sexta-feira, setembro 16, 2022

Vizinhos suspeitavam de ator global preso por estupro e o denunciaram, diz polícia.

Ator da novela Nos Tempos do Imperador, da Globo, José Dumont, de 72 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15/9), por armazenamento de pornografia infantil e estupro de vulnerável. De acordo com as autoridades, as denúncias partiram de vizinhos, que já suspeitavam da conduta do veterano.

A polícia enquadrou o ator no crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artista usou do dinheiro e da fama para abusar de um menino de 12 anos.

Dumont foi transferido para o presídio de Benfica, no Rio de Janeiro, onde ficará até a audiência de custódia.

De acordo com as investigações, o global, detido por estupro de vulnerável, oferecia presentes à vítima para, assim, conseguir beijá-la na boca e fazer carícias em suas partes íntimas. Tudo foi filmado por câmeras de segurança. O material em vídeo deu origem à apuração.

Ainda segundo informações da delegacia, Dumont usou o prestígio de ser ator com mais de 40 anos de carreira, com reconhecimento em âmbito nacional por suas atuações em dezenas de filmes, novelas e séries, para atrair a atenção do adolescente, que era fã dele.

Sistema prisional do RN tem um caso confirmado e três suspeitos de varíola dos macacos.

O sistema prisional do Rio Grande do Norte tem um caso confirmado de varíola dos macacos. A monkeypox foi registrada em um detento no Presídio Estadual de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

Além dessa ocorrência, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) monitora três casos suspeitos em apenados do Presídio Estadual do Seridó, mais conhecido como Pereirão, em Caicó. De acordo com a secretaria, os presos estão em isolamento e sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades prisionais.

“A Sesap também acompanha de perto, junto às equipes de saúde prisional, os casos suspeitos e confirmado em estabelecimentos prisionais do RN, especificamente em Parnamirim e Caicó, orientando o isolamento e tratamento dos internos”, informou em nota.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (16), a secretaria apontou 60 casos confirmados no estado. Ao todo, 11 municípios já registraram a doença. Natal e Parnamirim são os que têm mais ocorrências.

Vazam informações de chave Pix pelo Abastece Aí, diz BC.

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira que registrou vazamento de 137.285 chaves Pix sob responsabilidade do Abastece Aí, programa da rede de postos Ipiranga. O incidente de segurança ocorreu entre o dia 1º de julho e dia 14 de setembro e aconteceu por "falhas pontuais" no sistema do Abastece Aí, de acordo com o BC. 

Segundo o BC, não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, informações de movimentação de recurso, saldos ou qualquer informação protegidas pelo sigilo bancário.

"As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", diz em nota o BC.

As informações expostas incluem o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, além da data de criação da chave Pix. 

O BC informa que quem teve os dados cadastrais expostos será avisado exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição.

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail".

O BC também anunciou que adotou as "ações necessárias" para apurar o caso e poderá aplicar as sanções previstas no regulamento do Pix, que podem ser multa, suspensão ou até exclusão do sistema.

Quase 85% das pessoas de 10 anos ou mais acessam internet no Brasil.

Em 2021, 84,7% (ou 155,7 milhões) de pessoas de 10 anos ou mais, na população brasileira de 183,9 milhões, acessaram a internet. Esse percentual vem crescendo desde 2016, quando 66,1% da população nessa faixa etária tinham utilizado a rede, passando para 79,5%, em 2019, e 84,7% no ano passado.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) 2021, divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2021, os resultados desse índice de pessoas que acessaram a internet no Norte (76,3%) e no Nordeste (78,1%) permaneceram inferiores aos alcançados nas demais regiões, apesar de o aumento, entre 2019 e 2021, ter sido maior nessas grandes regiões (6,3 pontos percentuais e 8,1 pontos percentuais, respectivamente).

No país, 85,6% das mulheres usaram a internet no ano passado, um pouco acima do percentual apresentado pelos homens (83,7%).

RN tem 60 casos confirmados de varíola dos macacos em 11 municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) divulgou nesta sexta-feira (16) um novo boletim epidemiológico da Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. De acordo com os dados da pasta, o estado já soma 60 casos da doença.

Os números apontam que 11 municípios tiveram confirmações. O maior número está na capital potiguar, que acumula 32 ocorrências. Em seguida, aparece Parnamirim, com 13 casos confirmados. Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Extremoz possuem três casos cada.

Ainda de acordo com o boletim, 45 casos foram registrados em pessoas do sexo masculino e 15 no sexo feminino. Ou seja, os homens somam 75% dos casos da doença no Rio Grande do Norte. A faixa etária mais atingida é a de pessoas de 30 a 39 anos, sendo 20 casos.

Os dados mostram que cinco crianças de 0 a 11 anos foram contaminadas no estado. De 12 a 19 anos, foram seis casos. De 20 a 29 anos, foram 13. De 40 a 49 anos, são 10 registros. Por fim, de 50 a 59 anos, foram quatro; e de 60 a 69 anos, foram dois.

No Rio Grande do Norte, ainda são 124 casos descartados, 13 considerados prováveis e 65 apontados como suspeitos.

Devido ao cenário de avanço da doença, a Sesap afirmou, em nota, que “está atualizando o Plano de Contingência Estadual, orientando também que as secretarias municipais construam seus planos de ação com base no documento estadual”. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou um plano de atendimento da monkeypox.

Confira os municípios do RN com casos confirmados:

Doutor Severiano: 1
Equador: 1
Espírito Santo: 1
Extremoz: 3
Goianinha: 1
Jandaíra: 1
Mossoró: 3
Natal: 32
Parelhas: 1
Parnamirim: 13
São Gonçalo do Amarante: 3

RN tem maior índice de casos suspeitos de dengue no Nordeste.

O Rio Grande do Norte lidera o ranking de estados do Nordeste com maior incidência de casos suspeitos de dengue, com 1.124 casos. Na sequência, aparecem Alagoas (834,5), Piauí (738,7) e Paraíba (688,4). O estado potiguar é, também, o segundo da região com maior número de casos prováveis de dengue, contabilizando 40.039, e fica atrás apenas do Ceará que soma 42.972 casos. Os dados são do Boletim Epidemiológico sobre Arboviroses lançado pelo Ministério da Saúde e correspondem ao dia 2 de fevereiro a 5 de setembro de 2022.

No Rio Grande do Norte, Natal é a cidade com os maiores casos suspeitos da doença, contabilizando 14.727 casos, sendo a taxa de incidência de 1.642,3. No comparado a outros municípios que se enquadram no grupo com mais recorrência de casos, o estado é o segundo menor e perde apenas para Cascável (PR) que soma 13.054. Já as duas cidades com maiores registros são Brasília (DF) e Goiânia (GO) com, respectivamente, 62.265 e 49.675 casos.

No âmbito regional, segundo aponta o levantamento, o Nordeste aparece como a segunda região com menor número de incidência a cada 100 mil/hab, com 398,5 casos/100 mil hab. Já a região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência de somando 1.867,3 registros, seguida das regiões Sul (1.018,0 casos/100 mil hab.), Sudeste (494,4), Nordeste (398,5 casos) e Norte (227,6 casos).

