sábado, maio 06, 2017

Milhares tomam as ruas do Uruguai por mais maconha.

Milhares de pessoas foram à principal avenida de Montevidéu, capital do Uruguai, para participar da Marcha da Maconha de 2017 e pedir mudanças na legislação do país, em especial, o avanço no uso da planta em âmbito medicinal. As informações são da Agência EFE.

Os ativistas marcharam da Praça da Liberdade de Montevidéu até a Torre Executiva, sede da presidência, com cartazes de protesto. No fim da manifestação, os organizadores leram um manifesto e exigiram uma “maior vontade política para habilitar possíveis vias de acesso à maconha medicinal como espécie vegetal ou complemento alimentar”.

O Uruguai aprovou em 2013, no governo do presidente José Mujica, a lei de distribuição e produção de maconha que estabeleceu três modos de acesso à substância: a compra em farmácias, o autocultivo e os clubes de consumo para usuários.

No entanto, o acesso à maconha medicinal ainda é restrito. “Isso é legalmente possível e humanamente necessário para contar com possibilidade de termos padrões de qualidade, com garantias de ‘perfil cannábico’ e ausência de toxicidade”, diz o manifesto.

Os organizadores da Marcha da Maconha no Uruguai pediram que o Ministério de Saúde “destrave” o caminho para uma produção nacional de cannabis com fins medicinais. “Desta forma, aqueles com poucos recursos também poderão comprá-la e não só aqueles que são mais ricos e podem pagar a importação dos Estados Unidos”, afirmaram.

Os ativistas também citaram a abertura do cadastro para que usuários possam comprar maconha em farmácias. O processo começou no dia 2 de maio e já tem mais de 1.400 pessoas, 6.662 autocultivadores e 62 clubes de membros para o consumo da erva.

Apesar de reconhecerem que a abertura do cadastramento ocorreu “dentro da aplicação da lei”, os manifestantes afirmam que a quantidade de locais que distribuem a droga são poucos. Por esse motivo, eles pediram que o governo melhore a rede de distribuição, fiscalize as duas empresas que venceram a licitação para produzir a maconha legal e aumente os controles de qualidade e quantidade da produção.

Lula programa novas viagens para o Nordeste.

Lula determinou a sua equipe que agende viagens pelo Nordeste nos próximos meses. Ele quer eventos como a visita que fez em março às obras inauguradas da transposição do Rio São Francisco, na Paraíba. Acha que precisa reforçar o sentimento de “saudade” do bem-estar social existente durante seu governo e detectado em pesquisas recentes.

Lula quer que seu fotógrafo oficial filme depoimento a Moro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o seu depoimento ao juiz federal Sergio Moro, marcado para a próxima quarta-feira, no dia 10 de maio, seja gravado de maneira profissional. Em petição enviada nesta sexta-feira, o advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, especifica como pretende registrar a audiência — com uma câmera Sony EX3 colocada sobre um tripé e monitorada por um “profissional devidamente habilitado para a função” — no caso, o fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert —, conforme diz o texto. O petista será interrogado por Moro na ação em que é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Nos autos, o advogado também detalha o tamanho do equipamento — 75 x 34 x 5 mm — e garante que ele vai ser instalado num local que não prejudique “o bom andamento do ato”. Em petição anterior, os advogados pediam para que a câmera não ficasse focada em Lula quando ele não estivesse com a palavra, ângulo padrão em oitivas de todos os réus e testemunhas da Lava Jato.

Cabe agora ao juiz Sergio Moro decidir se vai autorizar ou não o aparato. Em todos os depoimentos da Operação, um servidor da Justiça Federal — o mesmo que escreve o termo de audiência — opera uma câmera simples que fica imóvel posicionada em uma mesa fitando o réu. Para o petista, o foco exclusivo nele geraria uma “imagem negativa” e o apresentaria de “forma inferiorizada”, violando, assim, no seu entendimento, a presunção de inocência.

O Ministério Público Federal rebateu hoje a argumentação da defesa de Lula, lembrando que o próprio petista já participou de uma videoconferência no modo tradicional como réu na ação que responde por obstrução à Justiça em Brasília — e na ocasião não reclamou disso. “A forma de gravação de depoimento adotada não apenas por esse juízo, mas por essa subseção judiciária de Curitiba de maneira ampla, faz-se idêntica para atos envolvendo réus e testemunhas”, diz a força-tarefa da Lava Jato.

O MPF ainda afirma que a gravação feita por uma câmera aberta poderia revelar “de modo indesejável” conversas paralelas de advogados, procuradores e réus que também participam da sessão, “o que pode acabar por publicizar indevidamente estratégias adotadas no ato”, conforme o texto.

Além da força-tarefa, a defesa do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, que também é réu no processo, manifestou-se contrariamente ao pedido de Lula. Para os advogados José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, o foco da câmera no réu “visa justamente garantir a maior fidelidade possível da prova, já que é o direcionamento dos instrumentos de captação de imagem e de áudio para o depoente que assegura a precisão do registro de sua fala”. Eles concluem, dizendo que o princípio de publicidade não autoriza a livre gravação das imagens.

Agentes penitenciários lamentam saída de Virgolino.

O Sindicato de Agentes Penitenciários do Estado, Sindasp-RN, se mostrou contrariado sobre o comunicado do pedido de exoneração feito pelo secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino. Ele apresentou documento ao Governo do Estado, no início da tarde de ontem sexta-feira (5), alegando questões pessoais para a decisão de sair da pasta.

“No entanto, sabemos que o secretário está saindo por não ter recebido respaldo e investimentos por parte do Governo para colocar em prática seus planejamentos de melhorias do Sistema Penitenciário. Infelizmente, a Sejuc e o RN perdem um profissional capacitado e conhecedor do sistema prisional”, ressalta Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

De acordo com ela, o secretário Wallber Virgolino vinha atuando, desde quando assumiu a Sejuc, em defesa dos agentes penitenciários, entendo os pleitos da categoria e levando as necessidades de melhorias ao Governo.

“Víamos em Virgolino um parceiro do Sistema Penitenciário. Diferente de outros secretários, ele, por conhecer a realidade e ser próximo aos agentes, cobrava do Governo do Estado os investimentos necessários para o desenvolvimento das atividades e também melhorias nas unidades”.

