidos pelos pacientes. Por isso, é importante ficar atento a sinais como manchas brancas na boca, nódulos no pescoço, mudanças persistentes na voz e dificuldades para engolir. Além disso, não fumar, não exagerar na bebida alcoólica e evitar alimentos gordurosos ajuda a evitar a doença.

Resultado provas discursivas do concurso Caern será divulgado na próxima segunda.

Esta previsto para esta segunda-feira(17) a publicação do resultado das provas discursivas do concurso 2014 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) pela Funcern. O resultado será divulgado no site da banca, www.funcern.br.

O Concurso tem provimento da vagas para Agente/Assistente Administrativo, Economista, Engenheiros Civil, Eletricista e Mecânico. Além da prova escrita aplicada no dia 09 deste mês, os candidatos classificados após a correção das provas discursivas passarão pela fase de prova de títulos, conforme previsto no edital que está disponível no site da Funcern.

Posse de novos ministros de Dilma será na segunda-feira.

As mudanças da segunda etapa da reforma ministerial anunciada pela presidenta Dilma Rousseff ocorrem nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Pesca e Aquicultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo.

Jovem engravida depois de ser estuprada por pai e irmão.

Promotores da Jordânia, à leste do Iraque,  acusaram um homem de 40 anos e seu filho de 16 anos de idade por estuprarem a irmã mais velha do garoto.

A investigação veio à tona depois que ela deu à luz uma menina em um hospital em Amã. “Ela disse que seu pai e seu irmão a estupraram repetidas vezes”, informou uma autoridade judicial local.


“Os dois suspeitos confessaram o crime. Testes de DNA provaram que a menina era filha do irmão da vítima”, alegam as autoridades.

Os suspeitos podem pegar até 20 anos de prisão quando forem julgados em audiência no tribunal.

Segundo publicação do jornal Emirates247, as estatísticas oficiais do ano passado mostraram que um terço dos três milhões de jovens, em idade escolar, da Jordânia já sofreram abuso sexual e cerca de 80% já experimentaram alguma forma de violência física.

Sistema para bloquear CELULARES PIRATAS começa a funcionar SEGUNDA FEIRA.

Celulares “xing ling”, aparelhos piratas ou mesmo originais não certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são alvo de um sistema de bloqueio desenvolvido pelas operadoras telefônicas no país que começa a funcionar a partir desta segunda-feira (17). A expectativa é de que os eletrônicos continuem a operar normalmente pelo menos até setembro, quando as desativações devem efetivamente começar. Até o prazo, o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga) apenas montará um banco de dados com informações sobre os equipamentos já em uso no Brasil. 
A medida abrange todos os celulares com chip e que acessam a rede móvel das operadoras, além de tablets e máquinas de cartão de crédito não registradas pela Anatel. Além de coibir a irregularidade do funcionamento dos aparelhos piratas, geralmente fabricados na China, a regra também pretende evitar a fraude e o roubo dos eletrônicos. Informações do G1.

'Não é possível um piloto desligar todos os sustemas de comunicação', diz especialista.

Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur
Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur

O avião desaparecido voou por mais algumas horas após sua última localização revelada, diz Joselito Souza, engenheiro com mais de 20 anos de experiência em manutenção de aviões e que desde 1996 trabalha com o modelo Boeing 777, o mesmo utilizado no voo MH370 que desapareceu no último sábado com 239 pessoas a bordo. Em entrevista ao site de VEJA, o especialista, que também trabalhou como consultor do Boeing 777 para o desenvolvimento do jogo Flight Simulator, esclareceu dúvidas técnicas que surgiram no decorrer das buscas. Afirmou também que é “praticamente impossível o piloto desligar todas as formas de comunicação da aeronave”, pois muitas são automáticas e independem da ação humana. Para que tais sistemas parassem, o avião teria de ter caído ou explodido no ar. O especialista salienta, contudo, que não é possível saber o que houve de fato – uma vez que não há quaisquer vestígios da aeronave. Ainda segundo Souza, é praticamente impossível que uma aeronave exploda sem deixar rastros.

“Há apenas alguns sistemas que ficam sob controle do piloto e podem ser desligados. O transponder [aparelho de identificação das aeronaves que emite um sinal para os radares] é um deles. É possível ficar invisível ao radar. Mas não é possível o piloto desligar o todo sistema que envia informações sobre a situação do avião para outras fontes”. De acordo com Souza, o envio de dados necessariamente vai para a companhia aérea e, dependendo do contrato da empresa com a fabricante da aeronave, as informações também são enviadas para a Boeing e para a fabricante dos motores. As informações enviadas para as companhias independem da vontade do piloto. Nesta quinta, o Wall Street Journal revelou que o avião teria voado por cerca de quatro horas após sumir dos radares. As autoridades malaias negaram a informação.

O especialista crê que o transponder realmente possa ter sido desligado e isso explica seu último ponto de localização captado pelos radares, sobre o Mar do Sul da China, cerca de uma hora após a decolagem em Kuala Lumpur. E crê também que o avião seguiu voando após o desligamento do aparelho. “Parece-me que não há um comando centralizado para revelar as informações. Então, cada autoridade do país [Malásia] fala o que quer para imprensa. O Wall Street Journal é um jornal extremamente confiável e não teria motivos para inventar uma história dessa gravidade”, afirma Souza. “Não tenho conhecimento desse desencontro de informações na história da aviação.

sexta-feira, março 14, 2014

Após polêmica, jornalista do SBT Rachel Sheherazade é denunciada por apologia ao crime.

Jornalista é denunciada na Justiça (Divulgação)
Rachel Sheherazade, 40, está sendo investigada pela Justiça por apologia ao crimedepois da polêmica na qual se envolveu ao opinar sobre um caso de violência contra um adolescente.

Segundo o site "Pure People", a deputada federal do PCdoB, Jandira Feghali, protocolou nesta terça-feira (11) uma ação contra a jornalista do SBT. Ela alega que a profissional incitou à tortura e o linchamento.

"Não se pode confundir liberdade de expressão com incitação ao crime. A gente luta pela liberdade de expressão há décadas! A jornalista fez clara menção contra os direitos humanos, propagando uma mensagem de ódio e intolerância, incitando-os na sociedade. E isso tudo com recursos públicos", afirmou a política ao veículo.

