sexta-feira, outubro 12, 2012

Neymar pode levar 12 jogos de gancho por expulsão contra Grêmio.

Expulso contra o Grêmio, no empate do último dia 30, no Estádio Olímpico, o atacante Neymar será julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na próxima quarta-feira. O lateral-direito Pará, do Tricolor Gaúcho, que se envolveu com a Joia do Santos no lance, mas só Neymar recebeu o cartão vermelho, também foi indiciado. Os dois vão responder por praticar agressão física ao adversário (artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que pode render 12 partidas de gancho para ambos.

O árbitro do duelo entre santistas e gaúchos, Nielson Nogueira Dias, também foi denunciado pelo STJD, por não ter feito nenhuma advertência a Pará, na ocasião.

Por essa razão, o juiz foi enquadrado em três artigos do CBJD: 259 (deixar de observar as regras da modalidade), 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas) e 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida). Se pegar pena máxima, Nogueira Dias poderá ser afastado por até um ano, além de ter de pagar multa de R$ 1 mil.

Vale lembrar que Neymar já cumpriu um jogo de suspensão, que diz respeito à pena automática, no empate com o Internacional-RS, no último sábado, na Vila Belmiro. Nesta situação, o craque alvinegro, caso receba a pena máxima, terá que ficar mais 11 rodadas afastado da equipe – a suspensão continuaria para o Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Garota de 15 anos é abandonada morta em hospital de São Carlos (SP).

Uma adolescente de 15 anos foi deixada já sem vida no Hospital-Escola de São Carlos (232 km de São Paulo) na madrugada desta quinta-feira (11) por um homem de aproximadamente 50 anos.

Os funcionários que receberam o corpo registraram boletim de ocorrência assim que perceberam que ela estava morta.

Uma funcionária do hospital, que não quis se identificar, disse que o homem chegou com a adolescente no colo dizendo que ela não estava passando bem. Ele foi embora logo em seguida.

O delegado Maurício Dota e Silva confirmou a versão da funcionária e disse que uma testemunha anotou a placa do carro em que o suspeito fugiu.

O veículo foi encontrado abandonado no bairro São Carlos 8 na manhã desta quinta.

Silva diz que o homem já foi identificado através das imagens do circuito de segurança do hospital e está sendo procurado.

O corpo da adolescente está no IML (Instituto Médico Legal) para a identificação da causa da morte.

A mãe do suspeito foi localizada pela polícia por meio do registro do carro.

A polícia diz que a mulher afirmou não ver o filho há alguns meses e confirmou que ele é dono do carro encontrado abandonado.

Jovem ateia fogo no próprio corpo e entra em escola do Rio Grande do Sul.

Um jovem de 27 anos colocou fogo no próprio corpo e, em chamas, entrou dentro de uma escola em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na tarde dessa quarta-feira. Ele foi socorrido pelo porteiro e por alguns pais que haviam acabado de chegar pra deixar os filhos na escola. Alexandre Antonio de Melo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pompéia em estado grave. Ele teve 25% do corpo queimado na área abdominal.

Segundo a polícia militar, a mãe do jovem informou que ele tem problemas mentais. O diretor da escola La Salles Caxias, Leo Knapp, contou que essa não é a primeira vez que o jovem tenta se matar. “Desta vez, ele comprou um litro de álcool e um isqueiro e colocou fogo no corpo. O nosso porteiro viu, tirou o casaco e tentou abafar as chamas”, conta. Segundo ele, uma médica, que é mãe de um aluno da escola, ajudou a fazer os primeiros socorros.

A confusão aconteceu no momento em que várias crianças chegavam para a aula. Os funcionários se mobilizaram para afastar os alunos e não deixá-los presenciar a cena. Testemunhas contam que viveram momentos de terror e que o cheiro na escola era muito forte.

Hemonorte convoca população para doação de sangue.

O Hemocentro Dalton Cunha – Hemonorte está precisando com urgência de sangue de todos os tipos para repor seu estoque que continua baixo e em estado crítico. Até o final da manhã dessa quinta-feira (11), o centro contava com apenas 238 bolsas de sangue. Para o funcionamento normal são necessárias 600 bolsas por dia. Em feriados, como o desta sexta-feira (12) e grandes eventos, são necessárias de 800 a 1.000 bolsas/dia.

A doação pode ser feita de segunda a sábado na sede da Unidade, na Av. Alexandrino de Alencar (próximo ao Parque das Dunas), das 7h às 18h, ou no Posto de Coleta da Zona Norte, Complexo Cultural, na Av. João Medeiros Filho - Potengi, das 8h às 17h.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Tribuna do Norte: PT define apoio a Carlos Eduardo como voto crítico
Diário do Nordeste: Cagece recebe 331 multas
Globo: Combate ao Crime Organizado – Rio terá ‘tropa de elite’ contra máfia das vans
Folha: Supremo absolve ex-líder do governo Lula e mais 2
Estadão: Planalto diz que uso político do mensalão não é inteligente
Estado de Minas: Dinheiro não é brincadeira
Jornal do Commercio: Indústrias vão gerar quase 6 mil empregos
Zero Hora: Prévia do PIB tem maior alta em 17 meses

quinta-feira, outubro 11, 2012

Coração preocupa mas não faz população mudar hábitos.

Os brasileiros estão preocupados com a saúde do coração, estão dispostos a mudar para ter um estilo de vida mais saudável, mas ainda não alteraram seus hábitos, segundo pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Pfizer Consumer HealthCare.

O levantamento mostrou que 85% dos 2,2 mil entrevistados no país se preocupam com a saúde cardíaca, 87% se dispõem a adquirir dieta mais saudável e 79% a praticar mais exercícios recomendáveis para o coração.

No entanto, somente 24% dos entrevistados consomem seis porções de frutas e verduras todos os dias e apenas 32% fazem 30 minutos de exercícios diários cinco vezes por semana.

A maioria das pessoas (73%) ouvidas na pesquisa não conhece sua taxa de colesterol. A pesquisa foi realizada em todas as regiões do país em agosto de 2012, com homens e mulheres com idade a partir de 24 anos, de todas as classes sociais em capitais e no interior.

O estudo abordou alguns fatores de risco para saúde cardiovascular como o hábito de fumar, diabetes e hipertensão. Do total dos entrevistados, 29% declararam um desses fatores de risco.

Na opinião do nutrólogo e professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto José Ernesto dos Santos, o brasileiro tem dificuldade em alterar seus hábitos porque tem adotado estilo de vida não recomendável que é semelhante ao dos americanos.

Supostas fotos de Justin Bieber pelado circulam na internet.

Como já era de se esperar, supostas fotos de Justin Bieber pelado já circulam pela internet, após o astro ter um computador e uma câmera furtados. Ele e seu gerente de turnê tiveram objetos pessoais levados durante um show em Washignton, na última terça-feira, onde passavam com a tour do CD mais recente do ídolo teen, Believe.

A especulação de que se trata de Bieber na foto começou por conta da tatuagem no quadril. Mas, por ser algo que poderia ser manipulado digitalmente, muitos sites já consideram a imagem fake. Na tarde de ontem quarta-feira (10/10), Bieber chegou a comentar, pelo Twitter, que o fato de ter imagens pessoais nesses aparelhos era uma de suas maiores preocupações.

“Eu tinha muitas filmagens pessoais no computador e na câmera. Isso é o que mais me incomoda. É irritante quando não respeitam sua privacidade”, disse na internet. Antes disso, ele já havia demonstrado indignação ao anunciar o furto pelo microblog. “Isso é horrível. As pessoas deveriam respeitar a propriedade dos outros”, escreveu o cantor, de 18 anos. Depois da apresentação nos Estados Unidos, Bieber já está de volta ao Canadá, seu país natal.

