sábado, dezembro 10, 2016

Médicos descartam ampliação da amputação da perna de Follmann.

As notícias a respeito da situação dos sobreviventes do acidente com o voo que transportava a delegação da Chapecoense melhoram a cada dia. Em coletiva realizada neste sábado, em Medellín, a comissão médica informou que não foi necessário ampliar a amputação da perna direita de Jackson Follmann, que se manteve estável. O jornalista Rafael Henzel, sem sinais de piora clínica, foi tirado da unidade intensiva e levado para o quarto, aguardando últimos exames e a logística para voltar a Chapecó. 
 
A partir deste domingo os médicos preparam os pacientes para o retorno ao Brasil. O melhor quadro de momento não significa a prioridade no transporte. Os trabalhos serão feitos de acordo com a particularidade de cada aeronave disponibilizada.

Mãe é acusada de abusar sexualmente de filha de 7 anos.

A mãe de uma criança de 7 anos foi presa em flagrante após levar a filha a uma unidade de atendimento médico em Anchieta, na Zona Norte do Rio. Ela suspeita de agredir e abusar sexualmente da menina, que está internada desde segunda-feira no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste.

Segundo o Extra, a mãe contou que os ferimentos da filha tinham sido causados por uma queda em casa. No entanto, os policiais civis alegaram que há sinais de possível violência sexual. A mulher de 44 anos foi autuada em flagrante , na Central de Garantias, por maus tratos que resultou em lesão corporal grave, cuja pena é de um a quatro anos.

Uma tia da jovem, única autorizada a visitá-la no hospital, revelou que a mãe da criança introduzia objetos nos órgãos sexuais da criança na companhia do pai, que também abusava da jovem. Ao nascer, a menina teria ficado aos cuidados de uma mulher que faleceu recentemente, e por isso voltou a morar com a mãe biológica há cerca de dois meses, sofrendo agressões nesse período.

Prefeito e vice eleito de João Câmara/RN tem suas contas de campanha aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Maurício e Holderlin
Na manhã deste sábado(10) o ministério público eleitoral e a Justiça eleitoral comarca de João Câmara estiveram de plantão para a aprovação e homologação das contas dos candidatos eleitos da cidade de João Câmara/RN.

O prefeito eleito Mauricio Caetano e seu vice prefeito Holderlin Silva tiveram suas contas aprovadas e homologadas pelo ministério público e pela justiça eleitoral, no entanto ambos estão aptos para diplomação que acontecerá nesta terça feira (13) no salão do jurí comarca de João Câmara. Também foram aprovadas as contas dos seguintes vereadores eleitos:

Aprovados com parecer favorável do Ministério Público:
Amistrong Bezerra, Fernando Guilherme, Flavio Samir, Gilberto Honorato, Cleonice Bezerra, Pastor Frank, Ayse Bezerra e Irani Antunes.

Aprovados com Parecer desfavorável do Ministério Público:
Daniel Gomes da Silva, Luiz de Berré e Kelly Cristina. Todos os eleitos serão diplomados na próxima terça-feira, 13 de dezembro.

Sindicatos ameaçam greve geral contra reforma da Previdência.

As principais centrais sindicais do Brasil iniciaram uma mobilização contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo; os sindicalistas não concordam com os pontos mais importantes do projeto, como a idade mínima de 65 anos e a equiparação entre homens e mulheres, e alguns grupos já cogitam uma greve geral contra as propostas

Mulher mata marido com veneno de rato para receber herança.

O desfecho da história da morte de um homem, em setembro deste ano, no bairro Santa Tereza, Leste de Belo Horizonte, foi concluído na tarde da última sexta-feira (10). Anselmo Vicente Ribeiro, 42 anos, foi assassinado com veneno de rato, pela própria mulher, que queria se vingar de uma traição e receber o seguro da vítima.

Segundo o R7, Fabiane Viana do Vale, 39 anos, era casada com a vítima há 20 anos. “Ela não chorou no local do homicídio. Todo mundo achou que achou estranho como uma mulher que acabou de perder o marido fica em uma situação bem calma”, afirmou a delegada Alice Botelho da Polícia Civil.

As investigações revelaram que Fabiane colocou chumbinho no suco de maracujá do marido e assistiu a morte dele. De acordo com perícia, a mulher tentou tranquilizá-lo e não acionou o socorro enquanto ele passava mal.

Fabiane Viana, que preferiu não comentar o caso com a imprensa, vai ser indiciada por homicídio qualificado.

Indústria de carnes aposta nas festas de final de ano para compensar redução no consumo.

Mesmo com a crise econômica afetando  à mesa dos brasileiros, com a proximidade das festas de final de ano, há expectativa de que parte das perdas da indústria de carnes em 2016 sejam recuperadas. Ainda assim, os números do setor devem fechar em queda ou  melhorar o cenário.

Historicamente há crescimento na demanda por produtos suínos no final do ano. “Acho que os nossos números deverão ser semelhantes aos de 2015, em razão do desemprego e da perda de renda”, explica o diretor- executivo do Sindicato de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (Sips), Rogério Kerber.

Mulher é morta a machadadas por adolescente de 17 anos.

Após matar madrasta a golpes de machado, um adolescente de 17 anos foi apreendido, na última quinta-feira (8), em Paulo Afonso, Norte da Bahia. Ele confessou o crime para a delegada Ligia Nunes de Sá, titular da Delegacia da Mulher da cidade.

“Ele foi até o quarto de ferramentas do pai, pegou o machado, deu a volta na mesa, parou atrás dela e acertou dois golpes na cabeça. Ela provavelmente já caiu morta. Não teve como se defender porque estava almoçando”, disse a delegada.

Segundo o G1, o crime ocorreu na casa em que a família morava, no Bairro Tancredo Neves 1, por volta das 13h, no momento em que a vítima almoçava com os dois filhos, de 5 e 8 anos. As crianças presenciaram a ação. Via g1.

Ex-affair de Neymar usa ‘chip da beleza’ e exibe corpão em ensaio sexy.

Patrícia Jordane aderiu à nova moda queridinha dos famosos: o ‘chip da beleza’. A modelo colocou um implante hormonal, usado já por Dani Souza e Cacau Colucci, entre outros famosos, que além de controlar os efeitos da TPM, ajuda a reduzir peso e aumentar massa muscular.

“Minhas curvas mudaram, minha pele, minhas unhas, meu cabelo e até o meu humor(risos)melhoraram”, declarou Patrícia.O corpão sarado da modelo, quem sabe, poderá ser visto no carnaval paulistano. Isso porque ela revelou que recebeu o convite de uma escola de samba, que prefere não dizer o nome, por enquanto. “Recebi o convite pela minha assessoria, mas não tem nada decidido ainda, pois precisa de muita dedicação, e nesse momento estou com vários projetos novos”, explicou.

Confira as fotos:


 

Após nova medição, PI buscará junto ao Guinness título de maior cajueiro.

Após nova medição, o Piauí vai buscar junto ao Guinness Book, livro dos recordes, o reconhecimento do maior cajueiro do mundo. A informação é do secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, depois da conclusão do estudo feito pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Segundo os pesquisadores, que o Cajueiro Rei, situado em Cajueiro da Praia, possui 8.832 m² de área. Atualmente, o título é do Rio Grande do Norte.

O estudo chegou a conclusão que a partir da região analisada, o Cajueiro Rei do Piauí é um único pé de caju com total de 8.832 m² com 732m de comprimento, todo ele a partir de um gene como uma única espécie em sequência. “O laudo feito pela equipe traz essa constatação e vamos agora fazer o contato com a equipe do Guiness”, comentou o secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior.

Roberto Carlos faz tributo à chape cantando clássicos.

 
Com repertório clássico e uma homenagem às vítimas da tragédia da Chapecoense, o Rei Roberto Carlos emocionou os fãs na noite desta sexta-feira (9) em um show no estacionamento de um shopping em São José dos campos (SP). Ele começou a apresentação ao som de ‘Emoções’, seguida por uma sequência de sucessos que embalaram o público.
 
A apresentação durou cerca de 2h, sem deixar de lado o romantismo, marca da carreira do cantor, que é ícone da música brasileira e ídolo de gerações.

Mais de 4 mil servidores foram expulso do serviço público por corrupção.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União divulgou nesta sexta-feira (9) que 6.130 servidores foram expulsos do serviço público entre 2003 e 2016, sendo 4.029 por corrupção (65%). 

Apenas em 2016, foram expulsos do serviço público 471 funcionários. Na Paraíba, 99 servidores foram expulsos desde 2003.seus vencimentos.

Biscoitos vencidos em voo da TAM.

Fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a bordo de um voo da Tam autuaram a companhia por distribuir biscoitos com a data de validade vencida aos passageiros.

Os funcionários receberam os pacotes há alguns dias, ao voltar para Brasília após um simpósio em Salvador.

A empresa, que agora vai se defender, diz que “está apurando o fato” e que “toma todas as medidas preventivas para que situações como essa não ocorram”.

Governo do RN entrega mais um lote de dessalinizadores do Programa Água Doce no Trairi e Seridó.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), entrega mais um lote de sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), que abrange a região do Trairí e Seridó.

O ato simbólico de entrega dos últimos sistemas concluídos aconteceu agora a pouco na comunidade Riacho Fechado, no município de Lajes Pintada, e contou com a participação do Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, do Secretário de Estado da SEMARH, Mairton França, do Coordenador Estadual do PAD/RN, Carlos Araújo Lima, Prefeitos e representantes das comunidades beneficiadas.

Mais de mil famílias dos municípios de Pedro Avelino, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, Parelhas, São José do Seridó, Santana dos Matos, Ouro Branco e Caicó passaram a ter acesso à água de boa qualidade para consumo próprio, depois de contempladas com os dessalinizadores do Programa.

Paula Fernandes não vai cantar.

Para evitar polêmica nesses tempos de crise financeira, a assessoria da cantora Paula Fernandes comunica que ela não foi contratada para cantar no casamento da filha do governador Robinson Faria, Janine.

É que Paula é convidada da amiga Thássia Naves, irmão do noivo José Naves.

A cantora sertaneja aproveita o fim de semana para desfrutar o belo litoral potiguar.

Irmãos potiguares de 7 e 4 anos lançam livro em Natal/RN.

Os irmãos Tomás e Laís Sena, de 7 e 4 anos, respectivamente, sempre se divertiram inventando histórias e criando rimas com os pais, o engenheiro mecânico e poeta Renato Dantas e a arquiteta Samara Sena. A brincadeira acabou virando um livro e o lançamento de 'Era uma vez dos bichos', com pequenas rimas divertidas e ilustrações sobre os animais, acontece neste domingo (11) no Parque das Dunas, em Natal/RN.

Para transformar a brincadeira em livro impresso, Renato e Samara contaram com a ajuda de um site de financiamento coletivo e com o apoio da escola das crianças. Com o livro já pronto, as encomendas entre amigos e familiares aumentaram consideravelmente e o casal resolveu bancar a segunda tiragem de 100 exemplares.

O lançamento de "Era uma vez dos bichos" acontece noeste domingo (11), no Parque das Dunas às 9h30.

Serviço
Lançamento do livro infantil "Era uma vez dos bichos"
Autores: Tomás e Laís Sena
Local: Anfiteatro Pau-Brasil, Parque das Dunas
Dia: 11/12
Hora: 9h30

Ex-governador Sérgio Cabral é transferido de Bangu 8 para Curitiba pela PF.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó pouco depois das 10h de hoje (9) para ser transferido pela Polícia Federal, informou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

Cabral estava preso em Bangu 8, onde cumpre prisão preventiva pedida pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Calicute. A operação investiga um esquema de corrupção que envolvia pagamento de propinas e lavagem de dinheiro e aponta Cabral como chefe da organização.

TRE/RN prepara novo concurso para nível médio e superior.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte já se programa para abertura de um novo concurso para nível médio e superior no próximo ano.

Conforme informação do texto base do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), que precisa ser aprovado no Congresso para ir à sanção presidencial, está prevista a realização de concurso público em 2017 para os cargos de técnico judiciário e analista judiciário.

O órgão estima que 12.400 candidatos se inscrevam para funções de Analista. Para Técnico, de nível médio, a estimativa é de 18.400 candidatos pagantes inscritos. As taxas de inscrição serão de R$ 110 ou R$ 90. A previsão total de de arrecadação é de R$ 3.020.000,00.

Pagamentos a Jucá superam R$ 22 milhões, diz delator.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) recebeu R$ 22 milhões de propina da Odebrecht, segundo a delação do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. De acordo com o delator, o atual líder do governo no Congresso “concentrava a arrecadação e distribuição dos recursos destinados ao partido”. Em troca, Jucá atuava como “patrocinador” de uma “intensa agenda legislativa” em favor da Odebrecht.

Jucá recebeu o apelido de “Caju”. O delator disse que o fato de sua relação com Jucá envolver dinheiro lhe dava privilégios, como o de ser recebido a hora que quisesse, mesmo com o gabinete lotado de pessoas ou de esperar o senador na sala dele, mesmo sem a presença do parlamentar.

Sobre a escolha do senador como o principal articulador da empreiteira no Congresso, Melo apontou dois motivos: “a intensidade da sua devoção aos pleitos que eram do nosso interesse e o elevado valor dos pagamentos financeiros que foram feitos ao senador ao longo dos anos”, diz o anexo da delação premiada.

Segundo o ex-executivo da Odebrecht, Jucá atuou para a aprovação de 14 projetos de lei ou medidas provisórias de interesse da empreiteira, principalmente de temas tributários. O delator lembra que ele é considerado o “Resolvedor da República no Congresso” e o “Eterno Líder”, por ter ocupado esse cargo várias vezes. Segundo Melo, Jucá também tinha “desenvoltura” no tratamento com o Poder Executivo, especialmente nos ministérios da Fazenda e do Planejamento.

A conta, disse o delator, era paga nas eleições. “Todo apoio desenvolvido pelo senador teria, nos momentos de campanha, uma conta a ser paga”, disse. Ele relatou que os apoios eram “equacionados” nas contribuições a pretexto da campanha eleitoral, de forma oficial ou via caixa 2. Via O Estado de S. Paulo.

Previsões otimistas para o retorno do inverno nos primeiros meses de 2017.

 
As previsões são otimistas para o retorno das chuvas em sua normalidade nos primeiros meses de 2017, em decorrência da atuação do fenômeno La Niña no oceano Pacífico e da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a incidência de chuvas no Nordeste.
 
As considerações são da Somar Meteorologia, empresa privada que atua no segmento de meteorologia, oceanografia e meio ambiente. Um levantamento da instituição, com base no último boletim da NOAA (órgão americano de meteorologia e oceanografia), aponta que a atmosfera do Oceano Pacífico influenciada por resfriamento, o que indica a ocorrência do fenômeno La Niña, deve continuar, acabando a partir do primeiro trimestre de 2017.

Prefeitos e bancada federal do RN se reúnem para discutir repatriação.

Os prefeitos potiguares e representantes da bancada federal irão se reunir na próxima segunda-feira (12), às 9h, em Natal, para discutir os recursos financeiros das multas da repatriação.

A reunião ocorrerá no Auditório Agnelo Alves, na sede da Federação dos Municípios do RN (Femurn).

O encontro foi solicitado pela Federação e atendido pelos parlamentares. No encontro, os gestores vão pedir o empenho dos representantes do RN em Brasília para a liberação dos recursos, necessários para a quitação da folha de pagamento e décimo terceiro dos servidores das prefeituras.

“A queda de repasses ao longo de 2016 inviabilizou o planejamento financeiro dos gestores. As prefeituras do RN estão com dificuldades para pagar o décimo terceiro salário dos servidores neste final de ano. A frustração de receitas e quedas de repasses ao longo de 2016 agravou a situação financeira dos municípios. Todas as cidades do estado estão enfrentando problemas para o pagamento da gratificação aos funcionários”.

Prefeitura Municipal de João Câmara/RN deverá pagar o 13º e não tem previsão para o pagamento de novembro e dezembro.

Aumenta o clima de apreensão entre os servidores da prefeitura de João Câmara/RN com relação ao recebimento dos salários de novembro e dezembro. A prefeitura sinaliza com o pagamento do 13º para a próxima semana.

A coordenadora do Sinte-regional João Câmara, Maria Egivânia publicou em uma rede social que conseguiu uma ligação para o secretário municipal de finanças Gilvan Dantas, e que este teria afirmado que ontem e hoje não haverá pagamento. Disse está aguardando o prefeito, porém, não será para discutir pagamento de novembro e sim, o décimo terceiro que provavelmente sairá na próxima semana.

Diante desse quadro de indefinição, os profissionais da educação já estão articulando mobilizações para pressionar o gestor público a pagar seus vencimentos.

Temer pediu R$ 10 milhões à Odebrecht, diz executivo.

O presidente Michel Temer (PMDB) pediu R$ 10 milhões ao empreiteiro Marcelo Odebrecht em 2014, segundo o site BuzzFeed e a Revista Veja. A informação estaria na delação do executivo Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, um dos 77 delatores da empreiteira na Operação Lava Jato.

O jornal “O Estado de S. Paulo” confirmou que Temer teve dois encontros com Odebrecht. Uma das reuniões foi um jantar entre o então vice-presidente, Marcelo Odebrecht e o hoje ministro chefe da Casa Civil Eliseu Padilha no Palácio do Jaburu. Em outro encontro, em São Paulo, Temer estaria acompanhado de seu colega de partido Henrique Alves. Ambos, segundo a delação, pediram dinheiro a executivos da empreiteira, em troca de uma obra.

A revista informou nesta sexta-feira, 9, que teve acesso à íntegra dos anexos da delação de Melo Filho, que trabalhou por doze anos como diretor de Relações Institucionais da Odebrecht.

Em 82 páginas, o executivo contou como a maior empreiteira do País comprou, com propinas milionárias, integrantes da cúpula dos poderes Executivo e Legislativo.

Segundo o delator, os R$ 10 milhões foram pagos em dinheiro vivo ao braço direito do presidente, o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O dinheiro também teria sido repassado ao assessor especial do peemedebista, José Yunes, seu amigo há 50 anos.

Segundo a revista, deputados, senadores, ministros, ex-ministros e assessores da ex-presidente Dilma Rousseff também receberam propina. A distribuição de dinheiro ilícito teria alcançado integrantes de quase todos os partidos.

O delator apresentou e-mail, planilhas e extratos telefônicos para provar suas afirmações. Uma das mensagens mostra Marcelo Odebrecht, o dono da empresa, combinando o pagamentos a políticos importantes, identificados por valores e apelidos como “Justiça”, “Boca Mole”, “Caju”, “Índio”, “Caranguejo” e “Botafogo”.

O Brasil retrocedeu vários anos", afirma a ex-presidente Dilma.

A edição desta semana da revista 'Elle' francesa traz uma entrevista de uma página com a ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo a publicação, o encontro do jornalista Pierre Morel com Dilma se deu no Rio de Janeiro, onde ela tem passado temporadas hospedada no apartamento de sua mãe.

Dilma diz que o fato de ser mulher pesou "enormemente" em seu impeachment. "Os homens da direita conservadora, que não conseguiram conquistar o poder pelas urnas, tentaram sujar minha imagem durante os oito meses desse processo de destituição", afirma ela. "Todos os estereótipos utilizados contra as mulheres foram usados contra mim. Um dia, eu era dura e insensível; no dia seguinte, histérica e frágil".

A ex-presidente declarou que a democracia no Brasil foi afetada desde sua saída. "O país retrocedeu muitos anos. O novo governo, composto por homens ricos e brancos, não é representativo da nossa nação. O Brasil é composto de 51% de mulheres e uma importante comunidade negra. Mas a mentalidade da escravidão e a ideologia dos privilégios são ainda muito fortes".

A revista pediu ainda que Dilma detalhasse as torturas que sofreu em sua prisão durante a ditadura militar. "Ser torturada significa uma violência desmedida. Eles utilizavam o que chamamos de pau de arara, um instrumento que permite pendurar as pessoas em qualquer lugar pelos braços e pelas mãos". Ela finaliza a entrevista avisando que vai continuar a lutar. "Vou continuar a me expressar, a falar. Aprendi durante a ditadura que a palavra é uma arma extremamente potente".

Eunício diz que PEC do teto será aprovada ‘tranquilamente’ na terça-feira.

Na presença do presidente Michel Temer, em evento em Fortaleza, o senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE) defendeu a PEC 55 que estabelece um teto para os gastos públicos, da qual é relator, e disse que a proposta será aprovada “tranquilamente” na próxima terça-feira, 13, em segunda votação no Senado.

“Os que dizem que tiramos dinheiro da Educação, não é verdade. Temos 18% dos impostos alocados para a Educação. Jamais participaríamos de algo para tirar dinheiro da Educação e da Saúde, principalmente num Estado pobre como este.”

Segundo Eunício, estava previsto que em 2019 a educação teria 15% da receita corrente líquida, mas o presidente autorizou antecipar e dar agora. “Em 2016, era 13%, em 2017 será 15%. Não cortamos um centavo de nada, mas o Brasil não pode ficar nessa de quem tem 10 e gasta 30”, disse.

Nuvem misteriosa em formato esférico intriga internautas.

Um nuvem misteriosa com formato esférico apareceu no céu de Kanagawa, no Japão, no último domingo. O fenômeno foi fotografado por moradores pouco antes da bola se desfazer. As informações são do The Sun.

As imagens da nuvem misteriosa foram postadas no Twitter, na última terça-feira, por uma usuária chamada Poppy. Ela contou que leu um post no Facebook sobre o formato estranho de uma nuvem e conseguiu registrá-la.

"Certamente, nunca vi isso antes", escreveu ela.

A postagem de Poppy já teve mais de 20 mil retuítes e mais de 22 mil curtidas. Nos comentários, muitos internautas levantam hipótese de se tratar de um objeto voador não-identificado.

sexta-feira, dezembro 09, 2016

Senai e Universidades realizam Seminário de Inovação em Mossoró/RN.

O auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da cidade de Mossoró (RN) recebe, na próxima segunda-feira, 12, a partir das 14h, o V Seminário de Inovação de Mossoró, que reúne empreendedores, administradores, profissionais e estudantes interessados nos temas Inovação e Empreendedorismo.

A temática central do evento é Alternativas inovadoras para a economia mossoroense e o seminário tem a intenção de apresentar diferentes atores que assumem responsabilidades distintas no fomento da inovação e do empreendedorismo. O evento também busca apresentar oportunidades de apoio às temáticas dentro cenário local, numa tentativa de contribuir ao desenvolvimento social e econômico da região de Mossoró.

O evento é uma iniciativa das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern); Conselho Regional de Administração (CRA/RN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae-RN).

As inscrições devem ser realizadas neste link. A programação completa do seminário, assim como outras informações sobre o evento, podem ser consultadas aqui. O endereço do Senai que sedia o evento é Rua José Leite, 100 - Abolição, Mossoró – RN.

Vagner Mancini é o novo técnico da Chapecoense.

Vagner Mancini fechou acordo para ser o novo treinador da Chapecoense. O acerto foi finalizado nesta sexta-feira (9) depois após uma reunião com dirigentes na casa de Plínio David De Nês Filho, presidente do Conselho Deliberativo do clube. Ainda não existe uma data definida para a apresentação oficial, e as bases do contrato não foram divulgadas.

O acordo com Mancini foi fechado depois que Levir Culpi não aceitou as condições oferecidas pelo clube, que queria um vínculo até o final do ano que vem. Levir havia se oferecido para trabalhar voluntariamente no Campeonato Catarinense, que se encerra em maio.

Reconstruir a equipe da Chapecoense será um dos maiores desafios da carreira de Mancini. Sua missão é montar uma equipe após o acidente aéreo que deixou 71 vítimas na viagem à Colômbia para a final da Copa Sul-Americana. Apenas seis pessoas sobreviveram. Todos os membros da comissão técnica, entre eles, o técnico Caio Junior, morreram no acidente. Na próxima temporada, a Chapecoense terá um calendário extenso. Além do torneio estadual, deverá disputar a Primeira Liga, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e o Troféu Joan Gamper.

O último trabalho de Mancini foi o Vitória, de onde foi demitido em setembro durante o Campeonato Brasileiro. A equipe luta contra o rebaixamento na última rodada. O treinador começou a carreira no Paulista, de Jundiaí, onde se tornou campeão da Copa do Brasil de 2005. Depois de duas temporadas nos Emirados Árabes Unidos, voltou para trabalhar no Grêmio em 2008. Acabou demitido após seis jogos por causa de desentendimentos com o então diretor de futebol Paulo Pelaipe. Dirigiu também Santos, Vasco, Guarani, Ceará, Cruzeiro, Sport, Náutico, Atlético-PR e Botafogo Nesse período, suas principais conquistas foram o Campeonato Baiano de 2008 e o Campeonato Cearense de 2011.

Odebrect afirma que pagou caixa dois em dinheiro vivo para Alckmin.

 
Em seu acordo de delação premiada, a Odebrecht afirmou que pagou caixa dois em dinheiro vivo para as campanhas de 2010 e 2014 do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
 
Executivos da empreiteira mencionam duas pessoas próximas ao governador como as intermediárias dos repasses e afirmam que não chegaram a discutir o assunto diretamente com Alckmin. R$ 2 milhões em espécie foram repassados ao empresário Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin.
 
A entrega do recurso teria ocorrido no escritório de Ribeiro, na capital paulista.

Prefeitura de Timbaúba dos Batistas paga 13° Salário nesta sexta-feira (9).

O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista de Araújo Neto, autorizou o pagamento do 13° salário aos funcionários da prefeitura nesta sexta-feira (09/12/2016). O pagamento está sendo feito a todos os funcionários ativos, inativos e cargos comissionados.

O município de Timbaúba dos Batistas estar vivenciando a festa do seu padroeiro, São Severino Mártir, com isso o prefeito resolveu antecipar o pagamento dos funcionários que estava previsto acontecer dia (20/12).

“Estamos honrando os nossos compromissos, valorizar os nossos funcionários foi e sempre será uma das nossas prioridades. economizamos onde pudemos para que agora, no período do nosso padroeiro e no final de ano, nossos funcionários possam estar com seu décimo para passarem uma festa e final de ano mais tranquilo.” disse Chilon Batista.

Irregularidades no Bolsa Família podem chegar a quase 1 milhão de beneficiários.

 
O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações a 4.703 prefeituras para que realizem visitas domiciliares a mais de 912 mil beneficiários do programa Bolsa Família suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício. Segundo o Raio-X Bolsa Família, projeto de iniciativa do MPF, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam mais de R$ 3,32 bilhões.
 
O Raio-X Bolsa Família é uma ação nacional coordenada pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF.

Com salário em dia prefeitura de Equador paga 13° Salário nesta sexta-feira (9).

Mais uma prefeitura do interior do Rio Grande do Norte antecipa o pagamento do Décimo aos seus servidores. Desta vez a Prefeitura da cidade de Equador onde os servi dores públicos recebem nesta sexta-feira(9) a segunda parcela do 13º salário.

O pagamento em dia dos salários e a antecipação do Décimo terceiro fazem parte da política de valorização dos servidores pela prefeita reeleita Noeide Sabino.

“O planejamento e a execução de eficientes ações financeira permitem que a administração, apesar do momento difícil vivido pelos municípios, mantenha o cumprimento do compromisso com os funcionários, resultando na satisfação dos mesmo e na melhoria das condições de trabalho”, afirma Noeide Sabino.

Governo do RN dá posse a 907 novos gestores.

O governador Robinson Faria empossou na manhã desta sexta-feira (09) os 907 novos gestores escolares de 527 escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Os diretores e vice-diretores foram eleitos para o biênio de 2017/2018. A posse aconteceu após o encerramento do Seminário de formação e preparação dos novos gestores, que vem acontecendo desde a quinta-feira na Escola de Governo, em Natal.

Durante a solenidade, Robinson Faria parabenizou os novos gestores e pediu o empenho dos profissionais na construção de uma escola democrática. No discurso, ele destacou as mudanças significativas na educação estadual nos últimos dois anos. “Reajustamos o salário dos professores, convocamos cerca de 3900 profissionais da educação, melhoramos nosso IDEB e implantamos o projeto piloto de educação em tempo integral em 10 escolas de ensino fundamental. Estamos trabalhando para crescer cada vez mais nossa educação e conto com a ajuda e comprometimento desses gestores para oferecer um ensino de qualidade para as crianças, jovens e adultos do nosso Estado”, explicou o governador.

O chefe do Executivo Estadual ainda falou sobre o projeto “Renove Escola” da secretaria de Educação, um projeto inovador que manterá um plano de recuperação, ampliação, construção e o levantamento da estrutura das escolas do RN.

A secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa afirmou que os gestores empossados são essenciais para dar continuidade aos projetos pedagógicos do Estado. “A partir de janeiro, eles terão o desafio de conduzir as escolas e construir uma gestão compartilhada. Vamos fortalecer as unidades e criar um novo momento na educação do Rio Grande do Norte”, disse Cláudia.

A representante dos gestores empossados, a professora Alzira Câmara, da Escola Estadual 4 de setembro, em Pau dos Ferros, declarou que “vai trabalhar para melhorar o aprendizado dos alunos e colocar em prática o plano de gestão da escola”.

Em São José do Mipibu prefeito anuncia antecipação do 13º para este sábado(10) e o salário de dezembro para o dia 16.

No momento em que prefeitos de todo o país tentam encontrar meios para a realização do pagamento do décimo terceiro salário e do mês de dezembro, em São José de Mipibu, no RN, o prefeito Arlindo Dantas, que havia antecipado o calendário de pagamento dos servidores municípios para o dia 16, repete a dose comunicando que amanhã, dia 10, os valores vão estar disponíveis nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Esse feito é inédito na gestão pública municipal. A antecipação da folha de pagamento do 13º salário agrada os servidores e o comércio agradece.

PGNeuro da UFRN abre vaga para doutorado na área de Neurogenética.

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui edital de seleção de fluxo contínuo para doutorado. O Laboratório de Neurogenética está com uma vaga disponível.

De acordo com o chefe do laboratório, Tarciso Velho, o foco de pesquisa é a Neurobiologia do aprendizado vocal em aves. “O laboratório utiliza técnicas genéticas para estudar as bases biológicas do aprendizado de canto e para manipular circuitos cerebrais que controlam esse comportamento. Para isso, estamos usando tecnologias de ponta, como edição de genomas, transgênese e imageamento ao vivo usando minimicroscópios”, explica o professor.

Os candidatos com experiência e interesse em neurociência molecular, cultura celular e comportamento animal terão preferência na seleção. Os interessados podem entrar em contato com o professor pelo e-mail velhot@gmail.com. Confira o edital de seleção, no Sigaa > Processos Seletivos > Stricto Sensu.

Quebradeira: Novembro registra 58,5 milhões de brasileiros inadimplentes.

 
O número de consumidores com contas atrasadas e registrados nos cadastros de inadimplentes estabilizou em novembro, crescendo 0,69% na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Uso moderado de redes sociais é bom para saúde mental, diz pesquisa.

O uso regular de redes sociais contribui para a saúde mental, de acordo com uma pesquisa australiana.

O estudo, publicado pela Universidade de Melbourne e pela Universidade de Monash nesta sexta-feira (9), analisou 70 pesquisas que examinaram a relação entre as redes sociais e depressão, ansiedade e bem-estar.

Pesquisadores descobriram que as redes sociais muitas vezes se revelaram úteis para conectar as pessoas e fazer com que elas recebam apoio social, além de fornecerem uma fonte única de apoio para indivíduos que têm dificuldade com interações face a face.

No entanto, as redes sociais não foram boas para todos, já que algumas pessoas frequentemente se comparavam a outras, afixavam pensamentos negativos ou eram viciadas em redes sociais, correndo maiores riscos de desenvolverem depressão e ansiedade.

Peggy Kern, líder do estudo da Universidade de Melbourne, disse que as pessoas com ansiedade social eram mais propensas a usar passivamente as redes sociais ao invés de se envolver diretamente, enquanto indivíduos com sintomas depressivos eram mais suscetíveis a postar seus pensamentos negativos.

“A mídia social fornece não apenas uma janela para os pensamentos e emoções que as pessoas escolhem compartilhar, mas também alguns de seus padrões comportamentais que podem ajudar ou prejudicar a saúde mental”, disse Kern em um comunicado na sexta-feira.

“Ao compreender as ligações entre as redes sociais e a saúde mental, podemos fazer melhores escolhas sobre como usar de maneira produtiva as redes sociais e promover uma boa saúde mental”.

Elizabeth Seabrook, pesquisadora da Universidade de Monash, disse que a pesquisa mostra que as mídias sociais poderiam ser usadas no futuro para identificar e prever a presença de depressão e ansiedade social em um usuário.

“A continuidade da pesquisa pode ser uma ferramenta poderosa para a identificação precoce do risco da saúde mental,” disse Seabrook.

Confira dicas para não descuidar da saúde bucal durante as férias.

As férias estão se aproximando e, nesta época, os planos da maioria das pessoas inclui viagens, descanso e programas diferenciados. Durante esse período, é muito importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, principalmente das crianças, pois a temporada também é marcada pelo alto consumo de guloseimas.

De acordo com Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, mesmo durante as férias é preciso manter a prática de cuidados bucais. “Com tantas atividades é comum sair da rotina. No entanto, vale a pena lembrar que é essencial fazer uma boa higiene dos dentes ao menos três vezes por dia, após as principais refeições. Se possível, leve um kit de higiene bucal na bolsa para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa”.

A especialista ainda ressalta que o período de férias também é importante para prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente após o consumo de alguns alimentos que dificultam a escovação e geram bactérias responsáveis pelas cáries, como os açucarados e gordurosos. “Outra dica importante é aproveitar o tempo de folga para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando assim possíveis complicações antes de voltar às atividades cotidianas”.

Confira as dicas para passar as férias com a saúde bucal em dia:
1. Escove os dentes no mínimo três vezes por dia – A escovação deve ser feita sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua, e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. Não esqueça do fio dental, que deve ser passado entre todos os dentes sempre após a escovação;

2. Não abuse de doces e refrigerantes – Mesmo nas férias, não deixe de optar por alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Consuma alimentos açucarados com cautela, pois eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva;

3. Em casos de traumas, procure um especialista – Nos casos de traumatismo dentário é importante agir nas primeiras horas e procurar um dentista com urgência. Nas ocorrências mais graves, como a quebra de um dente, pegue o fragmento do dente e coloque-o num frasco com água até chegar ao consultório.

Por que o STF manteve Renan no Senado e afastou Cunha da Câmara?

Por que o STF manteve Renan no Senado e afastou Cunha da Câmara?
A reportagem do UOL conversou com advogados e professores de direito sobre a questão. Segundo eles, o caso de Cunha era uma situação concreta; já o de Renan envolve uma questão abstrata –a linha sucessória da presidência da República.

“No caso de [Eduardo] Cunha, havia indícios concretos de que ele estava usando o cargo para impedir investigações e o processo contra ele na Comissão de Ética. Ele estava impedindo o andamento de processo de cassação do mandato dele. Diante dessa situação, o ministro [do STF] Teori [Zavaski] entendeu que era necessário afastá-lo não só da presidência da Câmara, como do mandato”, explica o advogado Carlos Gonçalves Júnior, professor de direito constitucional da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Via Robson Pires.

Inscrições para edital de patrocínio do Banco do Nordeste estão abertas até 22 de janeiro.

O Banco do Nordeste lançou o Programa de Patrocínios Banco do Nordeste 2017, que vai selecionar projetos de cunho institucional ou mercadológico a serem realizados no período de 10 de abril a 31 de dezembro de 2017. As inscrições podem ser realizadas até 22 de janeiro em www.bnb.gov.br (no caminho Acesso à Informação/Licitações e Contratos/Patrocínios).

O valor máximo a ser patrocinado será de R$ 100 mil por iniciativa. Poderão ser aprovados até dois projetos por proponente, que deverão ser desenvolvidos na área de atuação do Banco, que compreende os nove estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.
Propostas de outros estados do país também podem concorrer, desde que apresentem justificativa de contribuição para geração de trabalho e renda e fortalecimento das cadeias produtivas do desenvolvimento da área de atuação do Banco do Nordeste.
O processo seletivo refere-se aos projetos de cunho institucional e mercadológico, não cabendo projetos culturais, tendo em vista que o Banco do Nordeste possui editais específicos para essa área.
As dúvidas sobre o programa de patrocínios poderão ser encaminhadas para a caixa institucional patrocinio@bnb.gov.br.

Prefeitura Municipal de João Câmara/RN, não tem previsão de pagamento do mês de novembro.

Ouvi hoje pela manhã em um programa de Rádio do Município de João Câmara/RN, eles afirmarem que o FPM do Município veio ZERADO HOJE (09/12/2016), e que o pagamento do mês de novembro/2016 dos servidores públicos municipais do Município de João Câmara/RN não tem data para acontecer, isso é REVOLTANTE...

Para conhecimento dos munícipes, no dia 08/12/2016 entrou só de FPM nos cofres do Município de João Câmara/RN R$ 869.301,85 (oitocentos e sessenta e nove mil, trezentos e um reais e oitenta e cinco centavos) liquido e no total arrecadados de 01/12/2016 ate 09/12/2016 já entraram nos cofres do Município R$ 2.336.806,51 (dois milhões, trezentos e trinta e seis mil, oitocentos e seis reais e cinquenta e um centavos), sem falar no mês de novembro, que entrou nos cofres públicos R$ 5.713.484,60 (cinco milhões, setecentos e treze mil, quatrocentos e oitenta e quatro reais e sessenta centavos), ou seja, recurso financeiro existe para pagar o funcionalismo publico, o que falta na verdade é priorizar a categoria e planejamento.

Pós em Engenharia Civil da UFRN abre seleção para curso de mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu seleção nesta quinta-feira, 8, para curso de mestrado em Engenharia Civil referente ao ano letivo de 2017. São disponibilizadas 36 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa: Geotecnia, Estruturas e Processos Construtivos. As inscrições ficam abertas até 8 de janeiro de 2017.

As exigências para participar do processo seletivo são: possuir graduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Geologia, para os concorrentes às vagas na área de Geotecnia; ser graduado em Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica, para os concorrentes às vagas na área de Estruturas; ser graduado em Engenharia Civil ou Engenharia de Materiais, para os concorrentes às vagas na área de Processos Construtivos.

As inscrições são realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), por meio do preenchimento da ficha de inscrição e da ficha Curriculum Vitae. O processo de seleção será realizado em duas etapas: análise dos históricos e das fichas Curriculum Vitae, que serão efetuadas de 09 a 27 de janeiro, e entrevistas, que serão realizadas no dia 31 de janeiro.

O resultado das análises será divulgado no dia 27 no site do PEC, após as 17h, junto com a divulgação do local das entrevistas. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 03 de janeiro de 2017. Mais informações podem ser obtidas no edital de seleção disponível no Sigaa.

Pense nisso!


Viúva de empresário é presa suspeita de planejar morte do marido.

Marta Renatta Borsatto Messias Miranda, de 30 anos, foi presa quando prestava depoimento à Polícia Civil nessa quinta-feira (8). Ela é suspeita de ser mentora da morte do próprio marido, o empresário do setor hoteleiro Ademar Miranda Neto, morto a tiros no dia 7 de julho deste ano.

Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ernani Júnior observou que haviam várias contradições entre os depoimentos de Marta e o de outras pessoas. A prisão foi decretada na própria delegacia.

Ademar Miranda tinha 58 anos e era proprietário de um hotel na praia de Ponta Negra. Ele dirigia na Avenida Engenheiro Roberto Freire quando dois homens se aproximaram do carro dele e efetuaram os disparos.

Hoje tem Allan Victor no Mangueirão na Praça em João Câmara/RN.

Hoje o Mangueirao na Praça em João Câmara/RN apresenta muito sertanejo e forró das antigas no Bar do Allan Victor, junto da promoção do Combo torre + Mistão por apenas 49,90. O Mangueirao na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.

Organização 

Lidiane e Mateus. 

Professor lança livro com informações gerais sobre aves do Seridó.

O professor Mauro Pichorim, do Departamento de Botânica e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lança o livro Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó. A obra é resultado do projeto Dinâmica populacional, demografia e conservação das aves da Estação Ecológica (ESEC) do Seridó.

Trata-se do primeiro guia de aves da ESEC do Seridó, com 74 páginas, onde estão descritas informações gerais sobre 102 espécies de aves. O objetivo do guia é despertar o interesse pela observação de aves e também fornecer material bibliográfico para educação ambiental e conscientização nas escolas.

O público-alvo do guia são moradores da região do Seridó e também gestores e outros profissionais que atuem na área de interesse, como biólogos e ecólogos da região. O livro está disponível em mídia digital, de forma gratuita, podendo ser baixado por meio deste link.

Com crescimento de 21,58%, municípios recebem 1º decêndio do FPM nesta sexta.

O 1.º repasse do mês de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será depositado nas contas dos Municípios nesta sexta-feira, dia 9.