Em números totais, de acordo com o período analisado, o Brasil somou 1.337.413 casos prováveis de dengue (taxa de incidência de 627,0 casos por 100 mil hab.). Em comparação com o ano de 2019, houve redução de 7,8% de casos registrados para o mesmo período analisado. Quando comparado com o ano de 2021, ocorreu um aumento de 189,1% de casos até a respectiva semana.

Mossoró/RN confirma 3º caso da varíola dos macacos; estado contabiliza 60 casos confirmados da doença.

A Secretaria Estadual e Municipal de Saúde confirmaram nesta quinta-feira (01) o 3º caso de varíola dos Macacos na cidade de Mossoró. O Estado contabiliza 60 casos confirmados da doença. São três casos em Mossoró, 13 em Parnamirim e 32 em Natal. Mais oito municípios também tem casos confirmados.

No município de Mossoró foram feitas 11 notificações, sendo 3 positivos, um negativo e os demais aguardam resultado.

O paciente é do sexo masculino, jovem e não tem histórico de viagem. O paciente realizou o teste e nessa quinta-feira (15) foi recebido a confirmação do resultado positivo para Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos.

O paciente encontra-se em isolamento em casa, e está sendo acompanhado pela equipe médica de Mossoró.

Conforme Secretária Municipal de Saúde, Morgana Dantas “O paciente que apresentar sintomas pode realizar o exame na UPA do Belo Horizonte.”

ProUni: selecionados na 2ª chamada têm até hoje para comprovar dados.

Termina nesta sexta-feira (16) o período de comprovação de informações para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os estudantes devem procurar as instituições de ensino para as quais foram chamados e apresentar a documentação necessária.

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas etapas do ProUni pode manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Acesso Único, nos dias 27 e 28 de setembro.

O resultado da lista de espera estará disponível para consulta no dia 3 de outubro. Na mesma data se inicia o prazo para comprovação de informações, que segue até 7 de outubro.

Brasil tenta classificação nesta sexta no Mundial de Ginástica Rítmica.

A delegação brasileira busca nesta sexta-feira (17) a classificação na disputa de conjuntos do Mundial de Ginástica Rítmica, em Sófia, capital da Bulgária. A fase eliminatória ocorrerá das 8h30 às 12h55 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil. Além do Brasil, a disputa reunirá equipes de outros 29 países. O grupo nacional, com seis ginastas, fará uma série de cinco arcos e outra mista (três fitas e duas bolas).

Duas das integrantes da equipe competiram nesta quinta (16) nas disputas individuais de séries de maças e fita, mas não avançaram às finais, nem no individual geral (apenas os 18 primeiros colocados), nem por aparelhos (oito primeiros). A capixaba Geovanna Santos, de 20 anos, estreante em Mundiais,  foi um dos destaques desta manhã ao se apresentar na série de fita ao som de Rajadão -  música da cantora Pablo Vittar - vestindo um collant rosa com foto da intérprete. A brasileira terminou na 15ª posição. Na série de maças Geovanna ficou em 12º lugar.

Quem também competiu hoje foi a paranaense Bárbara Galvão, que ano passado fez história ao conseguir classificação inédita para o país no Mundial. Recuperada de uma cirurgia no quadril, mas com apenas dois meses de treino, Bárbara terminou em 18º lugar na fita, e em 48º na série de maças.

Além de Bárbara e Giovanna, o conjunto brasileiro que compete nesta sexta (16) conta ainda com Deborah Medrado, Gabriele Moraes, Nicole Pircio e a capitã Maria Eduarda Arakaki. Em caso de classificação da equipe brasileira, o país disputa a final no domingo (18).  A disputa por medalhas da série de cinco arcos ocorrerá das 9h às 9h43; e da serie mista das 9h48 às 10h31).

Lula promete retomar crescimento e tirar Brasil do Mapa da Fome.

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu retomar o crescimento econômico e retirar o Brasil do mapa da fome. Em comício em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, ele disse que o país retrocedeu várias décadas em relação à insegurança alimentar.

“Em Minas Gerais são 2 milhões de pessoas passando fome, no Brasil são 33 milhões”, declarou Lula. Ele discursou no início da noite, acompanhado do ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), e do candidato à reeleição ao Senado pelo estado, Alexandre Silveira (PSD-MG). De acordo com Lula, a fome tem fatores tanto econômicos como de falta de gestão pública. 

Lula prometeu trabalhar para retomar os direitos dos trabalhadores. “A massa salarial caiu muito. As pessoas estão sem carteira assinada, sem nenhuma seguridade social, descanso semanal. Hoje, o Brasil não tem nenhum respeito. Virou uma espécie de vergonha mundial”.

Antes do comício, Lula concedeu uma entrevista coletiva e disse que Minas Gerais foi o estado que mais visitou desde as articulações para a criação do Partido dos Trabalhadores, no início dos anos 1980. “O estado de Minas Gerais é o que eu mais visitei. Posso até dizer pra vocês que tem governadores de Minas Gerais que não viajaram pelo estado o tanto que eu viajei desde os anos 1980, quando viajei com o sindicato para construir o PT”, declarou.

O candidato reconheceu a importância do estado, o segundo maior colégio eleitoral do país, para a definição das eleições presidenciais. “Há vários estados importantes na Federação e Minas foi colocado na minha pauta como estado preferencial, não apenas para eleger meus companheiros que participam, deputado estadual, federal e senador, mas eleger nosso Kalil governador. E vou pedir voto pra mim também”, disse.

Após o comício, Lula pretende passar a noite em Montes Claros. Na manhã desta sexta-feira (16), ele deverá visitar duas fazendas com certificação de práticas sustentáveis, nos municípios de Jequitaí e São João da Ponte, no norte mineiro. À tarde, ele viaja para Porto Alegre, onde fará um comício no fim do dia.

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias do Litoral Sul do RN.

Manchas de óleo voltaram a ser encontradas na manhã desta quinta-feira (15) em praias do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, segundo confirmou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). As autoridades ambientais do estado ainda não sabem se o material é do mesmo tipo que apareceu no litoral do estado no segundo semestre de 2019.

Segundo o Idema, na manhã desta quinta-feira (15), a população detectou a presença de resíduos nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta.

“O Instituto informa que estão sendo adotadas todas as medidas mitigadoras neste momento em relação ao reaparecimento de óleo, por meio das instituições das três esferas municipal, estadual e federal, através do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual”, informou por meio de nota.

Ainda de acordo com o Idema, até o momento, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados nas praias com o caso de 2019. “Somente após análise do material coletado é que será possível indicar relação ou não com o episódio anterior”, complementa a nota.

O material deverá ser recolhido pelos municípios e passar por análise. Em caso de novos episódios, a população pode acionar o poder público, por meio do Disque 185 (Marinha do Brasil) ou a Defesa Civil – 3232-5155 / 190.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 125 milhões.

O concurso 2.520 da Mega-Sena, realizado ontem quinta-feira (15) no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 02 - 17 - 22 - 41 - 58 - 60.

O próximo concurso (2.521), no sábado (17), deve pagar um prêmio de R$ 125 milhões.