Vilma ainda completa: “se nem o secretário de Justiça agüentou as faltas de condições para conduzir o Sistema Penitenciário, imagine como estão os agentes penitenciários, que atuam na linha de frente e sofrem na pele diariamente o descaso do Governo”.

Brasil e Portugal criam prêmio de literatura infanto-juvenil.

Os ministérios da Cultura de Brasil e Portugal criaram ontem (5) o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infanto-Juvenil , como forma de incentivar jovens leitores. A proposta é premiar, anualmente, autor e ilustrador dos países de Língua Portuguesa, conhecidos como lusófonos. O prêmio foi um dos acordos bilaterais relacionados à produção cultural assinados durante a 10ª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorreu nesta sexta-feira em Salvador.

“Nós [brasileiros] ainda lemos muito pouco e precisamos da formação de novos leitores através desse incentivo às comunidades dos países de língua portuguesa para os seus escritores de literatura infanto-juvenil. É de um grande significado a assinatura desse prêmio e nos moldes de um prêmio exitoso na comunidade, como o Prêmio Camões”, disse o ministro da Cultura brasileiro, Roberto Freire.

O encontro reuniu ministros ou  representantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e ocorre na data em que é comemorado o Dia da Língua Portuguesa.

França escolhe novo presidente.

Os colégios eleitorais nos territórios franceses do arquipélago de Saint-Pierre e Miquelon, situado ao sul da ilha canadense de Newfoundland, abriram suas portas hoje (6) para dar início ao segundo turno das eleições presidenciais da França. Às 7h, horário de Brasília, a votação foi aberta para 5 mil eleitores. Depois foi a vez da Guiana Francesa, às 8h, e das Antilhas, às 9h. As informações são da Agência EFE.

Nesses territórios, na Polinésia Francesa e para os franceses residentes no continente americano, a votação ocorre hoje e não no domingo. Na parte da França dentro da Europa, os colégios abrirão amanhã às 8h (3h em Brasília) e fecharão às 19h (14h em Brasília) na maioria dos lugares, e às 20h (15h em Brasília) nas grandes cidades.

Mais de 50 mil policiais e guardas militares vão fazer a segurança para que o segundo turno das eleições presidenciais aconteça com a “maior condição de segurança”.

De acordo com o Ministério do Interior da França, a mobilização, que também vai ter a participação da guarda municipal, será semelhante à feita no primeiro turno, em 23 de abril. Na ocasião, nenhum incidente importante foi registrado. No entanto, a detenção ontem de um radical que pretendia atacar uma base militar na Normandia mantém as forças de segurança em estado de alerta máximo.

Na capital francesa, os 896 colégios eleitorais serão vigiados por agentes municipais e seguranças particulares, das 7h às 23h (horário local), explicou o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard. Eles se somarão aos 12 mil policiais e militares mobilizados em Paris, sendo 5 mil dedicados integralmente a garantir a segurança das votações e a ordem pública.

Inscrições para o Enem 2017 começam na segunda-feira.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 começam às 10h desta segunda-feira (8) e terminam às 23h59 do dia 19 de maio, pelo site do Enem. A prova será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

A taxa de inscrição para o Enem 2017 é de R$ 82, que deve ser paga até o dia 24 de maio. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mangueirão na Praça em João Câmara/RN, apresenta hoje Elias do Raio X.

Hoje o Mangueirão na Praça em João Câmara/RN apresenta Elias do Raio X. A torre de cerveja mais gelada da cidade esperam por você!
 
O Mangueirão na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.
 

Organização

Lidiane e Mateus. 

Três meses depois de massacre em presídio do RN, corpos e cabeças aguardam DNA.

Mais de três meses depois do início da disputa entre facções rivais que resultou em duas semanas de rebelião e 26 mortos, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Rio Grande do Norte, as consequências do massacre ainda perduram. Três corpos e 15 cabeças aguardam exame de DNA. A polícia científica do estado não tem laboratório com tecnologia para a análise do código genético. O exame deve ser feito ainda este mês, no laboratório da Polícia Científica da Bahia.

As cabeças foram encontradas em buscas sucessivas, depois da rebelião. Antes disso, 11 corpos foram identificados e liberados, sem cabeça, para as famílias. Com a identificação por meio do DNA, o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Marcos Brandão, informou que as cabeças vão ser entregues aos familiares para que decidam o destino dos restos mortais. “Não era certeza que essas cabeças apareceriam, foram aparecendo, por sinal, de forma gradativa, algumas só posteriormente. É igual acidente aéreo, a vítima vai ser enterrada com o que foi encontrado.”

Restam também três famílias que ainda não tiveram uma resposta definitiva sobre o destino dos restos mortais de três detentos depois da rebelião. Elas aguardam que os corpos carbonizados e degolados sejam finalmente identificados por meio do DNA. Desde janeiro, os cadáveres estão no Itep. Uma quarta vítima foi enterrada como indigente em abril. Depois da recontagem, além dos 26 mortos, foram contabilizados mais de 50 fugitivos pelo governo estadual.

Marcos Brandão afirmou que as análises de DNA devem ser feitas em maio. “Como a gente não tem [laboratório de DNA] fica dependendo de nos encaixarmos em outro laboratório”, disse. “Vai ser no laboratório da Polícia Científica da Bahia. A gente tem parceria com eles. Os técnicos são nossos, a gente usa a estrutura física e equipamentos deles.”

Segundo Brandão, a rebelião acabou fazendo avançar um processo antigo de abertura de um laboratório de DNA. Uma estrutura do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) já havia sido doada ao Itep, mas era preciso readequar o espaço. A obra está orçada em R$ 280 mil. Brandão informou que os recursos estão garantidos, e a licitação deve sair no dia 15 de maio. “Até o final do ano esperamos ter o nosso laboratório de DNA.”

Missa de 7º Dia de Igor Raniere será neste domingo em João Câmara/RN.


Cunha pode deixar cadeia na próxima semana.

Depois da soltura de José Dirceu, a defesa de Eduardo Cunha aposta em dois caminhos para pôr fim a sua prisão preventiva.

O primeiro é um pedido de habeas corpus que está no Supremo Tribunal Federal. Aposta-se que ele entrará na pauta do órgão já na próxima semana.

