Os números divulgados pelo Poder360 são a 1ª prévia da principal base de dados de mortalidade do Brasil, o SIM (Sistema e Informações sobre Mortalidade). As informações passam por investigação e consolidação durante meses antes de entrar no sistema. Os dados devem sofrer atualizações, assim que mais casos forem elucidados. O nº de mortes, portanto, irá crescer
O sistema, atualizado recentemente com dados até dezembro do ano passado, mostra 629 mil mortos por covid somando os dois últimos anos. São 9.633 óbitos a mais do que os notificados pelo Ministério da Saúde durante o período.
Pesquisadores apontam subnotificação para explicar a diferença. “Algumas mortes não tem confirmação de covid na hora e às vezes nem se deixa como suspeita. Mas, depois de sair o resultado de um exame, verifica-se que foram covid e o dado entra no SIM”, diz a médica epidemiologista Fátima Marinho, especialista sênior da Vital Strategies, organização global composta por especialistas e pesquisadores com atuação junto a governos.
Além disso, parte das notificações de 2022 se refere a mortes que ocorreram em 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário