sexta-feira, abril 01, 2022

Projeto Parlamento Jovem será Lançado na próxima Segunda-feira (04) em João Câmara/RN.


Na próxima segunda-feira (04) às 14h, na Escola Municipal Professor Cícero Varela da Rede Municipal de Ensino em João Câmara/RN.

O Lançamento do Projeto, contará com a presença da Diretora da EJE - Escola Judiciária Eleitoral, Doutora Ticiana Nobre do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Além dos técnicos, e os representantes das instituições presentes.

A Câmara municipal de João Câmara, mais uma vez inova, concretizando essa busca em aproximar cada vez mais o Legislativo a população Camarense.

Durante a próxima semana, o TRE-RN realizará palestras de sensibilização com conteúdos voltados para a cidadania, o processo democrático, a segurança do processo eletrônico de votação e a participação feminina na política. O calendário eleitoral específico para o pleito do Parlamento Jovem garantirá a observância de prazos, desde o registro das candidaturas até o dia das eleições, que ocorrerão em maio do corrente ano.

O Parlamento Jovem Camarense, nesse formato, com parcerias como a do TRE e Escola Judiciária Eleitoral é pioneiro no Estado. Potencializando o alcance e o protagonismo que a nossa Classe Estudantil merece.

Pesquisa mostra que 82% da população confia nas urnas eletrônicas.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na última sexta-feira (25) mostrou que 82% da população brasileira confia no sistema de votação e nas urnas eletrônicas. O número dos que confiam no atual sistema cresceu 13 pontos percentuais desde o último levantamento feito pelo Datafolha, em dezembro de 2021. Naquele mês, 69% dos consultados afirmaram confiar nas urnas eletrônicas.

Na pesquisa deste mês, o Datafolha perguntou, ainda, se os entrevistados preferiam permanecer no sistema eletrônico de votação ou se entendiam que o país deveria retornar ao voto em papel utilizado no passado. Uma maioria de 77% defendeu a manutenção das urnas eletrônicas, contra apenas 20% que disseram preferir a antiga votação em cédulas manuais.

O Instituto Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 municípios em todo o país para realizar a pesquisa. A margem de erro máxima do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Aprovado o primeiro medicamento para tratamento da covid-19 no SUS.

Pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal por consequência da covid-19 poderão ser tratados com baricitinibe. O medicamento - que passa a ser primeiro para o tratamento da covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.

O baricitinibe já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como tratamento para casos graves da doença e teve recomendação de incorporação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante o processo de análise da Conitec, o tema foi submetido à consulta pública, entre os dias 15 e 24 de março, para contribuições de especialistas e da sociedade em geral.

A recomendação final da comissão, favorável à incorporação, foi tomada em reunião extraordinária, convocada na última quarta-feira (30). Os estudos analisados pela comissão apontam que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes por covid-19 de pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que precisam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

O baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. De forma mais específica, ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com níveis elevados em casos mais graves da doença.

Termina nesta sexta-feira (1º) o prazo para que deputados federais, estaduais e distritais troquem de partido.

Termina nesta sexta-feira (01) o período da janela partidária, prazo em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições deste ano sem o risco de perder o mandato. As eleições estão marcadas para 2 de outubro, com o segundo turno no dia 30.

O prazo de 30 dias integra o calendário eleitoral deste ano e está previsto na Lei das Eleições, de 1997. A regra específica, relativa à fidelidade partidária, foi redefinida por meio da reforma eleitoral de 2015, mas já existia uma decisão nesse sentido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Assim, caso um deputado ou vereador troque de partido sem justa causa, a legenda poderá pedir que esse parlamentar perca o mandato. O entendimento é que o mandato é do partido, não da pessoa que foi eleita.

A lei considera três possibilidades como justa causa para a desfiliação partidária: “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente”. Essa última é a janela partidária.

Liga Acadêmica de Pediatria da UFRN realizará encontro no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Neste sábado, 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) da UFRN, realizará o “I ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR SOBRE O AUTISMO: UM OLHAR INTEGRAL”. O evento acontecerá presencialmente, no auditório da Faculdade de Farmácia – CCS, períodos da manhã e tarde, e contará com palestras de seis (6) profissionais envolvidos no tratamento do autismo (Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutricionista), além de uma mãe, representando as famílias das crianças com autismo. A Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) é um Projeto de Extensão do Departamento de Pediatria da UFRN, coordenada pelo Professor Leonardo Moura Ferreira de Souza.

As inscrições presenciais para o evento já foram encerradas face aos os protocolos de biossegurança da UFRN e a capacidade limitada do Auditório. No entanto, quem se interessar pelo tema, poderá assistir de forma on-line através do Canal do You Tube do Centro de Ciências da Saúde (CCS), permitindo, assim, uma maior abrangência de público. O Evento terá o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Departamento de Pediatria da UFRN(DPEDI), e da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN)

Por ocasião do evento, a LAPED UFRN lança a Campanha Beneficente intitulada “O AUTISMO É PARTE DESTE MUNDO, NÃO UM MUNDO A PARTE” onde serão arrecadados materiais para a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN), podendo também haver arrecadações através de transferência bancária para a conta da referida Associação. Maiores informações, como a Programação, Tema das Palestras, como participar de forma on-line e como fazer as doações para a APPPRN, basta acessar o Instagram da LAPED (@lapedufrn).

RN inicia trabalho inédito de sequenciamento genético para Covid-19.

Pela primeira vez na história o Rio Grande do Norte passa a contar com um serviço de sequenciamento genético realizado no SUS. O trabalho realizado pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) proporciona uma resposta mais rápida sobre o comportamento do SARS-CoV-2, quais variantes estão circulando e, assim, um controle de maneira mais efetiva da circulação do vírus.  “É um avanço para a saúde pública do Rio Grande do Norte. O presente e o futuro está no sequenciamento genético”, disse Derley Galvão, diretor administrativo do Lacen.

O sequenciamento teve início no final de fevereiro. Antes o estado esperava mais de um mês para ter resposta de poucas amostras. Com a inovação, o prazo cai pela metade. Até hoje, 103 amostras foram sequenciadas e 95 estão em análise.

Os responsáveis pelo sequenciamento são os bioquímicos do Lacen, Pedro Cavalcanti e Jayra Abrantes, que passaram por um treinamento em Minas Gerais em 2021 e outro dentro do próprio Laboratório Central.

“Com a autonomia conseguimos dar respostas mais rápidas à vigilância em Saúde e assim futuramente proporcionar o sequenciamento de outros agravos, de outros vírus e também de bactérias. É um marco no Estado”, disse Jayra Abrantes.

O sequenciamento ocorre em etapas. A primeira acontece na seleção das amostras, que segue critérios rigorosos, passando pela bancada de experimentos, até chegar na análise dos dados, para gerar um relatório com fins públicos. “Fazemos a curadoria e o tratamento dos dados por bioinformática para a liberação de um relatório com todo o estudo desse material. É um processo minucioso e de muita responsabilidade”, disse Pedro Cavalcanti.