PT anuncia voto em Carlos Eduardo.



O PT anunciou há pouco, oficialmente, o apoio à candidatura de Carlos Eduardo (PDT) na disputa do segundo turno em Natal. Com isso, o deputado estadual Fernando Mineiro e a deputada federal Fátima Bezerra podem participar da campanha do pedetista. Mas o diretório municipal explicou que será um "voto crítico".

O teor da resolução divulgada durante reunião de dirigentes petistas com militantes e filiados à legenda, nesta quinta-feira à noite, no hotel Monza, explica que o apoio não é incondicional.

A resolução explica que os petistas tomaram a decisão por entender que Carlos Eduardo poderá incorporar pontos do programa de governo do PT e que, além disso, "se constituti em um candidato de oposição" aos governos estadual e municipal.

O diretório do PT descartou a indicação de nomes para compor a equipe do ex-prefeito, se ele for eleito. E destacou que o candidato do PDT é "o que menos se distancia do projeto do PT".

ENEM: Temas que podem cair na redação.

Para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de dominar as regras ortográficas, o fera deve ficar atento à questão da Interdisciplinaridade cobrada nas produções. É importante se manter atualizado sobre a realidade política, econômica e social do país e trazer informações de outras áreas do conhecimento para o texto, conferindo maior credibilidade à redação.

A professora Carla Carmelita, do Colégio Motivo, listou alguns temas da atualidade que podem ser cobrados na redação do Enem. Por isso, vale a pena um estudo aprofundado sobre os assuntos a seguir. Confira:

Os avanços científicos e suas contradições: o que falta ao homem descobrir? A ciência pode se esvaziar de sentido quando não é benéfica às sociedades? Há como equilibrar as visões científica e humanitária?

Globalização: a importância dos blocos econômicos, a ONU, a interdependência entre os países, o crescimento e o decrescimento econômico mundial, a capacidade de reação dos países às crises econômicas.

Os Direitos Humanos: o papel da mulher na sociedade, a relação entre os gêneros no que tange ao crescimento social, a educação e a missão social das escolas diante de diversas alterações culturais ocorridas na sociedade, a luta entre classes, o tráfico de drogas, o direito à cidadania, a luta contra os diversos tipos de preconceito.

Família: A família nuclear e outros modelos de famílias evidenciados nos últimos tempos, como as famílias cujos cônjuges são homossexuaisas, as binucleares, as monoparentais: como a sociedade deve portar-se diante dessa realidade?

Segundo Carla, é normal o fera sentir insegurança ao se deparar com o tema da redação. Mas guarde esta dica: respire fundo, leia novamente o tema e reúna tudo que você sabe sobre ele. “Nenhum tipo de conhecimento deve ser descartado de primeira, filmes que você já assistiu, livros que leu, conteúdos das outras disciplinas, tudo deve ser elencado e colocado na folha rascunho”, diz Carla. “Depois hierarquize as ideias, ou seja, estabeleça uma ordem, procure organizá-las de forma que se relacionem”, completa.

Joaquim Barbosa é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Joaquim Barbosa foi eleito nesta quarta-feira, 10, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A eleição, realizada por voto secreto, aconteceu antes do julgamento do mensalão. Ricardo Lewandowski será o vice-presidente. Pelas regras da Corte, assume a presidência o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo.

O mandato é de dois anos. Joaquim Barbosa substituirá Carlos Ayres Britto, que se aposenta compulsoriamente em novembro, quando completa 70 anos. Aos 58 anos, Barbosa será o primeiro presidente negro da Corte Suprema, segundo a Fundação Palmares. O ministro compõe o STF desde 2003 e foi indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa está em destaque desde que assumiu a relatoria do processo do mensalão.

Fonte: Agência Brasil.

Polícia civil prende homem que se passava por dentista em Baraúna/RN

Policiais civis do município de Baraúna, região Oeste, prenderam na tarde desta quarta-feira um homem que atuava ilegalmente como dentista e foi denunciado pelo Conselho Regional de Odontologia. O falso dentista que não teve a identidade revelada foi preso após investigações, em um consultório clandestino onde exercia a profissão.

O acusado foi detido e conduzido para a delegacia, juntamente com o cliente que recebia atendimento, além de todo o material usado para os tratamentos odontológicos. O falso dentista alegou que exercia a profissão de protético, responsável apenas pela confecção das próteses e negou as acusações.

NATAL: Estudante do Marista que estava desaparecido desde ontem (10) é encontrado.

Pais em desespero… Eram 5 da manhã de ontem, quarta-feira (10), quando o estudante Márcio Júnior, aluno do segundo ano do Colégio Marista, deixou sua casa, no bairro de Cidade Verde. Iria para a aula em uma van escolar.

O adolescente não foi à aula, não entrou na van, e as câmeras do prédio onde mora registraram sua saída do edifício, sozinho. Para os pais, Márcio deixou uma carta.

O que o Blog conseguiu apurar, na carta ele pede para que sua decisão não seja divulgada em redes sociais. Os pais optaram por divulgar o aparecimento do filho. Ele enviou uma mensagem para o celular do avô. Dizendo apenas que estava bem…e que não iria voltar.

Roberto Germano é o entrevistado desta sexta-feira do Bom Dia RN na InterTV Cabugi.

O prefeito eleito de Caicó, Roberto Germano (PMDB) é o entrevistado desta sexta-feira (12), do Bom Dia RN, na InterTV Cabugi. A emissora vem realizando uma série de entrevistas com os prefeitos eleitos de várias regiões do Rio Grande do Norte. Apresentado por Michelle Rincon, o Bom Dia RN vai ao ar de 06h30 às 07h30. Roberto já está em Natal, acompanhado da futura primeira-dama Denise Germano. Em Caicó, a InterTV Cabugi é facilmente sintonizada no canal aberto.

No período eleitoral Roberto também foi entrevistado pela TV UNIÃO que em Caicó é sintonizada no Canal 7 local.

Corinthians tem a maior torcida do Brasil, segundo pesquisa.

A pesquisa mostra que o Timão supera o Flamengo no número de torcedores. Dono da torcida mais apaixonada do Brasil, o Corinthians teve oficializado, ontem quarta -feira (10), outro dado que a Nação sempre soube. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope, a torcida do Timão é a maior do país, com 19% da preferência dos torcedores brasileiros.

O Flamengo aparece em segundo com 18% A pesquisa mostra que o Timão supera o Flamengo no número de torcedores. O estudo, que abordou hábitos de consumo de quem costuma acompanhar o noticiário esportivo, foi realizado entre os meses de abril e julho deste ano. Foram entrevistadas nove mil pessoas com mais de 10 anos, nas 12 maiores regiões metropolitanas do território nacional. De acordo com o Ibope, esse número representa um universo de 100 milhões de brasileiros.

Idosa morre após escorregar em santinhos.

A idosa Luciana Lucas, de 64 anos, que escorregou em panfletos de propaganda eleitoral em frente a uma escola estadual, em Bauru, no interior de São Paulo, morreu na manhã de ontem quarta-feira (10) vítima de complicações desencadeadas por conta da queda.

Luciana estava internada no Hospital Estadual de Bauru desde o último domingo (7), quando ocorreu o acidente, com fraturas no quadril e no fêmur. De acordo com assessoria de imprensa da unidade, a paciente já sofria de outros problemas de saúde, entre eles, insuficiência renal crônica. A possibilidade de intervenção cirúrgica foi cogitada pela equipe médica, mas antes da conclusão, Luciana faleceu.

Segundo testemunhas, Luciana caiu ao pisar em santinhos espalhados pela rua da Escola Estadual Francisco Brizola, onde foi votar. Os presentes acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para socorrer a senhora que foi levada ao Pronto de Socorro Centro de Bauru. Depois por receber os primeiros socorros, foi transferida para o hospital onde faleceu. A idosa não tem familiares na cidade.

Após pagar pensão por 13 anos, homem descobre que não é pai e consegue tirar nome da filha em Goiás.

Um homem conseguiu na Justiça o direito de retirar o seu nome do registro de nascimento de uma adolescente de quem ele julgava ser pai. Por perceber falta de semelhança entre ele e a filha, decidiu fazer um teste de DNA, que confirmou a não paternidade.

Na ação, ele conta que o relacionamento amoroso com a mãe da jovem ocorreu entre janeiro e abril de 1995. Mesmo com o fim do romance, ao saber da gravidez, decidiu registrar a criança. E chegou a pagar pensão por 13 anos, até 2008.

As desconfianças sobre a paternidade surgiram por questionamentos de familiares e amigos, que não observaram semelhanças físicas entre ele e a filha. Depois que fez o teste, foi procurado pela mãe da garota, que confessou que ele não era o pai. A informação estava no resultado do exame.

A mulher, que assim como as demais partes do processo não tiveram o nome divulgado porque a ação corre em segredo de Justiça, disse que o pai biológico seria um homem casado com quem manteve relacionamento na mesma época.

A revelação, que ocorreu em 2008, o motivou a entrar com uma ação na Justiça para reverter o registro. O pedido foi negado na comarca de Rio Verde (220 km de Goiânia).

Ele recorreu, e agora em outubro, uma decisão favorável saiu em segunda instância. Por unanimidade de votos, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás reformou a sentença da comarca.

Para o desembargador Fausto Moreira Diniz, a alteração da sentença foi necessária ao se considerar o bem-estar da própria criança e "a verdade real que se extrai dos autos".

“Constatado que o apelante foi induzido a erro ao proceder o registro da criança, acreditando tratar-se de filha biológica, e, posteriormente, o exame de DNA provou a inexistência de vínculo sanguíneo entre eles, merece ser reformada a sentença que rejeitou o pleito de retificação do assento de nascimento da menor”, relatou o juiz.

Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões no sábado.

O concurso número 1.433 da Mega-Sena, que será sorteado no próximo sábado (13), deve pagar R$ 35 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas.

Nenhum bilhete acertou os números do concurso 1.432, realizado ontem, e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião foram: 16 - 24 - 25 - 42 - 45 - 59.

Ao todo, 124 apostadores acertaram a quina e levarão a quantia de R$ 24.792,19 cada um. Outros 10.268 acertaram a quadra e vão levar R$ 427,71 cada um, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

Adolescentes terão cirurgia de obesidade no SUS.

A idade mínima para realizar as cirurgias bariátricas na rede pública vai cair dos atuais 18 anos para 16.

A proposta é seguir os mesmos critérios de indicação da cirurgia usados com os adultos --quando o IMC (índice de massa corporal) está acima de 40, ou a partir dos 35, desde que a pessoa tenha doenças associadas à obesidade.

Entre adultos, a frequência da cirurgia no SUS cresceu 43% entre 2009 e 2011, segundo o Ministério da Saúde.

E vai crescer mais, dizem especialistas, após o governo ter retirado do mercado, em dezembro, uma fatia grande dos inibidores de apetites.

O ministério usa dados de um estudo feito há três anos pela pasta e pelo IBGE para justificar sua preocupação. Entre 2008 e 2009, 21,7% dos jovens entre dez e 19 anos estavam acima do peso.

"Estudos mostram que fazer a intervenção cirúrgica em adolescentes que tenham indicação e já tenham buscado outros mecanismos --sobretudo atividade física e mudanças de hábito alimentar-- pode ajudar a reduzir complicações como hipertensão e diabetes", diz o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Segundo ele, no caso dos adolescentes, a indicação da cirurgia deve estar reforçada pela avaliação da equipe multiprofissional --não ficando, assim, só baseada no IMC.

Haverá ainda outras mudanças nessas cirurgias. Segundo o ministro, o SUS passa a custear uma técnica mais recente --a gastroplastia vertical em manga-- em substituição a outra praticada.

A cirurgia reparadora feita depois, para retirar o excesso de pele, passará a incluir a parte posterior do corpo (e não mais só a frontal), diz ele.

O governo também vai tornar obrigatória, no pré-operatório, a realização de cinco exames, como o ultrassom de abdômen total --já praticados na rede privada e em hospitais públicos de referência.

O ministério vai discutir um reajuste de 20% no valor pago pela cirurgia e pelos exames pré-operatórios e a fixação de uma remuneração para estimular a formação de equipes multiprofissionais.

Galo Elétrico 2012.

Percuso.
O Galo Elétrico é uma promoção da APM Produções, sendo realizado durante a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, realizada no mês de outubro na cidade de Carnaúba dos Dantas – RN, atualmente em sua quarta edição, segue para se tornar um dos maiores eventos de micareta do interior do Rio Grande do Norte.

Prova disso é o resultado da reunião de mais de 5mil pessoas atrás do trio elétrico, além da “pipoca”, que arrastou uma multidão de mais de 10 mil pessoas vindas tanto do Rio Grande do Norte como dos demais estados do Brasil. E em sua segunda edição conseguimos aumentar os números aqui citados e caminhando para repetir novamente este ano.

O percurso possui 1500 metros de extensão nas suas principais avenidas, sendo que este ano vamos percorrer os dois dias de trio, finalizando no CEJUC (Centro da Juventude Carnaubense), onde ficam os camarotes, praça de alimentação e palco principal.

A força do evento continua atraindo investimentos de grandes empresas e marcas, como sempre livre, Rede Seridó, Pitú, Vinho São Braz, Grupo Ulisses, Veloznet, Indústria Santa Rita, On Line For Man, 95 e 93 Fm e Jornal Expresso. Onde retribuímos em forma de diversas mídias e propagandas executadas durante todo o ano.

Prefeitura de Macaíba exonera todos os cargos comissionados.

A prefeita de Macaíba, Marília Pereira Dias, publicou nessa quarta-feira(10), no Boletim Oficial do Município, um decreto que exonera todos os Cargos Comissionados integrantes do quadro de servidores. A decisão destaca o objetivo de manter as atividades funcionais e essenciais do serviço público municipal. O informe ainda diz que ficam mantidas em seus respectivos cargos os Secretários Municipais, Controlador, Procurador Geral e Presidente do Macaiba- Prev. Os demais cargos em comissão poderão ser ocupados, visualizando sempre as necessidades essenciais,combinado com o cumprimento do limite legal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mediante expedição de portaria própria. Ficam ainda rescindidos todos os contratos de estágios, excetuado-se os estudantes beneficiários que estão a disposição da Justiça Estadual.

Entre os motivos pela decisão, a prefeita alega, em sua decisão, que considerando as constantes, e, consideradas perdas de receitas que afetam todos os Municípios Brasileiros, provenientes de medidas, tomadas pelo Governo Federal, dentre outras, a redução do IPI, fato que atinge diretamente as receitas municipais advindas da União. Outro ponto considerado revela que não existem momentaneamente números precisos para aferir o real montante de diminuição na folha de pagamento para atingir os índices legais exigidos, carecendo de um estudo mais apurado, que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças. A medida aqui estabelecida terá o alcance para os integrantes da Administração Direta e Indireta desse Municipio.

O Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 01/10/2012, revogados as disposições em contrário, ficando, no entanto, convalidados todos os atos praticados pelos servidores públicos municipais aqui atingidos, durante o mês de outubro do ano em curso.

Julgamento sobre impugnação de candidatura de Carlos Eduardo é adiado.