A denúncia da parlamentar se refere à opinião que Rachel emitiu no telejornal "SBT Brasil" sobre o caso de um grupo de pessoas que espancou um menor infrator no Rio de Janeiro.

Se for condenada, Rachel pode pegar detenção de 3 a 6 meses ou pagar multa, conforme prevê o Código Penal.

Desafio de leitura bíblica faz sucesso no Facebook.

Dezenas de jovens estão participando do desafio “Lançai Palavra” ou apenas “Desafio da Palavra”, uma mobilização virtual que tem como objetivo compartilhar mensagens bíblicas pela web. O desafio começou com um grupo católico de Santa Catarina como sendo uma resposta cristã ao desafio da cerveja, que tem incentivado jovens a tomarem bebidas alcoólicas. 

O primeiro a gravar um vídeo foi o padre Éderson Iarochevski, da paróquia de Rio das Antas (SC) citando Marcos 8. 34 – 35. Em entrevista ao site “Jovens Conectados” o padre Ederson, 30 anos, explicou como surgiu a ideia de adaptar o desafio. “Ser cristão é desafiar-se constantemente, para que sejamos pessoas melhores. Então o desafio ‘Lançai a Palavra’ surge com o desejo de que os jovens cristãos possam desafiar-se entre si em levar a Palavra de Deus que os tocou intimamente, e assim fazer com que a própria Leitura Orante da Palavra seja mais difundida entre eles”, disse. 

O pároco também citou os riscos do desafio “Bávaro de Cerveja” que pode incentivar o alcoolismo, pois para participar é preciso beber de uma vez 500 ml da bebida e ainda desafiar outros amigos. “Precisamos despertar nos jovens um amor verdadeiro pela Palavra de Deus. Que, sem medo e timidez, possam proclamar que o contato com esta Palavra os engrandece e os faz desejosos de ver outros tantos jovens viverem, com alegria, uma maior intimidade com a Palavra Sagrada”, afirmou o padre.

Outros internautas começaram a fazer o vídeo e em poucas semanas o desafio cristão passou a fazer sucesso e alcançou não só católicos, como também evangélicos de diversas partes do Brasil. A ideia é a seguinte: quem é desafiado precisa gravar um vídeo lendo um versículo bíblico e comentando sobre a passagem. Feito isso é preciso indicar três amigos que terão 24 horas para gravar um vídeo com o mesmo molde ou terão que doar uma Bíblia. Os vídeos podem ser postados no próprio perfil do Facebook ou no Youtube, mas os amigos precisam ser avisados para que também gravem seus vídeos. 

Entre os evangélicos encontramos o vídeo do pastor Alcione Giovanella, da Igreja de Deus, que comentou uma estatística alarmante: “Essa geração jovem agora nos próximos 10, 15 anos e 20 anos será mais propensa a ter uma dependência alcoólica crônica do que a geração passada”. O pastor também comentou sobre como essa falsa alegria tem enganado as pessoas e destacou a importância do Espírito de Deus que supre as necessidades da alma. “Você que está participando do desafio da palavra não apenas leia a Palavra de Deus, mas busque ser cheio do Espírito de Deus”.

Em 38% das casas do país, ao menos 1 pessoa acessa a web pelo celular.

Em mais de um terço dos domicílios do país (38,1%), ao menos uma pessoa acessa a internet através do telefone celular, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo mostra ainda que 40,8% das residências possuem acesso à internet e que 68% dos usuários afirmam utilizar o serviço diariamente.

A pesquisa “Sistema de Indicadores de Percepção Social: serviços de telecomunicação” ouviu moradores de 3.810 domicílios sobre temas como telefonia fixa, celular, acesso à internet, TV por assinatura e TV aberta. Segundo o Ipea, a margem de erro geral em nível nacional é de 1,34%.

No que diz respeito ao tipo de acesso à web, 32,8% afirmaram que se conectam via infraestrutura de TV a cabo, 23% via telefonia fixa e 18,3% via modem de telefonia móvel. Outros 10,6% se conectam através de banda larga via satélite, 10,2% por banda larga via rádio, 1,5% via linha discada e 3,6% por outros meios.

Os principais motivos apontados para a não contratação de serviços de acesso à internet pelos entrevistados foram: não possuir computador (59,6%), não ter condições de pagar o acesso (14,1%), não ter necessidade/interesse (8,7%) e não saber utilizar (4,3%).

O levantamento mostra que o computador está presente em 48,1% domicílios. Entre os que não possuem o aparelho, 34% dos entrevistados responderam que pagariam entre R$ 300 e R$ 800 pelo equipamento. Outros 29,3%, porém, declararam que não estão dispostos a comprar um computador.

Em relação ao preço do serviço de acesso à internet, mais da metade dos domicílios (55,2%) pagam entre R$ 31 e R$ 70.

A pesquisa também indagou sobre a velocidade de acesso contratada. Nesse item, 31,6% dos entrevistados declararam não saber qual era o pacote que haviam contratado. Nas regiões Norte e Nordeste, mais da metade dos entrevistados não sabem a velocidade que recebem da operadora.

Comperve aplica provas de concurso da UFRN neste domingo.

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) realiza neste domingo (16) as provas do concurso público para provimento de cargo técnico-administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No total, 1.899 candidatos se inscreveram para 23 vagas em diversos cargos.

Clique AQUI para consultar os locais de prova.

Segundo o edital do concurso, o acesso ao local das provas será liberado a partir das 7h20, com a apresentação do documento de identificação utilizado na inscrição. Os exames serão aplicados a partir das 8h e os candidatos terão quatro horas e meia para responder questões objetivas de Língua Portuguesa (10), Legislação (10) e Conhecimentos Específicos (30), além de uma prova discursiva (redação).

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização do exame, fornecer ou receber auxílio para a execução das provas; portar celular, relógio de qualquer tipo, gravador, receptor, máquina de calcular, câmera fotográfica, pager, notebook ou equipamento similar, ligados ou não; recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo estabelecido, entre outros fatores.

Incontinência Urinária é problema que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros.

5% da população do país, sofrem de incontinência urinária

Cerca de dez milhões de brasileiros, ou 5% da população do país, sofrem de incontinência urinária, segundo dados da Organização Mundial da Saúde  (OMS).  Incontinência urinaria é aquela vontade incontrolável de fazer xixi e que às vezes pega a pessoa de surpresa. Mulheres, homens e idosos sofrem mais com o problema, que pode ser prevenido e tratado com exercícios ou cirurgia, nos casos mais graves.