Nesse processo, os bioquímicos fazem a reconstrução filogenética e comparam as variantes que estão circulando no estado e também com o cenário do Brasil e do mundo. “Esse trabalho é fundamental para o controle da doença. Realizamos o mapeamento do vírus, verificamos suas variantes e as respectivas frequências destas, entendendo assim o impacto em cada região, por exemplo”, disse Derley.

O diretor do Lacen explica que o sequenciamento é um serviço de vigilância e não de diagnóstico. “Trabalhamos com critério de seleção dessas amostras. Nem todo mundo que entra com Covid será sequenciado. É importante lembrar que não é o médico quem pede esse tipo de exame, mas sim o próprio Lacen, juntamente com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/RN). São utilizados critérios como carga viral, representatividade das amostras, manifestações clínicas atípicas, entre outros”, disse Derley.

Você conhece o SEST SENAT João Câmara/RN?

A unidade do SEST SENAT está em João Câmara/RN há 02 anos, desde fevereiro de 2020, é uma empresa privada, voltada para a qualificação profissional, segurança no trabalho e a qualidade de vida. Especializado no profissional do volante, porém, de portas abertas para atender todos os cidadãos que buscam se profissionalizar e que buscam saúde.

O SEST SENAT - João Câmara/RN oferece cursos presenciais ou a distância e atendimentos na área da saúde com profissionais especializados em nutrição, odontologia, psicologia e fisioterapia, atendimentos voltados para toda população, não só para o profissional do transporte.

Com diferenciais como o atendimento humanizado e planejado para sua necessidade, agendamento por hora marcada, horário diferenciado, de segunda a sexta das 8h ás 20h e aos sábados das 8h ás 12h, amplo estacionamento, excelente estrutura física e segurança privada, o SEST SENAT - João Câmara/RN fica localizado ás margens da BR 406 em João Câmara/RN, á 300 metros da parada dos alternativos de João Câmara a Macau.

CANAIS DE ATENDIMENTO:
TELEFONE: 3262-1150
WHATSAPP: (61) 2017-0073
INSTAGRAM: @sestsenatjoaocamara

SEST SENAT – TRANSFORMANDO VIDAS.

quinta-feira, março 31, 2022

Brasil retoma topo do ranking e Fifa define potes do sorteio da Copa.

A seleção brasileira voltou ao topo do ranking da Fifa após cinco anos depois das últimas vitórias nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, de acordo com a nova lista anunciada nesta quinta-feira (31) antes do sorteio dos grupos do Mundial deste ano no Catar.

As recentes vitórias do time do técnico Tite sobre o Chile e a Bolívia, ambas por 4 a 0, levaram o Brasil para o topo do ranking, desbancando a Bélgica pela primeira vez em três anos.

O novo ranking da Fifa foi utilizado para determinar os cabeças de chave e os demais potes para o sorteio da Copa do Mundo do Catar, que será realizado em Doha, nesta sexta-feira (1º de abril).

Veja como ficaram os potes para o sorteio:

Pote 1: Catar (anfitrião), Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal

Pote 2: México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos e Croácia.

Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia.

Pote 4: Camarões, Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, vencedor da repescagem intercontinental 1, vencedor da repescagem intercontinental 2 e vencedor da repescagem europeia.

RN não registra óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 307.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (31). São 497.239 casos totalizados. Na quarta-feira (30) eram contabilizados  496.851, ou seja, 388 novos casos em comparação com a segunda-feira, destes, 307 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.121. Não foi registrado óbito nas últimas 24 horas. Na quarta-feira (30), eram 8.120 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.585.

Recuperados são 484.600. Casos suspeitos somam 592 e descartados são 932.544. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.518.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 6,7%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 6,7%, registrada no início da tarde desta quinta-feira (31). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 16.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 7,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 4,8% e a Região Seridó tem 6,7%.

Até o momento desta publicação são 98 leitos críticos (UTI) disponíveis e 8 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 96 disponíveis e 8 ocupados.

Outros 14 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 10 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 98 leitos críticos e 96 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h20 desta quinta-feira (31).

Neste período, havia quatro (4) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (1) aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 98 leitos críticos e outros 96, sendo clínicos.

Flamengo anuncia o lateral-esquerdo Ayrton Lucas.

O Flamengo oficializou sua mais nova contratação nesta quinta-feira. O lateral-esquerdo Ayrton Lucas chega para reforçar o setor.

"O lateral-esquerdo Ayrton Lucas é o mais novo reforço do Mengão. Seja bem-vindo! Muito sucesso com o Manto Sagrado!", anunciou o clubem, em postagem nas suas redes sociais.

O lateral foi aprovado nos exames médicos nesta quarta-feira, após chegar ao Rio de Janeiro na terça. Ayrton assina por empréstimo até dezembro, num negócio com opção de compra de 9,5 milhões de euros em acordo com o Spartak de Moscou.  

Aos 24 anos, o jogador revelado pelo Fluminense vem de lesão e precisará de algumas semanas de recuperação antes de ficar à disposição do técnico Paulo Sousa no Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. O Flamengo trabalha para regularizá-lo no continental, cuja lista precisa ser enviada até este sábado.

Anvisa aprova uso emergencial de remédio da Pfizer contra Covid.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso temporário e emergencial do Paxlovid, medicamento fabricado pelo laboratório norte-americano Pfizer, para tratamento contra a Covid-19.

Conforme a farmacêutica norte-americana, a pílula antiviral tem 89% de eficácia na prevenção de hospitalizações e mortes de pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

O pedido para utilização do remédio foi enviado à Anvisa em 16 de fevereiro, segundo o portal Metrópoles.

Com a aprovação, a pílula deve ser utilizada em uso domiciliar, por adultos que tenham testado positivo para a Covid-19, desde que não façam uso de oxigênio suplementar, e apresentem alto risco de progressão para casos graves.

Senado aprova oferta de equipamentos e materiais pedagógicos adequados.

O Senado aprovou, ontem quarta-feira (30), proposta que obriga o governo federal a fornecer mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos apropriados à idade e às necessidades específicas de cada estudante de escola pública.  O texto segue para a sanção presidencial.

O projeto torna obrigatória a disponibilidade, nas instituições de educação básica e de educação superior, de mobiliário de qualidade, adequado à idade dos alunos e às suas especificidades de uso (destros, canhotos), assim como às necessidades das pessoas com deficiência.

Ao apresentar o relatório, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) lembrou que o projeto tramita há mais de 13 anos no Congresso Nacional, período em que foi concluído um Plano Nacional de Educação (2001-2011) e iniciada a execução de um outro (2014-2024). Para ele, a melhoria da qualidade do ensino exige a implantação de uma infraestrutura com instalações minimamente compatíveis com as necessidades dos alunos.

“É uma medida de qualificação da educação, que deve beneficiar cada brasileiro. Cuida-se de um projeto com uma diretriz simples, direta e perfeitamente harmonizável com a LDB. Daí surge a reflexão inevitável: o ideal seria que esse projeto não fizesse mais sentido em nossa realidade, mas, infelizmente, não é o que nós enxergamos na prática”, disse o senador, ao recomendar a aprovação do projeto apenas com emendas de redação, sem alterar o conteúdo.