O julgamento dos agravos da Câmara Municipal e da Prefeitura de Natal que decidiria sobre impugnação da candidatura de Carlos Eduardo (PDT) foi adiado. Marcado para acontecer hoje em sessão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), o procedimento ficará para a próxima sessão, na terça-feira (16), porque o revisor do processo, o desembargador Amaury Moura, alegou suspeição para julgar.

O argumento do desembargador, segundo assessoria de comunicação do TJ/RN, foi o foro íntimo. Assim, será convocado o desembargador mais velho da 1ª Câmara Cível, Expedito Ferreira, para assumir o lugar de Amaury Moura. Contudo, é possível que haja novo adiamento, pois Expedito Ferreira estaria prestes a entrar de férias.

A CMN já havia reprovado as contas do candidato pedetista em maio. Carlos Eduardo disputou o primeiro turno graças à liminar impetrada pelo juiz Geraldo Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública, que suspendeu a decisão da Câmara. A casa legislativa de Natal entrou, então, com agravo contra essa decisão junto ao TJ/RN

“A reprovação das contas nestes moldes implica em supressão da garantia do contraditório e o consequente desrespeito ao amplo direito de defesa, que impõe por fazer suspender os efeitos do Decreto Legislativo proferido em desconformidade com tais parâmetros. Não se reconhecendo tal direito, evidentes prejuízos serão impostos ao autor, sobretudo no âmbito eleitoral, em face das consequentes resultantes da inelegibilidade para o pleito deste ano”, escreveu Mota, na decisão.

Se a decisão do TJ cassar a liminar e acompanhar o decreto da Câmara, Carlos Eduardo fica inelegível por oito anos, segundo versa a Lei da Ficha Limpa. A favor de Carlos Eduardo está a decisão do Tribunal de Contas do Estado, responsável pelo parecer técnico. Ainda segundo Mota, a Câmara reprovou contas do ex-prefeito sem o crivo da análise técnica do TCE.

Datafolha: Haddad tem 47%, Serra 37%.

A primeira pesquisa de intenção de voto após a definição do segundo turno em São Paulo, divulgada onte quarta-feira (10), mostra o candidato do PT, Fernando Haddad, com 47%, e José Serra (PSDB) com 37%.

Eleitores que declararam votar branco ou nulo somaram 8%, e indecisos, 8%.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha, e divulgada no telejornal "SPTV". O instituto ouviu 2.090 eleitores entre esta terça e quarta-feira. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-01851/2012.

Haddad e Serra passaram ao segundo turno após desbancarem Celso Russomanno (PRB), que esteve na frente durante todo o último mês de campanha, e até a véspera da votação permanecia num empate técnico com o petista e o tucano.

Na reta final da campanha, tanto Serra quanto Haddad passaram a intensificar as críticas ao candidato do PRB. Russomanno possuía cerca de dois minutos de tempo de propaganda no rádio e TV, contra sete minutos dos candidatos do PT e PSDB.

No primeiro turno, Serra foi o mais votado, com 30,75% dos votos válidos, enquanto Haddad obteve 28,98%.

Antes da votação deste domingo (7), a última simulação de segundo turno entre Haddad e Serra divulgada pelo Datafolha, no sábado (6), mostrava o petista com 45% das inteções de voto, contra 39% do tucano.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Tribuna do Norte: PT está entre apoio a Carlos Eduardo e neutralidade
Diário do Nordeste: Justiça suspende multa por lombada e sensor eletrônico
Globo: A hora do mensalão – Após condenação, PT corre para conter dano eleitoral
Folha: Haddad começa 2o turno 10 pontos à frente de Serra
Estadão: Condenado, Dirceu diz que prioridade é ganhar 2º turno
Correio: Ladrões levam um carro a cada 51 minutos no DF
Valor: Mercado reavalia o risco regulatório de concessões
Jornal do Commércio: Transito mais livre no caminho da praia

quarta-feira, outubro 10, 2012

Senac lança 295 vagas gratuitas para novembro.

O Programa Senac Gratuidade disponibilizará mais 295 bolsas de estudos integrais para cursos no mês de novembro. As inscrições seguem até o dia 19, por meio do site www.rn.senac.br/psg.

As vagas contemplam os municípios de Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró, bem como abrangem os cursos de: Agente de Viagens, Auxiliar Administrativo, Garçom, Técnico em Enfermagem, Técnico em Logística, Vendedor e Web Designer. Veja aqui o quadro de vagas.

A seleção dos candidatos ocorre de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site, observando-se também os critérios definidos pela Política do PSG. É necessário que os candidatos possuam renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atendam aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade escolhida.

Convocação.
Após a realização da inscrição, os candidatos com as melhores classificações serão convocados, através de publicação de listas no site da instituição, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Serão realizadas convocações ao longo o período de inscrição, até o preenchimento de todas as vagas.

Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente na próxima etapa.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e pelo site www.rn.senac.br.

Programa.
O PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Em 2012, o Senac ofertará cerca de 4.800 bolsas de estudos integrais no Rio Grande do Norte, por meio do Programa.

Síndrome de Down: ALRN apresenta projeto de inclusão em congresso nacional.

A iniciativa pioneira da Assembleia Legislativa de inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho será apresentada, em Recife, no VI Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, que está sendo realizado de 11 a 13. Criado pelo presidente Ricardo Motta (PMN), o projeto será apresentado nesta sexta-feira (12), no painelExperiência Inclusiva no Legislativo, às 15h, coordenado pelo deputado Guilherme Uchoa, presidente do legislativo pernambucano.

A experiência bem sucedida será apresentada pelo vice-presidente da ALRN, deputado Gustavo Carvalho (PSB) e em paralelo serão exibidos dois videos, um com depoimentos dos três jovens (Manuela Nely de Lima Araújo, 27, Kalina Santos Falcão, 22 e Filipe Medeiros Ramos, 24) que trabalham na casa e desempenham suas funções no Cerimonial e Plenário e um vídeo institucional. O convênio com a Associação Síndrome de Down (ASD/RN) e com a Associação de Pais Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB) foi assinado pelo deputado Ricardo Motta em agosto de 2011.

Em 2010, quando ainda primeiro secretário da Assembleia, o deputado promoveu uma audiência pública para debater os desafios enfrentados por pais e pessoas com síndrome de down. Em 2011, mais uma vez, o parlamentar, já na condição de presidente do Legislativo potiguar, recebeu da Associação Síndrome de Down do RN a solicitação de realização de uma nova audiência pública. Para o presidente da Assembleia, a experiência vem alcançando os seus objetivos: “A convivência dos servidores e deputados estaduais com Manuela, Kaline e Felipe tem sido excelente, há uma troca e aprendizado diário e eles são muito eficientes e queridos”, disse Ricardo Motta.

Políticos "fichas-sujas" são os mais eleitos.

Quase um terço dos 197 políticos fichas-sujas foram os mais votados de suas cidades e poderão ser diplomados em 2013 caso os recursos desses candidatos forem acatados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso os recursos sejam negados ou não julgados neste ano, o segundo mais votado tomará posse em janeiro.

Apesar do voto de confiança dos eleitores aos fichas-sujas, o juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, disse que os números comprovam a eficácia da lei. "Muitos candidatos desistiram de concorrer porque sabiam que não iam ser liberados", disse.

Em Natal, a Câmara Municipal reelegeu vereadores indiciados pela Operação Impacto: Aquino Neto, Júlio Protásio e Adão Eridan, condenados em primeira instância por corrupção passiva. Todos eles foram condenados a 6 anos e 8 meses de prisão em regime semi-aberto e pagamento de 150 salários mínimos de multa.

Sub judice, esses 197 políticos barrados receberam 1,1 milhão de votos, de acordo com levantamento da Folha de São Paulo. No caso dos 59 que ainda podem tomar posse, foram 779,7 mil votos, todos registrados como "nulos".

Até a antevéspera da eleição, segundo dados dos TREs tabulados pela reportagem da Folha, a Justiça Eleitoral havia indeferido os registros de 476 candidaturas a prefeito.

Em 155 casos, os candidatos renunciaram após serem barrados. Outros 58 foram barrados e não recorreram. Os 64 restantes tiveram os registros liberados, sendo que 31 deles foram eleitos.

São considerados fichas-sujas, por exemplo, políticos cassados ou que renunciaram para evitar a cassação, aqueles condenados em processos criminais por decisão colegiada e os que tiveram contas de gestões públicas rejeitadas.

Criança sul-africana com 80% do corpo queimado recupera-se com pele clonada.

A sul-africana Isabelle "Pippie" Kruger, de apenas três anos, já estava a ponto de ser desenganada pelos médicos, quando foi submetida a uma cirurgia inédita na África. A menina, que teve 80% do corpo queimado durante um incêndio ocorrido em sua casa, sobreviveu ao ter a pele removida e, posteriormente, reconstituída.

Durante o procedimento, feito pela primeira vez em todo o continente africano, dois pequenos pedaços da pele de "Pippie", que não haviam sido afetados pelo fogo, foram retirados e clonados em um laboratório dos Estados Unidos. Hoje, após cinco paradas cardiorrespiratórias e 45 cirurgias plásticas, Pippie está de volta ao convívio familiar.

Os médicos ficaram surpresos com a recuperação da menina. "Trata-se de uma criança completamente diferente do que vimos quando chegou aqui. Às vezes, é difícil acreditar que é a mesma menina que quase perdemos", disse o cirurgião plástico Ridwan Mia, responsável pelo procedimento.

Após meses no hospital, a próxima etapa na vida de Pippie é recobrar a força dos músculos com a ajuda de um fisioterapeuta. O tratamento de Pippie é visto como modelo em um país onde mais de 15 mil crianças são vítimas de incêndios todos os anos. "É fantástico. Todas as vezes que me sinto para baixo ou solitária, eu recebo a mensagem de alguém que diz ter se inspirado no caso da minha filha", afirmou a mãe da menina, Anice Kruger.

Técnico Bernardinho participa de evento em Natal nesta quarta-feira.

A Universidade Potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate, receberá na quarta-feira (10), o técnico da Seleção Masculina de Vôlei do Brasil, Bernardinho, que vem a Natal para a renovação do contrato de patrocínio do seu projeto social “Compartilhar”, parceiro da Universidade há três anos consecutivos. Na ocasião, Bernardinho falará aos alunos da Universidade e de escolas de Ensino Médio parceiras, sobre responsabilidade social, educação e esporte, compartilhando sua experiência de sucesso nesse segmento.

A UnP é patrocinadora do Instituto Compartilhar há três anos, e assinará nesta quarta-feira a renovação do contato por mais um ano. “É um orgulho poder fazer parte de um projeto tão importante que visa mudar a realidade de crianças através do esporte. Além disso, a parceria nos possibilita um imenso campo de atuação para todos os cursos da Escola da Saúde, dando aos nossos estudantes a oportunidade de vivenciar a responsabilidade social em sua essência”, afirmou a professora Sâmela Gomes, Reitora da UnP.

Carnaúba dos Dantas - Antonio de Felinto e seus Netos Politicos.


Leléu (PP), Nena (PMDB), Caio (PMDB) e Hemerson (PSD).
Sentado: Seu Antônio Felinto Dantas

O nonagenário Seu Antonio Felinto, ex-tesoureiro do Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas está rindo a toa.

Além de comemorar a vitória de Dr. Sérgio (PSB) e Nana (PSD) no município, eis que o eterno coordenador do Santuário de Nossa Senhora das Vitórias recebeu das urnas outras boas notícias.

A primeira, de que seu neto Hemerson Dantas (PSD) foi eleito vereador de Carnaúba dos Dantas, herança política recebida de seu tio, o vereador por seis mandatos Lonzinho (PSD).

Mas, outras boas notícias políticas ainda estavam por chegar ao casarão de Seu Antônio Felinto, nas proximidades do Monte do Galo.

Lá em Cruzeta, seu Antonio ficou sabendo que seu neto Nena (PMDB) fora eleito prefeito daquela cidade seridoense, derrotando a força política do atual prefeito Sally (PSB). E, mais, seu bisneto Caio Dantas também foi eleito vereador pelo PMDB, na mesma cidade de Cruzeta.

Quem pensou que a alegria de Seu Antonio das urnas eleitorais ficou por aqui, se engana.

Lá na cidade paraibana de Algodão de Jandaíra (cidade próxima a Remígio), o neto de Seu Antonio, o empresário Leléu (PP), filho do vereador Lonzinho, foi eleito vice-prefeito daquela cidade derrotando o grupo político que dominava aquele município havia mais de 20 anos.

No andar da carruagem, Seu Antônio comemorou de uma tacada só as vitórias de um prefeito, um vice-prefeito e dois vereadores, todos membros de sua família, além é claro da já nominada vitória de Dr. Sérgio e Nana.

Pois é. Seu Antônio Felinto é patrono de uma família grandiosa, bonita e que também é bastante respeitada pelo povo de Carnaúba dos Dantas, de Cruzeta e de Algodão de Jandaíra, no campo político.

Na foto acima, os candidatos vitoriosos foram agradecer o velho orientador familiar, certamente pelos inúmeros conselhos recebidos desde os seus nascimentos.

Por Tota Aristoteles.

Médicos de planos iniciam greve hoje.

Os médicos de planos de saúde de todo o País prometem iniciar hoje uma greve de 15 dias contra os valores repassados pelas operadoras nas consultas e em outros procedimentos médicos. Atendimentos urgentes e emergenciais serão mantidos. Em sete Estados (Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia), a paralisação atingirá todos os convênios. Em cinco unidades (Amapá, Ceará, Distrito Federal, Pará e Roraima), a categoria decidiu fechar acordo com as operadoras e não deve haver paralisação.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico recebe das operadoras, em média, R$ 45 por consulta. A proposta da categoria é que os valores sejam fixados entre R$ 60 e R$ 80. Os médicos também protestam contra a suposta intervenção das operadoras para baixar o custo dos tratamentos. Em outros Estados, entre eles São Paulo, a greve será parcial. A paralisação promete atingir todos os planos de saúde de dez operadoras que não apresentaram propostas de acordo, segundo a Associação Paulista de Medicina (APM). São elas: Green Line, Intermédica, Itálica, Metrópole, Prevent Sênior, Santa Amália, São Cristóvão, Seisa, Trasmontano e Universal.

Correios entregam cartões do Enem.

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a receber, a partir desta quarta-feira, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição com os locais de prova. A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse ontem que, ao contrário do que foi divulgado, ainda não será possível consultar a informação pela internet. Segundo o Inep, responsável pela prova, diferentemente da informação prestada inicialmente, o site deve estar disponível apenas no fim do mês. Se o candidato não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento por meio do site, pode obter a informação por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público. Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2012. O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova pelos estudantes, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante. Os candidatos que solicitaram atendimento especial podem saber como será a aplicação de suas provas no mesmo site, por meio de uma nota técnica que traz orientações aos participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou mobilidade reduzida.

Estes estudantes poderão contar com tempo adicional, durante o exame, de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências. Ao todo, 28,3 mil candidatos com deficiência solicitaram atendimento especial. Pelo calendário do Inep, no dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias; e no dia 4 de novembro, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; de matemática e suas tecnologias; e da redação. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro. Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Rodrigo Paulino é hoje o nosso aniversariante do dia.

Eu e Rodrigo Paulino.
Um irmão pode ser a continuação de nós mesmos, como a nossa mão é a extensão de nosso braço.

Você é isso para mim, uma continuação do meu jeito de ser, de viver e de olhar o mundo.

Por isso mesmo, hoje comemoro com você o seu aniversário, como se fosse um pouco do meu.

Não quero com isso, roubar a sua vida, apenas dividir com você os momentos importantes, e por isso quis que você ouvisse essa mensagem no despertar do seu aniversário.

Você tem sido um amigo irmão especial, maravilhoso, sempre presente e todas as preces que eu faço a Deus para protegê-lo ainda serão poucas.

Seu caminho haverá de ser sempre cheio de luz e a felicidade sua companheira do dia-a-dia. Quero que você seja sempre esse homem íntegro, forte e bondoso para ser sempre bem amado por todos.

Feliz Aniversário, Rodrigo e muita paz e saúde em sua vida.

Em Currais Novos Irmão é acusado de assassinar outro com tiro de 12.


Por volta das 11:20h da manhã de ontem terça (09/10) no Sítio Bonifácil, município de Currais Novos um homem está sendo acusado de matar o próprio irmão com um tiro de escopeta 12 que atingiu a cabeça na altura do olho direito.

Segundo informações chegadas a Polícia, os irmãos tiveram um desentendimento em decorrência de um cachorro ter matado uma ovelha do outro. O dono da ovelha teria ido na casa do irmão e matado o cachorro. Neste momento a Polícia foi acionada e o GTO foi deslocado para o local, tendo em vista, que os envolvidos tem mais dois irmãos que são PMs e momentos depois chegou a informação que um dos envolvidos foi atingido com um tiro fatal na cabeça.

O acusado de ter efetuado o disparo trata-se de ENEZIO MARINHO DE LIMA JÚNIOR MAIS CONHECIDO COMO SILAS, agente de saúde do município de Currais Novos que está foragido. A vítima trata-se de FRANCISCO DAS CHAGAS DE LIMA DE 52 ANOS, residente no Sítio Bonifácil.

Os irmãos já vinham tendo atritos há algum tempo e hoje acabou acontecendo o pior.

A Polícia Militar se encontra nesse momento em diligências a procura do acusado e fazendo o isolamento do corpo a espera do ITEP que já foi acionado e está neste momento se deslocando par o local.

Fonte: 3ª CIPM Por Sd PM J. Júnior/Via Edmilson Sousa.

Filho do dono da Madereira Nascimento comete suicídio em Currais Novos.

Currais Novos está de luto. Cometeu suicídio por enforcamento na noite deste dia 09, o jovem Diego Nascimento, filho do empresário Antônio Nascimento dono da empresa Madeireira Nascimento, que há muitos anos presta serviço em Currais Novos. Diêgo era muito conhecido e querido em Currais Novos. Sua morte foi um choque para as pessoas que o conheciam e que tiveram a felicidade de conviver com ele.

Nas redes sociais é grande a comoção. Muitas pessoas escreveram mensagens de despedida no Facebook, onde Diego tinha conta. Até o momento não se sabe o que teria levado o jovem a cometer este ato extremo.
 
PM de Currais Novos/Via V&C.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Tribuna do Norte: STF confirma condenação de Dirceu, Genuíno e Delúbio
Diário do Nordeste: Municípios ainda vivem impasse sobre eleições
Globo: A hora da verdade – STF condena Dirceu por comandar o mensalão
Folha: Culpados
Estadão: Supremo condena Dirceu
Correio: Como fica o PT após a condenação de Dirceu
Valor: FMI alerta para riscos da forte expansão do crédito
Estado de Minas: Condenados
Zero Hora: Condenado

terça-feira, outubro 09, 2012

Eterna saudades de Marcos e Carlos André!!

Não a lagrimas derramadas que não seja transformada!!

Não a perfume sem cheiro ou silêncio reclamado por um grito de dor!!!

Não a flore sem espinhos não a valores estimados ou transformado em presente em pérolas lapidada por um ser supremo (Deus) que envia para terra pessoas que passa em nossas vidas que tão logo são chama para retorna a ao seio do pai assim foi com Marcos é André!!! Pessoas de bom caráter,bom filho é bom pai.

Trinta dias!!

Eterna saudades!!

Essa é a sua chance !!!!

Crea/PE abre concurso para agentes fiscais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) abriu concurso público com oferta de oito oportunidades temporárias de nível médio. De acordo com o edital de abertura, as vagas são para o cargo de agente fiscal.

A remuneração oferecida é de R$ 1.950,33 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os contratos terão validade durante 12 meses, prorrogáveis pelo mesmo período.

Para participar é necessário possuir curso técnico de nível médio nas áreas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea e possuir carteira de habilitação na categoria B. Os aprovados atuarão nos municípios de Araripina (1), Cabo de Santo Agostinho (2), Caruaru (1), Palmares (1), Petrolina (2) e Recife (1).

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pessoalmente ou via Sedex, entre 15 e 19 de outubro, no Anexo do Crea/PE, localizado na Rua Buenos Aires, 212, Espinheiro, Recife/PE - CEP: 52.020-180. Os candidatos farão avaliação curricular e provas práticas.

Dentre as atividades exercidas pelos agentes fiscais, destacam-se: realização de diligências de fiscalização, através de visitas a estabelecimentos e a profissionais, sujeitos à legislação específica do Sistema Confea/Crea, além de fiscalização de obras, empresas, órgãos públicos, hospitais, locais de shows e eventos, postos de abastecimento e propriedades urbanas e rurais localizadas em Pernambuco.

Cinco casos de tuberculose em bebês são confirmados em Campinas.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, a 90 quilômetros da capital paulista, informou hoje (9) que foram confirmados mais dois casos de bebês que contraíram tuberculose no município. Os dois nasceram na maternidade particular Madre Theodora.

O surgimento de casos da doença começou a ser investigado pelo Devisa após a Vigilância Epidemiológica do Estado informar sobre três bebês infectados no município.

Em comum, havia o fato de que se tratava de bebês nascidos na Madre Theodora, entre fevereiro e maio deste ano. Com a confirmação dois novos casos, sobe para cinco o número de infectados na instituição.

Convite especial para todos.

Governo não cumpre acordos e SINTE-RN mobiliza categoria para greve em 2013.

“Não tem jeito não”. É o que diz a coordenadora geral do SINTE-RN Fátima Cardoso diante da inoperância do governo com a Educação. “A cada audiência fica mais nítido que o governo Rosalba já disse a que veio. Dois anos enrolando a população e a categoria. Até uma comissão é incapaz de fazer funcionar”, criticou a sindicalista.

Nesta sexta-feira (5), foi aconteceu uma audiência com o secretário adjunto e a coordenadora de recursos humano da SEEC. Nenhuma novidade foi acrescida e a direção do SINTE-RN teve que repetir, mais uma vez, ponto a ponto da pauta de reivindicação da categoria. “Como então agir neste momento? Não será pelo idealismo que iremos abdicar dos nossos direitos. Não será pelo reconhecimento do governo do fracasso da Educação que iremos assumir a obrigação que tem Rosalba”, ressaltou Fátima Cardos.

Abertas inscrições gratuitas para oficina da 2ª etapa do Sesc Dramaturgia.

O projeto nacional “Sesc Dramaturgia – Leituras em Cena” abre inscrições para a 2ª etapa no Rio Grande do Norte. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha disponível no site do Sesc, e enviá-la por email para os remetentes no serviço desta matéria. Cada cidade contará com o limite de 24 vagas. O período de inscrições é de hoje(TANTO) até o dia 19/10 para a oficina em Natal, 22/10 para Mossoró, e 25/10 para Caicó. A Oficina Encontro Estético entre Bertold Brecht e Arthur Azevedo será realiza de 20 a 22/10, em Natal, de 24 a 26/10 em Mossoró e de 27 a 29/10 em Caicó. Os textos da dramaturgia clássica, que serão trabalhados pela oficineira Samira Sinara, são “Brasileira: a capital federal”, de Arthur Azevedo, e “Alemã: um homem é um homem”, de Bertold Brecht. A proposta da oficina é dialogar sobre o encontro entre os autores clássicos da Europa e do Brasil.

“Parte-se das leituras encenadas as novas formas de leituras dramáticas da atualidade. O texto, o autor e o ator (corpo) conhecido como o tripé ou tríade teatral vem recentemente sendo utilizado como possível forma de apresentar e compartilhar ao espectador o conhecimento sobre o que vem a ser o teatro, porém hoje, com um novo viés que é a leitura encenada”, conta Samira Sinara. As oficinas do Sesc Dramaturgia desenvolvem técnicas que trabalham a palavra, para que se possa compreender que ela também se afirma no espaço das entrelinhas, um dizer que se cala para ocupar o espaço dando voz ao vazio que o tempo ocupa. O projeto possibilita o resgate a grandes obras que dificilmente são montadas e uma prática que propicia o encontro entre iniciados e iniciantes no exercício da carpintaria teatral. Assim, contribui tanto para a formação de platéia quanto para o aprimoramento e intercâmbio entre os profissionais da área.

Karateca potiguar embarca para disputar o brasileiro em Minas Gerais.

O potiguar Rafael Oliveira, 23 anos, atual campeão brasileiro de karatê, embarca nesta terça feira (09), para a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, onde irá disputar o XIII Campeonato Brasileiro de Karate - FBK que acontece no ginásio do SESI Gravatás, entre os dias 12 e 14 de outubro. Rafael Oliveira tem como missão agora a defesa do título nacional, conquistado em 2011, durante a etapa Natal, que ocorreu no ginásio Nélio Dias.

Além do brasileiro, Rafael Oliveira estará, no período de 01 a 04 de novembro, representando o Brasil no campeonato mundial de karatê, na cidade de Massa Carara, na região da Toscana/Itália. “Estou bastante feliz com essa oportunidade de defender o Brasil neste mundial. Para isso, conto com o apoio da CAERN, SINDÁGUA, ASSEC, SINSENAT E SINDSAÚDE”, disse o atleta.

O Karateca potiguar espera que com os bons resultados que vem conquistando possa garantir a “bolsa atleta” do Governo Federal que tem por objetivo a manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, buscando dar condições para que estes se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.

Tomate pode reduzir o risco de AVC.

Uma dieta rica em tomate pode reduzir o risco de um acidente vascular cerebral. É o que afirmam pesquisadores da Finlândia. De acordo com os estudiosos, o licopeno — uma substância avermelhada encontrada em alimentos como tomate, pimentão vermelho e melancia — é o grande responsável pela diminuição de incidências de AVC.

Para comprovar os benefícios da substância, a pesquisa reuniu 1.031 homens. Eles tiveram seus níveis de licopeno no sangue avaliados no início dos estudos e nos 12 anos seguintes. Os participantes foram divididos em quatro grupos, com base na quantidade de licopeno no sangue. E, de acordo com os testes, aqueles com mais de licopeno na corrente sanguínea foram os menos propensos a ter um acidente vascular cerebral.

O estudo afirma que o risco de AVC foi reduzido em 55% nos indivíduos que apresentaram uma dieta rica em licopeno.

A “Stroke Association“, porém, pediu mais pesquisas sobre a relação da substância com os resultados apresentados.

Dr. Jouni Karppi, da “University of Eastern Finland”, em Kuopio, disse que o estudo apresenta mais evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais está associado com um menor risco de acidente vascular cerebral.

— Os resultados apoiam a recomendação de que as pessoas consumam mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia, o que provavelmente levaria a uma grande redução no número de AVC em todo o mundo.

Dr. Karppi disse que o licopeno agiu como um antioxidante na redução da inflamação e impediu a coagulação do sangue.

— Esse estudo sugere que um antioxidante encontrado em alimentos como o tomate, pimentão vermelho e melancia pode ajudar a diminuir o risco de AVC. Porém, as pessoas não devem deixar de comer outros tipos de frutas e legumes, pois todos eles têm benefícios e continuam a ser uma parte importante de uma dieta básica — reforçou Dr. Clare Walton, da “Stroke Association”, que continuou: — Serão necessárias mais pesquisas para nos ajudar a entender como esse antioxidante pode ajudar a manter baixo o risco de derrame.

Menina de 10 anos é estuprada e agredida com pauladas, facadas e pedradas em Pitangui.

Uma menina de dez anos foi cruelmente violentada em Pitangui, na região centro-oeste de Minas. Ela foi ao supermercado comprar batatas para a mãe. Na volta para a casa, foi atacada por um homem, estuprada e agredida com pauladas e pedradas na cabeça. A vítima está internada com traumatismo craniano no Hospital João 23, em Belo Horizonte. Um suspeito foi detido durante a madrugada. O caso foi registrado na noite de segunda-feira (8). O nome dele ainda não foi revelado, mas, segundo as informações da Polícia Civil, seria um homem que estava há 15 dias na cidade, trabalhando em um parque instalado na cidade. Ele tem um olho de vidro e seria usuário de drogas.

O bandido rendeu a garota e a levou para um lote vago. Ele a ameaçou com um revólver para estuprá-la e a agrediu com pauladas e pedradas na cabeça. Segundo os médicos, o agressor ainda desferiu golpes de faca na região genital da criança.

Após o estupro, ela voltou para casa e foi encontrada pela mãe praticamente inconsciente.

De acordo com os médicos do pronto-socorro, ela sofreu lesão cerebral, foi enforcada e teve a mandíbula quebrada. A assessoria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais informou que a criança está internada em estado grave, na UTI e respira com a ajuda de aparelhos.

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo.

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A organização alertou nesta terça-feira (9), véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, para a necessidade de combater o estigma em torno da doença e incentivar que os governos implementem tratamentos para combater o transtorno. Pelos dados da OMS, pelo menos 5% das pessoas que vivem em comunidade sofrem de depressão.

"Temos alguns tratamentos muito eficazes para combater a depressão. Infelizmente só metade das pessoas com depressão recebe os cuidados de que necessitam. De fato, em muitos países, o número é inferior a 10%", disse o diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Shekhar Saxena. "É por isso que a OMS está trabalhando com os países na luta contra a estigmatização como ato essencial para aumentar o acesso ao tratamento."

A OMS define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração.

A depressão pode ser de longa duração ou recorrente. Na sua forma mais grave, pode levar ao suicídio. Casos de depressão leve podem ser tratados sem medicamentos, mas, na forma moderada ou grave, as pessoas precisam de medicação e tratamentos profissionais. A depressão é um distúrbio que pode ser diagnosticado e tratado por não especialistas, segundo a OMS. Mas o atendimento especializado é considerado fundamental. Quanto mais cedo começa o tratamento, melhores são os resultados.

Vários fatores podem levar à depressão, como questões sociais, psicológicas e biológicas. Estudos mostram, por exemplo, que uma em cada cinco mulheres que dão à luz acaba sofrendo de depressão pós-parto. Especialistas recomendam que amigos e parentes da pessoas que sofrem de depressão participem do tratamento.

Em 1992, a Federação Mundial para Saúde Mental lançou o Dia Mundial de Saúde Mental na tentativa de aumentar a conscientização sobre as questões na área e estimular a discussão sobre os transtornos mentais e a necessidade de ampliar os investimentos na prevenção, na promoção e no tratamento. Mais informações podem ser obtidas no site da OMS.

IFRN lança edital para seleção de professores do Pronatec.

O campus Natal Central lançou na tarde dessa segunda-feira (08) o Edital Nº 09/2012 – DG/CNAT, referente à seleção simplificada de professores temporários para atuarem como professores dos cursos do Pronatec. São 48 vagas distribuídas nas mais diversas áreas, como Informática, Letras, Psicologia, Administração, Serviço Social, Pedagogia, Matemática, Biblioteconomia e Engenharia Elétrica.

Podem participar servidores do Campus Natal Central – ativos, professores substitutos/temporários ou aposentados – e candidatos externos, não servidores do IFRN. O formulário de inscrição e o modelo de curriculum vitae estão anexos ao edital.

O interessados podem se inscrever no período de 09 a 15 de outubro, na Secretaria do Gabinete da Direção do Campus Natal Central, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Constituído de etapa única, uma avaliação curricular de acordo com os critérios discriminados no edital, o processo seletivo terá seu resultado divulgado no dia 18 de outubro de 2012, na página do Campus Natal Central.

Polícia acha pé de maconha gigante em jardim de idosos que 'compraram sem saber'.

Um casal de idosos na Grã-Bretanha criou um pé de maconha gigante no jardim de sua casa, aparentemente sem perceber que se tratava de uma substância ilegal.

Os policiais de Bedford, cidade no leste da Inglaterra, disseram que o pé de maconha encontrado era "o maior que eles já viram".

A planta foi retirada pelos policiais, que, agora, vão queimar os seus restos.

As autoridades confirmaram que os idosos não serão processados. Eles alegaram ter comprado o pé de maconha em uma feirinha de usados na cidade.

Os oficiais que encontraram a planta no jardim colocaram a foto no Twitter oficial da delegacia, na conta @bedfordlpt:

"Apreendido hoje. Casal idoso comprou planta em feira de usados, tratou com cuidado - maior planta de maconha que já vimos!!"

BREJINHO/RN: Dono de pizzaria mata cliente no interior achando que era bandido.

Um homicídio, apontado inicialmente como acidental, foi registrado por volta das 19h30 dessa segunda-feira (8), em uma pizzaria no centro de Brejinho, situado a 48 km de distância de Natal. Segundo o soldado Roberto, policial militar local, a vítima de 19 anos, identificada até o momento como Luan, foi baleada quando tentava entrar no estabelecimento na companhia de sua namorada e amigo. Na ocasião, o proprietário identificado como Antônio de Oliveira Melo, de 45 anos, que estava na companhia do filho e um funcionário, realizou um disparo espingarda calibre 28, atingindo a região do peito do jovem.

O soldado Roberto revelou que a vítima não percebeu que o estabelecimento estava fechado, e foi surpreendido enquanto abriu o portão e se dirigia até a entrada. “Existe uma vidraça onde o proprietário visualizou toda a movimentação. Assustado, achando que era assalto, o disparo foi efetuado”, contou o PM. O jovem foi socorrido para o hospital local, porém, diante do estado grave, foi encaminhado para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, não resistindo ao ferimento. O dono do estabelecimento se encontra foragido até o momento.

Escolher o Banco em que prefere receber o salário.

Uma resolução do Banco Central, em vigor desde 2006, assegura a todo trabalhador brasileiro, o direito de escolher em que banco prefere receber o seu salário.

Este será um dos assuntos em destaque na edição desta terça-feira, dia 9, do programa “TJTV – O judiciário e você” - às 20,30, na TV Assembleia. O programa também inclui reportagem sobre os preparativos do Rio Grande do Norte para a Semana Nacional de Conciliação, a ser promovida em todo país, pelo CNJ, entre os dias 7 e 14 de novembro.

E ainda:
Mesmo com autorização judicial, pacientes que necessitam de medicamentos de alto custo, encontram enormes dificuldades para obtê-los em Natal.

“TJTV – o Judiciário e você” é um programa da Secretaria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, transmitido pela TV Assembleia, toda terça-feira, e pela TV Justiça, aos sábados, às 16,30, com reapresentação nas terças-feiras às 4,30 da manhã. A edição deste dia 9, na TV Assembleia, tem apresentação de Patrícia Ferreira, reportagens de Bira Nascimento; produção, pauta e chefia de reportagem de Lívia Aires.

Prefeito eleito é esfaqueado durante festa da vitória na Paraíba.

O prefeito eleito da cidade de Pocinhos, Cláudio Chaves Costa, 47 anos, foi esfaqueado no abdômen e na mão durante uma festa de comemoração no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar do 10º BPM a tentativa de assassinato, que aconteceu na noite desta segunda-feira (08), pode estar relacionada com divergências políticas. Durante o tumulto mais duas pessoas ficaram feridas, entre elas, uma adolescente de 16 anos, atingida no braço por um golpe de faca.

Pocinhos, município localizado na região do Cariri paraibano, fica a 186,4 quilômetros da capital João Pessoa. De acordo com o José Roberto Soares, 20, que foi esfaqueado nas costas, o prefeito eleito estava na praça da cidade comemorando sua vitória, quando um homem chegou e lhe desferiu três golpes de faca. As perfurações atingiram duas vezes o abdômen. A outra perfuração foi em uma das mãos do prefeito eleito. Os três feridos foram socorridos para o Hospital de Trauma em Campina Grande. De acordo com o médico cirurgião que estava de plantão, Gilberto Cavalcanti, todos estão em estado regular.

A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) não revelou o nome do acusado, mas informou que ele foi detido em flagrante e deverá ser encaminhado para Central de Polícia em Campina Grande ainda nesta segunda-feira. Claudio Chaves Costa (PMN) foi eleito no último domingo (07) com 5.674 votos que respondeu a 56,55% dos votos válidos. Ele fez parte da coligação “Unidos para Reconstruir Pocinhos”. O candidato derrotado nas urnas foi Arthur Bonfim Galdino de Araújo (PSDB) que teve 4.727 votos com um percentual de 45,45%. A coligação dele era a “Por amor a Pocinhos”. Pocinhos tem 13.246 eleitores e, de acordo com o IBGE, sua população é estimada em 17.032 habitantes. Sua área territorial é de 630 km².

Fonte: Paraíba On line/via V & C.

Dilma parabeniza Chávez pela reeleição na Venezuela.

A presidenta Dilma Rousseff telefonou no fim da tarde de hoje (8) para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para parabenizá-lo pela vitória nas urnas ontem (7). Chávez teve 54,4% dos votos e foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo.

Dilma falou por cerca de 15 minutos com Chávez, quando elogiou o processo de votação, o alto índice de comparecimento dos eleitores venezuelanos e o baixo percentual de votos nulos no pleito. A presidenta disse ainda que considerou a eleição na Venezuela um “processo democrático exemplar”, segundo informações da Presidência da República.

Na conversa, Dilma disse que o Brasil está pronto para colaborar com o país por uma América Latina mais justa e igualitária e defendeu o fortalecimento de mecanismos bilaterais e de integração regional, como o Mercosul, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Hugo Chávez recebeu 7,4 milhões dos votos e fica no cargo até 2019. Seu principal opositor, Henrique Capriles Radonski, ficou com 6,1 milhões dos votos, 44,9% do total. No país, o voto não é obrigatório, mas 80% dos 18,8 milhões de eleitores compareceram às urnas.

Médicos do Rio Grande do Norte se preparam para suspensão do atendimento de todos os planos de saúde.