Outra possibilidade é uma apelação que está no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Ali, não há previsão para o julgamento.

Sem recursos do FGTS, Caixa suspende financiamento imobiliário.

A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira (5) que suspendeu novas contratações de crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a linha pró-cotista.

“Os recursos disponíveis da modalidade atualmente são suficientes apenas para atender as propostas de financiamento já recebidas pelo banco”, afirmou o banco em nota.

Empresas de Parlamentares federais do RN devem quase R$ 3,5 milhões à União.

Informações divulgadas pela Coordenação Geral de Estratégias de Recuperação de Créditos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional mostram que pelo menos três parlamentares potiguares têm dívidas com a União. Somados os débitos dos devedores, o valor alcança a marca de R$ 3.474.465,47.

Os valores, que chegam a cifras milionárias em um dos casos, abrangem dívidas atualizadas até o mês de março deste ano e vieram à tona após reportagem do jornal Folha de S. Paulo apontar que deputados e senadores devedores querem anistia para dívidas contraídas por eles, por empresas criadas em seus nomes ou corporações que colaboraram em suas campanhas.
 
Entre deputados e senadores do Rio Grande do Norte, o destaque é o senador José Agripino Maia (DEM). Segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o congressista está inscrito na dívida ativa da União por um débito de R$ 38.875,52.
 
Além dele próprio, empresas controladas por Agripino possuem débitos junto à União. Neste caso, o total de dívidas soma R$ 3.169.891,49, contraídas por três empresas das quais Agripino é sócio. São elas a Rádio Libertadora Mossoroense LTDA – ME (R$ 37.622,53), a Tropical Comunicação LTDA (R$ 265.249,16) e a Fazenda São João LTDA – ME (R$ 2.867.019,80).
 
Filho de José Agripino, o deputado federal Felipe Maia (DEM) também aparece na lista de devedores da União, por meio de débitos contraídos por empresas às quais ele é vinculado. A dívida chega a R$ 153.842,62, débito dividido pelas corporações Rádio Curimataú de Nova Cruz LTDA – ME (R$ 42.230,56), Rádio A Voz do Seridó LTDA – ME (R$ 54.248,43), Alagamar Rádio Sociedade LTDA – ME (R$ 49.752,88) e LFC Motos e Veículos LTDA – ME (R$ 7.610,75). Desta, Felipe é sócio administrador; e naquelas, ele vislumbra como sócio.
 
Por fim, entre os parlamentares potiguares devedores, figura também o deputado federal Rogério Marinho (PSDB). Segundo os dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, a dívida do tucano é de R$ 111.855,84.
 
Em todos os três casos, os dados divulgados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que não são sigilosos, não computam dívidas previdenciárias.

Socorristas do SAMU são assaltados e espancados na madrugada deste sábado em Mossoró/RN.

Um bandido, sozinho e armado praticou um assalto a uma equipe do Samu que realizava atendimento a uma pessoa que sofreu queda de nível e quebrou uma perna, em frente a churrascaria “O Laçador”, na Avenida Presidente Dutra em Mossoró.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão e segundo Dr. Gustavo, “Medico Regulador” de plantão, o bandido chegou sozinho numa motocicleta, e com uma arma na mão, anunciou o assalto.

Ele tomou vários pertences de 03 socorristas, agrediu um dos profissionais e ainda levou a chave ambulância. Ainda segundo o “MI” o elemento comunicou que jogaria a chave do veículo em frente ao “Hotel Normandie” e cumpriu o prometido, abandonou a chave mesmo.
 
O Médico registrou a ocorrência e lamenta, que profissionais que prestam um serviço tão importante, tenham que passar pelo constrangimento da violência assustadora que assola Mossoró.

Temer não! Trump sim!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com o papa Francisco no fim do mês de maio, quando irá para a Itália para participar da reunião de cúpula do G7, confirmou o próprio presidente nesta quinta-feira (4). Segundo a Santa Sé, o encontro ocorrerá no dia 24 de maio, às 8h30 (hora local), no Palácio Apostólico.

Suplente de Vereador é baleado durante tentativa de assalto em cidade do interior do RN.

Um homem foi baleado durante uma tentativa de assalto na estrada que liga Espírito Santo e o distrito de Tabocas. Segundo informações, o fato aconteceu na noite desta sexta-feira, 05 de maio. Os assaltantes efetuaram disparos e atingiram a vítima conhecido por Naldo Torres.

Naldo foi atingido por um tiro durante a tentativa de assalto que aconteceu por volta das 20h.  Naldo foi socorrido e levado para o Centro Médico da cidade de Goianinha/RN, logo em seguida foi conduzido para o Walfredo Gurgel em Natal. A bala não ficou alojada.

As guarnições fizeram ronda no perímetro, mas até o momento não conseguiram localizar os suspeitos. Naldo Torres é suplente de vereador pelo PSD (Partido Social Democrático) na cidade de Espírito Santo/RN.

sexta-feira, maio 05, 2017

Distrito Federal confirma segunda morte por influenza A H3.

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal confirmou a segunda morte por influenza A H3 este ano. A vítima, uma mulher de 52 anos, tinha pneumopatia, doença cardiovascular crônica e obesidade. A paciente chegou a ser tratada com antiviral Oseltamivir, conforme protocolo de tratamento de influenza do Ministério da Saúde, e foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até agora, foram notificados 221 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença provocada pelo vírus influenza, no DF, dos quais 65 foram confirmados. Ainda não houve  registro de casos de H1N1 este ano.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Heloísa Araújo, disse que os casos confirmados até agora estão incluídos no período sazonal, ou seja, são comuns nesta época do ano. “Não existem motivos para pânico por parte da população do DF. Aqueles que sejam portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem buscar a vacinação, além dos demais grupos prioritários.”

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 17 de abril e seguirá até o dia 26 de maio. Na véspera do dia das mães, 13 de maio, será feita o Dia da Mobilização Nacional (Dia D), em todo o país. No DF, 150 postos estarão abertos para vacinação neste dia.

Para evitar a transmissão do vírus da gripe, a secretaria aconselha que a população lave as mãos frequentemente, evite tocar em mucosas de olhos, boca e nariz; não compartilhe objetos de uso pessoal; mantenha o ambiente arejado e evite aglomerações e ambientes fechados.

Além disso, segundo as autoridades de saúde, é recomendável adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida, além de evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Volkswagen anuncia recall de 54 mil veículos.

A Volkswagen anunciou o recall de 54.170 veículos, com data de fabricação entre 1º de março do ano passado e 12 de janeiro deste ano. Os automóveis incluídos têm possibilidade de inoperância do alternador, que pode deixar de gerar energia para a bateria e levar o sistema elétrico do veículo a parar. Recall é o processo pelo qual fabricantes convocam seus clientes para substituição ou devolução de produtos quando se detecta algum defeito de fabricação.

“Em situações em que a carga da bateria não for suficiente para o funcionamento do veículo, poderão ocorrer panes elétricas, e até o desligamento do motor, com risco de acidentes”, alerta comunicado da montadora.

O número dos chassis dos veículos afetados pode ser encontrado no site da empresa ou pelo telefone 0800 019 8866.

Estão incluídos no recall os modelos up!, Novo Gol, NovoVoyage, Nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e Space Cross. A partir da próxima quarta-feira (10), os proprietários dos carros afetados devem marcar inspeção em uma concessionária Volkswagen e, se necessário, será feita a substituição do alternador.

Nova tentativa de suicídio em Minas Gerais pode estar ligada a jogo Baleia Azul.

Uma adolescente de 17 anos tentou se matar nessa quinta-feira (4) em Minas Gerais ao se jogar de um muro de quase cinco metros no município de Teófilo Otoni. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro e encontrou a jovem consciente, mas queixando-se de dores no corpo. Ela foi encaminhada a uma unidade hospitalar, onde assumiu que participava do jogo Baleia Azul, que incita o suicídio de jovens.

A adolescente relatou à polícia que já havia feito cortes nos braços em função do jogo e que tinha recebido o desafio de tirar a própria vida. A jovem contou também que foi ameaçada. “Ela relatou que se tal desafio não fosse realizado, sua família sofreria as consequências de sua desistência no jogo”, diz o boletim de ocorrência.

A Polícia Civil informou que uma investigação foi aberta. Os celulares da jovem serão recolhidos para serem submetidos à perícia.

O desafio da Baleia Azul é jogado por meio de grupos secretos nas redes sociais. Os participantes são induzidos a completar 50 desafios, no qual o último é tirar a própria vida. As ordens iniciais são simples, como ver filmes de terror ou ouvir músicas depressivas, e vão evoluindo para tarefas mais dolorosas, como utilizar uma lâmina para desenhar uma baleia no braço. Quem decide abandonar os desafios começa a receber ameaças dos administradores, entre elas, o assassinato de seus familiares.

Na Rússia, provável origem do jogo, segundo as investigações, mais de 100 mortes podem estar relacionadas ao desafio. O nome do jogo está ligado à crença popular de que a baleia-azul tem um comportamento suicida e voluntariamente procura as praias para encalhar.

Caixa suspende financiamento de imóveis na linha Pró-Cotista.

A Caixa Econômica Federal confirmou que suspendeu o financiamento da linha Pró-Cotista, que destina recursos para a aquisição de imóveis com juros menores a pessoas que têm conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com o banco, os recursos disponíveis atualmente “são suficientes apenas” para atender as propostas de financiamento já recebidas pelo banco.

Por meio de nota à imprensa, a Caixa informou que a Pró-Cotista deve ser retomada nas próximas semanas, quando cerca de R$ 3 bilhões serão liberados para complementar os recursos da modalidade. Segundo a instituição financeira, a linha não foi suspensa por causa do pagamento das contas inativas do FGTS.

“A liberação das contas inativas foi analisada e estudada pela equipe técnica do governo federal. O saque das contas inativas por parte do trabalhador faz parte do modelo conceitual do FGTS e não fragiliza a capacidade de investimentos, autorizados pelo Conselho Curador do FGTS, nas áreas de saneamento, infraestrutura e habitação”, disse o banco, no comunicado.

O financiamento pela linha Pró-Cotista pode ser contratado por trabalhadores com pelo menos 36 meses de vínculo com o FGTS. Também é preciso ter saldo na conta do FGTS de pelo menos 10% do valor do imóvel ou estar trabalhando. A taxa de juros é de 8,66% ao ano.

Governo do RN promove mais 57 oficiais militares.

Ao presidir a solenidade de promoção de 57 oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria disse, nesta quinta-feira, 05, que a atual administração foi a que mais efetivou promoções das duas corporações em toda a história. “Desde 2015 promovemos 6.042 militares, contemplando oficiais e praças, o que corresponde a 70% do efetivo”, afirmou o Governador para ressaltar a valorização profissional, incentivo e motivação que norteiam a gestão no trato com a segurança pública.

O governador também enfatizou que a melhoria da Segurança Pública precisa do apoio dos demais Poderes. “É preciso ações de cidadania que envolvem o Governo Federal e as prefeituras”, registrou, citando como exemplos a iluminação pública, que é atribuição das prefeituras, e políticas de atenção social de amplo alcance que deveriam ser efetivadas com maior eficiência e eficácia pela União.

Robinson Faria acrescentou que a valorização profissional integra os esforços do Governo do Estado para melhorar a segurança pública e defender o cidadão. “Confio nos senhores para trabalharmos para melhorar a proteção ao cidadão no Rio Grande do Norte”, declarou.

O comandante da Polícia Militar, coronel André Azevedo lembrou que na gestão anterior “praticamente não houve promoções de oficiais, as poucas que aconteceram foram por força de decisão judicial”. Ele registrou que a PM vem batendo recordes de prisões, apreensão de armas e recuperação de veículos roubados.

Ainda dentro da valorização profissional e das ações de melhorar as condições de trabalho das corporações militares do Estado, o Governo está concluindo a elaboração da Lei de Organização Básica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (LOB), para ser enviada para aprovação pela Assembleia Legislativa.

De saída da Sejuc, Wallber Virgolino dispara: ‘Difícil conviver com cobras’.

O delegado paraibano Wallber Virgolino entregou o cargo de titular da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) na tarde desta sexta-feira 05 após se reunir com o governador Robinson Faria (PSD). Através das redes sociais, o agora ex-secretário mandou mensagens enigmáticas acompanhadas de fotos suas. Em uma delas, ele diz: “dificíl não é matar um leão por dia, difícil é conviver com cobras”.

