sábado, maio 02, 2015

Com América-RN campeão, torcida derruba grade e invade gramado.


Durante os 90 minutos da partida que decidiu o campeão estadual de 2015, dentro de campo só se viam os 22 jogadores. Após o apito final do árbitro Anderson Daronco, que selou o 33º título estadual do América-RN, a torcida alvirrubra, empolgada com a conquista no ano do centenário do clube, forçou o alambrado do Estádio Frasqueirão, que acabou cedendo. Com isso, muitos torcedores americanos invadiram o gramado do estádio para comemorar a conquista. A polícia entrou em campo para conter a confusão e retirar os invasores. Via g1/RN.

Todos ingressos para Bota e Vasco, na final do Cariocão foram vendidos.

A decisão do Campeonato Carioca deve bater o recorde de público em jogos dos Estaduais no Brasil em 2015. Para a partida da final, entre Botafogo e Vasco, os ingressos estão esgotados. Com os 56.246 bilhetes (sem contar gratuidades e cortesias) vendidos antecipadamente, o estádio do Maracanã terá lotação máxima no duelo de amanhã, às 16h.

Até agora, a melhor marca é de 53.772 pagantes, na partida entre Atlético-MG e Caldense, no Mineirão, pela primeira final do Mineiro. Pela Copa do Nordeste, mais de 50 mil pessoas garantiram lugar de forma antecipada na final entre Ceará e Bahia, nesta quarta no Castelão, e a expectativa é de um público total de cerca de 63 mil presentes. Na segunda final do Carioca do ano passado, entre Flamengo e Vasco, 42.697 torcedores pagaram ingresso no Maracanã.

Bombardeio dos EUA contra jihadistas na Síria mata 52 civis.

Um ataque aéreo americano contra jihadistas na cidade síria de Bermhale, em Aleppo, matou ao menos 52 civis na sexta-feira, denunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. A mira aparentemente seria de campos e armazéns da frente al-Nusra, da al-Qaeda. Treze civis ainda estão desaparecidos.

De acordo com o OSDH, os americanos haviam visto civis perto do rio Eufrates, e os confudiram com militantes. Membros de pelo menos seis famílias morreram, assim como sete crianças. Os EUA declararam que vão investigar as acusações.

A coalizão aérea liderada pelos EUA se foca principalmente na Síria, realizando bombardeios contra bases do Estado Islâmico. Outros se concentram no Iraque. Em um deles, o líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, teria ficado paralítico após uma lesão vertebral. Um ataque mal calculado dos EUA matou dois reféns da al-Qaeda no Paquistão, o presidente Barack Obama admitiu. Segundo o OSDH, 66 civis morreram em bombardeios na Síria antes de Bermhale. De acordo com a ONG, a coalizão matou mais de 2.000 pessoas, incluindo 1.922 jihadistas do EI.

Governo lança campanha em defesa do ajuste fiscal.

Depois de seguidas derrotas no Congresso em projetos relacionados ao ajuste fiscal, o governo federal lançou uma nova campanha para explicar a necessidade das medidas. Depois de lançar uma cartilha com o lema “Ajustar para avançar”, no dia 13 de abril, o governo criou agora um site sobre o tema, com um vídeo de um minuto e uma hashtag com o slogan da campanha para as redes sociais. Todos os conteúdos defendem que o mundo passa por uma forte crise econômica desde 2008, cujos efeitos no Brasil foram amenizados por ações do governo.

O material destaca a expansão do emprego e da renda nos últimos anos e a valorização do salário mínimo como conquistas, e diz que, agora, o governo “propõe ao Congresso ajustes para que essas vitórias tenham continuidade”. Além de responsabilizar a crise de 2008 pelo atual cenário econômico brasileiro, que sofre com recessão e inflação, afirma que as tarifas de energia elétrica foram reajustadas em função da seca.

“O governo está cortando seus gastos e ajustando investimentos. O fundamental é que os ajustes, urgentes e temporários, permitirão que o Brasil reequilibre suas contas e avance no caminho do crescimento”, diz um dos textos publicados no site da campanha. “Os ajustes são temporários, mas seus resultados serão permanentes”, afirma um outro trecho desse mesmo material.

No site ainda é possível encontrar nove textos divididos por três temas: emprego, previdência e energia. Neles, o governo explica medidas que estão sendo tomadas e relata a situação em cada um desses segmentos.

Brasileiro surpreende e obtém ouro no salto na Copa do Mundo de ginástica.

O brasileiro Ângelo Assunção, 18, foi a surpresa brasileira do sábado (02) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e conquistou medalha de ouro no salto em etapa da Copa do Mundo de ginástica artística. Último a apresentar sua série, ele recebeu 15,025 e garantiu o topo do pódio. Diego Hypolito, com 14.837, ficou com o bronze.

Assunção tem sido tratado como um dos principais prospectos da ginástica masculina no Brasil, mas nunca havia obtido uma medalha de ouro na Copa do Mundo. Além disso, ele havia obtido apenas a quarta maior nota na prova eliminatória da etapa da Copa do Mundo.

"É uma emoção muito grande. Não tenho palavras para descrever. Essa medalha significa muito para mim e para o meu técnico", disse Assunção após a conquista. "Deu um pouco de aflição porque eu vi que o alemão tinha ido bem. Não quis pensar muito em resultado, e acho que deu certo", completou.

Governador Robinson Faria descarta cobrar royalties do setor eólico no RN.

O governador Robinson Faria (PSD) confirmou neste sábado (2) que seu governo não pretende discutir ou implantar a proposta de royalties sobre a produção eólica do Rio Grande do Norte. O anúncio, feito em seu perfil no Instagram, ocorre após o conselheiro da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEÓLICA e presidente do Comitê de Energias Renováveis da FIERN, Sérgio Azevedo, questionar o modelo de cobrança apresentado pelo secretário de Desenvolvimento do Estado, Paulo Roberto Cordeiro.
 