TSE triplica número de urnas eletrônicas que passarão por auditoria externa no dia das eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que ampliou o número de urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade, que acontece no dia das eleições por uma auditoria externa. Pela medida, aprovada na terça (29), e que teve o apoio de todos os ministros da Corte, o número de equipamentos que passará pelo controle irá triplicar.

Relator da proposta analisada, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, afirmou que a alteração permite “ampliar os procedimentos pertinentes a transparência e fiscalização para atestar a integridade do sistema eletrônico de votação”.

— A alteração, aqui contida, aumenta a quantidade de seções que serão submetidas ao Teste de Integridade da Urnas Eletrônicas, alargando, consectariamente, o alcance, a visibilidade e a transparência de todo o processo, indo ao encontro de múltiplas metodologias disponíveis para atestar a integridade do sistema eletrônico de votação —, explicou o ministro.

O ministro ainda explicou que a mudança está de acordo com a lei eleitoral porque não tem impacto direto processo eleitoral concretamente.

— Esta é uma modificação de cunho adminitrativo, cuja execução caberá aos tribunais regionais eleitorais sem impacto direito ao procedimento eleitoral concreto — afirmou Fachin.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 120 milhões.

O concurso 2.467 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (30) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 01 - 10 - 19 - 34 - 35 - 45.

O próximo concurso (2.468), no sábado (02), deve pagar o prêmio de R$ 120 milhões.

A quina teve 168 ganhadores e cada um vai receber R$ 45.486,09. Os 11.371 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 960,04.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Brasil registra 263 óbitos e 33 mil casos de Covid nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (30), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 263 óbitos nas últimas 24h, totalizando 659.504 mortes;

– Foram 26.620 novos casos de coronavírus registrados, no total 29.916.334;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 215, a menor desde 19 de janeiro de 2022; a média móvel de novos casos é de 26.620, a menor desde 7 de janeiro deste ano.

O ministério da Saúde calcula que mais de 28,6 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Natal/RN sediará Conferência Internacional de Inovação em Saúde.

Entre os dias 4 e 7 de abril, Natal sediará a 3a. Conferência Internacional de Inovação em Saúde, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Em sua terceira edição, o evento terá como tema central “Sistemas de Resiliência: o impacto social da inovação em saúde” e contará com diversos palestrantes de Portugal, Estados Unidos, França, entre outros países. Todas as atividades serão desenvolvidas no hotel Holiday Inn Natal.

A abertura da 3a. CIIS contará com a participação do professor Rifat Atum, falando sobre “Resiliência nos Sistemas de Saúde”. Atum é professor de Sistemas Globais de Saúde, da Universidade de Harvard. A representante da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), no Brasil, Socorro Gross, também estará presente à Conferência, proferindo a palestra “A Importância da Saúde Digital no Contexto Global”.

Outra palestra prevista para o evento é “Experiências Exitosas do IHI na área de Qualidade Total em Saúde, com Dr. Paulo Borem; e Relevância de Ecossistemas Tecnológicos em Crises de Saúde Pública”, com o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Também serão trabalhados temas importantes durante os dias de evento, como Educação em Saúde: o impacto da inovação na formação humana em saúde; Sífilis e outras ISTs; Ciência para ELA, com diversas abordagens sobre o projeto que trabalha com Esclerose Lateral Amiotrófica; Direito à Saúde; Sistema Prisional; Comunicação em Saúde; e Vigilância em Saúde numa Perspectiva pós Pandemia.

As inscrições para a 3a. Conferência Internacional de Inovação em Saúde podem ser efetuadas por meio do link https://inovacaotecnologica.lais.huol.ufrn.br/

Banco Central: servidores ameaçam com “greve severa” e paralisação do Pix.

Servidores públicos do Banco Central (BC) afirmam que, se os servidores não estiverem incluídos na medida provisória com o reajuste para os policiais, a greve será mais severa e poderá interromper, total ou parcialmente, o Pix — sistema de pagamento instantâneo. No início da semana, o grupo anunciou greve por tempo indeterminado a partir de 1° de abril, após se reunir em uma assembleia e ter a adesão de 90% do quadro de servidores.

“Se os técnicos e analistas do BC não estiverem nesta Medida Provisória, a greve será ainda mais forte e poderá interromper, total ou parcialmente, o Pix, a distribuição de moedas e cédulas, a divulgação do boletim Focus e de diversas Taxas, o funcionamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), a mesa de operações do Demab e outras atividades”, disse em nota o Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal).

Segundo a categoria, houve uma reunião virtual com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, na última terça-feira (29), às 16h. “Mas foi um fiasco: nenhuma proposta oficial foi feita”, informou o Sinal. “Até agora, não foi marcada uma outra reunião com Campos Neto ou com algum ministro do governo Bolsonaro, mas o sindicato reiterou a cobrança da reunião com o presidente da República para tentar achar uma solução negociada.”

O presidente do Sinal, Fábio Faiad, observou que a greve dos servidores da entidade monetária será feita respeitando a lei de serviços essenciais, mas ele lembra que o Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo da lei, portanto, podem sofrer paralisações parciais e até totais.

Carioca: Cano marca dois e Fluminense supera Flamengo no Maracanã.

Com uma grande atuação do atacante argentino Germán Cano, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 0 na noite de ontem quarta-feira (30) no estádio do Maracanã e ficou muito perto do título do Campeonato Carioca.

Agora, o Tricolor das Laranjeiras e o Rubro-Negro decidem o título do Campeonato Carioca no próximo sábado (2), quando medem forças no estádio do Maracanã a partir das 18h (horário de Brasília). Nesta partida o Fluminense pode perder até por um gol de diferença que fica com o título, já o Flamengo tem que vencer por três gols de diferença para ficar com o caneco nos 90 minutos, ou, ao menos, triunfar por dois gols de vantagem para ir para a disputa de pênaltis.

Pesquisa TN/Ipespe para Governo do RN.

A Tribuna do Norte acaba de divulgar a pesquisa feita pelo Instituto IPESPE para Governo do RN.

A pesquisa TN/Ipespe foi realizada dos dias 23 a 26 de março de 2022 e entrevistou 1.200 pessoas. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Os demais números da pesquisa TN/Ipespe serão divulgados na edição impressa da TRIBUNA DO NORTE desta quinta-feira (31) e na Rádio Jovem Pan News Natal 93,5.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-07968/2022 e RN-05273/2022.

São Paulo abre boa vantagem sobre o Palmeiras na final do Paulista.

O São Paulo fez valer a vantagem de jogar em casa e derrotou o Palmeiras por 3 a 1 diante de 60.383 torcedores, na noite de ONTEM quarta-feira (30) no estádio do Morumbi na primeira partida da final do Campeonato Paulista.

O Alviverde e o Tricolor voltam a se encontrar no próximo domingo (3), a partir das 16h (horário de Brasília) no Allianz Parque, para definir quem fica com o título da competição.

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em dezembro.