Confira abaixo as mensagens publicadas por Wallber nas redes sociais:
 
Podem tirar tudo de um rei, menos a honra. O guerreiro tem que sempre ter em mente que tudo na vida tem começo, meio e fim, bem como que toda missão um dia tem que acabar. Missão dada é, e sempre será, missão cumprida. Sendo assim, comunico que a MISSÃO RN chegou ao fim. Certo de ter contribuído com o meu melhor e de não ter poupado esforços para mudar o atual cenário do Sispen-RN, deixo a SEJUC, desejando sorte ao meu sucessor, aos meus agentes penitenciários e a todo povo norte-rio-grandense. Falhas cometemos, mas foi sempre procurando acertar. Agradeço a todos pelo apoio, sobretudo, ao Governador, Secretários, Agentes Penitenciários, Policiais, a vaqueirama (ASSOVARN e CAMPOV) e a todo o povo Potiguar. O inimigo agora é outro. A missão agora é outra, mas o propósito sempre será o mesmo: combater o crime e defender os homens de bem (proteger o povo de Deus). Já dizia o velho ditado que: ‘o bom filho à casa torna’. Uma vez disse o político e escritor paraibano José Américo de Almeida: ‘Ninguém se perde na volta ou na volta ninguém se perde’. Um Tríplice e fraternal abraço a todos. Até logo. Recebi minha vida de volta.”
 
“Difícil não é matar um leão por dia. Difícil é conviver com as cobras.” Via Agora RN.

Justiça manda soltar atirador que deixou vigilante tetraplégico.

O homem que confessou ter atirado no vigilante Jeimyson Nunes de Azevedo, que hoje está tetraplégico em decorrência do tiro, vai ser solto pela Justiça. Gleydson Emanuel Rosendo da Silva, de 19 anos, teve progressão do regime fechado para o semiaberto.

A decisão da Justiça foi publicada no último dia 28. A autorização para a progressão do regime ocorreu por ele ter cumprido um sexto da pena, que é de seis anos e meio de reclusão, e devido a um atestado de bom comportamento emitido pela direção do Presídio Rogério Coutinho Madruga, o Pavilhão 5 do complexo de Alcaçuz.

Entretanto, o homem é suspeito de ter sido um dos chefes da rebelião que deixou pelo menos 26 mortos, de acordo com números divulgados pelo Governo, durante a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Gleydson foi preso em maio de 2016. Na ocasião, foi surpreendido por policiais em assalto à mão armada. Em abril do mesmo ano, uma outra ação do tipo feita por ele havia resultado na incapacidade de Jeimyson em se locomover.

Mais um.
Outro que vai ganhar soltura é Bruno Querino da Silva. Ele também é apontado como um dos chefes da rebelião de janeiro deste ano. Além disso, em 2015, também teria chefiado outro motim que deixou Alcaçuz destruída.

A VOLTA DAS MELHORES DOMINGUEIRAS DA REGIÃO EM BENTO FERNANDES/RN.


O vereador Amistrong Bezerra é hoje o nosso aniversariante do dia.

Amistrong Bezerra, que alegria para mim poder compartilhar mais um ano vivido com você, nesse dia tão especial onde você disse sim à luz da vida aparecendo no palco do universo como pessoa única, exclusiva, insubstituível e eternamente especial.


Apesar de ser o seu aniversário me sinto presenteado por poder contar com a sua presença e o seu carinho, você merece todas as coisas boas que a vida tem.

Continue a ser essa pessoa maravilhosa que és, por isso você é tão querido, pela sua naturalidade, sinceridade e intensidade.

Todos os cuidados e atenções que você me dispensa me tornam uma pessoa muito diferente, com estes sentimentos que brotam do fundo do meu coração quero lhe dizer não com discursos, mas com todo o meu ser, não com gestos e palavras, mas com amor e alma.

Tenha um grande e feliz aniversário, que o pai celestial possa estar te protegendo e lhe sorrindo com benevolência! Seja sempre muito feliz.
 

Parabéns pelo seu Aniversário!

Sistema Indústria oferece 1.730 vagas gratuitas de capacitação empresarial e sindical no mês de maio.

Coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) oferece, junto a federações e sindicatos da indústria, 1.730 vagas em 55 cursos de capacitação em maio. As iniciativas são direcionadas para gestores e empreendedores. O objetivo é melhorar a gestão de sindicatos que representam a indústria e preparar as empresas em temas que são rotineiros no mundo dos negócios, como evitar problemas trabalhistas, por exemplo. Os estados com maior número de vagas são Minas Gerais, com 210 oportunidades, Ceará e Espírito Santo, com 190 e 180 vagas, respectivamente.

O PDA oferece cursos de curta duração para empreendedores em assuntos como tributação, legislação trabalhista e segurança no trabalho. Aos sindicatos, as capacitações orientam em práticas de gestão, negociação coletiva, planejamento estratégico, entre outros.

As atividades serão realizadas em 45 municípios, incluindo capitais e cidades do interior. Para mais informações sobre datas, disponibilidade de vagas e como participar, procure o sindicato empresarial que representa o seu setor ou a federação da indústria do seu estado.

SAIBA MAIS – O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) foi criado em 2007 como instrumento da CNI e das federações de indústrias para fortalecer a representação sindical empresarial. Além de estimular a oferta de serviços pelos sindicatos às indústrias, o PDA contempla também quatro outros eixos: gestão e comunicação sindical, formação de líderes e executivos sindicais, relacionamento sindical e inteligência sindical.

Cadela picada por cobra ao salvar irmãos de ataque morre em Anápolis


Após salvar dois irmãos da picada de cobras, a cadela chamada Mariana morreu nesta sexta-feira (5), na clínica em que estava internada em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Ela evitou que os donos se machucassem, mas acabou sendo picada no focinho por uma das jararacas.

“O fato de a picada ter sido na região da face, do focinho, tornou a situação muito grave. O veneno é muito forte e acaba necrosando o tecido, comprometendo órgãos vitais como o sistema respiratório”, lamentou o médico veterinário responsável pelo tratamento da cadela, Paulo César Dias Ramalho.

Picada no focinho, a cadela foi levada para a clínica na segunda-feira (1º). A equipe acreditou que o animal se recuperaria. “Ela apresentou melhoras, bebia água, começou a andar, comeu, mas o veneno é muito agressivo, ela salvou a vida dele”, contou o veterinário.

 

Ataque

Lindon Jhonson de Aquino e Demerval de Aquino roçavam um mato quando a cadela os protegeu. “Eu ouvi um barulho diferente dos cachorros latindo ao redor de um buraco bem próximo de mim e ela estava bastante agitada já”, contou.

Ao perceberem que a cachorra tinha sido picada, os irmãos conseguiram capturar as cobras. Na sequência, eles levaram Mariana ao veterinário.

Os donos da cadela heroína se emocionaram com a atitude dela. “Eu até falei par o meu irmão: ‘Jhonson, vamos agradecer muito a Deus porque se não fosse a Mariana, a cachorra, um de nós dois não estaria aqui’”, disse o estudante Demerval de Aquino.Via g1.

RN tem cinco pré-candidatos ao governo para 2018.

Faltando mais de um ano para as convenções que definirão as candidaturas de potiguares ao Governo do Estado, o Rio Grande do Norte tem hoje quatro possíveis nomes para a disputa.

O primeiro é o governador Robinson Faria (PSD), candidato natural à reeleição. O segundo é o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), nome dos Alves para a disputa. Como terceira via, a senadora Fátima Bezerra (PT) é nome certo para o pleito.

Correndo por fora, o desembargador Cláudio Santos articula o lançamento de uma alternativa não alinhada à política tradicional. Por último, mas não menos importante. Tem o professor Robério Paulino (PSOL), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2014.
O cenário começa a se desenhar.

Mulher queima amante que ameaçou divulgar vídeo dela na internet.

Uma mulher foi presa, nesta sexta-feira (5), sob suspeita de ter queimado o amante. Conforme a Delegacia Territorial (DT) de Rio Real, no interior da Bahia, Antônio Roque Silva de Oliveira teria ameaçado divulgar vídeos do caso extraconjugal com Regivânia Moreira de Souza na internet.

Inconformada com o fim de um relacionamento de dois anos, a vítima teria avisado à suspeita que publicaria vídeos dos dois na rede social. O fato foi, segundo a polícia, o principal motivo do crime.

Os investigadores informaram ainda que Regivânia Moreira de Souza levantou suspeitas ao prestar depoimentos desencontrados.

Na primeira ouvida sobre a morte, na Delegacia de Rio Real, ela teria dito que não sabia nada sobre o crime. A versão dela foi mudando, conforme o Correio da Bahia, quando foi confrontada com as provas colhidas durante a investigação.

Fábrica é fechada por produzir queijo ao lado de fezes de porcos e galinhas.



Uma fábrica de queijos e leite foi fechada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) por produzir os alimentos em um ambiente que tinha fezes de porcos e galinhas. O laticínio fica em Pequizeiro, na região oeste do estado. A Adapec informou que o local funcionava ao lado do chiqueiro e do galinheiro da propriedade rural. O dono foi multado em R$ 23 mil.

A interdição aconteceu na tarde da quinta-feira (4). Foram aprendidos 200 quilos de queijo e 150 litros de leite impróprios para o consumo. "O que foi constatado pela nossa equipe, é que o local não possuía as mínimas condições de higiene para funcionamento de um laticínio", disse o inspetor Dwany de Souza Carvalho, que liderou a equipe.

Além das péssimas condições higiênicas, o proprietário não tinha registro em serviço de inspeção, não atendia nenhuma das exigências de funcionamento e ainda poluía um córrego que passa pela propriedade. A fábrica clandestina fica em uma chácara na região.

O proprietário não foi encontrado no local para prestar esclarecimentos, mas as multas foram emitidas em nome da propriedade rural. Os produtos foram destruídos no aterro sanitário de Pequizeiro. Via g1.

Prefeituras devem se organizar para cumprir resolução do TCE-RN.

A partir de julho, o pagamento das obrigações relativas a fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, no âmbito dos municípios do Rio Grande do Norte, terá de ser feito observando a ordem cronológica e não mais a forma aleatória como tradicionalmente vem sendo feito ao longo de décadas.

A determinação é do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e foi editada com base em dispositivos da Constituição Federal; da Lei 8.666/93, que regulamenta as licitações; e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o TCE, a sistemática combate a violação aos princípios da impessoalidade e da moralidade no serviço público, uma vez que retira do gestor a possibilidade de escolher quem será beneficiado com os pagamentos e de estabelecer privilégios entre os credores.

“A ordem cronológica dará mais segurança ao contratado e mais credibilidade ao contratante”, diz o advogado Fernando Jales, do Escritório Jales Costa, Gomes & Gaspar, especializado em advocacia administrativa.

Ele considera a medida importante instrumento na área da transparência. “É uma mudança de paradigma, que veio para moralizar a administração pública. É preciso que os gestores, especialmente os prefeitos, se preparem para não ter problemas com os órgãos de fiscalização.”

A Resolução TCE-032/2016 determina que cada unidade gestora deverá manter listas consolidadas de credores “classificadas por fonte diferenciada de recursos e organizada pela ordem cronológica de antiguidade dos referidos créditos, estabelecida mediante apresentação de solicitação de cobrança.”

Além disso, fixa uma série de medidas que devem ser providenciadas, entre elas, uma que obriga o gestor a disponibilizar, em tempo real, no Portal da Transparência, informações pormenorizadas acerca da execução orçamentária e financeira da despesa.

“A lei não só determina o que deve ser feito, como define que o não cumprimento é crime. Por isso, é importante que os gestores de órgãos fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado – e não só os prefeitos – comecem a se preocupar com essa nova sistemática de pagamento”, diz Fernando Jales, lembrando que a mesma resolução terá de ser cumprida também pelas Câmaras Municipais. “O tempo está passando e não vejo muita mobilização nesse sentido”, alerta.

A pena para quem desrespeitar a ordem cronológica é de dois a quatro anos de detenção e multa.

Adolescente grávida estuprada diz que só não foi morta por ser bonita.