A quina teve 160 ganhadores e cada um vai receber R$ 39.671,25. Os 10.126 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 895,48.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Mensagens em celular poderiam incriminar Bolsonaro.

O Ministério de Minas e Energia trata como sigiloso o conteúdo de mensagens contidas no celular corporativo usado pelo ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco. As conversas, segundo ele afirmou em um grupo de WhatsApp, poderiam incriminar Jair Bolsonaro

Foi assim que a pasta respondeu a dois requerimentos de informação feitos por parlamentares que pediam, por exemplo, relatórios e documentos elaborados pela estatal.

Um deles, apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO), questionava se a Petrobras havia instaurado alguma auditoria, investigação ou procedimento de análise do teor das mensagens. Pedia ainda a cópia integral dos processos, bem como os arquivos preservados no aparelho, caso não houvesse qualquer iniciativa em vigor.

O outro, da deputada Natália Bonavides (PT-RN), indaga a respeito de que medida foi tomada em relação ao celular corporativo devolvido por Castello Branco e quais pessoas têm acesso a essas mensagens. A parlamentar também pergunta se foram encontrados indícios de irregularidades e, em caso positivo, qual o motivo de não ter sido comunicado às autoridades.

Em ambas as situações, a resposta do ministério, recebida em caráter reservado pela Secretaria-Geral da Mesa, foi tratada como "sigilosa" e "confidencial".

MST declara apoio a Carlos Eduardo.

Reunidos na manhã de ontem quinta-feira, 15, dirigentes estaduais do Movimento Sem Terra no Rio Grande do Norte levaram suas reivindicações ao candidato Carlos Eduardo e declararam apoio prometendo empenho na eleição ao Senado Federal. A definição chega dias após a declaração do Presidente Lula pedindo voto ao ex-prefeito de Natal.

A dirigente do movimento no estado, Érika Rodrigues afirma que derrotar Rogério Marinho é uma tarefa que o Brasil espera do RN. “Precisamos de um senador que lute pela agricultura familiar, responsável por 65% do que está no prato do brasileiro, que retome Ministério da Defesa Agrária junto ao presidente Lula e que se comprometa e represente as mais de 20 mil famílias assentadas no nosso estado”, conclui Érika.

Carlos Eduardo enfatizou apoio às causa do MST e comprometeu-se a elaborar um plano de trabalho conjunto, trazendo as principais reivindicações do movimento. Ao fim da reunião, Carlos assinou o documento levado pelos dirigentes do MST com as diretrizes e desafios pós-eleição e que também será entregue ao Presidente Lula.

TSE mantém autonomia de veículos de comunicação para definir critérios de entrevistas com candidatos.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) endossaram, ontem (15), a três decisões da ministra Maria Claudia Bucchianeri, estabelecendo o entendimento jurídico de que os veículos de comunicação têm autonomia para estabelecer as regras das entrevistas com candidatos a cargos eletivos.

Duas das decisões da ministra Maria Cláudia foram motivadas por pedidos da candidata à presidência da República Soraya Thronicke (União Brasil), que solicitou que as emissoras de TV Globo e Record fossem obrigadas a entrevistar outros candidatos à presidência da República além dos quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Soraya acusava as emissoras de tratar de forma desigual a quem disputa o cargo de presidente por terem convidado para serem entrevistados em telejornais exibidos em horário nobre apenas os quatro aspirantes ao cargo que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto

A ministra também negou um pedido de liminar feito pela coligação Brasil da Esperança, que pleiteava que a ordem dos sabatinados pela TV Record, na semana que vem, fosse definida por sorteio. A coligação é composta pelo PT, PV, PCdob, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Para a coligação, seu candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, será prejudicado por ser entrevistado em uma sexta-feira, quando a audiência televisiva tende a ser menor. Motivo pelo qual os requerentes pediam que o TSE obrigasse a sortear a ordem das entrevistas.

Na sessão desta quinta-feira, os ministros presentes decidiram, por unanimidade, manter as três decisões de Maria Cláudia Bucchianeri, referendando a interpretação da ministra, para quem os critérios legais que se aplicam à realização de debates eleitorais não se estendem automaticamente às entrevistas individuais, que não possuem regramento específico na legislação.

“O critério é objetivo, é impessoal, não denota nenhum direcionamento arbitrário ou quebra de impessoalidade”, afirmou a ministra, destacando não ter identificado indícios de que as emissoras de TV tenham tratado de forma privilegiada a alguns candidatos ou quebrado as condições de igualdade da disputa pela preferência do eleitorado. Para a ministra, o Poder Judiciário só deve interferir na linha editorial das emissoras de maneira excepcionalíssima.

Copa do Brasil: Corinthians vence Fluminense e pega Flamengo na final.

O Corinthians garantiu presença na final da Copa do Brasil após derrotar o Fluminense por 3 a 0, na noite de ontem quinta-feira (15) na Neo Química Arena, no segundo jogo da semifinal. Agora, o Timão mede forças com o Flamengo na decisão da competição, que será disputada nos dias 12 e 19 de outubro.

Final com o Flamengo

Agora, o Corinthians encontra o Flamengo na decisão da Copa do Brasil. Esta será a segunda oportunidade na qual o Timão e o Rubro-Negro medem forças na final de uma competição nacional, após o título dos paulistas na Supercopa do Brasil de 1991.

 

 

Beth Gomes quebra recorde mundial no arremesso de peso classe F52.

A brasileira Beth Gomes quebrou o recorde mundial da prova de arremesso de peso da classe F52 (atletas que competem em cadeiras), nesta quinta-feira (15) no Grand Prix de atletismo paralímpico de Marrakech (Marrocos), ao alcançar a marca de 8,69 metros, que lhe garantiu a medalha de ouro.

Ao alcançar este feito, a paulista superou um recorde que era dela mesmo, de 8,45 m e alcançado no Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado em São Paulo em maio deste ano.

A medalha de Beth foi uma das sete de ouro do Brasil no primeiro dia da competição, a mais importante do atletismo paralímpico mundial nesta temporada. As outras foram conquistadas pelo velocista Ricardo Gomes, na prova dos 100 m da classe T37 (para paralisados cerebrais), por Washington Júnior, nos 100 m da classe T47 (atletas com deficiência nos membros superiores), por Júlio César Agripino dos Santos, nos 1.500 m das classes T11, T12, T13 e T20, pela baiana Samira Brito, nos 100 m da classe T36 (paralisados cerebrais), por Thalita Simplício, nos 100 m da T11, e por Joeferson de Oliveira, nos 100 m da classe T12.

Crianças vulneráveis aprenderam metade do esperado durante pandemia.

Durante a pandemia, com o fechamento das escolas e a adoção de aulas remotas, as crianças aprenderam, em média, 65% do que geralmente aprendiam em aulas presenciais. Isso equivale a cerca de quatro meses de aulas perdidos. Crianças em situação de maior vulnerabilidade social aprenderam, em média, quase a metade, 48%, do que seria esperado em aulas presenciais.

Os resultados são de pesquisa inédita publicada hoje (16) na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Durham University, na Inglaterra.