Trabalhadores da iniciativa privada nascidos em dezembro recebem hoje (31) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e encerra o processo nesta quinta-feira. O calendário é baseado no mês de nascimento do beneficiário.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Por eleições, Bolsonaro oficializa saída de nove ministros nesta quinta-feira (31).

Nove ministros deixam os cargos nesta quinta-feira (31) durante cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 10h. Todos devem concorrer nas eleições deste ano. A lei determina que integrantes do Executivo devem deixar as funções em até seis meses antes do pleito.

Os ministros saem para disputar cargos para governos de Estados, Senado e Câmara dos Deputados. A maioria será substituída por os atuas secretários-executivos. As exonerações, todas a pedido, foram publicadas no DIário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (31).

Os ministros que anunciaram que estão se despedindo são:

  • Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos;
  • Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura;
  • Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência;
  • Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia;
  • Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional;
  • Tereza Cristina, da Agricultura;
  • Flávia Arruda, da Secretaria de Governo;
  • João Roma, da Cidadania;
  • Gilson Machado, do Turismo;

Braga Netto é o possível indicado para vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro, e também deve deixar o governo em breve.

O delegado Alexandre Ramagem, chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é outro que deixou o cargo. ainda sem nomeação de substituto. O secretário especial da Cultura, Mário Frias, também teve sua exoneração publicada no DOU desta quinta.

OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou ontem quarta-feira (30) um plano atualizado para a covid-19, estabelecendo importantes estratégias que, se implementadas em 2022, permitirão que o mundo saia da fase emergencial da pandemia. O plano inclui três cenários possíveis para como o vírus pode evoluir no próximo ano.

“De acordo com o que sabemos agora, o cenário mais provável é que o vírus da covid-19 continue evoluindo, mas a gravidade da doença que ele causa irá reduzir com o tempo enquanto a imunidade aumenta por conta da vacinação e das infecções”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante um briefing.

Nesse cenário base, que serve como modelo de trabalho para a OMS, o vírus causa menos surtos graves, com altas periódicas em números de transmissão com a redução da imunidade. As doses de reforço podem ser necessárias para os que estão em maior risco. O vírus pode certamente entrar em um padrão sazonal, com picos nos meses mais frios, assim como a influenza.

No melhor cenário da OMS, as variantes futuras seriam “significativamente menos graves”, e a proteção de doenças graves seria de longa duração, sem a necessidade de doses futuras de reforço ou mudanças significativas nas vacinas atuais.

No pior cenário, o vírus se transforma em uma ameaça nova, altamente transmissível e mortal. Nesse cenário, as vacinas seriam menos eficientes e a imunidade para doenças severas e morte cairia rapidamente, o que exigiria mudanças significativas nas atuais vacinas e uma campanha ampla de doses de imunidade para grupos mais vulneráveis.

Para ajudar a sair da fase emergencial, a OMS pediu que países mantenham ou aumentem suas capacidades de vigilância em relação ao vírus, para assim estarem atentos a sinais iniciais sobre mudanças no vírus. A entidade também pediu o melhoramento das habilidades de detecção da covid longa, para rastrear e reduzir consequências de longo prazo após o fim da pandemia.

quarta-feira, março 30, 2022

Queiroga planeja liberar máscara e teste a turistas até fim da semana.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à coluna nesta quarta-feira (30/3) que, até o fim desta semana, a pasta deve recomendar oficialmente o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e retirar a exigência de teste de Covid-19 para turistas vacinados que desejam entrar no Brasil.

“Até o fim da semana, vamos deliberar sobre o posicionamento da Anvisa na questão das fronteiras e sobre a questão do uso de máscaras nas repartições públicas e no trabalho. Vamos harmonizar essas ações que já ocorrem em estados e municípios”, afirmou Queiroga, admitindo que a “tendência” é liberar máscaras e testes de Covid.

O posicionamento da Anvisa citado pelo ministro é uma nota técnica divulgada em 23 de março, na qual a agência recomenda revisões nas regras para viajantes que chegam ao Brasil. A principal mudança é o fim da exigência de teste de Covid para turistas vacinados que entrarem por via aérea e a quarentena para os que ainda não foram imunizados.

À coluna, Queiroga afirmou que, por ora, ainda não há previsão de quando o ministério vai rebaixar o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia, decisão que a pasta já vem estudando e que é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. “Estamos trabalhando com cautela. O presidente quer resultados e a saúde entrega!!! (sic)”, disse o ministro.

COVID: RN possui 98 leitos críticos e 92 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h20 desta quarta-feira (30).

Neste período, havia 04 (quatro) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 99 leitos críticos e outros 92, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 7,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 7,5%, registrada no início da tarde desta quarta-feira (30). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 16.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 9,5% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 4,8% e a Região Seridó tem 6,7%.

Até o momento desta publicação são 98 leitos críticos (UTI) disponíveis e 9 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 92 disponíveis e 7 ocupados.

Outros 13 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 10 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

RN não registra óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 409.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (30). São 496.851 casos totalizados. Na segunda-feira (28) eram contabilizados  495.822, ou seja, 1.029 novos casos em comparação com a segunda-feira, destes, 409 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.120. Não foi registrado óbito nas últimas 24 horas. No segunda-feira (28), eram 8.119 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.594.

Recuperados são 484.157. Casos suspeitos somam 528 e descartados são 931.764. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.574.

Governo conclui hoje 90% do pagamento dos salários atrasados de 2018.

O Governo do Estado paga hoje parte dos salários atrasados do funcionalismo estadual do ano de 2018. Mais de R$ 125,3 milhões. Receberão 22.165 servidores que ganham acima de R$ 3,5 mil até R$ 6,0 mil líquidos

Com isso será concluído o pagamento de todos os atrasados a cerca de 90% dos servidores. Restando apenas um grupo de 8.911 que receberão em maio.

Flamengo e Fluminense começam a decidir título do Campeonato Carioca.

Flamengo e Fluminense começam a decidir o título do Campeonato Carioca nesta quarta-feira (30), a partir das 21h40 (horário de Brasília) no estádio do Maracanã.

O Flamengo chega em um momento tranquilo à decisão, após superar o Vasco por duas vitórias de 1 a 0 nas semifinais da competição. Além disso, o técnico Paulo Sousa deve contar com o retorno de duas peças importantes que defenderam suas seleções na última terça-feira (29), o uruguaio Arrascaeta e o chileno Isla.

Valor da cerveja brasileira será impactado pela guerra.

O preço da cerveja no Brasil sofrerá impactos devido à guerra no Leste Europeu. O comércio de ingredientes da bebida será abalado diretamente pelo conflito, uma vez que Rússia e Ucrânia são responsáveis por 28% das exportações globais da cevada e o país de Vladimir Putin é o terceiro maior fornecedor de malte ao mercado nacional.

Em 2021, o Brasil importou US$ 64 milhões de malte da Rússia, o que consolidou o país russo como um dos principais exportadores do produto para o mercado brasileiro – que é dependente de importações de produtos ligados ao mercado cervejeiro, assim como o de fertilizantes.