A vítima de estupro coletivo de Uruçuí (PI), uma adolescente grávida de seis meses, afirmou em depoimento à polícia na quinta-feira (4) que só não foi morte após o crime porque um dos agressores a considerou “bonita”.

Depois de sofrer a agressão sexual, na noite de terça-feira (2), a jovem presenciou o assassinato do namorado, cujo corpo foi jogado no rio Parnaíba.

“Em meio à toda confusão, quando já haviam matado o namorado dela, um dos menores ainda deu a ideia de que deveriam matá-la também, mas outro menor se manifestou e disse ‘não, não vamos matar ela não’. Depois disso, o mesmo que tinha pensado em cometer mais esse crime concordou e falou ‘não vamos te matar porque você é bonita’ e a libertaram”, contou o delegado Bruno Ursulino, em entrevista ao G1.

O namorado da jovem, identificado como Flaviano da Silva Marinho, 19 anos, foi degolado. Os três adolescentes envolvidos no crime confessaram que mataram Flaviano e estupraram a adolescente, que reconheceu os suspeitos e a a faca usada para a ameaçá-los.

Ainda segundo o delegado, há suspeita de que os criminosos filmaram o crime. “Tanto os celulares das vítimas como dos suspeitos foram apreendidos e passarão por perícia. Existe ainda a suspeita de que o crime foi filmado pelos adolescentes infratores”, afirma Ursulino. Via g1.

Suspeitos de mutilar crianças em seita religiosa são presos na Serra do Rio.

A Polícia Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, prendeu 11 pessoas na manhã desta sexta-feira (5) suspeitas de envolvimento em uma seita religiosa que mutilava crianças e cometia crimes, como de estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

Quatro mulheres e sete homens foram encontrados no bairro Itaguaí, no Rio de Janeiro. Eles foram encaminhados para a 105ª Delegacia de Polícia, no bairro Retiro.  

A 1ª Vara Criminal de Petrópolis expediu 15 mandados de prisão para os suspeitos, além de cumprimento de busca e apreensão no endereço dos denunciados em Itaguaí, onde funcionava a seita religiosa utilizada para a prática dos crimes, segundo a Polícia Civil. Quatro pessoas ainda são procuradas pela Polícia. A operação foi chamada de Mandala.

O homem responsável pela seita, Donato Brandão Costa, também foi preso na operação desta sexta. Em 1999, ele foi condenado a 37 anos e 8 meses de reclusão e chegou a ficar preso por 10 anos e 4 meses, antes de conseguir um habeas corpus. Na época, a condenação foi pelos crimes de lesão corporal gravíssima, falsificação de documento público e estelionato. Em 2016, ele foi preso em Petrópolis.

Segundo o delegado Alexandre Ziehe, responsável pelo caso, a prisão de Donato desta sexta (5) foi por força de Regressão do Regime de Detenção.

"Ele estava cumprindo a pena em regime aberto pela condenação do Maranhão. Agora foi preso por investigação da 105ª DP", explicou.

Ainda de acordo com a Polícia, ele possui outras condenações no Estado de São Paulo.

A Polícia também informou que o grupo conseguiu cerca de R$ 5 milhões com ações fraudulentas na justiça, durante três anos de atuação em Petrópolis. Os nomes usados pra aplicar os golpes eram de seguidores da seita de Donato. Ao todo, foram movidas 33 ações judiciais, sendo 12 contra agências bancárias.

Segundo os policiais, a seita religiosa começou em 1990 no Maranhão. O grupo mudou para Petrópolis em 2013. Em abril do ano passado, a Polícia descobriu um sítio localizado no km-74, na rodovia BR-040. Na ocasião, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e encontrados documentos e roupas de crianças enterrados no terreno, além de livros de procedimentos cirúrgicos, grande quantidade de ácido glicólico, diversos cartões de crédito, documentos de pessoas jurídicas de fachada e carros de luxo.

Não há, segundo a Civil, informação de que os atos de mutilação eram praticados em Petrópolis. Via g1.

Urna eletrônica terá novo layout nas eleições de 2018.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram apresentados na manhã de quinta-feira (4) ao protótipo da nova urna eletrônica, criada para se adaptar ao voto impresso. A determinação de imprimir o voto é da nova legislação aprovada pelo Congresso Nacional que prevê a mudança a partir das Eleições 2018. A estimativa é de que 35 mil urnas desse novo modelo sejam utilizadas em todo o país já no próximo pleito.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a Justiça Eleitoral precisou se adequar à imposição da legislação e, por essa razão, desenvolveu um modelo mais moderno que também atenda às necessidades do futuro, uma vez que a urna eletrônica já tem 20 anos e precisa de constantes modificações.

Ele também falou sobre o custo dessa mudança e a necessidade de ampliação gradual do projeto: “se fossemos substituir todas as nossas urnas pelas novas, seria algo em torno de R$ 2 bilhões. Num momento de entressafra em termos orçamentários, isso não é ideal”.

Por fim, o ministro Gilmar Mendes destacou que existe uma “mística” sobre a possibilidade de fraude da urna eletrônica, mas os fatos mostram que fraude nas eleições tem mais a ver com abuso de poder econômico e não com questões ligadas ao processo eletrônico da urna ou da apuração de votos.

Confirmado, Wallber Virgolino(Lampião) deixa o comanda da SEJUC.

O paraibano Wallber Virgolino entregou o cargo de Secretário da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte. A comunicação foi feita direta ao governador Robson Faria que prontamente aceitou a decisão.

Wallber vinha externando insatisfação desde que foi perdendo espaço na gestão da Sejuc. Nas mais recentes críticas, queixava-se de não poder administrar a pasta. Ele estava no comando da SEJUC desde maio do ano passado, portando ao completar um ano, entrega a pasta.

Semana da Indústria terá programação especial em Natal e no interior inclusive João Câmara.

A indústria do Rio Grande do Norte terá uma semana de programação especial com exposição de artes, shows, palestras, seminários, oficinas, cursos mostra de arquitetura, apresentação de empreendimentos de sucesso e ações de responsabilidade social. Trata-se da semana que vai marcar a comemoração do Dia da Indústria e os eventos serão em Natal e no interior.