A bexiga é um órgão elástico, que pode ser enchido e esvaziado. Na maioria das pessoas, há um completo controle sobre esse armazenamento e esvaziamento, o que não ocorre na incontinência. “Perder xixi não é normal. Se isso começar a acontecer com frequência, o recomendado é buscar um médico”, alertou a ginecologista Nilma Antas Neves, professora e doutora em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com especialistas, o assoalho pélvico é um grupo de músculos de controle voluntário que se localiza na porção inferior da bacia, especificamente entre as coxas. Essa rede muscular começa no osso púbico (região baixa do abdômen), passa pelas paredes laterais dos ossos da bacia e se dirige para o cóccix (osso no início da fenda que separa as nádegas).

A função da pelve é sustentar os órgãos internos e proporcionar o correto funcionamento da uretra e do reto.

Quando esses músculos ficam frouxos ou pouco fortalecidos, podem acontecer vazamentos involuntários da bexiga ou do reto. Por isso, exercícios para fortalecer o assoalho pélvico devem ser feitos todos os dias.

Professores do Estado decidem permanecer em greve.

Em assembleia geral da rede estadual, realizada na tarde dessa quarta-feira (12), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade do movimento grevista. O impasse continua já que o Governo não enviou os projetos que atendem às reivindicações da categoria à Assembleia Legislativa. O projeto que põe fim ao prejuízo financeiro dos educadores quando do avanço na sua formação profissional já foi elaborado, mas continua engavetado.
 
A outra promessa não cumprida pelo governo que motiva a manutenção do movimento grevista é o projeto que trata da gratificação dos funcionários das escolas. Segundo o coordenador geral José Teixeira, esse plano sequer foi elaborado pela SEEC.
 
Nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, a categoria participará da mobilização da greve nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os trabalhadores em educação exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores de redução do percentual de reajuste do Piso.

Polícia prende suspeito pela morte de jornalista em Valentim Gentil.

Um homem de 20 anos foi preso ontem quinta-feira (13) em Valentim Gentil (535 km de São Paulo) acusado de matar o jornalista Hélton Souza, 28. Ele deu depoimento e ficará detido por 30 dias até a conclusão das investigações.

O crime aconteceu no dia 26 de fevereiro, mas o corpo de Souza foi encontrado somente no dia seguinte, num galpão de um recinto de exposições.

Segundo o delegado Fabrício Goulart Boschilia, 40, o jornalista marcou um encontro amoroso com Adriano Santos Oliveira, por celular, e se reuniram em uma choperia da cidade.

O delegado informou que, ali, os dois foram ao galpão que está em obras. Oliveira, porém, teria desistido da relação, conforme afirmou em seu depoimento.

O jornalista, ainda segundo o delegado, teria insistido e feito carícias no parceiro, o que teria irritado o jovem.

"Ele [Hélton Souza] recebeu uma gravata até perder os sentidos. Quando caiu, o suspeito, que é lutador de MMA, usou a camiseta da vítima para asfixiá-la, enrolando-a no pescoço e obstruindo sua boca com outra parte do tecido."

Além do suspeito, foi presa também a mulher dele, Vanessa Oliveira, que está grávida de três meses. Ambos, que ainda não têm advogado, ficarão detidos até a conclusão das investigações. Ela nega envolvimento.

De acordo com o delegado, o notebook, o toca-CD e outros objetos de Hélton Souza foram vendidos pelo suspeito a um irmão, cujo nome não foi revelado. Ele será investigado por receptação.

Oliveira é acusado de homicídio qualificado, cuja pena varia de 12 a 30 anos de prisão. Inicialmente, a polícia trabalhava com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

Taxista morre após ser assaltado e jogado vivo em rio.

Depois de ser agredido por três menores de idade, armados com facas, o taxista José Carlos de Bodas, de 59 anos, foi amarrado pelas mãos com uma corda e jogado vivo dentro de um rio em Ribeirão Bonito, no interior paulista. O corpo foi resgatado pelos bombeiros a 50 metros do local da queda.
O crime aconteceu na tarde de quinta-feira, 13, quando os criminosos pediram ao taxista para levá-los a uma fazenda da região. O taxista dirigiu pela Rodovia Luis Augusto de Oliveira (SP-215) e, em seguida, entrou em uma estrada de terra, a pedido dos menores.

Após roubar uma quantia de dinheiro não revelada, os assaltantes, que também queriam ficar com o carro, jogaram Bodas no rio. Ele despencou de uma ponte a uma altura de 6 metros. A vítima conseguiu desamarrar as mãos, mas não resistiu aos ferimentos sofridos durante a queda. O corpo foi resgatado pelos bombeiros no fim da tarde a 50 metros da ponte.

Alertada por testemunhas, que viram o taxista ser agredido ainda na cidade, a Polícia Militar apreendeu dois dos três adolescentes, um de 17 anos e outro de 15. O terceiro acusado está foragido. Depois do crime, o táxi foi encontrado em um bairro de São Carlos.

Um dos ladrões disse a um policial militar que, além do dinheiro, também queriam roubar o táxi e que mataram a vítima porque temiam ser reconhecidos. O crime chocou a PM pela brutalidade dos assassinos.

Bebê gorila nasce depois de rara cesariana em zoo da Califórnia.

Um bebê gorila nasceu num zoológico de San Diego, no estado americano da Califórnia, depois de uma cesariana. A cirurgia é rara para animais.

A pequena fêmea nasceu com dois quilos e foi colocada sob cuidados intensivos num hospital veterinário, com direito a balão de oxigênio e um gorro.

Os médicos acreditam que o procedimento foi correto, já que o feto corria risco de morrer se o nascimento fosse adiado.

A mãe, uma gorila de dezoito anos, e o recém-nascido se recuperam bem da cirurgia.

Acontece hoje em João Câmara a Conferência Intermunicipal de Proteção de Defesa Civil.

A cidade de João Câmara estará sediando nesta sexta-feira(14), a Conferência Intermunicipal de Coordenações de Proteção de Defesa Civil. O evento será realizado na Casa da Cultura de João Câmara.