Grande parte da cevada e do malte utilizados na indústria cervejeira brasileira é importada da Argentina e do Uruguai. Contudo, a diminuição de fornecedores desses ingredientes irá aumentar a procura por outros produtores para suprir o mercado, elevando os preços em todo o mundo.

Segundo a Anheuser-Busch InBev, responsável pela Ambev, a empresa contará com uma proteção financeira de 12 meses contra variação cambial, tentando não repassar os custos para os consumidores. Além disso, a companhia promete controlar o preço dos commodities utilizados na produção da cerveja.

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Kantar, consumidores têm trocado marcas mais famosas, como Heineken, Stella Artois e Eisenbahn, por outras mais acessíveis e populares.

Segundo a Ambev, o hectolitro (100 litros) aumentou 17,4% em 2021, a estimativa para este ano era de 16% a 19%. Contudo, o cálculo foi realizado antes da invasão russa.

Conforme estudo divulgado, em 2021, pela plataforma de descontos CupomValido, o Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo, atrás somente da China e dos Estados Unidos.

Brasil terá soberania em vacinas em poucos meses, diz Pontes.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou ontem terça-feira (29.mar.2022) que o país terá soberania na produção de vacinas nacionais “em poucos meses”. O desenvolvimento da tecnologia para imunizantes foi alcançado depois de a pandemia da covid-19 e teve investimento de cerca de R$ 1 bilhão, segundo o ministro.

“Graças ao trabalho dos nossos cientistas apoiados por esse governo federal, em poucos meses poderemos dizer: o Brasil tem soberania no desenvolvimento e na produção de vacinas. Todas as vacinas”, disse em pronunciamento em rede aberta de rádio e televisão.

Segundo Pontes, está em fase de teste no Brasil “uma vacina de RNA de 3ª geração contra a covid-19”. Afirmou que o imunizante tem tecnologia avançada e é capaz de superar outros que são utilizados atualmente.

“A partir de agora teremos autonomia para descobrir, patentear e produzir vacinas nacionais, não só para pandemias como covid-19, mas também para doenças negligenciadas, como dengue, zika, chikungunya e outras”, declarou.

Mega-Sena acumulada sorteia hoje prêmio estimado em R$ 110 milhões.

A Mega-Sena sorteia, nesta quarta-feira (30), um prêmio acumulado em R$ 110 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.467 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, localizado na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

RN tem aumento de 27% nos casos confirmados de dengue, diz Sesap.

O Rio Grande do Norte teve um aumento de 27% no número de casos confirmados de dengue nestes primeiros três meses de 2022.

É o que aponta o boletim epidemiológico das arboviroses divulgado ontem terça-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). O documento traz dados também sobre chikungunya e zika, outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

O crescimento dos números da dengue é em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram contabilizados até o dia 12 de março.

O boletim aponta que foram confirmados 229 casos de dengue neste período de 2022 de um total de 1.754 casos suspeitos. Em 2021, foram 179 casos confirmados.

Desses, 1.252 foram considerados casos prováveis, além de outros 502 que foram descartados. Segundo a Sesap, um óbito pela doença está em investigação.

A incidência apresentada pela doença foi de 35,16 casos prováveis por 100 mil habitantes.

Brasil registra 285 óbitos e 30 mil casos de Covid nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem terça-feira (29), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 285* óbitos nas últimas 24h, totalizando 659.241 mortes;

– Foram 30.056* novos casos de coronavírus registrados, no total 29.882.397;

*Sem dados do RN.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 221, a menor desde 19 de janeiro de 2022; a média móvel de novos casos é de 28.540, a menor desde 7 de janeiro deste ano.

O ministério da Saúde calcula que mais de 28,6 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Victor Godoy Veiga é nomeado para ocupar o Ministério da Educação interinamente.

Com a saída de Milton Ribeiro, o Ministério da Educação será comandado interinamente por Victor Godoy Veiga. Ele foi nomeado ontem terça-feira (29), conforme publicação no “Diário Oficial da União (DOU)”.

Victor Godoy era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em que Milton Ribeiro assumiu o comando do órgão. Godoy é o quinto nome a ocupar o cargo no governo Bolsonaro.

Milton Ribeiro deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério.

Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, Godoy Veiga fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.

Na CGU, Godoy atuou como auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral e diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social e de acordos de leniência.

Tite diz que seleção superou as expectativas diante da Bolívia.

O técnico da seleção brasileira, Tite, afirmou que sua equipe superou as expectativas na goleada de 4 a 0 sobre a Bolívia na noite de ontem terça-feira (29), pela 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 (Catar), em partida disputada nos 3.600 metros de La Paz.

“Sim [superou] qualquer expectativa que pudesse colocar em cima desse desempenho, em termos de análise qualitativa e quantitativa. Viemos para cá com tantas adversidades e fazer um placar tão elástico, com um número importante de finalizações, mantendo nível e alternando sem perder o modelo”, declarou o comandante do Brasil em entrevista coletiva após a partida.

Quem também destacou a performance do Brasil na altitude de La Paz foi o atacante Richarlison, autor de dois gols. “Jogo muito difícil aqui na altitude. O professor armou uma tática com a qual a equipe jogou muito bem. Estão todos de parabéns. Valeu o esforço. Seguimos em busca de todas as vitórias”, afirmou em mensagem divulgada nas redes sociais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (30) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário pode consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco..

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

A lei que criou o programa definiu que mulher responsável pela família tem preferência, assim como vítimas de violência doméstica.

Governo Bolsonaro define reajuste de 10,89% nos preços de medicamentos.

Os medicamentos vendidos no Brasil passarão, nesta semana, por novo reajuste de preços. De acordo com o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), o aumento acordado pelo governo Bolsonaro é de 10,89%.

A modificação passa a valer, possivelmente, a partir desta quinta-feira (31/3). A definição do valor é de incumbência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), comissão interministerial coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, explica nota do Sindusfarma.

O reajuste pode afetar cerca de 13 mil apresentações de medicamentos existentes no mercado varejista brasileiro.

As farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preços acima do permitido pela CMED.

terça-feira, março 29, 2022

RN gera 1,6 mil vagas de emprego com carteira assinada em fevereiro, aponta Caged.

O Rio Grande do Norte fechou o mês de fevereiro com mais contratações que demissões, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
 
O saldo de empregos ficou positivo em 1.644 vagas de trabalho com carteira assinada, fruto de 15.390 contratações e 13.746 demissões.

A alta na geração de empregos foi puxada pelo setor de serviços, que teve saldo positivo de 2.028 vagas, e pelo comércio, que abriu 1.020 postos de trabalho. O desempenho desses dois segmentos compensou as perdas na agricultura (- 1.211) e indústria (- 193).

Apesar do desempenho positivo em fevereiro, no ano o Estado ainda tem saldo negativo na geração de empregos, por causa da retração de janeiro. Com isso, o saldo do bimestre ficou negativo em – 834.

Em todo o País, segundo o Caged, foram 328,5 mil empregos com carteira assinada gerados em fevereiro deste ano. O resultado representa a maior geração mensal de empregos formais desde agosto de 2021, quando as contratações superaram as demissões em 383 mil vagas.