“Não haverá, da nossa parte, qualquer iniciativa para a cobrança de royalties”, postou o governador Robinson Faria. Na mensagem, o chefe do Executivo também considerou que prefere o diálogo com o setor produtivo.

Campeão centenário! América derrota ABC e conquista Estadual de 2015.

O América é o campeão centenário do futebol potiguar. Na tarde deste sábado (2), o Alvirrubro enfrentou o ABC no estádio Frasqueirão e conquistou a vitória por 1 a 0. O resultado garantiu o título Estadual 2015, o segundo consecutivo. O gol do triunfo foi marcado pelo zagueiro Flávio Boaventura, aos 20 minutos do primeiro tempo. No duelo de ida, as equipes empataram por 1 a 1, na Arena das Dunas. É o 35º Campeonato Potiguar conquistado pelos rubros.

No último minuto a partida ganhou mais um tempero. Quando o Alvinegro se preparava para cobrar uma falta, uma das torres de iluminação apagou e o jogo foi paralisado. O juiz Anderson Daronco esperou a luz voltar, mas o placar não mudou.

Agora, o foco do ABC é a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Já na sexta-feira (8), a equipe enfrenta o Oeste-SP, no estádio Frasqueirão, às 19h30, pela primeira rodada da competição nacional. Em 2014, o Alvinegro encerrou a disputa na 14ª colocação, com 48 pontos e ficou longe do acesso à Série A.

O Alvirrubro só volta a campo no próximo dia 12. O confronto será diante do Atlético-GO, na Arena das Dunas, às 19h30, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. A estreia na Série C do Brasileirão está prevista para o dia 17 de maio, às 16h, contra o Águia de Marabá, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá-PA.

Novo sistema da Carteira de Trabalho Digital garante agilidade na emissão do documento.

Diminuir o tempo de emissão de registro trabalhista de até 30 dias para pouco mais de 20 minutos. Essa foi uma das principais conquistas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em benefício do trabalhador brasileiro ao lançar a Carteira de Trabalho Digital. Os primeiros testes com o novo sistema de emissão do documento aconteceram em 2014, e viraram realidade a partir de novembro do mesmo ano, quando muitos estados passaram receber os equipamentos para emitir o novo formato da Carteira.

“Esse é o documento mais importante do cidadão brasileiro, que agora pode ser entregue na hora ao trabalhador, sem que ele tenha que esperar mais do que o tempo necessário para inclusão dos dados no sistema”, comemorou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

A agilidade na geração da nova CTPS Digital é possível graças à integração do sistema de emissão com o sistema de validação do PIS na Caixa Econômica Federal. Essa conexão é que permite que o documento seja entregue ao trabalhador no ato da requisição. Agora, o cidadão também pode realizar o agendamento eletrônico para solicitar o documento. 

Com a integração entre bancos de dados do Governo Federal – que, além do PIS, reúne outros dados trabalhistas e previdenciários –, o cidadão tem suas informações cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira. Pelo novo sistema é possível saber se o cidadão possui, por exemplo, outros documentos ativos, número de PIS anterior ou se está recebendo benefícios federais. A possibilidade de validação on-line de dados nacionais em tempo real também ajuda a combater fraudes envolvendo concessão irregular de benefícios trabalhistas, por exemplo.

Outra vantagem da CTPS Digital é que o novo processo também torna o documento 100% gratuito, já que o trabalhador não necessita mais desembolsar pelo valor da foto do registro – o retrato digital é tirado durante a requisição do documento.

O trabalhador que já tem a Carteira de Trabalho convencional não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir um novo documento. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Agricultor foi morto com um golpe de faca no peito.

O agricultor, identificado apenas por Antônio foi morto com golpe de faca dentro da Churrascaria Santa Terezinha, às margens da BR 226, em Janduís, localizada na região oeste do estado do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu quando a vítima estava saindo de dentro de um banheiro da Churrascaria. Ele foi surpreendido por um homem que tinha chegado no estabelecimento e atingido por uma facada no peito. Não houve qualquer reação da vítima, que foi socorrida para o Hospital Maternidade Maria Cristina Maia, no centro da cidade de Janduís, porém, não resistiu ao ferimento e morreu. Via Adailton Amorim

Pai de jovem que roubou equipe de TV chora ao falar do crime: 'Peço perdão'.


O pai do jovem Luan do Nascimento da Silva, de 21 anos, suspeito de assaltar uma equipe da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, durante uma reportagem ao vivo, na terça-feira (28), chorou ao falar do crime cometido pelo filho e também pediu perdão às vítimas do roubo. O aposentado Antonio da Silva, de 50 anos, conversou com a imprensa após acompanhar Luan durante sua apresentação na Delegacia Sede de Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (1°). Sua prisão temporária já havia sido decretada pela Justiça e ele ficará detido.

Na volta do tenente Styvenson, 4 são presos e 35 autuados na Lei Seca.

Quatro pessoas foram presas e 35 motoristas foram autuados durante a blitz da Lei Seca, realizada na madrugada de ontem sexta-feira (1º) na zona Sul de Natal. A ação marca o retorno do tenente Styvenson Valentim ao comando da operação, da qual estava afastado desde o carnaval por motivos pessoais.

A operação ocorreu em dois locais no bairro de Ponta Negra. O primeiro foi a rua Doutor Manoel Araújo, a conhecida Rua do Salsa, e também na rua do cemitério do bairro, entr às 0h e às 6h.