Diversas cidades da região do Mato Grande estarão participando, dentre elas a cidade de Pedra Grande, que está no grupo de trabalho através do coordenador do COMDEC, Sr. Raimundo Nonato de Araújo, que estará levando aproximadamente 15 membros para o conclave.
 
Toda região deverá está presente através de suas coordenações de Defesa Civil. O coronel Acioly, do corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual, será o palestrante.

Servidores da saúde do Estado decidem entrar em greve a partir do dia 19.

Se a situação da saúde pública  é ruim, ficará pior ainda a partir do próximo dia 19, quando os servidores da saúde pública do Estado iniciam uma paralisação, conforme decisão tomada em assembleia da categoria realizada na manhã desta sexta-feira(14) em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

A paralisação, conforme ficou decidido, começará com um Ato Público de caminhada até a Governadoria. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores de Saúde do RN, os trabalhadores reivindicam o cumprimento do acordo da última greve, com o envio do Projeto de Lei com as tabelas de plano de cargos e salários.
 
Os servidores reivindicam também a realização de concurso público para repor o déficit de pessoal, reajuste salarial e a não municipalização dos serviços de saúde nos hospitais do interior, também fazem parte da pauta do movimento.

Wilma chama Rosalba de mentirosa nas redes sociais.

???????????????????????????????

Do Jornal de Hoje – A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) afirmou que a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, mentiu ao se referir ao empréstimo de 540 milhões de dólares ao Banco Mundial. Ontem, no lançamento do “RN Sustentável”, programa com os recursos oriundos do empréstimo, a governadora afirmou, segundo Wilma, que o repasse só foi autorizado este ano porque antes, na gestão de Wilma, a situação financeira do Estado não permitia. Wilma rebateu as declarações de Rosalba nas redes sociais.
Caros seguidores, a governadora Rosalba lançou ontem o programa ‘RN Sustentável’ informando inverdades que não podem ser aceitas. Rosalba disse ontem em Mossoró que o empréstimo com Banco Mundial só foi possível em 2014 porque antes a situação financeira do Estado não permitia. Faltou com a verdade. O empréstimo foi submetido à COFIEX, órgão que avalia a situação do estado para empréstimos, ainda no seu 1º ano de mandato”, disse Wilma, explicando que o processo foi originado na gestão da democrata.

Previsão de chuva neste final de semana em todas as regiões, principalmente no interior do RN.

kjsdklasjkdaskd
A EMPARN também liberou a previsão do tempo para o final de semana. Confira:
Final de semana onde as instabilidades associadas a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), deverão predominar sobre o Estado, deixando o céu com predominância de parcialmente nublado e ocorrência de chuvas em todas as regiões, principalmente no interior.

Sesc oferece 165 vagas no RN para cursos gratuitos em abril.

As inscrições para os cursos gratuitos de abril do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) já estão abertas. Até sexta-feira (14), os interessados podem se candidatar às 165 vagas em cursos oferecidos pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Nova Cruz. O edital com todas as informações está disponível no site do Sesc (clique AQUI).

Os cursos são nas áreas de culinária e de trabalhos manuais, com destaque para a decoração de roupas com temas de Páscoa, já de olho na festividade. São oportunidades de comerciários, seus dependentes e da população em geral gerarem rendas extras a partir do que foi absorvido em sala de aula.

Após o período de inscrição, ocorre o processo seletivo, que acontece de 17 a 21 e leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados é divulgada no site do Sesc RN dia 25,e as aulas têm início a partir do dia 1º de abril.

Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. No ato da inscrição, é preciso levar os seguintes documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

quinta-feira, março 13, 2014

Revista Grande Ponto será lançada no Dia da Poesia, sexta-feira, 14, na Pinacoteca do Estado.

gp03_page01
A terceira edição da Revista Grande Ponto será lançada nesta sexta-feira, 14, às 18h, durante as comemorações do Dia Nacional da Poesia, na Pinacoteca do Estado, no Centro Histórico de Natal. A publicação que vem contanto um pouco da História de Natal enfoca vários assuntos importantes da cidade.

Durante décadas escutamos e vimos publicações que o único interesse do governo americano em se instalar em Natal durante a 2ª Grande Guerra Mundial teria sido por causa da localização geográfica da cidade com relação ao continente africano. Não era bem assim. Mércia Carvalho pesquisou e descobriu que os americanos tinham outras opções e Natal foi escolhida porque, somado a essa condição, tinha também salubridade. Ou seja, era uma cidade totalmente saneada desde 1939 e servia de modelo para todo o País. A última guerra de trincheira também contabilizava muitas mortes por doenças...

O Aero Clube, segundo matéria do Jornal A República voltava-se para  “a sociedade de alta distinção e elegância”. Gabriela Siqueira conta um pouco da História desse clube criado em 1928, até hoje em funcionamento no bairro do Tirol, apesar de estar completamente desfigurado com relação a sua arquitetura original.

Rosário.
Conheça uma pouco da Igreja do Rosário, da Irmandade dos Negros, pela visão histórica e atual de Luís da Câmara Cascudo, que a descreve no seu livro A História da Cidade do Natal “como pequenina, pobre, com sua torrezinha quadrada, sua imposta no frontão, ao gosto melancólico dos velhos oratórios, e que passa sem registro nas crônicas de outrora...”

Elba Ramalho revela que apanhava do ex-namorado.

Elba Ramalho resolveu colocar a boca no trombone e revelou que era agredida fisicamente pelo ex-namorado Cezzinha.

Em um vídeo que circula pela internet, a cantora desabafa sobre o relacionamento com o músico durante uma reunião em uma igreja católica.

'Ele bebia, ficava agressivo. A gente se batia. Eu, que não mato nem um mosquito, já estava no ponto de, ele dava uma e eu dava cinco. Ou seja, eu tinha caído. Eu estava na boca da fornalha', falou.

Além disso, Elba contou que não existia sentimento entre ela e o músico, e que não conseguia se desvencilhar dos abusos.

'Não posso dizer que ele era uma psicopata, seria um pecado meu, não posso julgar. Estava muito apaixonada. Você fica aprisionada.'

Família divulga cartaz para ajudar a achar sumido após Monobloco no Rio.

A família do professor de educação física Nilton Araújo Júnior, de 30 anos, divulgou nesta quinta-feira (13) um cartaz para obter informações sobre o paradeiro dele.