Os números do Caged de fevereiro de 2022 mostram que foram criados empregos formais nos cinco setores da economia, com destaque para o setor de serviços, que responde sozinho por um saldo positivo de 215 mil novos postos de trabalho.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 6,7%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 6,7%, registrada no início da tarde desta terça-feira (29). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 16.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 7,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 4,8% e a Região Seridó tem 6,7%.

Até o momento desta publicação são 99 leitos críticos (UTI) disponíveis e 8 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 91 disponíveis e 8 ocupados.

Outros 13 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 10 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 99 leitos críticos e 91 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h55 desta terça-feira (29).

Neste período, havia 03 (três) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 99 leitos críticos e outros 91, sendo clínicos.

Assembleia Legislativa aprova reajuste dos professores e especialistas em educação.

A Assembleia Legislativa do RN aprovou, à unanimidade, na manhã desta terça-feira (29), o reajuste salarial dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e dos especialistas em educação. A proposta reajusta os vencimentos básicos atribuídos aos titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação, do quadro funcional do Magistério Público Estadual, disciplinados pela Lei Complementar Estadual nº 322, de 11 de janeiro de 2006, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2022, em cumprimento à Portaria nº 67, de 4 de fevereiro de 2022, do Ministério da Educação, referente à atualização do valor do piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica pública no percentual de 33,24% e será paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas.
Durante a discussão da matéria, os deputados destacaram as alterações apresentadas durante as comissões permanentes da Casa e encartadas ao texto original em forma de duas emendas com o intuito de melhorar a proposta original encaminhada pelo Governo do Estado. José Dias (PSDB), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Getúlio Rêgo (DEM) criticaram o texto original enviado à Casa e também a demora para a implementação do reajuste.
 
“Imaginávamos que o Rio Grande do Norte seria o primeiro, ou um dos primeiros estados a implementar o reajuste dos professores”, disse o deputado Coronel Azevedo (PSC), fazendo referência à participação da atual chefe do Executivo no Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Gustavo Carvalho (PSDB) e Tomba Farias (PSDB) também participaram do debate.
 
Líder do governo na Casa, o deputado Francisco do PT, destacou que a proposta contempla o acordo consensual entre o Executivo e a categoria. Isolda Dantas (PT) apontou um “processo construído a muitas mãos”. Hermano Morais (PSB) ponderou que o reajuste concedido pelo Governo Federal “não tem sido fácil para alguns municípios, grandes e pequenos” e apelou para uma busca pelo entendimento entre gestores e a categoria.

Ministro do TSE revoga proibição de falas políticas no Lollapalooza.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo aceitou o pedido do PL e arquivou a ação em que o partido pediu a proibição de manifestações político-eleitorais durante o festival musical Lollapalooza, que ocorreu em São Paulo no último fim de semana.

Em decisão assinada na noite de ontem (28), o ministro homologou o pedido de desistência da ação que havia sido apresentado pelo PL no mesmo dia.

Com isso, o magistrado também revogou a liminar (decisão provisória) que havia concedido no domingo (27) para vedar a manifestação política de artistas no festival, sob pena de multa de R$ 50 mil à organização do evento a cada episódio de descumprimento.

Na revogação, Araújo buscou se distanciar da alegação de censura ao argumentar que, quando concedeu a liminar, entendeu que a organização do Lollapalooza estaria incentivando os artistas a se manifestarem politicamente. “Ressalto que a decisão anterior foi tomada com base na compreensão de que a organização do evento promovia propaganda política ostensiva estimulando os artistas — e não os artistas, individualmente, os quais têm garantida, pela Constituição Federal, a ampla liberdade de expressão”, escreveu o ministro.

A decisão monocrática do ministro foi tomada após o PL ter acionado o TSE em razão de manifestações das artistas Pablo Vittar e Marina Sena, nos shows de sexta-feira (25).

O partido argumentou que, durante as apresentações, as artistas se manifestaram a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, filiado ao PL. Na petição inicial, os advogados do partido alegaram que as manifestações configurariam propaganda eleitoral antecipada, o que não é permitido por lei.

Após a concessão da liminar, a decisão do ministro Raul Araújo foi criticada por advogados e juristas. Em manifestação enviada a jornalistas, por exemplo, o ministro aposentado Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), repudiou a liminar, que chamou de “gravíssima”, por atentar contra a liberdade de expressão.

Na prática, a liminar não produziu efeitos, sendo que o TSE não conseguiu notificar a organização do Lollapalooza a tempo, antes dos shows de domingo (27). A dificuldade na notificação ocorreu devido a um erro da petição inicial, que identificou equivocadamente as empresas responsáveis pelo evento.

Mesmo sem ter sido notificada, a organização do festival se apresentou voluntariamente ao TSE e protocolou recurso contra a liminar monocrática de Araújo, alegando não possuir meios de cercear a livre expressão dos artistas. A previsão era que o caso fosse analisado já na sessão desta terça-feira (29) do plenário da Corte Eleitoral. Entretanto, com o arquivamento da ação, isso não deve mais ocorrer.

Médicos da rede pública do RN entram em greve e paralisam atividades.

Médicos da rede pública estadual de Saúde do Rio Grande do Norte iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado ontem segunda-feira (28). A categoria já havia deflagrado uma greve na semana passada, mas até então, mantinha os atendimentos.

De acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria, Geraldo Ferreira, os médicos do estado deverão suspender atendimentos agendados e cirurgias eletivas, além de reduzir em cerca de 50% os profissionais das urgências e emergências.

“Se o plantão tem quatro profissionais, vão ficar dois e os outros ali na retaguarda, se ocorrer algo extraordinário”, afirmou.

De acordo com ele, os efeitos da paralisação já são sentidos em unidades como o Hospital da Polícia Militar, o Hospital Walfredo Gurgel, Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA).

Os médicos cobram a ampliação dos níveis de carreira de 16 para 20 e o pagamento do acréscimo de 3% no salário para cada nível alcançado.

Porém, de acordo com o sindicato e o governo, já há um acordo sobre o assunto, com previsão da implementação do percentual de 2% a partir de abril e um reajuste de +0,5% a partir de dezembro, levando em conta a paridade entre ativos e inativos.

Porém, o impasse que levou à paralisação envolve o pagamento de gratificação de incentivo à qualificação.

O sindicato entende que um médico oftalmologista, por exemplo, deve receber adicional pela qualificação em oftalmologia, mesmo tendo feito concurso para a área. Já a Secretaria de Saúde Pública considera que a qualificação deve ser superior à exigida para ingresso no cargo.

“Dos 1.092 médicos efetivos da Sesap, apenas 125 enviaram seus títulos para avaliação, sendo 37 aprovados e 10 em avaliação, os 78 reprovados não apresentaram os documentos de forma integral, estão em estágio probatório ou apresentaram títulos necessários ao ingresso no cargo”, informou a Sesap.

“A gestão da Sesap reforça sua disposição em negociar e manter diálogo com a categoria, reforçando a necessidade de manutenção do melhor atendimento à população”, afirmou o governo.