De acordo com o tenente, foram registradas quatro prisões de condutores por dirigir sob o efeito de álcool. Além destes casos, houveram ainda os 35 motoristas autuados administrativamente.
Tenente Styvenson de volta
 
O tenente Styvenson já havia confirmado no mês passado que retornaria ao comando da Lei Seca, após reunião com o governador Robinson Faria, que garantiu melhorias na estrutura da operação.

UFRN acata recomendação e abrirá inscrições online para concursos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá permitir que os candidatos aos processos seletivos promovidos pela instituição realizem as inscrições pela internet. A medida é fruto de uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que foi acatada pela instituição no dia 20 de abril. A universidade solicitou seis meses para adaptar os sistemas.

A recomendação do MPF, assinada pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel, nasceu de uma denúncia que apontou que a UFRN, em seus concursos para professor substituto, limitava-se a abrir inscrições presenciais.

A limitação, confirmada pela própria universidade, feria o princípio constitucional de amplo acesso aos cargos públicos, ao dificultar a participação de interessados que morassem mais distante e não pudessem ir até o campus durante o período de inscrições.

“Sabemos que é muito comum candidatos das mais variadas localidades participarem de concursos públicos espalhados pelo país. Vedar as inscrições não presenciais viola também o princípio da competitividade. O instituto do concurso público, dado seu caráter eminentemente concorrencial, ampara-se no princípio da competitividade, o qual determina que a Administração Pública não deve adotar providências ou criar regras que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter de competição, de igualdade do processo seletivo”, explica a procuradora da República.

William e Kate deixam hospital após nascimento do segundo filho.


Acompanhada do príncipe William, a duquesa Kate deixou neste sábado (2) o hospital de St. Mary's, no centro de Londres, na Inglaterra, onde deu à luz segundo filho do casal. A menina nasceu às 8h34 local (4h34, em Brasília).

A menina, que terá o título de princesa de Cambridge, nasceu com 3,7 quilos. A menina é a quarta na linha de sucessão e quinta bisneta da Rainha Elizabeth. Seu irmão, o príncipe George, havia nascido em 22 de julho de 2013 e é o terceiro na linha sucessória da coroa britânica.

Blogueiro é assassinado em Alexandria/RN.

“Podem me tirar tudo, só não abrirei mão da capacidade de escolher o que quero e de expor as minhas idéias e, os meus pensamentos”. Com essa frase corajosa, termina de maneira trágica a vida do blogueiro Wilde Alves.

Foi vítima de atentado o blogueiro Wilde Alves. Ele casado e tinha dois filhos. De acordo com informações o blogueiro teria sido vítima de uma tentativa de homicídio ocorrido na tarde da última terça-feira (28) quando chegava a sua residência no Sítio Carnaubal, zona rural de Alexandria/RN, e foi surpreendido por duas pessoas em uma motocicleta, que balearam a vítima.
O Blogueiro foi socorrido para o Hospital Justino Ferreira e em seguida transferido para o HRTM em Mossoró/RN, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica mas, não resistiu e veio a óbito na manhã de ontem (01). Wilde Alves mantinha um blog wildealves.blogspot.com.br/ onde denunciava constantemente a administração local.

MULHER TEM ACESSO DE RAIVA, DESTRÓI CARRA DO EX E AMIGA TENTA IMPEDIR.

Durante um acesso de raiva, uma mulher teria destruído o carro do ex-marido na madrugada deste sábado (2), em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O veículo Siena, de cor azul, estava estacionado na Rua Fernando Bizzoto, no Centro, e ficou bastante danificado por pedradas que quebraram os vidros, além de arranhões na lataria. Moradores do local filmaram a ação da mulher que estava acompanhada de uma amiga que, em alguns momentos, pedia para parar a ação.

As imagens foram registradas por quase dois minutos e estão sendo compartilhadas pelo WhatsApp, aplicativo de celular. Nas cenas, o carro já aparece bastante destruído e com as portas abertas. No início das imagens, a mulher joga paralelepípedos no carro causando arranhões e quebrando o vidro traseiro, até que é repreendida pela amiga.

“Eu sei o seu sentimento, mas olha só, se ele der quixa, você vai parar na cadeia e vai perder o seus filhos por causa dessa porcaria de homem”, disse a amiga, segurando a mulher e tentando acalmá-la.

Em determinado trecho do vídeo, a mulher enfurecida chega a dizer que gastou dinheiro com o carro. “Eu podia ter gastado com meus filhos”, contou. O G1 entrou em contato com a 151ª Delegacia de Polícia da cidade para saber se houve registro de ocorrência, mas a unidade policial informou que nenhum caso parecido foi comunicado.

Cresce procura pelo ensino do português do Brasil no mundo.

A maior visibilidade do Brasil no exterior, impulsionada nos últimos anos pela escolha do país como sede dos maiores eventos esportivos do planeta, tem reflexo também na procura pelo ensino do idioma português, em sua vertente brasileira.

A Rede Brasil Cultural, instrumento do Itamaraty para a promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira no exterior, atende a 9 mil alunos em 44 países, de cinco continentes, com cerca de 200 professores. Em Helsinki (capital da Finlândia), atletas que participarão das Olimpíadas do Rio em 2016 estão entre os alunos da rede. Na Austrália, os atletas locais também já tiveram aulas com professores brasileiros na Australian National University.

Ao todo, a rede é formada por 24 centros culturais e cinco núcleos de estudo, que funcionam com as embaixadas brasileiras, e 40 leitorados, formados por professores universitários brasileiros que passam por uma seleção e recebem uma bolsa do Itamaraty para lecionar português e/ou cultura brasileira em universidades estrangeiras. A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que surpreendeu a muitos ao cantar o Hino Nacional brasileiro durante a posse da presidenta reeleita Dilma Rousseff, aprendeu português, ainda na adolescência, no Centro Cultural Brasil-Chile, em Santiago.