Nilton é morador de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e está desaparecido desde o último domingo (9). Segundo familiares, ele saiu de casa no sábado (8) para ir à Lapa, no Centro, e foi visto por amigos pela última vez no Monobloco, no Centro do Rio.

Em uma página do Facebook onde a foto dele tem sido compartilhada, uma amiga diz que encontrou Nilton no Monobloco e ele estava com as costas arranhadas. Em um outro post, um amigo diz que ele foi visto em Ipanema, também no domingo.

Delegacia.
O irmão dele, Felipe Rodrigues, diz que a família fez um registro na 12ª DP (Copacabana), foi ao Instituto Médico Legal (IML), em diversos hospitais da cidade, em um pinel, mas não houve registro da passagem de Nilton por lá.

“No domingo, ele foi visto no Monobloco. Mas aí ele já não estava mais se comunicando com a gente. Uma das pessoas disse que ele estava desnorteado, aparentemente embriagado. Fizemos um Registro de Ocorrência, por volta das 15h. Através dos comentários no Facebook dele, descobrimos que ele também esteve em Ipanema, no domingo, e que estava desnorteado, de calça jeans, mas com uma camisa diferente da que usou ao sair de casa no sábado. É a primeira vez que ele some e não dá notícias”, disse o irmão. Via g1.

Timão vai treinar na Arena Corinthians.

O primeiro encontro entre o Corinthians e seu novo estádio, em Itaquera, está marcado para sábado. De 9h às 11h do próximo dia 15 de março, os jogadores alvinegros conhecerão o local e farão também um treinamento por lá.  

Por motivos de segurança, o Timão informa que a atividade da equipe no novo estádio não será aberta à torcida.  
 
Em reta final de construção, a Arena Corinthians, prevista para ser entregue no dia 15 de abril, está com 98% do projeto concluído. O local será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia.

Chapa Henrique, João Maia e Wilma já vêm sendo dada como certa.

chapa2014

Do Blog de Thaisa Galvão - Apurado da conversa do deputado-governadorável Henrique Alves (PMDB) hoje em Brasília, com prefeitos do PMDB no Rio Grande Norte. A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.

Dia em que, no final da noite, o ministro Garibaldi Filho embarca para dias de férias em Portugal. Ah… Da conversa com os prefeitos também: o deputado estadual Walter Alves será candidato a deputado federal.

Prefeitura de Natal publica resultado de seleção de professores; veja lista.

A Prefeitura de Natal homologou, nesta quinta-feira (13), o resultado final com a relação dos candidatos aprovados no Processo Simplificado de Seleção para Contratação Temporária. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município. Confira AQUI a lista.

As 1.229 vagas a serem preenchidas pelos profissionais são de educador infantil para os Centros Municipais de Educação Infantil, professor intérprete de Libras e professor de Libras para as Unidades de Ensino da Rede Municipal, professor de Língua Portuguesa nas escolas de Ensino Fundamental, professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dieta de fome torna as coisas piores.

Para perder gordura corporal, a pessoa precisa criar déficit calórico. Pode parecer lógico que quanto maior a restrição calórica, em dieta de fome, maior e mais rápida será a perda de peso. Mas, na verdade, quanto maior a restrição calórica, mais problemas criados.
 
A dieta de fome torna as coisas piores pelos seguintes motivos:
 
Perde-se massa muscular;
 
O corpo reduz a taxa metabólica e a mantém mais baixa por semanas após o término da dieta;
 
São tipicamente acompanhadas por reganho de peso
(às vezes, muito mais do que foi perdido);
 
Podem estimular a compulsão por comer e levar ao efeito sanfona, que é o ciclo constante de perda de peso seguida por um novo ganho.

Dilma anuncia R$ 3,8 bilhões para obras no DF, MS, PB, RN TO, MA e GO.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (13) R$ 3,8 bilhões em investimentos na área de mobilidade urbana. Os recursos, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, serão destinados a sete unidades da federação. Do total, R$ 2,2 bilhões virão do Orçamento Geral da União (OGU) e o restante virá de financiamentos público com juros subsidiados.

Os estados contemplados serão: Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Maranhão e Goiás, além do Distrito Federal.

Os investimentos anunciados hoje por Dilma fazem parte dos R$ 143 bilhões já previstos para o PAC Mobilidade Urbana.

Em evento no Palácio do Planalto, onde anunciou os recursos, a presidente Dilma Rousseff criticou a ausência de investimentos em metrôs durante as décadas de 80 e 90. “Como nós temos um atraso histórico – atraso que não é culpa dos agentes que hoje dirigem o Brasil – mas tem essa herança que recebemos. 

Temos que correr atrás do tempo. Vamos ter de diminuir essa defasagem que existe entre a necessidade da população e os investimentos”, disse.

Dilma afirmou ainda que é necessário evitar que o "atraso" em mobilidade urbana se repita em cidades médias.

“Constatar que estamos atrasados não é para a gente ficar criticando o passado. É para a gente perceber que nós temos de dar conta para que no futuro não digam isso das cidades médias”, sustentou.

Morre Paulo Goulart, aos 81 anos.

O ator Paulo Goulart morreu em São Paulo, nesta quinta-feira (13), aos 81 anos. Ele estava internado no hospital São José, na região central da cidade. Entre agosto e outubro de 2012, o artista ficou internado devido a um câncer na região entre os pulmões. A família ainda não autorizou o hospital a divulgar a causa da morte.

Ao longo de sua carreira, iniciada quando ainda era adolescente, Goulart destacou-se por seus trabalhos em novelas como “Plumas e paetês” (1980), “Roda de fogo” (1986) e “O dono do mundo” (1991). Ele também participou de filmes como “Rio zona norte” (1957), “O grande momento” (1958), “Gabriela, cravo e canela” (1983) e “Para viver um grande amor” (1983).

Justin Bieber é a celebridade mais exposta na mídia, diz Forbes.

Justin Bieber liderou o ranking organizado pela revista Forbes que listou as celebridades que estão superexpostas na mídia. Segundo a publicação, apesar de aparecer entre os jovens mais poderosos do mundo, ele teve a imagem "arranhada" pelas recentes notícias em sua carreira, incluindo sua detenção e o vídeo do interrogatório, em que aparece falando de forma arrogante.
 