Título de Eleitor pode ser emitido de maneira presencial ou virtual no Rio Grande do Norte; saiba como.

Os brasileiros com 16 anos ou mais têm até o dia 4 de maio para emitir a primeira via do Título de Eleitor, ou regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral e poder votar nas Eleições 2022.

No Rio Grande do Norte, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o título pode ser emitido de forma totalmente on-line e também na modalidade presencial.

O TRE-RN orientou que os eleitores prezem pelo autoatendimento na internet, para evitar aglomerações no suporte presencial, que ainda não retornou 100% por causa da pandemia – preferencial para idosos e pessoas com dificuldade de acessar o sistema.

A recomendação é que o processo seja feito com antecedência para evitar contratempos. Os eleitores que desejam ter assistência presencial podem encontrar endereços e contatos das zonas eleitorais do Rio Grande do Norte no site do TRE-RN (AQUI).

Cartórios Eleitorais da capital funcionam das 8h às 14h, com expediente interno das 14h às 15h, de segunda à sexta-feira. Não é necessário agendamento.

No Interior, o atendimento ocorre das 8h às 13h, com expediente interno das 13h às 14h. O TRE-RN recomenda que o usuário entre em contato com o seu cartório previamente para saber como está funcionando o atendimento.

Já os que preferem o autoatendimento virtual também podem regularizar a situação na aba de autoatendimento do eleitor, disponível no Título Net, no site do TRE.

Arrecadação federal cresce 5,27% e bate recorde em fevereiro.

Impulsionada pela recuperação da economia e pelo encarecimento do petróleo internacional, a arrecadação federal bateu recorde para meses de fevereiro. Segundo dados divulgados hoje (28) pela Receita Federal, o governo arrecadou R$ 148,66 bilhões no mês passado, com aumento de 5,27% acima da inflação em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O valor é o maior da história para meses de fevereiro desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995, em valores corrigidos pela inflação. Em janeiro e fevereiro, a arrecadação federal soma R$ 383,99 bilhões, com alta de 12,92% acima da inflação pelo IPCA, também recorde para o período.

A arrecadação superou as previsões das instituições financeiras. No relatório Prisma Fiscal, pesquisa divulgada pelo Ministério da Economia, os analistas de mercado estimavam que o valor arrecadado ficaria em R$ 145 bilhões em fevereiro, pelo critério da mediana (valor central em torno dos quais um dado oscila).
A retomada da economia está impulsionando a arrecadação. No entanto, fatores atípicos e mudanças na legislação também contribuíram para a alta.

Pandemia fez morte no Brasil subir 31% em 2 anos.

O Brasil teve 1,76 milhão de mortes no ano de 2021, mostra prévia dos dados do SIM (Sistema de Informação Sobre Mortalidade). O número é 13,5% maior que o de 2020 e 30,6% superior à mortalidade de 2019, último ano antes da pandemia.

Os números divulgados pelo Poder360 são a 1ª prévia da principal base de dados de mortalidade do Brasil, o SIM (Sistema e Informações sobre Mortalidade). As informações passam por investigação e consolidação durante meses antes de entrar no sistema. Os dados devem sofrer atualizações, assim que mais casos forem elucidados. O nº de mortes, portanto, irá crescer

O sistema, atualizado recentemente com dados até dezembro do ano passado, mostra 629 mil mortos por covid somando os dois últimos anos. São 9.633 óbitos a mais do que os notificados pelo Ministério da Saúde durante o período.

Pesquisadores apontam subnotificação para explicar a diferença. “Algumas mortes não tem confirmação de covid na hora e às vezes nem se deixa como suspeita. Mas, depois de sair o resultado de um exame, verifica-se que foram covid e o dado entra no SIM”, diz a médica epidemiologista Fátima Marinho, especialista sênior da Vital Strategies, organização global composta por especialistas e pesquisadores com atuação junto a governos.

Além disso, parte das notificações de 2022 se refere a mortes que ocorreram em 2021.

segunda-feira, março 28, 2022

Disque 100 começa a receber denúncia de evasão escolar.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) informou que o serviço telefônico Disque 100 começou a receber hoje (28) denúncias sobre evasão escolar. As denúncias podem ser feitas por professores, familiares e outras pessoas que tenham conhecimento do fato.

De acordo com a pasta, as denúncias recebidas serão encaminhadas aos conselhos tutelares e para um setor do Ministério da Educação, que vai interagir com as secretarias estaduais e municipais de Educação para propor políticas públicas que alcancem os estudantes.

O Disque 100 pode ser acionado 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. A ligação é gratuita. As denúncias também podem ser encaminhadas por meio dos aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, pelo número (61) 99656-5008.

O serviço também está disponível para denúncias sobre discriminação racial e descumprimento dos direitos de crianças, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e população de rua.

COVID: RN possui 97 leitos críticos e 90 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h55 desta segunda-feira (28).

Neste período, havia 01 (um) paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 97 leitos críticos e outros 90, sendo clínicos.

Milton Ribeiro acerta saída do governo para estancar desgaste.

Alvo de inquérito da Polícia Federal, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, vai pedir licença do cargo depois de ser apontado como suspeito de envolvimento em tráfico de influência dentro da pasta. A saída foi costurada com o presidente Jair Bolsonaro (PL) como a melhor solução para evitar mais desgastes pessoais e também ao governo, especialmente em ano eleitoral.

A informação foi confirmada pela reportagem com fontes ligadas ao presidente. De acordo com os interlocutores, o ministro deve usar a licença para focar sua defesa diante dos inquéritos. Não fossem as denúncias, Ribeiro não deixaria o governo nem na reforma ministerial, que deve ocorrer agora no fim do mês de março.

Durante reunião no ministério, Ribeiro afirmou que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por dois pastores (Gilmar Santos e Arilton Moura). O áudio foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo e, segundo o ministro, o pedido partiu do próprio Bolsonaro.

Após o escândalo vir à tona, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o suposto esquema de tráfico de influência envolvendo o ministro da Educação e pastores que frequentam a pasta, mas que não têm cargo público. A inquestigação atende a uma determinação da ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Sport e Fortaleza fazem 1º jogo da final da Copa do Nordeste na quinta.

A partir de quinta-feira (31), às 21h35 (horário de Brasília) começa a disputa do título da Copa do Nordeste de 2022 na Arena Pernambuco, em Recife, casa do Sport, que se classificou neste domingo para a grande final. O adversário será o atual campeão Fortaleza, que garantiu a vaga no sábado (26). De acordo com o calendário da CBF, o vencedor será conhecido no próximo domingo (3 de abril), após o jogo da volta na Arena Castelão, casa do Leão do Pici, às 18h30.

Após cinco anos sem chegar à final do torneio regional, o Sport vai em busca do quarto título na competição: o Rubro-Negro já levantou a taça em 1994, 200 e 2014. Neste domingo (27), o time do técnico Gilmar Dal Pozzo  avançou à final ao bater o CRB em casa, por 3 a 1, em jogo único.