A Semana da Indústria do RN foi apresentada na mais recente reunião da Diretoria da FIERN. Na ocasião, foram descritos os principais eventos programados. A programação completa está confirmada, planejada para iniciar no dia 19 de maio, uma sexta-feira, e encerramento no dia 27, um sábado.

A programação será oficialmente aberta com a Exposição do Acervo de Artes do Sistema FIERN, às 19 horas, no Solar Bela Vista, na sexta-feira (19). Na segunda-feira, 22, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, concede uma coletiva de imprensa, a partir das 8 horas, no auditório João Victor de Holanda, no 7º andar da Casa da Indústria. Também será apresentado o “vídeo do RN” e depois os jornalistas serão recebidos para um café da manhã.

Em João Câmara o Escritório Regional da FIERN realizará às 15h da quarta-feira, dia 24, um Seminário de Ações Integradas, além de uma palestra sobre Energias Renováveis.

V Congresso da Liga Contra o Câncer começa na próxima quinta-feira.

Em comemoração aos seus 68 anos e seguindo sua filosofia de fomentar o ensino e desenvolvimento de pesquisas em áreas ligadas à atenção oncológica, a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer realizará, no período de 11 a 13 de Maio, na Escola de Governo do RN, no Centro Administrativo, o V Congresso da Liga Contra o Câncer.

Com o objetivo de compartilhar a experiência em tratamento oncológico e os resultados do desenvolvimento da pesquisa clínica da instituição, o evento abordará nesta edição o tema “Imunologia e Câncer: da Prevenção ao Tratamento”.

Mais uma vez o Congresso contará com a presença de renomados profissionais e palestrantes de todo o país, entre eles o oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein Antônio Carlos Buzaid, o radio-oncologista titular do Hospital Sírio Libanês, Samir Abdalah Hanna, Anelisa Kruschewsky Coutinho Araújo, da AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia (BA), Eduardo Costa Soares, da Universidade Federal do Ceará, Leonardo Nogueira de Almeida Vieira, do Real Hospital Português de Beneficência (PE), Marcelo Souza, cirurgião oncológico, entre vários outros.

Novo comandante da 2ªCIPM participa de reunião com Policiais Militares em João Câmara/RN.

O novo comandante da 2ª Companhia de Policia Militar de João Câmara, Major Kerginaldo, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (05), com todos o0s comandantes de destacamentos e pelotões, para discutir melhorias no âmbito “Segurança Pública”. Na oportunidade tratou das dificuldades enfrentadas e as possíveis soluções.

Conferiu informações para atualização da pasta logística abrangente ao pessoal e material bélico. Exigiu empenho de todos os comandantes e prometeu esforços no sentido de colaborar com todos. Falou também sobre os desafios que encontrará, mas que está disposto a trabalhar pela cidade de João Câmara e região do Mato Grande, em prol da ordem pública

Melo Campos distribuidora de água mineral em João Câmara/RN.


Choque elétrico mata em média dois brasileiros por dia.

Números divulgados ontem quinta-feira (4) pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) alertam para os riscos que as famílias brasileiras têm dentro de casa.

Em 15 meses (janeiro de 2016 a março de 2017), o País teve 782 mortes relacionadas à eletricidade (choque, raios e incêndios por curto circuito). Isso representa uma média de duas mortes por dia nesse período.

Desse total, 236 mortes (30%) ocorreram dentro de casa. Ou seja, um caso a cada dois dias, em média.

Muitos dos choques fatais também ocorrem por pessoas que fazem obras próximas à rede elétrica ou que tentam fazer ligações clandestinas em postes, por exemplo.

Levando em conta apenas o ano de 2016 (com 592 mortes), o aumento dos acidentes de origem elétrica foi de 5,7% maior em relação ao ano anterior, totalizando 1.319 casos.

O Nordeste foi a região que mais teve casos: 271; seguido do Sudeste, com 116; e do Sul, com 109.

Em mais de 10% das mortes por choque — incluindo dentro de casa — em 2016, as vítimas tinham entre 0 e 15 anos.

“A garotada de hoje em dia nasceu tecnológica, é o dia inteiro com tablet, computador, videogame na mão, põe tomada, tira tomada. Se não tiver o dispositivo correto, a chance [de choque] é gigante”, diz Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel.

Ele observa a necessidade de atenção para o uso de benjamins, T ou filtros de linha.

“Trata-se de um dispositivo derivador técnico provisório. O problema desses dispositivos não são eles, é como se usa. Uma tomada tem um limite para ser usada”, diz.

Martinho explica que uma tomada comum em São Paulo suporta cerca de 1.000 watts. Ou seja, ligar equipamentos que consomem muita energia, como uma geladeira e um micro-ondas na mesma tomada podem colocar a corrente elétrica em risco. Via R7.

Virgolino desmente rumores de saída da Sejuc.

O secretário de Justiça do Estado, Wallber Virgolino, desmente que vai pedir ao governador Robinson Faria (PSD) para sair. Ao citar a boa relação que mantém com o gestor estadual, o delegado de Polícia Civil garantiu que pretende seguir com o trabalho no Rio Grande do Norte.

Os rumores da saída de Virgolino da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) surgiram após publicação de um blog de Natal na manhã desta sexta-feira, 5. De acordo com o texto, o secretário iria entregar uma carta de demissão a Robinson ainda no decorrer deste dia. Ontem (4), teria ocorrido a primeira tentativa de entrega, mas ela não teria se concretizado.

“Essa carta não existe. Se existisse e eu tivesse ido entregar, ela não voltava comigo. Ficava lá porque não sou homem de recado”, declarou Virgolino ao Portal No Ar. Indagado se ele pretende seguir na Sejuc, o secretário respondeu de forma positiva e explicou as razões para querer permanecer.

“Quero ficar. Eu só saio daqui a partir do momento em que eu sentir insatisfação do governador Robinson, dos agentes penitenciários e do cidadão de bem. Eu não sinto isso. Então só tenho motivos pra ficar. Agora, se essa insatisfação existisse aí eu não teria mais razões pra permanecer”, ressaltou.

Virgolino, entretanto, ressalta que “se um dia” o governador optar por exonerá-lo vai aceitar e entender a decisão. “Eu respeito muito o governador. Se ele me chamar pra conversar e disser que não me quer mais, eu aceitarei e agradecerei pela oportunidade. Não vai ter bate-boca”, contou.