A publicação informa que o aparecimento de Justin nessa lista destoa um pouca, já que a maioria dos famosos do ranking são participantes de reality show, como Kim Kardashian e suas irmãs, Kourtney e Khloe. Lindsay Lohan alcançou o terceiro lugar na lista. Ela luta para mudar a sua imagem diante do público. Recentemente, a atriz lançou um reality show no canal OWN, de Oprah Winfrey, que não alcançou um bom índice de audiência.
 
Miley Cyrus ganhou o quarto lugar no ranking. A cantora teve o auge da superexposição quando dançou com Robin Thicke durante o MTV Video Music Awards. A revista apontou ainda que as mudanças em seu visual podem ter ajudado nas vendas de sua último álbum, Bangerz.

EMPARN diz que previsão é de mais chuvas no RN.

A Tribuna do Norte destaca que as chuvas que apareceram em Natal no início da manhã de ontem e da última terça-feira (11) também foram registradas no interior do Estado, conforme contabilizou a Emparn. A previsão do órgão é que as precipitações continuem durante esta semana, no interior e litoral potiguar.

Segundo o chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas estão acontecendo dentro da normalidade no interior, causadas pela Zona de Convergência Intertropical e a expectativa é que a região do Alto Oeste, onde vem sendo observadas as maiores chuvas, continue à frente desses números.
As chuvas devem continuar, com projeção para praticamente todos os dias no litoral e no interior, onde deve chover mais próximos dias. A tendência é de chover mais no Alto Oeste, onde tradicionalmente tem mais precipitações, mas também continuará no Seridó, onde vem chovendo um pouco menos”, afirma Bristot.

Receita abre inscrição para 278 vagas de auditor, com salário de R$ 14.965.

A Receita Federal do Brasil abre, a partir das 10h desta quinta (13), inscrição para concurso público que oferece 278 vagas no cargo de auditor-fiscal, sendo 14 reservadas para deficientes. A remuneração inicial é de R$ 14.965,44

Para concorrer, é preciso ser maior de 18 anos e ter diploma de curso superior (em qualquer área), em nível de graduação, com registro no Ministério da Educação. Confira o edital de abertura.

Os aprovados serão lotados nas unidades centrais da Secretaria da Receita Federal em Brasília (DF) ou nas unidades descentralizadas, cujas localidades não foram informadas.

Os interessados podem se inscrever no site da Escola de Administração Fazendária até as 23h59 do dia 27 de março. O valor da taxa é de R$ 130.

O concurso será composto por duas etapas: provas objetiva e discursiva e sindicância de vida pregressa.

A prova objetiva de conhecimentos gerais terá questões de língua portuguesa (20), espanhol ou inglês (10), raciocínio lógico-quantitativo (10), administração geral e pública (10), direito constitucional (10) e direito administrativo (10).

Já a de conhecimentos específicos trará perguntas sobre contabilidade geral e avançada (20), comércio internacional e legislação aduaneira (15), direito tributário (15), auditoria (10), legislação tributária (10).

O exame discursivo terá uma pergunta sobre direito tributário e uma sobre comércio internacional e legislação aduaneira.

As provas serão aplicadas nos 26 Estados e no Distrito Federal nos dias 10 e 11 de maio.

O concurso terá validade de seis meses e pode ser prorrogado pelo mesmo período. Via bol.

Homem é assassinado a tiros no bairro da Vila Nova em João Câmara/RN.

Um homem identificado apenas como Demir, já bastante conhecido da polícia foi assassinado a tiros na  noite de ontem quarta-feira(12) por dois homens em uma moto. O crime ocorreu na rua da Escola Marluce Lucas, no bairro da Vila Nova, próximo ao Bar de Graça.

Segundo informações, a vítima tentou fugir, mas foi executado a tiros. Demir havia sido preso no ano passado em Natal, quando trocou tiros com a polícia.

36,6% dos inadimplentes voltam a dar calote após um ano, diz Serasa.

A inadimplência segue estável no país, mas em patamar alto, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela Serasa Experian

Segundo estudo, 36,6% dos consumidores que estavam inadimplentes em 2012, mas regularizaram suas pendências financeiras até o término do ano, voltaram a dar calote em 2013.

A reincidência, porém, é a menor dos últimos três anos (38,9% em 2012 e 39,4% em 2011).

Segundo a Serasa, do total de reincidentes em 2013, 27,1% tinham mais de cinco dívidas, contra 29,4% do ano anterior.

Em 2013, o número de novos endividados no país ficou em 5,9 milhões, ante um saldo de 6 milhões de inadimplentes em 2012.

“Apesar da queda da inadimplência no ano passado e no começo deste ano, continuamos com um patamar alto”, afirmou Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. “Os agentes econômicos parecem ter se conformado com um padrão de inadimplência do consumidor em níveis elevados”, acrescentou.
 
Em 2013, 17,6 milhões de pessoas quitaram suas dívidas e limparam o nome, aumento de 2,17% em relação ao ano anterior

O levantamento mostra que mais pessoas conseguiram limpar o nome em 2013. Do total de 23,5 milhões de brasileiros que entraram na base da Serasa Experian no ano passado, 17,6 milhões de consumidores quitaram suas dívidas e limparam o nome, aumento de 2,17% em relação a 2012.

Em 2012, 17,3 milhões limparam o nome, 1,88% a mais do que o montante de 2011 (16,9 milhões).

A Serasa promove nesta quinta e sexta um mutirão online para orientar gratuitamente consumidores que possuem dúvidas relacionadas à renegociação de dívidas e precisam de orientação financeira, através do site www.serasaconsumidor.com.br.

Irmãos morrem e dois são presos durante operação em Serra do Mel, RN,

Duas pessoas morreram e duas foram presas na madrugada desta quinta-feira (13) durante uma operação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar em Serra do Mel, município ditante 320 quilômetros de Natal. Três revólveres, uma espingarda, um rifle, munições e drogas foram apreendidas. 

Segundo a Polícia Militar, o objetivo da operação, denominada Serra do Mel Segura, foi combater o tráfico de drogas e também tirar de circulação pessoas envolvidas com homicídios e assaltos na região. Mandados de prisões, buscas e apreensões foram cumpridos na Vila Goiás, trabalho iniciado ainda na noite da quarta (12).