Levantamentos que medem o impacto da pandemia no aprendizado dos estudantes foram realizados em outros países, mas esse é o primeiro feito no Brasil com foco na educação infantil. Os dados divulgados mostram quanto a interrupção das atividades presenciais nas escolas aumentou a desigualdade de aprendizagem durante o ano de 2020 e causou impacto sobretudo nas crianças de famílias com perfil socioeconômico mais baixo. 

“A mensagem principal do estudo é que a educação infantil é importante, que é importante ter as crianças dentro da pré-escola. A pré-escola no Brasil é uma etapa obrigatória para crianças de 4 e 5 anos. Olha o que acontece quando a gente tira das crianças a possiblidade de frequentar presencialmente a etapa da educação infantil e como esse efeito é muito maior para quem é mais vulnerável”, diz a pesquisadora da UFRJ Mariane Campelo Koslinski, uma das autoras do estudo. 

Segundo a pesquisa, entre as crianças cujas famílias apresentavam perfil socioeconômico mais alto, as perdas de aprendizagem foram menores. Elas aprenderam, em média, 75% do esperado. Isso significa uma diferença média de três meses de aprendizado entre as crianças de maior e menor nível socioeconômico. 

“É muito importante pensar em programas que vão lidar não só com a defasagem, mas com formas de promover mais equidade, já que a defasagem não foi igual. Alguns grupos sofreram mais, algumas crianças ficaram mais para trás e esses programas precisam considerar isso, para que não tenhamos um cenário educacional no Brasil em que a gente observe uma explosão de desigualdade”, ressalta o pesquisador e também autor da publicação Tiago Lisboa Bartholo. 

A pesquisa observou 671 crianças do segundo ano da pré-escola, com idades entre 5 e 6 anos, de 21 escolas da rede privada e conveniada na cidade do Rio de Janeiro. As conveniadas são escolas privadas parceiras da rede pública, que atendem alunos que não encontram vaga nessa rede. 

O estudo já estava em andamento quando a pandemia começou. A intenção, segundo Bartholo, era medir os impactos de fatores de dentro e de fora da escola no desenvolvimento infantil. Para isso, eles avaliaram as crianças em 2019. Em 2020, com a pandemia, optaram por seguir a pesquisa e as avaliações, o que tornou possível comparar a aprendizagem de antes, com aulas presenciais, com a aprendizagem em aulas remotas.

Pesquisa Datafolha: 53% não votariam de jeito em nenhum em Bolsonaro; rejeição a Lula soma 38%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue com a maior rejeição dos eleitores na disputa pela Presidência da República, segundo a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. O presidente tem 53% de rejeição, segundo o instituto, um oscilação de dois pontos percentuais para mais, em relação ao último levantamento. 

No eleitorado, 38% dizem que não votariam de jeito nenhum no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na duas últimas pesquisas, o índice somou 39%. Segundo o Datafolha, Lula lidera a corrida eleitoral com 45% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, que tem 33% da preferência dos eleitores.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem com rejeições menores. Não votariam de jeito nenhum no pedetista 24%, enquanto Tebet é rejeitada por 14%.

O Datafolha também mediu a avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua gestão é reprovada por 44% dos brasileiros, enquanto 30% a aprova. Os que consideram a gestão regular são 25%. Em relação à última pesquisa, do dia 9 de setembro, as avaliações apenas oscilaram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Operação Cangalha prende 1.187 pessoas ligadas às organizações criminosas no Nordeste.

A segunda fase da operação Cangalha – coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – resultou na prisão de 1.187 integrantes de organizações criminosas nos últimos 30 dias.

O cumprimento dos mandados de prisão que fazem parte da operação Cangalha aconteceu nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Segundo a polícia, foram cumpridos 869 mandados judiciais na segunda fase da operação. Entre as apreensões, estão 245 armas, 100 veículos, 312 celulares e R$ 524 mil, no período de 15 de agosto a 14 de setembro de 2022

Uma quantia de R$ 21 milhões foi bloqueada de contas ligadas aos indivíduos que foram presos.

A operação também fiscalizou 42 unidades prisionais espalhadas pelo Nordeste, que resultou na apreensão de 312 celulares e 228 armas brancas artesanais. Ao todo, 7,6 toneladas foram apreendidas, além de 271.240 pés de maconha destruídos.

A ação foi Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com participação da Polícia Federal, secretarias de Segurança Pública estaduais, Departamento Penitenciário Nacional e das Forças-Tarefas de Combate ao Crime Organizado em Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Natal (RN), João Pessoa (PB) e no estado do Piauí.

Datafolha: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro em SP e RJ; distância cai em MG.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", aponta que o ex-presidente Lula (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para o 1º turno nos três maiores colégios eleitorais do país.

A distância entre os dois candidatos aumentou em São Paulo e no Rio de Janeiro, e caiu em Minas Gerais, na comparação com a com a pesquisa Datafolha de 1º de setembro. 

Em São Paulo, o petista passou de 40% das intenções de voto há duas semanas para 43% no levantamento atual. Já Bolsonaro oscilou de 35% para 33% no mesmo período. A diferença entre os dois aumentou de 5 para 10 pontos percentuais. Ciro Gomes (PDT) manteve o percentual de 9% nas duas pesquisas, e Simone Tebet (MDB) também ficou estável com 7%.  

No Rio de Janeiro, Lula oscilou de 42% para 44%, e Bolsonaro manteve 36%. Ciro Gomes oscilou de 8% para 6%; e Simone Tebet se manteve estável com 4%.

Já em Minas Gerais, a diferença entre Lula e Bolsonaro caiu de 17 para 10 pontos percentuais. Lula recuou de 47% para 43% entre as pesquisas, e Bolsonaro passou de 30% para 33%. Ciro Gomes (8%) e Simone Tebet (4%) se mantiveram estáveis.

No levantamento nacional, também divulgado nesta sexta, o ex-presidente tem 45% da intenção de votos, enquanto o atual presidente tem 33%.

A pesquisa ouviu 5.926 pessoas nos dias 13 e 15 de setembro em 300 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04099/2022.

Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro oscila de 34% para 33%.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

O cenário da corrida presidencial se mantém estável, aponta o Datafolha.

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 9 de setembro, Lula se manteve igual. Já Bolsonaro oscilou de 34% para 33% --a diferença entre eles é de 12 pontos. Ciro oscilou de 7% para 8%. Tebet tem os mesmos 5% da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%. 

A pesquisa ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04099/2022. 

Exportações do RN acumulam alta de 123,9% em oito meses.

Com uma movimentação total de US$ 509,7 milhões em produtos vendidos para o exterior no acumulado deste ano até agosto, o Rio Grande do Norte acumula alta de 123,9%, no comparativo com o mesmo período de 2021.

O aumento também é verificado nas importações acumuladas nesse período com alta de 35,6%, subindo de US$ 201,8 em 2021 para US$ 273,7 milhões neste ano. Nos oito meses do ano, o saldo acumulado da balança comercial potiguar registra um superávit de US$ 235,9 milhões em 2022, um valor 814,72% maior que o verificado em igual período de 2021. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.

No acumulado de janeiro a agosto. o Rio Grande do Norte tem participação de 0,2% nas exportações nacionais, ocupando a 20ª posição dentre os estados brasileiros em vendas para o exterior.

A partir deste sábado (17), candidatos não podem ser presos.

Nenhum dos 530 candidatos a cargos majoritários e proporcionais às eleições de outubro de 2022 poderão ser presos ou detidos a partir de amanhã (17), salvo em flagrante delito, é o que diz o Código Eleitoral brasileiro.

Mesma garantia será dada aos 2,55 milhões de eleitorais do Rio Grande do Norte, mas que só passará a valer no dia 27 de setembro, cinco dias antes do primeiro turno do pleito, que ocorrerá a 02 de outubro.

A medida vigora até dois dias depois do primeiro turno das eleições, o eleitor só poderá ser preso e detido em razão de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).

quinta-feira, setembro 15, 2022

Moraes libera contas bancárias de empresários bolsonaristas.

Em despacho sigiloso de duas páginas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes liberou as contas bancárias dos empresários bolsonaristas que foram alvo de uma operação da PF autorizada por ele.

A decisão, proferida ontem (14), diz que “em razão da passagem do feriado de 7 de Setembro e da efetivação do afastamento dos sigilos bancários, medida que possibilitará o aprofundamento da investigação e eventual financiamento de atos criminosos, não configura-se mais necessária a manutenção do bloqueio dos ativos financeiros das pessoas nominadas”.

67,5% dos brasileiros temem agressão física em razão de escolhas políticas.

O medo de ser alvo de violência política nas eleições deste ano atinge a maioria da população brasileira, segundo a pesquisa Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022 uma parceria entre a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os dados foram coletados pelo Datafolha.

De acordo com o levantamento, 67,5% dos entrevistados têm muito medo (49,9%) ou um pouco de medo (17,6%) de ser vítima de agressões físicas em razão de escolhas políticas ou partidárias. Apenas 32,5% dos ouvidos não temem ser atingidos pela violência no pleito deste ano. A amostra indica que 113,4 milhões de brasileiros têm medo de sofrerem agressões físicas. Ao mesmo tempo, a pesquisa verificou que 3,2% dos brasileiros disseram ter sido vítimas de ameaças por razões políticas e 0,8% de violência física.

“É difícil falar em eleições livres e justas com este nível de violência. As eleições livres estão ameaçadas não pelas razões que (o presidente Jair) Bolsonaro suspeita – as urnas eletrônicas -, mas pela violência política”, afirmou o presidente do FBSP, Renato Sérgio de Lima. Para a cientista política Mônica Sodré, do Raps, a violência de matriz política – medida pela primeira vez – afeta milhões de pessoas. “É um indicador que preocupa. Temos uma população amedrontada.”

A sondagem mostra, ainda, que o medo de sofrer uma ameaça diante do clima de escalada da violência política no País também é alto. Segundo a pesquisa, 45,2% têm muito medo de sofrer uma ameaça em razão de escolhas políticas ou partidárias e 17,4% dos ouvidos dizem ter pouco medo. Apenas 37,3% afirmam não temer ameaças. Com isso, pela projeção, o temor de ameaça atinge 105,2 milhões de brasileiros (62,6%).

Quase 90% concordam que vencedor das eleições nas urnas deve ser empossado em 1º de janeiro de 2023, revela Datafolha.

Quase 90% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha concordaram que o vencedor das eleições nas urnas deve ser empossado em 1º de janeiro de 2023. O dado faz parte de uma pesquisa inédita feita pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ao todo, 2.100 pessoas participaram do estudo entre os dias 3 e 13 de agosto de 2022, compondo uma amostra representativa da população brasileira com 16 anos ou mais, em cerca de 130 municípios de pequeno, médio e grande porte.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. 

O levantamento também mostrou que o maior apoio sobre democracia se encontra na importância das eleições: 89,3% concordam que “o povo escolher seus líderes em eleições livres e transparentes é essencial para a democracia”, seguido do apoio à participação da população nos processos democráticos.

Além disso, 88,5% concordam que “o povo ter voz ativa e participar nas principais decisões governamentais é essencial para a democracia”.

Para Mônica Sodré, cientista política e diretora da RAPS, esses dados são positivos porque uma boa parte dos entrevistados dá resposta que confia na democracia e no processo eleitoral.

"É uma prova e evidência que a população valoriza os direitos conquistados há 35 anos. O brasileiro não embarca de maneira fácil de discursos autoritários. As pessoas valorizam o direito de votar, o rito", destaca.

Além disso, a pesquisa revela que 88,1% afirmam que quem for vencedor nas urnas e reconhecido pela Justiça Eleitoral deve ser empossado, e que 62,8% concordam que “é importante para a democracia que os tribunais sejam capazes de impedir o governo de agir além de sua autoridade”.

INSS abre concurso com mil vagas para Técnico do Seguro Social.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (15) o edital para o concurso com mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social. A remuneração bruta inicial é até R$ 5.905,79. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.

De acordo com o órgão, o objetivo é reforçar o quadro de pessoal e melhorar os serviços prestados à população. Para participar do concurso, o candidato deverá ter ensino médio ou curso técnico equivalente, concluído até a data da posse e com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O responsável pela realização do concurso será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições serão abertas amanhã (16) e poderão ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 3 de outubro, somente pela página do Cebraspe. O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e poderá ser pago até o dia 21 de outubro.

Das mil vagas oferecidas, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 destinadas a pessoas negras.

O concurso será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 27 de novembro.

Além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/1990). As lotações serão feitas em qualquer Agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS à qual o candidato optou por concorrer. Há vagas para gerências nos 26 estados e no Distrito Federal.

Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária; e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

TSE lança campanha pela paz nas eleições.

Preocupado com os casos de violência física e moral decorrente de preferências ideológicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (15) uma campanha publicitária pela paz nas eleições.

Realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a iniciativa contará com a divulgação de peças publicitárias que destacam a importância da liberdade de escolhas e do respeito às diferenças. Além disso, a réplica gigante e inflável de uma urna eletrônica será exposta durante algumas das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.

Em nota, a assessoria do TSE informa que a urna inflável serve para demonstrar “apoio ao sistema eletrônico de votação”. Além disso, ao iniciar a sessão de julgamentos desta quinta-feira, o presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a campanha deve transmitir a mensagem de que “assim como no esporte, adversários [políticos] não são inimigos”.

“Lamentavelmente, estamos vendo alguns acontecimentos de violência, seja ela física, como ocorreram entre eleitores, seja verbal”, afirmou Moraes, comentando as ofensas verbais com que o deputado estadual paulista Douglas Garcia (Republicanos) atacou a jornalista Vera Magalhães no final de um debate televisivo entre candidatos ao governo de São Paulo, na última terça-feira (13).

“Tivemos a oportunidade de ver, recentemente, um deputado estadual agredir verbalmente uma jornalista. Uma coisa totalmente fora dos padrões de civilidade”, disse Moraes, pedindo aos candidatos e eleitores que mantenham a “tranquilidade e serenidade” a fim de que o país possa escolher seus representantes políticos no próximo dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições majoritárias.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quinta (15/9).

Esta é a agenda dos 11 candidatos  à Presidência para esta quinta. Candidatos têm agenda nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as atividades estão entrevistas, reuniões e corpo a corpo com eleitores.

Ciro Gomes (PDT): às 9h, dá entrevista ao Programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, às 10h tem encontro com militantes e candidatos pedetista na Casa 12, às 14h10 dá entrevista à CBN, às 15h tem encontro no Porto Digital e às 20h faz live para a CiroTV do Alto do Brasil. Todos os compromissos são em Recife.

Constituinte Eymael (DC):  às 13h fará caminhada no bairro da Penha, em São Paulo.

Felipe D’Avila (Novo): às 11h tem reunião na Associação dos Delegados da Polícia Federal em São Paulo.

Jair Bolsonaro (PL): atividades internas da campanha em Brasília.

Léo Péricles (UP): às 10h tem entrevista com a imprensa, às 12h participa de almoço  na Casa de Referência Mulheres Mirabal e conversa com as mulheres do Movimento de Mulheres Olga Bernario, às 15h faz panfletagem no centro de Porto Alegre, às 17h30 participa de debate  na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS e às 20h realiza live. Todos os eventos ocorrem na cidade de Porto Alegre.

Lula (PT): às 18h, participa do ato Todos Juntos por Minas Gerais, em Monte Claros (MG).

Padre Kelmon (PTB):  cumpre agenda na capital federal. Às 10h participa da caminhada Vai ter Bíblia Sim, no Setor Comercial Sul e na Universidade de Brasília (UnB). Às 13h, participa de entrevista ao jornal Correio Braziliense e à emissora TV Brasília.

Simone Tebet (MDB):  às 9h tem coletiva de imprensa no Hotel Confort, em Fortaleza. Às 10h, realiza caminhada no centro de Fortaleza e às 12h tem um almoço com jovens empresários e sociedade civil. Às 16h, em São Luís, faz caminhada na Rua Grande e às 19h participa de encontro de pastoras e lideranças evangélicas femininas do Nordeste da Igreja Assembleia de Deus.

Sofia Manzano (PCB):  agenda não informada.

Soraya Thronicke (União): às 8h, concede entrevista online à Rádio Máxima FM, da Região do Vale do Paraíba (SP). Às 10h participa do Diálogo com os Presidenciáveis organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), em São Paulo. No início da tarda grave entrevista para o portal Money Report e, às 16h, tem gravação para o programa eleitoral gratuito.

Vera (PSTU): às 19h, participa de live com o Coletivo 4P em Ponta Grossa (PR).

Milhares de pessoas visitam caixão da rainha em velório público.

Uma multidão enlutada passou pelo caixão da rainha Elizabeth II durante a noite em velório público no Westminster Hall, em Londres. Os britânicos, além de pessoas do mundo inteiro, prestaram assim as homenagens finais à monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido, antes de seu funeral na próxima segunda-feira (19).

Após dias de procissões e rituais, enquanto o corpo da rainha era levado até Londres, procedente de Balmoral, na Escócia, onde morreu na última quinta-feira (8) aos 96 anos, essa foi a oportunidade para que o povo comum participasse da cerimônia. Muitos passaram em lágrimas pelo caixão revestido de bandeira.

Autoridades esperam cerca de 750 mil pessoas até o fim do velório público na manhã de segunda-feira.

O rei Charles, seus filhos, os príncipes William e Harry, e outros membros da realeza se juntaram mais cedo a uma procissão solene para acompanhar o caixão da rainha Elizabeth nessa quarta-feira, dia em que o corpo da monarca fez sua última viagem, saindo do Palácio de Buckingham.

Multidões se reuniram no centro de Londres para testemunhar a rainha sendo levada do palácio até o Parlamento, enquanto as armas de artilharia disparavam saudações e o Big Ben tocava, na última de uma série de cerimônias comoventes. 

Transportado em uma carruagem de armas, coberto pela bandeira chamada de Estandarte Real  e com a Coroa do Estado Imperial colocada em uma almofada no topo ao lado de uma coroa de flores, o caixão com o corpo de Elizabeth foi levado em lenta e sombria procissão de sua casa em Londres para o Westminster Hall, onde permanecerá por quatro dias.

Caminhando logo atrás estavam Charles e seus irmãos Anne, Andrew e Edward.

Em um segundo grupo estavam os filhos de Charles, os príncipes William e Harry, uma cena triste, que lembrou o dia em que, quando meninos há 25 anos, eles seguiram o caixão da mãe, a princesa Diana, levado em uma procissão semelhante pelo centro da capital inglesa.

Foi também uma demonstração simbólica de união, já que William, de 40 anos de idade, agora príncipe de Gales, e Harry, de 37, duque de Sussex, supostamente pouco se falam depois de um amargo desentendimento nos últimos dois anos.

"Foi muito emocionante ver a família. Foi uma poderosa demonstração de união", disse Jenny Frame, de 54 anos, que esperou mais de quatro horas para ver a procissão.

Paul Wiltshire, de 65, comentou: "Acho que nunca mais veremos algo assim, ou uma rainha assim novamente. O fim de uma era".

Sesap convoca Dia D de vacinação contra a poliomielite para sábado (17).

O Rio Grande do Norte tem apresentado baixos índices de vacinação contra a poliomielite, por isso a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) convocou todos os municípios potiguares para a realização do Dia D de imunização neste sábado (17).

A Coordenação Estadual de Imunizações alerta que os baixos índices de vacinação contra a poliomielite podem levar ao risco de reintrodução do poliovírus servagem (PVS), além do surgimento do poliovírus derivado vacinal.

Uma Nota Informativa foi enviada pela Sesap aos 167 municípios do RN com a orientação de que realizem ações para intensificar a vacinação. A meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de crianças entre 1 e 5 anos. Para isso a Secretaria vem elaborando uma série de instrumentos técnicos com algumas estratégias que podem ser efetivadas pelos municípios na perspectiva de mudar esse cenário de baixas coberturas vacinais no estado.

“É importante reafirmamos que as vacinas salvaram mais vidas do que qualquer outra inovação médica da história, e que nós precisamos intensificar as ações de vacinação na rede de atenção primária e efetivar um grande pacto coletivo, envolvendo secretarias de estado, a população e o controle social, para que possamos reverter esse cenário que é bastante preocupante”, disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

Corinthians e Flu definem hoje segundo finalista da Copa do Brasil.

Corinthians e Fluminense entram em campo nesta quinta-feira pelo segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil. A bola rola às 20h (de Brasília) na Neo Química Arena. 

Depois do 2 a 2 na partida de ida, no Maracanã, um novo empate na arena corintiana leva a decisão por uma vaga para a final aos pênaltis. A vitória classifica, de maneira direta, qualquer uma das equipes. 

Entre os dois jogos da semifinal, o Corinthians enfrentou Bragantino, Internacional e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Foram dois empates e uma vitória, além de sair pela primeira vez do G-4 da competição. Mas o foco, admitido pelos jogadores, é a Copa do Brasil.  

O Fluminense também teve três compromissos no Brasileiro, contra Palmeiras, Athletico e Fortaleza, sendo uma vitória, um empate e uma derrota. Resultados que deixaram o time na quarta posição, mas o maior "revés" nesse intervalo foi perder Nonato, um de seus titulares, para o Ludogorets, da Bulgária.

Polícia Civil deflagra 8ª fase da Operação “Sucata” no RN.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria de Tributação (SET/RN), deflagrou a 8ª fase da Operação “Sucata”, com o objetivo fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem, reprimindo a receptação de materiais comercializados nestes estabelecimentos, em especial os fios de cobre, alvos de furtos nos últimos meses no estado. Ao longo das diligências, foram fiscalizados seis estabelecimentos nas cidades de Natal, Alto do Rodrigues e Pendências.

Em Natal, as ações ocorreram nos bairros do Alecrim e de Nossa Senhora da Apresentação. Durante as inspeções, Wilson Aquino da Silva, 61 anos, foi preso em flagrante, na cidade de Alto de Rodrigues, pelo crime de receptação qualificada. Com ele, foram apreendidos cerca de duzentos metros de cabo de fibra óptica, pertencente a uma operadora de telefonia móvel.

Também foram realizadas notificações e autuações administrativas pelo Fisco Estadual e pelo Corpo de Bombeiros. Além das instituições públicas mencionadas acima, a operação também contou com a colaboração das empresas de telefonia móvel e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Flamengo elimina o São Paulo e vai à final da Copa do Brasil.

O Flamengo é o primeiro finalista da Copa do Brasil 2022. Jogando no Maracanã ontem quarta-feira (14/9), o Rubro-negro voltou a vencer o São Paulo, desta vez por 1 x 0, e garantiu seu lugar na decisão. Agora, o time de Dorival Júnior aguarda o vencedor do confronto entre Corinthians e Fluminense, que se enfrentam nesta quinta-feira (15/9), para saber quem enfrentará na grande final da competição nacional.

Mesmo com a boa vantagem obtida após a vitória por 3 x 1 em São Paulo, o Flamengo entrou em campo com o que tem de melhor. Os dois times fizeram um começo de jogo equilibrado, com poucas chances de gols e de muita marcação no meio de campo.

Mas quando chegou, o Flamengo marcou. Aos 37 minutos, após boa trama de Pedro e Everton Ribeiro, Arrascaeta saiu livre para tocar na saída de Jandrei e abrir o placar. No lance seguinte, o Rubro-negro quase ampliou, mas a cavadinha de cobertura de Gabigol parou em Jandrei.

O São Paulo voltou melhor no segundo tempo. Com 4 x 1 no placar agregado, o Tricolor saiu mais para o jogo e chegou a acertar a trave de Santos logo no início da etapa final, com Luciano. Retraído, o Flamengo saía na boa para tentar matar de vez o duelo.

O Rubro-negro equilibrou novamente as ações da partida e teve boas chances de marcar antes dos 20 minutos, com Everton Ribeiro e em escanteio, com Léo Pereira chutando por cima do gol de Jandrei. O jogo seguiu com o São Paulo buscando o empate, mas o Flamengo segurou a vitória até o final da partida.

Fim de jogo e o Flamengo se garante em mais uma final na temporada. No dia 29 de outubro, enfrenta o Athletico-PR na decisão da Libertadores, em Guayaquil-EQU. No domingo (18/9), tem clássico com o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo do RN nesta quinta-feira (15).

Antonio Bento (PRTB):

Não informada

Clorisa Linhares (PMB):
8h30 – Reunião da ASSERN – Vila Park Hotel
20h15 – Debate TCM Mossoró

Danniel Morais (PSOL):
8h30: Reunião com Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Açu
15h: Visita à Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern)
20h15: Debate na TCM, em Mossoró

Fábio Dantas (Solidariedade):
Às 8h – Concede entrevista à Diógenes Dantas, na Rádio Rural, (91,9 FM).
Às 9h30 – Visita o município de Caiçara do Norte onde será recebido por apoiadores;
Às 10h – Visita o município de São Bento do Norte onde será recebido por apoiadores;
Às 13h30 – Visita o município de Parazinho onde será recebido por apoiadores;
Às 15h – Visita o município de João Camara onde será recebido por apoiadores;
Às 19h30 – Participa do debate da TCM em Mossoró com os candidatos ao Governo do RN;

Fátima Bezerra (PT):
Não informada

Nazareno Neris (PMN):
Não informada

Rodrigo Vieira (Democracia Cristã):
Não informada

Rosália Fernandes (PSTU):
Às 7h30, concede entrevista ao jornal RN no Ar, da TV Tropical.
Às 10h, participa de sabatina promovida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN, na sede do Sindifern.
Às 16h, concede entrevista na rádio CBN Natal.
Às 19h, se reúne com movimentos da saúde nacional para discutir a luta pelo piso da enfermagem (online).

Styvenson Valentim (Podemos):
20h15 – Debate TCM Mossoró

quarta-feira, setembro 14, 2022

Saiba por onde vai passar a motociata com Bolsonaro em Natal/RN.

Veja abaixo por onde vai passar a motociata com o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro na tarde desta quarta-feira (14).
  • Início: Posto Dudu (perto do antigo aeroporto Augusto Severo)
  • BR-101
  • Avenida Salgado Filho
  • Avenida Hermes da Fonseca
  • Avenida Alexandrino de Alencar
  • Rua Amaro Barreto
  • Praça Gentil Ferreira
  • Avenida Mário Negócio
  • Rua São Geraldo
  • Avenida Nevaldo Rocha
  • Avenida Coronel Estevam (Av. 9)
  • Avenida Rio Grande do Norte
  • Avenida Paraíba
  • Término: Comício em frente ao ginásio de Cidade da Esperança.

Torcida do ABC esgota ingressos para jogo contra o Paysandu.

Estão esgotados todos os ingressos destinados à torcida do ABC, para o jogo deste sábado (17) contra o Paysandu. Em um dos pontos de venda, o site Futebol Card, já consta como indisponível todos os setores do estádio.
 
O confronto pode sacramentar o desejado acesso à Série B, para isso o alvinegro precisa apenas de uma vitória diante do Paysandu. 

ABC e Paysandu entram em campo pela Série C do Campeonato Brasileiro a partir das 21 horas, no estádio Frasqueirão.

Governo do RN adianta primeira parcela do pagamento de setembro nesta quinta (15).

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN) depositará a primeira parcela do pagamento salarial do mês de setembro nesta quinta-feira (15). Quase metade do funcionalismo estadual receberá o salário integral já na primeira quinzena do mês, outra parcela dos servidores – que corresponde a 30% do quadro de pessoal – terá 30% dos vencimentos adiantados. Serão investidos mais de R$ 267 milhões na conta dos servidores ao longo do dia.

Receberão o salário integral, entre ativos, inativos e pensionistas da categoria da Segurança Pública e para quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto), totalizando aproximadamente 57 mil servidores, dos 121 da folha salarial do Estado, além do adiantamento de 30% para outros 41,5 mil que recebem acima desse valor.

A previsão para conclusão da folha salarial de setembro é no próximo dia 30, quando recebem o salário integral os servidores lotados em pastas com recursos próprios e os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, totalizando uma folha de R$ 552,2 milhões.

Idoso é preso em flagrante por tentar vender fios de energia furtados em Natal/RN.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria de Tributação (SET/RN), deflagrou, nesta quarta-feira (14), a 8ª fase da Operação “Sucata”, com o objetivo fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem, reprimindo a receptação de materiais comercializados nestes estabelecimentos, em especial os fios de cobre, alvos de furtos nos últimos meses no estado.

Ao longo das diligências, foram fiscalizados seis estabelecimentos nas cidades de Natal, Alto do Rodrigues e Pendências. Em Natal, as ações ocorreram nos bairros do Alecrim e de Nossa Senhora da Apresentação.

Durante as inspeções, Wilson Aquino da Silva, 61 anos, foi preso em flagrante, na cidade de Alto de Rodrigues, pelo crime de receptação qualificada. Com ele, foram apreendidos cerca de duzentos metros de cabo de fibra óptica, pertencente a uma operadora de telefonia móvel. Também foram realizadas notificações e autuações administrativas pelo Fisco Estadual e pelo Corpo de Bombeiros.

Além das instituições públicas mencionadas acima, a operação também contou com a colaboração das empresas de telefonia móvel e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN).

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS.

Pacientes com câncer de mama podem contar com o medicamento Trastuzumabe Entansina. Indicado em monoterapia - método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento - para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença. A Portaria que incorpora o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (12).

“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério.

RN tem mais de 800 pessoas esperando por transplante de órgãos; campanha faz alerta.

Mais de 800 pessoas em todo o Rio Grande do Norte aguardam na fila pelo transplante de algum órgão, como rins, córneas, medula e coração. Neste mês, a mobilização em torno do Setembro Verde busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

No estado a maior quantidade de pacientes em espera é pelo transplante de córneas, com 490 pessoas, seguido pelos rins com 270 pacientes aguardando; medula com 70 pessoas e coração com três pessoas na fila.

“Fazer essa fila andar depende diretamente da doação de órgãos que, por sua vez, depende dos familiares aceitarem a doação. Este ato impacta não só na vida dos potiguares, mas se estende por todo o território nacional, já que podemos conseguir enviar os órgãos para estados vizinhos”, explicou Rogéria Medeiros, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de doações e transplantes no primeiro semestre de 2022. Foram 21 doações este ano (11,8 pmp – por milhão de população), enquanto que em 2021 foram 11 (6,2 pmp) O RN está próximo da média nacional de 15,4 pmp no 1º semestre de 2022 e 13,7 nesse período no ano passado.

Neste primeiro semestre de 2022 foram realizados 27 transplantes de rins no estado, 82 de córnea, 70 de medula óssea, três de pele e o um de coração, que foi o primeiro em dez anos no RN. Durante o ano passado foram dois transplantes de rins, 39 de córnea e 52 de medula, não realizando de pele.

Enfermeiros sinalizam greve contra suspensão do novo piso salarial pelo STF.

Enfermeiros de todo o Brasil devem realizar uma paralização geral na semana que vem em protesto contra a revogação da lei que aumenta os salários dos profissionais, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do ministro Luís Roberto Barroso.

A paralisação nacional prevista para a próxima semana é organizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que inclui entidades da categoria como a Federação Nacional dos Enfermeiros. Até o momento, no STF o placar está em 5 a 3 para manter a suspensão do piso da categoria, mas esse placar ainda pode ser revertido a favor dos enfermeiros.

Os ministros que votaram contra o aumento são: Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Estão a favor: André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Edson Fachin. Ainda faltam votar: Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Logo após a suspensão de 60 dias do piso, imposta por Barroso, a Confederação Nacional dos Municípios divulgou um estudo que mostra que mais de 32,5 mil profissionais da área de estratégia da saúde da família em todo o país podem ser demitidos, justamente porque as prefeituras não teriam como bancar o reajuste.

A mudança pode gerar ainda um impacto de R$ 10,5 bilhões de reais ao ano para as prefeituras, entre custos diretos e indiretos. A região Nordeste do país seria a mais impactada, com uma perda de 37% dos profissionais.

Por enquanto, o STF formou maioria a favor da decisão de suspender o aumento do salário base de R$ 4.750. Técnicos em enfermagem devem receber 70% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiros 50%. O julgamento só será encerrado na sexta-feira, 16. No próximo dia 21 os enfermeiros prometem fechar a Avenida Paulista, em São Paulo.

Fim da pandemia de covid-19 está à vista, diz diretor-geral da OMS.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse hoje (14) que o mundo nunca esteve em melhor posição para encerrar a pandemia de covid-19. “Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, destacou, ao lembrar que, na semana passada, o número de mortes reportadas pela doença foi o menor desde março de 2020.

“Já conseguimos ver a linha de chegada. Estamos em posição de vencer. Mas agora é o pior momento para se parar de correr. É o momento de correr mais rápido, de garantir que cruzaremos a linha de chegada e colheremos os frutos de todo o nosso trabalho árduo”, avaliou Tedros.

O diretor-geral da OMS alertou ainda que, caso o mundo não utilize essa oportunidade, corre sério risco do surgimento de novas variantes da covid-19, de mais mortes provocadas pela infecção e de ainda mais incerteza de cenários futuros. “Então, vamos aproveitar a oportunidade”, completou.

“Pedimos a todos os países que invistam em vacinas para 100% dos grupos de risco, incluindo trabalhadores da saúde e idosos”, disse Tedros, citando como prioridade manter a taxa de imunização em 70%. “Continuem testando a sequenciando o SARS-CoV-2, além de integrar a vigilância e os serviços de testagem para outras doenças respiratórias, incluindo a influenza”.

Vendas no comércio recuam 0,8% em julho, mostra IBGE.

O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 0,8% em julho, na comparação com junho, registrando o terceiro mês consecutivo de taxa negativa. No acumulado do ano, o varejo registra variação de 0,4% e, nos últimos 12 meses, o setor tem queda de 1,8%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em julho caiu 0,7%, na comparação com o mês anterior e 6,8% na comparação com julho de 2021.

Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, a terceira queda seguida após meses de alta demonstra a retomada da trajetória irregular observada desde o período mais grave da pandemia de covid-19. "O setor repete a trajetória que vem acontecendo desde março de 2020, com alta volatilidade”, disse, em nota.

O mês de abril foi o último com crescimento. Desde então, maio, junho e julho acumulam recuo de 2,7%. Por conta desses resultados, o setor se encontra praticamente no mesmo nível do período pré-pandemia, fevereiro de 2020, com variação de 0,5%.

IBGE abre novo concurso com 8,2 mil vagas para Censo 2022.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (14) inscrições para um novo processo seletivo para o Censo 2022. Estão sendo oferecidas 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. O prazo vai até sexta-feira (16).

A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador. Já o contrato para os agentes censitários deverá durar cinco meses, com vencimentos de R$ 1.700 para supervisor e R$ 2.100 para municipal.

A inscrição é gratuita. Outras informações serão divulgados no site do IBGE.