Segundo a nota elaborada pela área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o primeiro decêndio do mesmo mês do ano anterior, 2015, o presente decêndio teve um crescimento de 21,58% em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. Quando se considera o valor real dos repasses e as consequências da inflação, o decêndio apresenta um crescimento expressivo de 14,94%.

Seminário na Assembleia vai debater infraestrutura educacional no Estado.

Por iniciativa do deputado Souza Neto (PHS), a Assembleia Legislativa vai promover, na próxima segunda-feira (12), o seminário “Novos Projetos e Diagnóstico de Pendências Técnicas na Área de Infraestrutura Educacional”. O evento acontece às 9 horas, no auditório deputado Cortez Pereira, na sede do Legislativo Estadual.

“A Educação perpassa por inúmeros problemas de infraestrutura, muitas vezes ocasionados pela burocracia que causa lentidão no processo. Neste evento, iremos expor a atual situação das obras de infraestrutura na educação básica nos municípios do Estado e propor soluções futuras”, justifica Souza Neto.

Durante o seminário serão debatidos temas como: Panorama geral das ações educacionais nos municípios do RN; Planejamento educacional – o plano de ações articuladas; Execução de obras na área da educação: transferência de recursos, obras paralisadas, uso de saldo; e Restrições e inconformidades técnicas.

O ex-coordenador do setor de obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), arquiteto Tiago Lippold Radunz, ministrará palestra no evento. Entre os anos de 2007 a 2016, o FNDE financiou a execução de 429 obras na educação básica dos municípios potiguares, estando 51 delas, atualmente, com vistorias em atraso. Cerca de 60% das obras apresentam pendências técnicas.

“Existem também ações que apresentam restrições ou inconformidades técnicas que não foram resolvidas pelas prefeituras até o momento, sendo problemas que afetam o repasse de parcelas da obra ou a prestação de contas do convênio”, explica o deputado Souza Neto.

O seminário irá reunir parlamentares, gestores municipais e estaduais de Educação, além da sociedade civil.

Pense nisso!



MEC decide congelar vagas em universidades federais.

O Ministério da Educação (MEC) vai congelar, pelos próximos dois anos, a ampliação de vagas no ensino superior em universidades federais. Segundo o secretário da Educação Superior, Paulo Barone, muitas universidades funcionam em prédios alugados e existe um déficit de professores. Para ele, a prioridade nos investimentos será para "assegurar a continuidade do processo de expansão que está em andamento".
 
"A prudência recomenda que se consolide o processo de expansão que ainda está em andamento para depois planejarmos novos voos. Estamos trabalhando dessa forma, tentando honrar os compromissos com as instituições, no sentido de garantir o pleno funcionamento dos cursos que foram criados", disse Barone.
 
O congelamento deixa o País ainda mais distante da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê ampliar a taxa bruta de matrícula na Educação para 50% da população de 18 a 24 anos - em 2014, a taxa era de apenas 34,2% -, assegurando a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas no segmento público. Dificuldades
 
As instituições federais, que são responsáveis hoje por mais de 60% das matrículas de alunos de graduação na rede pública convivem desde 2014 com o corte de verbas. Algumas maiores, como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) enfrentam dificuldades para manter contas básicas em dia, como a de energia elétrica.
 
Para o próximo ano, o governo federal prevê cortar até 45% dos recursos previstos para investimentos nas federais e o montante estimado para custeio deve ter queda de cerca de 18%. Enquanto isso, as quatro universidades federais criadas em 2014 - Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Federal do Cariri (UFCA) - têm previsão orçamentária 7% maior do que os R$ 326,7 milhões empenhados neste ano.
N
o entanto, Barone afirmou que o maior problema hoje dessas universidades é o déficit de professores. Segundo ele, o MEC solicitou ao Ministério do Planejamento a abertura de 1.200 vagas de professor para 2016 e o mesmo número para 2017, mas elas foram negadas.
 
Barone disse que o MEC estuda a contratação de professores temporários e o remanejamento de instituições que ainda não tiveram projetos iniciados. "Nosso compromisso é dar continuidade plena, atuamos para evitar que haja uma situação de estrangulamento no futuro imediato", disse.

Prefeito eleito de João Câmara/RN participa da II Conferência de Educação Escolar Indígena.

Prefeito eleito Maurício na II Conferência de Educação Escolar Indígena
Reafirmando seu compromisso com as comunidades indignes do município, o prefeito eleito de João Câmara, Maurício Caetano participou nesta quinta-feira(8) da etapa local da II Conferência de Educação Escolar indígena realizada na comunidade indígena do Amarelão na zona rural do município.

Em sua fala o prefeito eleito destacou a importância desse movimento e que sua administração dará atenção especial ao movimento bem como sua luta por um maior reconhecimento dos órgãos públicos para as comunidades remanescentes de índios. Destacou também a importância da Conferência para fortalecer a política educacional  nas comunidades indígenas.

Senado encerra discussão da PEC do Teto e marca votação para terça-feira.

O plenário do Senado finalizou há pouco a terceira e última sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que estabelece um teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos. As três sessão foram feitas hoje (8), uma pela manhã e duas à tarde, apesar de protestos de senadores de oposição.

Finalizada a fase de discussão, a proposta já pode ser pautada para votação em segundo turno. Pelo calendário aprovado pelos líderes da Casa e confirmado hoje pelo presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a votação ocorrerá na terça-feira (13). Na votação em primeiro turno, 61 senadores votaram a favor e 14 contra a PEC.

Pela manhã, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apresentou uma questão de ordem para impedir que as sessões de discussão da PEC ocorressem em sessão extraordinária sem acordo unânime do plenário. Segundo ela, isso violaria o Regimento Interno da Casa.

O questionamento foi rejeitado por Renan Calheiros, sob alegação de que essa não se baseava na melhor interpretação do regimento. Posteriormente, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) recorreu da decisão ao plenário, mas também não obteve sucesso. Por 48 votos contra 12 a favor, a decisão da Mesa foi mantida.