"Houve reação por parte dos suspeitos e, em confronto, foram baleados os irmãos Manoel Diego da Silva Fernandes, o Dieguinho, e Francisco de Assis da Silva Fernandes, conhecido como Assisinho", confirmou o major Correia Lima, comandante do 12º Batalhão da PM. Ambos ainda foram socorridos ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no caminho.

Ainda de acordo com o major, Assisinho era suspeito de ter matado um policial militar dentro da Delegacia de Serra do Mel. "Este crime aconteceu há muito tempo. Ele entrou na delegacia e atirou no PM", acrescentou Correia Lima. 

Outros dois suspeitos, um homem de 40 anos e um jovem de 19 anos foram detidos e conduzidos para Mossoró. Via g1.

Justiça manda devolver dinheiro descontado dos professores e proíbe corte do ponto.

O Desembargador do TJ/RN, Expedito Ferreira, acatou o pedido do SINTE-RN e proibiu o desconto nos salários dos profissionais em educação em greve. Também determinou um prazo de cinco dias, para pagamento, em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos grevistas. Caso o governo não cumpra a determinação a Secretária Betânia terá que pagar, do próprio bolso, multa diária no valor de mil reais.

A assessoria jurídica do Sinte-RN solicitou o fim dos descontos das faltas ao serviço, em virtude da participação dos professores e funcionários no movimento grevista em curso. Também pediu que fosse efetuado imediatamente o pagamento, em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos servidores grevistas, de modo a corrigir a ilegalidade praticada, frente a não decretação de ilegalidade da greve. Os advogados do Sindicato alegaram também que o governo não pode cortar o ponto já que a categoria precisa repor as aulas não ministradas durante o período de greve. A Ação também pede multa diária em favor dos servidores por dia de descumprimento.

quarta-feira, março 12, 2014

Satélite chinês acha mancha no mar que pode ser local de avião, diz CNN.

Um satélite da China pode ter localizado o local do possível acidente com o voo MH 370 desaparecido desde a última sexta-feira, informou a rede de TV americana CNN. O Boeing 777 da empresa aérea Malaysia Airlines viajava entre Kuala Lumpur e Pequim quando desapareceu dos radares na noite da sexta-feira (7). Não há, até o momento, nenhuma pista do que pode ter acontecido com a aeronave que levava 239 pessoas.

Segundo a rede CNN, a informação foi anunciada pela agência de Administração e Defesa Nacional para a Ciência, Tecnologia e Indústria da China, que identificou "três objetos suspeitos flutuando e seus tamanhos".

As imagens são do Estreito de Málaca, uma das mais movimentadas rotas marítimas do mundo, e foram capturadas no dia 9 de março.

Portaria que autoriza mudança de AM para FM é assinada.

Portaria que autoriza mudança de AM para FM é assinada
A portaria que define regras para a migração das emissoras que atuam na faixa AM para a FM foi assinada nesta quarta-feira (12) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a troca de banda começará em agosto. Segundo a Agência Brasil, a expectativa é a de que algumas estações de rádio comecem a operar até o fim do ano. "Nós achamos que isso vai ser um avanço extraordinário. A rádio AM tem uma qualidade de sinal inferior e, migrando para FM, ela vai ter uma audiência melhor, um interesse maior da audiência, e com certeza vai fortalecer a rádio do ponto de vista comercial e financeiro", disse Bernardo. A autorização para a mudança de faixa foi sancionada em novembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, para que as emissoras possam continuar em funcionamento, já que o sinal AM tem piorado a qualidade com o crescimento das cidades, e também poderão ser acessadas por tablets e celulares. Sessões públicas serão organizadas para que os radiodifusores possam pedir a migração.

Menor mata ex-namorada, filma crime e compartilha vídeo.

Um dia antes de completar 18 anos, um jovem matou a ex-namorada, de 14 anos, com um tiro no rosto, e divulgou o vídeo entre seus amigos por um aplicativo de troca de mensagens. O crime aconteceu no Distrito Federal. Segundo a polícia, o motivo do assassinato seria uma desconfiança de que a menina estaria envolvida com pessoas de gangues rivais da região onde morava. O rapaz, que não pode ter sua identidade revelada por ser menor de idade no dia do crime, foi preso na terça-feira (11) e cumprirá medidas socioeducativas. Yorrally Ferreira  foi enterrada nesta quarta-feira (12). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Ainda em outro vídeo, o jovem confessa ter assassinado a ex. Segundo contou, ele não queria mais se relacionar com a garota e, por isso, ela estaria "botando pressão" em jovens de gangues rivais. "Vários já vieram falar comigo de que ela estava falando que eu tava (sic) ameaçando eles, jogando conversa fora", diz no vídeo.

O adolescente contou que atraiu a menina para o local do crime ao chamá-la para fumar maconha e a pressionou para que contasse o que estaria falando para os supostos rivais. A garota teria implorado para não ser morta.

Após o sumiço da filha, Rosemari Dias da Silva, a mãe, usou o GPS do celular dela para tentar encontrá-la. O aparelho indicou que a menina havia ido à casa do ex-namorado. Em entrevista ao jornal "Correio Braziliense", ela contou que conversou com o garoto, mas ele negou que havia visto a adolescente. Assim que a polícia a procurou para informá-la sobre a morte da filha, ela concluiu quem era o assassino e contou aos agentes.

Um garoto que estaria se relacionando com a vítima também postou na internet uma foto da adolescente morta, na cena do crime.

O assassino - que está preso em uma unidade de internação para menores, conhecido como Caje, em Brasília - ficará internado por no máximo três anos,  segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele poderia pegar até 30 anos de prisão se tivesse mais de 18 anos no dia do crime.

Governo federal libera pagamento dos beneficiários do Garantia Safra.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou hoje (12) duas portarias destinadas à liberação de recursos para o pagamento aos beneficiários do Garantia Safra. A primeira portaria atende a agricultores de alguns municípios de Alagoas, da Bahia, do Ceará, da Paraíba, do Piauí e do Rio Grande do Norte. O benefício é relativo à safra 2012-2013.

Os pagamentos serão realizados a partir do mês de março de 2014, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.
 
A segunda portaria libera o valor adicional de R$ 155 por família, a serem pagos até o mês de abril e relativos também à safra 2012-2013. Serão atendidos agricultores de alguns municípios nos estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba e do Piauí.

Terão direito ao valor extra os agricultores que aderiram ao Garantia Safra e que já concluíram o pagamento das cinco parcelas, referente ao valor total de R$ 760, do benefício da referida safra.

Chuvas aumentam o volume do Rio Carnaúba.


20140312-171612.jpg
Chega ao blog informações da forte chuva que cai no município de Carnaúba dos Dantas. O volume do rio Carnaúba já aumentou consideravelmente e desce com muita água seguindo seu curso para Acari,Fazendas Picos de Cima, Cacimba do Meio, Barra do Juazeiro, Fazenda Várzea, Fazenda São Pedro, Picos de Baixo, Viração, Nova Olinda, Barros Brancos, Fazendas Pedra Grande, São Francisco, um pouco mais adiante para a Fazenda São Paulo e daí para alegria dos Seridoenses, vai esbarrar no grande reservatório Barragem da Passagem das Traíras.

Bachelet sobre Venezuela: não apoiamos tentativas de derrubar governos legítimos.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, reafirmou nesta quarta-feira sua vontade de promover um diálogo de paz que permita à Venezuela superar a crise política que atravessa e advertiu que não apoiará tentativas violentas para derrubar um governo legítimo.

"Quero reiterar a vontade do governo do Chile de apoiar e acompanhar o povo venezuelano e o governo em um processo que permita seguir adiante em seu caminho democrático de um governo eleito democraticamente", afirmou Bachelet em sua primeira coletiva de imprensa desde que tomou posse do cargo na véspera.

"Esperamos que esse país possa resolver suas contradições e seus diferentes interesses em um caminho de paz e diálogo", acrescentou, destacando que jamais apoiará um movimento que de maneira violenta queira derrubar um governo constitucionalmente eleito".

Projeto aprovado também concede letras a professores e especialistas.

Outro projeto encaminhado pela governadora e aprovado pelos deputados concede uma letra a todos os professores e especialistas do Estado, sem a necessidade de avaliação. Ficam de fora apenas os profissionais que ingressaram recentemente na rede e estão em estado probatório.

De acordo com o Plano de Carreira do Magistério, os professores e especialistas estão distribuídos em dez classes, que variam entre as letras A e J. A chamada progressão horizontal leva em conta tempo de serviço e qualificação. O terceiro projeto aprovado nesta terça-feira reajusta em 8,32% o piso dos professores do Estado, a partir do mês de janeiro. Como a lei é retroativa, a categoria já havia recebido o aumento na folha de fevereiro, como prometido pela governadora.

Dilma prepara mudanças de ministros para sexta-feira.

A presidente Dilma Rousseff prepara para sexta-feira (14) um ato no Palácio do Planalto para dar continuidade às mudanças na Esplanada dos Ministérios. Segundo a reportagem apurou, a petista ligou nesta quarta-feira por volta do meio-dia para ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas (PT-RS), para agradecer a gestão dele e informar sobre a solenidade. A ideia é que no ato também seja dada posse ao novo ministro Miguel Rossetto, que já comandou o ministério de 2003 a 2006, durante o governo Lula.

Na ligação, Dilma informou que não há previsão de discursos tanto dos ministros que deixam o governo quanto dos que devem assumir as pastas. Ao desembarcar da Esplanada, Vargas deve iniciar a pré-campanha para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputado no próximo mês de outubro.

As movimentações nos bastidores envolvendo mudanças na equipe ministerial se intensificaram nos últimos dias. Na tarde de terça-feira, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), se reuniu com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e apresentou o nome do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para substituir o atual ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que também deve disputar uma vaga na Câmara. Uma palavra final sobre a indicação ainda precisa ser dada por Dilma.

Se por um lado há previsões de definições para alguns aliados, por outro a situação do PMDB permanece uma incógnita. Para não ampliar a atual crise com o partido, a tendência é que os atuais ministros do PMDB que são da cota da bancada da Câmara não saiam na próxima rodada da reforma ministerial. Em conversa com a reportagem, os ministros do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), e da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB-MG), disseram que não foram procurados pela presidente Dilma nem por ninguém do governo para participar do ato de sexta.

Nas últimas 24 horas, a meteorologia registrou chuvas em 66 postos do RN.

A Gerência de Meteorologia da EMPARN registrou, das 7h do dia 10 às 7h de hoje, chuvas em quase todas as regiões do Estado. Há ocorrência de chuvas em 66 postos (pluviômetros), com maior intensidade na região Oeste. Em Tibau choveu  47 milímetros; em José da Penha,  40mm; em Luis Gomes (38mm).  Foram registradas boas chuvas ainda em Rafael Fernandes (34,2mm); Encanto e Serrinha Dos Pintos (27mm); Portalegre (25,1mm); Dr. Severiano (25mm); Frutuoso Gomes (22mm) e Pau Dos Ferros (20mm).  Fora da região Oeste, foram registradas boas chuvas em Angicos (21,8mm), na região Central, e em Santo Antonio (23mm), na região Agreste.

Ainda segundo os dados da Gerência de Meteorologia da EMPARN, na região Oeste muitos postos pluviométricos apresentam um bom acumulado de chuvas neste início de março, com precipitação acima de 50mm, com destaque para Portalegre, com 95mm; Marcelino Vieira e Martins (86mm); Serrinha dos Pintos (81mm); Riacho de Santana (78,5mm) e Luiz Gomes (76,3mm).

Assembleia Legislativa aprova projetos do Governo para Educação.

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (11), por unanimidade, três projetos de leis encaminhados pela governadora Rosalba Ciarlini, que beneficiam professores, especialistas e gestores das escolas estaduais. Uma das leis aprovadas, quase dobrou, em alguns portes, a gratificação dos diretores das unidades escolares.

Agora, as escolas do estado serão distribuídas em cinco portes, de acordo com o número de alunos. Com a nova classificação, a gratificação dos diretores das unidades com menos de 100 alunos saltou de R$ 351,88 para R$ 640,00. Já a gratificação dos diretores das escolas com o maior porte, subiu de R$ 900,52 para R$ 1.562,50. A gratificação é o benefício que o gestor recebe estar a frente da escola além do salário como servidor.

Outra novidade é que todas as escolas com mais de 100 alunos terão direito, agora, a vice-diretores, o que não ocorria anteriormente, sobrecarregando os diretores dessas unidades. A revisão da Lei do Porte das Escolas é um sonho antigo dos diretores e vice-diretores, atendido somente pelo governo Rosalba.