A mineira Fernanda Gláucia Pinto é uma das bolsistas da rede. Ela dá aulas de português para turmas de graduação e mestrado em Estudos Brasileiros, uma área de estudo criada há cerca de 20 anos na Universidade de Aarhus, uma das principais instituições de ensino superior da Dinamarca.

Mais do que ensinar o idioma, Fernanda também contribui para a promoção da cultura brasileira no país nórdico. “Fazemos eventos acadêmicos e culturais para os alunos e para a comunidade. Sempre tentamos trazer um pouco do Brasil para cá, promovendo workshops de capoeira, dança e música, exibição de filmes e documentários e eventos totalmente dedicados à cultura brasileira, como o Brazilian Day”, conta. Uma newsletter coordenada por Fernanda reúne as principais informações sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do programa.

Acidente com duas vítimas na rodovia BR-406 em Taipu/RN.

Mais duas vítimas morreram em acidente na rodovia BR-406 ontem à noite . Desta vez o acidente foi na entrada de Taipu/RN.

Um casal ainda não identificado que estava em uma moto modelo Bross morreu em um acidente ainda sem detalhes por volta das 19h30. Até às 23h30 os corpos ainda esperavam pela  remoção do ITEP.

Mais cedo um outro grave acidente também vitimou duas pessoas em uma colisão entre carro e caminhão na entrada de Galinhos/RN. Via Certa Natal.

Escritor Augusto Cury realiza palestra em Currais Novos/RN.

O psicoterapeuta e escritor Augusto Cury vai ministrar uma palestra na cidade de Currais Novos/RN, no dia 23 de maio.

"O Centro de Educação Profissional SHALOM tem a honra em trazer para Currais Novos-RN o maior escritor e cientista brasileiro da atualidade, AUGUSTO CURY. Com participação em diversos congressos e conferências no mundo inteiro, onde os seus livros estão publicados, Augusto Cury, nos presenteará com uma noite de aprendizado. 
 
Você é peça fundamental. Garanta já a sua vaga para uma noite de grandes conhecimentos. TEL:(84) 3437-2235/ 9615-6962/98484172."

RECORD VOLTA A ASSUMIR SEGUNDO LUGAR DE AUDIÊNCIA EM ABRIL.


Disputa pela audiência

A novela Dez Mandamentos fez a Record ultrapassar o SBT no mês de abril em dois tipos de análises de audiência: no horário de 7h até 0h e durante 24 horas.

Segundo o Ibope na Grande São Paulo, a emissora de Edir Macedo alcançou a média de 5,4 pontos de audiência contra 5,3 do canal de Silvio Santos durante o dia todo.

Entre 7h e 0h, a diferença é bastante superior. A Record teve média de 6,9 pontos (a maior audiência dos últimos seis meses) contra 6,4 pontos do SBT.
 
A Globo manteve a liderança, mas caiu nos dois rankings. Com Babilônia em crise, a emissora caiu da média de 11,8 pontos no mês passado para 11,3 pontos durante as 24 horas de programação. Entre 7h e 0h, a Globo caiu de 14,5 pontos para 13,8.

Lula diz que barões da imprensa têm medo da sua volta em 2018.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso contundente neste 1º de Maio, durante ato da CUT, em São Paulo. Primeiro, mandou a imprensa olhar pro próprio rabo antes de fazer qualquer insinuação sobre BNDES. Neste fim de semana, a revista Época, da Globo, acusou o ex-presidente de ser “operador” de vantagens para a construtora Odebrecht, por conta de uma investigação aberta há apenas dez dias pelo Ministério Público. Lula disse ainda que os barões da imprensa (como a família Marinho, que recentemente esteve envolvida em escândalos de sonegação fiscal), têm medo de sua volta em 2018.

“Vejo nas revistas brasileiras, que são um lixo, as insinuações. Eles querem pegar o Lula, mas me chama para a briga que eu gosto”, afirmou, para as milhares de pessoas presentes ao ato, no Vale do Anhangabaú. “Quero dizer aqui, na frente das crianças: pega 10 jornalistas da Veja, da Época, e enfia um dentro do outro que não dá nem 10% da minha honestidade”, completou.

Lula disse que está notando “todo santo dia, insinuações”. “‘Ah, lá na operação Lava Jato estão esperando que alguém cite o nome do Lula. Ah, estão tentando fazer com que os empresários citem o nome de Lula. Eu estou quietinho no meu lugar. Não me chame para a briga. Eu não tenho intenção de ser candidato a nada. Está aceita a convocação…Aos meus detratores: eu vou andar este país outra vez, e vou conversar com os desempregados, os camponeses, os empresários. Eu vou começar a desafiar aqueles que não se conformam com o resultado da democracia. Aqueles que, desde a vitória da Dilma, estão pregando a queda da Dilma”, afirmou.

UFRN abre seleção de 40 vagas para curso de Libras.

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN) lançou o edital de processo seletivo para o curso superior em Letras/Libras. São ofertadas 40 vagas, das quais 50% para candidatos provenientes de escolas públicas.

O processo seletivo é aberto aos que concluíram o Ensino Médio e tenham domínio em Libras. As inscrições ocorrem de 13 a 28 de maio no site da Comperve. O teste de habilidade específica e prova de Redação serão aplicados no dia 7 de junho.

Mais informações, clique aqui e confira o edital

Mega-Sena acumulada há três sorteios pode pagar R$ 33 milhões neste sábado.

Acumulada há três sorteios, a Mega-Sena pode pagar R$ 33 milhões para quem acertar os seis números do concurso 1.700. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) deste sábado (2), em Registro (SP).

Se um apostador acertar os números sozinho e aplicar todo o valor em poupança, receberá cerca de R$ 200 mil em rendimentos mensais. Mas se preferir investir em bens, poderá comprar 27 imóveis de R$ 1,2 milhão cada, ou uma frota com cerca de 55 carros esportivos de luxo.

A última vez em que a Mega-Sena teve um vencedor foi no dia 18 de abril, quando um apostador de Diamantina (MG) levou o prêmio de R$ 32,9 milhões. Nos concursos seguintes, à medida que foi acumulando, o prêmio evoluiu de R$ 3 milhões para R$ 6 milhões e chegou a R$ 11 milhões na última quarta (29).

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana –às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do concurso em qualquer lotérica do país. O valor mínimo da aposta custa R$ 2,50, mas o Ministério da Fazenda autorizou a Caixa Econômica Federal a reajustar o preço para R$ 3,50 (alta de 40%) a partir do dia 24 de maio.

Em decorrência do feriado do Dia do Trabalho da sexta-feira (1º), o sorteio do concurso 1.203 da Lotofácil será realizado neste sábado (2).

Há 21 anos o Brasil perdia um de seus maiores esportistas: Ayrton Senna.


1° de maio de 1994. A maioria dos brasileiros, para não dizer todos, lembram-se muito bem de onde estavam nesta data há 21 anos. 

Na manhã daquele domingo acontecia o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, na Itália, que deixou de fazer parte do calendário em 2007. 

 Mesmo antes da prova, o GP já estava marcado por dois graves acidentes: o que matou o piloto austríaco Roland Ratzenberger e o que deixou o brasileiro Rubens Barrichello seriamente ferido.

O domingo não foi menos trágico. Na 7ª volta, Ayrton Senna, que já havia vencido naquele circuito em três temporadas, perdeu o comando de sua Williams na curva Tamburello e foi reto em direção ao muro a mais de 200 km/h. Horas depois, foi confirmada a morte do tricampeão de F1, e o Brasil perdia um de seus maiores esportistas, aos 34 anos.

Estudante de Administração está desaparecido após sair de boate em Natal/RN.

O estudante de administração, Máximo Augusto Medeiros de Araújo, de 23 anos, se encontra desaparecido desde a madrugada sexta-feira (1), quando saiu para uma festa numa boate no bairro de Ponta Negra, zona Sul da capital potiguar.

O rapaz estava usando o próprio carro, modelo Palio, de cor branca. O automóvel também não foi encontrado.

De acordo com a irmã de Máximo, Bárbara Brandão, o último contato que teve com ele foi às 16 horas de quinta-feira (30). “Eu tenho dúvidas se realmente tinha falado com ele mesmo”, afirmou a jovem.

Durante a noite, ele foi para uma das casas noturnas conhecidas na capital potiguar acompanhado dos amigos.

“Depois da boate, os amigos me disseram que ele foi para uma outra antes de desaparecer. A última pessoa que o viu foi o segurança do local  que disse para nós da família que ele saiu acompanhado com um rapaz em torno de 1,70 metro e estava com capacete”, comentou.

Bárbara afirmou que já realizou o boletim de ocorrência no Plantão Zona Sul, no bairro de Candelária, uma vez que a Delegacia Especializada em Capturas (Decap) se encontra fechada neste feriado prolongado.

“Alguns policiais se disponibilizaram em buscar por livre e espontânea vontade, mas está muito difícil em encontrá-lo”, desabafou a irmã.

CCJ aprova PEC que permitem Estados criarem novos municípios.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, há pouco, a aceitabilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/07, que devolve aos Estados o direito de legislar sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.

Pelo texto, esses atos serão feitos por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em lei complementar, após consulta prévia às populações diretamente interessadas por meio de plebiscito.

ELITE DEVE ACENDER VELA E AGRADECER MEU TRABALHO E DE DILMA, DIZ LULA.

(Foto reprodução/Google)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse omtem sexta-feira (01.05), durante o ato da CUT (Central Única dos Trabalhadores), no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo, que a elite brasileira deveria acende uma vela para agradecer sua passagem pelo governo.

“Eu sou um cidadão quase que aposentado. Mas o que me deixa inquieto é o medo que a elite brasileira tem que eu volte à Presidência da República. É um medo inexplicável, porque nunca eles [empresários, banqueiros e trabalhadores] ganharam tanto dinheiro na vida como ganharam no meu governo. Eles deveriam todo dia agradecer e acender uma vela pra agradecer minha passagem e a da Dilma pelo governo”, disse Lula.

Segundo ele, nos 12 anos de governo do PT (Partido dos Trabalhadores), o salário mínimo se manteve valorizado.

O ex-presidente também criticou a imprensa brasileira, principalmente as revistas Época e Veja, que segundo ele fazem “insinuações” de que ele possa estar envolvido no esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. Na edição desta semana, a revista Época diz que o Ministério Público está investigando o ex-presidente por tráfico internacional de influência.

“Ai vem essas revistas brasileiras, que são um lixo, não valem nada. Eu certamente serei criticado por estar sendo agressivo, mas queria dizer olhando na cara da imprensa: pegue todos os jornalistas da Veja, da Época, enfie um dentro do outro que não dá 10% da minha honestidade”.

Na sequência, ele ressaltou que não é candidato a nada, mas diz que não vai fugir da “briga”.

“Se alguém achar que eu vou baixar meu rabo e minha crista por conta de insinuação, eu não vou baixar meu rabo. Eu estou quietinho no meu lugar. Estão me chamando pra briga. Eu sou bom de briga. Eu volto pra essa briga. Não tenho intenção de ser candidato a nada, mas eu tenho intenção de brigar”, disse ele.

Lula também fez um discurso em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT), sua sucessora no governo e alvo de pedidos de impeachment.

“Se mexer com a Dilma, não vai mexer só com uma pessoa, mas com milhões de brasileiros. Ela foi eleita para mais quatro anos e daqui quatro anos estaremos aqui comemorando o êxito do governo dela”, afirmou.

Alinhado com a pauta dos movimentos sindicais, que incluem além da CUT, a Intersindical e a CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), Lula também criticou a PL 4330, que regulamenta as terceirizações.

Governo do RN pretende instituir previdência complementar para o funcionalismo.

O governo do Rio Grande do Norte submeteu ao legislativo estadual, nesta quinta-feira, 30, projeto de lei que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) para o funcionalismo. A partir dele, o servidor que ganhar acima do teto do Regime Geral de Previdência – hoje de R$ 4.6 mil – terá que contribuir com um fundo complementar estadual para receber o valor integral do salário após a inatividade. A medida vale para os servidores a ingressarem no funcionalismo público estadual via concurso.

A partir do Projeto de Lei, que ainda irá tramitar nas comissões da Assembleia Legislativa para posterior sanção ou veto do governador, o funcionário estadual do Rio Grande do Norte que quiser receber aposentadoria acima do teto do regime geral, hoje R$ 4,6 mil, contribuirá com valor extra para fundo complementar, a critério do próprio servidor. A contribuição do governo sobre as aposentadorias, por sua vez, poderá cair de 22% para 8%.

São tutelados pelo RPC, os titulares dos poderes Executivo, sejam da administração direta ou indireta, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública. Para administrar e executar o plano de benefícios de caráter previdenciário complementar, o projeto prevê a criação da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio Grande do Norte (Fuprevi/RN), sem fins lucrativos. A gestão dos recursos será realizada por instituição financeira credenciada pelo Banco Central, contratada mediante licitação.

É uma menina! Nasce segundo filho de Kate Middleton e príncipe William.

Nasceu neste sábado, 2, o segundo bebê do Príncipe William e de Kate Middleton. É uma menina e nasceu às 8h34 (horário de Londres) com 3,700kg, diz comunicado oficial do palácio de Kensington.

Ainda segundo a mensagem, Kate e o bebê passam bem. William acompanhou o parto. O nome da criança será anunciado no devido tempo.

Elizabeth II e seu marido, Príncipe Phillip, o Príncipe Charles - pai do príncipe - e a mulher, Camilla, Príncipe Harry e outros membros de ambas famílias já foram informados. De acordo com a revista "People", o próprio casal passou as duas horas e meia que separaram o nascimento da filha do anúncio oficial ligando para todos para contar a novidade. A criança é o quinto bisneto da rainha e agora é a quarta na sucessão do trono.

Hoje tem Forró na São José Casa Show em Morada Nova - João Câmara/RN.


Dia das Mães: 32,5 mil vagas temporárias podem ser abertas no país.

O Dia das Mães deve movimentar a economia do País, mas sem a intensidade de outros anos. De todo modo, haverá uma demanda maior na indústria e no comércio e, para isso, 32,5 mil vagas de trabalho temporário devem ser abertas em todo o País – 1% inferior ao mesmo período do ano passado. A indústria tende a ser o setor com maior número de contratações, com 55% do total. Em seguida aparecem comércio (27%), entretenimento e lazer (12%) e feiras e eventos (6%). A pesquisa de previsão de temporários para o Dia das Mães foi feita pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam), a pedido da Fenaserhtt e do Sindeprestem, Federação Nacional e Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo, respectivamente.

De acordo com a diretora de Comunicação do Sindeprestem, Maria Olinda Maran Longuini, devido à proximidade entre a Páscoa e o Dia das Mães, uma tendência tem se repetido desde 2011: “as empresas optam por contratar o trabalhador temporário por um período maior e assim garantir mão de obra suficiente para atender as duas datas comemorativas, o que é positivo para o contratado – que tem a chance de ficar mais no emprego – e para o contratante, que pode treinar melhor a equipe e agregar qualidade ao atendimento”, explica.

Neste ano, 30 mil temporários remanescentes da Páscoa continuarão contratados para o Dia das Mães. Portanto, no total, 62,5 mil temporários possivelmente devem estar com um contrato de trabalho assinado neste período. A maior parte dos salários (61%) deve ser entre R$ 905 e R$ 1.200, mas a remuneração pode chegar até R$ 1.800 dependendo da função ocupada. Considerando o total de temporários no período, cerca de 300 pessoas podem ser efetivadas pelas empresas contratantes em todo país – 0,5%. No ano passado o índice de efetivação chegou a 5%. Para Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, o baixo índice de efetivação está diretamente relacionado ao momento econômico brasileiro. “Estamos diante de um cenário de crise e instabilidade financeira. O momento pede o enxugamento dos custos, portanto, não há espaço para o aumento do quadro de funcionários efetivos nas empresas contratantes. Permanecer como empregado fixo é possível, mas certamente exigirá mais empenho e dedicação por parte do funcionário”.

Cruzeiro faz proposta milionária a Ronaldinho Gaúcho por contrato até dezembro deste ano.

O Cruzeiro está mesmo negociando a contratação de Ronaldinho Gaúcho, que hoje defende o Querétaro do México. Segundo a Rádio Itatiaia, a diretoria celeste já apresentou a Assis, irmão e procurador do jogador, uma oferta de R$ 1 milhão por mês, com parte do investimento sendo bancado por parceiros. Já houve uma contraproposta.

Caso haja um acordo, Ronaldinho, de 35 anos, poderia ser regularizado apenas em julho, quando reabre a janela no Brasil para atletas que estão no exterior. Com isso, ele teria inscrição garantida apenas no Campeonato Brasileiro (de julho a dezembro) e na Copa do Brasil. Se o time avançar às semifinais da Copa Libertadores, R10 também poderia ser incluído, já que, nesta etapa do torneio, há a possibilidade de se fazer cinco modificações na lista.
 
Após o vazamento da oferta, uma fonte do Cruzeiro confirmou que há mesmo uma negociação em andamento com Assis. Até então, o clube negava qualquer contato com o representante do meia-atacante.

quinta-feira, abril 30, 2015

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra a gripe.

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30), a Campanha de Vacinação contra a gripe. A campanha começa no dia 4 de maio e o objetivo é garantir que ela alcance 80% do público-alvo, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas. Serão disponibilizadas 54 milhões de doses.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais; além de profissionais da saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto e presos. Trata-se dos grupos mais propensos à doenças respiratórios.

Nessa avaliação também se incluem estudos sobre epidemias e comportamento de infecções respiratórias.

“Nosso objetivo é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos”, disse na manhã desta quinta-feira, 30, o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina pretende proteger contra três subtipos de gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. As vacinas estarão disponíveis em 65 mil postos de vacinação. Para ser vacinado, é preciso levar o cartão de vacinação e identificação.

CBF vai testar jogos às 11h na primeira rodada do Brasileirão.

Duas semanas após tomar posse na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero decidiu fazer uma experiência polêmica. A temporada 2015 do Campeonato Brasileiro poderá ter jogos na hora do almoço de domingo, começando às 11h. A medida será testada na primeira rodada e pode valer para todo o torneio.

O primeiro jogo escolhido para começar às 11h será Grêmio x Ponte Preta, dia 10 de maio, na Arena do Grêmio. A partida estava programada para começar às 18h30, também no domingo. “A ideia é que pelo menos uma partida de cada rodada seja realizada no domingo às 11 horas”, explicou a CBF, em nota.

Neste ano, o Palmeiras fez dois jogos começando às 11 horas, com boa presença de público. No dia 15 de março, recebeu o XV de Piracicaba pela fase de classificação do Campeonato Paulista. Depois, pegou o Botafogo, também no Allianz Parque, dia 12 de abril, pelas quartas de final. Nas duas ocasiões, entretanto, os jogos foram antecipados por conta dos protestos contra o governo que ocorreram à tarde.

O Brasileirão de 2015 será a quinta edição do torneio com jogos às 21h de sábado. Na rodada de 6 de junho, entretanto, estão programados três partidas começando às 22h, porque a seleção brasileira fará amistoso mais cedo.

Festa das Mães é na AABB de João Câmara/RN.

A AABB João Câmara/RN estará realizando uma festa baile em homenagem às mães no dia 09 de maio (sábado), a partir das 22:00h, no salão de festas de sua sede social. 

Os associados interessados em reservar mesas, com desconto de 20%, deverão procurar a administração do Clube no horário comercial, da terça feira ao domingo.

Número de mortes no Nepal sobe para 6.166 após terremoto.

O número de mortes confirmadas no terremoto que atingiu o Nepal no último sábado (25) chegou a 6.166, de acordo com o último balanço do Ministério do Interior do país. Os feridos somam 13.232. Por meio do Centro Nacional de Coordenação e Emergências, o ministério informou que cerca de 130 mil casas foram completamente destruídas e 85 mil parcialmente.

O terremoto, o pior dos últimos 80 anos, deixou 2,8 milhões de nepaleses desabrigados, representando 10% da população de 28 milhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A estimativa do organismo internacional é que sejam necessários US$ 415 milhões para ajuda de emergência nos próximos dois meses. Já foram recebidos pouco mais de US$ 22 milhões.

Cinco dias após o terremoto, hoje (30) duas pessoas foram resgatadas com vida. Estima-se que 400 mil pessoas abandonaram Katmandu, capital do país, após o tremor. A Cruz Vermelha e a organização não governamental Médicos Sem Fronteiras alertam que a situação é pior nas zonas rurais, a maioria isolada por via terrestre. Moradores dessas áreas tentam chegar a Katmandu em busca de cuidados médicos e alimentos.

Senac oferece 926 vagas para cursos gratuitos.

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, está com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira (04), para 926 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes nos municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Macaíba, Caicó e Assú. Esta é uma iniciativa do Programa Senac de Gratuidade (PSG), cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de capacitação. As inscrições ocorrem entre os dias 04 e 07 de maio, exclusivamente pelo do site www.rn.senac.br/psg.

Para o mês de junho, são oferecidas 29 opções de cursos, nas áreas de Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação. Entre as capacitações disponíveis, estão: Assistente Administrativo, Programador Web, Técnico em Segurança do Trabalho e Cabeleireiro.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, onde também será divulgado o resultado, no dia 08 de maio. Os processos seletivos para cursos inseridos no Programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverão preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido, conforme apresentado no edital disponível no site.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e no www.rn.senac.br.

Conheça os cursos disponíveis:
Administrador de Redes, Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Assistente Administrativo, Técnico em Secretariado, Balconista de Farmácia, Bombeiro Civil, Cabeleireiro, Vendedor, Chefia e Liderança, Cuidador de Idoso, Depilador, Esp. Téc. Nível Médio em Enfermagem do Trabalho, Gestão de Compras e Estoque, Gestão de Pessoas, Higienista de Serviços de Saúde, Manicure e Pedicure, Manicure, Montador e Reparador de Computador, Negociação em Vendas, Operador de Computador, Programador de Sistemas, Programador Web, Qualidade em Prestação de Serviços, Recepcionista, Técnicas de Vendas para Garçom, Técnicas de Vendas para Guias de Turismo, Técnico em Logística e Técnico em Segurança no Trabalho.

Calendário
Inscrições: 04 a 07/05/2015
Divulgação dos selecionados: 08/05/2015
Período de matrícula: 11 a 14/05/2015
Início das aulas: A partir de 01/06/2015

Pais de crianças abusadas cobravam R$ 14 por sexo com filhos, diz polícia.

Os pais das cinco crianças que foram vítimas de abuso sexual em Piracanjuba, no sul de Goiás, foram novamente presos pela Polícia Civil suspeitos de aliciar os próprios filhos para prostituição.

Eles cobravam valores entre R$ 14 e R$ 100 para que as crianças fossem levadas a casas e chácaras, onde seriam vítimas de estupros e atos libidinosos, afirmou o delegado Vicente de Paulo, responsável pelo caso. Além dos pais das crianças, três homens foram presos suspeitos de pagar pelos “serviços” ao casal, e outro segue foragido.

O irmão mais velho das vítimas, de 17 anos, foi apreendido no último dia 11 de abril suspeito de abusar dos menores com a conivência dos pais.

Na ocasião, o adolescente confessou os crimes à polícia, mas depois disse que foi obrigado a mentir. Ele segue em um centro de internação para menores na capital.

Investigação
O delegado conta que desde o início sabia que o casal, de 33 e 59 anos, permitia que os filhos mais novos, com idades entre 5 e 14 anos, fossem abusados. Por isso, eles foram detidos na mesma ocasião que o filho mais velho, por suspeita de omissão.

No entanto, cerca de 10 dias depois, os pais foram liberados pela Justiça e passaram a responder em liberdade.

“Isso foi importante para as investigações, pois eles se sentiram tranquilos e acharam que não seriam mais pegos. Aí conseguimos encontrar mais elementos que comprovaram que eles não só sabiam que os filhos eram abusados sexualmente, mas que recebiam dinheiro por isso e intermediavam essa negociação”, explicou Paulo.

Durante as investigações, a polícia chegou até uma chácara na cidade, onde funcionava uma espécie de ponto de encontro dos clientes com as crianças.

“Além de dinheiro, o casal também recebia pagamentos em produtos. Em toda a minha carreira, esse é o caso mais escatológico que eu já investiguei”, afirmou o delegado. Via g1.

Jovem é encontrado morto na zona rural de Alto do Rodrigues/RN.

Um jovem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira(30) com ferimentos de bala e as mãos amarradas, em um trecho da estrada do óleo, próximo a base S7 da Petrobrás, zona rural do município de Alto do Rodrigues/RN.

Ainda não há detalhes sobre a vítima, sem sobre os motivos do crime. 

A Polícia Militar de Alto do Rodrigues está apurando o caso para tentar chegar ao autor do crime. O jovem aparenta ter 20 anos de idade e o crime tem características de execução.

Rio-2016 tem 35 mil pedidos de ingressos por hora nesta quinta.

O último dia da primeira fase de vendas de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016 registra grande procura por bilhetes. De acordo com o Comitê Rio-2016, mais de 35 mil ingressos por hora foram solicitados durante a tarde, o que dá uma média de 10 pedidos de entradas por segundo.

A primeira etapa de comercialização de ingressos se encerra às 23h59 desta quinta-feira. Aproximadamente 4,5 milhões de bilhetes estão sendo disponibilizados aos brasileiros – de um total 7,5 milhões. Os ingressos dessa fase podem ser comprados em até cinco vezes, e os contemplados serão definidos em dois sorteios.

Apesar de não divulgar uma parcial de quantos pedidos de ingressos foram feitos, a assessoria do comitê informou na quarta-feira que mais de dois milhões de bilhetes já haviam sido solicitados até então. Vôlei e futebol lideram a preferência.

Bastante concorridas, as cerimônias de abertura e encerramento – que possuem os ingressos mais caros da Olimpíada – poderão ter sua carga esgotada ainda nesta etapa de vendas. A próxima fase será em outubro.

Torcida do Corinthians esgota ingressos para jogo da Libertadores.

A torcida do Corinthians adquiriu todos os ingressos para o jogo do dia 13 de maio, às 22 horas, contra o Guaraní, do Paraguai, no Itaquerão pelas oitavas de final da Taça Libertadores – o duelo de ida será no dia 6, fora de casa. Todas as entradas foram vendidas pela internet, pelo sistema do programa de sócio-torcedores Fiel Torcedor. Foram vendidas todas as entradas para todos os setores e todas as categorias. Parte das entradas está apenas reservada. As reservas que não forem pagas serão oferecidas novamente no sistema nesta sexta-feira, às 14 horas.

Com cerca de 30 mil acessos simultâneos no site do programa, foram vendidos cerca de 1.300 ingressos por minuto. A informação foi confirmada pelo site oficial do Corinthians na noite desta quarta-feira. Isso significa que a estádio estará lotado para a jogo que vai definir um dos classificados às quartas de final da Libertadores.

O Corinthians é o clube que levou mais torcedores ao estádio nos jogos da Libertadores, seja no total de espectadores como também no porcentual de ocupação do Itaquerão. Números divulgados pela organização da Copa Libertadores nas redes sociais mostram que mais de 153 mil torcedores assistiram às partidas da equipe no torneio sul-americano.

O River Plate, segundo colocado, já levou 134 mil espectadores. Mesmo que o ranking considere o jogo adicional que o Corinthians disputou na fase preliminar, contra o Once Caldas, porcentualmente, o clube brasileiro também leva vantagem. Tem 93 8% de ocupação contra apenas 67% do River Plate; o Boca, terceiro colocado no total de público, com 90% de ocupação.

Na média de público, o Corinthians é superado pelos argentinos. A equipe brasileira levou 38.455 torcedores à arena de Itaquera por jogo, contra 44.689 do River e 44.514 do Boca nos seus jogos como mandante. Já Tigres e Internacional registram médias de 37 8 mil e 36,9 mil, respectivamente. A média são-paulina é de 27.232.