Já o Fortaleza, comandado pelo técnico argentino Pablo Vojvoda, se classificou no sábado (26) após derrotar o Náutico por 2 a 0 na Arena Castelão.  Além do título do ano passado, o Leão de Pici levantou a “orelhuda” – apelido da taça no Nordeste – em 2015 e 2020.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 7,4%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 7,4%, registrada no início da tarde desta segunda-feira (28). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 18.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 7,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 4,8% e a Região Seridó tem 13,3%.

Até o momento desta publicação são 97 leitos críticos (UTI) disponíveis e 9 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 90 disponíveis e 9 ocupados.

Outros 15 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 10 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

RN registra 1 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 58.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (28). São 495.822 casos totalizados. No domingo (27) eram contabilizados 495.749, ou seja, 73 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 58 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.120. Um (01) óbito foi registrado nas últimas 24 horas (em Areia Branca). No domingo (27), eram 8.119 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.587.

Recuperados são 483.529. Casos suspeitos somam 557 e descartados são 929.519. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.173.

Professores de Natal/RN entram em greve por tempo indeterminado.

Professores da rede municipal de ensino de Natal decidiram nesta segunda-feira 28, durante assembleia presencial do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN) entrar em greve por tempo indeterminado. Na última quinta 24, a categoria já tinha aprovado um indicativo de paralisação. As informações são da 98 FM.

Depois da assembleia, professores fizeram uma caminhada pelo Centro de Natal e foram até o Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, erguendo faixas em protesto contra o prefeito Álvaro Dias (PSDB). Na prefeitura, os professores receberam a confirmação de que serão recebidos na quarta-feira (30) pela secretária de Educação, Cristina Diniz.

A categoria cobra respostas da Prefeitura do Natal quanto à implantação do reajuste salarial de 2022. Os professores têm direito a um aumento de 33,24%, mas até agora a gestão municipal não apresentou uma proposta.

Lateral potiguar está próximo de acertar com Flamengo, diz jornalista.

O lateral-esquerdo potiguar Ayrton Lucas, que atua no Spartak Moscou, da Rússia, está próximo de voltar ao Brasil. Jornalistas especialistas na cobertura do Flamengo dizem que o jogador está acertado com o rubro-negro carioca para empréstimo até o fim do ano. A informação sobre a contratação de Ayrton Lucas foi publicada pelo colunista Mauro Cézar Pereira e confirmada pelo jornalista Venê Casagrande, nesta segunda-feira (28).

Criado nas bases do ABC, Ayrton Lucas tem 24 anos é natural dea cidade de Carnaúba dos Dantas e já acumula boas passagens pelo futebol brasileiro e internacional. O jogador teve atuações destacadas pelo Fluminense, que contratou o jogador junto ao clube potiguar ainda em 2015 e, em seguida, emprestou o lateral para Madureira (RJ) e Londrina (PR). De volta ao Fluminense, fez 58 partidas que renderam ao jogador à Seleção Brasileira sub 20 e sub 23.

Na Rússia desde 2018, Ayrton Lucas é um dos destaques da equipe do Spartak, mas as sanções esportivas sofridas pelas equipes russas pela UEFA motivou a saída de vários atletas do país, incluindo o lateral brasileiro, que renovou se contrato com o Spartak até 2026.

No Flamengo, Ayrton vai disputar posição com Filipe Luís, Renê e Ramon.

Fachin diz que levará caso Lollapalooza ‘imediatamente’ ao plenário do TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira (28) que vai levar “imediatamente” ao plenário da Corte a decisão que proibiu manifestações eleitorais no festival Lollapalooza.

O ministro Raul Araújo, do TSE, tomou a decisão de vetar as manifestações neste domingo (27). Ele ainda estipulou multa de R$ 50 mil ao festival toda vez que houvesse desobediência da determinação. O Lollapalooza recorreu.

Há a expectativa entre juristas e advogados de que o TSE já analise o caso nesta terça-feira (29).

Oito bairros de Parnamirim/RN ficam sem água nesta segunda-feira.

A Caern conclui até as 18h desta segunda-feira (28) o serviço de retirada de vazamento de grandes proporções causado pelo rompimento de tubulação de 150mm no bairro Parque de Exposições, em Parnamirim. Por causa da ocorrência, estão sem abastecimento o Parque de Exposições, Jockey Club, Monte Castelo, Cohabinal, Rosa dos Ventos, Santos Reis, Vale do Sol e Passagem de Areia.

O fornecimento será retomado logo que o serviço das equipes for concluído. No entanto, a população dos bairros afetados deve aguardar um prazo de até 48 horas até que o abastecimento esteja completamente normalizado.

A Caern também informou que realiza nesta terça-feira (29) uma manutenção programada na rede de abastecimento de Cidade Satélite e parte do Planalto, em Natal. Devido ao serviço, que acontece das 7h às 17h, o fornecimento de água da região estará suspenso nas duas localidades. Após o serviço a distribuição de água será retomada e o prazo de normalização é de até 48 horas.

UFRN retoma aulas presenciais com exigência do passaporte da vacina contra Covid.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retomou nesta segunda-feira (28) as aulas presenciais depois de dois anos. As aulas haviam sido suspensas em 17 de março de 2020 em função da pandemia da Covid.

Entre as medidas preventivas para esse retorno está a exigência do comprovante vacinal contra a Covid por parte de alunos, professores e demais servidores. A decisão foi aprovada a em dezembro do ano passado por unanimidade dos Colegiados Superiores, condicionando quem quiser ter acesso às dependências da instituição à vacinação.

“Todas as pessoas que vão circular na UFRN precisam estar vacinadas e precisam comprovar essa vacinação”, reforçou a pró-reitora adjunta de graduação, Elda Melo em entrevista ao Bom Dia RN. Quando precisou suspender as atividades presenciais em 2020, a UFRN não parou com as aulas, mas as adaptou ao formato remoto, que estava sendo utilizado até este último momento.

“Estamos retomando hoje, embora não tenhamos parado em nenhum momento, ficamos no formato remoto. Mas hoje é o dia que os servidores, técnicos, professores e alunos estarão de volta à universidade no formato presencial”, pontuou a pró-reitora Elda Melo.

Ao todo, segundo ela, são cerca de 30 mil alunos apenas nas graduações. “É um dia muito importante, nós vemos muitos alunos que entraram na faculdade, estão cursando, mas nunca vieram aqui no campus”. Segundo a UFRN, para esse retorno também houve a criação do auxílio para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Mega-sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 110 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas da mega-sena no sorteio realizado ontem à noite (26). As dezenas sorteadas foram 02 - 03 - 13 - 20 - 53 - 54.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o próximo sorteio, na quarta-feira (30), deve pagar prêmio de R$ 110 milhões.

O apostador que acertasse as seis dezenas receberia prêmio de R$ 91 milhões. A quina teve 156 apostas vencedoras e cada uma levará R$ 42.402. Outros 10.583 apostas acertaram quatro dezenas e receberão prêmio de R$ 892.

As apostas para a mega-sena podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. O valor mínimo da aposta para a escolha de seis números é de R$ 4,50.